Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
  Em 02/11/2024 em 20:17, Leho. disse:

Porra, é "MUITO FM" isso aí hahahahahaha! Eu já logo tentaria convencê-lo a ficar pela grana, oferecendo um novo contrato bem gordo.

No jogo às vezes isso funciona 🤣. Às vezes não também.

Expand  

A questão do Kobel parece ser total frustração esportiva mesmo. Ele é muito bom goleiro. Muito melhor do que dão crédito, porque faz anos que ele tem que se virar com umas defesas horrorosas na sua frente e aí parece que é culpa dele que o time leva tanto gol. 

Não é de hoje que dá pra ver na cara dele que ele fica frustrado com as atuações da equipe. E recentemente parece ter piorado. Tá circulando um vídeo dele pós eliminação na Copa da Alemanha jogando as luvas contra o banco e gritando na cara dos companheiros. E ele é um cara MUITO reservado. Pra outros jogadores seria normal uma reação assim, mas ele nunca mostrou esse tipo de reação antes. Aí o pessoal tem interpretado como sinal de que tá chegando no limite dele. 

Se for, entendo ele completamente. O cara é bom. Tem futebol pra montar uma sala de troféus em casa. E pode ir para clubes onde iria ganhar o mesmo ou mais do que o Dortmund pode pagar. 

DITO ISSO, essa "notícia" do Instagram basicamente só repete o que todo mundo especula, muito baseado nessas pequenas reações dele em campo. Não acho que eles tenham qualquer fonte confiável, só tão repetindo essa impressão geral. Que eu acredito que seja verdadeira, mas ainda é baseada em especulação. 

Em 02/11/2024 em 20:17, Leho. disse:

---

Curiosamente o Dortmund bateu o RB Leipzig hoje em jogo bem parelho (2-1), foi o primeiro jogo que vi dos aurinegros no comando do Sahin. Achei nada demais, nem pra ficar preocupado tampouco algo que gere expectativas pro futuro. Me surpreendeu esse novo elenco, não conheço mt gente dali.

Expand  

Pra tu ter ideia de como andam as coisas: toda a torcida do Dortmund ficou muito feliz com a atuação contra o Leipzig. Papo de "melhor atuação da temporada disparada" (e foi mesmo) e "finalmente o time que queremos ver". 

Ou seja, tu viu o melhor que o time jogou na temporada DE LONGE e achou que foi mais ou menos... Imagina o resto.

Em 04/11/2024 em 17:17, Masca disse:

O elenco tá bem diferente mesmo, mas tem nomes bem interessantes. Só não me enche os olhos o tal do Guirassy.

Foi artilheiro do Sttutgart temporada passada, fazendo uma enxurrada de gols, principalmente no primeiro turno. Mas me parece ser mais um desses atacantes caneludos, pior até do que Füllkrug, que saiu pro West Ham. Poderiam ter buscado um centro-avante mais técnico. Saudades Lewa, Auba...hahaha

Expand  

Pô, aí vou discordar completamente. O Guirassy é um cara forte, faz bem o papel de centroavante, mas é muito técnico também. Os passes que ele tira são muito bons. Não é um cara extremamente rápido, mas técnico ele é sim.

Do que mostrou até agora, diria que é o melhor atacante do Dortmund desde o Lewandowski. Dizer que é menos técnico que o Füllkrug é foda. E isso que eu gosto mais do Füllkrug do que a maioria. 

• Diretor Geral
Postado
  Em 06/11/2024 em 11:33, Danut disse:

[...]

Pra tu ter ideia de como andam as coisas: toda a torcida do Dortmund ficou muito feliz com a atuação contra o Leipzig. Papo de "melhor atuação da temporada disparada" (e foi mesmo) e "finalmente o time que queremos ver". 

Ou seja, tu viu o melhor que o time jogou na temporada DE LONGE e achou que foi mais ou menos... Imagina o resto.

Expand  

É, aí fica complicado mesmo hahahahahaha!

Sobre o Kobel, concordo contigo: se o cara tá chegando no limite da paciência dele (sendo uma pessoa reservada), ele tá mais do que certo em buscar coisa melhor pra carreira, ainda mais sendo um goleiro de um alto nível como parece ser. Mas será que uma conversa e um aumento não o ajudariam a continuar? Porque arrumar goleiro bom hoje não é tarefa fácil.

Postado
  Em 06/11/2024 em 17:50, Leho. disse:

É, aí fica complicado mesmo hahahahahaha!

Sobre o Kobel, concordo contigo: se o cara tá chegando no limite da paciência dele (sendo uma pessoa reservada), ele tá mais do que certo em buscar coisa melhor pra carreira, ainda mais sendo um goleiro de um alto nível como parece ser. Mas será que uma conversa e um aumento não o ajudariam a continuar? Porque arrumar goleiro bom hoje não é tarefa fácil.

