Seo Beraldo Postado 21 de Janeiro Autor Denunciar Postado 21 de Janeiro Janeiro - Temporada 28/29: Sexta Temporada do Save Janeiro marcou a saída de alguns jogadores que fortaleceram nossa conta bancária. E alguns jovens saíram por empréstimo. O destaque de saída de janeiro ficou por conta de Simone Canestrelli, Stefano Rubbi, Michelle Besaggio e Sebastian Hausner. Todos fizeram história com a Borgo e os fãs com certeza apreciam as passagens destes pelo clube. Porém também entendem que estes já não tem a qualidade necessária para a Série A. Quanto a chegada de jogadores, conseguiu atrair finalmente o zagueiro que tenho tentando empréstimo desde que subimos para a Série B. E para completar, um jovem zagueiro colombiano que já vinha de papo com seu agente. E por fim, arranquei o band aid e assinei o maior cheque para compra de um jogador na história da Borgo. 2.1 milhões de euros para um jovem criativo médio ofensivo espanhol. Também de forma livre, adicionei um Brasileiro por indicação de meu time de olheiros, que agora passa a maior parte do tempo na américa do sul! Alessandro Marcandalli - Zagueiro Italiano - Aos 26 anos, esse zagueiro italiano estava insatisfeito no Columbus Crew na liga Americana. Nas temporadas passadas, eu tentei trazer ele por empréstimo, mas ou o Columbus recusava, ou no início, o Marcandalli recusava. Desta vez, com contrato a vencer, me dei bem e o repatriarei dentro da Lei Bosman. Alto, veloz e bom em desarmes, Marcandalli tem o que procuro. Aos 26 anos, tem tudo para servir a Borgo até se aposentar! Jhon Pardo - Zagueiro Colombiano - Jovem colombiano, atualmente jogando pela Colômbia Sub 20, tem bons atributos base, é alto e tem bons atributos físicos também. Podia ter mais determinação, mas é um líder nato e acredito que vai ser um bom jogador para a Borgo. Tem nacionalidade espanhola, então não terei problemas com o limite de não comunitário. Marcelinho - Ponta Brasileiro/Belga - Aos 20 anos, o ponta esquerda é prata da casa do Atlético Paranaense, e estava a 2 anos no Botafogo da Paraíba. Que vacilou e demorou para oferecer um contrato. A Borgo apareceu, e o brasileiro com dupla nacionalidade Belga chega para ser um reserva de luxo. Gosto muito de sua velocidade, e mistura de atributos. Além de ser um ótimo cobrador de faltas. Em algum momento, recebi mensagem de que o treinador da Bélgica estava presente para assistir Marcelinho jogar. Portanto, este jovem ponta pode eventualmente não defender a seleção canarinho! Antoni - Medio Ofensivo Espanhol - com apenas 18 anos, o jovem espanhol apareceu na listagem de meus olheiros em 2027, quando não queria deixar o Girona. Agora na reta final da janela de transferências de janeiro, seu agente indicou que Antoni teria interesse em defender a Borgo. Seus atributos mentais são ótimos. Tem visão de jogo excelente, e pode vir a ser um ótimo articulador no meio de campo. Paguei “caro”, vou deixar ele no sub 20 até o fim desta temporada e trazer ele para o elenco principal. O agente chegou com um pedido de cláusula de rescisão mínima fixada em 44 milhões de euros. Portanto, tenho pressentimento que tenha alto potencial! A chegada de Marcandalli altera apenas a zaga. Que toma o lugar de Nelson. Atualmente o time que tem mais jogadores é composto por. Tenho frequentemente dando entradas para Miguel Leguizamon no lugar de Kouda, Owusu no lugar de Maldini e Mehnert no lugar de Nasti. 4231: Filip Stankovic; German Guerrero, Victor Nelsson, Rui Silva, Jesus Vazquez; Martin Neto, Andrey Santos; Daniel Maldini, Rachid Kouda, Chaka Traore (Giuseppe Di Serio); e Marco Nasti O esquema que planejei com 4123 com pontas, não tem dado os resultados que eu esperava. Nosso time não tem entrosamento, e nossa zaga não dá conta de qualquer passe a rasgar entre dois de nossos zagueiros. Qualquer bola nas costas de nossa zaga, é perigo de gol. Portanto tenho optado na 4231, que temos uma melhor contenção de jogadas ofensivas do adversário. Jogar com o Mezzala, é constantemente tendo apenas o volante para segurar o adversário, que na maioria das vezes assim que ele avança para fazer pressão, sai o passe a rasgar nas costas de meus zagueiros. Preciso ou de jogadores melhores, ou adversários mais fracos! Janeiro foi um excelente mês para a Borgo. Apesar de uma derrota e um empate, as tres vitórias em cima do Torino e Samp, nos levaram para zona de classificação para o torneio continental! Que seria simplesmente fantástico para a reputação da Borgo. Torino 1x3 - Sampdoria 0x4 - Cremonese 1x1 - Lecce 2x1 Como podem ver no gráfico de posições anteriores, a Borgo está fazendo uma excelente campanha. E conseguimos segurar bem essa posição de meio de tabela para cima. Destaco a campanha sensacional da Fiorentina. E a escalada do Milan, que começou na sofrência, amargando derrota atrás de derrota, e por diversas rodadas na lanterna da Série A. Nossa campanha na Copa Italiana segue em frente! Conseguimos bater a Monza em uma partida extremamente eletrizante! Notem o tempo que os gols foram marcados. Toda vez que marcamos um gol, a Monza ia lá e empatava. Até que marcamos o quarto gol, e eu optei em recuar o time, eliminou o MAC, e puxei para um meio de campo com dois MD e um construtor recuado. Jogando apenas na base de enrolar e gastar tempo. Tanto que nossa posse de bola foi bastante alta. O que importa é que seguimos na competição, avançando para as quartas contra a Lazio. Que para minha sorte, não está fazendo uma campanha muito boa. E não deu outra, apesar de sofrer muito com a pressão deles, Di Serio de pênalti garantiu nossa classificação. A gente deu muito trabalho para a Lazio, mas sempre em contra ataques, que consequentemente devido a alta temporização, não conseguimos muitos chutes a baliza. Mas avançaremos para a semifinal! E claro, vamos enfrentar a Juventus! Será que rola uma zebra em cima dos zebrettes? Monza 3x4 - Lazio 0x1 - Diagrama Copa Citar
Cadete213 Postado 22 de Janeiro Denunciar Postado 22 de Janeiro Como digo, continuas a surpreender e muito. Na Taça, curioso para ver onde chegas. Ás vezes temos mesmo que enriquecer a conta bancária com a venda de jogadores. Citar
Seo Beraldo Postado 25 de Janeiro Autor Denunciar Postado 25 de Janeiro Update sendo preparado! so digo uma coisa, foi uma partida emocionante! Citar
Seo Beraldo Postado 26 de Janeiro Autor Denunciar Postado 26 de Janeiro Fechamento - Temporada 28/29: SextaTemporada do Save Vou ter que alterar um pouco o formato dos posts por conta do tempo. Sera de forma bem mais reduzida. Bem mais próximo ao estilo JET. Postando apenas as partidas impactantes e memoráveis. Mas mantendo os posts informativos dos jogadores. Como podem observar na SS acima, a segunda metade da temporada foi bastante desastrosa para a Borgo. Chegamos a ficar 11 rodadas sem vencer, com uma péssima sequência de 5 derrotas consecutivas na Série A. Após um bom mês de janeiro, que nos levou a acreditar que poderíamos terminar a temporada na zona de classificação europeia... Fevereiro chegou como um balde de água gelada. Simplesmente não estávamos conseguindo jogar bem. E muito dedico a completa falta de entrosamento de Marcandalli e Rui Silva na zaga. Alguns erros de nosso goleiro Stankovic, e muitas falhas de ambos meus laterais, Guerrero e Vazquez. Nada o que eu fazia taticamente, melhorava o time em campo. A Moral começou a cair, o que piorou ainda mais a performance em campo. Por fim, após o empate com o Milan, eu convoquei uma reunião com o time e taquei pau. A moral meio que melhorou e os jogadores entenderam o recado. Porém, na rodada seguinte, uma derrota para Empoli em nossa casa! Até o fim da temporada, conseguimos vencer mais três partidas, mas a moral não ficou muito melhor. O entrosamento da zaga continuava péssimo. E de uma vez por todas eu abandonei a tentativa de utilizar um Mezzala explorando o espaço pelo meio de campo esquerdo. O mesmo vale para Marco Nasti, que simplesmente não engata. Fez alguns gols, mas simplesmente não jogou bem. E para piorar, Mehnert deixou de ser prodígio no segundo tempo. Não fez muito mais na reta final da temporada. Vou ter que sentar na prancheta e tentar consertar o que notei de fraquezas na minha defesa. Além de tomar gols, não estamos conseguindo mais marcar gols. Foram raros momentos até agora no save que não terminei uma partida sem marcar gols. Nessa segunda metade da temporada, foram algumas partidas sem marcar! ACORDA BORGO! De qualquer forma, terminamos a temporada muito acima do esperado. Um respeitoso 11o lugar na Série A, na primeira vez que a Borgo chega neste nível. Portanto, realmente não tenho muito do que reclamar! Vivemos um ótimo momento no começo da temporada, mas deu uma caída. Como podem ver no gráfico de posições anteriores, a Fiorentina mereceu o titulo. E também dá para ver o tropeço que tivemos, onde até cheguei a ficar preocupado que ficaria na zona de rebaixamento! Também destaco a campanha do Milan, que começou muito abaixo da expectativa, e conseguiram rodada a rodada, com alguns deslizes, subir na tabela ate segurar a 7a colocação na Serie A. Estatísticas de Equipe - Estatisticas de Jogadores - Tabela final de xG A Borgo não teve destaque nas estatísticas da temporada, tanto em equipe, quanto em jogadores. Em algum momento fomos bem no xG... mas no decorrer da temporada, caímos muito de produção. Após garantir classificação para as quartas de final batendo a Monza, vencemos a Lazio. O que me deixou bastante empolgado. Na primeira partida, fora de casa, arrancamos um empate da Juventus. E fiquei extremamente empolgado pensando que poderia arrancar uma vitória em casa na partida de volta contra a Juve. Entrei em campo avassalador... queria vencer a partida. Mas não deu. Em uma falha, Guerrero passou curto demais, a bola foi interceptada, e o lateral direito Carosi da Juventus recebeu um longo lançamento, dominou e chutou da entrada da área sem chances para Stankovic. Stankovic ainda defendeu um pênalti no segundo tempo, mas não deu para o Borgo! Fomos eliminados. No fim a Juve venceu a Napoli e levou o título! Posso dizer que estou contente com o elenco. Apesar das falhas da zaga, eu atribuo muito devido a falta de entrosamento. Marcandalli possivelmente é o melhor zagueiro que já vestiu a camisa do Borgo, e uma vez que se entender com Rui Silva, promete ser uma boa parceria. Victor Nelsson terminou a temporada bem, mas aos 30 anos, e um salário bastante alto, não devo manter ele no clube. Conto com a promessa de Jhon Pardo e pretendo subir Sem Nys, que tem sido constantemente scouteado por equipes tipo Atlético de Madrid, Newcastle, Everton e Brighton. Certeza que se fizer boas entradas eventualmente vai ser contratado, pois tem cláusula de rescisão de 6 milhões e não tem aceito negociar seu contrato. O lateral Guerrero ainda mostra ótimo potencial, mas não fez uma boa temporada na Série A . Fez muitos erros. Aos 20 anos, ainda é jovem, e vou dar mais uma chance a ele. Porém vou atrás de um lateral mais experiente, talvez por empréstimo ou um contrato curto. Emprestar Guerrero também é uma opção, talvez se ele jogar na Série B por mais uma temporada, volte na temporada seguinte como um jogador muito melhor. Hans Caviglia e Ghion devem sair. Andrey Santos e Martim Neto fizeram um interessante rodízio entre os dois. Neto um pouco melhor, pois Andrey cumpre funções defensivas um pouco melhor. No meu ataque, Maldini deixou a desejar em comparação à temporada passada. Mas Rachid Kouda brilhou, foi dominante e nosso principal artilheiro na temporada. Do lado esquerdo, Chaka Trare teve altos e baixos, mas em 26 partidas, fez apenas 2 gols e nenhuma assistência. Estou decidido a vender ele, pois simplesmente não estava em campo. O que deu oportunidade do jovem Marcelinho a fazer boas entradas, marcando gols, mas também não fez muitos. Maldini também jogou pela esquerda, pois Alex Owusu mostrou ser muito talentoso, e talvez nosso jogador com maior potencial. Ele liderou as assistências, e foi o vice-artilheiro da temporada. Nasti foi meu atacante que mais atuou. Eu insisti bastante com ele, e marcou apenas 6 gols e duas assistências. Inadmissível para mim, mesmo assim, vou manter ele no elenco , pois ainda acredito nele! Alguns jovens tiveram alguns momentos de destaque, como Frank Vogel na lateral esquerda e Dag Egil Mehnert, que fez diversas entradas de segundo tempo, e contribui com mais gols que Nasti, o titular. Leguizamon, Mihai e Koletic também fizeram uma boa quantidade de partidas, mas ainda tem muito o que mostrar. O time do ano foi formado pela tática que acabei usando, tentando salvar o entrosamento do time. Formando um bloco de quatro, dois volantes e dois zagueiros, evitando tomar bolas nas costas. Consequentemente, não tive o mesmo poder ofensivo, e deixamos de marcar gols sem a presença dos meio campistas na linha de meio de campo, e mais próximos de criar jogadas ofensivas. Traore não deveria estar no time. Maldini deveria estar na ponta esquerda. Na lista dos 50 melhores jovens, eu fiquei surpreso! Alex Owuso foi nomeado o numero 2 do mundo. Mas Owuso não foi o único jogador da Borgo que apareceu na lista. Mihai ficou listado em 30 lugar e Mgwaba ficou em 33 lugar na lista. Realmente não sei o que dizer... Ainda não sei se minha frustração é tática ou apenas por conta da qualidade técnica de nossos jogadores ainda serem inferiores aos demais clubes da Série A. Como houveram muitas mudanças no elenco, a falta de entrosamento também foi impactante. A tática que utilizava o mezzala, vai ser aposentada. Simplesmente não consegui fazer o que desejava, e me custou muitos contra ataques nas costas do Mezzala, puxando o outro médio para cobrir o espaço, consequentemente abrindo espaço atrás desse... foi terrível de ver! Especialmente após tantos anos de muito sucesso ofensivo. Estou a considerar jogar