Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Little Italy (26/05)

Posts Recomendados

Postado

Puta sacanagem do jogo, colocar 2 times do Egito na mesma chave e ainda com o Raja junto, mas ta ai é lutar

Postado
  Em 21/04/2025 em 03:03, Marcolation disse:

Quem achava que o Cerâmica ia seguir dominando o país quebrou a cara. Que queda de desempenho foi essa, até que nas copas deu um alívio, ainda que esteja atrás do Al-Ahly no grupo, mas na liga... Meu irmão, título já não tem nem milagre que ajude, e classificação continental até dá, mas vai ter que continuar a recuperação sem muito espaço pra tropeços.

Gostei dessa formação "nave espacial" para defender mais, e parece que está funcionando muito bem, só daria um pitaco (na base do tireidocu mesmo, nunca joguei com 3 zagueiros): esse meia-direito como MO-Atacar está funcionando bem? Pra mim parece fazer mais sentido ele com a tarefa Apoiar - o Ala sobe, o Carrilero abre e ele fica ali, no espaço mais central como opção para acionar o ala ou servir o atacante, ao invés de entrar na área junto dele.

Expand  

É, a realidade bateu à porta mas o fato é que nem miro no título mais, mas subir na tabela é importante pra ter vaga continental em caso de fracasso completo nas copas.

Essa formação com 3 zagueiros do meio pra frente é a mesma que a principal (4-3--2-1) sem o regista, a ideia do MO-Atacar é justamente colocar mais um cara na área em algum dos lados (várias vezes troco o MRB com Carrilero e o MO com CJA), e já cheguei a usar no apoiar também (mais contra 3 zagueiros pra tentar uma superioridade numérica ainda maior no meio). Até que você está certo, combina até mais com o Valentine que o Zizo (Valentine é atacante de origem mesmo)... Mas no geral eu tendo aproveitar fraquezas do adversário em algum lado.

Eu fiz mais mexidas táticas e na próxima atualização já vai ter coisa diferente porque em parte essas dinâmicas perderam força, e porque o Saber não vem rendendo bem e em tese ele era pra fazer mais gols. Valeu, Marcos!

Em 26/04/2025 em 15:42, MitoMitológico disse:

Me atualizando novamente com a saga.

Realmente, a última temporada do Cerâmica proporcionou grandes momentos! Um título do campeonato nacional conquistado com muito merecimento e uma quase invencibilidade, jogando muito bem e com grandes nomes, como o Amadi.

Foi muito legal chegar ao topo do cenário nacional, apesar de não ir a final da Copa. Mas para continuar no topo, é preciso de mais e infelizmente o Cerâmica não manteve o ritmo.

Quais fatores podem ter influenciado nessa queda de desempenho?

Está longe dos líderes mas ainda é possível uma recuperação. Talvez possa focar na Champions Africana ou na Copa.

Boa Sorte na sequência. 

Expand  

É preciso de mais e a primeira coisa que acho que faltou foi dinheiro (o time titular continuou bom mas a reposição não está a altura) e sorte (muita lesão, demorou quase 2 meses pra eu conseguir escalar o time titular "ideal"). Paciência porque conseguimos aproveitar nossa boa chance de ser campeões e fomos. Tem mais também, mas como fatores menores (táticos e etc.).

Foco está nas copas e em terminar na parte de cima da tabela (temos jogos a menos, felizmente).

Valeu, Mito!

Em 28/04/2025 em 01:08, Carlos Magno22 disse:

Puta sacanagem do jogo, colocar 2 times do Egito na mesma chave e ainda com o Raja junto, mas ta ai é lutar

Expand  

Nem sei qual o critério do sorteio mas é ruim assim mesmo. O Raja eu esperava dar mais trabalho, mas ainda tem nada garantido. Obrigado, Carlos!

Postado
  Em 28/04/2025 em 13:17, Fernandinhobol disse:

É, a realidade bateu à porta mas o fato é que nem miro no título mais, mas subir na tabela é importante pra ter vaga continental em caso de fracasso completo nas copas.

Essa formação com 3 zagueiros do meio pra frente é a mesma que a principal (4-3--2-1) sem o regista, a ideia do MO-Atacar é justamente colocar mais um cara na área em algum dos lados (várias vezes troco o MRB com Carrilero e o MO com CJA), e já cheguei a usar no apoiar também (mais contra 3 zagueiros pra tentar uma superioridade numérica ainda maior no meio). Até que você está certo, combina até mais com o Valentine que o Zizo (Valentine é atacante de origem mesmo)... Mas no geral eu tendo aproveitar fraquezas do adversário em algum lado.

Eu fiz mais mexidas táticas e na próxima atualização já vai ter coisa diferente porque em parte essas dinâmicas perderam força, e porque o Saber não vem rendendo bem e em tese ele era pra fazer mais gols. Valeu, Marcos!

É preciso de mais e a primeira coisa que acho que faltou foi dinheiro (o time titular continuou bom mas a reposição não está a altura) e sorte (muita lesão, demorou quase 2 meses pra eu conseguir escalar o time titular "ideal"). Paciência porque conseguimos aproveitar nossa boa chance de ser campeões e fomos. Tem mais também, mas como fatores menores (táticos e etc.).

Foco está nas copas e em terminar na parte de cima da tabela (temos jogos a menos, felizmente).

Valeu, Mito!

Nem sei qual o critério do sorteio mas é ruim assim mesmo. O Raja eu esperava dar mais trabalho, mas ainda tem nada garantido. Obrigado, Carlos!

Expand  

E o pior que o FM gosta de sacanear bastante colocando no grupo mais dificil possível mas enfim boa sorte

Postado
  Em 28/04/2025 em 19:50, Carlos Magno22 disse:

E o pior que o FM gosta de sacanear bastante colocando no grupo mais dificil possível mas enfim boa sorte

Expand  

Ah, padrão né? Mas é lidar com isso e já tentar eliminar um deles logo (ou ser eliminado...)

Postado

BannerCleopatraPeregrino35462e0ba2ec602a

Mazembe Day no Egito??

Hora de tomar vergonha na cara! (E calendário indigesto)

imagea0b89f5f40314743.png

[Liga] Depois dos resultados positivos de janeiro, a bola voltou a rolar no Egito para Arab Contractors x Ceramica. Em atuação muito apática e pobre ofensivamente, o Ceramica saiu derrotado por 1 a 0 pelo novo time de Sayed Neymar em gol de Abushehe aos 33’. Nada do nosso estilo foi implementado em campo.

O único que foi bem, Encada, sofreu entorse no joelho e ficaria fora por 3 semanas. A palestra no vestiário foi bem colérica e o plantel não gostou nada disso. Para apaziguar os ânimos, o técnico Fernando Souza reconheceu que subiu o tom até demais. Mas cobrou individualmente de Saber mais gols por meio de uma meta para voltar a ter tempo de jogo, pois o jogador não participa das partidas e vive impedido.

