Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Identidade: O Legado dos Balcãs [Futebol Albanês: Um pouco de história- actualizado a 14.10]


Darthz

Posts Recomendados

O bom trabalho pelo Tepelena credenciou o treinador para voos maiores. Agora no Lushnja, terá uma equipe melhor e maior estrutura. Após um ano complicado, sob o novo comando a equipe contratou muito bem e fez um excelente início de temporada. Resta saber se a equipe vai ter uma consistência até o final para alcançar o acesso. 

Vai ter um trabalho para regionalizar a equipe e se livrar dos não-Balcãs, mas acredito que está no caminho certo. Gostei das cores do uniforme também, verde e amarelo, bem ao estilo canarinho da seleção brasileira.

Foi um passo interessante para a carreira. Claro que gostaria de ver até onde o Tepelena podia chegar, mas esse é um save de carreira, então entendemos perfeitamente a mudança.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MitoMitológico disse:

O bom trabalho pelo Tepelena credenciou o treinador para voos maiores. Agora no Lushnja, terá uma equipe melhor e maior estrutura. Após um ano complicado, sob o novo comando a equipe contratou muito bem e fez um excelente início de temporada. Resta saber se a equipe vai ter uma consistência até o final para alcançar o acesso. 

Vai ter um trabalho para regionalizar a equipe e se livrar dos não-Balcãs, mas acredito que está no caminho certo. Gostei das cores do uniforme também, verde e amarelo, bem ao estilo canarinho da seleção brasileira.

Foi um passo interessante para a carreira. Claro que gostaria de ver até onde o Tepelena podia chegar, mas esse é um save de carreira, então entendemos perfeitamente a mudança.

Boa Sorte.

O trabalho no Tepelena foi muito bom mesmo, e abriu portas para o Kastrioti. Tenho pena que tenha de largar a equipa, mas é como disse, save de carreira funciona assim. A questão da regionalização vai começar a trazer algumas dificuldades, até financeiras, como vou mostrar, mas faz parte das regras. As cores são diferentes mesmo, mas também acho que ficam bem bonitas e fazem sentido.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

teste388ed9c49cd24dac0.png

 

Temporada 2025/2026

A Kategoria e Parë (segunda divisão albanesa) é composta por 12 equipas, que jogam 2 vezes entre si, totalizando 22 jogos. As 2 equipas melhor classificadas (campeão e vice) são promovidas à Kategoria Superiore, enquanto as equipas entre a 3ª e a 6ª posição classificam-se para um torneio play-off onde o vencedor joga uma partidade promoção contra o oitavo classificado da Kategoria Superiore. As equipas que terminarem nas 2 últimas posições serão rebaixadas para a Kategoria e Dytë. Os 9º e 10º classificados jogam o play-off de despromoção.

Outubro, Novembro e Dezembro de 2025

A sequência de jogos entre outubro e dezembro de 2025 para o KS Lushnja na Kategoria e Parë trazia-nos uma serie de desafios, em que não podíamos cometer grandes deslizes, se queríamos que o nosso objectivo de lutar pelos primeiros postos da tabela se mantivesse vivo.

caldezembro20253d3d4268b141973a.png

No princípio de outubro, enfrentámos o Vllaznia e vencemos por três a zero com uma exibição sólida, onde Meculi (23’) se destacou com o primeiro golo, seguido de Dragoj (49’) e Willie. Foi uma vitória convincente contra uma equipa recém despromovida, o que demonstra a nossa entrada forte no campeonato. Porém, a realidade trouxe um contratempo logo no jogo seguinte, com uma pesada derrota de por três a zero frente ao Egnatia, fora de casa. Esse resultado pareceu ser um revés significativo após a vitória anterior, quebrando o momento de forma da nossa equipa, que até então vinha sendo muito bom.

