Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo Lula III (2023-26)

Posts Recomendados

Postado

Porra, mas o governo também não se ajuda. Estamos na era das fake news, qualquer vírgula mal explicada é munição pra enganar otário. Aí o governo vai lá e dá a informação incompleta. A explicação oficial tá aí, mas o dano já foi causado. 

Postado (editado)

Então, não vou entrar no mérito aqui de esquerda ou direita, não acho produtivo.

Porém,o que eu tenho percebido é que os caras estão desmentindo uma "fake news" que não existe. Vejo pouca gente falando de taxa em transação de Pix.

Acho que apenas quem é muito burro entendeu que seria cobrado tributo sobre transações de Pix acima 5k ou de qualquer valor.

O que tem é uma galera reclamando pq o os profissionais informais em tese vão começar a ser monitorados sobre suas receitas. Então um Uber que ganha os 6k, tem que pagar imposto de renda, coisa que provavelmente ele não faz hoje e isso para pedreiro, diarista e toda essa galera que não é CLT mas tem uma renda mais alta. E a solução dessa galera vão ser fazer um Mei e pagar lá a taxa do meu, então de qualquer forma eles vão pagar algum tributo.

O que eu acho certo, eu sou CLT e tenho que pagar 27,5%, se o cara vende sanduíche n praia e tira 20k pq é bom, paciência tem que pagar igual todos. 

Pode e deve-se questionar se esse valor de imposto é justo, se tem retorno para sociedade , mas aí é outro tema.

Não dá para o CLT se fuder e o informal que tem uma boa renda , não pagar no mesmo nível. E tem muita gente que fala que tem que ter mais imposto, mas no fundo é sonegador em menor nível.

Para grandes empresas eu acho que muda nada, a grande maioria paga os impostos ou negocia direto com o governo.

Na real deve mudar nada para quase ninguém, os grandes bancos já enviavam a informação, agora vão ser às fintechs. Quem é CLT já paga IR na fonte, a grande maioria dos informais vai ficar abaixo da faixa de isenção de 5k mensais.

Só quem não faz uma declaração correta de IR que deve ter algum problema. 

Editado por tod
Postado
  Em 15/01/2025 em 02:24, tod disse:

Na real deve mudar nada para quase ninguém, os grandes bancos já enviavam a informação, agora vão ser às fintechs. Quem é CLT já paga IR na fonte, a grande maioria dos informais vai ficar abaixo da faixa de isenção de 5k mensais.

Expand  

Eu também acho que não vai mudar nada, mas sempre tem a capacidade dos mal intencionados em gerar caos. Já vi gente afirmando que EMPREGADA DOMÉSTICA tira 6k e vai ser taxada, por exemplo. É muita cara de pau.

Postado
  Em 15/01/2025 em 18:19, raskor disse:

Eu também acho que não vai mudar nada, mas sempre tem a capacidade dos mal intencionados em gerar caos. Já vi gente afirmando que EMPREGADA DOMÉSTICA tira 6k e vai ser taxada, por exemplo. É muita cara de pau.

Expand  

O problema é que essas coisas são feitas com a aposta (certeira) que a pessoa não vai se informar. Quem cai, também cai achando que a pessoa paga imposto sobre o total, que pra ela não tem a faixa de isenção...

Postado
  Em 15/01/2025 em 20:36, Douglas. disse:

O problema é que essas coisas são feitas com a aposta (certeira) que a pessoa não vai se informar. Quem cai, também cai achando que a pessoa paga imposto sobre o total, que pra ela não tem a faixa de isenção...

Expand  

Gostemos ou não do Janones, o método dele era eficaz. O governo precisa estar na ofensiva, mas sempre fica se defendendo. Primeiro porque a comunicação do governo é uma merda, segundo por conta da estratégia da direita em espalhar mentira.

Postado
  Em 15/01/2025 em 21:53, raskor disse:

Gostemos ou não do Janones, o método dele era eficaz. O governo precisa estar na ofensiva, mas sempre fica se defendendo. Primeiro porque a comunicação do governo é uma merda, segundo por conta da estratégia da direita em espalhar mentira.

