Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Ouro e Sangue (23/03)

Posts Recomendados

Postado
  Em 15/03/2025 em 16:36, Marcolation disse:

Baita temporada mais uma vez. Mudou o estilo de jogo e, jogando como quem é favorito e sabe disso, conseguiu a melhor defesa e melhor ataque da Malásia.

Continuo achando impressionante os atributos de alguns jogadores, esse Guilherme que, apesar de não render, tinha físico invejável aos 38 anos, o Faizal e o Yao também foram enormes achados, o segundo joga em tudo que é parte do campo aliás, torna tudo mais fácil na gestão do elenco.

Parabéns pelo título, ao menos em Penang e no futebol Malaio o Fernandobol já é aclamado como sucessor de Guardiola.

Expand  

Na Malásia achei muito jogador com determinação alta inclusive, nem na Coreia do Sul, pra onde fui depois, achei tanto disso, apesar de a qualidade média ter dado uma melhorada. Gosto bastante de ter jogadores versáteis para mudar durante os jogos e frente a adversários mais específicos.

Hehe, valeu! Creio que o Fernandobol deixou saudades por lá mesmo.

Em 15/03/2025 em 17:38, LC disse:

Fez um bom trabalho, tanto que a equipe permaneu na divisão. Agora é tentar qualificar melhor a equipe para tentar brigar na parte de cima da tabela. Boa sorte na sequência.

Expand  

Mais uma vez sendo técnico bombeiro, mas o trabalho terá continuidade. Valeu, LC!

Postado

BannerCleopatraPeregrino219260795484fc71

Novas Águas

Com o longo período de férias a partir do meio de maio, a abordagem utilizada foi de tentar resolver o elenco até o começo de julho, e foi por aí mesmo. Julho foi um período de férias para Fernando Souza também, que ficou mais tempo longe das tarefas de manager.

Agosto e setembro deram 1 mês e meio de pré-temporada, e começou pra valer em outubro, que foi o mês com mais jogos na Primeira Liga Egípcia!

Pacotão de Reforços 🔥🛒⚽

image1ae07e6e0ae6de82.png

Olha, confesso que deve ter sido a melhor janela do save até aqui. O Ceramica foi a equipe que mais contratou jogadores na janela, aliás. Vou por uma ordem mais ou menos cronológica sobre as principais.

Kaiki (LE) - revelação do Cruzeiro, estava na lista de transferências e apareceu via intermediário logo antes da temporada anterior acabar. Fechamos com ele, e fomos adiando a confirmação até que garantisse a permanência do clube na 1ª divisão. A melhor oportunidade de mercado da janela, e chegaria para ser um dos melhores jogadores do time, e já me levou a pensar na nova tática.

Youssef Bouabid (ATA) - o marroquino foi a primeira contratação por estatística; eu queria buscar alguém no Marrocos por ser uma liga de nível não tão distante do Egito, apesar de abaixo. Como ele estava em final de contrato com o Raja Casablanca e foi um dos artilheiros do Marrocão, fazendo gols bem acima do xG, seria nossa aposta para disputar posição no ataque.

Jefferson Encada (LD) - faz todo o lado direito, de Guiné-Bissau mas com nacionalidade egípcia, nem precisei jogar os dados na planilha do Moneyball que logo deu pra ver o potencial dele: dentre os interessados a vir pro nosso clube, foi o LD com melhor média no campeonato jogando pelo Future, que foi rebaixado. Me chamou a atenção pelos físicos, pedi pros meus olheiros irem mais a fundo, e ele veio a custo zero também.

Ramy Rabia (ZAG) - a fim de ter outra opção na zaga, o experiente de 35 anos foi campeão de tudo pelo Al Ahly e é ícone por lá. Sua personalidade perfeccionista também é ótima para mentoria, veio por custo zero e a princípio como a 1ª opção de reserva.

Omar Samy (VOL) - garoto com bons mentais que veio a custo zero, mais uma oportunidade de mercado, deve evoluir bem, mas com a opção de outros jogadores no setor, foi emprestado ao Al Gaish.

Cadu (GOL) - na busca por um goleiro, seja pra disputar posição ou até assumir titularidade, alguns brasileiros interessantes foram aparecendo, até que vasculhando mais, achei Cadu encostado no Vasco. Apesar de antecipação fraca, tem outros atributos ótimos e veio pra ser titular, e fora a personalidade concentrado que é sempre boa.

Cauan Barros (MC) - aproveitei para dar mais uma olhada nos reservas encostados do Vasco e encontrei ele, coloquei olheiro, me agradou e veio para elevar o nível do meio campo, que já tinha em mente como o setor coração do time para a temporada. Não se destaca em nenhum atributo, mas é minimamente bom em todos, deve atuar mais de carrilero.

Mano (VOL) - última contratação via Moneyball, a ideia era ter mais uma opção de volante mais defensivo, teve boa participação em desarmes na temporada anterior pelo El Gouna. Bom índice de trabalho, determinação e trabalho em equipe, além de ter alguma liderança que falta no restante do elenco, deve ser útil.

Ainda apareceram 3 garotos estrangeiros pelo diretor desportivo, que pelo potencial era difícil recusar: Becerra (que logo foi emprestado já que o limite de vagas de estrangeiros bateu), Owusu e Mensiro (ambos do Hearts of Oak de Gana e chegam depois). Outra recomendação foi Ayesh, também do Future, foi emprestado de volta e será opção na criação futuramente.

