Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Mais Perto do Rol do Futebol Egípcio (29/03)

Posts Recomendados

Postado

Ainda bem que havia play-offs na K-League porque, infelizmente, o Ganwon não conseguiu melhorar. O clube realmente estava uma agitação, além dos problemas em campo. Definitivamente, a Coréia do Sul com um time lutando contra o rebaixamento foi um desafio além das capacidades do treinador, mas pelo menos, no fim tudo deu certo. Vamos ver o que virá pela frente.

Postado
  Em 24/02/2025 em 09:38, ElPerroMG disse:

Pô, que novela essa reta final! A bagunça nos bastidores quase te derrubou, mas no fim das contas, o trabalho foi bem feito. Sobreviver na K-League 1 nessas condições já é um baita feito. Agora é respirar fundo e partir pra um desafio onde te deixem trabalhar de verdade. Boa sorte no próximo passo!

Expand  

Valeu, Perro! Melhor ir para um lugar com melhores condições mesmo, não serviu para subir degraus na carreira, mas serviu como experiência.

Em 24/02/2025 em 17:56, Carlos Magno22 disse:

Tenso hein? Tem clube que realmente não deixa saudade alguma no treinador. Ao menos evitou o rebaixamento. Sei lá eu poucas vezes fui rebaixado com clubes mas isso te abala e pegar times em risco de queda aí sempre é tenso também. Melhor mesmo evitar esse estilo treinador bombeiro kkkk

Expand  

Acho que muito do deixar ou não saudades tem a ver com os jogadores; se eles não parecem esforçados e criam problemas, não tem como sentir falta mesmo. Nunca caí no FM (talvez porque jogo pra valer mesmo tem uns 3 anos, relativamente pouco, apesar de conhecer o jogo há mais tempo), uma hora deve acontecer, mas não foi dessa vez. Quanto ao estilo do "treinador bombeiro", de certo modo "faz parte", pela ideia do save (preferência de pegar times que estejam longe de ser favoritos em suas ligas), só que o desnível nesse caso foi muito grande. Obrigado, Carlos!

Em 24/02/2025 em 19:17, Cadete213 disse:

Houve uma pequena recuperação, mas infelizmente não foi o suficiente. Veremos o que o futuro reserva.

Expand  

É, sem muito futuro possível na Coreia do Sul. A ideia agora é mudar de continente, finalmente. Valeu, Cadete!

Em 25/02/2025 em 15:16, MitoMitológico disse:

Pois é, já não era mais possível enxergar algum futuro no Gangwon. Novos donos, time instável, o elenco não lhe abraçou... pelo menos evitou o rebaixamento direto e conseguiu se manter na divisão após os tensos playoffs. Mas foi um ano estressante hein, deve ter te dado falta do Penang né? Foram 86 gols sofridos na Liga, realmente uma peneira. Agora é focar no próximo desafio, em algum que realmente seja interessante de levar adiante. Boa Sorte na sequência!

Expand  

A tranquilidade do Penang fez toda falta 😅 mas a monotonia do trabalho lá (tentar ganhar a liga e a copa, e por algum milagre passar na AFC Champions) já tinha batido; mas no fim, em termos de resultado, não foi bom pra ninguém, só salvei o Gangwon do rebaixamento e o Johor voltou a ser o campeão por lá. Obrigado, Mito!

Em 25/02/2025 em 21:13, GG. disse:

Ainda bem que havia play-offs na K-League porque, infelizmente, o Ganwon não conseguiu melhorar. O clube realmente estava uma agitação, além dos problemas em campo. Definitivamente, a Coréia do Sul com um time lutando contra o rebaixamento foi um desafio além das capacidades do treinador, mas pelo menos, no fim tudo deu certo. Vamos ver o que virá pela frente.

Expand  

Sim, não consegui fazer milagre, mas é isso aí, no fim deu tudo certo e segue a vida. Valeu, GG.!

Postado

Voltando a acompanhar o save!

Postado

É, pelo retrospecto, o desfecho infelizmente era meio que esperado. Como já foi dito, o Gangwon não vai deixar qualquer saudade ao treinador. De toda forma, sai de cabeça erguida por ter evitado o rebaixamento do time. Agora é recomeçar em outro clube! Estou curioso para ver qual será.

Postado
  Em 28/02/2025 em 19:21, LC disse:

Voltando a acompanhar o save!

Expand  

Opa, seja bem vindo de volta, LC! Chegou numa hora boa de mudança de clube.

Em 28/02/2025 em 21:50, mfeitosa disse:

É, pelo retrospecto, o desfecho infelizmente era meio que esperado. Como já foi dito, o Gangwon não vai deixar qualquer saudade ao treinador. De toda forma, sai de cabeça erguida por ter evitado o rebaixamento do time. Agora é recomeçar em outro clube! Estou curioso para ver qual será.

Expand  

Por aí mesmo, cabeça erguida que há um recomeço já à frente. Valeu, Feitosa!

Postado

Um Destino Recheado de História

SP.jpg?fm=jpg&w=1000&fit=scale

Passou Natal e Ano Novo de 2027 para 2028. Fernando seguia de férias no Brasil, até que voltou para São Paulo, mas já estava pronto para um novo desafio. Começou a distribuir currículo.

“~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

[F] Opa, eai mano, de boa?

[C] De boa na lagoa. Surgiu lugar lá no Marrocos, você vai querer. Olympique Club de Safi, tá no meio da tabela, deve ser tranquilo… lá tu deita.

[F] Sei não se deito hein… tô cansado de ser técnico bombeiro. Mas tenho intenção de treinar na África sim. Vou tentar entrar em contato.

[C] Tmj! Vê aí com esses sheik, boa sorte 😂!

”~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Expand  

O Peregrino recebeu o contato por mensagem de um primo, Carlos, que vive acompanhando canais sobre campeonatos alternativos no YouTube e apostando nas bets em resultados de lá. Após entrevista que parecia bem sucedida… Fernando Souza foi preterido. Contrataram outro treinador, e uma única exigência fez com que Fernando fosse rejeitado: salários. Ele queria uma folha salarial apenas ligeiramente maior, depois dos problemas no Gangwon. Isso bastou para o clube marroquino. Daí, seguiram dois meses de vai e vem do mercado e menos cargos vagos apareciam. Nem mesmo times da Série C no Brasil, que já era algo que ele aceitaria, queriam ele.

💭 - "Parece que nunca mais vou treinar um clube digno. Mas hoje é meu trabalho, sou um técnico melhor, tem algo errado aí.”

Semanas se passaram até que Carlos apareceu de novo:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

[C] Salve, mister!