Expand  

Quando aquela piranha da Janja falou quem ia pagar a taxa da importação era a empresa e não o consumidor, não era mentira né... a própia mula d Haddad que controla quiça a pasta mais importante do país, disse que "aprendeu" ser ministro da economia num cursinho. 

Vocês levaram a ultima eleição apenas com falácias do "bem contra o mau" e governo do amor... sem nenhum planejamento transparente do plano de governo na época das eleições, o povo do Bostil deu um cheque em branco pra uma mula que nem a equipe tinha confirmada. encantando os desinformados com o mantra da picanha e cervejinha, entregando a maior % de imposto do mundo!

Postado
  Em 15/01/2025 em 21:53, raskor disse:

Expand  

Qual foi a mentira dita nessa pauta do Pix/monitoramento da Receita nas movimentações acima de 5 mil?

Postado

Não dá para jogar tudo na fake news quando há falha na comunicação + pautas impopulares. 

• Diretor Geral
Postado
  Em 16/01/2025 em 13:00, Tehh disse:

Qual foi a mentira dita nessa pauta do Pix/monitoramento da Receita nas movimentações acima de 5 mil?

Expand  

◥ Que o Pix seria monitorado 24h por dia?
◥ Que haveriam cobranças de taxa em cada transação por Pix?
◥ Que o pequeno e o micro-negócio seriam ainda mais "punidos" com o IR?

Puxei essas três de memória mas tiveram muitas outras, o terrorismo foi grande, obviamente regado a MUITA DESINFORMAÇÃO. Agora, terrorismos da oposição à parte, não dá pra negar que essa normativa foi aplicada numa correria estúpida e imbecil (a mando do Haddad ou de quem quer que esteve a frente disso), e a comunicação com a população bem como a implantação de uma campanha de esclarecimentos e apontamentos objetivos foram completamente ignoradas, possibilitando essa celeuma toda.

Agora vão ter de voltar atrás, por pura cagada de quem quis aplicar de forma apressada e pouquíssimo transparente essa normativa.

p.s: se em assuntos onde as coisas estão claras e objetivas essa galerinha já pinta e borda criando FAKE NEWS, essa daí do Pix foi uma sobremesa deliciosa pros caras aproveitarem da maneira como quiseram. 

Postado

O Haddad é uma aberração, bicho. Tá pra nascer político mais sem tato que ele. Me admira o Lula ainda mantê-lo. 

Postado (editado)
  Em 16/01/2025 em 17:21, Leho. disse:

◥ Que o Pix seria monitorado 24h por dia?
◥ Que haveriam cobranças de taxa em cada transação por Pix?
◥ Que o pequeno e o micro-negócio seriam ainda mais "punidos" com o IR?

Puxei essas três de memória mas tiveram muitas outras, o terrorismo foi grande, obviamente regado a MUITA DESINFORMAÇÃO. Agora, terrorismos da oposição à parte, não dá pra negar que essa normativa foi aplicada numa correria estúpida e imbecil (a mando do Haddad ou de quem quer que esteve a frente disso), e a comunicação com a população bem como a implantação de uma campanha de esclarecimentos e apontamentos objetivos foram completamente ignoradas, possibilitando essa celeuma toda.

Agora vão ter de voltar atrás, por pura cagada de quem quis aplicar de forma apressada e pouquíssimo transparente essa normativa.

p.s: se em assuntos onde as coisas estão claras e objetivas essa galerinha já pinta e borda criando FAKE NEWS, essa daí do Pix foi uma sobremesa deliciosa pros caras aproveitarem da maneira como quiseram. 

Expand  

Sobre a parte em negrito, aí que tá: eu não vi em NENHUM lugar as pessoas reclamando que o Pix seria taxado. E até no tão falado vídeo do Nikolas ele menciona letra por letra que o Pix não seria taxado. E muito do que esse governo quis rebater e dizer que era fake news era sobre essa taxação. E sim, sobre o monitoramento do Pix (não só dele, mas de outras movimentações financeiras normais nas contas bancárias que usamos) e sobre pequeno e micro-negócios (que muitas vezes são tocados por pessoas na informalidade, e que não conseguem lucrar tanto assim como uns tentam insinuar), o receio de muita gente procede sim. É fácil de ver para onde a coisa pode desandar, olhando da perspectiva de um cidadão que viu esse mesmo governo dizendo que não ia fazer a taxação das blusinhas e depois o fez, que iriam tirar o sigilo de 100 anos sobre quaisquer coisas e hoje em dia até o cartão corporativo voltou a estar sobre esse mesmo sigilo, sobre a promessa de picanha e cervejinha todo fim de semana... você entendeu onde eu quero chegar.