na próxima temporada, em um 41212 estreito? Dar mais uma chance ao 4231? Ou quem sabe voltar com o avassalador 4123 com três atacantes dentro da área? Terminamos a temporada com um saldo de 39 milhões de euros na conta bancária, e com um estado financeiro rico! Sensacional! As nossas despesas ainda sao dependentes da venda de jogadores, pois os gastos anuais ainda sao maiores que as entradas. Pois como podem observar, tivemos um caixa negativo de 3.6 milhões na época. Porém as vendas de jogadores mantiveram o caixa de forma bem segura! Pretendo rodar o clube financeiramente da mesma forma, e com a expectativa de maiores entradas de $$$ com potenciais patrocínios e melhores contratos televisivos. E o mais importante, estaremos jogando em um estádio maior, teremos de alugar o Silvio Piola ate o novo estádio do Borgo ficar pronto ao fim desta próxima temporada que está iniciando. A diretoria abriu os cofres para melhorar as condições de treino para a equipe principal. Espero que com isso os jogadores possam se desenvolver com maior qualidade de nossa infraestrutura. Com o fim da era Sportika, a diretoria da Borgo apresentou a Kappa como a nova patrocinadora de uniformes do clube. O contrato é curto, de apenas 4 temporadas, com um valor de $1,9 milhões de euros. A Kappa anunciou que a Borgo é um clube em ascensão e estão orgulhosos de anunciar o patrocínio. Os kits serão apresentados na abertura da temporada, quando o clube anunciar a lista de amistosos que marcam o início da próxima temporada. Crescemos 116 mil seguidores na rede social. No perfil de torcedores, tivemos uma queda com os torcedores em família, que agora são 27%, e um crescimento dos torcedores de bons momentos para 15%. Nossa base de torcedores fanáticos continua em 8% e ficamos com 22% e 26% para comuns e ocasionais. Não vou ter problema com a cultura de expectativa dos adeptos, vamos continuar jogando com intensidade e apresentar bom futebol! A prancheta da pre temporada vai determinar como vai ser a forma de jogar. Pouco mudou nos XI Melhores da Borgo. Para falar a verdade, nenhuma mudança nos titulares, apenas a entrada de Filip Stankovic como goleiro reserva dos XI melhores de todos tempos da Bogo. E sim, Di Giorgio continua como o artilheiro de todos os tempos da Borgo com 46 gols em 76 partidas. Rui Silva e Kouda, estão próximos de chegar a 100 partidas pela Borgo. Mas nenhum dos dois estão entre os favoritos da torcida. Também nenhuma lenda ou incone foi formado durante a era Beraldo na Borgo. Citar
Cadete213 Postado 26 de Janeiro Denunciar Postado 26 de Janeiro Sim, complicou imenso mas é a realidade da Série A. Ainda assim, foi uma época positiva, principalmente na Copa, onde surpreendeste imenso e só faltou mesmo chegar à final...onde tudo poderia acontecer. Citar
Fernandinhobol Postado 26 de Janeiro Denunciar Postado 26 de Janeiro Difícil entender essa dificuldade com o Marcandalli e o Rui Silva... Mas deve ser o entrosamento mesmo, o Marcandalli é rápido pra um zagueiro, bola nas costas em tese não deveria ser um problema rsrs. Uma pena o Mehnert ter minguado, mas é garoto, compreensível. Dá pra dizer também que o nível da Serie A pesou e veio um choque de realidade, mas ainda assim a campanha foi bem digna e quase sem sustos com rebaixamento. Creio que na próxima temporada a ideia seja manter jogadores que foram bem/ não tão bem mas dá pra ter esperanças e melhorar o entrosamento em torno deles, tentar fazer a tática em torno deles, e se livrar de quem mostrou que não tem nível pra Serie A. Boa sorte para a Borgo! Citar
Seo Beraldo Postado 31 de Janeiro Autor Denunciar Postado 31 de Janeiro Em 26/01/2025 em 09:22, Cadete213 disse: Sim, complicou imenso mas é a realidade da Série A. Ainda assim, foi uma época positiva, principalmente na Copa, onde surpreendeste imenso e só faltou mesmo chegar à final...onde tudo poderia acontecer. Expand Entre altos e baixos, acredito que fomos bem! extremamente positivo de onde a Borgo vem e as expectativas de rebaixamento direto! O time que ta indo para proxima temporada me deixou extremamenete empolgado durante os amistosos de pre temporada! Em 26/01/2025 em 14:53, Fernandinhobol disse: Difícil entender essa dificuldade com o Marcandalli e o Rui Silva... Mas deve ser o entrosamento mesmo, o Marcandalli é rápido pra um zagueiro, bola nas costas em tese não deveria ser um problema rsrs. Uma pena o Mehnert ter minguado, mas é garoto, compreensível. Dá pra dizer também que o nível da Serie A pesou e veio um choque de realidade, mas ainda assim a campanha foi bem digna e quase sem sustos com rebaixamento. Creio que na próxima temporada a ideia seja manter jogadores que foram bem/ não tão bem mas dá pra ter esperanças e melhorar o entrosamento em torno deles, tentar fazer a tática em torno deles, e se livrar de quem mostrou que não tem nível pra Serie A. Boa sorte para a Borgo! Expand Certamente entrosamento! Acredito que logo no inicio desta nova temporada, eu tenha alguma conexao entre os dois zagueiros. Especialmente por jogarem grande parte das partidas lado a lado. Pareco que to sempre reclamando, mas a campanha foi excelente para o que era esperado. Agora com reforco que tivemos, e com o amadurecimento dos jovens jogadores, a Borgo tem tudo para voar! Citar
Seo Beraldo Postado 31 de Janeiro Autor Denunciar Postado 31 de Janeiro Pre Temporada 29-30: Setima Temporada do Save Tivemos uma baita janela de transferências, onde tive um total de 20.5 milhões de euros cobrindo boa parte dos 24 milhões que usei para contratar jogadores. Com melhor estabilidade financeira na Série A, estou confiante que posso começar a investir em jogadores já com certa reputação a fim de melhorar o elenco do Borgo. Mas a fazendinha de jovens continua! A temporada marcou logo de cara a saída de Chaka Traoré, que jogou apenas uma temporada na Borgo e não convenceu. Como foi contratado na lei Bosman, fiz um ótimo negócio com a venda de 7.5 milhões. Mesmo ele sendo avaliado em cerca de 16 milhões. Também deixaram a Borgo Giuseppe Di Serio, Mario Ragnoli, Andrea Ghion, Kadir Kargin e o eterno reserva Mattia Tonetto, que está desde o início do save brigando para ser titular na lateral esquerda. Alguns jogadores como Kouda e Maldini, importantes peças do Borgo nos últimos anos, ficaram insatisfeitos por não receberem um contrato novo. Ambos pediram salários irreais em minha opinião. Decidi aceitar propostas por eles, e respectivamente vão defender Palermo e Udinese. Ambos os empréstimos têm cláusula de venda obrigatória no fim da temporada. A decisão de vender Kouda e Maldini me doeu o coração. Mas como ambos são jogadores influentes na hierarquia social do clube, optei em não gerar conflito e causar um problema de moral generalizado. Outro que também deixa a Borgo por empréstimo, com cláusula de venda obrigatória é Victor Nelsson. Uma enorme quantidade de jogadores jovens partem por empréstimo, e muitos dos que agora já tem cerca de 20 anos, vão mostrar o que tem. Se ao fim desta temporada eles não tiverem aproveitado o empréstimo para mostrar serviço e desenvolver suas habilidades, serão vendidos. Alguns como Larroque, Biliboc, Ovono e Beya já estão no elenco há muito tempo, e apesar de já terem defendido o time titular, ainda não mostraram ter o potencial para permanecer na Borgo, que agora consideram um time médio forte de Série A. Não há espaço para jogadores medíocres!!! Quanto a contratações, novamente apostei em jogadores jovens para a fazendinha. Porém também trouxe jogadores que dentro do padrao de contratações do save até agora, são considerados caros! Quebrei o recorde de contratação mais cara 3 vezes nesta janela! Antes 2 milhões, para então o 3.5 milhões. 7,5 milhões e nos últimas horas da janela de transferência, mais um antigo romance, que veio por 12.5 milhões. Pape Sy - Zagueiro Senegales: Da mesma leva de observações onde Owusu surgiu para meus olheiros, Sy impressiona com sua impulsão e desarme. Além disso tem excelente passe e técnica para um zagueiro. Jogador bastante forte, promete ser uma ótima aquisição. Patryk Peda - Zagueiro Polones: Sua função vai ser de jogador para rodízio na zaga. Tem bons atributos para um zagueiro coadjuvante. Não espero dele mais do que um reserva, e com bons atributos mentais e personalidade um bom mentor para a piazada. Samuele Birindelli - Lateral Direito Italiano: Como na temporada passada eu fiquei moderadamente infeliz com Guerrero, achei em Birindelli a experiencia e com atributos de forma geral melhores que Guerrero. Vai assumir a condição de titular. Ao 30 anos, não dou mais que está próxima temporada para ele. Ai ou Guerrero, Koletic ou o jovem Zé Lozano assumem a lateral direita de vez. Siaka Bamba - Jogador Versátil da Costa do Marfim: Contratado por sua versatilidade no lado direito, tem como diferencial atributos físicos sensacionais! Sua velocidade é fora de série, e casado com sua imprevisibilidade e finta, pode ser um terror pelo lado direito. Podia ser mais forte e melhor nos atributos mentais. De qualquer forma, é um coringa que tenho para o flanco direito. Inclusive para lateral, onde não estou totalmente feliz com Guerrero, Koletic e suspeito que Birindelli não aguenta muito mais do que esta temporada. Mozes Lekai - Volante Hungaro: Jogador com atributos incriveis para sua idade. Custou caro, mas vejo que ele ja tem habilidade para tomar o lugar de Andrei Santos nesta primeira temporada. Nos custou caro, mas tenho certeza que vai valer cada centavo. Tem potencial para ser o cérebro do time nas próximas temporadas. Marko Todoric - Criador Croata: Este jovem croatia tem excelentes atributos para um jogador de criação. É versátil por todo meio de campo central. Um jogador que parece ter muito potencial, e naturalmente prefere atuar na posição de médio defensivo. Tem de tudo para roubar a vaga de Andrey Santos ou Martin Neto. Fabio Miretti - Armador Italiano: Na temporada passada, Miretti já estava insatisfeito na Juventus com uma condição de não titular. Eu havia tentado seu empréstimo na temporada passada, mas a Juve queria que pagasse 100% de seu salário. Não rolou, a Juve não renovou com ele, e ele veio sem contrato para defender o Borgo. Destaco que com seu atributo alto para escanteios e a boa impulsão de meus zagueiros, há chance de ver muitos gols de jogada de bola parada. Algo que a diretoria gostaria de ver. Serafino D’Amore - Ponta Italiano: Quando falei de um antigo romance, falava de Serafino! Desde que adotei a formação com pontas, tento trazer o ponta. Mas consistentemente, ele recusava defender a Borgo por empréstimo. Em seu último ano de contrato com a Sassuolo, e insatisfeito com a regularidade de partidas, quando apresentei 10 milhões de euros por seu passe, a Sassuolo fez uma contra oferta a qual eu aceitei. D’Amore eh um ponta direita por natureza, versátil suficiente para ser usado na esquerda e no ataque.Com Owuso comandando a direita, e a saída de Maldini. D’Amore vai ficar no lado esquerdo, e brigar com Marcelinho pela titularidade. Rubén Agirre - Atacante Espanhol: alto e forte, o jovem atacante espanhol é “quase” um matador nato, porém sua baixa finalização pode ser um problema. Em outras palavras, tem tudo para ser um matador, menos finalização!. Não acredito que ele vai evoluir o atributo de finalização a nível de Série A. Mas pode ser um ótimo atacante coadjuvante caso eu jogue com mais de um atacante em algum momento. Vamos ver seu desenvolvimento. Vik Vanderborne - Atacante Belga: O Gent vacilou, não renovou com este puro talento de jogador. Ótimo finalizador e com atributos mentais de um verdadeiro veterano, Vik chega para ser o titular, e mostrar Nasti como eh que marca gols. Espero que isso de fato aconteça! Sua personalidade é ambiciosa, e ainda muito jovem. Tenho a impressão que não vou conseguir segurar Vanderborne por mais de seu contrato, e logo ele vai querer ir para um time maior. Certamente os gigantes vão me abordar para sua contratação tão logo Vik começar a balançar as redes com a frequência que eu espero. Vamos falar do elenco! Continuamos com uma faixa de idade muito baixa em comparação ao restante dos clubes da Série A. Com 22 anos de idade, é a mais baixa da divisão. Onde a média é de 25 anos. Tivemos boas contratações, e contamos com jovens de destaque. Acredito que esta primeira temporada na Série A, serviu para dar experiência aos mais jovens, e claro, mostrar que a Borgo chegou para ficar. Já não somos mais vistos como candidatos ao rebaixamento direto, e sim terminar a temporada em 14. Não apenas isso, mas temos Vik Vanderborne cotado para ser um dos melhores jogadores da Série A. Cotado como o melhor ponta direita, porém vai atuar como atacante de área para a Borgo. Goleiros Não vendi meu goleiro! Como tem acontecido nos anos que se passaram, o troca troca de camisa um nas últimas temporadas não se repetiu. Stankovic continua sendo meu titular. Miguelito seu reserva. Miguelito vai atuar em todas partidas da Coppa Italiana, para dar uma chance de jogar 90 minutos partidas competitivas. De forma geral, os goleiros da Borga estão logo acima da média da Série A dos atributos que considero mais importantes, Reflexo e Jogo de Mão. No 1x1 também somos bons. Como Stankovic não é um goleiro bom com a bola aos pés, utilizo em função de goleiro em defender. Bem convencional, nada de tentar passes. Tanto Stankovic e Miguel ainda tem muito anos à frente em suas carreiras. Não vejo motivo para substituir nenhum dos dois no momento. Mas talvez eu precise ficar atento, pois Stankovic não parece que vai melhorar muito mais do que é hoje em dia. Miguelito eh meu melhor atual jovem, e os demais da fazendinha parecem não estar evoluindo muito. Na última temporada, todos foram emprestados para times da Serie C, e apesar de algumas partidas, não conseguiram se manter como titular. Meus