Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calavera CF: El Sueño Andaluz - "Primeiro Round" (28/01)

Posts Recomendados

Postado

Equipamentos lindos, pré-época maravilhosa e resultado fantástico ma estreia contra o Fuentes...até agora isso é uma mar de rosas.

Postado
  Em 15/01/2025 em 23:44, Cadete213 disse:

Equipamentos lindos, pré-época maravilhosa e resultado fantástico ma estreia contra o Fuentes...até agora isso é uma mar de rosas.

Expand  

Obrigado, Cadete! Com certeza, o começo é muito animador, mas vamos ver o que teremos pela frente. Essa uma divisão de muitas incertezas, pois os clubes possuem poucos jogadores "reais". Valeu!

Postado

calavera.png

Capítulo 6: "Fantasmas do passado"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 14 de outubro de 2023

O Calavera começou a temporada em alta rotação, embalado por boas vitórias na pré-temporada e na estreia da Terceira Divisão de Andaluzia. Contudo, a derrota por 1-0 para o derrota.png Santiponce, em um jogo difícil fora de casa, trouxe frustração à equipe. De volta a Puerta Osario, o time se recuperou com uma vitória por 3-1 sobre o vitoria.png Alcalá del Río e mostrou raça ao virar um jogo contra o vitoria.png Salteras, vencendo por 4-2 com um hat-trick de Talavera. Essas conquistas colocaram o Calavera na terceira posição, a apenas um ponto do líder Villanueva, próximo adversário. Porém, uma inesperada reviravolta ameaçava alterar o rumo das coisas.

No sábado pela manhã, dia da partida contra o Villanueva, Juanma estava em casa, aproveitando um raro momento de descanso com sua esposa Marta e os filhos, assistindo a um filme na sala. Ele estava relaxado, pois o jogo seria apenas à noite, até que o celular vibrou. Uma mensagem de Foncho apareceu na tela: "Me encontre na sede em 30 minutos. Você precisa ser o primeiro a saber."

Juanma arregalou os olhos, seu semblante empalideceu. Ele olhou para Marta, mas não disse nada. Apenas levantou-se rapidamente, beijou os filhos e se despediu.
Algum problema? — perguntou Marta, preocupada.
Não sei… Mas parece sério. Volto assim que puder.

O caminho até o Centro Deportivo Calavera foi tomado por um silêncio inquietante. Quando chegou, Juanma percebeu algo fora do comum. Um estranho carro de luxo estacionado de maneira descuidada em frente ao portão, e dois homens, que ele nunca havia visto na vida, tirando fotos da fachada da sede. Ainda mais estranho foi ver Foncho, o presidente, parado do lado de fora, claramente à sua espera, algo que nunca havia acontecido.

cap5.png

Juanma, entre comigo... Precisamos conversar. — disse Foncho em voz baixa, acenando para que ele o seguisse até sua sala.

Quando chegaram à sala, Foncho fechou a porta com cuidado e indicou a cadeira diante de sua mesa. Juanma sentou-se, olhando para o presidente, que parecia mais cansado do que nunca.

Foncho, o que está acontecendo? Quem são aqueles caras lá fora? — perguntou Juanma, quebrando o silêncio.

Foncho suspirou profundamente antes de responder.
Juanma, sei que você ama esse clube. Sei que sua história aqui é mais profunda do que a de qualquer um. Por isso, achei justo que você soubesse antes de todo mundo. E vou ser bem direto. O Calavera… foi vendido!

image.png

Juanma franziu o rosto, claramente atordoado.
Vendido!? Por quê!?

Dívidas... O clube tinha uma dívida no antigo Banco de Andalucía, que achávamos que havia prescrito. Esse banco fechou em 2009 e foi absorvido pelo Banco Popular Español, e desde então o Calavera nunca mais havia sido acionado judicialmente. Mas, pelo visto, o banco resolveu revisar os contratos e percebeu que ainda tínhamos alguns milhares de euros em aberto. Tudo aconteceu muito rápido. Da noite para o dia, o mundo parecia ter desabado. A situação ficou muito feia, de uma forma que não seria mais viável manter a operação do clube ativa.

Juanma respirou fundo, processando as palavras. Ele olhou para o chão, depois para Foncho, e balançou a cabeça.
Meu Deus, Foncho... Isso é um desastre! Mas, afinal, quem nos comprou? São aqueles caras lá fora?

Foncho assentiu lentamente.
Sim. Não exatamente eles... mas essas fotos tem relação com as mudanças que estão por vir... O Calavera foi comprado pelo Grupo Ayuso, do empresário José Ignacio Ayuso. Eles injetaram 170 mil euros e assumiram o restante da dívida do clube, de forma que não existe mais qualquer pendência vinculada em nome do Calavera. Roberto, meu filho mais velho, é advogado e me ajudou com toda a parte burocrática. Em relação à dívida, não há mais com o que se preocupar.

Juanma levantou o olhar, claramente ainda cético.
Foncho, seja sincero comigo. Esse Grupo Ayuso tem alguma relação com o Betis, não é?

Foncho deu um sorriso irônico e balançou a cabeça.
Com o Betis? Não. Na verdade, muito pelo contrário. Ayuso tem uma rixa antiga com eles. Dizem que ele tentou investir no clube há anos, mas foi ignorado. Desde então, ele faz questão de se distanciar de tudo o que envolve o Betis. Inclusive, existe uma cláusula no contrato de aquisição do Calavera que condiciona a validade da compra ao término da parceria com o Real Betis.

image.png

Juanma ficou surpreso com a declaração.
Romper com o Betis!? Simples assim!? Você está falando sério!?

Sim, e o Betis já foi notificado sobre isso, o que é uma boa e uma má notícia para você, Juanma... Não me diga que não está feliz em ver o Calavera livre do Betis! Por outro lado, você terá que dar adeus aos quatro garotos que estão conosco.

Juanma arqueou as sobrancelhas.
Caramba... Isso é uma enorme pena. Sei que não fui muito simpático com a ideia de tê-los por aqui, mas a verdade é que me aproximei muito de todos eles, principalmente, do Talavera.

Foncho riu de leve.
É, Juanma... você terá algumas despedidas pela frente, a começar pela minha. Hoje é meu último dia aqui. Na segunda-feira, quem estará sentado nesta cadeira será José Ignacio Ayuso, assim espero.

cap5b.png

Juanma apertou a mão de Foncho e fez uma pausa antes de seguir adiante:
Ah, Foncho... O Calavera não será o mesmo sem você por aqui. Afinal, o que você vai fazer daqui por diante?
Estou velho, Juanma. Não aguento mais toda essa movimentação de futebol. Para mim, já deu! Pretendo aproveitar a vida, estou me aposentando... Mas saiba que estarei torcendo por você e pelo sucesso do Calavera. Sempre.

Os dois se levantaram e se cumprimentaram com firmeza. Apesar das incertezas, Juanma sentiu um senso de responsabilidade ainda maior. Uma nova era estava começando no Calavera, e ele sabia que, como sempre, teria que lutar pelo que acreditava. E, mais do que isso, precisaria estar vigilante à nova gestão do clube.

(...)

Saindo da sede do Calavera, Juanma foi dominado por uma grande angústia, pois precisaria falar com os quatro garotos a respeito de retornarem ao Real Betis, depois de tudo que haviam passado e da evolução que o time estava tendo com eles no onze inicial. Sem ter convicção do que fazer, Juanma resolveu ligar para o atacante Talavera, quem ele havia colocado como capitão da equipe.

Olá, Talavera! Me desculpe estar ligando, mas eu estou precisando falar com você sobre algo que aconteceu no clube... Na verdade, eu precisaria falar com vocês quatro!
Olá, mister! Seria sobre o fim da parceria entre Calavera e o Betis? Nós fomos informados sobre isso ontem à noite.

