GG. Postado 24 de Fevereiro Denunciar Postado 24 de Fevereiro Uma das coisas que acho mais interessantes da liga espanhola no FM nas últimas versões são essas questões financeiras. Piso e teto salarial são coisas que trazem um algo a mais para quem deseja jogar algo um pouco diferente no FM. A apresentação do escudo ficou bem legal mesmo, como pontuou o @ElPerroMG Gostei do escudo, achei que ficou excelente. O aperfeiçamento do desenho da caveira, a bola no modelo antigo, diferentemente da Telstar ficaram ótimos. Só não gostei mesmo das cores da bandeira da Andaluzia. Me lembraram o Bétis. Acho que teria ficado mais bonito se continuasse todo em preto e branco com as listras verticais que estão na outra metade do escudo também no lado esquerdo. Mas sua escolha foi plenamente justificável. Vamos ver se a aposta nas dificuldades da LaLiga2 se confirmará quando a bola rolar. Citar
mfeitosa Postado 24 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 24 de Fevereiro Em 24/02/2025 em 15:50, GG. disse: Uma das coisas que acho mais interessantes da liga espanhola no FM nas últimas versões são essas questões financeiras. Piso e teto salarial são coisas que trazem um algo a mais para quem deseja jogar algo um pouco diferente no FM. A apresentação do escudo ficou bem legal mesmo, como pontuou o @ElPerroMG Gostei do escudo, achei que ficou excelente. O aperfeiçamento do desenho da caveira, a bola no modelo antigo, diferentemente da Telstar ficaram ótimos. Só não gostei mesmo das cores da bandeira da Andaluzia. Me lembraram o Bétis. Acho que teria ficado mais bonito se continuasse todo em preto e branco com as listras verticais que estão na outra metade do escudo também no lado esquerdo. Mas sua escolha foi plenamente justificável. Vamos ver se a aposta nas dificuldades da LaLiga2 se confirmará quando a bola rolar. Expand É interessante e mais complexo do que a gente imagina. Pq ele obriga você a pagar no mínimo o piso para os jogadores com 17 anos ou mais (1.300 euros), mas para inscrever um jogador, ele precisa receber pelo menos 6.500 euros. Por outro lado, jogadores menores de 18 anos não precisam ser inscritos. No entanto, somando os salários dos inscritos (maiores de 18 anos), não pode ultrapassar 111 mil euros. Esta última regra eu sinceramente não consegui entender, embora para cumpri-la, para o Calavera, é uma moleza, pois o time só tem garotos e sempre trabalhamos com os menores salários possíveis. Ainda assim, eu precisei remover todos os menores de 18 da inscrição para dar certo. Agora, fico imaginando um time que caiu da LaLiga, com vários jogadores com salário alto. Muitas vezes, um único jogador vai passar desses 111 mil euros fácil. Mas eles continuam com os elencos caros, 1000x acima dos 111 mil euros. E todo mundo inscrito e jogando. Sinceramente, não entendi essa regra até agora e a quem ela se aplica. Sobre o escudo, muito legal que curtiu também! E o mais legal é que você foi justamente no ponto que eu gostaria que percebessem, que é a inevitável relação das cores da Andaluzia com o Real Betis. Era esse incômodo que eu queria causar e, se eu tivesse continuado naquela pegada "narrativa" do início do save, certamente essa mudança seria um motivo de crise com Juanma Llosent, que odeia o Betis. Ainda assim, mesmo com esse incômodo visual e um "erro histórico", isso é algo totalmente possível de acontecer na vida real, pois diretorias vêm e vão, e muitas vezes não se preocupam com o que a torcida pode achar. Me inspirei muito no caso do Athletico Paranaense, inclusive montei esse escudo em cima do antigo do Furacão, como uma homenagem às avessas. E, claro, deixei a versão alvinegra na manga, para caso a diretoria mude novamente. E certamente o próximo dono gostaria de mudar um pouco as coisas. Essa versão está como um "easter egg" na imagem do novo logo, nas bandeiras no meio da torcida. Se der um zoom, você vai perceber. Valeu, GG! Citar
Cadete213 Postado 24 de Fevereiro Denunciar Postado 24 de Fevereiro Patrocínio da Mahou é muito bom e só é pena ver a expansão do estádio adiada. Citar
Fernandinhobol Postado 24 de Fevereiro Denunciar Postado 24 de Fevereiro Começando a acompanhar por aqui, bem detalhado, muito bacana a história do Juanma, tem muita personalidade. Acredito que você conseguiu avançar até que rápido pelo nível baixo das divisões amadoras, certo? Ficou 4 anos sem perder em casa, é um feito e tanto. E também parece que as maiores dificuldades estiveram na perda de jogadores para clubes de divisões acima, assim como nivelar o elenco conforme subia de divisão. Ficou muito legal o Diário de Sevilla contemplando o que está acontecendo com o clube também a partir de certo ponto, passou uma noção de maior visibilidade para o clube. E fora o ganho de status semi-profissional. Estévez foi um amuleto por muito tempo, quem sabe um dia ele volta? Uma curiosidade: você disse que uma equipe filial não pode jogar na mesma divisão ou em uma divisão superior ao seu time B, mas e quando o time B é rebaixado? Sabe dizer se o time C cai um degrau também? Dei uma procurada e não achei um cenário desse recente. E adorei esse escudo intimidador do clube rsrs. Tanto o antigo como o novo, só que esse último é polêmico... conseguiu valorizar o passado recente de superação e ainda trazer o toque do moderno... mas tem o verde do Bétis, hehe. Boa sorte em LaLiga 2! Citar
GG. Postado 24 de Fevereiro Denunciar Postado 24 de Fevereiro Em 24/02/2025 em 18:00, mfeitosa disse: Ainda assim, mesmo com esse incômodo visual e um "erro histórico", isso é algo totalmente possível de acontecer na vida real, pois diretorias vêm e vão, e muitas vezes não se preocupam com o que a torcida pode achar. Me inspirei muito no caso do Athletico Paranaense, inclusive montei esse escudo em cima do antigo do Furacão, como uma homenagem às avessas. E, claro, deixei a versão alvinegra na manga, para caso a diretoria mude novamente. E certamente o próximo dono gostaria de mudar um pouco as coisas. Essa versão está como um "easter egg" na imagem do novo logo, nas bandeiras no meio da torcida. Se der um zoom, você vai perceber. Expand Agora, eu vi que tem o brasão de armas da Andaluzia na manga do uniforme com mangas pretas. Legal, o "easter egg", vi que a torcida fez a bandeira com o logo como eu queria. Legal. Em 24/02/2025 em 18:00, mfeitosa disse: É interessante e mais complexo do que a gente imagina. Pq ele obriga você a pagar no mínimo o piso para os jogadores com 17 anos ou mais (1.300 euros), mas para inscrever um jogador, ele precisa receber pelo menos 6.500 euros. Por outro lado, jogadores menores de 18 anos não precisam ser inscritos. No entanto, somando os salários dos inscritos (maiores de 18 anos), não pode ultrapassar 111 mil euros. Esta última regra eu sinceramente não consegui entender, embora para cumpri-la, para o Calavera, é uma moleza, pois o time só tem garotos e sempre trabalhamos com os menores salários possíveis. Ainda assim, eu precisei remover todos os menores de 18 da inscrição para dar certo. Agora, fico imaginando um time que caiu da LaLiga, com vários jogadores com salário alto. Muitas vezes, um único jogador vai passar desses 111 mil euros fácil. Mas eles continuam com os elencos caros, 1000x acima dos 111 mil euros. E todo mundo inscrito e jogando. Sinceramente, não entendi essa regra até agora e a quem ela se aplica. Expand Vai ser legal, você viver isso e explicar como faz a coisa ficar dentro do regulamento. Em 24/02/2025 em 18:00, mfeitosa disse: Era esse incômodo que eu queria causar e, se eu tivesse continuado naquela pegada "narrativa" do início do save, certamente essa mudança seria um motivo de crise com Juanma Llosent, que odeia o Betis. Expand E mais especificamente, qual o motivo para ter abandonado o estilo narrativo do início do save? Achou que toma muito tempo? Pode falar um pouco mais sobre isso? Citar
