Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Na vanguarda de Guingamp


PedroJr14

Posts Recomendados

Banner-Guingamp1423a4c73cc07ad2.png

 

História

Fundado no ano de 1912 na pequena cidade de Guingamp, na França, o En Avant de Guingamp operou por mais de 70 anos como clube amador, se profissionalizando apenas em 1984, desde então figurou na elite do futebol francês em 13 temporadas, tendo disputado a Ligue 1 por seis temporadas consecutivas entre os anos de 2014 e 2019, quando sofreu uma das maiores goleadas da história do Campeonato Francês, perdendo por 9x0 para o PSG e acabando rebaixado pela última vez ao fim daquela temporada, permanecendo até então na segunda divisão.

Durante a sua história, o Guingamp contou com alguns notáveis jogadores como Didier Drogba, Florent Malouda, Fabrice Abriel, Laurent Koscielny, Jimmy Briand e o campeão mundial em 1998, Stephane Guivarc'h, além dos Brasileiros Felipe Saad e Eduardo.

O seu primeiro grande título foi vencido na temporada 2008/09, quando o time passou por Dinard, La Vitréenne, Saint-Omer, Brest, Le Mans, Sedan e Toulouse, para chegar à final da Copa da França, contra o Stade Rennes. Diante de 80 mil presentes, o Rennes dominou o jogo, acertando a trave duas vezes, até que aos 68 minutos, o zagueiro americano Carlos Bocanegra desviou uma cobrança de falta para abrir o placar em favor do Rennes. A comemoração durou pouco, já que o gol foi justamente o que o Guingamp precisava para acordar. Aos 71 minutos, Felipe Saad tentou um lançamento na direção de Eduardo, a zaga se atrapalhou e a bola caiu no pé do atacante que bateu de primeira para empatar. A sorte estava mesmo ao lado do Piauiense Eduardo e do Guingamp, aos 82 minutos a defesa do Rennes bateu cabeça de novo e a bola sobrou para Lionel Mathis, que encontrou Eduardo sozinho à direita da área, o atacante encheu o peito do pé na bola para fazer o segundo e dar o título ao Guingamp. Eduardo terminou a competição como artilheiro, com 7 gols e até hoje, constantemente recebe homenagens dos fãs pela atuação histórica na final.

Eduardo estava na sua terceira temporada com a camisa do Guingamp e logo depois do título saiu para vestir as cores do Lens, depois passou por Ajaccio e Metz, antes de voltar da França direto para o Piauí, onde conseguiu o acesso para a Série C com o River em 2014. Depois disso ele ainda rodou por clubes do nordeste, principalmente do Piauí, até 2022, quando se aposentou definitivamente dos gramados.

281576875-5377620212289582-3988098016226

Na temporada 2013/14, o Guingamp conseguiu uma nova conquista de Copa da França, depois de bater novamente o Rennes na final, dessa vez por 2x0.

 

Guingamp na Europa

A equipe disputou a Copa UEFA/Europa League em 3 ocasiões. Na temporada 1996/97 após vencer a Copa Intertoto de 96, o time caiu ainda na primeira fase perante a futura finalista, Internazionale. na temporada 2009/10, sucumbiu no playoff frente ao Hamburgo, futuro semifinalista e não alcançou a fase de grupos. Na temporada 2014/15 o clube classificou diretamente para a fase de grupos, onde enfrentou Fiorentina (2D), PAOK (2V) e Dynamo Minsk (1E, 1V), conseguindo a classificação para a segunda fase, onde enfrentou o Dynamo de Kiev e até venceu o jogo de ida por 2x1, mas acabou vendo a vantagem ser revertida no jogo de volta e caiu na fase de 32-avos.

 

Cidade e Estádio

Guingamp é uma das menores cidades a ter tido um clube no primeiro escalão europeu, tendo pouco mais de 7000 habitantes o local tem pouco a oferecer para os turistas, a não ser em dias de jogo. Uma curiosidade é que em 1896, a cidade contava com mais de 9000 habitantes, desde então vê a sua população diminuir cada vez mais ao longo dos anos.

