Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

In cerca di Fortuna - Hora da onça beber água (19/05)

Posts Recomendados

Postado
  Em 12/04/2025 em 19:59, ElPerroMG disse:

FM sendo FM contigo, Vini haha. As lesões realmente foram cruéis contigo, e dá pra ver como isso afetou não só a parte tática, mas também o ritmo de construção do time. Ainda assim, dá pra tirar méritos importantes – especialmente na Coppa, onde o time vem se superando mesmo diante das dificuldades.

Essa vitória contra o Pescara fora de casa foi um baita respiro, e mostra que o 4-3-3 mais contido tem potencial. A defesa sendo a terceira melhor da liga mesmo com tanta troca mostra que tem uma base sólida aí.

Torcendo pro retorno do De Nipoti dar aquele gás no ataque e transformar essa solidez em consistência! Vai que dá pra embalar no returno e chegar forte nos playoffs! 

Expand  

Ô rapaz, desculpa pular seu comentário, tive problemas com o fórum na hora de postar a atualização.

Infelizmente não me lembrava de sofrer tanto com as lesões e isso me obrigou a mudar várias vezes o esquema tático.

Agora você já tem o resultado da temporada, mas acredito que construimos uma boa base na defesa e precisaremos reformular as coisas usando o setor defensivo como referência.

Valeu, Perro!

Em 13/04/2025 em 00:24, Nismo disse:

Acho que foi uma boa temporada inicial, mas as lesões impediram uma evolução maior no campeonato, e esse critério de ranqueamento complica ainda mais.

Tem boas peças nesse time, mas, pode ser ainda melhor com a fartura de talento que tem na Itália e as possibilidades que os jogadores dispensados oferecem.

Boa sorte para a continuação 

Expand  

Sim, acho que foi bom, mas eu tive uma quebra nas expectativas. Achava que poderia atender pelo menos a meta do quinto lugar na Liga.

Concordo, a Liga B na Série C se mostrou bastante disputada. A nossa pontuação não rendeu uma posição mais alta e isso também nos prejudicou no mata-mata.

Agora é isso, com uma ideia maior do elenco, pretendo reforçar o time atacando principalmente as deficiências no meio e zaga.

Valeu, Nismo!

Em 13/04/2025 em 09:15, mfeitosa disse:

O time fez uma campanha razoavelmente boa na Série C, mas esses playoffs são clássicos pela sua dificuldade. Já joguei bastante e sei o quanto é complicado!

Na Coppa Itália Serie C, pegou um adversário difícil, que fez uma temporada muito boa no Girone A, e não deu para ir muito longe. Que venha a próxima época.

Expand  

Estou vendo como é complicado, principalmente pelo ranqueamento e a vantagem da melhor campanha. Agora espero não me colocar nessa posição novamente, ou pelo menos entrar em fases mais avançadas.

Valeu, Feitosa!

Postado

Uma saga na Itália é uma saga na Itália, né? Ver o futebol italiano me remete à minha adolescência, Silvio Luis, Totó Schialatti e Cia! 

Estou por aqui acompanhando...

Sretno, Vini!!

#GoHum🇭🇷

Postado

Playoffs são assim. Mas pronto, é preparar a próxima época.

Postado

Mais um ótimo save de sua autoria, é claro que estou acompanhando.

Foi uma temporada meio "assim assim", teve seus momentos bons mas o time parece que não empolgou e o resultado final me parece meio..."assim assim" hahaha.

Sobre a tática, gosto da formação mas esse teu meio aí me parece sobrecarregado: os volantes precisam fazer tudo, desde proteger a zaga, cobrir os laterais e armar o jogo, uma vez que não tem mais ninguém ajudando eles nisso. De repente uns ajustes nesse sentido melhoram as coisas pra ti.

Postado

Como já foi dito aqui, fez uma primeira temporada razoável, uma pena que nos playoffs a equipe não teve muita sorte, assim como na Coppa Série C perdida para o Avellino.

As Lesões atrapalharam um melhor desempenho do Perugia, que foi vítima desses percalços 

Agora é remontar a equipe e rejuvenescer o elenco para ter sorte maior na próxima.

Boa Sorte.

Postado
  Em 12/04/2025 em 20:56, #Vini disse:

Só que na volta do intervalo Morra quase fez jus ao nome e nos fez ir de Vasco

Expand  

Meu Deus, isso seria trágico kkk

O critério de ranqueamento foi uma faca de dois gumes mesmo... uma pena a desclassificação, mais sorte na próxima temporada! A zica foi grande e sobrou até pro goleiro quebrar.

Em 12/04/2025 em 20:56, #Vini disse:

Após certo ponto, optei por 3 zagueiros, dois alas e dois volantes. É um esquema que não privilegia o lado ofensivo, então a ideia é manter essa base, mas com alguns ajustes que permita que o time seja mais forte no ataque. Conto também com a expectativa de ter meus titulares por mais tempo para assim fortalecer a coesão do elenco. 

