Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Possível retorno do Football Manager no Brasil.


fefux

Posts Recomendados

Boa tarde, amigos Managers.

Realizo esse post aqui, pois acredito que boa parte dos "hard users" Brasileiros de FM, se encontram aqui, e como é um tema de interesse de muitas pessoas, acredito ser aqui o lugar certo para que eu possa falar sobre isso com vocês.

Recentemente no meu Twitter, tive o prazer de trocar duas mensagens com o Miles, a respeito de uma possível volta do Football Manager para o Brasil. Por uma iniciativa minha própria (não foi a primeira, nem a segunda, nem a quinta que vez que tentei), fui atrás do cara que julgo ser quem possa me dar maiores informações sobre isso: Miles.

Em determinado momento, perguntei para ele a possibilidade da remoção dos Times Brasileiros, para que o jogo voltasse a ser vendido por aqui. Eu não pedi para ele fazer isso, eu perguntei se, legalmente falando, eles estariam livres para comercializar, caso não tivesse. No Twitter ele não me respondeu.

Recebi uma DM do próprio e fui orientado a falar com um cara do Jurídico, via LinkedIn. Mandei uma mensagem, e três dias depois tivemos uma reunião. Eu, Miles, este rapaz, outros dois assessores e alguns representantes brasileiros (vou chegar lá), também estavam nessa conversa.

Não posso relatar o que foi dito, por um pedido deles próprios, mas o cerne da questão é: Hoje, o FM não é vendido no Brasil por culpa "nossa". Eles nos conhecem, eles nos acompanham, eles inclusive agradeceram nominalmente a alguns criadores de conteúdo pelo engajamento que temos pelo game, mesmo não podendo adquirir de forma oficial via Steam Br. Eles conhecem o fórum FManager e me solicitaram que transmitissem os agradecimentos "pelo entusiasmo e paixão com o qual vocês se dedicam aos games".

Tudo não passa de uma questão de LIGA. Enquanto o futebol brasileiro não for organizado, neste sentido, não vai acontecer. Eles estimam que o Brasil seria o 4º país que mais consome o jogo, caso estivéssemos no âmbito legal da parada.

Neste reunião, por um PEDIDO PESSOAL MEU, ao canal que trabalho, obtive sinal verde para as tratativas de COMPRA dos direitos de transmissão da primeira Copa do Mundo de Football Manager, e pelo menos por hora, aconteceu tudo de forma muito positiva. Seria um sonho meu, poder trazer para o nosso país, de forma oficial e legal, a transmissão desse evento tão aguardado por todos nós.

Por fim, quero dizer que nunca, em nenhuma hipótese fechei portas para poder trabalhar em conjunto com a FManager Brasil. Curiosamente, este é o único lugar que recebo hate (nas várias vezes que pesquisei meu nome). "melhor voltar a narrar" "baita dum pau no cu" "só fala merda e não é de hoje". Como se eu estivesse jogando contra o Football Manager no Brasil.

Enfim, cada um tem a sua preferência, e nunca fiz mal a ninguém. Inclusive, o "mal" do narrador é ter boa memória, e vários nicks que eu vi aqui me ofendendo, já me mandaram mensagem agradecendo no Instagram, no Youtube e em mais redes sociais pelo meu trabalho com o jogo. Eu não quero nada pra mim, eu quero tudo pra nós. Repito: sempre estive e continuo a disposição de qualquer um nesta comunidade tão maravilhosa.

Aos moderadores e administradores do FManager Brasil, meu muito obrigado por tanto tempo de trabalho afetuoso e apaixonante pelo nosso game. Torçam para que consigamos os direitos de transmissão da Copa do Mundo, pois será um prazer contar com vocês para escrevermos essa história juntos.

 

Abraços, 

Fefux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa iniciativa @fefux, só não entendi uma coisa, então quer dizer que só vai vender quando tivermos uma liga? Se for assim não chega aqui no br nem daqui a 50 anos, infelizmente.

No mais sucesso e qualquer novidade da transmissão pode avisar, acredito que boa parte aqui irá se interessar pelo conteúdo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Moura Edu disse:

então quer dizer que só vai vender quando tivermos uma liga?

Pelo que lembro essa foi a conclusão assim que começou a ter problema com jogadores e depois clubes. Na verdade a SEGA até poderia fazer que nem os jogos de console faziam mas preferem não correr riscos. A única situação pior seria se houvesse um modelo de exclusividade como era com a J-League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabens pelo bom conteudo de FM @fefux. Legal da tua parte essa iniciativa de obter uma resposta mais assertiva do Miles sobre a nossa questão. Espero que você consiga esses direitos desse novo campeonato que vai impulsionar ainda mais a popularidade do jogo. 