Expand  

O problema é que não tem margem pra aumento. Pelo que diz nesse site, ele é o 3º que mais ganha no clube, atrás do Süle (que o Dortmund se dispôs a pagar um salário que o Bayern não tava disposto a pagar) e do Guirassy. 

A gente sabe que salário de jogador é sempre aquela história, nunca a informação pública é 100% correta. Mas outros lugares também noticiaram que ele triplicou o salário quando renovou o contrato:

Kobel is now set to earn around €10m a year, which is triple the amount of his previous salary,€3.5m.

The Swiss international wanted to stay despite interest and approaches from English Premier League clubs.

Offers included Chelsea, who approached Kobel with a €20m a year salary, however, he decided to turn the offer down and stay loyal to Dortmund.

Expand  

O Marco Reus também ganhava nessa faixa aí dos 10 milhões de euros, então esse é o teto que o Borussia pode pagar. Não vai passar disso. 

• Diretor Geral
Postado
  Em 06/11/2024 em 18:32, Danut disse:

[...]

O Marco Reus também ganhava nessa faixa aí dos 10 milhões de euros, então esse é o teto que o Borussia pode pagar. Não vai passar disso. 

Expand  

Bom, então aparentemente não tem mt o que o clube fazer agora. Foda.

Postado
  Em 06/11/2024 em 11:33, Danut disse:

Pô, aí vou discordar completamente. O Guirassy é um cara forte, faz bem o papel de centroavante, mas é muito técnico também. Os passes que ele tira são muito bons. Não é um cara extremamente rápido, mas técnico ele é sim.

Do que mostrou até agora, diria que é o melhor atacante do Dortmund desde o Lewandowski. Dizer que é menos técnico que o Füllkrug é foda. E isso que eu gosto mais do Füllkrug do que a maioria. 

Expand  

Tá, TALVEZ eu tenha exagerado um pouco hahaha

Postado

Marmoush é outro nome que vai movimentar um navio de dinheiro na abertura de mercado. Dono da Bundesliga até aqui.

• Diretor Geral
Postado
  Em 10/11/2024 em 17:54, Masca disse:

Marmoush é outro nome que vai movimentar um navio de dinheiro na abertura de mercado. Dono da Bundesliga até aqui.

Expand  

Não vi nada dele nem do time dele ainda... o rapaz é talentoso mesmo?

Postado
  Em 11/11/2024 em 18:16, Leho. disse:

Não vi nada dele nem do time dele ainda... o rapaz é talentoso mesmo?

Expand  

Muito bom de bola, leho. Incisivo, drible curto com finalização rápida. Tem potencial!

• 1 mês depois...
Postado

Bayern x Leipzig rolando nesse momento já teve dois gols com menos de dois minutos de jogo. Bayern abriu com 28s de jogo, Leipzig empatou com 1min42s. De bola rolando não deve ter dado 60 segundos. 

Postado

@Danut você que acompanha mais de perto, impressão ou o Dortmund tem um bom time, mas mal treinado? Vejo bons nomes, bons jogadores, mas o time segue sendo uma imensa incógnita a cada jogo.

Postado
  Em 23/12/2024 em 13:12, Masca disse:

@Danut você que acompanha mais de perto, impressão ou o Dortmund tem um bom time, mas mal treinado? Vejo bons nomes, bons jogadores, mas o time segue sendo uma imensa incógnita a cada jogo.

Expand  

Rapaz, tá aí a questão que todo mundo está tentando responder... Como eu tô brabo que tô trabalhando dia 30 de dezembro vou gastar meu tempo respondendo isso aqui com detalhes, kkk. 

O começo de ano do Dortmund foi horroroso né. E ali claramente não tavam funcionando as ideias do treinador. Ele começou o ano colocando o time em um esquema com três zagueiros que foi péssimo. No segundo jogo da Bundesliga (empate com Werder Bremen) a escalação foi essa aqui:

image.png.ac1f17c4716cc7373824aba30a9a5196.png

Nesse esquema deu quase tudo errado:

