Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
27 minutos atrás, raskor disse:

Ainda insistindo no mito de que as pessoas aqui são petistas? Tá desatualizado, heim. A quantidade de críticas feitas ao governo neste tópico daria pra fazer um livro. Só que as críticas que fazemos não são as críticas vazias que vocês da direita gostam de fazer.

O mercado pediu um pacote de 70 bilhões de corte de gastos e o governo apresentou um. O que fez o dólar se elevar foi a questão de isentar do IR quem ganha menos de 5k e a taxação dos 50k+/mês. Ora, se o governo entregou a cifra que o mercado pediu, qual seria outro motivo para a subida do dólar?

Aliás, uma crítica a este pacote: reduziram o teto do PIS e o aumento do salário mínimo. Menos direitos para os trabalhadores, mas aposto que seus olhos brilham quando a classe trabalhadora perde direitos, afinal tudo vale em nome da "austeridade".

Hahahaha, tá bom, você finge que é verdade e eu finjo que acredito.

Especificamente sobre o pacote: ele não servirá de muita coisa. Primeiro, que enrolaram para o apresentar por semanas, o que tornou ele inviável para ser votado esse ano; segundo, que prevê uma economia de 70 bi, sendo que só o déficit primário projetado pelo governo desse ano prevê em torno de 28 bi (o que difere dos ~70bi projetado por outros economistas), enquanto o do ano que vem tá em torno de 90 bi nesse momento (https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/mercado-ve-deficit-primario-menor-em-2024-mas-maior-no-proximo-ano-mostra-prisma/). Não sei se os déficits do ano que vem levam em consideração o que deixará de ser arrecadado com a correção da tabela de isenção do IR, acredito que não, já que a expectativa é que ela entre em voga em 2026. Ou seja: não, óbvio que o governo não "entregou a cifra que o mercado pediu", até porque ainda há de se confirmar, no melhor dos cenários, esses déficits que citei que ainda não tinham um dólar a R$ 6 com os juros futuros explodindo a mais de 15%.

A verdade é que o próprio governo conseguiu foder o arcabouço fiscal semanas após ele mesmo o propôr, já que com esses números que citei ele não vai conseguir cumprir a sua própria regra... nem a versão original e nem a "corrigida" desse ano.

Eu nem vou falar da crescente relação dívida/PIB que só vem aumentando, ou da expectativa que já paira no mercado de que esse governo não entregue superávit primário por todo o seu mandato, porque isso seria chutar cachorro morto.

E sobre a última parte em negrito... por isso que dá preguiça de comentar aqui.

Postado (editado)

Barraco desandou

Editado por Aleef
Postado (editado)
50 minutos atrás, Tehh disse:

Hahahaha, tá bom, você finge que é verdade e eu finjo que acredito.

Especificamente sobre o pacote: ele não servirá de muita coisa. Primeiro, que enrolaram para o apresentar por semanas, o que tornou ele inviável para ser votado esse ano; segundo, que prevê uma economia de 70 bi, sendo que só o déficit primário projetado pelo governo desse ano prevê em torno de 28 bi (o que difere dos ~70bi projetado por outros economistas), enquanto o do ano que vem tá em torno de 90 bi nesse momento (https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/mercado-ve-deficit-primario-menor-em-2024-mas-maior-no-proximo-ano-mostra-prisma/). Não sei se os déficits do ano que vem levam em consideração o que deixará de ser arrecadado com a correção da tabela de isenção do IR, acredito que não, já que a expectativa é que ela entre em voga em 2026. Ou seja: não, óbvio que o governo não "entregou a cifra que o mercado pediu", até porque ainda há de se confirmar, no melhor dos cenários, esses déficits que citei que ainda não tinham um dólar a R$ 6 com os juros futuros explodindo a mais de 15%.

A verdade é que o próprio governo conseguiu foder o arcabouço fiscal semanas após ele mesmo o propôr, já que com esses números que citei ele não vai conseguir cumprir a sua própria regra... nem a versão original e nem a "corrigida" desse ano.

Eu nem vou falar da crescente relação dívida/PIB que só vem aumentando, ou da expectativa que já paira no mercado de que esse governo não entregue superávit primário por todo o seu mandato, porque isso seria chutar cachorro morto.

