GG. Postado 21 de Fevereiro Denunciar Postado 21 de Fevereiro Parabéns pela temporada. Conquistou títulos nacionais e pela conquista continental (Que 5 a 5 emocionante!). Na próxima temporada o scudetto virá. Citar
Seo Beraldo Postado 24 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 24 de Fevereiro Em 20/02/2025 em 08:31, Cadete213 disse: Até tive pena da Lazio. Época de sonho com a qualificação para a Champions e os troféus conquistados com mérito. Borgosesia já é uma equipa de respeito, a nadar no meio dos grandes do futebol italiano...e não só. Expand Rsrs! Pra falar a verdade, essa partida me trouxe memorias amargas de Brasil e Alemanha na Copa! rsrsr A Borgo ja eh quase grande! rsrs Em 21/02/2025 em 13:07, GG. disse: Parabéns pela temporada. Conquistou títulos nacionais e pela conquista continental (Que 5 a 5 emocionante!). Na próxima temporada o scudetto virá. Expand Valeu! sim os titulos nacionais e continentais estao levantando a reputacao da Borgo! Por hora, ja estou em novembro, tudo trilhando para um scudetto! E ja estou preparado para a segunda metade da temporada! Este ano o foco e nao perder o controle como perdemos nas ultimas temporadas! Citar
Seo Beraldo Postado 24 de Fevereiro Autor Denunciar Postado 24 de Fevereiro PRE-TEMPORADA 31-32: Nona Temporada do Save Tivemos uma sensacional rodada de vendas de craques da Borgo. Infelizmente vemos jogadores excelentes saindo, por outro lado uma fortuna entrando. E como havia dito anteriormente, o pipeline da Borgo está razoavelmente bem consolidado. Digo razoavelmente pois estamos bem servidos neste pipeline com a parte ofensiva do elenco. Mas ainda há trabalho a se fazer na zaga. Saidas Vik Vanderborne: Com o sucesso das últimas duas temporadas, Vik tornou-se alvo da maioria dos clubes gigantes! A saga de sua saída começou em janeiro da última temporada, quando Bayern e Man City apresentaram propostas na casa de 100 milhões, a qual incluía o empréstimo até o fim da temporada. Ambos recusaram a inclusão do empréstimo, o que levou a eu recusar as ofertas. Consequentemente, Vik ficou frustrado. Eu o prometi que na próxima janela de transferência ele seria vendido. No fim da temporada, Chelsea, Man Utd e Real Madrid chegaram fortes, com ofertas acima de 120 milhões. Aceitei a proposta dos três, sendo que Real Madrid e Chelsea aceitaram meu pedido para empréstimo de volta até o fim da temporada que se inicia agora. Vik aceitou a proposta do Chelsea, que paga um total de 127 milhões de euros e terá Vik emprestado, pagando apenas 180 mil de seu salário de 900 mil mensais. Com apenas 21 anos, Vik tem de tudo para ser um dos melhores atacantes deste save. Marcelinho: Similar a saga de Vik, Marcelinho ficou irritado quando recebeu ofertas de Barcelona, Juventus e Man City. Mesmo assim, Marcelinho continuou a jogar muito no decorrer da temporada, o que apenas valorizou seu passe. Dos 50 milhões iniciais de janeiro, seu valor subiu para 70 milhões, sendo que a cláusula de venda estava em 75 milhões. Man City e Real Madrid apresentaram os 75 milhões na pré temporada, e Marcelinho optou em jogar pelo Real Madrid Savio: Apesar de não ter ficado frustrado quando recusei oferta do Bayern na pré temporada, Sávio comunicou que gostaria de jogar em um clube maior. Avaliado em 90 milhões de euros, eu subi seu valor para 110 milhões, e o listei para venda. Lembrando que Sávio chegou pela lei bosman, não gastei nada com ele. O Bayern voltou a apresentar uma proposta, junto com Barcelona, Real Madrid e alguns outros clubes do Oriente Médio. No fim, Sávio aceitou a proposta do Real Madrid e vai continuar a jogar ao lado de Marcelinho. A soma total de sua venda é de 116 milhões, sendo 92 milhões à vista. Alguns nomes ja ha algum tempo na Borgo, que não vingaram para o time principal, e que meu Diretor de Futebol confirmou que não tem nível para ser bons na Série A. Silvio Koletic, Cristobal Manso, Zé Lozano e Lorenzo Biliboc. Todos deixam a Borgo, e salvo Biliboc e Koletic, os demais praticamente não chegaram a jogar muito no time principal. Trouxe apenas dois jogadores para o time principal, pois acabei batendo de cara com a reputação da Borgo, ainda não grande suficiente para atrair jogadores de alto calibre. Eu estava tentando a contratação do atual lateral esquerdo da seleção espanhola, Alejandro Balde, o Barça aceitou minha proposta inicial, que incluía Marcelinho na troca, mas Balde recusou a minha oferta. A outra grande contratação que tentei foi Simone Pafundi, da Inter Milão, que aceitou minha proposta, mas Pafundi se recusou a vir para a Borgo. Jean-Yves Bernard: Jogador da base do PSG, nunca estourou no time principal, pois o PSG conta com com Vini Junior, Musiala e Mbappe, que no save nunca deixou o PSG. Bernard parece ser um jogador incrível, aos 22 anos jogou muito pouco no time principal do PSG, e passou a última temporada no Lyon. Vai entrar pro meu esquema de rodízio nas pontas. Veio pela Lei Bosman. Carles Ballester: Assim como Bernard, o zagueiro espanhol não tinha espaço no Barcelona. Aos 22 anos nunca estourou no time principal, e estava apenas amargurado na reserva. Tentei incluí-lo na negociação de venda de Sávio. Mas não colou, no fim, paguei 24.5 milhões de euros para ter ele como parceiro de Marcandalli na minha zaga este ano. Ballester é ótimo em cobranças de falta, e vou ter ele como meu cobrador oficial em tiros diretos. FAZENDINHA Apenas três jogadores chegaram para compor o elenco do Borgo na Fazendinha. Moctar Dieme: Talvez o maior buraco no pipeline seja a lateral esquerda. Dieme tem apenas 18 anos, excelentes atributos, porém mais focado defensivamente do que no ataque. Como não tem espaço como não comunitário, estará defendendo o Ibiza na segunda divisão espanhola. Erick Fernandes: Tenho um carinho especial por jogadores formados na Costa Rica! Fernandes é um dos jogadores que tenho esperança de formar o pipeline no meio de campo defensivo já que muitos não demonstraram qualidade suficiente e não ficaram por muito tempo na Borgo. Javier Torrecillas: A Roma entrou em administração financeira, e não pode recusar ofertas por seus jogadores. Houve um verdadeiro rush de diversos clubes para contratar as atuais estrelas da Roma. Que viu 6 jogadores titulares sendo vendidos por preço abaixo do mercado. A Borgo entrou na disputa por dois destes, mas eu perdi para Liverpool e Mônaco a contratação de Álvaro Rodriguez e Nicola Zalewski. Mas consegui trazer o jovem zagueiro, potencial craque para a pipeline. Torrecillas tem alta bravura, e ótimos atributos para um zagueiro. Tem passaporte espanhol, apenas 19 anos, e potencial para ser um grande zagueiro. Contratado por 17.25 milhões. GOLEIROS Contratei Hassan na expectativa de tornar ele um grande goleiro. Mas no fim, Turati contratado para ser apenas um backup, titular. Além disso, descobri que Hassan se lesiona com facilidade. O que me deixa muito preocupado com o seu futuro no clube. Se tem uma posição que me incomoda de se lesionar frequentemente, é o goleiro. Aos 23 anos, é um bom goleiro, acima da média da Série A. Mas não adianta ter um bom goleiro se passar boa parte da temporada lesionado. Esse foi um dos principais motivos que Turati jogou mais do que ele na temporada passada. Verdade bem dita, se Hassan não conseguir manter a regularidade de partidas que espero de um goleiro titular, vou arrancar o band aid. Vou usar a conta bancária e trazer algum goleiro entre 25-28 anos que esteja defendendo uma das principais seleções do mundo da bola. Em comparação com o restante da divisão, continuamos ruins em agilidade, pontapés e jogo aéreo. Mas somos bastante acima da média no restante. Não estamos mal, apenas não posso contar com um jogador que esteja constantemente lesionado. ZAGUEIROS Carles Ballester: Chega como uma das contratações mais caras da história da Borgo. E potencialmente, tem tudo para ser melhor que Marcandalli. Seus atributos falam por si só. O único porém que tenho, é que não foi aproveitado pelo Barça... talvez seu potencial não seja tão alto. Alessandro Marcandali: O capitão do time, e titular absoluto desde sua chegada na temporada de 2028/2029. Em seu quarto ano com o Borgo, ainda o tenho como jogador fundamental para o time. Devido a sua personalidade de Cidadão Modelo, dificilmente vai deixar o clube. Quando tiver mais velho, vai ser um eterno mentor para os jovens até se aposentar. Pape Sy: o zagueiro senageles chegou na Borgo em 2029-2030. Passou uma temporada na Udinese, e ajudou a Udi a voltar para a Série A. Eh um ótimo zagueiro, bom passe em alta técnica. Mas imagino que sua consistência não é muito boa, pois ele tende a não manter uma regularidade. Sem Nys: Contratado em 2027-2028, Nys já está há algum tempo na Borgo e tem feito boas apresentações. Seu valor de mercado nunca dispara, como o de Sy disparou. Tenho certo pé atrás por conta disso. Eh um jogador que devo vender no fim desta temporada, para trazer para o time principal um jovem do Sub 20. Nas laterais, estou bastante confiante que o lado direito do pipeline está garantido com Scott McKellar e Siaka Bamba. O escocess eh visto como um dos melhores laterais da Série A, e segundo jogador mais importante do Borgo nesta temporada pela previsão da Mídia. Na esquerda, após a aposentadoria de Alex Telles, virou uma verdadeira lambança. Com diversos jogadores tomando a frente, mas logo em seguida sendo vendidos, ou mostrando que não eram totalmente competentes a minha expectativa. Na temporada que passou trouxe o jovem Frank Vogels de volta de empréstimo para cobrir a venda de Mgwaba. Jogou bem, é verdade. Mas não me satisfaz completamente. Seu potencial é para um jogador padrão da Série A. Ok com isso, mas não para um titular. O jovem argentino Vera, nesta pré temporada mudou sua habilidade para um bom jogador