Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Temporada 2024 (13/10)


Fernandinhobol

Posts Recomendados

BannerPenangOPeregrinob53ca60517e64777.p

Data FIFA e Brincando com Táticas

Sofrendo contra o Pahang

Visitamos o Pahang, homônimo ao estado da Malásia que significa “Pão”, literalmente.

Cameron_Highlands_Pahang9796ecf8b7235bc1

E esse pão nos deu azia, pois sofremos uma pressão absurda no primeiro tempo, principalmente nas bolas paradas (acho que colocar meu adjunto no preparo delas não foi uma boa ideia), mas só aos 62’ e aos 63’ eles marcaram com João Pedro, com este último devido a uma cochilada terrível do Rafael Vitor. O Aguero da Shopee ampliou para o Pahang. O Penang não se rendeu, eu já estava pensando no próximo jogo, porém os jogadores que vieram do banco queriam jogo: aos 84’ Nor Rashid cruzou pela esquerda e Marcus Mah, que estava encostado no elenco, empurrou pra dentro. Raj fez bela jogada individual cortando pra dentro e fazendo 3 a 2 no fim dos acréscimos, mas já era tarde: veio a primeira derrota do Penang sob o comando do brasileiro.

🤔 Como diria um pensador moderno, “quanto mais a gente vence, mais próximo da derrota”.

Tenho que admitir que merecemos, pois os defensores fizeram uma atuação bem abaixo, e errei em algumas decisões (cheguei a colocar três zagueiros e sacar meu volante que não vinha bem, o que se mostrou uma decisão péssima já que o 1º gol saiu justamente com a liberdade que demos na entrada da área). Saad não ficou nem no banco, resolvi o sacar pra tentar ver se ele “acorda pra vida”, e honestamente não sei se ele poderia fazer muita diferença nesse jogo.

Ainda assim, os resultados dos times abaixo foram favoráveis: apesar da vitória do Perak, Kelantan United e Kuching perderam e mantivemos a distância de 7 pontos para o rebaixamento faltando apenas 4 rodadas, e eu diria que a essa altura já estávamos quase salvos.

Mês de Setembro, amistosos e calendário

image955015e4f8d8a4bc.png

Marquei dois amistosos nesse começo de Setembro durante uma Data FIFA para rodar o elenco, com jogadores que não vem jogando tanto, como teste. E também para manter o ritmo de jogo. Outubro é um mês sem jogos no calendário malaio, e não entendi muito bem o porquê, e marcarei também amistosos por ali para manter ritmo e botar o time pra treinar bastante. Busquei também uns jogadores aleatórios do futebol chinês pra ter um período de experiência, mas nenhum deles se mostrou com qualidade que valesse a pena contratar.

Contra o Kuala Nerus, rodei jogadores mais à margem do elenco e gostei da atuação de alguns deles. Já contra o Kedah, testei um 4-2-3-1 com alguns jogadores treinando novas funções e jogamos bem, e consegui minha primeira vitória contra um rival por 2 a 1, apesar de ser apenas um amistoso.

Jogadores querendo sair

Vários jogadores apareceram querendo considerar opções ao final do contrato, o que é esquisito pois ainda tem 1 ano e pouco de contrato para eles. Respeitei a decisão da maioria, mas tentarei vender quantos forem possível na próxima janela, pois não quero que saiam de graça.

O próprio Saad fez isso, então fui atrás de um intermediário, e ele será negociado com o futebol tailandês para sair ao final da temporada, pois acredito que o rendimento dele não condiz com seu salário.

Terengganu pela Copa

Abrindo o mata-mata das quartas de final da Piala Malaysia contra o Terengganu em casa, fizemos um primeiro tempo bom, e o time se mostrou preparado. Criamos boas chances, mas foi num cruzamento rasteiro de Daniel Ting em jogada ensaiada em escanteio que ele achou Iziruddin, nosso meia mais promissor, pra empurrar para as redes. 

