Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Identidade: O Legado dos Balcãs [Novembro de 2027 - actualizado a 03.11]

Darthz

Posts Recomendados

18 horas atrás, Fernandinhobol disse:

É, quando tem calendário mais cheio, muitas vezes não tem elenco que dê jeito. O clube vem passando por melhorias, e já é ótimo jogar a fase de liga da Conference (achei que ao cair na Champions você iria pra Europa League, mas paciência hahah..). Eu apostaria que é possível pontuar contra Yverdon e KuPS, mas não tenho noção da dificuldade que deverão ter os confrontos.

Realmente é complicado quando não parece haver margem para o clube em termos de crescimento, acho até que estou chegando em um caso do tipo no meu save. De qualquer modo, provavelmente portas se abrirão ao Kastrioti logo logo.

Na restruturação das competiçoes europeias a Uefa decidiu que como na Conference ninguem tem entrada direta era então mais facil que as equipas derrotadas da Primeira pré-eliminatoria da champions (que são os campeos dos campeonatos mais fracos ) fossem para a fase de qualificação da conference para encaixar melhor no modelo deles, mas apartir da segunda pré-eliminatoria em caso de derrota ja caiem para a liga europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, PedroJr14 disse:

Boa sorte a nível europeu. Será que dá pra arrancar alguns pontos dessa galera?

Valeu Pedro. Não sei até porque o nível albanês é baixo, e com o campeonato ao mesmo tempo, vai ficar bem complicado.

13 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Bom inicio de época a nivel europeu, Ferencvaros era impossivel, as restantes equipas na conference ja deram possiblidade de avançar e antigir a fase principal, agora acho que é aproveitar e o que vier é lucro.

É por aí, os húngaros têm muito mais experiência que nós nas competições internacionais, e nunca esperei passar. Sim, jogar a fase da liga é um prémio, e aproveitar para ganhar algum dinheiro também ajuda. Obrigado baixinho!

13 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Na restruturação das competiçoes europeias a Uefa decidiu que como na Conference ninguem tem entrada direta era então mais facil que as equipas derrotadas da Primeira pré-eliminatoria da champions (que são os campeos dos campeonatos mais fracos ) fossem para a fase de qualificação da conference para encaixar melhor no modelo deles, mas apartir da segunda pré-eliminatoria em caso de derrota ja caiem para a liga europa.

Obrigado pela explicação!

Link para o comentário

Parece que a temporada trouxe desafios novos para você. Permanecer no Lushnja e renovar o contrato por mais duas temporadas ajuda com o crescimento do clube, apesar da tentação de explorar outras oportunidades. Jogar na Liga dos Campeões pela primeira vez é um marco histórico para o Lushnja, e, mesmo que a jornada tenha sido breve, a vitória na Liga Conferência contra o Lincoln Red Imps provou que a equipe está evoluindo.

Os reforços pontuais, como Panikvar, Žižic e Nikaj, refletem uma estratégia bem pensada, e a decisão de manter um elenco mais enxuto, garantindo rotatividade, traz a sensação de um grupo coeso e com sede de crescimento. A participação nas competições europeias não só proporcionou experiência, mas também trouxe um fôlego financeiro que está sendo bem aproveitado com o investimento nas infraestruturas de base, fundamental para o futuro do clube. Com um início misto na Albânia, o Lushnja ainda terá tempo para ajustar o desempenho doméstico e se consolidar entre os principais clubes.

Boa sorte nesta nova fase!

Link para o comentário

54 minutos atrás, ElPerroMG disse:

Parece que a temporada trouxe desafios novos para você. Permanecer no Lushnja e renovar o contrato por mais duas temporadas ajuda com o crescimento do clube, apesar da tentação de explorar outras oportunidades. Jogar na Liga dos Campeões pela primeira vez é um marco histórico para o Lushnja, e, mesmo que a jornada tenha sido breve, a vitória na Liga Conferência contra o Lincoln Red Imps provou que a equipe está evoluindo.

Os reforços pontuais, como Panikvar, Žižic e Nikaj, refletem uma estratégia bem pensada, e a decisão de manter um elenco mais enxuto, garantindo rotatividade, traz a sensação de um grupo coeso e com sede de crescimento. A participação nas competições europeias não só proporcionou experiência, mas também trouxe um fôlego financeiro que está sendo bem aproveitado com o investimento nas infraestruturas de base, fundamental para o futuro do clube. Com um início misto na Albânia, o Lushnja ainda terá tempo para ajustar o desempenho doméstico e se consolidar entre os principais clubes.