Juanma arregalou os olhos, surpreso com a situação:
Vocês já estão sabendo? Caramba... Isso é uma completa tragédia! Mas, vamos lá... Sobre o jogo de...
Não se preocupe, mister! — interrompeu Talavera. — Eu já combinei com os garotos e vamos jogar mais tarde contra o Villanueva. Sabemos que será um jogo complicado, pois eles estão na liderança, e é claro que não te deixaríamos na mão! 
Na realidade, não era isso que eu iria te pedir, mas, pensando bem, não é má ideia. Acho também que vocês merecem uma despedida digna. Então... nos vemos daqui a pouco!

No final da tarde, os garotos chegaram ao Centro Deportivo Calavera visivelmente estimulados. Cumprimentaram Juanma rapidamente antes de correrem para o vestiário, determinados a dar o melhor de si naquela noite contra o vitoria.png Villanueva. E quando a bola rolou, o Calavera deu show. Talavera abriu o placar aos 13 minutos com uma cobrança de pênalti precisa, seguida de um gol de Jorge Luis no minuto seguinte. O Villanueva descontou aos 40 minutos, mas Jorge Luis marcou novamente nos acréscimos do primeiro tempo. Talavera, em grande forma, fechou o placar aos 49 minutos. Uma vitória incontestável.

20250116203943-1.jpg

Com esse resultado, o Calavera ultrapassou os rivais e assumiu a liderança, uma despedida e tanto para o "quarteto bético", que representava muito mais do que os olhos poderiam ver. O iminente retorno deles ao Real Betis, em razão da aquisição do Calavera, era um ato que ilustrava de forma especial e definitiva o fim de uma relação entre os clubes que já durava mais de oito décadas. Essa transição marcava o encerramento de uma era de colaboração histórica e o início de um novo capítulo para o time de Puerta Osario.

#SomosCalavera #CCF1928

• mfeitosa mudou o título para Calavera CF: El Sueño Andaluz - "Fantasmas do passado" (16/01)
Postado

E nem demorou muito para o Calavera passar por uma grande mudança. Depois de anos na dependência do Bétis, em uma tacada, o clube ficou livre do controle bético e, ao mesmo tempo, passou a ter um dono. Ainda houve tempo para despedidas do "quarteto bético" e a liderança da competição, mas por enquanto o futuro parece "cinza", se é que você em entende.

Postado

Esta direção não está para brincadeiras e lá foi a relação com o Bétis. Verdade é que surgiu um bom resultado, que espero que assim continue.

Postado
  Em 17/01/2025 em 10:41, GG. disse:

E nem demorou muito para o Calavera passar por uma grande mudança. Depois de anos na dependência do Bétis, em uma tacada, o clube ficou livre do controle bético e, ao mesmo tempo, passou a ter um dono. Ainda houve tempo para despedidas do "quarteto bético" e a liderança da competição, mas por enquanto o futuro parece "cinza", se é que você em entende.

Expand  

Para quem nunca havia encarado essa dinâmica em um save, ter uma aquisição em dois saves seguidos é de impressionar. O Beerschot virou uma SAD e o Calavera foi adquirido também. O problema aqui, pelo menos no início, é que terei que encarar o restante da temporada com o elenco inteiramente "cinza", como você já antecipou. Valeu, GG!

Em 17/01/2025 em 11:04, Cadete213 disse:

Esta direção não está para brincadeiras e lá foi a relação com o Bétis. Verdade é que surgiu um bom resultado, que espero que assim continue.

Expand  

É, não imaginava que isso fosse ocorrer tão cedo neste save. Foi uma enorme e inesperada reviravolta! Valeu, Cadete!

Postado

Uma reviravolta na situação do clube logo cedo. A parceria com o Betis podia ajudar bastante nesse início, então agora é ver como se vira sem essa força. Por outro lado, imagino que os adversários também não tenham jogadores melhores, então acho que deve se manter na liderança. 

Postado
  Em 17/01/2025 em 14:00, Danut disse:

Uma reviravolta na situação do clube logo cedo. A parceria com o Betis podia ajudar bastante nesse início, então agora é ver como se vira sem essa força. Por outro lado, imagino que os adversários também não tenham jogadores melhores, então acho que deve se manter na liderança. 

Expand  

Reviravolta completamente inesperada! Como já havia passado por algo parecido bem recente, no Beerschot, fiquei até sem acreditar quando vi a movimentação na caixa de entrada. E até torci para que não avançasse! Hahaha!! Agora tenho que me virar com um elenco "cinza" até o final da temporada.

Valeu, Danut!!

Postado

Dá pra sentir o peso da mudança no Calavera como se a gente estivesse lá com o Juanma haha. A relação dele com os jogadores do Betis foi muito bem construída, principalmente com o Talavera, que ainda vai lá e brilha no jogo de despedida. Que baita momento, hein?

E essa reviravolta com a venda do clube? Achei legal o Foncho largando tudo e o Ayuso chegando. Dá pra sentir que vem coisa grande, mas será que é pra melhor mesmo? Tô com um pé atrás com essa nova gestão, principalmente se tratando de YC haha.

A vitória contra o Villanueva foi um final perfeito. O time foi lá e mostrou raça, mesmo com tudo acontecendo nos bastidores. Já tô curioso pra ver como o Calavera vai lidar com essa nova fase e o que o Juanma vai fazer pra manter o clube no caminho certo. Boa sorte na sequência!!

Em 13/01/2025 em 12:34, Danut disse:

Como pretende medir esses objetivos? Fiquei na dúvida ao ler. 

Expand  

Acredito que tenha sim uma forma de mencionar isso. 

LIDER-NA-FORMACAO-DE-JOGADORESf32ee37a9a

Aqui mesmo no save, antes de cada início de Brasileirão, aparece o ranking de quantos jogadores cada clube formou e que estão disputando a elite nacional. Acredito que quanto mais jogadores formados no mesmo time jogando a Série A, melhor a "cantera". Embora seja um YC e o clube sempre vai ganhar, porque todos do elenco serão formados, dá pra medir por jogadores que jogam por outras equipes.

formacao-de-joagdores5410dd624eb0fe24.pn

Além disso, sempre chega a mensagem dos principais clubes formadores do mundo, levando em conta quantos jogadores formados em cada clube, disputam as melhores ligas do mundo. Seria um jeito de dimensionar a nível mundial 

Postado
  Em 18/01/2025 em 11:45, ElPerroMG disse:

Dá pra sentir o peso da mudança no Calavera como se a gente estivesse lá com o Juanma haha. A relação dele com os jogadores do Betis foi muito bem construída, principalmente com o Talavera, que ainda vai lá e brilha no jogo de despedida. Que baita momento, hein?

E essa reviravolta com a venda do clube? Achei legal o Foncho largando tudo e o Ayuso chegando. Dá pra sentir que vem coisa grande, mas será que é pra melhor mesmo? Tô com um pé atrás com essa nova gestão, principalmente se tratando de YC haha.

A vitória contra o Villanueva foi um final perfeito. O time foi lá e mostrou raça, mesmo com tudo acontecendo nos bastidores. Já tô curioso pra ver como o Calavera vai lidar com essa nova fase e o que o Juanma vai fazer pra manter o clube no caminho certo. Boa sorte na sequência!!

Acredito que tenha sim uma forma de mencionar isso. 

