Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os 30 de Hum - O capítulo final que os gigantes não escreveram [Att 13/04/25]


Posts Recomendados

Postado

spacer.png

"Toda lenda tem um fim! E quando os autores desaparecem antes de concluí-la? Em Hum, os gigantes ergueram muralhas e foram embora, deixando a cidade como um verso interrompido. Séculos depois, dois “gigantes” fizeram o impensável: começaram a escreveram o capítulo final não com pedras, mas com chuteiras."

Esta é a saga do NK Hum – o time que virou a última palavra que os gigantes não disseram.

Eles construíram tudo... exceto o fim!

Finalmente, depois de tantos anos apenas lendo as histórias por aqui, criei coragem para fazer a minha. Vou iniciar esse primeiro post como muitos que já vi por aqui, com informações técnicas, um prólogo e - como é minha primeira vez - minha apresentação.

QUEM SOU EU?

Me chamo Rodrigo Rocha, carioca, Botafoguense e um eterno apaixonado por jogos de manager, especialmente o lendário Championship Manager 03/04, que já me rendeu noites sem dormir e longos saves. A paixão é tanta que, em 2020, eu e uns amigos criamos a Confraria dos Managers, que tem a missão de manter vivo o jogo e nisso vamos bem, uma vez que juntamos mais de 30 loucos em 3 divisões com ligas e copas que já vão em 15 temporadas de jogatina.

Depois de anos resistindo (e sem uma máquina que rodasse o FM), decidi me aventurar no FM24, e não poderia ser com um projeto qualquer: vou recriar o meu save mais marcante no CM, aquele que me fez perder horas, noites e fins de semana — a saga do Nogometni Klub Hum, ou NK Hum, ou (para os mais íntimos Hum) o time da menor cidade do mundo. Só que, desta vez, com tudo que o FM pode oferecer: imersão profunda, narrativa rica, e um nível de detalhe que o CM, por mais nostálgico que seja, nunca poderia alcançar.

POR QUE HUM? 🤷‍♂️

Em minhas andanças pela grande rede, certa feita, me peguei no Google pesquisando qual seria a menor cidade do mundo e encontrei uma “vila” com apenas 28 moradores (a época), na Croácia e seu nome era Hum. Me aprofundei na pesquisa e fui me apaixonando pela cidade que cresceu (ops) entre os muros. Hum é quase um feudo no século XXI. 

🗺️ INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS 🗺️

A menor cidade do mundo é Hum, localizada na região da Ístria, na Croácia, é reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records como a menor cidade, com uma população de cerca de 30 habitantes. Apesar do seu tamanho diminuto, a cidade é rica em história e cultura, com suas ruas de pedra, arquitetura medieval e tradições locais, como a produção de azeite e vinho. É fascinante como um lugar tão pequeno pode ter tanta relevância cultural!

A cidadela tem uma origem fascinante, que remonta ao século XI. Originalmente, Hum foi construída como um castelo medieval, e seu desenvolvimento urbano ocorreu dentro das muralhas que protegiam a cidade. Essa característica única ajudou a preservar sua arquitetura histórica, incluindo torres e muralhas, que ainda podem ser vistas hoje. Hum é composta por apenas duas ruas principais e algumas casas de pedra, criando um ambiente íntimo e cheio de charme. Manteve sua designação como "cidade" devido a critérios históricos e administrativos da Croácia. Além disso, Hum é famosa por suas tradições culturais, como a produção do licor Biska, feito de uva e visco, cuja receita é antiga e reverenciada pelos habitantes. A cidade também é cenário de eventos culturais e festivais que celebram sua rica herança croata, atraindo turistas interessados em sua história e arquitetura bem preservada.

spacer.png

Segundo a tradição local, Hum foi criada por gigantes. Diz-se que, enquanto construíam as cidades vizinhas no vale do rio Mirna, os gigantes decidiram usar as poucas pedras restantes para construir uma cidade em miniatura, apenas por diversão. Assim, nasceu Hum, a menor cidade do mundo. Essa história lendária reflete o charme único de Hum e sua conexão com o imaginário popular. Além disso, a cidade também é conhecida por seu "Caminho Glagolítico", um percurso histórico ladeado por monumentos de pedra que representam letras do antigo alfabeto glagolítico, reforçando ainda mais sua aura mística e cultural.

spacer.png

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

1. A HISTÓRIA

Em relação à ficção do save, vocês serão apresentados no prólogo, à Marko Juric e Kamen Pvrak, as duas pessoas que conduzirão os caminhos do nosso Hum ao longo da temporada. Os capítulos serão apresentados como notícias do jornal Vijestre Istre e  outras mídias que surgirão ao longo da história.

2. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A cidade de Hum, na Croácia, não existe no save, então foi necessário o uso do editor pré-game para a sua inclusão na base da dados. Tudo o que é necessário para que o save pudesse ficar o mais realista possível foi editado no momento de sua criação (latitude, longitude, altura, clima...). 

Para posicionar o NK Hum em seu ponto de partida mais realista possível, recorremos a um banco de dados completo da pirâmide futebolística croata, obtido através do canal Cro-Manager no Discord. Esse pacote inclui todas as 8 divisões do futebol croata, desde a elite até as ligas regionais. Antes de iniciarmos a jornada propriamente dita, realizamos um teste de solidez simulando 10 temporadas completas no modo "férias" para verificar possíveis crashes ou inconsistências na database customizada. O resultado foi 100% estável — nenhum erro foi detectado, e a estrutura das divisões manteve-se coerente em todos os níveis.