Boa sorte nesta nova fase!

É, este temporada é um autêntico "limbo". Não há um ataque declarado ao título, nem mesmo da minha parte, pois acho que a Europa vai dificultar muito as coisas, mesmo internamente. Sim, o facto de contratar pouco acho que dá confiança a quem já está, e foi nessa base que tomei a decisão que tomei. As finanças estão a melhorar, então, também fico feliz por isso. Vamos ver o que consigo fazer, até pelo facto de Kastrioti estar a ficar inquieto...

Valeu ElPerro!

Link para o comentário

teste388ed9c49cd24dac0.png

Temporada 2027/2028

Setembro e Outubro de 2027

caloutubro2027089c28e4acd8f1ad.png

Começámos bem o mês de setembro, com uma vitória na Taça da Albânia, eliminando o Tomori por dois a zero, com golos de Panikvar aos 53’ e Živanović aos 84. Depois, enfrentámos o Skënderbeu na Kategoria Superiore e conseguimos uma vitória fora de casa por três a um, com Živanović, Dragoj e Muhameti a deixar a sua marca no resultado final. No entanto, contra o Laçi, empatámos dois a dois, mesmo com Živanović a fazer o gosto ao pé por duas vezes.

No jogo seguinte, em casa do Tirana, empatámos a um, num jogo difícil onde Cirak, que até nem tem jogado tanto, foi o nosso único marcador aos 88’. Na estreia na fase da liga da Conference League, enfrentámos o Yverdon, e apesar dos nossos esforços, perdemos por três a dois no nosso estádio, com o central Disha e Serxhio Tafa a marcarem. Fomos mais fracos que o adversário, como demonstram as estatísticas, e prevejo muitas dificuldades nos jogos europeus. Retomámos a Kategoria Superiore com uma vitória dominante sobre o Partizani por quatro a um, com golos de Žižić (duas vezes), Ndoj, e Panikvar.

Em outubro fomos derrotados no derby com Apolonia Fier por dois a um, onde Erjon Dragoj marcou, mas não foi suficiente. Myzeqari fez dois tentos logo a abrir os primeiros minutos, e estivemos sempre a correr atrás do adversário, que soube explorar as nossas fraquezas. Recuperámos na partida seguinte, ganhando ao Flamurtari pela margem mínima, e com uma equipa quase toda ela rodada, dado a série de jogos que estávamos a atravessar. Seguimos para um empate sem golos contra o Erzeni, numa partida pobre de ambos os lados, e enfrentámos o Ludogorets Razgrad para as competições europeias, onde voltámos a perder, desta vez por dois a zero. Apenas 3 remates em noventa minutos mostram a nossa dificuldade em contrariar o poderio do adversário, e ainda não conseguimos qualquer ponto na terceira competição europeia.

Voltámos aos triunfos na liga albanesa contra o Teuta, vencendo por quatro a um graças a um "hat-trick" de Živanović e um golo de Žižić. No confronto seguinte com o Skënderbeu, empatámos a um, com Živanović a garantir um ponto nos últimos minutos. Encerrámos o mês com uma goleada sobre o Dinamo City por cinco a um, com uma excelente exibição de Muhameti, que marcou dois golos, enquanto Dragoj, Bungic e Žižić contribuíram para o resultado final.

Classificação Geral

A quantidade de jogos muito superior ao normal está a causar-nos grandes problemas, e os cinco empates e a derrota para o Apolonia traduzem a nossa inconsistência nestes primeiros meses da nova temporada. Temos um jogo a mais que os nossos perseguidores, mas os quatro primeiros classificados têm diferenças muito curtas, o que torna tudo muito nebuloso com apenas 12 jornadas disputadas.

claoutubro20274914b527bde7fda0.png

Outros Assuntos

Eu já me tinha queixado sobre a falta de oportunidades na Albânia, e quando verifiquei os lugares disponíveis para treinar, fixei-me no facto de o Budućnost Podgorica (que eliminámos na Conference), de Montenegro, ter ficado sem treinador. É um clube histórico nos Balcãs, sendo muito superior ao Lushnja, e conhecido por formar grandes jogadores, como Dejan Savićević (que venceu a Champions com o Estrela Vermelha) e Predrag Mijatović (jogador do Real Madrid e marcador do golo que deu a Champions League de 1998 aos Merengues).