de Série A no momento, podendo melhorar um pouco. E está um pouco melhor que Vogels em atributos. O terceiro homem que tenho, eh Matteo Fossi, que foi contratado às pressas, está a pouco tempo no clube para eu poder falar mais. Tem jogado bem e gosto do que vejo, e para falar a verdade, tem sido melhor que Vogels nos treinamento. Na fazendinha, conto com um grupo de 6 zagueiros, dos quais estou bastante empolgado com praticamente todos. Alexander Henriksen é o mais velho com 22 anos. Bruno Turi apareceu na lista NXGN. Torrecillas e Pompei receberam convocações do time principal da Argentina, mas ainda não atuaram. Ambos tem dupla nacionalidade, então imagino que a Argentina quer fixar estes jogadores para não atuarem por espanha e itália no futuro. Por fim, Kale Zalac, crota que apesar de 17 anos, tem jogado com regularidade pela Croácia Sub 21. nas laterais, tenho Castrillon na lateral direita. Estou empolgado, pois está emprestado ao Man Utd por eu não ter espaço mais para jogadores não europeus. Na esquerda, Moctar Dieme, com 18 anos, é o único jogador sendo preparado para o futuro. Vale dizer que Vera também faz parte da Fazendinha, mas potencialmente vou dar mais oportunidades como titular, ou entrando no segundo tempo. Com a chegada de Ballester, e com Nys e Sy mais maduros, temos uma defesa bastante forte, acima da média em praticamente todos os pontos. Ficando a desejar em força. Muito por conta dos laterais, que não sao muito fortes. Nossa zaga é uma das mais velozes, e com uma das melhores impulsões e desarmes da divisão. Estou bastante contente com o que tenho em campo. MEIO CAMPISTAS Marco Todoric: Titular absoluto aos 21 anos. Um craque, e tem melhorado a cada partida. Fabio Miretti: aos 28 anos, tem a capacidade atual que o jovem Mozes Lekai, e menos que Todoric. Mesmo assim, sera o titular ao lado de Todoric. Mozes Lekai: Considerado o melhor jovem jogador da atualidade, Lekai nesta temporada vai aos poucos tomar o lugar de Miretti ao lado de Todoric. Felipe Augusto: Craque brasileiro, seu índice de trabalho é baixo para eu experimentar ele com função mais defensiva ou suporte na linha de meio de campo. Vai atuar como MAC. Mas estou inclinado a experimentar com ele na posição de Miretti. Timis Mihai: Era minha primeira opção como MAC até a chegada de Felipe Augusto. É um bom jogador, e esteve na lista NXGN. Tem meu respeito, e ganhou status de criado pelo clube. Portanto, enquanto estiver satisfeito com o contrato de ser um jogador reserva, fica no clube! Tommaso Baldanzi: Bom jogador, contente em ser suplente. Não tem planos nem pede para jogar. Como não tem interesse algum por outros clubes, vai ficando ate seu contrato expirar Aleksandar Rankovic: O jovem servio agora com 22 anos, não se desenvolveu como eu esperava, ficou com apenas 2.5 estrelas de potencial. Recusa oferta de clubes que tentam contratar ele. Fica ate o fim do seu contrato ou quando aceitar que não faz parte dos planos, para o primeiro clube que apresentar propostas de 1 tubaina por ele. Esta avaliado em 1 milhão, e mesmo oferecendo por 250 mil, poucos clubes chegam. O destaque da Fazendinha no meio de campo ficar por conta de 3 jogadores, Joakim Sjoberg, Marco Cecchini e Lilian Lacoste. Os demais como Maglione, Antoni, Fantazzi, Esteves, Gaelic, Gerard, Alabisi, Avellino, Maturana e muitos outros... sao empolgantes... mas não como os tres que falei anteriormente. Nesta temporada, nosso meio de campo é bastante forte em comparação com os demais times. Estamos acima da média em todos atributos, e liderando em três. Destaco que as decisões estão bem altas, o que espero que aumente nossa habilidade de criar jogadas boas, e não apenas chegar com a bola para frente. PONTAS E ATACANTES Definitivamente o ponto forte do time! Diversos jogadores no pipeline, muitos emprestados e mostrando potencial. Destaque para Vik que fica por empréstimo até o fim da temporada. E grande expectativa de ver João Pedro preenchendo o espaço que Vik vai deixar. Vik, por estar em empréstimo, vai ter que se contentar em ser reserva de João Pedro. Mas também estudo a possibilidade de jogar com 2 atacantes. Oscar Reina: Jogador colombiano que vai preencher o espaço deixado por Marcelinho. Desde que foi contratado, Reina tem sido emprestado. Passou tempo no Independiente de Medellín, e fez uma ótima temporada passada com a Atalanta. Esta temporada aposto nele como titular na esquerda. Serafino D’Amore: Indo para sua 3a temporada defendendo a Borgo, o ponta já ganhou meu coração. Já era um jogador que queria por empréstimo anos atrás quando estávamos na Série B. Hoje tem sido figurinha carimbada na seleção italiana, mas jogando como atacante. Comigo, vai atuar primariamente como ponta direita, alternando com Owuso. Mas hoje tenho preferência por ele a Owuso. Alex Owusu: O jogador de Gana já está indo para sua 4 temporada com a BOrgo. Aos 22 anos, conseguiu desenvolver bem diversos atributos técnicos como finalização, que era bastante baixo e hoje está em 13. Por outro lado, atributos mentais como trabalho em equipe e índice de trabalho continuam baixos. Já teve no passado clubes de ponta interessados em sua contratação. Hoje em dia, apenas Bayern que vira e mexe nas janelas de transferência aparecem como interessados. Eh um ponta que garantiu seu espaço comigo, mas constantemente perde uma quantidade absurda de gols “fáceis” durante 90 minutos. Na central de Dados Owuso se destaca de forma negativa no quadrante de finalização. Jean-Yves Bernard: Tenho muita esperança que Bernard seja o jogador que parece ser. Espero que ele nesta temporada mostre o seu potencial, para que na temporada seguinte eu tenha confiança de que possa vender Owuso ou Reina por um valor alto. Bernard em atributos, é praticamente melhor que todos os meus pontas. Moacir: O novo Edmundo é um atacante de potencial. Estou tentando usar ele como ponta, para ter mais oportunidades de jogar, pois o ataque eh de Vanderborne, João Pedro e cada vez mais D’Amore mostra que merece atuar por ali também. Aos 21 anos, Moacir fará sua segunda temporada como jogador do Borgo, sendo que na última temporada defendeu a Cremonese por empréstimo. Vik Vanderborne: Indo para sua terceira temporada com a Borgo, o atacante Belga é atualmente do Chelsea, mas emprestado para nós. Com isso em mente, ele não vai ter condição de titular. Ainda vou dar muito jogo para ele, especialmente se vier a adotar um esquema com 2 atacantes. João Pedro: Um atacante com atributos de matador, só falta de fato melhorar a finalização. Sua composição é de 20, 16 sem bola. É veloz mas falta talento para finalizar bem. Passou a última temporada sem poder jogar, e com certeza isso afetou seu desenvolvimento. Aos 22 anos, é um dos jogadores com mais alto valor da Borgo atualmente. Ficando atrás apenas de Lekai e Todoric! A Fazendinha da Borgo conta com plantel de pontas e atacantes que prometem. Nicolas Bocca, Hamlet Cuenu e Matteo Paoletti são os de maior destaque. Mas também não dispenso Milano, Pieroni e Kalvoda como jogadores de bastante potencial e com ótimos atributos. Em comparação com os demais times da Série A, nossos jogadores nunca foram tão bons! Lideramos em três atributos chaves para atacantes, e estamos acima da média em todos os outros. Promete ser uma excelente temporada! GERAL - TODOS JOGADORES - FÍSICOS - MENTAIS - TÉCNICOS Vou deixar as imagens acima falando por si só sobre a comparação da Borgo com o restante da Série A. Foi pouco tempo no Novo Novo Estádio do Borgosesia, que vamos chamar de Arena Biver por conta do patrocinador. Tão logo começou a pré temporada e veio anunciar que a diretoria estaria investindo na expansão. De 12.000 lugares, a Arena vai ser expandida para 26.523 lugares. Portanto, voltamos a disputar partidas no Silvio Piola em Novara. Novas camisas anunciadas, Kappa continua como a fornecedora e River Banca como patrocinador oficial da Borgo. Destaque para O trio de jovens do ultimo ano, que levou ouro, prata e bronze nos melhores Jovens FIFA do ano. Parabéns para Vik, Serafino e Marco! Nossa Pre temporada foi forte, com diversas goleadas, e uma boa experiência contra o Real Madrid. Que daria um gostinho do que seria nossa participação na Champions League. Destaco que jogamos em um 424, com dois volantes e dois pontas na maioria das partidas. E também testei jogar com um 41212, que trouxe resultados, porém pouquíssima movimentação, e muitos gols de jogadas de rebote. Como Di Giorgio fazia no início do save. Vou portanto, seguir a temporada jogando com o 424 com dois volantes, a fim de melhor utilizar os dois excelentes atacantes que tenho e ainda manter os estupendos pontas atuando. A grande decepção da pré temporada foi o goleiro nigeriano Hassan. Ele se lesionou contra o Real Sociedad. E novamente se lesionou contra o RB Leipzig. Estarei ativamente procurando vender ele e trazer um goleiro que de fato jogue e não fique sempre lesionado. Citar
