Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

[FM2006] Na trilha de Alex Ferguson - de 2005/06 a 2017/18

GG.

Posts Recomendados

ferguson_8.jpg

Começam as eliminatórias para a Copa

Minha comissão técnica

Minha primeira preocupação ao assumir a direção da seleção escocesa foi com a comissão técnica. Eu queria profissionais qualificados e de preferência escoceses. Para treinador adjunto escolhi o treinador escocês Roy Aitken. Ele foi jogador do Celtic e do St. Mirren e está no hall da fama da Associação de Futebol Escocesa. Essa distinção é dada aos jogadores que jogaram mais de 50 partidas pela seleção escocesa, Aitken jogou 57 partidas. Ele também era treinador do Aston Villa e além de ser meu adjunto seria o responsável pelas seleções sub-21 e sub-19. Para preparadores físicos trouxe quatro profissionais dos seguintes clubes: dois do Celtic e dois do Manchester United. Trouxe também três fisioterapeutas: um do Arsenal (inglês), outro do Chelsea (australiano) e um do Manchester United (inglês). Todos esses profissionais são de classe mundial, exceto, o fisioterapeuta vindo do Arsenal, que é tem reputação continental.

staff-1.jpg

Os adversários

Meu objetivo era conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2014, na Itália, mas o grupo era difícil, com Holanda, Croácia, Bulgária, Bielorússia, Malta e Andorra. Nas últimas quatro competições internacionais o desempenho das seleções que enfrentaria eram os seguintes:

Holanda

• Copa 2006: desclassificado nas quartas-de-final
  • Euro 2008: campeão
  • Copa 2010: desclassificado nas oitavas-de-final
  • Euro 2012: não se classificou (perdeu a vaga para a Escócia)

Croácia

• Copa 2006: desclassificado na Fase de Grupos
  • Euro 2008: desclassificado na Fase de Grupos
  • Copa 2010: não se classificou
  • Euro 2012: não se classificou

Bulgária, Bielorússia, Andorra e Malta não se classificaram para nenhuma dessas competições.

O desempenho da seleção escocesa era o seguinte:

• Copa 2006: não se classificou
  • Euro 2008: desclassificado nas quartas-de-final
  • Copa 2010: desclassificado na Fase de Grupos
  • Euro 2012: desclassificado na Fase de Grupos
  •  

A tática

Os primeiros jogos com a seleção escocesa eram difíceis. Enfrentaríamos a favorita Holanda e a Bulgária, que poderia surpreender. Minha principal dúvida era sobre qual desenho tático usaria. O treinador anterior da Escócia, Mark McGhee, utilizava o 3-5-2 com líbero, mas eu estava mais propenso a adotar os mesmos esquemas táticos que utilizava no Manchester United. No entanto, conversando com Aitken, ele sugeriu que adotássemos um esquema tático sugerido por um amigo dele, o treinador português Meirinho (The Bad Blood). Segundo ele a força defensiva e a utilização dos contra-ataques eram suas principais características. Aceitei a sugestão de Aitken e resolvi utilizá-la com a seleção escocesa.

A convocação não muitas novidades, optei por convocar praticamente os mesmos jogadores que vinham sendo convocados, exceção feita ao jovem jogador do Chelsea, o atacante Paul Noble. Aos poucos introduziria novos jogadores entre os selecionados. Nos poucos dias que tivemos antes da 1ª rodada da eliminatória, anunciei a mudança tática e procurei trabalhar para dar o mínimo de conhecimento e organização tática para que os jogadores pudessem jogar nesse novo desenho tático.

Eliminatórias 1ª e 2ª rodadas

Não poderíamos ter pior adversário para começar, a Holanda, favorita do grupo. Mesmo com o favoritismo holandês, os confrontos entre Holanda e Escócia mostravam uma leve vantagem para a Escócia com 8 vitórias nossas, 7 vitórias da Holanda e 4 empates (na realidade são 6 vitórias da Escócia, 6 vitórias da Holanda e 4 empates). Isso era um sinal de que a partida poderia ser bem disputada.

A partida seria no meu velho conhecido, o Hampden Park. Seria a primeira vez que voltaria ao estádio depois que deixei o Queens Park e foi emocionante ver o estádio praticamente lotado pela torcida escocesa e ouvi-la me aplaudindo e gritando meu nome quando entrei no gramado com os jogadores.

