Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Sob o sol da Toscana - A solução Tizio (20/10)


Tsuru

Posts Recomendados

AP1GczPZnJt6y8GbqAzzrPQM0LNOj4J1Y0uXj4iQ


Giglio di Firenze
De volta a Florença
09/10/2024 por Giulio Lombardo


Ciao, amici. 
 
Meu nome é Giulio Lombardo e sejam todos muito bem-vindos ao Giglio di Firenze, a sua, a minha, a nossa coluna bimestral sobre a Fiorentina. Para quem não me conhece ainda, segue uma foto minha recém-tirada.
 
AP1GczNmYmKc9cmwB5-TAahut-1a7aK1g3tv6oIQEIFdmMAFBGTDxRDD4KNYrACC4DB7d5ltzJZnfKfgUF0Hxb-x1a0F27rZ-1ks_kDmB8rPwsnUQxp2TsO4GDz0y_Zmtj3JiFB5XOgIUlNV1UZb4zN4iNrL4g=w878-h878-s-no-gm?authuser=0
 

O nome deste espaço é uma referência ao original, em italiano, do Lírio de Florença, símbolo da cidade e do clube, de quem sou um torcedor apaixonado. Aprendi com meu pai Filippo, também fiorentino fanático e que teve o privilégio de ver a era de ouro do clube, com dois scudettos e uma Taça das Taças da Europa nos anos 50 e 60. Já o meu nome é uma homenagem do meu pai a Julio Botelho, o brasileiro e talvez maior ídolo da Viola durante sua era de ouro.
 
Esta será uma coluna, como eu disse, sobre a Fiorentina, mas peço uma pequena licença para iniciar com uma pequena história sobre como e porque cheguei até aqui. 
 
Depois de uma década como correspondente internacional, tendo vivido em países como o Brasil e a China, eu morava em São Francisco, Califórnia, e era casado com uma americana. Mas, durante todo o tempo em que morei fora, sentia falta de algo que não sabia bem o que era. Estava adaptado, ganhava bem, mas sabe quando algo parece fora do lugar?
 
Ficamos ambos infelizes, o casamento acabou. De passagens compradas para férias em Florença, decidi vir assim mesmo, sozinho, viajar, esfriar a cabeça, matar saudades da terra natal.
 
A primeira coisa que fiz ao chegar foi ir ao Artemio Franchi, mas o estádio ainda estava fechado. Por lá eu soube que abriria em breve, naquele mesmo dia, para um jogo-treino entre o time principal e os reservas da Fiorentina, tradicional partida de início de temporada.
 
Esperando a hora da partida, fui fazer uma hora a pé no entorno e, ao lado de um canteiro de obras na rua, vi uma casa velha, caindo aos pedaços, com uma placa de vende-se. Por um momento pensei...depois disse para mim mesmo: "Ah, que bobagem. Tenho uma vida estabelecida nos Estados Unidos, um emprego, isso é loucura demais."
 
O tempo parecia não passar e fui a um café ali perto almoçar. Mas almoçar sozinho? Liguei para meu Tio Cícero, torcedor fanático da Inter, companheiro de muitos Fiorentina x Inter no Artemio Franchi, dono de ótimos bordões e velhas histórias (não necessariamente nesta ordem), e perguntei se poderíamos antecipar nosso reencontro das férias. Ele apareceu uns vinte minutos mais tarde, uma roupa que parecia nova e o tradicional jornal debaixo do braço. Disse que a ocasião merecia uma roupa nova. 
 
AP1GczNXpswnXd6SB4o9tgXgoP7pPobUSsT55ptaVt_okpWylwr2Ow3SMFBVKce4CfNau8Xc0y3TN6UEP4rOrF-FelpRYY0fuVktW0i77FqcbotSuPM-zab6z1as7UGw-jgc7XBSgDgfFwS63G77W1KJ9du_6w=w878-h878-s-no-gm?authuser=0
 

Começamos a conversar, almoçamos, e quando estava quase na hora de pagar a conta, entra um grupo de torcedores da Fiorentina, todos vestidos com as camisas e cores do clube, de forma exagerada, com instrumentos musicais, fazendo uma festa danada. 
 
A alegria deles era tanta que contagiava. Cantavam, dançavam, faziam barulho, nos abraçaram...e eu senti uma coisa que não sentia há tempos. Tio Cícero me olhou e riu de canto de boca, depois disse aos torcedores que eu ia com eles.
 