Seo Beraldo Postado 3 de Março Autor Denunciar Postado 3 de Março TEMPORADA 2031-2032: Nona Temporada do Save A temporada começou com uma estrondosa vitoria em cima do atual campeão da Copa Libertadores, o Lanús da Argentina. O show foi comandado por Fabio Miretti, que marcou 3 gols e fez uma assistência, além de múltiplos passes chave. Os argentinos tiveram apenas um chute ao gol, que não assustou. Que maneira de começar a temporada! Não tivemos a mesma sorte na disputa da Supercopa Europeia. Enfrentamos o Paris St. Germain na Alemanha, e sofremos uma derrota por 1x0. Os franceses venceram as últimas duas edições da Champions League. Ao analisar a partida, acredito que jogamos razoavelmente bem. Fomos agressivos, mas não bons o suficiente para sairmos vitoriosos. Jogamos no 424 com pontas, mas não conseguimos impor o ritmo que desejei. Na Supercopa Italiana, começamos a vencer a Juventus e seguir para a final. Enfrentamos o Napoli que bateu a Fiorentina. A partida contra o Napoli foi razoavelmente equilibrada. Mas com um gol contra, um de D’Amore e um de Felipe Augusto, saímos vitoriosos, e selamos o bicampeonato da Supercopa Italiana. A temporada na Série A começou bem, com sequência de vitórias e uma grande goleada em cima da Udinese por 8x0! A única derrota na primeira metade da temporada foi contra a Juventus. Conseguimos bater Milan e Roma na primeira metade. Mas paramos em empates contra Napoli e Inter Milão. Por conta de jogos da Champions, não enfrentamos nosso freguês Lazio na primeira metade da temporada. Como podem ver na montanha russa da temporada, a primeira metade da temporada navegamos liderando a Série A. Mas a Fiorentina, Juventus e Roma sempre ficaram próximas. Em janeiro, tivemos o acúmulo de partidas, jogadores fora disputando torneios com a seleções, e algumas lesões. E tropeçamos para a segunda posição. Foi onde ficamos a maior parte da segunda metade da temporada. O mês de março foi o mês da desgraça, três derrotas. Roma, Milan e uma sofrida goleada de 6x0 para a Inter Milão abalou nossa moral. Mas não suficiente para perder o topo da tabela e garantir vaga na Champions League da próxima temporada. Empatamos em pontos com a Inter Milão, mas pelo confronto direto eles ficaram com a segunda colocação. Ficamos com o Bi Terceiro lugar! Equipes - Jogadores - Os XI Melhores - Melhor Jovem - Melhor Geral - Artilheiros Entramos na Copa Itália como o atual Bi-Campeao do torneio contra o Genoa. Garantimos a classificação para a rodada seguinte com dois gols de Miretti. Na sequência uma tranquila goleada em cima da Cremonese com um misto de jogadores jovens e experientes. O médio francês Gerard meteu dois gols e ainda fez assistência para João Pedro marcar no segundo tempo. Contra a Fiorentina, não passamos de um empate em casa na primeira partida da semifinal. E na partida de volta, mesmo jogando agressivamente, não conseguimos impor nosso ritmo e perdemos por 2x1. A Fiorentina bateu a Torino na final. Nossa estreia no maior cenário europeu da bola foi muito boa! Podia ter sido melhor, e realmente mostramos que apesar do Borgo ser um time forte, ainda estamos alguns passos abaixo dos gigantes. Tivemos bons resultados na fase de Liga, incluindo uma memorável vitoria em cima do Bayern. Além de goleamos o Dínamo da Croácia. Man Utd e Real Madrid nos trouxeram derrotas, e com o empate contra a Juventus, terminamos a fase da liga na 10a posição, avançando na competição, mas não como cabeça de chave. No mata-mata, pegamos o Real Sociedad como nosso primeiro adversário. E vencemos com certa tranquilidade as duas partidas. O que nos levou para a final contra o Atual bicampeão da Champions League. O PSG não nos perdoou na partida na Itália, nos venceu por 2x0, garantindo a vantagem para a partida de volta com dois gols marcados fora de casa. Sem absolutamente nada a perder, entrei em campo no Parc des Princes com três atacantes dentro da área, e uma tática inesperada, mais voltada para passes diretos. Minha expectativa era jogar com muita intensidade nos primeiros 30 minutos, pois sabia que jogaria tranquilamente só esperando o apito final. Para a surpresa dos franceses, minha estratégia deu certo. Aos 19 minutos de jogo, a vantagem dos franceses fora anulada com dois gols de João Pedro. Aos 39 minutos, Todoric de fora da área nos deixou com a classificação não não. Mas aí pesou a tradição. Os Franceses bateram no peito, chamaram a responsa, e antes de virar o primeiro tempo, reduziram o placar. Mas agora, era nossa pressão, havíamos marcado 3 gols fora de casa, e mesmo no agregado em 3x3, era a Borgo na fase seguinte. Voltei do intervalo com um aspecto mais defensivo, e esperando gastar tempo. O coração dos italianos foi milhão quando Moacir marcou o quarto gol da Borgo, e praticamente selou nossa classificação. Mas aí novamente bateu a tradição... os Franceses arrancaram um segundo gol, levando a partida para o tempo extra. E não é que os lazarentos marcaram um terceiro gol... E mesmo saindo de campo com 4x3 no placar, ficamos de fora da Champions League! Fomos bem em nossa primeira Champions, uma pena que pegamos um dos times mais fortes da Europa. Time inclusive que chegou na final da competição, passando por Liverpool, Real Madrid e na final, não conseguiu superar o Manchester City. Jogador do Ano - Jovem do Ano - Artilheiro do Ano - Seleção do Ano Algumas poucas mudanças na janela de transferências de Janeiro. Praticamente nenhum jogador que chega na metade da temporada vai ser utilizado, pois ou não tem condição como não comunitário, ou foi contratado para a Fazendinha. Saidas Tommaso Baldanzi - 4.4 milhões para a Frosinone Entradas: Jeisson Obregon - Volante colombiano. Algumas temporadas atrás estava na lista NXGN mas sem interesse em deixar a Colômbia. Agora aos 23 anos, com atributos sensacionais, chega ao elenco para incomodar Marco Todoric. Vai ser emprestado até o fim da temporada. Lei Bosman Marcelo Pugliese - Goleiro Brasileiro. Será que finalmente sossego com Marcelo? Tem ótimos atributos, e em comparação com o Holandes, que tenho como modelo, Marcelo não esta muito distante. Aos 23 anos, tem muito o que aprender, mas estou feliz com sua chegada para tomar o lugar do sempre lesionado Hassan. Tem nacionalidade Italiana, como vacilei, vai ficar sem jogar até a próxima temporada. Não o registrei para as competições pois ele estava lesionado, e ocultado nos meus filtros. Rodrigo de la Torre - Lateral esquerdo mexicano. Me custou 10M junto ao Cruz Azul do méxico. Outro jogador que apareceu na lista NXGN, e também não aceitou sair do México para se juntar a Borgo alguns anos atrás. Vai ser emprestado ao Dortmund ate o fim da temporada pois não consigo registrá-lo como estrageiro. Vai brigar com Vera pela posição de titular. Fazendinha Mamadou Diouf - jogador Senegales de 18 anos muito habilidoso, mas com atributos físicos bastante abaixo do esperado. Vamos ver o seu desenvolvimento. Pediu um salário bastante baixo, mas seu valor de mercado esta alto. Birame Faye - Ponta de destaque da Seleção principal de Senegal com apenas 18 anos. Com incríveis atributos físicos, Faye está na lista NXGN e até conseguir se inscrever como não comunitário, vai defender meus clubes satélites.Veio pela Lei Bosman. Amedeo Giacomazzi - com apenas 18 anos, o jovem lateral direito italiano pode vir a ser um jogador de destaque pela Fazendinha, e romper no time principal. Me custou 5 milhões junto à Fiorentina. A Fazendinha merece um post por si só. Há uma grande limpa que terei de fazer. Pois noto que muitos dos jogadores que hoje estão com 21-22 anos, contratados 3-5 anos atrás... não estão ao mesmo nível que os jovens que estamos conseguindo atrair hoje em dia. Em outras palavras, a Fazendinha tem que ter diversos cortes. E muitos jogadores que pareciam que se destacaram, nunca explodiram. Tais como Florian Flink e Enzo Pieroni. O elenco da Borgo esta se tornado uma bola de neve. Empolgado com jogadores que havia tentado contratar no passado sem sucesso, acabei trazendo jogadores em demasia sem fazer uma limpa nos jogadores que não sao tao bons. E agora comeco a encontrar um dos “problemas” de clubes de sucesso. Jogadores que não querem deixar o clube por emprestimo ou em definitivo. E outros casos de jogadores não comunitários, que não tem vaga para atuar no time principal, e não aceitam sair por empréstimo. DISTINÇÕES - XI MELHORES - NEXGEN - BI-SUB-21 Há também situações com alguns jogadores como McKellar, Todoric, Ballester e Moacir, que não estão aceitando discutir novos contratos. Todos estes jogadores tem clausulas de valor minimo, que estão limitando o valor de mercado deles. Todoric por exemplo tem uma clausula mínima de 70 milhões, e é um dos melhores do time. Gostaria de elevar isso para mais de 150 milhões para não perder ele. McKellar, ao negociar novo contrato, pede quase 1 milhão mensais, o que automaticamente faria o salários de João Pedro, Felipe Augusto e Ballester serem reajustados de acordo com a cláusula de equiparação de salário mais alto. Dificilmente McKellar vai permanecer, pois Real Madrid, PSG, Man City, Man Utd, Barcelona e Newcastle estão interessados, e a clausula de venda eh de apenas 62 milhões de euros. Um destaque da temporada fica por conta do Sub 21 da Borgo. Conquistamos o Bi campeonato da Sub 21 Italiana e a sensacional conquista da Europa Youth Cup. A campanha viu os craques da fazendinha passarem por Feyenoord, Milan,Rapid Vienna para chegar a final contra a Napoli. Onde vencemos por 2x0. Aproveito para destacar algo que fiz que me arrependi. O jovem atacante Nicolas Bocca ate metade da temporada estava a dominar os adversarios na Sub 20. Ate Janeiro, havia marcado 44 gols em 26 partidas, classificacao media de 8.30. Como achei que estava facil demais, resolvi mandar ele para a Como, um de nossos clubes parceiros. E fiz isso sem observar o elenco da Como. Bocca fez apenas uma partida no restante da temporada pela Como, e poderi ter ganho muito mais ficando no sub 20 da borgo. ARTILHEIROS DA TEMPORADA Nome Posicao Gols Partidas xG Vik Vanderborne Atacante 27 42(3) 23.64 Moacir Ponta 16 19(16) 13.93 Joao Pedro Atacante 15 32(10) 16.12 Oscar Reina Ponta 15 37(11) 13.71 Felipe Augusto MOC 15 31(19) 14.51 MELHORES EM ASSISTÊNCIAS Nome Posicao Assten. Partidas OCG Oscar Reina Ponta 19 37(11) 34 Scott McKellar Lat Direito 17 43(7) 29 Serafino D’Amore Ponta 12 33(11) 29 Federico Vera Lat Esquerdo 10 35(10) 23 Felipe Augusto MOC 9 31(19) 23 CLASSIFICACAO MEDIA Nome Posicao Cls. Med Partidas Oscar Reina Ponta 7.41 37(11) Scott McKellar Lat Direito 7.33 43(7)) Frank Vogels Lat Esquerda 7.26 19(7) Vik Vanderborne Atacante 7.26 42(3) Felipe Augusto MOC 7.22 31(19) Atualmente temos 279 milhões na conta bancária! Simplesmente sensacional! Mas o sucesso financeiro tem sido exclusivo por conta da compra, desenvolvimento e venda de jogadores. Mas quando olho as projeções, o número não impressiona. E caso não ocorram vendas, estaremos no negativo ate 2035 (atualmente estamos entrando na temporada de 2032). Nossa reputação não cresceu muito na temporada que passou. Mas também não foi uma temporada de titulos importantes. Estou na expectativa de que a mudança definitiva para o Estádio da Borgo, comece a trazer maiores receitas. Estavamos jogando em um estádio para 17 mil torcedores e após a expansão de nosso estadio, tem capacidade para 26 mil torcedores. Não há muita coisa, e quem sabe consiga uma nova expansão. Se conseguirmos manter a casa cheia, e se há espaço para mais expansão do estádio, seria bom para o aumento das receitas. As dívidas do clube, foram todas sanadas através da boa gestão de venda de jogadores, e acredito que seja um dos fatores que desde que atingimos estabilidade financeira, apenas 25% da receita de vendas de jogadores pode ser usada para compra de novos jogadores. Citar