[CCL] Na CCL, recebemos o Hafia. Num jogo que era pra ser bem tranquilo contra uma equipe a qual já havíamos goleado, fomos de time praticamente reserva e bem, o salto alto pune… Aos 10’ Ousmane Camara abriu o contador. O Ceramica continuou criando, Valentine perdendo chances bizonhas, até que aos 84’ Ibrahim Karamoko fechou o contador e complicou muito a vida do time mandante.

A partir daqui o calendário foi digno de CBF (tantos meses entre uma temporada e outra não nos deixariam sem consequências). Tivemos 5 jogos em 12 dias (!!!)

[Liga] Diante do Ghazl El-Mahalla tomamos um apavoro cedo e saímos atrás. Mas aos 26’ Cauan sofreu pênalti e Zizo converteu. Dali em diante o adversário deixou e o Ceramica dominou a partida, e com Saber de fora da área virou o jogo e voltou a vencer por 2 a 1. Pela primeira vez chegamos à metade de cima da tabela.

[CCL] Na sequência, um péssimo trabalho na CAF Champions. Zizo perdeu pênalti aos 13’ e Alaoui em cruzamento aos 21’ abriu o placar pro time da casa. O jogo foi passando e o nosso não saia. Uma derrota complicaria muito nossa vida, e já no abafa conseguimos respirar com Ayman Mahmoud fazendo um gol importantíssimo levando o duelo a 1 a 1 e a decisão pra última rodada. O resultado eliminou o Raja pois o critério de desempate é o confronto direto:

image5dc2479057df1c4d.png

[Copa] Com o time já se arrastando por cansaço, veio o Pharco. E a ideia de fazer um jogo burocrático até que funcionou, para não cansar muito o time. Ainda assim o time ficou todo remendado, com a lesão de Eid aos 25’ e estávamos sem laterais de ofício. Só aos 81’ Odoh Valentine marcou o que parecia ser o da vitória. Mas o Pharco nunca deixa um jogo contra eles ser diferente de empate, e nos últimos segundos empatou com Khodary. Na prorrogação a ideia foi não arriscar muito, mais desgaste físico, mas conseguimos levar aos pênaltis. Eis que brilha a estrela de Cadu: nosso guardião pegou dois, incluindo um que levaria pras alternadas, e nos colocou nas semis pela 3ª vez consecutiva!!!

image071c92890c4ccb55.png

[Liga] Trombamos com o Al-Ittihad, e que jogo feio! Na verdade, fomos à grama com um catadão em campo com jogadores jogando improvisado porque tudo me obrigava a rodar o elenco. A ideia de fazer um jogo burocrático também rolou aqui, mesmo enquanto perdíamos, e Zizo veio do banco para aos 85’ nos garantir um pontinho importante.

Decisão na fase de grupos da CCL: Março/1

image9f72600ba16143d9.png

[CCL] O Al-Ahly já tinha vaga em 1º garantido. Em caso de derrota ou empate nosso, precisávamos torcer pro Hafia não vencer o Raja. Como derrota e empate daria quase no mesmo, tentei ousar e surpreender o Al-Ahly nos primeiros minutos sendo muito ofensivo. Deu bastante errado 😂! Abdelkader aos 2’ e Khalil aos 9’ impuseram desvantagem e a torcida pra evocar o nome de Alá. Zaalouk aos 26’ fez outro. Canaria aos 34’ e Ayman Mahmoud aos 71’ diminuíram mas a nossa pressão não teve sucesso na recuperação e perdemos de 3 a 2. O Raja venceu o Hafia, e por mais sorte que juízo, passámos às quartas!

image3dfb6f5959734f2e.png

Fim da Fase de Grupo da CAF Champions

[Liga] Em duelo com o Pyramids em má fase, tomamos o primeiro gol aos 10’ do Saber deles, mas logo respondemos com Mohamed². Nosso Saber nos colocou em vantagem antes do intervalo, e o time se manteve bem, ampliando com Hamed de cabeça aos 52’. Reduziram nossa vantagem, mas não impediram uma vitória merecida por 3 a 2 nossa com destaque de Zizo.

[Liga] Hamed aos 6’ em mais uma bola parada nos colocou em vantagem contra o Haras El Hodoud. Eles até entraram no jogo mas não sabiam criar. Mohamed² ampliou aos 65’ em bom chute de longe, mas levamos um susto pra entender que nada tava definido e Silvera reduziu de falta na sequência. Saber aos 69’ fez 3 a 1 e ali ficou tranquilo, com Valentine fechando o placar por 4 a 1.

[Liga] Em casa com o lanterna Smouha, não demos chance ao azar. Kaiki, Valentine, Ayman Mahmoud (2x) e Mohamed² colocaram a bola na rede mas tomamos um golzinho besta no final impedindo clean sheet mais uma vez. Vitória dominante de 5 a 1, boa pra gerir a parte física, e só não foi mais porque o goleiro deles defendeu dois pênaltis, do Ayman e do Encada!!! Finalmente vencemos 3 seguidas.

[Liga] Confirmamos a boa fase batendo o Aswan fora. Hamed aprendeu nossa bola parada ofensiva, Canaria e Mohamed² de cabeça foram felizes a finalizar em mais um jogo dominante com gol sofrido besta no final. 3 a 1!

image9941446242908fde.png

[Liga] Frente ao Future fora, tudo parecia feliz. Kaiki fez 2 cruzamentos rasteiros para Ayman Mahmoud deixar-nos perto da vitória. Só que ela escapou no 2º tempo com uma certa complacência da equipe, e Ahmed Hossam aos 61’, com azar de Hamed em gol contra aos 75’, definiram um empate por dois gols.

Parênteses Tático 📋

Aqui eu já vinha apostando em mudanças táticas. Me rendi e voltei ao 4-3-3 com uso de pontas, e a motivação foi mais defensiva até: com a mudança o Zizo ficou de falso nove, e com Mohamed² e Saber pelos lados, jogando onde eles já tinham alguma aptidão, eu consigo usá-los pra fechar corredor. Nessa temporada senti que sofremos bastante com inferioridade numérica pelos lados e o Zizo não tem mais físico para entregar tanto nessa parte. Muitos gols surgiram com cruzamentos direta, ou indiretamente, mesmo que a estatística seja de poucos cruzamentos sofridos em bolas paradas, por exemplo. Levamos gols assim e gols "de azar" (bolas rebatidas gerando sobras, gol contra, enfim...) e a criação dessa vez não está balanceando lá na frente.

imagec7a113f35b14765f.png

Além disso, ofensivamente, o time caiu em criatividade, então desse jeito aí dá pra ter uma movimentação para sobreposição dos alas, de avançado interior, e de um meia com instrução de chegar mais longe (sobreposições assim são boas pra furar umas retrancas). Colocar o Saber no jogo também me trouxe essa motivação, e a princípio tive bons resultados, apesar do meu receio de (re)treinar funções com a temporada andando. O 4-3-2-1 segue como alternativa.

