Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Impedimentos frequentes


Posts Recomendados

Postado

Galera, se alguém souber responder, meu time chega a ter 12 impedimentos por jogo, como posso treinar pra melhorar isso??

Postado

Fala, mano. Tenho duas perguntas a te fazer antes de te responder:

a) Quando você diz "12 impedimentos por jogo", o que isso significa?

(a.1) Trata-se de uma média? Quero dizer, em 5 jogos, você teve um total de 60 impedimentos, logo, são 12 impedimentos por jogo;

(a.2) Há uma certa regularidade no número de impedimentos? Isto é, você costuma ter 12 impedimentos hoje, 10 amanhã, 11 depois, e assim por diante?

(a.3) Você costuma ter um número alto de impedimentos por jogo e o pior momento foi quando chegou aos 12 impedimentos em uma única partida?

b) Dentro das suas funções táticas, você utiliza instruções como (com a posse da bola) extremamente largo (largura), passar para o espaço (instrução), directos ou muito mais directos (passes), mais alto ou muito mais alto (ritmo); ou (sem a posse da bola) e bloco de pressão alto ou muito mais alto?

Explico.

Em relação ao item (a), é importante sabermos se há um excesso de impedimentos como um todo ou se a situação é circunstancial. Por exemplo, no comando do Palmeiras, utilizo um esquema 4-2-3-1, estruturado assim:

Guarda-Redes Líbero - Apoiar: Jean
Ala Completo (D) - Apoiar: Giay
Defesa Central - Bloqueador: Murilo
Defesa Central - Defender: Luan ou Zé Ivaldo
Ala Completo (E) - Apoiar: Piquerez ou Caio Paulista
Médio Recuperador de Bolas - Apoiar: Zé Rafael
Construtor de Jogo Avançado - Apoiar: Maurício ou Richard Ríos
Extremo Invertido (D) - Apoiar: Felipe Anderson
Médio Ofensivo - Atacar: Raphael Veiga ou Iseppe
Extremo Invertido (E) - Atacar: Rony ou Dudu
Ponta-de-Lança - Atacar: Kaio Jorge ou Deivid Washington

Há uma fortíssima possibilidade de encontrar jogadores em situações de impedimento pela esquerda e no comando de área do ataque. Quando estão espetados, Rony e Dudu tendem a manter-se abertos (Extremos Invertidos) e ocupar posições mais adiantadas no último terço (função Atacar), o que os pode levar a explorar as costas de laterais ou alas mais ofensivos ou menos posicionais. Por outro lado, contra uma linha defensiva estruturada, é possível que as linhas de impedimento os exponham frequentemente a situações de irregularidade. Sei que isso é possível, mas os benefícios são maiores do que os prejuízos, portanto, mantenho-os assim. O mesmo se aplica a Kaio Jorge e Raphael Veiga; o centroavante fica encaixotado entre os zagueiros e se beneficia muito de cruzamentos, e se submete às mesmas eventuais dificuldades dos pontas pela esquerda, enquanto que o Médio Ofensivo pisa muito na área para acrescentar profundidade ao ataque, e pode ele mesmo receber a bola e tentar encontrar o centroavante desmarcado e submetê-lo ao impedimento com mais regularidade.

Tenha em mente que Sem Bola e Posicionamento são atributos muito importantes, especialmente para os pontas e para os centroavantes, para que se movimentem de forma assertiva e evitem eventuais impedimentos. Trabalhe esses dois atributos com a mesma relevância com que eventualmente trata outros como Finalização, Finta, Compostura, Aceleração e Velocidade, que é para onde costumamos olhar quando buscamos atletas graúdos e ofensivos.

Em relação ao ponto (b), todas essas instruções espaçam seus jogadores em campo e os levam ou a pressionar em zonas mais avançadas do campo, ou a explorar espaços nas costas da marcação, ou a buscar a verticalização com muita velocidade, e eventualmente podem submetê-los também a posições irregulares. As instruções individuais de chegar ainda mais longe e movimentar pelos espaços também leva a essas situações. Se você eventualmente trabalha com um Médio Ofensivo ou um Médio Centro mais adiantado, considere a possibilidade de dar-lhe a instrução de segurar a bola; neste caso, embora aparentemente a instrução seja conflitante em relação às de ter ritmo mais alto ou tentar passes em profundidade, a realidade é que esse atleta (que deve ser, naturalmente, mais cerebral) tem a prerrogativa e a função de dominar a bola e reter, por um breve período, a velocidade ofensiva para encontrar jogadores em melhores condições de passe - e isso inclui também os impedimentos.

Se os problemas persistirem, traga sua tática para o tópico (posicionamento de campo e instruções à equipe com bola, sem bola e em transição), preferencialmente em imagens. Assim fica mais fácil de lhe dar alguma sugestão.

Um abraço!

  • Leho. mudou o título para Impedimentos frequentes

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...