olheiros estão de olho em jovens goleiros. Em comparativo com os demais clubes da Série A, nossos goleiros estão abaixo da média. Mas isso por conta de ter jogadores jovens no elenco. Quando eu pego Stankovic e comparo com alguns dos titulares do clubes menores, tenho vantagem significativa. E em comparação com os melhores clubes da Série A, ai de fato estamos abaixo em qualidade. Por outro lado, Stankovic tem “apenas” 26 anos, e tende a evoluir mais como goleiro. Laterais Guerrero foi meu titular na temporada passada. Não foi tao bem... talvez eu esperava demais dele, e ele ainda muito jovem não correspondeu. Koletic jogou partidas tbm, mas não encheu meus olhos. Optei em um contrato curto para o experiente Birindelli. Que vai ser o camisa 2. Guerrero e Koletic vão brigar pela reserva. E vão atuar em diversas partidas. Pretendo usar Guerrero em todas partidas de Copa. Do lado esquerdo, conto com excelentes jogadores! Jesus Vasquez, Tshepo Mgwaba e Voegel. Jesus eh o titular, mas corre sérios riscos de perder a posição para o Sul Africano Tshepo. O holandes Voegel corre por fora, mas confesso que estou inclinado a dar mais oportunidades para ele. Toda vez que coloco no segundo tempo, fico contente com a forma agressiva que ele parte para o ataque. Tshepo deve ter potencial muito alto, pois na pré-temporada o Chelsea e Monaco bateram em minha porta para verificar a disponibilidade. E atualmente tem 11 clubes interessados em sua contratação. Destaque para Tottenham, Chelsea, Monaco, Atlético de Madrid e Inter Milão. Zaga Central Estou contente com minha zaga. Vejo Rui Silva fixando suas estrelas, potencial e capacidade em 4. Portanto, melhor não vai ficar, e aos 22 tem muito chão pela frente. Tem sido convocado pela seleção portuguesa, tendo feito apenas duas partidas. Ao seu lado Alessandro Marcandalli, que considero o melhor zagueiro que já vestiu a camisa do Borgo. Aos 27 anos, ganhou o posto de vice-capitão. Patryk Peda, Jhon Pardo e Sem Nys vão ser os jogadores que vão fazer rodízio . Sendo que espero dar a Pardo e Nys diversas entradas para ver o quão bons eles são. Nys tem 3.5 estrelas amarelas, e 4.5 de total. Se ele conseguir maximizar em 4.5, será sensacional. Pape Sy, aos 20 anos, vai defender a Udinese, que prometeu ter nele o zagueiro titular para a próxima temporada. Portanto, ótima chance para ele se desenvolver muito! Eu tinha mais esperança por Stefan Kroll e Rocco van As, mas ambos não performaram bem na temporada passada. Este ano, para ficarem no elenco, obrigatoriamente terão de fazer uma boa temporada por empréstimo. Já não temos a pior defesa da Série A, estamos acima da média em desarmes e impulsão que considero junto com marcação e posicionamento os atributos mais importantes para os defensores. Nosso posicionamento é ligeiramente abaixo da média, mas somos ruins na marcação. Apesar de não aparecer, quando olho e filtro os atributos mentais apenas dos zagueiros, nossa concentração é a segunda mais alta da divisão. Portanto, não deveríamos estar sofrendo tanto com lançamentos nas costas de meus zagueiros. Meio Campistas Gosto do que tenho no meio de campo! Martim Neto e Andrey Santos ainda são minha preferência para começar jogando. Com Miretti formando o trio no meio de campo central. A pre temporada serviu para determinar que Martim Neto vai jogar no lugar de Kouda de MAC e Miretti, o regista/construtor de jogo. Mas a verdade é que nenhum dos tres tem total garantia de serem donos das vagas! Os jovens Timis Mihai, Mozes Lekai e Marko Tudoric, vão atuar bastante nesta temporada. Ganhando oportunidades de mostrar talento, e potencialmente vão tomar o lugar. Martin Neto deve ser o primeiro a cair pois Timis tem mostrado muito empenho nos treinamentos, e mostrando que merece ser titular. Toda partida que entrou, jogou bem. Além disso, Cristobal Manso, Miguel Leguizamon e Aleksandar Rankovic são bons jogadores para fazer rodízio quando necessário. O gráfico para os centro campistas aparecem um pouco distorcidos da realidade. Especialmente com passes. Como os pontas e extremos são vistos como meio campistas pelo jogo, o atributo de passe cai bastante, pois todos nossos pontas, não são bons passadores. Mas sao bons dribladores. Mas mesmo assim, quando entro nos times cotados a ficar no topo da tabela, e vejo os jogadores titulares, a diferença é clara. Nossos jogadores não são tão bons! Mas somos superiores a muitos times! Pontas e Extremos Vou manter a formação com pontas. Mas confesso que talvez não esteja preparado para a temporada por completo com os pontas que tenho no clube atualmente. Como vendi Chaka, e liberei Maldini em empréstimo. Não tenho uma real opção de reservas que mantenha o mesmo nível dos titulares. Do lado direito, Owusu e D’Amore. Do lado esquerdo, apenas Marcelinho. Porém D’Amore vai atuar pelo lado esquerdo com frequência. Também contou com o lateral esquerdo sul Africano Mgwaba, que atua como ponta esquerda pela seleção africana em algumas partidas. Já experimentei com ele na pré temporada, e não me arrependi. Eu estava na expectativa de contratar Gnotto, mas este recusou minha oferta de contrato. Sinto que há falta de profundidade, mas ao mesmo tempo, vou poder ver Owuso, Marcelinho e D’Amore dando o máximo de si e potencialmente melhorando seus atributos com a frequência de jogos. Atacantes Nasti mostrou que não tinha o faro de gol que eu esperava dele. Mas permanece no elenco, tem bons atributos e pode ser uma boa opção. O jovem Vik Vanderborn promete ser uma máquina de marcar gols, e não vejo a hora da temporada começar para ver o que ele tem para oferecer! Nasti vai ser o reserva imediato, e o dinamarques Mehnert, mais uma opção para rodízio. Apesar de Vanderborne ser um atacante de ponta, com apenas 19, em comparação com os atacantes mais fortes da divisão, ele realmente não está distante. Mas no geral de comparativo, não tenho muita profundidade. Nasti seria em tese nosso segundo melhor atacante, e como viram, deixou a desejar na última temporada. Mehnert é bom, mas também não foi tão eficiente quando precisei dele. Ainda não estamos fortes em tudo, mas nosso time eh composto por jovens. Comparando com a Serie A, estamos ao meu ver, estamos em um momento de evolucao e desenvolvimento de jogadores chaves que ainda sao jovens. Eventualmente, se a Borgo crescer sua reputação, e conseguir vencer alguns canecos aqui e ali, estes grupo de jovens vai querer permanecer na Borgo. Consequentemente, vejo que temos chances de amadurecer em um estupendo elenco a partido dos jogadores atuais. Geral - Todas Posições - Físicos - Mentais - Tecnicos Como não fiquei contente com o uso do mezzala na temporada passada. Vou arriscar jogar com dois médio defensivos. Um Regista e um Médio defensivo em função de defender. Minha expectativa é que o regista corra pelo campo e organize as saídas de bola. Enquanto o médio defensivo joga feito um terceiro zagueiro. Não se aventurando muito no ataque, e segurando a posição para evitar sofrer com contra ataques e por passes a rasgar no meio de meus defensores. Como vou usar o regista, o enganche passa a ser um MAC, mas eventualmente pode voltar a ser um engache, pois gostei como Kouda jogou na temporada passada, inclusive, foi o artilheiro do time. O time base vai ser composto da seguinte forma Stankovic; Birindelli, Marcandalli, Rui Silva, Vasquez; Andrey Santos (Todoric), Miretti (Mozes); Owusu, Martin Neto (Mihai), Marcelinho (D’Amore); e Vanderborne Previstos para terminar a temporada em 16 lugar, novamente acho que vou surpernder a todos e terminar entre os 8 primeiros. De preferencia entre os 5 primeiros! Estou muito contente com o elenco. Jogadores chaves como Marcandalli, Rui Silva, Fabio Miretti, Owuso e Vik Vanderborne, vão ser a base da Borgo pelos próximos anos. Forca Borgo! Vamos pra cima! Como anuncie anteriormente, o novo fornecedor de material esportivo da Borgo. Com o Kit para 2029-2030. Com um tom de grena mais escuro e sombrio do que os Kits da Sportika, a Kappa manteve o branco predominante para segunda camisa e o verde predominante para a terceira camisa. Como podem ver abaixo, os amistosos da pre-temporada foram memoráveis! Apesar de Monaco, Feyenoord e Roma terem enviado um misto de jogadores reservas, e jovens do Sub 21, foi lindo ver o time jogando de forma pra frente. Especialmente a forma que Fabio Miretti se encaixa na estrategia. Simplesmente um maestro. Os gols sairam de diversas formas, lançamentos, cruzamentos, tiki taka, chutao pra frente. O faro de gol que Vanderborne tem também me impressionou. E certamente vai dar trabalho mesmo aos 19 anos. Por fim, o que também muito me agradou foi a movimentação que Owusu e Marcelinho tem nas pontas. Não pude observar D’Amore pois foi uma contratação de última hora. Mas certamente vai me impressionar também. A zaga, bom... a zaga eh a zaga, e sofremos muitos gols! Mas em contrapartida, atribuir a função de Médio Defensivo com defesa para Andrey Santos, deu certo, ele não se movimenta tanto para o ataque e da melhor proteção para a defesa. No decorrer da temporada, pretendo testar com a função de HALF BACK, muito mais defensivo. E talvez crie um gap grande demais no meio de campo. Citar
Cadete213 Postado 1 de Fevereiro Denunciar Postado 1 de Fevereiro Que lindos equipamentos. Com um elenco bem forte, acredito num bom desempenho. Os amigáveis correram de feição. Citar
Ighor S. Postado 4 de Fevereiro Denunciar Postado 4 de Fevereiro Que janela de transferências lucrativa! Não no dinheiro, mas sim na qualidade dos jogadores. O time vem evoluindo a passos largos, como é normal nos seus saves. Parabéns! Eu admiro demais a forma como você gere o time, como coloca o time acima dos jogadores deixando-os livres para ir, mas o que mais me deixa impressionado são os jogadores que você consegue contratar muitas vezes de graça ou por valores insignificantes. O Vik por exemplo é um ótimo jogador e só com 20 anos. Você não pensa em fazer algum material que instrua ou informe sobre esse gerenciamento de olheiros e transferências? Sei que o tempo está curto, mas talvez consiga acrescentar algumas observações sobre isso na história do save. Chama muito a atenção. Citar
Seo Beraldo Postado 5 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 5 de Fevereiro Em 01/02/2025 em 09:07, Cadete213 disse: Que lindos equipamentos. Com um elenco bem forte, acredito num bom desempenho. Os amigáveis correram de feição. Expand Valeu!!! A temporada que ta por vir foi sensacional! Logo teremos post! Em 04/02/2025 em 13:25, Ighor S. disse: Que janela de transferências lucrativa! Não no dinheiro, mas sim na qualidade dos jogadores. O time vem evoluindo a passos largos, como é normal nos seus saves. Parabéns! Eu admiro demais a forma como você gere o time, como coloca o time acima dos jogadores deixando-os livres para ir, mas o que mais me deixa impressionado são os jogadores que você consegue contratar muitas vezes de graça ou por valores insignificantes. O Vik por exemplo é um ótimo jogador e só com 20 anos. Você não pensa em fazer algum material que instrua ou informe sobre esse gerenciamento de olheiros e transferências? Sei que o tempo está curto, mas talvez consiga acrescentar algumas observações sobre isso na história do save. Chama muito a atenção. Expand Sim, eh o que eu mais gosto de fazer hoje em dia com o FM, eh montar elencos com jogadores jovens e ver onde consigo levar eles! Ja faz algum tempo que jogo FM tratando todos jogadares como "dispensaveis". E quanot mais baixo a reputacao e divisao de um clube, qualquer substituto vai ser tao bom ou melhor que o jogador que foi vendido. Na minha cabeca, eu passo a regua da seguinte forma. 3a divisao e abaixo: Contratos de no maximo 2 anos, com opcao de extender por mais um ano. QUALQUER jogador que vc vender, vai conseguir subustituir por outro com CAPACIDADE similar. Jogadores de alto POTENCIAL, dificilmente aceitam jogar por estes clubes, e caso aceitem, logo desejam sair conforme a reputacao deles sobe. 2a divisao: Onde a coisa comeca a apertar... e tambem hora de fazer dinheiro. Novamente, grande parte dos jogadores que vc consegue atrair para o clube, vai conseguir jogador de similar qualidade para substituir. Mas conforme seu time vai ficando mais forte, tente dar oportunidade para os jovens, para eles valorizarem. Entao se pegou free... vender por 200 mil ja eh um baita lucro. Se fizer isso com varios... vai ter uma caixa bacana! Na segundas divisoes, eu continuo focando em contratos de 2 anos, com opcao de extender. Se algum jogador realmente for diferenciado, um contrato de 3 anos. So para garantir. Os jogadores de alto potencial, quando a capacidade comeca a subir rapidamente, vao pedir um salario que seu clube na segunda divisao nao vai conseguir arcar. Ou vai te custar muito caro. E em tese, vc vai conseguir um jogador de capacidade similar, mais barato. No meu save, me vi assim com o Rui Silva no comeco. Ele ainda com 19 anos, mas queria sair. Muito provavel que por conta de ter um potencial muito acima do que a Borgo era. A solucao foi emprestar ele para um clube de portugal. Ele ficou contente nesta temporada, voltou quando ja estavamos na Serie B. E se contentou. Sua reputacao se adequou a Serie B. 1a Divisoes eh onde vc tem que prestar mais atencao nos seus objetivos. Por exemplo, se vc esta terminando temporadas em 10 lugar, e quando compara seu time titular com os jogadores previstos como mais importantes da liga... se seus jogadores forem muito piores que estes... vc esta destinado a ficar sempre em 10 lugar. O ideal, e comecar a estruturar seu time, de forma que seus jogadores comecem a ficar o mais parecido tecnicamente com os adversarios. No meu save atual, Vanderborne, Marcandalli e Miretti sao proximos aos jogadores da mesma posicao no XI da divisao. as demais posicoes, nao estamos tao longe. Apenas Owuso e Stankovic que sao relativamente inferiores ao melhor goleiro da divisao e ao melhor ponta direito da divisao. Ou seja, se meu plano eh brigar pelo titulo, tenho que ir melhorando aos poucos. E quando vejo, Stankovic sendo um goleiro bastante abaixo do melhor goleiro da competicao... nao faz muito sentido em manter ele la para sempre. No caso de Owusu, com apenas 20 anos, mas mostrando potencial... vale a pena manter ele e ver on vai chegar. Quando tive Bruhn e Di Serio nas pontas, eles eram bastante inferiores e ja com mais idade. Em outras palavras, nem insisti com eles. Pois apesar de terem sido bons para a BOrgo... a minha ambicao eh maior do que eles poderiam dar em troca. Use e abuse dos comentarios de seus treinadores. QUando eles falam que um jogador que vc considera titular importante ser um bom jogador de Serie B, e vc ta na Serie A... e o jogador ja tem mais de 24 anos... nao faz sentido ter este jogador como uma peca fundamental do seu time... a nao ser que vc nao tenha recursos... Mas ai a historia eh diferente! O foco de melhorar a equipe eh sempre olhando nas comparacoes do seu time com o restante da divisao, e tentar se identificar os pontos que precisa melhorar. Citar
