Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Pérolas Negras: Futebol e Inclusão: Um degrau na escada (14/09/2024)


ElPerroMG

Posts Recomendados

É a dura realidade das equipas pequenas. Estão sempre a perder as suas estrelas e a começar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma puta falta de sacanagem a campanha da temporada anterior na A2, chegando até a final pra perder e......... Não subir. Muita maldade isso, mas paciência. No geral, as campanhas na última temporada foram muito boas, mas sem o acesso pode ficar um pouco difícil mesmo segurar os bons jogadores. A saída o Amar Mallah parece ter sido bem difícil de lidar na A2 dessa temporada.

Vamos ver como as coisas correm na Série D agora e torcer para as peças importantes com contrato vencendo aceitem renovar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe sentiu as saídas do Mallah e do Elder e isso foi fatal. Numa análise curta: Precisa melhorar, e muito, os jogos fora de casa. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2024 em 09:19, Fujarra disse:

Eu até hoje não fiz save com o Araruama (minha cidade) pq tem esse CEAC na frente kkkk o Arraial do Cabo já foi extinto faz tempo e a parceria não existe mais, é só Araruama. Já até sugeri a equipe de pesquisa mas acho que nem tchum.

Curioso que começou o campeonato forte mas depois veio uma infinidade de partidas ruins, sorte que os 3 últimos fizeram uma força descomunal pra cair. 

E nossa, tem bastante dinheiro em caixa pra um time dessas divisões. Ok que não gasta com transferência, mas tá bem gordinho já esse caixa kkk

Esse CEAC me lembra algum curso profissionalizante, tipo SESI, SENAI, CEFET... seila hahah, tudo menos clube de futebol. 

Não sei se foi por conta dos adversários, mas de fato o time deu uma regredida imensa a partida da quarta rodada e ficamos bem longe de classificação. Não sei se é da BD, mas normalmente começamos a temporada com esse valor, em média, mas vai caindo no resto da temporada e sempre terminamos no vermelho. O "pior", que não é tão pior, porque é nosso objetivo, é que cada vez mais gastamos com treino de camadas jovens nas despesas. 

Valeu, Fujarra!

Em 19/07/2024 em 09:32, Newoldd disse:

começo de temporada não muito diferente do esperado, esses destaques da equipe muitas vezes "salvam" o time seja com gols, assistências, desarmes, defesas, o carioca mostrou a fragilidade defensiva e que ofensivamente o time não ta sendo eficaz, uma pena a fornada passada vir tão "meia boca", agr é o foco para não rebaixar na serie D, vamo pra cima pérolas.

Campeonato foi bem abaixo do esperado, ainda mais porque na última temporada caímos nas finais no "quase acesso". Mas com as saídas e sem pré-temporada, o campeonato carioca é quase que um laboratório para descobrir o que fazer no resto do ano. Torcer para que na D seja diferente.

Valeu, New!

Em 19/07/2024 em 12:27, GG. disse:

A perda de Amar Mallah 24E e Elder 24A pesou, né? A campanha foi apenas regular. Vida que segue. Vamos ver se consegue melhorar na sequência.

Tem uma reportagem para você no link. 

Se você se interessar, procure esse  episódio (Dinheiro em Jogo #144 – Pérolas Negras, a combinação entre ação social e alto rendimento no futebol)  do Dinheiro em Jogo, fala sobre os Pérolas. Ele está em vários agregadores.

 

O pior de perder jogadores nesse momento é que não temos tempo de analisar e testar opções em jogos oficiais de uma temporada pra outra. Campeonato carioca A2 já começa no fim da primeira semana do ano. É quase que tentativa e erro, embora no ataque a única opção viável fosse o João Gabriel mesmo. Pela falta de opções, só um milagre pra ser diferente haha.

Essa série no GE é muito boa, eu tinha visto essa peneira pelos sírios no youtube um tempo atrás. Uma pena que nenhum deles está na BD do FM. Seria interessante se ela fosse feita anual, com certeza várias sírios e haitianos bons de bola chegariam aqui na vida real. Fora isso todo o projeto de educar, alfabetizar e humanizar pessoas.

Vou escutar esse podcast sim, já coloquei nos favoritos aqui.

Valeu, GG!

Em 19/07/2024 em 18:57, MitoMitológico disse:

Esse aí é um excelente desafio. Pegar o clube de San Marino na pirâmide italiana. Tá na minha lista e aí daquele que ousar fazer antes kkkkkk

 

A saída do Mallah e do Elder foram baques sentidos pela equipe. E é o que falo, quando um jogador importante sai, talvez mudanças táticas são uma alternativa melhor do que se manter fiel ao esquema. Eu sentia com o Itaguaí que tinha muito meio campo de qualidade e podia abrir mais uma vaga. E acabou que a saída de Edgar colaborou demais pra isso.

E eu já ia bancar o nacionalista barato e falar que os sírios e os haitianos estão ferrando com o time, mas justamente brasileiros como Rosivaldo, Leandro e João Gabriel acabaram não repondo essas saídas a altura. Tudo bem que os rapazes são bem novos ainda, talvez o fato de terem menos de 20 anos ainda pese na questão competitiva.

O início da Série A2 foi boa e realmente deu aquela sensação de ilusão de que as coisas iam funcionar mas alguns tropeços contra equipes menores, e jogos fora de casa bem carne de pescoço acabaram prejudicando e o Pérolas fez um campeonato como disseram ali, bem meia-boca.

Só que ainda acredito que a Série D pode representar coisas melhores. Espero que consiga com muita determinação se manter na divisão. Dar mais uma chance pros brasucas do time mostrarem ao que vieram. O elenco tem muitos jogadores da geração 27/28, e eles ainda precisam de um tempo.

Boa Sorte na sequência. 

Já pensei alguma vezes em tentar fazer também, mas nunca saiu do papel haha. Tem um time de Cabo Verde que joga na pirâmide portuguesa também que deve ser muito legal de fazer um YC, seria quase igual esse desafio com Pérolas.

Concordo demais em relação às mudanças táticas, mas foram 2 fatores que me fizeram insistir no mesmo estilo de jogo. Primeiro é a profundidade do elenco, não temos muitos jogadores por posição, no ataque mesmo, só 2 peças importantes, o resto sendo "quebra-galho". A outra é a questão do calendário, os jogos ja começam muito em cima do começo e nossa única "arma" pra superar a falta de contratação é ir pelo entrosamento. Mas chega uma hora que mudanças são necessárias.

HAHAHA, o único sírio bom de bola que apareceu foi o Mallah 24E e ele nos deixou pelo sucesso da última temporada. Mas de fato eu percebo a diferença nos atributos em relação aos haitianos e brasileiros, embora o FM "puxe" o status de br por conta do Perolas esta no Brasil. Eu já li que o local de nascimento influencie na distribuição de atributos, por exemplo um jogador nascido na Inglaterra terá um mental melhor, enquanto um latino terá  drible mais propenso, mas não sei de fato até onde isso influencia. 

Campeonato bem abaixo, ainda mais levando em conta a expectativa por termos sido finalistas. Não sei se o panorama será melhor na D, mas meu objetivo é exatamente esse, evitar o rebaixamento e dar mais chance/tempo para que os jovens se desenvolvam e surjam mais promessas. Essas gerações que você citou foram muito boas, ja de cara têm sido uma base pra gente, mas de fato precisam de mais tempo pra desenvolver a parte técnica. 

Valeu, MM!

Em 20/07/2024 em 04:22, Cadete213 disse:

É a dura realidade das equipas pequenas. Estão sempre a perder as suas estrelas e a começar de novo.

Exatamente isso, realidade nua e crua de equipes menore é ver seus talentos indo embora. Pelo intervalo curto entre os jogos oficiais, não testamos muito, mas agora é a hora do vamos ver no campeonato nacional.

Valeu, Cadete!

Em 20/07/2024 em 15:41, Herr Jones disse:

Achei uma puta falta de sacanagem a campanha da temporada anterior na A2, chegando até a final pra perder e......... Não subir. Muita maldade isso, mas paciência. No geral, as campanhas na última temporada foram muito boas, mas sem o acesso pode ficar um pouco difícil mesmo segurar os bons jogadores. A saída o Amar Mallah parece ter sido bem difícil de lidar na A2 dessa temporada.

Vamos ver como as coisas correm na Série D agora e torcer para as peças importantes com contrato vencendo aceitem renovar.

Imagina a minha cara procurando a mensagem de acesso achando que foi bug do jogo haha, mas ai quando olhei nos anos anteriores, realmente só o campeão era promovido. Bom que quando subirmos, reduz a chance de rebaixamento haha. Pois é, além de reduzir a chance da saída de jogadores, ajuda no orçamento também. uma maior receita, atrair melhores públicas contra equipes maiores. Não sei como será na Série D, ainda mais agora depois do fiasco no carioca. 

Valeu, HJ!

Em 21/07/2024 em 10:25, LC disse:

A equipe sentiu as saídas do Mallah e do Elder e isso foi fatal. Numa análise curta: Precisa melhorar, e muito, os jogos fora de casa. Boa sorte na sequência.

