Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

In cerca di Fortuna - Perugia Calcio

Posts Recomendados

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop

Introdução

Imagine um clube sem tanta relevância no cenário local finalmente conseguir se estabelecer na Série A, mas essa ser sua maior desgraça em um período de 5 anos?

Foi o que aconteceu com o Perugia. Estreando na Série A em 75/76, conseguiu um 8º e 6º lugares nas duas primeiras temporadas. No entanto, em 76/77, viu uma de suas estrelas, Renato Curi, falecer subitamente após um ataque cardíaco na partida contra a Juventus. O atleta de 24 anos, era prospectado para futuras convocações à seleção italiana. 

O time conseguiu se recuperar do baque e finalizar a temporada no 7º lugar. Depois de mais um 7º lugar em 77/78, veio o sonho. O time começou forte, chegou a liderar o campeonato em seu início, mas não aguentou o tranco na corrida contra o Milan e foi perdendo terreno, ficando 3 pontos atrás dos rossoneri na tabela, em uma época que a vitória valia 2 pontos. Dessa forma, o clube ficou marcado como o único time a terminar um campeonato invicto sem levar a taça. 

O vice-campeonato provocou mais investimentos em 79/80, como por exemplo, a chegada da estrela em ascensão Paolo Rossi, vindo do Vicenza, e que havia sido artilheiro e vice-artilheiro das duas últimas edições da Série A, respectivamente. 

Só que o azar bateu à porta mais uma vez. Nesta temporada, estourou o escândalo Totonero, que arranjou partidas da Série A e B afetou o time, que foi punido com a dedução de 5 pontos na temporada 80-81, além da suspensão de Paolo Rossi por 3 anos - reduzida posteriormente para 2 anos, para o nosso azar em 1982.

Assim, em 80-81 o time caiu para a Série B e vale dizer que seriam rebaixados mesmo sem a dedução de 5 pontos, tamanho o impacto do escândalo no clube. Depois disso, o time levou 15 anos para retornar à Série A, retornando em 96-97 e sendo rebaixado no mesmo ano. 

Depois disso, o clube retomou a Série A em 98-99, fazendo sua melhor campanha em 01-02, com o 8º lugar. Na temporada seguinte, inclusive, protagonizaram um caso curioso: Ahn Jung-Hwan, que marcou o gol de ouro para eliminar os italianos nas oitavas da Copa de 2002, era jogador do Perugia e por causa desse gol foi demitido. 

Luciano Gaucci, presidente do clube e autor dessa pérola, depois se arrependeu mas já era tarde demais e o jogador foi parar na J-League. Não satisfeito, no ano seguinte ele contratou o filho do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, Al-Saadi Gaddafi, que no fim acabou fazendo apenas um jogo pelo clube contra a Juventus e depois testou positivo no exame antidoping. 

Essa época acabou sendo a última boa fase do clube, que em 2010 entrou com pedido de falência e retomou sua trajetória já na temporada seguinte, 2010-11, como A.C. Perugia Calcio. Desde então o clube jogou somente a Série B nas temporadas 2021-22 e 2022-23, retomando à Série C, onde encontra-se desde então. 

A título de curiosidade na temporada atual eles estão na 12º posição na Série C - dados de 21.03.2025.

O Save 

Depois de jogar um YC de 17 temporadas na Eslováquia, testei muitas opções antes de começar o save e nenhuma delas me agradou. Até que comecei a pensar que talvez fosse o fato de querer jogar em uma liga mais forte para ter mais talento à disposição, só pelo prazer de recrutar uns monstrinhos, coisa que o @Seo Beraldo tem feito com maestria no mesmo país. 

Até chegar no clube testei várias opções nas grandes ligas e essa foi a que mais me agradou, dado o contexto histórico. Para adicionar um pouco mais de tempero a esse contexto, vou usar uma base de dados que traz de volta o formato dos anos 80, onde o nome era Copa dos Campeões da Europa. 

Os nomes atuais foram mantidos no jogo, mas pelo que entendi do post, o formato de classificação do que é chamado de Conference League no save é via título de copa nacional, enquanto a Liga Europa classifica via liga. Iremos destrinchar um pouco mais sobre essa base conforme o save se desenvolve.

