Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você faz quando regride em um save?

Posts Recomendados

Postado

Em um save meu com o Utrecht, comecei com uma boa 4ª colocação na primeira temporada na Eredivisie quando era esperado que eu terminasse em 9º, depois finalizei em 4º no ano seguinte com um gosto amargo após ficar em 2º em boa parte da temporada, e agora estou rumando para um fraco 9º lugar na terceira temporada mesmo fazendo investimentos no elenco e não perdendo ninguém importante.

Em outro save meu com o Energie Cottbus, atingi o ápice após um tricampeonato na Bundesliga e ganhar a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, e desde então são duas temporadas batendo na trave na liga e sem voltar à final do continente, embora com sucesso na DFB-Pokal.

Em ambos os saves ainda tenho interesse pelas histórias sendo construídas e pelos jogadores sendo desenvolvidos, então sigo jogando, mas bate a curiosidade: o quão comum para vocês é estagnar ou mesmo regredir em um save? O que vocês fazem nesse caso?

Postado

Em clubes com menos potencial pra investir, acaba sendo mais longo prazo mesmo. Ainda que dê pra ter esses sucessos, nem sempre isso significa ter uma base sólida pra garantir boas campanhas futuras. O ideal é quando você começa a ter um time mais forte sem gastar todo o dinheiro, pra começar a planejar reforços na janela intermediária, empréstimos com opção de compra futura, etc.

A estagnação quando você já tem um time forte que é mais complicada porque aí geralmente é a hora de avaliar mudanças de jogadores e/ou esquema de jogo, que é mais frustrante, geralmente gera atrito com o elenco e você tem que ficar tentando apaziguar...

Postado

Acho que depende mais do teu objetivo no save, cara. O que você quer, exatamente? Ficar nesses clubes a vida inteira? Construir uma carreira e ir subindo até o topo que um treinador pode chegar (isso significa chegar aos maiores e mais tradicionais clubes do mundo)?

Eu estou num save com o Sobradinho, aqui do DF. Ele começa na 2º Divisão local, e meu objetivo é estabilizá-lo na Série A do Brasileirão (ficar pelo menos 3 anos seguidos na Série A, e ganhar um contrato de TV daqueles de mais de 100 milhões, pra deixar as finanças mais seguras). Depois que conseguir isso, vou partir para outros desafios (treinar meu clube de coração e vencer tudo, uma seleção, disputar Copa do Mundo, ganhar Copa do Mundo, e dirigir times de fora (grandes, como Real Madrid, e menores, como um time da Islândia), pra no final, voltar pra casa.

Comecei 2024 bem, venci a Segundinha do DF, e no ano seguinte consegui chegar nas finais do Brasiliense Série A, perdendo a final pro Capital (uma surra. rs). Mas classifiquei pra Copa do Brasil e Série D.

Depois, fiz campanha razoável na Sèrie D de 2026, mas não passei da 2º eliminatória. Em 2027, venci todos os jogos da fase de grupos, pra depois perder pra um time ruim na eliminatória. Em 2028, quase a mesma coisa, mas consegui chegar na final, e venci a Série D. O detalhe é que com o passar dos anos, eu montei um time tão bom, que com essa mesma base, venci as Séries C e B na sequência, e agora em 2031 vou disputar a Série A. Mas mesmo com esse timaço, perdia pra times piores na Série D. Mas mesmo estagnado, eu continuei no objetivo, pq eu meio que já esperava essa dificuldade inicial (não esperava era a facilidade depois, de ganhar 3 títulos nacionais em sequência). Por isso te pergunto qual é o seu real objetivo no seu save. 

E pelo que entendi, tu ainda não avançou muitas temporadas, e como o Douglas falou acima, com times menores, o planejamento tem que ser mais a longo prazo mesmo... alguns jogadores que eu trouxe pra Série D só jogaram tudo o que sabem mesmo agora na Série B, como o Rodrigo Amaral (pena que ele decidiu se aposentar logo agora. kkkkkkk).