Mata-mata(s), jogando a vida nas copas: Março/2

O destino nos colocou contra o famigerado Tout Puissant (“Todo Poderoso”) Mazembe, da Rep. Democrática do Congo, líder do grupo D. Aquele mesmo, que eliminou o Inter no Mundial de 2010. Pentacampeões do torneio e venceram pela última vez em 2015.

[CCL] Como não tínhamos tanto conhecimento do adversário, o começo do jogo foi mais pra dar aquela estudada. Com alguns jogadores interessantes na parte da frente, o Mazembe conseguia trocar passes mas não conseguiu criar e ser cirúrgico nem nada. Encada fez aquele cruzamento no 2º pau que gosta de fazer ao Mohamed² pra ele abrir caminho. Zizo, de falta, aos 52’ levou mais alegria à torcida, enquanto o garoto Ayesh aos 84’ ampliou. Tomamos um gol ao final pra ficar ligeiro, mas a classificação ficou bem próxima com o 3 a 1. Nada de Mazembe Day!

imagef896410b967a9585.png

[Copa] Decisão em jogo único na copa, time titular com sede de vingança pela última vez que pegamos o Tersana, ainda da 2ª divisão, nas semis. O jogo começou muito movimentado com gol de Rodrigue Kam aos 3’ pro time da casa. Valentine logo aos 5’ empatou em boa jogada do Saber. 4 minutos depois Mohamed² em um rebote de cabeceio dele mesmo virou. Dali em diante o jogo deu uma esfriada. O Tersana, tendo bons jogadores pra um time fora da elite, chegou a ter chances cara a cara, mas como quem não faz, toma… Saber aos 64’ e Canaria aos 66’ em belo chute de fora definiram o resultado em 4 a 1, pra colocar o Ceramica na final da Copa do Egito pela primeira vez em sua história!!!

imagec7f6be178ae8bbac.png

[Liga] A pedra no sapato Future estava querendo nos deixar no passado e logo fez seu primeiro gol. Mais uma vez sofremos gol cedo, mas o time reagiu com Zizo aos 37’. E ficou por aí, nesse 1 a 1 mesmo, jogo pobre de ambas as partes e se firmaram como time chato; muito difícil passar pela defesa deles e a nossa melhorou no decorrer da partida.

😥 Nesse período entre esses jogos, fomos pegos de surpresa com a saída de Kaiki. Isso mesmo, ele tinha uma multa de R$ 650 mil e nem conseguimos cobrir uma oferta de novo contrato, e com a janela do Egito fechada não imaginei que algo do tipo fosse acontecer. Justamente na posição mais carente perdemos nosso titular, e agora Galal joga ali até o final da temporada. E sim, ele é cria do Cruzeiro, passou anos no clube, e foi para o Atlético-MG!

imagea773e7b4b980153b.png

[CCL] Na volta, a ideia era fazer um jogo seguro contra o Mazembe mas eles começaram dominando as ações. Por sorte, quando começamos a entrar no jogo Mahmoud já fez aos 13’ e a missão dos caras ficou muito difícil. Melhoraram de produção e até acertaram a trave, mas ficaram só no susto mesmo, 1 a 1.

imageee3ee2b128315fa5.png

Últimos Jogos da Atualização

Próximos Jogos e Classificação

image73bc4083bfe48f10.png

image17bb05e5730381eb.png

Com isso chegamos às semis da CAF Champions, e vai ter África do Sul x Egito dos dois lados do chaveamento. Vem aí o Mamelodi Sundowns pra gente, e do outro lado tem Kaizer Chiefs x Al-Ahly. Na liga faltam 10 jogos, e com os jogos atrasados creio que ainda é possível o lugar entre os 4 primeiros. O que dificulta é que tem times que vem bem mesmo, como é o caso do Al Masry.

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Mazembe Day no Egito?? (28/04)
Postado

Na Liga vamos indo, mas na Taça podemos sonhar bem alto. Já na Champions, depois de uma fase de grupos bem compicada, estiveste muito bem ao eliminar o Mazembe, mas agora tens um osso duro de roer no Sundowns. Eu acredito.

Postado

Indo bem demais mas Al-alhy sobrando hein.

Postado

Interessante ver que a equipe se recuperou um pouco. Já é tarde Para alcançar o topo da tabela mas pode chegar entre os 4 melhores sim. Já vai servir de consolação.

Mas as Copas estão numa baita perspectiva. Pois está na final da Copa do Egito(não queria o Al ahly mas ganhar uma final sobre eles seria um alento pro ego do Cerâmica) e está na Semi da CAF. Entre as 4 melhores do continente! Junto de gigantes como Kaizer Chiefs, Mamelodi Sundows(que será um duro adversario) e o próprio Al Ahly. No geral, não sei se será uma temporada pior que a anterior. Podemos esperar boas coisas ainda.

Boa Sorte. 

Postado

Al-Ahly está parecendo a força da temporada no país e continente, mas os gigantes da África do Sul são páreo duro, vão ser grandes semifinais.

A maior chance do Cleópatra é ganhar a Copa, onde provavelmente vai enfrentar o Al-Ahly de novo. Se ainda não jogou essas partidas, dou um pitaco: estuda o jogo do Al-Ahly a fundo, vê os pontos fracos e molda seu time para isso, mesmo que numa tática secundária. É bom para estar preparado, pois basicamente é o time que você precisa bater na temporada - quem sabe até na final africana.

Como está o assédio ao treinador, já tem uma ideia de quando vai sair do Cleópatra?

Postado
  Em 29/04/2025 em 11:24, Cadete213 disse:

Na Liga vamos indo, mas na Taça podemos sonhar bem alto. Já na Champions, depois de uma fase de grupos bem compicada, estiveste muito bem ao eliminar o Mazembe, mas agora tens um osso duro de roer no Sundowns. Eu acredito.

Expand  

Obrigado pelo apoio, Cadete, vamos ver se é possível chegar mais longe!

Em 29/04/2025 em 16:52, Carlos Magno22 disse:

Indo bem demais mas Al-alhy sobrando hein.

Expand  

É o time a ser batido, muito chato enfrentá-los mas não adianta, tem que tentar. Valeu, Carlos!

Em 29/04/2025 em 22:44, MitoMitológico disse:

Interessante ver que a equipe se recuperou um pouco. Já é tarde Para alcançar o topo da tabela mas pode chegar entre os 4 melhores sim. Já vai servir de consolação.

Mas as Copas estão numa baita perspectiva. Pois está na final da Copa do Egito(não queria o Al ahly mas ganhar uma final sobre eles seria um alento pro ego do Cerâmica) e está na Semi da CAF. Entre as 4 melhores do continente! Junto de gigantes como Kaizer Chiefs, Mamelodi Sundows(que será um duro adversario) e o próprio Al Ahly. No geral, não sei se será uma temporada pior que a anterior. Podemos esperar boas coisas ainda.

Boa Sorte. 

Expand  

É a meta mas o calendário está terrível, cara... nem a CBF faria algo pior. Com a pausa pra Copa das Nações nosso abril e maio vêm cheio de jogos por aí, mas ainda é possível o 4º lugar.

