Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Sobrevivendo ao Limbo (25/11)

Posts Recomendados

Postado

Fez uma campanha muito boa na 1ª fase, como já fez em outras oportunidades, mas ainda não conseguiu ir muito além no mata-mata, que sempre se mostra complicado. Faz parte. Espero uma temporada melhor para o Itaguaí, apesar das dificuldades que se aproximam.

Postado

Acho que vou começar caçar reforços pro meu Cosmos na base do Itaguaí kkk tá feia a coisa aqui em San Marino. Muito bom vero clube evoluindo.

Postado
Em 05/11/2024 em 08:58, Cadete213 disse:

Pensei que só mesmo Olaria para derrubar esta caminhada...mas há sempre que esperar mais e melhor.

Fiquei com a mesma impressão. Não esperava que o clube fosse derrotado pelo Araruama. Pensei até que iria chegar as finais. Vida que segue e vamos tentar novamente.

• Vice-Presidente
Postado

Uma temporada de dois lados diferentes, começo mal, mas terminou mais ou menos bem. A equipe ainda tem muito chão para evoluir.

Postado
Em 05/11/2024 em 08:26, ElPerroMG disse:

Eu senti que o Itaguaí mostrou uma significativa evolução, mesmo sem conquistar o título. Após uma A2 decepcionante, o clube realizou uma reformulação no elenco com a chegada de reforços estratégicos para a Copa Rio, e os resultados logo apareceram. Na primeira fase, o time se destacou com vitórias importantes, consolidando-se como um dos melhores ataques e uma das defesas mais sólidas da competição. Contudo, o histórico de dificuldades em jogos eliminatórios voltou a aparecer, sendo eliminado nas quartas de final em um confronto acirrado contra o CEAC Araruama. Esse confrontos eliminatórios são algo que te preocupam para o futuro? Talvez colocar uma tática diferente fora de casa e outra dentro de casa. 

O time teve melhorias visíveis em várias posições, como no gol, com a chegada de Rodrigo Falcão, e no meio-campo, onde Igor Neves e Davi foram fundamentais. Mesmo com limitações no plantel, a equipe conseguiu manter o desempenho e demonstrou potencial para competir em alto nível.

As revelações das categorias de base também trouxeram esperança para o futuro, uma das melhores fornadas desde o começo do save, com Bruno e jovens laterais como Alberto Rocha se destacando. A expectativa para a próxima temporada é de continuidade da evolução e busca por posições ainda mais altas, impulsionados pela base sólida formada e pelo bom trabalho tático que fez, principalmente, durante a Copa Rio.

Pelo menos o Volta Redonda perdeu 😅

Essa última A2 foi um balde de água fria. Nunca fomos tão aquém do que poderíamos fazer. E na Copa Rio, como sempre, fizemos uma boa participação frente a equipes inferiores. Só que no mata-mata, tivemos que lidar com essas equipes mais fortes, aí a coisa complicou. Mas as eliminações nao me preocupam tanto, são equipes que já são melhores estruturadas, mas claro, essa ultima eliminação tomando um gol besta no fimzinho, me chateiou bastante. O CEAC desde que subiu conseguiu se manter na elite, e o Volta e o Olaria Redonda também costumam revezar e constantemente jogam na primeira divisão.

Eu fiz uma mudança tática por agora nessa A2, mas talvez seja uma boa ajustar nos jogos como visitante né. 

A equipe demonstrou muito potencial, finalmente encontramos um goleiro interessante, e Davi vem crescendo, porém com o orçamento salarial cada vez menor, acho que iremos perder Ele no próximo ano.

Volta e meia aparece alguém nas fornadas, o problema em si as vezes é encontrar clube disposto a levar alguns jogadores por empréstimo para desenvolver melhor os atletas. Eu realmente gostei da chegada de Bruno pro Sub-20, espero que ele evolua bem.

Kkkkkk Voltaço perdeu mais uma pro Olaria. Já foi a segunda competição, se tornaram fregueses.

Valeu ElPerro!

Em 05/11/2024 em 08:58, Cadete213 disse:

Os pequenos pormenores são sempre muito importantes. Pensei que só mesmo Olaria para derrubar esta caminhada...mas há sempre que esperar mais e melhor.

Olaria durante o save se tornou nossa pedra no sapato, impressionante. Em umas 14 partidas acho que nunca os derrotamos. Mas o CEAC é bem chato e nós tirou de um possível confronto com eles.

Não tem problema, nosso foco por agora sempre será a A2.

Valeu Cadete!

Em 05/11/2024 em 13:53, GG. disse:

Fez uma campanha muito boa na 1ª fase, como já fez em outras oportunidades, mas ainda não conseguiu ir muito além no mata-mata, que sempre se mostra complicado. Faz parte. Espero uma temporada melhor para o Itaguaí, apesar das dificuldades que se aproximam.

Vem sendo complicado enfrentar equipes das divisões de cima, bom que na primeira fase o desempenho mostra q nosso nível é de A2 e estamos com boa estabilidade. O negócio é ver se conseguimos manter isso com menos recursos no próximo ano, ao que parece vamos ter que fazer inúmeros cortes na equipe.

Valeu GG!

Em 08/11/2024 em 16:28, Carlos Magno22 disse:

Acho que vou começar caçar reforços pro meu Cosmos na base do Itaguaí kkk tá feia a coisa aqui em San Marino. Muito bom vero clube evoluindo.

Cara na realidade tem vindo muito gato pingado aqui, dentre eles Wallyson, Fábio Sicoli e Caio Dias. Acho que em 10 anos é pouco, mas o bom que estamos tentando. Claro que foi deprimente travar mais de 2 temporadas na A2, conseguiu subir mas cair logo em seguida, tendo que fazer ainda mais esforço para voltar pra elite, mas acredito que estou aprendendo bastante com essa experiência e esses imprevistos.

Valeu Carlos Magno!