Cadete213 Postado 3 de Março Denunciar Postado 3 de Março Parabéns por mais dois títulos nas supertaças. Época muito boa mesmo com o pesadelo a ser o PSG. Citar
#Vini Postado 7 de Março Denunciar Postado 7 de Março Quando você considera que o pipeline está completo? Vejo você comentando sobre, mas perdi a referência. No campo está crescendo a passos largos e só deu o azar de encarar o PSG logo de cara nas oitavas da UCL. Na Série A, se consolida como uma equipe que pretende sempre brigar por vaga na UCL e logo mais entra a sério na diaputa pelo título. Você mencionou que deposita esperanças do João Pedro ser o substituto de Vik, mas este último marcou 27 gols enquanto que o primeiro, 15. Eles jogaram juntos ou realmente o JP precisa elevar o seu nível? Citar
Seo Beraldo Postado 7 de Março Autor Denunciar Postado 7 de Março Em 03/03/2025 em 19:48, Cadete213 disse: Parabéns por mais dois títulos nas supertaças. Época muito boa mesmo com o pesadelo a ser o PSG. Expand Valeu! O PSG foi uma pedra no sapato! Mas a Borgo esta no caminho certo! Nao tenho do que reclamar olhando a historia da borgo! Em 07/03/2025 em 02:43, #Vini disse: Quando você considera que o pipeline está completo? Vejo você comentando sobre, mas perdi a referência. No campo está crescendo a passos largos e só deu o azar de encarar o PSG logo de cara nas oitavas da UCL. Na Série A, se consolida como uma equipe que pretende sempre brigar por vaga na UCL e logo mais entra a sério na diaputa pelo título. Você mencionou que deposita esperanças do João Pedro ser o substituto de Vik, mas este último marcou 27 gols enquanto que o primeiro, 15. Eles jogaram juntos ou realmente o JP precisa elevar o seu nível? Expand Cara, o Pipeline do Save ta sofrendo um pouco a consistencia. Como a gente subiu de forma "rapida", o pipeline ainda ta "poluido" com jogadores que nao estao ao nivel do esperado de um time que quer vencer Serie A e disputar a Champions. Muitos dos jogadores que estao no pipeline, sao bons reservas, ou jogadores que podem manter um bom nivel de clubes de baixo da Tabela na Serie A, ou clubes da Serie B. Diria que do time titular, da temporada passada, McKellar, Ballester, Macarandalli, Todoric, Felipe Augusto, Oscar Reina, Vik Vanderborne e Joao Pedro sao jogadores que seriam titulares nos gigantes da europa. Talvez nao Reina e Todoric ainda nao. mas os demais sim. Os outros jogadores que compoem nosso elenco, como Lekai, Owusu, Bernard, Timis, Pape Sy, sao jogadores bom de plantel. Porem toda vez que faco um rodizio extremo por conta de calendario, vejo o quanto muitos de nossos reservas nao estao altura de brigar pelo titulo da Serie A. E quando olho para os jogadores que estao emprestados, que tem por volta de 19-22 anos... que eram para formar o Pipeline... eles nao estao conseguindo se manter como titulares nos clubes que estao como emprestimo. Alguns jogadores que eu tinha esperanca estao em clubes medios na Serie A, e ate jogando bem. Mas a grande maioria esta em clubes na Serie B e C. e com dificuldade de se manter como titulare, ou com classificacao medias baixas. Na ultima temporada, eu mantive uma grande quantidade dos jovens que foram contratados mais recentemente, ou seja, quando a reputacao da borgo ja estava mais alta. Essa classe venceu torneios sub 20, nacional (bicampeao nacional sub 20) e continental. Para proxima empoca, muitos desses jogadores serao enviados para clubes por emprestimo. Acredito que ai terei uma melhor ideia do Pipeline. Jogadores como Mehnert fizeram sua parte... mas nao tem capacidade de preencher o pipeline. Tipo, como Vanderborne saindo, Mehnert nao seria capaz de assumir o papel que Vik tem! No caso joguei cerca de 40% da temporada variando entre uma 424 e 41212, e os 60% restante variando com a 4231 Volantes e Pontas e 4231 MCs e Pontas. Por isso tivemos Vik marcando menos gols que nas temporadas passadas. Joao Pedro nao eh tao efficaz, e pelo que observo na match engine, nao tem o drive para chutar que Vik tem. muitas vezes ele corta, e ao inves de chutar, da um toque a mais e eh desarmado. Vik geralmente recebe a bola, corta e chuta pro gol. Para a proxima epoca, nao teremos Vik, e Joao Pedro vai ser meu atacante titular. a 424 e 41212 nao foram tao boas, especialmente a primeira. Oscar Reina ta comendo a bola, e tomou o lugar de Marcelinho de forma estupenda. E D'Amore tbm tem feito estragos na direita, tornando Owusu um jogador reserva, com menos entradas. Nao tem como nao atuar com pontas, entao o 4231 volta a ser nossa pricipal formacao. Citar
Fernandinhobol Postado 7 de Março Denunciar Postado 7 de Março Muita coisa evoluiu nessas 2 temporadas para a Borgo. Mas ainda tem essa pedra no sapato para dar um salto final ao save, que são as limitações pela reputação. A Inter de Milão é encardida hein, só goleando... Mas financeiramente falando a fazendinha foi um latifúndio inteiro, já rendeu muito ao clube. Não tem como reclamar da questão financeira. Manda a tática na próxima temporada se puder, gosto das suas considerações a respeito! Citar
Seo Beraldo Postado 9 de Março Autor Denunciar Postado 9 de Março Em 07/03/2025 em 23:47, Fernandinhobol disse: Muita coisa evoluiu nessas 2 temporadas para a Borgo. Mas ainda tem essa pedra no sapato para dar um salto final ao save, que são as limitações pela reputação. A Inter de Milão é encardida hein, só goleando... Mas financeiramente falando a fazendinha foi um latifúndio inteiro, já rendeu muito ao clube. Não tem como reclamar da questão financeira. Manda a tática na próxima temporada se puder, gosto das suas considerações a respeito! Expand Muita coisa evolui mesmo! A Borgo esta voando!!! a Pre temporada foi fantastica! Vou incluir as taticas no proximo post da pre temporada.! Citar
Seo Beraldo Postado 9 de Março Autor Denunciar Postado 9 de Março PRE-TEMPORADA 32-33: Nona Temporada do Save Novamente uma janela de transferências bem gorda para a Borgo. Tive que emprestar o excelente Jean-Yves Bernard pois ele estava reclamando da reserva. Reina esta comendo a bola, e D’Amore jogando com muita categoria. Bernard não teria o tempo de jogo que gostaria. O Villarreal ofereceu empréstimo ate o fim da temporada onde Bernard vai atuar como jogador importante. Castrillon, que ainda não conseguiu estrear pela Borgo por não ter espaço para estrangeiros, vai defender o Barcelona. Estou ansioso para ter ele de volta. Pois já teve passagem por Man Utd e agora Barcelona. E sem McKellar na lateral direita, Castrillon seria sensacional. *** Saidas *** Scott McKellar - 62 Milhões para o Paris St. Germain. Como esperado, não consegui renovar com McKellar. Ele até teve interesse em renovar, mas estava a pedir demais. Foram 2 anos, 9 gols, 28 assistências, diversos títulos e tomou o lugar nos XI Melhores Históricos de Borgo. Miguel Leguizamon - 5.75 milhões de euros para a Fiorentina. O paraguaio estava insatisfeito em não ter seu espaço no elenco. O emprestei para o Fiorentina, onde ele não jogou muito, mas suficiente para Fiorentina ofertar 5.75 e levar o bom centro campista. Jeisson Obregon - Com uma excelente campanha na Copa América, ficando com o terceiro lugar, Obregon estava em alta. Barcelona chegou com proposta de 60 milhões (50% a vista). E não teve como recusar. Obregon não fez uma única partida oficial pela Borgo. Veio pela Lei Bosman! Federico Vera - Após recusar ofertas de Paris St Germain, Juventus e Man City, Vera ficou impaciente. E pediu para sair. Quando listado, apenas Juventus dos tres chegou com proposta, junto com diversos clubes do Oriente Medio. Al Raed levou por 32 milhões. Pape Sy - Frustrado em perder a titularidade na seleção de Senegal, Sy pediu para ser vendido para ter condição de titular. Ipswich, Porto e Benfica fizeram suas propostas, e o Benfica levou por 25.5 milhões. Sem Nys - Em situação similar a de Sy, Nys também começou a ficar de fora dos convocados da Bélgica. Aceitei proposta do Kaiserslautern por 9.5 milhões. Vicente Maturana - Precisando abrir vaga para jogadores não comunitários, aceitei proposta do Arsenal de 6.5 milhões para levar Maturana. Stefano Turati - Com Marcelo sendo o novo titular absoluto. Não pude negar oferta da Ajaccio de 3.2 por Turati. Sandile Khumalo - Vendido para o Troyes por 2.3 milhões em situação similar a de Maturana. Hamlet Cuenu - Vendido para o Braga de Portugal por 1.6 milhões, pois precisava abrir espaço para não comunitários. Não fez nenhuma partida oficial. Dag Mehnert - Jogador que teve seu momento no save. Não vinha sendo aproveitado e vai defender a Monza. Que pagou 550 mil euros. Aleksandar Rankovic - Assim como Mehnert, era um jogador que eu esperava *** Entradas *** Quebrei o recorde de transferências mais caras ao trazer Marvin de Nooijer. Centro campista do Liverpool, amargurado com a reserva, estava disposto a escutar proposta da Borgo. Alem disso, diversos outros bons jogadores que vão integrar a Borgo e a Fazendinha. Diego Esquivel - Lateral direito e Esquerdo, contratado do Deportivo Guadalajara por 13.5 milhões. Como eu não consegui liberar espaço para estrangeiro, vai defender a Inter Milão nesta próxima temporada. Marvin de Nooijer - 41 milhões junto ao Liverpool. O craque holandes era o reserva no Liverpool, e atual reserva na seleção holandesa. Mas fez 35 partidas pela seleção sub 21 da Holanda, marcando 10 gols. Um volante que parece que chega bem ao ataque. A principal motivação de sua compra foi por eu ter antecipado que perderia Todoric nesta janela de transferências. O que não aconteceu! Danielle Pasqualini - Prata da casa da Inter Milão. Foi contratado pelo Chelsea, mas nunca jogou pelo time principal. Optou em voltar para a Itália do que renovar com o Chelsea. Lei Bosman. Filippo Santini - Um jogador de 23 anos que como muitos, tentei contratar no passado. Tem atributos razoáveis e está no plano de ter mais jogadores nacionais no elenco. Vai ser emprestado ao Como. Veio pela Lei Bosman da Juventus. Nicolo Sabba - Lateral direito, veio da Atalanta pela Lei Bosman. Era para ser um jogador de plantel. Mas com a saída de McKellar, deve assumir o posto de titular até eu conseguir espaço entre estrangeiros para registrar Castrillon (que fez boa temporada passada com o Man Utd, e este ano vai defender o Barcelona). Luca Ghilarducci - Jovem talentoso, prata da casa do Milan, que nas últimas temporadas tem sido um bom jogador suplente. Em fim de contrato, aceitou minha proposta. Vejo nele como candidato a tomar a titularidade de Marcandalli, e formar uma eterna parceria com Ballester. Andrea Riolo - Atacante da base da Atalanta. Bastante rapido, e com atributos para um bom matador. Podia ter melhor finalização. Mas pode ser um jogador interessante. Foi contratado pois o Man City declarou interesse em Joao Pedro como principal alvo na atual tempo. *** FAZENDINHA *** Lorenzo Caputo - A fim de aumentar o número de jogadores italianos no elenco, Caputo chega por 9.25 milhões da Udinese. Tem bons atributos mas ainda tem muito o que mostrar. Um dos destaques dos torneios juvenis da Itália. Arafat Akakpo - Volante pitbull contratado junto ao Anderlecht por 925 mil. Um dos jogadores que apareceu na lista NXGN. Filippo Marchetti - Outro jogador que se destacou nos torneios de jovens. Chega através da lei Bosman da Genoa. Oscar Scalini - Foi o jogador que se destacou na temporada passada pela Sassuolo no Sub 20 Italiano. Fui rápido e roubei ele para a Borgo. Aos 19 anos, vai ser emprestado a Bologna. Sebastian Blas - Goleiro francês, contrato expirado junto ao Nancy. Vai reforçar a Fazendinha já que não estou vendo muito futuro nos atuais goleiros que estão no meu Sub 20. De certo uma pre temporada bastante ativa novamente no mercado da bola. *** GOLEIROS *** Atualmente contamos com 7 goleiros no elenco. Todos ainda jovens para goleiros, mas decidi que parei de correr atrás de goleiros. Tenho expectativas de ver Marcelo realmente evoluindo para o goleiro que tanto sonhei. Os demais, são razoáveis. E vou mantendo eles no elenco como reservas para Marcelo, enviando por empréstimo. Enquanto o salário dos reservas não for muito alto, vou manter eles no clube. Marcelo será o titular absoluto, com Pasqualini atuano como reserva. Max Bahr eventualmente pode aparecer em uma ou outra partida. Em comparação aos goleiros da Série A, estamos acima da média, ficando abaixo apenas no 1x1. Na projeção da Serie A, Filip JOrgensen da Napoli é visto como o melhor goleiro da Série A. Quando eu coloco ele lado a lado com Marcelo, podemos observar que nos atributos chaves para um goleiro, Marcelo não está muito longe. COMPARAÇÃO MARCELO *** ZAGUEIROS E LATERAIS *** Marcandalli e Ballester continuam como meus titulares. A dupla formou link de parceria após boa temporada passada. Marcandalli aos 30 anos e personalidade de Cidadão Modelo, vai continuar atuando como titular, mas no decorrer desta ou talvez da próxima temporada, não vou conseguir conter Ghilarducci de tomar o posto ao lado de Ballester. Os argentinos Pompei e Torrecillas, junto com Ghilarducci, completam a zaga reserva da Borgo para a temporada. Perdemos McKellar na lateral direita. E vou contar com Niccolo Sabba e Siaka Bamba. O Italiano tem minha preferência, mas Bamba aos 21 anos esta louco para mostrar serviço! Esta será a quarta temporada do Marfinense no clube, e desde que chegou tem mostrado qualidade entrando no segundo tempo, ou em partidas mais fáceis. Não acho que esteja pronto para ser titular. Sabba, apesar de ser mais velho, estava na mesma situação na Atalanta, atuando apenas como um reserva de luxo. Na esquerda, Rodrigo de La Torre é minha primeira opção. O Mexicano tem otimos atributos, e aos 21 anos, pretendo que ele seja o lateral esquerdo da Borgo pelos próximos anos. Vogels e Fossi vão brigar pela reserva enquanto o jovem Dieme ainda não tem vaga e vai continuar defendendo a fazendinha. Dieme parece ter mais potencial que Fossi e Vogels, é muito provável que eu venda os dois e mantenha apenas o Senegales como reserva na próxima temporada. Radu Dragusin (Napoli) e Carles Ballester são vistos como os melhores zagueiros da atual temporada. Ballester fica a desejar nos atributos físicos quando comparado com Dragusin. Mas tem a seu favor a excelência em cobranças de faltas. De forma geral nossa defesa é uma das melhores da competição. Algum tempo atrás velocidade era um problema, hoje em dia somos a defesa mais rápida. Não temos boa impulsão, mas quando olho no detalhe, reparo que sao os laterais que puxam para baixo. Nas laterais, tanto direita quanto esquerda, meus titulares sao muito inferiores aos melhores da Serie A. Na direita Alex Carosi da Juventus e na esquerda Lorenzo Pirola da Fiorentina, que eh natural como zagueiro central, mas tem jogado como lateral pela Fiorentina. *** MEIO CAMPISTAS *** Nosso meio de campo tornou-se algo impressionante. A começar por Marko Todoric que renovou o contrato por mais 4 anos e desta vez aceitou não incluir cláusula de valor mínimo. Ao seu lado, vou rodar entre Miretti e Lekai. E ainda ter o Luxo de Marvin de Nooijer, jogador mais caro da história do Borgo, estar sentado na reserva. Como a função em minha tática exige muito fisicamente dos centro campistas, meus reservas nunca reclamaram de não estarem jogando o suficiente. Na função de meio atacante. Felipe Augusto tem tudo para ser absoluto nesta temporada. Timis Mihai eh o reserva imediato de Felipe, mas tenho me preparado para vender Timis, que não esta feliz em jogar poucas partidas. Contamos com dois dos 3 centro campistas considerados os melhores da Serie A. E em comparação com o restante da Serie A, somos disparados o clube com mais criatividade no meio de campo. Alta decisao e visao, alinhado com passe alto e boa técnica! So falta resistencia! Mas para combater isso, temos um grupo forte para um eficaz rodízio de jogadores. *** PONTAS E ATACANTES *** No ataque, após 3 anos, ficamos sem Vanderborne. Que hoje é o maior artilheiro da história do Borgo. Meu ataque vai ser composto por João Pedro e Moacir. E Andrea Riolo atuando como eventual jogador de rodízio caso os brasileiros se machuquem. Nas pontas Oscar Reina pela esquerda e Serafino D’Amore pela direita. Para o rodízio, conto com Alex Owuso e Moacir que joga bem pelas pontas. O italiano Enzo Pieroni, que foi contratado alguns anos atrás para fazer parte do pipeline, é mais um para o rodízio em caso de lesões. Emprestado ao Villarreal Yves Bernard, eh uma estrela, que pediu para sair para poder ganhar espaço na seleção francesa. Como o acho bom demais para vender, mandei por empréstimo, e realizaremos na próxima temporada. Ele merece ser titular por conta de seus atributos, mas D’Amore e Reina estão jogando bem demais. Em comparação com os clubes da Série A, nosso ataque eh o melhor em sem bola, aceleração e remates de longe. Não somos os melhores em finalizações, mas estamos acima da média. Abaixo da média ficamos apenas no jogo aéreo!. GERAL - TODOS JOGADORES - FÍSICOS - MENTAIS - TÉCNICOS Novas camisas anunciadas, Kappa continua como a fornecedora e River Banca como patrocinador oficial da Borgo. Eh o ultimo ano da Kappa como fornecedora, que não estava muito inspirada nesta temporada com o kit de camisas para a Borgo. Acredito que nunca apresentei os nossos clubes afiliados, mas este ano estou empolgado pois nunca estive tao forte nas parcerias. Dando ótima oportunidade de servir como vitrine. Beerschot - Bélgica: Adicionado esta temporada. Vou iniciar a Liga da Bélgica para ter partidas disputadas e assim desenvolver nossos talentosos jovens Cerignola - Serie B: Nas ultimas 4 temporadas, a Cerignola tem subido e caido, subido e caido entre Serie C e B. Tenho enviado constantemente jogadores para reforçar seu elenco. Como - Série B: Talvez nosso melhor clube satélite. Diversos jogadores de nossa base já passaram pela Como. E tem chance de não apenas se desenvolverem, mas também de servir de vitrine para outros clubes na Itália. Defensor Sporting - Uruguai: Todo ano aparece um jogador uruguaio em nossa fornada. Mas até agora, nenhum de qualidade. Ibiza - La Liga: Talvez o mais empolgante no momento. Na temporada anterior subiu para a La Liga 2, e tive o prazer de mandar um monte de jogador, visto que praticamente todo time era de jogadores cinzas. Com um time titular com 8 jogadores do Borgo, e diversos outros reservas. O Ibiza conseguiu de forma sensacional a promoção através de Playoffs para a La Liga. Nesta atual temporada, disputando a La