[F] Para de me chamar de mister, já falei, cara! Sou pardalzão. 😂

[C] Para de bancar o humilde, se liga nisso:

imagec5361c57c546dfee.png

[F] Entendi tudo kkkkkkkk!

[C] Kkkkkkkkkkkkkk... a IA caprichou né?

[C] Falando sério, vi aqui que o Cerâmica Cleópatra do Egito demitiu treinador.

[F] Ah, para, existe um time chamado CERÂMICA CLEÓPATRA???

[C] Sim e você será o novo treinador deles 😆!!!

[F] Ahahaa… vou ver se consigo falar com a diretoria através de um empresário de um técnico que eu conheço. Eu teria que ser técnico bombeiro de novo… os caras tão na zona de rebaixamento. Mas as previsões iniciais eram de que eles tivessem no meio da tabela, pelo menos.

[C] Caramba, se interessou mesmo? Se for assim, vire o nosso faraó! 🙏

[F] Claro, tô há quase 3 meses parado, valeu hein! E toma cuidado com essas bets malditas, toda hora aparece na TV, tá corroendo o cérebro dos jovens.

[C] Firmeza 🤙, falou o cara que tem idade pra ser meu avô 😆!!!

[F] Você entendeu … Sério msm. Dá uma olhada aí nesse tópico: Tigrinho e Bets - Papo de Boteco - FManager Brasil

”~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Expand  

imagea2211c1c34809959.png

BannerPenangOPeregrino501f943fbdba28c7b.

O Ceramica Cleopatra FC é uma equipe egípcia que disputa a 1ª divisão desde 2020. Ironicamente, é um clube novo, fundado em 2006 e que pertence a um empresário egípcio do ramo da cerâmica conhecido por lá, Mohamed M. Abou El Enein. É baseado em Giza (ou Gizé, ou Guizé), isso mesmo, a cidade das pirâmides, que fica na região metropolitana de Cairo e tem mais de 4 milhões de habitantes! Manda os jogos no Osman Ahmed Osman Stadium. Na vida real possui 2 títulos: ambos da recém-criada Copa da Liga Egípcia e é o maior campeão do torneio. Porém, na base de dados aqui do save, eles só possuem uma, e a competição não é jogável no FM por algum motivo, logo só temos de disputar a Liga e a Copa do Egito mesmo.

piramides-de-gize.jpg

Dentre as particularidades do futebol egípcio, posso citar o fato de serem 18 times na liga, 2 turnos com ida e volta padrão. São 3 os rebaixados. O campeão joga a CAF Champions League, enquanto o campeão da Copa do Egito vai à CAF Confederations Cup. Além disso, há limite de 5 estrangeiros, regra mais simples (inclusive jogadores palestinos são considerados nativos - dentre eles temos Mahmoud Wadi no elenco). E claro, não poderia deixar de citar o “Real Madrid africano”: o Al Ahly tem uma das maiores torcidas do mundo, é o maior campeão nacional e continental. Seu maior rival e 2ª maior força no Egito é o Zamalek, com o qual tem uma rivalidade histórica.

Nossa situação atual na liga é a seguinte: delicada. Parece cômico, mas Fernando Souza terá de salvar mais um clube do rebaixamento, com o ENPPI já tendo jogos a menos, podendo ultrapassar o Ceramica. O treinador anterior saiu depois de uma sequência de maus resultados. 

image500c125a9a0adeae.png

Mas a decisão de assumir o clube tem seus bons motivos: a previsão era de que o Ceramica terminasse próximo ao meio da tabela da liga, o elenco é razoável (sem desnível gritante para o resto da liga como era no Gangwon), além de que as finanças estão OK (não é das melhores, mas não chega a ser uma crise tão difícil de gerir). Também assumi com o time nas semifinais da Copa do Egito, mas esse não é o foco agora. Única desvantagem aqui são as menores chances de trabalhar com jovens, já que as instalações e recrutamento não são lá essas coisas, e a prévia da fornada já me deu sinais disso.

Elenco e Tática

O elenco dá sinais de que o time não deveria estar na situação que está e tem opções interessantes para vários setores. Segue os principais nomes do "Ouro e Sangue".

Beltagy Samir - goleiro egípcio razoável, espera-se que ele não comprometa.

Mohammed Adams - nosso melhor zagueiro, forte e completo, mas infelizmente não quer renovar e está perto de terminar o contrato; caso encaminhemos a permanência, tentarei negociar, ainda que as chances sejam baixas.

Mahmoud Marei - zagueiro mais versátil que julgo ter uma saída de bola razoável para o nível da liga, pode ser nosso defesa com bola.

Aboul-Kheer - volante com bons mentais mas que a princípio não será titular.

Mohamed Mahmoud - volante ainda melhor e com qualidade na bola nos pés, único problema é a alta propensão a lesões.

Mohamed Mohamed - único jovem mais promissor do clube com seus 19 de imprevisibilidade, a princípio titular comigo, apesar de viver má fase.

Leandro Ledesma - está emprestado e ajuda a compor bem o elenco, mas não deve ficar mesmo que haja permanência.

Canaria - melhor do time, craque pra esse nível. Mas é de vidro e está lesionado, e só pode voltar na próxima temporada. Sua ausência pode ajudar a explicar a má fase do time.

Sayed Neymar - sim, temos o Neymar egípcio no elenco! Não vive das melhores fases, tem suas limitações, mas confio que ele pode melhorar.

Samuel Amadi - é o que vive melhor fase no elenco e tem achado uns golzinhos. Tem baixa resistência então é de se ponderar seu uso, é nossa esperança nessa reta final.

Odoh Valentine - bom atacante nigeriano que vem sofrendo pra marcar gols mas tem capacidade para tal.

Na comparação em físicos, mentais e técnicos, é notável que nosso time é mediano pra liga e poderia estar bem melhor, apesar das limitações em resistência e tomada de decisões (o que me deu ideia de descartar um esquema de alta intensidade).

Na tática, fiz o máximo para preservar ao máximo a familiaridade tática dos jogadores: coloquei vários deles - tirando os meias - em funções que eles já estão familiarizados e procurei um encaixe, pois lutamos contra o tempo para nos salvar. A ideia é usar um jogo focado na posse de bola pois vejo a equipe adequada tecnicamente para isso, mas abrindo mão de intensidade na pressão para não desgastar jogadores. O 4-3-3 também procura ganhar vantagem sobre o 4-4-2, majoritariamente usado na liga.