mfeitosa Postado 25 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 25 de Fevereiro Em 24/02/2025 em 19:14, Cadete213 disse: Patrocínio da Mahou é muito bom e só é pena ver a expansão do estádio adiada. Expand Valeu, Cadete! Vamos ver quando sairá finalmente essa expansão do estádio! Em 24/02/2025 em 21:39, Fernandinhobol disse: Começando a acompanhar por aqui, bem detalhado, muito bacana a história do Juanma, tem muita personalidade. Acredito que você conseguiu avançar até que rápido pelo nível baixo das divisões amadoras, certo? Ficou 4 anos sem perder em casa, é um feito e tanto. E também parece que as maiores dificuldades estiveram na perda de jogadores para clubes de divisões acima, assim como nivelar o elenco conforme subia de divisão. Ficou muito legal o Diário de Sevilla contemplando o que está acontecendo com o clube também a partir de certo ponto, passou uma noção de maior visibilidade para o clube. E fora o ganho de status semi-profissional. Estévez foi um amuleto por muito tempo, quem sabe um dia ele volta? Uma curiosidade: você disse que uma equipe filial não pode jogar na mesma divisão ou em uma divisão superior ao seu time B, mas e quando o time B é rebaixado? Sabe dizer se o time C cai um degrau também? Dei uma procurada e não achei um cenário desse recente. E adorei esse escudo intimidador do clube rsrs. Tanto o antigo como o novo, só que esse último é polêmico... conseguiu valorizar o passado recente de superação e ainda trazer o toque do moderno... mas tem o verde do Bétis, hehe. Boa sorte em LaLiga 2! Expand Valeu, Fernandinho! Legal que está curtindo a história. Sim, acabei avançando muito mais rápido do que eu esperava. Foram sete acessos em oito temporadas, quando eu esperava três ou quatro no mesmo período, e talvez até um rebaixamento pelo meio do caminho. Estou monitorando sempre os bons jogadores que saíram do clube, como Morillo, Morales, Cifuentes e o Estévez. Espero conseguir trazer algum deles de volta em algum momento, seria bem legal. E até confesso que tentei. O Morales é o único que demonstra interesse em vir por empréstimo, mas o Hammarby pede muito para cedê-lo ao Calavera. Sobre essa relação dos clubes B e C, não tenho certeza, mas acho que acontece isso que você falou. Eles não ficam na mesma divisão, a não ser que seja a última divisão, pois nesse update não tem rebaixamento no último escalão. Mas na vida real, entendo que nem na última divisão seria possível manter dois times em um mesmo escalão. Sim, esse escudo é polêmico! Hahaha! Essa é a ideia! Em 24/02/2025 em 22:27, GG. disse: Agora, eu vi que tem o brasão de armas da Andaluzia na manga do uniforme com mangas pretas. Legal, o "easter egg", vi que a torcida fez a bandeira com o logo como eu queria. Legal. Vai ser legal, você viver isso e explicar como faz a coisa ficar dentro do regulamento. E mais especificamente, qual o motivo para ter abandonado o estilo narrativo do início do save? Achou que toma muito tempo? Pode falar um pouco mais sobre isso? Expand Foram vários motivos que me fizeram recuar do estilo narrativo, sendo os principais: O time escalou as divisões muito rápido e, principalmente, as primeiras temporadas não trouxeram qualquer desafio ao time, que chegou a vencer 100% dos jogos em uma delas, e quase repetiu esse feito na época seguinte. Isso é muito ruim para quem está escrevendo uma história, pois nada de ruim acontece durante muito tempo, a não ser as questões extracampo que tentei explorar ao máximo nos capítulos que escrevi. O que me fez optar nesse save pelo estilo narrativo era justamente saber que eu poderia passar por muitas dificuldades. Quando digo dificuldades, são dificuldades mesmo, como rebaixamentos. Como o time subiu muito rápido, o andamento do save acabou acelerando também, logo senti que o estilo narrativo já não dava mais conta de repassar todos os detalhes aos leitores, em termos de resultados, jogadores, etc. Esse para mim foi o principal ponto de todos. Chegou um momento que eu percebi que iria ficar dando voltas na história e deixando muita coisa passar despercebida. Toma mais tempo, sem dúvida, mas isto eu já esperava e isolado não foi um fator preponderante. Por outro lado, estou tentando compensar um pouco isso com os trechos em forma de notícia, mas sei que não chega nem perto da imersão de antes. Mas, acredito que fiz o que precisava, tomando a decisão certa no momento certo, caso contrário, tinha uma boa chance de eu desanimar do projeto. E estou satisfeito com as coisas como estão nesse formato atual. Vamos em frente. Citar
mfeitosa Postado 25 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 25 de Fevereiro A estreia do Calavera na LaLiga 2 foi marcada por um desastre completo diante do Racing Santander, no El Palmar. Apesar de um primeiro tempo promissor, os calaveristas acabaram tropeçando em seus próprios erros. O jogo começou equilibrado, com o Calavera criando boas oportunidades, mas a equipe foi castigada aos 43 minutos, quando um pênalti infantil cometido por Alberto (um empurrão) resultou no primeiro gol dos visitantes. No retorno do intervalo, surgiu a chance perfeita para a reação: um pênalti a favor. No entanto, Frank Wandji desperdiçou a cobrança, mantendo o time atrás no placar. O drama aumentou quando Hernández, que já havia sofrido com lesões na última temporada, teve que deixar o campo machucado logo depois. Para piorar, aos 75 minutos, os racinguistas aproveitaram um contra-ataque fulminante para ampliar a vantagem, e três minutos depois, Menéndez foi expulso após um carrinho completamente desnecessário no meio-campo. O cenário, que já era complicado, se transformou em um verdadeiro desastre, e a equipe de Juanma começou sua campanha com uma derrota amarga por 2 a 0. Diante dos desfalques de Hernández (lesionado) e Menéndez (suspenso), o Calavera foi a campo contra o Girona ciente das dificuldades, mas fez um jogo equilibrado, apesar da derrota por 2 a 1. Mas a primeira vitória da temporada não demorou a chegar e veio de forma espetacular, com uma virada inesperada sobre o Rayo Vallecano por 2 a 1, com