Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Road to World Cup 2026: C1:2 - Soy loco por ti, Copa América. [Att: 09/08]


Fujarra

Posts Recomendados

roadtoworldcup76e55db41debcda2.png

Oiê :3 Olha só quem voltei :3

É meus amigos, cá de volta. Pra quem não se lembra, eu tentei no início do ano um formato interativo, onde os leitores escolheriam todos os meus caminhos no save por meio de votação. O que eu não contava era que eu seria hackeado por alguém da Ásia que invadiria todas as minhas redes sociais e outras contas tipo Netflix e principalmente a Steam. Mesmo resgatando minha conta Steam depois de quase 1 mês, eu não conseguia mais jogar o FM24 pois eu jogava emprestado da conta do @#Vini, e, desde que eu resgatei minha conta, ela não funciona mais direito. No caso de algum jogo emprestado, eu sou "kickado do jogo" do nada. E mesmo minha conta agora não funciona mais com senha (é, eu redefino a senha e mesmo assim acusa que está errada). Só consigo logar minha Steam usando o celular com QR Code. Sério, nunca tentem baixar o Office pirata, vocês vão se arrepender. 🥲 Mas só para os "curiosos", eu cheguei a ser vice da Champions da Oceania e venci o campeonato nacional na temporada seguinte que nunca postei por ranço do que rolou.

Pois bem, o FM entrou em promoção semana passada, por acaso recebi um dinheirinho extra e enfim o bicho carpinteiro pra jogar FM (que já estava coçando a meses) falou "vai lá Marcio, compra, compra!" e pois bem, comprei. Mas não vou ressuscitar aquela ideia de save pois não quero nada tão caótico novamente. Quero retornar as origens com um save simples e direto, relatando os jogos, falando dos jogadores e buscando um objetivo. E nada melhor do que fazer isso num save que já tentei antes e não consegui pois tive um problema técnico (sério, eu preciso me benzer).

 

objetivos51a8975eaee4a7f6.png

Pra quem não estava aqui na época ou não se lembra, eu tentei fazer um save de seleções inspirado no clássico jogo da FIFA de 98, o "Road to World Cup 98", que você podia pegar literalmente qualquer seleção e tentar classificar pra copa. Eu joguei aquele jogo até meus dedos explodirem quando era criança e me amarrava nesse conceito, tentando classificar todo tipo de seleção ruim pra copa. Agora, depois de velho, nada como trazer esse desafio para o bom e velho FM.

As minhas regras auto-impostas para este save são:

• Começar dia 01/01/2023 e cumprir todo o ciclo até a Copa de 2026 (e isto inclui jogar mesmo se não existirem mais chances de ir a Copa, eu que lute).
• Jogar com uma seleção de cada confederação.
Não abdicar de uma formação/estilo de jogo, independente das dificuldades.
• Só jogar com seleções que nunca se classificaram para uma Copa.
• Ao fim do ciclo com uma seleção, voltar a 2023 e começar com outra seleção.

Existem regras mas, e quais são os objetivos?

Pois bem, classificar para a Copa do Mundo. Claro que durante o ciclo, jogarei outras competições ou classificatórias, mas o foco é a Copa do Mundo. Uma vez classificado pra Copa, meu trabalho estará feito e só me restará desfrutar do torneio.

E claro, tentar fazer o desafio até o final dessa vez, risos.

 

selecoesabe206aa891ba278.png

Jogarei com 6 seleções ao total, e dividirei as postagens da seguinte forma:

1: 2023
2: 2024
3: 2025/2026
4: Copa

Como o ciclo de copa não tem muitos jogos, isso permitirá que as postagens tenham mais detalhes sobre os jogadores e os jogos em si, mostrando minhas impressões e afins. No fim, caso consiga classificar a seleção pra Copa, a quarta postagem será destinada a ela. Falarei mais sobre elas agora.

 

1vecc85a24496477e42.png

A Venezuela é a única das 10 seleções da CONMEBOL que ainda não conseguiu jogar uma Copa do Mundo, muito por conta do interesse tardio pelo futebol. Enquanto as outras seleções sulamericanas criaram suas federações no início do Século, a Venezuela fundou sua associação em 1926 e só foi se filiar a FIFA em 1952. Por muito tempo foi o saco de pancadas no continente e só pra ter uma ideia, até o ciclo da Copa de 98, eles só haviam vencido 2 jogos das eliminatórias. A partir do ciclo pra 2002 a chave virou, e a vinotinto começou a acumular bons resultados, flertando várias vezes com o sonho da classificação e inclusive conseguindo bons resultados em outras competições, como o 4º lugar na Copa América de 2011. Com a evolução dos jogadores venezuelanos e o alargamento de vagas para a CONMEBOL (6,5/10), acredito que a classificação direta seja um sonho possível. Vou começar o desafio por aqui da mesma forma que o primeiro começou.

 

2al5c9f528de40d2bef.png

A Albânia é apaixonada pelo futebol e pra mim, é um pecado nunca ter estado no maior palco do futebol. Minha escolha foi muito por conta disso e também por questões geográficas e políticas. Já flertaram com a classificação algumas vezes e, por enquanto, o sonho de tentar se classificar para a Copa reside nas mãos do brasileiro Sylvinho, que já fez história classificando os albaneses para a Euro 2024. Com bons nomes que historicamente costumam frequentar a liga italiana, as águias rubro-negras vão, ainda assim, me proporcionar um desafio e tanto num continente recheado de boas seleções (mesmo com a UEFA tendo hoje 16 vagas para a Copa).

 

3gud2a2a1413174571a.png

A Guatemala é outro daqueles países apaixonados pelo futebol, mas que possuem poucos jogadores com algum destaque no cenário mundial, raramente cruzando o atlântico para jogarem na Europa. É mais comum ver seus jogadores frequentando a MLS ou a Liga MX, onde conseguem um pouco mais de destaque. Chegaram a ganhar um título continental em 1967, mas fora isso, só chegaram às semifinais em 1996 da Copa Ouro, caindo para o México. Quando o assunto é Copa do Mundo, quase se classificaram em 2006, perdendo a vaga da repescagem para Trinidad e Tobago. Sem as 3 seleções anfitriãs, restam 3 vagas diretas para a Copa, além de 2 vagas na repescagem continental. Não será fácil pois, mesmo sem Estados Unidos, México e Canadá, a CONCACAF ainda tem seleções de prestígio e qualidade, como Costa Rica, Honduras, Jamaica, Haiti e Panamá, que com certeza nos trarão dificuldades. Ainda assim, acredito que pelo menos a repescagem seja um sonho plausível para Los Chapines.

 

4za2edb42e5fbf2e553.png

A seleção zambiana possivelmente seja mais conhecida pela tragédia de 1993, que vitimou 18 jogadores do país. A seleção era forte candidata à classificação e inclusive despontava como favorita a zebra na copa, pois possuía muitos jovens talentos. Depois do acontecimento, os Chipolopolos tiveram dificuldades mas foram evoluindo novamente até chegar a um inédito título da Copa Africana de Nações, feito alcançado em 2012. A seleção não é das melhores, mas tem alguns nomes interessantes atuando na Europa, como Lameck Banda, Francisco Mwepu e principalmente Patson Daka. O maior problema é o formato de eliminatória: 9 grupos de 6 seleções e só a campeã está classificada para a Copa. Com o continente africano tendo muitas boas seleções, a princípio e a depender do sorteio, imagino que nossa luta será pelo playoff continental.

 

5uz3b68c5371e02cc3c.png

A seleção uzbeque possivelmente seja a terceira seleção mais forte dentre as que surgiram após a dissolução da União Soviética e dentre as que não conseguiram disputar uma copa (Rússia e Ucrânia já conseguiram) é a que mais próximo já chegou de conseguir, parando por 2 vezes na repescagem final da AFC. Com muitos atletas atuando na liga local e alguns nomes atuantes na Europa (com grande destaque para Eldor Shomurodov da Roma) em uma eliminatória que classificará diretamente 8 seleções (mais uma para o playoff continental), acho que não é pedir demais em sonhar com a classificação direta dos White Wolves.

 

6vadf05e7e6f58ef7d0.png

A OFC ganhou enfim uma vaga direta para a Copa do Mundo, o que significa que a Nova Zelândia estará classificada para todas as próximas copas que existirem. Dito isso, todas as demais seleções do continente correrão atrás da vaga na repescagem. A verdade é que qualquer seleção que eu escolhesse para o desafio me traria dificuldades, então optei por Vanuatu por conta do meu último save e também por achar o uniforme deles bem legal. Além disso, acredito que a seleção tenha sim qualidade para postular a vaga na repescagem, pois muitos dos jogadores do país atuam nas ligas neozelandesas e australianas, que são bem mais fortes que as outras ligas da OFC. Como curiosidade, o apelido dos caras é "The man in black and gold". Não contem comigo para chamá-los assim!

 

E é isto, que comecem os jogos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o tipo de desafio que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Amo porque adoro o futebol de seleções e odeio porque a SI caga para isso no FM. 