Foram adicionadas as seguintes ligas: África do Sul (primeira liga), Alemanha (3 liga, Bundesliga 2 e 1), Arábia Saudita (primeira liga), Argentina (Série A), Bélgica (2º divisão pra cima), Brasil (todas as divisões), Camarões (primeira liga), Colômbia (primeira liga), Croácia (até a 8ª divisão), USA (MLS), Emirados Arábes Unidos (Série A), Espanha (Federação Espanhola - 2ª divisão), França (3ª divisão), Inglaterra (Vanarama), Itália (Série D), Japão (J1 League), México (Liga MX), Nigéria (Série A), Holanda (2ª divisão), Paraguai (Série A), Portugual (3ª divisão), Rússia (Primeira Liga), Senegal (Série A), Suécia (Série A), Turquia (Superliga Turca) e Uruguai (1ª divisão)

3. 🇭🇷 A PIRÂMIDE DO FUTEBOL CROATA ⚽

Na Croácia, o futebol se organiza em uma estrutura piramidal bem definida, que vai desde pequenos torneios municipais até a elite do esporte nacional. São eles:

3.1 As Ligas Municipais (Osmi Rang e Sedmi Rang)

No nível mais baixo, encontram-se as ligas municipais (como a 3. ZNL Istarska Sjever na região da Ístria), onde times de vilarejos e pequenas comunidades competem em torneios quase informais.

3.2 As Ligas de Condado (5ª e 6ª Divisões - 1. ŽNL e 2. ŽNL)

Subindo na hierarquia, chega-se às ligas de condado (como a 1. ŽNL Istarska). Essas já possuem um mínimo de organização: calendário fixo, arbitragem registrada e times com algum patrocínio local. Muitos clubes dessas divisões sonham em um dia alcançar a 4. HNL (Županijska Liga), onde o futebol começa a ganhar contornos mais sérios.

3.3 A 4. HNL (Županijska Liga) - A Porta de Entrada para o Futebol Nacional

A 4. HNL é a primeira divisão reconhecida nacionalmente, ainda que amadora. Aqui, os clubes já possuem alguma estrutura — campos adequados, pequenas torcidas e, em alguns casos, jogadores que recebem ajuda de custo. O campeão de cada liga regional (são 18 no total) pode disputar os playoffs para a 3. HNL, o primeiro degrau do futebol semi-profissional.

3.4 A 3. HNL (Treća HNL) - O Futebol Semi-Profissional

Dividida em três grupos (Norte, Oeste e Leste), a 3. HNL já exige licenciamento, campos em melhores condições e elencos mais competitivos. Muitos times são filiais de clubes maiores ou projetos de cidades pequenas que aspiram crescer. O campeão de cada grupo sobe para a 2. HNL, enquanto os últimos colocados caem de volta para as ligas regionais.

3.5 A 2. HNL (Druga HNL) - O Antesala da Elite

Com 12 clubes, a 2. HNL é totalmente profissional. Aqui, os jogadores vivem do futebol, e os clubes investem em estrutura e base. O campeão sobe diretamente para a Prva HNL, enquanto os times do 2º ao 5º lugar disputam playoffs. Os últimos colocados caem para a 3. HNL, num sistema que mantém a competitividade acirrada.

3.6 A Prva HNL - O Topo do Futebol Croata

A Prva HNL reúne os 10 melhores clubes do país, incluindo gigantes como Dinamo Zagreb, Hajduk Split e Rijeka. O campeão garante vaga nas preliminares da Liga dos Campeões, enquanto os demais lutam por vagas na Liga Europa e Liga Conferência. O último colocado cai para a 2. HNL, fechando o ciclo de ascensões e quedas.

 

Postado (editado)

spacer.png

Eles construíram tudo... exceto o fim!

PRÓLOGO

Marko Juric - Da Terra de Hum ao Sucesso Sustentável

  • 1965 – O nascimento de Marko

Marko nasceu em Hum, no coração da Ístria, filho de Ivan e Ana Juric, que administravam uma pequena propriedade agrícola. Seu pai, Ivan, era conhecido por sua dedicação ao cultivo de azeitonas, enquanto Ana produzia vinhos caseiros que eram admirados pelos moradores da cidade.

  • Anos 1970 – Infância entre olivais e vinhedos

Durante a infância, Marko cresceu imerso no trabalho árduo da propriedade familiar. Ele ajudava seus pais nas colheitas de azeitonas e uvas, aprendendo não apenas sobre agricultura, mas também sobre o valor das tradições e o respeito pela terra.

Em 1972, Hum começou a atrair turistas devido à sua fama como "a menor cidade do mundo", trazendo novos visitantes à região. Ivan e Ana aproveitaram essa oportunidade para começar a vender azeites e vinhos diretamente aos turistas.

  • Anos 1980 – Juventude e visão empreendedora

Em 1983, aos 18 anos, Marko foi estudar agronomia em Pula, com o objetivo de modernizar os negócios da família. Lá, ele aprendeu técnicas de cultivo sustentável e começou a sonhar com uma empresa que pudesse expandir os horizontes da propriedade de Hum.

