Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Último Viajante - Att 07/04/2025 - Cap. 02 - Primeiros passos no Suriname


Posts Recomendados

Postado

TKxCjmg.png

(By Chat GPT)

<<< Pular para o Índice>>>  - <<<< Pular para o histórico de títulos inicial>>>

Palavras iniciais

É, amigos eu não me aguento longe desse fórum. Tentei uns dias atrás começar uma história rodando todo o planeta mas por usar o "adicionar/remover ligas" tive bugs e perdi um grande progresso feito. Então precisei infelizmente apagar. Com isso lembrei o seguinte: eu já fiz muitos saves em "off" ou "on" desse fórum também tendo já rodado meio mundo e então completei quase todo resto em "off" até aqui restando apenas 20 países (5 por continente exceto Oceania que já está completo e mais a frente explico por que) em todo planeta por completar. Então em resumo me faltam apenas esses países os quais dividirei em 4 ou 5 grandes capítulos-continentes e suas subseções falando rapidamente do histórico anterior apenas como uma "chamada" para a aventura que se iniciará e contando com ajuda do chat gpt na construção da narrativa pois em sou bem ruim de redação/português. Talvez eu leve um mês ainda para começar a aventura no Suriname pois ando na correria mas vamos dar início. Usarei o megapck do Timo com mais de 180 países e um mod do MasterIgor para que clubes do Caribe tenham alguma chance de chegar na Concachampions (vai que decido fazer essa loucura com Suriname ou Cuba) via Caribbean Shield e outro torneio.

 

Como vai funcionar?

O objetivo é simples, vencer um titulo qualquer que seja em cada um dos 5 países do continente em questão antes de ir para o próximo mas se eu achar que está divertido alí poderei ficar mais. No caso temos os seguintes países por continente a passar:

  • Oceania: 100% completo, pois deu bug e acabei em off.
  • Ásia: Coréia do Norte, Tailândia, Irã, Austrália e Coréia do Sul.
  • América do Sul: Uruguai
  • Caribe: Suriname, Cuba.
  • América Central: Guatemala.
  • América do Norte: Estados Unidos da América.
  • África: Argélia, África do Sul, Marrocos, Nigéria e Tunísia
  • Europa: Suiça, Turquia, Grécia, Bélgica e Itália

As 3 América's e o Caribe contam junto para o desafio. Além disso eu irei incluir no desafio as primeiras divisões de Egito, Japão, Brasil e Inglaterra dando 24 ligas apenas para dificultar o desafio. Embora antes tenha colocado ligas inferiores creio não ser necessário aqui além de que com o tempo pode pesar demais no save, então teremos apenas as 24 ligas de elite. Não passarei nesses 4 países extras pois já joguei ali e eles sempre são favoritos. Nossa ideia é derrubar os favoritos. Com isso não precisarei nunca remover/adicionar ligas e tem tudo para fluir bem.  

 

Apresentação histórica

Reza a lenda que durante a reta final do século XX e começo da primeira metade do século XXI (entre 1960 e 2022), seis chineses da família Wang, originários do Tibete, fugiram de seus mosteiros rumo à Inglaterra, o templo do futebol, para estudar o esporte. Entre os seus 20 e 35 anos de idade de cada um deles partiram para um dos cinco grandes continentes (Oceania, Américas, África, Ásia e Europa) para praticar a arte das quatro linhas. Jabari foi para a África, Kunga para a Oceania, Raul para a América do Sul, Amin para o restante da América, Chen para a Ásia e Emílio para a Europa.

Esses não eram seus nomes originais, mas assim eles ficaram conhecidos em seus continentes. Eis os significados de cada um:

  • Jabari Wang: "Jabari" é um nome de origem africana, que significa "valente" ou "corajoso". É um nome forte que transmite liderança e bravura.
  • Kunga Wang: "Kunga" é um nome tibetano que significa "sabedoria" ou "iluminação", o que reflete a trajetória do personagem, que busca aprender e conquistar enquanto passa pelos desafios da Oceania.
  • Emílio Wang: "Emílio" é um nome latino comum em muitos países europeus, especialmente na Península Ibérica, e carrega a ideia de alguém que está destinado à grandeza e conquista.
  • Chen Wang: "Chen" é um nome chinês bastante tradicional, com um significado relacionado à família e à grandeza. É uma boa escolha para um personagem que representa a Ásia no contexto da história.
  • Raúl Wang: "Raúl" é um nome forte e comum em países da América Latina e no mundo, com conotações de líder e sabedoria, adequado para um personagem que busca deixar uma marca na América.
  • Amin Wang: "Amin" é um nome que tem raízes árabes, mas também é bastante conhecido em várias regiões da América Latina e Caribe. O nome transmite uma sensação de confiança e ação.
  • Tenzin Wang (descendente de algum desses Wang acima mencionado): Tenzin tem uma conexão com o Tibete e é associado à sabedoria e liderança, refletindo bem o que quer completar o legado dos seus parentes.

Alguns deles não conseguiram completar a jornada mas seus filhos no caso Mikael Wang, filho escandinavo de Emilio, na Europa e Tafari Wang, filho de Jabari Wang, na Africa chegariam mais perto do objetivo.