Após o intervalo, conseguimos não só segurar o ímpeto dos visitantes, como também pressioná-los, e conseguimos um gol de cabeça com Rafael Vitor, pra mais uma vitória!

Amassando o Kelantan United (?)

Como nem tudo são flores, contra o Kelantan United, time na luta contra o rebaixamento, resolvi arriscar um pouco mais e deixar o time mais ofensivo, mas voltando Neto para Mezzala numa tentativa de deixá-lo menos encaixotado.

Mas a verdade é que o time não rendeu, errou bem mais passes e a defesa do Kelantan Utd, que antes vinha uma peneira, resolveu ter uma noite especial.

Tudo piorou quando Ghazali cometeu um pênalti infatil e Valdu Té converteu logo ao final do 1° tempo. 

Na segunda parte, nada mudou muito, e tentar mandar o time mais pra frente não serviu de muita coisa pois além das nossas limitações, o time foi ficando desfigurado e perdeu as chances que teve. Não dá pra culpar a tática nem as alterações táticas, visto que deveríamos aproveitar as chances que tivemos. Uma derrota dura e não esperada para o Penang, ruim em termos de desempenho e resultado, o que incomodou o técnico Fernando Souza.

imageb1e56528a5465ee4.png

 

Vida que segue, Terengganu na volta e jogo movimentado pela liga

Fui olhar a fase do Terengganu e me surpreendi que tudo começou a dar errado pra eles depois que os vencemos pela liga. Deveríamos manter a sequência, certo?

Certo! Não temos nada a ver com isso.

Logo aos 3’, Matthew Davies, que quase trouxemos por empréstimo, tentou um carrinho criminoso em Neto e já nos deixou em vantagem numérica. Livramento!!! Não demorou muito para trabalharmos a bola calmamente para que, finalmente, Saad desencantasse! 3 a 0 no agregado.

Dali pra frente foi só administrar, e na única chance boa que tiveram foi numa bobeada da zaga que Sukri conseguiu compensar com uma boa defesa. A freguesia se formou, e o Penang está nas semis

Contra o Perak pela liga, começamos com tudo, e Abdul Ra’Op abriu o contador com 2 minutos. Tivemos o jogo controlado até perto do intervalo, quando diminuíram com Abdul Razak num chute fraco que Suhaimi não conseguiu defender. Na volta pro 2º tempo, o Perak começou a tomar as rédeas do jogo, até que cometemos um pênalti e Guaycochea converteu. Precisando do resultado, fomos pra cima e Iziruddin recebeu um passe de Raj dentro da área pra empatar, e assim terminou esse jogo maluco que poderia cair pra qualquer um dos lados.

Esse gol seria o suficiente para nos salvar do rebaixamento, graças aos resultados dos outros times. Destaque pro Raj que fez vários gols e assistências importantes nesses jogos!

image12e6a2def3d0cef3.png

Estou satisfeito com a evolução do time no meu comando, que foi aguerrido em todos os jogos e eliminou dois favoritos na Piala Malaysia até aqui, inclusive nas derrotas, e isso me empolga para na próxima temporada podermos fazer algo ainda maior.

imagebb3362f8ade2178f.png

Enfrentaremos o Perak mais duas vezes agora. Que consigamos finalizar a temporada de forma digna, e podemos respirar e focar na copa, pois se tivéssemos que jogar de forma decisiva contra Selangor e Johor, poderíamos ter problemas.

imaged80b387d3eec6545.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perder é normal, o importante é tentar perceber o que melhorar, e isso a equipa vem fazendo. Quem sabe o Penang consegue surpreender e ir à final da taça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa primeira temporada na liga, agora foco na taça, além de um titulo ainda podes conseguir vaga na afc asian cup

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma primeira temporada até razoável, conseguiu extrair bastante do time, que foi bem esforçado e aguerrido para manter a equipe na divisão. Agora, com nenhuma obrigação a mais na liga, restou agora a Copa da Malásia, e após eliminar grandes como o Selangor e o Terengganu, o Penang chegou a semifinal e está dois passos de ter um título para disputar e assim fazer a temporada terminar de uma forma bastante honrosa. Espero que entre forte nessa disputa.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2024 em 12:37, Darthz disse:

Perder é normal, o importante é tentar perceber o que melhorar, e isso a equipa vem fazendo. Quem sabe o Penang consegue surpreender e ir à final da taça?