  •  Anos 1990 – Fundação da Ziva Istra:

Após anos estudando e trabalhando fora de sua terra natal, Marko Juric, agora com 35 anos, retorna a Hum com uma visão clara: fundar a Ziva Istra e transformar a pequena propriedade familiar em um empreendimento sustentável e inovador, focado na produção de azeites e vinhos de alta qualidade.

spacer.png 

  • Anos 2010 – Reconhecimento e impacto local

Com o tempo, os produtos de Marko começaram a ganhar prêmios regionais e internacionais, consolidando a Ziva Istra como uma referência na Ístria. Ele também trabalhou para fortalecer a economia de Hum, incentivando outros produtores locais a adotarem práticas sustentáveis.

spacer.png

  • 2023 - O Nascimento do NK Hum

Durante uma visita rotineira à sua cidade natal, Marko Juric percebeu algo especial: um grupo de adolescentes participava de um campeonato local, disputando partidas no campo de futebol da região. Apesar de ser um clube amador, o entusiasmo dos jovens e o interesse de turistas que assistiam às partidas chamou sua atenção. Marko enxergou naquele clube a oportunidade perfeita de ampliar sua já próspera empresa, Ziva Istra. Incorporar o clube ao seu portfólio permitiria agregar uma dimensão esportiva e comunitária à experiência turística.

Marko reformou o campo de futebol, investiu em infraestrutura e deu ao clube o nome Nogometni Klub Hum (NK Hum) para atrair mais turistas, ele criou pacotes que integravam degustações de azeite e vinho, tours gastronômicos pela região e o futebol do Hum era apenas mais um chamariz pros turistas.

spacer.png

 

Kamen Pvrak – O Técnico

  • 08 de julho de 1981 – Nascimento em Hum

Kamen nasceu em Hum, Croácia, numa família simples. Desde cedo, sua paixão pelo futebol ficou evidente, jogando regularmente com amigos no pequeno campo da cidade.

  • 2000 – Início da carreira profissional no NK Istra 1961

Aos 19 anos, Kamen deu início à sua carreira de jogador no NK Istra 1961, na Ístria. Sua performance como meio-campista era dedicada e consistente, mas não o suficiente para atrair interesse de clubes de maior destaque.

spacer.png

  • 2001 a 2015 – Passagem por 10 clubes regionais

Nos 15 anos de sua carreira, Kamen passou por 10 clubes regionais da Croácia, atuando principalmente em ligas menores. Ele era conhecido por seu esforço em campo, mesmo que não fosse um jogador que mudasse partidas. Esses clubes incluem: NK Istra 1961, Rovinj, Pazinka, Jadran Poreč, Rudar Labin, Novigrad, Opatija, Crikvenica, Žminj, Umag. Durante esse período, Kamen enfrentou dificuldades com lesões recorrentes, que limitaram sua capacidade de desenvolver todo o seu potencial no futebol profissional.

  • 2015 – Fim da carreira e retorno a Hum

Aos 34 anos, Kamen decidiu se aposentar após uma trajetória cheia de altos e baixos, mas marcada por esforço e amor ao esporte. Ele voltou para Hum e se dedicou ao clube amador local, treinando adolescentes da região.

  • 2023 – Parceria com Marko Juric e criação do NK Hum

Quando Marko Juric percebeu o potencial do clube amador para atrair turistas, ele reformou a estrutura e fundou o NK Hum, nomeando Kamen como técnico oficial.

spacer.png

Isto posto...

 

Vamos ao save!

#GoHum

Editado por rodrigorrrocha
Postado

Gostei muito da apresentação Hum tem uma bela história. Boa sorte.

Postado

Ao que parece é sua saga de estreia aqui na área. Seja bem-vindo. Espero que ajude o PM a continuar forte com o passar dos anos com a sua chegada.

Gostei muito da premissa inicial, ainda mais por ser uma ideia bem diferente em uma Liga Alternativa. Ficou muito bem feita. A questão é, a cidade é pequena, a torcida vai ser repleta de turistas kkkk e pra achar campo então... a cidade tem apenas 2 ruas.

Porém vai ser legal se começar do zero na pirâmide croata, ficaria curioso pra acompanhar.

Muito Boa Sorte.

Postado

Introdução do save de muita qualidade, vou seguir acompanhando a equipe do Hum.

Boa Sorte.

Postado

Boa sorte! A introdução do save foi muito boa e espero que seja longo e próspero o save.

Postado
  Em 09/04/2025 em 11:20, Cadete213 disse:

Gostei muito da apresentação Hum tem uma bela história. Boa sorte.

Expand  

Muito obrigado, @Cadete213. Você é uma das muitas referências aqui! Espero corresponder com a história!

  Em 09/04/2025 em 12:02, MitoMitológico disse:

Ao que parece é sua saga de estreia aqui na área. Seja bem-vindo. Espero que ajude o PM a continuar forte com o passar dos anos com a sua chegada.

Gostei muito da premissa inicial, ainda mais por ser uma ideia bem diferente em uma Liga Alternativa. Ficou muito bem feita. A questão é, a cidade é pequena, a torcida vai ser repleta de turistas kkkk e pra achar campo então... a cidade tem apenas 2 ruas.

