Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A fim de promover discussao entre postagens... devo postar conteudo novo a cada...  

6 votos

1. 1. A fim de promover discussao entre postagens... devo postar conteudo novo a cada...

• 7 dias?
      2
    • 15 dias?
      1
    • O quanto antes melhor!
      3

Esta pesquisa está fechada para novos votos

Posts Recomendados

Postado

Treinamentose731a0cd7fc30759.png

Galera, iniciando um tópico sobre a MINHA VISÃO de treinamentos no FM. Já quero deixar claro que não eu não tenho a verdade absoluta, apenas o dom de observar o que aprendi com o jogo. Para quem não me conhece... Sou viciado nesse trem desde o início dos anos 90, com um demo que recebi na compra de uma revista de Fut Inglesa, o Championship Manager 93. No mesmo ano, um parente que voltou da Europa me trouxe o Championship Manager Italia. Jogo esse trem há praticamente 30 anos! E admito, sou viciado! Rsrs

Anyway, convido a todos a incluírem seus pitacos para abrirmos uma discussão maneira sobre esse tópico que muitas vezes deixamos apenas para nosso adjunto lidar. Confesso, que quando os treinos começaram a impactar mais o jogo, eu até tentei compreender, mas não tive paciência. Nessa época eu costumava baixar packs nos fóruns da SI e utilizava em meus saves. Com o passar do tempo, comecei a fazer ajustes finos nos packs de acordo com o que eu queria tirar dos treinos. Mais recentemente, entre FM21e FM24, eu meio que mudei a forma que jogo, demorando muito mais para avançar temporadas, e focando em pontos que não dominava muito. Um desses pontos são os treinos. Hoje eu entendo os treinamentos de maneira que meus jogadores jovens evoluem bastante, maduros mantém seus atributos, e as lesões... bom ai tem variáveis que mudam muito a quantidade de lesões no decorrer da temporada. De maneira genérica, quanto mais dinheiro seu clube tem... menos lesões... quanto menos dinheiro... mais lesões. 

Já falei muito! Vamos ao que interessa! Este tópico vai ser dividido em várias postagens e vou manter um índice com links neste primeiro para facilitar a navegação. Pois tenho interesse que esse tópico se torne uma boa discussão sobre treinamentos e não um plug and plug de pack de treinamentos. Que por sinal, não vou upload, mas pelas imagens e discussões, vocês podem replicar os treinamentos de acordo com o jogo de vocês!

INDICE DE UPDATES

1. Capitulo 1 - Visão Geral
  2. O Basicão - O Mínimo que precisamos entender
  3. Dinamica do Desenvolvimento de Atributos
  4. Regimentos de Treinamento
  5. Treinos Individuais
Postado

VISAO GERAL

Para mim fica bem claro que nosso calendário de treinos tem como foco a premissa de treinar de acordo com a tática que indicarmos no centro de treinamentos. Cada dia da semana, temos duas sessões de treino com espaço para um treino extra. A intensidade também é uma variável controlada dentro de cada dia dependendo de cada uma das sessões. E claro, a disponibilidade de sessões de treinamento é controlada pela quantidade de partidas que você tem na semana. Com essa visão geral, e respectivamente eu digo que:

• Se você setup a sua tática para treinos com um 4231 para uma semana e no dia do jogo optar em jogar com um 424, você “desperdiçou” parte de uma semana de treino. Sendo que já sabia o adversário e poderia ter feito suas decisões de treinamento e tática ao fim da semana anterior. Há controvérsia sobre isso, pois o jogo deixa a gente colocar 3 taticas. Mas podemos discutir, para mim;
  • As duas sessões de treinamento são as mais importantes, e onde fica concentrado o maior ganho para os jogadores. A sessão extra, não tem o mesmo ganho. Não consigo chegar pessoalmente em uma conclusão a respeito disso. Mas já observei discussões e a melhor explicação que li foi algo assim: Imagine uma jornada de trabalho de 8 horas diárias no clube, Sessões 1 e 2, os jogadores treinam em 3 horas em cada uma dessas janelas. A Sessão extra, só tem 2 horas para completar a jornada de 8 horas. Portanto, não tem a mesma eficiência. Pra mim fez sentido, não tenho paciência para tentar testar isso rsrs! Eu aplico meus treinos de forma extra, serem o complemento do dia. 
  • Intensidade... esse eh algo legal! Eu costumo maximizar a intensidade no início da semana, e no decorrer dos dias, gradativamente ir reduzindo de forma que os jogadores estão “descansando” com uma carga reduzida. Eu praticamente “NUNCA” dou descanso no meio da semana. A não ser em momentos específicos e que já dá para deixar automatizado. Falo mais sobre isso no futuro!

Tenho a impressão, que o máximo que o jogo permite são duas partidas por semana. Realmente não lembro de ter três partidas dentro de 7 dias. Talvez aconteça de ter uma no domingo, uma na quarta e outra no domingo seguinte. Ao ter 2 partidas na mesma semana, você terá menos dias disponíveis para treinar, e onde eu “acho” que acontece com perda de ganhos no desenvolvimento de atributos no calendário do FM no Brasil para os times que estão disputando vários campeonatos. Pois há muitas semanas com mais de uma partida a cada 7 dias.

Esses são os pontos chaves para iniciar a discussão sobre treinamentos. Pontos como preparadores, idade, lesões, infraestrutura, personalidade, etc etc, serão abordados e discutidos. Há também treino para jovens, time reserva, equipes semi-profissionais e amadoras. Vou abordar jovens e reservas, mas não vou entrar em detalhes de semi-profissional e amador. Até pq, não tenho muita experiência para escrever nesta camada. Mas vamos com calma. 

Meu regimes de treino são sempre considerando partidas aos domingos, com algumas semanas partidas no meio da semana. Considero também treinos de pré temporada. E algumas semanas que faço alterações que chamo de boost físico pontuais. Costumo usar sempre as três sessões de treino, e observo que apesar dos jogadores não se recuperarem 100%, eles ganham em condicionamento. E um bom rodízio do time principal, a recuperação é natural. E caso não tenha essa rotatividade de plantel, a forma de setup a intensidade individual automaticamente, faz o papel de manter os jogadores com “coração verde” em boas condições de jogar com frequência.

A minha visão geral de treinamentos é mandatório haver splits de treinos de pré temporada focando em treinos físicos nas sessões em alta intensidade. Isso evita lesões no decorrer da temporada, e geralmente seus jogadores estão em estupendo preparo para começar a temporada. Outra coisa que também noto, é que fazendo um regime de treinamentos físicos na pré temporada, seus jogadores na metade da temporada não vão ter aquele chamado tropeços por conta de cansaço.