Não posso deixar de falar de Adams, que já estava no clube mas renovou com a gente em vez de ficar livre no mercado, então foi quase um reforço por eu não ter precisado ir atrás de outro zagueiro para ser referência na defesa.

Quase não tivemos saídas; Ayman Mahmoud foi emprestado e Mahmoud Wadi, que fez o gol da vitória sobre o Al Ahly, deixou o clube pois já estava em declínio.

Pré-Temporada e Nova Tática

Ainda fiz melhorias na equipe técnica, e não ficamos pra trás dos times principais da liga. Sayed Neymar veio encher o saco considerar opções ao final do contrato, o que limita a moral dele e acendeu o alerta de possivelmente procurar outro atacante posteriormente. O panorama do elenco ficou assim ao final da pré-temporada.

A nova tática base herda muitas coisas da temporada anterior, mas agora num 4-3-2-1: a tal da árvore de natal (que no campinho do FM não parece tanto mas a formação tem esse apelido), ficou popular no Milan do Ancelotti, e foi a escolha da vez. E a inspiração vem daí com o uso de Canaria como regista (claro, guardemos as comparações com Pirlo, por favor), com dois MCs que o protegem aos lados dele, no caso Mahmoud e Cauan Barros (marcação apertada + desarmes agressivos), e dando liberdade para os jogadores. Tem suas particularidades, como o não uso de uma pressão intensiva (então a ideia não seria necessariamente focar só em posse de bola, apesar dela ser desejável. Além disso, com vários jogadores com bom passe e imprevisibilidade, achei que seria uma boa aposta num jogo mais expressivo). 

image95957c6d3f1f2443.png

O uso também é possibilitado com as chegadas de Kaiki e Encada para atuarem como alas para dar amplitude, e o Eid passou a ser reserva como LD mas sendo boa opção ainda. Como o time já tinha boas opções para volantes/meias e estava carente de opções decentes no banco para as pontas, fiz o movimento de não usar pontas, com Sayed Neymar tendo que disputar posição como 9, e treinando Amadi para jogar de MO (At), participando mais do jogo pelo meio e pisando na área quando possível; infelizmente ele sofreu uma lesão durante a pré-temporada que o tirou até dos jogos de outubro, atrasando esse movimento. Como a opção ao lugar dele seria o Odoh Valentine, que já era natural na posição, ele começou a temporada de titular.

Chamarei essa versão de “formação pirâmide”, se me derem essa licença poética. E também porque “esquema de pirâmide” pegaria mal. Ainda há flexibilidade de voltar ao 4-3-3 (será uma das 3 táticas treinadas), ir para um 4-4-2 losango, ou treinar um 5-2-2-1 se eu precisar colocar um zagueiro a mais em algum cenário. Opções de variação não faltam.

Os jogos e treinos de pré-temporada prepararam bem a equipe e deram a coesão mínima. O ponto de atenção foi a defesa, esperado pelo baixo entrosamento e por ser uma tática mais ofensiva. Detalhe para um jogo em que o time abriu 4 a 0 sobre o Al-Duhail e tomou o empate no 2º tempo (!) Ainda enfrentamos o 1º clube europeu no save, mas a derrota veio para o Partizan. De qualquer modo, dominamos contra os times mais fracos.

image6a805417ecbf7187.png

Jogos da Pré-Temporada

Uma coisa ruim também é que as finanças do clube começaram a apertar e houve queda nas infraestruturas, e a direção se recusou a fazer melhorias por agora.

'iibdae (  إبداع ): Criatividade

A antevisão da época nos colocava em lugar próximo da temporada anterior: 9° lugar, e acho que o jogo me permite discordar já que o elenco foi reforçado. Meu objetivo nesse ponto seria a metade de cima da tabela, se possível de um 4º lugar para cima para ser mais ousado (não tenho certeza, mas creio que do 4º lugar para cima joga competição continental, sendo o 2º escalão a CAF Confederation Cup - do 2º lugar em diante tenho certeza disso). 

O começo foi bem animador contra o Wadi Degla: Canaria apareceu na área para finalizar e contar com desvio aos 27’. Conseguimos impor nosso jogo, Encada foi muito participativo, e cruzou para Mohamed Mohamed ampliar de cabeça aos 33’. No 2º tempo o time deu aquela cochilada e permitiu o adversário, que pouco fazia até então, voltar para o jogo. Mas o M. Mohamed fez um gol que serviria de garantia de vitória, 3 a 2 no final.

Contra o Arab Contractors, o cenário foi parecido, mas a equipe abriu um gol e sofreu empate. Muitas chances perdidas, Sayed Neymar e Bouabid já estavam como dupla de ataque e fazendo o treinador passar raiva com chances perdidas, mas nos acréscimos um tocou pro outro marcar e fazer o professor ficar quieto. 2 a 1 e mais um vitória fora:

image3476bc2854b0c066.png

Estreando em casa, recebemos o Pharco, que já é um adversário mais cascudo. Focamos em segurar o ímpeto inicial deles, aos poucos fomos entrando no jogo, e Odoh Valentine abriu o placar aos 56’. Infelizmente a alegria durou só 2 minutos e El Badry igualou tudo, e ficou por isso mesmo, jogo meio travado em que ninguém merecia vencer. Bouabid sofreu uma lesão menor e precisaríamos do Sayed Neymar nos jogos seguintes.

