Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Temporada 2024 (02/10)


Fernandinhobol

Posts Recomendados

spacer.png

Introdução

💭 O que eu, um singelo, desconhecido, e inexperiente treinador brasileiro, faria com uma licença no currículo após fazer um curso da CBF se estivesse no meio do Sudeste Asiático, num paraíso gastronômico tropical? …

spacer.png

 

Apresentação

Olá, pessoal! Como estão? Estou estreando na área pois tenho gostado de ler algumas histórias que tem por aqui e interagir nos tópicos também; o FM é um jogo que consegue me engajar, mas principalmente quando posso compartilhar o que está acontecendo. Criei a conta há dois anos, cheguei a ler vários guias daqui, mas resolvi começar a me comunicar por agora, e tem sido bem interessante. O save será no estilo JET mesmo, comecei há alguns dias e consegui me preparar para postar hoje. Bora viajar! ✈️

Ideias do Fernandobol

A ideia central do save é que seja uma carreira passando por países dos mais variados e evoluindo meu treinador no decorrer do tempo para poder alçar vôos maiores. Gosto de saves longos nos quais não preciso ficar preso a um time, então tentarei fazer deste um (já fiz algo nessa linha nas versões anteriores, mas nessa começarei alguns degraus abaixo). A consolidação da filosofia do Fernandobol vai se dar pela adaptabilidade aos elencos que tem, mas reforçando áreas carentes, e com as licenças que eu for tirando nos clubes que eu for passando e deixando meu legado. Aqui vão algumas ideias adicionais, mas não são restrições formais.

Tático:

  • Como a ideia é pegar pra treinar times menos avantajados, solidez defensiva primeiro, depois ataque.
  • Como disse, me adaptar aos elencos que tiver sempre que possível; não posso salvar uma tática e usar a mesma em um novo clube. É tudo do zero.
  • Não abusar de táticas "meta", cheia de instruções de alto risco (gegenpress e o caramba), principalmente em times inferiores na liga, buscarei arriscar mais quando tiver precisando do resultado. Eu posso apenas mesclar com algumas instruções típicas de estilos mais agressivos, mas que tudo seja justificado pelo material humano do time

Contratações:

  • Tentarei usar Moneyball e/ou FMDataLab para contratar baseado em estatística (pra quem não conhece, é usar estatísticas que temos no jogo com planilhas, para encontrar jogadores potencialmente bons, para então enviar olheiros para observá-los). Mais detalhes virão posteriormente!
  • Tentarei usar a Central de Dados para buscar jogadores da própria liga, também.

Restrições e Objetivos

Restrições:

  • Esperar ao menos 6 meses no novo clube para começar curso de qualificação e tirar novas licenças.
  • Ao me transferir para uma liga pela 1ª vez na carreira, assumir apenas times nessas situações: 
    Top 5 da Europa - apenas times cotados para serem rebaixados na 1ª divisão pra baixo; 
    Restante - apenas times cotados para ficar do meio de tabela na 1ª divisão pra baixo. 

Objetivos:

  • Vencer uma liga nacional em cada uma das federações correspondentes (chamarei isso de "Pseudo-Pentágono").
    • AFC
    • CAF
    • CONCACAF
    • CONMEBOL
    • UEFA
  • Vencer ao menos uma das principais competições de clubes da AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL ou UEFA.
  • Vencer:
    • Copa Intercontinental
    • Super Mundial de Clubes

Ligas Carregadas

Seguem as ligas carregadas. Baseei a escolha das ligas no que a database permite e procurando deixar mais apenas as primeiras divisões ativas para ter uma boa variação de países. São 8 países UEFA, 8 CONMEBOL, 6 AFC, 2 CAF e 2 CONCACAF. Já usei o Brasil MundiUp antes e nunca deu problema em até quase 15 anos de save, espero que não seja agora.

O Treinador

Procurei deixar mais atributos psicológicos no meu treinador (principalmente adaptabilidade para conseguir empregos em outras ligas mais facilmente). Os de treino devem ser conquistados com cursos de qualificação, começando pela Nacional A para não deixar o caminho ainda mais longo (alguns técnicos da liga que começarei são desse nível, então achei ok).


image74cdd48a00b15478.png

 

Meu Primeiro Time


O time escolhido para iniciar a trajetória foi o Penang FC, da Malásia! 