Será que o problema nao seria amenizado se vendesse uma versão aqui com a liga brasileira desativada igual como era a Japonesa? E com algum tipo de arquivo que mudasse os nomes dos jogadores/clubes/campeonato e os falsos nomes fossem gerados de maneira aleatoria a cada novo save criado? Pode ser inocência minha mas só tentando lançar alguma sugestão, até pq "achando" o arquivo pra desfazer esse nomes falsos ainda teriamos as DBs alternativas que corrigiram isso igual que acontece com as seleções alemã, coreana e antigamente japonesa, além de alguns jogadores/times/staffs que vem originalmente com nome falso e são corrigidos através de alguns deletes e adicionando arquivos alternativos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 horas atrás, senna889091 disse:

Primeiramente parabens pelo bom conteudo de FM @fefux. Legal da tua parte essa iniciativa de obter uma resposta mais assertiva do Miles sobre a nossa questão. Espero que você consiga esses direitos desse novo campeonato que vai impulsionar ainda mais a popularidade do jogo. 

Será que o problema nao seria amenizado se vendesse uma versão aqui com a liga brasileira desativada igual como era a Japonesa? E com algum tipo de arquivo que mudasse os nomes dos jogadores/clubes/campeonato e os falsos nomes fossem gerados de maneira aleatoria a cada novo save criado? Pode ser inocência minha mas só tentando lançar alguma sugestão, até pq "achando" o arquivo pra desfazer esse nomes falsos ainda teriamos as DBs alternativas que corrigiram isso igual que acontece com as seleções alemã, coreana e antigamente japonesa, além de alguns jogadores/times/staffs que vem originalmente com nome falso e são corrigidos através de alguns deletes e adicionando arquivos alternativos. 

 vejo tudo isso como uma "falta de esforço" pra ser vendido aqui no BR, pode até ser "medo" mas acredito mais no "comodismo" msm, até pq tem varias formas de ser vendido aqui e não licenciar jogador por jogador ou time por time, o pes sempre trazia varios nomes de times br não licenciados como o palmeiras sendo um barra funda fc ou um mascarenhas ou ximenes no elenco de varios times br não licenciados, e a comunidade criava option file ou em pc pacht, assim como o fm deixa a gente colocar os mundi up no nosso game, a questão é a falta de interesse msm, sejamos francos, eles ganham muito dinheiro com brasileiro comprando de forma ilegal o game, pra que eles tirariam "tempo" em criar opções para licenciar a liga fora do game, ou colocariam o NOME real de algum jogador pra leva processo, ou coloca legenda em PT-BR, sabe isso é "MUITO TRABALHO" muita "exclusividade" dar essa "atenção" pra uma liga que nem seria licenciada de vdd, sabe, é muito dificil e não daria RETORNO suficiente sabe

 

ENFIM, COMODISMO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @fefux, tudo na paz por aí? Aproveitando a fase de descanso, 'apenas' com a Série B e com a NWSL, sem aquela loucura do Sauditão todo fim de semana?

Antes de mais nada, parabéns por ter 'saído da bolha do FM'. Vejo seu crescimento pela GOAT - salvo engano, você também narrou na NSports e no Youtube da Libertadores Feminina, trabalhando com uma produtora lá em Buenos Aires, certo? Lembro pois tinham pessoas que admiro lá na equipe de transmissão, que dividiram transmissões contigo, inclusive.

Digo que é bom ter saído dessa 'bolha', pois imagino que esta bolha faça com que você entre em uma espécie de 'zona de conforto', e pra quem apostou tanto que nem você (que saiu do mercado financeiro para - segundo você mesmo disse - 'acreditar em um sonho'), isso daí era pouco, imagino.

Mas vamos lá, falando sobre FM: Tenho algumas nobres perguntas pra ti, vamos a elas.

1. Você disse que teve reunião com jurídico, mas jurídico de quem? Foi da Sega América? Sports Interactive? TecToy - até onde sei, é ela que responde pela Sega no Brasil - ou outra empresa?

2. O pessoal da Sega (ou da TecToy) pagou pelo processo movido por Wagner Mancini, onde foram condenados a pagar 170 mil reais, respectivamente? Ou o processo ainda está em andamento? Eles não tem um certo receio de futuros processos, tendo em vista que Mancini é o atual presidente da FBTF (Fed.Brasileira de Treinadores de Futebol), e que, a causa conquistada por ele, não criasse um 'efeito cascata' entre os profissionais?

3. Eles possuem conhecimento de que os mais de 1000 processos que eram movidos por atletas em cima de EA, Konami e Sega/TecToy foram julgados e suspensos, em causas que custariam até R$100 milhões?