Boa sorte e que pena que a conta compartilhada não rolou rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera aí, então fora o save do Tupi nenhum save teu teve um sucesso legal? Não acompanhei muitos depois dele, mas o Rei dos Estaduais parece ter ido bem, não?

Acho legal a proposta, mas uma coisa que me incomoda no FM em si é a forma que se joga com seleções no jogo, poderia ter mais funções, ser mais atrativa(nem que seja a possibilidade de solicitar mudanças dentro das ligas ou a confederação já definir um modelo de jogo e uma filosofia de trabalho, talvez deixar o hype dos torneios internacionais maior seria uma opção interessante), bem como o Vini falou.

O desafio com a Venezuela é logo o mais acessível, será legal ver o trabalho a frente de uma seleção bastante jovem.

Albânia acho que pode ser um pouco mais difícil porém se encontrar um 11 razoável vai conseguir brigar por algo.

Guatemala vai ter o caminho um pouco facilitado pela ausência das anfitriãs, talvez repescagem seja possível. 

Zâmbia apesar da triste história tem alguns nomes de muito potencial, dependendo do grupo que cair pode vir coisa boa.

Uzbequistão vai ser difícil de traçar um panorama mas espero ser surpreendido.

Mas a que eu mais aguardo é ver o último ato com Vanuatu. Não sei porque mas sempre quis ver um desenvolvimento de algum país da Oceania. Talvez seja até uma ideia de um futuro save explorar o universo dos clubes do país.

Boa Sorte na jornada, espero que se divirta com o FM novamente, estou fora de casa esse mês e doido pra voltar a jogar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aventura que tiveste com o Steam e tudo mais, por causa desse "office". Mas bom ver-te de volta e com um save que adoro. Tanto, que estou fazendo o do Euro 2024, com todas as selecções. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte com (quase) todas as seleções, espero que a Albânia não se classifique de jeito nenhum nem tenha acesso à repescagem para honrar a tradição albanesa de todos os setores da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2024 em 14:55, #Vini disse:

É o tipo de desafio que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Amo porque adoro o futebol de seleções e odeio porque a SI caga para isso no FM. 

Boa sorte e que pena que a conta compartilhada não rolou rs

Desafio de seleções é sempre uma coisa muito diferente no FM, e eu que já fiz muito save com seleções fico triste, pois realmente de lá de trás pra cá muito pouca coisa mudou nesse aspecto. De qualquer forma, acredito que de forma isolada seja um desafio bastante divertido.

E nada, relaxa, faz parte hahahah ninguém contava com minha burrice tbm kkkk

Valeu Vinnyzeira!

 

Em 19/07/2024 em 15:09, André Honorato disse:

boa sorte, com certeza estarei acompanhando esse save

Opa, valeu André, bom te ver por aqui!

 

Em 19/07/2024 em 15:22, ElPerroMG disse:

Boa sorte, Fujarra!

Valeu Perro!

 

Em 19/07/2024 em 18:31, MitoMitológico disse:

Espera aí, então fora o save do Tupi nenhum save teu teve um sucesso legal? Não acompanhei muitos depois dele, mas o Rei dos Estaduais parece ter ido bem, não?

Acho legal a proposta, mas uma coisa que me incomoda no FM em si é a forma que se joga com seleções no jogo, poderia ter mais funções, ser mais atrativa(nem que seja a possibilidade de solicitar mudanças dentro das ligas ou a confederação já definir um modelo de jogo e uma filosofia de trabalho, talvez deixar o hype dos torneios internacionais maior seria uma opção interessante), bem como o Vini falou.

O desafio com a Venezuela é logo o mais acessível, será legal ver o trabalho a frente de uma seleção bastante jovem.

Albânia acho que pode ser um pouco mais difícil porém se encontrar um 11 razoável vai conseguir brigar por algo.

Guatemala vai ter o caminho um pouco facilitado pela ausência das anfitriãs, talvez repescagem seja possível. 

Zâmbia apesar da triste história tem alguns nomes de muito potencial, dependendo do grupo que cair pode vir coisa boa.

Uzbequistão vai ser difícil de traçar um panorama mas espero ser surpreendido.

Mas a que eu mais aguardo é ver o último ato com Vanuatu. Não sei porque mas sempre quis ver um desenvolvimento de algum país da Oceania. Talvez seja até uma ideia de um futuro save explorar o universo dos clubes do país.

Boa Sorte na jornada, espero que se divirta com o FM novamente, estou fora de casa esse mês e doido pra voltar a jogar kkk

Então, o save dos estaduais eu parei na metade. Até hoje eu me iludo que irei finalizar ele, mas ainda tento descobrir uma forma de torná-lo viável. Por enquanto não rolou, mas quem sabe um dia? Fora ele eu tive um com o Belenenses que a DB depois de um tempo bugou e eu passei a ficar sem calendário ano sim, ano não. Fiquei triste pq era um save que vinha muito bem. Ele tá no recanto, caso queira dar uma olhada. E tantos outros que não passaram de muito tempo kkk

De todos os desafios, imagino que o da Venezuela seja sim o mais acessível, mas não necessariamente fácil. O máximo que somos é parecidos com as piores seleções do continente (Chile, Paraguai, Peru) e talvez um pouco superiores a Bolívia. De resto, é seleção pra passar o trator por cima da gente hahahaha quanto as demais, imagino que serão desafios interessantes mas igualmente complicados (exceto Vanuatu que eu encaro como impossível, mas divertido de qqr forma kkk)

Valeu! Volte logo kkkk

 

15 horas atrás, Cadete213 disse:

Que aventura que tiveste com o Steam e tudo mais, por causa desse "office". Mas bom ver-te de volta e com um save que adoro. Tanto, que estou fazendo o do Euro 2024, com todas as selecções. 

Boa sorte.

Eu dei uma olhada no seu save, posso até dizer que foi ele quem me fez querer "ressuscitar" o meu antigo save hahahah esses saves de seleções são sempre muito divertidos, principalmente se for com seleções mais alternativas.

Valeu Cadete!

 

4 horas atrás, Herr Jones disse:

Boa sorte com (quase) todas as seleções, espero que a Albânia não se classifique de jeito nenhum nem tenha acesso à repescagem para honrar a tradição albanesa de todos os setores da vida.

HAHAHAHAH quanto ódio pela Albânia (não julgo, sinto isso pela Turquia kkkkk)

Mas valeu Herr, bom te ver por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler
Em 21/07/2024 em 10:35, LC disse:

Boa sorte com a seleção do Curdistão.

Olha ele hahahahahha 

22 horas atrás, IlPartigiano disse:

A proposta é muito boa, vamos ver como vai lidar com diferentes contextos de cada seleção. Boa sorte, sobretudo com o Zambia.

Opa, valeu mano! Estou na expectativa com a Zâmbia tbm ahhaha

 

vinotinto4864621927657404.png

Capítulo 1.1 - Início promissor.

Antes de tudo, vamos falar sobre o técnico. Cada uma das seleções terá o seu personagem e, no caso da Venezuela, o escolhido foi Juan Arango. A escolha tem peso, afinal, Arango é considerado o maior jogador de futebol da Venezuela, recordista em partidas (134) e gols (24). Foi cedo para a liga mexicana, passou 5 temporadas no Mallorca e depois mais 5 temporadas no Borussia Mönchengladbach. Encerrou a carreira em 2017 atuando na MLS, tendo jogado muito pouco em seu país. Foi um clássico camisa 10 de rara habilidade considerando seu país natal, acostumado a dar bons passes para seus companheiros. Também era conhecido por sua liderança em campo, fator motivador pra escolher ele como personagem aqui.

 

arangoc3b8e15823feeed5.png

 

 

SELECIONAVEISd361d30f9650376e.png

Como esse é um save de seleções, a dinâmica de jogadores é diferente. Minha intenção é sempre convocar 2 jogadores para cada posição (titular e reserva) exceto goleiros, onde a convocação é de 3 atletas, sempre privilegiando jogadores que estão com as médias mais altas entre os convocáveis ou com bons números por seus clubes. Claro que sempre vai ter aqueles mais "intocáveis", sobretudo em uma seleção de menor nível técnico, porém a intenção é privilegiar quem está em melhor fase. Primeiramente vou falar dos "diferenciados".

 

V/M: YANGEL HERRERA

herrera499f261b74984dfb.png

Herrera é tranquilamente o nosso melhor jogador. Meia de habilidade e bom porte físico, pode atuar desde como cabeça de área até mais a frente como um meia articulador. Não atua num clube de ponta, mas é peça chave no Girona e vai chegar ao fim do ciclo para a Copa no auge técnico, aos 28 anos. Espero que consiga dar um salto maior na carreira.

 

PD: JEFFERSON SAVARINO

savarino630451c6bde2ce75.png

O atual ponta do Botafogo é conhecido por sua velocidade e habilidade com a bola nos pés, marcando os seus e dando boas assistências. Outro que vai chegar no fim do ciclo em boa idade (30 anos).

 

PE: YEFERSON SOTELDO

soteldob2627b6110a15a0d.png

O quase-xará de Savarino é o parceiro pelo lado esquerdo e é outro que dispensa muitos comentários. O baixinho é um driblador nato e outro motorzinho em campo.