Porém vai ser legal se começar do zero na pirâmide croata, ficaria curioso pra acompanhar.

Muito Boa Sorte.

Expand  

@MitoMitológico, sim! Sou um estreante na "região de por aqui"

Marko Juric é um visionário, rapá! Ziva Istra não é só uma simples produtora de vinhos e azeites, ela também trabalha com experiências gastrônomicas e visitas às vinícolas! A fundação do Hum é só mais uma aquisição ao portifólio da empresa! Dentro em breve o Stadion Glagolitika (Puts! 🤦‍♂️ esqueci de apresentar o estádio. Relevem o notato!) e seus 1500 lugares são serão capazes de comportar a torcida do mundo inteiro!

 

  Em 09/04/2025 em 13:39, Johann Duwe disse:

Introdução do save de muita qualidade, vou seguir acompanhando a equipe do Hum.

Boa Sorte.

Expand  

Obrigado @Johann Duwe

  Em 09/04/2025 em 17:05, LC disse:

Boa sorte! A introdução do save foi muito boa e espero que seja longo e próspero o save.

Expand  

Muito obrigado @LC! Se seguir o padrão do que eu fiz no CM 03/04, iremos pra lá de 50 temporadas. Basta saber se: não serei demitido, se o notebook vai aguentar e se terei tempo para continuar jogando e escrevendo, né? 

 

A todos os outros que comentarem, já agradeço de antemão e solicito ajuda com algumas questões técnicas:

  1. sempre joguei em R$ e o Euro será uma dificuldade;
  2. Manjo muito pouco das finanças do jogo e isso pode ser um dificultador na evolução financeira e, consequentemente, técnica da equipe;
  3. Sou teimoso por natureza e mesmo antes de iniciar a saga já imagino o time jogando num 3-4-3, nos testes anteriores meus times foram muito bem em divisões "baixíssimas", horrível em divisões medianas e muito bom nas divisões mais acima (momento em que tinha grana para comprar os melhores), já rascunho um 4-3-3 sem e com extremos (pois acho que extremos é uma espécie de bug do jogo, mas isso é papo pra outro momento) e espero que não perceba a tempo o momento de mudar de tática.

#GoHum🇭🇷

Postado

Boa sorte com o save, baita responsabilidade em recriar uma história que te marcou. Tudo isso começando com turismo e degustações de azeite e vinho, vamos ver onde vai isso e a premissa é boa!

 

Postado

A proposta do save é bem legal. Boa sorte!

Postado
  Em 09/04/2025 em 21:45, Fernandinhobol disse:

Boa sorte com o save, baita responsabilidade em recriar uma história que te marcou. Tudo isso começando com turismo e degustações de azeite e vinho, vamos ver onde vai isso e a premissa é boa!

 

Expand  

É @Fernandinhobol, a responsa é enorme mesmo! O Hum do CM me rendeu boas histórias tbm. Foi suado tirar o posto do Dinamo Zagreb...

  Em 09/04/2025 em 23:20, Nismo disse:

A proposta do save é bem legal. Boa sorte!

Expand  

Vlw, @Nismo! Pra cima deles

 

#GoHum🇭🇷

Postado (editado)

📰 Bem-vindos à Banca do Jivestre Istre - Onde a Lenda do NK Hum Ganha Vida! 📰

Você está em frente à Crkva Uznesenja Blažene Djevice Marije (Igreja da Assunção de Maria), o coração histórico de Hum. À sua frente, a banca de Stjepan Babić, um istriano de 68 anos que vende o Jivestre Istre desde 1987. A banca, que também vende souvenirs está sempre cheia de turistas em busca dos últimos acontecimentos da cidadela. Nela, você encontrará sempre á última edição do jornal com os acontecimentos mais marcantes do período. Essa edição é mais que especial, pois será a 1ª de todas. 

spacer.png

 

COMO FUNCIONARÁ NOSSA "BANCA DIGITAL"

A partir de agora, os acontecimentos da jornada do NK Hum serão narrados através das páginas do Jivestre Istre — o mais tradicional jornal esportivo da região da Ístria!

As notícias serão publicadas em formato de jornal, com manchetes, reportagens e tudo no estilo de um autêntico jornal croata.

Para acompanhar as atualizações, vocês precisarão "visitar a banca de jornal" — ou seja, clicar na edição mais recente (que será postada como o fundo da banca). As edições anteriores estão em um link mais abaixo da imagem. 

Aqui no fórum, vocês podem deixar perguntas aos personagens da saga, dicas, solicitação de reportagens especiais e até mesmo mandar aquela carta cornetando alguém, pois se tem algo que o torcedor faz bem, é cornetar!

 

spacer.png

PERDEU A EDIÇÃO ANTERIOR? CLIQUE AQUI!

 

 

Editado por rodrigorrrocha
Atualização da Edição do Vijestre Istre
Postado

Gosto muito da ideia. Temos treinador e jornalista? E o jornal é baratinho, hehe.

Postado

Seja bem-vindo e boa sorte com o save!

Postado

Bem-vindo à área. Muito bom ver algo bem cuidado desde o inicio. É fundamental. Que tenha muito trabalho com o NK Hum.

 

  Em 10/04/2025 em 00:51, rodrigorrrocha disse:

Aqui no fórum, vocês podem deixar perguntas aos personagens da saga, dicas, solicitação de reportagens especiais e até mesmo mandar aquela carta cornetando alguém, pois se tem algo que o torcedor faz bem, é cornetar!

