Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

A aventura

Durante um papo com o @#Vini surgiu a seguinte questão: na formação de newgens na América do Sul, o Brasil é ouro, a Argentina é prata...e quem fica com o bronze?

Eu poderia jurar que era o Uruguai, pátria de Suárez, Forlán, Cavani, Recoba e Arrascaeta; mas curiosamente, dentro do jogo, a capacidade charrúa de produzir bons jogadores está atrás de outros países da região como Peru, Equador e Chile, surpreendentemente no mesmo nível do Paraguai. E voltando então à questão original, quem fica com o bronze? Para a minha surpresa, é a Colômbia.

E foi assim que a terra de Rincón, Asprilla, Higuita e Valderrama se tornou ponto de partida para uma aventura que já se desenhava há algum tempo: um save só com a base (ou prata da casa, ou youth challenge, como queiram) na América do Sul. A ideia une a vontade de jogar na região com a necessidade de uma experiência mais fluida no FM, sem gastar tanto tempo com contratações e negociações, o que é adequado ao meu momento atual.

Como dentro da database oficial a última divisão jogável é a segunda divisão colombiana, é lá que o save vai se iniciar.

O clube

Quarta equipe mais antiga da Colômbia, o Cúcuta Deportivo foi fundado em 10 de setembro de 1924 em…Cúcuta, na fronteira com a Venezuela. Dona de uma das mais fanáticas e apaixonadas torcidas do país, a equipe rubro-negra manda seus jogos no Estádio General Santander, com capacidade para 42 mil espectadores.

AP1GczORpqZkfyUAHTDinPbjhdKOMubpLz1MkQAL

Após uma longa etapa no futebol amador o Cúcuta se juntou ao profissionalismo em 1950, durante o El Dorado colombiano. Na época uma briga levou a liga oficial do país, a Dimayor, a deixar a Federação Colombiana e consequentemente ser banida pela Fifa de todas as competições oficiais. 

De forma bem (BEM) resumida, a Dimayor passou a ser considerada uma liga “pirata” porque operava fora das regras da Fifa. Isso permitia contratar jogadores de outros países sem pagar pela transferência, ignorar taxas de federação (ou seja, sobrava dinheiro para salários mais altos) e montar times sem quaisquer limites de estrangeiros. Com isso, uma avalanche de craques desembarcou no país andino - o Millionarios, por exemplo, montou um dos melhores e mais poderosos times do planeta na época, contando inclusive com o lendário Alfredo di Stéfano.

O apelido “El Dorado” era uma referência a uma antiga lenda da época da colonização sul-americana, quando uma tribo colombiana chamada muísca tinha um ritual onde um chefe era banhado em ouro e uma oferenda do metal era atirada a um lago. Ao saberem disso, os europeus passaram a acreditar que existia uma cidade toda feita de ouro e cheia de tesouros - e claro, nos anos 50 o "El Dorado" era a Colômbia cheia de craques.

O Cúcuta não ficou de fora do jogo e contratou praticamente uma seleção uruguaia inteira, incluindo muitos craques que haviam sido bicampeões do mundo em 1950. A foto da época mostra o uniforme com a camisa dividida ao meio em preto e vermelho, um dos estilos mais utilizados pela equipe.

AP1GczNKq86IAq1gtxcD-b6deRPHZ7AZBY7ZrSM5

O alto investimento, porém, foi em vão: os cucutenses não venceram nenhum campeonato até o fim do El Dorado, em 1954, passando inclusive por uma grande crise financeira; seu primeiro título nacional só chegaria muito tempo depois, na temporada de 2006. Foi graças a essa taça, inclusive, que o time fez uma excelente participação na Libertadores em 2007, sendo derrotado pelo futuro campeão Boca Juniors nas semifinais. Posteriormente na Libertadores de 2008 teve uma nova boa participação, chegando às oitavas de final e sendo eliminado pelo Santos. 