Em 08/11/2024 em 17:27, LC disse:

Fiquei com a mesma impressão. Não esperava que o clube fosse derrotado pelo Araruama. Pensei até que iria chegar as finais. Vida que segue e vamos tentar novamente.

Tô falando galera, não subestimem o Araruama. Eles tem até um atacante argentino que sozinho já deve valer mais que meu time inteiro kkkk 

Agora é ir melhor na A2, que graças a Deus não tem eles no caminho.

Valeu LC!

Em 11/11/2024 em 05:23, Henrique M. disse:

Uma temporada de dois lados diferentes, começo mal, mas terminou mais ou menos bem. A equipe ainda tem muito chão para evoluir.

Sim, melhoramos bastante, as mudanças no comando do ataque se mostraram acertadas, mas vamos ter a árdua tarefa de evoluir mas ao mesmo tempo cortar os gastos excessivos que podem comprometer o clube a longo prazo. 

Valeu Henrique!

-----------------------------------------

Pessoal, queria agradecer aos votos que elegeram essa saga como o Save do Mês de Outubro. Fico muito feliz por esse reconhecimento no PM junto com diversas grandes histórias. Fiz esse save sem muita pretensão, pra me entreter num periodo de tantas mudanças na minha vida, e fico satisfeito ao ver que, nesse aspecto a saga vem dando certo(mesmo batendo na trave diversas vezes, depois da "Danutada" está chegando a "Mitada" kkk). Desde já peço que fiquem a vontade para também sugerirem mudanças e melhorias, tanto para a equipe em si(sério, to achando que uma visão de jogadores mais experientes iam me ajudar bastante) quanto para o formato das atualizações. Meu muito Obrigado!

Postado
Em 13/11/2024 em 08:40, MitoMitológico disse:

Pessoal, queria agradecer aos votos que elegeram essa saga como o Save do Mês de Outubro. Fico muito feliz por esse reconhecimento no PM junto com diversas grandes histórias. Fiz esse save sem muita pretensão, pra me entreter num periodo de tantas mudanças na minha vida, e fico satisfeito ao ver que, nesse aspecto a saga vem dando certo(mesmo batendo na trave diversas vezes, depois da "Danutada" está chegando a "Mitada" kkk). Desde já peço que fiquem a vontade para também sugerirem mudanças e melhorias, tanto para a equipe em si(sério, to achando que uma visão de jogadores mais experientes iam me ajudar bastante) quanto para o formato das atualizações. Meu muito Obrigado!

Nada que não seja merecido.

Postado

Primeiramente parabéns pelo save do mês de outubro, que bom que você está se divertindo :) não podemos nos esquecer disso ao jogar esse joguinho rsrsrs.

Talvez pra entrar no orçamento salarial você poderia pegar uns 5, ou 10... maiores salários da equipe e rankear quem é mais, ou menos imprescindível e liberar/negociar os que forem menos fundamentais na sua equipe (tem também o José como você citou que pode trazer um retorno financeiro). Pra um clube com menos calendário acho interessante dar uma enxugada no elenco. Treinar clube em dívida nunca é fácil, só ganhando competições/ com acessos você dá uma melhorada e evitar que a diretoria seja Jim Carrey.

A ideia que você trouxe de mudar a estratégia quando visitante é boa, quando o adversário joga em casa tem vezes que vira o Real Madrid mesmo.

Tomara que seja diferente na próxima temporada! Vai dar 🙏

Postado

Resposta aos amigos @Masca e @Fernandinhobol

Spoiler
Em 14/11/2024 em 08:57, Masca disse:

Nada que não seja merecido.

Obrigado Masca, fico feliz com o teu apoio.

21 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Primeiramente parabéns pelo save do mês de outubro, que bom que você está se divertindo :) não podemos nos esquecer disso ao jogar esse joguinho rsrsrs.

Talvez pra entrar no orçamento salarial você poderia pegar uns 5, ou 10... maiores salários da equipe e rankear quem é mais, ou menos imprescindível e liberar/negociar os que forem menos fundamentais na sua equipe (tem também o José como você citou que pode trazer um retorno financeiro). Pra um clube com menos calendário acho interessante dar uma enxugada no elenco. Treinar clube em dívida nunca é fácil, só ganhando competições/ com acessos você dá uma melhorada e evitar que a diretoria seja Jim Carrey.

A ideia que você trouxe de mudar a estratégia quando visitante é boa, quando o adversário joga em casa tem vezes que vira o Real Madrid mesmo.

Tomara que seja diferente na próxima temporada! Vai dar 🙏

Obrigado Fernandinho, foi muito legal ter tido esse reconhecimento. Já tive outro save na área, mas esse foi o melhor que já fiz. Claro, estou com um PC bem melhor que a torradeira que eu tinha antes kkkk

Sim, eu venho definindo isso. Claro que me desfazer de Alex, Alexi, Douglas Mendes e Rodrigo Falcão é um pouco mais díficil, não quero desconfigurar o time. O José é um bom nome pra revenda, a questão é que nesse nível é muito díficil tirar lucro com algum jogador. Cheguei a fazer uns 680 mil vendendo a cláusula do Sicoli(ex-jogador nosso), mas no final das contas é tudo muito complexo. O Bom da Copa Rio é que pra conseguir disputar até se consegue montar uma equipe um pouco mais inferior.

Pena que na nossa chance de crescer após o acesso acabei não mudando o time com deveria e paguei caro por isso. Da próxima vez, de jeito algum podemos sonhar em cair de novo. 

E Agora no meio do ano a diretoria cortou mais e o orçamento é de 122 mil de salários mensais. É Rir para não chorar.

Com certeza vai ser importante ficar de olho nessas estratégias de mandante e visitante, pode nos ajudar bastante.

Agora Vamos ver se esse 2033 vai ser diferente, a competição é bastante acirrada, mas quero ir melhor que no ano passado.