Na Taça da Albânia, jogámos com o Vora, que tinha sido despromovido na temporada anterior à terceira divisão da Albânia, num jogo emocionante que foi decidido apenas no prolongamento, com a vitória por por dois a um, garantida por Jurgen Abazi (89’) e Altin Kananaj (110’), ambos com golos na reta final do jogo. O facto de ter rodado a equipa e utilizado alguns jovens dos sub-21 ia correndo muito mal e quase nos atirou borda fora da segunda competição mais importante do país.
Já na volta do campeonato, fomos a casa do Kukësi e dominámos com uma vitória por quatro a um, novamente liderada por Meculi, que marcou dois golos (29’ e 74’), com Willie (51’) e Kovaci também a darem a sua contribuição. O bom momento continuou com uma vitória por dois a zero frente ao Korabi, com Meculi (16’) a marcar em mais um encontro e Memedi (49’) a confirmar o domínio sobre o adversário.

Em novembro, conseguimos mais duas vitórias consecutivas: três a zero contra o Burreli e dois a um contra o Besëlidhja, com Meculi mais uma vez em destaque, marcando em ambos os jogos e mantendo uma excelente forma goleadora.

No mês de dezembro, continuámos a série positiva com uma vitória por três a zero contra o Bylis no dia 6, com Muhameti (7’ e 37’) e Meculi (29’) como marcadores de serviço. Ainda na Taça da Albânia, tivémos uma exibição impressionante, e vigámos a derrota para a liga, ao golear o Egnatia por seis a dois, com golos de Andoni (62’), Preknicaj (69’,76’) e Meculi (70’) e Dragoj (79’,90’), que garantiu o avanço para a próxima fase da competição. Finalmente, o ano foi fechado com mais uma vitória, desta vez por dois a zero contra o Tepelena, com o home golo Meculi e Andoni a marcarem, consolidando uma sequência de vitórias e uma fase final de 2025 extremamente positiva para o Lushnja.

Classificação Geral

13 jogos, 12 vitórias e apenas 1 derrota. Os 12 pontos de vantagem sobre o Egnatia espelham a diferença abissal entre o Lushnja e o resto das equipas. Nem nos meus momentos mais optimistas esperava que tivéssemos uma vantagem pontual tão grande, nem que tivéssemos perdido apenas uma vez com mais de metade dos jogos disputados. Somos o melhor ataque e melhor defesa, e só desejo que não tenhamos uma queda abrupta na segunda metade da temporada.

cladezembro2025e2732c3287e8977c.png

Estatísticas

O primeiro destaque vai para Meculi, que tem sido um dos principais protagonistas desta fase da época, aparecendo constantemente nos momentos decisivos, especialmente como goleador, tendo já 13 golos em 15 jogos. O central Andoni, que até nem tem uma CA e um PA nada de especial, é a nossa “rocha” defensiva, e tem também contribuído com 4 assistências e 4 golos, e uma média de 7.32. O último jogador a referir é o extremo Willie, que tem a melhor classificação média do elenco, com 7.50. O grande problema é que faltam seis meses para o seu contrato expirar, e devido às regras do save, não desejo manter o jogador no plantel, portanto arriscamo-nos a perdê-lo sem ganhar um cêntimo. 

estatisticasdezembro20258a49c5955598d5e4

Outros Assuntos

Renovei o meu contrato por mais dois anos com o Lushnja, e estou muito satisfeito no clube. Se aparecer uma proposta aliciante, e que faça sentido na carreira de Kastrioti, poderei ponderar mudar, mas por ora, estou de pedra e cal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Temporada 25/26 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2025 - actualizado a 10.10]

Interessante a direção esperar lutar contra o rebaixamento, tá sendo bem o contrário. Mas que continuem assim, ir muito além de expectativas baixas pode ser bom, às vezes no FM a direção aparece para alterar os objetivos e nisso aumentam quase nada o orçamento de transferências, chega a nem valer a pena.