Contra um Azwan pobre fisicamente, dominamos e vencemos por 3 a 1 em casa na partida seguinte, mesmo poupando algumas peças e com Cauan Barros assumindo a função de regista muito bem. Valentine ainda fez um gol com potente remate rasteiro que lhe rendeu o prêmio de gol do mês, e Kaiki vem fazendo golzinhos de falta.

O Haras El Hodoud foi um adversário bem mais difícil do que eu esperava, e apesar da atuação segura da defesa, faltou brilho dos jogadores, principalmente os da frente, com Sayed Neymar encontrando dificuldades para não ficar impedido. 0 a 0 justo.

Daí veio um dos melhores, se não o melhor jogo da equipe na temporada: a estratégia foi diferente e nesse jogo aplicamos mais pressão, jogamos mais em transições desde o começo, para tentar dominar o National Bank com seu estilo de controle da posse de bola (não poderíamos deixá-los confortáveis na nossa casa né?). O adversário não tinha um time rápido e a aposta foi nesse sentido. Deu certo e só finalizaram 2 vezes, nem no gol foi. Kaiki fez logo cedo aos 5’ e o segundo veio só aos 90+2’ com Canaria, mas o nível de exibição foi bem animador. O jogo serviu para manter o olho nos líderes. Infelizmente o Mohamed ao quadrado se lesionou por 1 mês:

image7389d980c1685f44.png

Terminamos outubro com uma vitória fácil sobre o Howedy fora com show de Odoh Valentine, 5 a 0 fora o baile, onde aproveitamos um adversário fragilizado, mas mais que isso: o último gol foi o que faltava para assumir a liderança pelo saldo de gols. Pra desencantar, Sayed Neymar fez da marca da cal, e Cauan Barros e Kaiki terminaram no pódio de jogador do mês.

imagecbc736956ba1aa9d.png

Jogos disputados pela liga na atualização

image2a38fd4d51024e49.png

Classificação até o momento

Próximos Jogos

Novembro e dezembro devem exigir a manutenção da equipe na parte de cima e encerrar o 1º turno, mas não será fácil. A parte boa é que não tem o Al Ahly pela frente. O começo é animador, mas vamos com calma para ver até onde a equipe pode competir. Pela copa, estrearemos contra o Dayrout, que nada mais é que o nosso time B!

Segue as estatísticas da equipe para quem quiser dar uma olhada!

image902280608d69eadb.png

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Novas Águas (16/03)
Postado

Foi mesmo um pacotão de reforços e tiveste tempo suficiente para preparar o plantel e a tática, que parece estar resultando e de que maneira.

Postado

Começo muito bom de temporada com o pacotão de reforços. Senti firmeza em colocar os objetivos do time brigando entre os três primeiros. 

Postado

Reforçou realmente muito bem. Dois bons laterais, algumas boas opções para a meia-cancha, entre outros. 

Em campo, a árvore de natal da Cleópatra está brilhando bastante. Ótimo início de temporada, deixando o Al-Ahly preocupado com o que virá pela frente. 

O foda de usar ligas alternativas (e sou um usuário assíduo delas) é essas bizarrices como o confronto contra o Dayrout. Mas fazer parte, só não pode perder para eles! Hehehe!

Postado

Sou raro de comentar aqui, mas, duas coisinhas: A primeira é sobre o comentário de que é uma bizarrice o time B jogar a Copa do Egito, mas isso acontece mesmo, tanto que o próprio Dayrout chegou até a fase de 16avos da Copa do Egito desta temporada, sendo eliminado pelo ZED.

Já a outra coisinha é que eu achei, tanto seu elenco, quanto sua forma de montagem de elenco muito boa @Fernandinhobol, e, indiretamente acabo usando formas bem parecidas que a sua. Só acho que seu elenco ainda sofre um tanto com 'cobertor curto', principalmente pela ausência de jogadores locais de qualidade.

Tenho visto isso no Celik, lá no meu save (uma outra liga baixada, e onde possuo muito menos financeiro até mesmo do que seu time, pra você ter uma ideia), onde tive que buscar mais do talento local, seja em competições de base, seja encostado nos três principais clubes do Egito (Al Ahly, Zamalek e Ismaily), onde deve ter bons jogadores. Digo do 'cobertor curto', pois você tem um ótimo time titular, mas falta profundidade de elenco nos reservas (vi que tem três bons jogadores lesionados/suspensos, mas ainda acho pouco), pois, quando não estando em bom nível, já tem bem mais idade (só tem um abaixo dos 25 anos, por exemplo nos reservas 'imediatos', sem contar os não-relacionados), e podem não aguentar uma sequência de jogos como titular, por exemplo.

Falta olhar melhor pra buscar esse novos talentos.

Ah, e uma terceira coisinha: Não sei você, mas eu ficaria bem de olho nesse Zamalek aí, e não pensaria duas vezes pra se candidatar ao cargo, na primeira demissão do treinador que está lá.

Ótimo save pra você, e boa evolução.

Postado
  Em 17/03/2025 em 11:28, Cadete213 disse:

Foi mesmo um pacotão de reforços e tiveste tempo suficiente para preparar o plantel e a tática, que parece estar resultando e de que maneira.

Expand  

A parte boa dessas férias longas foi isso mesmo, tempo de sobra para preparar plantel e tática, ao ponto que chegamos na pré-temporada com o plantel pronto. Sinto que fez toda diferença e deixou o planejamento bem tranquilo. Obrigado, Cadete!

Em 17/03/2025 em 17:08, GG. disse:

Começo muito bom de temporada com o pacotão de reforços. Senti firmeza em colocar os objetivos do time brigando entre os três primeiros. 

