Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Firme apesar de qualquer crise (15/11)

Posts Recomendados

Postado

Fez uma campanha muito boa na 1ª fase, como já fez em outras oportunidades, mas ainda não conseguiu ir muito além no mata-mata, que sempre se mostra complicado. Faz parte. Espero uma temporada melhor para o Itaguaí, apesar das dificuldades que se aproximam.

Postado

Acho que vou começar caçar reforços pro meu Cosmos na base do Itaguaí kkk tá feia a coisa aqui em San Marino. Muito bom vero clube evoluindo.

Postado
Em 05/11/2024 em 08:58, Cadete213 disse:

Pensei que só mesmo Olaria para derrubar esta caminhada...mas há sempre que esperar mais e melhor.

Fiquei com a mesma impressão. Não esperava que o clube fosse derrotado pelo Araruama. Pensei até que iria chegar as finais. Vida que segue e vamos tentar novamente.

• Vice-Presidente
Postado

Uma temporada de dois lados diferentes, começo mal, mas terminou mais ou menos bem. A equipe ainda tem muito chão para evoluir.

Postado
Em 05/11/2024 em 08:26, ElPerroMG disse:

Eu senti que o Itaguaí mostrou uma significativa evolução, mesmo sem conquistar o título. Após uma A2 decepcionante, o clube realizou uma reformulação no elenco com a chegada de reforços estratégicos para a Copa Rio, e os resultados logo apareceram. Na primeira fase, o time se destacou com vitórias importantes, consolidando-se como um dos melhores ataques e uma das defesas mais sólidas da competição. Contudo, o histórico de dificuldades em jogos eliminatórios voltou a aparecer, sendo eliminado nas quartas de final em um confronto acirrado contra o CEAC Araruama. Esse confrontos eliminatórios são algo que te preocupam para o futuro? Talvez colocar uma tática diferente fora de casa e outra dentro de casa. 

O time teve melhorias visíveis em várias posições, como no gol, com a chegada de Rodrigo Falcão, e no meio-campo, onde Igor Neves e Davi foram fundamentais. Mesmo com limitações no plantel, a equipe conseguiu manter o desempenho e demonstrou potencial para competir em alto nível.

As revelações das categorias de base também trouxeram esperança para o futuro, uma das melhores fornadas desde o começo do save, com Bruno e jovens laterais como Alberto Rocha se destacando. A expectativa para a próxima temporada é de continuidade da evolução e busca por posições ainda mais altas, impulsionados pela base sólida formada e pelo bom trabalho tático que fez, principalmente, durante a Copa Rio.

Pelo menos o Volta Redonda perdeu 😅

Essa última A2 foi um balde de água fria. Nunca fomos tão aquém do que poderíamos fazer. E na Copa Rio, como sempre, fizemos uma boa participação frente a equipes inferiores. Só que no mata-mata, tivemos que lidar com essas equipes mais fortes, aí a coisa complicou. Mas as eliminações nao me preocupam tanto, são equipes que já são melhores estruturadas, mas claro, essa ultima eliminação tomando um gol besta no fimzinho, me chateiou bastante. O CEAC desde que subiu conseguiu se manter na elite, e o Volta e o Olaria Redonda também costumam revezar e constantemente jogam na primeira divisão.

Eu fiz uma mudança tática por agora nessa A2, mas talvez seja uma boa ajustar nos jogos como visitante né. 

A equipe demonstrou muito potencial, finalmente encontramos um goleiro interessante, e Davi vem crescendo, porém com o orçamento salarial cada vez menor, acho que iremos perder Ele no próximo ano.

Volta e meia aparece alguém nas fornadas, o problema em si as vezes é encontrar clube disposto a levar alguns jogadores por empréstimo para desenvolver melhor os atletas. Eu realmente gostei da chegada de Bruno pro Sub-20, espero que ele evolua bem.