  • Tafari Wang tem origem etíope e significa "aquele que inspira respeito" ou "temido e respeitado". Ficou famoso por causa de Ras Tafari, nome de nascimento do imperador Haile Selassie da Etiópia.
  • Mikael Wang é uma variação de Michael, que significa "quem é como Deus?" em hebraico. É um nome comum na Escandinávia e Europa.

Isso ocorreu porque suas famílias, extremamente religiosas e doutrinárias da fé tibetana, não aceitariam seu retorno, a não ser que fosse para se tornarem monges. Cada um dos seis Wang viajou para um continente, e, durante 20 a 50 anos ou mais, eles nunca mais se encontraram. Determinados a passar por todas as regiões de seus respectivos continentes, queriam tornar-se lendários em cada um deles. No entanto, apesar de seus feitos, nem todos os mais de 200 países com futebol ao redor do mundo foram conquistados, seja por desconhecimento ou pela idade e saúde de cada um. Mesmo assim, seus feitos foram relevantes, chegando muito perto de completar o 100% mundial de países com futebol praticado, seja de forma amadora, semiprofissional ou profissional.

Agora, em 2023, Tenzin Wang, descendente de algum desses seis Wang, decide completar o legado de seus parentes. Determinado a visitar todos os continentes, exceto a Oceania, que já está completa, ele se dedica a conquistar os 20 países restantes. Esses países estão espalhados por quatro continentes: Ásia, África, Américas e Europa. Ele começará sua jornada com a reputação máxima para otimizar o tempo e, ao longo de sua trajetória, passará por cada um desses países em busca de glórias para a família Wang.

A progressão do jogo será organizada por continentes, começando com um flashback rápido sobre a Oceania, já que Tenzin Wang, meu tio, conquistou esse continente. Depois, passaremos pelas Américas, Ásia, África e Europa. O treinador começará com reputação máxima para ganharmos tempo. E aí, queridos leitores, animados? Será um bom save? Mudariam algo?

 

<<< Pular para o Índice>>>  - <<<< Pular para o histórico de títulos inicial>>>

Postado

TKxCjmg.png

<<< Voltar para a apresentação inicial >>> - <<< Pular para o Índice>>> - <<< Pular para o Capítulo 1 >>>

HISTÓRICO INICIAL DAS CONQUISTAS DA DINASTIA WANG POR TREINADOR EM CADA CONTINENTE

  Citar

A seguir apenas uma construção histórica de títulos conquistados por nossos personagens. Os títulos foram de fatos conquistados por mim ao longo de 11 anos jogando muito Football Manager desde o Football Manager 2014, os personagens são fictícios, mas caso não queira vê-los pode pular para o Índice ou aguardar a próxima atualização. Se sim clique em expandir para visualizá-los.

1) Oceania

Kunga Wang foi um dos últimos e mais recentes treinadores a se aventurar em algum continente.

jb2F5Bj.png

Devido a bugs, completei a aventura nesse local onde a qualidade era terrível e passei muita raiva principalmente na 5ª divisão de Samoa Ocidental. Iria passar em Wales e Futuna mas o campeonato ali era ridículo com apenas Forças Armadas de Nova Caledônia, Wales e Futuna. Eram 3 clubes, 10 rodadas por clube. Diferente da vida real onde a elite tem mais de 30 clubes mas eu não encontrei esse mod. E para piorar havia bugs na liga.

 

2) Caribe, América Central, do Sul e do Norte.

Enquanto Raul passou pela América do Sul, Amin passou pela América Central e os seus feitos se resumem abaixo

JXjLnxg.png

A seguir vejamos Raul

qIaUGZ7.png

Futuramente a gente joga junto nesses países pendentes.

 

3) Ásia

Chen Wang foi outro a começar cedo sua saga

FsKTGfc.png

Mas 5 países ficaram pendentes

 

4) África

Bora para África onde temos 2 partes, primeiro com Jabari Wang nos anos nos anos 50...

kauF8DE.png

...e depois seu filho Tafari Wang que quase completou o desafio...

7OeAYPv.png

Foi por pouco!

 

5) Europa

Mesmo caso de Emilio e Mikael. Primeiro com Emílio...

ymBsZS8.png

...depois com Mikael...

vrJ3Whp.png 

Mesmo caso.

Expand  

Agora resta saber se Tenzin conseguirá completar o arco para a dinastia e se sim quanto tempo e quais dificuldades encontrará pelo caminho onde percorrerá países tão diversos quanto Coréia do Norte, Itália, Uruguai ou Guatemala entre outros.