Candidatei-me ao lugar, e para surpresa minha, os montenegrinos decidiram oferecer-me a possibilidade de treinar o histórico clube. Eu tinha referido que não tinha intenções de deixar a Albânia tão cedo, mas a Liga de Montenegro não é mais forte que a albanesa, e a possibilidade de treinar um clube maior é muito apelativa…

propostabuducnostpodgorica05c3c2868545e1

Link para o comentário

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Setembro e Outubro de 2027 - actualizado a 01.11]

Parece que a temporada tem sido cheia de altos e baixos, as vitórias na Taça da Albânia e na Kategoria Superiore mostram que a equipe tem potencial, especialmente com jogadores como Živanović em grande forma. No entanto, a inconsistência nas competições europeias e o empate contra o Laçi evidenciam que ainda há muito trabalho a fazer. 

A questão da carga de jogos é foda demais mesmo, e é compreensível que isso impacte a performance. O empate contra o Erzeni e a derrota para o Ludogorets são exemplos disso, mas a goleada sobre o Dinamo City mostra que a equipe ainda vem rendendo muito bem. 

Quanto à oferta do Budućnost Podgorica, é uma oportunidade de melhora. Seria um passo significativo na carreira, especialmente com a história e a reputação do clube. Mesmo que tenha planos de continuar na Albânia, a chance de treinar um clube com tanta tradição pode ser difícil de ignorar. Eu não queria ter que ter essa escolha haha 😅

Link para o comentário

Aceitar ou não aceitar a proposta do Budućnost Podgorica?

Minha opinião: Aceita!

Link para o comentário

Em 01/11/2024 em 15:02, ElPerroMG disse:

Parece que a temporada tem sido cheia de altos e baixos, as vitórias na Taça da Albânia e na Kategoria Superiore mostram que a equipe tem potencial, especialmente com jogadores como Živanović em grande forma. No entanto, a inconsistência nas competições europeias e o empate contra o Laçi evidenciam que ainda há muito trabalho a fazer. 

A questão da carga de jogos é foda demais mesmo, e é compreensível que isso impacte a performance. O empate contra o Erzeni e a derrota para o Ludogorets são exemplos disso, mas a goleada sobre o Dinamo City mostra que a equipe ainda vem rendendo muito bem. 

Quanto à oferta do Budućnost Podgorica, é uma oportunidade de melhora. Seria um passo significativo na carreira, especialmente com a história e a reputação do clube. Mesmo que tenha planos de continuar na Albânia, a chance de treinar um clube com tanta tradição pode ser difícil de ignorar. Eu não queria ter que ter essa escolha haha 😅

É, apesar de tudo, o sérvio está a fazer uma excelente temporada e a marcar muitos golos. O facto de estarmos em muitas competições não ajuda, mas se o clube quer crescer, temos que nos habituar. Não estamos a fazer uma má temporada, mas claro que há mais dificuldade que na época anterior.

Essa é a questão, o Budućnost é uma equipa muito maior, apesar do campeonato ser ela por ela com o albanês, e o facto de ter hipótese de formar jogadores de qualidade está a balançar bastante. Hehe, vamos ver o que decide Kastrioti. Valeu ElPerro!

6 horas atrás, LC disse:

Aceitar ou não aceitar a proposta do Budućnost Podgorica?

Minha opinião: Aceita!

Valeu pela opinião LC!

Link para o comentário

Início de temporada com oscilação, o calendário já ficou à brasileira aí... Mas o Lushnja tem de tudo pra se recuperar.

Quanto ao Budućnost... eu iria sem dúvidas! Trabalhar no maior clube de outro país dos Bálcãs, mesmo que numa liga mais fraca, mas com tradição e possibilidade de formar jogadores de maior qualidade me balançaria bastante, fora que o nome dele (Kastrioti) ele já fez na Albânia. Mas claro, se oferecerem um contrato de fato para o Kastrioti. Precisamos dos papéis na mesa, hahah!

Link para o comentário

17 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Início de temporada com oscilação, o calendário já ficou à brasileira aí... Mas o Lushnja tem de tudo pra se recuperar.