 

Expand  

Que maravilha! Vou torcer pelo rebaixamento do Hum.😄

Postado

Cara, é bem legal ver a sua história com o CM e a sua recente história com o FM. Nunca joguei o CM(apenas o 2000/01 eu acho, poucas vezes), e é bacana ver que vai da ruma chance ao FM, logo em uma das suas fases mais difíceis (pulando uma edição, o 25). Enfim, gosto que você pensa bem fora da caixa e lançou até um pequeno jornal de atualização. Se conseguir upar prints dele pra jogar no post dele do fórum, melhor ainda!

Mas a filosofia do save é bacana, de aliar um turismo esportivo, bem ambicioso mas sem abrir mão da tradição de time de bairro, de comunidade, é muito interessante. Unir esse foco mais empresarial e moderno mas também focar no desenvolvimento de atletas, da comunidade e em um estilo sustentável. 

Admiro sua coragem em compartilhar uma narrativa aqui e espero que cole junto pra acompanhar as outras histórias. Temos save no Egito, YC no Rio de Janeiro, save com clube da Baixada que era amador e virou profissional no jogo, YC na Espanha, ou melhor, Andaluzia, tem na pirâmide do futebol inglês, enfim, tem pra todos os gostos.

Tem alguma história que você chegou a acompanhar antes de realmente dar as caras por aqui?

Boa Sorte.

Postado
  Em 10/04/2025 em 10:01, Cadete213 disse:

Gosto muito da ideia. Temos treinador e jornalista? E o jornal é baratinho, hehe.

Expand  

Valor simbólico, mas se quiser dar uma gorjeta ao jornaleiro podem surgir notícias que não sairão nas páginas do Vijestre 🤣

 

  Em 10/04/2025 em 12:19, mfeitosa disse:

Seja bem-vindo e boa sorte com o save!

Expand  

Vlw, @mfeitosa! Tô tentando pôr em dia a tua saga, mas me pergunto se sou só eu que leio CAVALERA e não CALAVERA! kkkkkkkkk

Tô no caítulo 11!!!

 

  Em 10/04/2025 em 13:11, GG. disse:

Bem-vindo à área. Muito bom ver algo bem cuidado desde o inicio. É fundamental. Que tenha muito trabalho com o NK Hum.

 

Que maravilha! Vou torcer pelo rebaixamento do Hum.😄

Expand  

Vlw, @GG.! Já irei solicitar à Marko Juric que deixe sua foto na sala de imprensa do Stadion Glagolitika para os seguranças impedirem sua entrada! Percebi que vc é o secador oficial do PM, né? Tbm te vi em Andaluzia secando uma equipe (tô bem atrasado na saga do amigo Feitosa!

 

  Em 10/04/2025 em 21:55, MitoMitológico disse:

Cara, é bem legal ver a sua história com o CM e a sua recente história com o FM. Nunca joguei o CM(apenas o 2000/01 eu acho, poucas vezes), e é bacana ver que vai da ruma chance ao FM, logo em uma das suas fases mais difíceis (pulando uma edição, o 25). Enfim, gosto que você pensa bem fora da caixa e lançou até um pequeno jornal de atualização. Se conseguir upar prints dele pra jogar no post dele do fórum, melhor ainda!

Mas a filosofia do save é bacana, de aliar um turismo esportivo, bem ambicioso mas sem abrir mão da tradição de time de bairro, de comunidade, é muito interessante. Unir esse foco mais empresarial e moderno mas também focar no desenvolvimento de atletas, da comunidade e em um estilo sustentável. 

Admiro sua coragem em compartilhar uma narrativa aqui e espero que cole junto pra acompanhar as outras histórias. Temos save no Egito, YC no Rio de Janeiro, save com clube da Baixada que era amador e virou profissional no jogo, YC na Espanha, ou melhor, Andaluzia, tem na pirâmide do futebol inglês, enfim, tem pra todos os gostos.

Tem alguma história que você chegou a acompanhar antes de realmente dar as caras por aqui?

Boa Sorte.

Expand  

@MitoMitológico, a ideia inicial é usar a banca para lançar as edições e o fórum para informar e interagir com os leitores. Se esse formato emplacar estou felicíssimo, se não "nos se adapta e segue"

Um dos primeiros saves que li aqui foi, se não me engano, do Engenharia...mas tem tempo. Depois fiquei fissurado no dos Balcãs, mas tive um 2024 atribulado e acabei perdendo o fio da meada. Com o CAVALERA - 🤣🤣🤣 - retomei a leitura ainda envolto em um curso online, trabalho, esposa, filho maior e uma mudança futura...mas tô indo...

Vc falou clube da Baixada? Sou da natural da Baixada Fluminense (RJ) e a minha primeira experiência no FM foi pegar um time que eu jogava bola (E.C Miguel Couto) e tentar subir, mas tava tomando uma surra gigantesca da parte financeira!

 

Estou super feliz que a história emplacou. Que a galera gostou da dinâmica... Vamos em frente!!!

 

#GoHum🇭🇷

Postado
  Em 11/04/2025 em 00:24, rodrigorrrocha disse:

retomei a leitura ainda envolto em um curso online, trabalho, esposa, filho maior e uma mudança futura...mas tô indo...