 

PE/PD/CA: DARWIN MACHÍS

machis885e2984e5f46691.png

Machís surge como coringa para a posição dos 2 acima. Já veterano e atuando na La Liga, acredito que vai dar bom suporte até 2026, e torço pra chegar lá ainda com capacidade de ser importante na seleção, pois a idade não ajuda.

 

V/M: TOMÁS RINCÓN

rincon3fff2cd964542da3.png

Aqui vemos o problema: Rincón é inegavelmente um excelente jogador, volante de qualidade quase indiscutível para o nível da seleção. Mas definitivamente não chegará até o fim do ciclo. Num primeiro momento ele seguirá sendo convocado, mas daqui a algum tempo a posição ficará "vaga", sobretudo porque o FM é péssimo gerenciando jogadores velhos e ele possivelmente vai ter os atributos despencando muito em breve. 

 

Analisando o resto dos selecionáveis, percebe-se que a maioria dos jogadores até tem boa idade para se manterem na seleção durante o ciclo, com algumas exceções, o problema acaba residindo mesmo na falta de qualidade. De qualquer forma, não desprezarei nenhum jogador por idade, pra mim seleção é momento e tem que chamar o que se tem de "melhor". Percebe-se também que falta experiência em grandes centros do futebol, com a maioria atuando em locais como EUA, Brasil e Colômbia.

 

selecionaveis856f43d9a1446024.png

 

No gol, provavelmente teremos uma disputa saudável entre Contreras e Graterol, 2 bons goleiros e ambos atuando no futebol colombiano atualmente. Temos 2 bons zagueiros também (Ferraresi e Osorio, mas já adianto que Ferraresi não foi convocado nesse primeiro ano simplesmente porque NÃO JOGOU pelo São Paulo), mas a reserva e as laterais são um problema, com pouco material humano de qualidade.

A volância tem bons nomes, mas Rincón como já citado anteriormente, logo vai se aposentar. José Martínez deve herdar naturalmente essa posição, o que vai dar uma ligeira queda de qualidade no setor. O meio tem Herrera, mas fora ele nenhum nome de muito destaque. Espero que algum jovem surja nesse meio tempo para liderar o meio-campo junto a ele.

A dupla de pontas dispensa comentários. Soteldo e Savarino são acima da média e, para além deles, temos outros nomes interessantes. Junto do gol são as posições que menos tenho preocupação. Já o ataque é complicado. O eterno Rondón vai deixar de ser eterno em breve e Josef Martínez provavelmente herdará essa vaga, mas não vejo nada demais nele e não vejo nenhum outro CA de qualidade entre os selecionáveis. Outro setor em que alguém terá que surgir ou teremos problemas.

 

Considerando os jogadores a minha disposição, acredito que temos capacidade mais do que suficiente de praticar um futebol ofensivo e vistoso. Então vou do bom e velho Gegenpress mesmo, em uma formação 4-3-3.

GEGENf013a62137158933.png

 

Chega de papo, vamos a los juegos.

 

DICA: CLIQUE NOS PLACARES PARA ACESSAR AS ESTATÍSTICAS GERAIS.

AMISOTOS056570b651878e49.png

Já começamos o save com 2 amistosos marcados: Argentina e Kuwait. Além deles, vi que dava pra marcar mais dois em outra data FIFA, antes que começassem as eliminatórias já em 2023. E tudo fora de casa. Bom, vamos aos jogos.

 

1ª CONVOCATÓRIA: 19/03/23

arg5bb360924875e20e.png

E nada como começar esse ciclo enfrentando de cara o atual campeão da Copa, não? Mesmo sem nomes como Messi e Di Maria, a verdade é que a Argentina tem muito mais time que nós. Sabendo disso, lancei o time sem pressão alguma pro jogo, mais interessado em ver o desempenho em campo. O primeiro tempo foi, num geral, bem desinteressante. A argentina pressionou mais, claro, mas pouco acionou nosso goleiro. O segundo tempo porém já foi de muita emoção. E quem diria que nós é quem abriríamos o placar? Com direito a passe e gol de estreantes! Uzcátegui lançou para infiltração de Bueno, que marcou bonito gol, indefensável para Dibu Martínez. E o mesmo Bueno, após sofrer falta na pequena área, ampliou o placar em cobrança firme de pênalti. Julián Alvaréz diminuiu em contra-ataque potente, e Ocampos empatou em bobeada de Martínez, que inexplicavelmente tentou recuar a bola pro goleiro no meio de um pega pra capar na pequena área. Erro superado, voltamos a equilibrar o jogo, buscando os contra-ataques nos erros individuais da Argentina que pouco erra. E conseguimos voltar a liderar o placar, com bonito gol de Machís, que acabava de substituir Soteldo. Pena que logo após Icardi fechou o placar de forma oportunista. Empate positivo que nos traz muita esperança para o futuro.

 

kuw21ee8e7ba3439ac4.png

Contra o Kuwait, a expectativa era de um jogo tranquilo, mais pra ver o que os jogadores tem a oferecer contra um adversário mais frágil. E ainda no primeiro tempo, Rondón tocou para Otero, que fuzilou o canto esquerdo do gol adversário, abrindo o placar. Já no segundo tempo, o Kuwait buscou o empate de forma surpreendente em boa jogada ofensiva. Darwin voltou a nos botar na frente do placar, em infiltração pela esquerda enganando a defesa adversária, mas alguns minutos depois, Yousef Nasser voou para cabecear ao gol e buscar novamente o empate. Empate com sabor de derrota.

 

2ª CONVOCATÓRIA: 10/06/23

inglad59df536c35d1ef5.png

Só 3 meses depois que entramos em campo de novo. E se enfrentamos uma Argentina semi-reserva, aqui o buraco era mais embaixo: Bellingham, Pickford, Kane, Stones, Alexander-Arnold, Rice, Foden... era a Inglatarra 100% e em Wembley ainda por cima. Mantive meu padrão tático ofensivo e até conseguimos alguns bons lances no primeiro tempo, mas foi Kane quem abriu o placar em um chute indefensável para Graterol. Pedindo para que os jogadores finalizassem mais, voltamos para o segundo tempo em busca de (mais um) empate pelo menos. Savarino em boa infiltração quase conseguiu, mas a bola só triscou a trave. Fiz algumas substituições visando trazer sangue novo pra partida, mas Rondón perdeu a bola bisonhamente em um contra-ataque que resultou no contra-ataque deles. E nos pés de Kane é saco: 2x0 e fim de jogo.

 

eau3c350864d06ab2f0.png

E mais um jogo fora, agora na Ásia e mantendo o padrão de uma seleção árabe. Com alguns nomes naturalizados em campo (o mais famoso Fábio Lima), a seleção da casa não é tão fraca quanto possa parecer. E foi um desses "gringos" quem abriu o placar. Giménez, argentino ex-Talleres marcou em cobrança de falta. Setei os jogadores para pressionarem mais e surtiu efeito, com Soteldo buscando o empate. Aos 80' os Emirados quase voltaram a frente do placar em chute perigosíssimo que bateu na trave e saiu. Já no finzinho do jogo, Soteldo se lesionou e, sem mais substituições, jogamos alguns minutos com 10 em campo, mas no fim o empate foi o placar final de fato. O adversário inclusive foi superior, nada legal.

 

eliminatorias2ede6c974cae2abf.png

 

3ª CONVOCATÓRIA: 02/09/23

per152ce4ce454c1083.png

Enfim um jogo em casa! Pelas eliminatórias, recebemos o Peru e logo aos 29 os visitantes ficaram com 1 a menos após carrinho criminoso em Bueno. A essa altura já dominávamos o jogo e o gol da Vinotinto parecia questão de tempo. Rondón chegou a marcar aos 38, mas o gol foi anulado. Em contra-ataque, o Peru ameaçou com Advíncula, mas o primeiro tempo ficou só no 0x0. O mesmo Advíncula foi expulso após tomar 2 amarelos. O Peru oferecia muitos escanteios para nós, mas nada do bendito gol sair mesmo só com 9 em campo. Mas em um desses escanteios, o zagueirão adversário meteu a mão na bola, já aos 79'. Pênalti, que Bueno converteu. Ufa! Vitória magra, mas o que importa são os 3 pontos.

 

uru75e9bb380795c653.png

Se o Peru era um adversário um pouco mais acessível, o Uruguai seria carne de pescoço, sobretudo fora de casa. E logo no primeiro minuto Cavani abriu o placar em passe de Gorriarán. Houve suspeita de impedimento, mas o árbitro não marcou. Mesmo sob pressão uruguaia, não diminuímos o ímpeto e aos 20' Savarino empatou após passe de Bueno, em contra-ataque concedido pelo adversário. Arrascaeta quase botou o Uruguai na frente do placar próximo ao fim do primeiro tempo, mas Osorio se lançou heroicamente na frente de uma bola que mais parecia um míssil. Se não o fez no primeiro tempo, logo na volta pro segundo seria ele a marcar pela Celeste. Gorriarán ampliou aos 53' em um chute totalmente sem ângulo, quase que heroicamente. Com a vantagem no placar, o Uruguai desacelerou e passou a nos conceder mais a posse de bola. Com isso, Rondón conseguiu diminuir aos 79' e nos fez sonhar ao menos com o empate, mas infelizmente Arrascaeta marcaria o quarto de cabeça após cruzamento de Gorriarán. Savarino ainda faria o terceiro, mas já no último minuto dos acréscimos, o que não mudaria em nada o resultado final. A verdade é que o Uruguai de fato jogou mais, explorando nossas claras fragilidades defensivas, mas ao menos provou-se que temos poderio ofensivo para decidir jogos em jogadas de oportunidade.