Seo Beraldo Postado 6 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 6 de Fevereiro TEMPORADA 29-30: Sétima Temporada do Save O início da temporada para a Borgo foi algo fora de Série! De vento em popa, mantivemos uma série de partidas sem perder, somando um total de 18 partidas. A grande maioria delas vitórias. E não apenas vitórias, algumas goleadas como 4x1 na Genoa, 5x0 em cima do Bologna e a empolgante goleada em cima da Parma em 5x3. Também passamos por cima da Roma e Juventus, em partidas que terminamos em 2x1, e contra a Napoli vencemos por 3x1. Empatamos contra a atual campeã Fiorentina e contra o Milan, mostrando que somos uma força na Série A! Nossa serie imbativel chegou ao fim com uma goleada sofrida em cima da Lazio por 4x1, e na sequência uma nova derrota para a Inter Milão por 1x0. Mesmo com as derrotas, continuamos firmes em primeiro lugar na Série A, com apenas 1 ponto a frente da Lazio. O Milan em terceiro, com dois pontos a menos que a gente, também começou a temporada bem, diferente do que tem acontecido nas últimas temporadas. Atualmente temos o melhor ataque da competição, mas não temos a pior defesa. Nosso saldo de gol é bastante satisfatório, mas o que importa é que estamos no topo da tabela! Nossa campanha começou com uma fantástica goleada em cima da Reggiana, por 7x2, grande performance de Kouda e Maldini, logo antes de eu decidir que eles ficariam no banco de reservas para sempre e aceitasse emprestá-los para outros clubes. Marcandalli também mostrou serviço e marcou dois gols, ambos de cabeça, um em jogada de escanteio, outro em cobrança de falta. Zagueiro artilheiro! A facilidade da primeira partida, não se repetiu contra a Cagliari, que soube nos segurar, mas no fim, Vanderborne de pênalti garantiu nosso avanço. Com o break de inverno, alguns reforços onde dois sao para o time titular e o restante para a Fazendinha. Carlos Eduardo - Jovem goleiro Brasileiro: Com olheiros observando times sub 20, pude ver que o goleiro brasileiro tem dupla nacionalidade portuguesa, e decidi contratar ele. Expectativa de ver o que e como ele vai evoluir. Não me custou muito, apenas $245 mil, portanto, não tenho muita expectativa de que seja um craque. Apenas confiando no meu olheiro. Max Bahr - Jovem goleiro Alemão: Também observado pelos meus olheiros de olho nas seleções de jovens das principais nações do futebol. Assim como Carlos Eduardo, não foi muito caro, mas seu valor de mercado já subiu consideravelmente desde a sua chegada. Johan Alabisi - Volante Gabonês: Nascido na Franca, o jovem optou em defender o Gabão estreando com apenas 18 anos na seleção. Bastante agressivo e com atributos ok, Alabisi vai ser preparado na Fazendinha para o futuro da Borgo. Minha duvida quanto a seu potencial foi sua opcao em jogar por Gabao ao inves da Franca. Luca Fantozzi - Armador Italiano: Como comeco a ter problemas com a falta de jogadores nacionais no elenco, estou indo atrás de um ou outro para compor a fazendinha, de forma que quando amadurecerem, eu ter alguns jogadores nacionais para completar o requisito mínimo. Fantozzi tem bons atributos, e acredito que possa ter uma chance no futuro. Hamlet Cuenu - Ponta versátil Colombiano: Cuenu ja eh um namoro antigo, De quando eu já planejava contratar Owusu. Na temporada passada tentei sua contratação, mas ele não tinha interesse em deixar a Colômbia. Este ano, e por um salário bem mais alto, Cuenu aceitou vir para Borgo. Vai ficar emprestado no Tolima ate o fim da temporada colombiana, e então o chega na Borgo. Como não tem passaporte europeu, vou ter que emprestar ele para algum clube espanhol pelas próximas duas temporadas. Me parece um jovem promissor. Nicolas Bocca - Atacante Argentino: Um promissor ponta de lança, com dupla nacionalidade italiana. Seus atributos são muito bons para um jovem, mas vou ficar de olho. Seu valor de mercado disparou após ser emprestado e começar a marcar gols pela Perugia na Série C. Desire Doue - Armador Francês: Insatisfeito com a reserva no Rennes, e com a promessa que seria um jogador de plantel na Borgo, Doue chega para adicionar profundidade ao elenco do Borgo. Vai atuar como o titular na posição de MAC, já que o jovem Timis não tem contribuído como esperava. Tommaso Baldanzi - Armador Italiano: Encostado na Roma, sem atuar com regularidade nas últimas temporadas, Baldanzi foi dispensado. Na onda de ter jogadores nacionais, optei por trazer Baldanzi para a Borgo e dar a ele a oportunidade de se firmar. Eh um jogador experiente e que pode atuar em mais de uma posição. Uma coisa que tenho notado ao buscar jovens, é que é bastante difícil contratar jogadores das principais ligas. Como jovens da França, Alemanha, Espanha. E de clubes maiores de países Sul Americanos. O que até faz sentido, pois a Borgo não tem uma reputação muito alta. Acabei fechando com jogadores de boa qualidade, mas de nações que não são as mais importantes. Enquanto os jovens que estou mais empolgado para contratar, especialmente de Brasil e Argentina, recusam as ofertas de contrato. Enquanto jovens da Alemanha, França, Espanha, Itália, custam montanhas de dinheiro e não justificam o custo. Um bom ponto, eh que como tenho focado minha atenção em ligas inferiores, e regiões como África, Escandinávia, Leste Europeu e países da américa do sul tirando Brasil e Argentina, muitos jogadores que aparecem como destaque, podem ser os melhores jovens da safra. Lekai, Owuso, Sys, Sa entre outros, não são de países que constantemente desenvolvem bons jogadores, então o tenho a esperança que estes são os melhores dessa safra. Especialmente porque todos já estão jogando pela seleção principal de seus países. Salvo Lekai, que tem apenas 18 anos. Por outro lado, muitos dos jogadores jovens que eram promissores, estão se mostrando não competentes para se destacar na Série A. Exemplos são Julien, Larroque, Biliboc, Kroll, Miguelito, entre muitos outros. Inclusive o Guerrero, que cheguei a usar constantemente, mas ele não deslancha. Eram jogadores promissores para uma Borgo na Série B, mas não suficientemente bons para o Borgo na Série A. A janela de inverno também marcou a saída de jogadores que vinham fazendo um papel importante. Dois por vacilos, e não renovei contratos a fim de aumentar a cláusula de valor mínimo. Assim perdi Andrey Santos para o West Ham e Rui Silva para o Chelsea. Respectivamente 16.5 e 26 milhões de euros. Martim Neto foi outra partida decepcionante, na janela de transferências anterior, havia pressão de clubes do oriente médio para ter suas chuteiras. Os quais eu recusei, pois não queria ficar sem ele. O que o deixou insatisfeito, disse a ele que se chegassem novas ofertas eu aceitaria vender ele. O que de fato aconteceu, e agora ele defende o Sporting, que pagou 12.25 milhões de euros por ele. 4 milhões a menos que as ofertas do oriente médio que recebi em Agosto. Por fim, movi jogadores como Alexandr Feoktistov, Emrah Sen, Jakub Baranek, Grgica Cublic, Zvonko Solomun e Lucas Palermo. A saída de Andrey Santos, Martim Neto e Rui Silva mexeram bastante com o time principal. Comecei a temporada com a base montada com Stankovic; Birindelli, Rui Silva, Marcandalli, Vasquez; Andrey Santos, Miretti; Owusu (D’Amore), Martim Neto, Marcelinho (D’Amore); Vanderborne. Patryk Peda tomou o lugar de Rui Silva. Para o lugar de Andrey Santos, um rodízio de Lekai e Todoric, e Doue recém contratado tomaria o lugar de Martim Neto. Fiquei feliz, mas o que já se era de esperar, um total desentrosamento do meio de campo! Demorou, até que eu encontrasse a melhor forma de atuar, e que os jovens Todoric e Lekai de fato começassem a produzir um futebol do mesmo nivel que Andrey e Martim Neto. O resultado pode ser observado na segunda metade da temporada! Voltamos em janeiro para a segunda metade da temporada e após um início inesperado e líderes da competição. Mas o que vimos, foi um Borgo sem ritmo, com o meio de campo não conseguindo conectar defesa com ataque. E os gols que saiam de forma fluida, passaram a se tornar raros. E muitos gols partiram de jogadas individuais do craque Vanderborne. Estamos sofrendo derrotas para clubes bem abaixo de nós na tabela. Mas a gota d'água foi 5 derrotas seguidas, para Roma, Milan, Juventus, Torino e Fiorentina. O time estava perdido, e a moral estava baixa! Não apenas isso, mas fiquei sem Stankovic, Vanderborne e Miretti por algumas rodadas devido a lesões. A derrota para a Fiorentina por 3x2 mostra o quanto frustrante estes meses têm sido! Apesar de liderar... permitimos a virada, e mais pontos foram perdidos! Conseguimos reverter as coisas com uma linda goleada em cima da Cremonese por 5x3, com direito a Hattrick de Vanderborne. Seguido de uma épica batalha de gols contra a Napoli, que vitória de 4x3! Notem o quanto a Napoli foi superior, mas nós soubemos aproveitar os momentos e contra ataques para selar a vitória. Com bons resultados em abril e maio, nossa campanha de primeiro caiu para 8 lugar na liga, voltou a zona para classificação continental. Vencemos a Lazio em mais uma empolgante partida de muitos gols, 5x4 onde tive que jogar com Vanderborne improvisado na ponta. A Inter Milão selou nossa posição final na temporada, garantindo a eles a quarta posição, e última vaga italiana para a Champions League. Ficamos com um sensacional quinto lugar, garantindo nossa ida para a Europa League. Uma campanha bastante boa, muito acima do esperado. Tivemos o segundo melhor ataque da competição, mas também tivemos junto com a Atalanta, a pior defesa dos 7 primeiros. Na Série A, com nossos resultados, tivemos alguns jogadores em destaque. Alessandro Marcandalli levou o prêmio de melhor zagueiro da temporada. Vik Vanderborn levou o prêmio de melhor atacante da temporada Vik Vanderborn também levou o prêmio de artilheiro, com 26 gols contra 22 gols do segundo lugar Ruben van Bommel da Fiorentina Marcelinho levou o prêmio de melhor jovem da temporada A temporada marcou o primeiro título de maior importância para a Borgo! A Copa Italiana! Que conquista suada e sensacional! Após vencer Reggiana e Cagliari na primeira metade da temporada, passamos por aperto para vencer Roma e Empoli fora de casa para garantir nossa participação na semifinal contra o Napoli. Na primeira partida, metemos um surpreendente 4x1 fora de casa. Destaque para Vanderborne que jogou muito! No jogo de volta, foi a vez de D’Amore brilhar e marcar dois gols na vitória de 3x0 em cima dos Napolitanos! Na final contra a Inter Milão, tivemos uma partida bastante equilibrada! A Inter sabendo que nossa estrategia eh de forcar o erro e partir em direção ao gol, jogou de certa forma menos ofensivo do que geralmente joga. Mesmo tendo feito um gol contra a nosso favor, a Inter não foi para o ataque para tentar reverter o jogo. Conseguiram o empate com uma jogada de bola parada. A partir dai, a partida tornou’se muito entediante, e raramente observamos boas jogadas de ataque. O segundo tempo melhorou um pouco, especialmente para a Borgo. Em escanteio, Marcandalli subiu mais alto e marcou mais um gol na temporada. Nessa hora eu apostei em colocar um terceiro zagueiro no lugar de um de meus pontas, e joguei defensivamente na base do chutão. O que deu certo e levantamos o caneco! Uma análise rápida pós temporada do elenco, me mostra um time jovem e forte! A media de idade é de apenas 23 anos com uma personalidade ALTAMENTE PROFISSIONAL. Com o andamento do save, e chegada de jogadores diferenciados, a qualidade técnica das estrelas de potencial caíram para muitos jogadores. Alguns como Caviglia e Maldini, antes na casa de 4 estrelas para a Borgo, caíram para 2.5 estrelas. Até Stankovic, que tinha interesse em manter no elenco por muitos anos, mas já estou considerando opções, pôs em comparação com os maiores times da Itália, o servio está bem abaixo tecnicamente. Na lateral direita, Birindelli foi quem mais atuou, e sua performance ficou abaixo de 7.0. Guerrero também Guerrero e Koletic fizeram rodízio na lateral direita, e confesso que não estou empolgado com esses jovens. Não estão evoluindo como eu esperava.Meus olheiros acreditam que são bons jogadores para nível de Série B. Guerrero tem clubes interessados em contratar, portanto deve sair. Koletic permanece por mais uma temporada para fazer rodízio. Na esquerda, conto com um excelente trio. Tshepo Mgwaba ganhou a posição de titular no decorrer da temporada. Vazquez ficou abaixo do esperado, mas é o atual vice capitão, e tem uma personalidade desejada, portanto pretendo ficar com ele no elenco para mentorear a piazada. Frank Vogels, aos 20 anos, manteve alta