Ainda dá pra salvar a temporada em termos de resultado. Obrigado, Mito!

Em 30/04/2025 em 16:23, Marcolation disse:

Al-Ahly está parecendo a força da temporada no país e continente, mas os gigantes da África do Sul são páreo duro, vão ser grandes semifinais.

A maior chance do Cleópatra é ganhar a Copa, onde provavelmente vai enfrentar o Al-Ahly de novo. Se ainda não jogou essas partidas, dou um pitaco: estuda o jogo do Al-Ahly a fundo, vê os pontos fracos e molda seu time para isso, mesmo que numa tática secundária. É bom para estar preparado, pois basicamente é o time que você precisa bater na temporada - quem sabe até na final africana.

Como está o assédio ao treinador, já tem uma ideia de quando vai sair do Cleópatra?

Expand  

Os jogos decisivos prometem; sobre o Al-Ahly, eles tem bons jogadores em todos os setores, muito difícil batê-los. Confesso que não me aprofundei tanto neles nos confrontos decisivos anteriores e devo tomar mais cuidado agora, obrigado por chamar a atenção e lembrar, é bom eu cuidar disso. Pensei até num bloco baixo mas a equipe não está familiarizada, a ver o que fazer.

Sobre a saída do Cleopatra, provavelmente ao final da temporada, tenho interesse na mudança de ares mas ainda não sei qual o país destino. Depende também de vir uma oferta que agrade. Valeu, Marcolation!

Postado

Bela recuperação do Ceramica. Ainda dá para salvar o ano com um Top 5 e tem boas chances na Champions africana e na Copa. 

É um fim de temporada que promete muito. Boa sorte!

Postado
  Em 01/05/2025 em 00:08, Nismo disse:

Bela recuperação do Ceramica. Ainda dá para salvar o ano com um Top 5 e tem boas chances na Champions africana e na Copa. 

É um fim de temporada que promete muito. Boa sorte!

Expand  

Promete mesmo e a atualização chega em breve... Valeu, Nismo!

Postado

BannerCleopatraPeregrino35462e0ba2ec602a

Foi Tudo um Sonho?

202105101150235023.jpg

🗨️ O que mudou de uma temporada para a outra? Somos nem sombra do que já fomos. Foi tudo um sonho? Se eu ficar ou não para a próxima temporada, esse elenco precisará de uma reformulação de qualquer jeito, pois temos problemas em todos os setores. O pior de tudo é que quando resolve um, volta outro: dei uma mexida nas bolas paradas e estamos sofrendo menos gols disso, mas aí vai lá e começa a tomar mais gols de bola nas costas. Aí eu recuo a linha defensiva e começa a tomar gol de chute de média e longa distância, ou bola na área em que nossa zaga marca à distância. Tá f0d#! - Fernando Souza em um treinamento, comentando com os outros preparadores.

Problemas Voltando

[Liga] Visitando o Al-Masry nossa equipe fez um dos piores jogos da temporada. Sofremos o gol aos 42’ de Mahmoud Farouk e não conseguimos nem acertar o gol dos caras, possível de relevar porque eram os vice-líderes. 1 a 0 deles:

image1bd98a0c07e94391.png

[Liga] Inverteu o mando de campo. Saber aproveita bobagem da defesa adversária aos 12’ e abre o placar, e Mohamed² aumentou a vantagem antes do intervalo. Mas a defesa voltou à desconcentração de sempre, e em 3 minutos tomou o empate (68’ e 70’). Mas aos 80’, um ilumimado Ayman Mahmoud recebeu de Alaa e completou o 3 a 2 para a revanche imediata contra eles.

[Liga] Difícil a decisão de poupar toda a equipe mas foi necessária contra o Ismaily, porque o jogo estava colado com a decisão na CAF Champions. Não deu outra e foi um vareio, do meio pra frente o time errou tudo e, na exposição para tentar reverter, tomamos mais 2 no 2º tempo, um 3 a 0 mas o treinador nem colocou pressão sobre os jogadores pelo resultado.

[CCL] Em longa viagem à Pretória, fomos ao Loftus Versfeld, estádio da Copa de 2010. Nossa comissão pouco sabia sobre o adversário e tivemos que ir mexendo durante o jogo. Mas com o relógio andando, parece que quanto mais mexia-se no time, pior ficava. Até que aos 75’ More marcou em sobra de escanteio e surpreendendo Cadu. 1 a 0, e entramos com desvantagem no Egito:

image2d26539675644942.png

[Liga] 2 dias depois, o Pharco recebeu nosso time em frangalhos e claro, todo mexido. Logo aos 3’ Ashour fez boa jogada pela esquerda e fez o único gol da partida. A parte boa? Pouco sofremos depois disso, mas fizemos absolutamente nada também.

[Liga] 2 dias depois (de novo!) voltamos ao 4-3-2-1 porque aqui eu já havia percebido que os reservas eram água e o 4-3-3 óleo, mas foi com ajuda de alguns titulares. Ayesh aos 12’ e Valentine aos 19’ nos deram bela vantagem frente ao nosso vizinho de Gizé, o ZED. Ayman Mahmoud na saída de bola da 2ª etapa girou bem pra cima da defesa e fez outro. Mas ligou o alerta de novo com gol deles de Ehab aos 60’. Ayesh acalmou de novo e vencemos por 4 a 1, boa vitória pra dar uma levantadinha na moral pra decisão que viria.

vs. Mamelodi Sundowns: jogo mais importante do save até então?

Nossa missão era clara: virar o confronto contra o Mamelodi. Ainda tem regra do gol fora de casa aqui, portanto sofrer gols não seria muito bem vindo.

Abrimos o placar naquela pressão de início com Galal cruzando e Dlamini desviando contra aos 21’...

Aos 32’, primeira chegada do Mamelodi mais próxima ao nosso gol. A marcação desencaixada e com mal posicionamento dos nossos volantes e meias deixou o craque deles, Dante Polvara chutar de longe no canto e complicar nossa missão… Aqui não teria mais pênaltis.