Que dó do Tepelena, mas Kastrioti não tem nada a ver com isso hahaha. Tem que continuar passando o carro na liga mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acesso encaminhado agora é ligar o piloto automático e deixar a coisa andar.

Algo que acabei por não perceber foi se o Tepelena ficou com uma equipa decente para a segunda divisão, é que os desgraçados tem apenas dois pontos, também prova que o treinador teve um grande impacto na equipa e fez um trabalho excepcional.

Boa sorte para o resto da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia dito, as cinco vitórias seguidas do Lushnja na liga sugeriam algo bem maior do que a metade de tabela. Agora, com 12 rodadas não há mais espaço para dúvidas. A equipe se mostrou consistente, uma dúvida que você tinha, e o título é questão tempo. O Lushnja avançou também na copa, mas nela a imprevisibilidade e adversários mais fortes devem bloquear o caminho ao título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sequência entre outubro e dezembro foi espetacular para o KS Lushnja! Com 12 vitórias em 13 jogos e uma vantagem de 12 pontos na Kategoria e Parë, o time vem se mostrando imbatível. Meculi tem sido o nome da temporada, balançando as redes 13 vezes em 15 jogos, e Andoni, com solidez defensiva e contribuição ofensiva, também merece destaque. Willie tem sido outro pilar, mas a possível saída dele sem retorno financeiro preocupa. Na Taça da Albânia, a vitória esmagadora sobre o Egnatia mostrou a força da equipe em busca de mais um título. Sucesso na sequencia! 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gosto dessas histórias em caminhos alternativos do futebol mundial. Achei curioso uma troca de clubes da mesma divisão, porque normalmente a tendência é o pessoal trocar por um que está acima, mas foi um passo importante na carreira do treinador, que está muito bem posicionado para estar na primeira divisão na próxima temporada, já que faz uma campanha irretocável até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2024 em 12:08, Fernandinhobol disse:

Interessante a direção esperar lutar contra o rebaixamento, tá sendo bem o contrário. Mas que continuem assim, ir muito além de expectativas baixas pode ser bom, às vezes no FM a direção aparece para alterar os objetivos e nisso aumentam quase nada o orçamento de transferências, chega a nem valer a pena.

Que dó do Tepelena, mas Kastrioti não tem nada a ver com isso hahaha. Tem que continuar passando o carro na liga mesmo!

Acho que as expectativas estavam embaixo, até pela temporada passada horrível do clube. O certo é que a equipa é boa, e isso tem se verificado. É isso, mais vale jogar pelo seguro que falhar objectivos. 

É isso mesmo, o Kastrioti quer é vencer, o passado é passado!

Em 11/10/2024 em 13:41, ABAIXINHO disse:

Acesso encaminhado agora é ligar o piloto automático e deixar a coisa andar.

Algo que acabei por não perceber foi se o Tepelena ficou com uma equipa decente para a segunda divisão, é que os desgraçados tem apenas dois pontos, também prova que o treinador teve um grande impacto na equipa e fez um trabalho excepcional.

Boa sorte para o resto da temporada.

É mesmo, se mantiver o ritmo, está óptimo. Eu não fiz qualquer transferência no Tepelena, até porque saí no primeiro dia de junho, mas acho que o novo treinador não fez um bom trabalho. Valeu!

Em 11/10/2024 em 13:47, GG. disse:

Como eu havia dito, as cinco vitórias seguidas do Lushnja na liga sugeriam algo bem maior do que a metade de tabela. Agora, com 12 rodadas não há mais espaço para dúvidas. A equipe se mostrou consistente, uma dúvida que você tinha, e o título é questão tempo. O Lushnja avançou também na copa, mas nela a imprevisibilidade e adversários mais fortes devem bloquear o caminho ao título.

Tinha razão GG. A consistência é mesmo a palavra chave, até porque não temos empates, e isso também tem influência. Na taça é complicado sonhar com o título, mas onde pudermos estar, vamos tentar.