Expand  

Eu não descartaria o Bartolomei, deve ter algo pra entregar mais 1 temporada, ainda mais com a equipe precisando de reposições com as lesões. 

Gosto de combinações assim, formação defensiva com tática na verdade ofensiva, mas pode sobrar praqueles pontas ali já que você quer meias ofensivos por dentro, vai retreinar a posição deles?

Postado
  Em 13/04/2025 em 21:44, rodrigorrrocha disse:

Uma saga na Itália é uma saga na Itália, né? Ver o futebol italiano me remete à minha adolescência, Silvio Luis, Totó Schialatti e Cia! 

Estou por aqui acompanhando...

Sretno, Vini!!

#GoHum🇭🇷

Expand  

Valeu, Rodrigo!

Em 14/04/2025 em 09:52, Cadete213 disse:

Playoffs são assim. Mas pronto, é preparar a próxima época.

Expand  

É isso, é levantar a cabeça e organizar as coisas para a próxima temporada. 

Valeu, Cadete!

Em 14/04/2025 em 17:23, Tsuru disse:

Mais um ótimo save de sua autoria, é claro que estou acompanhando.

Foi uma temporada meio "assim assim", teve seus momentos bons mas o time parece que não empolgou e o resultado final me parece meio..."assim assim" hahaha.

Sobre a tática, gosto da formação mas esse teu meio aí me parece sobrecarregado: os volantes precisam fazer tudo, desde proteger a zaga, cobrir os laterais e armar o jogo, uma vez que não tem mais ninguém ajudando eles nisso. De repente uns ajustes nesse sentido melhoram as coisas pra ti.

Expand  

Exato, na hora do vamo ver, o time não foi hahaha

Pois é, ainda vou pagar para ver com a formação dessa maneira, apostando em jogadores mais qualificados para fazer tudo. Acho que tem potencial, mas ficarei de olho nisso. 

Valeu, Tsuru!

Em 14/04/2025 em 17:41, MitoMitológico disse:

Como já foi dito aqui, fez uma primeira temporada razoável, uma pena que nos playoffs a equipe não teve muita sorte, assim como na Coppa Série C perdida para o Avellino.

As Lesões atrapalharam um melhor desempenho do Perugia, que foi vítima desses percalços 

Agora é remontar a equipe e rejuvenescer o elenco para ter sorte maior na próxima.

Boa Sorte.

Expand  

Acho que a falta de sorte veio antes já com as lesões, o desfecho nos playoffs foi o reflexo disso. Pelo lado positivo, conseguimos construir alguma base para 24/25 e vamos trabalhar no mercado em cima disso. 

Valeu, MM!

Em 15/04/2025 em 00:25, Fernandinhobol disse:

Meu Deus, isso seria trágico kkk

O critério de ranqueamento foi uma faca de dois gumes mesmo... uma pena a desclassificação, mais sorte na próxima temporada! A zica foi grande e sobrou até pro goleiro quebrar.

Eu não descartaria o Bartolomei, deve ter algo pra entregar mais 1 temporada, ainda mais com a equipe precisando de reposições com as lesões. 

Gosto de combinações assim, formação defensiva com tática na verdade ofensiva, mas pode sobrar praqueles pontas ali já que você quer meias ofensivos por dentro, vai retreinar a posição deles?

Expand  

Kkkkk

Esse ranqueamento cobra que o time faça uma boa temporada regular e vamos ficar de olho nisso em 24/25. Sobre o Bartolomei, ótima observação, eu também fiquei com essa dúvida, mas decidi que ele fica por mais uma temporada. 

Por enquanto não, até porque a maior parte deles pode não ficar. Vou ver quem fica e aí decidir se devo retreiná-los.

Valeu, Fernandinho!

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop

Capítulo 4 - Giocco à italiana 

Temporada 24/25 - Primeiro Turno e Coppa Italia Série C

Extra-campo

Começamos o período com o anúncio de quatro vagas adicionais no staff, inclusive duas para preparadores. Mesmo com as finanças sem estar 100%, preenchi todas as vagas adicionais e hoje contamos com uma das melhores equipes técnicas da Série C. 

AP1GczM9Z33Ughy2eG3s4zRoVQPL4X4umtZqN6dc

Transferências 

Considerando o desempenho na temporada anterior, entendi que uma profunda reformulação do elenco seria necessária para colocar o time na briga pelo acesso à Série B. Até aqui, 16 jogadores chegaram ao clube, sendo que um deles já estava aqui em 23/24, quatro deles vieram por empréstimo, enquanto que 12 dos 16 chegaram em definitivo, sendo 7 deles a custo zero. 

AP1GczOkzEEhg71GMl0VBQU24IptiZrD3GQ95UTs

Destacando aqueles que exigiram uma taxa de transferência, temos Visentin, que já estava no clube e eu entendia que ele poderia ser um jogador de suporte ao elenco. O argentino é um zagueiro all-rounded e com 25 anos, tem muita lenha para queimar. 