Expand  

Não custa ser ousado, essa firmeza vem da confiança no trabalho feito no mercado da bola e na pré-temporada. Obrigado, GG.!

Em 17/03/2025 em 17:34, mfeitosa disse:

Reforçou realmente muito bem. Dois bons laterais, algumas boas opções para a meia-cancha, entre outros. 

Em campo, a árvore de natal da Cleópatra está brilhando bastante. Ótimo início de temporada, deixando o Al-Ahly preocupado com o que virá pela frente. 

O foda de usar ligas alternativas (e sou um usuário assíduo delas) é essas bizarrices como o confronto contra o Dayrout. Mas fazer parte, só não pode perder para eles! Hehehe!

Expand  

E que laterais, o Kaiki é bem equilibrado e o Encada é um cavalo. Espero manter o Al Ahly preocupado. 

O sorteio já havia colocado nós vs. vencedor de (Dayrout vs. um time de 3ª divisão lá), ali eu já estava ansioso pra ver esse encontro acontecendo, e o Dayrout venceu mesmo 😂. De qualquer forma, a ideia é ir com o time reserva para descansar os titulares. Valeu, Feitosa!

Em 19/03/2025 em 19:00, CCSantos disse:

Sou raro de comentar aqui, mas, duas coisinhas: A primeira é sobre o comentário de que é uma bizarrice o time B jogar a Copa do Egito, mas isso acontece mesmo, tanto que o próprio Dayrout chegou até a fase de 16avos da Copa do Egito desta temporada, sendo eliminado pelo ZED.

Já a outra coisinha é que eu achei, tanto seu elenco, quanto sua forma de montagem de elenco muito boa @Fernandinhobol, e, indiretamente acabo usando formas bem parecidas que a sua. Só acho que seu elenco ainda sofre um tanto com 'cobertor curto', principalmente pela ausência de jogadores locais de qualidade.

Tenho visto isso no Celik, lá no meu save (uma outra liga baixada, e onde possuo muito menos financeiro até mesmo do que seu time, pra você ter uma ideia), onde tive que buscar mais do talento local, seja em competições de base, seja encostado nos três principais clubes do Egito (Al Ahly, Zamalek e Ismaily), onde deve ter bons jogadores. Digo do 'cobertor curto', pois você tem um ótimo time titular, mas falta profundidade de elenco nos reservas (vi que tem três bons jogadores lesionados/suspensos, mas ainda acho pouco), pois, quando não estando em bom nível, já tem bem mais idade (só tem um abaixo dos 25 anos, por exemplo nos reservas 'imediatos', sem contar os não-relacionados), e podem não aguentar uma sequência de jogos como titular, por exemplo.

Falta olhar melhor pra buscar esse novos talentos.

Ah, e uma terceira coisinha: Não sei você, mas eu ficaria bem de olho nesse Zamalek aí, e não pensaria duas vezes pra se candidatar ao cargo, na primeira demissão do treinador que está lá.

Ótimo save pra você, e boa evolução.

Expand  

O mais bizarro agora é que pesquisei, e o Dayrout é de 1972, ou seja, foi fundado antes do Ceramica Cleopatra! 😅

Obrigado pelo elogio, e o cobertor curto é realmente um problema, com as lesões que tive, acabei fazendo algumas improvisações. Foi gasto quase todo o orçamento nessa última janela de transferências, então acredito que se eu for conseguir atacar a fundo esse problema, seria na próxima temporada. Quanto a idade dos jogadores, pretendo rejuvenescer o banco aos poucos; inclusive se eu ver que é necessário, tentarei trazer de volta de empréstimo Ayman Mahmoud (atacante de 19) e Ayesh (meia de 18) no meio da temporada, ambos emprestei para terem mais tempo de jogo. Mas a qualidade dos jovens me pareceu melhor na Coréia do Sul, de maneira geral.

Vou dar uma conferida em breve no seu save com o Celik, na Bósnia deve ser osso rsrs.

Já o Zamalek, pequeno spoiler: eles melhoraram no campeonato, então acho que não vai ser agora. Creio que valha a pena seguir nessa temporada com o Ceramica pelo fato do começo ser animador, e ver o que vem no futuro.

Valeu, CCSantos!

Postado
  Em 23/02/2025 em 23:40, Fernandinhobol disse:

BannerGangwonOPeregrino44525f7b2c5ecff4e

Hora da Decisão

Mudança de Dono

O Gangwon nos últimos meses esteve numa bagunça, e isso também envolveu a aquisição do clube. Pra piorar, cogitaram mudança de comando técnico, em outras palavras, me demitir. De prontidão já anunciei minha saída ao final da temporada, e não sei se foi por isso, mas declinaram da ideia de me trocarem por agora.

De qualquer modo, confesso que nesse ponto eu já não via um futuro ambicioso possível para o clube, que ainda estaria prestes a perder mais jogadores para a temporada seguinte. A ideia aqui é salvar o clube da queda e rumar para um novo desafio, depois de tanto estresse envolvido. Melhor para ambos.

Na Bacia das Almas

Começamos de forma nada animadora os 5 jogos restantes. Depois de Kauan abrir o placar aos 8’ para o Suwon FC, a defesa abriu as pernas de vez e decidiram o jogo no 1° tempo. Mandamos intensidade máxima para tentar reverter, Kim Gyeong-Min até tentou (como várias outras vezes), mas terminamos o jogo com uma distância perigosa de apenas 3 pontos para eles.