Postado
15 horas atrás, pavel disse:

Acho que depende mais do teu objetivo no save, cara. O que você quer, exatamente? Ficar nesses clubes a vida inteira? Construir uma carreira e ir subindo até o topo que um treinador pode chegar (isso significa chegar aos maiores e mais tradicionais clubes do mundo)?

Eu começo um save com um time por afinidade com este e costumo ir levando o save até atingir uma Liga dos Campeões, então este com o Cottbus é uma situação meio inédita para mim de continuar um save mesmo depois deste título. Coloquei neste save no momento a meta de chegar nesse título de novo, e por enquanto vou me divertindo tendo um elenco entre jovem e no auge físico que eu montei inteiro, podendo gastar o suficiente em jogadores interessantes (sou mais de buscar jovens com potencial que trazer estrelas caras mas a este jovem aqui não resisti e gastei € 19 mi por ele) e montando táticas para jogar do jeito que gosto (tendo no momento bastante sucesso com esse 4-2-3-1).

spacer.png

spacer.png

O que mais me motivou a fazer esse post foi a situação no Utrecht, onde também acaba sendo para mim uma situação inédita ir tão mal assim após ir tão bem e continuar no cargo (já fui demitido no jogo, claro, e nesse ponto costumo perder o interesse). No Utrecht também gosto de fazer experimentação tática, e acho que isto acabou me custando desempenho no jogo. Tentei replicar um falso 9 com o Trequartista na posição de centroavante no FM12, primeiro em um 4-2-3-1 com um IF (At)/AM (At) atrás dele, depois em um 4-3-3 com um IF (At) à esquerda e um CM (At) atrás, e não tive sucesso.

spacer.png

spacer.png

Talvez o problema para mim seja querer experimentar com as táticas e querer que tudo dê certo sempre 😛

Postado
16 horas atrás, pavel disse:

Comecei 2024 bem, venci a Segundinha do DF, e no ano seguinte consegui chegar nas finais do Brasiliense Série A, perdendo a final pro Capital (uma surra. rs). Mas classifiquei pra Copa do Brasil e Série D.

Sucesso com o futebol do DF! Vi este ano a final entre Ceilândia e Capital no Mané, quero acompanhar o futebol local presencialmente mais vezes hahaha

Postado
23 horas atrás, pavel disse:

Eu estou num save com o Sobradinho, aqui do DF. Ele começa na 2º Divisão local, e meu objetivo é estabilizá-lo na Série A do Brasileirão (ficar pelo menos 3 anos seguidos na Série A, e ganhar um contrato de TV daqueles de mais de 100 milhões, pra deixar as finanças mais seguras). Depois que conseguir isso, vou partir para outros desafios (treinar meu clube de coração e vencer tudo, uma seleção, disputar Copa do Mundo, ganhar Copa do Mundo, e dirigir times de fora (grandes, como Real Madrid, e menores, como um time da Islândia), pra no final, voltar pra casa.

Depois, fiz campanha razoável na Sèrie D de 2026, mas não passei da 2º eliminatória. Em 2027, venci todos os jogos da fase de grupos, pra depois perder pra um time ruim na eliminatória. Em 2028, quase a mesma coisa, mas consegui chegar na final, e venci a Série D. O detalhe é que com o passar dos anos, eu montei um time tão bom, que com essa mesma base, venci as Séries C e B na sequência, e agora em 2031 vou disputar a Série A. Mas mesmo com esse timaço, perdia pra times piores na Série D. Mas mesmo estagnado, eu continuei no objetivo, pq eu meio que já esperava essa dificuldade inicial (não esperava era a facilidade depois, de ganhar 3 títulos nacionais em sequência). Por isso te pergunto qual é o seu real objetivo no seu save. 

