Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Seo Beraldo Fala sobre Treinos

Seo Beraldo

A fim de promover discussao entre postagens... devo postar conteudo novo a cada...  

6 votos

1. 1. A fim de promover discussao entre postagens... devo postar conteudo novo a cada...

• 7 dias?
      2
    • 15 dias?
      1
    • O quanto antes melhor!
      3

Esta pesquisa está fechada para novos votos

Posts Recomendados

Para quem gosta de dados, tem um doido na Austrália, chamado MAX, ele faz uma experiências monstros. O cara eh fera em análise de dados, e com certeza não tem uma namorada. Cheguei no conteúdo dele através do fórum da SI. De forma rápida, esse Max rodou uma simulação de sei lá quantos anos, mas que montou algumas equipes exatamente iguais, todos jogadores com atributos em 10, potencial de 200 e habilidade em 100. Rodou comparando treinamento + partida. Treinamento sem partida, diferentes faixas etárias, e depois comparou através de análise os ganhos e fez suas comparações. Quando comecei a entrar no conteúdo, meio que começou a perder graça, pq o cara tava matando o aspecto JOGO, e tornando em uma ciência. Rsrs Ele quis provar qual a matriz para desenvolvimento de atributos, e do pouco que vi de seu conteúdo e no que temos no fórum da SI... o cara matou a charada dos treinos. Um dia qualquer ainda vou parar para entrar mais a fundo a título de curiosidade. Mas acho que se eu fizer isso, talvez o jogo perca a graça. Pois como é um jogo de computador, obviamente tem um monte de conta matemática por trás, e se você sempre repetir, o sucesso vai sempre ser igual. Mas coloco a informação aí para vocês que dominam o inglês para ir atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Para quem gosta de dados, tem um doido na Austrália, chamado MAX, ele faz uma experiências monstros. O cara eh fera em análise de dados, e com certeza não tem uma namorada. Cheguei no conteúdo dele através do fórum da SI. De forma rápida, esse Max rodou uma simulação de sei lá quantos anos, mas que montou algumas equipes exatamente iguais, todos jogadores com atributos em 10, potencial de 200 e habilidade em 100. Rodou comparando treinamento + partida. Treinamento sem partida, diferentes faixas etárias, e depois comparou através de análise os ganhos e fez suas comparações. Quando comecei a entrar no conteúdo, meio que começou a perder graça, pq o cara tava matando o aspecto JOGO, e tornando em uma ciência. Rsrs Ele quis provar qual a matriz para desenvolvimento de atributos, e do pouco que vi de seu conteúdo e no que temos no fórum da SI... o cara matou a charada dos treinos. Um dia qualquer ainda vou parar para entrar mais a fundo a título de curiosidade. Mas acho que se eu fizer isso, talvez o jogo perca a graça. Pois como é um jogo de computador, obviamente tem um monte de conta matemática por trás, e se você sempre repetir, o sucesso vai sempre ser igual. Mas coloco a informação aí para vocês que dominam o inglês para ir atrás.

Não seria esse doidão?

Link para o comentário

53 minutos atrás, Masca disse:

Não seria esse doidão?

Esse mesmo!!!

acabei de ver que o ultimo video dele eh dizendo que ta se aposentando! rsrs maluco zerou o FM e perdeu a graca! rsrs

acabei de baixar a planilha de ganhos graficos dele! pqp! ja li sobre elas la nos foruns a SI, mas nao me recordo de fato ver as planilhas. Mandei uma mensagem para ele pedidno autorizacao para fazer um resumo dessa planilha dele, e postar os resultados aqui no forum. Se ele autorizar eu me dou o trabalho de fazer um resumo das planilhas. Elas sao muito bala!

Link para o comentário

10 horas atrás, Seo Beraldo disse:

acabei de ver que o ultimo video dele eh dizendo que ta se aposentando! rsrs maluco zerou o FM e perdeu a graca! rsrs

hahahahaha

10 horas atrás, Seo Beraldo disse:

acabei de baixar a planilha de ganhos graficos dele! pqp! ja li sobre elas la nos foruns a SI, mas nao me recordo de fato ver as planilhas. Mandei uma mensagem para ele pedidno autorizacao para fazer um resumo dessa planilha dele, e postar os resultados aqui no forum. Se ele autorizar eu me dou o trabalho de fazer um resumo das planilhas. Elas sao muito bala!

Essas planilhas também poderiam tirar a graça do jogo ou é algo menos apelativo?

Link para o comentário

4 horas atrás, Masca disse:

hahahahaha

Essas planilhas também poderiam tirar a graça do jogo ou é algo menos apelativo?

Cara, as planilhas da para tirar conclusoes de basicas a complexas!