Durante a temporada, minha visão é de ter no mínimo 2 rotinas semanais de treinos, fazendo o rodízio entre elas. A cada 4-6 ciclos de rodízio, eu incluo uma semana de boost físico. Que também estende o período que os jogadores mantêm um bom condicionamento físico. E funciona melhor do que ter sessões de treinamento físico nas semanas normais. Alguns ajustes podem ser necessários, e caso note que jogadores estão insatisfeitos com a falta de treinamento físico... só antecipar o boost no ciclo de rodízio. Tenho a impressão que treinos de cardio e rapidezdeixam jogadores insatisfeitos se feitos com muita frequência. Já o de resistência, parece que não incomoda. Mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso.

De fóruns, também aprendi que alguns dos treinamentos incrementam os atributos daquela sessão na partida da semana. Em outras palavras, um atributo como passe 15, passa a ter um incremento por ter treinado naquela semana. Mas já li tantas controvérsias sobre isso. Que é dependente do jogador estar treinado com média acima de x, por exemplo. E claro, vale lembrar que o outro time também está treinando, e em tese vai ter o mesmo incremento. Mas eu acho válido, e dou atenção a isso. Por exemplo, se vou pegar um time mais forte que eu no jogo aéreo, eu tento aplicar no mínimo uma sessão para atributos de jogo aéreo. Outra controvérsia é que esse incremento dura até a partida seguinte, ou dura 7 dias corridos, podendo influenciar também uma partida no meio da semana seguinte. 

Para finalizar esta primeira visão geral também gostaria de falar que os treinos, ao menos em minha visão, tem papel fundamental não apenas no aumento dos atributos dos jogadores e na manutenção da parte física. Mas um papel fundamental no estilo de jogo que você optou em sua estratégia! Se vc joga com pontas, construindo o jogo a partir da defesa, bom... espero que vc inclua isso nos seus treinamentos semanais! Meio que faz sentido isso!

Postado

Que bom que retornou com um conteúdo como esse.

Desde a mudança do modo de treinos do FM, acho que é a parte do jogo que menos me interessei ou tive curiosidade em mexer (por incrível que pareça! hahaha). Por isso, desde então costumo colocar o treino geral com o Adjunto e cuido, com um pouco mais de atenção, nos treinos individuais.

Mas esse tópico e um post seu no tópico dos treinos do @Leho. me deixou curioso. Principalmente sobre como os treinos criados tendem a acelerar o desenvolvimento de jovens.

Postado
3 horas atrás, Masca disse:

Que bom que retornou com um conteúdo como esse.

Desde a mudança do modo de treinos do FM, acho que é a parte do jogo que menos me interessei ou tive curiosidade em mexer (por incrível que pareça! hahaha). Por isso, desde então costumo colocar o treino geral com o Adjunto e cuido, com um pouco mais de atenção, nos treinos individuais.

Mas esse tópico e um post seu no tópico dos treinos do @Leho. me deixou curioso. Principalmente sobre como os treinos criados tendem a acelerar o desenvolvimento de jovens.

rsrs! Justo vc nao mexendo com treinos! quem diria! rsrs 

Mas realmente o que me cativou a meter a cachola nos treinos foi que, como usuario de seus treinos, nunca dei a atencao devida. Era so plug and play. Quando decidi ler um pouco mais, e comecei a applicar o que tava descobrindo nos foruns gringos... foi motivacao sufficiente para testar.

o desenvolvimento de jovens vai ser a cereja do bolo! rsrsrs

Postado
8 horas atrás, Seo Beraldo disse:

rsrs! Justo vc nao mexendo com treinos! quem diria! rsrs 

Pra você ver.No meu save com o Honvéd, a segunda parte da temporada tem sempre menos jogos, meses menos cheios. Ter um treino que estimule mais o desenvolvimento vai ajudar muito. A faísca funcionou! hahaha

aG387tj.pngblSwa6g.png

R80uOOc.pngWEdbUez.png

Postado
2 horas atrás, Masca disse:

Pra você ver.No meu save com o Honvéd, a segunda parte da temporada tem sempre menos jogos, meses menos cheios. Ter um treino que estimule mais o desenvolvimento vai ajudar muito. A faísca funcionou! hahaha

Vai ser massa ver o Masca adotando experimentos de treino que tive, a partir de aprender mais sobre treinamentos em cima dos treinos do proprio Mascao!

Postado

Começamos falando da visão geral. Vamos agora para um basicão, para meio que formar uma ISO9000 de nomenclaturas para o tópico! Alguns destes tópicos terão posts específicos mais adiante. Estou apenas acertando a fundação para depois vir com posts com mais detalhes específicos dos tópicos, que contenham imagens. Atualmente estou rodando em férias um save no FM24 para esticar até 2044, quando o save estiver com jogadores de 24 já aposentados, e um batch de jogadores desconhecidos. Só para não haver aquele foco em jogadores ou times conhecidos. A ideia é tomar rédeas do clube mais rico de 2044 e um clube qualquer que estiver 10-15 anos estabelecido em uma segunda divisão qualquer.

Quero começar esse capitulos de conhecimento básico para dar fundacao para as discussões. E a partir deles incluir “capítulos” com mais detalhes, imagens, aprendizados, etc.

Treinadores
Aqui está grande parte do sucesso! Quanto melhor seus treinadores, melhor aproveitado pelos jogadores nas sessões de treinamentos, consequentemente, melhor ganho de desenvolvimento e atributos. Não vou falar dos atributos dos treinadores. Entendo que já tem muitos guias por aí falando a respeito disso. Vou sim listar o que eu observo quando estou montando meu comitê técnico! 

Automatização de Intensidade
Talvez uma das funções que ninguém presta muito atenção, mas facilita muito a vida quando falamos de treinamentos. É uma forma de direcionar o quanto seus preparadores vão dar de intensidade individualmente por jogador de acordo com o condicionamento físico dele atual. 

Regimentos
Regimes de treinamento para mim é o conjunto de sessões dentro de uma semana. Ou seja, tudo que a gente inclui dentro do treino dentro de uma semana. O que montamos e muitos estão disponíveis para download como packs de treino.

Sessões
Cada sessão inclui um bloco de exercícios que juntos compõem um regimento de treinamentos.

Treinos Individuais
Os treinamentos individuais de cada jogador e como esses afetam seu desenvolvimento.

Treinos de Equipe
Sao as sessões onde os jogadores treinam em coletivo.

Treinos de Unidade
São as sessões onde os jogadores treinam de acordo com as unidades que você determina. O foco e ganho são diferentes e merecem atenção! Também falo sobre a tela em si e ótimas formas de ter vantagens com o desenvolvimento de jogadores jovens que NÃO vão jogar no elenco principal.

Exercícios 
Vamos falar um pouco dos exercícios que compõem as sessões. E como direcionar estes exercícios para o que você quer ver em campo.

Mentores
Como isso funciona, vantagens e desvantagens. E um novo approach que tenho observado. Spoiler alert - envolve a hierarquia do elenco e coesão dentro de campo, e claro, uma cereja no bolo de um DNA que queira implementar no time!