 

<<< Voltar para a apresentação inicial >>> - <<< Pular para o Índice>>> - <<< Pular para o Capítulo 1 >>>

Postado

Posso ser eu que seja muito burro, mas não entendi nada desse excel, tipo como é que sabes todos os clubes/paises que já treinaste? eu por exemplo não me lembro de todaas as carreiras que ja joguei e não foram nem um decimo das que estão ai (mesmo se conta-se com o Fifa e Pes) e ja jogo desde o FM16 (tambem nunca variei muito, acho que o sitio mais diferente que joguei foi na irlanda do norte onde fiz umas 5 6 epocas no Larne)

De qualquer forma boa sorte

Postado
  Em 31/03/2025 em 01:18, ABAIXINHO disse:

Posso ser eu que seja muito burro, mas não entendi nada desse excel, tipo como é que sabes todos os clubes/paises que já treinaste? eu por exemplo não me lembro de todaas as carreiras que ja joguei e não foram nem um decimo das que estão ai (mesmo se conta-se com o Fifa e Pes) e ja jogo desde o FM16 (tambem nunca variei muito, acho que o sitio mais diferente que joguei foi na irlanda do norte onde fiz umas 5 6 epocas no Larne)

De qualquer forma boa sorte

Expand  

Opa, boa noite, obrigado pelo comentário, vou tentar explicar. Sim eu joguei em todas essas ligas, como eu disse eu jogo desde 2014 e houve um período que jogava muito com muito tempo livre, era meio depressivo/transtornado e o FM era minha fuga. Era tão maluco que anotava todos títulos, poisé. A liga da Oceania joguei toda ela recentemente, e mano que ligas ruins meu deeeeus do céu...pensando em mostrar uns jogadores mais adiante para conhecerem. As ligas da América do Sul eu joguei um tempo atrás e está registrada no saga "O desbravador da América" e faltando apenas o Equador por vencer, venci recentemente também. As ligas da América do Norte, Central e Caribe eu contei num save chamado "Por tierras tropicalentes" e salvei o histórico faltando apenas algumas poucas por concluir, porém creio que exclui sem querer esses posts pois não encontrei mais ela (não lembro por que foi excluída) mas muitos aqui como o @Cadete213 e o @Orieomil666 devem lembrar pois lembro que acompanhavam. Algumas ligas da Ásia eu cheguei mostrar na saga "Do lixo ao luxo". Da Europa eu também cheguei a contar algumas histórias no fórum que agora não recordo o nome da saga mas recordo bem os títulos.

Parece difícil mas não é tanto, basta pegar um continente ou dividir em blocos, e com uma certa organização e bastante tempo, não se empolgando em querendo ficar mais que uma temporada quando puder...vence e parte para outro local você consegue. Na época anotava e isso me ajudou também.

Então resumindo, faz uns anos já que vinha fazendo saves contados ou não no fórum, registrados e sempre que davam divididos por blocos de qualidade (ligas fracas, semi e amadoras, ligas em desenvolvimento, competitivas, melhores....) e anotando, sempre pois rodar o mundo todo era uma ideia de muito tempo atrás....isso levou muito tempo e fui anotando. Fiz isso porque meu notebook era fraco pra rodar tudo de uma vez. Por isso nao me compensa passar o mundo todo de novo. Pra que? Então mostrei um histórico inicial e com ajuda do Chat GPT eu pensei e melhoramos uma ideia de história. Em vez de dizer que eu conquistei todos esses títulos (humanamente impossível na vida real passar mais de 150 países fora os que faltam jogar) creio que faria mais sentido dizer que uma dinastia de 6 a 8 treinadores (mais o Tenzin, a jogar) passaram nesses países com no máximo sei la uns 50 cada um ou menos, concorda? A única coisa que não ta real é a ordem dos títulos que ai eu contei com ajuda do Chat gpt para fazer uma cronologia mais realista para um treinador. Conseguiu entender? Pode perguntar, fórum é para isso, e no mais tomara que continue a acompanhar a história, que provavelmente será minha última nesse jogo. Obrigado!

Postado
  Em 31/03/2025 em 01:53, Carlos Magno22 disse:

Opa, boa noite, obrigado pelo comentário, vou tentar explicar. Sim eu joguei em todas essas ligas, como eu disse eu jogo desde 2014 e houve um período que jogava muito com muito tempo livre, era meio depressivo/transtornado e o FM era minha fuga. Era tão maluco que anotava todos títulos, poisé. A liga da Oceania joguei toda ela recentemente, e mano que ligas ruins meu deeeeus do céu...pensando em mostrar uns jogadores mais adiante para conhecerem. As ligas da América do Sul eu joguei um tempo atrás e está registrada no saga "O desbravador da América" e faltando apenas o Equador por vencer, venci recentemente também. As ligas da América do Norte, Central e Caribe eu contei num save chamado "Por tierras tropicalentes" e salvei o histórico faltando apenas algumas poucas por concluir, porém creio que exclui sem querer esses posts pois não encontrei mais ela (não lembro por que foi excluída) mas muitos aqui como o @Cadete213 e o @Orieomil666 devem lembrar pois lembro que acompanhavam. Algumas ligas da Ásia eu cheguei mostrar na saga "Do lixo ao luxo". Da Europa eu também cheguei a contar algumas histórias no fórum que agora não recordo o nome da saga mas recordo bem os títulos.