gols de Castro e Matos. O embalo seguiu na rodada seguinte, quando batemos o Deportivo La Coruña, novamente de virada, com tentos de Villa e Njie. Porém, o mês terminou com um duro golpe, ao sofrer uma goleada por 4 a 1 para o Cádiz, em casa. Em compensação, abrimos setembro com uma vitória sobre o Hércules (3 a 0), que foi jogado para o Z-4 com esse resultado. Na sequência, fomos castigados com um gol no finalzinho contra o Real Valladolid (0 a 1), mas goleamos o Oviedo fora de casa por 5 a 1, no retorno de Hernández do DM. Para fechar o mês, ainda vencemos o Murcia por 4 a 0, com Maldonado inspiradíssimo, e empatamos com o Burgos em 2 a 2, fechando o mês perto do grupo dos playoffs. Chegando a outubro, não conseguimos segurar o ímpeto do Málaga, mesmo jogando em nossa casa, e fomos derrotados por 3 a 1. Na rodada seguinte, conseguimos uma virada sobre o recém rebaixado Zaragoza (3 a 1), fora de casa, e subimos várias posições na tabela. O jogo contra o Granada marcou a partida 300 de Juanma Llosent sob comando do Calavera, mas infelizmente a festa durou pouco. Abrimos dois gols de vantagem, mas, de forma humilhante, acabamos permitindo a virada dos nazaries (2 a 3). Fechando o mês, tivemos um confronto direto com o Mirandés, e dessa vez não demos chance ao azar, vencendo por 4 a 0. Nas quatro rodadas seguintes, o time oscilou bastante, vencendo Huesca (3 a 2) e Gijón (5 a 3), empatando com Tenerife (2 a 2) e perdendo para o surpreendente Albacete (1 a 2), não necessariamente nessa ordem. No entanto, na reta final do primeiro turno, mais especificamente nas três últimas rodadas, a equipe calaverista emplacou uma sequência com três vitórias sobre Real Sociedad B (2 a 0), Barcelona B (3 a 1) e Alavés (2 a 1), sendo este último jogo um confronto direto na tabela de classificação. O Calavera fez uma campanha animadora nesse primeiro turno, onde, mesmo com a oscilação normal de resultados, conseguiu galgar posições na tabela de forma bem curiosa, o que ilustra uma trajetória de muita resistência. Hoje com 38 pontos conquistados, na 7ª colocação da LaLiga2, a equipe se posiciona de forma confortável, longe da zona de perigo, e entrando para a briga por uma vaga nos playoffs. O lateral-direito Cristian Maldonado é aquele típico jogador que faz história em um clube, porém, de forma silenciosa, participando diretamente de várias conquistas, mas longe dos holofotes daqueles que são apontados como os heróis, o que nem sempre é a abordagem mais justa. Maldonado foi titular absoluto do Calavera por quatro temporadas consecutivas, período em que colaborou com muitas assistências para que a equipe conseguisse os seus feitos. Na última temporada, porém, precisou dividir as atenções com Mamadou Diop, dois anos mais jovem, porém, visivelmente com maior potencial. Mas isso não intimidou o lateral, que ainda assim passou por cima do senegalês. Na atual temporada, com Diop demonstrando ainda mais evolução, a tendência era que Maldonado passasse a ser uma espécie de 12º jogador do grupo, mas isto não aconteceu. Mais uma vez estamos vendo Cristian Maldonado superar todas as expectativas e hoje é um dos jogadores com maior classificação média da LaLiga 2. Logo, trata-se um jogador que merece muito respeito, seja pela sua história ou por sua vibração sempre que veste o manto calaverista. Pela primeira vez em nove temporadas, tivemos um jogador do Calavera convocado pela seleção de base da Espanha, o que nos faz rabiscar mais um dos objetivos do save. A equipe já teve vários jogadores convocados, mas apenas por seleções africanas, como Senegal, Gâmbia e Camarões, o que torna o feito do goleiro José Miguel Puertas inédito por aqui. Puertas, inclusive, é o jogador que mais tem evoluído no atual elenco, de forma que torço que ele se torne aquele tipo de jogador que passa a vida inteira no clube, como José Ángel Iribar fez com o Bilbao. Um jogador que tem chamado muita atenção no Calavera é José Luis Hernández, um meia de grande categoria, ao melhor estilo "classudo", mais um legítimo camisa 10 formado na nossa cantera. O problema é que o garoto infelizmente tem sofrido com lesões desde que chegou ao clube, o que tem interrompido a sua evolução, algo que já havia ocorrido na última temporada e agora voltou a acontecer, de forma ainda mais grave. Hernández, logo no jogo em que foi nomeado como "Jogador da Semana" na LaLiga 2, saiu lesionado e só retornará na próxima temporada. Algo que é essencial em um save como este, calçado no desenvolvimento de jogadores, é ter onde testar toda a garotada, sem deixar ninguém ocioso no clube. Na Espanha, a solução que todos os clubes utilizam são os famosos times "B" e "C", algo que o Calavera aderiu há algumas temporadas. O problema é que o tal Calavera B não tem servido de nada, pois ele não participa de nenhuma divisão, nem nunca participará, pois o update que estou utilizando não possui rebaixamento na última divisão. Ainda aguardei alguns anos, torcendo para que o jogo desse um jeito de jogá-lo dentro da pirâmide espanhola, mas realmente não vai acontecer. Como alternativa, pedi à diretoria que buscássemos um clube satélite e ainda tive a sorte de poder escolhê-lo. Sem pestanejar, escolhi o Andalucía Este CF, por toda a relação do save com a região da Andaluzia. Logo, simplesmente não haveria uma melhor opção. O time andaluz está na Tercera División Andaluzia, onde iniciamos com o Calavera e inclusive jogamos contra eles duas vezes. Com a parceria fechada, emprestamos dez jogadores ao Andalucía, que tem sabido aproveitá-los e hoje caminha para subir de divisão, após cinco temporadas no último escalão. Curiosamente, essa movimentação lembra muito o que acontecia entre o Real Betis e o Calavera, não? Pelo menos, a ideia dos calaveristas se limita apenas a fornecer jogadores e não a roubá-los do clube parceiro. #SomosCalavera #CCF1928 Citar
ElPerroMG Postado 25 de Fevereiro Denunciar Postado 25 de Fevereiro O Calavera começou tropeçando, mas mostrou muita resiliência ao longo da campanha, conseguindo virar jogos importantes e se colocar na briga pelos playoffs. Maldonado é aquele tipo de jogador subestimado, mas fundamental para o time, e Puertas sendo convocado pela base da Espanha é um marco incrível para o save. Que pena a lesão do Hernández, justo quando vinha se destacando... Agora é manter o embalo e garantir essa vaga na fase final! Citar