Sentimos e muito, o time mudou completamente. Essa análise vem sendo nosso panorama a algumas temporadas, não conseguimos repetir nos jogos fora de casa, o mesmo desempenho feito em casa. Testei táticas diferentes já, estilo mais defensivo, mas ainda continua na mesma.

Valeu, LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PEROLAS-NEGRAS-198170a1e2107190e.png
Estaca zero (23/07/2024)

Em relação ao time que terminou o campeonato carioca, nenhuma modificação a princípio. A única novidade é que vendemos Firos Mardeni 27H para o Cuiabá. A transferência não teve valores imediatos envolvidos, sendo a custo zero. Porém, tem uma cláusula de 50% de futura venda e ele fica até o fim do ano em nosso time por empréstimo.

HISTORICO-DE-954b3e0c024618ef2.png
O primeiro turno da Série D já mostrava o que viria pela frente para nós. Foram 7 jogos e nenhuma vitória. Iniciamos a competição com 2 jogos medianos e 2 empates sem gols contra Rio Branco ES (0x0) e Tupi (0x0). Curiosamente, poderíamos ter vencido esses dois jogos: contra o Rio Branco, tivemos um gol anulado, e contra o Tupi, fizemos 18 finalizações. Contra o Friburguense (1x4), fora de casa, recuei um pouco mais o time e acabamos sendo goleados. Apesar do placar, tivemos 15 chutes contra 10 deles. Em casa, empatamos com Pouso Alegre (1x1) e Votuporanguense (1x1), jogos em que também poderíamos ter vencido, mas não fomos eficazes nas finalizações. Fechando o turno, sofremos duas derrotas pesadas contra Penapolense (2x4) e Ferroviária SP (2x4). Nosso destaque no turno foi João Gabriel 28F.

TURNO-SERIE-D49317c398593bedf.png

No returno, as coisas foram um pouco melhores, mas nem tanto. Iniciamos com uma derrota fácil para o Tupi (0x2) fora de casa, em um jogo no qual demos apenas 2 chutes ao gol. Nosso alívio veio nos dois jogos seguintes, quando somamos 4 pontos dos 6 disputados em casa: um empate contra o Rio Branco ES (3x3), com dois gols de João Gabriel 28F, e uma vitória contra o Friburguense (1x0). Na sequência, visitamos o líder Pouso Alegre (4x4) e fizemos um jogão. Com um hat-trick de Nando 27B, chegamos a abrir 4x2 no placar, mas cedemos o empate aos 43 minutos do segundo tempo. Em casa, recebemos o Penapolense (1x0) e somamos mais três pontos importantes na briga contra o rebaixamento, com um gol de Jean-Baptiste Lubin 29D aos 94 minutos de jogo. Nos dois jogos finais, precisávamos vencer para tentar escapar. Fomos até São Paulo e marcamos cinco vezes, mas, infelizmente, sofremos 7 gols contra o Votuporanguense (5x7) em um jogo maluco. Vencíamos por 5x3 até os 75 minutos, quando parece que desistimos de lutar e sofremos 4 gols em 20 minutos. No último jogo, recebemos o Ferroviária SP (3x5) e sofremos outra derrota. Foi mais um jogo em que começamos na frente no placar, mas perdemos fôlego na etapa final e cedemos à derrota.

RETURNO-SERIE-Ddd0addcfa2787a17.png
🔎 Pouso Alegre (4x4), Votuporanguense (5x7), Ferroviária SP (3x5)

Terminamos a competição na lanterna do Grupo F. Conseguimos apenas 2 vitórias em 14 jogos, além de 6 empates e 6 derrotas. Fizemos 12 pontos dos 42 disputados, o que representa apenas 28% dos pontos possíveis. Nossa defesa voltou a mostrar falhas, com 35 gols sofridos em 14 jogos, uma média de mais de 2 por partida. Desse total, 25 gols foram sofridos fora de casa, onde não vencemos nenhum jogo. Por outro lado, nosso ataque se destacou, com João Gabriel 28F marcando 7 gols em 13 jogos e dando 4 assistências. Ele teve uma classificação média de 7,27 na Série D, sendo nosso destaque individual em meio ao vexame.

CLASSIFICACAO-FINAL-REGIONAL9704c37a220a

A Série D seguiu seu rumo, tendo como campeão a Juventus (SP), que derrotou o Sampaio Corrêa na final. Juazeirense e Villa Nova MG também foram promovidos. Para nós, resta voltar ao ponto de partida, a Regional, e tentar um retorno imediato na próxima temporada. Nosso ataque funcionou bem e o segundo turno foi melhor, mas perdemos pontos bobos que precisam ser ajustados no próximo ano.

HISTORICO-DE-7e2d963a2f86f241f.png
Apesar de mais uma vez poupar a maioria dos titulares na Copa Rio, conseguimos avançar mais este ano. No primeiro jogo, devido a uma folga no calendário, coloquei o time titular e goleamos o Barra Mansa (6x1). Contra o Volta Redonda (1x4), nossos reservas não deram conta e saímos goleados. Vencemos o CAAC Brasil (2x1) e o Duque de Caxias (2x1), somando 9 pontos na competição. Embora tenhamos perdido para o Macaé (0x4), isso não impediu nossa classificação.

CALENDARIO-COPA-RIO3b3c368c7614d522.png

Ficamos em segundo no grupo, com 9 pontos, o mesmo número do CAAC Brasil, mas nos classificamos com saldo de gols neutro, enquanto eles tinham saldo negativo de -1.

CLASSIFICACAO-FINAL-COPA-RIO0e9f3ae5c841

Na semifinal, fomos sorteados contra o Madureira. No primeiro jogo, em casa, tivemos 2 gols anulados de João Gabriel 28F e saímos derrotados por 1x4. Na volta, perdemos novamente, em um jogo em que Leandro 28I foi expulso quando o placar estava 1x1, embora isso provavelmente não mudasse o resultado final.

SEMIFINAL-COPA-RIO22015d70f0535735.png
🔎Madureira (C) | Madureira (F)

HISTORICO-DE-5447e34b54b74873c.png
A fornada deste ano foi razoavelmente boa, com 6 talentos de elite, sendo um deles já com padrões de titularidade imediata.

taentos-de-elitefc7b26fc1f3ce8a3.png

O destaque foi o sírio Hisham Orabi 30A, um ótimo zagueiro com desarme e marcação em níveis excelentes para a divisão. Além disso, sua determinação é notável, o que resulta em uma mentalidade bastante focada e excelente.

30A74dcbbd0ec0d4139.png

Outro sírio que se destacou foi Ibrahim Antar 30B, um ponta esquerda com físico ótimo e uma mentalidade equilibrada.

30B67ee5fe156766caf.png

Serge Durval 30C, um haitiano, é versátil e desempenha várias funções no lado direito. Embora tenha um bom físico, sua mentalidade deixa a desejar.

30C3f94b0c21d41abe7.png

🔎 Wanderson Bocardi 30D, Georges Roche 30E, Marcos Antônio 30F, Mécené Chérstal-Duffaut 30G, Ronaldo Maffia 30H, Yvn Jeudy 30J

HISTORICO-DE-488f2fa5daaaeee68.png
Os nossos dois grandes destaques da temporada foram ofensivos. João Gabriel 28F fez 28 jogos, marcou 13 gols e deu 10 assistências, sendo o principal jogador na nossa vexatória campanha da Série D.

JOAO-GABRIEL1036839a390547a6.png

Nando 27B também teve uma ótima temporada, terminando como nosso artilheiro do ano com 19 gols em 26 jogos. Curiosamente, ele jogou como Jogador Alvo, uma função que eu não imaginava ser adequada para um artilheiro. Concluiu a temporada com uma média de 7,23, liderando nosso time nesse quesito.

NANDO655462f6bd4d06b6.png

Coletivamente, vejo um bom time para a disputa do Regional, considerando o nível mais abaixo da competição. No entanto, nosso único problema será o goleiro. Nosso melhor GK tem apenas 2 estrelas de capacidade atual, o que é bem abaixo dos goleiros que tivemos recentemente. Para a próxima temporada, perderemos dois jogadores: Georges Latortue 27L não quis renovar, como de costume, e Firas Mardeni 27H foi vendido para o Cuiabá. Resta saber como será a substituição desses jogadores e se manteremos a mesma tática.