Liga, dificilmente vão conseguir se manter no topo da pirâmide espanhola. Mas contam com jogadores como Dennis Hassan, Ramani, Fernandez, Maglione, Faye e Nicolas Bocca, que tem tudo para mostrar ao mundo o quanto é bom. Há diversos outros jogadores da Borgo defendendo o Ibiza, mas o que falei são titulares. Se Ibiza conseguir se manter na La Liga, vai ser uma estupenda vitrine para meus jogadores! Nimes - Ligue 2 França: Atualmente conta com Lilian Lacoste, Mamadou Diouf e Marcel Beya no elenco. Tem uma boa estrutura para receber jovens jogadores que estão acima da qualidade dos torneios Sub 20 e precisam de mais tempo em partidas competitivas. Novara - Serie C: Atualmente apenas Amedeo Giacomazzi defendendo a Novara na Serie C. Piacenza - Série C: Três temporadas atrás, quase que conseguiram voltar a Série B com um time composto em grande parte por jovens talentosos. Piacenza tem sido uma ótima oportunidade para eu ver que alguns jogadores como Florian Flink e Fabrício Bertini não são bons o suficiente para a Serie A. Muito do que eu observo nos jogadores que mando para os clubes satélites e como fica a classificação média de meus jovens. Se eles não conseguem se manter como titulares na Série C, dificilmente vão ter chances no time principal da Borgo. Quando arrebentam em seus empréstimos, é quando começo a dar mais oportunidades no time titular. Um dos motivos que decidi vender meus zagueiros reservas de uma só vez, foi observando os jovens Torrecillas e Pompei. Que fizeram uma otima temporada passada em seus emprestimos, e estão prontos para serem reservas de Marcandalli e Ballester. Nossa pre temporada foi nos Estados Unidos, onde enfrentamos equipes bastante fracas e metemos lindas goleadas para a torcida na Italia ficar com agua na boca! Também tivemos uma espetacular goleada em cima do Barcelona por 5x0, porem quando olhei os detalhes, mais da metade dos jogadores sao da base. Apenas Ronald Araujo, Lamine Yamal e Alejandro Balde do time titular. Mas valeu a intencao, foi lindo ver o time goleado o Barca! Com a janela de transferencias fechada, a midia esse ano tem expectativa que a gente termine em segundo lugar, atrás da Fiorentina. A diretoria espera que tenha as seguintes campanhas: Champions League - pase da Fase Regular Serie A - qualificar para a Champions League Coppa Italia - Semi Final Supercoppa Italiana - Ser competitivo. Pessoalmente, eu vou focar 100% do trabalho na Serie A, eu quero o titulo! A Champions, o quanto mais longe for, melhor. Mas não vou dar muita atencao para Coppa Italia ou mesmo para a Champions. Não acredito que tenhamos forca suficiente ainda para competir contra Barcelona, Real Madrid, Man City, Liverpool, Etc. Mas estamos crescendo!!! Citar
Cadete213 Postado 9 de Março Denunciar Postado 9 de Março Que equipamentos lindos e pré-época fantástica. Com essas transferências, já estamos a lidar com os Big Boys do futebol europeu. Citar
Seo Beraldo Postado 10 de Março Autor Denunciar Postado 10 de Março Em 09/03/2025 em 21:48, Cadete213 disse: Que equipamentos lindos e pré-época fantástica. Com essas transferências, já estamos a lidar com os Big Boys do futebol europeu. Expand Valeu1!!! A proxima temporada tambem promete sucesso, estamos entre os big boys ja!!! Citar
Seo Beraldo Postado Sábado em 04:15 Autor Denunciar Postado Sábado em 04:15 TEMPORADA 2032-2033: Décima Temporada do Save Conseguimos garantir o tricampeonato da Supercoppa Italiana ao bater a Fiorentina no Olímpico de Roma. Tivemos que passar pela Inter Milão, e a Fiorentina bateu o Torino para chegar a final. Um bom jeito de começar a temporada com um caneco! A primeira metade da temporada fluiu de forma tranquila. Tivemos uma excelente goleada em cima da Juventus logo na segunda rodada. Mas também sofremos uma derrota contra a Napoli na rodada seguinte. Isso não nos abalou e seguimos com uma boa sequancia de vitorias, inclusive em cima da atual campea Fiorentina. A segunda vitoria do ano em cima deles. Tivemos tropecos em inesperadas derrota para a Torino, e logo em seguida para a Inter Milão. Logo antes do Natal, a Borgo deu de presente antecipado uma belissima goleada em cima da Empoli. A Borgo continuo a primeira metade da temporada com boas apresentacoes, e apesar de não liderar a tabela, estamos la em cima! Dezembro foi o mes que deu um estalo no time, e o entrosamento estava muito bom. Janeiro, com a venda de Joao Pedro, e a chegada de Aselm Jorda, o time começou a deslanchar. Bom momentos para recordar foram as vitorias em cima da Napoli, Sampdoria e Inter Milao. Rodada após rodada, acumulamos 23 partidas invicotos ate uma inesperada derrota contra a Udinese. . Mas ja era tarde demais, garantimos o titulo algumas rodadas antes. Mas fechamos a temporada, com mais uma goleada em cima da freguesa Lazio! Marcamos 102 gols! Sofremos apenas 27 gols. Somamos 92 pontos em uma campanha historica! Uma pena que não deu para ser uma temporada invicto! Mas calma la também! A Borgo mal começou a fazer sua historia e ja quero temporada invicto! A venda de Joao Pedro nos tirou da disputa de artilharia, mas mesmo assim tivemos uma boa quantidade de jogadores premiados. Sem duvida uma temporada para ser eternizada no coracao do torcedor da Borgo! JOGADOR DO ANO - JOVEM DO ANO - ARTILHEIRO - MELHORES DO ANO - XI DO EPOCA - MELHOR DA ÉPOCA - ESTATÍSTICAS DO CAMPEÃO Não tenho muito o que falar da Copa Italia, apenas que foi um fiasco! Fomos derrotados pela Bari por 2x0, em uma partida que não jogamos tao mal. Apenas não conseguimos vencer. Foi legal de jogar contra o Marco Bertini, que foi um importante jogador no comeco do save para a Borgo! Talvez a eliminacao precoce na copa italia facilitou nossa campanha na Serie A! Agenda com menos conflitos e jogadores melhores preparados fisicamente com essa reducao de jogos. Novamente uma otima campanha acima da expectativa da diretoria. Terminamos a fase de liga em segundo lugar, atrás apenas do Paris St. Germain. Em comparação com a ultima temporada, que terminamos a fase de liga em decimo lugar, posso dizer que estamos no caminho certo rumo a ser uma potencia continental. Nossos adversarios na fase de liga foi um misto de forca. Red Bull Salzburg, 1860 Munchen, Young Boys, FC Kobenhaven e Antwerp não foram pareos para nosso time. E confesso que contra esses adversários, cheguei a mandar um misto de titulares e reservas. As partidas mais dificeis foi contra tres clubes ingles. Tottenham e Man Utd arrancaram empates, enquanto batemos o Liverpool por 3x0. Nosso primeiro desafio na fase de mata-mata foi o Dortmund. Os alemaes foram melhores na partida na alemanha, e voltamos com um empate. Mas na partida de volta, mostramos nossa forca. Garantindo a classificacao com uma bela goleada de 5x0. Infelizmente, pegamos o Man City para fase seguinte. Perdemos fora de casa por 3x2, e na partida de volta, na Italia. Arrisquei jogar com tudo para cima, como fis contra o Paris St. Germain na temporada anterior. E deu certo. Saimos de campo com a vitoria. Mas não foi suficiente. A partida foi para disputa de penaltis, que quase fez meu coração explodir, pois Haaland perdeu a primeira cobrança! A sequencia de penaltis a Borgo e City foram consistentes e marcaram. Na quinta cobranca, o lateral direito da Borgo Sabba desperdiçou, colocando para fora. Tivemos mais tres cobrancas e ficou nas maos de Moacir decidir. O novo Edmundo cobrou no meio do gol, facilitando a defesa do goleirao do City. Caimos nos penaltis! O Man City na rodada seguinte perdeu para o Liverpool, e na outra chave Paris St. Germain atropelou o Tottenham. Os franceses do PSG foram novamente para a final, a quarta final consecutiva. Desta vez perderam para o Liverpool. Considerando que batemos o Liverpool na fase da liga, fico orgulhoso da campanha da Borgo! Nossa campanha também trouxe Oscar Reina como o jogador do ano, e titular nos XI Ideal da competicao. Reina tabme foi eleito como o melhor jovem da competicao! BOTA E OURO - XI IDEAL - JOVEM JOGADOR - JOVEM DO ANO *** Saidas *** Alex Owusu - O Barcelona fez oferta para Owusu logo na virada do ano. Eu recusei, Owusu reclamou. Depois de alguns dias, o agente de Anselm Jorda entrou em contato dizendo que havia interesse de vir para Borgo. Minha proposta por Jorda do Barcelona incluiu Owusu como parte do pagamento. Owusu chegou em 2028 por apenas 1.9 milhões. Fez um total de 149 partidas e marcou 34 gols. Owusu foi campeão da Europa League, e bi campeao da Coppa Italia e Supercoppa Italiana. João Pedro - 98 milhões de euros para o Chelsea, sem poder negociar empréstimo de volta por ser o valor da cláusula de venda. O Chelsea tem sido o papão de nossos craques. Levou Rui Silva e Vik Vanderborne. Agora levaram JP, e tem Siaka Bamba e Felipe Augusto na mira. *** Entradas *** Anselm Jorda - Atacante espanhol, extremamente veloz e perigoso! Tem 13 gols em 16 partidas pela seleção espanhola. O Barcelona não deu chance para Jorda pois o irlandes Evan Ferguson tem sido uma estrela absoluta na Catalunha. Jorda estava insatisfeito e listado para empréstimo. Como havia interesse do Barça por Owusu, minha proposta de 30 milhões mais Owusu foi negociada para 43 milhões. Estou na expectativa de ver Jorda fazer a torcida esquecer Vik Vanderborne e El Bilal Toure. *** FAZENDINHA *** Grande parte dos jogadores que chegam nessa leva de jovens tem menos de 18 anos. A intenção é que consiga ter muitos destes como jogadores desenvolvidos pelo clube. Especialmente com a falta de uma Academia decente. Apesar de nosso recrutamento ter melhorado com as últimas duas temporadas, não aparece nenhum bom jogador das fornadas. Julio Milanesi - Jovem argentino, com nacionalidade italiana. Tive que pagar 8 milhões ao Boca para ter suas chuteiras. Com 1,85, 81 kg e 16 de força, 15 de cabeceio, equilíbrio e impulsão, Milanesi