 

4ª CONVOCATÓRIA: 07/10/23

bra1444be5af5d518d2.png

Enfrentar o Brasil já é tarefa complicada, ainda mais fora de casa. Com jogadores de níveis muito mais elevados que os nossos e um estilo de jogo muito ofensivo, era de se esperar um jogo em que seríamos fuzilados o tempo todo. Rodrygo já abriu o placar aos 6', mostrando a que vieram. Vini Jr. roubou a bola pateticamente de Alfonzo, que nem se nascesse de novo o alcançaria pra recuperar essa bola, e marcou bonito gol, ampliando pro Brasil. Mas o poder da experiência fez as coisas virarem um pouco a nosso favor. Rincón deu bom bote por trás de Casemiro, tocando para Savarino que livre diminuiu. O mesmo Savarino empataria em chute cruzado indefensável para Ederson. Por um instante, sonhei com um placar impensável, mas Éder Militão marcou um gol idêntico ao de Savarino, botando novamente o Brasil na frente. No último minuto do primeiro tempo, Rincón que havia sido herói 20 minutos antes, marcou um pênalti bobo em Fabinho, que bateu ele próprio e fez o Brasil ficar novamente com 2 gols de vantagem. A verdade é que a derrota é esperada, então tratei de aliviar a pressão dos jogadores e mandei eles apenas "desfrutarem do jogo". O Brasil voltaria a marcar aos 70 em cobrança de escanteio de Douglas Luiz que encontraria Casemiro, tornando a já improvável reação impossível. Martínez ainda marcaria outro para a Venezuela, fechando o placar.

 

argf48f965646c3535d.png

Diferente do amistoso, a Argentina nos visitava com força máxima, o que definitivamente tornaria nossa vida um inferno. Não por menos, Lautaro abriu o placar logo no início do jogo, uma tendência dos últimos jogos que tem me chateado bastante. Soteldo empatou aos 27', se redimindo da péssima partida contra o Brasil. O gol nos deu ânimo, forçando a Argentina a se fechar mais ao mesmo tempo que dava mais dinamismo ao jogo. Herrera acertou um raro chute de muito longe, virando o placar, mas pouco tempo depois Mac Allister empataria para a albiceleste, num chute sem chance alguma para Graterol. Ainda no primeiro tempo, Soteldo se lesionou, uma pena pois vinha fazendo a melhor partida comigo na seleção até então. No segundo tempo, Lautaro botou novamente a Argentina na frente aos 50' após bom passe de Mac Allister. A resposta quase veio com Savarino aos 52, mas Dibu estava o cão tal qual na vida real. Próximo ao fim a Argentina passou a atacar feito louca, nem parecia que estavam à frente do placar, concedendo alguns contra-ataques perigosos para nós. Infelizmente não aproveitamos a oportunidade, e a partida finalizaria com mais uma derrota para a Vinotinto.

 

5ª CONVOCATÓRIA: 11/11/23

colf20083ee42e024e8.png

Após as 2 partidas complicadíssimas de outubro, novembro nos trazia 2 adversários diretos pela vaga na Copa. No primeiro duelo, visitamos a nossa vizinha Colômbia que, apesar de ter alguns jogadores de bom nome, não me parecia um bicho-papão impossível. E lá estava ele, o famigerado "sofremos um gol logo no início do jogo", dessa vez Diaz recebeu livre para finalizar no canto esquerdo de Graterol, que nada pode fazer. O resto do primeiro tempo foi um deserto de ideias para ambos os lados, como o FM costuma dizer. O segundo tempo foi um pouco mais animado, infelizmente para nós. Díaz ampliaria aos 65' após assistência de Uribe e chegaria ao hat-trick aos 72'. Sinto que a derrota com tanta diferença não foi merecida. Jogamos bem, só tivemos azar.

 

chia45ec15baee79539.png

Mas olha só, Allende marcou aos 2' para o Chile. A falta de atenção dos jogadores em todo início de jogo chega a ser inexplicável. Ao menos buscamos o empate logo aos 4' com o interminável Rincón. Aos 8' Bueno ampliava em lambança inexplicável da defesa do Chile, em que o goleiro foi afastar e deixou a meta totalmente livre. Soteldo marcaria o terceiro aos 14' após tabelinha com Del Pino Mago. O mesmo Soteldo acertaria a trave em chute de grande perigo aos 25'. Seguimos dominando o jogo até o fim do primeiro tempo. Na volta, o Chile começou a igualar as coisas e diminuiu o placar novamente com Allende, mas Cermeño, que havia entrado no intervalo novamente nos deixou com boa vantagem em cobrança de falta. Darwin ainda marcaria o quinto em cobrança de pênalti, fechando o imponente placar. 

 

Ao fim de 6 rodadas, estou exatamente aonde eu imaginava ser possível estar. Para mim, Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai vão sobrar, com o Equador correndo por fora. A sexta vaga e a vaga da repescagem devem ficar entre todas as demais de fato. Sendo assim, manter o sexto lugar é o objetivo primário. Agora, que fique claro: Fizemos bons jogos nas eliminatórias, mesmo na derrota para a Colômbia jogamos bem. Se não fose  

class9971f32ae64faba8.png

 

JOGADOREScbf462332127cd20.png

Como jogar com seleção cria uma dinâmica diferente, fica mais difícil ver o rendimento dos jogadores, suas estatísticas até por nem todos serem convocados sempre. Então decidi fazer uma tabela em Excel mostrando o rendimento ano a ano. No fim do ciclo de 4 anos, atualizo com as estatísticas gerais.

No gol a disputa é, de fato, pra ver quem vai ser o terceiro goleiro, pois me parece claro que Graterol é o titular e Contreras o reserva. Não que Graterol tenha feito partidas incríveis, mas mantém médias melhores no América de Cali. Já as laterais, percebe-se que eu convoco praticamente os mesmos sempre e isso diz muito sobre a dificuldade em achar bons laterais. Del Pino Mago é o "melhor" mas atua pouco pelo Al-Namjah da Arábia Saudita. Por necessidade, vem sendo convocado.

A zaga titular é Villanueva (Vitória de Guimarães) e Yordan Osorio (Lecce), exceto em caso de lesão/cartão. Era pra ser Ferraresi junto de Osorio, mas ele não joga e eu não vou convocar jogador que nem entra em campo. Osorio apesar de ter jogado mal contra a Inglaterra, vem fazendo partidas regulares e eu acredito na sua capacidade de liderança.

O meio tivemos uma surpresa extremamente grata. Convoquei Jesús Bueno na primeira data mais pelo rendimento pelo Philadelphia e ele destruiu em campo. Não o convoquei na segunda data para olhar outros jogadores mas logo ele voltaria e sedimentaria de vez seu lugar entre os titulares. Tinha muitas dúvidas sobre quem seria titular ao lado de Herrera, mas a verdade é que ele está entregando muito mais. 4 gols e 2 assistências em 8 jogos cara, bom demais! E aliás, o rapaz já está na Europa, agora atuando no Utrecht da Holanda. Fica aqui o perfil dele

No ataque temos Savarino fazendo o esperado que é gols. Apesar do início tímido, recuperou o bom futebol. Já Soteldo não tem me convencido. Até fez 2 gols, mas... sei lá. É bem possível que Machís suplante ele, afinal já fez 3 gols e mesmo vindo do banco, tem média melhor.

 

conva66e54a61c921edd.png

 

CONTINUA1650530cc42986e1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra mudou o título para Road to World Cup 2026: C1:1 - Início promissor. [Att: 26/07]

Teve um começo complicado, enfrentando sempre ótimas seleções mas me parece que a Venezuela está fazendo um trabalho interessante, conseguindo dar trabalho mesmo para as mais fortes. Nas eliminatórias já pegou os adversários mais difíceis também e, mesmo quando derrotado, fez partidas emocionantes. É ajustar alguma coisa ou outra que até o ciclo da Copa já será possível ter a clara noção dos homens de confiança. Acredito que tem tudo para conseguir a classificação pra Copa de 2026 com relativo conforto, já que são muitas vagas para a América do Sul e a seleção vai bem. Basta conseguir bons resultados contra as competidoras diretas para as últimas vagas que vai tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meio pra frente as opções dos Vinho tinto são boas. A maioria tem boa idade, e mesmo que não joguem nas top ligas do planeta, podemos dizer que Brasil e México são ligas boas pra se jogar competitivamente. Vejo Soteldo e Savarino rabiscando bastante pelos lados.