LIDER-NA-FORMACAO-DE-JOGADORESf32ee37a9a

Aqui mesmo no save, antes de cada início de Brasileirão, aparece o ranking de quantos jogadores cada clube formou e que estão disputando a elite nacional. Acredito que quanto mais jogadores formados no mesmo time jogando a Série A, melhor a "cantera". Embora seja um YC e o clube sempre vai ganhar, porque todos do elenco serão formados, dá pra medir por jogadores que jogam por outras equipes.

formacao-de-joagdores5410dd624eb0fe24.pn

Além disso, sempre chega a mensagem dos principais clubes formadores do mundo, levando em conta quantos jogadores formados em cada clube, disputam as melhores ligas do mundo. Seria um jeito de dimensionar a nível mundial 

Expand  

Começando de trás pra frente, muito obrigado pela colaboração com essas informações. Não me lembrava desse detalhe de mostrar o número de jogadores formados na liga. Isto com certeza vai me ajudar muito na comparação do Calavera com o Betis e Sevilla, lá na frente.

Passando para a história do save, não é uma missão fácil mesclar o FM com o lado ficcional, algo que @Jirimias sempre foi mestre em fazer. Fico feliz em saber que de alguma forma consegui passar a aflição de Juanma através do texto. Hahaha! Além de ser difícil escrever, mantendo o mínimo de coerência entre os fatos narrados e o que rola no FM, é difícil saber se estou conseguindo construir bem a história. Então, muito obrigado pelo feedback!

Essa mudança de diretoria também me preocupa, pois causa uma certa instabilidade no clube. Não sei o que esperar por enquanto, mas espero que não aconteça algo que possa inviabilizar o projeto. Ainda mais nessa primeira temporada - agora - só com jogadores cinzas.

Valeu, Perro!

Postado

calavera.png

Capítulo 7: "Sob nova direção"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 16 de outubro de 2023

A segunda-feira amanheceu tranquila em Puerta Osario, mas algo parecia diferente na sede do Calavera. Juanma, ainda com a adrenalina da vitória contra o Villanueva, chegou cedo ao Centro Deportivo Calavera para dar início à semana de trabalho. Logo ao estacionar em frente ao portão, ele percebeu um movimento incomum. Diversos carros estacionados naquela rua estreita, e no pátio do clube, várias pessoas circulavam, muitas delas estranhas a Juanma. Além disso, os garotos do Betis já haviam retornado ao clube Verdiblanco. Estranhamente, nem mesmo o Sr. Alberto estava lá.

No entanto, o que mais chamou sua atenção foi o grande backdrop montado no salão principal. O escudo do Calavera, tradicional em preto e branco, agora dividia espaço com a logomarca do "Grupo Ayuso", deixando clara a intenção do novo presidente de associar sua imagem ao clube. Além disso, uma faixa estendida acima do backdrop ostentava a frase: "CALAVERA CLUB DE FÚTBOL: EL SUEÑO ANDALUZ", um slogan que parecia marcar o início de uma nova era.

Ao fundo, câmeras e flashes capturavam fotos, provavelmente para atualizar as redes sociais do Calavera, que haviam caído em desuso nos últimos meses. A movimentação era incomum, e Juanma sentiu o peso de algo maior se desenrolando.

cap6b.png

Antes que pudesse processar totalmente a cena, Nacho, o diretor de futebol, aproximou-se com um sorriso nervoso.
— Juanma, venha comigo. O presidente quer conversar com você.

Juanma hesitou por um momento, analisando o tom quase servil de Nacho, mas o seguiu em direção à sala presidencial.

Ao entrar na sala, Juanma notou como o ambiente já não era mais o mesmo. Os toques simples e pessoais que Foncho havia deixado foram substituídos por um ar mais corporativo. Um notebook de última geração ocupava a mesa de madeira, as cortinas haviam sido trocadas e quadros com a logomarca do Grupo Ayuso decoravam as paredes. José Ignacio Ayuso, o novo presidente, levantou-se com um sorriso calculado, estendendo a mão para Juanma. No fundo da sala, utilizando um terno, estava Miguel Ayuso, seu irmão mais velho.

— Juanma! Finalmente nos conhecemos. Já ouvi muitas coisas boas sobre você. Por favor, sente-se.
Juanma aceitou o cumprimento com um aperto firme e sentou-se à frente do presidente. Enquanto isso, Nacho afastou-se discretamente, sentando-se ao lado de Miguel Ayuso.

— Presidente. Estou à sua disposição. — disse Juanma.

Ayuso ajustou sua postura, projetando confiança.
— Muito bem, Juanma. Eu agradeço e acredito que o velho Foncho já tenha falado o suficiente sobre nós. Então, vamos direto ao ponto. Entendemos que clube tem um potencial gigantesco, mas está sendo subaproveitado. Quero transformar o Calavera em uma referência na formação de talentos, não só em Sevilha, mas em toda a Andaluzia. Temos tudo para isso: tradição, paixão e agora, recursos. O sonho de todo garoto andaluz será jogar aqui.

Juanma cruzou os braços, inclinando-se levemente para frente.
— Presidente, com todo respeito, o Calavera sempre foi uma fábrica de talentos. Há décadas formamos jogadores para clubes maiores. Esse sempre foi o nosso DNA. Espero que não me ache arrogante, mas qual a novidade aqui?

cap6a.png

Ayuso assentiu, sem perder o sorriso.
— Você sabe o que Sergio Ramos, Jesús Navas, Dani Ceballos têm em comum? Todos saíram de Sevilha, mas nenhum passou pelo Calavera. Isco? Málaga. A lista é interminável. Quero mudar isso. Quero que sejamos o lugar onde os maiores talentos da Andaluzia começam suas histórias.

Juanma apertou os lábios, medindo as palavras.
— Parece promissor, mas.... Como posso dizer? Fantasioso... Precisaremos mudar bastante as coisas por aqui. Se me permite perguntar, quais seriam as ações concretas que podemos esperar além de promessas e slogans?

Ayuso inclinou-se para frente, apoiando as mãos na mesa. Nacho, percebendo o incômodo do presidente, tomou a palavra para si.
— Juanma, vamos lá... Estamos liberando um orçamento maior para treino das categorias de base, algo que este clube nunca viu antes. Além disso, nossa rede de recrutamento de jogadores também será ampliada. O que acha?

— "Estamos"? — Juanma desvalorizou o comentário de Nacho, mantendo o foco em Ayuso. — E qual é o objetivo final disso tudo, presidente?

Ayuso recostou-se na cadeira, ajustando a gravata com calma.
— O objetivo é claro: fazer do Calavera uma referência na formação de jogadores. Não apenas para vendê-los, mas para construir uma reputação sólida. Se o Calavera for conhecido como um clube que cria craques, os frutos virão naturalmente.

Juanma ergueu uma sobrancelha.
— Então não se trata só de vender talentos? Acredito que todo investimento prevê um retorno, não é verdade?

Ayuso manteve o olhar firme.
— Juanma, o futebol é um negócio. Sim, jogadores serão vendidos, mas isso permitirá que o clube cresça. Quero reinvestir tudo no Calavera, fortalecendo nossa base, nossas estruturas. Isso é um ciclo, e você sabe disso. Minha expectativa pessoal é que estejamos na Primeira Divisão de Andaluzia em, no máximo, três anos.

expec.png

Houve uma pausa. Juanma sentia que as palavras de Ayuso tinham um peso cuidadosamente calculado, como se cada frase tivesse sido ensaiada.

— Bom, presidente. Do meu lado, o que posso dizer é que tenho apenas um ano de contrato, mas meu projeto é permanecer o tempo que for possível. Cresci e fui criado aqui dentro desse CT, onde também tive a chance de representar o time dentro de campo como jogador e capitão por bastante tempo, logo, para mim o futebol se resume ao Calavera. Somos um clube amador, mas somos apaixonados pelo que fazemos. E vou seguir fazendo a minha parte.