Treinando Jovens
Um overview de como direcionar o conhecimento de treinos, para otimizar o desenvolvimento de jogadores jovens. Algumas observações que eu fiz com saves longos, e alguns aprendizados que tive nos fóruns. Tem muita coisa envolvida, e com certeza é a cereja do bolo quando o assunto é treinamento. Afinal de contas, quem não quer desenvolver um Adriano Imperador e direcionar a carreira dele para um Ballon D’or ao invés do fim de carreira que ele teve? Spoiler... Imagina o que teria acontecido se a Inter tivesse mantido Adriano no clube quando chegou, ao invés de ser emprestado. Será que sob mentorização de um maduro Crespo e veteranos Vieri e Batistuta... ele teria evoluído em um jogador completamente diferente?

Postado

Dinâmica do Desenvolvimento de Atributos

Vamos começar a entrar em mais detalhes e falar sobre o desenvolvimento de atributos de forma geral. O que observei na série com o andar dos anos e evolução do jogo nesses 30 anos de viciado... eh que cada vez mais há variantes que influenciam no desenvolvimento de um jogador. Mas a base do desenvolvimento ainda está totalmente ligada à forma que a habilidade caminha ao lado do potencial. Conforme a série evoluiu, cada vez mais variáveis fazem parte do desenvolvimento dos atributos de um jogador.

Jogadores no FM tem habilidade e potencial entre 1 e 200. Sendo 1 a pior, e 200 a melhor. O que define a qualidade base de um jogador é o casamento entre habilidade e potencial. Em um cenário de dois jogadores da mesma idade, Manuel com potencial de 200 e João de 140, onde a habilidade de João é de 120 e a de Manuel 50, vamos notar que os atributos e performances de João são melhores do que a de Manuel. Porém, Manuel tem o potencial de ser muito melhor que João. Vai depender de um conjunto de treinamentos, partidas e mentorização. 

Acredito que a grande maioria de todos que estão no fórum ou a mais tempo jogando a série entende a diferença do potencial e habilidade. De qualquer forma, de forma bem simples, o potencial do jogador é o máximo que ele pode evoluir e a habilidade é o quanto ela já evoluiu. Vamos simplificar ainda mais. Se o jogador tem um potencial máximo de 200, sua habilidade tem potencial de subir para 200. E enquanto a habilidade está aumentando, os atributos também estão aumentando. 

No caso do cenário anterior, João, tem potencial de 140, mas já tem 120 de habilidade. Digamos que ele tenha 22 anos. É bem provável que ele esteja sendo um jogador muito bom, com bons atributos. Porém, com a dinâmica do FM, logo mais ele chega a uma idade que o desenvolvimento de atributos da uma estagnada, e seus atributos não vão evoluir mais. Já Manuel, o que se observa em jogadores com alto potencial, eh que os atributos aumentam muito mais rápido do que de um jogador com baixo potencial. Spoiler alert - Isso te ajuda a destacar jogadores jovens de suas fornadas que tem potencial mais alto!

Dito isso, vamos colocar alguns pingos nos “is”. De novo, são minhas observações em conjunto ao que aprendi nos fóruns sobre o tema. Totalmente aberto à discussão com todos! Pra isso que servem foruns! Os pontos chaves de desenvolvimento de atributos são como eles acontecem e como potencializar o crescimento de atributos! E claro, o que leva a queda de atributos.

Como e Quando os Atributos Crescem 

Atributos Técnicos crescem através de regimes de treinamento, jogo, treinamento individual, focos específicos e jogo. Atributos mentais também, porém nem todos podemos dar foco. Por outro lado, atributos mentais também podem ser melhorados através de mentores. E algo que suspeito, eh que atributos mentais também são influenciados pelos grupos de hierarquia do elenco. Vou falar mais sobre o tema no capítulo de Mentores. Vou abordar isso como temas para discussão!

• Jogadores abaixo de 19 anos evoluem mais através de treinos. Jogadores acima de 19 anos evoluem mais através de partidas. E os regimes de treinamento têm maior importância para a manutenção dos atributos, e evitam a queda de seus atributos. 
  • Atributos técnicos e físicos crescem até +- 26-27 anos. Mas de forma lenta. 
  • Atributos mentais continuam a crescer depois dos 26-27
  • Os goleiros têm uma dinâmica diferente, e evoluem mais rápido após os 22-24 anos. E parece, suspeito, que não são afetados em não jogar com tanta frequência. 
  • Treinos de nova posição/papel/tarefa, foco e movimentos preferidos reduzem o tempo que jogador tem para regimes de treinamento. Consequentemente reduzindo a eficiência dos regimes, por outro lado aumentando APENAS os atributos em foco. 
  • Unidades de treino tem que ser entendidas para maximizar o uso dos exercícios nos regimes de treino.
  • Controvérsia... média pós jogo influencia no ganho de atributos. Eu acho que sim. Jogadores que tem médias altas geralmente tem melhores ganhos de atributos.
  • “Felicidade” do treino garante melhores resultados

Para potencializar o crescimento de atributos dos jogadores do elenco principal, o foco vai ser manter os jogadores em regimes de treinamento eficientes e bem balanceados. E também manter um rodízio de jogadores. Sim, precisa rodar os jogadores para que eles tenham benefício de partidas, pois é onde seus atributos vão ter ganhos. Um detalhe... se você usar partidas das camadas inferiores para um jogador para participar de partidas... ... entenda que ele vai perder as sessões de treinos no dia do jogo do elenco reserva, e não vai treinar nas sessões que o time principal estiver envolvido na partida da semana... Consequentemente, ele não vai tirar proveito do regime de treinamento, que serve para manutenção de seus atributos, e vai jogar um nível inferior ao seu... O qual eu suspeito que não influencia no ganho de atributos. Pois amistosos não dão ganho de atributos, apenas ganhos de condicionamento físicos.

O tempo de jogo influencia o quanto o jogador vai tirar de ganho. Não adianta colocar o cara para jogar apenas 5 minutos. Eu foco em fazer minhas substituições em 60 minutos, ou no máximo até os 70 minutos de jogo. Isso é extremamente válido para jogadores jovens, se você colocou ele no banco e não colocou ele para jogar... bom... você perdeu praticamente 3 dias de treino. São três dias onde nenhum dos atributos dele foram influenciados para crescer. Se tem um jovem bom, colocar para jogar ao menos 15-20 minutos, ou nem leve para o banco. 3 dias parecem poucos, mas pense em um campeonato com 38 partidas, se vc fizer isso em todos os jogos.. Sao 114 dias do ano sem treinar unicamente para sentar no banco. Para jogadores acima dos 19 anos... eh jogo que melhora o atributo deles... sem jogar... não há ganhos... monte um esquema de rodízio. Olhe para a agenda de jogo e programe-se para não cair com um reserva no lugar de um titular importante que esteja cansado.
Goleiros é um caso à parte. Nunca consegui manter um goleiro jovem em meus saves desde que o FM mudou a parte tática por muitos anos para ver a diferença, e quando mantive, eu não prestei atenção. No save recente, tive um eterno reserva que veio das camadas de base, e sempre foi um bom goleiro. Bons atributos, mas jogava pouco. Mas como o tratei apenas como eterno reserva, nunca prestei atenção no desenvolvimento dele, apenas que era um bom goleiro. O resumo disso, eh que eu tenho a impressão que goleiros que não estejam jogando, não são influenciados como jogadores de campo. Gostaria do input de vocês como discussão. 