AP1GczO2E0KGEN3F6U1B28xxMaCoNoYF3t3tei4I

Mais recentemente a equipe chegou a fechar, após o antigo proprietário ser acusado de corrupção, maus-tratos e calote em jogadores e funcionários. O time ficou 19 meses longe de torneios oficiais e a re-afiliação à Dimayor só foi autorizada em 2022, com um novo proprietário. Com isso o Cúcuta reiniciou sua jornada na segunda divisão - e desde então bateu na trave algumas vezes para regressar à elite colombiana.

Agora, nessa nova era que se inicia, serão as pratas da casa que guiarão o Cúcuta de volta à elite - e rumo a voos ainda mais altos.

Dados do save

AP1GczNwFeK_l8tw-uDfx5LGHG8S-1l7mtT57bkx

Postado

Bom retorno e boa sorte Tsuru! 

Equipe bem simpática pelas cores e ano de fundação, hehehe

Confesso que nunca tinha entendido bem essa lenda do El Dorado, bem bacana.

Postado

Olha eu assinando mais um fórum!!!

O rubro negro não me agrada, logo o secador estará sempre ligado!  

Sucesso (ou não) no desafio! 

🤣

Postado

Acompanhando. Boa sorte.

Postado

com certeza vou acompanhar, um dia vou criar coragem e fazer o save da base, mas enquanto nao faço, gosto muito de acompanhar rs

Postado

Boa sorte com o Cúcuta, Tsuru!

Postado

Boa sorte e que o save seja longo e duradouro.🖖

Postado

Sempre gostei muito da Colômbia pela sua diversidade cultural, que é muito rica. E no futebol não é diferente, com certeza está entre os melhores Youth Rating do game. Logo, foi uma excelente escolha. 

A história em torno da Liga é curiosa também. Então houve um período em que a Colômbia criou uma liga com suas próprias regras á margem da Fifa?

Vai ser legal ver o Clube voltar a uma semi de Liberta algum dia.

Boa Sorte com o Cucutá. E Ótimo retorno, Tsuru!

Postado

Oba, mais um save de base 🙄

Boa sorte na Colômbia, Tsuru. Belas cores do clube, aliás, e belíssima história durante a era de ouro - outro ponto em comum com nosso país.

Postado
  Em 23/04/2025 em 20:43, Marcolation disse:

Oba, mais um save de base 🙄

Boa sorte na Colômbia, Tsuru. Belas cores do clube, aliás, e belíssima história durante a era de ouro - outro ponto em comum com nosso país.

Expand  

Que cara é essa? Ao menos é divertido ver a gente treinar um bando de pernas de pau, não acha? Hahaha

Obrigado Marco. A Colômbia é daqueles lugares cheios de histórias interessantes que acabamos nunca dando a devida atenção, e o futebol deles não é exceção.

Em 23/04/2025 em 14:47, MitoMitológico disse:

Sempre gostei muito da Colômbia pela sua diversidade cultural, que é muito rica. E no futebol não é diferente, com certeza está entre os melhores Youth Rating do game. Logo, foi uma excelente escolha. 

A história em torno da Liga é curiosa também. Então houve um período em que a Colômbia criou uma liga com suas próprias regras á margem da Fifa?

Vai ser legal ver o Clube voltar a uma semi de Liberta algum dia.

Boa Sorte com o Cucutá. E Ótimo retorno, Tsuru!

Expand  

Difícil alguém que não simpatize com a Colômbia, né? E o futebol deles é cheio de times e histórias interessantes, incluindo a era do El Dorado. O curioso é que a coisa deu tão certo e funcionava tão bem que a federação e a Fifa foram meio que obrigadas a fazer um acordo pra encerrar tudo, sob risco de outras ligas perceberem que podiam ter sucesso sozinhas - e muito melhor, sem Fifa nenhuma pra encher o saco.

Se quiser saber mais sobre, tem um podcast muito legal do Futebol de Botão sobre esse período, você encontra fácil num Spotify da vida (ou jogando no Google mesmo).

Estou curioso para ver como vai ser essa geração de newgens colombianos, que hoje está entre as 15 melhores de todo o FM. Acredito eu que bons talentos não vão faltar.