Por exemplo, fica claro que gerenciar os treinamentos, vao de fato melhorar os atributos vs deixar apenas com os regimentos montados pelo jogo. Mas ele entra no detalhe de experimentar exatamente quais sessoes e quantas sessoes dao os melhores ganhos. O cara eh foda mesmo! rsrs

Assisti uns videos, e o cara de fato, zerou o jogo usando analise de estatistica, mapeou matematicamente os ganhos. A conclusao final eh que com apenas 11 sessoes semanais, se repetindo em perpetuidade, eh onde vai ter os melhores ganhos de atributos no jogo. E isso casa com a qualidade tecnica do seu staff e infra estrutura. Basta aplicar as 11 sessoes, nas diferentes camadas de reputacao de um time, que o ganho vai ser equivalente, e atributos vao crescer.

As planilhas em si nao estragam o jogo... mas assisti uns 4-5 videos, e resolvi parar. rsrs o cara chegou ate experimentar o quanto que matematicamente jogar em casa vs jogar fora de casa influencia em vitorias rsrsr. Tem drama dele com outro youtuber que parece que usou as planilhas dele para promover o proprio canal! essa foi a cereja do bolo rsrs!

pra quem quiser entender a matrix e dinamica de como o jogo funciona, os videos sao fera. Do ponto de vista de desfrutar mais do FM com as analises dele, eu ja acho o contrario. 

Link para o comentário

28 minutos atrás, Seo Beraldo disse:

mas assisti uns 4-5 videos, e resolvi parar. rsrs o cara chegou ate experimentar o quanto que matematicamente jogar em casa vs jogar fora de casa influencia em vitorias rsrsr.

De fato ele não deve ter uma relacionamento.

Link para o comentário

Treinamentose731a0cd7fc30759.png

Treino Individual

Começo a falar de treino individual com algo que pesquei através do fórum da SI que me chocou! Aprendi sobre isso logo que lançaram o FM24, e não sei se aplica ao FM23 também. Acredito que sim, pq foi logo que lançou o FM24 que comecei a ler tópicos sobre o assunto. Mas quem ainda tiver instalado o FM23 dá uma olhadinha aí e comenta se também está no mesmo formato. 

O que me chocou é que tudo que vc indica nos treinos individuais dos jogadores só são aplicados nos exercícios de treinamentos onde aparece ATRIBUTOS FUNÇÕES INDIVIDUAIS. Não se fala muito nisso, mas faz total sentido. Se vcs observarem os exercícios onde os atributos de funções individuais aparecem, há um split, e o exercício principal eh com foco, por exemplo, na unidade defensiva. Jogadores nas unidades de goleiro e ataque, portanto, vão dedicar o tempo desta sessão para desenvolver o que você marcou como treinos individuais. Chocante não? Pois eh... Para falar a verdade, pouco se fala nisso nos fóruns e ainda não cheguei a uma conclusão. Mas que faz sentido faz. Recomendo a todos pararem o que estiverem fazendo, entrar no treino de vocês e observarem/compararem os diferentes exercícios que cobrem as funções individuais!

FUNCOESINDIVIDUAIS1663ae9b56b522e6.png

Em minha opinião, ficou muito mais realista a forma que os atributos crescem através da distribuição das sessões e o setup dos treinos individuais sendo um foco extra para desenvolver atributos chaves. Uma forma básica de olhar para o treinamento individual e com as tres imagens abaixo. Considere que TODO treinamento individual (exceto mentorização), vai acontecer apenas nas sessões com FUNÇÕES INDIVIDUAIS que mencionei acima. 

TREINOINDIVIDUAL838fb6c7564a4025.png

A seta vermelha indica onde você vai para observar os treinos individuais. 
A seta azul é o setup onde você pode optar pelo jogador adicionar o foco para uma posição, papel e tarefa. Por default, o jogador vai treinar de forma geral
A seta verde, você define um foco de atributo específico para o jogador. 
A seta amarela vc define movimentos preferidos para o jogador.
A quarta forma de treinar individualmente o jogador é através de mentores, que terá uma secção só para isso.
No exemplo específico desta imagem Garnacho do MU nas sessões com Funções Individuais, vai treinar de forma globalizada seus atributos e com uma ênfase no movimento preferido que está marcado ali embaixo. Um exemplo é ele completar todos os exercícios da sessão usando o seu pé fraco, visto que está a desenvolver este como foco individual. 