Treinar uma nova posição/papel/tarefa , vai tomar tempo do jogador treinar nos regime semana de treinos. Consequentemente, ele vai deixar de ter ganhos de atributos e parte do potencial dele vai ser utilizado para ele se desenvolver em uma posição nova. Ou seja, se você tem um atacante bom, mas muito veloz que queira treinar para atuar na ponta... Só faça isso se tiver outro atacante melhor que ele. Pois o primeiro atacante, vai utilizar pontos de potencial para aprender uma posição nova, gastando esses pontos em uma nova posição, ao invés de atributos. O mesmo vale para Movimentos Preferidos.

Os treinos focados de posição vão focar em desenvolver os atributos marcados no perfil do jogador em questão. Por exemplo, se você colocar seu lateral para treinar como lateral, além do foco nos atributos para um lateral normal, você vai usar pontos do potencial dele para focar melhorar atributos de não marcados como um lateral normal. Ou seja, de forma bem simples de pensar. Se o jogador tinha 13 em cabeçadas, ele terá menos oportunidades de subir este atributo nos treinos normais. Pois há uma carga adicional para desenvolver com foco os atributos básicos de sua função. Darei um bom exemplo visual no capítulo de treinos individuais.

Exercícios que servem unidades, vai ter um split do elenco e o foco primário vai ser desenvolver os atributos chaves. Sendo que há um foco secundário e um foco terciário. O foco terciário geralmente é sempre para os goleiros. Caso o exercício seja para defensores, então o foco primário será para os jogadores nas unidades defensivas, e o foco secundário para os da unidade ofensiva, e o terciário para goleiros. Esses focos são geralmente distribuídos com 60% pro primário e 20% para o secundário e terciário cada. Somando 100% daquela sessão. Em outras palavras, jogadores que estão nas unidades que terão foco secundário, naquela sessão em si, terão um ganho inferior. Por isso é importante o equilíbrio ao montar o regimento da semana.

Abaixo um visual de tres sessões, uma de equipe, uma unidades de atacantes e a ultima de unidades de defensores.

Unidades1ca04f203a2740b9b.png
Unidades25df89954fc5c4b7b.png
Unidades345ba9c18314618d0.png

Para fechar como atributos crescem... Média final de jogo, de treino e felicidade para mim influenciam no ganho de atributos! Um jogador feliz vai ter uma melhor performance nos gramados e durante os treinos também. Consequentemente, o time ao todo vai performar melhor, levando a ganhos de atributos. Há controvérsia, mas se você reparar que seus jogadores encostados e infelizes, geralmente não estão evoluindo... o mesmo vale para jogadores que estão infelizes, mas ainda atuando em suas partidas. Este jogador no fim de uma temporada não tem grandes ganhos de atributos em comparação a um jogador que estava contente.

Como e Quando os Atributos Caem

Simples... jogadores acima de 19 anos... não tendo tempo suficiente de jogo acompanhado de um regime de treinamentos fracos. Jogadores abaixo de 19 anos tem um ganho de atributos superior com treinos do que exposição a partidas. Seus atributos no caso não caem... mas não evoluem o quando deveriam, aí você perde a oportunidade de desenvolver a habilidade do jogador de acordo com o potencial que ele tem. 

O maior inimigo do ganho de atributos são lesões... Com lesões, o jogador não vai jogar e não vai treinar. Ou seja, não vai ter ganho durante as partidas, nem a manutenção de seus atributos através dos regimes de treinamento.

Jogadores que só esquentam o banco, e nunca entram em campo, e estão acima de 19 anos no time principal, perdem atributos. Pois além de não estarem desenvolvendo durante partidas, toda semana eles deixam de treinar por um total de sessões equivalente a dois dias sem treinar. E como mencionei, se tiver um jogo no meio da semana... multiplique esta perda por dois.

O parágrafo acima é extremamente importante para o desenvolvimento de jovens, e vou dar mais atenção a isso no capítulo de jovens. Mas muitas vezes é melhor você emprestar seu jovem talento por 1-2 temporadas para um clube que de fato vai escalar ele pela maior parte da temporada como titular. No caso, não é que os atributos vão cair... mas vai deixar de ter ganhos na fase que jogadores mais crescem, mas o crescimento é através de exposição a partidas de nível igual ou melhor que eles. 

Idade avancada! Conforme vai chegando a idade, jogadores chegam a perder seus atributos físicos, e às vezes isso acontece de forma muito rápida. Porém os ganhos do passado, especialmente nos atributos mentais, ficam definidos. E jogadores experientes vão ser importantes para moldar através da hierarquia e mentorização de seu elenco.

Portanto, faça rodízio de seu elenco. Coloco jogadores para constantemente jogar pelo menos 15-20 minutos. Mas o ideal mesmo sao 45 minutos. E evite lesoes! Lesões eh o pior inimigo do ganho de atributos! Uma lesão longa, imagine a quantidade de dias fora do regimento de treinamento!

Postado

TREINADORES

Aqui está grande parte do sucesso! Quanto melhor seus treinadores, melhor o ganho de seus jogadores nas sessões de treinamentos, consequentemente, melhor ganho de desenvolvimento e atributos. Não vou falar dos atributos dos treinadores. Entendo que já tem muitos guias por aí falando a respeito disso. Vou sim listar o que eu observo quando estou montando meu comitê técnico! Abaixo os atributos que procuro ter o mais alto possível dentro do padrão de clube que to dirigindo:

Treinadore7d85e795cc7322c.png

Os três atributos mentais destacados com a linha verde sao os atributos chave para meus treinadores e tem que casar com uma das aras de treinos a esquerda. Caso consiga um treinador com nivel de disciplina alto também, fenomenal! No caso para as camadas de jovens, eu aceito ter uma motivação um pouco mais baixa em troca de trabalho com jovens em alta. Destaquei em vermelho o atributo errado. 

Em sua comissão técnica você terá o Diretor Técnico, o Adjunto, Preparadores físicos, gerais guarda redes e bola parada. Além de um monte de analista. E claro, você como manager. Tirando os analistas, todos os demais citados acima, lideram as sessões de treinos de acordo com as tarefas que você atribui a eles.