Obrigado Mito!

Em 23/04/2025 em 12:31, LC disse:

Boa sorte e que o save seja longo e duradouro.🖖

Expand  

Obrigado LC!

Em 23/04/2025 em 12:16, #Vini disse:

Boa sorte com o Cúcuta, Tsuru!

Expand  

Valeu Vini!

Em 23/04/2025 em 10:37, André Honorato disse:

com certeza vou acompanhar, um dia vou criar coragem e fazer o save da base, mas enquanto nao faço, gosto muito de acompanhar rs

Expand  

Gosta de ver a gente se lascando né? Digo...hahaha.

A fluidez desse tipo de save é ótima, sem ficar horas fazendo contratações. E também é muito legal ver os jovens se formando e ganhando espaço no clube. Diversão garantida ou dinheiro de volta!

Obrigado André!

Em 23/04/2025 em 08:35, Cadete213 disse:

Acompanhando. Boa sorte.

Expand  

Obrigado Cadete!

Em 22/04/2025 em 23:35, rodrigorrrocha disse:

Olha eu assinando mais um fórum!!!

O rubro negro não me agrada, logo o secador estará sempre ligado!  

Sucesso (ou não) no desafio! 

🤣

Expand  

Como assim? São as cores mais lindas, é perfeito hahaha

Obrigado Rodrigo!

Em 22/04/2025 em 23:11, Nismo disse:

Bom retorno e boa sorte Tsuru! 

Equipe bem simpática pelas cores e ano de fundação, hehehe

Confesso que nunca tinha entendido bem essa lenda do El Dorado, bem bacana.

Expand  

Valeu Nismo.

Olha só, não tinha me atentado pra essas coincidências hehehe

Sempre me perguntei porque essa era do futebol colombiano era chamada assim, a lenda original ajuda a gente a entender. Pensando numa perspectiva positiva né, porque imagino que a federação e a Fifa jamais chamariam de El Dorado hahaha

Postado

Eu gostaria de ver um país em ascensão como o Equador por exemplo, que anda revelando muitos atletas lá no Del Valle ou resgatar os anos de glória do Uruguai.

Estava lendo um save do Once Caldas e talvez por isso eu esteja saturado da Colômbia mas se tem Tsuru, tem bom save e dissecação de táticas (que falta muito nos tópicos que leio, dificilmente alguém dedica tempo para abordar sobre).

Também acho que tinha clubes mais interessantes para fazer esse desafio. A Colômbia tem muitos times bacanas. Esse foi porquê é rubro negro ou teve algum outro motivo específico? A história do clube não me chamou muita atenção não, comparada as outras escolhas suas.

Boa sorte! Quero enfrentar esse desafio um dia mas não consigo ter essa paciência. O Argentino Juniors seria meu primeiro plano.

Postado
  Em 24/04/2025 em 11:22, Banton disse:

Eu gostaria de ver um país em ascensão como o Equador por exemplo, que anda revelando muitos atletas lá no Del Valle ou resgatar os anos de glória do Uruguai.

Estava lendo um save do Once Caldas e talvez por isso eu esteja saturado da Colômbia mas se tem Tsuru, tem bom save e dissecação de táticas (que falta muito nos tópicos que leio, dificilmente alguém dedica tempo para abordar sobre).

Também acho que tinha clubes mais interessantes para fazer esse desafio. A Colômbia tem muitos times bacanas. Esse foi porquê é rubro negro ou teve algum outro motivo específico? A história do clube não me chamou muita atenção não, comparada as outras escolhas suas.

Boa sorte! Quero enfrentar esse desafio um dia mas não consigo ter essa paciência. O Argentino Juniors seria meu primeiro plano.

Expand  

Vai ser interessante ver como vou lidar com a parte tática sem muitas vezes ter peças à disposição. Vou me adaptar? Vou adaptar os jogadores? Vai ter estilo de jogo ou vai ser algo mais genérico? Aguarde as cenas dos próximos capítulos hahaha

Entendendo que não fazia sentido iniciar na elite, há algum tempo eu fiz uma pesquisa sobre futebol colombiano, pensando em jogar outro desafio que nem era esse aqui.