Então resumindo, faz uns anos já que vinha fazendo saves contados ou não no fórum, registrados e sempre que davam divididos por blocos de qualidade (ligas fracas, semi e amadoras, ligas em desenvolvimento, competitivas, melhores....) e anotando....isso levou muito tempo e fui anotando. Fiz isso porque meu notebook era fraco pra rodar tudo de uma vez. Por isso nao me compensa passar o mundo todo de novo. Pra que? Então mostrei um histórico inicial e com ajuda do Chat GPT eu pensei e melhoramos uma ideia de história. Em vez de dizer que eu conquistei todos esses títulos (humanamente impossível na vida real passar mais de 150 países fora os que faltam jogar) creio que faria mais sentido dizer que uma dinastia de 6 a 8 treinadores (mais o Tenzin, a jogar) passaram nesses países com no máximo sei la uns 50 cada um ou menos, concorda? A única coisa que não ta real é a ordem dos títulos que ai eu contei com ajuda do Chat gpt para fazer uma cronologia mais realista para um treinador. Conseguiu entender? Pode perguntar, fórum é para isso, e no mais tomara que continue a acompanhar a história, que provavelmente será minha última nesse jogo. Obrigado!

Expand  

Eu perguntei mesmo por pura curiosidade, não tens que provar nada mas agora as planilhas ja fazem sentindo, quanto a ser a ultima no jogo acho que para quem gosta disto como nos so vai deixar de jogar quando morrer

Boa sorte e sim irei acompanhar o save

Postado

Boa sorte com a dinastia Wang.

Postado

Também lembro de muitas destas sagas...agora me pergunto, será que tu é o mais louco na escolha de ligas do FM? kkkk cada país aleatório...Já joguei em alguns cantos curiosos também, mas você me supera por muito kkkkk aguardando o desfecho dessa história

Postado
  Em 31/03/2025 em 02:01, ABAIXINHO disse:

Eu perguntei mesmo por pura curiosidade, não tens que provar nada mas agora as planilhas ja fazem sentindo, quanto a ser a ultima no jogo acho que para quem gosta disto como nos so vai deixar de jogar quando morrer

Boa sorte e sim irei acompanhar o save

Expand  

Compromissos da vida andam apertando mas quem sabe. Obrigado! Vamos em frente.

  Em 31/03/2025 em 12:08, Cadete213 disse:

Boa sorte com a dinastia Wang.

Expand  

Obrigado! Vamo que vamo!

  Em 31/03/2025 em 15:29, Bruno Alves Manager disse:

Também lembro de muitas destas sagas...agora me pergunto, será que tu é o mais louco na escolha de ligas do FM? kkkk cada país aleatório...Já joguei em alguns cantos curiosos também, mas você me supera por muito kkkkk aguardando o desfecho dessa história

Expand  

Grande Brunão, sempre acompanhando. Bora lá rs, rs. Obrigado!

Postado

nrPNiDe.png

<<< Voltar para apresentação inicial >>> - <<< Voltar ao Índice>>> - >>> Seguir para Capítulo 2 >>>

Capítulo 01 - A Jornada de Kunga Wang pela Oceania

Uma historinha a mais outra a menos de abertura de post não mata ninguém e no mais o Chat GPT me ajudou nessa. Como eu ia dizendo, Tenzin vai para a Oceania em busca de informações sobre o lendário Kunga Wang...

xyaUYNL.png

Lá chegando após alguns dias encontra seu parente curtindo a vida recém-aposentado na Nova Zelândia sendo tratado como ídolo por lá afinal ele merecia e contou o porquê para Tenzin. Abaixo um resumo da trajetória dele até então.

  Citar

A Jornada Oceânica de Kunga Wang - um breve histórico

1. O Primeiro Passo (2004-2013) – Um Nômade pelo Pacífico

Kunga Wang iniciou sua jornada de treinador na Micronésia, comandando o Gagil e conquistando seu primeiro título. Nos anos seguintes, ele passou por diversos países insulares, muitas vezes pegando times em divisões inferiores e os levando ao sucesso. No Taiti, teve um período de maior estabilidade, conquistando títulos seguidos com o Tefana, o que elevou sua reputação. Mas a aventura estava longe do fim. Ele seguiu para outras ilhas como Vanuatu, Papua Nova Guiné e Tonga, sempre enfrentando novos desafios, moldando-se como um verdadeiro especialista em ligas menores.

2. A Chegada à Nova Zelândia e o Primeiro Fracasso (2014)

Em 2014, Kunga Wang teve sua primeira grande frustração. Após anos colecionando acessos e títulos, chegou ao Island Bay United, na Nova Zelândia, mas não conseguiu conquistar nada. O futebol neozelandês era um nível acima do que estava acostumado, e pela primeira vez em uma década, Wang se viu sem troféus. Foi um golpe duro, mas que o preparou para os desafios seguintes.

3. A Reconstrução (2015-2018) – Dominando as Pequenas Ilhas

Saindo da Nova Zelândia com sede de redenção, Wang retornou às ilhas do Pacífico e se reergueu. Primeiro, venceu a liga das Ilhas Cook com o Nikao Sokattak. Em seguida, foi campeão em Samoa Americana e, em 2017, teve uma temporada brilhante com o Nauti FC, conquistando quatro títulos em Tuvalu. Esse período provou que, mesmo após o fracasso na Nova Zelândia, ele ainda era um técnico de alto nível para o futebol da Oceania.