Quanto ao Budućnost... eu iria sem dúvidas! Trabalhar no maior clube de outro país dos Bálcãs, mesmo que numa liga mais fraca, mas com tradição e possibilidade de formar jogadores de maior qualidade me balançaria bastante, fora que o nome dele (Kastrioti) ele já fez na Albânia. Mas claro, se oferecerem um contrato de fato para o Kastrioti. Precisamos dos papéis na mesa, hahah!

É mesmo, os primeiros meses foram muito complicados, foi fundamental fazer uma rotação dos titulares de forma a não perder ninguém por lesão, mas claro que isso fez oscilar a equipa.

O Budućnost é uma equipa muito tradicional, embora não seja de topo europeu, e gostei muito da questão da formação, que é uma coisa que estou a começar a olhar com carinho neste save. Hehe, vamos ver o que decide o Kastrioti!

4 horas atrás, Masca disse:

Vai pra Montenegro!!!

Valeu Masca! Acho que o Kastrioti também quer!

Link para o comentário

teste388ed9c49cd24dac0.png

Temporada 2027/2028

Novembro de 2027

Não havia volta a dar, e o destino de Kastrioti vai passar pelo Montenegro, e pelo Budućnost. Embora eu não quisesse largar a Albânia, e a Kategoria Superiore, a hipótese de treinar um clube tão tradicional nos Balcãs, e que já formou muitos jogadores de qualidade, falou mais alto. Eu tenho aproveitado este save para olhar mais para a base, e ter possibilidade de poder contar com mais jovens formados nas categorias de base a jogar no plantel principal, é algo que me traz ainda mais vontade de ver o que conseguimos fazer.

A favor joga também o facto de estarmos numa liga que não é mais forte que a albanesa, e está dentro da progressão normal de carreira de um treinador jovem. Além disso, Kastrioti passa a ganhar muito mais do que no Lushnja, o que premeia a carreira construída a pulso, desde a quarta divisão da Albânia.

O Clube

O FK Budućnost Podgorica é um dos clubes de futebol mais antigos e bem-sucedidos de Montenegro. Fundado em 1925, como Radnički sportski klub Zora (RSK Zora), na capital Podgorica (anteriormente chamada Titogrado) durante a era Jugoslava, o clube tornou-se uma referência no futebol montenegrino e balcânico. Ao longo da sua história, o Budućnost (que significa "futuro" em montenegrino) desempenhou um papel importante tanto nas competições domésticas quanto nas competições internacionais.

buducnostapresentacao8eda065f1c17adf6.pn

Visão do Clube I Expectativas Temporada 2027/2028

Foi o clube montenegrino com mais participações na Primeira Liga Jugoslava, estreando em 1946. Desde a independência montenegrina em 2006, o clube conquistou seis títulos da Primeira Liga Montenegrina e três Copas Montenegrinas. É o clube montenegrino com mais jogos e temporadas nas competições europeias, vencendo a Taça Intertoto da UEFA em 1981.

Como já referi anteriormente, o clube é conhecido pela sua formação de jogadores europeus de primeira classe, entre os quais os avançados vencedores da UEFA Champions League, Dejan Savićević e Predrag Mijatović. Este é um ponto fulcral para o clube, e algo que tenciono manter e aproveitar, utilizando a academia para formar parte da espinha dorsal do novo Budućnost de Kastrioti.

Era Jugoslava

Durante o período em que Montenegro fazia parte da antiga Jugoslávia, os Plavo-bijeli (azuis e brancos) competiram na Liga Jugoslava, enfrentando alguns dos clubes mais poderosos dos Bálcãs, como Estrela Vermelha e Partizan Belgrado. Embora nunca tenha conquistado o campeonato, o clube era reconhecido pelos seus adeptos leais e pelo desenvolvimento de talentos locais. Muitos jogadores formados no Budućnost foram posteriormente jogar em equipas maiores ou no exterior.

Período Pós-Jugoslávia e Independência de Montenegro

Com o colapso da Jugoslávia e, posteriormente, a independência de Montenegro em 2006, o Budućnost Podgorica tornou-se uma potência dominante na liga nacional montenegrina. A equipa venceu o Campeonato Montenegrino por seis vezes e também teve sucesso na Kup Crne Gore em três ocasiões. Esse período consolidou o clube como o principal representante de Montenegro no futebol europeu.