20210404penang_fcc861902b492f2516.jpeg

O clube homônimo ao estado que o abriga é o mais antigo do país, e um dos mais antigos do futebol asiático. Possui 3 títulos do campeonato malaio (1982, 1998, 2001), e 4 copas (1953, 1954, 1958, 1974), mas todos datam de um momento anterior à formação da liga da Malásia, em 2004. De lá pra cá, passou por maus bocados, como alguns rebaixamentos, tendo chegado a disputar a 3ª divisão em 2012 e 2013. 

Eles merecem coisa melhor, e eu estava com essa curiosidade em começar o save em uma liga bem alternativa. Escolhi também pela combinação de cores que eu particularmente gosto (azul escuro e preto), e pelo apelido “The Black Panthers” (Os Panteras Negras): força, agilidade e mistério.

Por outro lado, o Johor Darul Ta’Zim é o Manchester City do país, tendo ganhado todas as ligas de 2014 pra cá, tendo investimentos do príncipe herdeiro de Johor. O Kedah é o nosso maior rival, e também é tricampeão malaio.

Uma curiosidade é que o clube também contou com um gol de Prêmio Puskás em 2016 marcado por Mohd Faiz Subri, de falta contra o Pahang FA, em partida válida pela Malaysia Super League que terminou 4 a 1 para o Penang.


image588375b8033fd151.png

 

Seu estádio, o City Stadium, tem capacidade para 20.000 torcedores, e fica em George Town, capital do estado de Penang.

Objetivos da Diretoria

Como já era de se esperar, nossa tarefa é evitar o rebaixamento. Assumi o clube em Julho de 2024, para estar mais próximo da data da vida real, já com a missão de se salvar da queda (a 3 pontos do primeiro time no Z2, já que são 2 os rebaixados) e com apenas duas semanas de janela de transferências para fazer alguma coisa.
Além disso, fomos eliminados em uma das pialas (as copas), a Piala FA Cup, mas ainda estrearemos pela Piala Malaysia.

image4b8d6db2d8668612.png

 

Regras de Inscrição e Regras da Liga


Nessa liga, podemos colocar entre os 11 titulares: no máximo 5 estrangeiros, com limite de 4 jogadores de fora do Sudeste Asiático, e até 3 jogadores de fora da Ásia. Entre os relacionados: 6 estrangeiros, 5 de fora do Sudeste Asiático, e até 4 de fora da Ásia. Para a inscrição do elenco, são 9, 8 e 7, respectivamente. É bem confuso!

O campeão joga a fase de grupos da AFC Champions League. O segundo joga a AFC Cup, vulgo segundo escalão de competições continentais. As outras vagas para a AFC Cup vêm das copas.

Elenco

Confesso que é um dos elencos mais desequilibrados que já peguei pra treinar. Dos principais jogadores, temos os brasileiros Rafael Vitor (zagueiro) e Neto (meia), Saad (atacante), Suhaimi e Sukri (sim, ambos goleiros). O restante do elenco é modesto. 1

Uma coisa que me impressionou (negativamente) é o tanto de jogadores com baixa força e impulsão (5 pra baixo) tanto no time, quanto no futebol malaio em geral. Parece até que lá não tem academia! Nosso time é o pior na liga em força. Já estou correndo atrás de um volante que me ofereça isso, laterais e um outro zagueiro, pois excetuando Rafael Vitor, podemos ter problemas no jogo aéreo.

Nossa primeira tática ainda será colocada à prova, mas a ideia é jogar um futebol mais direto mesmo, na maioria das vezes como azarão. Tentaremos contra-pressão e contra-atacar, com alguma intensidade, pois meus titulares tem índice de trabalho e resistência rondando ali entre 8 e 12, e para essa liga julguei suficiente.

 

Vamos ver se teremos uma saborosa experiência nesse início. É treinar, e treinar bastante!

Citar

1 - Trarei print do elenco completo no próximo post, com a janela de transferências já encerrada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, mas um player se juntando a nós por aqui e compartilhando sua saga. Seja Muito Bem-Vindo, e no que precisar de ajuda estamos aí. Precisamos de sangue novo no fórum, com certeza és bem-vindo por aqui, interagindo conosco.

Adoro saves carreiras, pois dá pra você ir adaptando e alinhar novos objetivos na jornada, e cada uma delas é particular e bem diferente da outra. 