4. A Segunda Tentativa na Nova Zelândia (2019-2022) – A Consagração

Depois de mais anos de experiência e conquistas, Wang voltou à Nova Zelândia, desta vez no Mount Albert-Pousondy. Conseguiu subir para a 2ª divisão, mas em 2020 ficou apenas no meio da tabela. No entanto, isso abriu caminho para seu maior desafio: assumir o Auckland City, o gigante do futebol da Oceania. Em 2021 e 2022, ele conquistou a liga e a copa nacional duas vezes seguidas, finalmente provando seu valor no futebol neozelandês e consolidando seu nome como um dos maiores técnicos da Oceania.

Expand  

Com medo de maiores bugs eu joguei essa região off, futuramente deu bugs e então eu sai fazendo saves separados, por isso a parte da Oceania joguei toda off, mas vocês já devem imaginar o quão fracos são os jogadores fora da Nova Zelândia, com leve melhora no Taiti, Papua Nova Guiné e Fiji apenas, e alguns na Ilhas Salomão, o resto é nível ultimas divisões estaduais do Brasil ou pior que isso com jogadores com menos que 6 de rapidez, menos que 8 de determinação, em alguns caso quase daqueles cinzentos, terríveis.

OVZ03Ak.png

aabBAcc.png

DcyR03p.png

Só para terem uma noção dos melhores jogadores que se encontravam nessa região...dependendo o país como Samoa Ocidental, 5ª divisão, havia jogadores bem piores que esse papuásio que postei como por exemplo jogadores de lado com no máximo 7 de rapidez (velocidade e aceleração) ou então com desarme/marcação em torno de 6 a 7, determinação em torno de no máximo 10, força em torno de 6 também. Terrível, a Nova Zelândia sobra na região, mas a depender do clube dá para fazer bons trabalhos na Ilhas Salomão, Ilhas Fiji, Taiti e Papua Nova Guine, mas eu ainda diria que no máximo nos grandes de Taiti, fora isso cai bastante a qualidade.

A partir do próximo post entramos de vez no save “on” a valer.

 

<<< Voltar para apresentação inicial >>> - <<< Voltar ao Índice>>> - >>> Seguir para Capítulo 2 >>>

  • Carlos Magno22 mudou o título para O Último Viajante - Att 02/04/2025 - Breve histórico de Kunga Wanga pela Oceania
Postado

Meu chapéu, esses atributos são piores que os cinzentos do sub-20 de última divisão estadual. Desenvolver uma nação nesses países levaria uma vida inteira jogando FM kkkkk 

Postado

Oceania é muito interessante de jogar e tem muito por explorar.

Postado

Mesmo que atrasado, desejo sorte com o save,

Postado

Boa sorte com o save! Em termos relativos, não falta tanto pra você terminar de explorar todos os países, e até que ficou legal a temática da dinastia Wang, gostei dos nomes pra cada continente.

Bem feia a qualidade dos caras na Oceania, certamente será melhor nos países que você tem de trabalhar agora.

Postado
  Em 02/04/2025 em 20:55, Bruno Alves Manager disse:

Meu chapéu, esses atributos são piores que os cinzentos do sub-20 de última divisão estadual. Desenvolver uma nação nesses países levaria uma vida inteira jogando FM kkkkk 

Expand  

Terrível, terrível, nem percam tempo tentando jogar ali, tem que ter uma paciência muito grande. Na 5ª samoana cheguei encontrar uns piores que cinzentos mesmo. Obrigado!

  Em 03/04/2025 em 08:24, Cadete213 disse:

Oceania é muito interessante de jogar e tem muito por explorar.

Expand  

Eu não jogaria de novo kkk Obrigado!

  Em 03/04/2025 em 11:38, LC disse:

Mesmo que atrasado, desejo sorte com o save,

Expand  

Muito obrigado, seja bem vindo!

  Em 04/04/2025 em 11:51, Fernandinhobol disse:

Boa sorte com o save! Em termos relativos, não falta tanto pra você terminar de explorar todos os países, e até que ficou legal a temática da dinastia Wang, gostei dos nomes pra cada continente.

Bem feia a qualidade dos caras na Oceania, certamente será melhor nos países que você tem de trabalhar agora.

Expand  

Obrigado, sim falta pouco, pena que meu computador é fraco para rodar o mundo todo em uma só vez e precisei fragmentar. É, tive essa ideia dos Wang e aí estou usando o chat gpt pra ir me ajudando com a narrativa. Vem mais novidade por ai.  Creio que terá de ser melhor sim,estou curioso em ver como será no Suriname, Guatemala, Cuba e Coreia do Norte, no mais deve ser competitivo creio eu.

Postado

TKxCjmg.png

<<< Voltar para Capítulo 1 >>> - <<< Voltar ao Índice>>> - Seguir para Capítulo 3 (Em breve)>>>

 

Capitulo 2: Prmeiros passos no Suriname

Se nada mais haveria por conquistar na Oceania, partiram Tenzin e Kunga para a América Central na esperança de encontrar Amim Wang.

  Citar

Amin Wang, que na década de 70, partiu rumo à América do Norte, América Central e Caribe. Sua jornada o levaria por países de pouca expressão futebolística, mas que guardavam desafios únicos.

Com um início modesto, Amin construiu seu legado aos poucos, passando por pequenas ilhas caribenhas antes de alcançar o topo em ligas mais estruturadas como México, Canadá e Estados Unidos. Sua jornada não foi apenas sobre títulos, mas também sobre desbravar territórios quase desconhecidos do futebol mundial.