Descobri na época que a maioria das equipes da segundona é time 100% de empresário. Tipo, não é uma equipe que virou SAF ou coisa assim, é time mesmo criado pra ganhar dinheiro, saca? Eu respeito, acho que tem espaço pra todo mundo, mas não gosto. E dos poucos que têm raízes tradicionais simpatizei mais com o Cucuta e sua apaixonada torcida, mas sem muitas conquistas relevantes no caminho. 

Sobre Equador eu tentei já, mas já me lasquei tanto com update alternativo, dentro do Equador inclusive, que nem me arrisco mais. E o Uruguai tem dois problemas: além do YR mais baixo, o que poderia tornar o save bem mais complicado, eu cheguei a carregar save por lá algumas vezes, inclusive com times diferentes, e simplesmente não flui. Esse é um desafio complexo por natureza, se eu não me animar pra jogar desde o inicio a coisa certamente não vai andar.

Obrigado Banton!

Postado

Opa, aí sim!! Bom vê-lo retornando um save e a escolha pela Colômbia me parece muito acertada. Desejo sorte!

Postado
  Em 26/04/2025 em 15:37, mfeitosa disse:

Opa, aí sim!! Bom vê-lo retornando um save e a escolha pela Colômbia me parece muito acertada. Desejo sorte!

Expand  

Obrigado Feitosa. É uma liga bem interessante e cheia de times legais, e que sempre viveu meio à sombra de Brasil e Argentina. Vamos ver como vai ser o surgimento dos jovens, estou bem curioso.

Postado

Boa sorte no novo save!

O Uruguai até revela bons jogadores, mas se pegar e comparar a liga de lá com a da Colômbia, dá pra notar que ficaram pra trás, em média.

Se não tiver nenhum cartel atrapalhando os trabalhos ou um proprietário violentando funcionário, tem de tudo pra dar certo rsrs

Postado
  Em 28/04/2025 em 15:49, Fernandinhobol disse:

Boa sorte no novo save!

O Uruguai até revela bons jogadores, mas se pegar e comparar a liga de lá com a da Colômbia, dá pra notar que ficaram pra trás, em média.

Se não tiver nenhum cartel atrapalhando os trabalhos ou um proprietário violentando funcionário, tem de tudo pra dar certo rsrs

Expand  

Obrigado! Acho eu que o Uruguai só não foi ultrapassado em títulos de copas sul americanas por países como Equador e Colômbia porque a distância em termos de volume ainda é grande, tipo, mais que o dobro, e porque o Brasil ainda abre um abismo pra todos os outros países. Em termos de estrutura de liga e organização me parece que vai ficando para trás, sim.

Tomara que os cartéis e os proprietários ruins não prestem atenção na gente hahahaha

Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Capítulo 1
01/05/2025

Para guiar o Cúcuta Deportivo em sua jornada com as pratas da casa, criei um treinador fictício chamado Emiliano Rodríguez, após uma pesquisa sobre nomes e sobrenomes populares na Colômbia. Utilizei as licenças recomendadas para o clube e claro, coloquei ênfase total na formação de jovens talentos.

AP1GczP_d3ImqVEX_jTZiBkuMikMdirBphaXE4_N

Conforme já havia adiantado, o estádio General Santander tem capacidade para 42 mil espectadores na vida real, sendo que no FM aparece com 40 mil lugares. Destaque também para o nível de treino das camadas jovens, que é excelente - já as condições de treino gerais, as condições das camadas jovens e o recrutamento são áreas nas quais o clube vai precisar investir.