Até por isso que "terrorismo" "MUITA DESINFORMAÇÃO" e etc etc ficou muito no discurso político da esquerda mesmo e não comoveu em nada as pessoas no dia a dia.

Voltamos ao mérito da questão: essa normativa, a princípio, 1) é inconstitucional (por garantir acesso a dados sensíveis de muita gente sem a anuência delas ou obrigatoriedade por lei) e 2) extremamente abusiva. Extremamente abusiva porque, se no mesmo mês a pessoa movimentar mais de R$ 5 mil na conta (entre créditos e débitos), a partir daí a Receita seria reportada por vários meses sobre várias informações das contas das pessoas (mais detalhes aqui: https://www.jota.info/tributos/pix-acima-de-r-5-mil-entenda-o-que-muda-com-as-novas-regras-impostas-pela-receita). Agora, se o valor é alto ou baixo, se é para fins de futura taxação do Pix, se é para ampliar a base de IR, enfim, qual o motivo real dessa IN não sabemos. O que deveríamos estar conversando é se todo esse monitoramento cabe ou não. E esse tipo de debate cabe ao Congresso Nacional, não a uma IN aplicada de maneira, no mínimo, obscura.

Editado por Tehh
  • Diretor Geral
Postado
  Em 16/01/2025 em 18:07, Tehh disse:

Sobre a parte em negrito, aí que tá: eu não vi em NENHUM lugar as pessoas reclamando que o Pix seria taxado. [...]

Expand  

Não é porque tu não viu que a mentira não foi contada. Eu vi, eu deixei de receber (via Pix) no meu trabalho de paciente por conta disso. Tanto foi contada e tanto deixou a população apreensiva que as transações por Pix desde o início dessa celeuma toda caíram em 15%, segundo informações levantadas no sistema do BC. Ou seja: impactou sim esse tipo de desinformação no dia-a-dia das pessoas, não é porque tu não viu ninguém que o fato não foi relevante.

Postado
  Em 16/01/2025 em 18:47, Leho. disse:

Não é porque tu não viu que a mentira não foi contada. Eu vi, eu deixei de receber (via Pix) no meu trabalho de paciente por conta disso. Tanto foi contada e tanto deixou a população apreensiva que as transações por Pix desde o início dessa celeuma toda caíram em 15%, segundo informações levantadas no sistema do BC. Ou seja: impactou sim esse tipo de desinformação no dia-a-dia das pessoas, não é porque tu não viu ninguém que o fato não foi relevante.

Expand  

Mas o Pix ter sido menos usado não quer dizer que a razão foi porque acharam que ele em si teria sido taxado. Você ignorou todo o restante da resposta...

• Diretor Geral
Postado
  Em 16/01/2025 em 19:52, Tehh disse:

Mas o Pix ter sido menos usado não quer dizer que a razão foi porque acharam que ele em si teria sido taxado. Você ignorou todo o restante da resposta...

Expand  

Então foi por qual motivo? 

Postado
  Em 16/01/2025 em 19:53, Leho. disse:

Então foi por qual motivo? 

Expand  

É só ler o que falei que vai te dar uma panorama.

Jogar isso nas costas de "alguém falou que o Pix seria taxado" (e não ter ninguém falando disso, nem mesmo o deputado que fez o vídeo que acabou viralizando) é complicado.

Postado

Só para jogar fogueira. A queda no pix foi em comparação com dezembro que é um mês sazonal de 13º em 15% e 8% com novembro que é um mês forte no Varejo pq tem a BF.

Acho que a analise correta era ver se outros meios de pagamentos também tiveram queda no mesmo período ou comparar com o mesmo período do ano anterior. 