Hassan Saber aos 38’ recebeu bom passe de Zizo e era só empurrar. 2 a 1 e deu ânimo para reverter no segundo tempo:

Mostrar conteúdo oculto

O Ceramica volta com o controle, mas aos 52’, a bola gira Thabang September tem espaço para acertar um foguete e empatar de novo. Mais um gol de fora da área e o desânimo poderia muito bem tomar conta aqui…

Mostrar conteúdo oculto

… mas Eid toca pra Ayman Mahmoud, os dois personagens do jogo anterior, e com 62’ fazemos o 3 a 2 e tínhamos tempo para a virada:

Mostrar conteúdo oculto

Íamos empilhando jogadores na frente, com Zizo participativo, mas a jogada boa não saia. Só que aos 86’ Ayman Mahmoud saiu fazendo fila pela esquerda, cruzou, e o gol, chorado, chorado… Saiu dos pés de Zizo. A FINAL ERA LOGO ALI!!! Era o gol da classificação!!!

image3241d13dda22ab93.png

era. O Ceramica baixou as linhas, e dali pra frente não era pra ter mais jogo, correto? Só que o impossível aconteceu 2 minutos depois e Dante Polvara achou um chute de primeira de média distância. Cadu, nosso herói na copa nacional, “viveu o suficiente para se tornar vilão” e não defendeu a que acredito que tenha sido a bola mais defensável de todas. (E falando em vilão, não teve como o treinador não coringar no vestiário né? 🤡)

imagec6958a0559ec9c08.png

Ceramica Cleopatra eliminado da CAF Champions League. Um jogo que em 2 minutos foi de melhor jogo da carreira de Fernando Souza para o pior jogo. Também para Ayman Mahmoud e outros garotos da equipe…

image25a06fde4885c38c.png

Juntando os cacos…

[Liga] Sem muito tempo para lamentação enfrentamos o El Gouna 2 dias depois. Eles vinham de 10 derrotas consecutivas… e adivinha? Perderam outra. Saber (2x) e nosso faraózinho Ayman Mahmoud definiram o 3 a 0, e depois de quase 3 meses, não sofremos gol em jogo oficial.

Nesse meio tempo assinamos com o volante paraguaio Nelson Gauto que veio por intermediário. Jogador que parece jogar com vontade e esperará a próxima temporada. Por agora, ele só poderia jogar a final da Copa do Egito.

[Liga] O oponente era o Ghazl El-Mahalla Alaa fez 1 a 0 em jogada individual surpreendendo o goleiro. O time continuou controlando e controlando a partida, mas de repente vieram. Mousa aos 81’ empatou com falha de marcação de El Raddad e o garoto não consegue fazer um bom jogo. Mas piorou quando depois de uma bola cruzada, Cadu soltou nos pés de Ramadan e comprometeu a equipe, mais uma derrota por 2 a 1.

[Liga] Para enfrentar o Al-Ahly fora, a estratégia foi treinar uma base bem defensiva e se preparar para a final da copa. Cadu foi preservado. Nada funcionou e tomamos uma cacetada, Hamed cometeu 2 pênaltis, 4 a 1 e o time só começou a fazer algo que preste depois de ficar mais ofensivo. Não adianta, o jeito é tentar fazer mais gols do que sofrer, porque sofrer, vai!

[Liga] Visitando o ENPPI, Encada de cabeça faz aos 19’, Ngom livre de marcação empata aos 29’, Saber aumenta aos 40’ e logo na sequência, de novo Ngom empata. Placar final 2 a 2.

[Liga] Depois, centésimo jogo de Fernando Souza no comando do time. Mendoza abre o placar com colaboração da nossa frágil defesa reserva. Viramos com Ayman Mahmoud de penal e Ayesh antes do intervalo. Dali em diante, aquele jogo morno, controle nosso, e adivinha? Isso, pra variar, erramos numa escapada de contra-ataque desnecessária, e no “contra-contra-ataque” tomamos gol nos acréscimos. Empate em 2 a 2 contra um rebaixado, que fecha a liga e resume a frustração geral que foi a temporada.

Encerramos na 7ª colocação que é melhor do que o que vinha acontecendo no 1º turno, mas abaixo da expectativa da diretoria e bem aquém da mágica temporada de 2028-29.

image2c550616626baca6.png

Classificação Final

Final da Copa do Egito

Aliviamos a pressão pra cima dos jogadores. Não éramos favoritos, mas poderíamos surpreender porque já vencemos eles antes, e quem sabe acabar com a chance de tríplice do rival. Retrospecto recente ruim? Bastante. Mas é final e haviam motivos para estarmos lá… A derrota pra eles na liga serviu como estudo também para o que poderia não funcionar na final: “desde o início marcar Slim e reagrupar quando perder a posse; pressionar jogadores chave deles e não marcar apertado atacantes mais ousados”.

Logo aos 14’ Saber, com roubada de bola perto da entrada da área bateu bem e abriu o placar. Depois disso o Ceramica manteve o controle do jogo, com frieza… Cada vez mais lembrava o Ceramica do sonho, da temporada passada, do 4-3-2-1 com passes gerando situações, e menos o do pesadelo que foi a maior parte dessa.

Depois disso, foi ir se ajustando com o que o jogo mostrava. Os homens de frente foram bem e criaram até mais, mas faltava uma chance mais clara. Ainda assim, pela 1ª vez na temporada colocamos o Al-Ahly na roda, fizeram nada e a defesa foi firme. Canaria de Construtor Recuado foi bem demais.
Jogo avançou e o relógio ao nosso favor. Aos 85’, Mohamed², nosso golden boy, meio sem ângulo bateu no canto direito do goleiro deles e levou o Osman Ahmed ao delírio. Ceramica Cleopatra CAMPEÃO DA COPA DO EGITO!!!! Um final feliz e merecido pra uma temporada de muito sofrimento e deslize…

image3b7e4674fb5c27b4.png

Mostrar conteúdo oculto

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Foi Tudo um Sonho? (30/04)
Postado

Estava lendo um pesadelo, mas felizmente acabou e vences a taça. Não foi uma fase fácil, mas consegues melhorar.

Postado

Essa acabou por ser uma temporada estranha do Ceramica. Na Champions League, titubeou na fase de grupos, mas ainda assim conseguiu se classificar e avançou para as semis, quando tivemos esse jogão contra o Mamelodi Sundowns, infelizmente com desfecho negativo.

Na liga, o time também não conseguiu fazer uma campanha tão boa quanto esperava.

De contrapartida, pelo menos tivemos o título da Copa do Egito. Esse título classifica para Champions ou existe alguma competição secundária?

Postado
  Em 01/05/2025 em 02:58, Fernandinhobol disse:

image3241d13dda22ab93.png

Expand  

É o Mamelodi? Uniforme igual a Seleção Brasileira. Se for que pena ter caído pra eles. Devem ser muito bons imagino

Postado
  Em 01/05/2025 em 09:15, Cadete213 disse:

Estava lendo um pesadelo, mas felizmente acabou e vences a taça. Não foi uma fase fácil, mas consegues melhorar.

Expand  

Perder até essa seria um baque muito grande. Foi um período difícil e frustrante mas acho que dias melhores virão. Valeu, Cadete!

Em 01/05/2025 em 10:40, mfeitosa disse:

Essa acabou por ser uma temporada estranha do Ceramica. Na Champions League, titubeou na fase de grupos, mas ainda assim conseguiu se classificar e avançou para as semis, quando tivemos esse jogão contra o Mamelodi Sundowns, infelizmente com desfecho negativo.

Na liga, o time também não conseguiu fazer uma campanha tão boa quanto esperava.

De contrapartida, pelo menos tivemos o título da Copa do Egito. Esse título classifica para Champions ou existe alguma competição secundária?