Kkkkkk Voltaço perdeu mais uma pro Olaria. Já foi a segunda competição, se tornaram fregueses.

Valeu ElPerro!

Em 05/11/2024 em 08:58, Cadete213 disse:

Os pequenos pormenores são sempre muito importantes. Pensei que só mesmo Olaria para derrubar esta caminhada...mas há sempre que esperar mais e melhor.

Olaria durante o save se tornou nossa pedra no sapato, impressionante. Em umas 14 partidas acho que nunca os derrotamos. Mas o CEAC é bem chato e nós tirou de um possível confronto com eles.

Não tem problema, nosso foco por agora sempre será a A2.

Valeu Cadete!

Em 05/11/2024 em 13:53, GG. disse:

Fez uma campanha muito boa na 1ª fase, como já fez em outras oportunidades, mas ainda não conseguiu ir muito além no mata-mata, que sempre se mostra complicado. Faz parte. Espero uma temporada melhor para o Itaguaí, apesar das dificuldades que se aproximam.

Vem sendo complicado enfrentar equipes das divisões de cima, bom que na primeira fase o desempenho mostra q nosso nível é de A2 e estamos com boa estabilidade. O negócio é ver se conseguimos manter isso com menos recursos no próximo ano, ao que parece vamos ter que fazer inúmeros cortes na equipe.

Valeu GG!

Em 08/11/2024 em 16:28, Carlos Magno22 disse:

Acho que vou começar caçar reforços pro meu Cosmos na base do Itaguaí kkk tá feia a coisa aqui em San Marino. Muito bom vero clube evoluindo.

Cara na realidade tem vindo muito gato pingado aqui, dentre eles Wallyson, Fábio Sicoli e Caio Dias. Acho que em 10 anos é pouco, mas o bom que estamos tentando. Claro que foi deprimente travar mais de 2 temporadas na A2, conseguiu subir mas cair logo em seguida, tendo que fazer ainda mais esforço para voltar pra elite, mas acredito que estou aprendendo bastante com essa experiência e esses imprevistos.

Valeu Carlos Magno!

Em 08/11/2024 em 17:27, LC disse:

Fiquei com a mesma impressão. Não esperava que o clube fosse derrotado pelo Araruama. Pensei até que iria chegar as finais. Vida que segue e vamos tentar novamente.

Tô falando galera, não subestimem o Araruama. Eles tem até um atacante argentino que sozinho já deve valer mais que meu time inteiro kkkk 

Agora é ir melhor na A2, que graças a Deus não tem eles no caminho.

Valeu LC!

Em 11/11/2024 em 05:23, Henrique M. disse:

Uma temporada de dois lados diferentes, começo mal, mas terminou mais ou menos bem. A equipe ainda tem muito chão para evoluir.

Sim, melhoramos bastante, as mudanças no comando do ataque se mostraram acertadas, mas vamos ter a árdua tarefa de evoluir mas ao mesmo tempo cortar os gastos excessivos que podem comprometer o clube a longo prazo. 

Valeu Henrique!

-----------------------------------------

Pessoal, queria agradecer aos votos que elegeram essa saga como o Save do Mês de Outubro. Fico muito feliz por esse reconhecimento no PM junto com diversas grandes histórias. Fiz esse save sem muita pretensão, pra me entreter num periodo de tantas mudanças na minha vida, e fico satisfeito ao ver que, nesse aspecto a saga vem dando certo(mesmo batendo na trave diversas vezes, depois da "Danutada" está chegando a "Mitada" kkk). Desde já peço que fiquem a vontade para também sugerirem mudanças e melhorias, tanto para a equipe em si(sério, to achando que uma visão de jogadores mais experientes iam me ajudar bastante) quanto para o formato das atualizações. Meu muito Obrigado!