1.                  Os Primeiros Passos: Explorando as Ilhas Menores (1972-1986)

A estreia de Amin Wang no futebol ocorreu em 1972, comandando o ASBSP na pequena ilha de São Bartolomeu. Em uma liga amadora, conquistou sua primeira 1ª Divisão, dando início a sua trajetória.

Após um ano sem clube, continuou sua caminhada pelas ilhas do Caribe, passando por lugares pouco explorados no mundo do futebol:

  • 1974: Tentativa frustrada nas Ilhas Cayman (sem registro de título).
  • 1975-1976: No Portmore United, da Jamaica, passou um primeiro ano sem conquistas, mas em 1976, venceu a 1ª Divisão Jamaicana.
  • 1977: Conquistou tanto a 1ª Divisão quanto a Copa nacional das Ilhas Turcas e Caicos, dirigindo o Eagles & Academy.
  • 1978-1986: Passou por Anguila, República Dominicana, Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Granada, Aruba e Curaçao, vencendo títulos de ligas e copas nacionais, consolidando-se como um técnico vitorioso no Caribe.

Seu nome começou a ganhar força nas ilhas menores, e ele seguiu dominando campeonatos regionais, ganhando experiência antes de desafios mais relevantes.


2.                  Expansão para Novos Horizontes (1987-2006)

Com mais de uma década dominando o Caribe, Amin começou a explorar novas oportunidades:

  • 1987-1997: Seguiu conquistando títulos em ilhas como São Cristóvão e Nevis, Bahamas, Dominica, Bonaire, Bermudas, Montserrat e Ilhas Virgens. Apesar de alguns tropeços, sua reputação crescia constantemente.
  • 1998-1999: Passou por Antígua e Barbuda e São Martinho, mantendo sua tradição vencedora.
  • 2001-2002: Primeiras experiências em territórios franceses como Guadalupe e Martinica, conquistando divisões inferiores antes de subir de nível.
  • 2003-2004: No Porto Rico Sevilha, fracassou na primeira tentativa, mas em 2004, conseguiu vencer a 2ª Divisão.
  • 2005-2008: No Belize Pirates, fracassou no primeiro ano, mas em 2006, sagrou-se campeão nacional. Em seguida, passou dois anos na Guiana, levando o Santos (Guiana) ao título nacional.
  • 2009-2013: Chegou a países mais estruturados como Guiana Francesa, Haiti e Trinidad e Tobago, conquistando ligas e copas. Em Trinidad, chegou ao San Juan Jabloteh SC, mas só conseguiu o título ao trocar para o Central FC.

Amin Wang já era um nome consolidado no futebol do Caribe, e sua carreira tomaria um rumo ainda mais interessante ao se aventurar na América Central.


3.                  Chegada à América Central e Primeiros Grandes Desafios (2014-2020)

Deixando de lado as pequenas ilhas, Amin Wang começou a buscar títulos em países com ligas mais estruturadas:

  • 2014: Conquistou o Apertura e Clausura em El Salvador, comandando o Isidro Metapan.
  • 2015: Levou o Deportivo Saprissa ao título nacional na Costa Rica.
  • 2016-2017: Enfrentou dificuldades na Nicarágua com o Real Estelí, mas conseguiu a glória em seu segundo ano.
  • 2018: Foi campeão em Honduras com o Marathon.
  • 2019-2020: Após um começo sem títulos, levou o Cavalry ao título da liga canadense, tornando-se o maior técnico da história da equipe.

O próximo passo seria o maior de todos: México e os EUA, os maiores centros do futebol na região.


4.                  A Glória Máxima: Conquistas Internacionais e a Supremacia Mexicana (2021-2022)

Com sua reputação consolidada, Amin Wang finalmente teve a oportunidade de treinar um clube de elite na Liga MX. Assumiu o Pachuca em 2021, vencendo a 1ª Divisão logo em sua primeira temporada. Mas foi em 2022 que ele alcançou o ápice da carreira:

  • Campeão da Liga MX pela segunda vez.
  • Vencedor da CONCACAF Champions League, garantindo o título mais prestigiado da região.
  • Campeão do Mundial de Clubes, superando gigantes do futebol mundial.

Agora, restava apenas um último desafio: completar sua jornada nos poucos países que ainda não havia treinado.


Os Últimos Desafios: Suriname, Guatemala, Cuba e EUA (???)

Com quase todos os países da região conquistados, Amin Wang deixou pendente alguns

  • Suriname: Um país de tradição no futebol regional, mas sem títulos conquistados por Wang até então.
  • Guatemala: Outro país onde ainda não havia treinado, mas onde planejava encerrar sua trajetória na América Central.
  • Cuba: O maior país do Caribe onde ainda faltava um título.
  • Estados Unidos: O maior desafio, pois ele ainda não havia comandado um clube na MLS.
Expand  

Se conseguisse cumprir sua missão nestes países, Amin Wang poderia encerrar sua jornada como o maior treinador da história da América do Norte, Central e Caribe. Cabe agora a Tenzin, ao lado de Kunga concluir seu legado.