Expand  

Kkkkkk sei como é trabalho e estudo e fico o dia inteiro fora, mal consigo atualizar as histórias.

Mas as mudanças às vezes fazem bem pra gente. Vai dar tudo certo.

  Em 11/04/2025 em 00:24, rodrigorrrocha disse:

Vc falou clube da Baixada? Sou da natural da Baixada Fluminense (RJ) e a minha primeira experiência no FM foi pegar um time que eu jogava bola (E.C Miguel Couto) e tentar subir, mas tava tomando uma surra gigantesca da parte financeira!

Expand  

Sim, é um clube da baixada. Eu criei no FM para poder se tornar jogável e justamente me esbarrei nessa parte financeira, é muito complexo de gerir. Mas tenta algum outro dia evoluir esse clube. 

Tu é de Nova Iguaçu? Conheço bem esse lugar kkk fui algumas vezes mas sou de Itaguaí, que não fica muito longe.

Postado
  Em 11/04/2025 em 11:31, MitoMitológico disse:

Tu é de Nova Iguaçu? Conheço bem esse lugar kkk fui algumas vezes mas sou de Itaguaí, que não fica muito longe.

Expand  

Rapá! Nascido e criado no bairro da Posse...jogando pelada no campo do flamenguinho e tentando uma vaga na peneira do E.C. Miguel Couto como lateral esquerdo, mas eles não quiseram contar com esse talento incompreendido kkkkkkkkkkk

Saí de New Iguaçu aos 28... A patroa trabalha coladinha em Itaguaí (Cidade das Crianças), pense num lugar longe? kkkkkk

Postado
  Em 11/04/2025 em 12:50, rodrigorrrocha disse:

Saí de New Iguaçu aos 28... A patroa trabalha coladinha em Itaguaí (Cidade das Crianças), pense num lugar longe? kkkkkk

Expand  

É perto. Esse trampo fica próximo da av. Brasil inclusive.

Postado

spacer.png

"A nova edição do Vijestre Istre já está na nossa banca !"

NESTA EDIÇÃO IMPERDÍVEL:

  • A primeira contratação do NK Hum, Matija Simanovic - Veja o perfil do atleta;
  • Conheça a equipe técnica que tentará levar a equipe à próxima divisão;
  • Stadion Glagolitika - conheça o estádio, planos para o futuro e a origem do nome;
  • Patrocínio - Tem ideia de quanto Marko Juric depositou nas contas do clube? Veja na edição completa;
  • Como uma cidade com apenas 30 moradores pode vender 65 bilhetes de época? e,
  • Saiba tudo sobre a pré-temporada e do 1º jogo oficial do Hum.

 

➡️ BANCA VIJESTRE AQUI ⬅️

  • rodrigorrrocha mudou o título para Os 30 de Hum - O capítulo final que os gigantes não escreveram [Att 13/04/25]
Postado

Nossa, que baita equipe técnica montada, o patrocínio foi adicionado no FM?

Senti falta de alguns prints dos jogadores, dos jogos da temporada. Fica aqui a sugestão para a próxima edição do jornal.

Também é uma possibilidade interessante upar essas edições dentro de "spoilers", que podem ser adicionados a cada postagem,

Boa Sorte pra temporada. Vai começar em qual divisão? Na oitava?

Postado
  Em 16/04/2025 em 21:12, MitoMitológico disse:

Nossa, que baita equipe técnica montada, o patrocínio foi adicionado no FM?

Senti falta de alguns prints dos jogadores, dos jogos da temporada. Fica aqui a sugestão para a próxima edição do jornal.

Também é uma possibilidade interessante upar essas edições dentro de "spoilers", que podem ser adicionados a cada postagem,

Boa Sorte pra temporada. Vai começar em qual divisão? Na oitava?

Expand  

Fala, @MitoMitológico não foi uma baita equipe, foi a que deu! 🤣 Quase ninguém quis vir pro Croatão da oitava, né? 

Vlw pela dica dos print, mas a 3ª edição já tá pronta e o planejamento era mostar as principais aquisições na última edição da temporada...foi olhar com mais carinho pra isso nas proximas.

Ainda estou conhecendo o fórum e não sei como funciona essa função "spoilers"...vou papirar e melhorar esse ponto!

Vou dar um spoiler da capa da 3ª edição 🤣

  Mostrar conteúdo oculto

Ah! E sobre o patrocínio... veio por default...estranho, né?

Postado

spacer.png

 

Feliz Páscoa, meus amigos! Uma semana se passou desde a última postagem da saga do NK Hum. Muitas coisas aconteceram no save (já terminei a primeira temporada), mas vou narrar o ocorrido até a pausa de inverno. 

Não vou conseguir manter a sistemática de postarsempre a edição atual do Vijestre Istre na banca pq só consigo editar um post uma única vez, assim como o título do post. É pq não sou vip? Então decidi deixar a edição completa aqui e narrar o ocorrido. Vou deixar a edição nos spoilers, caso alguém queria ler em pdf.