Estreia na Liga e na Copa

A estreia pela liga foi difícil mas animadora: o Ceramica começou controlando a partida como era o desejado, mas Sergio Fretes abriu o placar para o Ghazl El-Mahalla aos 40’. Não desanimamos e Odoh Valentine recebeu cruzamento rasteiro de Amadi para empatar; infelizmente ele perdeu um gol cara a cara que não se pode perder num cenário desses, depois. Walid Marei aos 77’ ampliou pro time da casa, mas a pressão nossa pelo empate novamente funcionou com Mahmoud Wadi igualando aos 83’. Aqui, a partida terminou com a confiança que a equipe vai se salvar, e segui motivando os jogadores (vi coisas boas nessa partida, e com mais capricho ao finalizar e menos desatenções defensivas já podemos nos salvar).

imagecb5579d872d11bb6.png
(Coloquei alguns dos jogos anteriores da equipe aqui, e os que estão por vir aqui também. Perdão por isso, mas na empolgação de avançar no save, acabou faltando um print aqui ou ali)

Na sequência, semifinal de Copa do Egito. O adversário seria o Tersana, da 2ª divisão. Mas o foco seria completamente outro, pensando no Aswan três dias depois desse jogo, e o time foi praticamente todo reserva. Com a queda de qualidade dos jogadores, o resultado foi decepcionante e a eliminação veio: 3 a 1, placar esse que só não ficou mais feio pelo gol de Ziad Farag no finalzinho; a defesa reserva foi bem mal, começamos tomando gol cedo, daí trocamos 521 passes com 66% de posse, porém a baixa qualidade das finalizações nos selou uma derrota merecida:

imagef8f85b58d2e80e3a.png

Com isso, uma situação curiosa ocorre aqui: eu trouxe nessa atualização um novo clube, mas na próxima talvez eu já nem esteja mais nele, pois é preciso primeiro garantir a manutenção. Espero trazer boas notícias na próxima! 😅

Outros

Perfil do Adepto

* Observação: agora colocarei nas referências do save, ao invés de “1ª Temporada, 2ª Temporada, etc…”, o ano ou o período da temporada do clube em que estiver. Pequeno detalhe que eu já havia notado, mas eu estava esperando chegar em uma liga em que a temporada pegue dois anos do calendário para fazer essa alteração . A ideia é apenas de gerar menos confusão depois.

Expand  

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Um Destino Recheado de História (02/03)
Postado

Gostei da escolha do Egito. Vai ser interessante. O clube também. Que faça uma bom trabalho por aí.

Postado

Perdi a fase do Gangwon, mas pelo menos encontrou uma equipa nova, e bem interessante. Boa sorte!

Postado

Epah, vais para uma liga onde Al Ahly e Zamalek são reis...ou devo dizer, faraós? Enfim, início esperado e desejo-te muita sorte nessa liga muito interessante.

Postado

Também gostei bastante o destino. Clube bem curioso, nunca tinha ouvido falar. E a impressão que fica é justamente como você comentou, que é a da campanha do time estar bem aquém do potencial que ela possui. Isso nos dá a esperança que ainda dê tempo de você terminar essa temporada no Cleopatra de forma positiva. 

A eliminação na copa acabou sendo justificada por ter usado a formação reserva. Melhor assim, foco na liga. Boa sorte!

Postado

Faça coro aos que comentaram, acertou demais no destino do "Peregrino", que segue com mais um desafio, dessa vez no Cerâmica Cleópatra. A luta contra o rebaixamento promete, mas parece que você tem a experiência e a visão estratégica necessárias para tirar o time dessa situação. A tática focada na posse de bola e o 4-3-3 parecem ser um bom caminho, e estou curioso para ver como os jogadores vão se adaptar. O elenco tem alguns nomes interessantes, mas com algumas limitações, né? Vamos torcer para que a equipe consiga se salvar e quem sabe, surpreender! E sobre o Neymar egípcio... não tem como não rir! Boa sorte nessa nova empreitada, espero que a próxima atualização traga boas notícias.

Postado

Conheço esse clube pelo nome, é uma força intermediária do Egito. Lembro de já ter contratado um jogador revelado por lá para o América Mineiro num save carreira que tinha. Hussein o nome dele(era newgen, teve altos e baixos na Série B). Não sei qual é o seu propósito(se tentar algo a médio prazo ou em breve procurar outra oportunidade), mas será um interessante desafio de salvar o time do rebaixamento, te desejo muito boa Sorte pra sequência.

Postado
  Em 02/03/2025 em 11:21, GG. disse:

Gostei da escolha do Egito. Vai ser interessante. O clube também. Que faça uma bom trabalho por aí.

Expand  

Eu já tinha em mente o futebol africano, o Ceramica veio na hora certa! Valeu, GG.

Em 02/03/2025 em 16:14, Darthz disse:

Perdi a fase do Gangwon, mas pelo menos encontrou uma equipa nova, e bem interessante. Boa sorte!

Expand  

Confesso que não perdeu muita coisa, Darthz, foram tempos instáveis por lá. Agora são novos tempos, obrigado!

Em 03/03/2025 em 17:05, Cadete213 disse:

Epah, vais para uma liga onde Al Ahly e Zamalek são reis...ou devo dizer, faraós? Enfim, início esperado e desejo-te muita sorte nessa liga muito interessante.

Expand  

Acho que eles preferem ser chamados de faraós mesmo hein. O Al Ahly tem uns mais de 60% de todos os títulos da liga egípcia de todos os tempos, Zamalek 22%, aí o Ismaily tem 3, e com só 1 tem Tersana, Ghazl El Mahalla, El Olympi, Arab Contractors (levando em conta a vida real isso. No jogo, o Al-Masry venceu em 2025-26 e o Al Ahly o restante). Valeu, Cadete!

Em 03/03/2025 em 19:46, mfeitosa disse:

Também gostei bastante o destino. Clube bem curioso, nunca tinha ouvido falar. E a impressão que fica é justamente como você comentou, que é a da campanha do time estar bem aquém do potencial que ela possui. Isso nos dá a esperança que ainda dê tempo de você terminar essa temporada no Cleopatra de forma positiva. 

A eliminação na copa acabou sendo justificada por ter usado a formação reserva. Melhor assim, foco na liga. Boa sorte!

Expand  

Pra ser sincero nem eu havia ouvido falar, lembro que ainda no Penang cheguei a tentar arranjar uma entrevista no Al Ittihad do Egito, me pareceu interessante, mas não avançou. E o time está aquém mesmo, tem nenhum setor muito carente de peças (como era a defesa no Gangwon por exemplo), por isso assumi com muita confiança de evitar o rebaixamento, e a próxima atualização vai dizer o que houve. Obrigado, Feitosa!