Não sei bem o que aconteceu depois, mas de repente estava eu todo paramentado, vestido com uma camisa da Viola que alguém enfiou em mim (e que era dois números menor), um chapéu roxo gigante e uma flâmula do clube na mão, sentado numa pequena van (também roxa) no meio daquele grupo tão animado.
 
Foi ali que entendi o motivo daquela algazarra: eles eram italianos e assim como eu, torcedores que moravam fora do país e estavam de passagem por Florença. Portanto, qualquer oportunidade de ver o clube era uma festa, mesmo que fosse um simples jogo-treino.
 
A van partiu da frente do café, deu algumas voltas e, antes de chegar ao estádio, precisou parar por conta do trânsito em volta de um canteiro de obras. E então eu vi, novamente, a casa caindo aos pedaços, com uma placa de vende-se na frente. Pedi imediatamente ao motorista para encostar e desci da van quase correndo.
 
Quando voltei, todos me olhavam com cara de espantados. E eu contei a eles toda a história, dizendo que para mim aquilo era um sinal. Eu já havia falado com o corretor, ia comprar a casa e morar do lado do Artemio Franchi. Eu tinha descoberto o que tanto me fazia falta nas viagens pelo mundo: estar perto da Fiorentina.
 
A van explodiu num grito de felicidade tão genuíno como a comemoração de um gol inesperado, daqueles em que o chute de fora da área vai direto no ângulo.

E esta história continua no próximo Giglio. Arriverdeci, amici!

Giulio Lombardo
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru mudou o título para Sob o sol da Toscana - De volta a Florença (9/10)

Boa sorte, Tsuru! Que seu retorno seja vitorioso e duradouro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte. Linda região italiana, mas a cidade de Florença está rídicula em termos de turistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa introdução calorosa com certeza fez pulsar em minhas veias o (provável) sangue italiano que carrego da família da minha mãe hahaha a torcida italiana certamente é uma das mais vibrantes e apaixonadas da Europa.

A Fiorentina era um dos clubes que mais acompanhava na época 2013 a 2015, admiro bastante, acho que pra mim ela só perde nesse aspecto pro Milan e pra Roma

Vamos torcer para uma linda história com a Fiore.

E Boa Sorte em seu retorno, Tsuru! Espero que venha pra trazer uma boa saga ai pra gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Darthz disse:

Boa sorte Tsuru! Bom regresso à área!

Obrigado Darthz!

10 horas atrás, ElPerroMG disse:

Boa sorte, Tsuru! Que seu retorno seja vitorioso e duradouro. 

Obrigado ElPerro. Que assim seja.

9 horas atrás, Cadete213 disse:

Boa sorte. Linda região italiana, mas a cidade de Florença está rídicula em termos de turistas.

Obrigado Cadete. Ainda não conheço, está na minha lista hahaha

8 horas atrás, Masca disse:

Simpatizo bastante com a Fiore, acho a cor do uniforme belíssima. 

Sucesso!

Oi Masca.

Também gosto bastante, uma pena que nos últimos 60 anos viraram mesmo um time "chove-não-molha", acho que a Viola merecia melhor sorte.

Por falar em uniforme bonito...acho incrível como mesmo as camisas com o design mais simples ficam incríveis nesses tons de violeta. É mesmo espetacular.

fiorentina_24_25_kappa_home_kit.jpg

 

7 horas atrás, MitoMitológico disse:

Essa introdução calorosa com certeza fez pulsar em minhas veias o (provável) sangue italiano que carrego da família da minha mãe hahaha a torcida italiana certamente é uma das mais vibrantes e apaixonadas da Europa.

A Fiorentina era um dos clubes que mais acompanhava na época 2013 a 2015, admiro bastante, acho que pra mim ela só perde nesse aspecto pro Milan e pra Roma

Vamos torcer para uma linda história com a Fiore.

E Boa Sorte em seu retorno, Tsuru! Espero que venha pra trazer uma boa saga ai pra gente!

Somos dois Mito hahaha, meu sobrenome não engana...tem italiano por parte de pai. Eu acho os italianos parecidos com os brasileiros nesse aspecto, eles carregam a paixão e a vibração de torcer na flor da pele, não acha?

Também gosto muito da Viola, como eu disse ao Masca, merecia melhor sorte. Fora aquela fase boa nos anos 50 e 60 acumulou vários vices e nunca mais conseguiu ser muito competitiva, nem na Itália nem na Europa. Tomara que aqui eu consiga escerevr uma história diferente.

Obrigado!

4 horas atrás, GG. disse:

Bom retorno ao saves. Que tudo corra bem nessa nova aventura.