AP1GczOqMrsJU4a4iVvbECamzCW3JhzaZtOfO1tf

Também não aparece na imagem mas nosso arquirrival é o Atlético Bucaramanga (oi, Sherman Cárdenas!), hoje na primeira divisão, contra o qual jogamos o Derbi Clásico del Oriente Colombiano (gostei da ênfase em "derbi clássico"). Temos ainda rivalidades com o Alianza FC (atualmente também na primeirona), com o Cúcuta FC, atualmente sem divisão, e com o Real Santander, que disputará conosco a segundona. A rivalidade com o Santander, inclusive, parece ser levada a sério, já que um dos objetivos dos torcedores é terminar acima deles na classificação da liga.

Por falar em torcida, ela é outro patrimônio do clube, descrita sempre como fanática e apaixonada mesmo numa equipe que há décadas enfrenta dificuldades financeiras e que tem poucas conquistas relevantes; no Brasil acho que seria equivalente talvez a Remo ou Paysandu. Curiosamente no FM a maior parte dos torcedores são descritos como "comuns" e "família".

AP1GczMm1NbxicYeVgIzyS3IvYw3ec2xjAtdcQrg

A situação financeira inicial do clube também não era ruim, embora as projeções para os próximos tempos sejam de balanço negativo. Se fosse necessário contratar talvez estivéssemos em apuros, porque não temos dinheiro em caixa para transferências e a folha salarial estava no limite, com apenas 3 mil dólares de margem. Considerando que esse é o salário médio de uma jovem promessa, qualquer renovação de contrato ou mesmo contrato profissional já nos deixaria no vermelho - que foi o que aconteceu.

Daí eu ter começado a temporada encerrando o empréstimo do ótimo ponta Julian Angulo, que estava cedido pelo nosso rival Santander, com o Cúcuta pagando integralmente o salário de 9 mil dólares por mês. Para uma posição com muitas opções e dada a questão financeira, não fazia sentido.

Como já mencionei, os valores estão em dólares.

AP1GczNTw6kgUT723vqmxwHYyMTRmOZMrreXEPW-

Por falar em jogadores, encontrei um elenco bastante completo, com atletas para todas as posições e mesmo boas opções no banco de reservas. Tanto assim que da base os únicos que eu promovi imediatamente foram o zagueiro Andrés Bayona, que está sendo treinado para virar volante, e o zagueiro/lateral Bayron Suaza, para cobrir uma lesão de Maurício Duarte. A grande maioria dos jogadores é colombiano, com quatro argentinos complementando o plantel principal. Temos ainda muitos jovens, com alguns veteranos ali na casa dos 30 anos dando aquela experiência que é sempre bem-vinda.

Como atualmente a saída de bola com três jogadores é quase obrigatória e vejo nossos laterais com um perfil mais de chegada ao ataque, enxerguei logo de cara duas possibilidades táticas: ou um 4-3-3 com um volante atuando como um terceiro zagueiro, ou um 4-2-3-1 com dois volantes, um deles jogando mais próximo da zaga e o outro ajudando a construir o jogo.

A primeira opção obviamente deixaria alguns dos (muitos) volantes do elenco de fora do time principal, enquanto a segunda não faria bom uso dos meias centrais que temos. Não se pode ter tudo na vida, não é mesmo?

AP1GczM93ZvRFZfETRVzP8w3oz-eckiJguWNvmYX

Além do já mencionado excesso de volantes, achei interessante também o perfil bem variado dos homens de frente. Robledo é um grandalhão e homem de área, bom para quando o jogo "pede" para abrirmos mais pelas laterais e cruzarmos a bola na área; Perea é um jovem atacante velocista, ideal para puxar contragolpes quando estivermos vencendo; e Agudelo é um atacante brigador, daqueles que pressionam a defesa, roubam a bola e marcam gols, e acaba sendo uma espécie de "faz-tudo", bom para qualquer situação.

Por falar em Agudelo, ele é hoje o principal jogador do Cúcuta, depois de ter se formado e feito toda a sua carreira em times colombianos. E, de acordo com a análise do adjunto, forma a atual espinha dorsal da equipe ao lado do zagueiro Hernán Perluz, do lateral Maurício Duarte, do volante William Parra e dos meias Lucas Rios e Cristian Álvarez

AP1GczMIuJEbufiUEbVPdYb8eHoiwZ8JAqpXSvGp

Já em relação aos jovens, a equipe técnica do clube - que recebeu vários reforços depois da minha chegada e se firmou como uma das melhores da segunda divisão - avalia que temos quatro principais candidatos à equipe principal: o ponta venezuelano Luis Zuñiga, o meia Jheferson Garavito, o já mencionado zagueiro Andrés Bayona e o atacante Germán Triana. Olho neles.