O início da partida não poderia ter sido melhor. No primeiro ataque da Escócia, aos 25 segundos, Scott Brown marcou de cabeça após um cruzamento de Morrison. No entanto, a Holanda tinha um bom time e aos 7, van der Vaart empatou. Depois do 1 a 1, a partida se equilibrou, mas no 2º tempo, aos 52, Brown fez mais um, de fora da área, depois de um escanteio cobrado por Fletcher. A vantagem da Escócia deu uma nova motivação à partida e aos 63, de Jong empatou para a Holanda. O 2 a 2 era um placar muito bom, mas jogando em casa, podíamos tentar a vitória e aos 69, Morrison sofreu uma falta de Kronkamp dentro da área. Na cobrança de pênalti, Fletcher marcou o 3º da Escócia. Perdendo a Holanda foi definitivamente ao ataque, mas soubemos resistir e vencemos por 3 a 2. Fletcher foi o melhor em campo.

holanda01.jpg

Alguns dias depois, nova partida, dessa vez em Sófia, contra a Bulgária que na 1ª rodada havia perdido fora de casa para a Bielorússia por 3 a 1. Na outra partida da 1ª rodada, a Croácia vencera em casa, Malta, por 3 a 1. A Bulgária era freguesa da Escócia. Eram 3 vitórias da Escócia, 3 empates e uma vitória da Bulgária (na realidade são 3 vitórias para a Escócia, 3 empates e nenhuma derrota).

Minha maior preocupação nessa partida era o Bojinov, atacante do Milan. Por isso optei em começar jogando em um 5-2-3, com marcação homem-a-homem em Bojinov. Novamente tivemos um ótimo começo e aos 4, Gallagher, aproveitando uma falha da defesa, fez 1 a 0, mas novamente cedemos o empate, aos 28, com um gol de Yankov. Poucos minutos depois do gol aproveitamos o avanço da defesa búlgara e Gallagher fez de cabeça o 2 a 1 para Escócia, aos 37.

A partida era equilibrada, mas naturalmente, a Bulgária passou a atacar mais e aos 64, Bojinov, conseguiu empatar em 2 a 2. Depois do gol optei por tirar o 5º zagueiro, Cuthbert, e voltei ao 4-3-3. A Bulgária continuava no ataque, mas em um contra-ataque nosso, Beattie sofreu um pênalti. Mark Wilson cobrou e fez o 3 a 2. Depois do gol, tivemos oportunidades para ampliar nos contra-ataques, mas o placar não foi mais alterado. Wilson foi o melhor em campo.

bulgaria01.jpg

Duas vitórias nas duas primeiras partidas e a liderança do grupo. Um ótimo começo para o Tartan Army. Nas demais partidas da 2ª rodada, a Holanda se recuperou da derrota para a Escócia em grande estilo, goleando em casa a Croácia por 6 a 0. Não foi só essa goleada: Malta goleou Andorra pelo mesmo placar.

2rodadas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ferguson_8.jpg

bbcsports-1.jpg

29 de agosto de 2012

Liga dos Campeões já tem grupos

Jogos começam em 11 de setembro

A UEFA sorteou os grupos da principal competição européia de clubes, a Liga dos Campeões. O sorteio foi realizado na sede da entidade em Nyon. O atual campeão, o Chelsea, ficou no Grupo A, juntamente com Betis (Espanha), PSV (Holanda) e Benfica (Portugal). O campeão da Copa UEFA, o Manchester United, que nesta temporada volta a participara da Liga dos Campeões, ficou no Grupo G, juntamente com o Barcelona (Espanha), o Shakhtar (Ucrânia) e o Fenerbahçe (Turquia).

grupos.jpg

Também foram divulgadas as cotações dos apostadores, pela Totalbet.com. O Chelsea, o Manchester United e o Bayern Munique são os favoritos com15-2. A seguir estão Liverpool, Valencia e Barcelona, todos com 11-1.