Nos amistosos contra adversários sul-americanos e asiáticos a equipe deixou a desejar, mas acho que é esperado de uma seleção com uma defesa frágil e um ataque forte.

Tanto que nas Eliminatórias a tendência se manteve. Mas ela vem se pagando, tá? Já está na sexta posição, com 2 vitórias vem competindo muito bem, provável que dispute até o fim por uma vaga, sem falar que seleções mais fracas como Bolívia e Paraguai ainda serão as próximas adversárias.

Já chegou a testar o Machís como centroavante?

Também curti demais ver o Jesús Bueno conseguir conquistar um espaço e mostrar um bom futebol. Ele começou jogando por qual clube?

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este deve ser a melhor geração da Venezuela que vi. Começou muito bem, com bons resultados e está em posição de cumprir objetivo. Os jogos da Venezuela são daqueles que vale a pena pagar o bilhete...é só golos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Maduro te convenceu a treinar a Vinotinto?

Comunista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana você ainda continuar tentando. Tenho fé que dessa vez chegaremos ao final da saga!

Belos banners. Já pensou em trabalhar com isso?

Ninguém vai poder falar que os jogos da Vinotinto são monótonos. Festival de gols, contra e a favor. Acho que dessa vez a galera da pequena Veneza vai assistir ao time nacional na Copa.

Estou conduzindo um savezinho com o Botafogo e estava escalando o Savaliso como um ponta clássico. Comecei a experimentar como um AI (embora em apoiar) pela ideia aqui lançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para já grande trabalho para a Venezuela, amigavei são amigaveis mas nos jogos que tem de ganhar ainda não falhou,além disso ainda falta jogar com a bolivia e com o Paraguai que se tudo correr bem são mais 6 pontos e claro jogar com o Ecuador que será o grande adversário pela vaga direta

 

P.S: gostei da tabela do excel mas fiquei com uma duvida, qual a diferença entre as partidas a verde e a azul?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa tabelinha do Excel, eu sugiro incluir uma coluna com os Minutos jogados também, para ter uma ideia mais clara.

Em termos de resultados, acredito que esteja dentro do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando assim de olho pelos nomes, são poucos conhecidos, mas se olharmos pelos clubes que jogam, a maior parte joga fora da Venezuela, o que, em tese, nos melhora esse cenário. Josef Martinez já joguei com ele em um save com o Cruzeiro, ele rende demais. De goleiro, tá bem servido também, Gaterol e Farinez são ótimos. Nos amistosos, olhando as estatísticas foram jogos bem parelhos, com exceção da Inglaterra que parece ter dominado. Nas eliminatórias fez o essencial, venceu os confrontos diretos e acredito que no decorrer das eliminatórias, consiga arrancar pontos de algum dos "big four" e conseguir manter essa vaga entre os 6. Gostei da tabela no excel, dá pra ter uma visão muito boa dos convocados. Os pontas se destacando bem em questão de artilharia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da ideia do save e ele está bem bonito também e a ideia da tabela em Excel ficou bem legal também. Agora é torcer para realizá-la por completo, você merece.

Empatar o 1º amistoso contra os campeões mundiais é bem legal para abrir os trabalhos de Juan Arango (grande recordação dos FMs antigos).

Parece que o gengenpress tem deixado a defesa da Venezuela bem exposta, mas por outro lado, em muitos casos, as partidas dela são muito movimentadas. Infelizmente, ainda não conseguiu arrancar pontos das seleções favoritas, mas contra quem tinha que vencer, Peru e Chile, venceu e isso é importante para continuar pensando na vaga para o Mundial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2024 em 17:03, Herr Jones disse:

Teve um começo complicado, enfrentando sempre ótimas seleções mas me parece que a Venezuela está fazendo um trabalho interessante, conseguindo dar trabalho mesmo para as mais fortes. Nas eliminatórias já pegou os adversários mais difíceis também e, mesmo quando derrotado, fez partidas emocionantes. É ajustar alguma coisa ou outra que até o ciclo da Copa já será possível ter a clara noção dos homens de confiança. Acredito que tem tudo para conseguir a classificação pra Copa de 2026 com relativo conforto, já que são muitas vagas para a América do Sul e a seleção vai bem. Basta conseguir bons resultados contra as competidoras diretas para as últimas vagas que vai tranquilamente.

Essa primeira parte realmente me deu esperanças. Se por um lado não vencemos muitos jogos, por outro acho que só jogamos mal contra as seleções do Oriente Médio, talvez por desconhecimento do estilo de jogo deles. Por outro lado, percebo que temos uma frente até que bem forte equiparável a algumas seleções médias do continente, o que pega são os jogadores da defesa. Eu gosto bastante de testar jogadores nesse período, mas de fato já tenho um 11 quase desenhado, salvo uma ou outra posição.

Exatamente, são muitas vagas, não é impossível sonhar, a gente só precisa jogar bem contra as seleções de nível semelhante!

Valeu Herr!

 

Em 26/07/2024 em 20:22, MitoMitológico disse:

Do meio pra frente as opções dos Vinho tinto são boas. A maioria tem boa idade, e mesmo que não joguem nas top ligas do planeta, podemos dizer que Brasil e México são ligas boas pra se jogar competitivamente. Vejo Soteldo e Savarino rabiscando bastante pelos lados.

Nos amistosos contra adversários sul-americanos e asiáticos a equipe deixou a desejar, mas acho que é esperado de uma seleção com uma defesa frágil e um ataque forte.

Tanto que nas Eliminatórias a tendência se manteve. Mas ela vem se pagando, tá? Já está na sexta posição, com 2 vitórias vem competindo muito bem, provável que dispute até o fim por uma vaga, sem falar que seleções mais fracas como Bolívia e Paraguai ainda serão as próximas adversárias.

Já chegou a testar o Machís como centroavante?

Também curti demais ver o Jesús Bueno conseguir conquistar um espaço e mostrar um bom futebol. Ele começou jogando por qual clube?

Boa Sorte.

São, a maioria dos jogadores de frente tem nível para uma segunda prateleira mundial, principalmente Savarino, que pela bola que joga (ao menos no FM) poderia estar num time de meio de tabela na Espanha tranquilamente.

Perfeita análise. A defesa frágil é o problema (que não tem solução) e o que nos sobra é realmente aproveitar os jogadores ofensivos. Como "Elliot" gosta de falar: Se a gente toma 3 gols, só basta marcar 4 :P

Ainda não testei ele ali não. Na verdade, tem um jovem despontando que vai ganhar oportunidades ali, já que Josef não me convence.

O Bueno começa no Philadelphia, mas já foi emprestado. Jogador honesto, nada demais, mas que tem rendido bem no meio!

Valeu Mito!

 

Em 27/07/2024 em 04:39, Cadete213 disse:

Este deve ser a melhor geração da Venezuela que vi. Começou muito bem, com bons resultados e está em posição de cumprir objetivo. Os jogos da Venezuela são daqueles que vale a pena pagar o bilhete...é só golos.

O que não é de todo difícil tbm, considerando as gerações antigas da vinotinto ahhahaha mas concordo! Temos material humano pra sonhar com a classificação. E eu tenho gostado bastante dessa veia goleadora!

 

Em 27/07/2024 em 10:05, LC disse:

O Maduro te convenceu a treinar a Vinotinto?

Comunista!

Consegui a vaga em um processo democrático, ok?

 

Em 27/07/2024 em 10:41, LuisSilveira disse:

Bacana você ainda continuar tentando. Tenho fé que dessa vez chegaremos ao final da saga!

Belos banners. Já pensou em trabalhar com isso?

Ninguém vai poder falar que os jogos da Vinotinto são monótonos. Festival de gols, contra e a favor. Acho que dessa vez a galera da pequena Veneza vai assistir ao time nacional na Copa.

Estou conduzindo um savezinho com o Botafogo e estava escalando o Savaliso como um ponta clássico. Comecei a experimentar como um AI (embora em apoiar) pela ideia aqui lançada.

Tomara que sim! Sobretudo pq como já joguei com a Venezuela antes, estou mais ansioso para as próximas seleções ahahha

Olha, tenho amigos que falam o mesmo, talvez eu arrisque um dia 👁️👄👁️

Não vamos botar os cavalos na frente dos bois (?) mas acho que a classificação é plausível sim. O time joga redondinho e tem bons nomes no ataque, o problema é a defesa.

Sarafino é bom demais, problema é o Soltintedo. O baixinho não tá rendendo o tanto que eu quero. Ou ele joga bem ou faz jogo bisonho. mas conta aí depois como o Savarino rendeu nessa posição, aqui eu achei a melhor pra ele.

 

Em 27/07/2024 em 19:05, ABAIXINHO disse:

Para já grande trabalho para a Venezuela, amigavei são amigaveis mas nos jogos que tem de ganhar ainda não falhou,além disso ainda falta jogar com a bolivia e com o Paraguai que se tudo correr bem são mais 6 pontos e claro jogar com o Ecuador que será o grande adversário pela vaga direta

P.S: gostei da tabela do excel mas fiquei com uma duvida, qual a diferença entre as partidas a verde e a azul?