Ayuso sorriu de canto.
— É por isso que eu quero você aqui, Juanma. Você é o guardião dessa essência! Sei que, juntos, podemos transformar este clube em algo maior do que jamais foi.

Juanma levantou-se, seguido por Ayuso. Os dois apertaram as mãos, mas a mente do treinador estava cheia de dúvidas. Nacho, por sua vez, parecia radiante.

— Tenha fé, Juanma. O Calavera está em boas mãos, como sempre. — disse Nacho, percebendo que Juanma não parecia completamente convencido.

Juanma sorriu, lançando um olhar breve para Nacho antes de sair da sala, sentindo que a conversa havia respondido algumas perguntas, mas deixado outras ainda mais inquietantes.

Enquanto caminhava até o campo de treino, onde os garotos o aguardavam, Juanma pensava sobre tudo o que havia ouvido. Ayuso parecia disposto a investir no clube, algo que o Calavera nunca teve. No entanto, o treinador não conseguia ignorar a sensação de que o novo presidente via o clube mais como uma plataforma de negócios do que como um legado esportivo. "Essa é a realidade do futebol.", pensou Juanma. "Se quero proteger o Calavera, vou ter que aprender a trabalhar com esses caras".

linha-divisoria-800px-pontilhada-evident

Capítulo 8: "O relatório de Arola"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 27 de dezembro de 2023

Depois de dois meses conturbados no extracampo, o Calavera finalmente pôde voltar sua atenção à continuação das disputas da Terceira Divisão da Andaluzia. Porém, a ausência do "quarteto bético", que havia retornado ao Real Betis, trouxe grandes dificuldades para Juanma e sua equipe. O treinador lutou para encontrar uma forma consistente de o time atuar, especialmente nos jogos fora de casa, onde as fragilidades ficavam mais evidentes.

Resultados amargos marcaram o período. Em uma das partidas mais humilhantes da temporada, o Calavera abriu 3 a 0 contra o Albaida, mas acabou sofrendo uma virada inacreditável e perdeu por 4 a 3. Outra derrota pesada veio contra o Atlético Central B, em um categórico 3 a 0 que expôs ainda mais as dificuldades do elenco. Apesar disso, o time conseguiu encerrar o primeiro turno novamente no topo da tabela do Grupo 2, com 28 pontos, seguido de perto por Valencina, com 27, e Villanueva, com 26. A liderança trazia alívio, mas a oscilação preocupava.

image.png

image.png

Durante o recesso de fim de ano, Juanma aproveitou a pausa para buscar alternativas. Preocupado com o desempenho da equipe e o que viria pela frente, ele solicitou a Óscar Arola, Diretor das Categorias de Base, um relatório detalhado sobre os jogadores do sub-15 do clube. Sua intenção era entender o potencial dos garotos que estavam em formação e avaliar a possibilidade de aproveitar alguns deles no futuro próximo.

O relatório chegou por e-mail poucos dias depois, mas, ao abrir o arquivo, Juanma estranhou o que viu. Todos os jogadores listados haviam sido avaliados com a nota "19/20 – Excelente". Desconfiado, ele imediatamente ligou para Arola.

image.png

Óscar, me desculpe por interromper seu recesso, mas acho que houve um engano no relatório que você me enviou. — Juanma começou, com um tom de desculpa na voz.
Engano? Como assim, Juanma? — Arola respondeu, surpreso.
Todos os jogadores do sub-15 estão com a mesma avaliação¹: "19/20 – Excelente". Parece que você me enviou o template em vez do relatório real. — Juanma riu levemente, tentando aliviar a tensão.
Do outro lado da linha, Arola soltou uma gargalhada.
Não, Juanma, o relatório está correto. Esse grupo é realmente especial. Fizemos inúmeras peneiras no último semestre e conseguimos montar o que eu chamo de "geração de ouro". Esses garotos têm um potencial incrível.
Juanma arqueou as sobrancelhas, incrédulo.
Geração de ouro, é? Então temos o futuro onze inicial da 'La Furia' aqui e eu não sabia? — Ele brincou, embora sua curiosidade tivesse sido despertada.
É sério, Juanma. Se trabalharmos bem com eles, esses garotos podem levar o Calavera a outro patamar.
Tudo bem, Óscar. Em abril, vou organizar um teste com eles. Quero ver se essa geração de ouro brilha tanto assim. — Juanma respondeu, encerrando a ligação com um sorriso no rosto.

O recesso trouxe alívio momentâneo, mas a pressão era constante. O segundo turno seria decisivo, e a promoção para a Segunda Divisão da Andaluzia não era apenas uma meta, mas uma exigência desde os tempos de Foncho. Para Ayuso, a nova gestão não admitiria fracassos. Bastaria uma sequência ruim de resultados para o sonho de uma temporada vitoriosa desmoronar. 

¹ Não sei se já viram algo parecido com essa previsão da fornada, mas para mim é inédito. Talvez seja justificado pelo fato do atual elenco ser 100% "cinza".

#SomosCalavera #CCF1928

• mfeitosa mudou o título para Calavera CF: El Sueño Andaluz - "Sob nova direção" (18/01)
Postado

Bem, bom início para o Calavera, apesar de tanta reunião a distrair o Mister. Direção ambiciosa com o projeto para as camadas jovens, que diga-se de passagem, parece que tens aí alguns talentos para aproveitar...pelo menos pelo relatório partilhado.

Postado

Esse contraste entre frustrações imediatas e vislumbres de um futuro promissor é o que faz o futebol tão fascinante. Torcendo para que essa fornada seja realmente especial e que abril traga boas surpresas! Rumo à promoção, porque o Calavera merece!

Postado
  Em 19/01/2025 em 09:43, Cadete213 disse:

Bem, bom início para o Calavera, apesar de tanta reunião a distrair o Mister. Direção ambiciosa com o projeto para as camadas jovens, que diga-se de passagem, parece que tens aí alguns talentos para aproveitar...pelo menos pelo relatório partilhado.

Expand  

Os bastidores estão pegando fogo no Calavera, é difícil se concentrar no campo de jogo. É, esse relatório me parece sensacional, embora saibamos que quando a fornada finalmente chegar, não teremos tantas surpresas. Nesse nível de futebol amador, não tem muito o que se fazer. 

Valeu, Cadete!

Em 19/01/2025 em 09:58, ElPerroMG disse:

Esse contraste entre frustrações imediatas e vislumbres de um futuro promissor é o que faz o futebol tão fascinante. Torcendo para que essa fornada seja realmente especial e que abril traga boas surpresas! Rumo à promoção, porque o Calavera merece!

Expand  

Com certeza, aqui no Calavera essa mistura de sentimentos tem sido muito intensa.

A promoção se faz necessária para a sequência do projeto. Entendo que se ela não viesse, Juanma seria demitido. E para piorar, você sabe bem como é, jogar com um elenco "cinza" não é moleza. Atributos entre 1 e 8, no máximo, é dureza!! Hahaha! Mas vamos em frente, estamos em um rumo positivo.

Valeu, Perro!

Postado

calavera.png

Capítulo 9: "Virada de chave"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 04 de maio de 2024

O ano de 2024 começou com um clima de derrocada no Calavera. O clube sofreu importantes baixas em sua comissão técnica, incluindo as saídas inesperadas de Óscar Arola, Diretor das Categorias de Base, e Josu Badiola, Treinador Adjunto, entre outras peças fundamentais para o trabalho de Juanma. Diante da necessidade, Juanma foi obrigado a repor essas posições emergencialmente, mas sabia que as soluções improvisadas não supririam a ausência dos profissionais perdidos. Além disso, o rebaixamento humilhante do sub-19 da División de Honor Juvenil para a Liga Nacional Juvenil, contrastado com a campanha do sub-19 do Betis, foi mais um golpe em um ambiente já conturbado.