Valeu!

banner-itagua.png

Firme apesar de qualquer crise (15/11)

ATUAL-LOGO-SITE-AZUL.png

Sob forte crise, Itaguaí surpreende em 2033, mas segue como uma incógnita para o ano seguinte

Completando 10 anos de existência desde sua refundação, o clube ainda segue fazendo boas participações na Segundona Carioca apesar da falta de recursos financeiros

Célio Ferreira -- 7 de abril de 2033

A-selecao-sub17-de-Itaguai-de-azul-pode-perder-por-ate-dois-gols-de-diferenca-no-jogo-de-volta-Divulgacao-780x470.jpg

O ano de 2033 se mostraria complicado para o Itaguaí Atlético Clube. Vivendo em uma forte crise financeira, e com uma receita baixa que segue ano após ano, o treinador Victor Senna precisou se desfazer de muitos jogadores para essa temporada. Alguns saíram no inicio do ano, e outros sairam ao término da A2. 

entradas.png

saidas.png

Um dos principais nomes da barca de dispensas foi Raphael Pereira. O meia revelado pelo São Paulo fez um excelente 2031, mas no último ano caiu de produção e a crise que o clube passa só contribuiu para o fim da sua passagem. Assim como Rafael, que também foi destaque em 2031, mas teve menos minutos jogados em 2032, apesar de fazer boas exibições. Outro jogador que teve uma queda de rendimento e teve seu ciclo encerrado foi Fabinho, que após uma temporada sem gols, também foi mandado embora. Gustavo Neves e Otávio, que respectivamente fizeram 4 e 5 partidas na última Copa Rio, também foram dispensados.

Por outro lado, tiveram 6 jogadores chegando, a maioria por empréstimo. Vieram o lateral/zagueiro Diego, da base do Palmeiras, o goleiro Lucas Musco, que chega da quarta divisão argentina fazer sombra a Rodrigo Falcão, o meia Gabriel Azedo, da Inter de Limeira, além de Toninho e Thiago Henrique, vindos por empréstimo da Jacuipense e da Chapecoense, respectivamente. E para reforçar o ataque, chegou o atacante Gilson Rio, ex- Sampaio Corrêa(MA), para compor o elenco.

Acontece que é muito pouco para compensar tantas saídas em muito pouco tempo. O meia Davi(para o Doce Mel), o zagueiro Gabriel(para o Castanhal) e o lateral-direito Felipe Galdino(para o Desportivo Aliança) terão novos destinos no meio do ano, após a A2. Davi era uma referência técnica e um dos mais bem pagos. Gabriel fez mais de 100 partidas e completaria 5 temporadas no clube. E Galdino, com mais de 160, era um dos jogadores mais antigos do elenco e um dos maiores da história do clube, afinal não é qualquer jogador que completa mais de 7 temporadas na mesma equipe.

Mas a principal saída técnica dessa temporada se trata de José. O jogador foi liberado para o Famalicão, de Portugal, mediante uma porcentagem futura sobre o passe do atleta. Ele também fica até o fim da A2. Já alguns nomes só retornam no ano que vem. São os casos do zagueiro José Martins, do atacante Guinei, dos meias Gui Araújo e Douglas Mendes, que saiu após o fim da Série A2. Todos foram por empréstimo para novas equipes.

Já o meia Thierry Agbor e o zagueiro Willian Santos irão sair somente ao final do ano, e o que dá um tempo maior para poder repor por outros jogadores.

E durante o campeonato o clube tentou se adaptar as saídas e mudanças feitas, conseguindo manter boa base durante a competição, com Rodrigo Falcão; Felipe Galdino, Gabriel, Alex, Silvio Souza; Willian Santos, Douglas Mendes, José, Davi, Borges; Alexi. As vezes Marcos Pinto era titular e substituia ou Borges ou Davi.

jogos.png

Após um fraco amistoso, a estreia do Itaguaí foi contra o Goytacaz, em um empate sem gols. Houve pouca inspiração dos dois lados. Após isso, o time emplacou boas vitórias, contra Nova Iguaçu e Cabofriense, o que jogou o clube lá para a segunda posição. Contra a equipe da Baixada não houve chances ao adversário, já contra a equipe de Cabo Frio o Itaguaí foi superior, o que é um baita triunfo frente a um concorrente direto ao acesso.

O primeiro réves foi contra o Macaé, equipe que cresceu muito nessa temporada, e a derrota por 3 a 0 para eles nos tirou da zona de classificação para a fase final. Depois veio uma vitória sobre uma das piores equipes do torneio, o São Gonçalo EC, 2 a 0 sem maiores sustos, resultado que trouxe a equipe pro G-4. Porém após dois tropeços: um empate contra o Tigres do Brasil e uma derrota para o Olaria(sim, mas uma vez), fizeram o clube parar na sétima colocação, bem distante do G-4. 

Depois da segunda derrota na A2, o treinador propôs uma mudança no estilo de jogar, optando por um modelo mais propositivo contra equipes inferiores e dentro de casa. Outro estilo seria utilizado melhor nas partidas como visitante. E a mudança ajudou: jogando de forma mais ofensiva, a equipe não perdeu até o fim da primeira fase. Venceu o Paduano, o Serra Macaense com tranquilidade, o que permitiu a equipe sonhar com uma  classificação e quase venceu o Duque de Caxias(só não venceu porque houve uma vacilada da defesa no finalzinho do jogo). Resultado esse que levou o time para a última rodada na quarta posição, dependendo só de si para avançar.

A preocupação era pelo último adversário tradicionalmente não ser tão fácil: o Gonçalense/Petropólis, forte equipe que desde 2029 vem competindo forte a A2, e venceu a Copa Rio de 2031. Poderia acontecer um desastre, mas ficou só no "poderia": aos 14 minutos, Douglas Mendes, num lindo chute colocado dentro da área abriu o placar de um jogo que foi dominante do inicio ao fim para o Itaguaí AC. 4 a 0 e classificação garantida com a quarta e última vaga para a Fase Final. Nada mal para um clube que vem em tamanha crise financeira nos últimos meses.

