Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Temporada 2024 (27/09)


Fernandinhobol

Posts Recomendados

spacer.png

Introdução

💭 O que eu, um singelo, desconhecido, e inexperiente treinador brasileiro, faria com uma licença no currículo após fazer um curso da CBF se estivesse no meio do Sudeste Asiático, num paraíso gastronômico tropical? …

spacer.png

 

Apresentação

Olá, pessoal! Como estão? Estou estreando na área pois tenho gostado de ler algumas histórias que tem por aqui e interagir nos tópicos também; o FM é um jogo que consegue me engajar, mas principalmente quando posso compartilhar o que está acontecendo. Criei a conta há dois anos, cheguei a ler vários guias daqui, mas resolvi começar a me comunicar por agora, e tem sido bem interessante. O save será no estilo JET mesmo, comecei há alguns dias e consegui me preparar para postar hoje. Bora viajar! ✈️

Ideias do Fernandobol

A ideia central do save é que seja uma carreira passando por países dos mais variados e evoluindo meu treinador no decorrer do tempo para poder alçar vôos maiores. Gosto de saves longos nos quais não preciso ficar preso a um time, então tentarei fazer deste um (já fiz algo nessa linha nas versões anteriores, mas nessa começarei alguns degraus abaixo). A consolidação da filosofia do Fernandobol vai se dar pela adaptabilidade aos elencos que tem, mas reforçando áreas carentes, e com as licenças que eu for tirando nos clubes que eu for passando e deixando meu legado. Aqui vão algumas ideias adicionais, mas não são restrições formais.

Tático:

  • Como a ideia é pegar pra treinar times menos avantajados, solidez defensiva primeiro, depois ataque.
  • Como disse, me adaptar aos elencos que tiver sempre que possível; não posso salvar uma tática e usar a mesma em um novo clube. É tudo do zero.
  • Não abusar de táticas "meta", cheia de instruções de alto risco (gegenpress e o caramba), principalmente em times inferiores na liga, buscarei arriscar mais quando tiver precisando do resultado. Eu posso apenas mesclar com algumas instruções típicas de estilos mais agressivos, mas que tudo seja justificado pelo material humano do time

Contratações:

  • Tentarei usar Moneyball e/ou FMDataLab para contratar baseado em estatística (pra quem não conhece, é usar estatísticas que temos no jogo com planilhas, para encontrar jogadores potencialmente bons, para então enviar olheiros para observá-los). Mais detalhes virão posteriormente!
  • Tentarei usar a Central de Dados para buscar jogadores da própria liga, também.

Restrições e Objetivos

Restrições:

  • Esperar ao menos 6 meses no novo clube para começar curso de qualificação e tirar novas licenças.
  • Ao me transferir para uma liga pela 1ª vez na carreira, assumir apenas times nessas situações: 
    Top 5 da Europa - apenas times cotados para serem rebaixados na 1ª divisão pra baixo; 
    Restante - apenas times cotados para ficar do meio de tabela na 1ª divisão pra baixo. 

Objetivos:

  • Vencer uma liga nacional em cada uma das federações correspondentes (chamarei isso de "Pseudo-Pentágono").
    • AFC
    • CAF
    • CONCACAF
    • CONMEBOL
    • UEFA
  • Vencer ao menos uma das principais competições de clubes da AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL ou UEFA.
  • Vencer:
    • Copa Intercontinental
    • Super Mundial de Clubes

Ligas Carregadas

Seguem as ligas carregadas. Baseei a escolha das ligas no que a database permite e procurando deixar mais apenas as primeiras divisões ativas para ter uma boa variação de países. São 8 países UEFA, 8 CONMEBOL, 6 AFC, 2 CAF e 2 CONCACAF. Já usei o Brasil MundiUp antes e nunca deu problema em até quase 15 anos de save, espero que não seja agora.

O Treinador

Procurei deixar mais atributos psicológicos no meu treinador (principalmente adaptabilidade para conseguir empregos em outras ligas mais facilmente). Os de treino devem ser conquistados com cursos de qualificação, começando pela Nacional A para não deixar o caminho ainda mais longo (alguns técnicos da liga que começarei são desse nível, então achei ok).


image74cdd48a00b15478.png

 

Meu Primeiro Time


O time escolhido para iniciar a trajetória foi o Penang FC, da Malásia! 

20210404penang_fcc861902b492f2516.jpeg

O clube homônimo ao estado que o abriga é o mais antigo do país, e um dos mais antigos do futebol asiático. Possui 3 títulos do campeonato malaio (1982, 1998, 2001), e 4 copas (1953, 1954, 1958, 1974), mas todos datam de um momento anterior à formação da liga da Malásia, em 2004. De lá pra cá, passou por maus bocados, como alguns rebaixamentos, tendo chegado a disputar a 3ª divisão em 2012 e 2013. 

