Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado

Tópico para debatermos sobre, sugerirmos dicas ou simplesmente pedir ajuda sobre o tema "segurança digital". Antes de perder os tópicos antigos aqui do OFF, eu tinha um tópico falando mais ou menos sobre o assunto, então trago um vídeo legal aqui pra já reiniciar este novo espaço com algum conteúdo:

Essa do "email secreto" é ótima e eu já aderi há um tempinho. Sobre o "login único" eu ainda não o fiz.

Postado

o coach de osasco tem uns videos dahr tb

Postado

Na real não existe privacidade e proteção na Internet né, ao meu ver acho importante só não deixar dinheiro fácil pros caras roubarem, mas de resto não tem muito o que fazer.

• Diretor Geral
Postado
22 horas atrás, EduFernandes disse:

Na real não existe privacidade e proteção na Internet né, ao meu ver acho importante só não deixar dinheiro fácil pros caras roubarem, mas de resto não tem muito o que fazer.

Porra, mas aí nessa linha tu não sai de casa pra nada também porque pode morrer, pô kkkkkkkk! O fato é que sim, na real não tem essa de privacidade mas o que dá pra fazer é complicar um pouquinho a vida dos caras pra não entregar tão de bandeja, né?

Pelo menos isso.

Postado
53 minutos atrás, Leho. disse:

Porra, mas aí nessa linha tu não sai de casa pra nada também porque pode morrer, pô kkkkkkkk! O fato é que sim, na real não tem essa de privacidade mas o que dá pra fazer é complicar um pouquinho a vida dos caras pra não entregar tão de bandeja, né?

Pelo menos isso.

Estão falando a mesma coisa. Dá pra se proteger até certo ponto contra golpes e acesso de estranhos - prejuízo financeiro - e privacidade você só consegue em graus dependendo do quanto tempo vai perder com isso. Já li por aí gente que usa Pi-Hole, coisa que custa tempo e dinheiro mas mesmo assim contribui mais pra navegar mais tranquilo que de fato resguardar sua privacidade, até porque em muitos casos quem constrói nossos perfis são empresas de serviços, bancos, supermercados, etc.

A tendência é piorar pra gente à medida que jogam isso em IAs pra completar as lacunas, se fizerem ligação com perfis de redes sociais então...

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

Pelo menos isso.

Sim, sim. Mas tipo, mesmo essa complicação pra vida dos caras, eu só acho que vale o esforço se for pra proteger app de banco etc. Pra dados mesmo no geral, eu nem acho que vale a pena.

Inclusive essa dos bancos eu ainda acho que o ideal é a gente ter um celular novo barato que fica em casa só com os apps financeiros e sem nenhum outro app instalado, acho que é o mais próximo de ter segurança que dá pra fazer.

3 horas atrás, Douglas. disse:

Estão falando a mesma coisa. Dá pra se proteger até certo ponto contra golpes e acesso de estranhos - prejuízo financeiro - e privacidade você só consegue em graus dependendo do quanto tempo vai perder com isso. Já li por aí gente que usa Pi-Hole, coisa que custa tempo e dinheiro mas mesmo assim contribui mais pra navegar mais tranquilo que de fato resguardar sua privacidade, até porque em muitos casos quem constrói nossos perfis são empresas de serviços, bancos, supermercados, etc.

A tendência é piorar pra gente à medida que jogam isso em IAs pra completar as lacunas, se fizerem ligação com perfis de redes sociais então...

PI-Hole é interessante mesmo, mas a maior utilidade que eu vejo nele é poder fazer um adblock na rede toda. Porque o lance de privacidade pra "ah, não quero ser rastreado nunca" é quase impossível. Dá pra fazer muita coisa pra tentar alcançar anonimato total, mas no final costuma ser mais uma questão de "o quanto estão dispostos a me achar?". McAfee era gênio no assunto, a ponto de ter dados do governo dos EUA nas mãos e viver escondido e mesmo assim toda hora encontravam ele.

Postado

pi hole ainda precisaria de uma vpn pra ficar mais reforçada.

Postado
14 horas atrás, EduFernandes disse:

Inclusive essa dos bancos eu ainda acho que o ideal é a gente ter um celular novo barato que fica em casa só com os apps financeiros e sem nenhum outro app instalado, acho que é o mais próximo de ter segurança que dá pra fazer.

O único problema do aparelho que fica em casa é que cedo ou tarde vai ter que trocar ele também por falta de atualização do sistema. Uns apps tipo o Itaú ainda param de dar suporte a versões antigas bem cedo.