4. Será que, por mais que a Sega/SI tenha casos conhecidos de atletas com nomes modificados (Oliver Kahn/Jens Mustermann o famoso deles), esse caminhão de processos - mesmo anulados - não fizeram com que a SI (que não tem escritório no Brasil) e a Sega (como dito, até onde sei, quem representa no Brasil é a TecToy) fizeram eles decidirem pela retirada dos jogos, mesmo com autorização prévia de nomes da FIFPro?

5. Apontar que é somente uma questão de 'liga' não seria apenas uma muleta pra não elucidar sobre todas estas situações jurídicas que envolvem mais atletas que clubes, pois temos casos isolados de clubes no próprio FM (Napoli, Roma, Monza, Manchester United antes da detenção de direitos da Premier League), e não apenas de uma liga?

6. Eles apontaram que o Brasil está próximo de ser o 4ºpaís com mais jogadores e tempo de jogo - realmente, não foge disso. Mas sabemos que eles também não valorizam outros mercados paralelos.
Um exemplo disso é a Turquia, que não possui mais o FMTurkiye (digo isso, pois sempre baixei conteúdo dos fóruns estrangeiros em detrimento a Workshop da Steam). Existe alguma movimentação para o Brasil, depois de mais de metade de década, volte a ser valorizado, tendo em vista que, praticamente sem o Brasil, o 'FM não existe', pois é o país que mais movimenta transferências internacionais faz muitos anos?

7. Quantos influencers/streamers brasileiros possuem apoio da SI/Sega em relação ao jogo? É muito comum você ter esse pessoal apoiando as causas das novas versões, mas vejo que, por conta de todo esse trâmite jurídico, eles meio que abandonaram, inclusive, os próprios criadores de conteúdo nacionais, que passaram a vender o FM por lojas de terceiros, não usar tags ligadas a SI/Sega, e por aí vai.

8. Você tomou um strike no último dia 5, por um vídeo postando como instalar mods. Eles explicaram o que houve na questão? O strike seria relacionado a updates brasileiros, que chegaram a lucrar utilizando conteúdo feito por outros modders?

9. Existe expectativa de que, mesmo com esta restrição de jogo por aqui, o Brasil tenha participantes nesse Campeonato Mundial? Pois, nesta 1ªedição, os participantes serão convidados, dado em vista que não houve tempo pra criar qualificatórias para este Mundial. Caso seja positivo, qual será o representante?

No mais, legal que você tenha convencido o pessoal da GOAT a apostar no Campeonato Mundial de FM - e muito inteligente também, pois a produtora que tem acordo com a FIFA é outra, até onde sei, boa leitura de mercado sua - e tomara que realmente role de transmitir.

Seria um movimento de aproximação da SI/Sega com o público brasileiro do Football Manager, tão relegado e abandonado (isso é sensação que vejo em fóruns e grupos de Facebook) e tudo por uma questão meramente jurídica.

Fique a vontade para responder quando for possível - eu sou um dos poucos por aqui, provavelmente, que entende a correria da sua vida com transmissões (trabalhei de 2011 a 2019 com transmissões das mais diversas formas), então priorize elas e, quando estiver com todas essas questões, traga por aqui, está certo?

Abraço e ótima rotina de transmissões pra você, e que o FM brasileiro cresça cada vez mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera não é tão simples.

Primeiro se o jogo volta a sair aqui mesmo sem o Brasil "real" os jogadores/treinadores poderão processar o jogo por serem inclusas em versões antigas do game. O Processo do Vagner Mancini citado nesse topico e com ganho em primeira instancia manda o FM ressarcir por cada aparição em games antigos vendidos aqui e por cada ano que foi vendido (então se o FM20XX ficou a venda por 3 anos, é x3 o pagamento)

O exemplo da db japonesa, o Japão sempre "existiu" no FM, mas os jogadores nao saiam, não é caso de nome mudado nem nada, apenas sumidos, sumir com o Brasil daria uma queda ABSURDA de qualidade na db, mesmo que alguém se prontificasse em fazer não seria nada parecido com o oficial, o FM é MUITO detalhe, imagina preencher cada atributo,cada historico de cada um dos jogadores em um curto espaço de tempo para curtir o jogo. Os patches que existem geralmente criam o jogador "cru" com CA e sem atributo preenchido, é ok mas perder realidade, uma coisa é fazer isso com jogadores desconhecidos outra é fazer na Serie A e B, quem gosta de imergir um pouco vai ver muita diferença

Uma coisa são jogos como PES e Fifa que tem la 20 times brasileiros com 30 jogadores, estamos falando do FM que tem 700 times brasileiros, jogadores de todas as divisões, categorias de base e staffs de todos os tipos, estamos falando de mais de 20mil pessoas.