De fato, jogamos bem contra os times que precisamos vencer e bom, perdemos contra quem era esperado. O importante é acumular gordura contra quem é nosso adversário direto. O jogo contra o Equador é que mais me dá curiosidade.

Sobre a tabela, de um lado quem começou o jogo de início, do outro quem entrou no segundo tempo. Serve para ter uma boa noção de titular/reserva.

Valeu Abaixinho! 

 

Em 29/07/2024 em 12:13, Johann Duwe disse:

Nessa tabelinha do Excel, eu sugiro incluir uma coluna com os Minutos jogados também, para ter uma ideia mais clara.

Em termos de resultados, acredito que esteja dentro do esperado.

Ótima ideia, apesar que vou ter que ver como consigo isso de forma manual. Mas é realmente uma ideia e tanto.

 

 

Em 29/07/2024 em 21:51, ElPerroMG disse:

Passando assim de olho pelos nomes, são poucos conhecidos, mas se olharmos pelos clubes que jogam, a maior parte joga fora da Venezuela, o que, em tese, nos melhora esse cenário. Josef Martinez já joguei com ele em um save com o Cruzeiro, ele rende demais. De goleiro, tá bem servido também, Gaterol e Farinez são ótimos. Nos amistosos, olhando as estatísticas foram jogos bem parelhos, com exceção da Inglaterra que parece ter dominado. Nas eliminatórias fez o essencial, venceu os confrontos diretos e acredito que no decorrer das eliminatórias, consiga arrancar pontos de algum dos "big four" e conseguir manter essa vaga entre os 6. Gostei da tabela no excel, dá pra ter uma visão muito boa dos convocados. Os pontas se destacando bem em questão de artilharia.

São poucos conhecidos mesmo, a maioria eu só conheço por já ter tentado esse save a 3 anos atrás kkk mas tem bons jogadores venezuelanos que dariam caldo no Brasil, por ex, fiquei surpreso com isso.

Curioso vc citar o Josef, ele não tá rendendo nada aqui como CA, e na ponta esquerda Soteldo é soberano. Talvez eu tente algum outro esquema com ele.

Fariñez é excelente, mas tem problema de lesão. Tanto que não jogou 2023 nem foi convocado, mas em 2024 já adianto que fez alguns jogos e Graterol vem em péssima fase no Cali.

Qualquer seleção de topo que me dominar eu vou achar ok. Disso pra baixo é lucro demais, por isso acho que jogamos bem contra Argentina e Uruguai (e talvez Brasil). O jogo merda MESMO foi contra a Colômbia, esse a gente até tentou, mas só apanhou mesmo. De qualquer forma, sonho em tirar ponto deles mesmo.

A tabelinha de excel veio mesmo a calhar, fora que me ajuda a entender a posição dos jogadores. Não gosto muito de ter jogadores fazendo várias posições, prefiro eles bem definidos.

Valeu Perro!

 

Em 30/07/2024 em 11:05, GG. disse:

Gostei muito da ideia do save e ele está bem bonito também e a ideia da tabela em Excel ficou bem legal também. Agora é torcer para realizá-la por completo, você merece.

Empatar o 1º amistoso contra os campeões mundiais é bem legal para abrir os trabalhos de Juan Arango (grande recordação dos FMs antigos).

Parece que o gengenpress tem deixado a defesa da Venezuela bem exposta, mas por outro lado, em muitos casos, as partidas dela são muito movimentadas. Infelizmente, ainda não conseguiu arrancar pontos das seleções favoritas, mas contra quem tinha que vencer, Peru e Chile, venceu e isso é importante para continuar pensando na vaga para o Mundial

Valeu Gilson, também torço. Eu mereço um save tranquilo kkk

Sabia que quem é das antigas lembraria mais do Arango no FM. Na vida real ele foi grande pra seleção mas acho que nem tanto como jogador, mas no FM já contratei ele também rs

O gegenpress foi a "solução" que eu achei. Temos jogadores bons de ataque, jogadores razoáveis/ruins de defesa e necessidade de fazer pontos como franco-atiradores. A gente precisa torcer pros da frente estarem em um bom dia e os de trás inspirados. Nem sempre vai dar certo, mas eu tenho gostado do time em campo, sobretudo contra grandes seleções. E a ideia é seguir enfrentando elas pra ir se habituando, pois quem quer ir pra copa precisa esperar por isso.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

vinotinto4864621927657404.png

Capítulo 1.2 - Soy loco por ti, Copa América.

Após um início de bons jogos (apesar de alguns resultados), chegava a hora de disputarmos nossa primeira competição oficial, a Copa América. O máximo que a Venezuela já conseguiu foi chegar nas semifinais, ficando com o quarto lugar em 2011. Ainda assim, por muitos anos foi comum não passar nem da primeira fase. Além disso, o segundo semestre reserva mais 6 partidas pelas Eliminatórias. Vem comigo pra ver como foi essa parada ae.

 

DICA: CLIQUE NOS PLACARES PARA ACESSAR AS ESTATÍSTICAS GERAIS.

AMISOTOS056570b651878e49.png

Como em 2023, começamos o ano com 4 amistosos marcados e eu tentei tal como da primeira vez, enfrentar 2 seleções fortes e 2 seleções acessíveis. Bom, não nos saímos como eu esperava kkkk

 

6ª Convocatória: Amistosos

franca602da9ce6d2fece5.png

Mbappé, óbvio, abriu o placar aos 29' em bonito chute de fora da área. Ele próprio ampliou aos 41' simplesmente correndo meio campo e chutando forte no contratempo do goleiro. Até aqui, apesar da derrota, a equipe fazia boa partida, apesar de passar pouco do meio pra frente. Só que Villanueva marcou gol contra bisonho e aí tudo começou a ficar estranho. Zaire-Emery faria o quarto aos 54' quase que como um fantasma passando pela nossa zaga. 1 minuto depois, enfim, Savarino marcaria em passe de Soteldo, naquela que foi apenas a segunda finalização da Venezuela a gol. Depois disso o jogo ficou morno: A França abdicou de tentar mais ataques (salvo uma ou outra subida do ridículo Mbappé) e a Venezuela pouco conseguiu penetrar a defesa adversária. Jogo muito difícil que mostrou nossas inúmeras fragilidades defensivas.

 

italia3fc93b82f02c7124.png

O jogo contra a Itália começou até mais difícil do que contra a França, já que Zaniolo abriu o placar aos 8' em cobrança de escanteio. Apesar disso, os italianos permitiam maior posse de bola venezuelana, o que nos deixou mais livres para (tentarmos) praticar nosso jogo. A Itália claro jogou melhor, mas sinto que o empate era possível dada as chances, ele apenas não veio.

 

7ª Convocatória: Amistosos

hungria730d96f667c57558.png

Os próximos amistosos serviriam de preparação para a Copa América e eu busquei adversários mais acessíveis pra aumentar a moral do grupo. E apesar de tradicional, a Hungria me parecia um desafio parelho. Até que começamos bem, mas Ádám abriu o placar para os visitantes em falha defensiva de Del Pino Mago. E o primeiro tempo não teve mais muitas emoções. Dei uma puxada de orelha nos rapazes e fomos pro segundo tempo mais animados, atacando com intensidade e sem dar espaços para os húngaros. Mas apesar da pressão e do bom jogo de passes, quem marcou foi Kleinheisler na única oportunidade deles no segundo tempo, fechando o placar para os europeus. Péssimo jogo.

 

costaricaf981c2dcc152b720.png

O que era pra ser um amistoso tranquilo já começou sendo, na verdade, um inferno: Logo no início do jogo Yangel Herrera vulgo melhor jogador do time lesionou o joelho. 5 minutos depois, De Santis, que vinha ganhando oportunidade como titular nos amistosos, também se lesionou. Conforme o jogo ia passando, nós íamos criando boas jogadas, mas nada do gol. Eis que Covea TAMBÉM se lesionou, já no fim do jogo, e aproveitando do fator menos um em campo (já que já tínhamos feito as 3 substituições), a Costa Rica acabaria por encontrar seu gol já aos 90' com Kenneth Vargas, após assistência em lateral de Lassiter. Surreal o que rolou aqui e impossível culpar os jogadores.

 

copamericaa6d9eaddc6bfb0d4.png

8ª Convocatória: Copa América

Aqui a convocatória foi praticamente a mesma dos amistosos, porém substituímos Herrera e convocamos +3, já que o torneio permite 26 jogadores. Caindo num grupo com Haiti, México e Uruguai, era obrigatório vencer o Haiti e tentar a sorte contra os outros 2, que eram francos favoritos a classificação.