  Mostrar conteúdo oculto

📰 Srijeda, 27. studenog 2023. – Broj 03 📰


O DOMÍNIO DO HUM NO PRIMEIRO TURNO DA 3. ŽNL E SUA CAMINHADA IMPLACÁVEL NA COPA

Por: Redação Esportiva

Enquanto a 3. ŽNL Istarska - Sjever se pergunta como parar o NK Hum, a Kup NS Župijane Istarske já sentiu o baque: 12 gols marcados em apenas 2 jogos. O primeiro turno da liga e as eliminatórias da copa mostraram uma equipe que mistura eficácia, drama e um toque de arrogância futebolística – tudo com a mesma formação tática: o imbatível 5-2-3 DA.

O PRIMEIRO TURNO DA 3. ŽNL - QUEM DISSE QUE FUTEBOL AMADOR NÃO TEM DOMINÂNCIA?

spacer.png

Até a parada para o inverno, que dura de novembro a março, a equipe disputou todo o primeiro turno da competição. Os números assustaram a qualquer comentarista. São 22 pontos em 8 jogos (7V, 1E), sendo 9 a mais que o vice Livade, que parece ser a pedra do sapato dos Hunenses;  16 gols de saldo, com 25 gols a favor e 9 contra. A equipe aplicou 4 goleadas por mais de 3 gols (fica a pergunta: 3x0 é goleada?) e segue sendo a única invicta na competição.

 

OS JOGOS QUE DEFINIRAM A LIDERANÇA

1. NK Hum 5 x 0 Kaštelir Labinci (10/09) – Incríveis 244 pessoas estiveram presentes na primeira partida em casa dos Divovi. Karlo Oraic abriu o placar logo aos 3' em um chute cruzado da entrada da área. O gol contra de Sinisa Klic aos 30', quando já estava 2x0 pros Gigantes, acabou de vez com qualquer possibilidade dos visitantes e daí pra frente foi só pra trás. Ivica Vracevic fez dois e fechou o placar da primeira partida em casa.

2. Vizinada 3 x 5 NK Hum (24/09)
 Contra o Vizinada, ficou claro que apesar de liderar a competição ainda existiam muitos pontos a serem melhorados, tanto que, após ver sua defesa ser vazada 3 vezes com apenas 5 remates no gol, fechou-se a contratação de Mario Skocibusic para treinador de goleiros, goleiro recém aposentado do Karlovac 1919. A partida terminou em vitória da equipe visitante e ficou claro que os Gigantes iriam brincar na 3. ŽNL Istarska.

spacer.png

3. Babići 1947 3 x 3 NK Hum (22/10) - O único tropeço do time deu-se frente ao Babići, fora. Nesse jogo, outro problema saltou aos olhos de Kamen Pvrak, o físico! Os Divovi viraram o primeiro tempo com 2x0 e sem serem incomodados durante os 45 minutos iniciais. Kaurin abre o placar numa jogada típica de um pivôzão ao receber de costas para a área, deixar o zagueiro-açougueiro na saudade só com o drible de corpo, carregar a bola entre pedras e marcar na saída do goleiro-pedreiro, e Simanovic (catador de oliva da Ziva Istre e CJA nas horas vagas), em sua primeira partida como titular completa escanteio no primeiro pau. Na volta do intervalo, aos 11', um erro da passe na saída de bola, gera um pênalti para o time da casa, convertido por Pelizzar (o 10 deles). O gol fez eles acreditarem, Babici subiu a marcação e aos 36', Cankovic fez DE LETRA o 2x2. Três minutos depois, Ben Gianson desempata para o Hum, mas a pressão foi tamanha que Simanovic comete falha bizonha em escanteio e faz contra. 

O turno é fechado em casa, contra o Marusic, num 5x4 com 252 pessoas assistindo e duas coisas podem ser tiradas de lição: 

  1. Os pacotes de turismo da Ziva Istre estão indo de vento em poupa; 🤣
  2. Um time que se preze não pode tomar 4 gols de 7 no alvo, temos um goleiro problemático. (PS.: No momento, Madlen Cucic, aposentou e não é mais possível ver seus "ESE LENTIS" atributos, mas ele foi o único que quis vir, então ou era ele ou era um cinza)

Kup Nogometnog Saveza Županije Istarske – Conheça a “Copa da Ístria”

PULA, CROÁCIA – Enquanto Dinamo Zagreb e o Hajduk Split dominam os holofotes do futebol croata, um torneio menos conhecido, mas profundamente arraigado na cultura local, segue cativando os corações dos fãs da Ístria: o Kup Nogometnog Saveza Županije Istarske, ou simplesmente Kup NS Županije Istarske.

O Que É a Kup NS Županije Istarske?

Este é o campeonato de copa da região da Ístria, organizado pela Federação de Futebol do Condado (Županija) da Ístria. Diferente da Hrvatski Nogometni Kup (a Copa da Croácia nacional), esta competição reúne exclusivamente times amadores e semiprofissionais da península istriana, desde pequenos vilarejos até cidades como Pula, Rovinj e Pazin.

  • Formato: Eliminatórias em jogo único, com partidas geralmente disputadas em campos municipais.
  • Participantes: Clubes das ligas regionais (como a 3. NL – Istarska skupina ou divisões inferiores).
  • Premiação: Além do troféu, o vencedor garante vaga na pré-fase da Copa da Croácia, podendo enfrentar gigantes como Hajduk ou Rijeka.

Por Que Esse Torneio Importa?