• Exacerbou as deficiências de velocidade da zaga do Dortmund, que é de alta qualidade mas um pouco lenta - e aí com menos proteção nas alas os zagueiros ficavam o tempo todo na saudade contra os homens de ponta do adversário.
  • Na linha de proteção da defesa ficaram Emre Can, que é horroroso, e Groß, que não tem grandes qualidades defensivas. Era um deus-nos-acuda toda vez que o adversário corria para cima da defesa (e não só pelas alas, pois no meio também tinha espaços gigantes). 
  • Acentuou as deficiências de elenco. O Dortmund entrou no ano com basicamente três zagueiros no grupo (tem um quarto que é um garoto da base). É pouco em qualquer situação (mais sobre isso depois), mas é muito pior quando se joga em um esquema de três zagueiros né. Bizarro um time de elite iniciar a temporada nessa situação, considerando que o treinador já tava definido desde o começo da pré-temporada. Se ele pensava em jogar assim, tinha que ter tido alguma outra movimentação no mercado. Se não tinha essa possibilidade, o treinador não devia ter nem cogitado jogar assim. 
  • O ataque tinha zero ideias. É até engraçado pensar, porque com a defesa tão exposta era de se imaginar que o problema era falta de equilíbrio e um foco excessivo no ataque, mas na real o ataque não estava fazendo nada também. Brandt é um cara que precisa de mais gente dando opção de jogo pra ele, não é o cara pra resolver sozinho. O Sabitzer também não é muito disso, embora seja um pouquinho melhor que o Brandt na função. Mas ambos estão subaproveitados sem o devido apoio.

Nesse momento do ano a culpa com certeza era do Sahin, porque o time estava absurdamente mal escalado, mal desenhado, mal organizado. E ele demorou um pouco a perceber. Eventualmente começou a corrigir um pouco. Contra o St. Pauli, na 7ª rodada (vitória por 2x1), o esquema foi esse aqui:

image.png.7fcd6ee9ac7658b937eb480156e4ef6e.png

Já tem algumas melhoras. Quatro na linha lá atrás, com dois laterais de ofício. O Brandt centralizado, participando melhor da distribuição e menos da conclusão da jogada. O Malen dando uma opção de ponta de verdade (ele especificamente jogou muito mal nesse período, mas a posição em si precisava de alguém). 

Só que nesse período o time oscilou muito, incluindo também várias mudanças nesse desenho. Ao mesmo tempo, começaram as muitas lesões no elenco, e aí ficou até difícil de avaliar o que é invencionice do treinador e o que é ele olhando pro banco e dizendo "bom, só tem vocês mesmo...".

As lesões são um capítulo a parte na história. O Dortmund sofreu demais com lesões nesse semestre. É um assunto recorrente em Dortmund, inclusive. Já foi assim em outros anos. Quanto disso é responsabilidade da equipe de preparação física eu não sei. Nem me arrisco a especular, porque não tenho nenhum conhecimento né. Mas chama a atenção que acontece todo ano quase.

Um segundo fator que eu vejo é que o Dortmund estando nessa 2ª prateleira do futebol de ponta mundial acaba por vezes só conseguindo trazer/segurar jogadores que são notadamente mais suscetíveis a lesões (o próprio Reus, por exemplo, se não tivesse a carreira cheia de lesões jamais teria ficado no Dortmund tanto tempo, porque teria qualidade pra ir para um time nível Barcelona/Real/afins). 

Além disso, tem a questão do elenco curto. Que também está em parte relacionada com a posição do Dortmund no futebol mundial. Para manter um elenco com jogadores tão caros, acaba se cortando na quantidade de peças. Por outro lado, mesmo compreendendo essa situação, a minha avaliação (e de muita gente) é que a diretoria errou feio na quantidade de jogadores do elenco. Para um bom elenco com opções de banco faltam pelo menos mais um lateral esquerdo, um zagueiro, um volante, um ponta, um armador e um centroavante. Mesmo que se diga que não dá para ter tudo, não dava para ir pro ano faltando tanta gente assim. 

Contra o Wolfsburg, na eliminação na Copa da Alemanha (2x1 após prorrogação), o time foi esse aqui:

image.png.623d7e57cc7a8a068ecf728341b64bd3.png

Emre Can em péssima fase jogando improvisado no miolo de zaga. Groß improvisado na lateral. Malen em fase terrível no time titular. Brandt puxado para volante. Beier (que é centroavante) jogando de armador. Uma tristeza.

Só que aí tu olha pro banco e ele tem os seguintes jogadores: Meyer, Sabitzer, Campbell, Paulina, Kabar, Lührs, Mané, Azhil, Wätjen. Se tu disser que não conhece quase ninguém, não te preocupa. Nem eu conheço. É tudo garoto da base (fora o Meyer, que é o goleiro reserva, e o Sabitzer, que tava baleado e só entrou no finalzinho)

Para comparação, a lista de lesionados nesse jogo: Yan Couto, Anton, Süle, Ryerson, Gio Reyna, Adeyemi, Duranville. A diferença de nível entre os machucados e os que estavam no banco é gritante. Nessa situação, vai culpar o treinador que o time não jogou bem e acabou perdendo na prorrogação? 

