Jirimias Postado 8 de Dezembro 2014 Denunciar Compartilhar Postado 8 de Dezembro 2014 É com imenso orgulho que a Moderação PM inaugura a Central de Informações. Quando pensamos em criar este espaço, a nossa idéia era fornecer conteúdo para todo tipo de usuário, desde o iniciante até aqueles que já possuem alguma rodagem compartilhando seus saves. Para isso buscamos inspiração nos próprios questionamentos frequentemente levantados em nossas interações, como por exemplo, como conciliar o tempo entre postagem e jogo ou como organizar um tópico. Até dúvidas inerentes às regras da área não eram respondidas satisfatoriamente pelo tópico próprio, por isso também migramos as regras da nossa seção para esta Central. Além disso, também vimos a necessidade de apostar em tutoriais de edição de imagens, fazendo valer da máxima de "ensinar a pescar", ao invés de entregar o peixe. Logicamente, o material que se encontra neste tópico não está completo, nunca estará, pois a idéia é acrescentar conteúdos ao longo do tempo. Mais do que fornecer conteúdo, algo que já vinha sendo feito, fazia-se necessário facilitar o acesso a estas informações. Aliás, a organização da seção foi um dos pilares desta nossa reforma. Tínhamos um material, tínhamos um índice, mas muitas vezes não era suficiente para sanar as dúvidas. Foi assim que surgiu a idéia de utilizar um índice de perguntas mais frequentes, todas ligadas diretamente aos posts, sendo necessário apenas um clique para navegar até o conteúdo desejado. Com a unificação de todo o material em apenas um tópico promovemos ainda uma redução no número de tópicos, e certamente, uma redução no tempo de busca por informações dentro da seção. Nós sabemos como o seu tempo é precioso, e torcemos que ele seja revertido na participação ativa no PM. Caso você tem alguma sugestão de material que gostaria de ver aqui, basta apenas deixar seu relato no novo Boteco, onde analisaremos. Bom proveito! A Moderação PM Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 8 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 8 de Dezembro 2014 Guia para Novatos no "Profissão: Manager" Vou contar minha primeira história na área, quais cuidados devo tomar para que ele não morra? Quais cuidados devo ter com o salvamento do jogo? Corro algum risco ao usar ligas não oficiais (alternativas)? Elas podem encerrar prematuramente o meu save? Por que devo comunicar o encerramento do meu save aos leitores? Qual é o melhor momento para parar de jogar e atualizar o tópico? Perco muito tempo editando imagens e produzindo textos. O que posso fazer para mudar isso? Qual o melhor estilo de história para quem não tem muito tempo disponível? Por que acompanhar outras histórias? Por que nunca pedir para outro membro acompanhar sua história? Por que nunca deixar de responder a um leitor? Por que sempre ser educado com os leitores, mesmo quando receber críticas? Por que nunca reclamar da falta de leitores? Por que mesmo seguindo todas as dicas eu não tenho muitos leitores? Por que valorizar o trabalho da moderação e dos membros da área? Modos e estilos de jogo O que é Lower League Management (LLM)? Jogar um LLM é o mesmo que jogar com um time da última divisão? Marcar amistosos com clubes de maior reputação e mais ricos é algo dentro do espírito do LLM? Gosto de algumas diretrizes do LLM, mas acho outras muito rígidas e/ou irreais. Posso adotar algumas delas em meu save? O que é estilo JET? Existe JET com ficção? Uso do Editor do Fórum e Dicas de Formatação de Textos Como usar o "negrito"? Como usar o "itálico"? Como usar o "sublinhado"? Como usar o "tachado"? Como utilizar o "subscrito" e o "sobrescrito"? Como fazer e desfazer um "link"? Como fazer um quote (citação)? Como inserir uma imagem? Como fazer um recuo em um texto? Como usar alinhamento centralizado, à esquerda, à direita ou justificado? Devo fazer o recuo da primeira linha de parágrafos? Qual fonte e o tamanho que devo utilizar nos textos do tópico do meu save? Qual é a fonte padrão e o tamanho utilizado do fórum? Quando posso fazer uso da ferramenta caps lock? Devo usar cores diferentes nos textos do meu tópico de save? Como remover toda ou parte da formatação de um texto? Como fazer ou desfazer uma ação no editor do fórum? Como fazer um spoiler em um texto? Como inserir um vídeo? Estrutura e Regras do "Profissão: Manager" Como está organizado o "Profissão: Manager"? Como faço para criar um tópico para meu save? Como faço para alterar o título do tópico do meu save? Como faço para alterar o conteúdo de um post que fiz? Qual a diferença entre os tópicos de saves que estão nas "Histórias Memoráveis" e no "Recanto das Histórias"? Quero pedir gráficos para minha história. Onde eu posto esse pedido? Posso realizar um torneio on-line no "Profissão: Manager"? Posso relatar um save com um amigo no "Profissão: Manager"? É possível postar um save em formato de vídeo? Quantos tópicos de save posso criar em um mês? Quantos tópicos de save posso ter simultaneamente? Quais são as exceções para criar um segundo tópico de save dentro de um mesmo mês? Quais são as punições em caso de desrespeito às regras para criação de tópicos de save? Como funcionam as "Recomendações da Área"? Como funcionam o "Save do Mês" e o "Leitor do Mês? Quem pode participar do "Save do Mês"? Como funciona a pontuação do "Save do Mês"? Eu posso votar em meu próprio save no "Save do Mês"? É obrigatório votar em três tópicos de saves para participar da votação do "Save do Mês"? Em quais casos um voto pode ser anulado no "Save do Mês"? Quem pode votar e ser votado no "Leitor do Mês"? Como funciona a pontuação do "Leitor do Mês"? Como funciona o "Save do Ano"? Quem pode participar do "Save do Ano"? Como funciona a pontuação do "Save do Ano"? O que acontece se eu não atualizar o tópico do meu save por 30 dias? Não poderei continuar jogando meu save. Por quanto tempo é possível preservar o tópico do meu save? Como posso guardar um tópico de um save finalizado no "Recanto das Histórias"? Como funciona a análise para a seleção das "Histórias Memoráveis"? Como funcionam as "Entrevistas da Área"? Edição de Imagens: Tutoriais do Paint.net Não tenho um programa para editar imagens, onde posso baixar um gratuito? Onde posso baixar e como instalo o Paint.net? Como instalo plugins para o Paint.net? Como é a interface do programa? Como faço para redimensionar, girar ou deslocar uma imagem? Como faço para cortar uma imagem? Como faço uma borda em uma imagem? Como utilizo as camadas em uma imagem? Como faço para inserir uma borda em um texto ou em um escudo de clube? Como posso eliminar a cor de fundo de uma imagem? Como faço para colocar uma sombra em um texto ou em um escudo de um clube? Eu tenho um arquivo do Photoshop. Posso abri-lo no Paint.net? Em qual formato devo salvar uma imagem para o meu save? Como posso fazer um banner para o meu save? Como posso alterar um banner genérico que baixei na Galeria de Gráficos? Como posso alterar as barras de um banner genérico que baixei na Galeria de Gráficos? Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 18 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de Dezembro 2014 O que é o estilo JET (Jogo e Texto)?Por ggpofm Existem muitas formas de jogar e de relatar um save. Se você quer compartilhar sua trajetória e não tem tempo disponível suficiente para fazer um save muito complexo ou não possui a criatividade para fazer um save ficcional, você poderá colocá-lo no “Profissão: Manager” utilizando o estilo JET. JET é a abreviatura de “Jogo e Texto”. O estilo JET é a forma mais tradicional de divulgação de um save e tem um objetivo simples: jogar e relatar o que acontece em uma temporada. No estilo JET você pode escolher um clube de qualquer divisão e de qualquer país para começar um save. Não há limitações de divisão e se quiser, ainda pode começar com uma seleção de algum país filiado à FIFA. Nesse estilo não é preciso seguir as diretrizes do Lower League Management (LLM). Você está liberado para usar todas as funcionalidades do jogo da forma que quiser, desde que não trapaceie. Para relatar um save no estilo JET você não precisa ser criativo como precisaria ser em um save ficcional. Lembre-se, o estilo JET é simples e direto e se limita ao que está sendo jogado. Por isso, não existe um save no estilo JET com um pouco de ficção. No máximo, crie um perfil fictício de um treinador. O estilo JET é simples e direto, mas não dispensa as imagens do jogo. Isso é fundamental. É imprescindível que você coloque algumas informações sobre o seu percurso no save. Imagens das partidas mais importantes, das tabelas de classificação, dos jogadores contratados, das finanças do clube e outras imagens que você julgar necessárias para mostrar como está sendo a trajetória de seu save. Se você não sabe como capturar essas imagens, recortá-las, redimensioná-las e postá-las, você deverá primeiramente aprender a fazer isso antes de criar um tópico para relatar seu save. Muitos acham que é preciso ter um determinado conhecimento do uso de ferramentas de imagem, tais como Photoshop, Paint.net e outros, para fazer capas de jornal e outros enriquecimentos gráficos para o save. No estilo JET isso não é preciso. Como foi dito anteriormente, o estilo JET é a forma mais tradicional de se relatar um save e as únicas imagens essenciais são aquelas tiradas do jogo. Não há problema algum em fazer um save organizado sem enfeites gráficos, desde que você utilize com bom senso o negrito e o itálico e o tamanho das fontes. Isso é o suficiente para organizar o seu save. No entanto, se você quiser um banner, procure-o na Galeria de Gráficos. E por falar em texto, é necessário que você relate o save e escreva como está sendo sua experiência ao jogá-lo, por isso o estilo se chama “Jogo e Texto”. Se você está passando por dificuldades, por que não narrar essas dificuldades em seu tópico? Não sabe qual é a melhor tática para usar com sua equipe? Relate isso em seu tópico. Está em dúvida sobre quem contratar? Peça ajuda aos seus leitores. O importante é relatar o que se passa em seu save. Se você não gosta de escrever ou tem dificuldades para isso, talvez um save no estilo JET seja um bom passo para você reverter essa situação. Com essas informações, acreditamos que você está pronto para jogar um save no estilo JET. PS: Não sou o criador desse estilo. Minha contribuição está apenas em nomeá-lo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 18 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de Dezembro 2014 Existe JET com ficção? Não há como fazer JET com ficção. Eles estão em lados opostos. Enquanto o JET é o relato do que se está jogando com as dificuldades e facilidades de quem joga o Football Manager, um save ficcional precisar criar personagens e um enredo e relacioná-lo com o que se está jogando para fazer sentido. Por isso ao colocar ficção em um relato de um save você deixa de ter um save no estilo JET. Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 18 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de Dezembro 2014 O que é LLM (Lower League Management)?por ggpofm O Lower League Management (LLM) é um dos vários estilos de se jogar o Football Manager (FM). Equivocadamente, muitos pensam que jogar o LLM se limita à escolha de um clube da última divisão de um país. O LLM é muito mais que isso. A proposta principal do LLM é ser o mais realista possível dentro do que é possível com o FM. No LLM não há regras, mas há diretrizes que devem norteá-lo durante um save. Se você quiser se tornar um LLaMa, ou seja, um jogador do estilo LLM, você precisará renunciar a certos comportamentos e abraçar o espírito LLM. Para abraçar a causa LLM, lembre-se que você terá que abandonar vários comportamentos que para os LLaMas são incompatíveis com o espírito LLM. Usar listas de jogadores para contratar e frequentar tópicos com dicas sobre quais jogadores contratar são alguns desses hábitos a serem abandonados. O mesmo tipo de comportamento também deve ser adotado no que se refere ao membros de uma comissão técnica. Usar táticas feitas por outras pessoas também devem ser abandonadas e frequentar tópicos com explicações, debates e dicas táticas também. Usar algum esquema de treinamento feito por outra pessoa também está fora de cogitação. O uso de editores para descobrir informações ocultas e para alterar dados do jogo é completamente abominado pelos LLaMas. Nunca explore as falhas conhecidas do jogo. E por último: nunca feche o FM sem salvar o que está sendo jogado. A maior parte das informações abaixo foram compiladas em 2006 a partir de um texto que existia no fórum da Sports Interactive Games (SI Games ou SI) e atualizadas com o passar dos anos e o lançamento das novas edições do FM. Como não há um fórum ou site que seja o responsável oficial pelo estilo LLM, as diretrizes podem ser diferentes e até contraditórias dependendo da fonte de informação pesquisada. Como foi dito, jogar o Lower League Management (LLM) é mais do que apenas jogar com um clube de divisões inferiores. O princípio básico do LLM é tentar ser o mais realista possível dentro das possibilidades do FM e isso acaba tornando o gerenciamento de um clube mais difícil do que jogar sem as diretrizes do LLM. Lembre-se: o objetivo do LLM não é tornar o jogo mais difícil, mas torná-lo mais realista. Diretrizes 1. Updates oficiais Essa é a diretriz mais básica no LLM: o Football Manager é um jogo da SI Games. Faça a instalação dele, aplique o último patch oficial da SI, escolha um clube da última divisão de um país e jogue. Isso significa dizer que não é permitido o uso de updates que não tenham sido criados pela equipe da SI. A razão para isso é que jogar LLM é jogar FM da forma mais realista possível e isso significa confiar nas informações fornecidas pela SI como sendo a melhores que você poderá ter. O uso de updates não-oficiais, mesmo quando parecem confiáveis, significa que foram produzidos por pessoas que podem ter sido tentadas a dar vantagens/desvantagens para seu clubes e/ou jogadores favoritos ou odiados. Isso não é benéfico ao jogo. O uso de editores oficiais ou não que revelam dados ocultos dos jogadores ou que permitem a mudança de qualquer dado do jogo é expressamente repudiado pelo estilo LLM. 2. Ligas editadas Desde a criação do editor oficial de ligas no FM12, muitas ligas alternativas surgiram. Algumas dessas ligas procuram reproduzir com o maior realismo possível a estrutura de uma liga, seja no que diz respeito ao formato e regras das competições, seja em outros aspectos, como por exemplo, as finanças. Outras ligas não são tão fiéis ao princípio do realismo. Durante vários anos, o uso de qualquer tipo de liga feita no editor oficial foi repudiado pela comunidade LLM. Com toda certeza, muitos ainda continuam sem aceitar o uso de ligas que não sejam aquelas que estão originalmente no FM, mas recentemente, depois de um debate, a área de LLM do Fórum da SI Games resolveu aceitar o uso dessa ligas feitas com editor oficial, mas com ressalvas, pois essas ligas editadas precisam seguir o princípio do realismo. Sendo assim, o uso de ligas editadas em um LLM deve ser feito com moderação. 3. Nível de experiência do treinador O FM está sempre em mudança e a mais recente, surgida com o FM15 é a que define as qualificações do treinador e a experiência anterior do treinador como jogador. Escolha a menor possível em ambas opções. 