Ainda batemos o recorde de gols sofridos na fase regular da K-League. Ah, e uma coisa que acontece na Coreia do Sul são os chamados para serviço militar no Gimcheon: descobri que são anunciados em outubro, Kim Don-Jin e Kim Chang-Hoon foram chamados, o primeiro foi o melhor jogador nosso na temporada, e o segundo pouco demonstrou serviço.

No jogo seguinte, focamos em nos defender contra o Daejeon. Outra derrota, certo? Errado! De novo surpreendemos eles na casa deles, com gol de pênalti e bola parada marotos, mas soubemos eliminar a criação deles. Um detalhe é que o Daejeon foi o ÚNICO time não só a não fazer gol na gente em 3 jogos da temporada, mas também o ÚNICO que não fez gol na gente em algum jogo da K-League (contra todos outros times, sofremos gols em TODOS os jogos). Haja ruindade!

imagef1175214228f627f.png

Na sequência, uma quase inevitável derrota veio para o Busan em casa. Começamos bem, mas a pressão deles foi suficiente para guardar um 4 a 2 com brilho de Fessin. Com isso, ficamos quase sem chances de evitar o play-off de rebaixamento…

…O que se confirmou contra o Seoul E-Land, que nos trucidou na sequência em mais um jogo para se esquecer, 5 a 3. Apesar disso, o Suwon FC perdeu e caiu diretamente para a K-League 2. Na última rodada só cumprimos tabela contra o Gwangju e perdemos por “só” 1 a 0.

image8ddb28534cc8072b.png

O FC Seoul foi campeão com algumas rodadas de antecedência em uma campanha tranquila, além de terem papado a Copa da Coreia.

image2fa577d90ce7be3b.png

Play-Off de Rebaixamento: a Hora da Verdade

O adversário seria o Suwon Samsung, time de tradição, aquele mesmo que aplicou 4 na gente num amistoso… Não imaginei que seria simples.

Mas havia um plano: anular as principais ameaças do adversário, e depois de fazer o gol dar uma cozinhada no jogo, sem pressa, pois a decisão seria em casa. Funcionou muito bem, Seo Min-Woo abriu o placar cedo com 5’, Lee In-Jae ampliou com 39’, seguimos com o Suwon na nossa mão, e Kim Dae-Won (tava faltando o dele!) fechou um 3 a 0 muito confortável para a volta.

Nada poderia nos ameaçar, certo? … Bem, digamos que a seleção sul-coreana convocou 3 de nossos jogadores titulares, incluindo o goleiro, para jogar um torneiozinho com Coreia do Norte, Japão e China! Parece piada, mas perdemos eles pro jogo de volta 🤡.

Na volta, o time foi postado de forma parecida, na despedida do estádio antigo do Gangwon (depois de tanto sangrar os olhos na temporada nos jogos em casa, os torcedores merecem alguma festa né?). E serviu para Kim Dong-Jin (10’) e Seo Min-Woo (54’) praticamente acabarem com a eliminatória; naturalmente o Suwon veio pra cima no desespero, nosso time relaxou, e ainda conseguiram empatar, mas terminou assim. Gangwon jogará a K-League 1 em 2028!

imageb4f74931722597e7.png

Análise Final

No outro play-off, o Daejeon conseguiu a façanha de abrir 2 gols de vantagem, tomar a virada, e ser rebaixado em casa. Castigo por ter sido o único time a não fazer gol na gente em algum jogo, castigo também por terem vencido o Penang logo antes na AFC Champions League. Karma.

No fim, um alívio. Direção e torcida terminaram satisfeitas, e o clube tem um respiro para tentar seguir em frente se mantendo na elite sul-coreana. Ainda se salvou com a pontuação mínima de uma manutenção, um recorde.

Arrependimento por ter deixado o Penang? Não... mas o desafio foi muito maior do que eu imaginava. Acho que o que não deveria ter feito era vender o Vitor Gabriel, facilitaria a nossa vida ter ele no elenco, ainda que saísse de graça depois; sentimos falta de alguém lá na frente pra compensar a fraqueza da defesa. Nosso melhor zagueiro (Han Ho-Gang) já está em declínio físico e só serviria para K-League 2, a falta de peças é gritante, então creio que dá pra relevar o fracasso em formar uma defesa sólida. Serviu a experiência.

Kim Dong-Jin foi importante, fez gols que não se esperava dele. Dos garotos, Yoo Won-Shik se destacou pelas assistências e Lee In-Jae pela velocidade e intensidade, ambos têm futuro. Kim Gyeong-Min ajudou mais do que eu esperava, Kim Dae-Won poderia ter ajudado mais se não fosse a lesão, e Seo Min-Woo se saiu melhor até de avançado trabalhador que de volante.

image18aed0a9030a8462.png

A missão foi cumprida, assumi um time sem vitórias em 8 jogos e consegui 7 vitórias nas partidas seguintes. Foi bem difícil, e agora pretendo evitar assumir times que não deixem eu contratar um jogador sequer, pois em situações assim, um reforço pode mudar tudo.

image0b4e9f203334ea6c.png

Outros

Estatísticas de Jogadores da K-League

Expand  

Gostei de ter saído do Penang pra um time em situação completamente diferente. Se na Malásia o treinador empilhava taças, na Coréia viu que a vida não é um morango.

Quase rebaixado, futebol sofrível, mas no fim o que importa é que garantiu o Gangwon na próxima edição do Coreanão e a bucha vai ficar pra outro técnico agora.