Seria melhor ainda se tivesse um desses emuladores feito com esse propósito e que burlasse os sites que fazem verificação (não consegui burlar nem Shopee até então). Acho que só bancos que pedem desbloqueio no caixa que não teria como.

• Diretor Geral
Postado

Eu não faço ideia do que seja PI-Hole, aoiuehiouaheiuohaoeihaoe! Já me valeu a pena abrir esse tópico.

Continuem.

16 horas atrás, EduFernandes disse:

Sim, sim. Mas tipo, mesmo essa complicação pra vida dos caras, eu só acho que vale o esforço se for pra proteger app de banco etc. Pra dados mesmo no geral, eu nem acho que vale a pena.

Ah sim, o meu objetivo é principalmente a questão dos dados bancários/acesso ao app de bancos e tal, é que coloquei como dados pra dar um ar mais genérico ao tópico e abrir a discussão. Afinal, informação sobre isso nunca é demais, kkkkkk mesmo com todos esses "poréns" que a gente já ponderou até agora.

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Eu não faço ideia do que seja PI-Hole, aoiuehiouaheiuohaoeihaoe! Já me valeu a pena abrir esse tópico.

Continuem.

Eu só ouvi falar há uns anos mas não dei muita atenção, e voltou a ser comentado naquela época dos anúncios intrusivos do Youtube.

Eu não animei também porque o preço do Raspberry Pi no Brasil sempre foi meio salgado. Ou então a roleta russa de eletrônico do AliExpress.

Postado
21 horas atrás, Douglas. disse:

O único problema do aparelho que fica em casa é que cedo ou tarde vai ter que trocar ele também por falta de atualização do sistema. Uns apps tipo o Itaú ainda param de dar suporte a versões antigas bem cedo.

Seria melhor ainda se tivesse um desses emuladores feito com esse propósito e que burlasse os sites que fazem verificação (não consegui burlar nem Shopee até então). Acho que só bancos que pedem desbloqueio no caixa que não teria como.

Ah mas eu acho que esse é um problema só se a pessoa pegar um celular já bem velho de uns 10 anos atrás, tipo um Moto G4 da vida. O banco Inter que é o que eu uso pelo menos, até olhei na Play Store e ele tem suporte mínimo até o Android 6, e acho que a gente tá no 14 ou 15, eu acho uma durabilidade boa. Pegando um Android 9 já deve ter mais uns bons anos de suporte. Mas hoje deve ser mais fácil encontrar um Android 11 ou 12 no mercado do que um 9 então o suporte vai ser até melhor.

O real problema dessa estratégia do celular pra banco pra mim é que você vai ter que calcular muito bem seus gastos, pra manter no celular principal um PicPay da vida sempre com dinheiro suficiente pra qualquer coisa. Porque se você sair com pouco dinheiro e der algum BO, ferrou, porque não vai ter como pegar mais porque o celular vai estar em casa. E ainda tem o problema que os bancos físicos estão usando celular como Token, se você usa um Bradesco por exemplo, acho que nem tem como retirar no caixa sem o celular.

Postado
19 horas atrás, Leho. disse:

Pior que meu caso é parecido com o do Douglas, eu nunca pesquisei a fundo, mas tenho a ideia de como funciona. Provavelmente vou errar os termos técnicos, mas ele é como se fosse um servidor local que você vai passar a conexão de Internet da sua casa nele antes de chegar no roteador, e dentro do Pi-Hole já vai estar configurado coisas como adblock, VPN e/ou DNS modificado (não sei se ele suporta algo mais complexo como proxychains), e aí a Internet que chega no seu roteador e que você usa na casa toda, já está com todos esses "filtros". Eu só não sei se no caso de usar uma VPN no Pi-Hole ele mantém ela ligada o tempo todo eu se você tem um botão num app ou algo assim que você aperta pra ativar ela nele quando quiser, mas o adblock pelo que eu saiba funciona o tempo todo.

Postado

É isso, o Pi-Hole é um mini-servidor de Internet dentro da sua rede local. A sofisticação é que por ter um SO próprio, você consegue fazer mais coisas que aquelas regras do roteador, sendo o filtro de propagandas o grande chamariz mas tem isso de VPN, filtro familiar, limite de tráfego, etc.

Como meu interesse é apenas nas propagandas, estou começando a ver agora sobre roteadores que permitem software bloqueador, e se for o caso parece uma solução mais simples.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...