AP1GczNahKMFNuMEceM5tyjuj0Cs9xav7bL9sAwF

Considerando nossa espinha dorsal, com um volante e dois meias centrais como três dos melhores jogadores do time, achei que o 4-3-3 fazia mais sentido - além de ser a formação que eu mais gosto de jogar. Então juntamos a fome com a vontade de comer: parti de um 4-3-3 em Contra-Ataque Fluido, que usa os laterais chegando ao ataque, fui construindo algo próprio e usei o Rate my Tactic para finalizar.

AP1GczN3w0cBS7lGFNP3FErEUYcH3PMI51Igs6_P

A ideia aqui é ser um time que controla a bola, joga no campo do adversário, pressiona alto e ataca com passes curtos e controlados, sem acelerar demais o jogo - até o momento em que o espaço aparece, quando partimos para o drible para definir a jogada. Fica um futebol de posse, de controle, mas com o recurso do drible para dar um tempero especial. 

Fiz alguns testes com Levar a Bola Até a Área, gosto da ideia porque essa instrução meio que faz o time estacionar em bloco na frente da área rival, mas ainda preciso observar melhor nos jogos a valer para ter certeza se vamos ou não utilizar.

Originalmente o Contra-Ataque Fluido usa MAA e MC Apoiar, só que aqui não faz sentido. Se vamos controlar a bola e atacar de forma paciente, precisamos de um jogador insinuante, driblador e de certa forma imprevisível, que conecte meio e ataque e pise na área sem se descuidar totalmente da defesa; caso contrário vamos nos expor demais e ao mesmo tempo atacaremos de forma previsível. Entendo que a melhor função para isso é um Mezzala em Apoiar, e Forbes e Suárez fazem essa função melhor do que Lucas Rios.

Cheguei a testar Mezzala com MAA, mas aí pensei...se vamos atacar de forma paciente, é natural que os adversários ao defender se fechem, neguem os espaços e tentem sair em contragolpe. Diante de uma defesa fechada eu preciso de um "cérebro", alguém que pense a jogada, seja o ponto focal, receba a bola e encontre espaços onde outros não vejam; e ao mesmo tempo tem que ser um segundo homem de meio mesmo, cobrindo as subidas do Mezzala e ao mesmo tempo ajudando o Pivô Defensivo a levar a bola da defesa para o meio. Essa é uma descrição quase exata do CJ Apoiar, função na qual Cristian Álvarez é quatro estrelas.

Outro detalhe são os laterais: por ser um jogo de posse e com subidas deles ao ataque, optei por dois DL Apoiar com instruções para se manterem abertos e chegarem mais a frente. Quero ataques pelas laterais e cruzamentos na hora certa, sem pressa e sem acelerar o jogo sem necessidade, que são características muito associadas à função de Ala.

Porém, essa não será a única tática utilizada. Já diz o velho e conhecido ditado: quem tem alternativa, tem o poder.

AP1GczNXLomdXMtiA-PvjPcnQgRTZ-D_bKATOPYT

Parece igual, mas não é. Jogar com linha alta e marcação alta por 90 minutos gera um desgaste físico enorme, fora que, se abrirmos o placar, não precisamos mais nos expor tanto - dá para atacar sim, mas já sem correr tantos riscos. É por isso que nesse momento adotamos um bloco médio, tornando o time mais compacto, menos intenso e eventualmente forçando o adversário a abrir mais espaços nas costas da defesa dele. 