performance quando atuou. Merece uma temporada por empréstimo em um clube onde vai ser titular e evoluir bastante. Minha zaga central foi formada por Marcandalli e Rui Silva na primeira metade da temporada até o Chelsea vir a levar o portugues. Patryck Peda tomou a posição, mas em pouco tempo como titular se lesionou. O jovem Sem Nys assumiu o posto e jogou bem. Não à altura de Rui Silva, mas bem suficiente para ficar com o lugar de Peda. Para a próxima temporada, devo trazer para o time principal de vez Pape Sy, que fez uma ótima temporada emprestado na Udinese. Alem do colombiano Jhon Pardo. Vai ser uma disputa interessante para ver quem vai jogar mais ao lado de Marcandalli. Fato interessante, Marcandalli foi o vice-artilheiro da temporada com 12 gols! A frente de Owuso e Marcelinho, respectivamente com 9 e 8 gols na temporada. A saída de Andrey Santos e Martin Neto gerou certa bagunça no meio de campo, e levou tempo para que os jogadores que assumiram as posições se encaixassem com Fabio Miretti. Mas no fim, deu certo. A falta de experiência de Lekai e Todoric é visível, a classificação média de ambos foi baixa, mas eu acredito no potencial deles. Especialmente Todoric que vai assumir de vez a posição de Andrey Santos ao lado de Miretti. Lekai vai ser o reserva imediato para os dois. A Funcao de MAC foi desempenhada por Martim Neto no começo, Miretti atuou algumas vezes e depois Desire Doue tomou frente, alternado com Timis Mihai e o paraguaio Leguizamon. O paraguaio também atuou como volante em diversas partidas. A real eh que Doue deveria ser o dono da posição, mas o desejo dele é atuar como centro campista, e foi uma promessa feita para o contratar. Como não atuou nessa função, ele anunciou que não deseja permanecer na Borgo. E não fico com jogador que não queira jogar. Eu estou muito disposto a ver Mihai arrebentando, especialmente pq ele novamente aparece na lista NEXGEN. Vou arriscar ter nele o MAC que desejo, e vai alternar com Leguizamon e Baldanzi. Nas pontas, Marcelinho, Owusu e D’Amore fizeram um bom rodízio entre si. E também joguei algumas partidas com Mgwaba, Mehnert e Baldanzi nas pontas. O trio principal foi muito bem, e permanecem como meus principais jogadores para a função. Tenho jovens que merecem subir para o time principal e aos poucos mostrar serviço. Marcelinho em certo momento teve Real Madrid e PSG interessados na contratação, inclusive treinadores vieram observar o jovem. Porém, o interesse sumiu... será que Marcelinho não é tão bom assim? Enfim, jogou muita bola e foi um dos melhores do time na temporada. No ataque, Vik Vanderborne for sensacional, 31 gols em 41 partidas. Ainda não bateu o recorde de Bilal Toure de 38 gols na temporada, mas tem apenas 20 anos. Potencialmente é o melhor jogador do elenco, e diversos clubes gigantes demonstram interesse. Sendo o Man Utd apresentando proposta de 60 milhões para contratar agora no fim da temporada. Mas Vanderborne aceitou meu novo contrato que ofereci. Sua cláusula mínima agora está em 119 milhões, e quem chegar com isso leva. Vanderborne esta contente. No banco, Marco Nasti e Dag Mehnert. O italiano foi quem mais atuou, marcou 5 gols em 23 partidas. Bastante abaixo do que eu espero. Seu xG também é muito baixo para um atacante, e sinto que seu tempo na Borgo está acabando. Por outro lado, por ser um jogador nacional, eu vou manter ele no elenco. Já o noruegues Mehnert, aprontou o que tinha que aprontar, mostrou o que tinha para mostrar, mas definitivamente, não é um jogador nível time de topo de tabela de Série A. Como há interesse de clubes europeus em sua contratação, estou aberto a ofertas. O recém contratado Nicolas Bocca é um candidato ao time principal. Fez uma excelente campanha de 11 gols em 16 partidas pela Perugia na Série C. Mas o ideal seria uma temporada na Série B para ver se mantém o mesmo desempenho. Estou bem inclinado a trazer Solomon Badu, que chegou com Owusu algumas temporadas atrás, e ver como ele atua como reserva imediato de Vanderborn. ARTILHEIROS DA TEMPORADA Nome Posicao Gols Partidas xG Vik Vanderborne Atacante 31 36(5) 20.95 Alessandro Marcandalli Zagueiro 12 36(2) 6.07 Alex Owusu Ponta 9 22(5) 7.80 Marcelinho Ponta 8 25(7) 8.83 Serafino D’Amore Ponta 6 16(10) 7.61 MELHORES EM ASSISTÊNCIAS Nome Posicao Assten. Partidas OCG Fabio Miretti Regista 16 31(7) 20 Marcelinho Ponta 14 25(7) 21 Tshepo Mgwaba Lateral Esquerdo 10 26(6) 25 Samuele Birindelli Lateral Direito 7 28(6) 15 Serafino D’Amore Ponta 6 16(10) 15 CLASSIFICACAO MEDIA Nome Posicao Cls. Med Partidas Vik Vanderborne Atacante 7.26 36(5) Marcelinho Ponta 7.24 25(7) Fabio Miretti Regista 7.22 31(7) Alex Owusu Ponta 7.17 22(5) Alessandro Marcandalli Zagueiro 7.16 36(2) Com o fim da temporada, obviamente Vik Vanderborne levou o prêmio de melhor jogador do ano da Borgo. O XI melhores da temporada não teve muitas surpresas, apenas Rui Silva que ficou no banco, mas por conta de ter deixado o clube em Janeiro, e Nys acabou jogando mais. Na lista de jogadores NEXGEN, tivemos novamente três jogadores. Mozes Lekai, Marco Todoric e Timis Mihai. Estou bastante empolgado com Lekai, que com apenas 18 anos, tem tudo para fazer uma longa carreira na Borgo. Só preciso começar a ganhar títulos para essa piazada com potencial alto querer continuar na Borgo. Um fator determinante também, é dar a eles oportunidade de jogar. Se eles forem para um gigante como o Real Madrid, dificilmente terão a condição de titular ou de jogar frequentemente. Todric e Mihai devem ser titulares na próxima temporada. Mesmo com 19-20 anos, são bons suficientes e em comparação com os melhores da divisão nas posições similares, não estão muito atrás tecnicamente. XI MELHORES - NEXGEN Terminamos a temporada com um lucro de pouco menos de 5 milhões de euros. Nosso budget para transferências não está tão alto como eu gostaria. Mas com jogadores que pretendo vender, vou conseguir trazer jovens jogadores para reforçar a Borgo pelos próximos anos, e praticamente fechar o pipeline que venho tentando construir. Vale a pena lembrar também que estaremos de mudança para o segundo novo estádio do Borgo. Desta vez um estádio para 12 mil torcedores! A considerar que tivemos uma média de 16 mil torcedores nesta temporada que se passou, espero que esse novo estádio tenha capacidade de expansão. Lembrando que na temporada que passou jogamos nossas partidas de casa no Silvio Piola em Novara. Citar
GG. Postado 7 de Fevereiro Denunciar Postado 7 de Fevereiro Só foi eu falar que o time ia superar sua expectativa na temporada 28/29, que a coisa desandou. Mesmo assim, a colocação no meio da tabela (como você havia previsto!) foi muito boa para um estreante na Série A. E a Juventus devolveu a derrota da outra Coppa Italia. Teremos mais confrontos no futuro para essa rivalidade nascente. Quando vejo pessoas reclamando de dificuldade para contratar ao jogar em ligas do Top 5 europeu, eu sempre me pergunto se o FM mudou tanto nas últimas edições, mas aí vem você e mostra que as coisas seguem mais ou menos o mesmo padrão que aprendi nas primeiras edições do FM: contratar e vender é algo fundamental no FM. Você vem fazendo isso com maestria. Gostei dos uniformes kappa. O 3º é chamativo. Perguntar atrasado não vale, mas pensei que o título viria na temporada 29-30 para quebrar sua expectativa modesta, mas ei que o mid-season slump afetou a Borgosesia mais uma vez, mas o time vai para a Europa e isso é muito legal. Além disso temos a final contra o Blu-Neri (!). Que título bem-vindo! Leitura em dia Citar
Johann Duwe Postado 7 de Fevereiro Denunciar Postado 7 de Fevereiro Excelente temporada com a Borgo, o desempenho no segundo semestre caiu um pouco porém é aceitável pelas mudanças que ocorreram no 11 inicial. A sua expectativa pela Liga Europa é alta? Citar
Cadete213 Postado 8 de Fevereiro Denunciar Postado 8 de Fevereiro Fantástico, parabéns pela copa. Quando vi a primeira tabela, ainda acreditei que fosse possível lutar pelo título, mas a equipa teve uma quebra de forma que deitou essa luta a perder. Mas acabas numa posição em que só tens que te orgulhar. Citar
Seo Beraldo Postado 11 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 11 de Fevereiro Em 07/02/2025 em 12:57, GG. disse: Só foi eu falar que o time ia superar sua expectativa na temporada 28/29, que a coisa desandou. Mesmo assim, a colocação no meio da tabela (como você havia previsto!) foi muito boa para um estreante na Série A. E a Juventus devolveu a derrota da outra Coppa Italia. Teremos mais confrontos no futuro para essa rivalidade nascente. Quando vejo pessoas reclamando de dificuldade para contratar ao jogar em ligas do Top 5 europeu, eu sempre me pergunto se o FM mudou tanto nas últimas edições, mas aí vem você e mostra que as coisas seguem mais ou menos o mesmo padrão que aprendi nas primeiras edições do FM: contratar e vender é algo fundamental no FM. Você vem fazendo isso com maestria. Gostei dos uniformes kappa. O 3º é chamativo. Perguntar atrasado não vale, mas pensei que o título viria na temporada 29-30 para quebrar sua expectativa modesta, mas ei que o mid-season slump afetou a Borgosesia mais uma vez, mas o time vai para a Europa e isso é muito legal. Além disso temos a final contra o Blu-Neri (!). Que título bem-vindo! Leitura em dia Expand Welcome back bud! Faltou experiencia e entrosamento na segunda metade! Mas como disse, meio de tabela foi muito bem vindo para Borgo que alguns anos atras acabara de subir para a Serie C! Dos times 5 grandes da Serie A (Inter, Milan, Juve, Lazio, e Napoli), apenas o Milan ainda nao venceu a Serie A desde o inicio do save. Juve e Inter cada um levaram duas vezes, Napoli e Lazio levaram uma. E a Fiorentina levou na ultima temporada. Acabei ficando curioso e vi que o Milan nao conquistou nada ainda desde o inicio do save, e ja passou por tres managers diferentes. Cara, na minha opiniao o FM mudou para muito mais realista no ambiente de trasnferencias desde o FM23. Talvez FM22. Noto que um jogador em um time grande da america do sul, que esteja disputando titulos, nao vai ter muito interesse em jogar em um time de segunda divisao na europa. Especialmente se for em liga menores. Especialmente os jovens. Por outro lado... jogadores em ligas menores, mesmo em clubes maiores, geralmente tem interesse em jogar em outras ligas que tenha mais reputacao. Tambem noto que jogadores jovens, tem dado preferencia para atuar em clubes em acessao, onde vao ser titulares... ao inves de ser uma promessa nos grandes clubes. No meu save, no fim da temporada que passou, O Man Utd apresentou o valor minimo da clausula de Vanderborne. que foi aceito, porem ao mesmo tempo, eu ofereci a Vanderborne um novo contrato, onde ele passa a ser estrela, vai receber mais eh claro, e aumentei a clausula minima, que o agente ainda insistiu em manter. No fim, Vanderborne optou em ficar na Italia do que ir para o Man Utd. Porem tive que prometer que estaremos disputando a Champions League dentro de duas temporadas. Minha escola de transferencias vem do Giampaolo Pozzo, presidente da Udinese. Trazer jovens, desenvolver em casa, comecar a dar oportunidade para eles, e vender para ter lucro. Ser competitivo eh importante, manter o negocio eh mais. Eventualmente chega um momento que o caixa permite a trazer jogadores jovens mais caros, ou em outras palavras, mais promissores... entao eventualmente ser competitivo se torna mais "facil". Ir para europa vai ser monumental! Vai subir nossa reputacao, e trazer mais torcedores para a torcida crescente da Borgo! a Europa League de certa forma eh mais facil, e clubes em acensao tem boa oportunidade de conquistar um titulo continental! forca borgo! Em 07/02/2025 em 20:54, Johann Duwe disse: Excelente temporada com a Borgo, o desempenho no segundo semestre caiu um pouco porém é aceitável pelas mudanças que ocorreram no 11 inicial. A sua expectativa pela Liga Europa é alta? Expand Sim, houve o slump, mas a posical final ja foi excelente para quem era cotado a rebaixamento direto! O time agora ta bem forte, e nao vejo grandes mudancas na proxima temporada. com a Europa League, eh sempre uma expectativa mista! pois eh uma forma mais "facil" de conquistar um titulo continental, que catapulta a reputacao do time. A Borgo ainda tem uma reputacao baixa, e ainda me vejo muitas vezes nao conseguindo contratar jogadores promissores de Brasil e Argentina por conta disso. Em 08/02/2025 em 12:12, Cadete213 disse: Fantástico, parabéns pela copa. Quando vi a primeira tabela, ainda acreditei que fosse possível lutar pelo título, mas a equipa teve uma quebra de forma que deitou essa luta a perder. Mas acabas numa posição em que só tens que te orgulhar. Expand Valeu! Eh, por um momento eu achei que iria conquistar a Serie A, ou ao menos ficar entre os 4 primeiros. Mas nao deu! vamos focar na proxima temporada e ir atras de uma boa campanha na Europa League. Citar