Obrigado Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte Tsuru!

Eu creio que a Viola adquiriu muita simpatia dos brasileiros pelos times dos anos 80 com Sócrates e dos 90 com Batistuta, Rui Costa e Edmundo (e aquela camisa belíssima com o patrocínio da Nintendo).

A escrita tá muito bacana e me lembra bastante alguns saves aqui da área.

Desejo uma bela aventura para ti e o Giulio Lombardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bom retorno, Tsuru!

Assim como outros, eu também simpatizo com a Viola, especialmente pelo uniforme e pelas cores do clube. Lindíssimos. Já fiz alguns saves inclusive com ela, nenhum tão duradouro confesso, hahaha mas já fiz. Desejo sorte nessa nova jornada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2024 em 13:14, Henrique M. disse:

Boa sorte, Tsuru. Bom retorno.

Obrigado Henrique!

Em 13/10/2024 em 01:25, Nismo disse:

Boa sorte Tsuru!

Eu creio que a Viola adquiriu muita simpatia dos brasileiros pelos times dos anos 80 com Sócrates e dos 90 com Batistuta, Rui Costa e Edmundo (e aquela camisa belíssima com o patrocínio da Nintendo).

A escrita tá muito bacana e me lembra bastante alguns saves aqui da área.

Desejo uma bela aventura para ti e o Giulio Lombardo.

E não é? Eu não conheço alguém que diga que não gosta ou não simpatiza com a Fiorentina. Acho que o fato de ser um time que bate na trave muitas vezes, sem conquistas relevantes há algum tempo, só ajuda nesse processo. :)

Obrigado pelos elogios, eu de fato em alguns momentos me senti em uma versão italiana do save do Peepe na América do Sul. Hehehe

Valeu Nismo!

Em 13/10/2024 em 03:01, Leho. disse:

Bom retorno, Tsuru!

Assim como outros, eu também simpatizo com a Viola, especialmente pelo uniforme e pelas cores do clube. Lindíssimos. Já fiz alguns saves inclusive com ela, nenhum tão duradouro confesso, hahaha mas já fiz. Desejo sorte nessa nova jornada!

Obrigado Leho. Difícil alguém não gostar da Viola né? E por ser uma equipe média, que inicia o jogo sem grandes pretensões, imagino eu que é um save bem comum no FM - embora aqui na área fazia tempo que não via.

Valeu e como diria o ChatGPT, vamos juntos nessa jornada hahaha

Em 13/10/2024 em 19:14, LC disse:

Boa sorte Tsuru!

Obrigado LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AP1GczPZnJt6y8GbqAzzrPQM0LNOj4J1Y0uXj4iQ


Giglio di Firenze
A solução Tizio
20/10/2024 por Giulio Lombardo


Ciao, amici. 

Já contei aqui a história de como um grupo de italianos fanáticos que moram fora do país e que vieram ver a Viola jogar um jogo-treino me levaram a comprar uma casa velha caindo aos pedaços do lado do Artemio Franchi, selando a minha volta à Itália depois de dez anos fora do país.

Pois bem, eu naquele dia entrei com eles no estádio onde, antes da partida, seria anunciado o novo treinador da equipe, uma informação até então envolta em grande mistério. Desde então se passaram quase dois meses e eu ainda estou tentando entender duas coisas: a primeira é se é possível terminar uma obra em vez de desistir dela, porque até lá tenho que dormir no porão do Tio Cícero. E a segunda é, o que é que a direção da Fiorentina tem na cabeça?
 

AP1GczPGHoXjthYczDQIEDk7evjChkoyL75zSAbt


Somos a Viola, somos o maior time da Itália e um dos maiores da Europa. Estamos na fila há mais de 50 anos, desde o scudetto dos anos 60, e a solução para sairmos da fila foi contratar, em bom italiano, um "Tizio" - ou um "joão-ninguém", como diriam meus amigos brasileiros?

Quais times grandes esse tal técnico brasileiro, esse Fontes, treinou - Real Madrid, Barcelona, Bayern? Não. Tá, podia ser assim um Borussia, um Rennes, um Ajax. Ou pelo menos ali um 1860 Munique, Shamrock Rovers, Honved, Artmedia Pertralska, que fosse. Mas não, o sujeito nunca comandou um time de futebol principal na vida. E como tal, jamais conquistou nenhum título. 

O máximo que ele tem é experiência no mundo do futebol e bom histórico em formação de jovens em equipes de base. O que é isto, por acaso estamos jogando Football Manager?
 