Essa onda de lesões continuou até o final do ano. No último jogo da Bundesliga (também contra o Wolfsburg, vitória por 3 a 1) quase que o Dortmund foi a campo sem os quatro zagueiros do grupo - no fim o Schlotterbeck se recuperou mais rápido de lesão e foi a campo ao lado do improvisado Emre Can. Então continua difícil de avaliar. 

image.png.9eb35de5e371d4e9ea66126cbbe6ad65.png

Fora isso, pelo lado positivo, dá para notar que algumas coisas estão melhor estabelecidas. A linha de quatro na defesa tá mais consolidada (nesse jogo com Can e Groß improvisados, mas idealmente com Süle/Anton e Ryerson), não tem mais aquela fragilidade toda dos jogos iniciais. O Bensebaini que com o treinador anterior não era nem opção de banco tem jogado bastante bem com o Sahin, mérito do treinador. O Nmecha também finalmente achou seu lugar no clube, e tem servido bem nessa posição de primeiro volante - outra mudança que veio com o Sahin. No ataque o Brandt tá sendo colocado pra jogar do jeito que gosta, e os pontas estão tendo espaço para mostrar seu futebol. 

De negativo, o time ainda tem uma fragilidade defensiva alta demais para as pretensões que tem. O jogo ofensivo ainda depende muito do "toca no Gittens que ele resolve", o Beier não parece ter um lugar estabelecido no esquema (mas gostei bastante desse último jogo especificamente, em que o Sahin colocou ele como segundo atacante mesmo, a ver se vai repetir no futuro), e tem momentos em que o time parece que se apaga em campo. 

Em resumo: o começo do ano do Sahin foi muito ruim. As ideias dele não faziam nenhum sentido com o elenco que foi montado. Parecia que o cara tava passando na rua e puxaram ele pra treinar na hora do jogo, sem conhecer ninguém do grupo, aí só saiu colocando a galera em campo pra ver o que dava, sem saber o que cada um faz bem e tal. Muito ruim mesmo. E demorou para corrigir. Tanto demorou que o Dortmund está fazendo sua pior temporada em uns dez anos. 

Mas eventualmente deu para ver algumas mudanças para melhor sim. Ao mesmo tempo, as lesões atrapalharam demais. O time ainda está oscilando de uma forma inaceitável para a qualidade do grupo e as pretensões que tem. Mas é difícil, nesse momento, saber dizer o quanto é culpa do Sahin e o quanto é esse amontoado de lesões impedindo qualquer continuidade de ideias. Me parece que ele está começando a encontrar o caminho, mas ainda é uma situação tão frágil que também não me surpreenderia voltar da pausa de inverno com umas três derrotas seguidas e crise completa instaurada. 

O outro grande ponto é a construção do elenco. Aí o grande foco é o Diretor de Futebol (Sebastian Kehl), que na minha avaliação tem feito um trabalho péssimo. Mas isso dá assunto para um outro post desse tamanho. Quem sabe dia 02 de janeiro... 

Postado

Eu ia perguntar isso do final, qual a parcela do planejamento do futebol do clube, porque na Alemanha não parece que deixam o treinador tão livre pra decidir tudo.

De forma geral, eu tenho resistência a esquemas com 3 zagueiros muito por coisas assim, da dificuldade de achar equilíbrio e quão mais fácil as coisas encaixam ao usar laterais. A linha de 3 só se justifica quando há encaixe perfeito ao menos pra defender; é raro uma linha de 3 que ataca bem, então muitos casos de sucesso ainda atacam com 1 jogador a menos.

Postado
  Em 30/12/2024 em 14:44, Douglas. disse:

Eu ia perguntar isso do final, qual a parcela do planejamento do futebol do clube, porque na Alemanha não parece que deixam o treinador tão livre pra decidir tudo.

Expand  

No geral quem comanda essa parte é o diretor de futebol mesmo. No caso do Dortmund, uma coisa que é dita é que supostamente o Sahin teria pedido (ou, pelo menos, simpatizado com a ideia) um elenco mais curto para ter espaço para colocar os garotos da base. Só que esses garotos não apareceram em momento algum. Talvez porque o começo de ano foi tão horrível que todo jogo virou um "tem que vencer senão a crise se instaura de vez". 

Sendo verdade ou não essa história, boa parte da culpa recai sobre o diretor de futebol. Mesmo que o treinador tenha dito que prefere um elenco mais curto, era ele que era responsável por dizer "olha, desse jeito não dá não" e ir atrás de mais gente. Do que vejo na torcida inclusive a posição é muito mais consolidada contra o Sebastian Kehl do que contra o Nuri Sahin (que muita gente quer que saia, mas alguns defendem). 