PLANTEL-FINAL-ESTATISTICAS9452c670ceef77

ARTILHEIROdea67af2ccb68f8e.png ARTILHEIRO:  Flag_of_Brazil.svg41f1a0ac99fe9bb2.png Nando 27B (19 gols)
LIDER-DE-ASSISTENCIAbeed9521ece3871c.png LÍDER EM ASSISTÊNCIAS: Flag_of_Brazil.svg41f1a0ac99fe9bb2.png  João Gabriel 28F (10 assistências)
DESTAQUE0153c9d2c08552f7.png DESTAQUE: Flag_of_Brazil.svg41f1a0ac99fe9bb2.png  João Gabriel 28F (7.12 - 13 gols e 10 assistências)

HISTORICO-DE-8b25d0c6388eaffd4.png

🔎 Série A;
🔎 Série B;
🔎 Série C;
🔎 Copa do Brasil;
🔎 Libertadores;
🔎 Sulamericana;
🔎 Copa do Mundo: Tri da França;
🔎 Finanças;
🔎 Transferências

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ElPerroMG mudou o título para Pérolas Negras: Futebol e Inclusão: Estaca zero (23/07/2024)

A Série D ficou muito grande para o Pérolas Negras. Vai ter que recomeçar na Regional como você disse. Mas são coisas desse tipo que fazem um save se tornar inesquecível para quem joga e no seu caso não preciso nem incentivá-lo a continuar porque sei que não passou pela sua cabeça parar depois de rebaixamento.  Na Copa Rio fez uma boa campanha, mas como o calendário acaba chocando, ela fica mais de lado. Dureza mesmo vai ser a questão do goleiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Copa ainda fez um ar da sua graça, mas na Série D, foi muito complicado mesmo. Tem mesmo que apostar nas camadas jovens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma Série D bem abaixo mesmo, uma pena, foi bem difícil, talvez a defesa vazada, a qualidade dos adversários e a dificuldade fora de casa, foram os principais fatores que colaboraram para esse rebaixamento.

Já imagina o que levou pra equipe tomar tanto gol assim? João Victor não parece ser ruim, e Latorrue pode jogar por ali, e Malval parece que não desenvolveu.

Algumas vitórias no começo do torneio poderiam ajudar né, se a defesa conseguisse segurar um pouco mais pra João Gabriel e Nando resolverem lá na frente a história poderia ser diferente

Orabi e Roche são alguns nomes da fornada que vejo tendo espaço na equipe em breve. Gostei dos extermos também, eles podem ir longe.

Agora eu nunca mais reclamo do sistema da Série D do meu save.

E que fim levou o Elder e o Mallah? (O goleiro foi pro possante Paulista de Jundiaí, tá de sacanagem).

E a venda do Mardeni? Não curtiu muito ele, ele não teve espaço ou o mesmo encheu o saco pra sair?

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi uma temporada bem triste mesmo. A saída das duas principais estrelas do time acabaram pesando e muito no rendimento da equipe nas competições que disputou. Uma coisa que eu queria comentar, já há algum tempo - mas não comentei porque você teve um ótimo desempenho na temporada anterior -, é sobre a tática. Acho que ela deixa muito espaço atrás porque os laterais estão virtualmente em atacar (porque estão em automático e sua mentalidade é muito atacante), seu zagueiro da esquerda, com a tarefa de bloquear, acaba ocupando o espaço na volância, e o zagueiro da direita teoricamente é o único jogador da primeira linha defensiva caso seu time ceda o contra-ataque. Além disso, o MRB deslocado tende a comer mais espaços do lado que ele está. Talvez centralizá-lo pode aumentar o raio de ação dele e permitir alterar a função do zagueiro da esquerda para efetivamente compor a linha defensiva.

Vendo seu esquema, eu mudaria o lado do carrilero para a direita e soltaria o lateral de lá pra ser atacante mesmo já que vai ter a cobertura do carrilero pra poder subir (e o próprio carrilero pode ajudar na construção das jogadas); centralizaria o MRB para ele ter um raio de ação maior, deixaria os zagueiros defendendo mesmo (tarefas de cobrir e bloquear só prestam quando você tem jogador com mentais muito bons [>14~15], especialmente decisão, concentração e compostura) e daria a função de apoio pro lateral esquerdo, porque ele vai continuar subindo e dando suporte ao ataque. Isso daí já deve ser uma boa ajuda pra reduzir a quantidade de gols sofridos sem prejudicar o rendimento do ataque, que tem feito sua parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade faltou experiencia, ja que nao tem qualidade, como o time é formado por jogadores da base, isso fica um pouco dificil no momento rs, 

Perro, tempo que queria perguntar, onde conseguiu essa libertadores com mexicanos? lembro que pessoal do Mundi-up fornecia, mas esse ano nao teve mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, GG. disse:

A Série D ficou muito grande para o Pérolas Negras. Vai ter que recomeçar na Regional como você disse. Mas são coisas desse tipo que fazem um save se tornar inesquecível para quem joga e no seu caso não preciso nem incentivá-lo a continuar porque sei que não passou pela sua cabeça parar depois de rebaixamento.  Na Copa Rio fez uma boa campanha, mas como o calendário acaba chocando, ela fica mais de lado. Dureza mesmo vai ser a questão do goleiro.

Eu imaginei que isso poderia ter acontecido na última temporada, mas com a boa fase do Amar Mallah acabamos fazendo uma ótima competição. Esse ano com um somatório de erros e falta técnica no elenco, acabou de se concretizar o rebaixamento. Desistir jamais haha, sei que terão outros ainda, mas vou até o final. Na Copa Rio fizemos até que uma campanha aceitável, levando em conta que não foi nossa prioridade. Nossos 3 goleiros parecem que não devem evoluir mais que isso, vamos testar e ver qual falha menos.

Valeu, GG!

17 horas atrás, Cadete213 disse:

Na Copa ainda fez um ar da sua graça, mas na Série D, foi muito complicado mesmo. Tem mesmo que apostar nas camadas jovens.

Pois é, na copa ainda fomos surpresa, pelo fato de não termos a priorizado, mas na Série D acabamos fazendo feio e o rebaixamento veio.

Valeu, Cadete!

12 horas atrás, MitoMitológico disse:

Foi uma Série D bem abaixo mesmo, uma pena, foi bem difícil, talvez a defesa vazada, a qualidade dos adversários e a dificuldade fora de casa, foram os principais fatores que colaboraram para esse rebaixamento.

Já imagina o que levou pra equipe tomar tanto gol assim? João Victor não parece ser ruim, e Latorrue pode jogar por ali, e Malval parece que não desenvolveu.

Algumas vitórias no começo do torneio poderiam ajudar né, se a defesa conseguisse segurar um pouco mais pra João Gabriel e Nando resolverem lá na frente a história poderia ser diferente

Orabi e Roche são alguns nomes da fornada que vejo tendo espaço na equipe em breve. Gostei dos extermos também, eles podem ir longe.

Agora eu nunca mais reclamo do sistema da Série D do meu save.

E que fim levou o Elder e o Mallah? (O goleiro foi pro possante Paulista de Jundiaí, tá de sacanagem).

E a venda do Mardeni? Não curtiu muito ele, ele não teve espaço ou o mesmo encheu o saco pra sair?

Boa Sorte.

Nossa dificuldade fora de casa têm sido constante, até em temporadas menos piores, a gente vem enfrentando essa dificuldade. 

Pra te falar verdade, ainda tô analisando. O pior é quando você liga o modo vicio no FM e vai na sequência, acaba que não analisa muito. A dupla de zaga não acho tão ruim assim, em comparação ao que tínhamos antes e os laterais são os melhores que tivemos até aqui. Acredito que dar um passo atrás e utilizar um esquema mais simétrico e mais cauteloso possa dar certo. Latortue é um dos melhores que passaram aqui, jogador inteligente com mental bom é outra coisa. O que faltou para a defesa, sobrou para o ataque, tanto João Gabriel como o Nando, em qualquer função que coloque, eles rendem. João Gabriel ainda joga de MOE e rende demais.

Engraçado que Orabi e Roche são exatamente os dois nomes que estou vendo para serem introduzidos no time titular. Pela saída do Latortue, Roche certamente deve ganhar chances. HAHAH da muita diferença a série D?

Amar Mallah assinou pelo Bacabal pra jogar a Regional, disputou 31 jogos e fez 4 gols, deve ter sentido saudades. Elder também jogou a regional pelo Paulista e fez 20 jogos na temporada. Mardeni não tava querendo renovar e o contrato dele ia com Deus agora no segundo turno, então resolvi vender. Ia sair livre de qualquer jeito, pelo menos agora saiu livre com 50% de uma futura venda.

Valeu, MM!

9 horas atrás, Herr Jones disse:

Essa foi uma temporada bem triste mesmo. A saída das duas principais estrelas do time acabaram pesando e muito no rendimento da equipe nas competições que disputou. Uma coisa que eu queria comentar, já há algum tempo - mas não comentei porque você teve um ótimo desempenho na temporada anterior -, é sobre a tática. Acho que ela deixa muito espaço atrás porque os laterais estão virtualmente em atacar (porque estão em automático e sua mentalidade é muito atacante), seu zagueiro da esquerda, com a tarefa de bloquear, acaba ocupando o espaço na volância, e o zagueiro da direita teoricamente é o único jogador da primeira linha defensiva caso seu time ceda o contra-ataque. Além disso, o MRB deslocado tende a comer mais espaços do lado que ele está. Talvez centralizá-lo pode aumentar o raio de ação dele e permitir alterar a função do zagueiro da esquerda para efetivamente compor a linha defensiva.