AP1GczOVKmZTppuO8Jdhbs2wc9E5etZ4sQc7DbYH


Uma coisa não posso negar, o Tizio entrou sem botar o pé na porta. Ele veio sozinho, usou a equipe técnica que já estava no clube e contratou outros profissionais apenas para aumentar o estafe, portanto nada de exigências milionárias de comissão técnica. Menos mal.

O elenco inicial da temporada tinha alguns nomes bem interessantes. Dentre aqueles que considero nossas estrelas estão o volante brasileiro Arthur, que acompanhei no Grêmio enquanto trabalhei no Brasil, os argentinos Martinez Quarta (zagueiro) e Nico Gonzalez (ponta/atacante), o sérvio Milenkovic (também zagueiro) e o experiente italiano Giacomo Bonaventura (volante/meia ofensivo)numa mistura clássica de jovens com potencial e bons veteranos.
 

AP1GczNhhnhwUvehLSFvefotT7izXmi9_dln2SnN


Havia boatos que o clube não tinha muito dinheiro para investir, o que faz algum sentido: as contratações foram basicamente de jovens promessas e, até onde apurei, negócios parcelados para tentar fazer o dinheiro render. 

Eu também ouvi dizer, vamos dizer assim, que o treinador não é do tipo que faz scout particular ou recomendações, e que contratou totalmente em cima dos relatórios e avaliações da equipe técnica.
 

AP1GczMG1OZul01gOC8Cq3qbQ1jp6JXJOHIe7-mR


Para mim o reforço mais interessante é o espanhol Sergio Gomez, 23 anos, emprestado pelo Manchester City. Tricampeão inglês, campeão da Liga dos Campeões da Europa, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes, ele estava sem espaço nos Citizens e veio por empréstimo com passe fixado em 47 milhões de euros. Apurei também que a Viola só paga seus salários e zero de contribuição mensal. É ao mesmo tempo jovem, experiente e polivalente, podendo jogar como ala ou como ponta: o típico jogador que a Fiorentina precisa e merece.
 

AP1GczM99FuP-lkyHsHZPdRcevH67bVLTkckQxwd


O outro reforço que certamente chamou atenção da torcida é o também jovem espanhol Adrian Bernabé. Mais um jogador polivalente - meia ofensivo, meia central e pode até atuar improvisado como volante - diz-se nos bastidores que custou um bom dinheiro aos cofres do clube, alguns falam em 4 milhões, outros em até 6 milhões de euros recheando os bolsos do Parma.

Mas é claro que o Tizio tinha que estragar tudo e ouvi dizer que vai adaptá-lo e escalá-lo como volante, transformando o improviso em rotina. Que desperdício...
 

AP1GczM9o0pyI-GAL_NdLE_u2yxPNOMd9Tyk98me


Do meio para a frente, além de Gomez e Bernabé, chegou apenas o ponta Samuele Vignato, emprestado pelo Monza com passe fixado. Eu esperava mais, bem mais - é um jovem promissor, mas não o vejo ainda em condição de ser titular. E acho muito pouco em termos de reforços para o meio e ataque.
 

AP1GczMfQXup8A1GrTrYE52hrtPMCp2rH4ZnvRmU


Outros contratados incluíram alguns nomes para a zaga: o líbero italiano Mateo Gabbia, ex-Milan, o zagueiro australiano Alessandro Circati, comprado junto ao Parma, o também beque irlandês James Abankwah, emprestado pela Udinese, e o ala direito Samuele Birindeli, adquirido do Monza. 

O nosso querido treinador optou ainda por subir alguns jovens da base para fazerem parte do elenco principal. A aposta valoriza o futuro do clube mas me parece muito arriscada, acho que pode acabar queimando os garotos.

Houve ainda uma série de jogadores sem contrato que fizeram alguns testes, mas eu soube que a equipe técnica não recomendou nenhum e o treinador preferiu não arriscar porque nenhum deles permaneceu. No fim ficou um elenco até grande, acredito que a ideia seja revezar considerando todas as competições que disputaremos: Serie A, Coppa Italia e Conference League.
 

AP1GczOiviPuv5oR_sMAHLaXho7B8fNaw9YI2Y8o


Em relação a saídas, além de alguns jovens cedidos por empréstimo - a maioria em troca de pagamentos mensais e sem contribuição de salários da parte da Viola - o clube também vendeu o volante veterano Alfred Duncan ao West Ham, da Inglaterra, a a estrela Bonaventura foi jogar no mundo árabe. Particularmente acho que o time vai sentir falta de toda essa experiência, embora digam por aí que financeiramente as saídas cobriram os gastos com contratações e ainda deixaram dinheiro em caixa.  
 