Postado
Em 13/11/2024 em 08:40, MitoMitológico disse:

Pessoal, queria agradecer aos votos que elegeram essa saga como o Save do Mês de Outubro. Fico muito feliz por esse reconhecimento no PM junto com diversas grandes histórias. Fiz esse save sem muita pretensão, pra me entreter num periodo de tantas mudanças na minha vida, e fico satisfeito ao ver que, nesse aspecto a saga vem dando certo(mesmo batendo na trave diversas vezes, depois da "Danutada" está chegando a "Mitada" kkk). Desde já peço que fiquem a vontade para também sugerirem mudanças e melhorias, tanto para a equipe em si(sério, to achando que uma visão de jogadores mais experientes iam me ajudar bastante) quanto para o formato das atualizações. Meu muito Obrigado!

Nada que não seja merecido.

Postado

Primeiramente parabéns pelo save do mês de outubro, que bom que você está se divertindo :) não podemos nos esquecer disso ao jogar esse joguinho rsrsrs.

Talvez pra entrar no orçamento salarial você poderia pegar uns 5, ou 10... maiores salários da equipe e rankear quem é mais, ou menos imprescindível e liberar/negociar os que forem menos fundamentais na sua equipe (tem também o José como você citou que pode trazer um retorno financeiro). Pra um clube com menos calendário acho interessante dar uma enxugada no elenco. Treinar clube em dívida nunca é fácil, só ganhando competições/ com acessos você dá uma melhorada e evitar que a diretoria seja Jim Carrey.

A ideia que você trouxe de mudar a estratégia quando visitante é boa, quando o adversário joga em casa tem vezes que vira o Real Madrid mesmo.

Tomara que seja diferente na próxima temporada! Vai dar 🙏

Postado

Resposta aos amigos @Masca e @Fernandinhobol

Spoiler
Em 14/11/2024 em 08:57, Masca disse:

Nada que não seja merecido.

Obrigado Masca, fico feliz com o teu apoio.

21 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Primeiramente parabéns pelo save do mês de outubro, que bom que você está se divertindo :) não podemos nos esquecer disso ao jogar esse joguinho rsrsrs.

Talvez pra entrar no orçamento salarial você poderia pegar uns 5, ou 10... maiores salários da equipe e rankear quem é mais, ou menos imprescindível e liberar/negociar os que forem menos fundamentais na sua equipe (tem também o José como você citou que pode trazer um retorno financeiro). Pra um clube com menos calendário acho interessante dar uma enxugada no elenco. Treinar clube em dívida nunca é fácil, só ganhando competições/ com acessos você dá uma melhorada e evitar que a diretoria seja Jim Carrey.

A ideia que você trouxe de mudar a estratégia quando visitante é boa, quando o adversário joga em casa tem vezes que vira o Real Madrid mesmo.

Tomara que seja diferente na próxima temporada! Vai dar 🙏

Obrigado Fernandinho, foi muito legal ter tido esse reconhecimento. Já tive outro save na área, mas esse foi o melhor que já fiz. Claro, estou com um PC bem melhor que a torradeira que eu tinha antes kkkk

Sim, eu venho definindo isso. Claro que me desfazer de Alex, Alexi, Douglas Mendes e Rodrigo Falcão é um pouco mais díficil, não quero desconfigurar o time. O José é um bom nome pra revenda, a questão é que nesse nível é muito díficil tirar lucro com algum jogador. Cheguei a fazer uns 680 mil vendendo a cláusula do Sicoli(ex-jogador nosso), mas no final das contas é tudo muito complexo. O Bom da Copa Rio é que pra conseguir disputar até se consegue montar uma equipe um pouco mais inferior.

Pena que na nossa chance de crescer após o acesso acabei não mudando o time com deveria e paguei caro por isso. Da próxima vez, de jeito algum podemos sonhar em cair de novo. 

E Agora no meio do ano a diretoria cortou mais e o orçamento é de 122 mil de salários mensais. É Rir para não chorar.

Com certeza vai ser importante ficar de olho nessas estratégias de mandante e visitante, pode nos ajudar bastante.