Vendo seu esquema, eu mudaria o lado do carrilero para a direita e soltaria o lateral de lá pra ser atacante mesmo já que vai ter a cobertura do carrilero pra poder subir (e o próprio carrilero pode ajudar na construção das jogadas); centralizaria o MRB para ele ter um raio de ação maior, deixaria os zagueiros defendendo mesmo (tarefas de cobrir e bloquear só prestam quando você tem jogador com mentais muito bons [>14~15], especialmente decisão, concentração e compostura) e daria a função de apoio pro lateral esquerdo, porque ele vai continuar subindo e dando suporte ao ataque. Isso daí já deve ser uma boa ajuda pra reduzir a quantidade de gols sofridos sem prejudicar o rendimento do ataque, que tem feito sua parte.

Essas saídas estão acontecendo em todas temporadas e até hoje não aprendi ainda a lidar. No meu YC com Boston não tiveram tantas saídas assim por não querer renovar, deve ser a AI desse FM24 que melhorou nesse sentido, acho que fica bem mais real. Pode ficar a vontade pra comentar, mesmo se estiver ganhando haha, time que ganhando também se mexe. 

Acho que o maior problema desses esquemas assimétricos é esse, conseguir achar um jeito que as funções e posições não se anulem ou deixem espaços em campo. Eu joguei alguns saves off com o Cruzeiro e alguns na Europa e utiliza um 4-3-3, no qual deixava um volante, 2 mezallas e 3 atacantes e tudo no muito atacante, mas como o nivel do time era ótimo, acaba que rendia muito. Quando comecei no Pérolas, quis trazer algumas funções pra cá, mas esqueci que grande parte dos jogadores são "burros" e com mental fraco. Por isso tenho apanhado demais, tentando inventar (inclusive inventei no carioca de 2031 haha), mas agora tô mais convicto que funções "básicas" são os melhores realmente. Realmente, analisando agora que você falou, acho que fica o buraco não somente ali na defesa, naquele lado direito do ataque tb, porque o MRB não sobe e o extremo tá como AI e o lateral não apoia tanto nessa função. Praticamente anulou o ataque por aquele lado. Em relação a essa questão do bloquear e atributos mentais eu não tinha conhecimento, mas vou começar a testar essa função no defender mesmo. Particularmente não curto a função automática, tenho um certo preconceito, mas como eu não queria deixar lateral defensivo e não quis subir muito pelos gols sofridos, acabei deixando dessa maneira. Porém, analisando agora, talvez os gols sofridos sejam realmente pela falta de jogadores de marcação, principalmente quando meu time toma contra-ataque. 

Valeu pelas dicas, HJ, ajudou demais!

1 hora atrás, André Honorato disse:

na verdade faltou experiencia, ja que nao tem qualidade, como o time é formado por jogadores da base, isso fica um pouco dificil no momento rs, 

Perro, tempo que queria perguntar, onde conseguiu essa libertadores com mexicanos? lembro que pessoal do Mundi-up fornecia, mas esse ano nao teve mais

Com mais algumas temporadas, acho que com o time começa pegar mais maturidade e novos talentos surgirão pra fazer essa mescla. Enquanto isso, basta-nos resistir.

Peguei no FMSite, é um site "latino/espanhol" de FM, várias dessas ligas você encontra lá. 

Valeu, André!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ElPerroMG quem é o jogador mais "velho" do seu time e que é titular a mais tempo? tem algum que foi titular sempre e ainda ta cntgo hj?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um misto de falta de experiência e alguns recursos técnicos importantes culminou numa temporada melancólica. Apesar disso, há perspectiva de melhora sim, e você já tem uma base sobre a qual trabalhar em cima pra recomeçar com segurança na Regional. Sou otimista e sinto que pode chegar na Série D muito mais forte que nessa passagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2024 em 10:52, ElPerroMG disse:

Particularmente não curto a função automática, tenho um certo preconceito, mas como eu não queria deixar lateral defensivo e não quis subir muito pelos gols sofridos, acabei deixando dessa maneira

Vou te dar um exemplo do meu save com o Polonia Warszawa, que o Ian Prado (meu LE) é um defesa lateral com a tarefa de apoiar e participa muito das jogadas ofensivas enquanto, ao mesmo tempo, é bem sólido defensivamente. Ele tem apenas as instruções de subir mais e cruzar mais, para fazer o feijão com arroz. É o típico jogador que raramente tem holofotes, mas joga super bem e, depois que eu fiz o comentário aqui (e fui responder um lá) fui olhar, é um dos mais regulares do meu time. Mais até do que a contraparte dele pela direita, que é mais solto (ala>atacar). 

No geral o FM permite algumas funções "coringas" que você pode instruir para que o jogador faça exatamente o que você quer e espera dele. O defesa lateral é uma delas, junto com o médio defensivo, médio central e médio atacante (todos com a tarefa de apoiar), você pode dar todas as instruções possíveis e ter um maior controle das ações dele. Por serem funções relativamente simples qualquer jogador pode atuar ali e fazer o básico bem feito, sem muita firula - e por ser possível dar qualquer instrução para maior obediência tática, serve para limitar as burradas de jogadores com mental mais fraco e até mesmo potencializar a criatividade e imprevisibilidade de jogadores com bons atributos.

Lembro do meu save com o Hauts Lyonnais que meu principal jogador era o Rayan Cherki, que não tinha explodido ainda e estava escanteado no Lyon, trouxe ele baratinho e ele era simplesmente um monstro como médio ofensivo (eu usava atacar apenas para aumentar a mentalidade dele em campo e ser mais incisivo). Ele atuava tanto como criador de jogadas, baixando no terreno pq se não me engano pedi pra ele aprender esse movimento preferido e sendo muito aguçado nas situações ofensivas. Lá eu também usava um sistema assimétrico e a parceria dele com o Garnacho (ME - extremo invertido>atacar) era impressionante. Meu centroavante nem era tão bom, só no final do save que arranjei um melhor, e empilhava gols com uma facilidade tremenda.

O detalhe é que o Cherki não era meu melhor jogador em termos de atributos (coisa que fui descobrir depois, quando fechei o save) mas era o que rendia melhor na função porque ele conseguia fazer exatamente o que eu esperava de uma forma consistente. O reserva imediato dele também não chegava nem perto do restante do meu elenco, que era o Thiago Almada, mas era um absurdo jogando porque era bem balanceado em termos de atributos para a construção, distribuição e conclusão de jogadas. O argentino só jogava na liga, quando eu poupava o Cherki, e na última temporada lá participou de uns 19 jogos (boa parte saindo do banco) e foi o líder de assistências, risos. Só fazia menos gols que o Cherki porque o francês tem facilidade com as duas pernas e o argentino só é destro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2024 em 12:46, Newoldd disse:

@ElPerroMG quem é o jogador mais "velho" do seu time e que é titular a mais tempo? tem algum que foi titular sempre e ainda ta cntgo hj?

Agora que você tocou nesse assunto que fui lá conferir, ainda não tinha me dado conta que grande parte dos jogadores "mais velhos" ja haviam nos deixado. Em questão d elenco, o mais velho é o Bruno Boca, mas que acabou perdendo espaço nessa temporada, pela boa fase de Raymond Noel e fora emprestado. Que jogou nessa temporada, o mais velho é o Juste Malval 21A, que veio da primeira fornada. 

Valeu, New!

Em 25/07/2024 em 18:31, IlPartigiano disse:

Um misto de falta de experiência e alguns recursos técnicos importantes culminou numa temporada melancólica. Apesar disso, há perspectiva de melhora sim, e você já tem uma base sobre a qual trabalhar em cima pra recomeçar com segurança na Regional. Sou otimista e sinto que pode chegar na Série D muito mais forte que nessa passagem.

Pois é, o que esperava na última temporada, acabou acontecendo nessa. Não conseguimos repor a altura as perdas e o time não encaixou taticamente (muito por falha minha) e o rebaixamento veio como resultado. Mas é isso aí, recomeçar na Regional agora, com um time mais forte e quem sabe voltar melhor em outra oportunidade.

Valeu, irmão!

Em 25/07/2024 em 18:32, Herr Jones disse:

Vou te dar um exemplo do meu save com o Polonia Warszawa, que o Ian Prado (meu LE) é um defesa lateral com a tarefa de apoiar e participa muito das jogadas ofensivas enquanto, ao mesmo tempo, é bem sólido defensivamente. Ele tem apenas as instruções de subir mais e cruzar mais, para fazer o feijão com arroz. É o típico jogador que raramente tem holofotes, mas joga super bem e, depois que eu fiz o comentário aqui (e fui responder um lá) fui olhar, é um dos mais regulares do meu time. Mais até do que a contraparte dele pela direita, que é mais solto (ala>atacar). 

No geral o FM permite algumas funções "coringas" que você pode instruir para que o jogador faça exatamente o que você quer e espera dele. O defesa lateral é uma delas, junto com o médio defensivo, médio central e médio atacante (todos com a tarefa de apoiar), você pode dar todas as instruções possíveis e ter um maior controle das ações dele. Por serem funções relativamente simples qualquer jogador pode atuar ali e fazer o básico bem feito, sem muita firula - e por ser possível dar qualquer instrução para maior obediência tática, serve para limitar as burradas de jogadores com mental mais fraco e até mesmo potencializar a criatividade e imprevisibilidade de jogadores com bons atributos.