Olaria iniciou mais devagar até conquistar a liderança na oitava rodada e o Macaé sempre se manteve próximo do pelotão de frente,mas não teve nenhuma equipe sobrando nessa fase. Quem vinha liderando maior parte da competição foi o Tigres do Brasil, que venceu os 5 primeiros jogos, mas ficou os 5 seguintes sem vencer, só se salvando de uma eliminação com uma vitória na rodada final da primeira fase.

classifica-o.png

O que se viu na Fase Final, infelizmente, é que existe duas equipes bem acima das demais. Olaria e Macaé fizeram desde as primeiras rodadas, um campeonato a parte. Fomos engolidos nos dois jogos contra os dois times. A primeira contra o Olaria até houve a esperança de um bom resultado, porém ficar com um a menos dificultou as coisas, e a segunda partida contra o Macaé talvez fosse possível um resultado mais justo, mas infelizmente essa derrota tirou as possibilidades de título e de acesso do Itaguai Atlético Clube.

fase-final.png

2°Jogo Olaria | 1ºJogo Macaé )

Tudo só não foi pior porque o clube levou a melhor sobre o Tigres do Brasil no confronto direto e conquistou o terceiro lugar. Ganhou bem o primeiro jogo, mas no segundo jogo ficou só num empate arrancado nos minutos finais, com gol de Wallyson. No final das contas, o Olaria levou a melhor nos critérios de desempate, vencendo o Macaé por 2 a 1 na rodada final. Acredito que a goleada deles sobre o Tigres ajudou bastante, o Macaé pecou demais em vencer por placares mínimos.

finn.png

Simplesmente 5 top-3 na Série A2 em 6 temporadas. O Itaguaí está por todo canto, se olhar a tabela dos primeiros colocados. Olhando por esse lado, são resultados bons. Uma pena que só o campeão sobe, isso poderia facilitar mais a situação do clube.

vencedores.png

Uma pena que parte dessa equipe não vai estar mais aqui no próximo ano. Os goleiros, Musco e Falcão, a principio seguem no time. Agora, para substituir Felipe Galdino, ainda existem opções, e o sucessor provavelmente é Gustavo, pois Filipão quer sair, mesmo que o técnico quisesse o manter. No momento, a reserva ficaria a cargo do jovem Diego. Na defesa, Alex e Silvio Souza são os nomes fortes que devem seguir no time. Minatel se manterá como reserva, e com a saída de Gabriel no meio do ano será preciso ou improvisar Diego como opção ou contratar outro nome. Na lateral-esquerda, a situação consegue ser pior, pois Marcos Paulo não deve ficar, e a posição deve ficar a cargo de um dos zagueiros.

Na volância,vemos que nomes como Igor Neves não deve seguir no resto do ano. Douglas Mendes, apesar do status de veterano da equipe, também tem sua vaga no ano que vem em risco. A tendência é que Marcos Pinto seja o nome da posição na próxima A2, junto de Jerffeson Caetano, que deve suceder Willian Santos jogando mais recuado. No meio, Guilherme é um dos jovens que tem mais chance de ficar, mas a renovação será complicada. Azedo ainda pode ter mais chances nessa Copa Rio mas não ficará em definitivo. Sorte que Alexi faz essa função e Betinho chegou para disputar a posição. 

Pela direita, o clube seguirá dando moral ao jovem da base Wallyson, simplesmente a nossa maior cria que Itaguaí produziu desde seu retorno ao futebol profissional. E Romildo também continua sendo uma baita opção boa e barata, com potencial para crescer. E no lado oposto, o nome da posição é o de Borges, que tem os emprestados Toninho e Thiago Henrique com a possibilidade de disputar posição como reservas e talvez assinarem em definitivo. É uma possibilidade. No ataque, a referência segue sendo Alexi, que agora terá justamente a sombra de Gilson Rio para disputar posição. Caso surjam problemas, é possível que mais jogadores cheguem para a posição.

Principalmente na posição de zagueiro, de lateral-esquerdo, de meia e de centroavante, será preciso reforçar. Talvez para a Copa Rio ou para a A2 de 2034. Será interessante a utilização do torneio para testar alguns nomes que estão no clube, e terminar de fazer os cortes necessários na equipe. A expectativa do futebol do clube é chegar em julho com apenas 50 mil a mais que o orçamento salarial definido mensalmente.

elenco1.png

As Finanças seguem sendo um problema, e o desafio de Victor Senna pro próximo ano é manter uma equipe forte para seguir disputando o acesso, que agora ganha a adição do Boavista, que foi o rebaixado na elite desse ano.

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Firme apesar de qualquer crise (15/11)
Postado

Estiveste bem na primeira fase, mas logo surgiram as grandes dificuldades na fase final. É olhar para o positivo e corrigir o negativo.

Postado

Essa situação do Itaguaí Atlético Clube reflete bem os desafios que clubes de menor orçamento enfrentam quando crises financeiras se agravam. A saída de jogadores de peso, como Raphael Pereira e José, evidencia o impacto direto nas expectativas de desempenho. Em reconstrução e sem muita verba a saída parece essa, apostar em empréstimos e contratações de menor custo. No entanto, a saída de nomes tão simbólicos e experientes, como Gabriel e Galdino, pode afetar tanto a liderança em campo quanto a identidade da equipe. É um cenário que coloca muita pressão sobre o técnico Victor Senna para encontrar soluções rápidas e eficazes em meio a um plantel mais limitado. A aposta em novos talentos e jogadores menos conhecidos poderá até trazer uma surpresa, mas as incertezas são grandes, especialmente sem uma base financeira sólida para dar suporte à recuperação.

Enredo excelente para uma história no Brasil, por isso foi o save do mês. Quero ver como sairá desse limbo, terá que usar a criatividade. Boa sorte e mais uma vez parabéns pelo ouro!!

Postado

Parabéns mais uma vez pelo SdM. Tem feito um save bem legal e que segue sendo atualizado, algum muito importante, para conquistar o SdM na minha opinião.