 

haitid31ad2bc864991f9.png

Fiquei surpreendido com a velocidade dos haitianos, que abriram o placar logo aos 5' em um chutasso de Simonsen de muito longe, um golaço sem dúvidas. Aos 19' Soteldo empatou em chute no primeiro pau após passe de Del Pino Mago. Mas Heriveaux voltou a botar os caribenhos na frente do placar, e outra vez em chute de fora da área. Fariñez vinha jogando bem apesar das derrotas nos amistosos, mas decepcionou demais nesse primeiro tempo. Após início morno no segundo tempo, Cermeño empatou, novamente em passe de Del Pino Mago, mas nem deu pra comemorar, pois no minuto seguinte Etienne Jr. cruzou para Nazon marcar sozinho na pequena área. E aí no minuto seguinte Martínez marcou após cobrança de escanteio. Loucura esse jogo! Papo vai, papo vem, e numa bobeada da zaga haitiana, Del Pino Mago, que já vinha sendo o melhor do jogo, conseguiu enfim botar a Venezuela na frente do placar, já aos 74' em lance validado pelo VAR. Já no finzinho do jogo Fariñez defendeu 2 bolas à queima-roupa, indo de vilão a um dos heróis do jogo. Estamos vivos!

 

mexicoecfc31b060c92479.png

Contra o México a coisa seria bem mais complicada, dada a qualidade do plantel deles. Em condições normais eu fecharia um pouco o time, mas promessa é dívida e fomos no full ataque. E verdade seja dita: o primeiro tempo foi bastante equilibrado, nos permitindo sonhar. E conseguimos abrir o placar em cavada de pênalti que Darwin converteu, botando a pressão toda pro lado dos mexicanos, que, abalados, viram De Santis ampliar em passe justo de Darwin. O México não conseguiu evoluir, e viu os jogadores venezuelanos administrarem bem a posse de bola, quase que os botando na roda. Vitória surpreendente em clara evolução considerando as partidas anteriores.

 

uruguai932137ffb9fa1a07.png

O mais irônico é que chegamos pra partida contra o Uruguai como a única equipe que venceu as 2 partidas, já que os uruguaios perderam na estreia para os Mexicanos. Ainda assim, nada estava garantido: O México tinha plantel mais que suficiente para vencer o Haiti, e se Uruguai e México vencessem, havia possibilidade real de sermos eliminados. E com alguns jogadores já bem cansados, decidi escalar alguns reservas para esse jogo. E foi dos pés deles que o primeiro gol da Venezuela saiu aos 8', com gol de Cásseres, que só foi pra Copa América por corte de Herrera, após passe de Otero, que também só foi pra Copa América pela versalidade, já que vinha em mau momento no Necaxa. Aos 17' Martinez ampliou após frangasso de Muslera que não encaixou uma bola fácil. Torres diminuiu para o Uruguai em chute de fora da área, o que vem sendo uma dificuldade para Fariñez. Ainda assim, só deu Venezuela no primeiro tempo. O Uruguai percebendo a gravidade da situação, botou mais um atacante em campo e passaram a pressionar bem mais no segundo tempo, e sem saber administrar bem a pressão, concedemos um gol contra bisonho após recuo de bola de Osio. De La Cruz marcaria lindo gol após cobrança de escanteio de Luisito, quase que como se cobrasse uma falta. Pra piorar, no fim do jogo Fariñez se lesionou após levar uma bolada no braço (?). Jogamos muito no primeiro tempo, mas o Uruguai jogou melhor ainda no segundo, o que foi primordial para a vitória celeste. Mas pra nossa sorte, o Haiti venceu o México, e nos classificamos em primeiro!

 

E com essa campanha, conseguimos enfrentar o segundo do Grupo A, o Canadá.

Captura-de-tela-2024-07-31-07290347bff21

 

canada9abfae0f3f1881b6.png

E tal como na vida real, pegamos o Canadá nas quartas-de-final. Com os titulares bem descansados, conseguimos começar o jogo pressionando bem o Canadá, que só foi lá conseguir sua primeira finalização já no fim do primeiro tempo. Já nós, abrimos o placar aos 37, com gol de Soteldo que, pela segunda vez na competição, um goleiro adversário frangou. Já no segundo tempo os canadenses acordaram pra vida, oferecendo mais perigo ao nosso gol, inclusive buscando o empate com um gol suspeito que não foi anulado pelo VAR (A linha traçada nunca erra risos, só estou sendo sensacionalista). De qualquer forma Savarino marcou mais um para nós aos 66' em chute cruzado que passou entre as mãos do goleirão. Ainda haveria espaço para mais um gol nosso, dessa vez contra em lambança da defesa adversária. Semifinal aí vamos nós!

 

argentina2a32308e4ec593bd.png

Já equiparamos a melhor participação da Venezuela numa Copa América, o que me deixa bastante feliz e por mim, qualquer resultado aqui já seria excelente. O início do jogo foi muito equilibrado e diria até que de muito respeito, tendo em vista que durante 25 minutos ninguém havia ainda finalizado a gol. Messi sofreu uma entorse mas não foi substituido, e sinto que isso deu uma desequilibrada pros caras. Nós que não temos nada a ver com isso, abrimos o placar com De Santis em cruzamento do nosso Mago da lateral. A Argentina subiu o tom, mas pouco fez no primeiro tempo. Voltamos do segundo tempo já ampliando com Darwin em deixadinha de Savarino, após passe de Alfonzo, pique jogada ensaiada, uma beleza de se ver, deixando Dibu na saudade. Aí a Argentina se perdeu totalmente, Molina foi recuar e entregou nos pés de De Santis, que só teve o trabalho de encurtar o ângulo de Dibu e ver o terceiro da Venezuela. Dybala entrou em jogo e ele mesmo marcou em cobrança curta de escanteio de Messi. Não diminuimos o tom, com Cova quase marcando o quarto em chute de fora da área, especialidade dele. Lautaro, que estava apagadíssimo no jogo, marcou outro aos 80' em passe do interminável Messi e logo após deixou o campo. Faltavam poucos minutos para a Venezuela contar história e a Argentina seguia esticando a corda o máximo que podia pra buscar ao menos o empate, mas sem sucesso. A Vinotinto chegava pela primeira vez nas finais de uma Copa América!

 

E o adversário que o destino colocou à nossa frente nessa final no Rose Bowl era nada menos que o Brasil, que venceu os EUA no dia anterior, ou seja, ainda teríamos 1 dia a menos de descanso para nossos jogadores. Risos.

Captura-de-tela-2024-07-31-1955449bec4c2

 

 

brasild70ee794723410a6.png

Botei algumas pernas descansadas para começar o jogo, tentando dar uma equilibrada na equipe. E como era de se esperar, o Brasil é uma máquina de finalizações, e não demorou muito para que Vini Jr. metesse um gol no famoso chutão. Aos 19' Rivero marcou pênalti que por sorte Casemiro isolou. 5 minutos depois e Rodrygo já havia ampliado. Até aqui pouco tínhamos feito e mais nos defendíamos do que jogávamos. Numa dessas Martinelli marcou o terceiro de cabeça e Del Pino Mago, que jogou tão bem na campanha até a final, marcaria o quarto deles contra. 30 minutos de jogo e já perdíamos de 4x0. Marquinhos ainda seria expulso no primeiro tempo, pateticamente num carrinho desnecessário em contra-ataque que provavelmente não renderia nada. O jogo já estava perdido, mas queria ao menos ser superior nos 45 minutos que sobraram. E de fato conseguimos, igualando as estatísticas e impedindo as subidas do ataque brasileiro por 20 minutos, até que Pedro entrasse sozinho na pequena área para marcar o quinto deles. Ainda conseguiríamos nosso gol de honra com Otero aos 87', ao menos igualando o placar do segundo tempo. Mas não fico chateado, nunca achei que seria capaz passar das semis e chegamos as finais, caindo para um time que o pior jogador no banco de reservas provavelmente seria titular incontestável em nossa seleção. Ao fim da competição, Rincón entregou a braçadeira de capitão, apesar de se manter à disposição até sua aposentadoria em julho de 25.

 

A federação soube reconhecer nossa excelente campanha, que nos botou em 38º do ranking mundial, um recorde!

Captura-de-tela-2024-07-31-2019514a94ff6

 

E uma coisa curiosa sobre a seleção da competição é que tivemos 2 defensores entre os melhores. 2 defensores, logo o setor que eu mais reclamo. 😂

Captura-de-tela-2024-07-31-210122525bf89

 

 

eliminatoriase2dd89c01f5a59f7.png

 

9ª Convocatória: Eliminatórias

paraguaib7be03e7a2a9ec19.png

Visitamos o último colocado das eliminatórias e a vitória era necessária, mas começamos levando 2 gols (um anulado). Dei um esporro ao lado do campo e Savarino acabou por achar o gol de empate aos 30'. Ufa! O jogo seguiu com ligeiro domínio paraguaio mas ameaçávamos também e tudo parecia aberto. Infelizmente aos 77' Paiva marcou o segundo do Paraguai, dificultando muito a nossa vida. Não contava com essa derrota, que joga água no nosso chopp após a bela campanha na Copa América.

 

equadorf4a05417cfecc563.png

O Equador tem uma seleção de nomes bem equilibrados, capazes de surpreender nas eliminatórias, algo que nos liga sinal de alerta. E o primeiro gol do jogo foi deles, Chalá cruzou para Parrales, que abriu pro meio e chutou entre os defensores. Já no segundo tempo, Arace (que conseguiu sua primeira convocação após destruir no campeonato venezuelano) empatou após cruzamento de Navarro. Aos 81', Martínez nos botou na frente em jogada de contra-ataque, mas o Equador voltou a empatar em uma jogada muito confusa e polêmica: Gol em cima da linha. Fiquei maluco, pois pareceu invenção do jogo! por sorte já nos acréscimos Arace novamente marcou outro gol, botando aquela famosa dor de cabeça na cabeça do treineiro e um grande sorriso de felicidade.