Lembro do meu save com o Hauts Lyonnais que meu principal jogador era o Rayan Cherki, que não tinha explodido ainda e estava escanteado no Lyon, trouxe ele baratinho e ele era simplesmente um monstro como médio ofensivo (eu usava atacar apenas para aumentar a mentalidade dele em campo e ser mais incisivo). Ele atuava tanto como criador de jogadas, baixando no terreno pq se não me engano pedi pra ele aprender esse movimento preferido e sendo muito aguçado nas situações ofensivas. Lá eu também usava um sistema assimétrico e a parceria dele com o Garnacho (ME - extremo invertido>atacar) era impressionante. Meu centroavante nem era tão bom, só no final do save que arranjei um melhor, e empilhava gols com uma facilidade tremenda.

O detalhe é que o Cherki não era meu melhor jogador em termos de atributos (coisa que fui descobrir depois, quando fechei o save) mas era o que rendia melhor na função porque ele conseguia fazer exatamente o que eu esperava de uma forma consistente. O reserva imediato dele também não chegava nem perto do restante do meu elenco, que era o Thiago Almada, mas era um absurdo jogando porque era bem balanceado em termos de atributos para a construção, distribuição e conclusão de jogadas. O argentino só jogava na liga, quando eu poupava o Cherki, e na última temporada lá participou de uns 19 jogos (boa parte saindo do banco) e foi o líder de assistências, risos. Só fazia menos gols que o Cherki porque o francês tem facilidade com as duas pernas e o argentino só é destro mesmo.

Eu não sabia dessa qualidade toda do lateral na função apoiar, pensei que ele não chegava tanto e, ao mesmo tempo, não defendia da melhor forma. Legal que eu não ligo muito para essa funções específicas que você atribui a cada jogador, as vezes ligo muito no automático por ser um save de base e acabo perdendo esses detalhes de jogo que fazem toda diferença. Agora que você falou que me toquei em algum desses detalhes importantes, como atribuição de tarefas específicas pra cada jogador. Quanto a essas funções coringas, vou começar a atribuir tarefas a elas, principalmente aos laterais e médios defensivos, que são posições que posso melhorar. Os pontas como extremos invertidos tendem a fazer muitos gols comigo também e foi constante em vários saves off. Essa aprendizagem de movimento novo inferi no C.A do jogador? Não lembro se li em algum lugar ou se viajei que o C.A é o somatório das habilidades com esses movimentos, quanto mais movimentos, menos habilidade em atributos ele desenvolve, porque vai progredir no C.A. Tem um tempo que deixo de atribuir movimentos aos jogadores por conta disso. Jogador que bate com as duas tem seu diferencial no FM.

Valeu demais pelas dicas, HJ!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PEROLAS-NEGRAS-198170a1e2107190e.png
Recuperando a autoestima (31/07/2024)

Antes de mais nada, há de ressaltar que joguei o campeonato carioca logo em seguida ao meu rebaixamento. Vocês entenderão o porquê disso, quando virem as táticas.

Em relação ao elenco da última temporada, duas foram as saídas, já citadas no fim da última temporada. Firas Mardeni 27H foi vendido para o Cuiabá e Georges Latortue 27L não quis renovar, ficando livre no mercado. Por outro lado, 4 foram as promoções para o time principal. Hisham Orabi 30A foi promovido para brigar por posição no setor defensivo. Destaque da última fornada, tem atributos muito bons, vamos ver se corresponde a expectativa. Ibrahim Antar 30B e Serge Duval 30C vêm para compor as pontas. Por fim, Mécené Chérstal-Duffaut 30G foi promovido como uma tentativa de achar um atacante em meio aos nossos atletas.

Em relação ao esquema de jogo, deixei uma tática igual a da última temporada, colocando Georges Roche 30E no lugar de Georges Latortue 27L, trazendo João Gabriel 28F para a ponta esquerda no lugar de Firas Mardeni 27H e dando uma chance para Mécené Chérstal-Duffaut 30G no ataque.

Uma outra tentativa, foi tentar recriar um 4-4-2 assimétrico, no qual inverto o lados dos atacantes e recuo o ponta direito, que vira um extremo direito mais recuado na figura de Ibrahim Antar 30B ou Leandro 28I.

Já adianto que as coisas não mudaram de início e precisei fazer adaptações no decorrer dos jogos, mas quando acontecer eu destaco.
 
HISTORICO-DE-6dc6f2ee2cce3faea.png

Iniciamos a competição recebendo o Duque de Caxias em um jogão que terminou empatado em 3x3, com duas viradas no placar. Em seguida, vencemos o Gonçalense por 2x1 e o CEAC/Araruama por 6x2, superando as expectativas até então. No entanto, a sequência foi decepcionante: visitamos o América RJ e perdemos por 4x2, acumulando mais duas derrotas contra o Olaria (1x2) e Bela Vista RJ (2x4).

Houve uma pausa nas derrotas com uma goleada fora da curva sobre o Tigres do Brasil por 3x0. Nos últimos quatro jogos, perdemos para Miguel Couto (1x2), Resende (2x3), e Independente RJ (1x2), além de um empate com o Madureira por 3x3.

CALENDARIO-CARIOCA6447b6cae192d044.png

Terminamos o campeonato na 9ª posição, com apenas 11 pontos ganhos, resultado de 3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Tivemos o melhor ataque da competição com 26 gols marcados, mas também a pior defesa, com os mesmos 26 gols sofridos. Fomos salvos do rebaixamento pelo saldo de gols, ficando à frente do Tigres, que teve o mesmo número de pontos.

CLASSIFICACAO-FINAL-CARIOCA5402468215218

João Gabriel 28F foi novamente o destaque, atuando bem tanto como meio-campista ofensivo quanto como atacante, marcando 5 gols em 11 jogos.

Para a Regional, mudanças ocorrerão. Embora o esquema atual tenha nos garantido a promoção há algumas temporadas, ele tem se mostrado falho recentemente. Vou adotar uma abordagem mais simples, com um esquema simétrico e básico.

HISTORICO-DE-34293766a1599fecf.png
Prometi mudanças, e mudanças ocorreram. Adotei um esquema tático elogiado por @MitoMitológico, o 4-1-2-2-1, ou 4-3-3 com pontas. Além disso deixei um pouco mais ajustável em campo, tentando entrar na linha do @Herr Jones.

Na defesa, mantive uma linha de quatro jogadores, com o lateral-esquerdo avançando mais e o lateral-direito atuando como ala invertida, para abrir espaço para o ponta. Os dois zagueiros jogarão com a bola. O volante será um meio-campista defensivo apoiando, para ser mais dinâmico do que um mero volante defensivo. No meio-campo, um meio-campista área-área atuará no lado onde o lateral ataca, retirando o Carrilero, enquanto um mezzala jogará no lado onde o lateral puxa o jogo para dentro, buscando espaços.

Os extremos serão extremos comuns, um com função de ataque e o outro de apoio. No ataque, vou testar João Gabriel 28F como falso 9, mas pretendo variar essa posição ao longo dos jogos para encontrar a melhor configuração.

Coletivamente, adotei uma mentalidade "positiva", tentando equilibrar defesa e ataque. O time trocará passes curtos, iniciando a distribuição a partir da defesa e trabalhando mais o jogo.

TESTE-TATICA-22971f627caedcee4.png

Dentro de campo, parecia outro time. Iniciamos nossa campanha recebendo o Pontaporanense, vencendo por 2x1 em um bom jogo. Fora de casa, empatamos com o Brasilis (1x1). Em casa, vencemos o Marília por 2x0 com dois gols de pênalti. Contra o Duque de Caxias, empatamos 1x1 em um jogo morno, mas conseguimos somar pontos. Fechamos o mês recebendo o Atlético Caaporense, vencendo bem por 3x0, com João Gabriel 28F voltando a marcar.

Em junho, mantivemos a boa fase, empatando três vezes fora de casa: contra Miguel Couto (1x1), Noroeste (2x2) e Belford Roxo (3x3). Entre esses empates, conseguimos quatro vitórias: contra Independente RJ (3x1), Rio Branco SP (4x1), Rio Claro (3x2) e Serra Macaense (3x2). Esse jogo contra o Serra Macaense marcou nossa maior série de invencibilidade até o momento, com 12 jogos invictos.

Nossa série foi quebrada na derrota contra o Gonçalense (2x3). A recuperação foi rápida e fechamos o turno com mais duas vitórias: um show de João Gabriel 28F contra o XV de Piracicaba (4x3) e contra o União Barbarense (2x1).

TURNO-SERIE-REIGOALaa46edf11e5c7ee0.png

Terminamos o turno na liderança do grupo, com 32 pontos ganhos. Foram 9 vitórias em 15 jogos, 5 empates e apenas 1 derrota. Temos o melhor ataque do grupo, e a defesa melhorou, embora ainda apresente algumas falhas.