Em 04/03/2025 em 10:38, ElPerroMG disse:

Faça coro aos que comentaram, acertou demais no destino do "Peregrino", que segue com mais um desafio, dessa vez no Cerâmica Cleópatra. A luta contra o rebaixamento promete, mas parece que você tem a experiência e a visão estratégica necessárias para tirar o time dessa situação. A tática focada na posse de bola e o 4-3-3 parecem ser um bom caminho, e estou curioso para ver como os jogadores vão se adaptar. O elenco tem alguns nomes interessantes, mas com algumas limitações, né? Vamos torcer para que a equipe consiga se salvar e quem sabe, surpreender! E sobre o Neymar egípcio... não tem como não rir! Boa sorte nessa nova empreitada, espero que a próxima atualização traga boas notícias.

Expand  

Valeu pelo comentário, Perro, e olha que estou empolgado, tive a sensação de ter acertado mesmo. Não sou um treinador que costuma montar times focados primariamente em posse de bola, mas pela análise do elenco foi o que senti combinar mais, e uma das minhas ideias é ter versatilidade tática no save. Fora o fato de poder usar jogadores em funções que eles já tenham familiaridade tática, porque com 6 jogos restando na liga não quis reinventar o time.

Sobre o Neymar egipcío, tem vários desses caras com apelidos de craque no Egito rsrsrs, até tirei print aqui do Nedved egípcio.

Em 04/03/2025 em 12:34, MitoMitológico disse:

Conheço esse clube pelo nome, é uma força intermediária do Egito. Lembro de já ter contratado um jogador revelado por lá para o América Mineiro num save carreira que tinha. Hussein o nome dele(era newgen, teve altos e baixos na Série B). Não sei qual é o seu propósito(se tentar algo a médio prazo ou em breve procurar outra oportunidade), mas será um interessante desafio de salvar o time do rebaixamento, te desejo muito boa Sorte pra sequência.

Expand  

Pelo retrospecto deles nos últimos anos, se tornou uma força intermediária mesmo, mas deve faltar bastante para eles incomodarem os maiores ainda com maior frequência. O Hussein deve ter sido uma espécie de "contratação aleatória" do seu save né?

O propósito é, caso o time não caia, tentar algo a médio prazo, uma estabilidade a mais, até porque preciso sair da África com taça. Um projeto seria interessante, e fora que já percebi que para poder tirar as licenças superiores preciso de mais tempo de clube e um situação financeira pelo menos "ok". Valeu, Mito!

Postado

BannerPenangOPeregrino501f943fbdba28c7b.

Sobrevivendo no Deserto

Precisamos Pontuar

Sem muito tempo para remoer a eliminação na copa, recebemos o Aswan. Com (Ahmed Adel) Messi no ataque deles, não tivemos muito a temer, e Amadi abriu nosso caminho com uma linda jogada fazendo fila pelo lado direito aos 2’. Sayed Neymar ampliou aos 52’ em chute forte rasteiro, e o Aswan fez o gol de honra com Kahraba quando já não havia tempo para muita coisa. Com isso, saímos da zona de rebaixamento. Os tropeços do Future ajudaram a nos dar vantagem.

Já ao enfrentar o National Bank, sabíamos que encararíamos um adversário mais duro de ser batido. O time foi escalado pensando em conter ameaças do adversário, e tivemos muito sucesso. Ziad Farag fez ao nosso favor logo aos 10’ e dali em diante o jogo ficou muito burocrático, melhor para a gente e nosso sistema defensivo que foi impecável. 1 a 0, mais 3 pontos importantes

Animados para receber o El Gouna já rebaixado, Amadi recebeu bola enfiada de Eid aos 33’ para abrir o marcador. Logo na sequência Marei cometeu pênalti e percebi que não tem VAR nessa liga. Mas foi pênalti, e Beltagy Samir defendeu. Dali em diante, seguimos com total controle do jogo, mas ainda com alguma tensão porque nada de matar o jogo. Isso só foi ocorrer mesmo com a entrada de Aboul-Kheer, que guardou dois nos acréscimos do 2º tempo e um deles, limpando meio time dos caras também. A essa altura, os resultados dos adversários diretos ajudavam, e bastava 1 ponto nos últimos 2 jogos:

image0803186ef8c338e9.png

Al Ahly.

Queria o destino que o oponente na nossa casa fosse o gigante africano logo agora. Pra “ajudar”, Marei sofreu lesão no treino e perdeu a partida. Mas poderíamos nos valer do fato deles virem de uma má fase na liga, apesar de terem o título encaminhado. Focaram na CAF Champions League e derrubaram o Pyramids, e farão a final contra o Espérance da Tunísia. 

O cartão de visitas veio na saída de bola, e com alguns segundos de jogo o Al Ahly abriu o placar com Abdelkader. Mas não desanimamos, com algumas mexidas táticas, bem aos poucos o Ceramica voltou pro jogo, até empatar nos acréscimos do 1º tempo com Sayed Neymar. Conseguimos controlar o ímpeto do Al Ahly com muita bola no pé, mas dessa vez aproveitamos as chances boas criadas; veio a sensação de "dá pra ganhar", e Sayed Neymar virou aos 77’, para numa desatenção da defesa Manga empatar um minuto depois para o líder. O empate era confortável para nossa equipe, mas começaram a dar muito espaço para nossa criação, o que piorou com a lesão de Abdelkader aos 90’ sem substituições mais, até que o Neymar egípcio brilhou de novo, achou um passe açucarado para Mahmoud Wadi garantir o Ceramica Cleopatra na primeira divisão em 2028-29!

imagecb3212e24cc870fe.png

Com isso, confirmamos a queda do Future, e levamos os adeptos à euforia com uma vitória que representa não só um alívio, mas uma esperança de dias melhores no clube.

No último jogo, só cumprimos tabela com o rebaixado na lanterna La Viena e aproveitei para dar um tempo a jovens e testar umas ideias táticas diferentes. Só o Amadi criou pra ele mesmo 3 belas chances, mas finalizou mal todas. Com uma “cara de FM”, perdemos de 1 a 0 sofrendo gol no único remate deles à baliza. Sorte que não fizeram falta os 3 pontos.

Férias Longas

As férias vão deste início de Maio até 14 de Agosto, então são 3 bons meses para os jogadores e comissão técnica descansarem; a pré-temporada vai até o final de Setembro e a Egyptian Premier League começa em Outubro, não sei o porquê desse intervalo tão grande. Para a satisfação de todo mundo, a equipe terminou em 13°. O Al Ahly confirmou o título, seguido pelo Al Ittihad.

image8a27bf7aff86cf43.png

Tivemos a fornada, que foi fraca de forma geral mas trouxe Ayman Tarek como principal talento. Por sorte, podemos explorar o mercado da bola.