AP1GczOGJNDx60KqPOpa2zWnkcaMQC3eVuO8Edxx

Chierico chegou na virada da temporada e tem como destaque os seus atributos mentais. Mais um jovem jogador, com uma determinação alta e potencial de melhora. Gastamos apenas €30k para contratá-lo.

AP1GczNl6bc_T-C_w3G2PoLPNKJD7gnc1ISoJwY_

Pilati é outro zagueiro, uma vez que mantivemos o esquema com três beques. Ele é mais técnico, mas também é capaz de se impor fisicamente, com os seus 1,90m. Também é jovem, reequilibrando a média de idade do elenco. 

AP1GczMtbO8tek6F1aIlVeyPz4f_WEM5lQgDqtVs

Lucas Felippe exigiu um valor maior para sair do Crotone. O brasileiro é outro jogador técnico, com capacidade de desarmar e sair jogando. Uma pena é que ele não seja tão forte, se não seria um jogador top de linha. 

AP1GczNMCwFu-fN3w-AemGi9jqgfuBdE143mpXoT

Cortinovis veio por uma pechincha. Muito técnico, com uma alta determinação e aptidão física, além de uma visão de jogo essencial para um jogador que atua como MAC. O italiano também é jovem, com 23 anos, o que irá contribuir na longa temporada do Perugia. 

AP1GczMWEi1QPYl6sXXHBFI2EcWUkvFO8Kkmymci

Bergonzi | Libutti | Mastrantonio | Curado | Pieraccini | Arrigoni | Agostino | Bosisio | Bartesaghi | Samooja | Mikael 

Com todas essas chegadas, as Finanças estão comprometidas, mas devo liberar alguns jogadores na janela de janeiro para aliviar um pouco o prejuízo.

AP1GczPM66gsoE8wf7rFoG_h5Vrn0fd3WYto1bDv

Série C - Liga B

A combinação entre a manutenção de peças-chave e a tática, somadas aos novos jogadores, tiveram um efeito muito positivo no primeiro turno da equipe. 

Nos 5 primeiros jogos conquistamos 11 pontos em 15 possíveis, com Cortinovis e De Nipoti entre os destaques com 2 gols cada. O jogo contra o Carrarese seria o duelo entre os líderes do momento e nos comportamos muito bem, criando quatro oportunidades nos 90 minutos. No entanto, quis o destino, que em um contra-ataque aos 81’, Pilati derrubasse o adversário dentro da própria área, convertido por Capello.

AP1GczMBc3oLh1Safb28hEYBsAGxfwzq2dBtDVic

Nos recuperamos bem com uma goleada contra o Alessandria e seguimos pontuando até chegar no grande jogo contra o Trastevere. Por mais que o adversário estivesse mal, fizemos a nossa parte e massacramos o time da região metropolitana de Roma. O duelo foi marcado por grandes atuações de Tomaso De Nipoti, com dois gols, e Cortinovis, com duas assistências. 

AP1GczPyjAY1_4hzMJ_LzqcoE5fOaq0Cl74Uf2W7

Seguimos muito bem em outubro, mas o fantasma das lesões voltou a nos assombrar novamente. O artilheiro De Nipoti fraturou o pé na partida contra o Carpi e ficará de fora por 3 meses. Isso impactou muito o nosso ritmo em novembro, com menos gols marcados e uma derrota para o Virtus Entella, que está na briga pelo título da Liga B. 

Foi nesse cenário que Mikael chegou a custo zero, para brigar com Vásquez e Seghetti pelo lugar de camisa 9 da equipe. Só que o brasileiro não começou bem e já me faz questionar se não foi uma contratação por impulso. 

Os gols ficaram mais raros em dezembro e ainda assim escapamos com 6 pontos em 9, fechando o primeiro turno. Curiosamente, em algum momento do turno, fomos escolhidos como a melhor equipe no quesito ofensivo.

AP1GczNgC0o7uok1VeLPDH6ExoYmCuq5ahMlzDD1

Calendário

AP1GczPnlbyec4Neq2XkvKcaho_AtYpXXXp6XzMZ,

Classificação 

Se os gols marcados diminuíram, os gols sofridos também não aumentaram, então conseguimos nos manter na liderança. Os 12 gols tomados representam uma marca excelente, que deve ajudar a passar esse momento sem De Nipoti. 

Carrarese e Virtus Entella, nossos perseguidores, foram duas das três equipes a nos vencerem nesses 19 jogos. Considero esse um fato preocupante visto que a divisão está muito disputada e só possui uma vaga direta para o acesso. 

AP1GczMp9TLWe9LcjdKmxFRgvQtH3NIZrQXk4WEl,

Coppa Italia Série C 

Os três primeiros jogos da Coppa tiveram uma vitória tranquila contra o Catania, uma mais sofrida contra o Gubbio e um empate maluco contra o Crotone. Essas oscilações aconteceram porque priorizei a Liga, descansando alguns jogadores nessa competição. 

Assim, a conta chegou quando encaramos o Benevento, um duelo em que tivemos a mesma quantidade de chutes a gol, mas o adversário teve mais oportunidades claras e levou a melhor. 