mfeitosa Postado 25 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 25 de Fevereiro Em 25/02/2025 em 22:35, ElPerroMG disse: O Calavera começou tropeçando, mas mostrou muita resiliência ao longo da campanha, conseguindo virar jogos importantes e se colocar na briga pelos playoffs. Maldonado é aquele tipo de jogador subestimado, mas fundamental para o time, e Puertas sendo convocado pela base da Espanha é um marco incrível para o save. Que pena a lesão do Hernández, justo quando vinha se destacando... Agora é manter o embalo e garantir essa vaga na fase final! Expand Sim, tem sido uma campanha de grande oscilação para o Calavera, como era de se esperar, mas ainda assim novamente acima das expectativas. Vamos ver se o time consegue manter essa escalada na tabela e entra de vez na zona dos playoffs. Maldonado é tipo um Marcos Rocha. Dificilmente valorizado, mas participou de uma monte de títulos. Puertas é uma enorme e grata surpresa. O Calavera sempre traz goleiros a cada fornada com grandes expectativas, mas ele foi realmente o que conseguiu se destacar, ainda que o Melero tenha uma importância histórica no Calavera também. Hernández, coitado, é uma lesão atrás da outra. Se não fosse isso, seria uma espécie de "novo Estévez". Valeu, Perro! Citar
ABAIXINHO Postado 26 de Fevereiro Denunciar Postado 26 de Fevereiro Em 25/02/2025 em 20:19, mfeitosa disse: A estreia do Calavera na LaLiga 2 foi marcada por um desastre completo diante do Racing Santander, no El Palmar. Apesar de um primeiro tempo promissor, os calaveristas acabaram tropeçando em seus próprios erros. O jogo começou equilibrado, com o Calavera criando boas oportunidades, mas a equipe foi castigada aos 43 minutos, quando um pênalti infantil cometido por Alberto (um empurrão) resultou no primeiro gol dos visitantes. No retorno do intervalo, surgiu a chance perfeita para a reação: um pênalti a favor. No entanto, Frank Wandji desperdiçou a cobrança, mantendo o time atrás no placar. O drama aumentou quando Hernández, que já havia sofrido com lesões na última temporada, teve que deixar o campo machucado logo depois. Para piorar, aos 75 minutos, os racinguistas aproveitaram um contra-ataque fulminante para ampliar a vantagem, e três minutos depois, Menéndez foi expulso após um carrinho completamente desnecessário no meio-campo. O cenário, que já era complicado, se transformou em um verdadeiro desastre, e a equipe de Juanma começou sua campanha com uma derrota amarga por 2 a 0. Diante dos desfalques de Hernández (lesionado) e Menéndez (suspenso), o Calavera foi a campo contra o Girona ciente das dificuldades, mas fez um jogo equilibrado, apesar da derrota por 2 a 1. Mas a primeira vitória da temporada não demorou a chegar e veio de forma espetacular, com uma virada inesperada sobre o Rayo Vallecano por 2 a 1, com gols de Castro e Matos. O embalo seguiu na rodada seguinte, quando batemos o Deportivo La Coruña, novamente de virada, com tentos de Villa e Njie. Porém, o mês terminou com um duro golpe, ao sofrer uma goleada por 4 a 1 para o Cádiz, em casa. Em compensação, abrimos setembro com uma vitória sobre o Hércules (3 a 0), que foi jogado para o Z-4 com esse resultado. Na sequência, fomos castigados com um gol no finalzinho contra o Real Valladolid (0 a 1), mas goleamos o Oviedo fora de casa por 5 a 1, no retorno de Hernández do DM. Para fechar o mês, ainda vencemos o Murcia por 4 a 0, com Maldonado inspiradíssimo, e empatamos com o Burgos em 2 a 2, fechando o mês perto do grupo dos playoffs. Chegando a outubro, não conseguimos segurar o ímpeto do Málaga, mesmo jogando em nossa casa, e fomos derrotados por 3 a 1. Na rodada seguinte, conseguimos uma virada sobre o recém rebaixado Zaragoza (3 a 1), fora de casa, e subimos várias posições na tabela. O jogo contra o Granada marcou a partida 300 de Juanma Llosent sob comando do Calavera, mas infelizmente a festa durou pouco. Abrimos dois gols de vantagem, mas, de forma humilhante, acabamos permitindo a virada dos nazaries (2 a 3). Fechando o mês, tivemos um confronto direto com o Mirandés, e dessa vez não demos chance ao azar, vencendo por 4 a 0. Nas quatro rodadas seguintes, o time oscilou bastante, vencendo Huesca (3 a 2) e Gijón (5 a 3), empatando com Tenerife (2 a 2) e perdendo para o surpreendente Albacete (1 a 2), não necessariamente nessa ordem. No entanto, na reta final do primeiro turno, mais especificamente nas três últimas rodadas, a equipe calaverista emplacou uma sequência com três vitórias sobre Real Sociedad B (2 a 0), Barcelona B (3 a 1) e Alavés (2 a 1), sendo este último jogo um confronto direto na tabela de classificação. O Calavera fez uma campanha animadora nesse primeiro turno, onde, mesmo com a oscilação normal de resultados, conseguiu galgar posições na tabela de forma bem curiosa, o que ilustra uma trajetória de muita resistência. Hoje com 38 pontos conquistados, na 7ª colocação da LaLiga2, a equipe se posiciona de forma confortável, longe da zona de perigo, e entrando para a briga por uma vaga nos playoffs. O lateral-direito Cristian Maldonado é aquele típico jogador que faz história em um clube, porém, de forma silenciosa, participando diretamente de várias conquistas, mas longe dos holofotes daqueles que são apontados como os heróis, o que nem sempre é a abordagem mais justa. Maldonado foi titular absoluto do Calavera por quatro temporadas consecutivas, período em que colaborou com muitas assistências para que a equipe conseguisse os seus feitos. Na última temporada, porém, precisou dividir as atenções com Mamadou Diop, dois anos mais jovem, porém, visivelmente com maior potencial. Mas isso não intimidou o lateral, que ainda assim passou por cima do senegalês. Na atual temporada, com Diop demonstrando ainda mais evolução, a tendência era que Maldonado passasse a ser uma espécie de 12º jogador do grupo, mas isto não aconteceu. Mais uma vez estamos vendo Cristian Maldonado superar todas as expectativas e hoje é um dos jogadores com maior classificação média da LaLiga 2. Logo, trata-se um jogador que merece muito respeito, seja pela sua história ou por sua vibração sempre que veste o manto calaverista. Pela primeira vez em nove temporadas, tivemos um jogador do Calavera convocado pela seleção de base da Espanha, o que nos faz rabiscar mais um dos objetivos do save. A equipe já teve vários jogadores convocados, mas apenas por seleções africanas, como Senegal, Gâmbia e Camarões, o que torna o feito do goleiro José Miguel Puertas inédito por aqui. Puertas, inclusive, é o jogador que mais tem evoluído no atual elenco, de forma que torço que ele se torne aquele tipo de jogador que passa a vida inteira no clube, como José Ángel Iribar fez com o Bilbao. Um jogador que tem chamado muita atenção no Calavera é José Luis Hernández, um meia de grande categoria, ao melhor estilo "classudo", mais um legítimo camisa 10 formado na nossa cantera. O problema é que o garoto infelizmente tem sofrido com lesões desde que chegou ao clube, o que tem interrompido a sua evolução, algo que já havia ocorrido na última temporada e agora voltou a acontecer, de forma ainda mais grave. Hernández, logo no jogo em que foi nomeado como "Jogador da Semana" na LaLiga 2, saiu lesionado e só retornará na próxima temporada. Algo que é essencial em um save como este, calçado no desenvolvimento de jogadores, é ter onde testar toda a garotada, sem deixar ninguém ocioso no clube. Na Espanha, a solução que todos os clubes utilizam são os famosos times "B" e "C", algo que o Calavera aderiu há algumas temporadas. O problema é que o tal Calavera B não