Ao que parece você curte bastante uma solidez defensiva. Acho que seria legal passar um pouco da sua filosofia a respeito disso pra ajudar ao pessoal que tem dificuldade de "fechar a casinha".

MoneyBall é algo interessante também, quero ver como irá utilizar dentro do jogo. 

Bacana que vai ter experiências em diferentes continentes, são vários contextos diversos e múltiplas possibilidades. O início na Malásia, com o Penang, vai ser um bom ponto de partida, realmente me lembro dele através do gol premiado do Puskas. 

Agora, vai ser uma tarefa árdua escapar do rebaixamento, ainda mais com essas regras complexas de estrangeiros, vai ter que apostar no talento malaio também, se é que ele existe. A baixa força é preocupante, parece que o jogo na Liga não é muito físico, então a intensidade tem que ser bem medida. Eu não descartaria algo mais propositivo, mas aí vai do técnico que com certeza conhece mais o elenco do que eu!

Achei o Libanês bom de bola! 

Boa Sorte Little Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cadete213 disse:

Boa sorte. Gosto deste tipo de save.

Obrigado! :)

5 horas atrás, Darthz disse:

Boa sorte! Ainda bem que decidiu compartilhar o save!

Obrigado Darthz, pelo boa sorte e pelo incentivo, haha!

5 horas atrás, MitoMitológico disse:

Seja Muito Bem-Vindo, e no que precisar de ajuda estamos aí. Precisamos de sangue novo no fórum, com certeza és bem-vindo por aqui, interagindo conosco.

Obrigado pela recepção, amigo.

5 horas atrás, MitoMitológico disse:

Ao que parece você curte bastante uma solidez defensiva. Acho que seria legal passar um pouco da sua filosofia a respeito disso pra ajudar ao pessoal que tem dificuldade de "fechar a casinha".

Tem um tópico do @Tsuru aqui no fórum falando sobre o jogo em bloco baixo, bebi um pouco da fonte dele. E também um canal chamado DFA Manager no YT que faz conteúdo de FM e vem fazendo uma série só com mentalidade de baixo risco (só pode da equilibrada pra baixo), também tem me ensinado bastante.

Eu tento equilibrar na tática tanto as instruções da equipe como as de jogadores, porque se colocar bloco baixo, pressão baixa, mentalidade defensiva, evitar carrinhos... Seu time fica muito passivo, você precisa ser agressivo em alguns pontos. Quem sabe eu faço um tópico no Centro Tático futuramente, sobre.

5 horas atrás, MitoMitológico disse:

Eu não descartaria algo mais propositivo

Na próxima temporada não descarto também, mas já sinto que vou precisar de um meia com mais qualidade pois creio que o Neto sozinho não pode fazer milagre 😅 preciso ver ainda como ficará pra contratar, já que o clube não é lá dos mais endinheirados (posso adiantar um detalhe do próximo post: as contratações que fiz foi de jogadores livres e emprestados de times mais fortes da liga).

4 horas atrás, ElPerroMG disse:

Boa sorte!

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dale Fernandinho, boa sorte! Imagino que dê pra trazer uns brasileiros (latinos, no geral) aleatórios que aceitem ir e certamente vão dominar a liga. O problema mesmo vai ser contornar as inscrições pra liga que são complicadas, mas me parece ser o caso de decidir entre um ou outro que deve ser mais difícil quando se avalia jogadores de setores diferentes - um que está no time e outro que é um potencial jogador para o time. 

Acho que a tática escolhida vai dar uma solidez interessante porque apesar de jogar com bloco baixo os jogadores tenderão a pressionar um pouquinho mais alto por conta do MRB e do zagueiro com a tarefa de bloquear (esse é bom ficar de olho para eventuais buracos, porque ele costuma subir bastante para limpar a intermediária - junto com o MRB - e pode ser um setor a ser explorado pelos adversários, sobretudo pelos mentais e físicos não serem lá dos melhores para uma tarefa dessas).

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Herr Jones disse:

Imagino que dê pra trazer uns brasileiros (latinos, no geral) aleatórios que aceitem ir e certamente vão dominar a liga

Dá sim! Alguns intermediários trazem esses jogadores livres no mercado e consigo oferecer período de experiência pra eles, como vou apontar no próximo post. O que dificulta como você disse é a parte da inscrição, por isso pretendo ir atrás de jogadores do próprio continente asiático também (já que só posso usar 3 de fora da Ásia no 11 titular, por exemplo).