6 horas atrás, ElPerroMG disse:
A sequência entre outubro e dezembro foi espetacular para o KS Lushnja! Com 12 vitórias em 13 jogos e uma vantagem de 12 pontos na Kategoria e Parë, o time vem se mostrando imbatível. Meculi tem sido o nome da temporada, balançando as redes 13 vezes em 15 jogos, e Andoni, com solidez defensiva e contribuição ofensiva, também merece destaque. Willie tem sido outro pilar, mas a possível saída dele sem retorno financeiro preocupa. Na Taça da Albânia, a vitória esmagadora sobre o Egnatia mostrou a força da equipe em busca de mais um título. Sucesso na sequencia! 

Sim, estamos muito bem, bem acima até do que eu estava a espera no início da época. Os 3 têm sido brilhantes, mas acho que Willie não vai continuar, até pela regra do save. Ganhar a taça vai ser complicado, até porque ainda só enfrentamos equipas do nosso nível, mas vamos ver o que conseguimos fazer. Valeu!

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Gosto dessas histórias em caminhos alternativos do futebol mundial. Achei curioso uma troca de clubes da mesma divisão, porque normalmente a tendência é o pessoal trocar por um que está acima, mas foi um passo importante na carreira do treinador, que está muito bem posicionado para estar na primeira divisão na próxima temporada, já que faz uma campanha irretocável até o momento.

Os Balcãs não são uma zona que normalmente seja muito jogada no football manager, então também foi uma motivação para o save. A troca teve a ver com o tamanho dos clubes, e com a questão de o treinador ter mais oportunidades de progredir na carreira. A campanha está a ir bem, basta manter. Valeu Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teste388ed9c49cd24dac0.png

 

Temporada 2025/2026

Transferências

Ainda não tinha realizado qualquer entrada ou saída no período de transferências de Janeiro durante este save, e desta vez, resolvi fazer uma pequena alteração. O sérvio Pantovic chegou para fechar o trio do meio-campo, e tornar esta zona ainda mais forte. A intenção de contar com o jogador foi arranjar um construtor de jogo recuado que tivesse atributos técnicos que permitissem “pensar” todo o nosso jogo, e acho que consegui resolver a questão, como apresentarei em seguida.

Jovens de 2026

Segundo o meu adjunto, o médio Emini é o melhor jogador da fornada de jovens de 2026, mas discordo totalmente. Acho os centrais Hoxha e Corradi bem melhores (especialmente o segundo) e poderão ter potencial para integrar o plantel principal do clube daqui a algum tempo. O atributo determinação é bastante importante no desenvolvimento dos jogadores pelo que tenho lido ultimamente, e não me parece que Emini vá evoluir grande coisa.

Talentos de Topo I Bons Talentos

Janeiro a Maio de 2026

A segunda metade da época 2025-2026 do Lushnja seria marcada por uma série de desafios e resultados mistos, tanto na Kategoria e Parë quanto na Kupa e Shqipërisë. Depois de uma primeira metade da temporada praticamente perfeita, tínhamos que manter a consistência e mostrar que não tinha sido por acaso que estávamos na primeira posição.

calmaio2026afbf48d9c08ae841.png

No início de janeiro, começámos mal, com um tropeço com a derrota por um a zero frente ao FK Tomori, um resultado frustrante que revelou algumas dificuldades ofensivas da nossa parte. Contudo, a equipa rapidamente se recuperou com uma goleada de quatro a zero contra o Apolonia Fier, com Tafa (8’), Dragoj (71’), Disha (78’) e Basha (90+1’) a contribuírem para a vitória. Em seguida, pela Taça da Albânia, defrontámos o Teuta num jogo difícil que terminou empatado 1-1 após o tempo regulamentar, mas conseguimos vencer nos penálties, com Willie (101’) a marcar num prolongamento que teve dois golos.