Dentro de campo, a situação também era preocupante. O time não conseguia se encontrar, e a oscilação de resultados tornou-se ainda mais evidente durante todo o mês de janeiro, e início de fevereiro. Nem mesmo os jogos em casa pareciam trazer conforto ao elenco. No entanto, a maré começou a virar no confronto diante do Villanueva, quando o Calavera venceu de forma convincente por 4 a 1. Foi o impulso que a equipe precisava.

A partir desse momento, o time emplacou uma sequência invicta, acumulando algumas vitórias importantes, incluindo um confronto histórico contra o Albaida — o mesmo adversário que havia virado um 3-0 para 4-3 no primeiro turno. Desta vez, o placar foi um impressionante 6 a 4 a favor do Calavera.

image.png

Enquanto os adversários diretos tropeçavam sem parar, o Calavera soube se aproveitar do panorama. O acesso à Segunda Divisão da Andaluzia foi garantido com duas rodadas de antecedência, após um empate em 0-0 contra o Atlético Central B. Na rodada seguinte, veio a conquista matemática do título da Terceira Divisão da Andaluzia, com outro empate, desta vez em 2-2 contra o Bellavista B. O primeiro título da até então curtíssima carreira de Juanma como treinador de futebol.

Para fechar a campanha com chave de ouro, o time ainda venceu o Ventas de las Pajanosas por 4 a 2 no Centro Deportivo Calavera, pela rodada derradeira da competição. O apito final deu início às celebrações, com o troféu da RFAF sendo erguido pelos jogadores, que compartilharam aquele momento com o público presente na sede.

image.png

image.png

Para surpresa de muitos, José Ignacio Ayuso, o presidente, compareceu ao Centro Deportivo Calavera após semanas de ausência. Durante os festejos, ele se aproximou de Juanma para cumprimentá-lo.

Juanma, parabéns pelo trabalho! Você trouxe o Calavera de volta ao lugar onde ele merece estar! E mais rápido do que esperávamos!

Juanma, ainda suado da comemoração com os jogadores, respondeu com um tom contido:
Obrigado, Ayuso! Esses garotos merecem muito. Souberam lidar como poucos com tudo que ocorreu no extracampo do clube e fizeram a coisa acontecer. De toda forma, o verdadeiro trabalho começa agora. Os próximos anos não serão fáceis.

Ayuso sorriu, ajeitando os óculos.
Não serão, mas espero tê-lo conosco nessa caminhada. Aproveite o momento, depois conversamos sobre os planos para a próxima temporada.
Juanma assentiu, retornando para a lateral do campo, onde os jogadores ainda festejavam junto à torcida calaverista.

trophy-andaluza.png

cap9.png

Com o rebaixamento do ano anterior deixado para trás, o Calavera estava de volta à Segunda Divisão da Andaluzia, para alívio geral. A torcida estava em festa, mas Juanma sabia que o trabalho para a manutenção do clube na próxima temporada seria árduo. Novos desafios aguardavam, e ele precisaria estar mais preparado do que nunca.

Visão do clube

Na seção de informações adicionais sobre o perfil do adepto do Calavera, foi observada uma leve movimentação de seguidores nas redes sociais do clube, ainda de forma muito tímida. Paralelamente, o perfil do torcedor calaverista tornou-se predominantemente "comum". Para a próxima temporada, a expectativa da torcida é ver um time focado no contra-ataque, estratégia que poderia ser fundamental para evitar um novo rebaixamento.

image.png

A diretoria, que inicialmente planejava alcançar a Primeira Divisão da Andaluzia em três anos, parece ter ajustado suas ambições de acordo com o clima vindo das arquibancadas. Agora, os objetivos para os próximos cinco anos concentram-se apenas em manter a equipe no segundo nível regional.

image.png

Do ponto de vista financeiro, o clube teve um ano de estabilidade total. As Camadas Jovens (recrutamento e treinamento) foram a principal despesa, totalizando quase 40 mil euros na temporada. Já a maior fonte de receita veio da Bilheteria e Receitas de Dia de Jogo, que juntas somaram cerca de 60 mil euros, seguidas pela premiação geral da Terceira Divisão da Andaluzia, no valor de 55 mil euros (todos os times da divisão recebem esse valor, é algo "setado" no update). 

image.png

Em termos de infraestrutura, o Calavera foi o clube de Sevilha que mais cresceu. A média de avaliação do clube subiu de 8.5 para 10, graças aos investimentos realizados nas categorias de base (TJ e RJ). O Real Betis registrou um pequeno progresso na base, aumentando sua média de 14.5 para 15, embora tenha perdido pontos em relação às Instalações Jovens (IT). O Sevilla, por sua vez, teve uma leve queda em sua média, de 16 para 15.75, também impactada pela decadência das instalações da base.

# Clube IT IJ TJ RJ Média Divisão
1 sevilla.png Sevilla Fútbol Club 16 red.png 15 16 16 15.75 LaLiga
2 betis.png Real Betis Balompié 14 red.png 14 green.png 16 green.png 16 15 LaLiga
3 ccf28.png Calavera Club de Fútbol 7 7 green.png 14 green.png 12 10 Segunda División Andaluza

Capítulo 10: "DNA ofensivo"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 03 de abril de 2024

Era início de abril, e o aguardado período de testes do sub-15 do Calavera finalmente havia chegado. Meses antes, Juanma havia recebido um relatório do então diretor das categorias de base, Óscar Arola, que gerou grande expectativa sobre a qualidade desses jovens. Agora, com Alex Ramírez assumindo o cargo, o entusiasmo em torno do grupo continuava o mesmo. Alex apresentou a Juanma os dezesseis garotos que haviam se destacado nas peneiras, com uma confiança notável.

Aqui estão eles, Juanma. Nosso grupo mais promissor em anos, talvez na história do Calavera. — Alex disse, entregando o relatório com os nomes e posições dos jogadores.
“Geração de ouro”, é? Já ouvi isso antes. — Juanma brincou, com um sorriso cético.
Não são extraclasse, mas confie em mim, temos talento puro aqui. E tem mais, esse tal Manuel... bom, você verá. Ele é um camisa 10 nato, daqueles que não aparecem todo dia.

image.png

image.png

Juanma folheou os relatórios enquanto Alex falava, passando seu olhar sobre as estatísticas e notas ali presentes.
Bom, Alex, vamos ao que importa. Quero ver esses meninos em ação. Por favor agende um treino coletivo entre os garotos do sub-15 e a equipe sub-19 do Calavera para amanhã, às 19:00.
Claro, Juanma. Tomo conta disso.

(...)

Na noite do amistoso, o Centro Deportivo Calavera estava silencioso, refletindo o caráter interno e discreto do teste. Sem a presença de torcedores ou membros da diretoria, apenas Alex Ramírez, a comissão técnica e Juanma estavam ali para avaliar os jovens. Juanma, com os braços cruzados e olhar atento, posicionou-se próximo à linha lateral enquanto Alex explicava as dinâmicas do time sub-15 e a estratégia que seria adotada contra o sub-19.

A ideia é simples, Juanma. Queremos que eles joguem com liberdade, sem pressão externa. O foco aqui é observar como eles lidam com a situação em campo — disse Alex, gesticulando enquanto apontava para os jogadores aquecendo no gramado.

Juanma apenas assentiu, mantendo os olhos fixos nos garotos. O amistoso começou de forma equilibrada. O sub-19, mesmo enfrentando garotos de uma categoria inferior, mostrava respeito e atenção redobrada, principalmente contra o camisa 10, Manuel, apontado por Alex como o grande destaque dessa geração. Ainda assim, enquanto o sub-15 atacava de forma atabalhoada, os sub-19 conseguiu abrir dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo.