E falando nisso, a direção definiu orçamento salarial e orçamento para transferências, que foi animador pois abriu uma margem razoável para salários. Já posso adiantar que vamos procurar fazer uma excelente janela, pois é possível subir o nível desse elenco. Venho melhorando a equipe técnica. Há bastante tempo para negociar, e é de se projetar ir atrás de:

• Goleiro, para disputar posição com o Samir ou até ser titular
  • Lateral Esquerdo, pois o Gomaa tem suas limitações e é o único capaz de ser titular hoje
  • Volante com um físico melhor
  • Meia para ser o reserva do Canaria
  • Atacante, pois Sayed Neymar e Valentine precisam de uma sombra com a baixa quantidade de gols entregue

A ideia é cobrir buracos naquilo que falta ao nosso time, como decisões, resistência e liderança.

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Sobrevivendo no Deserto (04/03)
Postado

Fico feliz pela permanência do clube na elite egípcia, apesar de conhecer pelo nome somente uma ou duas equipes de lá.

Espero que consiga fazer um bom mercado de transferências, para quem sabe lutar pela parte de cima da tabela na próxima temporada.

Postado

Que vitória contra o Al Ahly, fantástico mesmo. O futuro é risonho.

Postado

Houveram pontos importantes na reta final, oq fez a diferença para evitarem a queda. Agora, é entrar com foco total na próxima temporada e subir a equipe de patamar. Finalmente um respiro para o Ceramica. Bom que agora você tem tempo para melhorar as coisas. Boa Sorte.

Postado

Conseguiu o objetivo de escapar do financiamento com a grande vitória que faltou na K-League. Agora é descansar e se preparar para a próxima temporada.

Postado

Opa, vitória gigantesca sobre o Al-Ahly. Virada, empate e o gol no último lance. Acho que o técnico merece um aumento! kkkkkkk

Ah, e como o FM adora fazer coisas como essa. Ganhou do campeão e perdeu pro lanterna. Isso até acontece na vida real, mas não deixa de ser chato pra caramba.

O mais importante é que garantiu a permanência. Missão cumprida. Que venha a próxima.

Postado

Que reta final épica, Fernandinho! Manter o Ceramica Cleopatra na elite vencendo o Al Ahly no sufoco foi um baita cartão de visitas no continente. Sayed Neymar brilhou demais nessa reta final! Agora, com essa folga na pré-temporada e um orçamento animador, dá pra sonhar com um time mais competitivo. Curioso pra ver os reforços que vão chegar, da pra buscar o Gabigol egípicio tb 🤭

Postado
  Em 05/03/2025 em 12:39, Johann Duwe disse:

Fico feliz pela permanência do clube na elite egípcia, apesar de conhecer pelo nome somente uma ou duas equipes de lá.

Espero que consiga fazer um bom mercado de transferências, para quem sabe lutar pela parte de cima da tabela na próxima temporada.

Expand  

A ideia é essa, pelo menos na metade de cima da tabela, até falei isso ao elenco na última reunião antes do fim da temporada e reagiram bem. Obrigado pelo apoio, Johann!

Em 05/03/2025 em 14:24, Cadete213 disse:

Que vitória contra o Al Ahly, fantástico mesmo. O futuro é risonho.

Expand  

Eu já estava satisfeito com o empate, fui pego por uma surpresa positiva! Obrigado, Cadete!

Em 05/03/2025 em 15:41, MitoMitológico disse:

Houveram pontos importantes na reta final, oq fez a diferença para evitarem a queda. Agora, é entrar com foco total na próxima temporada e subir a equipe de patamar. Finalmente um respiro para o Ceramica. Bom que agora você tem tempo para melhorar as coisas. Boa Sorte.

Expand  

A sequência de 4 vitórias o Ceramica nem havia conseguido na temporada, foi inédita. Bastante tempo, é até meio chato tanto tempo sem partidas mas estou dando férias ao meu treinador também, tá cansadão rsrs. Valeu, Mito!

Em 05/03/2025 em 17:05, GG. disse:

Conseguiu o objetivo de escapar do financiamento com a grande vitória que faltou na K-League. Agora é descansar e se preparar para a próxima temporada.

Expand  

O futuro me parece mais promissor, acredito que se preparando para a próxima temporada a campanha vai ser bem melhor. Valeu, GG.!

Em 05/03/2025 em 17:34, mfeitosa disse:

Opa, vitória gigantesca sobre o Al-Ahly. Virada, empate e o gol no último lance. Acho que o técnico merece um aumento! kkkkkkk

Ah, e como o FM adora fazer coisas como essa. Ganhou do campeão e perdeu pro lanterna. Isso até acontece na vida real, mas não deixa de ser chato pra caramba.

O mais importante é que garantiu a permanência. Missão cumprida. Que venha a próxima.

Expand  

E não foi? Podem até ter sido campeões, mas adiamos a confirmação do título deles nesse jogo aí. Quem dera rsrsrs, meu treinador recebe o mesmo que recebia no Gangwon...

Quando eu vi o lance do La Viena se desenhando, começando a jogada de lateral, eu já imaginava que o gol deles ia sair, a gente conhece esse jogo né? "O importante é que o que importa foi garantido". Obrigado, Feitosa!

Em 05/03/2025 em 17:52, ElPerroMG disse:

Que reta final épica, Fernandinho! Manter o Ceramica Cleopatra na elite vencendo o Al Ahly no sufoco foi um baita cartão de visitas no continente. Sayed Neymar brilhou demais nessa reta final! Agora, com essa folga na pré-temporada e um orçamento animador, dá pra sonhar com um time mais competitivo. Curioso pra ver os reforços que vão chegar, da pra buscar o Gabigol egípicio tb 🤭

Expand  

Sim, espero que o trabalho na África seja bem interessante. O Sayed Neymar tinha que aparecer, vinha fazendo uma temporada bem ruim até então, felizmente mostrou o potencial dele. Agora vamos sonhando aos poucos. O Gabigol egípcio não existe (ainda) rsrsrs, valeu Perro!

Postado
  Em 13/10/2024 em 12:47, Fernandinhobol disse:

BannerPenangOPeregrinob53ca60517e64777.p

Reta Final da Temporada

Amistosos

Em quatro amistosos batemos Kiara, Kedah e MD Jempol, e também estudamos mais o Perak. A ideia era manter o ritmo de jogo dos jogadores e aumentar a familiaridade tática. Também trouxemos no período um reforço para a equipe técnica: o olheiro-chefe Mohd Sali, conhecido do futebol malaio, jogou no Johor, Selangor e Kuala Lumpur City. Com ele descobrimos o nome de Gabriel Guerra, que jogou anos na Malásia também, e veio para um período de experiência de 4 semanas.