AP1GczP0N2R0m0uLvml_W0BM5_X2ZJiEwsNT-KYW

Calendário

Elenco 

12 jogadores estão com nota acima de 7 e com mais de 5 jogos disputados na temporada. O meio-campo tem se mostrado um setor muito forte, controlando todas as ações ofensivas e defensivas, com destaque para Bartolomei, que conta com 8 participações para gol no período. 

Não temos um artilheiro muito evidente, com três jogadores com 5 gols. O problema é que, com a ausência de Tomaso De Nipoti, nenhum atleta despontou na artilharia. A tática acaba privilegiando o atacante sombra e Ricci tem feito bom proveito disso, com 9 participações para gols. Gostaria de observar esse cenário sem lesões para ter uma ideia melhor dos ajustes a fazer. 

AP1GczNSCrX7msRJ8Xky0r5Ht7Tmr_R7Q3SIyXOI

Apenas uma curiosidade sobre as lesões. Youssouph Sylla se lesionou gravemente, voltou e se machucou novamente, ficando de fora por 10 meses. Começo a me perguntar se não é hora de começar a olhar para as infraestruturas, visto que a equipe técnica é boa e os atletas não são todos propensos a lesões.

AP1GczOk7jSDS8dheI7pCSyJkAwbvOqZr9ES0TY4,

Histórico de lesões

Previsão da Fornada

Não é o meu objetivo, mas sigo de olho em quem vem da base. Já conseguimos vender um dos jogadores da fornada 2024 e o prognóstico é que venha um goleiro de alto nível, posição que é bom contar com um reserva barato.

AP1GczO7Ru6rAhBLaLGWUWApnJjNPr5peAX-AArb

• #Vini mudou o título para In cerca di Fortuna - Giocco à italiana (20/04)
Postado
  Em 20/04/2025 em 23:18, #Vini disse:

AP1GczNSCrX7msRJ8Xky0r5Ht7Tmr_R7Q3SIyXOI

Expand  

Sou um admirador de táticas com 3 zagueiros, porém percebi ao longo do meu último save que contra times com extremos eu sofria bastante (Na MLS, com o Orlando City e na segundona da Alemanha, com o TSV 1860 München, foi difícil; mas no BR, com o Botafogo, eu doutrinei)!

Ao contrário do Peruggia, o Hum joga com centrais descaídos e Alas Automáticos (na posição de MDD e MDE). Na meiuca tenho apenas um MRB (estou estudando trocar esse MRB por um MC defender) e CJA, porém quando sinto que estou perdendo esse setor, costumo transformar o defensor central em um líbero avançado (apoiar), mas aí "transformo os alas em defender". No ataque, atuo com 2 Avançados recuados de apoio e um PLC fixo.

Postado

Entraram muitos jogadores mas está correndo bem, incluindo a tática. Consigo cheirar a promoção. 

Postado

A mudança no elenco injetou uma nova dose de ânimo ao Perugia, que hoje lidera quase sem contestação (talvez as derrotas para o segundo e terceiro colocados sejam o ponto chave ali) a sua chave da Série C. 

O teu Perugia me lembra o Winterthur: ataque produzindo pouco e a defesa segurando a bronca. Curioso para ver o final da temporada.

Postado
  Em 21/04/2025 em 01:00, rodrigorrrocha disse:

Sou um admirador de táticas com 3 zagueiros, porém percebi ao longo do meu último save que contra times com extremos eu sofria bastante (Na MLS, com o Orlando City e na segundona da Alemanha, com o TSV 1860 München, foi difícil; mas no BR, com o Botafogo, eu doutrinei)!

Ao contrário do Peruggia, o Hum joga com centrais descaídos e Alas Automáticos (na posição de MDD e MDE). Na meiuca tenho apenas um MRB (estou estudando trocar esse MRB por um MC defender) e CJA, porém quando sinto que estou perdendo esse setor, costumo transformar o defensor central em um líbero avançado (apoiar), mas aí "transformo os alas em defender". No ataque, atuo com 2 Avançados recuados de apoio e um PLC fixo.

Expand  

Hoje em dia é muito difícil encaixar uma tática que não envolva uma linha de 4 e dois volantes no FM, isso é uma das coisas que mais me incomoda. Hoje sinto que dependo mais das sugestões programadas pelo jogo do que em versões anteriores.

Por isso até me agrada jogar com 3 zagueiros, só pelo fato de ser algo diferente. 

Eu gosto muito do MRB, mas combinar ele é complicado porque o jogador nessa função sempre sai pro combate, então é bom ter formas de proteger essas saídas dele, seja com um meia mais fixo, ou com o lateral cobrindo essa posição atuando de forma invertida. 

Valeu, Rodrigo!

Em 21/04/2025 em 08:47, Cadete213 disse:

Entraram muitos jogadores mas está correndo bem, incluindo a tática. Consigo cheirar a promoção. 

Expand  

Espero que não fique só no cheirinho, ehehe

Valeu, Cadete!