Não é a única, porém. Se o adversário estiver muito fechado e muito resistente, segurando por exemplo o 0 a 0 até o segundo tempo, mudamos a estratégia: o grandalhão Robledo vai para o centro do ataque, peço para focar o jogo pelos dois flancos e fazer sobreposições dos dois lados, usando triangulações nas laterais para puxar a marcação para os flancos e abrir espaço para cruzamentos para a área.

E tem mais? Sim. Nos últimos minutos de cada jogo, usamos instruções à oposição e estacionamos o ônibus se estivermos vencendo. Por enquanto uso um 4-1-4-1 com um atacante isolado, mas em breve devo trocar para o 4-3-3 estacionar o ônibus do FM mesmo, usando o template original. É uma tática usada por pouco tempo, não vale a pena ficar gastando muito tempo com ela.

No próximo post falaremos um pouco mais sobre a estreia na segunda divisão colombiana. Até lá!

• Tsuru mudou o título para Cúcuta - O El Dorado é aqui: Capítulo 1 (01/05)
Postado

Gosto das análises que o fizeram montar o time. Parece ter um bom elenco, jovem e com boas peças para já fazer uma boa primeira temporada.

Você costuma usar algum vídeo ou algum texto sobre táticas ou isso já vai de toda sua experiência como jogador? Lembro de já ter lido um manual tático para o FM20 mas acho que perdi kkkk não sei se você tem esse ainda

Boa Sorte pra temporada!

Postado

Bom save, colombianos e uruguaios sempre tem qualidade boa no FM. É incrivel como a Colombia revela muito ponteiro no FM...sempre tem um ponteiro bom a ser descoberto por essas bandas.

Postado

Boas as táticas, bem montadas e pensadas para o elenco que se tem em mãos, do jeito que eu gosto. Curioso pra ver os resultados na prática!

Postado
  Em 02/05/2025 em 01:04, Fernandinhobol disse:

Boas as táticas, bem montadas e pensadas para o elenco que se tem em mãos, do jeito que eu gosto. Curioso pra ver os resultados na prática!

Expand  

Pois é, ainda acho que o "Estilo Ancelotti" é o que tem funcionado melhor no FM, tentando criar algo a partir do que se tem. E em um save com a base nem se fala, porque não dá pra buscar no mercado o que falta em casa. Quanto mais a gente tira do elenco, melhor serão os resultados - que venham muitos e bons!

Em 01/05/2025 em 23:06, Carlos Magno22 disse:

Bom save, colombianos e uruguaios sempre tem qualidade boa no FM. É incrivel como a Colombia revela muito ponteiro no FM...sempre tem um ponteiro bom a ser descoberto por essas bandas.

Expand  

Obrigado! Os colombianos adoram um "pontinha ensebado" né? Aqui no Cúcuta só não tem mais pontas que volantes...hehehe.

Em 01/05/2025 em 23:02, MitoMitológico disse:

Gosto das análises que o fizeram montar o time. Parece ter um bom elenco, jovem e com boas peças para já fazer uma boa primeira temporada.

Você costuma usar algum vídeo ou algum texto sobre táticas ou isso já vai de toda sua experiência como jogador? Lembro de já ter lido um manual tático para o FM20 mas acho que perdi kkkk não sei se você tem esse ainda

Boa Sorte pra temporada!

Expand  

Vamos ver...curioso para ver como o time vai render sem contratações. A princípio me parece sim um bom ponto de partida.

Sobre tática, hoje vem da minha experiência como jogador mesmo. A tal ponto que tenho meio que uma forma de construir que é praticamente a mesma em todo save, e deve ser uns 80% análise do meu elenco. Fica aí uns 10-15% pra escolher um estilo no FM e adaptar ele, e uns 5-10% no Rate my Tactic pra dar um toque final, porque dependendo da tática montada é preciso ajustar um pouco mais. 

Até descobrir isso eu quebrei muito a cabeça. Foram horas lendo tutoriais, vendo vídeos, tentando aprender como outros jogadores faziam, criando estilos de jogo super complexos...e nada funcionava direito. Quando eu comecei a tentar tirar o máximo dos meus jogadores e começar a construir a partir do que o próprio FM sugere, a coisa começou a fluir muito melhor. 