4 horas atrás, Herr Jones disse:

apesar de jogar com bloco baixo os jogadores tenderão a pressionar um pouquinho mais alto por conta do MRB e do zagueiro com a tarefa de bloquear

É exatamente essa a ideia, tentar criar uma zona de pressão e não deixar o adversário confortável ali, apesar disso dificultar um contra-ataque nosso por começarmos mais longe do gol deles. A dupla bloqueador-cobrir ainda passará por testes, é que o cobrir exige menos jogo aéreo e mais antecipação, e tirando o Rafael Vitor ninguém me passa confiança no jogo aéreo.

4 horas atrás, Herr Jones disse:

Boa sorte!

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BannerPenangOPeregrinob53ca60517e64777.p

Estreia e Fim da Janela

Antes da nossa estreia contra o PDRM, tivemos a infelicidade de perder Suhaimi, que seria o goleiro titular, por lesão. Até que não é tão ruim assim ter dois bons goleiros. 😅 Ambos me parecem confiáveis, então o Sukri deveria suprir bem a ausência. Eu o enviei para a fisioterapia.

A partida teve alguns pontos positivos e negativos. O bom foi que conseguimos neutralizar o adversário até melhor do que eu esperava. O xG alto deles se deve mais às várias finalizações de má qualidade deles, e outros lances em que conseguiram desmontar minha defesa (estavam com um mezzala que começou a dar menos problemas quando coloquei marcação individual). Também tivemos uma posse de bola boa, apesar de improdutiva, e conseguimos controlar melhor o ritmo do jogo na primeira metade do 2º tempo com algumas alterações táticas que fiz. Neto e Saad ficaram presos na forte marcação e pouco produziram. Gostei da atuação dos laterais, que apesar de limitados souberam defender e apoiar bem.

Aos 86’, quando tudo parecia se encaminhar para um empate, tivemos um escanteio cobrado por Saad na direção de Yamaguchi, que veio do banco para abrir o placar contando com a saída errada do goleiro!

No abafa, até o goleiro dos caras foi pra área para dar sua contribuição e finalizar, mas houve um desvio milagroso na nossa defesa.

Apesar dos sustos, saímos com uma excelente vitória, abrimos 6 pontos do Kuching, que perdeu para o líder Terengganu, e aliviamos nossa situação contra o rebaixamento!

imageae71ce5ff1dc3966.png

 

Mercado da Bola

Nosso primeiro reforço nem chega agora. Mohd Lazim vem no início de 2025 por pré-contrato e tem 2 gols e 5 assistências em 16 jogos na liga, com 7,21 de média. 9,5 mil RMs (ringgit malaio, a moeda da Malásia: 1,00 RM vale 1,32 reais na cotação atual 💸) por mês é um salário bem pagável, então já logo aproveitei essa oportunidade.

image15cefba3640db47c.png

 

Porém, conseguimos trazer um jogador para uma posição que eu queria: Iqbal Azmi, apesar de ser zagueiro, será adaptado para jogar como trinco (devido a baixa impulsão mas com outros atributos mentais bem satisfatórios, e para ter possibilidade de variação tática). Eu o vi ter boa participação em duelos aéreos com a planilha do Moneyball(1) mas chegando no clube vi que ele tem 1 de impulsão 😂. E sua média até então era de 6,4 ,  mas acredito que ele pode entregar mais.

Bola Rolando ⚽

No segundo jogo pela liga, visitamos a capital para enfrentar o Kuala Lumpur, e fizemos um jogo bem digno.

Kuala-Lumpur-World-Class-Business8e43fa9

Numa falha de posicionamento de Rosli, Paulo Josué apareceu cara a cara com o goleiro para abrir o placar para os donos da casa, mas o time do Penang mostrou garra e Abdul Ra’op empatou com uma assistência improvável do estreante Iqbal Azmi, para irmos pro intervalo com o empate. No segundo tempo, soltei um pouco mais o time ao colocar mais uma vez Yamaguchi e ver que estávamos conseguindo trabalhar bem a bola. Só que aos 71’, Mohd Zabri cruza com liberdade, e Giovane Gomes cabeceia para aplicar a lei do ex para punir o Penang! 