Expand  

Estranha mesmo a temporada, e apesar dos vários problemas fora do meu controle, acho que eu poderia ter tomado melhor algumas decisões. Essa volta das semis contra o Sundows foi coisa de louco, eu senti que ia dar pra passar, fiquei louco quando saiu o gol dos caras. Mas paciência...

E sim, a Copa do Egito dá vaga na CAF Confederation Cup (segunda competição continental da África, é a Europa League/Sulamericana deles), pra quem não ia se classificar pra nada é bom né?

A ideia é deixar o Ceramica, sinto que minha motivação tem dado uma caída e que cheguei num teto no Egito. Obrigado, Feitosa!

Em 01/05/2025 em 23:04, Carlos Magno22 disse:

É o Mamelodi? Uniforme igual a Seleção Brasileira. Se for que pena ter caído pra eles. Devem ser muito bons imagino

Expand  

Não ironicamente, o apelido do Mamelodi é "the brazilians" e sim, as cores dos uniformes são inspiradas na Seleção. Ironicamente, eliminaram um time de técnico brasileiro com um goleiro brasileiro falhando.

De jogador real eles só tinham esse Dante Polvara que acabou com o jogo. Mas mesmo com jogadores genéricos foram bem, creio que o jogo gera eles de acordo com a reputação do clube, por isso não foi simples enfrentá-los (ao ponto de cair pra eles), e até dificulta não poder observá-los e estudar o jogo do adversário.

Valeu, Carlos!

Postado

Rapaz, não tenho palavras para falar sobre essa reviravolta na semifinal da CAF, é a vida como ela é - se esforce o dobro, para o fracasso ser maior. Esses chutes de fora mataram o Cerâmica, mas sinceramente, dá para olhar pelo lado bom: não passou vergonha na final contra o Al-Ahly.

A liga chegou um momento que era só largar de mão, mas na final da Copa do Faraó fez bonito - estudou o adversário, jogou a vida e saiu com a taça. Dá pra dizer que o ciclo no Cerâmica Cleópatra foi completo, vencendo as duas principais competições nacionais.

Ficando ou saindo, Fernando já merece um belíssimo sarcófago e uma tumba bem luxuosa no futuro.

Postado

Trajetória bacana até aqui. A Coreia do Sul acabou sendo um pesadelo, mas mesmo assim escapou de ter a mancha do rebaixamento no currículo. 

Agora no Egito já chegou conquistando taças, já tem as duas principais no currículo. A CAF é um torneio chato de jogar, embora na versão atual tenha sido expandida, quando joguei na Argélia e no Egito eram apenas oito clubes na fase final. Logo logo veremos uma taça continental por aí.

O título da Copa do Egito dá vaga na CAF Confederations Cup? (não sei se é esse o nome ainda).

Postado
  Em 03/05/2025 em 00:51, Marcolation disse:

Rapaz, não tenho palavras para falar sobre essa reviravolta na semifinal da CAF, é a vida como ela é - se esforce o dobro, para o fracasso ser maior. Esses chutes de fora mataram o Cerâmica, mas sinceramente, dá para olhar pelo lado bom: não passou vergonha na final contra o Al-Ahly.

A liga chegou um momento que era só largar de mão, mas na final da Copa do Faraó fez bonito - estudou o adversário, jogou a vida e saiu com a taça. Dá pra dizer que o ciclo no Cerâmica Cleópatra foi completo, vencendo as duas principais competições nacionais.

Ficando ou saindo, Fernando já merece um belíssimo sarcófago e uma tumba bem luxuosa no futuro.

Expand  

Foi bem estressante... os três gols rsrs. Mas pensando bem, o jogo ruim na ida pesou, se fizesse um golzinho fora já ajudaria. E sim, eu tenho minhas dúvidas do que daria pra fazer na final contra o Al-Ahly rsrs, mas queria ter chegado lá pra ver.

Tenho que te agradecer pelo incentivo pra botar o treinador pra estudar o adversário, te devo essa! Eu já tava bem desanimado com a reta final da liga e os empates "nem doeram", só queria corrigir as coisas na final e deu tudo certo 🙏. Cleopatra de volta aos livros de história (... de futebol)!

Obrigadão, Marcos!

Em 03/05/2025 em 17:57, #Vini disse:

Trajetória bacana até aqui. A Coreia do Sul acabou sendo um pesadelo, mas mesmo assim escapou de ter a mancha do rebaixamento no currículo. 

Agora no Egito já chegou conquistando taças, já tem as duas principais no currículo. A CAF é um torneio chato de jogar, embora na versão atual tenha sido expandida, quando joguei na Argélia e no Egito eram apenas oito clubes na fase final. Logo logo veremos uma taça continental por aí.

O título da Copa do Egito dá vaga na CAF Confederations Cup? (não sei se é esse o nome ainda).

Expand  

Deu uma melhorada o formato da CAF, mas ainda é meio estranho porque dos 50 e poucos países que jogam, uns quase 40 levam todos exatamente 2 times, 2 vagas (3 pro país do atual campeão e o da CAF Confederations pelo que me pareceu). Os países mais fortes acabam não tendo uma vantagem numérica significativa, mas por outro lado talvez sirva pra não deixar eles dominarem a competição.

Eu não estou com tanta pressa pra levar a taça continental no save, mas a reputação do meu treinador já chegou em 3 estrelas e quero acelerar pra chegar logo na Licença Pro e aí ter chance de chegar na elite. Jogo até colocou a personalidade como "muito ambicioso" do tanto que tentei cargos em outros clubes melhores rsrsrs...

Sim, dá vaga na CAF Confederations Cup. Porém um passarinho me contou que vai ter mudança de clube vindo aí, não sei ele está certo ou não... ficou algo de legado pro Ceramica felizmente, o que não consegui na Coreia do Sul. Valeu, Vini!

Postado

Na Terra do Tio Sam

Bom, fiquei devendo algumas coisinhas no final de temporada com o Ceramica. Seguem alguns fatos. Terminamos com a maior posse de bola média da liga e a defesa foi ok, mas em gols marcados ficamos devendo. Além disso, nossa eficácia em bolas paradas foi medíocre e permitimos mais passes do adversário por ação defensiva do que a média. Eu acredito que muitos erros bobos e o declínio físico de alguns jogadores pesou na fase sem bola, bem como a ausência de alguns deles - principalmente o Canaria - e um certo esgotamento tático deixaram o time estéril com a bola, coisa que eu consegui evitar na temporada anterior. Gratidão por ter terminado com um título ainda assim! E a temporada serviu de muito aprendizado.

Últimas Partidas | Intensidade de Pressão | Eficácia em Bolas Paradas | Estatísticas Jogadores Ceramica | Fim da CAF Champions League

Deixa-se para trás no Egito a fase mais vitoriosa da curta história do Ceramica. Só não deu para fazer mais porque os vários pedidos de melhorias em instalações de treino e futebol jovem não foram atendidos pela diretoria, mas fica o carinho por um clube jovem que deu a chance para um treinador jovem mostrar serviço.

image9041676b1ea680c0.png

Telefonemas e telefonemas… 📞

Vieram telefonemas de tudo que é lugar. A sensação de ciclo encerrado no Ceramica Cleopatra bateu, e peregrino tem que continuar seu caminho.