TURNO338a9405ebf66721.png

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ElPerroMG mudou o título para Pérolas Negras: Futebol e Inclusão: Recuperando a autoestima (31/07/2024)

muito boa a mudança tática e principalmente o equilibrio que ela trouxe para o pérolas, talves uma mudança antes melhoraria a colocação no carioca, mas é tanta coisa pra se preocupar nas divisões anteriores que muita das leves a gente vai levando as coisas no automático, e a falta de tempo pode ajudar nisso também, mas pelo menos mudou e ACERTOU muito é o "dedo do técnico" fzndo o pérolas voltar a acreditar, senti um pouco de falta do nando 27B kkk, mas se joão gabriel ta resolvendo que continue assim, vamo pérolas.

eu não sei como é na fase ofensiva, mas pelas funções acho que era assim:

https://www.canva.com/design/DAGHyCFbVbo/IV89Dff6_NBbjKEK2LPYTA/edit?utm_content=DAGHyCFbVbo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

 

LD invertido atuando como um volante mais aberto, um mezzala sempre na quase que caindo como um ponta direita. 

eu coloquei como se tua equipe jogasse contra um 4231(de vermelho) que é bem comum no FM, se realmente for assim como seu time joga eu tenho recomendações, se não desconsidera, eu olharia bem no seu centroavante já que vc tem um falso nove que  vem receber muito a bola na meia ofensiva e que se não tiver bom mental e físico não chega de volta a área a tempo de receber um lançamento ou cruzamento, outro ponto é o cruzamento, vc tem dois extremos que podem vir a fazer um facão pelo meio, mas dificilmente o extremo faz isso, só o invertido e principalmente o avançado anterior, então o time aposta em cruzamentos sem que tenha "ninguém" na área, como vc joga ofensivamente isso até que não vira um problema, mas construir o jogo lá de trás, jogando mais defensivamente no contra ataque, esses cruzamentos podem custar caro, outro ponto é a infiltração pelo meio, vejo apenas 2 jogadores podendo fazer a ultrapassagem entre os lateral e os zagueiros adversários, seu ponta esquerda que é extremo então pode mas não deve fazer muito isso e sim correr nas costas do lateral e não por dentro, e o mezzala que esse sim é craque em ultrapassagens porém no seu caso está como apoiar o que tira um pouco essa enfase em "pisar na área", outra questão é, geralmente nos meus saves o extremo invertido e os extremos comuns batem muita cabeça com o mezzala, um ocupando o espaço do outro, principalmente se seu extremo estiver com deambular da posição, eu recomendaria usar um avançado anterior com um apoiar, seria uma boa dupla pela meia-ala.

e por ultimo o seu meio área a areia e seu extremo atacar, o seu meia podia muito ser levemente mais ofensivo, o MAA acho muito "cauteloso" e chega no maximo até a entrada da área, quase nunca entra na área msm, será um apoio, eu sei que seu LE ajuda o extremo, porém eu setaria um chegar mais longe no MAA ou trocaria a funcão e deixava seu volante sendo um trinco ou pivo ofensivo para ele descer e seu zagueiro cobrie o lateral que foi para o meio e o outro lateral, deixava na função de apopia pra ajudar na saída de bola e uma espécie de 3 zagueiro.

pensei em algo assim com funções mais ofensivas:

https://www.canva.com/design/DAGL5osiCcI/h_9xvT1HRsi9YxqswEgXzw/edit?utm_content=DAGL5osiCcI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

com algumas funções modificadas vira uma especie de 3 zagueiros na fase ofensiva, como eu vejo que seu time a maioria já tem bons fisicos (o que a maioria dos jogadores do regionais não tem) vc deixa o seu time bem ofensivo e consegue recompor por conta dos físicosw do seu elenco.

enfim, dsclpa o texto, só queria por meu ponto de vista, vamo pérolas.  

Editado por Newoldd
Colocar os links certos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente, o time não funcionou no Carioca A2. Deu muita sorte, poderia ter sido rebaixado. Não me faça torcer por ele. 😀  Senti falta da tabela do Carioca A2.
No Regional, o time mudou da água para o vinho e ficou, merecidamente, em 1º lugar. Falta o returno, grantir a vaga e ir ao mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2024 em 19:08, ElPerroMG disse:

Essa aprendizagem de movimento novo inferi no C.A do jogador?

Interfere, sim. Mas dependendo de algumas coisas vale muito a pena treinar esses movimentos em jogadores. Em jogadores ruins é bom treinar algumas coisas para que eles façam realmente o básico e não inventem muito pra não comprometer; em jogadores bons vale a pena quando você quer transformar o cara em uma máquina capaz de fazer uma coisa bem específica. Tem um MPJ que é bom pra meias/volantes que costumam apoiar bastante o ataque, que é o de "chegar tarde à área adversária". Ele é muito fatal porque o cara chega sempre sozinho, com a marcação deslocada pros jogadores que subiram em conjunto pro ataque e aí ele tem muita chance de fazer gol, mesmo sendo ruim. Risos.

Agora quanto à atualização, o time foi disputar a A2 do carioca logo após o baque do rebaixamento e aí fez uma campanha abaixo. A sorte é que conseguiu a manutenção no estadual. Depois, com mais tempo pra ir reorganizando o esquema, acho que encontrou uma forma um tanto mais equilibrada para disputar o regional e o time tem feito uma campanha irrepreensível. Particularmente eu gostei bastante do esquema, sobretudo com o ala invertido pela direita que vai dar um bom apoio centralizando pelo meio enquanto o ponta vai dar a amplitude necessária pela lateral junto com o mezalla. Ainda mais que a transição entre as fases defesa-ataque-defesa deve ser bem rápida pela alta fluidez do esquema. É, sem sombra de dúvidas, uma excelente forma para se jogar em casa, porque o time vai tomar as rédeas e buscar o controle da partida; porém, em jogos fora de casa, quando o adversário costumeiramente pretende também impor seu ritmo, pode ser um problema. Mas aí é questão de ajustar um ponto ou outro pra não perder o poderio ofensivo enquanto mantém uma solidez defensiva, ainda mais quando chegarem os mata-matas porque é onde se pode desperdiçar toda uma boa campanha nos pontos corridos.

Isso, inclusive já é um pouco perceptível na própria campanha do Regional. Em casa o time é imbatível, enquanto fora de casa foram apenas 2 vitórias, vários empates e a única derrota até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recuperou bem a autoestima com a série regional do Brasileirão. Esperando que o segundo turno seja igual ou melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2024 em 10:36, Newoldd disse:

muito boa a mudança tática e principalmente o equilibrio que ela trouxe para o pérolas, talves uma mudança antes melhoraria a colocação no carioca, mas é tanta coisa pra se preocupar nas divisões anteriores que muita das leves a gente vai levando as coisas no automático, e a falta de tempo pode ajudar nisso também, mas pelo menos mudou e ACERTOU muito é o "dedo do técnico" fzndo o pérolas voltar a acreditar, senti um pouco de falta do nando 27B kkk, mas se joão gabriel ta resolvendo que continue assim, vamo pérolas.

eu não sei como é na fase ofensiva, mas pelas funções acho que era assim:

https://www.canva.com/design/DAGHyCFbVbo/IV89Dff6_NBbjKEK2LPYTA/edit?utm_content=DAGHyCFbVbo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

 

LD invertido atuando como um volante mais aberto, um mezzala sempre na quase que caindo como um ponta direita. 

eu coloquei como se tua equipe jogasse contra um 4231(de vermelho) que é bem comum no FM, se realmente for assim como seu time joga eu tenho recomendações, se não desconsidera, eu olharia bem no seu centroavante já que vc tem um falso nove que  vem receber muito a bola na meia ofensiva e que se não tiver bom mental e físico não chega de volta a área a tempo de receber um lançamento ou cruzamento, outro ponto é o cruzamento, vc tem dois extremos que podem vir a fazer um facão pelo meio, mas dificilmente o extremo faz isso, só o invertido e principalmente o avançado anterior, então o time aposta em cruzamentos sem que tenha "ninguém" na área, como vc joga ofensivamente isso até que não vira um problema, mas construir o jogo lá de trás, jogando mais defensivamente no contra ataque, esses cruzamentos podem custar caro, outro ponto é a infiltração pelo meio, vejo apenas 2 jogadores podendo fazer a ultrapassagem entre os lateral e os zagueiros adversários, seu ponta esquerda que é extremo então pode mas não deve fazer muito isso e sim correr nas costas do lateral e não por dentro, e o mezzala que esse sim é craque em ultrapassagens porém no seu caso está como apoiar o que tira um pouco essa enfase em "pisar na área", outra questão é, geralmente nos meus saves o extremo invertido e os extremos comuns batem muita cabeça com o mezzala, um ocupando o espaço do outro, principalmente se seu extremo estiver com deambular da posição, eu recomendaria usar um avançado anterior com um apoiar, seria uma boa dupla pela meia-ala.

e por ultimo o seu meio área a areia e seu extremo atacar, o seu meia podia muito ser levemente mais ofensivo, o MAA acho muito "cauteloso" e chega no maximo até a entrada da área, quase nunca entra na área msm, será um apoio, eu sei que seu LE ajuda o extremo, porém eu setaria um chegar mais longe no MAA ou trocaria a funcão e deixava seu volante sendo um trinco ou pivo ofensivo para ele descer e seu zagueiro cobrie o lateral que foi para o meio e o outro lateral, deixava na função de apopia pra ajudar na saída de bola e uma espécie de 3 zagueiro.

pensei em algo assim com funções mais ofensivas:

https://www.canva.com/design/DAGL5osiCcI/h_9xvT1HRsi9YxqswEgXzw/edit?utm_content=DAGL5osiCcI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

com algumas funções modificadas vira uma especie de 3 zagueiros na fase ofensiva, como eu vejo que seu time a maioria já tem bons fisicos (o que a maioria dos jogadores do regionais não tem) vc deixa o seu time bem ofensivo e consegue recompor por conta dos físicosw do seu elenco.

enfim, dsclpa o texto, só queria por meu ponto de vista, vamo pérolas.  

