Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Grêmio

ELChefe

Posts Recomendados

Não sei se há algum tipo de padronização por parte da pesquisa na escolha das notas das posições dos jogadores, mas eu costumo associar um segundo volante a índices de 20 em Médio (centro) e 15 em Médio Defensivo (centro).

No caso do Diego Souza, que é segundo volante, mas atua com eficiência em outras posições, creio que sua posição natural deveria ser em Médio (centro), com um índice razoável em Médio (direita) e em Médio Defensivo (centro), e notas um pouco mais baixas em Médio Ofensivo (direita), Médio (esquerda) e Médio Ofensivo (centro).

Ficaria algo como: M (centro) 20, M (direita) 15, MD (centro) 15, MA (direita) 10, MA (centro) 12, M (esquerda) 10.

É como eu o edito, normalmente.

No caso dos laterais, no Brasil são mais utilizados como os "alas" do jogo (wing back) do que como "zagueiros" laterais, tendo em vista que desempenham constante função ofensiva. Portanto deveriam ter, normlamente, um índice ao menos razoável em "wing back", mas ainda assim, mantendo a posição natural como Defesa (direita, esquerda), para adequá-los ao jogo - visto que foi produzido tendo em conta a cultura tática européia, que não é tão 'caótica' como a brasileira.

De resto, concordo que devem ser feitas "apostas" na hora de decidir o PA dos jogadores de base, de acordo, é claro, com as capacidades de cada jogador em questão e também com a "margem de manobra" que os pesquisadores tiverem para escolher os PAs. Depender quase exclusivamente de newgens, ao menos pra mim, tira um pouco da atratividade de se jogar por vários anos.

Fora isso, a pesquisa do Grêmio tem tido realmente bastante qualidade, da mesma forma que a pesquisa brasileira em geral tem estado cada vez melhor, com relação a edições anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 1.1k
  • Criado
  • Última resposta

Isso ai Digo! Falou a minha lingua (sobre o D. Souza)

Acho que é so o Salvaro e o Pedro que até agora não virão isso...

Grandes merda 17 pro D. Souza de médio central sendo que na verdade ali é a posição dele mais do que volante defensivo. Outra coisa, ele atua pelo lado direito, esquerdo (poderia ter nota 13 naquelas posições).

Vai acontecer igual ao Hugo do São Paulo. Falei por um bom tempo a real posição dele, foi só ele se tranferir para o São Paulo que colocaram na posição que eu citei.

Mas faz isso, pode dexa ele de volante, posição que ele não joga faz tempo no Grêmio, devem ser colorados mesmo.

Link para o comentário

Isso ai Digo! Falou a minha lingua (sobre o D. Souza)

Acho que é so o Salvaro e o Pedro que até agora não virão isso...

Grandes merda 17 pro D. Souza de médio central sendo que na verdade ali é a posição dele mais do que volante defensivo. Outra coisa, ele atua pelo lado direito, esquerdo (poderia ter nota 13 naquelas posições).

Vai acontecer igual ao Hugo do São Paulo. Falei por um bom tempo a real posição dele, foi só ele se tranferir para o São Paulo que colocaram na posição que eu citei.

Mas faz isso, pode dexa ele de volante, posição que ele não joga faz tempo no Grêmio, devem ser colorados mesmo.

Deixa de besteira rapaz.

A primeira vez que fui chamado de colorado ignorei, agora se for continuar com essa palhaçada a coisa não vai funcionar.

Já disse antes que ele pode ser natural sim, não tenho problema algum em ver opiniões alheias e estou aqui discutindo sobre.

Agora não vou aceitar ofensas pessoais vindas de sua pessoa, ou fala igual gente e coloca tuas opiniões ou é melhor ficar quieto.

Link para o comentário

Agora me chamam de colorado porque eu consigo fazer o Diego Souza render naquela posição e ele não. É brincadeira!

Antes de tudo, tu poderias rever teus conceitos táticos de FM.

Abraços

Link para o comentário

Huhauahuahauhauha! Comédia!!