Seo Beraldo Postado 11 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 11 de Fevereiro PRE-TEMPORADA 30-31: OitavaTemporada do Save Saidas Movimentações interessantíssimas aconteceram para a Borgo na temporada. Especialmente na reta final da janela de transferências. Um total de 45 jogadores deixam a Borga nesta janela, porém grande maioria foram empréstimos! De qualquer forma as vendas de destaque ficam por conta de: Ruben Agirre - 25.5 Milhões para o Barcelona! Melhor transação do jogo, e um jogador que estava meio que passou as últimas temporadas emprestadas no seu clube original. Paguei 200 mil, nunca atuou, e me trouxe um caminhão de dinheiro. Honestamente, não esperava que ele fosse tão bom assim! Adicionei ele em meus bookmarks para acompanhar a carreira. 16.75 a vista e o restante financiado. Solomon Badu - 23M milhões para o Newcastle. Chegou em 2028 junto com Owusu por 160 mil. Nunca fez uma partida oficial pelo Borgo. Mas passou as últimas temporadas atuando emprestado para Cosenza e Reggiana na Série B. Tem sido convocado para a Seleção Principal de Gana, mas ainda não estreou. 15.75 milhões à vista e o resto financiado. Desire Doue - 16.25 milhões ao Bordeaux. Ficou de mimimi por não ter jogado na posição que queria de MC, não dou espaço para jogador mimizento. Fez apenas uma temporada e não vai deixar muitas memórias para o torcedor esquecer. Jesus Vazquez - 16.25 milhões para o Levante. Nosso vice capitão. Importante jogador, mas com Mgawaba comendo a bola, não havia espaço para Vazquez ser titular. Como ele não gostou de esquentar o banco, a boa proposta do Levante me fez rapidamente aceitar. Filip Stankovic - 9.75 milhões para a Genoa. Insatisfeito com suas luvas, e observando que ele é tecnicamente bastante inferior a que todos goleiros dos 5 candidatos ao topo da tabela Italiana, decidi que iria arriscar um novo jogador. A venda foi boa e lucrativa. German Guerrero - 3.7 milhões para o Velez. Um bom lateral, mas não para um time querendo disputar título na Série A. Seria um bom reserva, mas resolvi vendê-lo. Seu valor de mercado não estava explodindo, o que me leva a crer que não tinha um potencial muito alto de qualquer forma. Destaco que diversos jogadores da fazendinha foram vendidos, valores não muito grande, porém a grande maioria deles foram contratados pela lei bosman ou sem contrato. Alguns nomes conhecidos que deixam o clube sao: Gerard Larroque, Pawel Chojnacki, Stephane Julien, Joao Teixeira, Hugo Maertens, Miguelito, Stefan Kroll, Peet Masskant, CYril CIsse, Killien Verlaat, Ander Saenz, Valdo e Zé Fernando. Dei uma bela enxugada no Sub-20, pois andei trabalhando duro atrás de novos jogadores para formar um bom time Sub-20, minha ambição é conquistar o Torneio Sub-20 Italiano, onde já conseguimos um segundo lugar, mas não o título. Entradas Quanto aos jogadores que chegam a Borgo, um total de 20. Grande parte para recompor o Sub onde muitos jogadores foram vendidos. Mas vamos começar pelos jogadores que chegam para o time principal. Dennis Hassan - Goleiro da base do Espanyol, com 22 anos, tem excelentes atributos, e muitos anos para desenvolver ainda mais. Custou caro, 7.5 milhões, mas acredito que ele tenha potencial para ser o goleiro que preciso. Em comparação com Bart Verbruggen, eleito o melhor goleiro da Copa de 2023, Hassan não está muito distante. Stefano Turati - Bom goleiro reserva para Hassan. Como acabei enviando vendendo Miguelito e Stankovic, e havia emprestado Bertini e Carlos Eduardo. Me restava Max Bahr, o qual optei em deixar como titular no Sub 20 e trazer qualquer goleiro entre 25 e 35 anos com um contrato curto. Dei sorte de achar um bom goleiro para atuar como reserva sem contrato. Como não o achei tao mal, contrato de 3 anos. Scott McKellar - Lateral direito escoces que promete resolver para sempre minha lateral. Assinou com uma cláusula de venda mínima de 150 milhões, McKellar aos 21 anos tem atributos mentais de um veterano! Foi um dos principais motivos que decidi vender Guerrero e não dar chance a ele se desenvolver mais. Lei Bostman Matteo Fossi - Lateral esquerdo italiano, para rodízio de plantel. Com a venda de Vazquez e o empréstimo de Vogel, fiquei sem um reserva para a esquerda. Resolvi apostar em Fossi, que vem fazendo uma boa campanha, e foi um dos destaques do torneio Sub 20 algumas temporadas atrás. Tem bons atributos e vai ser um bom coadjuvante. Savio - Versátil extremo brasileiro, com alta reputação, e atualmente o salário mais caro da Borgo! Chega ao time para ser uma referência e vender camisas! Vai deixar Marcelinho no banco e promete ser um jogador que faça os adversários respeitarem a Borgo um pouco mais. Atualmente é dono da posição na seleção brasileira. Marco Cecchini - Com as inesperadas vendas de Badu e Agirre, fiquei cheio de dinheiro no cofre. E resolvi atirar para cima de Marco Cecchini. Jogador que já está na minha lista preferencial há alguns anos quando apareceu na base do Club Brugge. A princípio seus atributos não chamam muita atenção, mas se observar os atributos chaves para criação! Sua visão e trabalho em equipe em 19! Bah! O que me incomoda eh que sua determinação é baixa, e sua personalidade é de acomodado! Moacir - O próximo Edmundo? - O jovem atacante Brasileiro é prata da casa do Flu, se transferiu para o Santos, que o dispensou. Chegou ao meu conhecimento através de seu agente que entrou em contato. Quando vi que Moacir eh o proximo edmundo, não pensei duas vezes, ofereci contrato. Gosto do que vejo em seus atributos, uma máquina de fazer gols! FAZENDINHA Jesus Alzamora - MAC Peruano, tem bons atributos mentais, visão técnica e passe que me atraem. Me custou 500 mil euros. Já está avaliado entre 8 e 13 milhões. Já fico feliz! Vai passar os próximos dois anos na Espanha atrás da cidadania espanhola. Santiago Martínez - Através da Lei Bosman, o uruguaio veio do River de Montevideo. Tem um mix de atributos bons para sua idade. Mas uma personalidade acomodada. Tem cidadania espanhola, e vai passar a próxima temporada no afiliado Cerignola, na Série B Italiana. Mattia Milano - Ponta esquerda / atacante italiano. Bom no jogo aéreo e com bons atributos para ser um matador. Bastante determinado, vejo Milano como uma aposta para o futuro. Veio através da Lei Bosman do Bologna, e vai ser um jogador utilizado no Borga Sub 20. Matteo Paoletti - jovem atacante italiano, da base da Napoli. Paoletti estava insatisfeito no Napoli e optou pela minha proposta de contrato a renovar com a Napoli. Paoletti foi o artilheiro do Torneio Sub 20 italiano. Um bom matador que mostra potencial. Sandile Khumalo - Quando navegava pelas partidas de seleções de meus jogadores, Mgwapa jogou pela África do Sul, que venceu um amistoso por um absurdo de gols, tipo 13-15 gols marcados. Neste amistoso, Khumalo havia feito 8 assistências. Adicionei ele na minha lista preferencial e quando seu contrato expirou, fui lá atrás dele! Tem bons atributos, mas baixo trabalho de equipe, passe e finalização. Por outro lado, ótimos atributos para um extremo. Vicente Maturana - o jovem chileno tem bons mentais para sua idade, e é bom em desarmes. Sua marcação é baixa para um volante ao meu ver. Mas sua agressividade e determinação e trabalho em equipe são muito bons. Vamos ver onde ele vai chegar. Me custou 2.4 milhões e foi indicação de olheiros observando competições internacionais. Davide Kalvoda - O Checo de 19 anos já defendeu sua seleção principal. Tem ótima técnica, drible e imprevisibilidade. Podia ser mais veloz, mas vejo nele um bom extremo para desenvolver em um talentoso jogador que atue pelo flanco esquerdo. Paguei 6.5 milhões após meu diretor de Futebol dizer que Kalvoda tem de tudo para ser um jogador de ponta da Série A. Kale Zalac - Croata de apenas 16 anos, custou 525 mil euros. Ainda muito jovem para dizer que vai longe. Seus atributos mentais são interessantes, especialmente impulsão e aptidão física. Vou ficar de olho em seu desenvolvimento. Oscar Reina - Reina foi contratado como uma grande promessa. Seus atributos já são muito bons, e ao contrário de Owusu e Marcelinho, ele é muito bom em finalizações. Reina custou apenas 1.4 milhões, e foi emprestado de volta para o Independiente de Medellin. Considero que Reina vai naturalmente tomar o lugar de Owusu ou Marcelinho ou D’Amore. Reina chega no fim do ano, e se tiver espaço para estrangeiro, deve jogar com certa frequência. Mauro Avelino - Jovem volante, com atributos sensacionais! Custou 450 mil euros e foi um dos destaques da Segunda Divisão Sub 20 Italiana pela Bari. Veio para compor o elenco da Borgo Sub 20. Bruno Turi e Manuel Ramani - Ambos jogadores da Macedônia, ambos jovens zagueiros, e também ambos chegaram a Borgo na lei Bosman. A Macedônia não é um país que geralmente cria jogadores fora de série, porém, tão logo Turi chegou, seu valor de mercado explodiu. Vou ficar de olho. Ambos foram contratados para compor elenco da Borgo Sub 20. Mariano Pompei - Zagueiro Argentino, tem bons atributos e parece ser uma promessa. Ele desejou fazer parte da equipe, mas acabou aceitando minha negociação para ser um jovem promissor, e para a próxima temporada fazer parte da equipe principal. Aos 19 anos ja eh bastante profissional. Pompei me custou 3.5 milhões de euros, e o Boca Juniors ainda me fez incluir cláusula para 40% do lucro da próxima venda. Com a base da temporada passada ainda no clube, a adição de Hassan, McKellar e Sávio, vão adicionar a profundidade que desejava no meu elenco. Além disso, Todoric, Owusu, Timis e Mgwaba estão todos mais maduros nesta temporada, o que promete fazer bastante diferença. Timis ainda é o mais jovem e talvez não performer enquanto espero. O que de fato observei nos amistosos de pré temporada. Vamos começar a temporada com a seguinte escalação: Hassan; McKellar, Marcandalli, Peda, Mgwaba; Todoric, Miretti; Owuso (D’Amore), Timis, Savio; e Vanderborne. O que pode eventualmente acontecer, é Sávio jogar fora da ponta, como MAC, e Marcelinho D’Amore tomar conta da ponta esquerda. Isso se Timis não der conta do importante papel que desejo para ele nesta temporada. A Borgo Sub-20 também está bastante interessante, e os amistosos que acompanhei deles mostram que estão jogando um futebol muito similar ao time principal. Minha estratégia com o Sub 20 começa a tomar forma agora. Já que obviamente estamos conseguindo contratar melhores jovens do que anteriormente. Gosto de manter cerca de 15-18 jogadores entre 16 e 20 anos no sub 20, para disputar o torneio sub 20. Conforme eles passam dos 20 anos, ou sobem para o time principal, ou começam a ser emprestados para terem chances de jogar partidas competitivas. Alguns jovens como Bertini, Zé Lozano, Alex Hendriksen, Marcel Beya, Enzo Pieroni e Florian Flink são velhos demais para o sub-20, mas ainda não bons o suficiente para o time principal. Gosto de manter eles jogando em divisões inferiores para que eles possam desenvolver suas habilidades. Vamos às comparações! Fundamental para minha análise de pré-temporada! Goleiros Hassan e Turati no time principal, e o jovem Bahr no sub-20 são os goleiros disponíveis para a Borgo nesta temporada. Hassan ainda tem tempo para mostrar seu potencial a Turati eh um bom reserva, que eventualmente pode vir a jogar com certa frequência para manter a condição física. Com Stankovic, éramos fortes no aéreo, com Hassan e Turati, perdemos isso, mas somos o melhor clube em reflexos e 1x1. Vale também falar que estamos acima da média em importantes atributos como jogo de mãos e comando da área. Como não uso o goleiro líbero, pontapé não é tão importante, prefiro lançamentos, o que estamos acima da média. Agilidade é algo que está faltando! Zaga A zaga sempre foi um eterno problema para a Borgo. Nesta temporada, estamos acima da média em todos os atributos defensivos. E com um plantel ainda jovem, vejo que podemos melhorar ainda mais no futuro próximo. Marcandalli fara parceria com Peda, ateh o Polaco gerar interesse de clubes. Pape Sy, Jhon Pardo e Sem Nys estão sedentos por oportunidade ao lado do xerife Marcandalli. Nas laterais, estou seguro que McKellar e Mgwaba farão uma excelente temporada. O rodízio nas laterais será por conta do até então o competente Birindelli na lateral direita com 31 anos e o recém contratado Fossi já que Vogels foi emprestado. Man Utd, Man City e Arsenal são os três interessados em Mgwaba mas não fizeram ofertas. Com o Sul Africano valendo mais de 60 milhões de euros, dificilmente eu vou recusar uma oferta por ele. Meio de Campo Meu meio de campo destaca-se por conta da técnica, visão e habilidade em decidir. O trabalho em equipe podia ser melhor, assim como o passe. O trio central será composto por Todoric com função defensiva, Miretti o regista e Mihai como MAC em atacar. Mihai é jovem, um dos 50 melhores jovens do mundo segundo a NXGN. Seus atributos são realmente bons, mas ele é um tanto inconsistente. Baldanzi e até mesmo Sávio podem roubar a posição de Timis. O paraguaio Leguizamon pode também aparecer nesta função, pois tem se mostrado mais como um armador ofensivo, do que um regista/construtor recuado. Por fim, o jovem Aleksandar Rankovic deve jogar algumas partidas para mostrar serviço. Na função de Todoric, médio defensivo, vou usar Wilber Mejia, o equatoriano que passou as últimas duas temporadas na Espanha. E o reserva imediato de Miretti vai ser Todoric, que se for o caso, Mozes Lekai assume o post de médio defensivo enquanto Miretti se recupera. Leguizamon também pode atuar nessa função. Mas o jogador para o rodízio vai ser o jovem Lekai. Ataque Nosso ataque é bastante acima da média. Com destaque óbvio para Vik Vanderborne. Podiamos ser melhores no cabeceio, mas como opto em cruzamentos rasteiros, não vejo tanta importância. Mas falta um pouco de sem bola para aproveitar mais destes cruzamentos e evitar a quantidade absurda de impedimentos que observo em nosso ataque. Vik Vanderborne eh nossa sensação no ataque, e espero que consiga manter ele no elenco por muitos anos. Vai depender do Borgo estar na briga por títulos, pois o atacante já disse que precisa estar disputando titulos para ficar no clube. Para sua reserva imediata pretendo dar a Paoletti e Ovono a oportunidade de mostrar serviço. Ovono já está no clube desde 2025-2026. Nas últimas três temporadas foi emprestado para times da Serie C, e até jogou bem, tem 32 gols em 109 partidas oficiais em sua carreira. Marco Nasti ainda está no clube, mas o atacante não tem faro de gol e pronto. Está listado e vai ser vendido para quem oferecer mais do que 2 milhões. Perdi a paciência com ele. Na temporada passada o rodízio nas pontas foi muito interessante, pois havia Marcelinho, D’Amore e Owusu rodando constantemente. Nesta temporada, os três permanecem no