Ao entrar na aba dos treinadores e clicar no controle para visualizar quem está liderando os tipos de treinos (ataque, defesa, goleiro, físico etc). Como cada treinador é especialista em um aspecto de treinamento, o melhor é óbvio, e designar esses treinadores para sua área de especialidade. As estrelas ali mostram a qualidade daquele treinador aplicar seu conhecimento para o grupo dentro da sua área de treinamento. A  Carga indicada em leve/moderada/pesada. Quanto menos jogadores treinando com aquele treinador, mais leve a carga. Ou quantos mais treinadores aplicando aquelas sessões de exercícios, mais baixa a carga. De modo simplista, digamos que o treinador melhor, vai ter um treinador ajudando a por exemplo, colocar os cones no campo, trazer as bolas chutadas para fora, otimizando o treino. Já os atributos do treinador vão influenciar em um regime de treinamentos muito melhor. Especialmente se for designado dentro da área de sua especialidade com uma carga moderada a leve. 

cargadb0341ae72bcb7e5.png

Recomendo que tenha o máximo dos melhores preparadores que seu clube permitir para aumentar a eficácia dos regimes de treinamentos. Se estou em um clube em rota de se desenvolver e crescer, subir de divisão. Eu procuro manter treinadores em contratos de no máximo 3 anos. Forçando contratos geralmente por apenas dois anos. No caso de subida de divisão, poderemos contratar treinadores melhores. Uma vez com um clube bem estabelecido, e conquistando troféus, seus treinadores não vão querer deixar o clube, e não são difíceis de se manter. Uma dica que dou... se você já renovou o contrato de um de seus treinadores 2-3 vezes no decorrer do save... você está pagando um salário alto demais para alguém que consegue substituir e manter o mesmo nível. Especialmente se seu clube subiu de divisão.
Pessoalmente, detesto contratar treinadores. Costumo montar um grupo decente. E fico no controle até eu conseguir contratar um excelente Diretor de Futebol para o nível do clube que estou dirigindo. E a partir daí, jogo nas mãos dele contratar e renovar contratos, desde que sejam finalizados por mim.

Um detalhe do FM é que para aqueles clubes que compartilham a infraestrutura de treinamento, os treinadores das camadas de base e reserva podem ser escalados para treinar o time principal e vice versa. Isso é bom para reduzir a carga e também para expor seus jovens a treinadores do elenco principal. Que em tese tem melhores atributos para treinos de melhor qualidade para os jovens e reservas. 

Segundo foruns, o atributo de trabalho com jovens é válido até 23 anos de idade dos jogadores. Acima disso, este atributo do treinador não vale muito mais. Portanto, para seu time principal, se você tem muitos jogadores abaixo de 23 anos, considere manter um staff que tenha ao menos um atributo de trabalhar com jovens razoável para alto.

Julgar potencial e habilidade são atributos que o seu adjunto tem que ter o quanto mais alto sua folha salarial permitir. Pois ele vai dar feedback sobre seus jogadores. Eu gosto de ter os “managers” dos reservas e sub 20 com atributo tático alto. Pois, favorece o elenco. Caso você coloque seus reservas e sub 20 a jogar com as mesmas taticas do time principal, aconselho a encontrar managers que tenham a mesma formação como sua preferida. 

Personalidades são fundamentais para os treinadores! Em dado momento do save, quando seu time consegue rebuild e já é forte na liga principal. Com uma conta bancária de respeito. Comece a trabalhar para ter os melhores preparadores que conseguir contratar. Inclua além dos atributos chaves, personalidades positivas e desejadas de acordo com seu time. Treinadores equilibrados, são apenas equilibrados. Eles vão influenciar os jogadores com os atributos ocultos desejados e indesejados. Já treinadores com personalidades desejadas, vão favorecer influenciar os jogadores com seus atributos ocultos desejados, pois os indesejados são baixos. 

Procure sempre por personalidades de Cidadão Modelo, Profissional Modelo, Perfeccionista e Profissional. Talvez eu esteja esquecendo uma ou outra. Mas essas são as que geralmente foco para minha comissão técnica.

Não tenho muito mais o que falar sobre treinadores, e fica aberto ai a discussão caso algo a mais precise ser adicionado!

Postado
13 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Os treinos focados de posição vão focar em desenvolver os atributos marcados no perfil do jogador em questão. Por exemplo, se você colocar seu lateral para treinar como lateral, além do foco nos atributos para um lateral normal, você vai usar pontos do potencial dele para focar melhorar atributos de não marcados como um lateral normal. Ou seja, de forma bem simples de pensar. Se o jogador tinha 13 em cabeçadas, ele terá menos oportunidades de subir este atributo nos treinos normais. Pois há uma carga adicional para desenvolver com foco os atributos básicos de sua função. Darei um bom exemplo visual no capítulo de treinos individuais.

Fiquei curioso pra entender melhor como faz os treinos individuais.

Postado
Em 25/10/2024 em 09:30, Masca disse:

Fiquei curioso pra entender melhor como faz os treinos individuais.

Logo teremos!

Postado

Já falei sobre a automatização de intensidade e para melhor fixar isso na cabeça para a sequência dos tópicos. Você encontra esta janela de intensidade na aba REST/DESCANSO dentro das opções de treinamento. Talvez uma das funções que ninguém presta muito atenção, mas facilita muito a vida quando falamos de treinamentos. É uma forma de direcionar o quanto seus preparadores vão dar de intensidade individualmente por jogador de acordo com o condicionamento físico dele atual. 

IntensidadeTreinos20e0c642ec70d7dbf.png

Acima, o formato da automatização de intensidade para clubes que tem um estupendo plantel e staff com excelente atributos e 4/5 estrelas espalhados nas tarefas dos preparadores. Quando necessario, manualmente eu tiro um jogador que ta arrebentado do formato automatico, e o mando para alguns dias de ferias. 

A forma que eu gerencio isso é que 100% dos meus jogadores, elenco principal, reservas e Sub 20, tem suas intensidades em AUTOMÁTICO. Sim, todos. O único porém desta minha regra pessoal... são os jogadores que entram na fornada. Nos primeiros dois anos, eu mantenho eles no manual dupla intensidade. Falo mais disso na parte de jovens.

Como isso funciona na prática, simples. Os jogadores vão para o treino e o preparador vai exigir mais deles, forçando a intensidade das sessões diárias de acordo com o condicionamento dele. Se o jogador não for escalado para a partida de fds, em tese, seu condicionamento estará 100% e com isso o treinador vai dar maior intensidade a este indivíduo. Porém, aqueles que jogaram na partida anterior, podem estar 75%, então o treinador vai reduzir a intensidade individualmente deste segundo jogador. Ainda há aquele jogador que jogou 20 minutos e está com 90% de seu condicionamento após a partida... preparador vai dar dupla intensidade. E por ai vai. Abaixo o formato que eu faço o set up de descanso do time principal.