Isso aí, os objetivos pra temporada foram atingidos, e agora o que vier pra gente é lucro, mas sempre tem como melhorar.

Em 06/10/2024 em 21:59, ABAIXINHO disse:

Boa primeira temporada na liga, agora foco na taça, além de um titulo ainda podes conseguir vaga na afc asian cup

Na verdade a que dá vaga na AFC Cup é a Piala FA. Confunde demais essas regras de classificação kkkkk eu já não sei de mais nada. Só sei que o campeão da liga (vulgo Johor) pega AFC Champions League.

Em 08/10/2024 em 22:05, MitoMitológico disse:

Foi uma primeira temporada até razoável, conseguiu extrair bastante do time, que foi bem esforçado e aguerrido para manter a equipe na divisão. Agora, com nenhuma obrigação a mais na liga, restou agora a Copa da Malásia, e após eliminar grandes como o Selangor e o Terengganu, o Penang chegou a semifinal e está dois passos de ter um título para disputar e assim fazer a temporada terminar de uma forma bastante honrosa. Espero que entre forte nessa disputa.

Boa Sorte.

Sim, Mito. Vamos para a reta final motivados e já sabendo que podemos mostrar serviço, peitando times mais fortes e indo além das expectativas. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada teve seus altos e baixos, mas foi satisfatória no geral. O Penang mostrou muita determinação para se manter na liga, e agora, com a pressão do rebaixamento praticamente resolvida, a equipe pode concentrar suas forças na Copa da Malásia. Após eliminar times de peso como Selangor e Terengganu, chegar à semifinal é uma conquista enorme. Restam apenas dois passos para coroar o ano com um título que traria um encerramento muito honroso à temporada.

Decisões durante momentos de pressão podem nem sempre dar certo, como a mudança para três zagueiros e a retirada do volante que acabou abrindo espaço para o primeiro gol adversário. Ainda assim, ver o time reagindo e mostrando espírito de luta é um bom sinal. A primeira derrota pode doer, mas com a equipe do banco mostrando serviço e um calendário mais tranquilo, o Penang tem todas as condições de encerrar o ano com chave de ouro.

Agora é seguir focado, aprender com os erros e dar tudo de si nos momentos decisivos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Bom ver a representação asiática aqui na área, um desafio que poucos encaram. No atual momento, a equipe se encontra numa luta na parte debaixo da tabela, com treinador criticando jogadores na imprensa, ou seja, vai ser emoção até o final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Temporada 2024 (13/10)
Em 12/10/2024 em 07:59, ElPerroMG disse:

A temporada teve seus altos e baixos, mas foi satisfatória no geral. O Penang mostrou muita determinação para se manter na liga, e agora, com a pressão do rebaixamento praticamente resolvida, a equipe pode concentrar suas forças na Copa da Malásia. Após eliminar times de peso como Selangor e Terengganu, chegar à semifinal é uma conquista enorme. Restam apenas dois passos para coroar o ano com um título que traria um encerramento muito honroso à temporada.

Decisões durante momentos de pressão podem nem sempre dar certo, como a mudança para três zagueiros e a retirada do volante que acabou abrindo espaço para o primeiro gol adversário. Ainda assim, ver o time reagindo e mostrando espírito de luta é um bom sinal. A primeira derrota pode doer, mas com a equipe do banco mostrando serviço e um calendário mais tranquilo, o Penang tem todas as condições de encerrar o ano com chave de ouro.

