Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se
  • 0

Ajuda com Tática no FM23: Estilo de Jogo para Aproveitar Atributos Físicos e Passes Longos


viegaz71

Pergunta

Olá pessoal,

Estou jogando o FM23 na Série A do Campeonato Amazonense e meu clube acabou de ser promovido da Série B. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para criar uma tática que aproveite bem a vantagem que tenho em atributos físicos dos meus jogadores, focando em passes em profundidade e lançamentos diretos.

Eu não quero uma tática necessariamente defensiva, mas que consiga explorar bem a velocidade e a força física dos meus jogadores para criar oportunidades de gol. Algumas perguntas que tenho são:

  1. Quais formações são mais propícias para esse estilo de jogo direto?
  2. Quais funções e papéis devo atribuir aos meus jogadores para maximizar esse estilo?
  3. Quais atributos e características são essenciais para os jogadores nesse tipo de tática?
  4. Vocês poderiam me dar alguns exemplos, seja na vida real ou em táticas de outros jogadores, que ilustram bem essa abordagem?

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

a formação/tática em si a melhor escolha seria com o que vc tem no elenco, se vc tem zagueiros de qualidade em abundancia, mete 3 zagueiros, tem muitos pontas, tática com pontas, tem muito centroavante, bota 2 centroavante, em fim, a tática em si não diz se seu time é defensivo ou ofensivo, o que diz são seus jogadores então da uma boa olhada no elenco e monta com o que vc tem de mehor.

Como seu time tem bom físico, seria legal um gangpress (no proprio estilo já tem táticas boas pra esse estilo, porém como eu disse antes, veja seus jogadores), para rouba esse bola do meio pra frente e partir do contra ataque, MAS se seu time não tem tanta qualidade técnica eu acharia muito arriscado, então eu recomendaria um meio termo, joga com linhas normais porém ser mais agressivo na marcação do meio para trás. teria que ver a tatica que vc escolher para dar dicas de funções e etc, depois manda a tática que vc escolheu pra dai sim dá dicas nesse questão.

eu usaria pontas e alas, um 4141 seria legal, um volante na função de defender e 2 zagueiros defender, alas apoiar e extremos atacar, ai dois meias com função de ataque ou apoio/ataque. (isso eu falando sem ver elenco/familiarização e etc claro.)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
47 minutos atrás, Newoldd disse:

a formação/tática em si a melhor escolha seria com o que vc tem no elenco, se vc tem zagueiros de qualidade em abundancia, mete 3 zagueiros, tem muitos pontas, tática com pontas, tem muito centroavante, bota 2 centroavante, em fim, a tática em si não diz se seu time é defensivo ou ofensivo, o que diz são seus jogadores então da uma boa olhada no elenco e monta com o que vc tem de mehor.

Como seu time tem bom físico, seria legal um gangpress (no proprio estilo já tem táticas boas pra esse estilo, porém como eu disse antes, veja seus jogadores), para rouba esse bola do meio pra frente e partir do contra ataque, MAS se seu time não tem tanta qualidade técnica eu acharia muito arriscado, então eu recomendaria um meio termo, joga com linhas normais porém ser mais agressivo na marcação do meio para trás. teria que ver a tatica que vc escolher para dar dicas de funções e etc, depois manda a tática que vc escolheu pra dai sim dá dicas nesse questão.

eu usaria pontas e alas, um 4141 seria legal, um volante na função de defender e 2 zagueiros defender, alas apoiar e extremos atacar, ai dois meias com função de ataque ou apoio/ataque. (isso eu falando sem ver elenco/familiarização e etc claro.)  

Opa, obrigado por responder.

Eu estou tentando emplacar um 4-4-2 com médios alas atacando, um ponta de lança e um avançado recuado. A intenção era que os lançamentos chegassem nesse ponta de lança mais avançado para que ele ganhasse na velocidade. Mas o que está acontecendo é que ele está sempre disputando lá na frente sozinho contra os zagueiros.

Será que devo avançar mais esses médios alas?

Esse estilo de jogo é realmente algo que eu quero manter como identidade, ter um time mais forte fisicamente mesmo que em detrimento da técnica, para ganhar bolas seja na força ou na velocidade e ter vantagens na bola parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara, como vc ta sendo bem direto no seu jogo e quer ter dois atacantes, tenta um 343 com um MAC atras desses seus atacantes pra disputa a sobra de bola, pq se seus atacantes não tão ganhando o duelo e nem a sobra, seria bom ter mais alguem ali pra auxiliar nisso principalmente na sobra, ou muda o estilo de jogo pra não ser tão direto assim, senão vai perdi bastante a posse e tomar contra ataque. 

se quiser manter a tática, recua mais o lateral pra não subi e sobe um medio ala pra ponta como avançado anterior, a tática não vai estar "bonita", mas ai é so lateral e meia serem mais defensivo para cobrir aquele lado.

Editado por Newoldd
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
4 horas atrás, Newoldd disse:

cara, como vc ta sendo bem direto no seu jogo e quer ter dois atacantes, tenta um 343 com um MAC atras desses seus atacantes pra disputa a sobra de bola, pq se seus atacantes não tão ganhando o duelo e nem a sobra, seria bom ter mais alguem ali pra auxiliar nisso principalmente na sobra, ou muda o estilo de jogo pra não ser tão direto assim, senão vai perdi bastante a posse e tomar contra ataque. 

se quiser manter a tática, recua mais o lateral pra não subi e sobe um medio ala pra ponta como avançado anterior, a tática não vai estar "bonita", mas ai é so lateral e meia serem mais defensivo para cobrir aquele lado.

Pois é, eu ainda estou tentando entender como funciona cada atributo, função e característica na prática dentro do game. Eu achei que meu ponta de lança, sendo mais veloz que os zagueiros, iria sempre sair na vantagem atacando a linha de impedimento com os passes em profundidade. Mas, na prática, ele está recebendo muitos lançamentos e ficando em desvantagem com os zagueiros rivais.

Os meus médios alas não chegam na frente a tempo de espaçar a defesa adversária e criar espaço. Meu outro avançado desce muito para receber a bola no meio-campo, mas não participa muito porque a maioria dos passes são lançamentos para a frente. O ponta de lança perde bastantes duelos na frente, mas a sobra geralmente é nossa, porque meu médio mais defensivo e meus zagueiros são bem fortes e raramente perdem o duelo.

Já percebi que eu levo vantagem contra times que sobem muito a linha defensiva. O problema é contra times de posse de bola. Contra esses, meu time costuma fazer muitas faltas e tem pouco espaço para atacar em velocidade.

Na verdade, não é que eu não queira mudar o estilo de jogo direto, eu quero mesmo é encontrar a melhor forma de usar esses jogadores que são mais aptos fisicamente, zagueiros fortes e altos, beiradas rápidos, etc., mas que pecam na técnica. Se tiver algum exemplo de outro estilo de jogo nessa pegada, eu agradeceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...