Relaxa ai Salvaro, leio seus posts a anos aqui no site e até acho você legal.

Você se sentiu tão afendido assim por te chamar só de "colorado"? ahuAHuahuAHuah

Levo pro lado pessoal? Ok não vo te chamar mais disso não. Mas em relação a ficar quieto isso eu não vou fazer. Participo sempre que posso, não apenas no Grêmio e vejo algumas dessas opiniões até serem ussadas na pesquisa.

Como você viu se for fazer uma votação grande parte vai apoiar colocar o D. Souza de MC (nota 20) e isso é fato. E so ussei tais palavras de baixo calão com você pelo que você disse num post acima se referindo que eu não saiba escala-lo. Desculpa pelo "Colorado".

Pedro, em relação a eu rever meus conceitos taticos, se você lesse meus posts ia vêr que não sou nenhum novato em falar de taticas e atributos, pois são as partes que eu mais me dedico em saber no FM. Desculpa ai pelo "Colorado" ok?

Sobre o D. Souza faz tempo que todos sabem que ele podia ser MC (nota 20) na posição e faz tempo que eu tambem falo e não vi nenhuma mudança, pois o jogador que está na base de dados é aquele mesmo do FM 2007 com apenas modificações nos atributos (?).

Quando preciso elogiei muito a pesquisa (que esta boa), mas quando vejo algo que não concordo dou minha opinião doa a quem doer.

É isso e t+.

Link para o comentário

Não tem problema, Alegretti, embora usar o termo "Colorado" pode ser meio ofensivo. :D

Mas uma coisa que vocês tem que ver é que não dá para a gente agradar todo mundo, já que em futebol sempre vão haver opiniões diferentes.

Link para o comentário

Basta lembrar. Qual a posição de origem do Diego?

Link para o comentário

Basta lembrar. Qual a posição de origem do Diego?

A questão é exatamente essa. Ele é volante, mas dar a ele 20 em Médio Defensivo (centro) significa, ao menos ao meu ver, que ele desempenhe prioritariamente a primeira função do meio campo, imediatamente à frente da zaga. O que não reflete como ele realmente joga. Ao menos no Grêmio - nos jogos que eu pude acompanhar, o que exclui boa parte das últimas partidas -, ele normalmente tem transitado pelo lado direito, jogando acima da linha do meio-campo, jogando até mais como meia do que como volante. Daí a sugestão de dar-lhe Médio (centro) como posição natural e um índice razoável em Médio (direita), para refletir o fato de ele atuar na meia-cancha, caindo um pouco para a direita. Talvez até pudesse se suprimir o índice em Médio (direita) dando-se a ele "moves into channels" como um preferred move. O que o faria deslocar-se às laterais do campo. Acho que representaria bem a função que ele desempenha no Grêmio.

Link para o comentário

Só que nós não podemos querer alterar toda hora a posição do jogador.

Daqui um tempo, o Thiego se efetiva na lateral-esquerda (algo impossível), mas cabível na realidade do Mano, e com isso iremos colocar o jogador de lateral efetivo.

Acho que devemos manter as características naturais dele, podendo aumentar seu índice na posição em que atua hoje em dia.

Daqui um tempo ele troca de clube, por exemplo, e volta a jogar de primeiro volante. Aí lá vai mais uma mudança, passando ele de novo como 1º volante efetivo.

Temos que pensar nisso também.

Link para o comentário

Não é bem assim também Pedro. Não basta lembrar a origem do posicionamento do jogador para definir sua atual posição natural. Não cabe ficar se prendendo a antigas ideias sobre um jogador, e sim atualiza-lo a medida da sua evolução. Acho que você deveria rever os conceitos atuais e não ficar se prendendo a fatos passados.

E sua teoria sobre uma possivel adaptação do Thiego na lateral esquerda acho incoerente. Se ele realmente for escalado apenas nessa posição nunca mais sendo colocado de zagueiro intão devo deixar ele somente de zagueiro natural?