Para além da questão do tamanho do elenco a outra grande crítica é sobre o perfil de contratações. Os melhores momentos do Dortmund na "era moderna" do futebol foram todos investindo em garotos menos consolidados né. Promessas que estavam se destacando em ligas menores ou então garotos que não conseguiram espaço no elenco principal dos grandes clubes. Mas aí a gente olha as contratações das duas últimas temporadas:

image.png.37e06a7ada22e4853f96587fcc6107ce.png

Tirando o Maatsen e o Sancho que foram empréstimos de emergência, temos quatro atletas, todos vindos de outros clubes da Bundesliga. O Sabitzer chegou com 29 anos, o Füllkrug com 30. Quase 40 milhões de euros em dois atletas iniciando a curva de declínio da carreira. O Füllkrug saiu depois por mais que isso pro futebol inglês, mas só porque os outros fizeram um negócio pior não quer dizer que a compra tenha sido boa. 

Bensebaini é outro que chegou já com 28, mas pelo menos veio de graça né. Mas é outro caso de jogador que não chega com potencial para mudar o nível do time. Se pensar que perdeu o Rafael Guerreiro pro Bayern, não tem como o Bensebaini manter o mesmo nível. 

O Nmecha é mais jovem, chegou com 22 anos. Mas ninguém entende até hoje o que o Dortmund viu pra pagar 30 milhões nele. E olha que essa temporada ele melhorou MUITO. Ainda assim é um jogador pra 20 milhões no máximo, não justifica os 30 nem no seu melhor momento. E se pegar pelo que apresentou no ano passado de graça estaria caro ainda. 

image.png.3656de2f2039b85e79dde0c235ea7ad2.png

Pra esse ano não mudou muito o perfil. Três atletas consolidados na Bundesliga, dois do futebol inglês. O Yan Couto é o menos consolidado, mas tá longe de ser uma promessa daquelas que se consegue baratinho. O Groß tem 33 anos, o Guirassy 28, o Anton 28 também. O Beier tem 22 e foge um pouco ao perfil, mas também já se pagou um preço bem elevado pois ele já era destaque absoluto em outro time da Bundesliga. 

A impressão que o povo tem é que sob a direção do Kehl o departamento de futebol do Dortmund não tem "criatividade". É só contratação de gente que já tá bem consolidada no mesmo nível de futebol, por valores elevados e sem potencial de um resultado muito acima. É pagar e levar aquilo ali mesmo. 

Inclusive, o fato de estar pagando tanto por jogadores já consolidados é parte do motivo pelo qual o elenco é tão curto. Talvez apostando mais em promessas desse pra trazer uns 3 ou 4 pelo preço de 1 ou 2 desses aí, pensando transferência + salários...

• 2 semanas atrás...
Postado

Polêmica na Bundesliga: Tribunal Desportivo decidiu hoje que o jogo entre Union Berlin e Bochum, que terminou em 1 a 1, deve ser considerado um 2 a 0 para o Bochum. Ainda cabe recurso.

Contexto da situação é que nos acréscimos da partida o goleiro do Bochum foi atingido na cabeça por um isqueiro. Recebeu atendimento no campo, mas o médico do clube entendeu que ele não poderia continuar a jogar por conta do risco de ter sofrido alguma lesão mais profunda. Nisso os dois times foram pro vestiário. O Bochum não queria jogar mais, mas acabou voltando a campo 28 minutos depois, com um homem de linha no gol. No fim os dois times ficaram três minutos tocando bola de um lado pro outro até o juiz encerrar a partida. 

Agora o tribunal decidiu que o Union foi culpado pela situação e com isso deu a vitória pro Bochum. O Union deve recorrer. 

Se confirmada a decisão vai ser a primeira vitória do Bochum fora de casa no campeonato, diminuindo a distância pra saída da zona de rebaixamento pra 2 pontos. É uma situação que pode ter impacto lá no fim do campeonato. 

Postado

Em outra nota, o Dortmund renovou contrato com o Sebastian Kehl como diretor desportivo. Já falei um tanto sobre a atuação dele uns posts acima. Hoje quero destacar a fala do Lars Ricken:

“Sebastian e eu nos conhecemos e confiamos um no outro há muitos anos. Ao longo das últimas semanas, realizámos debates intensos sobre conteúdos, estruturas e questões económicas e chegámos agora a uma conclusão positiva. O nosso objectivo principal é claro: nos próximos anos, queremos estar continuamente representados na UEFA Champions League e desempenhar o papel necessário para isso na Bundesliga. Para atingir estes objetivos, continuaremos a reunir todas as nossas forças. Como diretor esportivo, Sebastian tem todo o meu apoio neste esforço.”