A consistência continuou com uma vitória por dois a zero sobre o Lutfëtari, graças a golos de Kristian Preknicaj (20’) e Ledion Sadiku (58’) e com o Villaznia por dois a zero, com dois golos tardios de Ramadan Memedi (80’, 89’), demonstrando a boa forma da equipa. Contudo, um revés surgiu com a derrota por dois a um contra o Egnatia, apesar do golo de St Meculi (39’), que não foi suficiente para evitar a derrota. Apesar disso, mesmo perdendo, conseguimos garantir a promoção à Kategoria Superiore, e vamos jogar na principal divisão da Albânia na próxima temporada.

Em março, voltámos a vencer, desta vez frente ao Kukësi por um a zero, com Meculi a marcar nos descontos, e a garantir a conquista do título da segunda divisão para delírio dos adeptos, e grande satisfação da direção. Ninguém (incluindo eu próprio) esperava uma época tão positiva, mas posso dizer que merecemos, e fomos superiores a todos os adversários em termos de consistência ofensiva e defensiva.

Na ressaca da conquista do título, celebrámos com outra vitória pelas meias-finais da Kupa e Shqipërisë contra o Turbina Cërrik, onde um golo solitário de Luka Pantović aos 12’ garantiu a passagem à final. Foi um jogo pobre, em que nenhuma das equipas jogou particularmente bem, mas o resultado foi o mais importante.

Fechámos o campeonato com triunfos por dois a zero contra o KF Korabi, com Preknicaj (51’) e Karakashi (61’) a marcar os golos da vitória, três a um sobre o KS Burreli, em que Meculi brilhou novamente com dois golos, auxiliado por Dragoj e Tafa, e dois a um com o Besëlidhja, com Ledion Sadiku (25’) e Preknicaj (34’) a fazerem o resultado final da liga.

O mês de maio trouxe o maior desafio da época: a final da Kupa e Shqipërisë contra o KF Erzeni. O jogo terminou empatado um a um, com Dejan Andoni a marcar um golo crucial (80’), mas, infelizmente, fomos derrotados nas grandes penalidades, para grande tristeza de todos. Não posso deixar de sentir grande orgulho na equipa, pois lutámos de igual para igual contra um clube da divisão acima, e não nos deixámos intimidar perante o opositor.

Classificação Geral

O facto de não termos nenhum empate durante toda a temporada fez uma enorme diferença, pois mesmo com 3 derrotas, terminámos a época com 15 pontos de vantagem (melhor ataque e melhor defesa) sobre o Apolonia, que sobe de divisão directamente em conjunto connosco. Infelizmente o Tepelena não conseguiu manter-se, e com apenas 9 pontos, descerá à terceira divisão.

clamaio20260bd5ae00a962f721.png

Estatísticas

A época, embora tivesse momentos de grande brilhantismo e vitórias importantes na Kategoria e Parë, acabou com a amarga derrota na final da taça. Na baliza, Alimuçaj fez defesas importantes e foi um jogador que nos deu muitos pontos em partidas difíceis. Andoni confirmou o seu papel decisivo no controlo do nosso sistema defensivo, e provou que aos 30 anos, ainda poderá demonstrar a sua qualidade na principal liga albanesa. Meculi destacou-se como um dos jogadores mais influentes da equipa, sendo decisivo em muitos momentos da temporada, e terminou com 16 golos em todas as competições. Fez uma segunda metade de temporada mais fraca que a primeira, mas mesmo assim, esteve a excelente nível.

estatisticasmaio2026b88edd8aab4d74fc.png

Finanças

Financeiramente as coisas continuam complicadas. Estamos quase nos 100 mil euros negativos, e eu não sei o que fazer para contrariar esta situação. Nem com os prémios do campeonato e da final da Taça deu para reduzir muito o balanço negativo, e o meu extremo controlo nos ordenados apenas minimiza o estrago. Acho que não há muito mais a fazer senão esperar que a subida de divisão ajude a melhorar a saúde financeira do clube.