elenco, mas contam com Sávio, Khumalo e Kalvoda. Moacir também pode ser usado na ponta. Savio chega para ser titular, e o rodízio vai ser na direita com D’Amore e Owusu. Marcelinho vai ter que se contentar em ser reserva de Sávio, porém acredito que vai ter boas oportunidades para jogar. Kalvoda e Khumalo vão ter suas oportunidades a partir do banco de reserva ou para aliviar o cansaço dos demais jogadores. Marcelinho e D’Amore são preteridos, e talvez eu aceite propostas. D’Amore tem Barcelona, Real Madrid e Man City interessado em seu passe. Marcelinho tem cerca de 5-7 clubes do Oriente Médio interessados em seu passe. Como o diretor de futebol diz que Marcelinho já está jogando em seu potencial, com apenas 22 anos e apenas 3 estrelas de potencial, estou aberto para aceitar propostas de qualquer clube. Khumalo e Kalvoda tem qualidade suficiente para suprir a saída do brasileiro. Por fim, o novo Edmundo, Moacir Silva dos Santos, está atualmente suspenso, e não pode jogar. Com a venda de Badu, pode inscrevelo como não comunitário, então o assim que passar sua suspensão, vai ter seus minutos de jogo aos poucos. A chegada de Moacir, meio que me deixa com vontade de colocar Owusu disponível no mercado da bola. Como a função de Owusu na ponta é de cortar e partir para dentro, o que Moacir também faria, não ser bom em cruzamentos não faz muita diferença. O que me deixa com pé atrás, é que ao fim desta temporada, Owusu vai ser um jogador treinado na Borgo, algo importante para torneios continentais. Ahhh EH EDMUNDOOOOOOOOO!!!! IIIIHHHHHH EH MOACIIIIII Equipe De forma geral, a Borgo é um time um pouco mais baixo em estatura do que a média da Serie A. a Média de idade é a mais baixa da competição, e estamos ligeiramente acima média em internacionalizações de jovens. Destaco também que nossa folha de salários é uma das mais baixas da divisão. Na comparação de atributos físicos, estamos acima da média da divisão em grande parte dos atributos. Acredito que aptidão física e força, tem a ver com tantos jogadores do time serem muitos jovens e ainda não desenvolveram estes atributos em comparação a média de idade dos demais clubes. Mentalmente também estamos praticamente acima de todos atributos. Mas olha só que interessante, eu foquei tanto em DITA (Determinação, Trabalho em Equipe, Índice de trabalho e Agressividade), e são atributos mentais que nosso time não está se destacando. Mas novamente, imagino que seja por conta da idade dos jogadores e seus atributos não terem potencializado ainda. Nos atributos técnicos, estamos bem na divisão. Especialmente em técnica e finta. Dois atributos que tenho aos poucos dando atenção nos treinamentos individuais, querendo que meus jogadores de flanco, laterais e pontas, melhorem estes aspectos do jogo. GERAL - TODOS JOGADORES - FÍSICOS - MENTAIS - TÉCNICOS - SALÁRIOS SERIE A Fizemos uma longa pré temporada, diversos amistosos, mas gostei do que vi e pude experimentar bastante. Um total de 9 partidas foram disputadas, e tivemos goleadas memoráveis. Obviamente contra times mais fracos. Mas o objetivo era observar a movimentação dos jogadores e gerar entrosamento. Destaco, obviamente, a vitória por 11x0 em cima do Dijon. Deu para ver bem como a equipe vai jogar! Tive a oportunidade de ver Daniel Maldini jogando pela Borgo novamente. E logo de cara no primeiro amistoso que coloquei ele para jogar, ele me fez um Hat Trick! Estou sentindo que esse time tá muito forte e as movimentações da zaga para meio de campo, meio de campo para o ataque está bastante fluido e bonito de se ver! Com a participação na Europa League, a expectativa da diretoria é que a Borga seja competitiva. Para ser bem sincero, e visto os bons resultados contra equipes grandes da Itália, acredito que não vamos ter problema para passar para uma quarta de final, e quem sabe uma semi final. Na atual temporada, o maior time na Europa League é o Man Utd e Atlético de Madrid. São os fortes candidatos ao título. Valencia, Sevilha, Ajax, Galatasaray e Hoffenheim são outros que destaco aqui. Acredito que não vou ter problema com as expectativas da diretoria, e acredito que vou conseguir acima do esperado. Minha expectativa é terminar a Série A entre os 3 primeiros. E vejo que temos potencial para tal! Já a mídia não acredita na Borgo. Nos tem para terminar a temporada em 9 lugar. Vamos ver! Vou com tudo! O maior destaque financeiro, foi o anúncio que nosso novo, novo estádio, para 12 mil torcedores, está com entrega atrasada, agora ao inves de junho 2030, está previsto para setembro de 2030. Aguardemos! Enquanto isso, continuamos a jogar no Silvio Piola. Com o início da pré temporada, o departamento de marketing apresentou o kit novo para a temporada. Junto com a Kappa, que apostou em uma camisa preta como terceira opção. Destaque também para o escudo que não está mais estampado na camisa, mas sim uma águia. A camisa preta lançada com alguns teasers, já tem mais pré- vendas do que a tradicional camisa grená. Citar
Cadete213 Postado 13 de Fevereiro Denunciar Postado 13 de Fevereiro Foram equipas acessíveis, mas não deixa de ser uma pré-época extremamente positiva. 9º lugar será pouco para a ambição do Borgosesia. Citar
GG. Postado 13 de Fevereiro Denunciar Postado 13 de Fevereiro Gostei dos dois primeiros uniformes. O branco em especial. A Borgosesia vai lutar pelo título na temporada. Anote! Citar
Nismo Postado 13 de Fevereiro Denunciar Postado 13 de Fevereiro Que belo trabalho com a Borgo. Já colocou a Inter na roda com o título da Coppa, e o futuro é brilhante. Vejo esse scudetto saindo em mais duas ou três temporadas Citar
#Vini Postado 15 de Fevereiro Denunciar Postado 15 de Fevereiro O trabalho de prospecção tem sido primoroso. Aproveitei a leitura do save para resgatar alguns conceitos que quero usar quando jogar FM novamente. E a Borgo tem rendido acima das expectativas nas últimas temporadas. Agora quem sabe é a temporada do Scudetto. Citar
Fernandinhobol Postado 17 de Fevereiro Denunciar Postado 17 de Fevereiro Na temporada anterior, teve um zagueiro artilheiro, um jovem atacante belga em ascensão, mas muita rotatividade no meio campo e um espaço entre defesa e ataque que acabou incomodando o treinador. Acha que agora com mais coesão entre eles, e essa pré-temporada favorável, as coisas serão diferentes? Também é interessante ter liderado por tanto tempo e terminado fora da Champions, que pode ser um pouco frustrante, mas é compreensível e talvez a Borgo tenha mais chances na Europa League para a temporada que vem aí, visto que já conseguiu sua primeira copa. O dinheiro feito com a fazendinha vai se mostrando cada vez mais importante, contratou o Savinho que traz mais qualidade que o Marcelinho, e mais um novo estádio vem aí. G4 agora me parece uma realidade possível. Sou suspeito pra falar mas pra mim o 3º uniforme preto ficou bem melhor que o verde da temporada anterior rsrs (mas por não ter combinado o tom e as listras com o grená mesmo, na minha visão). Leitura em dia, e boa sorte na sequência! Citar
Seo Beraldo Postado 19 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 19 de Fevereiro Em 13/02/2025 em 11:09, Cadete213 disse: Foram equipas acessíveis, mas não deixa de ser uma pré-época extremamente positiva. 9º lugar será pouco para a ambição do Borgosesia. Expand 9 lugar foi um bom comeco! Mas queremos mais!!!! Em 13/02/2025 em 13:35, GG. disse: Gostei dos dois primeiros uniformes. O branco em especial. A Borgosesia vai lutar pelo título na temporada. Anote! Expand Sempre me divirto fazendo uniformes! rsrs eh algo que nao sai de mim. Se for ter historia... tem que ter kits! Em 13/02/2025 em 13:48, Nismo disse: Que belo trabalho com a Borgo. Já colocou a Inter na roda com o título da Coppa, e o futuro é brilhante. Vejo esse scudetto saindo em mais duas ou três temporadas Expand Valeu! O futuro esta tracado! os frutos amadurecendo! e aos poucos estamos colhendo o sucesso! Em 15/02/2025 em 16:26, #Vini disse: O trabalho de prospecção tem sido primoroso. Aproveitei a leitura do save para resgatar alguns conceitos que quero usar quando jogar FM novamente. E a Borgo tem rendido acima das expectativas nas últimas temporadas. Agora quem sabe é a temporada do Scudetto. Expand Depois em coloca um tag para eu ver os conceitos que estiver usando no FM! fiquei curioso! Em 17/02/2025 em 13:11, Fernandinhobol disse: Na temporada anterior, teve um zagueiro artilheiro, um jovem atacante belga em ascensão, mas muita rotatividade no meio campo e um espaço entre defesa e ataque que acabou incomodando o treinador. Acha que agora com mais coesão entre eles, e essa pré-temporada favorável, as coisas serão diferentes? Também é interessante ter liderado por tanto tempo e terminado fora da Champions, que pode ser um pouco frustrante, mas é compreensível e talvez a Borgo tenha mais chances na Europa League para a temporada que vem aí, visto que já conseguiu sua primeira copa. O dinheiro feito com a fazendinha vai se mostrando cada vez mais importante, contratou o Savinho que traz mais qualidade que o Marcelinho, e mais um novo estádio vem aí. G4 agora me parece uma realidade possível. Sou suspeito pra falar mas pra mim o 3º uniforme preto ficou bem melhor que o verde da temporada anterior rsrs (mas por não ter combinado o tom e as listras com o grená mesmo, na minha visão). Leitura em dia, e boa sorte na sequência! Expand O zagueiro artilheiro foi bom mesmo! e a rotatividade acredite ou nao, eh algo que considero um ponto bem forte, espcialmente em partidas que esta meio devagar. No segundo tempo, quando mando pernas frescas para campo, geralmente querem mostrar servico! Tenho usado objetivos em especial com jogadores reservas! Sempre a fim de traszer um pouco de competitividade! Eu sempre gosto de uniformes pretos! acho que sempre da um tchan a mais em um jogo de home e away, um terceiro preto eh show! Citar
Seo Beraldo Postado 19 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 19 de Fevereiro TEMPORADA 2030-2031: Oitava Temporada do Save A temporada começou com goleada em cima da Roma por 5x0, com o jovem Ovono entrando no segundo tempo e marcando seu primeiro gol com a camisa do Borgo. Sofremos uma derrota para o Milan, mas na sequência duas goleadas, 7x0 em cima da atual campeã Lazio e uma bela goleada de 4x0 em cima do Torino fora de casa. Mas no encontro com a Juventus, uma derrota por 1x0. Repetimos o placar da derrota contra o Napoli, somando agora 3 derrotas. Mas seguimos jogando bem, garantindo pontos e marcando bastante gols. Repetimos mais uma partida com 7 gols marcados, contra a Udinese, em uma grande noite para Baldanzi. Na rodada seguinte, uma inesperada derrota para a Bologna. Em dezembro, tivemos mais duas derrotas. Sofremos uma goleada por 5x2 contra a Inter Milão, e uma magra derrota contra a Cremonese. Diferente da última temporada, tivemos um começo estilo montanha russa. Com altos e baixo, sendo o que o mais baixo que chegamos foi a 7a colocação. Estamos consistentemente nos mantendo entre 5 e 3 colocados. A Napoli, como mostra o gráfico, tem sido a líder consistente da temporada. Ainda não disparou, mas está se mantendo firme na liderança. A briga esta sendo intensa entre Milan, Juve e Borgo, e promete continuar na segunda metade da temporada. Estamos em terceiro lugar, com o melhor ataque da competição, e desta vez, nossa defesa não é tão ruim, e não estamos sofrendo gols em exagero. Podemos melhorar, certeza, mas estou bastante contente com nossa defesa. Com a conquista da Coppa Itália na temporada passada, temos passe livre direto para a terceira fase, a ser jogada apenas na segunda metade da temporada. Enfrentaremos o Hellas Verona. Nossa jornada na Europa League começou com um calendário que nos colocaria de frente contra Rosenborg, Hoffenheim, FC Kobenhavn, Club Brugge, Bordeaux, Malmo, PSV e Valencia para a fase de liga. Decidi que mandaria sempre um time principal que estivesse fresco e com preparação física adequada. Deixando as partidas da Série A que fossem ser antes como não importantes, mandando um time de reservas. Não tivemos problema algum em nenhuma das partidas da fase da liga. Vencemos com certa tranquilidade todas as partidas. Destaque para a partida contra o Bordeaux, onde tivemos uma enorme posse de bola e 32 chutes a gol. Mas infelizmente a pontaria estava ruim, e apenas 12 gols foram à baliza. Nos resta ainda duas partidas pela fase da Liga, onde vamos enfrentar o PSV e o Valencia. Os oponentes mais difíceis desta primeira rodada de partidas. Com os resultados até agora, já garantimos nossa classificação para a próxima fase sem precisar passar por playoffs. O que dá uma certa aliviada no calendário. Janeiro marcou a Borgo por movimentações interessantes no mercado da bola! Foi um janeiro gordo com a venda de um jovem estrela para o Man Utd, e com isso, acabei arrancando um band aid e comecei a trazer jovens que me custaram mais do que eu gostaria de pagar. Mas acho que valeu a pena! Saidas: Moacir: Emprestado a Cremonese - Não iria ter muitas oportunidades, e na Cremonese vai jogar todas partidas possíveis. Siaka Bamba - Emprestado a Reggiana Wilmer Mejia - Voltou para o Equador por 1.2 milhões. Constante faltando aos treinos, não tem o menor profissionalismo. Stephane Ovono - O Paris FC, recentemente subiu para a Ligue 1, aposta em Ovono como solução para gols. 4.2 milhões de euros, um ótimo negócio para a Borgo, e vou acompanhar seu desenvolvimento, pois é um dos jogadores do começo do save que trouxe para Borgo na expectativa de um bom talento. Patryk Peda - Vendi por 0, apenas para me livrar de um jogador insatisfeito com a reserva. Voltou para a Polônia para defender o Rakow. Tshepo Mgwaba - O Man Utd desde o início de janeiro veio atrás do meu lateral esquerdo Sul Africano. Primeiro com uma oferta de 50 milhões. A qual eu tentei negociar