E pelo que entendi, tu ainda não avançou muitas temporadas, e como o Douglas falou acima, com times menores, o planejamento tem que ser mais a longo prazo mesmo... alguns jogadores que eu trouxe pra Série D só jogaram tudo o que sabem mesmo agora na Série B, como o Rodrigo Amaral (pena que ele decidiu se aposentar logo agora. kkkkkkk).

E eu que tô a duas temporadas pra jogar ao menos a elite do Carioca e disputar a Série D em seguida kkk já teve jogador meu que arrumou expulsão com 1 minuto de jogo logo no que definia o acesso.

Postado
38 minutos atrás, MitoMitológico disse:

E eu que tô a duas temporadas pra jogar ao menos a elite do Carioca e disputar a Série D em seguida kkk já teve jogador meu que arrumou expulsão com 1 minuto de jogo logo no que definia o acesso.

É, a diferença é que o carioca deve ser muito mais difícil do que o candangão. rs. Aí tem os 4 grandes, e pelo menos mais uns 2 ou 3 menores que se armam bem... Mas boa sorte aí. Gosto do futebol carioca também.

Postado
7 horas atrás, vvv4231 disse:

Talvez o problema para mim seja querer experimentar com as táticas e querer que tudo dê certo sempre 😛

Isso que tu falou é importante. Dificilmente dá certo sempre. Além desse exemplo do meu save atual, onde fiquei 3 anos na Série D, mesmo com um time muito melhor, teve um save meu no FM 2023 em que eu já cheguei na Série D conseguindo subir pra Série C, mas na Série C... no 1º ano, eu não subi por 1 pontinho. No ano seguinte, eu não fui rebaixado por 1 pontinho. rs. Até fiquei puto no save, falei umas coisas na entrevista coletiva depois de um jogo, e tomei uma bronca da diretoria. kkkkkkkk. Aí, no ano seguinte, consegui vencer a Série C. E eu normalmente monto uma base, e tento ir com ela o máximo que dá, sem mudar muito o time de um ano pro outro. Então, o mesmo time que perdeu, foi o que teve sucesso.

É coisa do jogo, assim como na vida real.

Postado

nos FMs antigos não tem tradução de português de portugal??

Postado
12 minutos atrás, Newoldd disse:

nos FMs antigos não tem tradução de português de portugal??

Tem tradução para português, eu que prefiro jogar em inglês mesmo.

Postado
33 minutos atrás, vvv4231 disse:

Tem tradução para português, eu que prefiro jogar em inglês mesmo.

ata, pensei que fosse impressão minha, eu já não curto muito mas vejo muita gente usando então imaginei que essa tradução veio só depois, alias esse é o fm12?

Postado
2 horas atrás, Newoldd disse:

ata, pensei que fosse impressão minha, eu já não curto muito mas vejo muita gente usando então imaginei que essa tradução veio só depois, alias esse é o fm12?

Esse é o FM12, sim.

Postado
12 horas atrás, vvv4231 disse:

Talvez o problema para mim seja querer experimentar com as táticas e querer que tudo dê certo sempre

Rotatividade ou mudança de tática requer tempo e paciência.

Postado

Normalmente todos os processos de transição são complicados e, por vezes, dá uma aparente estagnada. A questão é você avaliar se seu plantel é realmente competitivo pro que você pretende disputar, muitas vezes um elenco que é capaz de dominar uma liga nacional (mesmo as top5) pode não ser aquele que vai te fazer brigar com força numa competição continental. Aí vai de como gerir isso, às vezes trocar um jogador que é xodó mas não tem capacidade pra competir em alto nível é uma alternativa; por outras dá pra ir fazendo o feijão com arroz enquanto vai desenvolvendo os jovens pra assumir o futuro do time, dá pra fazer também uma mistura dos dois.

Isso é no plano genérico mesmo, mas o que é mais comum de acontecer é usar esquemas táticos não muito balanceados - que deixam buracos atrás, ou não têm tanto poderio ofensivo - e normalmente um ajuste simples pode mudar completamente a cara do time. 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...