Agora é seguir focado, aprender com os erros e dar tudo de si nos momentos decisivos!

Pois é, a equipe mostrou que tinha algo guardado dentro dela e que poderia entregar mais. Isso me empolga ainda mais no save. Valeu, Perro!

Em 12/10/2024 em 08:57, Henrique M. disse:

Bom ver a representação asiática aqui na área, um desafio que poucos encaram. No atual momento, a equipe se encontra numa luta na parte debaixo da tabela, com treinador criticando jogadores na imprensa, ou seja, vai ser emoção até o final.

Valeu, Henrique! Queria que fosse bem alternativo mesmo.

E jogador quando não entrega tem que criticar, comigo não tem mão na cabeça! 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BannerPenangOPeregrinob53ca60517e64777.p

Reta Final da Temporada


Amistosos

Em quatro amistosos batemos Kiara, Kedah e MD Jempol, e também estudamos mais o Perak. A ideia era manter o ritmo de jogo dos jogadores e aumentar a familiaridade tática. Também trouxemos no período um reforço para a equipe técnica: o olheiro-chefe Mohd Sali, conhecido do futebol malaio, jogou no Johor, Selangor e Kuala Lumpur City. Com ele descobrimos o nome de Gabriel Guerra, que jogou anos na Malásia também, e veio para um período de experiência de 4 semanas.

O problema é que ele é estrangeiro, mas passado esse período descobri que ele tem os dias para receber uma segunda nacionalidade, e o que falta pra ele é falar o idioma. Antes disso, também verifiquei a situação de Rafael Vitor e notei que ele poderia estar apto até o final do ano. 

Em suma: provavelmente vou “arriscar” contratar o Guerra em definitivo, e contar com essa naturalização do Rafael Vitor, mesmo que demore um tempinho (até porque a liga só volta em fevereiro de 2025). Na melhor das hipóteses, consigo enviar o Guerra para um curso de línguas e aí terei dois “sulamericanos-malaios” no elenco, e na pior, vou revezá-lo com o Neto. 😅

Mais uma descoberta: na Piala Malaysia podemos escalar jogadores em experiência, desde que dentro dos limites de estrangeiros. Consegui fazer isso com o Guerra como vem a seguir…

Perak valendo vaga na final

No jogo de ida fora de casa, após um primeiro tempo sem gols e fraco em criação de chances pelas equipes, a volta do intervalo deu um gás na galera, e aos 53’ Saad puxou a marcação para Raj lançar Neto no espaço e empurrar pras redes. Após rebote em escanteio aos 64’, ele de novo guardou, no canto direito do goleiro para ampliar o placar. O Perak tem um bom meio de campo e não se rendeu: Lambert logo diminui na entrada da área aos 67’, mas não foi suficiente para eles reassumirem o controle do jogo.

Na volta, mais uma vez Saad brilhou ao receber uma bola lançada de Raj para ampliar nossa vantagem; apesar dele ir embora, está dando frutos no final de sua passagem. No segundo tempo, aos 49’ tiveram um contra-ataque em que Abdul Razak ganhou a frente de Rafael Vitor para empatar, e a partir daí ficou mais tenso. Seo Seon-Ung, atacante chato do adversário, teve liberdade para finalizar no primeiro poste, mas tinha um Suhaimi no meio do caminho. Também tivemos chances de matar o jogo de vez, não conseguimos, mas deu tudo certo no final. Guerra entrou mas não pode fazer muita coisa.

image0c2b660eab1e88a8.png

E assim o Penang voltou à final da Piala Malaysia depois de 47 anos!

Mais amistosos e Selangor pra rodar o elenco

Descobrimos que nosso adversário seria o Pahang, primeiro a bater o Penang no comando de Fernando, que nos fez sofrer com sua dupla de ataque deixando nossa zaga tonta.