As dificuldades na A2 permanecem e não vejo perspectivas para escapar do problema por conta própria, no que diz respeito ao dinheiro. Contudo, em uma outra versão do FM na qual joguei, chegará um ponto em que a diretoria venderá as instalações e o clube terá por um período uma boa quantidade de recursos. E se não acontecer isso, o mais comum será a diretoria fazer um empréstimo ou aportes financeiros. A questão é se terá resistência até lá. Espero que siga tendo! Muitos desistem quando as coisas apertam no saves. Você até agora persistiu e isso é algo que você deveria valorizar bastante. Pode parecer que tudo está ruim, mas a dificuldades em ter sucesso com o Itaguaí também se relaciona à sua compreensão do FM. Não veja como um problema, mas uma chance de aprender mais sobre o jogo e se desenvolver.

A campanha da A2 foi novamente boa. Ficou entre os quatro, mas já sabemos que o quadrangular é dureza. Apenas o campeão sobe e não há espaço para erros nas seis partidas. Cada jogo é uma final. Nesse aspecto é preciso não fazer terra arrasada toda vez que não é promovido. Eu acredito no Itaguaí.

Postado

A situação financeira reflete no campo e o campo tem que ir bem para a situação financeira melhorar...esse ciclo é complicado demais.

Postado

O Itaguaí tá quase pedindo o "quase" em casamento de tantas vezes que bateu na trave, sempre por detalhes, mas o time tem mostrado evolução desde o rebaixamento da elite do carioca. Talvez planejar um esquema mais específico para a fase final da A2 seja uma ideia interessante. Você chega a analisar os dados das demais equipes? Muitas vezes você consegue anular um time inteiro marcando individualmente um único jogador; nesse nível com certeza é algo que deve funcionar tranquilamente. Dar uma observada nos jogadores com maiores índices de passe dos adversários (pois normalmente são eles quem constroem o jogo) e instruir para marcação em cima ou pressão com desarmes duros vai ajudar a neutralizar a bola de passar nos pés deles; um ponta mais agudo com marcação individual e segurando seu lateral para ficar colado nele; um atacante sendo marcado individualmente por um volante também.

Vamos ver como as coisas acontecem na Copa Rio que, no momento, é o campeonato mais importante do Itaguaí e que o time vem mostrado boas campanhas apesar de sempre ficar para trás nos detalhes. Boa sorte na sequência, Mito!

Postado
Em 15/11/2024 em 20:10, Cadete213 disse:

Estiveste bem na primeira fase, mas logo surgiram as grandes dificuldades na fase final. É olhar para o positivo e corrigir o negativo.

Olaria e Macaé jogaram num nível muito bom, sinceramente complicaram nossa vida. Agora é focar na Copa Rio.

Valeu Cadete!

Em 16/11/2024 em 07:50, ElPerroMG disse:

Essa situação do Itaguaí Atlético Clube reflete bem os desafios que clubes de menor orçamento enfrentam quando crises financeiras se agravam. A saída de jogadores de peso, como Raphael Pereira e José, evidencia o impacto direto nas expectativas de desempenho. Em reconstrução e sem muita verba a saída parece essa, apostar em empréstimos e contratações de menor custo. No entanto, a saída de nomes tão simbólicos e experientes, como Gabriel e Galdino, pode afetar tanto a liderança em campo quanto a identidade da equipe. É um cenário que coloca muita pressão sobre o técnico Victor Senna para encontrar soluções rápidas e eficazes em meio a um plantel mais limitado. A aposta em novos talentos e jogadores menos conhecidos poderá até trazer uma surpresa, mas as incertezas são grandes, especialmente sem uma base financeira sólida para dar suporte à recuperação.

Enredo excelente para uma história no Brasil, por isso foi o save do mês. Quero ver como sairá desse limbo, terá que usar a criatividade. Boa sorte e mais uma vez parabéns pelo ouro!!

O José ficando na equipe ia ajudar demais, acredito que se boa parte dos atletas durante o save continuassem as coisas podiam ser diferentes. Jogadores com mais tempo de casa estão saindo, principalmente na defesa, o que pode ser pejudicial a longo prazo. O jeito é trazer jogadores a custo bastante baixo, mais jovens, para dar algum respiro. E o impressionante é que a diretoria não vende nossas instalações de jeito nenhum! Isso com certeza nos daria algum respiro.

Valeu ElPerro, fico feliz pelo reconhecimento, mas quero sair logo desse limbo, já não aguento mais kkk

Em 16/11/2024 em 09:29, GG. disse:

Parabéns mais uma vez pelo SdM. Tem feito um save bem legal e que segue sendo atualizado, algum muito importante, para conquistar o SdM na minha opinião.

As dificuldades na A2 permanecem e não vejo perspectivas para escapar do problema por conta própria, no que diz respeito ao dinheiro. Contudo, em uma outra versão do FM na qual joguei, chegará um ponto em que a diretoria venderá as instalações e o clube terá por um período uma boa quantidade de recursos. E se não acontecer isso, o mais comum será a diretoria fazer um empréstimo ou aportes financeiros. A questão é se terá resistência até lá. Espero que siga tendo! Muitos desistem quando as coisas apertam no saves. Você até agora persistiu e isso é algo que você deveria valorizar bastante. Pode parecer que tudo está ruim, mas a dificuldades em ter sucesso com o Itaguaí também se relaciona à sua compreensão do FM. Não veja como um problema, mas uma chance de aprender mais sobre o jogo e se desenvolver.

A campanha da A2 foi novamente boa. Ficou entre os quatro, mas já sabemos que o quadrangular é dureza. Apenas o campeão sobe e não há espaço para erros nas seis partidas. Cada jogo é uma final. Nesse aspecto é preciso não fazer terra arrasada toda vez que não é promovido. Eu acredito no Itaguaí.

Obrigado, GG, sempre que posso estou buscando deixar atualizado pra vocês.