tem servido de nada, pois ele não participa de nenhuma divisão, nem nunca participará, pois o update que estou utilizando não possui rebaixamento na última divisão. Ainda aguardei alguns anos, torcendo para que o jogo desse um jeito de jogá-lo dentro da pirâmide espanhola, mas realmente não vai acontecer. Como alternativa, pedi à diretoria que buscássemos um clube satélite e ainda tive a sorte de poder escolhê-lo. Sem pestanejar, escolhi o Andalucía Este CF, por toda a relação do save com a região da Andaluzia. Logo, simplesmente não haveria uma melhor opção. O time andaluz está na Tercera División Andaluzia, onde iniciamos com o Calavera e inclusive jogamos contra eles duas vezes. Com a parceria fechada, emprestamos dez jogadores ao Andalucía, que tem sabido aproveitá-los e hoje caminha para subir de divisão, após cinco temporadas no último escalão. Curiosamente, essa movimentação lembra muito o que acontecia entre o Real Betis e o Calavera, não? Pelo menos, a ideia dos calaveristas se limita apenas a fornecer jogadores e não a roubá-los do clube parceiro. #SomosCalavera #CCF1928 Expand Boas, tenho adorado o save e acho que tem sido um dos melhores na area. Quanto ao Problema da Equipa B pode-se resolver de duas formas. A primeira e que requer apenas paciencia e sorte é que um clube que tenha equipa B ou C na ultima divisão andaluz ou até de outra região (não é o ideal mas acontece) caia para a ultima divisão neste caso a sua equipa B desaparece e abre uma vaga para a tua (no caso de ser uma C basta que seja a equipa B) Também se pode dar o caso de as equipas andaluzes começem a subir todas para os patamares nacionais e fiquem vagas por prencher nas regionais (que é pouco provavel) A solução mais rapida é usar um editor não oficial para colocar a equopa na estrutura competitiva Fica aqui o link para veres:https://fmportugal.net/colocar-equipas-na-estrutura-competitiva/ Citar
Cadete213 Postado 26 de Fevereiro Denunciar Postado 26 de Fevereiro Realidade diferente mas a equipa está se adaptando muito bem mesmo. Que se lixe, é para lutar já pelos playoffs de acesso. Que bom ver jogadores nas camadas jovens da selecção. Citar
mfeitosa Postado 26 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 26 de Fevereiro Em 26/02/2025 em 01:30, ABAIXINHO disse: Boas, tenho adorado o save e acho que tem sido um dos melhores na area. Quanto ao Problema da Equipa B pode-se resolver de duas formas. A primeira e que requer apenas paciencia e sorte é que um clube que tenha equipa B ou C na ultima divisão andaluz ou até de outra região (não é o ideal mas acontece) caia para a ultima divisão neste caso a sua equipa B desaparece e abre uma vaga para a tua (no caso de ser uma C basta que seja a equipa B) Também se pode dar o caso de as equipas andaluzes começem a subir todas para os patamares nacionais e fiquem vagas por prencher nas regionais (que é pouco provavel) A solução mais rapida é usar um editor não oficial para colocar a equopa na estrutura competitiva Fica aqui o link para veres:https://fmportugal.net/colocar-equipas-na-estrutura-competitiva/ Expand Fico feliz que esteja gostando do save! Obrigado por comentar. Eu estava esperando que essa primeira possibilidade acontecesse, mas até agora não deu certo. Tem inclusive um grupo da última divisão que tem o time principal e o time B juntos. Atlético Central e e Atlético Central B. Então, acredito que isso não vai acontecer nesse save. Talvez a ideia seja utilizar o editor para fazê-lo. Vou estudar e ver se vale a pena arriscar. Muito obrigado pela colaboração! Em 26/02/2025 em 14:08, Cadete213 disse: Realidade diferente mas a equipa está se adaptando muito bem mesmo. Que se lixe, é para lutar já pelos playoffs de acesso. Que bom ver jogadores nas camadas jovens da selecção. Expand Pelo visto, será isso. A briga pelos playoffs está totalmente em aberto e o Calavera tem boas chances de consegui-la. Valeu, Cadete! Citar
ABAIXINHO Postado 26 de Fevereiro Denunciar Postado 26 de Fevereiro Em 26/02/2025 em 20:20, mfeitosa disse: Fico feliz que esteja gostando do save! Obrigado por comentar. Eu estava esperando que essa primeira possibilidade acontecesse, mas até agora não deu certo. Tem inclusive um grupo da última divisão que tem o time principal e o time B juntos. Atlético Central e e Atlético Central B. Então, acredito que isso não vai acontecer nesse save. Talvez a ideia seja utilizar o editor para fazê-lo. Vou estudar e ver se vale a pena arriscar. Muito obrigado pela colaboração! Pelo visto, será isso. A briga pelos playoffs está totalmente em aberto e o Calavera tem boas chances de consegui-la. Valeu, Cadete! Expand Bem se ja existem equipas Bs e As a jogar na mesma divisão então o jogo não vai mesmo fazer essa substituição o que é estranho visto que neste FM ja me aconteceu a minha equipa B entrar no quadro competitivo. Eu não vi afundo o editor que te mandei, mas a pagina é confiavel e é a database das lower divisions portuguesas que eu uso logo acredito que aquele editor funcione. No mais espero ter ajudado e mais uma vez excelente save (ainda melhor do que o do Berschot que ja foi excelente) Citar
mfeitosa Postado 26 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 26 de Fevereiro Em 26/02/2025 em 20:58, ABAIXINHO disse: Bem se ja existem equipas Bs e As a jogar na mesma divisão então o jogo não vai mesmo fazer essa substituição o que é estranho visto que neste FM ja me aconteceu a minha equipa B entrar no quadro competitivo. Eu não vi afundo o editor que te mandei, mas a pagina é confiavel e é a database das lower divisions portuguesas que eu uso logo acredito que aquele editor funcione. No mais espero ter ajudado e mais uma vez excelente save (ainda melhor do que o do Berschot que ja foi excelente) Expand Obrigado pelo apoio com o save! Vou analisar com calma como funciona o editor. Citar
mfeitosa Postado 27 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 27 de Fevereiro As campanhas do Calavera na Copa del Rey têm se tornado um verdadeiro tabu para o clube. Se na temporada 2028/29 o time surpreendeu ao eliminar Real Oviedo e Alavés, avançando até a Terceira Eliminatória, nos últimos anos o desempenho tem sido frustrante. Pela terceira temporada consecutiva, os calaveristas caíram logo na Primeira Eliminatória, sendo eliminados por equipes tecnicamente inferiores ou vivendo momentos difíceis em suas respectivas ligas. Dessa vez, o algoz foi o Real Jaén, atual 14º colocado da Primera Federación, que luta contra o rebaixamento. Mais uma vez, o Calavera desperdiça a chance de fazer história na competição e precisa voltar suas atenções exclusivamente para a LaLiga 2. Abrimos o returno com um confronto direto com o Girona, que poderia nos colocar pela primeira vez na temporada dentro da zona dos playoffs, mas acabamos cedendo o empate por 1 a 1 aos gironins. Contra o Racing Santander, o nigeriano Obi Emmanuel saiu do banco para garantir a vitória de 3 a 1 para os calaveristas, mas infelizmente