IntensidadeTreinos3d32e5a5e215a39b.png
Acima o formato da automatização de intensidade para clubes bons e fracos - e como geralmente eu mantenho minha automatização ate comecar a dominar a liga.

O que ganho com isso... bom, menos micromanagement! Mais tempo para focar em outras coisas! Vale lembrar, que quando um jogador está muito cansado, automaticamente a intensidade nos treinos DELE apenas será reduzida de acordo com o setup acima. Em dado momento, um jogador pode estar bastante cansado, e você vai receber uma notificação de que ele merece um descanso prolongado. Neste caso, você tem que tratar individualmente para deixar ele de fora de partidas (inclusive como reserva). E claro, pensar em como solucionar o problema. Muitas vezes é falta de rotatividade, que pode ser por conta de não ter um reserva que possa se encaixar tão bem na sua estratégia. 

Postado

Curte aqui que eu vou estudar isso quando tiver um tempo sobrando, baita material!

Postado
18 horas atrás, Seo Beraldo disse:

A forma que eu gerencio isso é que 100% dos meus jogadores, elenco principal, reservas e Sub 20, tem suas intensidades em AUTOMÁTICO. Sim, todos.

Uso dessa forma também. Em relação a intensidade, normalmente deixo sempre como no seu segundo print, com os jogadores mais cansados sem trabalho.

Postado
17 horas atrás, MitoMitológico disse:

Curte aqui que eu vou estudar isso quando tiver um tempo sobrando, baita material!

Massa! Depois posta uns resultados!

43 minutos atrás, Masca disse:

Uso dessa forma também. Em relação a intensidade, normalmente deixo sempre como no seu segundo print, com os jogadores mais cansados sem trabalho.

Eh a forma que funciona melhor mesmo. Mas se tiver em um clube como Real, MU, MC, Milan, onde tudo eh de ponta e tem os melhores treinadores, da para maximizar o quanto a galera ta treinando. Especialmente se tiver cobertura para rodizio.

Postado

Regimes de treinamento para mim é o conjunto de sessões dentro de uma semana. Ou seja, tudo que a gente inclui dentro do treino dentro de uma semana. O que montamos e muitos estão disponíveis para download como packs de treino. Quando estruturado e as sessões presentes, o mais importante do regime de treinamento é observar a intensidade e garantir que não tenha o ponto de exclamação. Caso tenha, troque uma das sessões para reduzir o risco de lesões

Como falei anteriormente, eu acredito que as Sessões 1 e 2 retornam maiores ganhos frente aos blocos de sessões extras. Muita gente opta em manter as sessões extras como forma de descanso. Eu mantenho 99% das vezes as sessões preenchidas com treinamentos. E eu controlo a intensidade individualmente por jogador de acordo com o condicionamento deles de forma automatizada. Mais disso no fim deste post. As sessões extras são extremamente fundamentais para os treinos de jogadores jovens e deixo para falar disso mais adiante. Voltando um pouco sobre intensidade, meu padrão de montar o regime de treinamento semanal é sempre focando em que a intensidade vai sendo reduzida no decorrer da semana, ao aproximar da partida. Ou seja, segunda um treino muito forte, terca um treino forte, quarta um treino médio, quinta um treino leve, sexta preparação para partida, sábado partida, e domingo recuperação.

Você pode montar uma combinação de regimentos de treinamentos e ir alternando durante a semana. O jogo tem bons esqueletos que dá para usar como base de acordo com sua filosofia de jogo. Vale a pena aprofundar nas diferentes sessões e descobrir como cada uma delas se encaixa melhor no seu esquema de jogo.

Para mim é fundamental você ter regimes específicos para a pré temporada, como já falei antes. E também regimes para incluir nos ciclos semanais que vão dar um incremento e manutenção de condicionamento físico bom por um tempo mais longo. Uma vez que você montou seus esqueletos, fica fácil fazer o rodízio entre seus regimes. Quando estiver montando o seu esqueleto, lembre da intensidade maior nos primeiros dias... isso facilita você visualizar o esqueleto e depois é só encaixar sessões para o sucesso!

Hoje meu rodízio eh assim:

• Regimento Pre Temporada Inicial - Treinos Fisicos
  • Regimento Pre Temporada Final - Treinos fisicos + cohesão e taticas
  • Regimento A - Esqueleto Básico + Sessões focadas em Unidades + sessões taticas
  • Regimento B - Esqueleto Básico + Sessões focadas no time + sessões taticas
  • Regimento C - Sessões focadas em treinos físicos e recuperação + sessões taticas
  • Regimento D - Esqueleto Básico + Sessões que vão focar no momento
  • Regimento A2 e B2 - Mesma coisa, mas naquele momento após metade da temporada, que o time geralmente tá sofrendo um pouco de cansaço. O que muda é que substituo algumas sessões da semana para Recuperação ou Descanso. Esses regimentos eu praticamente só utilizo quando estou disputando diversos campeonatos ao mesmo tempo. 

Aqui esta esqueleto básicos para os Regimentos A, B e D. As sessões que observam em descanso, são preenchidas e variam de acordo com o que já descrevi. Ali aponta rotinas com sessão extra na terca feira por um acaso, adicionei errado. Geralmente a sessão extra que coloco deixa a intensidade do dia mais alta. E no decorrer da semana vou reduzindo a carga ate a partida. 

EsqueletoBasicod68e4d14eda463eb.png

Para quem está jogando em ligas inferiores ou clubes medianos-fracos, o calendário tende a ser mais favorável e mantém por grande parte da temporada apenas 1 partida por semana. Facilitando o rodízio de regimentos. Quanto maior o clube, mais jogos você deverá estar disputando, e geralmente há mais semanas com duas partidas. Neste caso, temos que adotar um approach de regimentos com duas partidas por semana. De modo geral, quando construo meus elencos para longos saves, eu gosto de contar com um pipeline, e geralmente tenho 2 jogadores para cada posição da minha formação predominante. Em alguns casos, como centro campistas, alguns coringas. Quando chego a um patamar de ter um elenco forte suficiente, eu consigo fazer um bom rodízio de jogadores em uma semana para evitar o cansaço e lesões. Isso demora, mas é muito satisfatório poder escolher um time mesclado de reservas para jogar a partida menos importante/mais fácil da semana.

Como não temos a mesma quantidade disponível de sessões de treinos em uma semana de duas partidas, eu gosto de focar nos treinos específicos, para que tenha um melhor ganho naquele boost de atributos. Também gosto de na semana seguinte a uma semana com duas partidas, de dar descanso ao menos 2 vezes, talvez 3 vezes na semana. Ou substituir por ações comunitárias, só para não perder a sessão de treinamento. Mas tento reduzir a carga na semana seguinte. A automatização da intensidade de treino é fundamental para manter um equilíbrio do quanto o jogador está se desgastando nas semanas seguintes a partidas. Isso merece um tópico por si, mostrando o setup e trazendo esta discussão para o tópico. 