AP1GczN-VeLTnGEGPXDOkDhedWabJZhXWpdyG8fz


Agora, como é que o Tizio vai organizar esse elenco? Um futebol bem jogado, ofensivo e de muitos gols, do jeito que a torcida gosta, certo?

Não foi isso que se viu nos primeiros treinos e amistosos. Para surpresa geral, ainda mais vindo de um brasileiro, ele botou a equipe com três zagueiros, dois volantes e dois alas, deixando dois pobres extremos e um centroavante isolados na frente. Sendo que Nico Gonzalez, nosso melhor centroavante, foi espetado na ponta-direita mesmo sendo canhoto...
 

AP1GczP0rwf_0uxtCVsO8aSPfozM5x83YCWZnt9C


Um absurdo. Em que ano estamos, 1960? Alguém avise ao técnico que a era de ouro da Fiorentina, que coincide com a do velho catenaccio italiano, já acabou faz tempo. Hoje em dia times campeões são formados com triangulações, infiltrações, intensidade e controle de bola.

Será que isso é suficiente para as ambições da diretoria e da torcida e mesmo as da imprensa, que nos colocam ali pelo meio da tabela? Para mim isso é ambição de time que não quer ser rebaixado e eu acho pouco, muito pouco.
 

AP1GczNWXGXX30a-gByyN-righ5-Kaj14z262DxY


Espero sinceramente que o treinador mude suas ideias, ou a porta da rua será a serventia da casa muito antes do que ele imagina.

E esta história continua no próximo Giglio. Arriverdeci, amici!

Giulio Lombardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru mudou o título para Sob o sol da Toscana - A solução Tizio (20/10)

Agora é levar a Fiorentina aos tempos de Batistuta e Rui Costa, a lutar por títulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM! Esse Giulio é muito corneta.

O time já era bastante bom, mas creio que se reforçou ainda mais com essas mudanças. Curioso para ver o catenaccio em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela cornetagem típica de torcedor não pode faltar. É claro que pra torcida fica bem chato um futebol pouco vistoso, mas acredito que o treinador tenha se adaptado melhor ao estilo de seus atletas, a aposta em nomes mais jovens é válida. Ainda é cedo pra corneta, Giulio, olha o desempenho da equipe nos amistosos. Dê uma chance pro desenrolar dessa nova temporada. Vamos aguardar o que vem por aí.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bom, pelo visto então o desafio aqui é ter sucesso com o Catenaccio né? Hahaha, já entendi. Engraçado que o elenco da Viola começa bem equilibrado e com boa qualidade técnica, meio que não combina logo de cara assim um sistema tão rígido e defensivo, haha mas ok. Vamos ver até onde pode-se chegar.

Sobre o plantel, Nico González é o grande craque, comigo sempre fez chover. Gols, assistências, ganhava como HdJ direto... cuide bem dele. E como ponta dir. ele rende um absurdo, esse cornetinha do Giulio aí não entende nada de futebol, kkkkkkkkk!

Além do Nico, Terraciano é bem seguro no gol, Dodô é um excelente lateral, Biraghi idem do outro lado e o Sottil costuma evoluir mt bem. Fora os meias, todos bem capacitados. Gostei das contratações, especialmente do Bernabé e do Sergio Gomez (esse eu trouxe de graça num save com o Celta, joga fácil demais). O Serginho (já sou íntimo dele, me desculpa kkkk) inclusive faz a lateral, já o escalei por ali pra ganhar mais ofensividade com o time e geralmente ele vai bem também.

No mais, vamos ver do que esse Catenaccio é capaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço bem Circati e Bernabé de save que fiz com a Parma. Posso dizer que foram duas ótimas contratações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Fiorentina é um time bem simpático, lembro que nos antigos Bomba Patchs, a maioria dos jogos rápidos eram mandados no Artemio Franchi.

O time é interessante e a montagem do elenco tem dado ainda mais esperanças de uma boa temporada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dale, Tsuru! Bom retorno! Chegou na Viola mostrando que não tá muito preocupado com o carinho da torcida e meteu logo um catenaccio para buscar os velhos tempos de glória. O time é bom, os reforços me parecem interessantes e que buscam manter o nível, a aposta em jovens é bem interessante e pode render ótimos frutos mais adiante.

Boa sorte! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...