Ué, criticamos sempre que o governo ataca os trabalhadores. A gente vive chamando o governo Lula de governo de centro-direita, só olhar as páginas anteriores. Você quer que eu pegue alguns exemplos? Eu só não vou embarcar nessa onda de hate cego contra o governo, simples. O governo tem culpa em muitas coisas, como no caso citado por você de terem enrolado para apresentar o pacote, mas também não tem culpa de outras, como do alarmismo do mercado e essa taxa de juros comparável a de países em guerra. Fora o congresso que pede rios de dinheiro pra votar... corte de gastos. É de foder. O curioso é que ninguém cobra o congresso por sua má vontade, é tudo em cima só do governo.

É difícil falar nas contas do governo com o futuro que o próprio mercado e o BC nos propuseram. Dólar a R$6,30, SELIC em níveis criminosos. É ver se o Galípolo vai dar continuidade ao trabalho do Campos Neto ou se ele terá posições mais governistas. Abaixando a taxa de juros, o potencial produtivo volta e isso dá uma desafogada nesse alarmismo do mercado. Não ter capacidade produtiva o suficiente para suprir a alta demanda atual, gerada pelo baixo desemprego, é receita de bolo para inflação. Não há país que aguente uma taxa de juros tão alta (e injustificadamente alta). O vídeo do Eduardo Moreira é esclarecedor sobre como o mercado manipula o BC. 

Agora, se você me perguntar se o governo está fazendo um trabalho ruim na questão de gastos, eu vou te responder que está, até porque brigar com isso é negar a realidade. Eu esperava uma equipe tão competente quanto a do Lula 1, e o que nos foi entregue foi uma guerra entre PT e Haddad. Contudo, não justifica esse dólar galopando em direção aos R$ 7. 

O Roncaglia já tinha dado a letra sobre a reação do mercado:

https://x.com/andreroncaglia/status/1861936680707461250

50 minutos atrás, Tehh disse:

Você veio dar pedrada e eu taquei uma pedra de volta. Não se faça de vítima.

Editado por raskor
Postado
6 horas atrás, raskor disse:

===================

https://dinheirama.com/faria-lima-faz-ajustes-no-focus-para-manipular-bc-diz-gestor/

===================

Enfim, é muita inocência achar que os agentes do mercado vão pensar no povo. Eles pensam no bolso deles. O governo anunciou que iria taxar quem tem rendimentos acima de 50k/mês. Como quem é CLT e ganha mais que isso já paga 27,5%, só sobrou uma certa casta pra pagar essa conta: Quem vive de lucro e renda, que são justamente as pessoas do "mercado". Não gostaram de ter que contribuir e estão de birra com o governo. E essa má vontade com o governo vem desde a eleição do Lula, afinal o candidato da Faria Lima todos sabemos quem era.

Queria viver nesse mundinho de fantasia e cor-de-rosa que vocês vivem, onde quem tem dinheiro não tem poder e nem influência.

Aí, visto.

Bom, se for verdade toda essa informação e argumentação já passou da hora do governo se posicionar, né? Pq sinceramente, seria o maior escândalo/golpe econômico desde, sei lá, plano Collor?

Caçar as bruxas. Muito mais importante e urgente  do que, inclusive,  caçar militar e opositor daquele imbecil “gorpe”. 

Postado

Bom, pelo menos num ponto concordamos: o Haddad foi uma péssima escolha. Ruim para todos os lados, todos os cantos. Fora a evidente incapacidade de lidar com… qualquer coisa.

Postado
18 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Aí, visto.

Bom, se for verdade toda essa informação e argumentação já passou da hora do governo se posicionar, né? Pq sinceramente, seria o maior escândalo/golpe econômico desde, sei lá, plano Collor?

Caçar as bruxas. Muito mais importante e urgente  do que, inclusive,  caçar militar e opositor daquele imbecil “gorpe”. 

O PT tentou fazer barulho sobre o caso do Faria Limer, mas aparentemente ninguém comprou a briga e ficou por isso mesmo. O governo está muito preocupado com pisar em ovos, não tem coragem de comprar uma briga dessas. É um governo covarde.