E eu até acha que uma ou outra pessoa muito alienada pode ter caído em fake news de taxa em transação de pix, mas a grande e esmagadora maioria estava reclamando em relação aos informais onde muitos poderiam cair na malha fina.

tem varias coisas estranhas:
A revolta dos informais que tem movimentações altas cair na malha fina, se a pessoa fica puta com isso, em tese ela é a favor da sonegação. Não faz sentido.

O Governo foi cagão, pq poderia muito bem falar que isso era uma ação para combater a sonegação sim. Porém com o aumento da Faixa para 5k, a grande maioria continuaria isenta. E combateu uma fake news, que era fraca.

Seria bom também para ajudar a pegar pessoas que recebem auxilio tipo bolsa família, sem necessidade.

• Diretor Geral
Postado
  Em 16/01/2025 em 19:57, Tehh disse:

É só ler o que falei que vai te dar uma panorama.

Jogar isso nas costas de "alguém falou que o Pix seria taxado" (e não ter ninguém falando disso, nem mesmo o deputado que fez o vídeo que acabou viralizando) é complicado.

Expand  

Não foi "alguém", foi uma paciente minha, e não foi em uma situação, eu vi várias outras pessoas do meu círculo social fazendo essa mesma correlação com a taxação. Mas ok, entendi teu ponto, sobretudo continuo achando que houve sim disseminação de informações falsas (mentiras) com propósitos políticos.

Postado
  Em 16/01/2025 em 20:32, tod disse:

Só para jogar fogueira. A queda no pix foi em comparação com dezembro que é um mês sazonal de 13º em 15% e 8% com novembro que é um mês forte no Varejo pq tem a BF.

Acho que a analise correta era ver se outros meios de pagamentos também tiveram queda no mesmo período ou comparar com o mesmo período do ano anterior. 

E eu até acha que uma ou outra pessoa muito alienada pode ter caído em fake news de taxa em transação de pix, mas a grande e esmagadora maioria estava reclamando em relação aos informais onde muitos poderiam cair na malha fina.

tem varias coisas estranhas:
A revolta dos informais que tem movimentações altas cair na malha fina, se a pessoa fica puta com isso, em tese ela é a favor da sonegação. Não faz sentido.

O Governo foi cagão, pq poderia muito bem falar que isso era uma ação para combater a sonegação sim. Porém com o aumento da Faixa para 5k, a grande maioria continuaria isenta. E combateu uma fake news, que era fraca.

Seria bom também para ajudar a pegar pessoas que recebem auxilio tipo bolsa família, sem necessidade.

Expand  

Não acho que é só a questão dessas pessoas estarem isentas ou não (lembrando que o aumento da faixa para R$ 5000, se passar no Congresso esse ano, só vai valer para 2026 ainda). É uma grande invasão aos dados bancários da população pelo Big Brother, feita de maneira errada (por uma normativa), em um momento horrível e que só transmitiu para ainda mais gente a realidade de mais impostos ainda. Já não basta pagarmos impostos altíssimos no consumo, na manutenção de bens (já quitados, muitas das vezes), na renda, que provavelmente serão traduzidos no maior IVA do mundo, querem ampliar a base do IR na base da marra. Isso com perdão de dívidas de grandes grupos, de subsídios enormes que nosso país já dá para certos segmentos... uma hora a ficha de todos vão cair. 

Em 16/01/2025 em 21:06, Leho. disse:

Não foi "alguém", foi uma paciente minha, e não foi em uma situação, eu vi várias outras pessoas do meu círculo social fazendo essa mesma correlação com a taxação. Mas ok, entendi teu ponto, sobretudo continuo achando que houve sim disseminação de informações falsas (mentiras) com propósitos políticos.

Expand  

Tranquilo. Mas, de novo, a única "mentira" da sua resposta original era a taxação do Pix. Todo o resto é verdade.

Postado
  Em 16/01/2025 em 20:32, tod disse:

Expand  

É porque muita gente vai no bolo sem nem saber o que afeta, na prática. Pra cada um que realmente está sonegando e poderia ser pêgo, devem ter uns 100 que estão só indo na onda e achando ruim algo que não os afetaria ou até ajudaria, no caso dos impostos devidos sendo realmente pagos e reutilizados.