Eles merecem coisa melhor, e eu estava com essa curiosidade em começar o save em uma liga bem alternativa. Escolhi também pela combinação de cores que eu particularmente gosto (azul escuro e preto), e pelo apelido “The Black Panthers” (Os Panteras Negras): força, agilidade e mistério.

Por outro lado, o Johor Darul Ta’Zim é o Manchester City do país, tendo ganhado todas as ligas de 2014 pra cá, tendo investimentos do príncipe herdeiro de Johor. O Kedah é o nosso maior rival, e também é tricampeão malaio.

Uma curiosidade é que o clube também contou com um gol de Prêmio Puskás em 2016 marcado por Mohd Faiz Subri, de falta contra o Pahang FA, em partida válida pela Malaysia Super League que terminou 4 a 1 para o Penang.


image588375b8033fd151.png

 

Seu estádio, o City Stadium, tem capacidade para 20.000 torcedores, e fica em George Town, capital do estado de Penang.

Objetivos da Diretoria

Como já era de se esperar, nossa tarefa é evitar o rebaixamento. Assumi o clube em Julho de 2024, para estar mais próximo da data da vida real, já com a missão de se salvar da queda (a 3 pontos do primeiro time no Z2, já que são 2 os rebaixados) e com apenas duas semanas de janela de transferências para fazer alguma coisa.
Além disso, fomos eliminados em uma das pialas (as copas), a Piala FA Cup, mas ainda estrearemos pela Piala Malaysia.

image4b8d6db2d8668612.png

 

Regras de Inscrição e Regras da Liga


Nessa liga, podemos colocar entre os 11 titulares: no máximo 5 estrangeiros, com limite de 4 jogadores de fora do Sudeste Asiático, e até 3 jogadores de fora da Ásia. Entre os relacionados: 6 estrangeiros, 5 de fora do Sudeste Asiático, e até 4 de fora da Ásia. Para a inscrição do elenco, são 9, 8 e 7, respectivamente. É bem confuso!

O campeão joga a fase de grupos da AFC Champions League. O segundo joga a AFC Cup, vulgo segundo escalão de competições continentais. As outras vagas para a AFC Cup vêm das copas.

Elenco

Confesso que é um dos elencos mais desequilibrados que já peguei pra treinar. Dos principais jogadores, temos os brasileiros Rafael Vitor (zagueiro) e Neto (meia), Saad (atacante), Suhaimi e Sukri (sim, ambos goleiros). O restante do elenco é modesto. 1

Uma coisa que me impressionou (negativamente) é o tanto de jogadores com baixa força e impulsão (5 pra baixo) tanto no time, quanto no futebol malaio em geral. Parece até que lá não tem academia! Nosso time é o pior na liga em força. Já estou correndo atrás de um volante que me ofereça isso, laterais e um outro zagueiro, pois excetuando Rafael Vitor, podemos ter problemas no jogo aéreo.

Nossa primeira tática ainda será colocada à prova, mas a ideia é jogar um futebol mais direto mesmo, na maioria das vezes como azarão. Tentaremos contra-pressão e contra-atacar, com alguma intensidade, pois meus titulares tem índice de trabalho e resistência rondando ali entre 8 e 12, e para essa liga julguei suficiente.

 

Vamos ver se teremos uma saborosa experiência nesse início. É treinar, e treinar bastante!

Citar

1 - Trarei print do elenco completo no próximo post, com a janela de transferências já encerrada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, mas um player se juntando a nós por aqui e compartilhando sua saga. Seja Muito Bem-Vindo, e no que precisar de ajuda estamos aí. Precisamos de sangue novo no fórum, com certeza és bem-vindo por aqui, interagindo conosco.

Adoro saves carreiras, pois dá pra você ir adaptando e alinhar novos objetivos na jornada, e cada uma delas é particular e bem diferente da outra. 

Ao que parece você curte bastante uma solidez defensiva. Acho que seria legal passar um pouco da sua filosofia a respeito disso pra ajudar ao pessoal que tem dificuldade de "fechar a casinha".

MoneyBall é algo interessante também, quero ver como irá utilizar dentro do jogo. 

Bacana que vai ter experiências em diferentes continentes, são vários contextos diversos e múltiplas possibilidades. O início na Malásia, com o Penang, vai ser um bom ponto de partida, realmente me lembro dele através do gol premiado do Puskas. 

Agora, vai ser uma tarefa árdua escapar do rebaixamento, ainda mais com essas regras complexas de estrangeiros, vai ter que apostar no talento malaio também, se é que ele existe. A baixa força é preocupante, parece que o jogo na Liga não é muito físico, então a intensidade tem que ser bem medida. Eu não descartaria algo mais propositivo, mas aí vai do técnico que com certeza conhece mais o elenco do que eu!

Achei o Libanês bom de bola! 

Boa Sorte Little Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...