9 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Bom, pelo menos num ponto concordamos: o Haddad foi uma péssima escolha. Ruim para todos os lados, todos os cantos. Fora a evidente incapacidade de lidar com… qualquer coisa.

O problema não acho que seja ele, e sim o conflito entre o PT e ele. Esse pacote demorou pra sair por causa desse embate. 

Postado
53 minutos atrás, raskor disse:

Ué, criticamos sempre que o governo ataca os trabalhadores. A gente vive chamando o governo Lula de governo de centro-direita, só olhar as páginas anteriores. Você quer que eu pegue alguns exemplos? Eu só não vou embarcar nessa onda de hate cego contra o governo, simples. O governo tem culpa em muitas coisas, como no caso citado por você de terem enrolado para apresentar o pacote, mas também não tem culpa de outras, como do alarmismo do mercado e essa taxa de juros comparável a de países em guerra. Fora o congresso que pede rios de dinheiro pra votar... corte de gastos. É de foder. O curioso é que ninguém cobra o congresso por sua má vontade, é tudo em cima só do governo.

É difícil falar nas contas do governo com o futuro que o próprio mercado e o BC nos propuseram. Dólar a R$6,30, SELIC em níveis criminosos. É ver se o Galípolo vai dar continuidade ao trabalho do Campos Neto ou se ele terá posições mais governistas. Abaixando a taxa de juros, o potencial produtivo volta e isso dá uma desafogada nesse alarmismo do mercado. Não ter capacidade produtiva o suficiente para suprir a alta demanda atual, gerada pelo baixo desemprego, é receita de bolo para inflação. Não há país que aguente uma taxa de juros tão alta (e injustificadamente alta). O vídeo do Eduardo Moreira é esclarecedor sobre como o mercado manipula o BC. 

Agora, se você me perguntar se o governo está fazendo um trabalho ruim na questão de gastos, eu vou te responder que está, até porque brigar com isso é negar a realidade. Eu esperava uma equipe tão competente quanto a do Lula 1, e o que nos foi entregue foi uma guerra entre PT e Haddad. Contudo, não justifica esse dólar galopando em direção aos R$ 7. 

O Roncaglia já tinha dado a letra sobre a reação do mercado:

https://x.com/andreroncaglia/status/1861936680707461250

Você veio dar pedrada e eu taquei uma pedra de volta. Não se faça de vítima.

Bom, então você não rebateu a questão dos déficits nem do "pacote de gastos" (que já está sendo chamado de pacotinho). Esse é um dos motivos que tá levando o dólar para os recordes históricos (batido hoje, que provavelmente será batido na quinta ou na sexta se o pacote de gastos não for votado na Câmara), apesar de haver outros, claro. Então, não, não é culpa do RCN (cujo BC inclusive queimou em torno de 7bi dol esses dias e nem fez cosquinha no câmbio), ou dessa entidade do "mercado" que tentam personalizar. Ainda, acredito muito mais que os cristalinos fatores econômicos sejam os maiores responsáveis pela alta do dólar do que "ataques" de contas do Twitter. É esse tipo de narrativa barata dos "ataques especulativos" que temos de evitar se queremos debater com algum conteúdo.

Sobre o Galípolo, saiba que ele tem votado junto dos outros diretores para o aumento da Selic. Inclusive, a votação passada foi unânime, e o próprio BC divulgou a ata prevendo aumentou de 1bps em cada uma das duas próximas reuniões (já com o Gabriel no comando). Vamos ver se ele irá seguir os fundamentos que estão levando o BC a aumentar a Selic ou se os ignorará, costurando quem sabe um movimento conjunto do governo com o Galípolo para abaixar juros com a proposição de um novo controle fiscal, quiçá até sem o Haddad. O sentimento é que ele se enfiou numa fria.

E sobre a pedrada, eu só falei a verdade. Falam tanto de ciência mas adoram ignorar a economia, que só é invocada quando se tende à narrativa. Engraçado que nem citei seu nome e você vestiu a carapuça. Não to me fazendo de vítima não, se quiser continuar a brigar sozinho aí, que brigue.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...