  1. Raízes Comunitárias: Muitos times representam vilas com menos de 2.000 habitantes, onde o futebol é o principal evento social. "Aqui, o técnico é o padeiro, o goleiro pesca de manhã e o artilheiro trabalha no campo", brinca Marko Vulić, torcedor do NK Veli Vrh.
  2. Vitrine para Talentos: Jogadores desconhecidos usam a competição para chamar a atenção. Em 2022, o meia Luka Pršir (então no NK Buje) foi contratado pelo NK Istra 1961 após se destacar no torneio.
  3. Cultura e Identidade: Partidas como NK Buzet vs. NK Vodnjan reacendem rivalidades centenárias, com torcedores cantando em dialeto istriano e servindo pratos típicos como fuži (massa local) nos estádios.

Com o futebol croata cada vez mais profissionalizado, o Kup NS Županije Istarske resiste como um símbolo de resistência cultural.

"Aqui, o futebol ainda é sobre paixão, não dinheiro", afirma Ante Matijašić, presidente da federação regional.

Foram apenas dois jogos antes da parada de inverno, um SONORO 7 x 0 contra o Puris, na casa deles com hat trick de Ivan Kaurin, que já se coloca como o homem-gol da equipe de Pvrak e um 5 x 2 no Peroj, no Glagolitika para 129 pessoas e com hat-trick de Mario Orlivic, o lateral esquerdo de 33 anos que ganharia a vaga de titular após a lesão do jovem Eric Busic. 

 

VAMOS FALAR DE TÁTICAS? 

O SEGREDO: UMA DEFESA DE AÇO E UM ATAQUE DE FOGO


Kamen Pvrak é um cara que preza pela defesa, toques curtos, muita intensidade, porém não abre mão do ataque, até porque são eles que ganham jogos e ao contrário do que dizem por aí, “quando se ganham jogos, se ganham campeonatos”.
Durante a janela de transferências não havia muitas possibilidades de compras, uma vez que o projeto de Marko Juric era novo e todos ainda viam com desconfiança um time de uma cidade com apenas 28 moradores. Pvrak escolheu uma tática e buscou jogadores para as posições e outros que tivessem a habilidade mínima para desempenhar as funções escolhidas. O 5-2-3 DA se tornou o maior pesadelo dos adversários. Buscamos um dos nossos especialistas para dissecar o pesadelo da Ístria no momento

spacer.png

spacer.png

Nosso especialista ainda recomendou que sejam feitos os seguintes ajustes táticos:

  • Ajuste Defensivo: Mude um dos meias para função defensiva (ex.: VOL (D) ou MC (MC)), equilibre os laterais (se um sobe, o outro fica mais contido).,
  • Transições: Se quer contra-ataques, use "Jogar Direto" e "Avançar Mais" nos pontas.
  • Risco Controlado: Diminua a "pressão alta" se sua equipe não tiver resistência física.

E concluiu com o seguinte recado à Kamen Pvrak:

Sua tática tem potencial ofensivo, mas precisa de mais segurança defensiva, especialmente no flanco direito e meio-campo. Pequenos ajustes podem transformá-la em um esquema equilibrado e eficaz.”

 

A ESCADA DO FUTEBOL CROATA: A EPOPEIA DO NK HUM DA OSMINA À PRIMEIRA LIGA


Estamos a três edições acompanhando a saga do time da menor cidade do mundo no início de sua caminhada até o sonho de jogar na SuperSport Hrvatska Nogometna Liga, mas não tivemos a pachorra de explicar o caminho até ela. Preparados para uma longa viagem?


Nossa viagem começará na pitoresca vila de Hum, conhecida como "a menor cidade do mundo" com seus 28 habitantes, o NK Hum, buscando escrever sua história inicia na 3. ŽNL Istarska - Sjever, o oitavo escalão do futebol croata. Mas como funciona essa escada que leva até a elite do futebol nacional? Vamos desvendar!

spacer.png

 

COLUNA DO EDITOR

Bom dia, boa tarde, boa noite! Desde já agradeço por ter chegado até aqui! Entregamos a vocês a 3ª edição do Vijestre Istre contando tudo o que aconteceu até a parada de inverno.

Agradeço ao feedback dado pelo @MitoMitológico e estou revendo a maneira de fazer os posts aqui, porém quando ele me deu a dica, a edição já estava pronta. Então preferi trazê-la conforme a edição, porém no corpo do post. 

Agora falando sobre o save ... jogar em divisões muito inferiores e com jogadores “reais” torna a coisa mais fácil, logo é por esse fato que atribuo o domínio no Hum até o momento. Estamos com muitos jogadores improvisados, uns bem ruizinhos e nosso goleiro é digno de goleiro de totó (pebolim) e ainda sim, estamos nadando de braçadas no Croatão da Massa 8ª divisão, porém no meio da pausa de inverno tem uma janela de transferência e já vejo meus jogadores serem desejados por clubes, como não pagamos salário pra ninguém corremos o sério risco de perder os melhores.

Um grande abraço, Rodrigo Rocha.

Hajde, Divovi!

#GoHum🇭🇷

Postado

Caminho muito longo a percorrer mas o Hum está começando da melhor forma possível.

Postado

Para editares os post tens de ser Vip, eu sei que pode parecer chato mas o valor na minha opinião não é exagerado e permite que o forum continue.

Boa sorte para o save

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...