Em 21/04/2025 em 15:27, Nismo disse:

A mudança no elenco injetou uma nova dose de ânimo ao Perugia, que hoje lidera quase sem contestação (talvez as derrotas para o segundo e terceiro colocados sejam o ponto chave ali) a sua chave da Série C. 

O teu Perugia me lembra o Winterthur: ataque produzindo pouco e a defesa segurando a bronca. Curioso para ver o final da temporada.

Expand  

Foi uma senhora mudança. Eu acredito que tem momentos em que não há tática que resolva um elenco mais fraco. O nosso tinha suas questões e resolvi atacar os principais pontos dele, pensando até se consigo usar essa base numa eventual Série B. O resultado se mostra em campo. 

Sim, o ataque tem sido um problema, visto que o nosso potencial artilheiro se lesionou e ninguém encaixou na posição. Preciso repensar a combinação entre os dois MAC e o atacante. 

Valeu, Nismo!

Postado
  Em 21/04/2025 em 16:48, #Vini disse:

Hoje em dia é muito difícil encaixar uma tática que não envolva uma linha de 4 e dois volantes no FM, isso é uma das coisas que mais me incomoda. Hoje sinto que dependo mais das sugestões programadas pelo jogo do que em versões anteriores.

Por isso até me agrada jogar com 3 zagueiros, só pelo fato de ser algo diferente. 

Eu gosto muito do MRB, mas combinar ele é complicado porque o jogador nessa função sempre sai pro combate, então é bom ter formas de proteger essas saídas dele, seja com um meia mais fixo, ou com o lateral cobrindo essa posição atuando de forma invertida. 

Valeu, Rodrigo!

Expand  

Fala, @v i n i, é justamente pelo MRB ser um caçador que estou estudando a possibilidade de trocá-lo por um MC (defender), pq desse jeito não se abre um buraco no meio campo quando ele resolver ir a caça!

Agora, eu luto pra não jogar com extremos! Acho que é um bug do jogo (fonte: Vozes da minha cabeça). A maioria das táticas de sucesso e a maioria dos managers o usam...sigo contra a maré! kkkkkkkkkk

Postado

Expand  

De fato, o 433 (ou 4141 DM) e o 4231 profundo (2 volantes) são meio que as táticas básicas do jogo, realmente é mais desafiador jogar em outras formações. 

O grande iance do 433 no FM 24 em relação às versões anteriores é que o jogo agora meio que exige uma saída de três pra essa formação, ou com Pivô Defensivo ou com um dos laterais por dentro, caso contrário não funciona tão bem. Como o 4231 com 2 volantes é mais "solto" nesse sentido, ele fica parecendo mais fácil de montar e usar.

Ia sugerir também você dar uma diminuída na intensidade da tática. O FM passou a compensar o uso do Gegen gerando muitas lesões pra táticas super intensas, principalmente se seu time não tem assim um físico invejável. O ideal é deixar a barrinha de intensidade ali no limite do roxo/vermelho pra evitar as lesões em excesso.

No mais, continua nessa pegada que a promoção tá batendo na porta.

Postado

Por isso até me agrada jogar com 3 zagueiros, só pelo fato de ser algo diferente

Expand  

Por isso que foi satisfatório demais pra mim ter ganho a Série B com o Coelho antes de do save com o Itaguai. Não tinha muitos laterais e optei por jogar com 3 zagueiros. Bom que deu muito certo. Também já joguei com 3 meias ofensivos na Série D com o Princesa de Solimões, foi um save em que pensei muito fora da caixinha kkk

Agora sobre o Perugia, precisou investir mais para conseguir disputar o acesso nessa temporada e Cortinovis parece ter um sido um grande reforço, gostei muito dele.

Agora a perda do De Nipoti por lesão pode ter atrapalhado o Perugia durante o Campeonato mas no momento isso não o tirou da liderança, a equipe ainda consegue seus bons resultados. É claro que os rivais na cola e a diminuição do poderio ofensivo preocupam, pois nomes como Mikael(principalmente) e Vázquez não assumiram os papéis de artilheiro com a ausência de Nipoti, mas a situação ainda parece boa ao meu ver.

Agora é tentar manter um bom ritmo nesse returno para sonhar com o acesso direto.

Boa Sorte Vini!

Postado

O time tem mostrado eficiência até aqui, matando os jogos mesmo sem precisar amassar os adversários, ao mesmo tempo que a defesa está funcionando muito bem. A tendência é que o returno traga algumas dificuldades a mais, já que Carrarese e Virtus Entella seguem na cola. Principalmente este último parece estar em ótima fase e pode surpreender. Sem contar essas lesões.

Na Coppa Itália C, não deu, mas entendo que não seria uma prioridade, de toda forma. 

Postado

Tática com cara defensiva e intenção ofensiva. Muito bom, mas como alertado, mais intensidade costuma levar a mais lesões.

De qualquer forma, acho que ainda dá pra ser o líder, e mesmo se não for, uma boa campanha é importante pra evitar problemas no critério de desempate se for pro mata-mata como foi da outra vez. Boa sorte!