Para não deixar o time sem jogos, marcamos alguns amigáveis, e aproveitamos para treinar uma tática com 3 zagueiros que seria utilizada na final.

Lembra que falei dos jogadores em experiência? Pois bem… trouxemos Leandro Damião por 4 semanas. Conseguimos usá-lo na final e isso seria “botar o regulamento debaixo do braço”? O Guerra não poderia, já que o período de experiência dele terminaria até lá.

Contra o Selangor coloquei vários reservas para não ficar desgastando meu time titular. Apesar de fraco, o jogo foi bom pra gente, porque o artilheiro do campeonato e atacante deles, Ronnie Fernández, praticamente nem viu a cor da bola. Neto fez um belo gol e garantiu nossa vitória.

image11a9319826597ba1.png

Johor Darul Ta’Azim.

Enfrentaríamos o Johor já campeão, então ninguém foi pressionado pra esse jogo. Seria um belo teste para nossas capacidades defensivas e de fechar espaços. Tivemos o desfalque de Daniel Ting (não podendo jogar contra o time que o emprestou) e Neto teve que começar no banco por ter tido uma gripe recentemente.

No primeiro tempo foi pressão total e o Johor não nos deixava respirar, conforme esperado. Mas eles foram muito fracos na criação, só tocaram bola pra lá e pra cá, até que surgiu um lateral e após receber a bola, Jalil Elías carregou com liberdade e chutou para desvio de Basilio Duarte, que marcou contra aos 45+2’.

Mas na volta pro segundo tempo, decidimos incorporar o discurso de Renato Gaúcho e contar uma história sobre posse de bola. Com a entrada de Marcus Mah ficamos com dois atacantes e profundidade na frente, e logo quando Suhaimi deu um pontapé lá pra frente, Saad girou pra cima do zagueiro para ficar cara a cara contra o goleiro e empatar o duelo! (detalhe: primeiro gol dele na liga).
Aos 78’, quando o Johor já vinha perdendo fôlego, Saad cruzou na medida para Marcus Mah, antes encostado no elenco, só empurrar para as redes. Sentindo a virada, o Johor ainda sofreria com Raj botando o lateral esquerdo e o zagueiro deles pra deitar na grama verde e cruzar para mais uma vez Marcus Mah marcar aos 85’.

Nos acréscimos eles ainda descontaram com Hamdan após sobra no escanteio, mas não deu jeito, o Penang impediu o título invicto do time da casa!

Final da Piala Malaysia

Com a moral em alta, fomos para a final da Piala Malaysia. Confesso que minha mentalidade foi de “o que vier é lucro” apesar de sermos considerados favoritos, já que eu não imaginava que seria fácil bater o Pahang, e nosso fim de temporada foi bom e de se ter orgulho:

imagee5a71cf6d74aee89.png

O jogo seria na nossa casa, tudo conspirava ao nosso favor pelo apoio da nossa torcida. Mas aos 29’, quando o jogo ainda estava bem frio, Buschening achou Ahapov no 2º pau pra abrir o placar, gol que saiu dos dois bons pontas deles.

Mas o time não sentiu o gol, continuou jogando firme, mas o técnico começou a exigir mais da equipe. A reação veio rápido e não podia ser diferente: Raj mais uma vez deixou Saad cara a cara com o goleiro, empate aos 38’. No segundo tempo deixei o time um pouco mais solto, mas tentando neutralizar as ameaças deles pelos lados. Neto saiu pois não vinha bem.