 

10ª Convocatória: Eliminatórias

boliviae8c1a05369992713.png

O futebol é uma coisa incrível, né? Ferraresi não vinha jogando pelo São Paulo, não foi convocado em 2023 e em 2024, até então, não tinha o posto em campo. Eis que com a má fase de Osorio, decidi testar ele ao lado de Villanueva e foi ele, aos 7' quem abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio. Mas se engana quem acha que a Bolívia abaixou a cabeça, pois aos 26' buscaram o empate com Miguel Ruiz, explorando a dificuldade de Fariñez em se posicionar em chutes de longe. Já no segundo tempo, Martínez marcou o nosso segundo gol em bom passe de Alfonzo, fechando o placar de um bom jogo na Bolívia.

 

uruguai78829557032f0acd.png

Depois de 2 derrotas fora, agora estávamos em casa e eu queria surpreender o Uruguai pelo menos com um empate. E conseguimos sair na frente numa bobeada enorme da zaga uruguaia: Herrera cobrou falta rasteirinha direto no pé de González, que estava simplesmente livre de frente pro gol. Mas a celeste tem muitos nomes de qualidade, e numa arrancada espetacular, Bentancur carregou 3 marcadores antes de marcar o gol. O time não desanimou, e Arace cruzou na cabeça de Machís, marcando aos 37'. Não demorou muito e a resposta uruguaia veio novamente: Satriano empatou aos 44'. Já nos acréscimos do primeiro tempo, juizão assinalou pênalti para nós, convertido por Herrera. Fomos pro intervalo com ligeiro favoritismo nas estatísticas e nos gols, botando o Uruguai pra suar e correr atrás. Aos 52' Pereira rasteirou Darwin na pequena área e com isso conseguimos mais um pênalti, convertido pelo próprio. 1 minuto depois e De Santis marcava o quinto da Venezuela. E como o juizão gosta de um pênalti, dessa vez ele marcou para o Uruguai, e Vecino converteu, fechando o placar. Eu vim esperando prata e encontrei ouro!

 

11ª Convocatória - Eliminatórias

peru4431106df4209095.png

O jogo contra o Peru era muito importante para mantermos a sequência de vitórias e sedimentarmos nossa posição no meio da tabela das Eliminatórias, e começamos até de forma positiva, mas quem fez gol foi o Peru aos 31', o gol solitário do jogo. Para quem estava acostumado com partidas bem movimentadas cheias de gol, esse jogo foi um balde de água fria e tanto, sobretudo por termos tido volume de jogo. Uma pena.

 

brasil32c8037a0f65df37.png

Recolhemos os cacos, saramos as feridas e voltamos pra casa prontos para um desafio dificílimo contra o sempre favorito Brasil. Após um início morno de partida, conseguimos abrir o placar em ótima jogada coletiva que culminou no gol de Arace mas, como era de se imaginar, o Brasil buscou o empate quase que imediatamente com Martinelli. No segundo tempo tivemos uma sequência de ótimas defesas de Fariñez, mas uma hora ele não conseguiria impedir o segundo gol, que saiu dos pés de André. Ainda teria espaço para o terceiro do Brasil, saindo dos pés de Bruno Guimarães. Complicado demais, mas esperado.

 

E após 12 jogos é isso. Argentina, Brasil e Colômbia já estão mais do que encaminhados, e eu acho que Peru, Uruguai, Equador e nós vamos nos estapear apenas pra decidir quem não joga a repescagem, já que Paraguai, Bolívia e Chile não dão muitas mostras de que vão conseguir nos incomodar. Claro que eles ainda tem pontuação coisa e tal, mas sei lá.

Captura-de-tela-2024-08-09-110335215c4cc

 

Panorama geral da temporada 2024:

Captura-de-tela-2024-08-09-1102594f7f38f

 

JOGADOREScbf462332127cd20.png

Após um 2023 inteiro lesionado, Fariñez começou a ser convocado e de cara ganhou chance no gol, primeiro pela boa temporada que vinha fazendo por seu clube e segundo pelos péssimos números de Graterol, que se repararem bem, chegou a nem ser convocado em algumas partidas. Tipo, honestamente não acho que Fariñez fez partidas EXCELENTES pela vinotinto, mas não tem como manter no gol da seleção um cara que tem média abaixo de 6,5 pelo seu clube. Por outro lado, Romo foi muito bem nas fases agudas da Copa América e poderia seguir sendo titular, mas ele já tem 34 anos e eu não estou certo que ele chega na reta final pra copa apto a ser o titular. Mas é algo a se pensar.

Na lateral esquerda sem dúvidas: Del Pino Mago é o titular e a dúvida até 2026 será pelo reserva. Navarro vem mal pelo Racing e Cumaná não é lateral de origem, mas tem sido mais convocado. Não gosto dos 2, mas não tem ninguém melhor. Já pela direita as coisas estão mais abertas, por todos os maus motivos: Ninguém me convence. Por ora, venho preferindo González pela experiência na seleção apenas.

A zaga tem Osorio e Villanueva como nomes mais importantes, mas Ferraresi voltou a atuar e voltou bem pelo São Paulo, o que me faz crer que a dupla titular será 2 dos 3. A quarta vaga porém é uma incógnita.

Rincón vai se aposentar no meio de 2025, o que provavelmente trará Martínez para a titularidade, mas os números dele são tímidos. Bahachille também não me convence muito e talvez eu tenha trabalho pra achar um cão de guarda tão confiável. Mais a frente, Herrera mantém status de titular incontestável mais pelo nome do que pelo desempenho, que é apenas "aceitável". Alguns outros nomes despontam e fazem boas partidas aqui e ali mas, a princío, sigo confiando em Jesús Bueno.

Nas pontas, Soteldo vai perder a titularidade. Machís com menos tempo em campo tem números bem mais sólidos e faz partidas melhores. Mas é indiscutível que, exceto por lesão, os 2 vão pra uma possível copa. Do lado direito Savarino segue fazendo gols, mas a segunda perna das eliminatórias trouxe um nome extremamente improvável para a seleção: Rafael Arace. Ele, que nunca havia sido convocado, começou a fazer ótimas partidas pelo Deportivo La Guaira e eu decidi dar uma chance. Na seleção, mesmo com pouco tempo pintou e bordou com 3 gols e 1 assistência. Savarino que se cuide, senão vai rodar que nem Soteldo. Já o ataque viu Rondón decair fortemente, impossibilitando mais a sua convocação. Com isso precisei achar um substituto e ele provavelmente é De Santis. Recém-transferido para o Olimpia, vem fazendo muitos gols no Paraguai e pela seleção também. Martínez tem muito mais currículum e costuma ser titular, mas ele não é centroavante de origem e isso me incomoda. Quem sabe...

Mas é isso, acredito que 2025 trará poucos testes e muitas definições. Mas sempre lembrando que não estou fechado para convocações surpresa e sempre darei prioridade a quem está melhor por seus clubes.

 

jugadores77463ed2d0501389.png

A tabela com a média completa dos 2 anos está aqui.

Agradecimento especial ao @CCSantos pela dica de arredondar a média no Excel 😂

CONTINUA1650530cc42986e1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra mudou o título para Road to World Cup 2026: C1:2 - Soy loco por ti, Copa América. [Att: 09/08]

Os amistosos foram só para enganar. Equipa esteve muito bem, com excelentes resultados na Copa América e a caminhada para o Mundial continua a ser positiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uns amistosos pouco entusiasmantes, até mesmo por conta dos adversários enfrentados, a Venezulea fez a Copa América de alto nível, derrotando seleções tradicionais em Mundiais (México, Uruguai e Argentina) perdendo apenas na decisão para o Brasil, que não perdeu a chance para mostrar quem merecia o título.

Na Eliminatórias, que é o foco principal, ainda não conseguiu desgarrar da 6ª posição e muito por conta das derrotas para o Paraguai e o Peru. Se continuar assim, irá até a última rodada disputando a vaga direta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subiu a régua nos adversário nos amistosos e saiu com um resultado não tão satisfatório, nem mesmo o ataque foi bem nesses jogos, o que vinha acontecendo anteriormente com a equipe marcando bastante gols. Porém, o que vale mesmo são jogos oficiais, e nesses você demonstrou que tem a seleção nas mãos fazendo a maior campanha da história da Venezuela. A Argentina já é sua freguês haha. Parabéns pela campanha histórica!! Nas eliminatórias o Equador não desagarra do seu pé, menos mal que venceu o confronto direto contra eles, ainda tem outro? Me perdi nos jogos haha. De Santis e Arace embananaram a cabeça do treinador ao aproveitar essas chances. Quero ver as próximas convocações, o que irá arrumar. Josef Martinez é meu destaque negativo, esperava muito mais dele. Boa sorte na reta final das eliminatórias!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...