O problema é que ele é estrangeiro, mas passado esse período descobri que ele tem os dias para receber uma segunda nacionalidade, e o que falta pra ele é falar o idioma. Antes disso, também verifiquei a situação de Rafael Vitor e notei que ele poderia estar apto até o final do ano. 

Em suma: provavelmente vou “arriscar” contratar o Guerra em definitivo, e contar com essa naturalização do Rafael Vitor, mesmo que demore um tempinho (até porque a liga só volta em fevereiro de 2025). Na melhor das hipóteses, consigo enviar o Guerra para um curso de línguas e aí terei dois “sulamericanos-malaios” no elenco, e na pior, vou revezá-lo com o Neto. 😅

Mais uma descoberta: na Piala Malaysia podemos escalar jogadores em experiência, desde que dentro dos limites de estrangeiros. Consegui fazer isso com o Guerra como vem a seguir…

Perak valendo vaga na final

No jogo de ida fora de casa, após um primeiro tempo sem gols e fraco em criação de chances pelas equipes, a volta do intervalo deu um gás na galera, e aos 53’ Saad puxou a marcação para Raj lançar Neto no espaço e empurrar pras redes. Após rebote em escanteio aos 64’, ele de novo guardou, no canto direito do goleiro para ampliar o placar. O Perak tem um bom meio de campo e não se rendeu: Lambert logo diminui na entrada da área aos 67’, mas não foi suficiente para eles reassumirem o controle do jogo.

Na volta, mais uma vez Saad brilhou ao receber uma bola lançada de Raj para ampliar nossa vantagem; apesar dele ir embora, está dando frutos no final de sua passagem. No segundo tempo, aos 49’ tiveram um contra-ataque em que Abdul Razak ganhou a frente de Rafael Vitor para empatar, e a partir daí ficou mais tenso. Seo Seon-Ung, atacante chato do adversário, teve liberdade para finalizar no primeiro poste, mas tinha um Suhaimi no meio do caminho. Também tivemos chances de matar o jogo de vez, não conseguimos, mas deu tudo certo no final. Guerra entrou mas não pode fazer muita coisa.

image0c2b660eab1e88a8.png

E assim o Penang voltou à final da Piala Malaysia depois de 47 anos!

Mais amistosos e Selangor pra rodar o elenco

Descobrimos que nosso adversário seria o Pahang, primeiro a bater o Penang no comando de Fernando, que nos fez sofrer com sua dupla de ataque deixando nossa zaga tonta.

Para não deixar o time sem jogos, marcamos alguns amigáveis, e aproveitamos para treinar uma tática com 3 zagueiros que seria utilizada na final.

Lembra que falei dos jogadores em experiência? Pois bem… trouxemos Leandro Damião por 4 semanas. Conseguimos usá-lo na final e isso seria “botar o regulamento debaixo do braço”? O Guerra não poderia, já que o período de experiência dele terminaria até lá.

Contra o Selangor coloquei vários reservas para não ficar desgastando meu time titular. Apesar de fraco, o jogo foi bom pra gente, porque o artilheiro do campeonato e atacante deles, Ronnie Fernández, praticamente nem viu a cor da bola. Neto fez um belo gol e garantiu nossa vitória.

image11a9319826597ba1.png

Johor Darul Ta’Azim.

Enfrentaríamos o Johor já campeão, então ninguém foi pressionado pra esse jogo. Seria um belo teste para nossas capacidades defensivas e de fechar espaços. Tivemos o desfalque de Daniel Ting (não podendo jogar contra o time que o emprestou) e Neto teve que começar no banco por ter tido uma gripe recentemente.

No primeiro tempo foi pressão total e o Johor não nos deixava respirar, conforme esperado. Mas eles foram muito fracos na criação, só tocaram bola pra lá e pra cá, até que surgiu um lateral e após receber a bola, Jalil Elías carregou com liberdade e chutou para desvio de Basilio Duarte, que marcou contra aos 45+2’.

Mas na volta pro segundo tempo, decidimos incorporar o discurso de Renato Gaúcho e contar uma história sobre posse de bola. Com a entrada de Marcus Mah ficamos com dois atacantes e profundidade na frente, e logo quando Suhaimi deu um pontapé lá pra frente, Saad girou pra cima do zagueiro para ficar cara a cara contra o goleiro e empatar o duelo! (detalhe: primeiro gol dele na liga).
Aos 78’, quando o Johor já vinha perdendo fôlego, Saad cruzou na medida para Marcus Mah, antes encostado no elenco, só empurrar para as redes. Sentindo a virada, o Johor ainda sofreria com Raj botando o lateral esquerdo e o zagueiro deles pra deitar na grama verde e cruzar para mais uma vez Marcus Mah marcar aos 85’.

Nos acréscimos eles ainda descontaram com Hamdan após sobra no escanteio, mas não deu jeito, o Penang impediu o título invicto do time da casa!

Final da Piala Malaysia

Com a moral em alta, fomos para a final da Piala Malaysia. Confesso que minha mentalidade foi de “o que vier é lucro” apesar de sermos considerados favoritos, já que eu não imaginava que seria fácil bater o Pahang, e nosso fim de temporada foi bom e de se ter orgulho:

imagee5a71cf6d74aee89.png

O jogo seria na nossa casa, tudo conspirava ao nosso favor pelo apoio da nossa torcida. Mas aos 29’, quando o jogo ainda estava bem frio, Buschening achou Ahapov no 2º pau pra abrir o placar, gol que saiu dos dois bons pontas deles.

Mas o time não sentiu o gol, continuou jogando firme, mas o técnico começou a exigir mais da equipe. A reação veio rápido e não podia ser diferente: Raj mais uma vez deixou Saad cara a cara com o goleiro, empate aos 38’. No segundo tempo deixei o time um pouco mais solto, mas tentando neutralizar as ameaças deles pelos lados. Neto saiu pois não vinha bem.

E eis que com requintes de aleatoriedade, Abdul Ra’Op, fez o primeiro cruzamento na direção de Leandro Damião, que não perdeu a chance dele e virou o jogo para o Penang. A partir daí, mantive a equipe como estava mas pedi pra fazer aquela cera marota, furar a bola… Conseguiram chegar com perigo uma vez mas perderam um gol cara a cara. Até que o momento mais aguardado chegou. Penang campeão da Piala Malaysia depois de 50 anos!

image7f5383f8a2aa169f.png

Mostrar conteúdo oculto

😃Não tem como não se empolgar, passava longe da minha cabeça uma final e uma taça logo na minha primeira temporada por aqui, o grupo foi muito unido e comprou a ideia. Estou muito feliz”, afirmou o técnico na zona mista.