E eis que com requintes de aleatoriedade, Abdul Ra’Op, fez o primeiro cruzamento na direção de Leandro Damião, que não perdeu a chance dele e virou o jogo para o Penang. A partir daí, mantive a equipe como estava mas pedi pra fazer aquela cera marota, furar a bola… Conseguiram chegar com perigo uma vez mas perderam um gol cara a cara. Até que o momento mais aguardado chegou. Penang campeão da Piala Malaysia depois de 50 anos!

image7f5383f8a2aa169f.png

Spoiler

image9ec02f34a6c2d6b5.png

 

😃Não tem como não se empolgar, passava longe da minha cabeça uma final e uma taça logo na minha primeira temporada por aqui, o grupo foi muito unido e comprou a ideia. Estou muito feliz”, afirmou o técnico na zona mista.

Conseguiremos manter o Damião? Regularizar a segunda nacionalidade para alguns jogadores? Como o time estará? Que venha 2025!

 

Outros

Classificação Final da Liga Super Malaysia | Yamaguchi deixará a equipe ao final da temporada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminou numa posição honrosa, e mais importante de tudo, venceu a Taça! Muitos parabéns! Agora é levar o bom momento para a próxima época e construir a partir daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem pegou o time numa draga beirando o rebaixamento, você conseguiu dar um bom jeito no plantel e ultrapassou bem as oscilações iniciais para terminar com uma boa prestação o campeonato e ainda levar de quebra um título nacional na copa. Grande temporada já mostrando o potencial do treinador! Veremos como irá se preparar para essa sequência que, imagino, tem tudo para ser ainda melhor com o Penang fazendo uma boa campanha no campeonato malaio. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Darthz disse:

Terminou numa posição honrosa, e mais importante de tudo, venceu a Taça! Muitos parabéns! Agora é levar o bom momento para a próxima época e construir a partir daí.

Obrigado, Darthz! Agora é trabalhar porque o time deve ter mudanças no elenco e vai precisar mostrar que o sonho continua.

4 horas atrás, Herr Jones disse:

Pra quem pegou o time numa draga beirando o rebaixamento, você conseguiu dar um bom jeito no plantel e ultrapassou bem as oscilações iniciais para terminar com uma boa prestação o campeonato e ainda levar de quebra um título nacional na copa. Grande temporada já mostrando o potencial do treinador! Veremos como irá se preparar para essa sequência que, imagino, tem tudo para ser ainda melhor com o Penang fazendo uma boa campanha no campeonato malaio. Boa sorte!

Sim, agora que terei a temporada inteira com o time, torço pra que consiga mostrar melhor o meu trabalho. Valeu, Jones!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande vitória, agora que venha 2025 e que o Penang consiga sucesso na liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tíulo da Piala Malaysia. A semifinal contra o Perak tinha tudo para ser ajustada com duas equipes com desempenho parecido Liga Super. Na final, o Penag fechou a participação na Copa com uma grande virada. Na liga, o desempenho foi o suficiente para não ser rebaixado e ficar confortável. Que venha a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Grande vitória, agora que venha 2025 e que o Penang consiga sucesso na liga.

 

1 hora atrás, GG. disse:

Parabéns pelo tíulo da Piala Malaysia. A semifinal contra o Perak tinha tudo para ser ajustada com duas equipes com desempenho parecido Liga Super. Na final, o Penag fechou a participação na Copa com uma grande virada. Na liga, o desempenho foi o suficiente para não ser rebaixado e ficar confortável. Que venha a próxima temporada.

Obrigado ABAIXINHO e GG. A equipe mostrou que pode mais e agora tem uma temporada inteira pela frente pra comprovar isso. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, essa brecha no regulamento que permite os jogadores em experiência jogar os torneios oficiais foram uma surpresa kkkk virou bagunça o Malasião.

Essas vitórias na reta final deram um final digno e uma posição respeitável na liga, vencendo até o campeão. Mas a coroação de tudo veio com o título da Piala Malaysia. Foi uma campanha muito boa, incluindo a semi e a épica virada na final, com um gol de simplesmente LEANDRO DAMIÃO.

Mas foi uma ironia tremenda o Saad só começar a jogar bem no fim da sua passagem. No mais, as perspectivas pra nova temporada são muito boas.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...