Em 16/01/2025 em 21:19, Tehh disse:

Tranquilo. Mas, de novo, a única "mentira" da sua resposta original era a taxação do Pix. Todo o resto é verdade.

Expand  

Não ue. Você não pode igualar algo que você acha possível acontecer num futuro com algo concreto. Sem contar que não explicou porque o pequeno empresário seria mais punido.

Postado
  Em 16/01/2025 em 21:19, Tehh disse:

Não acho que é só a questão dessas pessoas estarem isentas ou não (lembrando que o aumento da faixa para R$ 5000, se passar no Congresso esse ano, só vai valer para 2026 ainda). É uma grande invasão aos dados bancários da população pelo Big Brother, feita de maneira errada (por uma normativa), em um momento horrível e que só transmitiu para ainda mais gente a realidade de mais impostos ainda. Já não basta pagarmos impostos altíssimos no consumo, na manutenção de bens (já quitados, muitas das vezes), na renda, que provavelmente serão traduzidos no maior IVA do mundo, querem ampliar a base do IR na base da marra. Isso com perdão de dívidas de grandes grupos, de subsídios enormes que nosso país já dá para certos segmentos... uma hora a ficha de todos vão cair. 

Expand  

Mas eu acho essa questão de invasão de privacidade é KO, A receita já recebe isso dos bancos grandes, Passaria só a receber de fintechs

Quem não faz merda, está cagando se a receita vai olhar ou não suas transações. Acho inclusive que isso poderia ser usado para pegar que paga droga e essas merdas ai.

Se fosse algo onde uma pessoa olhasse suas contas de forma individualizada, tipo alguém olhar o pix que tu fez ára uma puta e saber que tu é casado e isso pudesse ser usado como extorsão, ai sim seria uma problema. Porém, a receita saberia apenas que tal pessoa movimentou 5k.

Vagabundo ficou puto mesmo por que achou que ia pagar IR. E eu acho que seria bom, a grande maioria não dá a mínima quando existe discussão sobre aumento de impostos ou atualizar tabela do IR. Pq isso pega mais CLT e ainda tem que ganhar 3k, deve ser um volume baixo. 

A força de trabalho é de 100MM e uns 60MM são informais, ou algo próximo disso. Se o governo pega desses 60MM, uns 2 MM com renda maior que 5K já é uma baita arrecadação, fora que ainda economizaria mais uma grana com pessoas que devem receber benefícios fiscais mas tem renda por trabalho informal. 

Postado (editado)
  Em 16/01/2025 em 21:45, tod disse:

Mas eu acho essa questão de invasão de privacidade é KO, A receita já recebe isso dos bancos grandes, Passaria só a receber de fintechs

Expand  

Exato. O teto para PF, por exemplo, era 2k, subiram pra 5k e incluíram PIX e Fintechs, que não existiam na época de quando era 2k. Foi uma mera atualização de protocolos.

Fico com a opinião do Amoedo, um dos raríssimos sóbrios da direita. O governo está errado em não saber se comunicar e depois em arregar pro Nikolas. Agora mesmo que qualquer peido que o governo der, vão fazer um "entenda como isso é ruim". O governo fortaleceu uma oposição que vinha perdendo força. O governo é fraco e o Haddad precisa sair.

Editado por raskor
Postado
  Em 16/01/2025 em 21:24, Douglas. disse:

Não ue. Você não pode igualar algo que você acha possível acontecer num futuro com algo concreto. Sem contar que não explicou porque o pequeno empresário seria mais punido.

Expand  

Onde que estou igualando algo que eu acho possível acontecer num futuro com algo concreto, se eu só peguei o que o Leho falou e destrinchei melhor? De novo, ninguém falou que o Pix seria taxado, isso é narrativa desse governo. E sim, a normativa da Receita inclui o pix (que é "só" o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros) nas monitorações que seriam feitas se alguém ultrapasse, por um mês que seja, o limite estabelecido. E sim, quem apareceria no radar com isso seria o pequeno empresário, especialmente porque o Pix que entrou para a jogada (caso não saiba, antes eram mais restritas aos cartões de crédito) e porque as fintechs também entrariam para o guarda-chuva da Receita. Isso em qualquer notícia sobre a pauta você consegue ler e interpretar, não é necessário que se desenhe tudo.