Conseguiremos manter o Damião? Regularizar a segunda nacionalidade para alguns jogadores? Como o time estará? Que venha 2025!

Outros

Classificação Final da Liga Super Malaysia | Yamaguchi deixará a equipe ao final da temporada

Expand  

Estou começando a acompanhar o save agora - bem legal até aqui, diga-se de passagem - e gostei da proposta de carreira começando pelo leste asiático. Confesso que me surpreendeu a qualidade geral dos jogadores (tirando o ZAGUEIRO de impulsão 1).

Gostei também que foi incorporando algumas boas sugestões dos colegas na parte de organização visual. Nem muitas imagens, nem falta das que importam.

Quando chegar ao presente imagino que o Fernandobol já estará alçando vôos maiores, mas jamais esquecerá do herói improvável Saad. Botou a bola debaixo do braço no fim da temporada e disse "Ainda estou aqui": ajudou a carimbar a faixa do Johor, levou o time para a final e ainda fez o gol que deu esperanças pra torcida. Esse é o tipo de coisa que o FM oferece que deixa um sorriso no rosto.

Agora... Leandro Damião! Que jogadoraço. Se o gol do título dele não foi de bicicleta, eu sou uma Air Frier Phillips Wallita.

Postado
  Em 11/03/2025 em 20:43, Marcolation disse:

Estou começando a acompanhar o save agora - bem legal até aqui, diga-se de passagem - e gostei da proposta de carreira começando pelo leste asiático. Confesso que me surpreendeu a qualidade geral dos jogadores (tirando o ZAGUEIRO de impulsão 1).

Gostei também que foi incorporando algumas boas sugestões dos colegas na parte de organização visual. Nem muitas imagens, nem falta das que importam.

Quando chegar ao presente imagino que o Fernandobol já estará alçando vôos maiores, mas jamais esquecerá do herói improvável Saad. Botou a bola debaixo do braço no fim da temporada e disse "Ainda estou aqui": ajudou a carimbar a faixa do Johor, levou o time para a final e ainda fez o gol que deu esperanças pra torcida. Esse é o tipo de coisa que o FM oferece que deixa um sorriso no rosto.

Agora... Leandro Damião! Que jogadoraço. Se o gol do título dele não foi de bicicleta, eu sou uma Air Frier Phillips Wallita.

Expand  

Valeu, Marcolation, legal que curtiu a ideia! Esses países alternativos tem uns talentos escondidos até, fui ver aqui e o Johor na vida real foi eliminado na AFC Champions pelo placar mínimo, ontem, e eles tem uns refugos jogadores que atuaram em grandes ligas europeias uns anos atrás. Os jogos foram menos sofríveis de se ver, em média, do que eu esperava de início.

Acredito que a parte de imagens fui me encontrando, claro com a ajuda do pessoal aqui mais experiente do fórum!

Sobre o Saad, eu queria ter renovado com ele, tanto que mais a frente eu procurei o retorno dele ao clube, e o desfecho tá aí no meio das postagens! Ele durou pouco mas foi bem importante, merece a lembrança.

O gol do Damião, que eu lembre, foi de cabeça mesmo, já vai se preparando pra chegar a uma loja de varejo da vida 😂!!

Postado
  Em 08/11/2024 em 20:54, Fernandinhobol disse:
  Mostrar conteúdo oculto

Um pouco de história… 📖

A origem e o desenvolvimento do futebol na Malásia está intimamente ligada a Penang.

Isso porque o esporte foi introduzido por lá em tempos de domínio do império britânico. Com a disputa da antiga Taça da Malásia, as competições com formatos semelhantes aos atuais estrearam na Malásia em 1921, com o time de Selangor derrotando o time de Penang (precursor do Penang FC) por 5-1 em Kuala Lumpur. A Federação Malaia de Futebol (FAM) foi fundada em 1933, e se uniu à FIFA como membro da AFC em 1954.

Inclusive, em Dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o império japonês avançou sobre a península Malaia a partir de Penang, que era uma fortaleza do império britânico. George Town foi bombardeada, e as tropas britânicas foram evacuadas junto à população europeia, deixando a região abandonada e ocupada pelos japoneses até 1945. Tensões étnicas e massacres… tudo isso culminou na perda da moral britânica por lá até chegarmos em 1957, quando a Malásia conquistou sua independência.

penang90an.jpg

Por muito tempo o Penang foi Penang FA, e mudou seu nome para Penang FC em 2020 como parte de uma reestruturação e modernização do clube. A mudança de nome reflete uma abordagem mais profissional e alinhada com as práticas globais de clubes de futebol, onde "FC" (Football Club) é uma designação comum. Além disso, a mudança visava fortalecer a identidade do clube e atrair mais torcedores e patrocinadores.

Inclusive, o Penang FA foi o primeiro clube malaio a vencer a Aga Khan Gold Cup em 1976, torneio fundado em 1958 e considerada antecessora da AFC Champions League (nascida em 1967), pois foi a primeira competição internacional organizada entre clubes da Ásia.

A era da liga amadora foi de 1979 a 1988 (somente em 1982 foi introduzido um troféu para reconhecimento dos vencedores da fase preliminar como campeões da liga, essa vencida pelo Penang), da liga semi-profissional de 1989 a 1993, e a partir de 1994 se estabeleceu a era profissional.

Fontes: Wikipedia, AlJazeera, Penang Fandom

BannerPenangOPeregrino2fb7dc3d5ff8210bb.

De Volta ao Protagonismo

Fornada de Jovens 2025

Finalmente tivemos a primeira fornada de jovens do save. Apesar de não termos foco no desenvolvimento jovem na carreira, quero aproveitar como potenciais talentos. Essa fornada, mesmo sem ter um baita craque, teve vários jogadores com bons mentais e quase todos foram contratados para formar os elencos de base do clube. Os principais destaques são Adli Hashim, Adnan Hashim e Khairuddin Mohamad.

image73f64d8f4d79aa2a.png

Segunda final de Piala Malaysia

Na copa conseguimos superar Kedah nas quartas e Sembilan nas semis: o primeiro confronto foi complicado, onde empatamos por 1 a 1 na ida com gol no finalzinho de Guilherme, e na volta passamos pelo placar apertado com gol de Abdul Rashid. O segundo teve virada em casa e vitória difícil por 3 a 2 em excelente exibição de Neto, quando marcaram nas 2 vezes que acertaram nosso gol, e na volta seguramos um empate sem gols fora.