4. Contratação de jogadores Contratar jogadores conhecidos é totalmente contrário ao espírito LLM, ou seja, não contrate jogadores sugeridos por outras pessoas ou que você treinou em outro save. Também não use a tela de pesquisa do jogador para procurar jogadores. Você pode alegar que os treinadores podem usar a internet para encontrar jogadores sem precisar sair de casa, mas mesmo com a internet não há nada que forneça o volume de informações que a pesquisa do FM pode fornecer. Se você quer ser realista, use apenas seus olheiros para procurar jogadores. Envie-os para observar um país ou uma competição e use essa lista de jogadores encontrados para selecionar os jogadores que mais lhe interessam. Você também pode encontrar jogadores através das notícias que recebe e aí basta observá-los por meio de seu olheiros. Se você enfrentou uma equipe adversária, você também poderá pedir aos seus olheiros observarem determinados jogadores. Recomendações de seus próprios jogadores, dos membros da comissão técnica e de agentes de atletas também podem ser observados por seus olheiros. Se um jogador está sem contrato e você não pode observá-lo, é possível oferecer um teste para analisá-lo de perto. A exceção são os empréstimos. Com eles você poderá usar o menu de pesquisa usando os filtros para jogadores disponíveis para empréstimo. Alguns jogadores de LLM pensam que o mais correto é contratar por empréstimo apenas jogadores analisados por seus olheiros. 5. Contratando de membros para a comissão técnica Jogadores de LLM só assinam contratos com membros da comissão técnica que falam a mesma língua do país do clube que você dirige. A única exceção são os olheiros. Como eles não precisam conversar com os jogadores que estão observando, eles podem confiar unicamente em sua capacidade de observar as habilidades e deficiências para identificar algum jogador de valor. Para contratar membros para sua comissão técnica você deverá colocar um anúncio no “Centro de Emprego” e esperar pelo interesse desse tipo de profissional. Você também poderá contratá-los usando os conselhos de outros membros de sua comissão técnica e até de jogadores de seu elenco. 6. Tela de transferências Os jogadores de LLM mais rígidos nunca tentariam assinar um contrato com um jogador pelo simples fato de ele aparecer livre na lista de transferências porque tal lista não existe na vida real. Logicamente é possível encontrar esse tipo de informação sobre os jogadores na imprensa, na internet, etc. No entanto, um treinador não tem na vida real uma tela com uma lista de transferências como o FM tem. Os jogadores de LLM menos rígidos usam o menu de transferências identificando os jogadores livres e enviando seus olheiros para observarem os jogadores, assinando com eles ou não, depois que seus olheiros obtiverem informações sobre os jogadores observados. 7. Tática A melhor forma de começar é com uma tática que venha com o jogo e alterar a formação, segundo suas necessidades, dando instruções para equipe e/ou individuais baseadas nas vantagens ou desvantagens de seu elenco. Não use táticas de outras pessoas e nem as táticas desenvolvidas por você. A idéia do LLM é encontrar seus erros por meio das dificuldades que você enfrentar. Usar as idéias de outros não é o espírito LLM. 8. Parcerias entre clubes As parecerias entre clubes acrescentaram um problema adicional para quem joga LLM por conta dos benefícios que ela pode gerar para o clube que você dirige. Muitos LLaMa pensam que parcerias com um clube-pai deveriam ser totalmente evitadas, cancelando-as imediatamente, principalmente no Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de relação entre clubes não é permitida. No entanto, não há um consenso entre quem joga o LLM e nesse caso a sugestão é manter as parcerias no limite do aceitável, principalmente no que diz respeito aos empréstimos de jogadores do clube-pai. A dica é sempre manter as coisas em limites realistas. Agora, você já está pronto para jogar um save no estilo LLM ou se tornar um LLaMa, caso queira se envolver unicamente com o estilo LLM. Caso se interesse de fato pelo LLM, acesse o Lower League Manager.com. 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Jirimias Postado 18 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de Dezembro 2014 Jogar um LLM é o mesmo que jogar com um time da última divisão? Jogar com um time da última divisão de um país e fazer um Lower League Management (LLM) não é a mesma coisa. Muitos se confundem porque nos dois casos se joga com times da última divisão de país, mas para se jogar um LLM é preciso escolher um clube da última divisão de uma país e adotar uma série da diretrizes que tornam um save mais realista, ou pelo menos, mais difícil, como por exemplo, não usar a tela de pequisa de jogadores. Para conhecer mais sobre o LLM, leia: O que é Lower League Management (LLM)? Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 18 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de Dezembro 2014 Marcar amistosos com clubes de maior reputação e mais ricos é algo dentro do espírito do LLM? Uma das maneiras mais fáceis e usadas para um clube arrecadar dinheiro é marcar amistosos com clubes de maior reputação e portanto, mais ricos. No entanto, usar essa facilidade não faz parte do espírito do LLM. Se você não tem um auxiliar técnico para agendar os amistosos de seu clube, marque apenas amistosos com clubes de reputação igual ou menor a do seu clube. Seja realista e também não marque amistosos no exterior, pois se o seu clube é um clube desconhecido e sem recursos e não faz sentido você viajar para jogar em um país vizinho. Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 19 de Dezembro 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 19 de Dezembro 2014 Gosto de algumas diretrizes do LLM, mas acho outras muito rígidas e/ou irreais. Posso adotar algumas delas em meu save? Se você gosta de algumas diretrizes do LLM e acha que elas podem fazer o save mais desafiador, mas outras são muito rígidas e/ou irreais, você não precisa ficar incomodado. Jogue seu save da maneira que mais gostar, mas seja honesto e diga que está fazendo um LLM quando na realidade não está, já que está adotando apenas algumas de suas diretrizes. Diga apenas que está adotando algumas diretrizes do LLM. Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 12 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 12 de Janeiro 2015 Como instalar o Paint.net? Tutorial Paint.net, por ggpofm O Adobe Photoshop é, provavelmente, a opção mais versátil para trabalharmos a parte gráfica de um save. No entanto, ele é pago e por isso sugerimos uma solução mais acessível e gratuita, o Paint.net. Ele pode ser baixado em vários sites, mas aconselhamos, por segurança, que você faça o download dele apenas do site do oficial do fabricante em www.getpaint.net. O programa tem 6 MB e a instalação dele é muito simples. 1. Após baixar o arquivo do programa (paint.net.4.0.3.install.zip), descompacte o arquivo para poder iniciar a instalação. 2. A instalação é iniciada ao executar o arquivo existente dentro da pasta "paint.net.4.0.3.install" que foi criada com a descompactação do arquivo no passo 1. 3. A instalação do Paint.net é bastante simples e ela não instala nenhum outro programa que não seja o Paint.net. Das oito telas que aparecerão até o programa ser instalado, apenas duas merecem maior atenção. 4. Em uma dessas telas haverá uma pergunta sobre o tipo de instalação (Expresso ou Personalizado) que será feita o idioma que o programa utilizará. Nesse momento selecione o idioma "Português (Brasil)". Se não quiser selecionar o idioma, poderá fazê-lo quando a instalação estiver completa. 5. A outra tela que merece mais atenção é a tela do "Contrato de Licença" na qual é preciso selecionar "Concordo" e clicar no botão "Avançar" para continuar a instalação. 6. Quando a instalação for completada, o programa será iniciado automaticamente. Se ele não for iniciado procure o ícone do programa em sua Área de Trabalho ou no Menu Iniciar do Windows. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net no link abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Instalando o Paint.Net Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 12 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 12 de Janeiro 2015 Como instalar plugins para o Paint.net? Tutorial Paint.net, por ggpofm O Paint.net permite aperfeiçoamentos em seu funcionamento com a instalação de plugins. Existem dois tipos: FileTypes: que aumenta o número de arquivos que podem ser lidos/salvos no Paint.net; Effects: que adiciona efeitos que podem ser utilizados no Paint.net. Os plugins são arquivos .DLL e são encontrados no fórum oficial do Paint.net. Geralmente eles vêm compactados e precisam ser descompactados antes de serem transferidos para as pastas correspondentes. ATENÇÃO: antes de transferir o arquivo de um plugin, salve o que estiver fazendo e feche o Paint.net. Se o plugin é um "FileType" ele deve ser colocado em C:\\Arquivo de Programas\paint.net\FileTypes. Se o plugin é um "Effects" ele deve ser colocado em C:\\Arquivo de Programas\paint.net\Effects. Depois de transferir o arquivo para a pasta adequada, basta reiniciar o Paint.net para poder usar o plugin. Em alguns dos tutoriais que apresentaremos a seguir, você precisará instalar plugins para poder fazê-los e aperfeiçoar seu Paint.net. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net no link abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Instalação de plugins adicionais Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 13 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de Janeiro 2015 A janela principal do Paint.netTutorial Paint.net, por ggpofm A janela principal do Paint.net é dividida em 11 áreas principais. Conhecer os nomes dessas áreas é fundamental, pois os tutoriais fazem referência a elas. Com a prática o reconhecimento das áreas torna o uso do programa mais confortável. 1. Barra de Título: apresenta o nome da imagem que está sendo trabalhada, o nível de zoom da imagem e também a versão do Paint.net que está sendo utilizada. 2. Barra de Menu: vários itens só estarão acessíveis nessa barra e outros que também estarão disponíveis na "Barra de Ferramentas". 3. Barras de Ferramentas: imediatamente abaixo da "Barra de Menu", essas duas barras contêm vários botões e controles que executarão comandos e ajustes de parâmetros de uma ferramenta ativa. 4. Lista de Imagens: cada imagem aberta terá uma miniatura aberta nesta "Lista de Imagens". Para ativar uma entre várias imagens basta clicar na miniatura correspondente. 5. Área da Imagem: é o local onde a imagem aparecerá e onde são feitas as modificações nela. 6. Janela de Ferramentas: local onde estão as ferramentas mais comuns para modificar uma imagem. 7. Janela de Cores: local onde as cores são selecionadas para um trabalho de edição de imagens. 8. Janela de Camadas: esta janela é o local onde várias imagens são manuseadas como se estivessem empilhadas. Uma imagem tem obrigatoriamente uma camada, mas poderá ter várias. 9. Janela de Histórico: toda ação feita em uma imagem fica registrada nessa janela. Em caso de erro é possível voltar uma infinidade de ações. Também é possível avançar depois de voltar algumas ações. 10. Barra de Configuração/Exibição: aqui as configurações do Paint.net são acessadas e também é possível exibir e ocultar as janelas. 11. Barra de Status: nesta área são apresentadas dicas e informações sobre a imagem utilizada. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Componentes da janela principal Lista de imagens Barra de menus Barra de ferramentas Barra de Status Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 13 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de Janeiro 2015 Como redimensionar, girar e deslocar uma imagem? Tutorial Paint.net, por ggpofm Toda e qualquer imagem pode ser redimensionada, girada e deslocada dentro da "Área de Imagem". Porém, para fazer isso é preciso usar as ferramentas adequadas e de forma correta. Os passos para redimensionar, girar e deslocar uma imagem são os mesmos em sua maioria. Apenas os últimos passos para cada uma dessas tarefas são diferentes. 1. Com a imagem que iremos modificar aberta, vá até a "Barra de Ferramentas" e clique em “Selecionar com retângulo” (a primeira à esquerda e de cima para baixo). 2. Vá até a imagem, clique e arraste e faça uma seleção parecida com a imagem abaixo. 3. Vá à "Barra de Ferramentas" novamente e clique em “Mover pixeis selecionados” (a primeira à direita e de cima para baixo). 4. Ao clicar na ferramenta, o quadrilátero azul se modificará para algo assim: 5. Neste momento é possível redimensionar ou girar a imagem clicando em um dos pequenos círculos que estão nos lados e cantos da imagem. Ao se aproximar de qualquer um dos pequenos círculos o ponteiro do mouse se tornará uma pequena mão (redimensiona a imagem) ou uma mão com duas setas do lado (gira a imagem). Para redimensionar a imagem 6. Com o ponteiro do mouse no formato de uma mão, clique e arraste a mão para redimensionar a imagem aumentando-a ou diminuindo-a, mas observe que ela perderá a proporção, tornando-se distorcida. Para manter a proporção de uma imagem é preciso pressionar e segurar a tecla SHIFT do teclado ao mesmo tempo em que se modifica a dimensão de uma imagem. 7. Quando alcançar o tamanho desejado solte o botão do mouse e depois a tecla SHIFT e pressione ENTER no teclado para confirmar a alteração. Para girar uma imagem 6. Com o ponteiro do mouse no formato de uma mão com duas setas do lado, clique e arraste a mão para girar a imagem. Ao contrário do redimensionamento, a imagem não fica distorcida e por isso não é necessário usar a tecla SHIFT no teclado. 7. Quando atingir a posição desejada solte o botão do mouse e pressione ENTER no teclado para confirmar a alteração. Para deslocar a imagem 6. Em vez de usar os pequenos círculos em volta da imagem, use o pequeno quadrado com quatro setas no lado inferior direito da imagem. Ao se aproximar dele o ponteiro do mouse se modificará para uma mão. Clique e arraste a imagem para o local desejado. Também pode-se deslocar uma imagem clicando em qualquer parte dela, arrastando-a para a posição desejada. 7. Quando chegar na posição desejada solte o botão do mouse e pressione ENTER no teclado para confirmar a nova posição. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Componentes da janela de ferramentas Ferramentas de seleção Ferramentas de seleção de forma Ferramentas de movimento Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 13 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de Janeiro 2015 Como fazer uma borda em uma imagem? Tutorial Paint.net, por ggpofm Para inserir uma borda em uma imagem é preciso baixar o conjunto pirochyld plugins. Ele é encontrado no tópico do fórum do Paint.net dedicado a plugins. O pirochyld plugins é gratuito e você pode baixá-lo, clicando aqui ou visitando o tópico do plugin no fórum. Depois de baixá-lo é preciso descompactá-lo. Na pasta que será criada serão encontrados vários arquivos. É possível pegar todos os arquivos e movê-los para a pasta “Effects” do Paint.net ou apenas o arquivo “Borders N' Shapes.dll” que é o arquivo específico para trabalhar com bordas em imagens. Ao encontrá-lo, copie-o para a pasta “Effects” do Paint.net como está explicado no tutorial que ensina instalar plugins no Paint.net. Feitos os procedimentos do tutorial, o plugin “Border N’ Shapes” aparecerá na “Barra de Menu” em “Efeitos”, depois em “Processar” e clique em “Borders N' Shapes”. Quando o plugin estiver ativo aparecerá a janela abaixo e vários parâmetros da borda poderão ser alterados na imagem que será usada. A utilização deste plugin é muito simples. Veja os parâmetros desse plugin: Para fazer uma borda em volta de uma imagem, deixe a opção “Shape” em “Rectangle”. Em “Width”, você define a espessura da borda. Em “Color”, você define a cor da borda. Em “Pattern”, você escolhe um estilo de borda entre os sete disponíveis. A outra opção “Anti-aliasing” pode ser deixada no padrão do plug-in, ou seja “x2”. Abaixo, três exemplos de imagens. Uma imagem sem borda e outras duas com uma borda de largura (width) 2, uma preta e outra cinza. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Instalação de plugins adicionais Menu de Efeitos Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 13 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de Janeiro 2015 Como cortar uma imagem? Tutorial Paint.net, por ggpofm Vamos supor que você tenha feito um print-screen da tabela do campeonato que está disputando para postar em seu tópico. Para deixá-la com uma melhor apresentação será preciso eliminar os excessos, deixando-a com um bom tamanho que permita que qualquer pessoa a veja sem a necessidade de uma lente de aumento. 1. Depois do print-screen na tabela do campeonato. Vá ao Paint.net e na "Barra de Ferramentas" clique no botão "Novo" (o primeiro botão à esquerda) ou na "Barra de Menu" clique em "Arquivo/Novo...". 2. Com o novo arquivo de imagem criado vá à "Barra de Menu" e clique em "Editar" e depois em "Colar em uma nova camada". 3. Com a imagem da tabela no Paint.net é possível iniciar a exclusão do excesso. Na "Barra de Ferramentas", clique no botão “Selecionar com retângulo”. Surgirá um quadrilátero azul cobrindo toda a imagem. 4. Com a ferramenta “Selecionar com retângulo” faça um quadrilátero menor, parecido com a imagem abaixo. 5. Depois, clique na ferramenta “Mover pixeis selecionados” na "Barra de Ferramentas". Automaticamente o quadrilátero azul se modificará para um quadrilátero pontilhado. 6. Ainda com o quadrilátero pontilhado como na imagem anterior, movimente essa imagem usando as setas do teclado. Mova esse quadrilátero para o lado esquerdo eliminando o espaço sem informações que existe entre o nome do clubes e os detalhes da tabela de classificação até ficar parecido com a imagem a seguir e tecle ENTER no teclado. 7. Com os dados da tabela mais próximos, elimine o excesso em volta dela. Clique em “Selecionar com retângulo” na "Barra de Ferramentas" e faça um retângulo azul como na imagem abaixo. Com o quadrilátero azul ainda ativo, clique no botão “Cortar até a seleção” (oitavo botão da esquerda para direita) na "Barra de Botões" ou vá até a "Barra de Menu", clique em "Imagem" e depois em "Cortar até a seleção" para eliminar tudo em volta da tabela. 8. Para o fórum, verifique se a imagem tem a largura máxima de 800 píxeis. "Na Barra de Menu", clique em "Imagem" e depois em "Redimensionar...". Verifique a largura da imagem. Se for menor, não precisa fazer nada. Se for maior, redimensione-a para 800 píxeis de largura, mas antes disso, veja se a caixa de seleção “Manter a taxa de proporção” está selecionada. Com essa opção selecionada, caso seja preciso reduzir a largura da imagem a altura será ajustada proporcionalmente. 9. Após verificar o tamanho de sua imagem, ela ficará como a figura abaixo. 10. Para finalizar, você pode inserir uma borda na imagem. É algo que alguns desprezam, mas que dá um melhor acabamento à imagem que será apresentada em um save. Para aprender como colocar um borda em um imagem, leia o tutorial sobre como fazer uma borda em uma imagem. O mesmo que foi feito no exemplo acima, pode ser feito em outras imagens. O objetivo não é só fazer algo mais bonito, mas também aumentar o tamanho das informações de uma imagem, deixando-as mais visíveis. Por exemplo, a imagem abaixo. Alguns saves postam a imagem da partida de uma das duas maneiras abaixo: Uma outra opção seria eliminar as partes marcadas em vermelho porque não possuem informações relevantes. O resultado seria de uma imagem apenas com informações relevantes e com um tamanho que facilita a visualização dessas informações. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Barra de Ferramentas Menu Arquivo Menu Editar Ferramentas de seleção Ferramentas de movimento Menu Imagem Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 13 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 13 de Janeiro 2015 A utilização de camadas de imagensTutorial Paint.net, por ggpofm Os editores de imagem como o Photoshop, o Paint.net e outros utilizam um recurso que facilita a manipulação de imagens que são as camadas. Com esse recurso é possível sobrepor textos e imagens e modificá-los sem afetar as camadas acima e abaixo da qual se está editando. É possível até ter camadas transparentes. No exemplo abaixo, temos um banner feito para um save. Observe que na "Tela Principal" do Paint.net, há uma janela no canto inferior direito, a "Janela de Camadas", e que na imagem abaixo está com uma borda vermelha. A "Janela de Camadas" mostra, de certa maneira, como a imagem está composta. Para se chegar a elas várias edições foram feitas. No final, o banner ficou com oito camadas: Borda, Kemel Demir, 2, Entre Mundos, Tatoo, Textura, Rosto e Fundo Preto. Faça um teste, veja o banner abaixo e tente identificar as oito camadas existentes nele. Algumas camadas são mais fáceis de serem identificadas, outras não. As camadas podem receber efeitos e podem ser ocultadas quando desejarmos. Para trabalhar em uma camada é preciso ativá-la primeiramente. Fazemos isso clicando na camada que desejamos usar na “Janela de Camadas”. Por exemplo, se quiséssemos fazer qualquer alteração no rosto da pessoa que está no banner que estamos utilizando como exemplo, teríamos que clicar primeiramente na camada correspondente, para depois manipularmos a camada. Observe na imagem abaixo, que a camada ativa fica marcada de azul claro na “Janela de Camadas”. Para ocultarmos uma camada também é preciso ir à “Janela de Camadas”. Depois escolhemos a camada que desejamos ocultar e desmarcamos a caixa de seleção (pequeno quadro do lado direito, depois do nome da camada) que faz com que ela seja visível. Cada camada possui configurações específicas que podem ser acessadas se você der um duplo clique em uma delas na “Janela de Camadas”. Na janela que aparecerá você verá o nome da camada, se ela está visível ou não, o modo de mesclagem e a opacidade dela. Todas essas opções podem ser alteradas. ATENÇÃO: uma camada quadriculada em branco e cinza não é uma camada colorida. Esse é o padrão que indica que uma camada é transparente ou tem espaços transparentes. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Componentes da Janela de Camadas Trabalhando com Camadas Modos de Mistura Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Como inserir uma borda em um texto ou em um objeto? Tutorial Paint.net, por ggpofm Uma ferramenta útil para quem quer trabalhar com imagens e textos é o plugin que permite inserir uma borda em uma ou mais palavras e/ou objetos. Para inserir uma borda em um texto e/ou objeto, é necessário baixar o conjunto pirochyld plugins. Ele é encontrado no tópico do fórum do Paint.net dedicado a plugins. O pirochyld plugins é gratuito e é possível baixá-lo, clicando aqui ou visitando o tópico do plugin no fórum. Depois de baixá-lo é preciso descompactá-lo. Na pasta que será criada serão encontrados vários arquivos. É possível pegar todos os arquivos e mover para pasta Effects do Paint.net ou apenas o arquivo Outline Object.dll que é o arquivo específico para trabalhar com bordas em textos. Ao encontrá-lo, copie-o para a pasta Effects do Paint.net como está explicado no tutorial que ensina instalar plugins no Paint.net. Feitos os procedimentos do tutorial, o plugin Outline Object aparecerá no Barra de Menu em Efeitos, depois em Object e clique em Outline Object.... Quando o plugin estiver ativo aparecerá a janela abaixo e vários parâmetros da borda poderão ser alterados no texto em que o efeito será aplicado. A utilização deste plugin é muito simples, mas para ele funcionar é preciso que os textos e objetos estejam em camadas diferentes do Plano de Fundo. Siga os passos. 