Queria que isso acontecesse, vi que o Macaé acabou vendendo sua infraestrutura e melhorou as finanças. Mas até agora só vieram empréstimos meia-boca. Estou tentando jogar com o que o game me oferece... o meu erro talvez foi não ter buscado tantas alternativas quando cheguei a elite carioca. 

Realmente, acho que as vezes sou até meio burrinho jogando mesmo, mas provavelmente é porque tenho pouco tempo disponível e não consigo ficar muito tempo ajustando os detalhes. Acredito que poderia ficar melhorando o esquema tático, os ajustes conforme o adversário... mas tudo fica de aprendizado, as vezes é incompetência, as vezes azar(a minha primeira A2, por exemplo, fizemos campanha de campeão mas um duelo contra o Brasileirinho em que tivemos um expulso complicou tudo), então tenho a sensação de que a gente perdeu um pouco o embalo, mas venho segurando a barra, pois times como América do Rio, Pérolas Negras, Nova Iguaçu, Artsul, Brasileirinho, Serra Macaense, já estiveram na elite ou disputando o acesso mas hoje ou flertam com a B1 ou já despencaram e estão na Série C(quinta divisão).

Se tivessemos mais êxito nas fases finais e crescessemos seria muito bom, mas é engraçado que nossos últimos atacantes(Alexi, Bautista, etc) não conseguem desempenhar e serem decisivos. Dá até uma saudade do Pablo haha... todo ano temos uma oportunidade de fazer diferente, e ter um equilibrio entre renovar o time, mas também não desconfigurar a equipe são peças chave para ter sucesso. Enfim, seguimos.

Valeu GG!

Em 20/11/2024 em 09:21, Masca disse:

A situação financeira reflete no campo e o campo tem que ir bem para a situação financeira melhorar...esse ciclo é complicado demais.

Nossa, eu tô passando um problemão com isso, bom que fica de aprendizado.

Valeu Masca!

Em 23/11/2024 em 09:24, Herr Jones disse:

O Itaguaí tá quase pedindo o "quase" em casamento de tantas vezes que bateu na trave, sempre por detalhes, mas o time tem mostrado evolução desde o rebaixamento da elite do carioca. Talvez planejar um esquema mais específico para a fase final da A2 seja uma ideia interessante. Você chega a analisar os dados das demais equipes? Muitas vezes você consegue anular um time inteiro marcando individualmente um único jogador; nesse nível com certeza é algo que deve funcionar tranquilamente. Dar uma observada nos jogadores com maiores índices de passe dos adversários (pois normalmente são eles quem constroem o jogo) e instruir para marcação em cima ou pressão com desarmes duros vai ajudar a neutralizar a bola de passar nos pés deles; um ponta mais agudo com marcação individual e segurando seu lateral para ficar colado nele; um atacante sendo marcado individualmente por um volante também.

Vamos ver como as coisas acontecem na Copa Rio que, no momento, é o campeonato mais importante do Itaguaí e que o time vem mostrado boas campanhas apesar de sempre ficar para trás nos detalhes. Boa sorte na sequência, Mito!

Caramba, eu não vejo essa evolução gradual não. Estamos alternando entre um ano bom e um ano ruim. Realmente eu não faço esquemas muito complexos, já joguei de forma mais reativa, agora jogo propondo mais o jogo, e ultimamente venho jogado de forma mais cautelosa fora de casa, mas nosso clube não parece ser aqueles que fazem dos jogos em casa sua fortaleza. 

É uma sugestão boa tentar analisar e anular os adversários, é algo que venho deixando passar. Já joguei a Copa Rio e a A2 de 2034, mas com certeza depois da atualização de hoje eu quero dar mais atenção a isso. Se vai resolver, eu não sei, mas irei tentar.

Tirando o mata-mata a primeira fase da Copa Rio é um passeio nosso. Somos uma equipes já bem estabelecida, apesar de tantos problemas. Vamos ver o que nos aguarda, espero que as coisas melhorem.

Valeu Herr!

Postado

banner-itagua.png

Sobrevivendo ao Limbo (25/11)

ATUAL-LOGO-SITE-AZUL.png

O que está acontecendo com o Itaguaí?

Em sua quarta temporada consecutiva na Série A2, o Itaguaí vem tentando competir e lidando com as dificuldades muito bem, porém as quedas de rendimento nos momentos cruciais das competições se tornaram um problema.

Célio Ferreira -- 12 de março de 2034

Itaguaí: conheça os finalistas do campeonato municipal de futebol - Jornal  Atual - Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio

Mais um ano se passou e as mudanças e reconstruções envolvendo o Itaguaí Atlético Clube continuam. Durante o restante de 2033, com a disputa da Copa Rio, a equipe trouxe o meia Betinho, ex-Luverdense, e o atacante Sidney como novas opções no elenco. Veio também o volante Gabriel Sanguinete, cria da base do Atlético Mineiro. Mas a principal contratação para a competição se tratou do meia Matheus Souza. Revelado pelo Volta Redonda, jogou vários anos no clube da cidade do Aço. Versátil, pode atuar por todo o corredor direito. E por fim, chegou para substituir Marcos Paulo, o lateral-esquerdo Eder Ouchi, que veio de boa temporada no futebol catarinense ano passado.

contrata-es.png

Também chegaram alguns jogadores por empréstimo, onde a maioria precisamente vieram do estado do Rio, do Bangu. O Zagueiro Guanair, os meias Santos e Carlos Eduardo vieram cedidos pelo alvirrubro carioca. O volante Batista, chegou da Portuguesa da Ilha. O meia-atacante Caio, vindo do Paraná Clube e o zagueiro Felipe Marques, do Retrô foram outros reforços contratados. Desses, somente Caio ficou em definitivo para a temporada seguinte, muito devido ao acessível salário que o jogador pediu para acertar com o clube. O meia-esquerda Toninho foi mais um emprestado que veio em definitivo para compor melhor o escasso elenco do Itaguaí.