Link para o comentário

penso q vc nao terá maiores problemas pra passar da fase de grupos,já que eu imagino que o Barcelona esteja meio "quebrado" de bons jogadores e tecnico em 2012...

mt menos o Fenerbahçe e Shakhtar....passa facil

Link para o comentário

Excelentes vitórias frente à Holanda principalmente. Parabéns! original.gif

Começo bom mesmo.

Parabens..muito bem nas eliminatorias espero q continue assim...

Eu também.

excelente começo na seleção!

ainda mais vencendo a Holanda..

o Bojinov realmente é destaque da seleção bulgara

Eles têm o Bojinov e o Berbatov no ataque.

Barcelona, Fenerbahçe e Shakhtar não é fácil mas você deverá conseguir passar!

Desculpe discordar, mas não acho um grupo difícil, exceto pelo Barça;

penso q vc nao terá maiores problemas pra passar da fase de grupos,já que eu imagino que o Barcelona esteja meio "quebrado" de bons jogadores e tecnico em 2012...

mt menos o Fenerbahçe e Shakhtar....passa facil

Também penso como você.

Ótimo começo nas eliminatórias. E na UCL o grupo é complicado, mas dá pra passar. Boa sorte.

Como disse, não acho o grupo complicado.

Deve passar o óbvio vc e o Barça...

Penso assim.

vai passar tranquilo e bom começo com o Scotish Team vencendo a Holanda principalmente

A vitória sobre a Holanda é para dar moral.

acho que Barcelona deve dar trabalho, mas você passa!

Concordo.

Vlw pela informação Gilson.

thumbsup.gif

Link para o comentário

ferguson_8.jpg

Mês vitorioso, mesmo sem jogar bem

Primeira Liga – 3ª rodada

De volta ao Manchester United teria que pegar uma equipe com moral baixa depois de duas derrotas consecutivas para o Chelsea e tentar recuperá-la. A primeira partida seria pela 3ª rodada da Primeira Liga, fora de casa, contra o Sunderland. Poupei vários jogadores, pois teríamos alguns dias depois a estréia na Liga dos Campeões. Jogamos o suficiente e vencemos por 2 a 0, com dois gols de Kerlon.

sunderland01.jpg

Liga dos Campeões – Fase de Grupos – 1ª rodada

A partida de estréia na Liga dos Campeões era o Shakhtar, da Ucrânia. Rooney voltava de contusão e não começaria jogando. Com o Manchester United jogando ao lado de sua torcida imaginava que o time pressionaria o adversário desde o início, mas para minha supresa a partida estava equilibrada e aos 19, em uma jogada iniciada por Jádson, Fernandinho marcou o primeiro gol da partida e para meu desespero, aos 26, novamente Fernandinho marcou, colocando o Shakhtar com 2 a 0.

Uma derrota para o Shakhtar comprometeria e muito o trabalho nesse início de temporada e nem queria pensar no que aconteceria. Depois do gol o Shakhtar recuou, nos dando espaço e o Manchester melhorou um pouco e aos 45’13”, Kerlon cruzou e Defour marcou de cabeça, um gol muito importante para tentar uma reação no 2º tempo. E para minha alegria, ainda nos acréscimos, Nik Besagno fez mais um, empatando em 2 a 2, aos 47’24”. No intervalo, motivei meus jogadores, enquanto nas arquibancadas a torcida dos Red Devils não parava de cantar. Aos 58, queimei minhas duas últimas substituições, já que Ben Arfa havia sido substituído aos 12 minutos por uma contusão. Tirei Kitambala e Kerlon e coloquei o jovem Oakes e Rooney. O Shakhtar não produzia jogadas de ataque e nós pressionávamos em busca da virada e ela veio aos 75, em uma cobrança de falta, Oakes marcou e três minutos depois, novamente Oakes marcaria, fechando o placar em 4 a 2. Grande virada. Na outra partida, o Barcelona venceu, fora de casa, o Fernebahçe por 1 a 0.

shakhtar01.gif

Primeira Liga – 4ª a 6ª rodadas

As três partidas seguintes eram pela Primeira Liga. Enfrentamos o Everton e vencemos por 1 a 0, mas não jogamos bem. A partida seguinte foi contra o Arsenal no Emirates Stadium. Fomos dominados pelos Gunners, mas seguramos o empate em 0 a 0. Depois de mais essa partida fizemos outro jogo fora, contra o Leeds United, que voltava à Primeira Liga depois 8 temporadas na 1ª Divisão. Eles começaram na frente, mas a equipe mostrou personalidade e virou a partida com dois gols de Oakes, que vinha fazendo uma boa temporada e mostrando potencial.