Alex parecia nervoso, pois os garotos estavam claramente perdidos em campo. Aos 67 minutos, Manuel diminuiu o placar com um chute preciso de fora da área que não deu chances ao goleiro. Juanma ergueu as sobrancelhas, impressionado, mas manteve a postura rígida. Hamza Berrahma, atuando nas laterais, foi outro jogador que chamou a atenção, tanto pelo talento quanto pelo temperamento explosivo. Após uma sequência de faltas desnecessárias, ele acabou sendo expulso, deixando a equipe em desvantagem. Até ali, Berrahma era o melhor jogador em campo.

20250118183718-1.jpg

image.png

A partida terminou em 2-1 para o sub-19, mas o verdadeiro objetivo foi cumprido, que era ver os garotos pela primeira em ação. Após o apito final, Alex aproximou-se de Juanma, que ainda observava os garotos dispersando pelo campo.

Então, o que achou? — perguntou Alex, com um leve sorriso no rosto.
É... temos algum potencial por aqui. — respondeu Juanma. — Temos dois goleiros que podem disputar posição... dois zagueiros de boa estatura... De resto, são praticamente jogadores de ataque. Me parece uma geração com "DNA ofensivo". De toda forma, o jogo de hoje se resumiu a um time que atacava de qualquer jeito, enquanto a defesa se mostrou um pouco fragilizada, mesmo sendo pouco acionada. Os garotos são habilidosos, mas são preguiçosos. Parece que não estavam levando à sério.
Faz parte da idade, Juanma. Ainda são muito jovens. Tenha paciência com eles. — retrucou Alex.
Não se preocupe, Alex. Você fez um ótimo trabalho. — respondeu Juanma. — No mais, quem desse grupo pode nos surpreender?
Ah... Temos  alguns garotos que não estiveram bem hoje, mas que são ótimos: Pablo Jiménez, Jorge e Jaime Rios, por exemplo. Mas... um jogador em particular que pode surpreender bastante é o meia-atacante Óscar Souto que, ao contrário dos outros garotos, já demonstra grande maturidade e profissionalismo.

Juanma cumprimentou Alex e observou o campo vazio por alguns instantes antes de se virar para o vestiário. “Há talento aqui”, pensou. “Agora é trabalho duro para transformá-los em jogadores de verdade.” O amistoso havia dado um bom ponto de partida, mas o caminho seria longo.

#SomosCalavera #CCF1928

• mfeitosa mudou o título para Calavera CF: El Sueño Andaluz - "Virada de chave" (19/01)
Postado

Mesmo começando o ano em um clima complicado, o Calavera deu uma verdadeira aula de mentalidade, mostrando que tem potencial para ser gente grande um dia. O rebaixamento do Sub-19 e a saída de peças importantes poderiam ter abalado o clube, mas Juanma conseguiu virar o jogo com liderança e um plano bem executado do treinador.

O título da Terceira Divisão da Andaluzia é mais do que uma conquista — é um marco que mostra que o trabalho está no caminho certo. A sequência invicta e vitórias históricas, como a goleada sobre o Albaida, refletem a mentalidade do elenco em momentos decisivos. Sem falar no acesso garantido com rodadas de antecedência, que é um feito notável diante das dificuldades iniciais.

Agora, a grande questão será a manutenção na Segunda Divisão da Andaluzia. Com um estilo de jogo focado no contra-ataque e uma torcida que começa a se reaproximar, as perspectivas são boas. É um novo capítulo que promete ser tão emocionante quanto este! Parabéns pelo trabalho até aqui!!

Fornada excelente, Manuel trazendo o DNA espanhol do tiki-taka com passe e primeiro toque em dia desde a adolescência.

Postado
  Em 19/01/2025 em 19:59, ElPerroMG disse:

Mesmo começando o ano em um clima complicado, o Calavera deu uma verdadeira aula de mentalidade, mostrando que tem potencial para ser gente grande um dia. O rebaixamento do Sub-19 e a saída de peças importantes poderiam ter abalado o clube, mas Juanma conseguiu virar o jogo com liderança e um plano bem executado do treinador.

O título da Terceira Divisão da Andaluzia é mais do que uma conquista — é um marco que mostra que o trabalho está no caminho certo. A sequência invicta e vitórias históricas, como a goleada sobre o Albaida, refletem a mentalidade do elenco em momentos decisivos. Sem falar no acesso garantido com rodadas de antecedência, que é um feito notável diante das dificuldades iniciais.

Agora, a grande questão será a manutenção na Segunda Divisão da Andaluzia. Com um estilo de jogo focado no contra-ataque e uma torcida que começa a se reaproximar, as perspectivas são boas. É um novo capítulo que promete ser tão emocionante quanto este! Parabéns pelo trabalho até aqui!!

Fornada excelente, Manuel trazendo o DNA espanhol do tiki-taka com passe e primeiro toque em dia desde a adolescência.

Expand  

Com certeza, a temporada não começou da forma que eu esperava no extra-campo, mas isso acabou não abalando tanto os resultados. Minha maior dificuldade nessa primeira tempora foi arrumar um jeito de um "time cinza" jogar de forma mais segura, sem tanta fragilidade defensiva. O mais curioso é que depois de tentar um monte de soluções diferentes, foi retornando ao 4-4-2 tradicional que o time conseguiu ter melhores resultados.

Para quem estava preocupado em ser demitido por não conseguir o acesso, esse título veio a calhar! Hahaha! Vamos ver como será o nível dessa Segunda Divisão. Como ainda é o oitavo nível espanhol, pode ser que não tenhamos um desafio tão grande pela frente nesta temporada.

Essa fornada trouxe alguns jogadores com boa técnica, e esse Manuel sem dúvida é o que encabeça a fornada. O grande problema dessa geração são as personalidades dos jogadores.

Valeu, Perro!

Postado

2425.png

Capítulo 11: "Férias turbulentas"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 29 de julho de 2024

O período de férias dos jogadores, que se estendeu até o final de julho, trouxe não apenas descanso, mas também uma enxurrada de abordagens de outros clubes interessados nos talentos do Calavera. Entre os mais visados estava o jovem goleiro Jesús Rivas, alvo constante do Bollullos B, que parecia decidido a tirá-lo do clube. O Racing Portuense, que inicialmente havia demonstrado interesse em Áaron Franco, o segundo goleiro da equipe, também tentou levar Rivas em várias ocasiões. O 'camisa 10' Manuel, que já começava a se destacar como uma peça fundamental da geração de ouro, recebeu uma proposta de empréstimo do Racing Valverdeño, prontamente recusada por Juanma.

Nem mesmo o próprio Juanma foi poupado do assédio. O Olímpica Valverdeña e o Atlético Cortegana, clubes da Primeira Divisão da Andaluzia, uma categoria acima do Calavera, chegaram a sondá-lo. No entanto, o treinador sequer considerou as propostas, reafirmando seu compromisso com o clube e com o projeto de desenvolvimento da base.

A fragilidade dos contratos amadores que vinculavam os garotos ao Calavera preocupava Juanma. Durante todo o período de férias, ele manteve contato frequente com o Diretor de Futebol, Nacho, encarregando-o de conversar diretamente com os jovens sempre que algum clube tentava abordá-los.

Retornando às atividades na sede, Juanma decidiu levar o assunto ao presidente Ayuso. Nacho acompanhava o treinador na reunião.

Presidente, nós precisamos mudar nosso status para semi-profissional — começou Juanma, direto ao ponto. — Esses contratos amadores são uma porta aberta para outros clubes levarem nossos jogadores de graça. Rivas, Manuel, e até o Franco estão sendo assediados. Se continuar assim, não teremos um time competitivo para começar a temporada.

image.png

Ayuso, sentado atrás de sua mesa, ajustou os óculos com calma antes de responder:
Eu entendo sua preocupação, Juanma, mas tornar o clube semi-profissional agora é inviável. Não temos os recursos necessários para sustentar contratos profissionais.