Objetivo 

Parar de treinar bagre haha

Falando sério agora, os objetivos são simples:

• Levar o time para a Série A em 5 temporadas
  • Frequentar competições europeias em 7 temporadas
  • Vencer a Série A 

Ultimamente não tenho colocado objetivos no meu save, mas neste caso, como a história se desenha a partir de um vice invicto, acho válido incluir essa meta. Também é importante dizer que estou ciente da escolha de um clube de um país que possui uma das principais ligas da Europa e isso deve facilitar a minha vida. Como no geral tenho pouco tempo para jogar e postar, quero deixar um pouco de lado o sofrimento e tirar alguns prazeres do jogo, como treinar jogadores de alto potencial que eu fui capaz de recrutar. 

Sabendo disso, pretendo me orientar mais pela narrativa e não por um simples JeT em que relataria os resultados de cada competição.

Infraestruturas

Como mencionado, o time encontra-se na Série C e possui estruturas medianas, o que acho válido para essa divisão. O estádio segue o padrão de muitos outros clubes na Itália e pertence à Prefeitura. 

AP1GczOzPJ7Isd-JECBy0ZMhQFO0FWsBJP-1NAq7

Outro ponto positivo são as finanças do clube. Mesmo após a movimentação no mercado de transferências, ainda temos €5,6m em caixa, o que é importante para segurar a bronca em duas, três temporadas, caso o time não suba. 

AP1GczP4KAjc1UguNoHZmDXPQ9rHFDdB-1xz2ZuK

Transferências

Tentei investir em reforços pontuais e então chegaram quatro atletas após a minha chegada, muito por conta de algumas lesões e de entender que o elenco é um pouco mais curto. 

As saídas ocorreram antes da minha chegada e depois disso encaminhei a saída de dois jogadores. Não devo fazer mais mudanças enquanto não tiver um conhecimento maior do elenco. 

AP1GczO0QitG181S6LSbTBA515qaMCfYO2wydplN

Elenco 

A Série C tem restrição a jogadores extracomunitários e aproveitando isso, optei por trazer jogadores com a primeira nacionalidade italiana. Assim, eu já me antecipo às regras e tento construir um elenco nacional, para no momento certo, investir em talento estrangeiro. 

Além dos jogadores que contratamos, temos 9 comunitários. Creio que se eu buscar melhorias no elenco, tentarei aproveitar o espaço deles. 

Sinto que o elenco tem uma mescla boa de juventude e experiência, então esse é um outro motivo para aguardar um pouco mais para tomar decisões profundas no elenco. Inicialmente, os principais jogadores são Vulikic, Dell’Orco, Bartolomei e a nova contratação, De Nipoti. 

AP1GczMOCARgxEbDzjizhLHrU7pM8fpamAAgN05I

Vejo essa combinação como algo importante para tocar a temporada, mas caso o time não consiga subir de primeira, devemos rejuvenescer ainda mais o elenco. 

AP1GczMhsv9gveolPltSfUBwe3oHjof93c-c1XvO

Tática 

Tenho usado os padrões que o FM apresenta e decidi usar um tiki-taka em profundidade a princípio em um 4-3-3. Quero ver se o time tem condições de aguentar fisicamente um ritmo mais rápido para fazer alguns ajustes e fazer com o que o time tenha controle do jogo, mas de uma forma mais impositiva. 

AP1GczNxxs_QuPdEFTOSBSuVwe3uZb_5nE8fqcm5

Série C 

A Série C é dividida em 3 grupos de 20 times. Os vencedores de cada grupo sobem automaticamente, enquanto que as equipes do 2º ao 10º lugar disputam uma vaga para o playoff, que é dividido em 4 fases para alocar essas 27 equipes. 

Quem passar por todo esse calvário, ainda joga com o 17º da Série B. Nós estamos no Grupo B, na mesma chave com times que já frequentaram a Série A, como SPAL, Cesena e Pescara. 

Coppa Série C 

Disputada por todos os times que participam da divisão, é segregada em 6 fases, sendo que a primeira conta com 56 dos 60 times participantes. Os 28 vencedores encontram 4 times que descansaram na fase anterior (provavelmente pela classificação final) porque tem vaga na Coppa Italia. Essas 32 equipes vão jogando o mata-mata até a final, que dá o título e a vaga no playoff de subida.