Fala, New!

Haha, pois é, se eu tivesse mudado antes de iniciar a temporada, algumas coisas poderiam ter sido melhores. Mas a culpa é do vício: quando se começa a jogar e se empolga, parece que liga o modo turbo e vai embora haha.

Quando coloquei a função do lateral invertido, foi pensando na possibilidade de ele explorar o interior, cortar pra dentro enquanto os extremos abrissem para fora. Em relação ao falso 9, eu mencionei que testaria outras variações para a posição, justamente por conta do Nando. Ele é péssimo como falso 9. Acho que, na maioria dos jogos, deixei ele como Avançado Trabalhador ou Ponta de Lança, dependendo da partida. Quando queria fazer mais pressão nos zagueiros, escolhia o Trabalhador. Na reta final da temporada, na maioria dos jogos, quem desempenhou a função de centroavante foi o Nando.

Em relação aos contra-ataques, deixei o MAA no lado em que o lateral avança mais. Claro que poderia ter optado por uma função mais defensiva, como um MRB, mas, no meu subconsciente, como subi pra D e depois desci, achava que meu time era melhor que os demais haha, então quis deixar algo mais ofensivo. Eu cheguei a mudar "dentro do jogo" o João Gabriel para AI quando ele jogava como ponta esquerda. Concordo plenamente contigo que, nesses casos, essa seja a melhor opção para ganhar poder ofensivo, mas não sei se meus outros extremos têm esse "faro de pisar na área". Eles são mais jogadores com bom físico para correr e cruzar, fazer o simples. O Nando tem um físico bom para brigar nesses cruzamentos, tanto que vários dos gols dele saíram assim, principalmente em bolas por baixo "na briga".

Em relação ao MAA, como eu disse, foi uma função de contenção mesmo, para segurar um pouco o lado onde o lateral está na função "atacar".

Não consegui ver a imagem do Canva, está como restrita. Que isso haha, agradeço os comentários e as dicas. O maior objetivo é aprender com vocês. Sempre que quiser ou puder comentar sobre o jogo e táticas, fique à vontade. Agradeço demais.

Em 31/07/2024 em 17:16, GG. disse:

Definitivamente, o time não funcionou no Carioca A2. Deu muita sorte, poderia ter sido rebaixado. Não me faça torcer por ele. 😀  Senti falta da tabela do Carioca A2.
No Regional, o time mudou da água para o vinho e ficou, merecidamente, em 1º lugar. Falta o returno, grantir a vaga e ir ao mata-mata.

Fala, GG!

Não funcionou nada, quase fomos de arrasta pra baixo, o que seria vergonhoso nessa altura do save, com quase 10 temporadas disputadas. HAHAHA, não torça pelo rebaixamento, ao menos na A2 do estadual. Acabei esquecendo mesmo, coloquei depois que li seu comentário, valeu por lembrar! Depois das variações táticas, o time subiu muito de rendimento, em FMs antigos acho que a IA era pior em relação a isso, um mesmo esquema servia por diversas temporadas.

Valeu, GG!

Em 01/08/2024 em 14:47, Herr Jones disse:

Interfere, sim. Mas dependendo de algumas coisas vale muito a pena treinar esses movimentos em jogadores. Em jogadores ruins é bom treinar algumas coisas para que eles façam realmente o básico e não inventem muito pra não comprometer; em jogadores bons vale a pena quando você quer transformar o cara em uma máquina capaz de fazer uma coisa bem específica. Tem um MPJ que é bom pra meias/volantes que costumam apoiar bastante o ataque, que é o de "chegar tarde à área adversária". Ele é muito fatal porque o cara chega sempre sozinho, com a marcação deslocada pros jogadores que subiram em conjunto pro ataque e aí ele tem muita chance de fazer gol, mesmo sendo ruim. Risos.

Agora quanto à atualização, o time foi disputar a A2 do carioca logo após o baque do rebaixamento e aí fez uma campanha abaixo. A sorte é que conseguiu a manutenção no estadual. Depois, com mais tempo pra ir reorganizando o esquema, acho que encontrou uma forma um tanto mais equilibrada para disputar o regional e o time tem feito uma campanha irrepreensível. Particularmente eu gostei bastante do esquema, sobretudo com o ala invertido pela direita que vai dar um bom apoio centralizando pelo meio enquanto o ponta vai dar a amplitude necessária pela lateral junto com o mezalla. Ainda mais que a transição entre as fases defesa-ataque-defesa deve ser bem rápida pela alta fluidez do esquema. É, sem sombra de dúvidas, uma excelente forma para se jogar em casa, porque o time vai tomar as rédeas e buscar o controle da partida; porém, em jogos fora de casa, quando o adversário costumeiramente pretende também impor seu ritmo, pode ser um problema. Mas aí é questão de ajustar um ponto ou outro pra não perder o poderio ofensivo enquanto mantém uma solidez defensiva, ainda mais quando chegarem os mata-matas porque é onde se pode desperdiçar toda uma boa campanha nos pontos corridos.

Isso, inclusive já é um pouco perceptível na própria campanha do Regional. Em casa o time é imbatível, enquanto fora de casa foram apenas 2 vitórias, vários empates e a única derrota até aqui.

 

Desde que li sobre essas movimentações aumentarem o C.A e "prejudicar" o crescimento de atributos, eu deixei de treina-las. Confesso que fui dar uma olhada depois que você falou desse MPJ específico e algumas eu nem conhecia. O que eu gostava muito de fazer era "Fuzilar baliza" e "fazer tabela", mas irei me atentar mais pra essas jogadas. Acaba que o FM é um mundo de coisas a se fazer e na correria você acaba se desligando para muitas coisas, principalmente no YC quando você fica "louco" para as fornadas chegarem, que se esquece dos jogadores que já estão no clube. Como meus jogadores são ruins, na maioria, irei treinar mais esses MPJ hahah.

A A2 quase veio um desastre do rebaixamento, por sorte nosso ataque funcionou e acabamos com SG melhor que os outros times com 11 pontos. Pois é, a tática tá mais "equilibrada" que a última, pelo menos notei que em campo, o time não deixa muitos buracos, tá mais coesa. No lado esquerdo ainda acho que posso fazer alguma coisa. Como o @Newoldd citou bem e inclusive fiz em alguns jogos, um AI ali pelo lado esquerdo poderia ser bom, ainda mais que o Raymond Noel sobe bem por conta do físico. Pior que tem sido minha melhor temporada jogando fora de casa, claro que quando tô ganhando o jogo, costumo abaixar as linhas, dou alguma variada, mas tá rendendo bem. Vamos ver no mata-mata, quando pegarmos equipes da mesma qualidade ou parecida com a nossa, como a defesa se portará, principalmente fora de casa.

Valeu, HJ!!

Em 01/08/2024 em 18:50, Cadete213 disse:

Recuperou bem a autoestima com a série regional do Brasileirão. Esperando que o segundo turno seja igual ou melhor.

E como haha, mudou completamente em relação ao estadual. Segundo turno espero que seja só pra cumprir tabela e confirmar essa vaga. Estou confiante!

Valeu, Cadete!

Em 02/08/2024 em 09:16, Carlos Magno22 disse:

Situação para classificação me parece bem dificil na Série D. 

Não sei sobre qual atualização comentou haha, porque nessa última estamos na Regional e liderando haha. No entanto, se foi em relação a última, seu comentário se reverteu em fatos e fomos rebaixados, mas essa temporada o cenário ta melhor pra gente.

Valeu, irmão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ElPerroMG disse:

Fala, New!

Haha, pois é, se eu tivesse mudado antes de iniciar a temporada, algumas coisas poderiam ter sido melhores. Mas a culpa é do vício: quando se começa a jogar e se empolga, parece que liga o modo turbo e vai embora haha.

Quando coloquei a função do lateral invertido, foi pensando na possibilidade de ele explorar o interior, cortar pra dentro enquanto os extremos abrissem para fora. Em relação ao falso 9, eu mencionei que testaria outras variações para a posição, justamente por conta do Nando. Ele é péssimo como falso 9. Acho que, na maioria dos jogos, deixei ele como Avançado Trabalhador ou Ponta de Lança, dependendo da partida. Quando queria fazer mais pressão nos zagueiros, escolhia o Trabalhador. Na reta final da temporada, na maioria dos jogos, quem desempenhou a função de centroavante foi o Nando.