para o 60 milhões e manter ele na Borgo por empréstimo até o fim da temporada. O Man Utd recusou. No último dia de transferências, os ingleses vieram com o valor da cláusula de rescisão, 72 milhões de euros. Portanto, não teremos mais Mgwaba! Entradas: Grande parte dos jogadores que chegam em janeiro chegam apenas para preencher o Sub 20. E praticamente todas as transações foram feitas no último dia quando a venda de Mgwaba foi confirmada. Entrei na minha lista preferencial e praticamente fui atrás de muitos dos jogadores que já estava sondando. De todos, apenas dois devem vir para o primeiro time, sendo que um já vai sair por empréstimo por não ter vaga para não-comunitários. Felipe Augusto - 16.25 milhões para o puto maravilha do Vasco da Gama. O meio campista encheu meus olhos desde que eu tentei sua contratação anos atrás quando fez 18 e seu contrato estava por expirar. Agora aos 22, tive que pagar o valor de rescisão para clubes estrangeiros, oferecer um baita salário, mas estou realizado. Como não posso inscrever mais jogadores estrangeiros para a temporada, listei para empréstimo, onde ele vai defender a Roma até o fim desta temporada. Federico Vera - 5.25 milhões junto ao Boca Juniors para o bom lateral esquerdo. O que me facilitou muito a decisão de vender Mgwaba, foi saber que tenho em Vera um bom lateral esquerdo. Além disso, chamei de volta Frank Vogels para assumir o comando da lateral esquerda. Mas a briga entre os dois vai ser boa. João Pedro - Matador brasileiro. Talvez a pior contratação do save até agora. Quando perdi Durval para o Milan. E com vontade de gastar dinheiro, abri minha lista preferencial, e sondei apenas jogadores do Brasil, Itália e Argentina. Filtrar por reputação. Tive um treco quando vi João Pedro livre, sem contrato! Foi a pior contratação, pois não me atentei ao fato de que não poderia inscrever ele por conta de já ter estourado a quantidade de estrangeiros chegando no início da temporada. João não apenas tem o mais alto salário, como fez com que Sávio e Vanderborne terem aumento também por conta da cláusula de equiparação de salário mais alto. João Pedro vai ficar sem poder jogar ate a próxima temporada, enquanto pago o altíssimo salário dele. O atacante brasileiro começou sua carreira no Vasco, transferiu-se para o Palmeiras, onde fez uma bela carreira como jovem. Imagino que pediu salário mais alto que o teto do Palmeiras, e estava livre. Algo me diz que na próxima temporada vou ter que me adaptar para jogar com 2 atacantes ao invés de um homem solitário. Fazendinha Joao Esteves - 2 Milhões euros da Casa Pia - Centro campista portugues polivalente. Um a ser moldado mas seus atributos são interessantes. Joakim Sjoberg - 1.6 milhões de euros do BK Hacken - Médio organizador muito promissor. Podia ser melhor em passe. Mas vamos trabalhar isso. Sua finta e imprevisibilidade podem ser uma arma! Tem certo destaque com a Suécia Sub 21. Marco Maglione - 2.8 milhões do Hamburgo - Fui o único jovem alemao que consegui arrancar de clubes da Alemanha. Vamos ver como eh o se desenvolvimento. Lilian Lacoste - 475 mil do Nancy - O jovem frances tem atributos bastante equilibrados. Eh um tanto quanto lento, e podia ter melhor bravura para um volante. Mas gosto do que vejo. Tem potencial Nikola Galic - 2.5 milhões do Cukaricki Stankom - Um otimo volante, sem muito o que dizer, com apensa 18 anos, ja tem sido destaque na Sub 21 da Servia\ Camilo Castrillon - Sem contrato do Atletico Nacional - Castrillon tem se destacado na selecao colombiana. Atua tanto como lateral com o extremo. Pela Colombia, tem jogado como extremo. Na Borgo, vai ter funcao na lateral. Não tive espaco para registrar ele como estrangeiro. Vou tentar seu emprestimo. Com a saída de Mgwaba, o time enfraqueceu. Vogels e Vera não mantiveram o mesmo padrão, e eu já não tinha mais Vasquez. Felipe Augusto é um baita reforço assim como João Pedro, mas não pude contar com os dois na metade da temporada pela regra de estrangeiros. Apesar da venda de Mgwaba, o time continuou forte, e continuamos fazendo uma excelente campanha na Serie A. Tivemos momentos de goleadas, e também momentos para esquecer, como duas derrotas para a Inter de Milão, ambas por 5x2! Em contrapartida, uma bela goleada em cima da Lazio por 5x2! Contra a Napoli, uma derrota de 4x0 não foi suficiente para abalar nosso moral. Continuamos firmes ate o fim. Ao fim da temporada, não deu para levantar o caneco da Série A. Mas terminamos em terceiro lugar. A Frente de Milan, Inter Milão e Lazio, que é a atual campeã da temporada passada. A reta final da competição foi apertada, e a Napoli vencer por apenas 1 ponto em cima da Juventus. Na montanha russa da competição, nós merecemos mais um quarto lugar, pois somente em poucos momentos ficamos no terceiro lugar Mas merecidamente, vamos a Champions League! Abaixo algumas SS com dados e estatísticas da temporada. Equipes - Jogadores - Seleção Serie A - Melhores da Serie A - Melhor Jovem - Melhor Geral - Artilheiros O bicampeonato da Copa Italiana veio através de vitórias em cima de Hellas Verona e Roma. E na semifinal sofremos uma derrota para o Milan por 3x2. Mas na partida de volta, Sávio e Vanderborne brilharam, e vencemos por 6x1, garantindo a ida à nossa segunda final consecutiva. E adivinhem só, bicampeão! Enfrentamos a Fiorentina e liderados por Marcelinho, marcando dois gols e Marcandelli fechou o placar de cabeça. Nossa participação na SuperCoppa Italiana também nos trouxe mais um título na temporada! Na primeira partida contra a Fiorentina, vencemos com tranquilamente por 3x1. Na final contra a Lazio, uma nova goleada em cima deles. E vencemos mais um título em nossa trajetória rumo ao topo! Janeiro enfrentamos o que seria nossos maiores desafios até o momento a nível continental PSV e Valencia. E fizemos bonito em ambas partidas. Fechando com chave de ouro a fase de Liga. Enfrentamos o Bordeaux pelas oitavas de finais. E não tivemos problema em vencê-los em casa e fora de casa.Na sequência enfrentamos os ingleses do Brighton. Que também não foi páreo para segurar a Borgo. Na semifinal, talvez a partida mais excitante que tive com o Borgo desde que comecei o save. Incrível 5x5 na Turquia contra o Galatasaray. Uma eletrizante partida onde a rede balançou 10 vezes! Os turcos saíram na frente, mas Borgo virou aos 17 minutos. E aí permitimos aos turcos terminarem o primeiro tempo com uma nova virada, 3x2. Na volta do Intervalo, os turcos marcaram mais um para 4x2, mas Leguizamon foi lá e reduziu para 4x3. E novamente os turcos ampliaram, 5x3. Vanderborne marcou seu hattrick aos 81 minutos, e levantou a moral da equipe. Aos 87 minutos, Fossi aproveitou e marcou o gol do empate 5x5! Uma partida para historia da Europa League! Na partida de volta, Marcelinho marcou o único gol da vitória na Itália. Garantindo nossa ida para a final da Europa League. Na final, enfrentamos o Atlético de Madrid, que mandou os ingleses do Man Utd de volta para casa. Não foi uma partida fácil, e chegamos a estar 2x0 no placar. Mas permitimos os espanhóis a chegarem ao empate. Na disputa de pênalti, não erramos nada, e após 6 cobranças perfeitas, McKennie do Atlético de Madrid chutou para fora, dando a Borgo seu primeiro titulo continental! A torcida sem dúvida vai lembrar dessa data por muito tempo! Bota de Ouro - Jovem do Ano - Jogador do Ano - Seleção do Ano O final de época chegou com títulos de duas Copas Nacionais e uma Continental. Mesmo assim, alguns jogadores se declararam precisar conquistar a Série A. Entre eles Vanderborne e Sávio. Ambos pediram para sair, para juntar-se a clubes disputando a Champions League. O que me deixou frustrado, pois a posição final na Série A, nos garantiu participação na Champions League. Não vou negar propostas por nenhum dos dois. E visto que Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Man Utd, Liverpool, Milan, Juventus, Inter Milão, Tottenham, Paris St Germain e diversos clubes do Oriente Médio são os que estão publicamente anunciando interesse nos jogadores da Borgo, não vai ter muito o que disputar. Com algumas mudanças que vejo acontecendo no fim da temporada, vou atrás de uma peça chave. Um zagueiro que tenha capacidade de jogar no mesmo nível de Marcandalli. Sy en Nys são bons jogadores, e Pardo ainda precisa se desenvolver mais. Não estão acompanhando Marcandalli e talvez um zagueiro já melhor consolidado, seja o que falta para a Borgo ficar ainda mais sólida! ARTILHEIROS DA TEMPORADA Nome Posicao Gols Partidas xG Vik Vanderborne Atacante 40 44(6) 33.71 Marcelinho Ponta 21 28(18) 17.41 Savio Ponta 16 27(14) 10.49 Serafino D’Amore Ponta 13 36(13) 13.09 Timis Mihai Medio Ofensivo 10 24(12) 7.71 MELHORES EM ASSISTÊNCIAS Nome Posicao Assten. Partidas OCG Serafino D’Amore Ponta 18 36(13) 37 Marcelinho Ponta 12 28(18) 32 Savio Ponta 12 27(14) 27 Marko Todoric Medio 11 35(10) 22 Alex Owusu Ponta 11 232(16) 30 CLASSIFICACAO MEDIA Nome Posicao Cls. Med Partidas Savio Ponta 7.41 27(14) Marcelinho Ponta 7.40 28(18) Scott McKellar Lat Direito 7.37 40(6) Serafino D’Amore Ponta 7.30 36(13) Vik Vanderborne Atacante 7.28 44(6) DISTINÇÕES - XI MELHORES - NEXGEN - DUPLA DE TROFÉUS Nesta temporada, Marcelinho foi eleito como o jogador preferido da torcida. Com alguns importantes nas Copas, Marcelinho de fato mostrou seu valor. Mesmo jogando bem, não estourou na Seleção Brasileira, fazendo apenas uma partida na última temporada. Outro jogador que me chamou atenção por estar na lista é Stefano Turati. Chegou para ser reserva, e no fim, acabou jogando mais que Hassan. Para a lista histórica dos XI Melhores da Borgo, algumas mudanças. Mas alguns nomes como Fer Nino, El Bilal Toure Manu Benji continuam formando os melhores XI, mesmo os jogadores já há muitos anos não fazendo parte do time. Destaque para Vanderborne, que quebrou o recorde de gols de Di Giorgio e hoje é o maior artilheiro da Borgo com 71 gols desde que começou o save. Para falar do elenco, não tinha como não falar da lista NXGN 2031. Um total de 5 jogadores da Borgo estão na lista. Não apenas isso, mas Mozes Lekai levou o primeiro lugar! Consequentemente, terminou a temporada com Real Madrid e Man City interessados em sua contratação. E prestes a virar o calendário de temporada para a próxima, Lekai estudando se aceita meu novo contrato. Na lista NXGN, para minha surpresa, três jogadores que não estavam dando muita bola. Alzamora, Turi e Bamba. Sem dúvida, são bons jogadores, mas não imaginei que eles apareceriam na lista NXGN. E para falar a verdade eu estava na expectativa que o jovem argentino Nicolas Bocca aparecesse na lista. Mas nada. Para finalizar a seção de elenco, um destaque para a Fazendinha. Pela segunda vez chegamos na final da Copa Sub 20, e novamente perdemos. Desta vez para a Inter Milão. Por outro lado, diversos jogadores se destacaram na temporada atual. E fizemos uma ótima campanha, terminando a fase de liga em primeiro lugar. Terminamos a temporada com um lucro de pouco menos de 5 milhões de euros. Nosso budget para transferências não está tão alto como eu gostaria. Mas com jogadores que pretendo vender, vou conseguir trazer jovens jogadores para reforçar a Borgo pelos próximos anos, e praticamente fechar o pipeline que venho tentando construir. Vale a pena lembrar também que estaremos de mudança para o segundo novo estádio do Borgo. Desta vez um estádio para 12 mil torcedores! A considerar que tivemos uma média de 16 mil torcedores nesta temporada que se passou, espero que esse novo estádio tenha capacidade de expansão. Lembrando que na temporada que passou jogamos nossas partidas de casa no Silvio Piola em Novara. Duas coisas que acabam passando despercebido por mim. Em algum momento da temporada, eu comecei a notar que o campo estava muito mais estreito, e comecei achar que eu havia feito alguma mudança da configuração. Acabei descobrindo que na verdade era o novo novo estádio da Borgosesia, que agora comporta 12 mil torcedores. Em algum momento da save a gente mudou de casa, e eu acabei perdendo a notícia. Além disso, nós também conseguimos ampliar e melhorar o recrutamento de jovem após muita insistencia. Então o quem sabe dentro de 1-2 duas fornadas, a gente consiga ter algum jogador decente chegando na academia. Estamos fechando a temporada com uma situacao financeira extremamente agradavel! Muitos milhões em caixa. Mas grande parte como resultado das movimentacoes de jogadores. AInda precisamos crescer a reputação da Borgo por melhores patrocinios e manter estadios cheios. O atual estadio com 12 mil torcedores eh pequeno demais para a Borgo. Fico na expectativa da diretoria vir com ampliacao. E espero que desta vez o novo estadio tenha capacidade para ser expandido. Como podem ver, mesmo com o saldo bancario bastante favoravel, a Borgo ainda não consegue se manter financeiramente estavel sem haver venda de jogadores. Se não tivesse feito a venda de nenhum jogador, estariamos debaixo de uma divida bastante grande. No fim das contas, a temporada terminou com a conta bancaria no azul, mas ainda somos um dos clubes que geram menos lucro na Serie A. Se tirar a venda dos jogadores, seria apenas prejuizo. No resumo comercial, observamos que a Reputação da Borgo continua em Nacional. Mesmo vencendo a Europa League. Conto que na próxima temporada, essa reputação aumente, e talvez por conta de apenas ter acabado a temporada, e não deu tempo da reputação crescer fora da Itália. Talvez por isso que Savio e Vanderborne estão insatisfeitos. Citar
Cadete213 Postado 20 de Fevereiro Denunciar Postado 20 de Fevereiro Até tive pena da Lazio. Época de sonho com a qualificação para a Champions e os troféus conquistados com mérito. Borgosesia já é uma equipa de respeito, a nadar no meio dos grandes do futebol italiano...e não só. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.