Tem que se atualizar, olhar tambem a pesquisa europeia para abrir um leque de idéia para a pesquiza brasileira. Olhe o L. direito do Monaco Adriano, ele atuava de que no Grêmio? Ele esta atuando em que (nota 20) no Monaco? Taddei da Roma é natural de meia esquerda, direita, de médio pelos lados. Se quizer cito uma pancada de jogadores aqui que eram de uma posição no Brasil e no momento atuam diferente em outros países. Será que os espanhoies, italianos, franceses, ingleses tão errados e você esta certo?

Pra mim DiGo > all.

Link para o comentário

Os jogadores só podem ter uma posição natural na database. Tem algumas pesquisas (ex: a espanhola) que ignoram isso, mas o correto é ter só uma posição com 20 e o resto com 19 ou menos. E isso é determinação da SI mesmo.

Link para o comentário

Huhauahuahauhauha! Comédia!!

Relaxa ai Salvaro, leio seus posts a anos aqui no site e até acho você legal.

Você se sentiu tão afendido assim por te chamar só de "colorado"? ahuAHuahuAHuah

Levo pro lado pessoal? Ok não vo te chamar mais disso não. Mas em relação a ficar quieto isso eu não vou fazer. Participo sempre que posso, não apenas no Grêmio e vejo algumas dessas opiniões até serem ussadas na pesquisa.

Como você viu se for fazer uma votação grande parte vai apoiar colocar o D. Souza de MC (nota 20) e isso é fato. E so ussei tais palavras de baixo calão com você pelo que você disse num post acima se referindo que eu não saiba escala-lo. Desculpa pelo "Colorado".

Pedro, em relação a eu rever meus conceitos taticos, se você lesse meus posts ia vêr que não sou nenhum novato em falar de taticas e atributos, pois são as partes que eu mais me dedico em saber no FM. Desculpa ai pelo "Colorado" ok?

Sobre o D. Souza faz tempo que todos sabem que ele podia ser MC (nota 20) na posição e faz tempo que eu tambem falo e não vi nenhuma mudança, pois o jogador que está na base de dados é aquele mesmo do FM 2007 com apenas modificações nos atributos (?).

Quando preciso elogiei muito a pesquisa (que esta boa), mas quando vejo algo que não concordo dou minha opinião doa a quem doer.

É isso e t+.

Alegretti, sim, na ocasião soou de maneira ofensiva, até porque não foi a primeira vez, e foi por algo que eu já havia comentado sobre.

E como eu disse na mensagem anterior, não tem problema colocar suas opiniões, o que não é correto é querer ficar nessa ladainha de colorado, isso e aquilo. E eu comentei pelo fato de você tratar como se não pudesse escalar o Diego a MC e que ele não renderia por não ter ali quando opção principal. Surpreendeu-me porque escalando-o como MC no jogo ele se mostrou o melhor jogador do Grêmio até onde tinha jogado.

A questão não é colocar ou não opiniões, é como disse na primeira linha, é a forma como as coloca.

Como disse o Pedro, não é possível ficar alterando a posição do jogador cada vez que o treinador resolva escalá-lo um tempo em outra posição.

A posição natural do Diego Souza é segundo volante, no Grêmio ele está exercendo de maneira competente uma função mas avançada e se continuar no Grêmio ano que vem com o Mano, a tendência é que de fato mude definitivamente de posição, como também pode voltar para o Benfica e lá o treinador utilizá-lo em sua posição natural. Por isso ele tem uma nota alta de MC.

O Thiego deixou de ser usado de zagueiro e passou a atuar como lateral-esquerdo nas vezes em que atuou no time na mesma época que o Diego.

Há que se ter paciência, se a posição do Diego continuar sendo essa, em breve poderá ter sua função natural alterada.

Como disse o PMLF, não é o ideal colocar 20 em mais de uma posição.

Link para o comentário

Bom, chegamos a um concenso intão ai Tricolores.

Eu concordo que o mais sério seria que o jogador tivesse poucas posições naturais como o PMLF falou. Concordo também sobre o que o Salvaro disse de o jogador ser analisado com calma para só depois sem precipitações mudar a posição. Bom, dei minha opinião sobre o que tinha que dar e é isso ai e ja enjuei desse assunto hehe.