Juanma, já impaciente, franziu a testa.
Inviável? Tudo o que eu peço é recusado. Precisamos investir na base: não pode. Precisamos investir nas instalações de treino: não dá. Agora, proteger os garotos também não pode? Qual é o plano aqui, Ayuso? Fazer do Calavera uma vitrine de liquidação?

image.png

Nacho tentou intervir, com um tom conciliador:
Calma, Juanma. Vamos encontrar uma solução.
Não existe solução, Nacho — Juanma retrucou, já se levantando da cadeira. — Eu não vou perder esses meninos porque o clube não quer investir neles.

Esbravejando, Juanma saiu da sala, deixando Nacho e Ayuso sozinhos. Nacho, visivelmente desconfortável, aproximou-se do presidente.
Sr. Ayuso, com todo o respeito, é melhor ter mais cautela com o Juanma. Ele tem recebido propostas de clubes maiores, e não tem nada aqui que o segure, a não ser a relação que ele tem com o Calavera. Sem ele, esse projeto perde um pouco do sentido.

Ayuso, pensativo, permaneceu em silêncio por um momento, ajustando novamente os óculos enquanto olhava para os papéis sobre sua mesa.
Então já tem gente tentando tirá-lo daqui!? Nacho, vou pensar no que fazer. Sei que vocês devem me considerar o "vilão da história", mas realmente não temos como fazer tudo que o Juanma pede. Peço que se aproxime dele e não deixe a situação sair de controle.

Nacho assentiu e deixou a sala. A reunião havia terminado, mas as tensões estavam longe de serem resolvidas. Juanma deixou o escritório com a sensação de que seus esforços não eram valorizados, enquanto Ayuso começava a perceber que o treinador talvez fosse mais importante para o futuro do Calavera do que ele imaginava. No entanto, o relógio não parava, e o início da temporada se aproximava rapidamente.

Capítulo 12: "O drama de Jaime"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 7 de setembro de 2024

A pré-temporada do Calavera começou com intensidade e expectativa, trazendo novos desafios para Juanma. Com vários amistosos programados, o treinador aproveitou para integrar os recém-promovidos do sub-15 ao elenco principal. Entre os resultados mais expressivos, uma goleada de 7 a 1 sobre o Sagrada Familia Mes Mayo e uma vitória por 4 a 0 contra o Mazagón, equipe de uma divisão acima, destacaram o potencial do grupo.

Indiscutivelmente, foi o jovem centroavante Jaime Ríos quem chamou mais atenção entre todo o time. Mostrando faro de gol, o garoto marcou em todos os jogos em que esteve em campo, rapidamente ganhando a atenção dos torcedores e a confiança de Juanma, que já o considerava o 'camisa 9' ideal para liderar o ataque na nova temporada.

image.png

Tudo parecia se alinhar até a estreia do Calavera na Segunda Divisão da Andaluzia, contra o Andalucía Este. O adversário, uma equipe frágil, não representava grande ameaça, mas o jogo ficou marcado por um acontecimento devastador.

Aos 14 minutos dessa partida, após saltar para cabecear uma bola em um cruzamento, Jaime caiu no gramado segurando o joelho direito. A expressão de dor do garoto imediatamente alarmou todos à sua volta. Juanma, que estava à beira do campo, levou as mãos à cabeça enquanto o departamento médico do clube corria para atender o jogador. Jaime foi substituído por Cristian, e o Calavera seguiu com uma atuação dominante, garantindo uma vitória por 5 a 1.

20250120185800-1.jpg

No entanto, o clima de comemoração foi contido pela preocupação com a situação do jovem centroavante. Dias depois, os exames trouxeram a pior notícia: Jaime havia sofrido uma ruptura dos ligamentos cruzados e ficaria afastado dos gramados por até 10 meses. Com sorte, ele retornaria apenas nas últimas rodadas do campeonato.

image.png

Preocupado com o impacto da lesão no garoto, Juanma decidiu visitá-lo. Na tarde seguinte, o treinador foi até a casa de Jaime, levando consigo uma sacola com frutas e um cartão assinado pelos companheiros de equipe. Encontrou o jovem sentado no sofá, com o semblante abatido e a perna imobilizada.

Jaime, posso entrar? — perguntou Juanma, enquanto batia na porta aberta da sala.
Claro... — respondeu o garoto, sem entusiasmo, enquanto mantinha o olhar fixo na televisão desligada.

Juanma sentou-se numa poltrona próxima.
Eu sei que isso é frustrante. Nenhum jogador quer passar por algo assim, mas...

Jaime interrompeu, ríspido:
Você não sabe de nada, míster. Não é você que vai ficar quase um ano fora. Não é você que vai perder o momento mais importante da sua carreira. Estou na minha melhor forma... ou... estava!

Juanma respirou fundo, tentando manter a calma diante da reação.
Jaime, eu entendo que você está chateado, mas é exatamente por isso que eu estou aqui. Você não está sozinho nisso. O clube está ao seu lado, e eu estou ao seu lado.
Eu não preciso de ninguém para me recuperar! — rebateu Jaime, levantando a voz. — Só quero que me deixem em paz!

Juanma observou o garoto por alguns segundos, em silêncio, antes de se levantar.
Certo, garoto. Eu vou respeitar o que você pediu. Mas quero que saiba que sempre que precisar de algo, estarei aqui. Não esqueça disso.

cap12.png

Deixando a sacola ao lado do sofá, Juanma caminhou em direção à porta, parando por um momento antes de sair.
Não é o momento mais importante da sua carreira, Jaime. Esse ainda está por vir. Só depende de você.

Ele saiu, deixando o garoto sozinho. Jaime manteve-se quieto por alguns segundos, antes de olhar para a sacola no chão. Por mais irritado que estivesse, não pôde evitar pensar nas palavras do treinador. O episódio abalou o clima no Calavera, mas Juanma sabia que não podia se permitir desviar do objetivo principal. 

#SomosCalavera #CCF1928

• mfeitosa mudou o título para Calavera CF: El Sueño Andaluz - "O drama de Jaime" (20/01)
Postado

Estabilidade financeira é sempre importante. Apesar da turbulência fora de campo, lá dentro está a correr maravilhosamente. Depois da subida, uma pré-época muito acima da média e uma estreia arrebatadora com essa goleada...mas foi oena a lesão do Rios.

Postado
  Em 21/01/2025 em 07:26, Cadete213 disse:

Estabilidade financeira é sempre importante. Apesar da turbulência fora de campo, lá dentro está a correr maravilhosamente. Depois da subida, uma pré-época muito acima da média e uma estreia arrebatadora com essa goleada...mas foi oena a lesão do Rios.

Expand  

Bem importante, e nesse nível geralmente é bem difícil conseguir. Ainda estou aproveitando a fase "amadora" do Calavera, sem salários, depois a tendência é que a situação complique um pouco mais. A lesão do Rios é um pena, ainda mais sendo por toda a temporada. 

Valeu, Cadete!

Postado

Feitosa, que narrativa foda de acompanhar! A tensão na gestão do Calavera transborda as páginas do fórum, criando um retrato fascinante de como o futebol é muito mais do que só o que acontece dentro de campo. Desde o impasse com Ayuso até a resiliência de Juanma diante da lesão de Jaime, fica claro o quanto paixão e desafio caminham lado a lado nesse desafio. Torcendo para que o Calavera supere as adversidades e que Jaime volte ainda mais forte na próxima temporada!!