Postado

RESERVADO

Postado

RESERVADO

Postado

Boa sorte. Adoro o futebol italiano e até gosto do Perugia.

Postado

Boa sorte Vini!

Perugua lançou o Nakata pro futebol europeu, time bem simpático.

Postado

Boa sorte Vini!

• Diretor Geral
Postado

Opa, tô aqui na audiência também Vini! ✋🏽 Boa sorte no novo save!

A Itália é sempre um país legal de se aventurar, já tentei algumas vezes saindo lá de baixo e não deu mt certo kkkkk, mas nas divisões mais acima sempre me diverti bastante. O último foi com a Viola.

Do Perugia eu não sabia nada a respeito confesso, só conhecia de nome mesmo. O que é bom, pois daí você me ajuda a aprender um pouco mais sobre o clube também rs, rs. Andiamo! 🇮🇹

Postado

Boa, Vini!! Legal ter voltado com um save!! Estarei acompanhando!!

Postado

Boa escolha do Perugia, time que já cogitei treinar algumas vezes mas nunca fui pra lá, e onde encerrou a carreira o Taddei (meia revelado pelo Palmeiras e que eu gostava de jogar com ele na Roma nos Winning Eleven / PES da vida).

Em 23/03/2025 em 03:17, #Vini disse:

Depois disso, o clube retomou a Série A em 98-99, fazendo sua melhor campanha em 01-02, com o 8º lugar. Na temporada seguinte, inclusive, protagonizaram um caso curioso: Ahn Jung-Hwan, que marcou o gol de ouro para eliminar os italianos nas oitavas da Copa de 2002, era jogador do Perugia e por causa desse gol foi demitido. 

Luciano Gaucci, presidente do clube e autor dessa pérola, depois se arrependeu mas já era tarde demais e o jogador foi parar na J-League. Não satisfeito, no ano seguinte ele contratou o filho do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, Al-Saadi Gaddafi, que no fim acabou fazendo apenas um jogo pelo clube contra a Juventus e depois testou positivo no exame antidoping. 

Expand  

O roteirista que escreveu isso aqui na história deles não é qualquer um, não!

times que já frequentaram a Série A, como SPAL, Cesena e Pescara. 

Expand  

Esses times que caem e nunca mais voltam... futebol italiano é cruel mesmo.

Boa sorte, Vini!

Postado

Acho que das grandes ligas européias a Italiana é disparada a que mais gosto, tem gostinho de levantar domingo de manhã pra um Lazio x Napoli do Cavani narrado pelo Silvio Luiz na Rede TV 

Vc citou ali os times fortes da série C, o Pescara tem uma das minhas maiores decepções como torcedor do Milan, que é o goleiro Plizzari, quando o Donnarumma subiu lembro claramente de muitos insiders falando que o próximo era ainda melhor, e bem ele tá aí com 25 anos na série C emprestado pelo Milan, mas enfim foi só um desabafo boa sorte Vini

Postado

Boa sorte com o save, estarei acompanhando.

Postado

Fala Vini, gostei da escolha do clube, ele tem bastante potencial. Vamos ver como irá se desenrolar a saga. 

Uma pena que após o vice nos anos 70 o clube teve esse episódio... manipulação de resultados, jogador sofrendo mal-súbito... me lembrou o São Caetano um pouco. Chegou a ter uma sobrevida no início do milênio mas desde então não retornou as glórias e conquistas de outrora.

Te desejo muito Boa Sorte com o Perugia!

Postado

Boa sorte Vini.

Bela escolha de time, curioso quanta história diferente tem o clube. Nunca imaginaria que já houve invicto sem título na Itália.

Também gosto de jogar sem objetivos definidos, acho que esses que você indicou vão ser atingidos sem dificuldade, isso é, se esse formato das competições europeias não restringir muito as vagas.

a nova contratação, De Nipoti. 

AP1GczMOCARgxEbDzjizhLHrU7pM8fpamAAgN05I

Expand  

Te falar... Um cabra desse jogar na terceira divisão é putaria. Que Chou da Chucha é esse?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...