1. Abra o Paint.net. 2. Na Barra de Menu, clique em Arquivo e depois em Novo. Aparecerá uma janela de confirmação com as dimensões da imagem que você deseja criar. Clique em OK. Será criada uma imagem branca. 3. Observe no canto inferior direito a Janela de Camadas, nela há uma camada, com o nome de Plano de Fundo. É sobre essa camada que serão colocadas as outras camadas que farão parte de um trabalho. Se você não conhece o conceito de camadas, leia o tutorial sobre camadas. 4. Agora, insira um texto na imagem que criada, mas antes disso é preciso criar uma nova camada. Vá até a Janela de Camadas clique no botão Adicionar nova camada, o primeiro da esquerda para a direita. 5. Com uma nova camada criada, existirão o Plano de Fundo em branco e uma camada transparente chamada Camada 2 representada por quadriculados em branco e cinza. É nessa camada que será escrito o texto desejado. 6. Vá à Janela de Ferramentas e procure a ferramenta Texto e clique nela. Feito isso, clique na área de sua imagem e digite um texto. 7. Observe que na Barra de Ferramentas existem várias opções para o que será escrito. Por exemplo, aumentamos o tamanho da fonte para 84, como está na imagem abaixo. 8. Agora podemos acionar o plugin para inserir uma borda no texto. Vá até a Barra de Menu, clique em Efeitos, depois em Object e clique em Outline Object.... Aparecerá uma janela com vários parâmetros que podem ser configurados. Veja os parâmetros: Em Width, você define a espessura da borda. Em Softness, você define a suavidade da borda. Para o lado esquerdo ela fica mais serrilhada e rústica e para direita menos Em Color, você escolhe a cor de sua borda. A opção Angle serve para colocar a borda apenas em algum lado ou espelhada. A última opção é o Blend Mode, que permite uma série de misturas e efeitos que ocorrem sob influência das camadas abaixo da que você está trabalhando. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Instalação de plugins adicionais Menu de Efeitos Componentes da Janela de Camadas Trabalhando com Camadas Menu Arquivo Ferramenta de Texto Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Como eliminar partes de uma imagem? Tutorial Paint.net, por ggpofm Uma ferramenta bastante útil para quem deseja eliminar ou delimitar partes de uma imagem é a ferramenta “Varinha Mágica” encontrada à esquerda na quarta linha da “Janela de Ferramentas”. Com ela é possível selecionar áreas de cor semelhante em uma imagem. Para isso basta selecionar a ferramenta e clicar na parte desejada da imagem. Geralmente usamos essa ferramenta para apagar partes de uma imagem ou para delimitar uma área que queremos colorir ou colocar um efeito. Como exemplo, usaremos uma imagem de um escudo diferente do Manchester United com um fundo degradê vermelho, como pode ser vista abaixo. Observe que o escudo está sobre um fundo vermelho que possui um degradê passando de um vermelho mais claro no centro da imagem para um vermelho mais escuro na parte externa da imagem. Nosso objetivo é eliminar esse fundo degradê vermelho, restando apenas o escudo, como na imagem abaixo, onde a área quadriculada em cinza e branco representa a parte transparente da imagem. Para chegar ao resultado final, você precisará clicar com a ferramenta “Varinha Mágica” nas áreas em que deseja apagar. Toda vez que você clicar em um área, surgirá uma linha pontilhada mostrando a área delimitada. Se a área corresponde ao que desejamos, podemos passar para outro passo que é usar a tecla DEL (deletar) do teclado para apagar o que desejamos. Caso a área selecionada não corresponda aos que desejamos, precisamos clicar em outra área. Um ajuste que geralmente precisa ser feito na “Varinha Mágica” é ajustar a “Tolerância” da ferramenta que permite selecionar mais ou menos cores. Esse ajuste é feito na “Barra de Ferramentas” após clicarmos na “Varinha Mágica”. Com o padrão do Paint.net de 75% de tolerância, ao clicarmos em qualquer área externa ao escudo do Manchester United, toda a imagem será selecionada, como pode ser visto abaixo. Para selecionarmos apenas a área externa ao escudo foi preciso ajustar a tolerância em 50%, como pode ser visto abaixo. A ferramenta "Varinha Mágica" também pode ser usada para delimitar uma área de uma imagem e facilitar a aplicação de uma cor ou de um efeito nessa parte. Por exemplo, usando a mesma imagem do exemplo, colorimos as partes que não fazem parte do escudo de verde. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Componentes da Janela de Ferramentas Ferramenta Varinha Mágica Ferramenta Lata de Tinta Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Como colocar sombra em imagens e textos? Tutorial Paint.net, por ggpofm O uso de sombras em textos e imagens é algo muito comum para quem usa editores de imagens. No Paint.net é preciso baixar um plugin para agilizar a execução desse tipo de efeito. O plugin que indicamos é o KrisVDM's Plugin Pack. Ele é encontrado no tópico do fórum do Paint.net dedicado a plugins. O KrisVDM's Plugin Pack é gratuito e você pode baixá-lo, clicando aqui ou visitando o tópico do plugin no fórum. Depois de baixá-lo é preciso descompactá-lo. Na pasta que será criada serão encontrados dois arquivos: o Install.exe (ou Install) e o Vandermotten.PaintDotNetEffects.Installer.dll. Diferentemente de outros plugins para o Paint.net, nesse caso é preciso executar o arquivo “Install.exe” para instalar o plugin. Antes de executá-lo com um duplo clique, feche o Paint.Net. Ao executar o arquivo de instalação aparecerá uma janela com nove plugins que serão instalados. Sugerimos que todos sejam instalados, mas é possível desmarcar todos e instalar apenas o “Drop Shadow”, responsável pelo efeito de sombreamento. Depois de escolher o que instalar clique no botão “Install”. Ao término da instalação, o plugin “Drop Shadow” será encontrado na “Barra de Menu”, clicando em “Efeitos”, depois em “Object” e “Drop Shadow...”. Quando o plugin estiver ativo aparecerá a janela abaixo e várias configurações de sombreamento poderão ser alteradas. A utilização deste plugin é muito simples, mas para ele funcionar é preciso que os textos e objetos estejam em camadas diferentes do “Plano de Fundo”. Siga os passos. 1. Abra o Paint.net. 2. Na “Barra de Menu”, clique em “Arquivo” e depois em “Novo”. Aparecerá uma janela de confirmação com as dimensões da imagem que será criada. Clique em OK. Será criada uma imagem branca. 3. Observe no canto inferior direito a “Janela de Camadas”, nela há uma camada, com o nome de “Plano de Fundo”. É sobre essa camada que as outras camadas que serão criadas deverão ser colocadas. Se você não conhece o conceito de camadas, leia o tutorial sobre camadas. 4. Agora, insira um texto, mas antes disso é preciso criar uma nova camada. Vá até a “Janela de Camadas” clique no botão “Adicionar nova camada”, o primeiro da esquerda para a direita. 5. Com uma nova camada criada e teremos o “Plano de Fundo” em branco e uma camada transparente chamada “Camada 2” representada por quadriculados em branco e cinza. É nessa camada que será escrito o que se deseja. 6. Vá para a “Janela de Ferramentas” e procure a ferramenta “Texto” e clique nela. Feito isso, clique na área da imagem e um texto poderá ser digitado. 7. Observe que na “Barra de Ferramentas” existem várias opções de configuração do que será escrito. Por exemplo, aumentamos o tamanho da fonte para 144, como está na imagem abaixo. 8. Agora podemos acionar o plugin para inserir um sombreamento no texto. Vá até a “Barra de Menu”, clique em “Efeitos”, depois em “Object” e clique em “Drop Shadow...”