Já pensando na próxima temporada, depois de dar uma fuçada em seleções asiáticas (sem dinheiro pra observação), contamos com períodos de experiência de Lingbø para reforçar a lateral direita, Al-Hajri (do Omã) e Al-Romaihi (do Bahrein). Lingbø, por ser do sudeste asiático (filipino), usaria o tipo vaga de estrangeiro que menos dá problemas de inscrição, e os dois atacantes foram cogitados por serem asiáticos. Tive que escolher apenas um deles: o bahreinita por ser melhor tecnicamente e sermos um time que trabalha mais a bola agora, e também poder jogar de meia.

image5c334862699cc9a9.png

Caminhando rumo ao título

Fora de nossos domínios enfrentamos o Sabah. Dessa vez, não bobeamos e fomos sólidos na defesa, controlamos o jogo e ganhamos por 1 a 0 com o clássico golzinho de cabeça de Rafael Vitor nas bolas paradas. 

Na sequência a vitória em cima do Pahang por 2 a 1 nos colocaria de volta na ponta da liga, com Neto pisando na área e marcando com 4’, e Mohd Faizal fazendo aos 51’ com ajuda de um desvio. Ainda sofremos uns sustos no final, mas deu tudo certo.

Frente ao Terengganu fora não seria diferente, e em dia de Azhar garçom e Engku Yacob goleador, conseguimos um 3 a 1 para manter a moral lá em cima!

O carrasco Kelantan United

Apesar de ser lanterna do campeonato, o Kelantan United não cansa de nos causar problemas. O que era pra ser uma vitória tranquila virou caos: Valdu Té abriu o placar cedo e a partir dali o jogo virou só pressão nossa. Uma derrota seria péssimo, e empatar seria “gastar a cota de empates”, mas pelo menos nos manteria na frente. Voltamos a perder gols bobos (Guilherme acertou a trave cara a cara com o goleiro e, no mesmo lance, Raj chutou em cima do guardião), e apenas aos 85’ conseguimos igualar com Guilherme. Jogo tão difícil que pedi pro meu time atacar com mais cautela no finalzinho e ficamos no 1 a 1 mesmo. O maldito chatíssimo Kelantan United, time que não conseguimos bater no meu comando, foi rebaixado pelo menos.

Dois jogos, “duas finais”

imagef6b8c5d0888b0eef.png

A situação era empate em pontos com o Johor, com vantagem em saldo de gols para nós. Perlis United fora de casa, jogo que havia sido adiado devido a Piala Malaysia. E cumprimos nossa obrigação de vencer e vencer bem: com gols de Basilio (24’), Guerra (penal aos 40’), Mohd Faizal (74’), Yao Xuchen (85’), colocamos quase as duas mãos na taça. O Johor tomou a virada em casa do Kuala Lumpur, com Giovane Gomes destruindo, mostrando que apesar de ter saído do Penang, o Penang não saiu dele:

imageb65c5e27131dcd17.png

Na última rodada, mesmo se sofrêssemos 3 a 0 e o Johor fizesse um 10 a 0, não seria suficiente pelo critério de confronto direto. E o último jogo seria nossa festa. 2 a 0 tranquilo com Guerra de pênalti aos 9’ e Engku Yacob aos 34’.

Penang campeão malaio depois de 24 anos, e derrubando uma hegemonia!

Mostrar conteúdo oculto

O futuro de Penang e Fernando Souza

Ao que indica, o clube passará por uma mudança de donos. As finanças têm dado uma melhorada com a enxugada da folha salarial e promete contar com contratações para manter-se competitivo. 

🗨️ Sinto que consegui o que queria, provar que esses rapazes conseguem, e que o clube pode voltar a ser protagonista por aqui. Ganhamos esse título antes de quando eu imaginava ser possível, e espero estar contribuindo para o futebol malaio se desenvolver ainda mais. - Afirmou Fernando Souza em entrevista a uma rádio em George Town.

A melhor contratação em custo benefício foi Mohd Faizal. Nosso lateral/ ala esquerdo chegou de graça e foi o melhor jovem da liga mesmo sem ser tão badalado. A decepção foi Guilherme, que fez apenas 3 gols na liga e não se firmou titular em momento algum, apesar de alguns golzinhos importantes.

Não consegui a Licença Continental C, mas por outro lado minha reputação subiu e consegui o que queria no futebol asiático. Por ora, sigo no Penang, que renovou comigo ao final da temporada, já que nenhuma oportunidade interessante apareceu até o momento, e tenho algum interesse em treinar o clube na fase de grupos da AFC Champions League.

imagecf15d67504ecc218.png

Fechando a Temporada… com chave de ouro?

A Piala Malaysia era a chance deles levantarem alguma taça em 2025. Para a gente, era defender o título.

Começamos do jeito que eu gosto: saindo na frente. Engku Yacob recebeu cruzamento de Mohd Lazim e inaugurou o placar com 4 minutos. O problema é que ficamos inoperantes e tivemos dificuldades defensivas a partir dali, até sofrermos com um gol contra de Basilio aos 31’ . No intervalo, alterações nas laterais deixaram o time mais protegido e assim melhoraram nossa situação, mas chegaram a perder um gol cara a cara com o jovem Milus e continuarem a pressão. Conseguimos nosso objetivo que era levar o jogo pra prorrogação.

E ali tudo parecia se desenhar favorável ao Penang: em contra-ataque Yao Xuchen é derrubado por Murilo, último homem, que acaba sendo expulso. Quando começamos a dominar o jogo e inverter os papéis, uma falha de interceptação de Lingbø põe tudo a perder, e Milus dessa vez não perdoou. 2 a 1 e nossas investidas ofensivas foram sem sucesso, e acabamos com o vice.

Apesar de tudo, o time mais uma vez incomodou jogando fora de casa e com objetivos cumpridos. Que venha 2026 💪.

Classificação Final | Finanças ao Fim da Época | Estatísticas do Time

Expand  

Baita temporada mais uma vez. Mudou o estilo de jogo e, jogando como quem é favorito e sabe disso, conseguiu a melhor defesa e melhor ataque da Malásia.

Continuo achando impressionante os atributos de alguns jogadores, esse Guilherme que, apesar de não render, tinha físico invejável aos 38 anos, o Faizal e o Yao também foram enormes achados, o segundo joga em tudo que é parte do campo aliás, torna tudo mais fácil na gestão do elenco.

Parabéns pelo título, ao menos em Penang e no futebol Malaio o Fernandobol já é aclamado como sucessor de Guardiola.

Postado

Fez um bom trabalho, tanto que a equipe permaneu na divisão. Agora é tentar qualificar melhor a equipe para tentar brigar na parte de cima da tabela. Boa sorte na sequência.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...