Obs: Pedro falei com você do mesmo modo que você disse comigo no post anterior.

Sobre Diego Souza (OFF)

Link para o comentário

• 2 semanas atrás...

o PA do Galatto de 151 ta exagerado, ele não deve evoluir muito

Ramon tem que ter o PA piorado, ele é ruim e não vai evoluir

CA do Sandro ta baixo, devia ser algo em torno de 138/140 e influencia 20

tcheco é o capitao da equipe e tem 15 de influencia?

tainan dizem que é muito promissor e 136 de PA???

tem vários errinhos que um gremista não pode deixar passar, fora os de posições já citados

se antes eu fiz elogios, agora fica uma crítica mais forte

Link para o comentário

15 na verdade não é uma nota ruim. Lembre-se que de 1-20 é a nivel mundial, não a nivel brasileiro.

O resto do que você falou, muita coisa é subjetiva.

O Taianan realmente não merece PA mais alto agora. 136 é bom o suficiente para se tornar jogador de nivel de primeira divisão do Brasileiro, até agora ele não tem dado nenhum grande sinal de merecer mais, mas como qualquer jogador jovem, ele pode obviamente explodir de repente.

Link para o comentário

sem falar no Leo, um dos mais promissores do elenco com -8, devia ser -9 com folga..

jogadores que atuaram meia duzia de partidas tiveram -10, porque um zagueiro seguro, que se firmou num dos principais times do brasil, sendo muito jovem, deve ter -8?

enquanto isso, vejo em outros times jogadores que nem atuaram e que são reservas com -9, enquanto titulares do gremio, promissores, com 18/19 anos tem PAs ridículos ou baixos... e o grohe, goleiro reserva, que acho um bom goleiro, tem -9, deveria ser -8, atuou pouco...

mas não duvido que depois de tudo que falei, só seja reduzido o PA do marcelo grohe e nada melhore

15 na verdade não é uma nota ruim. Lembre-se que de 1-20 é a nivel mundial, não a nivel brasileiro.O resto do que você falou, muita coisa é subjetiva. O Taianan realmente não merece PA mais alto agora. 136 é bom o suficiente para se tornar jogador de nivel de primeira divisão do Brasileiro, até agora ele não tem dado nenhum grande sinal de merecer mais, mas como qualquer jogador jovem, ele pode obviamente explodir de repente.

tu acompanha a carreira dele de perto é? que eu ouvi flar d torcedores do gremio q viram ele jogar, é bom de bola e promissor

Link para o comentário

tu acompanha a carreira dele de perto é? que eu ouvi flar d torcedores do gremio q viram ele jogar, é bom de bola e promissor

Precisa de mais que isso para subir o PA dele, "jogador bom de bola e promissor" tem aos montes.

Link para o comentário

me desculpa, mas se o que eu falei é subjetivo, imagina colocar jogadores que mal atuaram em suas equipes profissionais, não conquistaram nenhum título, pelo contrário, tiveram um ano fracassado, com -9 e -10sem falar na insistencia em tornar promissores jogadores que claramente não vão passar do mediano, enquanto outros surgem com grande potencial e não são tratados como tal

fora alguns erros na direção e comissão tecnica, como a falta do pelaipe e do sidnei lobo, sendo a ultima mais grave

Link para o comentário

me desculpa, mas se o que eu falei é subjetivo, imagina colocar jogadores que mal atuaram em suas equipes profissionais, não conquistaram nenhum título, pelo contrário, tiveram um ano fracassado, com -9 e -10sem falar na insistencia em tornar promissores jogadores que claramente não vão passar do mediano, enquanto outros surgem com grande potencial e não são tratados como tal

fora alguns erros na direção e comissão tecnica, como a falta do pelaipe e do sidnei lobo, sendo a ultima mais grave

Que jogadores?

Os casos do Pelaipe e do Sidnei Lobo já vão estar corrigidos na próxima atualização que tiver.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...