4a6rodadas.jpg

Liga dos Campeões – Fase de Grupos – 2ª rodada

Nossa 2ª rodada pela Liga dos Campeões teríamos uma partida muito difícil. Enfrentaríamos o Barcelona, do meu amigo, o escocês Gordon Strachan, no Camp Nou. Mesmo jogando fora de casa, começamos no ataque, mas faltava um maior capricho no último passe antes da conclusão para o gol. O 1º tempo terminou empatado, mas aos 54, Mitea fez uma bela cobrança de falta e abriu o placar. A vantagem foi muito boa, pois obrigou o Barcelona a se adiantar e aos 65, Rooney foi lançado entre os zagueiros e fez mais um, encobrindo o goleiro. Nos acréscimos da partida, Dossena fez outro, selando em 3 a 0 o placar. Na outra partida, Shakhtar e Fernebahçe empataram em 1 a 1

barcelona01.gif

Primeira Liga – 7ª rodada

Esperava que a vitória sobre o Barca recuperasse definitivamente a auto-estima de minha equipe e na última partida do mês contra o Aston Villa, vencemos por 2 a 0, jogando bem, mesmo fora de casa.

astonvilla01.jpg

Mesmo sem jogar bem em várias partidas, conseguíamos subir na tabela e já ocupávamos o 6º lugar com dois jogos a menos. Minha maior preocupação era o Kitambal, que desde a 2ª partida contra o Chelsea não marcava gols, tendo feito apenas um gol em 11 partidas na temporada.

7jogos_2.jpg

Link para o comentário

quase se complica na estreia contra o Shakhtar, mas virou e estreiou bem (levando em conta o resultado), pois como vc disse o time nao jogou definitivamente bem..

gostei das outras vitórias e segurou o Arsenal la fora...

bela vitória sobre o Barcelona!

acho que após um inicio meio conturbado o time agora está entrando nos eixos.. =)

Link para o comentário

Começou muito bem no Scottish Team, parabéns, vencer a Holanda foi superb. Na UCL também arrancou bem na Premier idem, o time não tá jogando bem mas pelo menos vence né? :}

Me responde uma dúvida:

Em que influencia a comissão técnica numa seleção?

Link para o comentário

Bons resultados.

wink.gif

ótimos resultados

passou facil pelo Barça como previa!hehehehe

3 a 0 no Barça é sempre bom.

Vitória fabulosa no Nou Camp. E inicio igualmente bom na Premier League. original.gif

O time não está jogando tão bem, mas pelo menos está vencendo.

bons resultados

tah mto bem na Champions League....

na Primeira Liga da pra pega a liderança vencendo estes dois jogos que faltam

sorte ae

PS:veio que skin tu usa?

A Elegange 2 (E2), que tem aqui no fórum.

quase se complica na estreia contra o Shakhtar, mas virou e estreiou bem (levando em conta o resultado), pois como vc disse o time nao jogou definitivamente bem..

gostei das outras vitórias e segurou o Arsenal la fora...

bela vitória sobre o Barcelona!

acho que após um inicio meio conturbado o time agora está entrando nos eixos.. =)

O Shakhtar me pregou um susto.

O time não tem jogado bem, mas pelo menos estou vencendo.

Começou muito bem no Scottish Team, parabéns, vencer a Holanda foi superb. Na UCL também arrancou bem na Premier idem, o time não tá jogando bem mas pelo menos vence né? :}

Me responde uma dúvida:

Em que influencia a comissão técnica numa seleção?

A comissão técnica em uma seleção é uma incógnita, mas se os cargos existem eles devem ser preenchidos e nesse caso é melhor colocar os melhores, não acha?

Link para o comentário

Muito bom começo pela seleção e o Manchester achei normal essa oscilação devido a entrada de novos jogadores, além disso é bom para dar mais emoção ao save.

Gostei de ver o Queens Park na liga dos campeões, eles estão conseguindo se manter bem!!!

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...