contrata1.png

Ao final da Copa Rio foi anunciado o nome de Mateus Cruz, jogador bom e barato que possui boa versatilidade, mas precisa ser mais constante em seu desempenho. E com a virada do ano, o clube seguiu sua política de diminuir os salários. Foram contratados vários jogadores bem jovens com potencial. Haroldo, Guilherme Mattos, Bruno Saraiva, Matheus Souto e Heracles foram os novos reforços do time, se juntando a Joaquín Peña, goleiro vindo por empréstimo para substituir Musco. Porém na última semana o jogadores já foi chamado de volta e agora a equipe conta com duas opções para a meta somente. Acredito que caso se desenvolva bem, o meia Haroldo, revelado pelo Flamengo, pode ajudar bastante a equipe a partir do segundo semestre.

saidas.png

E a barca das saídas teve vários nomes também. O meia Marcos Pinto foi emprestado ao Ivinhema, e o meia Borges também chegou a ser cedido a outro clube, mas durante o restante do ano acabou sendo chamado de volta. O promissor atacante Knoploch acabou sendo vendido, assim como o lateral Filipão, que apesar de estar nos planos do treinador, acabou forçando a sua saída.

Também foram embora alguns jogadores visando melhorar mais a folha salarial, mesmo que sendo titulares. Saíram o volante Igor Neves, que foi liberado para o São Raimundo do Amazonas, o zagueiro Alex, vendido ao Joinville e o goleiro Rodrigo Falcão, indo para o Brasil de Pelotas. Deles, Alex e Rodrigo irão permanecer no clube até a metade desse ano. E o zagueiro Minatel, considerado como possível substituto de Alex ao longo prazo, que tinha feito boas temporadas, acabou vendido para a Portuguesa.

Outra saída foi a do histórico lateral-esquerdo do clube, Marcos Paulo, onde ficou mais de 5 temporadas e meia. Apesar de não ter sido tão brilhante igual foi Felipe Galdino, o jogador fez 112 partidas pelo Itaguaí e colecionou bons momentos, alternando titularidade e reserva nos dois últimos anos. E o possível substituto de Rodrigo Falcão ao longo prazo, Lucas Musco, acabou optando por voltar a Argentina no fim de 2033.

saidas2.png

Além das despensas do atacante Guinei, grata surpresa na Copa Rio de 2032 e da cria da base Naldo Benny, o Itaguaí teve seu segundo jogador vendido para fora do país, o lateral Sérgio Ubaiara, que foi jogar no Acadêmico de Viseu, de Portugal, e o clube manteve um percentual de uma futura venda. Saiu também o volante Sanguinete, que após jogar 2 partidas e não convencer, acabou vendido durante a A2 para o futebol cearense por um bom valor. Já o atacante Alexi, que apesar de ter feito 39 gols em 53 jogos, acabou decepcionando em partidas mais decisivas e veio a ser negociado para o Vila Nova(MG).

Mas a principal saída com certeza foi a do meia Douglas Mendes, para o Fénix do Uruguaí. Contratado em 2026 durante a Série D, Douglas atuou com a camisa azul e branca por quase 6 temporadas e meia, além de dois empréstimos no segundo semestre nos dois últimos anos. Foram quase 150 jogos(149!), com 37 gols e 29 assistências, onde venceu a A2 em 2029 e foi a referência técnica do time por diversas temporadas. De fato, é um dos grandes nomes da história do clube. E na última semana, outro bom jogador acabou sendo vendido, o meia Marcos Pinto. Com mais de 50 jogos pela equipe, Marcos jogará no União Cacoalense de Rondônia no próximo semestre. Revelado pelo Flamengo e com passagem pelo Paduano, ele fez boas partidas pelo Itaguaí.

Durante as competições, conforme as saídas foram anunciadas, foi preciso bastante jogo de cintura da comissão técnica para a equipe se manter num bom nível.

jogos-copa-rio.png

O Itaguaí Atlético Clube como de costume iniciou a Copa Rio passeando sobre as equipes de divisões inferiores. As vitórias sobre o São Cristovão, o Vera Cruz, o Búzios e o Campos são exemplos disso. Até que ocorreu uma derrota bastante injusta para o Canto do Rio. A partir dali, a equipe, que estava absoluta na liderança, começou a perder pontos bobos, como contra o Friburguense, onde cedeu o empate após abrir 2 a 0, e o Itaperuna, onde tomou um gol na parte final da partida.

A boa fase chegou até a retornar com as vitórias contra a Juventus do Rio e o Maricá. E ao chegar o mês de setembro, na liderança, com somente dois jogos pra jogar, já classificados, a 3 pontos do segundo colocado, a equipe acabou tropeçando novamente, empatando com o Miguel Couto e com o Nova Iguaçu, num jogo sem gols que fez o Itaguaí terminar a primeira fase na terceira colocação no grupo. Algo bem decepcionante se levar em consideração o fato de que o time esteve liderando boa parte da competição.

classifica-o.png

Nas oitavas de final, veio o Macaé como adversário, que era uma equipe que vinha evoluindo bastante nas últimas temporadas. Um bom empate fora de casa no jogo de ida foi um resultado interessante, mas o que se viu na volta foi um novo desastre. Aos 17 do segundo tempo, o Macaé já tinha aberto 3 a 0 no placar, numa horrorosa atuação ofensiva, apesar dos 3 gols tomados darem a impressão de problemas defensivos.

oitavas.png

Menos mal que no fim das contas, a derrota foi somente para o campeão do torneio, que bateu o Tigres na final.