encerramos o mês de janeiro com uma derrota pesada para o Rayo Vallecano por 4 a 0, em um verdadeiro e inexplicável apagão da equipe. Diante do La Coruña, superamos um péssimo início de partida e conseguimos buscar uma virada por 4 a 1, um placar que não retrata a dificuldade que foi o jogo. Apesar da gangorra de resultados, conseguimos entrar finalmente no grupo dos playoffs. Na rodada seguinte, tivemos a difícil missão de encarar o líder disparado Cádiz, fora de casa, e o resultado acabou sendo um eletrizante 6 a 3 para os mandantes. Na sequência, conseguimos vencer o Hércules (3 a 0) e, de virada, o Real Valladolid (3 a 2), mas acabamos tropeçando em casa diante do Real Oviedo (1 a 2). Março foi um mês de muitos desfalques, o qual iniciamos contra o Murcia (2 a 1), conseguindo uma virada nos minutos finais com gols do lateral direito Diop, que precisou ser improvisado no ataque. Na rodada seguinte, passamos por pouco diante do Burgos (1 a 0), uma das piores equipes do campeonato, e na sequência acabamos derrotados por Málaga (0 a 1) e Zaragoza (1 a 3), dois confrontos diretos que nos complicaram na tabela. Para piorar ainda mais a situação, tropeçamos para o Granada (0 a 0) em casa, de forma que fomos para o jogo contra o Mirandés (3 a 1) com a corda no pescoço em relação aos playoffs, mas contamos com uma ajudinha "extra" para conseguir a vitória e afastar a crise. Dois gols contra! Já diante do Huesca, o Calavera foi colocado à prova, após estar perdendo por 3 a 1, depois revertendo heroicamente para 5 a 3. Um jogaço! No embalo desse resultado, conseguimos vencer o Tenerife fora de casa por 2 a 0, resultado que fez o Calavera dormir seis posições acima na tabela. Faltando cinco jogos para o término da fase regular, os calaveristas tiveram duas pedreiras pela frente, que também eram confrontos diretos pelos playoffs. Com cinco desfalques, fomos para o jogo contra o Gijón e saíamos com uma dura derrota por 1 a 0. Por outro lado, vencemos Albacete (2 a 1) e Real Sociedad B (4 a 1), resultados que nos deixaram com chances de classificação. No entanto, o tropeço para o já rebaixado Barcelona B (0 a 1) colocou tudo a perder. Vencemos o Alavés na rodada derradeira por 2 a 0, mas era tarde demais. Repetimos a mesma campanha da primeiro turno, alcançando a marca de 76 pontos, o que acabou por ser insuficiente para que o Calavera avançasse à fase dos playoffs. E foi por pouco. Se não fosse para o tropeço diante do Barcelona B, que já estava rebaixado e não brigava por mais nada, teríamos passado adiante na LaLiga 2. Como prêmio de consolação, o time teve o melhor ataque da fase regular, o que é um feito considerável para uma equipe recém-promovida. Apesar da regularidade de sempre de Cristian Maldonado na lateral-direita, resistindo ao tempo diante de novas joias da base, o grande destaque do Calavera novamente merece ser dado a Aboubacar Yattara, que fechou a temporada com 12 gols e 13 assistências. Na artilharia calaverista, também mais um nome conhecido. Pela terceira temporada consecutiva, o centroavante Pedro Villa foi aquele que mais balançou as redes adversárias, com 17 tentos registrados. A nova geração trouxe mais uma ótima leva de jovens para o Calavera, iniciando pela dupla Miguel Bernal e Arkaitz Olaizola, que surgem como promessas para a ponta-direita, onde Njie e Castro são as referências atualmente. No meio-campo, temos Santiago Moya, jogador com DNA do Calavera, que tem sido uma fábrica de MOCs, desde a primeira fornada do save. Para a defesa, temos o goleiro Benjamin Campillo, o zagueiro David Beceiro que, pela estatura, talvez se transforme em um volante, e o lateral-direito Roberto. Finalmente o Calavera conseguiu lucrar alguma coisa a partir das cláusulas negociadas com as vendas dos jogadores mais promissores da cantera calaverista. E, não poderia ter sido diferente. A transação envolveu justamente o maior ídolo do clube, o argentino Emmanuel Estévez, que foi vendido do Legia, onde foi vice-campeão da Conference League, para a Internazionale por 8,5 milhões de euros, o que rendeu aos nossos cofrer a bagatela de 2,5 milhões de euros. Após nove temporadas sem uma melhoria estrutura no clube, já que as anteriores envolviam apenas orçamentos e recrutamento, o Calavera finalmente conseguiu dar passos para melhorar as suas instalações de treino e do centro de formação de jovens. Juntos, esses investimentos custaram 1,65 milhões de euros, algo que foi viabilizado graças aos valores recebidos com a venda de Estévez para o futebol italiano. A diretoria do Calavera cumpriu a sua promessa, mas não da forma que esperávamos. Ao invés de investir na construção de um novo estádio ou, pelo menos, na adequação do antigo Centro Deportivo Calavera, de acordo com as premissas da LALIGA, o novo presidente optou por apostar no El Palmar, estádio que foi arrendado pelos calaveristas há algumas temporadas. A temporada 2031/32 foi uma das mais importantes do save até agora, pois, além de marcar a chegada do Calavera à LaLiga 2, também marcou a início de uma retomada financeira do clube, alavancada pelas receitas televisivas e a venda de Emmanuel Estévez para a Inter de Milão. #SomosCalavera #CCF1928 Citar
ElPerroMG Postado 27 de Fevereiro Denunciar Postado 27 de Fevereiro Que temporada ,em? A eliminação precoce na Copa del Rey foi mais uma decepção, mas a equipe mostrou resiliência ao brigar pelos playoffs da LaLiga 2. Infelizmente, os tropeços em momentos decisivos custaram caro, especialmente a derrota para o Barcelona B, que já estava rebaixado. Por outro lado, a equipe se destacou pelo melhor ataque da fase regular e pela performance de jogadores como Aboubacar Yattara, que mais uma vez se mostrou fundamental, e Pedro Villa, que manteve a consistência na artilharia. É bom ver que a base continua revelando bons talentos, com promessas como Miguel Bernal e Arkaitz Olaizola ganhando destaque. Gostei demais do desenvolvimento de Yattara. Apesar das frustrações, o clube segue evoluindo, e o investimento em infraestrutura e a venda de Estévez para a Internazionale são passos positivos para o futuro. O retorno financeiro será essencial para seguir crescendo. Vamos torcer para que consiga se manter firme e se fortalecer nas próximas temporadas. Citar