Apesar do revés, os visitantes não se renderam e o iluminado Yamaguchi mais uma vez foi decisivo ao rolar para Neto finalizar perto da entrada da área pra igualar novamente o placar. Ainda perdemos Muslim por lesão - não foi grave, felizmente, e ele já tá disponível pro próximo jogo - aí resolvi voltar pra defensiva pra segurar o empate. Os panteras negras saíram de Kuala Lumpur com mais um ponto!

Refuerzos, se no me voy(?)

Voltando às transferências, eu tenho tido dificuldades para liberar alguns jogadores que não vou usar por não terem algo a oferecer para o time principal (tem vários no Penang II e no Sub-21), e isso certamente tem a ver com o fato de só ter a 1a divisão carregada (poderiam vir clubes de outras ligas atrás deles, mas a Malásia deve ser a mais fraca das carregadas, um pequeno vacilo meu). Como consequência, o orçamento salarial que já é curto pode ser afetado, mas creio que com o tempo vou conseguir dar um jeito.

Vários jogadores ficaram por experiência no período, mas só alguns deles foram contratados, como é o caso do paraguaio Basilio Duarte, que vem formar dupla de zaga sul-americana com o Rafael, o chileno Neculhueque, que vem pra compor elenco e evoluir, e Subri, o próprio, nosso Puskás de 2016. Ao ver ele sem clube logo quis trazê-lo de volta, muito mais pra tentar extrair algo das bolas paradas dele mesmo em algum momento ou outro.

Vieram também por empréstimo com opção de compra Daniel Ting pra latera esquerda (Johor), e Ghazali pra latera direita (Kedah) e por último, trouxemos também Marzuki pra compor elenco na lateral direita.

Quase não usei estatísticas nessa janela pela limitação do orçamento, mas tentarei nas próximas. Aqui está o plantel no momento… e tem mais esses também.

Primeiro Jogo em Casa

Na sequência, ainda recebemos o Sabah em casa, e esse terminou com uma frustração pois dominamos o segundo tempo. Mantivemos mais a bola no campo do adversário apesar de nossas dificuldades, e até acertamos a trave com Saad, jogador cujo rendimento estou tentando melhorar. Mas não saímos do 0 a 0. Em compensação, continuamos negando bem os espaços pros nossos adversários, e o Rafael Vitor e o Duarte prometem formar uma boa dupla de zaga.

 

Citar

1 - Estou usando a planilha do Allan FCL, no canal dele no YT ele mostra como faz e tem até as vistas e filtros pra usar jogo, fica aí os créditos 👊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o conceito do Moneyball, com certeza quero utilizar ele em meu próximo save, em especial na Europa.

O time ainda está encontrando uma cara, vem reforços chegando(até porque ao que parece tem muito jogador dentro do clube de baixo nível), para então sair da situação de equipe da parte de baixo da tabela.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2024 em 08:30, MitoMitológico disse:

Interessante o conceito do Moneyball, com certeza quero utilizar ele em meu próximo save, em especial na Europa.

O time ainda está encontrando uma cara, vem reforços chegando(até porque ao que parece tem muito jogador dentro do clube de baixo nível), para então sair da situação de equipe da parte de baixo da tabela.

Boa Sorte.

O Moneyball é bom para essas ligas mais inferiores, e pode até ser útil em alto nível também.

Já os reforços, mesmo que não sejam muitos, já ajudam a dar uma nivelada no 11 titular pelo menos.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um início bem interessante. Já abriu alguma distância da despromoção, que é fundamental nesta fase do save. Gostei do reforço paraguaio, bem útil para a temporada dura que vem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia de save interessante, estou curioso para ver a evolução do treinador, Boa sorte :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um elenco que diria que pegaria meio de tabela de forma relativamente fácil (já contando com os reforços), quero ver até qual nível chega sua carreira de técnico, sucesso, estarei acompanhando.

gostei muito da contratação do Puskás de 2016 kkk aleatório e satísfatorio, não lembrava que aquela falta com bola de leite foi cobrada no campeonato da malasia kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2024 em 11:35, Darthz disse:

Um início bem interessante. Já abriu alguma distância da despromoção, que é fundamental nesta fase do save. Gostei do reforço paraguaio, bem útil para a temporada dura que vem por aí.