GARNACHOFUNCAOac0ee69bec3b83b2.png

Nesta imagem seguinte,Garnacho agora treina na mesma posição, porém com o papel de extremo com uma tarefa de apoiar. Notem que agora os atributos dele estão marcados. Se a tarefa fosse atacar, haveriam mais atributos marcados. Ou seja, durante o regimento de treinos semanais de funções individuais, Garnacho iria dedicar parte de seu treinamento para aprimorar apenas estes atributos ao invés de trabalhar todos os atributos. Sim, ele vai melhorar atributos chaves para o papel e tarefa. Mas não teria ganhos significativos em cabeceamento, concentração e compostura, por exemplo

GARNACHOJOGOAEREOd75a9ce7b4725eba.png

Ainda considerando o treinamento de Garnacho, nesta última imagem adicionando o foco de jogo aéreo, ele vai treinar durante as sessões que contenham funções individuais, além dos atributos do papel tarefa marcado, também vai focar melhorias específicas em seu jogo aéreo, no caso esqueci de marcar bravura, marcando apenas cabeceamento.

Note que no exemplo do Garnacho , ao treinar papel, tarefa, movimento preferido e foco adicional, ele continua com carga moderada. Jogadores mais velhos, às vezes podem ter uma carga mais intensa ao carregar muitos treinamentos individuais. 

Voltando a falar de forma mais geral, alguns atributos não podem ser treinados através de foco adicional. Mas podem ser treinados de forma global através de treinos de equipe e unidades. Goleiros por ter sessões específicas de treinamento, não tem foco adicional. Por exemplo, o cruzamento infelizmente não faz mais parte de focos. E precisa ser desenvolvido através dos treinos de equipe e unidade. Ou no caso, em sessões de bola parada.

Eu vou falar um pouco mais de treinos individuais quando tiver falando de jovens. Mas este capitulo sera bacana para discussões. 

Ao meu ver, o mais importante para os treinos individuais, eh saber:

• Quando jovens, dar enfase no que vc espera que aumente para o jogador ser melhor em sua funcao.
  • Joagores acima de 27 anos, focar em atributos que estejam caindo ou no fisico.

O save recente que fiz com o Racing, eu mantive uma média de idade baixa e o time disputando La Liga e Champions praticamente toda temporada, parei de jogar mais ou menos em 2050. Foquei muito em treinos para atributos físicos, e meus jogadores eram máquinas. Mas a boa verdade, é que praticamente todos jogadores quando beiravam seus 27-28 anos, eram vendidos. Então o faz muito tempo que não observo um envelhecimento de jogadores. Mas neste save, ficou bem claro que estimulando jogadores a treinarem de forma global quando jovens, maximiza os ganhos gerais de atributos. Depois dos 20-21, os ganhos são bem baixos, e é aí que eu entro com os focos adicionais. Aprendi que não vale a pena gastar pontos de habilidade treinando novas posições quando eles têm menos de 20 anos. Eu havia “mapeado” 5 fases no desenvolvimento de jogadores, 15-17, 17-21, 21-24, 24-30 e acima de 30. Depois de ver os vídeos do Max, e com os experimentos doídos dele, estas fases são diferentes. Tão logo ele confirma que posso postar aqui o conteúdo dele eu posto. 

Mas independente disso, eu continuo com ganho máximo de atributos na fase adolescente, tentando manter os jogadores envolvidos com seus treinamentos no sub 18,sub 19. Podendo ganhar o máximo dos treinos, ao invés de amargar na reserva do time principal. 

Link para o comentário

Caramba, conteúdo muito rico, começando a acompanhar aqui, obrigado Beraldo!

Bom pra repensar como melhorar essa parte de treinos, eu sempre ajusto a semana de acordo com o relatório do adversário e o estilo que estou buscando naquele momento, e então dou uma modificada, jogo a jogo, mas é bem "no feeling", creio que com esse guia teria como direcionar melhor e talvez começar a montar meus regimentos, tô longe de ser um "expert" em como desenvolver jovens e gostaria de saber um pouco mais sobre.

1 hora atrás, Seo Beraldo disse:

O que me chocou é que tudo que vc indica nos treinos individuais dos jogadores só são aplicados nos exercícios de treinamentos onde aparece ATRIBUTOS FUNÇÕES INDIVIDUAIS

Eu sempre coloco o jogador pra treinar na posição/função + foco adicional de acordo com o que eu acho melhor na maioria dos jogadores e deixo lá, chocante pra mim também e ficarei mais atento a partir de agora! 😅

Em 30/10/2024 em 10:37, Seo Beraldo disse:

que comece com treinos puxados e conforme a semana segue, vá recuperando energia ao invés de ter um desgaste maior próximo da próxima partida. Por exemplo, segunda carga de 90%, terça 80%, quarta 60% e por aí vai.

Isso eu normalmente faço, bom saber e confirmar que é o que faz mais sentido rsrs.

De padrão mesmo sempre tento colocar ao menos um treino ou de coesão ou atividades comunitárias na semana, intuitivamente penso que tenho que sempre buscar aumentar a coesão da equipe, e depois de dia de jogo coloco recuperação + relatório do jogo + alguma seção (descanso se o calendário estiver apertado), é a única parte que faço sempre de fato.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...