  Citar

Falando em Kunga eu também pedi ao Chat Gpt com base no histórico do treinador oceanico, que ele me fizesse um perfil de treinador adjunto para o FM o qual ficou assim:

2NmLpSD.png

Expand  

E assim eles chegariam ao Suriname nesse início de jornada. Suriname que estava com todos clubes sem treinador naquele momento. Tenzin se candidatou a todos inclusive aquele considerado favorito a vencer essa edição: O Inter Moengotapoe, localizado em Moengo.

IajIR0q.png

Sobre o clube em si, vou deixar em mais uma seção "Citar" de acordo com informações solicitadas no Chat Gpt.

  Citar

Claro! Aqui vai um resumo em tópicos sobre o Inter Moengotapoe, suas rivalidades, estádio, torcida e o futebol do Suriname em geral:


🇸🇷 Inter Moengotapoe (IMT)

  • Fundação: 1992

  • Sede: Moengo, distrito de Marowijne (região leste do Suriname)

  • Cores: Amarelo e preto

  • Dono influente: Ronnie Brunswijk (ex-vice-presidente do país e figura polêmica)

  • Títulos: Dominou a liga surinamesa nos anos 2010, vencendo múltiplos campeonatos nacionais

  • Estilo: Time de investimento relativamente alto para o padrão local, com estrutura mais organizada


🔥 Rivalidades

  • Real Moengotapoe

    • Derbi local de Moengo

    • Rivalidade direta e quente, por serem do mesmo distrito (às vezes chamado de “clássico do interior”)

  • Transvaal

    • Um dos clubes mais tradicionais de Paramaribo

    • Rivalidade histórica mais pela disputa por títulos e prestígio nacional

  • Robinhood

    • Maior campeão nacional

    • Clássico de prestígio e tensão quando se enfrentam, principalmente em finais ou jogos decisivos


🏟️ Estádio

  • Ronnie Brunswijkstadion

    • Localizado em Moengo

    • Capacidade: cerca de 3.000 a 5.000 torcedores

    • Nomeia-se em homenagem ao próprio dono do clube, que já chegou a jogar partidas oficiais mesmo com mais de 50 anos

    • Pequeno, mas funcional para os padrões do futebol local


🙌 Torcida

  • Pequena, mas fiel na região de Moengo

  • Cresceu com os títulos na última década

  • É vista como um clube com apoio político e financeiro acima da média no Suriname, o que atrai respeito e também críticas


⚽ Futebol Surinamês (Visão Geral)

  • Liga principal: SVB Eerste Divisie

  • Tradição: Robinhood e Transvaal são os clubes mais antigos e vitoriosos

  • Infraestrutura: Ainda modesta, com estádios pequenos e recursos limitados

  • Ponto forte: Muitos jogadores surinameses brilham no exterior, especialmente nos Países Baixos (devido à ligação histórica e cultural)

  • Exemplos: Clarence Seedorf, Edgar Davids, Jimmy Floyd Hasselbaink, Virgil van Dijk (com raízes surinamesas)

  • Desafios: Pouco investimento interno, dificuldades de profissionalização e retenção de talentos

  • Potencial: Alto, se houver maior organização e aproveitamento da diáspora


Se quiser posso montar uma rivalidade ficcional mais acirrada ou enredo de clássico, dependendo do tom que quiser dar numa saga.

Expand  

A seguir falaremos sobre Staff, plantel, finanças, pré-temporada e favoritismo.

 

A) Equipe técnica

Com a chegada de Tenzin e Kunga a qualidade da equipe técnica que localmente já era a melhor ou uma das melhores aumentou muito no setor de preparadores.

65ELTNn.png

Preparadores: Tenzin Wang (treinador); Shaquile Paddie (diretor da base); Guillermo Pengel (Preparador de bola parada); Kunga Wang (auxiliar técnico); Iveraldo Kwasie (preparador); Roxie Adenie (preparador físico);  Obrendo Hunte (preparador de goleiros); e, EvanI Mawie (analista)

Recrutamento: Anduelo Becker (olheiro). Os demais que são tão fracos quanto Anduelo serão demitidos assim que a equipe de jogadores estiver completa. Se precisarmos jogadores olharemos os ofertados por agentes.

Departamento médico: Rainel Haabo (chefe de fisioterapeuta); Milton Fer e Obrendo Chery (fisioterapeutas); Julia Dilrosun (médica chefe do setor); Ivanildo Lonwijk (cientista desportivo chefe); e Virgil Babel (cientista desportivo)

Notei uma fraquíssima equipe técnica aqui no Suriname mas creio que com a chegada de Kunga isso dará um upgrade violento a todos na melhoria dos atletas, assim espero. Ainda não tem ninguém na equipe sub-20.

 

B) Reforços

Com pouca grana em caixa, fica difícil montar uma equipe mas foram feitos alguns progressos trazendo jogadores livres ou emprestados. Era o que podia ser feito e como os torneios nacionais do Suriname permitem trazer até 5 estrangeiros, tendo apenas o franco-guianense Thomas There no plantel até aquele momento, conseguiram trazer o experiente nigeriano Adeyeye Adeyemi, 34 anos, ex-Shunshine Stars e ex-Akwa United para ter mais opções no meio campo.