Em 16/01/2025 em 21:45, tod disse:

Quem não faz merda, está cagando se a receita vai olhar ou não suas transações. Acho inclusive que isso poderia ser usado para pegar que paga droga e essas merdas ai.

Se fosse algo onde uma pessoa olhasse suas contas de forma individualizada, tipo alguém olhar o pix que tu fez ára uma puta e saber que tu é casado e isso pudesse ser usado como extorsão, ai sim seria uma problema. Porém, a receita saberia apenas que tal pessoa movimentou 5k.

Vagabundo ficou puto mesmo por que achou que ia pagar IR. E eu acho que seria bom, a grande maioria não dá a mínima quando existe discussão sobre aumento de impostos ou atualizar tabela do IR. Pq isso pega mais CLT e ainda tem que ganhar 3k, deve ser um volume baixo. 

A força de trabalho é de 100MM e uns 60MM são informais, ou algo próximo disso. Se o governo pega desses 60MM, uns 2 MM com renda maior que 5K já é uma baita arrecadação, fora que ainda economizaria mais uma grana com pessoas que devem receber benefícios fiscais mas tem renda por trabalho informal. 

Expand  

Sim, você tem total razão. Mas, sobre a questão da privacidade, é óbvio que aumenta a vigilância sobre muita gente. E o motivo principal você já entendeu, que é aumentar a arrecadação, como se o problema fiscal do Brasil fosse esse. Mas, aparentemente essa é a única solução que esse governo consegue encontrar, e pelo o que eu vi foi isso que deixou o povo puto. Como falei: já existe tributação DEMAIS, não é possível que vocês não percebam isso. Mas parece que tem gente que sente tesão em pagar imposto e que os outros paguem também, não dá pra entender.

Postado
  Em 17/01/2025 em 02:04, Tehh disse:

Onde que estou igualando algo que eu acho possível acontecer num futuro com algo concreto, se eu só peguei o que o Leho falou e destrinchei melhor?

Expand  

E sim, sobre o monitoramento do Pix (não só dele, mas de outras movimentações financeiras normais nas contas bancárias que usamos) e sobre pequeno e micro-negócios (que muitas vezes são tocados por pessoas na informalidade, e que não conseguem lucrar tanto assim como uns tentam insinuar), o receio de muita gente procede sim. É fácil de ver para onde a coisa pode desandar, olhando da perspectiva de um cidadão que viu esse mesmo governo dizendo que não ia fazer a taxação das blusinhas e depois o fez, que iriam tirar o sigilo de 100 anos sobre quaisquer coisas e hoje em dia até o cartão corporativo voltou a estar sobre esse mesmo sigilo, sobre a promessa de picanha e cervejinha todo fim de semana... você entendeu onde eu quero chegar.

Expand  

É um grande salto disso pra

Expand  

Então, não, você não explicou como o pequeno empresário seria mais punido apenas por ter movimentações observadas. A não ser que você esteja defendendo sonegação mesmo, mas aí é outra história.

Em 17/01/2025 em 02:04, Tehh disse:

Sim, você tem total razão. Mas, sobre a questão da privacidade, é óbvio que aumenta a vigilância sobre muita gente. E o motivo principal você já entendeu, que é aumentar a arrecadação, como se o problema fiscal do Brasil fosse esse. Mas, aparentemente essa é a única solução que esse governo consegue encontrar, e pelo o que eu vi foi isso que deixou o povo puto. Como falei: já existe tributação DEMAIS, não é possível que vocês não percebam isso. Mas parece que tem gente que sente tesão em pagar imposto e que os outros paguem também, não dá pra entender.

Expand  

A arrecadação que não vem de um lugar, vem de outro. No dia que todo mundo pagar os impostos devidos, vai ficar mais fácil discutir carga tributária, imposto zero sobre consumo, etc. Não existe só o método de austeridade pra chegar num sistema tributário ideal.

Postado
  Em 16/01/2025 em 21:06, Leho. disse:

Expand  

spacer.png

Postado
  Em 17/01/2025 em 13:31, Buzzuh disse:

spacer.png

Expand  

Cacete. Que porrada a diferença.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...