. Aparecerá uma janela com vários parâmetros que podem ser configurados. O plugin é muito fácil de ser usado. Ele possui sete parâmetros que podem ser configurados: Offset X: define a orientação do sombreamento na direção esquerda e direita Offset Y: define a orientação do sombreamento na direção para cima e para baixo Widening radius: define o raio do sombreamento Blur radius: define o raio de desfoque do sombreamento Shadow opacity: define a opacidade da sombra Shadow Color: a cor da sombra Keep original image: com essa opção desmarcada é possível ver apenas a sombra da imagem Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Menu de Efeitos Menu Arquivo Componentes da Janela de Camadas Ferramenta de Texto Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Como abrir arquivos do Photoshop (extensão PSD) no Paint.net? Tutorial Paint.net, por ggpofm O Paint.net pode abrir vários tipos de arquivos de imagem, entre eles o JPG, PNG e GIF. No entanto, muitos dos arquivos da "Galeria de Gráficos" foram feitos no Photoshop (extensão .psd) que originalmente não podem ser abertos pelo Paint.net. Contudo, há um plugin para o Paint.net que depois de instalado permitirá que os arquivos do Photoshop sejam abertos pelo Paint.net, mesmo com algumas limitações. O plugin pode ser baixado aqui ou na página do plugin. 1. Com o Paint.net fechado, vá até o arquivo que foi baixado e faça a descompactação dele. 2. Na pasta criada pegue o arquivo “PhotoShop.dll” e faça a transferência para a pasta “FileTypes” do Paint.net. Para mais instruções veja o tutorial sobre a instalação de plugins no Paint.net. 3. Após mover o arquivo para a pasta adequada, inicie o Paint.net. 4. Vá à "Barra de Menu", clique em "Arquivo", depois em "Abrir..." e será possível abrir arquivos do Photoshop no Paint.net como está mostrado na imagem abaixo. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Instalação de Plugins Adicionais Menu Arquivo Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Em qual formato salvar um trabalho e/ou uma imagem no Paint.net? Tutorial Paint.net, por ggpofm O Paint.net pode salvar um trabalho em vários formatos. Para salvá-lo mantendo as camadas, o recomendável é salvá-lo usando o padrão do software que é a extensão PDN. Salvando com essa extensão será possível editar um trabalho posteriormente, caso queira fazer alguma modificação. Para as imagens que serão postadas em um save, a moderação do “Profissão: Manager” recomenda que os arquivos sejam salvos com a extensão PNG, que já existe no Paint.net. Você pode procurar na internet informações comparativas sobre os tipos de arquivo de imagem mais utilizados, porém o PNG possui muitas vantagens: além de um tamanho em bytes pequeno, ele armazena até 16,8 milhões de cores, não perde qualidade a cada salvamento da imagem e ainda permite imagens com transparência. Por essas qualidades recomenda-se o salvamento das imagens de seu save na extensão PNG. Ao salvar uma imagem para o fórum no formato PNG surgirá a janela abaixo: Não é preciso alterar nenhuma configuração. Basta clicar no botão OK. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Menu Arquivo Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 14 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 de Janeiro 2015 Como fazer um banner simples? Tutorial Paint.net, por ggpofm 1. Na “Barra de Menu”, clique em “Arquivo” e depois em “Novo...”. Em tamanho do pixel defina as dimensões do arquivo que será criado. Para este tutorial usaremos largura de 800 e altura de 600. 2. Antes de iniciar a montagem do banner, salve o arquivo criado. Vá à “Barra de Menu”, clique em “Arquivo” e depois em “Salvar como...”. Verifique se o tipo de arquivo está selecionado como “paint.net (*.pdn)” e depois no espaço para o nome do arquivo dê o nome que desejar. Aqui usaremos “banner united”. 3. Com o arquivo salvo com um nome, crie uma camada transparente. Na “Janela de Camadas” clique no botão “Adicionar nova camada”, como na imagem abaixo. A criação dessa camada vazia evitará que o próximo arquivo a ser aberto ocupe a camada “Plano de Fundo” do arquivo “banner united”. 4. Abra a imagem que será usada como fundo do banner. Será usada uma imagem do estádio do Manchester United, o Old Trafford que foi encontrada na internet. Foi escolhida uma imagem maior que o tamanho de 800 x 600, pois uma imagem menor quando redimensionada para uma dimensão maior perde qualidade, já o contrário não acontece. 5. Com a imagem do estádio aberta, vá à “Barra de Menu” e clique em “Editar” e depois em “Selecionar tudo” para selecionar a imagem do estádio por completo. 6. Com a imagem selecionada, vá à “Barra de Menu” e clique em “Editar” e depois em “Copiar”. 7. No topo da tela do Paint.net, clique na miniatura da tela branco para ativá-la. Com ela ativa como na imagem abaixo, vá à “Barra de Menu” e clique em “Editar” e depois em “Colar em uma nova camada” para completar a transferência da imagem do estádio para o arquivo “banner united”. 8. Ao clicar em “Colar em uma nova camada” surgirá a janela “Colar” com três opções. Selecione “Manter o tamanho da tela atual”. 9. Usando o que foi ensinado no tutorial sobre mover imagens, ajuste o enquadramento e até o tamanho adequado para o banner que está sendo criado. 10. Depois vá a “Janela Camadas” e clique na camada 3, na qual está a imagem do estádio, para ativá-la. A seguir vá à “Barra de Menu” e clique em “Efeitos”, depois em “Foto” e por último em “Suavizar imagem” para adicionar um efeito à imagem do estádio Old Trafford. 11. O próximo passo será a inserção do escudo do clube. Foi escolhido um escudo estilizado e o processo para deixá-lo utilizável para o banner pode ser visto no tutorial sobre como eliminar partes de uma imagem. 12. Com a imagem do logo do clube aberta como foi feito no passo 4 é preciso transferi-la para o arquivo “banner united”. Para isso é preciso repetir os passos de 5 a 9. O resultado ficará parecido com a imagem abaixo. 13. O passo seguinte será inserir um título para o banner, mas antes disso terá início a delimitação da área final do banner, que terá 800 pixels de largura, mas não terá os 600 de altura e sim, uma dimensão que dê ao banner uma forma claramente retangular. 14. Na “Janela de Ferramentas” clique na ferramenta “Selecionar com retângulo” semelhante à imagem abaixo. Depois vá à “Barra de Menu” e clique em “Imagem”, depois em “Cortar até a seleção”. 15. Agora é a hora de inserir um título. Vá até a “Janela de Camadas” e clique na camada 4, onde está o escudo do clube e crie uma nova camada usando o mesmo botão da imagem abaixo. 16. Com a nova camada criada, vá até à “Janela de Ferramentas” clique na ferramenta “Texto” e na nova camada criada, insira o texto que desejar no tamanho que quiser. Se não gostar do que fez, use a “Janela Histórico” para desfazer o que não gostou. Aos poucos é possível ver o banner tomando forma. Logicamente é preciso mover os objetos nas camadas para ajustar a melhor posição dos elementos do banner. 17. Como foi ensinado no tutorial como colocar sombras em imagens e textos, foi colocado uma borda branca ao texto, que adicionou um efeito ao que foi escrito. 18. A criação do banner se encaminha para a finalização e uma nova delimitação deve ser feita como no passo 14. 19. Pequenos ajustes devem ser feitos na posição do escudo e do título do banner. Por último insira uma borda para dar um acabamento ao banner. Para colocar uma borda, veja o tutorial como inserir um borda em uma imagem.. Não se esqueça de criar uma nova camada acima de todas as outras que será a camada para a borda do banner. 20. Antes de salvar a imagem para o save, salve o banner pela última vez. Vá à “Barra de Menu”, clique em “Arquivo” e depois em “Salvar”. Observe que o banner tem várias camadas, que permitirá que você faça alterações futuras. 21. Para finalizar, salve o arquivo com o formato que será utilizado no tópico do save. Vá à “Barra de Menu”, clique em “Arquivo” e depois em “Salvar como...”. Escolha em tipo de arquivo a extensão PNG, dê um nome ao arquivo e salve. Como você estará salvando em um formato diferente, o programa perguntará se deverá “Achatar Camadas”. Escolha essa opção e salve o arquivo. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Menu Arquivo Componentes da Janela de Camadas Menu Editar Lista de Imagens Menu de Efeitos Efeitos de Fotografia Ferramentas de Seleção Ferramentas de Texto Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 15 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de Janeiro 2015 Como alterar o banner genérico? Tutorial Paint.net, por ggpofm A moderação do Profissão: Manager implementou a ideia dos banners genéricos como forma de facilitar a criação de banners para os saves postados na área. A personalização de um banner genérico é fácil de ser feita, desde que exista um conhecimento prévio do funcionamento e uso do Paint.net, que pode ser adquirido com os tutoriais disponíveis na área. Foi escolhido para exemplificar como é feita a modificação de um dos vários modelos de banners genéricos disponíveis na área, o banner com listras verticais (banner listras verticais.pdn). Para personalizar esse banner genérico é preciso dois arquivos: o arquivo "banner listras verticais" e outro com o escudo do clube escolhido que pode ser encontrado na internet. No exemplo, o escolhido foi o Vitesse, da Holanda. Com esses dois arquivos é possível começar a modificação do banner. 1. Abra o arquivo "banner listras verticais.pdn" que é o formato padrão do Paint.net e que permite o trabalho com camadas. 2. Com o arquivo "banner listras verticais.pdn" aberto, observe na "Janela de camadas", que o banner possui várias camadas e que algumas estão ocultas e outras visíveis. No modelo de banner escolhido, as camadas "Borda 2", "Borda 1", "Textura" e "Manchas" estão visíveis e as demais ocultas. 3. Dentre as camadas ocultas, você precisará tornar visíveis as camadas com listras de acordo com as cores do clube escolhido ou pintá-las com a ferramenta "Balde de tinta" que está na "Janela de Ferramentas". 4. Com os passos até aqui feitos, será preciso copiar o escudo do clube para uma nova camada do arquivo do banner como está explicado nos passos de 5 a 8 do tutorial "Como fazer um banner simples" . Às vezes, será preciso redimensionar o escudo antes de copiá-lo e/ou eliminar o fundo colorido do escudo como está explicado no tutorial "Como eliminar partes de uma imagem". 5. Antes de prosseguir verifique duas situações importantes. Veja se o escudo que você colou está em uma camada diferente na "Janela de Camadas" e veja se a camada do escudo está abaixo da camada "Textura". Se ela não estiver, clique na camada do escudo e arraste-a para a camada imediatamente abaixo da camada "Textura". Se algo saiu errado, use a "Janela Histórico" para recuar algumas etapas. 6. Com o escudo em uma nova camada será preciso duplicá-la para que seja possível aplicar o efeito "Desfoque de movimento..." na camada inferior que será criada. Para aplicar o efeito vá até a "Barra de Menu" e clique em "Efeitos", depois em "Desfoque" e em "Desfoque de movimento..." Na janela que aparecerá use as configurações da imagem abaixo e depois clique no botão OK. 7. É preciso inserir um texto no banner. Se você quiser usar a fonte escolhida para o banner, se não quiser, escolha outra fonte. Com a fonte escolhida, defina o tamanho e a cor dela e digite o título desejado. Utilize o plugin "Drop Shadow" para inserir uma sombra no título como foi explicado no tutorial "Como colocar sombra em imagens e textos". 8. O banner possui uma combinação de duas bordas, uma borda interna, fina preta (Borda 1) e outra externa, mais larga e na cor branca (Borda 2). Você pode usá-las em conjunto, separadamente ou até fazer outra borda utilizado o "Borders N' Shapes" como está explicado no tutorial "Como fazer uma borda em uma imagem". 9. Não se esqueça de salvar o resultado final de seu banner no formato PDN que mantém as camadas separadas e uma outra cópia no formato PNG e que será usada em seu tópico como está explicado "Em qual formato salvar um trabalho e/ou uma imagem no Paint.net? Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Menu Arquivo Componentes da Janela de Camadas Ferramenta Lata de Tinta Menu Editar Lista de Imagens Ferramenta Varinha Mágica Trabalhando com camadas Menu de Efeitos Ferramentas de Texto Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Jirimias Postado 15 de Janeiro 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de Janeiro 2015 Como alterar as barras de um banner genérico? Tutorial Paint.net, por ggpofm Este tutorial é a continuação do tutorial “Como alterar o banner genérico” para fazer os passos que serão apresentados a seguir é preciso que todos os passos do tutorial citado tenham sido feitos. 1. Com o arquivo “barras listras verticais.pdn” aberto observe na “Janela de camadas”, que o banner possui várias camadas e que algumas estão ocultas e outras visíveis. No modelo de barras escolhido, as camadas “Borda 2”, “Borda 1”, “Textura” e “Manchas” estão visíveis e as demais ocultas. 2. Dentre as camadas ocultas, você precisará tornar visíveis as camadas com listras de acordo com as cores do clube escolhido ou pintá-las com a ferramenta “Balde de tinta” que está na “Janela de Ferramentas. 3. É preciso inserir um texto na barra. Você deve usar a mesma fonte escolhida para o banner, a mesma cor e o mesmo efeito, caso tenha utilizado algum. A única mudança será no tamanho da fonte que será adequado à altura da barra e ao número de letras usadas. 4. Insira o mesmo estilo de borda que foi colocado no banner, com a mesma cor e o mesmo tamanho. 5. Não se esqueça de salvar o resultado final de seu banner no formato PDN que mantém as camadas separadas e uma outra cópia no formato PNG e que será usada em seu tópico. Informações adicionais na documentação oficial do Paint.net nos links abaixo. Use o tradutor disponível nas páginas abaixo para traduzir o texto para o português: Menu Arquivo Componentes da Janela de Camadas Modos de Mistura Ferramenta Lata de Tinta Menu Editar Trabalhando com camadas Ferramentas de Texto Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
GG. Postado 23 de Fevereiro 2016 Denunciar Compartilhar Postado 23 de Fevereiro 2016 Como está organizado o "Profissão: Manager"? A área "Profissão: Manager" (PM) abriga primariamente saves de Football Manager, podendo contar também com outros jogos (estilo manager ou não) de temática esportiva, e é formada por um fórum principal e por três subfóruns. No "Fórum Principal" ficam os tópicos de saves correntes e os tópicos de saves que não foram atualizados até o prazo máximo de 30 dias e que aguardam um destino (apagamento ou "Recanto das Histórias"). O subfórum "Histórias Memoráveis" guarda os melhores tópicos de saves do "Profissão: Manager". Para entrar neste subfórum um tópico de save deve vencer o "Save do Ano" ou ser aprovado pela Comissão de Análise de Saves (CAS). O subfórum "Recanto das Histórias" destina-se aos tópicos de saves encerrados e que aguardam análise para as "Histórias Memoráveis" ou que não foram aprovados pela Comissão de Análise de Saves (CAS) para integrarem o subfórum "Histórias Memoráveis". No subfórum "Entrevistas da Área" estão as entrevistas com os participantes do "Profissão: Manager". Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
GG. Postado 23 de Fevereiro 2016 Denunciar Compartilhar Postado 23 de Fevereiro 2016 Como faço para criar um tópico para meu save? Para criar um tópico basta ir ao "Fórum Principal" da área e clicar no botão "Novo Tópico" e inserir um título. Além disso é indispensável inserir uma TAG que corresponda ao jogo que você utilizará, por exemplo, fm 2014, fm 2015. IMPORTANTE: para que a TAG funcione, selecione-a no menu "Prefixo", abaixo do campo "Tags", com a versão do jogo que você criou como prefixo, conforme a ilustração abaixo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
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