O primeiro clube foi a Universidad Católica, do Chile. Tradicional equipe que vinha atravessando momento complicado e lutando contra a degola, perfeito para um técnico que já foi bombeiro algumas vezes. Mas minhas exigências de orçamento salarial um pouco maiores já me fizeram ser preterido.

Al-Okhdood da Arábia Saudita entrou em contato. Time sem jogadores badalados e nada de interesse em voltar pra Ásia, nem na entrevista fui.

Já o Seattle Sounders tinha de tudo pra me contratar, inclusive meu interesse. Gosto da combinação de cores deles e me lembra tempos de FIFA. Mas eles preferiram Josh Wolff.

Lógico que a direção do Ceramica não gostou e veio pra conversa, mas terminou sem uma decisão drástica por parte deles. Meu plano A passou a ser o Fluminense. Mais uma vez o cargo de treinador ficou vago nas Laranjeiras. Demoraram pra demitir o antigo treinador com o time na zona de rebaixamento, calendário rolando e o time vivo ainda em Copa do Brasil e Libertadores. Os torcedores gostaram do nome Fernando (mesmo eu não sendo um Diniz), mas a demora para abordar o técnico só o fizeram trocar plano A por plano B…

BannerNYCFC09392198d8b04925.png

Sim meus amigos, é isso mesmo. A peregrinação chegou à MLS com as cores do New York City!!!

imagea98adbc054629a6d.png

E você pode estar pensando “porque a MLS?”, “esse cara é louco!”, ou coisa do gênero, mas tudo tem explicação e vou me esforçar pra explicar da melhor forma possível e resumidamente tanto a decisão de ir pra lá, e como funcionam as coisas por lá!!! É uma liga com regras das mais restritas, então sugiro até pegar um cafezinho aí pra continuar a leitura se quiser ler essa parte! ☕ As motivações da mudança foram:

1. como já dito a demora do Fluminense incomodou e o New York City me deu um ultimato em assinar o contrato. Digamos que adiei a assinatura de contrato por umas semanas com a desculpa de "estudar a MLS" 😆. Era o plano B, mas quase A, porque na MLS não tem a pressão de luta contra rebaixamento, e preciso passar pela América do Norte de qualquer forma. Foi uma decisão realista, ao meu ver.
  2. o clube é rico 🤑, e finalmente posso trabalhar com alguma segurança na carreira. Tive que fazer o pedido na entrevista para que o clube pagasse novos cursos de licença de treinador pois ainda estou na Continental B, e eu esperava à essa altura estar mais avançado nisso.
  3. queria um novo desafio e isso envolve também entender um negócio complicado como essa liga. Pode ser que eu não consiga? Pode, mas ainda assim pretendo sair aprendendo algo. E aliás, a liga é bem equilibrada e tem mecanismos para tal, o que me chamou a atenção e atraiu interesse. As cores do time também agradam.

Seguindo para Formato da MLS e Regras de Contratação de Jogadores, caso queiram saber mais da parte básica, usei e estou usando alguns materiais aqui do fórum para estudar e gostaria de mencionar as feras aqui!!

@Guilhererme e o seu save com o Houston
@Henrique M. e o tópico sobre a MLS (algumas mudanças ocorreram de 2018 pra cá, então vou trazer algumas atualizações)

##########################################

‼️Se quiserem pular essa parte e ir para a seção A Chegada à Nova York, tudo bem, coisas da MLS podem dar sono 😴 ‼️

##########################################

Formato da MLS #️⃣

O formato já é meio confuso, mas acredite, ainda é a parte mais fácil!!!

A MLS foi construída historicamente para evitar que haja desequilíbrio entre as equipes. Além disso, esses ianques adoram dar trofeuzinho pra cada coisa, e os 3 possíveis pra gente vencer são: MLS Supporters Shield (líder da classificação geral juntando as duas conferências), MLS Conferência (Oeste ou Leste, a depender de qual você joga), e a MLS Cup, o principal deles e que depende de você vencer o mata-mata da sua Conferência.

Para fins de objetivos do save, considerarei qualquer um desses como título de liga, pois a Supporters Shield depende de fazer uma excelente campanha nos pontos corridos, e a Conferência depende de você superar um mata-mata que depende desses pontos corridos.

Pedi ajuda a uma famosa ferramenta de IA para fazer um esquema aqui desenhando a ideia do formato!

Mostrar conteúdo oculto

São 15 times em cada conferência, no nosso caso é a leste. Teoricamente tem turno e returno dentro das conferências, mas tem umas complexidades que não vou adentrar e só vou aceitar o calendário como ele vier, fato é que o total é de 34 jogos nessa fase regular. O time de melhor pontuação geral ganha a MLS Suportters Shield. Já ele e o campeão da outra conferência, ganham vaga direta na Concachampions, e além disso vaga direta nas quartas dos playoffs das conferências.

Dentre os outros 8 classificados da conferência, o 8° e o 9° fazem um playoff pra definir quem vai enfrentar o campeão da própria conferência. Aí 2° pega 7°, 3° pega 6° e 4° pega 5°. 

Nisso vai indo até a final da própria conferência, e assim se define o campeão daquela conferência. Detalhe: só nas quartas o vencedor se define com melhor de 3, ou seja, todas partidas tem um vencedor (tempo regulamentar ou pênaltis) e se a série estiver empatada, tem terceiro jogo. Das semis pra frente, tudo jogo único. Não me pergunte o porquê disso!!!

Os dois campeões das conferências jogam a MLS Cup, que é o evento final da MLS, o Superbowl do Soccer, e dá vaga numa fase mais avançada da Concachampions. Seria o terceiro troféu possível, mas pra isso precisa ganhar o segundo.

Outro jeito de ir pra Concachampions seria ganhando a US Open Cup (que aí inclui times só americanos e não canadenses, desde clubes amadores).

O vencedor também enfrenta quem vencer a Taça Guanabara.

Regras de Contratação de Jogadores 👨‍⚖️

Aqui que o filho chora e a mãe não vê. Eu torço pra entender melhor essa parte no decorrer do save. Vem aí mais um esquema pra tentar resumir essa parada.

Mostrar conteúdo oculto

Os salários aqui colocarei em dólares por ano, que é a medida padrão da MLS.

Expand  

Com 30 vagas no máximo, devemos inscrever ao menos 15 jogadores. Temos os limites de 20 seniores e 10 fora do orçamento, estes servem para quando um jogador sénior se lesiona. Cada uma dessas categorias tem um salário mínimo, e os seniores têm um salário máximo.

Acima desse salário máximo que no nosso caso é $879k/ano, o jogador é um Designado, ou seja, ele pode ter um salário alto o quanto quiser e normalmente é nessas vagas que um jogador importante vindo da Europa caem (o primeiro deles foi o Beckham). O Designado Jovem tem um teto menor mas nos permite eventualmente trazer um wonderkid de fora e revendê-lo quando bater a idade (tipo o que aconteceu com o Thiago Almada).