Agora Vamos ver se esse 2033 vai ser diferente, a competição é bastante acirrada, mas quero ir melhor que no ano passado.

Valeu!

banner-itagua.png

Firme apesar de qualquer crise (15/11)

ATUAL-LOGO-SITE-AZUL.png

Sob forte crise, Itaguaí surpreende em 2033, mas segue como uma incógnita para o ano seguinte

Completando 10 anos de existência desde sua refundação, o clube ainda segue fazendo boas participações na Segundona Carioca apesar da falta de recursos financeiros

Célio Ferreira -- 7 de abril de 2033

A-selecao-sub17-de-Itaguai-de-azul-pode-perder-por-ate-dois-gols-de-diferenca-no-jogo-de-volta-Divulgacao-780x470.jpg

O ano de 2033 se mostraria complicado para o Itaguaí Atlético Clube. Vivendo em uma forte crise financeira, e com uma receita baixa que segue ano após ano, o treinador Victor Senna precisou se desfazer de muitos jogadores para essa temporada. Alguns saíram no inicio do ano, e outros sairam ao término da A2. 

entradas.png

saidas.png

Um dos principais nomes da barca de dispensas foi Raphael Pereira. O meia revelado pelo São Paulo fez um excelente 2031, mas no último ano caiu de produção e a crise que o clube passa só contribuiu para o fim da sua passagem. Assim como Rafael, que também foi destaque em 2031, mas teve menos minutos jogados em 2032, apesar de fazer boas exibições. Outro jogador que teve uma queda de rendimento e teve seu ciclo encerrado foi Fabinho, que após uma temporada sem gols, também foi mandado embora. Gustavo Neves e Otávio, que respectivamente fizeram 4 e 5 partidas na última Copa Rio, também foram dispensados.

Por outro lado, tiveram 6 jogadores chegando, a maioria por empréstimo. Vieram o lateral/zagueiro Diego, da base do Palmeiras, o goleiro Lucas Musco, que chega da quarta divisão argentina fazer sombra a Rodrigo Falcão, o meia Gabriel Azedo, da Inter de Limeira, além de Toninho e Thiago Henrique, vindos por empréstimo da Jacuipense e da Chapecoense, respectivamente. E para reforçar o ataque, chegou o atacante Gilson Rio, ex- Sampaio Corrêa(MA), para compor o elenco.

Acontece que é muito pouco para compensar tantas saídas em muito pouco tempo. O meia Davi(para o Doce Mel), o zagueiro Gabriel(para o Castanhal) e o lateral-direito Felipe Galdino(para o Desportivo Aliança) terão novos destinos no meio do ano, após a A2. Davi era uma referência técnica e um dos mais bem pagos. Gabriel fez mais de 100 partidas e completaria 5 temporadas no clube. E Galdino, com mais de 160, era um dos jogadores mais antigos do elenco e um dos maiores da história do clube, afinal não é qualquer jogador que completa mais de 7 temporadas na mesma equipe.

Mas a principal saída técnica dessa temporada se trata de José. O jogador foi liberado para o Famalicão, de Portugal, mediante uma porcentagem futura sobre o passe do atleta. Ele também fica até o fim da A2. Já alguns nomes só retornam no ano que vem. São os casos do zagueiro José Martins, do atacante Guinei, dos meias Gui Araújo e Douglas Mendes, que saiu após o fim da Série A2. Todos foram por empréstimo para novas equipes.

Já o meia Thierry Agbor e o zagueiro Willian Santos irão sair somente ao final do ano, e o que dá um tempo maior para poder repor por outros jogadores.