S9JbUmB.png

Além de Adeyeye Adeyemi, está encaminhado os empréstimos sem custos de dois jogadores laterais-esquerdos dos adversários que procuram espaços e chegam em fevereiro quase no final do primeiro turno sem custos: o lateral esquerdo Doniel Wijdenbosch, de apenas 23 anos, vinculado ao Robinhood, e o Olvido Misidjang, 31 anos, vinculado ao Notch, sendo que antes atuou também pelo Leo Victor.

rVJnFqH.png

5HSPiRE.png

Não encontrei imagens de ambos atuando em algum jogo. No mais a equipe terá de ir com o que tem.

 

C) Curta pré-temporada

A pré temporada foi meio curta e realizada apenas entre surinameses e franco-guianenses nesse início dos trabalhos.

qpORGOr.png

NhKovZm.png

Amistoso interno - vs. Notch - vs. ASC Le Geldar (GF) - vs. Caravan - vs. CSC de Cayenne (GF) - vs. Balaté

Após uma derrota para os atletas da base, a equipe não perdeu mais na preparação (o qual tentou rodar bem todo plantel) vencendo os clubes locais Notch e Caravam além dos franco-guianenses ASC Le Geldar, CSC de Cayenne e EJ Balaté com boas atuações com destaque para Romeo Kastiel.

 

D) Antevisão e plantel

Domesticamente falando o elenco parece suficiente já que a imprensa considerado o clube favoritaço a desbancar o atual campeão Robinhood, o gigante local. Vejamos então como está o plantel.

rFtUETJ.png

Goleiro: Obrendo Huiswod

Lateral direito e esquerdo: Miquel Darson e Anduelo Amoeferie

Zagueiros: Naldo Kwasie e Bebeto Paddie

Volante e meio campo central: Erwin Tjon-A-Loi e Sersinho Edwards

Pontas: Donnegy Fer  pela direita e Giovani Waal pela esquerda

Armador e atacante: o cerebro do time é Jerell Wijks e a esperança de gols é Gilberto Cronie

Esse é no momento o time base composto por jogadores mais experientes em um plantel ainda bastante desequilibado composto em sua maioria atletas acima dos trinta anos ou na faixa dos 16 anos, mas com considerável potencial num geral.

 

E) Tática

Tenzin gostaria de utilizar o clássico 4-2-3-1 mas as características atuais do meio campo não permitem, então ele irá usar um 4-1-1-3-1 perante a torcida quando propor o jogo, podendo sacrificar Erwin para a entrada de Adeyeye Adeyemi, atleta de melhor finalização e técnica; e um 4-3-3 com 3 meio campistas marcadores de modo reativo fora de casa.

k1sjT8W.png

oYAayjX.png

Há quem acredite que a inspiração para esses formatos de Tenzin possa ter vindo do lendário Raul Wang quando passou pelo Paysandu. Quem sabe...

 

F) Finanças

Com um saldo financeiro de apenas 10 mil euros no mês anterior, os amistoso deram um "gás" a mais no caixa da equipe aumentando dez vezes o saldo mas a projeção dos analistas com o tempo é de entrar em grande crise financeira futura.

60YRtNi.png

FuBCOSb.png

Assim recorrer a constantes amistosos poderá ser uma estratégia bem provável sempre que o calendário permitir.

 

Próximos passos

Bem, a direção está com a régua elevada, esperando vencer tanto a liga quanto a copa e com isso se classificar para a Concacaf Caribbean Shield (Escudo Caribenho da Concacaf). A ver o que se sucede.

 

<<< Voltar para Capítulo 1 >>> - <<< Voltar ao Índice>>> - Seguir para Capítulo 3 (Em breve)>>>

  • Carlos Magno22 mudou o título para O Último Viajante - Att 07/04/2025 - Cap. 02 - Primeiros passos no Suriname
Postado

Bora lá atacar essa liga que só não me é desconhecida, pois já fiz um save com uma dessas equipas...mas já nem me lembro do nome, hahaha.

Postado

Bons valores, deve ser o suficiente para vencer a liga e a copa

Postado

Suriname, vizinho esquecido do Brasil... Jogadores interessantes mas parecem pecar nos mentais.

Se até a mídia diz que seu time é favorito, é porque é favorito mesmo, essa comissão técnica aí deve ser genial perto das outras da liga. Pra cima deles!

Postado
  Em 08/04/2025 em 08:43, Cadete213 disse:

Bora lá atacar essa liga que só não me é desconhecida, pois já fiz um save com uma dessas equipas...mas já nem me lembro do nome, hahaha.

Expand  

Para quem jogou na terrível Oceania isso é luxo rs, rs. Obrigado!

  Em 08/04/2025 em 19:15, Bruno Alves Manager disse:

Bons valores, deve ser o suficiente para vencer a liga e a copa

Expand  

Tomara que sejam. Obrigado!

  Em 09/04/2025 em 21:21, Fernandinhobol disse:

Suriname, vizinho esquecido do Brasil... Jogadores interessantes mas parecem pecar nos mentais.

Se até a mídia diz que seu time é favorito, é porque é favorito mesmo, essa comissão técnica aí deve ser genial perto das outras da liga. Pra cima deles!

Expand  

Verdade, me chamou a atenção e quero explorar um pouco esse local. Vem junto e vamos descobrir. Obrigado!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...