mfeitosa Postado 28 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 28 de Fevereiro Em 27/02/2025 em 23:17, ElPerroMG disse: Que temporada ,em? A eliminação precoce na Copa del Rey foi mais uma decepção, mas a equipe mostrou resiliência ao brigar pelos playoffs da LaLiga 2. Infelizmente, os tropeços em momentos decisivos custaram caro, especialmente a derrota para o Barcelona B, que já estava rebaixado. Por outro lado, a equipe se destacou pelo melhor ataque da fase regular e pela performance de jogadores como Aboubacar Yattara, que mais uma vez se mostrou fundamental, e Pedro Villa, que manteve a consistência na artilharia. É bom ver que a base continua revelando bons talentos, com promessas como Miguel Bernal e Arkaitz Olaizola ganhando destaque. Gostei demais do desenvolvimento de Yattara. Apesar das frustrações, o clube segue evoluindo, e o investimento em infraestrutura e a venda de Estévez para a Internazionale são passos positivos para o futuro. O retorno financeiro será essencial para seguir crescendo. Vamos torcer para que consiga se manter firme e se fortalecer nas próximas temporadas. Expand Pois é, foi uma temporada muito positiva para o clube, que sai maior do que antes, seja dentro de campo ou fora dele. Então, só há motivos para comemorar por enquanto. Mesmo sabendo que seria completamente possível ter ido para os playoffs. Yattara tem demonstrado ter um ótimo potencial, sempre evoluindo a cada temporada. Também tenho gostado muito do tipo de jogador que ele está se tornando. O legal é que ele surgiu um um PL, mas se encontrou como MOE. Valeu, Perro! Citar
Fernandinhobol Postado 28 de Fevereiro Denunciar Postado 28 de Fevereiro Temporada muito forte e de certo modo consistente do Calavera na estreia pela LaLiga 2. Se manter o nível pode disputar vaga nos play-offs de novo. Começou perdendo, talvez "sentindo" o peso mas foi se encontrando. O lateral Cristian Maldonado quase não é visto mas é um dos principais jogadores do time. Santiago Moya tem potencial, tem cara de ser mais um futuro grande meia cria do Calavera com o perfil espanhol como tem que ser. Estévez indo longe hein? Chegou na elite do futebol europeu o rapaz. Citar
LC Postado 28 de Fevereiro Denunciar Postado 28 de Fevereiro Voltando a acompanhar o save! Gostei dos investimentos na infraestruturas do clube. Citar
mfeitosa Postado 28 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 28 de Fevereiro Em 28/02/2025 em 11:05, Fernandinhobol disse: Temporada muito forte e de certo modo consistente do Calavera na estreia pela LaLiga 2. Se manter o nível pode disputar vaga nos play-offs de novo. Começou perdendo, talvez "sentindo" o peso mas foi se encontrando. O lateral Cristian Maldonado quase não é visto mas é um dos principais jogadores do time. Santiago Moya tem potencial, tem cara de ser mais um futuro grande meia cria do Calavera com o perfil espanhol como tem que ser. Estévez indo longe hein? Chegou na elite do futebol europeu o rapaz. Expand É verdade, apesar de tudo, o time conseguiu fazer uma campanha bem digna. Deu bem mais trabalho do que os adversários poderiam esperar. Maldonado, como sempre, entregando muito! Esse Moya tem tudo para se tornar um ótimo jogador para o nível do clube. Pois é, não é a toa que o Estévez fez o estrago que fez enquanto estava no Calavera. É realmente um jogador diferenciado e faz jus ao status de lenda do clube. Pelo jeito, vai ser difícil trazê-lo de volta um dia. Valeu, Fernandinho! Em 28/02/2025 em 19:20, LC disse: Voltando a acompanhar o save! Gostei dos investimentos na infraestruturas do clube. Expand Valeu, LC! Bom vê-lo de volta à área. Citar
mfeitosa Postado 28 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 28 de Fevereiro DIARIO DE SEVILLA | A temporada mal começou, e o Calavera já tem vivido um clima de tensão nos bastidores. Antes mesmo do início das disputas da LaLiga 2 2032/33, jogadores importantes do elenco vêm manifestando grande insatisfação, criando um cenário de incerteza dentro do clube. A primeira peça desse efeito dominó foi o goleiro José Miguel Puertas, um dos principais talentos revelados pelo clube nos últimos anos e já comparado a Zubizarreta. O jovem arqueiro pediu para ser negociado com um clube maior e vem atraindo interesse de times como Cádiz, La Coruña, Oviedo e Eibar. Na sequência, foi a vez do meia Frank Wandji solicitar sua saída, mesmo sem propostas concretas até o momento. Ainda assim, o interesse do Córdoba pode abrir um caminho para que o camaronês deixe o El Palmar em breve. Além disso, a disputa por espaço no time titular tem esquentado os ânimos. O ponta-direita Victor Castro já demonstrou frustração por seguir no banco, perdendo espaço para Ismaila Njie, enquanto Diego Cano, que foi emprestado ao Burgalés na última temporada e marcou 10 gols em 26 partidas, voltou ao elenco principal, mas segue impaciente por oportunidades. A ansiedade do atacante tem sido um problema recorrente no clube, que mais uma vez tenta negociá-lo. A onda de insatisfação já se espalhou pelo grupo, com outros jogadores se reunindo com o técnico Juanma Llosent para discutir a situação. A incerteza sobre o futuro de Puertas e Wandji, aliada à disputa por espaço no elenco, tem colocado à prova a gestão de vestiário de Juanma, que precisará encontrar soluções rápidas para evitar que a crise se instale de vez. Até o momento, não há um desfecho definido para nenhum dos casos, mas a diretoria e a comissão técnica sabem que precisam agir antes que o clima interno comprometa a campanha do Calavera na LaLiga 2. Para a temporada 2032/33, o Calavera entra para a sua segunda participação na LaLiga 2 um pouco menos azarão em termos de cotação (251.00), porém, ainda cotado para a última colocação possível. E, como sempre, para a diretoria a nossa briga ainda é para não cair. No entanto, com base na campanha que fizemos na temporada passada, o mínimo que eu espero é repeti-la ou algo bem próximo disto. Então, sem mais delongas, vamos aos jogos. Apesar da instabilidade interna no plantel, estreamos muito bem ao golear o recém-rebaixado Eibar por 5 a 1. No entanto, a coisa desandou nas duas rodadas seguintes, quando fomos derrotados pelo Racing (0 a 1) e, de virada, pelo Mallorca (1 a 2). Voltamos a vencer na rodada seguinte, diante do Villarreal B (2 a 0), mas logo voltamos a tropeçar com o empate diante do Albacete (2 a 2), depois de termos aberto dois gols de vantagem. Em paralelo aos jogos, fui tentando negociar alguns dos jogadores insatisfeitos e, como era de se esperar, o primeiro deles foi o camaronês Wandji, que jogará a terceira divisão espanhola pelo Hércules. Que vantagem, não? Por outro lado, tivemos uma saída pesada e inevitável, que foi a do goleiro José Miguel Puertas, principal nome do clube há duas temporadas, que assinou com o Nottingham Forest. Essa saída gerou mais uma confusão no elenco do Calavera, que passou a ficar preocupado com a profundidade do plantel. Também aproveitei para dispensar o atacante Diego Cano, que vinha sendo um problema bomba-relógio desde que chegou ao clube. Em nosso primeiro jogo após toda essa novela, vimos Yattara chamar a responsabilidade contra o Oviedo (2 a 3), marcando dois gols no começo da partida, e o time sofrer uma inacreditável virada. Após o jogo, um grupo de jogadores ainda veio reclamar para que Victor Castro fosse mais vezes titular, só que ele tinha acabado de jogar contra o Oviedo como titular e foi muito mal. Vai entender! E para piorar a crise, perdemos também para o Tenerife (1 a 3) na rodada seguinte. Dias após esse jogo, o volante Dembélé faltou a um treino, depois de ter sido visto em uma boate. Hahaha! Caramba, o FM jogou todas as possibilidades