O lado bom é que eu já li tanta coisa sobre funções e tarefas por exemplo que hoje eu olho pra uma tática e já consigo identificar ali o que tem, se sinto falta de alguma coisa, onde acho que pode dar problema e tal. Eu tenho até vontade de escrever um guia sobre o assunto, quem sabe?

Obrigado Mito!

Postado

Eu confesso que já não estou levando as estrelas tão a "ferro e fogo" nas minhas análises pq tem time que tu chega e todo mundo é 5 estrelas... Parece que o auxiliar quis ser gente boa até com aquele marmanjo que ia trabalhar em outra coisa que não fosse futebol.

Mas o time é bem bacana. O excesso de volantes realmente atrapalha, mas, dependendo dos atributos de cada um e adaptação à posição, pode ter um bom zagueiro ou MC-At escondido ali.

Curioso pra ver como vai trabalhar com o time 

Postado

Bem, que belo estádio que aí tens. A ver se os jogadores correspondem e dão muitas alegrias aos adeptos.

Postado
  Em 02/05/2025 em 12:41, Nismo disse:

Eu confesso que já não estou levando as estrelas tão a "ferro e fogo" nas minhas análises pq tem time que tu chega e todo mundo é 5 estrelas... Parece que o auxiliar quis ser gente boa até com aquele marmanjo que ia trabalhar em outra coisa que não fosse futebol.

Mas o time é bem bacana. O excesso de volantes realmente atrapalha, mas, dependendo dos atributos de cada um e adaptação à posição, pode ter um bom zagueiro ou MC-At escondido ali.

Curioso pra ver como vai trabalhar com o time 

Expand  

Peço licença ao dono do post para contribuir com a fala de quem joga há muitos anos também....Então, eu num save que estou fazendo vou continuar pelas estrelas e relatório de olheiro e numero de lesoes mas num futuro save to pensando em usar moneyball alguma outra coisa assim pq voce acaba trazendo muito jogador de CA e CP enganador e as vezes tem uns de atributos aparentemente fracos que destroem. Outra coisa que percebi que parece que jogadores com atributos mais equilibrado de 9 a 14 ...geralmente 11 a 13 por ai rendem melhor que uns que tem tipo desarme ou velocidade ou determinação por exemplo alto. E ja vi isso ocorrer em muito time, acho que vai mais da coesao e repetição de tática. Não sei o que o que o autor @Tsurupensa disso

Postado
  Em 02/05/2025 em 17:18, Carlos Magno22 disse:

Peço licença ao dono do post para contribuir com a fala de quem joga há muitos anos também....Então, eu num save que estou fazendo vou continuar pelas estrelas e relatório de olheiro e numero de lesoes mas num futuro save to pensando em usar moneyball alguma outra coisa assim pq voce acaba trazendo muito jogador de CA e CP enganador e as vezes tem uns de atributos aparentemente fracos que destroem. Outra coisa que percebi que parece que jogadores com atributos mais equilibrado de 9 a 14 ...geralmente 11 a 13 por ai rendem melhor que uns que tem tipo desarme ou velocidade ou determinação por exemplo alto. E ja vi isso ocorrer em muito time, acho que vai mais da coesao e repetição de tática. Não sei o que o que o autor @Tsurupensa disso

Expand  

Também me metendo aqui. Como o save do Tsuru se propõe a usar a base, isso fica ainda mais evidente. Muito jogador com personalidade boa, com mais encaixe dentro da proposta tática, acaba se dando bem, mesmo sem atributos tão espetaculares. 

Aproveitando o gancho, os jovens pinçados como prospectos para o time titular são muito bons. Gostei muito do Zuñiga: decide e finaliza bem, além de uma excelente aptidão física. Gostei. 

O Guaravita aí parece muito técnico e é outro que pode contribuir no rodízio desse meio-campo. Taticamente gosto desse aparente arroz e feijão, com um temperinho básico para que o time consiga dar conta das respostas que a IA traz.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...