O clube manda seus jogos no Stade Roudourou, que tem capacidade para 19,033 ocupantes, quase o triplo da população da cidade. Inaugurado em 21 de Janeiro de 1990, em uma partida contra o PSG, o estádio passou por algumas modernizações nos anos de 97, 2007, 2014 e 2018, sendo um estádio padrão UEFA. A seleção francesa já mandou 2 jogos no estádio, sendo um jogo contra as Ilhas Faroe em 2009, nas eliminatórias para a copa de 2010 e o outro um amistoso contra a Islandia em 2018. O Guingamp cederá o Roundourou para ser a casa do Stade Brest na Liga dos Campeões temporada 24/25.

651fc444e7c54768461090bc.1

 

O objetivo principal do save é recolocar o Guingamp em destaque no mapa do futebol, fazendo o clube brigar por títulos a nível nacional e a nível europeu.

RESERVADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me bateu uma nostalgia agora, simplesmente o cara que fez aquele save histórico com o River do Piauí por aqui.

Seja bem-vindo novamente em seu retorno. Te desejo muita sorte com o Guingamp. Curioso o tamanho da cidade em que o clube se encontra, bem pequena. Já achava pequena a cidade do Vilareal, mas a do Guingamp me surpreendeu haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Irei acompanhar Pedro, não conhecia a história desse Eduardo (mt legal inclusive!) e fiquei surpreso com a pequenez da cidade, hahaha... cabe 3x a população dela dentro do estádio do clube, que coisa sinistra. Me pegou aí a história!

Boa sorte e boa diversão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom retorno à área e sucesso ao Guingamp.

Muito interessante a história desses dois brasileiros no título da Copa da França e mais ainda que o Eduardo foi determinante no título. Curiosa mesmo é a história do estádio que é muito maior do que a população da cidade. Claro que deve ter uma explicação para um estádio desse tamanho em uma cidade tão pequena, mas dizem que esse tipo de coisa só acontece no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2024 em 04:15, Cadete213 disse:

Boa sorte.

Valeu, Cadete.

Em 20/10/2024 em 10:55, LC disse:

Fala @PedroJr14!

Seja novamente welcomido ao fórum e boa sorte com o save.

Lá ele, LC. Valeu!

Em 20/10/2024 em 12:32, MitoMitológico disse:

Me bateu uma nostalgia agora, simplesmente o cara que fez aquele save histórico com o River do Piauí por aqui.

Seja bem-vindo novamente em seu retorno. Te desejo muita sorte com o Guingamp. Curioso o tamanho da cidade em que o clube se encontra, bem pequena. Já achava pequena a cidade do Vilareal, mas a do Guingamp me surpreendeu haha

Fala, Mito.

Esse ano refiz o save em off, mas eu me diverti tanto que não conseguia parar de jogar, aí nem tinha como postar o remake kkkkkkk

Em 20/10/2024 em 11:59, Nismo disse:

Bom retorno e boa sorte.

Valeu, Nismo!

23 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Boa sorte e bom save :)

 

Obrigado!

23 horas atrás, Leho. disse:

Irei acompanhar Pedro, não conhecia a história desse Eduardo (mt legal inclusive!) e fiquei surpreso com a pequenez da cidade, hahaha... cabe 3x a população dela dentro do estádio do clube, que coisa sinistra. Me pegou aí a história!

Boa sorte e boa diversão!

Valeu, Leho!!

4 horas atrás, GG. disse:

Bom retorno à área e sucesso ao Guingamp.

Muito interessante a história desses dois brasileiros no título da Copa da França e mais ainda que o Eduardo foi determinante no título. Curiosa mesmo é a história do estádio que é muito maior do que a população da cidade. Claro que deve ter uma explicação para um estádio desse tamanho em uma cidade tão pequena, mas dizem que esse tipo de coisa só acontece no Brasil.

Fala, GG.

Deve ter alguma explicação, pelo que eu entendi a cidade de Guingamp fica numa área de cidades acumuladas, mas juntas tem uma população de 22 mil, então essa ainda não é a explicação para um estádio tão grande.

4 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Boa sorte!

 

Save comecando! vamos ver se consigo acompanhar e me animar a voltar a secao!

Fala, Seo Beraldo.

Estamos juntos nessa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Herr Jones disse:

Boa sorte, Pedro! Tem tudo para ser um save bem frutífero e proveitoso!

Valeu, Herr. Tmj!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...