macae-campeao.png

No ano seguinte, na Série A2, o que se viu foram altos e baixos. O time vendeu caro a derrota num amistoso pro Boavista. E depois começou jogando bem, vencendo o Duque de Caxias na estreia. Na segunda partida, um empate contra o Gonçalense/Petropólis estava bem encaminhado, se não fosse um gol espírita no fim do jogo. Mas as vitórias sobre o Americano e o Nova Iguaçu, tecnicamente inferiores, puseram a equipe na terceira posição. No entanto, novamente o Goytacaz se mostrou uma pedra no sapato, e apesar de ser uma equipe que estava brigando pra não cair, ativou o modo "Real Madrid" nesse jogo, virando a partida contra o Itaguaí no segundo tempo. E a derrota trouxe consequências amargas para a reta final da competição. Equipes mais competitivas como o Macaé e o Boavista acabaram vencendo o Itaguaí, que conseguiu ficar sem realizar um chute no gol contra a equipe do Norte Fluminense e foi anulado totalmente pela equipe de Saquarema.

jogos-a2.png

Isso colocou a equipe na sétima colocação, cada vez mais longe da classificação. Porém a vitória sobre o Bela Vista trouxe um novo ânimo e certa esperança, que fizeram da partida contra o Paduano o jogo decisivo para definir o destino do Itaguaí na A2 de 2034. O Paduano até abriu o placar com Adriano no fim do primeiro tempo, mas na etapa final veio uma reação pouco esperada até pelos torcedores mais fanáticos: Betinho fez dois gols, um de cabeça e outro num remate após lançamento de Mateus Cruz.

Parecia o roteiro perfeito para esse decisivo jogo, mas o que se viu após isso foi um show de Horrores. Em uma pipocada nunca antes vista, cerca de 3 minutos depois, José fica livre e empata novamente a partida, e em 2 minutos após o empate, Adriano põe o Paduano de novo na frente, que ainda conseguiu ampliar a vantagem nos acréscimos. O que se viu foi um imenso problema defensivo, e numa partida onde foram superiores, a derrota doeu bastante.

A classificação ficou distante, porém ainda possível. A equipe fez sua parte vencendo os jogos restantes contra o Tigres do Brasil e a Cabofriense, mas o Macaé teve bastante facilidade pra vencer o lanterna Americano, e o Paduano mesmo perdendo pro Tigres conseguiu assegurar a vaga. Tigres que ficou de fora da Fase Final com 20 pontos, sendo que nos últimos 6 anos somente o Paduano, duas vezes(2029 e 2032) conseguiu não se classificar com uma pontuação acima de 20.

class-a2.png

Já o Itaguaí terminou na sexta colocação, em sua segunda pior campanha na história da competição, só perdendo para a de 2032. Tudo bem que em 2028 a equipe fez os mesmos 18 pontos, mas tinha conquistado a classificação. Um fato curioso foi que o time perdeu para TODOS os classificados na Primeira Fase: Boavista, Gonçalense, Macaé e Paduano. E além desses 4, a quinta derrota acabou sendo para o Goytacaz, que talvez possa ter custado um resultado melhor. Dessa vez, a equipe não pode estar entre os primeiros do torneio, pois infelizmente a queda em momentos cruciais custou algo a mais.

elenco1.png

No elenco, as mudanças vem sendo sentidas. Atualmente há uma vácuo de liderança, mas é algo que vem sendo gerido de certa forma. O gol é uma posição carente, pois acabou perdendo Peña, que teve seu empréstimo encerrado, e Rodrigo Falcão, que sai em junho. Ou seja, durante boa parte da Copa Rio somente Mário César e o jovem Tiago Luís estarão no elenco, então será preciso reforçar a posição.

Na lateral-direita, acredito que Gustavo seja o único jogador de ofício da posição, apesar de Matheus Souza e Diego conseguirem fazer. Ou seja, vai ser necessário mais uma contratação pra posição. Na esquerda, Éder Ouchi não funcionou e não está nos planos futuros da equipe. Toninho, José Martins e Silvio Souza fazem a função, porém também seria legal mais um reforço.

A zaga que já está enfraquecida, ficará ainda pior. O melhor zagueiro, Alex sairá em maio, e só restará Silvio Souza, José Martins e Diego disputando posição, além da nova contratação Matheus Souto. Vejo que é outra posição que requer contratações. Silvio e Diego tem muito a crescer, mas José se mostrou um zagueiro muito limitado e deve sair, devido seu salário alto.

Entre os volantes, Marcos Pinto fica até agosto. Sanguinete, até setembro. Três nomes sobram. Jerffeson Caetano, Guilherme Mattos e Mateus Cruz. Enquanto o primeiro ainda não viveu um bom momento, os dois últimos provavelmente serão os titulares a principio, mas seria melhor encontrar um nome pra substituir Marcos o mais rápido possível. Mais a frente, acredito que é a posição em que o clube está melhor servido. Betinho e Guilherme Lemos fizeram boas partidas, e tem potencial pra crescer, assim como o jovem Heracles. Ou seja, sem grandes mudanças por lá..

Pela direita, as opções são boas também. Matheus Souza vem sendo um dos melhores do time, que também tem Bruno Saraiva, que ainda está se adaptando, Romildo, que teve seus bons momentos, e Caio, que só não teve melhores êxitos devido suas lesões sofridas esse ano. Pela esquerda, os jogadores melhores cotados são Borges, que atualmente é mais bem pago do elenco, porém devido uma grave lesão ano passado acabou tendo seu desempenho caindo de forma considerável, o que acabou fazendo falta pro time. O Reserva é o cria da base Wallyson, que pode jogar também pela direita, e o Toninho, que ainda não emplacou no time. Talvez a esquerda ainda precise de melhorias, mas é algo que o tempo vai dizer.

Dos atacantes, Sidney foi um completo desastre. 2 gols apenas em 10 jogos. Muito pouco pra um clube que já teve Pablo no comando do ataque. Já Gilson Rio foi um pouco melhor, fazendo o mesmo número de gols em menos jogos(6). Mas a expectativa é que um novo artilheiro seja anunciado para reforçar o elenco pra Copa Rio.

A folha salarial do clube segue diminuindo, agora seguindo para 37 mil acima do limite, mas a expectativa é que no meio do ano esse limite chegue a 10, 15 mil acima do desejado. Talvez o suficiente para salvar as finanças do clube? Creio que não.

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Sobrevivendo ao Limbo (25/11)

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...