promete ser um tanque no ataque! Com apenas 18 anos fez boas partidas pelo time principal, marcou gols, fez hattrick e mostrou a que veio. Jean-Michel Odules - Odules é um ponta direito canhoto, com boa finalização, e controle de bola. Não é tão veloz, mas é excelente no sem bola. 18 anos, me custou apenas 500 mil euros junto ao St. Etienne. Alvaro Baque - chegou em janeiro com apenas 16 anos, ainda tem muito o que melhorar, mas acredito em seu potencial. O lateral direito espanhol veio do Athletic Bilbao e custou 1 milhão de euros. Miroslav Balaz - o Eslovaco tem apenas 16 anos, tem muito o que provar ainda. Vejo que tem bastante tempo para se desenvolver e virar uma estrela da Borgo. Tive que pagar 1 milhão por suas chuteiras. Enric Bordalas - apenas 16 anos, tem ótimo controle de bola. Jogador pequeno e sem força. Vai ser interessante ver seu desenvolvimento. Me custou 5 milhões junto ao espanhol. Philipp Dolling - Trouxe Dolling para fazer um comparativo financeiro. Mas claro, também tem bons atributos. Dolling e Balaz são praticamente idênticos em atributos! Balaz veio da Eslovênia e Dolling da Bundesliga, a inflação de preço entre os dois é incrível! Dolling custou 15.25 milhões. Vamos ver quem se desenvolve melhor! Guillerme Leiva - o medio atacante era meu foco quando estava observando o Boca Juniors. Jogador com atributos mentais muito bom para apenas 19 anos. Me custou 12 milhões. Vai ter que ser emprestado ate obter passaporte Europeu. Sting Inge Fjeldgaard - com 1,94, o Norugues de 18 anos é um ponta esquerda muito bom em cruzamentos, mas fraco em finalização. Como também não é muito bom em sem bola, estou considerando treinar ele para ser um lateral esquerdo. Me custou 7.5 milhões junto ao Bodo. Bruno Luiz - zagueiro brasileiro de 18 anos, não é muito alto. Mas é bastante técnico e habilidoso. Bom para sair jogando com a bola dominada. Terá de ser emprestado até adquirir passaporte europeu. Veio do Vasco da Gama por apenas 4.7 milhões de euros. A temporada gerou 237 milhões em vendas, e torrei 154 milhões. Grande parte do dinheiro torrado foi entre Nooijer e Jorda. O resto foi investimento no futuro! Vou deixar apenas imagens do elenco ao final da temporada. Alguns jogadores não estão presentes na image pois ou foram vendidos, ou ainda estão fora do clube por emprestimo. De forma geral, a Borgo esta muito forte! Jogadores como Ballester, Todoric, Reina e D’Amore estão voando, ficando mais experientes e tem tudo para ficarem ainda melhor! *** GOLEIROS *** *** ZAGUEIROS *** *** LATERAIS *** *** CENTRO CAMPISTAS *** *** PONTAS E ATACATES *** ARTILHEIROS DA TEMPORADA Nome Posicao Gols Partidas xG ANSELM JORDA ATACANTE 15 21(2) 12.39 JOAO PEDRO ATACANTE 15 21(4) n/a OSCAR REINA PONTA 14 35(4) 13.28 MOACIR ATACANTE 13 21(11) 13.01 CARLES BALLESTER ZAGUEIRO 10 39(3) 7.38 MELHORES EM ASSISTÊNCIAS Nome Posicao Assten. Partidas OCG OSCAR REINA PONTA 16 35(4) 39 R. DE LA TORRE LAT ESQUERDO 13 36(3) 38 FELIPE AUGUSTO MOC 11 33(3) 28 SERAFINO D’AMORE PONTA 10 40(7) 27 SIAKA BAMA LAT DIREITO 8 17(13) 19 CLASSIFICACAO MEDIA Nome Posicao Cls. Med Partidas R. DE LATORRE LAT ESQUERDO 7.40 36(3) OSCAR REINA PONTA 7.39 35(4) FELIPE AUGUSTO MOC 7.34 33(3) ANSELM JORDA ATACANTE 7.31 21(2) SIAKA BAMBA LAT DIREITO 7.19 17(13) Conto ainda com uma sensacional equipe de jovens jogadores. Novamente diversos de meus jogadores jovens foram listados na lista dos 50 melhores jovens. Entre os melhores jovens do mundo a Borgo tem 6 jogadores. Incluindo os dois melhores, ambos fora da equipe em empresitmo pelo mesmo motivo. Não havia espaco para não comunitarios no elenco. Diego Esquivel e Birame Faye foram eleitos os dois melhores. Enquanto Giacomazzi, Kalac, Gaelic e Marchetti respectivamente eleitos em 12, 18, 26 e 36. O futuro da Borgo esta bastante empolgante. Os jovens que ja não se encaixam para o NXGN por conta de idade, também se destacam. Levamos ouro, prata e bronze na votação da FIFA para melhores sub 21. Reina, Todoric e Lekai levaram os prêmios. Por conta de muitos emprestimos para o sub 21 não teve uma boa colocacao na tabela. E não conseguimos nenhum titulo com a fazendinha. Nosso recrutamento de jovens subiu bastante, mas em geral as fornadadas continuam pessimas. Tenho dois jogadores que mantive das fornadas, e ja considero dispensar, pois não estão me agradando. Ainda vou ter que ir atrás de jovens de outros clubes para trazer para a fazendinha. A lista NXGN me ajuda bastante, pois miro alguns dos jogadores ali, especialmente os que sao de clubes menores na europa ou africanos e sul americanos. E claro, competicoes internacionais sub 20. Os XI Melhores do ano não teve surpresas. Observem que Marcandalli, agora aos 30 anos, teve uma temporada DISTINÇÕES - XI MELHORES - NEXGEN - Melhores FIFA Sub20 - Sub 20 Italiano Fechamos a temporada com 309 milhões de euros nas contas bancárias. Terminamos o mês no vermelho. O clube vai muito bem mas as projeções ainda são negativas. Nossa reputação está no nível continental, mas ainda estamos totalmente dependentes da venda de jogadores. Mas não é apenas a Borgo, grande parte dos times da Série A rodam no negativo. A Borgo com a gestão de venda de jogadores tem se mantido bem com os bancos. Uma dúvida que eu tive era se o novo novo estádio teria capacidade de expansão. O que me foi confirmado no fim da temporada. Nosso estádio de 26 mil assentos vai ser expandido em 10 mil assentos. 36 mil é melhor que 26 mil. Será o suficiente para que a gente consiga ter projeções melhores? O estádio foi 100% pago com dinheiro que tinha em caixa. Nossa reputação não subiu muito na última temporada. Fechamos alguns novos patrocínios, mas ainda muito abaixo do esperado. O mais notável é o de 20 anos para o estádio. A Kappa também encerra sua participação na história da Borgo. E a diretoria prometeu divulgar o novo fornecedor de material esportivo na abertura da próxima pré temporada. Estamos no último ano do contrato do patrocinador principal na camisa. Que vai permanecer como o patrocinador do estádio pelos próximos 20 anos. Chamaremos de Arena Biver Banca para não ficar chamando de Novo Novo estádio da Borgo. Após 5 anos de Serie A, a Borgo chegou ao titulo! Abaixo uma tabelinha destes 5 anos, mostrando nossa evolucao! E como somos uma maquina de gols! Salvo a temporada que Nasti não jogou nada, e merecidamente não ficou na Borgo. Citar
Fernandinhobol Postado 12 horas atrás Denunciar Postado 12 horas atrás Parabéns pelo título, o trabalho a longo prazo dando resultados aí! Interessante as parcerias com clubes estrangeiros, conseguiu várias delas mesmo. Moacir e Sabba falharam em momentos decisivos, mas é bom pra ganhar experiência em competições continentais. Boa sorte na sequência. Citar
Seo Beraldo Postado 10 horas atrás Autor Denunciar Postado 10 horas atrás Em 07/03/2025 em 23:47, Fernandinhobol disse: Muita coisa evoluiu nessas 2 temporadas para a Borgo. Mas ainda tem essa pedra no sapato para dar um salto final ao save, que são as limitações pela reputação. A Inter de Milão é encardida hein, só goleando... Mas financeiramente falando a fazendinha foi um latifúndio inteiro, já rendeu muito ao clube. Não tem como reclamar da questão financeira. Manda a tática na próxima temporada se puder, gosto das suas considerações a respeito! Expand Já faz um tempinho que não falo de taticas. Mas vamos lá. Para a temporada de 2032-2033 estarei adotando uma forma de jogar muito similar a como já vinha jogando. Porém vou tentar ficar mais assertivo quanto a mudanças taticas conforme o placar. Notei que da última temporada para esta, Fiorentina, Inter Milão, Juventus e Roma estão jogando em um 4222. E a Napoli, adotou um 442. Apenas a Borgo e Milan continuam com formações com 1 atacante fixo e 2 pontas. Genoa e Atalanta, que terminaram em 7 e 8 na temporada passada, jogam com 532 MD (com alas). A Borgo utiliza 3 taticas diferentes. E tenho bastante dificuldade em enfrentar os clubes, mesmo os menores quando jogam com 3 zagueiros, ou com 4123 com MD (esse MD em fase defensiva geralmente está posicionado entre os 2 zagueiros). O que acontece é que os três zagueiros anulam os espaços que meus pontas exploram, e os centro campistas anulam os espaços que meus centro campistas exploram. E por fim, os alas do adversário, cobrem muito bem qualquer jogada lateral, e geralmente estão prontos para contra ataques. Algumas das derrotas que tive contra times menores, 100% foram em cima de times que jogam com 3 zagueiros. Quando marcam um gol, a Borgo simplesmente não consegue quebrar formações com 3 zagueiros. Antes de entrar em detalhes do que eu faço para remediar isso, vamos as três formações e estratégia básica. 