Postado

Até o momento está indo muito bem e liderando o campeonato. A tática pode parecer defensiva, mas ela é bem ofensiva. Você defende com 6 e ataca com 7. Já usei algumas vezes e quando pega um time inferior, é sacode na certa. Boa sorte na sequência.

Postado
  Em 21/04/2025 em 21:41, rodrigorrrocha disse:

Fala, @v i n i, é justamente pelo MRB ser um caçador que estou estudando a possibilidade de trocá-lo por um MC (defender), pq desse jeito não se abre um buraco no meio campo quando ele resolver ir a caça!

Agora, eu luto pra não jogar com extremos! Acho que é um bug do jogo (fonte: Vozes da minha cabeça). A maioria das táticas de sucesso e a maioria dos managers o usam...sigo contra a maré! kkkkkkkkkk

Expand  

É essa a ideia mesmo. O meio-campo é o ponto de equilíbrio e esses ajustes são fundamentais. 

Eu também tento não jogar as vezes, mas a ME do jogo tem forçado isso.

Valeu, Rodrigo!

Em 22/04/2025 em 20:01, Tsuru disse:

De fato, o 433 (ou 4141 DM) e o 4231 profundo (2 volantes) são meio que as táticas básicas do jogo, realmente é mais desafiador jogar em outras formações. 

O grande lance do 433 no FM 24 em relação às versões anteriores é que o jogo agora meio que exige uma saída de três pra essa formação, ou com Pivô Defensivo ou com um dos laterais por dentro, caso contrário não funciona tão bem. Como o 4231 com 2 volantes é mais "solto" nesse sentido, ele fica parecendo mais fácil de montar e usar.

Ia sugerir também você dar uma diminuída na intensidade da tática. O FM passou a compensar o uso do Gegen gerando muitas lesões pra táticas super intensas, principalmente se seu time não tem assim um físico invejável. O ideal é deixar a barrinha de intensidade ali no limite do roxo/vermelho pra evitar as lesões em excesso.

No mais, continua nessa pegada que a promoção tá batendo na porta.

Expand  

Acabei ajustando a intensidade da tática, e realmente deu uma diminuída nas lesões. Por outro lado, senti uma queda de desempenho da equipe e preciso ajustar esses pontos. 

Valeu, Tsuru!

Em 23/04/2025 em 15:20, MitoMitológico disse:

Por isso que foi satisfatório demais pra mim ter ganho a Série B com o Coelho antes de do save com o Itaguai. Não tinha muitos laterais e optei por jogar com 3 zagueiros. Bom que deu muito certo. Também já joguei com 3 meias ofensivos na Série D com o Princesa de Solimões, foi um save em que pensei muito fora da caixinha kkk

Agora sobre o Perugia, precisou investir mais para conseguir disputar o acesso nessa temporada e Cortinovis parece ter um sido um grande reforço, gostei muito dele.

Agora a perda do De Nipoti por lesão pode ter atrapalhado o Perugia durante o Campeonato mas no momento isso não o tirou da liderança, a equipe ainda consegue seus bons resultados. É claro que os rivais na cola e a diminuição do poderio ofensivo preocupam, pois nomes como Mikael(principalmente) e Vázquez não assumiram os papéis de artilheiro com a ausência de Nipoti, mas a situação ainda parece boa ao meu ver.

Agora é tentar manter um bom ritmo nesse returno para sonhar com o acesso direto.

Boa Sorte Vini!

Expand  

Eu gosto quando algo mais fora da caixinha dá certo. Odeio recorrer ao 4-2-3-1 ou 4-3-3 de sempre. 

Cortinovis é o tipo de jogador que pode durar muito tempo na equipe, tem muito potencial. De Nipoti é outro jogador fundamental para o elenco e espero que ele fique mais vezes à disposição, principalmente porque os substitutos não estão à altura. 

Valeu, MM!

Em 26/04/2025 em 16:07, mfeitosa disse:

O time tem mostrado eficiência até aqui, matando os jogos mesmo sem precisar amassar os adversários, ao mesmo tempo que a defesa está funcionando muito bem. A tendência é que o returno traga algumas dificuldades a mais, já que Carrarese e Virtus Entella seguem na cola. Principalmente este último parece estar em ótima fase e pode surpreender. Sem contar essas lesões.

Na Coppa Itália C, não deu, mas entendo que não seria uma prioridade, de toda forma. 

Expand  

A defesa tem feito muito a diferença e tem sido um padrão em minhas equipes. Acho que agora é importante descobrir o balanço entre uma defesa forte e um ataque mais produtivo. Como não conseguimos nos desgarrar dos rivais, precisaremos aumentar o nível se quisermos conquistar o título da Liga B.

A Coppa seria legal ter ido mais longe pela taça, mas realmente, estamos bem na outra frente da promoção.

Valeu, Feitosa!

Em 02/05/2025 em 00:33, Fernandinhobol disse:

Tática com cara defensiva e intenção ofensiva. Muito bom, mas como alertado, mais intensidade costuma levar a mais lesões.