Os contratos dos jogadores são da liga, em geral. Os jogadores de base devem vir de uma região definida próxima à sede do clube (no nosso caso, partes de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Delaware).

No nosso caso, temos agora uma vaga livre para designado, e outra para designado jovem. O problema é que só temos 5 vagas internacionais porque o time deve ter trocado algumas - apesar de vários estrangeiros terem obtido nacionalidade norte-americana por aqui - e posso tentar nas trocas com outros clubes obter mais delas.

O SuperDraft ocorre em Janeiro e serve para trazer jogadores universitários para o futebol profissional. Não vou entrar em detalhes sobre rodadas de drafts nem na ordem que as equipes podem fisgar jogadores (normalmente, as piores equipes das temporadas anteriores têm prioridade, também na ideia de isonomia na liga).

O Re-Entry Draft ocorre em Dezembro e permite ir atrás de jogadores que outros clubes da MLS não desejam mais.

As Trocas podem acontecer durante a temporada regular e somos livres para tentar trocar jogadores de outras equipes e da nossa, vagas internacionais, prioridades de escolha em drafts e dinheiros de alocação. Me parece ser o mecanismo mais útil desses. Oportunidade pro Moneyball?

Esses fundos de alocação (TAM e GAM) servem para reduzir o impacto de salários no teto salarial e para as trocas, há certa liberdade para fazer isso, porém ainda preciso entender melhor.

Expand  

A Chegada à Nova York

O NYCFC foi fundado em 2015 e foi por lá que Villa, Pirlo e Lampard foram encerrar suas carreiras. Tem excelentes instalações e pertence ao Grupo City, e atualmente é considerado só o 18º melhor time da MLS. Joga no Yankee Stadium (que também é do beisebol) localizado no Bronx, e seus dois títulos da MLS foram a Conferência Leste e a MLS Cup em 2021. Paulo Nagamura foi o último técnico brasileiro na competição em 2022, pelo Houston Dynamo. Fernando Souza receberá um pouco mais que o dobro do que recebia no Ceramica.

Da frustração com Villa, Lampard e Pirlo à glória com Talles Magno,  Castellanos e Moralez: A evolução do New York City na MLS - Território MLS

Os objetivos competitivos da direção são meio genéricos como “ser equipe consagrada na MLS”, então vou mirar em colocar a equipe no mata-mata. Além disso, devemos desenvolver jogadores usando a base. Pros torcedores o que importa é ficar à frente do NY Red Bulls.

A comissão técnica a princípio não era ruim, mas já fui atrás de uma bela upada aqui, afinal o clube é rico e me deu a chave do cofre. Cheguei me deparando com o pentacampeão do mundo em 2002, Kleberson, e ainda trouxe David Suazo - hondurenho ex-Inter de Milão - e Helton, ex-goleiro do Porto, para cargos de preparadores.

image256d97dfe5cb16d6.png

Classificação Atual da Conferência Leste

Nossas próximas partidas são pela MLS e a equipe conseguiu chegar nas semis da US Open Cup, portanto vamos tentar vencê-la. Já foram jogados 20 dos 34 jogos e estamos na 14ª colocação, vulgo vice-lanterna da conferência, mas ainda é possível chegar aos 9 primeiros. 

imageb8a2d5c1a83acc1e.png

Próximos Jogos do NYCFC

Elenco e Parênteses Tático 📋

Não poderia deixar de apresentar alguns dos jogadores do elenco. Como já devem haver contratações na sequência, em breve trarei o elenco de maneira mais geral.

Brad Young - goleiro ótimo e deve ser titular, apesar de não ser lá essas coisas com os pés.

Daniel - goleiro ex-Internacional que ganhou cidadania americana, mas é reserva e tá idoso.

Eduardo Bauermann - aposto que você conhece ele!!! O zagueiro brasileiro é uma das 3 melhores opções de zaga.

Tyler Bindon - outro zagueiro com físico interessante e nossa melhor opção na defesa central, mas temos que esperar ele voltar de lesão em 2 semanas.

Nathan - lateral ofensivo, revelação de Cotia, tem nacionalidade norte-americana e ótimos físicos. O problema é só ter ele de opção por ali.

Nicolás Acevedo - volante com passagem pelo Bahia, nosso melhor destruidor e com atributos mentais que gosto muito.

Jordan James - meia galês bem dinâmico, mentais do jeito que gosto também e quero ver ele de box-to-box.

Brayan Alcócer - atacante/ponta venezuelano que vem sofrendo para concretizar chances, mas pode render mais e é bom batedor de pênaltis.

Santiago Rodríguez - atacante uruguaio bem técnico que está há um bom tempo no clube, revelado pelo nosso parceiro Montevideo City. É nosso único jogador designado, então posso ir atrás de mais um.

O time tem sofrido poucos gols, porém tem sofrido para marcar. Tem jogadores de defesa confiáveis, boa dupla de MCs mas pouquíssimas opções pro meio no banco, e no ataque falta um cara mais finalizador. No meu entendimento, decidi usar essa base boa defensiva e criar uma tática cautelosa no bloco baixo em 4-4-2, que busca contra-ataque, mas possibilitando a equipe não abdicar da bola ao usar algumas dinâmicas com uma saída de três com lateral invertido, e tentando colocar os principais jogadores em funções que podem render. Uma certa mistura de estilos. Estou seguro nisso? Não, mas vamos ver como vai ser em campo...

imagea9272515e3109992.png

Sei que algumas pessoas não gostam da MLS, mas ainda teremos elementos do save como sempre tivemos! Dá pra acompanhar só o andamento da equipe nas competições e as questões táticas ainda. Nunca joguei nos EUA na minha vida no FM, então juro que pode ser divertido também verem eu me enrolando com essas normas todas 😬!!!

Expand  
  • Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Na Terra do Tio Sam (05/05)
Postado

Realmente acho a MLS um picolé de chuchu pra se jogar, mas para ler a história acho diferente. Eu li essa história do Guilhererme e contribui com a avaliação dela para a CAS, e ele soube contar muito bem esses pormenores da liga que são bem diferentes de outras ligas.

Boa sorte com o NYCFC. Tem uma rivalidade para trabalhar e desafios na liga a superar. Espero ousadia do treinador visto que não tem rebaixamento hehe

Postado

Aparentemente essa lista de principais jogadores tem muitos veteranos, acredito que uma renovação no elenco é algo prioritário na virada de temporada. Boa sorte na MLS, sempre que possível eu evito essa liga hhahaa.

Postado

Boa sorte na MLS que é uma confusão de Liga, mesmo ao estilo americano. De resto, bom clube que aí tens, já os treinei num save.

Postado

MLS é um jogo à parte para qualquer um. Poucos conhecem a dinâmica da liga, incluindo eu. Será um desafio interessante. Boa sorte!!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...