Outros Assuntos

Finalmente consegui que o curso para adquirir a Licença Continental B fosse aprovado, e Kastrioti já está um pouco mais perto da Licença Continental Pro. Penso que os bons resultados têm ajudado, e esperemos que tudo assim continue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Temporada 25/26 - Janeiro a Maio de 2026 - actualizado a 12.10]
17 horas atrás, Darthz disse:

o médio Emini é o melhor jogador da fornada de jovens de 2026, mas discordo totalmente. Acho os centrais Hoxha e Corradi bem melhores

Isso e a personalidade também, eu apostaria que desses o Hoxha é o que vai mais longe!

Parabéns pelo título, pelo acesso, e por ter lutado na taça, escapou por muito pouco.

Alimuçaj lá atrás e Meculi lá na frente certamente foram importantes. E quanto às finanças, não tem milagre mesmo kkkk, demora um pouco pro clube se estabilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Isso e a personalidade também, eu apostaria que desses o Hoxha é o que vai mais longe!

Parabéns pelo título, pelo acesso, e por ter lutado na taça, escapou por muito pouco.

Alimuçaj lá atrás e Meculi lá na frente certamente foram importantes. E quanto às finanças, não tem milagre mesmo kkkk, demora um pouco pro clube se estabilizar.

Sim, o Hoxha também tem uns mentais muito interessantes, e isso pode jogar a favor dele. Valeu Fernandinho! 

Os dois foram fundamentais, espero é que se mantenham assim na primeira liga. O dinheiro é o meu quebra-cabeças, mas mais do que estou a fazer não sei se consigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teste388ed9c49cd24dac0.png

 

Futebol Albanês: Um pouco de história

O futebol foi introduzido na Albânia no início do século XX, trazido por albaneses que viajavam para países vizinhos e por influências de estrangeiros, especialmente italianos e britânicos. O primeiro clube de futebol, Independenca Shkodër (actual Vllaznia Shkodër), foi fundado em 1912, o mesmo ano da independência da Albânia do Império Otomano. O futebol começou a se popularizar lentamente nas cidades maiores como Tirana, Durrës, Shkodër e Korçë. Em 1930, foi criada a Federação Albanesa de Futebol (FSHF), o órgão responsável pela organização do desporto no país, e no mesmo ano, foi organizado o primeiro campeonato oficial de futebol.

1st_International_Football_Match_in_Alba

Selo comemorativo da primeira partida internacional realizada pela Albânia, em 1913 (a equipa participante era o actual KF Vllaznia Shkodër)

O primeiro campeonato nacional, conhecido hoje como Kategoria Superiore, foi realizado em 1930, com apenas seis clubes a participar. O KF Tirana foi o vencedor inaugural, estabelecendo-se como um dos clubes mais bem-sucedidos da história albanesa. Durante os anos 1930 e 1940, o futebol cresceu em popularidade, embora com dificuldades devido à falta de infraestruturas adequadas. A Albânia também aderiu à FIFA em 1932 e à UEFA em 1954.

KF_Tirana_1930272489791a55ae74.png

Primeiro registo da equipa do KF Tirana, o clube mais bem sucedido da Albânia

Com a ascensão do regime comunista em 1944, sob a liderança de Enver Hoxha, o futebol passou a ser rigidamente controlado pelo Estado, como aconteceu em muitos países do bloco oriental. Os clubes de futebol foram vinculados a instituições governamentais, militares e industriais, e o governo usava o desporto como uma ferramenta de propaganda.

Durante este período, dois clubes destacaram-se:

Partizani Tirana, fundado em 1946 e vinculado ao exército albanês, rapidamente se tornou um dos clubes mais bem-sucedidos do país.

Dinamo Tirana, fundado em 1950, estava ligado à polícia secreta e também era um clube forte na época.