De qualquer forma, acho que ainda dá pra ser o líder, e mesmo se não for, uma boa campanha é importante pra evitar problemas no critério de desempate se for pro mata-mata como foi da outra vez. Boa sorte!

Expand  

Os cuidados terão que vir em várias frentes para que o time continue brigando firme na ponta da tabela. Ajustes de intensidade, manutenção do desempenho defensivo e melhora no ataque serão fundamentais para manter o rendimento. 

Valeu, Fernandinho!

Em 03/05/2025 em 20:09, LC disse:

Até o momento está indo muito bem e liderando o campeonato. A tática pode parecer defensiva, mas ela é bem ofensiva. Você defende com 6 e ataca com 7. Já usei algumas vezes e quando pega um time inferior, é sacode na certa. Boa sorte na sequência.

Expand  

É isso, ela sufoca o adversário e até agora tem nos rendido ótimos frutos. 

Valeu, LC!

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop

Capítulo 5 - O diabo está nos detalhes

Temporada 24/25 - Segundo Turno

Extra-campo

Ao final da temporada, acabei finalmente renovando com o Perugia por mais duas temporadas. Comecei uma pequena novela ao recusar diversas propostas de renovação, deixando o assunto para depois dos jogos. 

AP1GczPQ3nkkzp5dyBH0-2JU60n3yZ2E5RE9joPI

Transferências 

Depois de 16 reforços na janela anterior, era de se esperar que agora não fizéssemos grandes alterações. Então fechamos apenas as saídas de Arrigoni e Giunti, que reclamaram titularidade, além de Morichelli, atleta não utilizado do time reserva.

AP1GczOCLrho_feKZ_fFJYGh0SJ_GgBS_qVxZsbj

Nas entradas, apenas um jogador. Oliveri veio porque identifiquei que precisávamos de um suporte na posição, contando com um jogador especialista na posição. Ele vem por empréstimo da Atalanta e se for bem, pretendo adquiri-lo em definitivo. Com boa técnica, primeiro toque e determinação, tem tudo para controlar as ações ofensivas.

AP1GczP2Dfiot4OLgjQ5OVEpf6Y0XH6ZAcUIiTZ1

Série C - Liga B

O returno foi marcado por uma primeira parte muito segura, com 12 jogos invictos (7V, 5E), perdendo a invencibilidade em uma partida estranha contra o Rimini, em que a quantidade de chutes das duas equipes foi parecida, mas o adversário foi mais preciso e nos puniu com uma bola na rede aos 87’. 

Nos sete jogos finais, as pernas pesaram um pouco mais, principalmente pelo forte desempenho de Virtus Entella e Ascoli, que colaram na gente e não se desgrudaram mais. No entanto, o jogo seguinte era contra o Virtus e a vitória no confronto direto é imprescindível porque vale como critério de desempate. 

Na partida, fizemos o nosso papel de mandantes e pressionamos o adversário como manda o manual. Só que o Virtus resistiu e aos 60’ chegou ao seu gol: Disanto recebeu na esquerda, entre o zagueiro e o lateral, e enganou o beque com um chute seco. O que era para ser um momento de desespero para a equipe foi apenas um susto, graças a De Nipoti, que voltou aos gramados nesse mês de março e veio ao nosso socorro, aproveitando dois cruzamentos - aos 63’ e aos 65’ - para virar o placar. 

Esse resultado nos deu tranquilidade para controlar as ações e absorver a pressão adversária. Conseguimos punir o desespero do Virtus aos 80’, com Vásquez aproveitando rebote de uma cabeçada na trave do De Nipoti. 3 a 1 e vantagem na liderança. 

AP1GczO8BXqprSlGcRhHJzA6ye65EawHecoxKZr4

Depois dessa vitória, seguimos invictos nas quatro rodadas finais antes da partida derradeira contra o Ascoli, que já não tinha chances de título. O cenário era o seguinte: nós com 81 pontos, enquanto que o Virtus tinha 80. Era vitória ou vitória para buscar a taça.

O Ascoli veio determinado a jogar um balde de água fria em nossas chances de título, além de usarem a partida como preparatório para os playoffs. A partida foi muito estudada, sem muitas aberturas para ambas as equipes e o gol era um detalhe no duelo. 

Aos 86’, Cancelieri achou um espaço na zaga do Ascoli e cruzou para trás e Santoro chegou batendo para abrir o placar. O título estava próximo, mas faltou combinar com o adversário, que chegou ao gol aos 94’, após uma falta totalmente boba na intermediária que levou ao gol de Pompetti.

Estávamos por um fio com esse gol sofrido, porque se o Virtus vencesse, perderíamos a vaga direta à Série B. Só que o Pontedera, adversário da outra partida, nos ajudou e marcou o gol de empate aos 86’.

Estamos na Série B!