Para fechar o tópico de regimentos, facilita muito você ter o esqueleto básico salvo para carregar na semana, e fazer as substituições das sessões de descanso com sessões importantes para a semana. Na tela dos regimentos, você vai poder observar o próximo adversário e ter mais ou menos uma ideia de como montar seu regimento para a semana de treinos.

Postado

O quanto tu acha que os regimentos de treino afetam a performance do time nos jogos? Sempre pensei mais no viés do desenvolvimento do jogador do que na melhora da performance na partida.

Postado

O que marquei ali de vermlhor, eh a conversa que tem com sua comissao tecnica antes do jogo. E a partir dela consegue direcionar como quer utilizar essa sessao de foco para o jogo. Eu acho que influencia sim. Como eu nao tenho muito mais paciencia para fazer simulacoes e testes, eh algo que nunca testei. Mas por exemplo, meu foco para antes de jogo, geralmetne e praticamente sempre eh voltado para aquele adversario em questao. Levando as dicas que recebo do staff. por exemplo se eu percebo que o adversario tem jogadores muito alto e fortes, nao vou focar essa sessao em bolas paradas. Entende?

talvez se fosse simular algo para tentar testar o sistema, faria um esquema que o time treinasse constamtente sem nenhuma rotina de bola parada. e constantemente no foco de jogo com foco de bola parada. E atravs de multiplas partidas, observar se o aproveitamento de bola parada aumentou. Just some thoughts!

image.thumb.png.ac68494d7e80fbdc62e6504cb3975d74.png

Postado

Esse tópico mudou minha forma de ver os treinos. Desde sempre, nesse novo modelo, quem geria meus treinos era o Adjunto. Tanto que estou perdido até em como salvar os esqueletos, trocar os regimes...me sentindo um novato.

@Seo Beraldo quando fala em "sessões em Unidades" seria Atacantes, Defesas, Médios e Goleiros?

Postado
55 minutos atrás, Masca disse:

Esse tópico mudou minha forma de ver os treinos. Desde sempre, nesse novo modelo, quem geria meus treinos era o Adjunto. Tanto que estou perdido até em como salvar os esqueletos, trocar os regimes...me sentindo um novato.

@Seo Beraldo quando fala em "sessões em Unidades" seria Atacantes, Defesas, Médios e Goleiros?

image.thumb.png.ceea06b8cd62ee3afb652be4e5c1d9fd.png

Olha ai, Veterano dos treinos, agora novato! rsrsr 

Sessao em unidades eh o capitulo que deve sair ate sexta feira! rsrs Mas olha a imagem ai em cima. os treinos em unidades podem ser ataque ou defesa. E claro goleiros.

Pensa na vida real como seria esse treino de um pra um ai em vermelho. Vamos elaborar um pouquinho rsrs. Antes do atancante chegar no 1x1 com o goleiro, teria que passar por um zagueiro. Entao as uniaddes sao split em ataque, defesa e goleiros. Nesta sessao de treino, seus jogadores da unidade de ataque vao atacar a bola no mano a mano, tentar passar pelo jogador da unidade de defesa, e chutar aos jogadores da unidade de goleiros.

Vc sabe a aba em treinos de unidade certto? eh disso que to falando.

Galera, desculpem a falta de acentos. Aqui no escritorio nao tem instalado teclado em portugues. nao sou nada tech saavy para mexer nas configuracoes para acertar isso! rsrss

Postado
4 horas atrás, Seo Beraldo disse:

O que marquei ali de vermlhor, eh a conversa que tem com sua comissao tecnica antes do jogo. E a partir dela consegue direcionar como quer utilizar essa sessao de foco para o jogo. Eu acho que influencia sim. Como eu nao tenho muito mais paciencia para fazer simulacoes e testes, eh algo que nunca testei. Mas por exemplo, meu foco para antes de jogo, geralmetne e praticamente sempre eh voltado para aquele adversario em questao. Levando as dicas que recebo do staff. por exemplo se eu percebo que o adversario tem jogadores muito alto e fortes, nao vou focar essa sessao em bolas paradas. Entende?

talvez se fosse simular algo para tentar testar o sistema, faria um esquema que o time treinasse constamtente sem nenhuma rotina de bola parada. e constantemente no foco de jogo com foco de bola parada. E atravs de multiplas partidas, observar se o aproveitamento de bola parada aumentou. Just some thoughts!

image.thumb.png.ac68494d7e80fbdc62e6504cb3975d74.png

Me expressei errado na verdade, a pergunta era sobre as sessões de treino mesmo. Se tu acha que elas influenciam no desempenho do time nos jogos ou se apenas no desenvolvimento dos jogadores.

Postado
1 hora atrás, bstrelow disse:

Me expressei errado na verdade, a pergunta era sobre as sessões de treino mesmo. Se tu acha que elas influenciam no desempenho do time nos jogos ou se apenas no desenvolvimento dos jogadores.

Sim, influenciam no desempenho do jogo. Alguns dos exercisios, entregam ganhos nos atributos de forma temporaria durante a partida. Descrevi isso em algum ponto no texto. Tipo, pensa na vida real. Um centro campista que passou a semana treinando para melhorar contra ataques. Aquilo ta na mente dele, ta fresquinho no pe de tanto que ele treinou. Ele vai chegar para jogar com um certo ganho naquela habilidade... Tanto que jogadores PRECISAM jogar para os atributos crescerem. 

Do ponto de vida de dados e como eh um jogo... tudo tem a ver com matematica. Na minha cabeca, funciona que os treinos vao prenchendo espacos entre a habiildade e o potencial do jogador, eles aplicam isso na partida, e aquele tantinho que o treino incrementou, fica gravado. Se ele nao jogou, na semana seguite ele comeca a treinar com a mesma quantidade anterior, e perdeu oportunidade de "gravar" o crescimento.

Cada 1 crescimento de atributo, tem 10 fracoes de 0.1..  rsrsr, digamos que os treinos da semana deram a ele, 0.3. Ele jogou a partida, na semana seguinte ele comeca com um atributo de 1.3... treinou... ganhou novamente 0.3... so que nesta segunda semana ele nao jogou... entao ele para a terceira semana estara com 1.3 ainda. Nesta terceira semana ele treinou e jogou, ganhando mais 0.3... ficando com 1.6 de atributo para a quarta semana... e por ai vai... 

Nao posso afirmar se eh assim que o jogo funciona, mas eh como eu penso que funciona rsrssr!

Postado
16 horas atrás, Seo Beraldo disse:

image.thumb.png.ceea06b8cd62ee3afb652be4e5c1d9fd.png

Olha ai, Veterano dos treinos, agora novato! rsrsr 

Sessao em unidades eh o capitulo que deve sair ate sexta feira! rsrs Mas olha a imagem ai em cima. os treinos em unidades podem ser ataque ou defesa. E claro goleiros.