O futebol albanês nessa época era isolado do restante da Europa, devido à política de isolamento do regime comunista. No entanto, a seleção nacional conseguiu alguns feitos notáveis, incluindo a vitória no Campeonato dos Balcãs em 1946.

5481311573742a8139a815526.png

Com o colapso do regime comunista em 1991, a Albânia passou por grandes transformações económicas e sociais, que também afetaram o futebol. Houve uma redução significativa de financiamento estatal para os clubes e uma emigração em massa, o que prejudicou o desenvolvimento do desporto. No entanto, a Albânia começou a abrir-se para o futebol internacional, com os jogadores a procurarem oportunidades no exterior, especialmente nos países vizinhos, como Grécia e Itália. Muitos jogadores albaneses passaram a integrar clubes europeus, mas a qualidade do futebol doméstico permaneceu relativamente baixa.

A partir dos anos 2000, o futebol albanês começou a reestruturar-se. Investimentos modestos em infraestruturas e o desenvolvimento de academias de futebol ajudaram a melhorar o nível dos jogadores locais. Em 2008, a Federação Albanesa de Futebol implementou reformas visando a profissionalização dos clubes. As seleções juvenis também começaram a ganhar mais destaque, e jogadores de origem albanesa nascidos em países europeus passaram a integrar a seleção nacional.

A maior conquista da história do futebol albanês veio em 2016, quando a seleção nacional da Albânia se classificou pela primeira vez para o Campeonato Europeu de Futebol. Liderada pelo técnico italiano Gianni De Biasi, a Albânia foi sorteada no "grupo da morte" com França, Suíça e Romênia. Embora tenha sido eliminada na fase de grupos, a vitória por 1-0 sobre a Roménia foi um momento histórico para o país, celebrada como um grande feito. No Euro 2024, sob o comando do brasileiro Sylvinho, os albaneses voltaram a participar num grupo muito difícil, com Espanha, Croácia e Itália, e conseguiram dar boa conta de si, embora apenas tenham conseguido um ponto, fruto do empate a dois com a Cróacia.

kombetarja-1536x10240bad0a68ccc8339a.png

Seleção Nacional da Albânia - Euro 2024

Os clubes albaneses, embora historicamente tenham dificuldades em competições europeias, começaram a mostrar sinais de progresso. O Skënderbeu Korçë foi o primeiro clube a participar da fase de grupos da Liga Europa, um marco importante para o futebol albanês.

A Albânia tem se beneficiado da sua vasta diáspora, com jogadores albaneses ou de origem albanesa representando o país no cenário internacional. Países como Suíça, Alemanha, Itália e Grécia, onde há grandes comunidades albanesas, são um importante viveiro de talentos. Alguns dos principais jogadores incluem:

Lorik Cana: Ex-capitão da seleção albanesa, que teve uma carreira de destaque na França, Itália e Inglaterra.

Elseid Hysaj: Um dos melhores defesas da Albânia, que jogou no Napoli e na Lazio.

Armando Broja: Jovem promessa que joga no Chelsea, é visto como o futuro do futebol albanês.

O futebol albanês ainda enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura, corrupção e financiamento inadequado. No entanto, o sucesso da seleção nacional no Euro 2016 e 2024 e o desenvolvimento contínuo de jogadores talentosos dão esperança de que o futebol na Albânia continuará a progredir. Os esforços para melhorar as condições das academias de futebol, a introdução de jogadores da diáspora e a crescente competitividade nos campeonatos europeus mostram que o futebol na Albânia tem um futuro promissor, com potencial para se firmar como uma presença constante no cenário internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Futebol Albanês: Um pouco de história- actualizado a 14.10]

O tempo mostrou que Lushnja era maior que a 2ª divisão albanesa. Ganhou com folga o título e a promoção. Por pouco não aumentou o feito ao conquistar a copa. Faltou pouco. Que venha uma nova divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...