Expand  

Tem anos que o pessoal acusa o Dortmund de falta de ambição e eu sempre defendi que o clube tem que ser realista em um cenário que o Bayern tá muito a frente em termos financeiros. Mas o Dortmund acaba de ser vice-campeão da CHAMPIONS, foi vice alemão (com o título absolutamente na mão) duas temporadas atrás. O campeão atual é o Leverkusen(!!). E a diretoria sequer fala em disputar o título. Só querem "desempenhar o papel necessário para estar na Champions". 

VÃO TOMAR NO CU.

É óbvio que no ano atual se chegar na Champions é lucro, com a situação de tabela e o futebol bosta apresentado. Mas tem um mundo de diferença entre um discurso de "olha, não tivemos o começo que queríamos, então esse ano nosso objetivo é garantir a classificação continental, estando em posição pra isso a gente vê se consegue mais" e "temos claro que o nosso objetivo para os próximos anos é essa zona aí de terceiro/quarto lugar". Vão se foder, sério. Diretoria com mentalidade derrotista do caralho. 

Postado

Terceiro post na sequência, mas vamos lá.

Aparentemente o Frankfurt vai fechar a venda do Marmoush pro City por 60-80 milhões de euros. Vi um comentário no Twitter falando sobre a venda de atacantes do Frankfurt e fui dar uma olhada. Rapaz, é incrível os negócios que esse clube fez nos últimos anos. A maior fábrica de one season wonders, e todo ano conseguem empurrar jogador para um trouxa diferente.  

1. Luka Jovic: contratado por 23 milhões de euros em 2017, vendido por ao Real Madrid 63 milhões em 2019. Não jogou mais nada na carreira. Saiu de graça do Real pra Fiorentina, e depois por 500 mil da Fiorentina pro Milan. Atual temporada tem 3 jogos e nada mais.  
  2. Sebastien Haller: contratado por 12 milhões junto ao Utrecht em 2017, vendido ao West Ham por 50 milhões em 2019. É o que chegou mais próximo de ser bom jogador depois que saiu do Frankfurt, mas mesmo assim não justificou o valor pago. Do West Ham foi pro Ajax por 22 milhões, do Ajax pro Dortmund por 31 milhões, aí teve o câncer e a carreira meio que acabou (mas essa parte nem dá pra considerar né, doença é um negócio que pode acabar com a carreira de qualquer um). 
  3. André Silva: contratado por 3 milhões de euros em 2020 junto ao Milan, saiu em 2021 por 23 milhões pro Leipzig. Não se firmou no novo clube, foi emprestado, voltou ao Leipzig, e tá ali não fazendo muita coisa hoje (na temporada tem 14 jogos, 1 gol e 2 assistências).
  4.  Kolo Muani: contratado de graça junto ao Nantes em 2022, vendido por 95 (!!!) milhões de euros ao PSG em 2023. Na temporada tem 14 jogos, 2 gols e 1 assistência.
  5. Marmoush: contratado de graça junto ao Wolfsburg em 2023, prestes a ser vendido por mais de 60 milhões de euros. A ver o que será depois...
Postado

Pior que o Jovic apareceu como um meteoro também, fazia gol de todo jeito naquela temporada.

A venda do Muani que pra mim foge até considerando o mercado inflacionado. Tem sobretaxas por ser PSG, por ser francês, por gol em Copa...

Postado

Dortmund pro jogo de hoje contra o Leverkusen não vai contar com Bensebaini, Anton, Schlotterbeck, Emre Can, todos gripados. O planejamento foi horrível, mas esse time também tem um azar inacreditável. 

Junta com o Süle que já tava lesionado e o time vai iniciar o ano sem o seu único lateral esquerdo, sem seus três zagueiros, e sem o volante que costuma jogar improvisado na zaga quando falta alguém.

Provável escalação deve ter o Ryerson improvisado na esquerda, Yan Couto pela direita, um garoto do sub-23 estreando no profissional na zaga (edit: corrigindo, ele entrou em duas partidas no segundo tempo já), e algum torcedor que se disponibilizar como segundo zagueiro. 

• Diretor Geral
Postado
  Em 09/01/2025 em 18:57, Danut disse:

[...] Vão se foder, sério. Diretoria com mentalidade derrotista do caralho. 

Expand  

Pior que essa é uma sensação que eu tenho do Dormtund dos últimos anos mesmo, embora eu tenha assistido mt menos a Bundesliga também (tô falando bem de longe, hahaha). Me parece que pros caras (diretoria + CT) essas campanhas medianas já é o suficiente, com exceção quando eles conseguem incomodar o Bayern. Parece que tá tudo bem ficar ali brigando com mais 4 ou 5 times por vaga europeia e beleza.

Porra mermão, é o Dortmund né?