possíveis de crise para cima do Calavera. Contra o Granada (0 a 2), perdemos um jogo que estava incrivelmente fácil, com os jogadores desperdiçando chances com o gol livre. Incrível! Seria o time tentando derrubar Juanma do comando? Da noite para o dia, tudo se tornou um inferno. Finalmente voltamos a vencer diante do frágil Lleida Esportiu (2 a 1), e foi no sufoco. O bom momento foi estendido com os resultados diante de Andorra (2 a 0) e Mirandés (6 a 2), sendo este último uma goleada comandada por um inspiradíssimo Hernández. Contra o Rayo Vallecano, um dos favoritos ao título, acabamos derrotados por 1 a 0, e como saldo ainda tivemos a lesão de Yattara. Na rodada seguinte, perdemos para o Zaragoza (0 a 2), outro adversário bem complicado para o momento calaverista. Para fechar o mês de outubro, ainda enfrentamos o Murcia (2 a 1), em casa, quando vencemos uma das piores equipes da competição, com muito sofrimento. O mês de novembro foi dentro do esperado, em termos de pontos conquistados, pois perdemos para equipes que brigam para subir, Gijón (1 a 4) e Levante (0 a 2), ao mesmo tempo que vencemos quem dava para vencer, no caso, Huesca (1 a 0) e Alavés (3 a 2). Já dezembro, foi o nosso melhor mês até agora, período em que vencemos o Málaga por 3 a 0, empatamos o clássico com o Real Betis B (2 a 2) e conseguimos uma virada contra o Deportivo (4 a 3), graças ao hat-trick de Pedro Villa. Mesmo com um rendimento bem abaixo do que tivemos na última temporada, o Calavera vem conseguindo manter uma posição confortável no meio da tabela, fechando o primeiro turno na 10ª colocação. A equipe sofreu bastante para conquistar a maioria dos resultados, principalmente em razão das crises internas geradas pelos jogadores a cada semana, algo que acaba sendo refletido dentro de campo. De toda forma, o fato de estarmos invictos a cinco rodadas é algo a se comemorar. Enfim, o tabu da taça foi quebrado. Depois de três temporadas esbarrando na primeira eliminatória, finalmente avançamos, após passarmos pelo Marbella, da Segunda Federación, com uma vitória tranquila por 3 a 0, gols de Diop, Obi Emmanuel e Maldonado. Sem sustos! O adversário do Calavera na segunda eliminatória será o Coruxo, time da Primera Federación, outro adversário totalmente acessível, o que nos deixa como favoritos para o confronto, embora saibamos que comemorar por antecipação na Copa del Rey é sempre uma enorme armadilha. Montar o time do Calavera nesta temporada tem sido um verdadeiro desafio. As saídas de Frank Wandji e José Miguel Puertas representaram perdas gigantescas, fazendo o nível técnico da equipe cair consideravelmente. Wandji era um pilar do meio-campo, atuando tanto como volante quanto como armador, sempre entregando atuações consistentes. No setor criativo, Hernández e Castedo têm se esforçado para suprir sua ausência, mas na marcação ainda buscamos alternativas. Já Puertas não era apenas um goleiro de altíssimo nível, muito acima das demais opções do elenco, mas também o capitão e referência técnica do Calavera. Se Emmanuel Estévez foi o símbolo do clube por anos, Puertas estava no caminho para assumir esse posto, até mesmo acima de Yattara. Seu impacto no mercado reflete isso, sendo hoje o jogador mais valorizado a sair do Calavera, o que pode render frutos financeiros no futuro. Dentro de campo, por enquanto, seguimos tentando nos ajustar com Eneko Ochoa, que, apesar de suas limitações, tem mostrado evolução e evitado erros cruciais. Além disso, o ambiente interno segue conturbado, com jogadores insatisfeitos, sendo Victor Castro o caso mais complicado. Apesar das oportunidades recebidas, seja como titular ou saindo do banco, o ponta-direita não tem conseguido corresponder. O problema se agrava porque parte do elenco apoia sua reivindicação, o que tem gerado desconforto nos bastidores e mais um dilema para Juanma Llosent administrar. De repente, a próxima janela marcará a saída de Castro do clube. #SomosCalavera #CCF1928 Citar
Cadete213 Postado 1 de Março Denunciar Postado 1 de Março A ver se é desta que quebras o tabu da Taça. Época passada foi tão perto dos playoffs que até doeu. Esta época, o início dão foi dos melhores e não acredito que haja crise. Sempre bom ver a direção a investir no clube. Citar
mfeitosa Postado 1 de Março Autor Denunciar Postado 1 de Março Em 01/03/2025 em 14:48, Cadete213 disse: A ver se é desta que quebras o tabu da Taça. Época passada foi tão perto dos playoffs que até doeu. Esta época, o início dão foi dos melhores e não acredito que haja crise. Sempre bom ver a direção a investir no clube. Expand Só em termos passado da primeira eliminatória dessa, já foi uma quebra de tabu. Vamos ver até onde dá para avançar. É, passamos muito perto dos playoffs. Bastante uma vitória a mais e estaríamos dentro. Mas faz parte, vamos em frente! Valeu, Cadete! Citar
GG. Postado 2 de Março Denunciar Postado 2 de Março Perdi três atualizações. Mas agora estão em dia. A primeira temporada na LaLiga2 foi muito boa e faltou pouco para conseguir uma vaga nos play-offs. Nessa temporada também faz uma campanha sólida e tem chances de beliscar a vaga. Achei legal o destaque dado a Cristian Maldonado. Se não fosse você chamar a atenção passaria batido pelos leitores. Legal ter tido um convocado para a seleção espanhola sub-20. Só não foi mais legal porque o Puertas quis sair. Uma pena. O Calavera ainda carece de um estádio, mas isso deverá acontecer no futuro. Financeiramente, a coisa vem melhorando. Que bom. Citar
mfeitosa Postado 2 de Março Autor Denunciar Postado 2 de Março Em 02/03/2025 em 11:35, GG. disse: Perdi três atualizações. Mas agora estão em dia. A primeira temporada na LaLiga2 foi muito boa e faltou pouco para conseguir uma vaga nos play-offs. Nessa temporada também faz uma campanha sólida e tem chances de beliscar a vaga. Achei legal o destaque dado a Cristian Maldonado. Se não fosse você chamar a atenção passaria batido pelos leitores. Legal ter tido um convocado para a seleção espanhola sub-20. Só não foi mais legal porque o Puertas quis sair. Uma pena. O Calavera ainda carece de um estádio, mas isso deverá acontecer no futuro. Financeiramente, a coisa vem melhorando. Que bom. Expand Acredito que finalmente estamos vendo o "teto" chegar para esse time do Calavera. Ainda que tenha feito boas campanhas na LL2 até aqui, sinto que o nível do time ainda não está adequado para encarar uma LL1. Subir hoje seria praticamente bater e voltar. Maldonado tem sido um jogador bem importante nessa primeira fase do save, já estando em sua 7ª temporada no Calavera. Participou de muita coisa nessa caminha, diretamente. Puertas parece que vai se tornar um goleiro de ponta, uma pena que não pude aproveitá-lo mais. Ele tinha tudo para ser o jogador definitivo da posição no save, até se aposentar. Sem dúvida, esse Calavera merece ter o seu próprio estádio. Até simpatizo com esse El Palmar, mas não é a casa do time. Valeu, GG! Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.