Também gostei de ter saído de lá, e mais ainda de ter ido pra outro time lutando contra a degola. Agora é ver como vai ser a passagem pelo Egito.

Postado

Finalmente cheguei ao presente, e que virada teve Fernando Souza!

Neymárabe mostrou que é protagonista, garantiu a permanência com menos sufoco que na Coréia e agora, com tempo para montar o elenco e treinar, já chegou com pé na porta. 

Na montagem do elenco, aliás, mandou bem demais. Que jogadoraço é esse Kaiki na LE, treinaria ele até para jogar no meio-campo se aparecer a necessidade, o Encada também se encaixa bem para a lateral num esquema sem pontas, mas talvez precise de um pouco mais de cobertura. Dos demais contratados, o Cauan Barros também me pareceu uma ótima aquisição, outro que pra mim pode jogar nas três funções do meio e ainda quebraria um galho na lateral, com alguns ajustes táticos. (Olhando pelos jogos de Outubro acho que minha intuição foi certeira, ambos no pódio de melhor jogador)

Gostei da tática "árvore de natal", acho que originalmente ela seria mais como 3 MCs em linha, mas no FM faz mais sentido esse 4-3-2-1 com o volante - aliás, gosto demais de jogar com um Regista. Não acho que ele precise de tanta proteção assim, acho que quanto mais liberdade e espaço em volta tiver, mais vai impactar o jogo, por exemplo com um dos MC virando um Mezzala ou um MC-At, mas está funcionando bem e é o que importa.

Uma dica que tenho do meu primeiro save aqui é que aquele Meia/Meia-Atacante muito técnico, de preferência com muita Imprevisibilidade, e que tem atributos defensivos razoáveis pode migrar muito bem de um papel mais à frente do campo para jogar de Regista quando começa a envelhecer e perder os atributos físicos. Tive dois meias com o 1860 München que consegui estender por muito tempo a carreira (e me recompensaram em campo) com essa mudança.

Boa sorte para seguir dominando no Faraózão, até agora o calendário ajudou, mas confio que briga na parte de cima.

Postado

Excelente começo de temporada, mas pelo visto a  briga vai ser boa. Do Cerâmica ao national Bank, todos tem chances de conquistar o título. Boa sorte na sequência.

Postado
  Em 20/03/2025 em 14:16, Marcolation disse:

Finalmente cheguei ao presente, e que virada teve Fernando Souza!

Neymárabe mostrou que é protagonista, garantiu a permanência com menos sufoco que na Coréia e agora, com tempo para montar o elenco e treinar, já chegou com pé na porta. 

Na montagem do elenco, aliás, mandou bem demais. Que jogadoraço é esse Kaiki na LE, treinaria ele até para jogar no meio-campo se aparecer a necessidade, o Encada também se encaixa bem para a lateral num esquema sem pontas, mas talvez precise de um pouco mais de cobertura. Dos demais contratados, o Cauan Barros também me pareceu uma ótima aquisição, outro que pra mim pode jogar nas três funções do meio e ainda quebraria um galho na lateral, com alguns ajustes táticos. (Olhando pelos jogos de Outubro acho que minha intuição foi certeira, ambos no pódio de melhor jogador)

Gostei da tática "árvore de natal", acho que originalmente ela seria mais como 3 MCs em linha, mas no FM faz mais sentido esse 4-3-2-1 com o volante - aliás, gosto demais de jogar com um Regista. Não acho que ele precise de tanta proteção assim, acho que quanto mais liberdade e espaço em volta tiver, mais vai impactar o jogo, por exemplo com um dos MC virando um Mezzala ou um MC-At, mas está funcionando bem e é o que importa.

Uma dica que tenho do meu primeiro save aqui é que aquele Meia/Meia-Atacante muito técnico, de preferência com muita Imprevisibilidade, e que tem atributos defensivos razoáveis pode migrar muito bem de um papel mais à frente do campo para jogar de Regista quando começa a envelhecer e perder os atributos físicos. Tive dois meias com o 1860 München que consegui estender por muito tempo a carreira (e me recompensaram em campo) com essa mudança.

Boa sorte para seguir dominando no Faraózão, até agora o calendário ajudou, mas confio que briga na parte de cima.

Expand  

Opa, bem vindo ao presente do save!

Agora chegou numa fase boa do save. O Kaiki eu treinaria também no meio-campo, mas não há necessidade pois é a posição menos carente no momento. De fato, ele e o Encada têm bastante trabalho nesse esquema sem pontas, mas até que está dando pra gerir. Como o time tem conseguido resolver vários jogos até que cedo, por volta dos 60' eu já substituo pelo menos um dos dois. O Cauan Barros quebra um galho em quase qualquer função de MD ou MC, até de lateral poderia também, mas temos o Eid para a reserva do Encada já. Apesar de curto, o elenco me satisfaz bastante, até porque é só uma liga com 34 jogos e uma copa com jogos únicos até as semis.

Realmente a árvore de natal seria mais com os 3 MCs em linha, só que no FM o Regista só é selecionável de MD mesmo. A proteção eu uso mais por já ter uma base bem ofensiva sem bola (regista, alas subindo muito, meias saindo de suas posições originais...), mas em alguns cenários de mais dificuldades para criar acho válido explorar essa sua ideia, vou pensar nisso!

Obrigado pela dica, e pelo fato do Regista exigir menos físicos faz bastante sentido! O Canaria ainda não está em declínio tão acentuado mas se tivesse desarme, marcação e posicionamento ruins eu não o usaria assim. 