Em 10/01/2025 em 13:16, Danut disse:

Terceiro post na sequência, mas vamos lá.

Aparentemente o Frankfurt vai fechar a venda do Marmoush pro City por 60-80 milhões de euros. Vi um comentário no Twitter falando sobre a venda de atacantes do Frankfurt e fui dar uma olhada. Rapaz, é incrível os negócios que esse clube fez nos últimos anos. A maior fábrica de one season wonders, e todo ano conseguem empurrar jogador para um trouxa diferente.  

1. Luka Jovic: contratado por 23 milhões de euros em 2017, vendido por ao Real Madrid 63 milhões em 2019. Não jogou mais nada na carreira. Saiu de graça do Real pra Fiorentina, e depois por 500 mil da Fiorentina pro Milan. Atual temporada tem 3 jogos e nada mais.  
  2. Sebastien Haller: contratado por 12 milhões junto ao Utrecht em 2017, vendido ao West Ham por 50 milhões em 2019. É o que chegou mais próximo de ser bom jogador depois que saiu do Frankfurt, mas mesmo assim não justificou o valor pago. Do West Ham foi pro Ajax por 22 milhões, do Ajax pro Dortmund por 31 milhões, aí teve o câncer e a carreira meio que acabou (mas essa parte nem dá pra considerar né, doença é um negócio que pode acabar com a carreira de qualquer um). 
  3. André Silva: contratado por 3 milhões de euros em 2020 junto ao Milan, saiu em 2021 por 23 milhões pro Leipzig. Não se firmou no novo clube, foi emprestado, voltou ao Leipzig, e tá ali não fazendo muita coisa hoje (na temporada tem 14 jogos, 1 gol e 2 assistências).
  4.  Kolo Muani: contratado de graça junto ao Nantes em 2022, vendido por 95 (!!!) milhões de euros ao PSG em 2023. Na temporada tem 14 jogos, 2 gols e 1 assistência.
  5. Marmoush: contratado de graça junto ao Wolfsburg em 2023, prestes a ser vendido por mais de 60 milhões de euros. A ver o que será depois...
Expand  

Putz, eu nunca tinha feito essa associação HAHAHAHAHA! E caralho, essa venda do Muani é a melhor de todas, que lucro abissal eles tiveram. E pra fazer o advogado do diabo, eu gostava do Jovic quando despontou hahaha, achei que viraria pelo menos um jogador decente de grande liga. Mas nem isso virou.

Postado

Pior que coincidentemente uns dias atrás eu tava lendo uns comentários sobre esses caras do Frankfurt, e do flop deles em outros times, e o argumento principal era de que eles davam certo jogando de um jeito muito específico no Frankfurt, geralmente em dupla de ataque onde um complementava o outro, e aí do nada no outro time começam a jogar como 9 sozinhos mesmo, e aí a coisa desanda.

Claro, não dá pra dizer que é só isso, senão a situação ia ser muito fácil, só escalar eles em dupla de ataque de novo pra extrair o melhor futebol, e aparentemente isso não deve funcionar já que a maioria não joga nada há anos e provavelmente nesse meio tempo já jogaram novamente pelo menos num 4-4-2. Mas ainda assim, achei um ponto interessante. 

Postado
  Em 10/01/2025 em 17:31, Leho. disse:

Pior que essa é uma sensação que eu tenho do Dormtund dos últimos anos mesmo, embora eu tenha assistido mt menos a Bundesliga também (tô falando bem de longe, hahaha). Me parece que pros caras (diretoria + CT) essas campanhas medianas já é o suficiente, com exceção quando eles conseguem incomodar o Bayern. Parece que tá tudo bem ficar ali brigando com mais 4 ou 5 times por vaga europeia e beleza.

Porra mermão, é o Dortmund né?

Expand  

Pois é. Pessoal falava isso a um tempo já, e eu sempre defendi que a diretoria estava apenas sendo pé no chão para evitar aquele oba-oba de "vamos ser campeões e atropelar todos" que também leva a expectativas irreais e crises quando o time não faz tudo certo. Mas tenho sido forçado a reconhecer que não é só mentalidade pé-no-chão, é mentalidade derrotista mesmo. 

Em 10/01/2025 em 17:31, Leho. disse:

Putz, eu nunca tinha feito essa associação HAHAHAHAHA! E caralho, essa venda do Muani é a melhor de todas, que lucro abissal eles tiveram. E pra fazer o advogado do diabo, eu gostava do Jovic quando despontou hahaha, achei que viraria pelo menos um jogador decente de grande liga. Mas nem isso virou.

Expand  

Então, eu também achava que o Jovic ia ser bom jogador. Não nível estrela do Real, mas achei que era um cara que podia ser interessante pra eles sim, como opção de elenco. 