Sim, eu mesmo não esperava começar com vitória. E procurei reforçar mais a defesa mesmo, num primeiro momento. Obrigado!

20 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Ideia de save interessante, estou curioso para ver a evolução do treinador, Boa sorte :)

Seja bem vindo e obrigado! :)

4 horas atrás, Newoldd disse:

é um elenco que diria que pegaria meio de tabela de forma relativamente fácil (já contando com os reforços), quero ver até qual nível chega sua carreira de técnico, sucesso, estarei acompanhando.

gostei muito da contratação do Puskás de 2016 kkk aleatório e satísfatorio, não lembrava que aquela falta com bola de leite foi cobrada no campeonato da malasia kkk.

Obrigado Newoldd, seja bem vindo!

Nem eu lembrava kkkk, e ao descobrir me deu um motivo a mais para começar com o Penang.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BannerPenangOPeregrinob53ca60517e64777.p

Piala Malaysia e Confronto Direto

Ao estrear pela Piala Malaysia contra o Selangor, nossa dupla de laterais se destacou pelo bom trabalho defensivo: Muslim, nosso capitão, deu assistência, e Ghazali veio pra oferecer opção mais confiável pra saída de bola a partir da defesa. Raj brilhou e foi oportunista: marcou aos 35’ e aos 38’. No restante da partida, fomos felizes em manter o jogo na temperatura ideal pra gente e saímos com uma bela vantagem contra o segundo melhor plantel da liga!
 

imageb567b693d39ff0dd.png

Voltando a liga, aqui está o contexto do campeonato, a tabela.

Nó tático no vice-líder?

💭 Vou com o Saad na esquerda e Raj na direita. Yamaguchi tem entrado bem nos jogos, bora povoar esse meio de campo!

No duelo contra o Terengganu, resolvi entrar com algumas mudanças táticas, já que Duarte sofreu uma lesão leve no jogo anterior e preferi não arriscar seu uso, e porque os zagueiros deles eram fortes fisicamente: resolvi tirar minha referência do ataque e preencher meu meio campo com jogadores que poderiam se revezar no movimento de furar a última linha.

Logo aos 3’, Saad puxou um contra-ataque pela esquerda, fez uma bela jogada, rolou pra Neto tocar pro Raj, que só tirou do goleiro pra estufar no canto direito do guardião.

Perto do intervalo, o time tocava a bola calmamente pela direita, quando Ghazali achou um belo passe em profundidade pra ele, João Ferreira de Oliveira Neto, o nosso Craque Neto, fazer o segundo e ampliar o marcador

Gostando do que estava vendo, voltei com a equipe já na mentalidade equilibrada e em bloco médio pra tentar manter o ímpeto; Neto sofreu um pênalti e Ghazali só guardou no cantinho esquerdo tirando do goleiro. Vitória gigante do Penang!

Destaque também para o Sukri, que substituiu bem o Suhaimi e fechou o gol na maioria das partidas que foi titular.
 

Jogo Fraco? 😴

Nosso próximo duelo seria contra o Kuching, time que abre o Z2. Com algumas mexidas e Subri titular, abrimos o placar logo ao 9’, após um potente chute dele em cobrança de falta e rebote do goleiro aproveitado por Nik Mat, já se valendo das bolas paradas.

Mas com 37’, após o Kuching começar a pressionar, Okwuosa subiu mais alto que todo mundo após cobrança de escanteio pra empatar pro time visitante. Claramente incomodado com a capacidade de criação da equipe contra um time que poderia ser vencido, Fernando Souza tentou alterações ofensivas na equipe, mas sem sucesso, a fraca partida terminou empatada mesmo.

Confesso que estou animado com esse início do time, que vem mostrando muita garra e superação, mas ainda me incomoda um pouco a má fase do Saad, que era pra ser nossa estrela na parte da frente, que pouco participa ou participa mal dos jogos. Seguimos!
 

imagea9542b1a1b4add5f.png

 

Volta contra o Selangor

Na volta contra o Selangor, sofremos uma pressão esperada na etapa inicial. Após escanteio cobrado por eles, Suhaimi saiu mal do gol e Tetteh teve apenas o trabalho de empurrar pra dentro da rede. Eles vinham pressionando mais com lances de bola parada mesmo, meus laterais fizeram um bom trabalho defensivo. 