Em relação aos contra-ataques, deixei o MAA no lado em que o lateral avança mais. Claro que poderia ter optado por uma função mais defensiva, como um MRB, mas, no meu subconsciente, como subi pra D e depois desci, achava que meu time era melhor que os demais haha, então quis deixar algo mais ofensivo. Eu cheguei a mudar "dentro do jogo" o João Gabriel para AI quando ele jogava como ponta esquerda. Concordo plenamente contigo que, nesses casos, essa seja a melhor opção para ganhar poder ofensivo, mas não sei se meus outros extremos têm esse "faro de pisar na área". Eles são mais jogadores com bom físico para correr e cruzar, fazer o simples. O Nando tem um físico bom para brigar nesses cruzamentos, tanto que vários dos gols dele saíram assim, principalmente em bolas por baixo "na briga".

Em relação ao MAA, como eu disse, foi uma função de contenção mesmo, para segurar um pouco o lado onde o lateral está na função "atacar".

Não consegui ver a imagem do Canva, está como restrita. Que isso haha, agradeço os comentários e as dicas. O maior objetivo é aprender com vocês. Sempre que quiser ou puder comentar sobre o jogo e táticas, fique à vontade. Agradeço demais.

Fala, GG!

Não funcionou nada, quase fomos de arrasta pra baixo, o que seria vergonhoso nessa altura do save, com quase 10 temporadas disputadas. HAHAHA, não torça pelo rebaixamento, ao menos na A2 do estadual. Acabei esquecendo mesmo, coloquei depois que li seu comentário, valeu por lembrar! Depois das variações táticas, o time subiu muito de rendimento, em FMs antigos acho que a IA era pior em relação a isso, um mesmo esquema servia por diversas temporadas.

Valeu, GG!

 

Desde que li sobre essas movimentações aumentarem o C.A e "prejudicar" o crescimento de atributos, eu deixei de treina-las. Confesso que fui dar uma olhada depois que você falou desse MPJ específico e algumas eu nem conhecia. O que eu gostava muito de fazer era "Fuzilar baliza" e "fazer tabela", mas irei me atentar mais pra essas jogadas. Acaba que o FM é um mundo de coisas a se fazer e na correria você acaba se desligando para muitas coisas, principalmente no YC quando você fica "louco" para as fornadas chegarem, que se esquece dos jogadores que já estão no clube. Como meus jogadores são ruins, na maioria, irei treinar mais esses MPJ hahah.

A A2 quase veio um desastre do rebaixamento, por sorte nosso ataque funcionou e acabamos com SG melhor que os outros times com 11 pontos. Pois é, a tática tá mais "equilibrada" que a última, pelo menos notei que em campo, o time não deixa muitos buracos, tá mais coesa. No lado esquerdo ainda acho que posso fazer alguma coisa. Como o @Newoldd citou bem e inclusive fiz em alguns jogos, um AI ali pelo lado esquerdo poderia ser bom, ainda mais que o Raymond Noel sobe bem por conta do físico. Pior que tem sido minha melhor temporada jogando fora de casa, claro que quando tô ganhando o jogo, costumo abaixar as linhas, dou alguma variada, mas tá rendendo bem. Vamos ver no mata-mata, quando pegarmos equipes da mesma qualidade ou parecida com a nossa, como a defesa se portará, principalmente fora de casa.

Valeu, HJ!!

E como haha, mudou completamente em relação ao estadual. Segundo turno espero que seja só pra cumprir tabela e confirmar essa vaga. Estou confiante!

Valeu, Cadete!

Não sei sobre qual atualização comentou haha, porque nessa última estamos na Regional e liderando haha. No entanto, se foi em relação a última, seu comentário se reverteu em fatos e fomos rebaixados, mas essa temporada o cenário ta melhor pra gente.

Valeu, irmão!

Será que me atrapalhei? Hehehe...vamos em frente entao...boa sorte de todo modo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto o resultado dessa última A2 só confirmou o que a gente(isso inclui a vc e a todos nós) vínhamos notando... uma possível fragilidade defensiva que talvez não era propriamente dita dos jogadores a sua disposição. Veja só, melhor ataque e pior defesa, e o clube só se salvou graças ao saldo de gols. Era necessário mudar. 

O negócio é que fazer mudanças nessa primeira parte do calendário é complicado. Teve uma temporada que uma crise de vestiário acabou prejudicando minha equipe e nos primeiros jogos não rendemos(no fim acabamos ficando na Série B1 na época). Então é algo que precisa ser pensado logo em dezembro quando a temporada acaba.

E Manter o equilíbrio de uma equipe é sempre um desafio. De saber usar os laterais, de utilizar uma boa profundidade no meio-campo. No Itaguaí eu gostava de utilizar o Galdino subindo mais pela direita e o Algarve guardando a posição pela esquerda(em 2025 fazia a mesma coisa com Gustavo Henrique, que veio emprestado do Sport, e em 2026 a coisa não andou com Dijalminha, que era bem mais ofensivo). 

E é isso que o Pérolas precisava. De Equilíbrio. Saber utilizar também João Gabriel ao máximo, marcando seus gols. E acabou que a equipe conseguiu a partir daí manter uma sequência que eu diria que é excelente. Somente 1 derrota em 15 partidas. A defesa não continua lá essas coisas, mas já teve uma evolução. 

Fiquei com uma curiosidade acerca do mezzala. As vezes fico sendo meio ignorante e de forma grosseira teimo a dizer que seria um meia que se desloca para os lados do campo, é isso?

Agora tem tudo para ir para o Segundo Turno e fazer um excelente trabalho e voltar pra D, eu espero.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Será que me atrapalhei? Hehehe...vamos em frente entao...boa sorte de todo modo...

hahah, acontece pô. Muito obrigado!

11 horas atrás, MitoMitológico disse:

Pelo visto o resultado dessa última A2 só confirmou o que a gente(isso inclui a vc e a todos nós) vínhamos notando... uma possível fragilidade defensiva que talvez não era propriamente dita dos jogadores a sua disposição. Veja só, melhor ataque e pior defesa, e o clube só se salvou graças ao saldo de gols. Era necessário mudar. 

O negócio é que fazer mudanças nessa primeira parte do calendário é complicado. Teve uma temporada que uma crise de vestiário acabou prejudicando minha equipe e nos primeiros jogos não rendemos(no fim acabamos ficando na Série B1 na época). Então é algo que precisa ser pensado logo em dezembro quando a temporada acaba.

E Manter o equilíbrio de uma equipe é sempre um desafio. De saber usar os laterais, de utilizar uma boa profundidade no meio-campo. No Itaguaí eu gostava de utilizar o Galdino subindo mais pela direita e o Algarve guardando a posição pela esquerda(em 2025 fazia a mesma coisa com Gustavo Henrique, que veio emprestado do Sport, e em 2026 a coisa não andou com Dijalminha, que era bem mais ofensivo). 

E é isso que o Pérolas precisava. De Equilíbrio. Saber utilizar também João Gabriel ao máximo, marcando seus gols. E acabou que a equipe conseguiu a partir daí manter uma sequência que eu diria que é excelente. Somente 1 derrota em 15 partidas. A defesa não continua lá essas coisas, mas já teve uma evolução. 

Fiquei com uma curiosidade acerca do mezzala. As vezes fico sendo meio ignorante e de forma grosseira teimo a dizer que seria um meia que se desloca para os lados do campo, é isso?

Agora tem tudo para ir para o Segundo Turno e fazer um excelente trabalho e voltar pra D, eu espero.

Boa Sorte.

O sistema tático apresentava algumas falhas, mas, por algum motivo, nas temporadas anteriores funcionou e conseguimos o acesso da Regional para a Série D. Porém, em 2030, as fragilidades ficaram evidentes e fomos rebaixados novamente, o que se confirmou, como você bem expôs, na Série A2.

O problema desse calendário, especialmente nas divisões inferiores, é que os jogos oficiais terminam cedo, por volta de outubro, dependendo das fases finais que alcançamos. O retorno é no dia 2 de janeiro, e os jogos oficiais já começam nos dias 4 ou 5, então não há muito tempo para testar a tática. Como meu objetivo é avançar "nacionalmente" por conta de reputação e dinheiro, acabo usando o Campeonato Carioca como um teste para ver o que posso melhorar.

No FM24, ainda não consegui ajustar os laterais como fiz no FM22, onde eles sempre eram meus líderes de assistência. João está jogando muito bem, mas também não quer renovar, então deve nos deixar em breve.

Sim, o Mezzala gosta de se movimentar pelas pontas. A própria descrição no FM menciona que é uma função moderna do meio-campista lateral. É um jogador que marca pelas pontas e explora mais aquele corredor. Gosto de usar o Mezzala especialmente quando os laterais adversários são ofensivos, pois ajuda a conter o ímpeto deles.

Tomara que consigamos o acesso.

Valeu, MM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...