AP1GczNyvAMLBclMaqGWrPs4RDuaYYvTzw_Qstq7

Calendário

AP1GczO3fb9zEOcL1Uz_WOYxiW8pBaEd867Oe7yJ

Classificação 

Os 22 gols sofridos na temporada foi o melhor desempenho de uma equipe da Série C na temporada. Esse desempenho compensou um ataque um tanto mais econômico, com 64 gols em 38 jogos. A disputa pela vaga direta foi muito dura e o nosso desempenho defensivo fez muita diferença, visto que dentre os 4 primeiros, sofremos 14 gols a menos que o Carrarese, segundo melhor nesse quesito dentre essas equipes.

AP1GczN1xlVWPlPAFm-uiM-Uhph6WmVEv4s7d60E

Liga A | Liga C

Supercopa Série C

O título nos credenciou para a disputa da Supercopa, junto de Vicenza e Benevento, campeões das Ligas A e C, respectivamente. Só que com o título e a promoção alcançada, o time desligou da disputa e eu também. Contra o Vicenza, fizemos um jogo bastante parelho, mas sofremos o gol no finalzinho e aí já dependíamos do que acontecesse em Benevento e Vicenza, que ocorreria depois do nosso duelo contra o Benevento. 

AP1GczNX5YFLqvHLcDzqgjAqHu9s5KKOmaYRhmGF

Só que fomos pouco inspirados contra o time da Campanha e não saímos do zero, deixando a disputa para os dois adversários. No fim, o título foi para o Vicenza.

AP1GczOLVMIy6KcKoAxgECrFj-obQ-I31iTPiz7O

Fornada

Contratamos apenas dois jogadores. O goleiro Colapietro 25A, dotado de bons atributos físicos e o lateral-direito Sciapi 25B, que chega com bons atributos de desarme e cabeceio.

AP1GczOELDsrd515WarBHKXT-zIueB4mL8TEzThz

Elenco 

14 jogadores estão com nota acima de 7 e com mais de 10 jogos disputados na temporada. Novamente os volantes foram os destaques, com 5 atletas da posição com nota alta. Bartolomei e Cortinovis tiveram mais participações para gol na temporada, ambos com 16. A posição foi fundamental para elevar as estatísticas do Perugia na temporada. 

AP1GczPB0QQRfJe3Zq9xR4WvGnhkzDR641OmQtBy

A notícia da temporada foi o retorno de Tomaso De Nipoti aos gramados. O atacante marcou 7 gols no período e 5 desses gols foram para destravar partidas muito difíceis, que nos renderam 12 pontos. Esse desempenho foi suficiente para o atacante ser escolhido como o jogador do ano.

AP1GczO3ZbC5wDYjouK9AqzMfUpkk21sEUEP6kft

A equipe do ano demonstra a evolução do Perugia e com dois pontos fora da nossa curva, que é a ala-esquerda, que viu Bartesaghi e Cancelieri se revezarem sem que um titular seja definido. Oliveri, o outro jogador abaixo de 7, teve muitos jogos a menos e o fato dele já estar na equipe do ano aponta que sua contratação foi bem acertada. 

AP1GczO6UKEcjbROcdCYsQNIzd2IxS6sw6IgUpTu

Finanças

Recuperamos o prejuízo da temporada anterior com a subida, que injetou €150k em premiação, mais os €1,5mi aportados pela diretoria para cobrir os custos operacionais. Para a próxima temporada é projetado um aumento nos ingressos para suportar os gastos na Série B.

AP1GczNjbgpaIlYrrRArVn0llx0T5uTLRMsVfR3v

• #Vini mudou o título para In cerca di Fortuna - O diabo está nos detalhes (04/05)
Postado

Parabéns pelo título! Dava pra buscar essa supertaça se o elenco não tivesse borracho hein kkkkkk

Postado

A reta final foi de tirar o fôlego, mas a resposta emocional da equipe, especialmente com o De Nipoti voltando no modo herói, foi absurda. Série B mais que merecida! Parabéns pelo título, Vini!

Postado

Me chamou a atenção o nome do treinador. É letão?

A continuidade no Perugia é um belo reconhecimento ao trabalho realizado. E a segunda metade da temporada corrobora isso: aparou as arestas que estavam à mostra e conseguiu o título e a promoção. O Virtus Entella deu um calor ali no final, mas a equipe segurou bem a bronca.

Bom jogador esse Colapietro, tem uma perspectiva de evolução boa.

Boa sorte no retorno à Série B.

• Diretor Geral
Postado

Botando a leitura em dia, depois de uma 1ª temp. apenas OK nessa você acertou a mão nos reforços, soube ajustar a tática e as lesões não atrapalharam tanto. Com isso o resultado não poderia ser diferente, acabou liderando de ponta-a-ponta mt embora tenha tido companhia do Virtus. Parabéns!

Uma pena a fornada ter sido tão fraca, mas agora na Serie B conseguirás se estabelecer um pouco melhor e quem sabe trazer mais jovens pra lapidar no elenco.

Postado

Alguns empates a mais do que querias, mas valeu o título. Só faltou mesmo a Supertaça.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...