No intervalo fiz algumas mudanças pra minha equipe não aceitar a pressão deles apenas, tirando quem estava mal, e nessas mexidas, Namathevan recebeu um belo cruzamento de Daniel Ting no segundo poste, nas costas do lateral do lado oposto, pra igualar a partida. Sem poder de reação, o Selangor, maior campeão do torneio, caiu perante ao Penang, que vai às quartas enfrentar o Terengganu!


🗨️ “Já estou sentindo o dedo do Fernando!” - Comenta um torcedor do Penang no X

Citar

1 - aliás, esqueci de tirar as prints do calendário, mas a partir do próximo post elas estarão aqui 😉

2 - ERRATA: apenas a Piala FA nos daria vaga em competição europeia. Infelizmente a Piala Malaysia só nos ajudaria se chegássemos à final, com prêmio de RM80k para o vice e RM160k para o campeão. Além disso as regras do campeonato dizem que as outras vagas são para a AFC Cup, mas ao abrir as equipes da AFC Champions League, temos lá outros times da Malásia. Um dia ainda vou entender isso ¯\_(ツ)_/¯.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Temporada 2024 (02/10)

Seja bem-vindo ao PM. Já começou com o pé direito: gostei muito da proposta e acho que tem tudo para render uma ótima história.

Curi também a ênfase na parte tática, como não poderia deixar de ser. Vai ser bem interessante de acompanhar.

Bom save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra um time que era cotado pra ficar lá nas rabeiras do campeonato tem feito uma campanha até bem sólida. Está perto da zona de rebaixamento, mas ainda tem uma pequena gordurinha pra queimar e o time me parece bem ajustado. Falta mesmo um pouco mais de qualidade que, certamente, virá com o tempo e a ambientação com o nível da liga.

Eu acho extremamente inviável jogar desde o começo com um bloco baixo, porque a zona de influência é extremamente restrita e qualquer falha pode render gol para o adversário. Só uso ela mesmo quando meu objetivo é pura e simplesmente me defender, sem o menor interesse até para sair para o contra-ataque. Acho que pra fazer o que você pretende fazer, se entendi bem, a melhor forma que eu encontrei foi jogar com o bloco médio, linha defensiva mais baixa e com a instrução de subir as linhas - aparentemente parece contraprodutivo, mas pelas instruções da sua tática (bloco baixo + linhas altas) dá pra entender que a ideia é compactar o time para tentar sobrecargas defensivas; o bloco médio com linhas mais baixas em primeiro momento acaba sendo menos compacto, mas a instrução de subir mais (não tô com o jogo aberto pra me lembrar especificamente o nome da instrução daqueles quadradinhos que ficam no lado direito) os jogadores tendem a compactar um pouco mais porque a pressão inicial é feita no meio campo e os jogadores de linhas de retaguarda buscam jogar um pouco mais próximos dos adversários. Não chega a ser uma sobrecarga, mas é algo que dá pra ter uma ideia inicial - e uma função essencial para isso é um recuperador de bolas - porque naturalmente o plano de ação dele é comer espaços.

De qualquer forma, eu acho que dentro das limitações do time as coisas vão nos conformes. Fica só a ideia no ar mesmo para experimentar em uma partida ou outra, ou até mesmo numa próxima pré-temporada que já tenha se ambientado melhor no futebol malaio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O perigo do rebaixamento já está bem distante e a equipe está se ajustando. Falta alguns detalhes como recuperar o futebol de Saad, mas acredito que isso possa vir com algum tempo, e com possíveis adaptações.

Boa Sorte na sequência.

5 horas atrás, Herr Jones disse:

Acho que pra fazer o que você pretende fazer, se entendi bem, a melhor forma que eu encontrei foi jogar com o bloco médio, linha defensiva mais baixa e com a instrução de subir as linhas - aparentemente parece contraprodutivo, mas pelas instruções da sua tática (bloco baixo + linhas altas) dá pra entender que a ideia é compactar o time para tentar sobrecargas defensivas

Acho que eu conheço essa instrução. Então você acha uma boa deixar as linhas baixas mas colocar a instrução de subir as linhas para tirar um pouco os espaços dos adversários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o time hj tem outra postura, e definitivamente não é de um time rebaixado, pelo progresso na copa contra um time com elenco superior mostra isso, as contratações estão ajudando pelo visto, vc falou da má fase do saad mas ele participou bem fzndo a jogada no gol contra o vice líder, vc acha que ele é um jogador de "lampejos"?

por sinal, vc falou que tem bastante jogadores do sub20 e reservas, alguns deles foi promovido ou tem potencial para ajudar a equipe no futuro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2024 em 18:55, Tsuru disse:

Seja bem-vindo ao PM. Já começou com o pé direito: gostei muito da proposta e acho que tem tudo para render uma ótima história.