Pensa na vida real como seria esse treino de um pra um ai em vermelho. Vamos elaborar um pouquinho rsrs. Antes do atancante chegar no 1x1 com o goleiro, teria que passar por um zagueiro. Entao as uniaddes sao split em ataque, defesa e goleiros. Nesta sessao de treino, seus jogadores da unidade de ataque vao atacar a bola no mano a mano, tentar passar pelo jogador da unidade de defesa, e chutar aos jogadores da unidade de goleiros.

Vc sabe a aba em treinos de unidade certto? eh disso que to falando.

Galera, desculpem a falta de acentos. Aqui no escritorio nao tem instalado teclado em portugues. nao sou nada tech saavy para mexer nas configuracoes para acertar isso! rsrss

Obrigado pela explicação, Mister ! hahahaha 

Postado
1 hora atrás, Masca disse:

Obrigado pela explicação, Mister ! hahahaha 

TMJ!

Postado

SESSÕES

Vamos falar das sessões de treinamentos! Há uma grande variedade de exercícios para preencher as sessões e variar o desenvolvimento de atributos daquela semana. Meu foco é sempre equilibrar o número de exercícios de uma semana, de forma que atributos defensivos e ofensivos tomem maior parte da semana. E preencho os demais equilibrando com sessões que incluem técnica, familiaridade tática, guarda redes e rotinas de bola parada.

O esqueleto básico que mostrei quando falei dos regimentos é a base de construção da semana de treinos. Os exercícios podem ser genéricos ou específicos para aspectos específicos do jogo. As sessões podem ser direcionadas para todos jogadores ou para treinos de unidades. Cada sessão influencia os jogadores causando ganho nos atributos de acordo com a área de impacto dos exercícios escolhidos. As sessões extras frequentemente vão causar fadiga, portanto opte por escolher exercícios que tenham o menor impacto possível no cansaço do elenco para as sessões extras. 

Cada sessão de exercícios vai afetar atributos de acordo com a descrição do mesmo. Os exercícios têm ganhos, mas também têm perdas. Aumentando o risco de expor jogadores a lesões e também de gerar insatisfação. As sessões podem ter três focos, primário, secundário e terciário. A atenção dos treinadores dentro das sessões varia de acordo com os três focos. Por isso a importância de um equilíbrio ao montar seus regimes de treinamento. Um foco intenso apenas em ataque, pode ser que seus jogadores tenham uma influência baixa de treinamento para os atributos defensivos. Ou seja, seus laterais e zagueiros estavam continuamente dentro do foco secundário, recebendo menos atenção dos treinadores, consequente, não tendo bons ganhos em seus atributos. Isso é especialmente importante de se levar em consideração com os treinos de unidades. 

Os exercícios que compõem as sessões, podem ser direcionados a todos jogadores ou em unidades. Os treinos de unidade o manager pode mover jogadores entre unidades para o que se encaixar melhor ao seu gosto. Por exemplo, um lateral treinado na unidade de ataque ao invés da unidade de defesa.

A carga da soma dos exercícios de cada sessão entrega uma carga de intensidade no fim do dia de treino. Vou falar mais de intensidade em um próximo capítulo. O importante, ao meu modo, é que a intensidade vai diminuindo de acordo com a aproximação da próxima partida. De forma que o que o jogador nunca treine mais forte já cansado, e sim que comece com treinos puxados e conforme a semana segue, vá recuperando energia ao invés de ter um desgaste maior próximo da próxima partida. Por exemplo, segunda carga de 90%, terça 80%, quarta 60% e por aí vai.

Antes de encerrar esse tópico, uma cerejinha no bolo são exercícios que aumentam o nível de satisfação. Como falei antes,eu acredito que jogadores felizes têm melhor ganho de atributos que jogadores insatisfeitos. Eu adoraria ver junto aos treinos extra curriculares atividades de lazer em grupo. Sei lá, tipo boliche! Ou algum treino geral que fosse divertido e elevasse bastante o nível de satisfação e alegria dos jogadores. Tipo, para quebrar a rotina das semanas de trabalho, unir o time e deixar os cabras alegres! 

As sessões são bem simples de entender. Vamos aos detalhes dos treinos de equipe e unidades abaixo. 

Treino Equipe
Nos exercícios para todos jogadores,... jogadores de todas unidades treinam juntos. Trocando de função para que ambas unidades tenham ganhos daquele exercício. Veja por exemplo o treino Geral/Ataque - um treino para todos jogadores de campo (unidades defensiva e ofensivas), todos vão treinar com foco em melhorar atributos de ataque. Nesse caso, durante esta sessão as unidades defensiva e ofensiva vão inverter os papéis para ter o ganho do foco primário. Por exemplo, durante a sessão, os jogadores vão treinar dribles. A sessão começa com a unidade ofensiva com a bola driblando, e a unidade defensiva tentando roubar a bola. E na metade da sessão, os papéis são invertidos. A unidade defensiva vai sair driblando e a unidade ofensiva defender. Goleiros recebem o foco terciário da sessão. Digamos que no exemplo, os jogadores depois de driblar para completar o circuito, chutem para o goleiro treinar defesas.

Treino de Unidade
Nos treinos de unidades, a inversão de papel não acontece. E os focos primários, secundários e terciários são aplicados apenas nas unidades específicas. Portanto o ganho de atributos é maior para o foco primário.

UNIDADES70608ddb15e2802f.png
Acima, imagem de onde determinar as unidades de treino (seta amarela). A seta vermelha onde podemos incluir jogadores de outras camadas para as unidades do time principal.

Uma das grandes vantagens dos treinos em unidade é que você pode direcionar jogadores de acordo com o papel deles. E não apenas pela sua posição. Por exemplo, se você tem um volante, com atributos que o fazem ser um ótimo centro campista em função de ataque, o jogo naturalmente o coloca na unidade defensiva por sua posição. Mas você pode manualmente colocar ele na unidade de ataque. Outra vantagem, é que você pode incluir jogadores do seu time Sub 20 e Reservas para treinar junto com suas unidades. Dessa forma, esse jovem pode ser incluído nos grupos de mentores. 

O único problema de encaixar um jovem nos treinos de sua equipe principal, será a inconsistência dele nos treinamentos. Veja bem, se o jovem estiver treinado com o elenco principal, mas ainda jogando pelo sub 20, o dia de jogo, dia que antecede o jogo do time principal... ele não vai treinar e não vai jogar. Além disso, se fizer um setup como o meu, o dia após a partida, não há sessões que deem ganho de atributos técnicos. E para piorar... se o sub 20 tiver as partidas agendadas no meio da semana... são mais dois dias sem treinar. Em outras palavras, em minha opinião não vale a pena colocar jovens do sub 20 para treinar com o elenco principal. Falo mais sobre isso no capítulo de jovens.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...