Postado

Sacanagem essa diretoria negando tudo que o treinador pede. Mas se manter amador provavelmente é mais sensato mesmo. 

Quanto ao garoto ali, uma tristeza a lesão. 

Postado
  Em 21/01/2025 em 22:16, ElPerroMG disse:

Feitosa, que narrativa foda de acompanhar! A tensão na gestão do Calavera transborda as páginas do fórum, criando um retrato fascinante de como o futebol é muito mais do que só o que acontece dentro de campo. Desde o impasse com Ayuso até a resiliência de Juanma diante da lesão de Jaime, fica claro o quanto paixão e desafio caminham lado a lado nesse desafio. Torcendo para que o Calavera supere as adversidades e que Jaime volte ainda mais forte na próxima temporada!!

Expand  

Valeu, Perro! Essa é a ideia central do save, embora tenha toda essa questão do YC envolvida. Então, fico feliz que de alguma forma esteja funcionando. A ideia é justamente dar um sentido mais amplo aos acontecimentos que o próprio jogo cria. A caixa de entrada do FM é algo mais "frio", mas se pararmos para pensar no que poderia estar por trás daquilo, se fosse na vida real, é bem intrigante, pois muitas coisas acabam fazendo sentido e se conectam sem a gente perceber.

A lesão do Jaime foi uma grande pena. Fazia tempo que não via uma lesão dessas em um save meu! Até 10 meses fora é complicado!

Em 23/01/2025 em 10:50, Danut disse:

Sacanagem essa diretoria negando tudo que o treinador pede. Mas se manter amador provavelmente é mais sensato mesmo. 

Quanto ao garoto ali, uma tristeza a lesão. 

Expand  

Sacanagem demais. No começo, eles até autorizaram duas melhorias, algo que na gestão passada não tinha acontecido, mas desde então mais nada foi autorizado. Ainda não consegui colocar Juanma para fazer um curso sequer. 

Uma grande pena a lesão do garoto. Fica a dúvida sobre qual o PA dele e se isso vai afetar sua capacidade de evoluir. Valeu, Danut!

Postado

2425.png

Capítulo 13: "Calma Chicha"
Calavera Club de Fútbol - Puerta Osario, Sevilla, 30 de dezembro de 2024

Na Espanha, a expressão 'estar en calma chicha' tem uma origem marítima. Refere-se à ausência total de vento, deixando as embarcações à deriva. No entanto, no uso figurado, descreve um momento de calma tensa, onde algo parece prestes a acontecer. É a pausa antes da tempestade, o silêncio carregado de expectativas. No Calavera, de Juanma e companhia, essa 'calma chicha' era quase palpável. O time, com sua campanha sem falhas até aqui, parecia estar na divisão errada. Mas, como qualquer marinheiro sabe, calmarias nunca duram para sempre, e Juanma não era diferente.

O Calavera caminhava a passos largos para conquistar o título da Segunda Divisão da Andaluzia. Com 100% de aproveitamento no primeiro turno, o time acumulava números impressionantes: média de 4 gols por partida, melhor defesa da competição e 48 pontos conquistados. Entre os resultados mais marcantes, estavam goleadas esmagadoras contra o Espartinas e o Camas, ambas por 6 a 0, além de uma vitória por 5 a 4 contra o Cerro del Águila, único adversário que conseguiu fazer frente aos calaveristas. Naquele jogo, o jovem Manuel brilhou com um hattrick decisivo, enquanto Cristian, artilheiro do campeonato, contribuiu com dois gols. O domínio era tão absoluto que parecia não haver adversários à altura.

image.png

image.png

Dentro de campo, a equipe de Juanma era um relógio bem ajustado. Os jovens jogadores, muitos deles promovidos recentemente, haviam se entrosado de maneira impressionante. Na defesa, o goleiro Jesús Rivas era uma fortaleza, acompanhado pela dupla de zaga Martínez e Andrés. Os flancos eram bem cobertos por Berrahma e Jorge na esquerda, e Rubén e El Hamdaoui na direita. No meio-campo, Souto e Jiménez davam estabilidade e criatividade, enquanto no ataque, Manuel e Cristian eram letais.

Apesar do sucesso, nem tudo era perfeito: o goleiro reserva Aarón Franco, temperamental e imaturo, vinha destoando, com desempenho inconsistente nos treinos, o que já havia rendido desentendimentos com o treinador. Ainda assim, Franco possuía uma relação próxima com Juanma.

image.png

Com a chegada do recesso de fim de ano, os jogadores ganharam uma pequena pausa. Mas o trabalho no clube continuava. No penúltimo dia do ano, Juanma decidiu passar rapidamente pela sede do Calavera para buscar alguns pertences. Foi quando, ao chegar, notou algo diferente: algumas pessoas desconhecidas saíam da sala do presidente Ayuso, acompanhadas por Nacho, o diretor de futebol. Ao avistar Juanma, Nacho acenou e se aproximou, dizendo:
— Preciso falar contigo.

Curioso, Juanma foi direto:
— Quem são essas pessoas, Nacho? O que está acontecendo?
— São as novas contratações do Ayuso. Ele decidiu fazer mais investimentos na base. Contratou gente para fortalecer o recrutamento de jovens e também para ajudar na comissão técnica das categorias inferiores. Vamos aumentar nossa capacidade de identificar e formar talentos.

image.png

image.png

Juanma ficou surpreso, mas visivelmente pensativo. Nacho aproveitou o momento para aconselhar:
— Juanma, sei que você desconfia do Ayuso, mas precisamos confiar de que ele saiba o que está fazendo. O grupo dele têm um histórico de sucesso em tudo que faz. Aqui não seria diferente. E sobre aquela questão de transformar o clube em semiprofissional... acho melhor a gente esperar o momento certo. Não vamos mais nesse assunto por enquanto. Isso é algo natural que irá acontecer com a rápida evolução que você está tendo com os garotos. Ele não é burro.

Depois de um breve silêncio, Juanma assentiu:
— Certo, Nacho. Eu admito que estou surpreso, mas vou dar um voto de confiança. Vamos ver onde isso nos leva. 

Após a conversa, Juanma seguiu para sua sala. Enquanto reunia suas coisas, notou um relatório deixado sobre sua mesa. Era de Alex Ramírez, o diretor das categorias de base. O documento detalhava o desempenho do atual sub-15 do Calavera. Ao passar os olhos, Juanma notou algo familiar: a maioria dos jogadores estava avaliada como "Excelente - 19/20", com exceção de dois médios-ala, avaliados como "13/20".

image.png

Juanma sorriu e pensou: "Isso só pode ser brincadeira." Ele se lembrou de como, no ano anterior, havia questionado o antigo diretor sobre um relatório similar. Mas agora, ao ver tantos jovens brilhando na Segunda Divisão da Andaluzia, não havia mais motivos para duvidar. Talvez aquele grupo fosse mesmo especial.

Enquanto deixava o Centro Deportivo Calavera, Juanma refletia sobre a expressão "calma chicha". O clube estava em um momento de calmaria, onde apenas notícias boas rodeavam o ambiente do clube, mas ele sabia que as maiores tempestades surgem quando o vento finalmente volta a soprar.

#SomosCalavera #CCF1928

• mfeitosa mudou o título para Calavera CF: El Sueño Andaluz - "Calma Chicha" (24/01)
Postado

A 'calma chicha' do Calavera Club de Fútbol reflete perfeitamente o equilíbrio entre domínio atual e expectativa do futuro — a sensação de que algo grandioso está prestes a acontecer. Até que enfim a diretoria começou a colaborar com as infraestruturas que Juanma necessita. Já vou comemorar o título de antemão e não aceito ter que descomemorar hahah. 

Ansioso pra ver essa fornada.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...