Curi também a ênfase na parte tática, como não poderia deixar de ser. Vai ser bem interessante de acompanhar.

Bom save!

Obrigado, Tsuru! Que bom que curtiu a ênfase na parte tática, pra mim uma das melhores coisas do jogo.

19 horas atrás, Herr Jones disse:

Eu acho extremamente inviável jogar desde o começo com um bloco baixo

Durante as partidas eu coloco no bloco médio quanto me sinto confortável. Com bola, jogar a partir da defesa pra eles rifarem menos a bola também, estou fazendo isso contra equipes que pressionam pouco no nosso campo.

19 horas atrás, Herr Jones disse:

sem o menor interesse até para sair para o contra-ataque

Entendo o que você quer dizer, e realmente dificulta o contra-ataque por roubarmos a bola mais longe do gol adversário. Mas espiando o jogo tirando do resumo eu consegui ver que a equipe tenta verticalizar, e contra o Terengganu foi quando tivemos maior sucesso nisso. Vejo mais a mentalidade como algo mais determinante nesse ímpeto, porque quase nunca vou começar na defender, porque aí é assumir que só não quero levar gols mesmo. Até onde eu sei, quanto mais ofensiva a mentalidade, mais jogadores vão tentar se colocar no campo de ataque mais rápido. Mas conforme o time evoluir, quero ter mais variação tática e me impor contra os times mais fracos, com certeza.

19 horas atrás, Herr Jones disse:

o bloco médio com linhas mais baixas em primeiro momento acaba sendo menos compacto, mas a instrução de subir mais (não tô com o jogo aberto pra me lembrar especificamente o nome da instrução daqueles quadradinhos que ficam no lado direito) os jogadores tendem a compactar um pouco mais porque a pressão inicial é feita no meio campo e os jogadores de linhas de retaguarda buscam jogar um pouco mais próximos dos adversários.

Obrigado pelas sugestões, e isso de subir a linha eu vou testar sim, apesar do meu receio pelo jogo mental limitado da minha defesa kkkkk. 

14 horas atrás, MitoMitológico disse:

O perigo do rebaixamento já está bem distante e a equipe está se ajustando. Falta alguns detalhes como recuperar o futebol de Saad, mas acredito que isso possa vir com algum tempo, e com possíveis adaptações.

Sim, tomara 🙏. Obrigado, Mito!

13 horas atrás, Newoldd disse:

vc falou da má fase do saad mas ele participou bem fzndo a jogada no gol contra o vice líder, vc acha que ele é um jogador de "lampejos"?

Cara, a única coisa do relatório dele mais negativa é "não gosta de grandes jogos". Talvez ele se beneficiaria de um time melhor ao redor dele, e pelo que senti ele rendeu melhor com um médio ofensivo perto dele (no caso o Neto), devo repetir isso mais vezes.

13 horas atrás, Newoldd disse:

por sinal, vc falou que tem bastante jogadores do sub20 e reservas, alguns deles foi promovido ou tem potencial para ajudar a equipe no futuro?

Infelizmente não, temos mais quantidade que qualidade nesse sentido. Somente o Iziruddin, um meia esforçado que jogou contra o Terengganu pode oferecer alguma coisa. Tem também um ala esquerdo, Anuar, de 21 anos que tô adaptando pra jogar na lateral porque nenhum atributo dele é podre, mas precisamos ver como ele vai evoluir. Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo à área e bom trabalho no save.

Belo gol de Mohd Faiz Subri. Mesmo sem lembrar dos demais concorrentes ao prêmio, o gol dele chama a atenção.

Gosto de campeonatos com limitações, acho que dão um toque de desafio ao save. Sempre encontramos brasileiros nos quatro cantos do mundo, ainda mais no futebol.

Imagens de calendário de partidas disputadas e a tabela de classificação sempre ajudam a situar o que está rolando no save. Espero que o Penang tenha bastante trabalho para alcançar seus objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...