F.Vasco Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Obs.: Não tem nada a ver com o jogo, só não sei em que parte do fórum postar... Sem querer ser chato, mas sendo... Reparem no banner: O pronome "se" foi colocado erroneamente. A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. Seria caso de ênclise, empregada depois do verbo. Corretamente seria: "Torne-se um campeão". Se for desnecessário, peço que apaguem. Só mencionei por ser um banner.
emr Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Obs.: Não tem nada a ver com o jogo, só não sei em que parte do fórum postar... Sem querer ser chato, mas sendo... Reparem no banner: O pronome "se" foi colocado erroneamente. A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. Seria caso de ênclise, empregada depois do verbo. Corretamente seria: "Torne-se um campeão". Se for desnecessário, peço que apaguem. Só mencionei por ser um banner. Entendo.
rafinha . Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Eu também tinha percebido isso!
Gabriеl Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Mensagem Automática Este tópico foi movido de "Jogos Manager -> Football Manager -> FM 2009 -> Geral" para "FManager -> Debates".
mmfaria® Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 1) Vc está certo; 2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita; 3) Baita tempestade em copo d'água 4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros :heh:
marcss.35 Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 msm se o texto dizer... Football Manager, se torne um campeão seria errado?
rafinha . Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 1) Vc está certo; 2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita; 3) Baita tempestade em copo d'água 4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros :heh: o grande problema é que as vezes o membro novo chega no forum, ve isso, fica tao assustado, que nao volta nunca mais :bleh:
Gabriel Fortes Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 @mm: Nem em linguagem coloquial tá certo. :P E não é desnecessário, é um dos erros mais comuns (e graves) cometidos no cotidiano. Além disso modificar o banner é rápido, com certeza salvaram o *.psd dele. @Spada: Você separou em duas orações, então continua tendo que ser "torne-se".
Froyd Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Entendo. Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono. Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup: 1) Vc está certo; 2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita; 3) Baita tempestade em copo d'água 4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros :heh: Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :)
DiGo Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Também tinha reparado nisso. E confesso que também me incomodou, um pouco. Mesmo porque, da forma que está escrito, perde até mesmo a característica de imperativo que a frase deveria ter. Ela perde a força e quase perde o sentido.
Gabriel Sotero Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.
emr Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono. Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup: Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :) Entendo, vai que cai na UFPR, ao menos acerto hoje. hahahaha
Gui Anselmo Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Gente, é um banner de entrada do fórum, todo visitante que passa aqui ve esse banner, e tá feio mesmo, custa mudar?
rafinha . Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise. legal.. mas não estamos na Rede Bobo! e mudar o banner não demora mais que 5 minutos!
Vinicius Vaz / Gaúcho Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Tem que mudar o Banner Sm E obrigado ao criador do tópico por alertar, confesso que nem tinha reparado.
Tricolor Campeão1 Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Concordo também, achei bem feio dessa maneira...
Athaíde Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise. Sotero e sua inocência.
Caio. Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Será que o cara que fez o banner salvou o .psd dele? :rolleyes:
_Matheus_ Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Cara, eu reparei que tava estranho, mas nem percebi o erro JASEIJASEIIEASEIEISE. Mas enfim, por ser um Banner, seria legal que estivesse certo, por mais que seja um detalhe bobo, e que não altera o sentido da frase. Pra quem nota essas coisas, faz diferença, pra quem não nota não faz, acho que não custa nada mudar. Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise. Sei lá, imagina se o título ficasse "A Lua Disse-me", passaria uma imagem formal demais, e até chata, prum "produto" que deve causar descontração no público, quem é que zoa falando na linguagem padrão da língua? E que eu saiba, o pronome oblíquo átono não pode ficar no final da frase também.
F.Vasco Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono. Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup: Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :) :thumbsup:
mmfaria® Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 @mm: Nem em linguagem coloquial tá certo. :P E não é desnecessário, é um dos erros mais comuns (e graves) cometidos no cotidiano. Além disso modificar o banner é rápido, com certeza salvaram o *.psd dele. Não disse q está certo, eu não sou louco :P Apenas disse q em linguagem coloquial, popular, é aceito. ;) Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :) Eu sei, cara. Eu sei q há um erro e não fui eu q escrevi, apenas acho q não é algo com importância para 2 pgs de um tópico em debates :heh:
Gabriel Fortes Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise. Totalmente diferente as situações... Leia de novo: "A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos." No caso a oração não está sendo iniciada com o "me", e o verbo "dizer" não aceita próclise nesse caso. O "A lua me disse" tá certo. Taria errado se fosse "Me disse a lua", aí seria "Disse-me a lua".
marcss.35 Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 será q ninguém conseguiu entender o significado do banner? vejo um falando isso outro aquilo, mas tpw... o q o banner diz é o seguinte "com football manager" representado com imagem, vc se torna um campeão. Sendo assim, Com FM se torne um campeão. e tpw se torne, indica possibilidade e o torne-se é promessa, eis a interpretação da frase. do mais, o banner em breve será trocado msm para outras novidades, então não tem necessidade de fazer a troca imediata.
Eucks Postado 16 de Novembro 2008 Denunciar Postado 16 de Novembro 2008 Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner? Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise. O pronome só não pode vir antes do verbo no início de frases ou orações, portanto "A lua me disse" está certo. Bjomeliga ;@
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.