4231 MD e Pontas - Quarteto Básico Quarteto Adaptado 424 MD ou MC e Pontas - Quarteto Full *** Quarteto Básico *** A estratégia é que os avançados internos, ocupem o espaço entre zagueiro e lateral em cada um dos flancos. Enquanto os laterais em ataque vão se posicionar nas pontas. Isso força os laterais adversários a saírem para marcar nos laterais, forçando o zagueiro deste lado ficar entre marcar o avançado interno ou o atacante. Marcelinho era ótimo em driblar, e conduzia puxando a marcação, deixando Vanderborne sozinho para marcar em muitas ocasiões. Do outro lado, D’Amore eh tem mais faro de gol, e arrisca mais ao gol do que tenta passar. Os volantes, começaram a partida com um MD defender e um CJ apoiar. Após marcar o primeiro gol, o MD vira um trinco. O que noto é o CJ se movimentando para receber bolas e fazer passes distribuindo o jogo, gera muitos passes progressismo e bolas a rasgar para os laterais. O MD ou Trinco, na fase de posse de bola, atua apenas como uma opção. Ele recebe e passa, recebe e passa. Especialmente quando em trinco. O MD em defesa difere pois quando estamos todos dentro da área metendo pressão, ele ainda está na intermediária. Enquanto o trinco fica mais restrito e raramente chega a intermediária. A zaga é composta por um zagueiro com bola para defender, e seu parceiro um zagueiro a defender. O com bola geralmente joga embaixo do MD/Trinco. E é muito bacana ver ele disparar para o ataque ao melhor estilo do Lúcio! O MD/Trinco logo volta para cobrir o espaço. O MOC é talvez o jogador que gera o caos no ataque. Quando a situação de ataque que descrevi envolvendo laterais e avançados internos acontece, a zaga adversária geralmente se perde quando o MOC avança como um segundo atacante, deixando o avançado externo do lado oposto onde a bola está livre de marcação. Ou o próprio MOC se encontra livre na área e marca gols. Eu tentei jogar com um enganche, mas não tive tanto sucesso do que com um MOC. o Enganche não se movimenta tanto ofensivamente, e muitas vezes está na intermediária, e não avançando para a área para gerar chaos! O ponta de lança marca a maioria dos gols em cruzamentos rasteiros após troca de passes entre avançado interno e lateral. Ou um passe a rasgar do MOC. Mas também marca muitos gols em rebotes após os avançados internos terem remates bloqueados. Em raros momentos, há lançamentos do CJ para o atacante solitário. Mas quando acontece, são meus gols favoritos de ver! Vanderborne costumava chutar de primeira depois do primeiro quique da bola nos lançamentos de Todoric. El Bilal tinha o hábito de cortar o goleiro e tocar para o gol aberto. João Pedro também tem o hábito de cortar o goleiro quando está cara a cara. A quarteto básica eh um gang press default do jogo. Porém razoavelmente estreito, linha mais avançada linha defensiva, com passes mais curtos e ritmo normal. A estratégia força tanto o adversário, que defensivamente, não sofremos muito. Em geral, quando a gente perde a bola, o adversário está tão encurralado em sua própria área, que só chuta a bola para frente ou para as laterais. O que muitas vezes acontece, com times melhores, é que ao invés do chutão para frente, um passe recuado, e um breve tiki-taka do adversário para trocar a bola de flanco, e sair tocando. Nessa hora que geralmente tomo gol. Quando isso de fato acontece, o MD está em posição de defender, mas caso um passe ocorra em suas costas, um de meus zagueiros corre para tentar bloquear o adversário. Se ele não consegue bloquear, o adversário vai em direção ao gol, com meu outro zagueiro indo dar combate. Quando o adversário joga com 2 atacantes, é aí que sofro mesmo! Pois o atacante que está carregando a bola pode passar para o seu colega que ou está sozinho, ou tem apenas um zagueiro cobrindo, ou um lateral chegando para cobrir. Como não uso goleiro líbero, esses contra-ataques são matadores. Atualmente Marcelo, tem capacidade de ser um goleiro líbero e se dar bem nessas situações. Vou deixar ele evoluir um pouco mais antes de começar a arriscar jogar desta forma. Eu gosto da forma que a IA usa os goleiros líberos na fase defensiva, mas quando estamos com a posse de bola, não gosto de como os goleiros líberos funcionam. *** QUARTETO ADAPTADO *** A diferença do quarteto adaptado é bem básica. Eu inverto a mentalidade de meus laterais e avançados internos. Os laterais passam a apoiar e os avançados internos a atacar. Além disso, eu subo os MDs para MC, com função de médio-área-a-área apoiar e CJ em defesa. Também instruo a equipe a antecipar os cruzamentos. Um zagueiro com bola em defesa e um zagueiro em cobertura. O que eu espero, é que meus laterais formem uma linha de 4 com os centro campistas, enquanto os avançados internos entrem na área formando um ataque de 3. Antecipar os cruzamentos faz com que os laterais não subam tanto para o ataque. O CJ em defesa, faz com que tenha sempre um jogador no meio de campo oferecendo uma triangulação, e que seja capaz de segurar a bola mesmo sob pressão adversária. O área a área muitas vezes passa a ser um recuperador de bola caso eu note que o adversário está com posse de bola muito alto. Jogando nesse estilo, os gols geralmente ocorrem com cruzamentos que pegam a defesa desarmada, especialmente para o avançado interior do lado oposto. Também é a formação que o MOC mais marca gols, pois muitos destes cruzamentos antecipados, são defendidos, e na sobra o MOC, causador de CHAOS, está na entrada da área pronto para chutar. Geralmente após assistência do jogador que recuperou a bola defendida após o cruzamento. Jogando com o quarteto adaptado, leva ao atacante solitário marcar menos gols. Pois as jogadas acabam terminando em chutes antes de chegar a ele. Com João Pedro, já testei com um falso 9, e foi bacana, mas me incomoda que ele recua demais. Tenho que fazer mais ajustes e talvez ao invés de MOC um avançado sobra alinhado com um Falso 9 seja um sucesso. Jogar com o quarteto adaptado geralmente reduz bastante nossa posse de bola. Pois estamos constantemente levando a bola para o ataque, e com a linha de 4, os dois laterais e os dois MCs, facilita para bloquear contra ataques adversários. Os gols acontecem em passes longos em troca de flancos. Ou lançamento para atacantes mais rápido que meus zagueiros. Muitas vezes começo com o Quarteto, e após marcar 1 ou 2 gols, mudo para o Quarteto Adaptado. *** QUARTETO FULL *** A quarteto full é a quarteto adaptada, onde o MOC passa a ser um atacante completo em suporte ao lado de um ponta de lança. Eh uma formação que foca em ter mais jogadores dentro da área, e uso em grande parte do tempo para tentar acabar com o jogo nos primeiros 30 minutos. Geralmente contra times mais fortes fora de casa, que sei que vão atacar desde o começo, eu parto pra cima com esta formação. Na expectativa de arrancar um gol logo no começo, e passou a jogar com o Quarteto, com apenas alguns ajustes, na espera do adversário errar para marcar o segundo gol. Eh a formação que nos deixa com a menor posse de bola entre as três, mas com mais chutes a gol. Não dá para jogar 90 minutos com ela com frequência pois deixa os meio campistas e laterais exaustos. Em alguns momentos eu jogo com alas invertidas, para ter mais apoio pelo meio. *** Em comum para todas formações *** Em nenhuma das formações eu jogo por de forma fixa com sobreposições, ou forçar o jogo pelos flancos ou meio. Geralmente começo em aberto, e no decorrer da partida, eu vou trocando. Especialmente quando vejo que a classificação média de um lateral está baixa, ou que ele tem errado, aí foco naquele lado. Vai de acordo com a maré. O mesmo vale para enfrentar defesa e driblar menos. Sempre que chove, eu coloco o driblar menos. E sempre que vou jogar com um time que tenha defensores e meio campistas que tenham velocidade abaixo de 2-3 pontos que meus extremos e atacantes, eu marco para enfrentar defesa. A partir de 2x0 no placar, de atacar/positiva, eu passo para equilíbrio, o ritmo cai para ligeiramente mais lento e perde tempo por vezes. Dependendo do adversário, eu mando o time manter a formação quando a gente recupera a bola. O que também é comum a todos formações são as personalizações. E talvez o que mais demora para acertar! Praticamente todos jogadores do meu time tem personalizações. Seja ela apenas mudando a função, mentalidade ou instruções individuais dos jogadores. Por exemplo, Ballester tem por função ser um defesa com bola, com mentalidade de defender e instruções para driblar mais. Se eu colocar Ghilarducci na mesma posição, através das personalizações, a função passa a ser defesa central em defesa, sem a instrução de driblar mais. Ghila não é tão técnico quanto Ballester, e tem pouco em finta. Outro exemplo, na posição de MOC, Felipe Augusto é ótimo em chutes de longa distância, e tem como instrução individual para chutar mais vezes. Enquanto Miretti, não é muito bom em chutes de longa distância, portanto não tem esta instrução marcada. Portanto imagine que praticamente todos jogadores principais têm instruções individuais. Tento casar as características de jogo deles com instruções individuais. No decorrer da partida, e praticamente em todas as formações. Eu costumo variar estas instruções para equipe quando em posse de bola. Após marcar um gol: Jogar a Partir da Defesa Focar jogo pelo meio, esquerda, direita: vou variando de acordo com a tática adversária para explorar fraquezas. Quando adversário tem um link pontilhado entre lateral e ponta, eu foco jogadas por ali, etc etc Sobreposições: Uma das minhas instruções favoritas desde que foi introduzido e mudo constantemente no decorrer da temporada. Às vezes apenas S. externa na esquerda e nada na direita e Vice versa. As vezes S. Externa na esquerda, mas S. Interna na direita, e vice -versa. Às vezes nada de sobreposição! Eh ter uma leitura do jogo e fazer as mudanças. DICA do BERALDO: Quando você joga com sobreposições... o ponta quando receber a bola, vai SEGURAR a bola procurando o jogador que está fazendo a sobreposição para fazer o passe. Portanto a dica eh.... Dependendo de como você quer que seu time jogue, a sobreposição pode estar te atrapalhando. Se você quer que seu ponta pegue a bola e parta para o gol, usar sobreposições contradiz o que você quer. Pontas com mentalidade em atacar, minha sugestão é não usar sobreposições. Sobreposições também afeta a forma que seu seu centro campista em suporte vai atuar. Se tiver sobreposição externa, o seu centro campista vai fazer passes longos para seus laterais correndo para a linha de fundo. Então se você tem um centro campista não muito bom em visão, decisão e passe, jogando em apoiar e utilizando sobreposições, note que ele vai tentar essas enfiadas. Especialmente se seus laterais estiverem jogando em ataque, ou se você tiver jogando com alas. Por isso eu gosto de jogar com defesa lateral, ao invés de alas. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.