O bizarro é que no Frankfurt ele jogou muito mesmo, como o @Douglas. falou. Não é um cara que nunca jogou nada. Mas parece que gastou todo o futebol em uma temporada. 

Postado

Dortmund perdeu pro Leverkusen por 3 a 2.

Derrota absolutamente esperada e normal nas circunstâncias. Era o QUINTO zagueiro do grupo e depois quem sobrou do elenco que se dispôs a jogar numa posição que nunca jogou, acompanhados de um lateral esquerdo que não faz parte do time profissional. Contra a máquina do Leverkusen.

Dito isso, chega a ser engraçado que o Dortmund volta pro segundo semestre depois do desastre que foi o semestre passado pensando que é hora de embalar, e o primeiro gol foi sofrido com VINTE E QUATRO SEGUNDOS de partida. Enfim, falha clara de posicionamento do Ryerson, que é lateral e tava improvisado na zaga, normal pela situação. Mas porra, 24 segundos.

No mais, triste ver parte da torcida no Twitter xingando o Kabar (o lateral esquerdo) dizendo que ele não devia estar ali. É ÓBVIO que ele não devia estar ali. Ele tem 18 anos e joga na 3ª divisão. Jogou porque não tinha outro pra jogar. Aí vão lá e caem em cima do garoto? O time B tem um monte de gente que não vai chegar no nível do time principal. Ele provavelmente é um deles. Mas é normal isso, não existe time B que é só craque em formação (só no FM). Torcida perde a noção por vezes.

• Diretor Geral
Postado
  Em 10/01/2025 em 22:23, Danut disse:

[...] Derrota absolutamente esperada e normal nas circunstâncias. Era o QUINTO zagueiro do grupo e depois quem sobrou do elenco que se dispôs a jogar numa posição que nunca jogou, acompanhados de um lateral esquerdo que não faz parte do time profissional. Contra a máquina do Leverkusen.

Expand  

Rapaz, eu abri o app do Sofascore pra ver as escalações e não reconheci quase ninguém, kkkkkkkkkk! Meu Deus.

Mostrar conteúdo oculto

Em 10/01/2025 em 22:23, Danut disse:

[...] Torcida perde a noção por vezes.

Expand  

E infelizmente não é exclusividade do Dortmund. Nossa sociedade tá uma merda, e o Twitter é o pior exemplo disso. Coitado do Kabar, que os companheiros e o próprio clube consigam dar um suporte pra ele, psicológico fica bem bagunçado nessas horas.

Postado

Dortmund deve repetir a escalação hoje contra o Kiel. 

Vamos ver. Contra o Leverkusen era óbvio que ia perder. Do Kiel tem que ganhar mesmo que jogue com o sub-17. 

EDIT: Não vai ser a mesma escalação. Kobel - Ryerson, Can, Schlotterbeck, Bensebaini - Nmecha - Duranville, Sabitzer, Brandt, Gittens - Guirassy 

Schlotterbeck, Can e Bensebaini voltando de doença. Can improvisado na zaga. Mas muito melhor do que a escalação do jogo anterior. 

EDIT²: Kiel 1 a 0, kkkk. Erro de cobrança de lateral na defesa. 

EDIT³: Kiel 2 a 0, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nem cinco minutos depois.  

----

Parei de contar os edits. 

Dortmund absolutamente perdido em campo. Não levou o terceiro por muito detalhe agora. No lance seguinte o Duranville levou um amarelo que claramente precisou fazer a falta porque não tinha ninguém minimamente em posição para defender. Se apertar o Kiel transforma em goleada.  

-----

3 a 0 no último lance antes do intervalo. Sahin demitido no túnel, qualquer outra coisa é inaceitável. Esqueçam tudo que falei sobre o time estar dando sinais de melhora. Ainda não tem um dos zagueiros e tem gente longe do 100%, mas estamos falando de uma equipe com DUAS VITÓRIAS EM DEZESSEIS JOGOS. E que tá atropelando completamente o Dortmund. Antes mesmo dos gols o Dortmund era só chuveirinho pra área ou "toca no Gittens e ele que se vire contra três marcadores". Depois do primeiro gol o time não existe mais em campo, é um bando de garoto de escola correndo perdido atrás da bola. 

• Diretor Geral
Postado
  Em 30/10/2024 em 00:47, Leho. disse:

Pode parecer oportunismo meu, mas quando surgiu o nome do Sahin como treineiro aurinegro eu torci o nariz.

Pelo visto vai se confirmando uma má escolha mesmo então.

Expand  

Eu já havia te alertado lá em Outubro, @Danut. Abre teu olho comigo, hahahahaha.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...