O calendário ajudou porque no mês mais pesado que é logo o primeiro (outubro) os confrontos foram até acessíveis. Obrigado Marcolation, e agora é fazer de tudo para se manter na parte de cima!

Em 21/03/2025 em 11:52, LC disse:

Excelente começo de temporada, mas pelo visto a  briga vai ser boa. Do Cerâmica ao national Bank, todos tem chances de conquistar o título. Boa sorte na sequência.

Expand  

A briga já deu uma afunilada para a próxima atualização, logo teremos novidades. Valeu, LC!

Postado

BannerCleopatraPeregrino219260795484fc71

Ouro e Sangue

Uma das coisas que me chamou atenção no Ceramica Cleopatra são as cores. Não é exatamente “vermelho e amarelo”: o próprio apelido do time é “ouro e sangue”. Simbolicamente é bacana, remete a poder e luta, ambição e entrega... podemos ler isso de várias formas. Dito isso, vamos aos jogos!

imagea62a296ef212b492.png

Precisou de um “Acordo”?

Contra o Dayrout, nosso time B, fizemos um jogo tranquilo e vencemos por 4 a 0, com hat-trick de Bouabid, tentando se firmar na equipe. Foi um jogo bom para os reservas terem tempo de jogo, e não, não precisou fazer acordo com eles nem nada, nosso time B é bem fraco mesmo.

Visitando o Al-Gaish, Canaria abriu o placar logo aos 19’ pisando na área e aproveitando uma sobra de disputa de bola. A expulsão de Kaboré no time da casa nos ajudou e muito, pois dali em diante, virou passeio (literalmente): com 4 de Odoh Valentine e 2 de Kaiki, aplicamos um 7 a 1 que confirma a fase incrível de Odoh Valentine, fazendo gols de tudo que é jeito.

Em mais uma partida longe dos nossos domínios, o Ismaily poderia nos trazer problemas pela boa campanha que vem fazendo, mas não foi bem assim. O jogo começou frio, mas logo assumimos as rédeas com Bouabid de cabeça recebendo de Encada, Odoh Valentine colocado recebendo de Kaiki, e o garoto Hassan fechou o 3 a 0 aos 78’. Assim, ficou ainda mais claro que provavelmente só o Al Ahly poderia parar o Ceramica:

image548c65ea79bc8a23.png

Diante do Al Masry, Bouabid mostrou sua veia oportunista com dois gols de chutes de primeira recebendo de Ahmed Eid e Kaiki, definiu 2 a 0 ao nosso favor

No retorno de Samuel Amadi e Mohamed Mohamed, este último deu uma assistência nos primeiros segundos de jogo para Boabid, que fez outro em cruzamento de Amadi aos 7’. Cauan Barros fez seu merecido 1º gol na liga aos 17’, e Oufa aos 21’ descontou para os visitantes. O jogo se resolveu rápido e ficou no 3 a 1 mesmo, mesmo com o ENPPI tendo esboçado alguma reação. A liderança voltou a ter cores ouro e sangue.

Novembro se encerrou com vitória fora de casa em cima do ZED por 2 a 1, onde os alas titulares foram poupados e Ahmed Eid aproveitou pra fazer partida de homem do jogo nessa noite. Sayed Neymar (32’) e Odoh Valentine (57’).

A mídia já exalta o trabalho feito no clube. Fernando Souza venceu o prêmio de treinador do mês, algo que só me lembro de ter acontecido por último na Malásia, e Bouabid o de jogador do mês de novembro.

imagef5dbcb08ef99f4cf.png

Jogos disputados nessa atualização

Não somos mais zebras, somos candidatos ao título.

O sorteio da 3ª eliminatória da copa nos colocou contra o La Viena, aquele que foi rebaixado na lanterna na temporada passada e nos venceu na última rodada. Dessa vez eles não foram perdoados, e Kaiki e Mohamed² decidiram para nós, 2 a 0. Encada tomou amarelo e ficou suspenso para o jogo da liga contra o Zamalek na sequência, e acabou fazendo falta.

O Zamalek nos recebeu em um campo estreito que lembrou os tempos de Penang. O jogo foi estudado, principalmente no 1° tempo, e me surpreendeu que a equipe da casa pareceu mais querer se defender na partida, ao ponto que finalizaram quase nada. Conforme passava o jogo, tentei de várias maneiras desbloquear a defesa adversária e já apelar para chutes de fora da área, mas não funcionou e o empate foi em zero.

Antes da partida frente ao Ghazl El-Mahalla, o técnico deles, Mido, afirmou que o futebol do Ceramica é chato. Bem, se dominar e criar chances quase em todos jogos, liderar o campeonato, ter melhor ataque e defesa é chato, tudo bem. Foi um 3 a 0 em que Mohamed² e Odoh Valentine aproveitaram muito bem espaços entre laterais e zagueiros deles. Que falta de respeito, hein Mido?