Resumindo, é só com uma liga mesmo onde o contrato com ela tenha amparo juridico de não sofrer processos (incluindo versões anteriores), se vocês olharem no jusbrasil tem MUITO processo na sega de jogador bem desconhecido tambem porque foram aproveitando a onda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...

Se o Brasil tivesse uma Confederação descente ou, quem sabe, uma Liga que funcionasse, seria mais fácil essa relação com a SI.

O FManager já fez campanha forte pra combater pirataria, isso há muito anos e por muito tempo. A SI não licencia o jogo aqui no Brasil porque não tem interesse, não causa nenhum prejuízo para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo sincero, para a empresa lá, tanto faz o jogo ser legal aqui ou não(por enquanto). A galera não deixa de comprar o jogo, só faz por outros meios pq é um jogo meio de nicho. Ai compra, a galera faz alguns processos chatos mas simples para jogar aqui e já era.

Só valeria a pena para a empresa correr atrás ,se bloqueassem de fato a compra e o uso do jogo ou algum concorrente fazer um jogo semelhante.

Claro que daqui uns anos, quem joga esse jogo vai ficar cada vez mais velho e sem saco e duvido que estão trazendo "novos" jogadores aqui. Pelo menos, não na velocidade que em outros locais. Ai quando a grana começar a cair, talvez a empresa faça um esforço para voltar(se valer o investimento).

De alguma forma o capitalismo vai agir, tanto para a morte quanto para a renovação. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tod disse:

Sendo sincero, para a empresa lá, tanto faz o jogo ser legal aqui ou não(por enquanto). A galera não deixa de comprar o jogo, só faz por outros meios pq é um jogo meio de nicho. Ai compra, a galera faz alguns processos chatos mas simples para jogar aqui e já era.

Só valeria a pena para a empresa correr atrás ,se bloqueassem de fato a compra e o uso do jogo ou algum concorrente fazer um jogo semelhante.

Claro que daqui uns anos, quem joga esse jogo vai ficar cada vez mais velho e sem saco e duvido que estão trazendo "novos" jogadores aqui. Pelo menos, não na velocidade que em outros locais. Ai quando a grana começar a cair, talvez a empresa faça um esforço para voltar(se valer o investimento).

De alguma forma o capitalismo vai agir, tanto para a morte quanto para a renovação. 

 

Fora que o Brasil é reconhecidamente famoso por pirataria, só ver o tal do update aí que pega as coisas dos outros sem autorização e usa no pack deles.

Faz bem sentido isso que você disse. Se o jogo tivesse um volume alto de vendas aqui, com alto faturamento, eles já teriam dado um jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ano antes do FM ser "banido" do Brasil eles lançaram o jogo em PT-BR oficialmente porque tinha chegado num nivel de venda consideravel, acho que o mercado tem (ou pelo menos tinha pq ja vai anos disso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, F J disse:

Um ano antes do FM ser "banido" do Brasil eles lançaram o jogo em PT-BR oficialmente porque tinha chegado num nivel de venda consideravel, acho que o mercado tem (ou pelo menos tinha pq ja vai anos disso)

Acho que isso mudou muito ou talvez estejamos muito nichado e tenham outros lugares, como o Youtube, com as pessoas interagindo mais sobre o FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o jogo vende muito no Brasil, só que naquele esquema de trocar região da steam ou gamepass ou comprar de alguém que compre na steam de outra região e repasse como presente com uma comissão.

Enquanto der para fazer isso, pq a empresa vai querer se coçar para ter um trabalho do kct para legalizar jogadores e técnicos daqui?

Ai vc apaga os arquivos da DB que tem os nomes zuados e já era. Joga no Brasil tranquilo, com nomes reais de times e jogadores. Tanto dá dinheiro no Brasil que eles deixam essa artimanhas ai justamente para não dar muito trabalho para quem compra no Brasil de acertar os nomes. Jeitinho inglês(nem sei de onde é a empresa ahaahha).

Só que é aquilo, quem é mais novo eu acho que não vai ter e nem vai entender pq caralhos vai comprar um jogo, ter trabalho de arrumar os times e tal. FM deve ser nichado para kct em quem joga isso desde o CM 01/02,CM 03/04 e FM05. Esse publico que deve sustentar esse jogo. Tanto que não tiram o 2D do jogo, pq muita gente vai reclamar e só joga assim. Sendo que o 2D é uma parada que vem desde o CM 04. Eu só jogo no 2d até hoje, sou das cavernas. 

Só que ai a galera vai ficar velha, vai ir morrendo e não vai ter renovação. O moleque novo vai ficar puto de comprar o jogo e não ter o time dele e ai no futuro eles vão ter que se coçar para regularizar os times ou morrer com o jogo aqui mesmo.

 

Editado por tod
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...