Base de Adeptos e Cultura

O clube é conhecido pelos seus adeptos fanáticos, conhecidos como "Varvari" (Bárbaros). Os Varvari são uma presença constante em jogos, tanto em casa quanto fora, e desempenham um papel importante na identidade do clube. A relação próxima com a cidade de Podgorica e com a comunidade local faz do Budućnost um símbolo de orgulho montenegrino.

adeptosbudcnost4889c2ea0ade56c2.png

Cores e Estádio

As cores tradicionais do Budućnost são o azul e o branco, e o clube joga as suas partidas no estádio Pod Goricom, em Podgorica, com capacidade para cerca de 17 mil pessoas. Este estádio é um dos principais do país e também é usado para jogos da seleção nacional de Montenegro.

estruturasinibuducnost5230aca9e05bd7c8.p

Plantel

A minha opção para esta temporada é a de analisar todos os jogadores que tenho disponíveis no clube. Ao plantel de 21 jogadores que me foi apresentado, apenas adicionei o médio polivalente Živković, da equipa B, para ter mais uma opção em todas as zonas do meio-campo ofensivo.

Os principais destaques da equipa são todos do meio para a frente. Gostei muito dos médios Knezević e Vujović, pois vejo neles o futuro do clube. O extremo Perović também apresenta uns atributos muito interessantes, e tem apenas 21 anos. O avançado sérvio Tedić é talvez aquele que gosto menos, já que os seus atributos não me entusiasmam, apesar de ser considerado uma estrela da primeira divisão montenegrina.

plantelbudunov20278636dc9df960a7ea.png

Academia e jovens em destaque 2027

Juntando todas as peças, temos capacidade para fazer bem melhor que o 3º lugar actual em que a equipa se encontra, e é normal que as expectativas da direção sejam as de vencer as competições internas, como é próprio do maior clube de Montenegro.

Equipa Técnica

Olhando para equipa técnica inicial, tínhamos várias deficiências a necessitarem de ser colmatadas. Faltava-nos um treinador de guarda-redes, e não havia qualquer elemento na equipa de observação. Fiz nada mais nada menos que 13 contratações para me auxiliarem, e melhorámos claramente em todos os campos. Provavelmente ainda precisaremos de fazer mais uma alteração ou outra, mas por agora penso que chega.

equipatecnicabuducnostmon20275cd3183f3b4

Finanças

A realidade financeira do clube é totalmente diferente daquilo que estava habituado. Quase 9 milhões e meio em caixa, e uma capacidade enorme para crescer no futuro tanto no campo nacional, como internacional. Como não faço tensão de realizar grandes investimentos no futuro próximo, espero que as coisas se mantenham assim.

finaninibuducnost53560125343394eb.png

Táctica

Achei que esta seria uma boa altura para voltar a falar da questão táctica, que desta vez irá mudar em relação ao Lushnja. Aceitei a sugestão do meu adjunto, e irei jogar num 4-2-3-1 com dois médios mais defensivos e um avançado recuado. Fui consultar alguns guias sobre as posições de avançado recuado, e para o jogo de passe curto que pretendo implementar, parece-me uma boa opção, já que o meio do terreno e os jogadores das alas parecem-me o sector mais forte do plantel.

tikitaka120270b3373f47e3e5e34.png

Link para o comentário

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Novembro de 2027 - actualizado a 03.11]

É um passo marcante na carreira, ainda mais com a história focada nos Balcãs. A transição da Albânia para Montenegro e a escolha do Budućnost fazem muito sentido para um técnico jovem que valoriza o desenvolvimento da base, e tenho certeza de que a estrutura do clube e a força da divisão de base, ao longo dos anos, vão proporcionar as ferramentas ideais para seguir nessa linha.

A opção pelo 4-2-3-1 e a ênfase no jogo de passe curto têm tudo para maximizar as qualidades do elenco, principalmente com Knezević e Vujović no meio-campo e o apoio dos alas. Além disso, o apoio dos "Varvari" certamente vai criar uma atmosfera única para dar esse salto no campeonato montenegrino.

Boa sorte na caminhada e que seja uma temporada de grandes conquistas!

Link para o comentário

Gostei da troca de clube, já que a proposta do save não é permanecer em um só país. A opção pelo Budućnost é muito interessante. Gostei do escudo do clube, um formato pouco comum e a estrela vermelh no topo dele deu um toque diferente ao escudo.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...