Contra o Pyramids, eu esperava um adversário mais azucrinante por ser o 3º melhor time da liga, e até que foram mesmo: abrimos 2 a 0 com Adams e Mohamed Mohamed, mas o empate deles veio com jogadas pelo lado esquerdo, que não estava fácil de fechar com a nossa formação, e logo fomos ao 4-3-3. Porém o time deles tinha um desequilíbrio, já que do meio pra frente são bem melhores que na defesa, incluindo o goleiro que não cansou de falhar. Fora o cansaço que foi batendo neles, e soubemos aproveitar isso tudo: Mohamed Mohamed, Odoh Valentine (num foguete rasante de fora da área) e Alaa fecharam uma boa goleada de 5 a 2:

image6ebf9ed0af58b691.png

Fora de casa diante do Al Ittihad, já foquei muito na gestão física ao entrar com o meio campo reserva e uma tática cautelosa a princípio, tentando segurar o ímpeto do adversário desesperado por pontos e na zona de rebaixamento (eles têm elenco para estarem melhores colocados). O time rendeu menos, mas o Amadi arrancou um pênalti para o Bouabid converter. Vitória por placar magro de 1 a 0, não foi tão simples.

Em jogo de muita eficácia nas não muitas chances que tivemos, novamente batemos o Wadi Degla, dessa vez por 3 a 0, com dois de Samuel Amadi e um de Bouabid. Uma dinâmica interessante vem acontecendo com a dupla de meias: Mohamed² com liberdade para deixar sua posição e sair para criar e Amadi procurando espaços entre defensores adversários, já preocupados com o atacante centralizado. Saiu uma assistência do rapaz ao Amadi assim. Às vezes eles invertem nessas instruções de jogador também.

Fechando o ano de 2028, Mohamed² marcou duas vezes e parecia que mais uma vitória se encaminhava. De repente, Ahmed Eto’o também fez dois mas para o time visitante (Arab Contractors). Aos 62’, Encada guardou no cantinho de fora da área, para aos 84’ El Saadawy entrar na área com liberdade e empatar de novo, e assim foi até o final, 3 a 3. Empate frustrante e incômodo pelas três jogadas de gol originadas em bolas paradas do adversário:

imagec8e131b348e8082f.png

Classificação

imagea2adb818ce643ab6.png

Seguimos na liderança do campeonato egípcio, com 8 pontos à frente do Al-Ahly, que pode reduzir a 2 com seus jogos a menos. Já passamos do 1º turno, mas ainda temos os duelos contra eles, que devem ser decisivos para o campeonato. É difícil perderem pontos, mas ao nosso favor, eles tem um calendário apertado com competição continental, e a pressão de terem que tirar essa diferença.

imaged47025c3641d1f9d.png

Outros

Infelizmente, o Gangwon foi rebaixado na Coréia em 2028, ironicamente contra o Daejeon no play-off, o mesmo que havia caído no play-off da temporada anterior. Creio que só adiei o inevitável mesmo 😅. Nas próximas atualizações devo trazer mais notícias de ligas e campeonatos pelo mundo!

Estatísticas do Time | Estatísticas de Equipes | Estatísticas de Jogadores

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Ouro e Sangue (23/03)
Postado

Eita, agora chegou com tudo! 

O time encaixou que é uma beleza e até aqui está tudo às mil maravilhas. Valentine e Bouabid voando. O nigeriano é o titular, correto?

Al-Ahly tem jogos a cumprir e pode complicar ainda, mas é como você colocou bem no post: o Cleopatra entrou para a briga de vez, e eu diria que nas duas frentes (liga e taça).

Esse Gangwon era uma bomba relógio!

Postado

Excelentes primeiros 18 jogos, apesar dos confrontos que o Al Ahly ainda tem por fazer. O Cleópatra ainda não perdeu e tudo parece correr pelo melhor.  Muito bem os seus avançados, hein?

Postado

Não esperava este domínio avassalador, mas dou os parabéns por teres conseguido este mesmo domínio.

Postado
  Em 23/03/2025 em 16:59, mfeitosa disse:

Eita, agora chegou com tudo! 

O time encaixou que é uma beleza e até aqui está tudo às mil maravilhas. Valentine e Bouabid voando. O nigeriano é o titular, correto?

Al-Ahly tem jogos a cumprir e pode complicar ainda, mas é como você colocou bem no post: o Cleopatra entrou para a briga de vez, e eu diria que nas duas frentes (liga e taça).

Esse Gangwon era uma bomba relógio!

Expand  

Por incrível que pareça, não kkk. Mas estou vendo um jeito de encaixar o Valentine como titular. Ele esteve no 11 inicial como médio ofensivo várias vezes por conta de lesões do Mohamed Mohamed (1 mês) e do Amadi (2 meses), mas joga de centroavante também. Mohamed Mohamed, Amadi na posição de meias e Bouabid de centroavante são os titulares (esse último ganhou a vaga do Sayed Neymar que perde gol demais).

Dessa vez é pra brigar por título, deixaram o Ceramica Cleopatra sonhar!

E o Gangwon... não queria que acontecesse isso com eles, mas não dava pra fazer nada. Valeu, Feitosa!

Em 23/03/2025 em 22:09, Darthz disse:

Excelentes primeiros 18 jogos, apesar dos confrontos que o Al Ahly ainda tem por fazer. O Cleópatra ainda não perdeu e tudo parece correr pelo melhor.  Muito bem os seus avançados, hein?

Expand  

Uma campanha invicta nos leva a pergunta de quem pode nos vencer. E os avançados estão realmente sendo muito bem abastecidos pelos meias e laterais. Obrigado, Darthz!

Em 24/03/2025 em 20:26, Cadete213 disse:

Não esperava este domínio avassalador, mas dou os parabéns por teres conseguido este mesmo domínio.

Expand  

Eu também não esperava, mas estava animado com uma disputa na parte de cima da tabela e em ter um plano contra qualquer adversário. Resta tentar manter esse domínio, por enquanto estamos de vento em popa. Valeu, Cadete!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...