E durante o campeonato o clube tentou se adaptar as saídas e mudanças feitas, conseguindo manter boa base durante a competição, com Rodrigo Falcão; Felipe Galdino, Gabriel, Alex, Silvio Souza; Willian Santos, Douglas Mendes, José, Davi, Borges; Alexi. As vezes Marcos Pinto era titular e substituia ou Borges ou Davi.

jogos.png

Após um fraco amistoso, a estreia do Itaguaí foi contra o Goytacaz, em um empate sem gols. Houve pouca inspiração dos dois lados. Após isso, o time emplacou boas vitórias, contra Nova Iguaçu e Cabofriense, o que jogou o clube lá para a segunda posição. Contra a equipe da Baixada não houve chances ao adversário, já contra a equipe de Cabo Frio o Itaguaí foi superior, o que é um baita triunfo frente a um concorrente direto ao acesso.

O primeiro réves foi contra o Macaé, equipe que cresceu muito nessa temporada, e a derrota por 3 a 0 para eles nos tirou da zona de classificação para a fase final. Depois veio uma vitória sobre uma das piores equipes do torneio, o São Gonçalo EC, 2 a 0 sem maiores sustos, resultado que trouxe a equipe pro G-4. Porém após dois tropeços: um empate contra o Tigres do Brasil e uma derrota para o Olaria(sim, mas uma vez), fizeram o clube parar na sétima colocação, bem distante do G-4. 

Depois da segunda derrota na A2, o treinador propôs uma mudança no estilo de jogar, optando por um modelo mais propositivo contra equipes inferiores e dentro de casa. Outro estilo seria utilizado melhor nas partidas como visitante. E a mudança ajudou: jogando de forma mais ofensiva, a equipe não perdeu até o fim da primeira fase. Venceu o Paduano, o Serra Macaense com tranquilidade, o que permitiu a equipe sonhar com uma  classificação e quase venceu o Duque de Caxias(só não venceu porque houve uma vacilada da defesa no finalzinho do jogo). Resultado esse que levou o time para a última rodada na quarta posição, dependendo só de si para avançar.

A preocupação era pelo último adversário tradicionalmente não ser tão fácil: o Gonçalense/Petropólis, forte equipe que desde 2029 vem competindo forte a A2, e venceu a Copa Rio de 2031. Poderia acontecer um desastre, mas ficou só no "poderia": aos 14 minutos, Douglas Mendes, num lindo chute colocado dentro da área abriu o placar de um jogo que foi dominante do inicio ao fim para o Itaguaí AC. 4 a 0 e classificação garantida com a quarta e última vaga para a Fase Final. Nada mal para um clube que vem em tamanha crise financeira nos últimos meses.

Olaria iniciou mais devagar até conquistar a liderança na oitava rodada e o Macaé sempre se manteve próximo do pelotão de frente,mas não teve nenhuma equipe sobrando nessa fase. Quem vinha liderando maior parte da competição foi o Tigres do Brasil, que venceu os 5 primeiros jogos, mas ficou os 5 seguintes sem vencer, só se salvando de uma eliminação com uma vitória na rodada final da primeira fase.

classifica-o.png

O que se viu na Fase Final, infelizmente, é que existe duas equipes bem acima das demais. Olaria e Macaé fizeram desde as primeiras rodadas, um campeonato a parte. Fomos engolidos nos dois jogos contra os dois times. A primeira contra o Olaria até houve a esperança de um bom resultado, porém ficar com um a menos dificultou as coisas, e a segunda partida contra o Macaé talvez fosse possível um resultado mais justo, mas infelizmente essa derrota tirou as possibilidades de título e de acesso do Itaguai Atlético Clube.

fase-final.png

2°Jogo Olaria | 1ºJogo Macaé )

Tudo só não foi pior porque o clube levou a melhor sobre o Tigres do Brasil no confronto direto e conquistou o terceiro lugar. Ganhou bem o primeiro jogo, mas no segundo jogo ficou só num empate arrancado nos minutos finais, com gol de Wallyson. No final das contas, o Olaria levou a melhor nos critérios de desempate, vencendo o Macaé por 2 a 1 na rodada final. Acredito que a goleada deles sobre o Tigres ajudou bastante, o Macaé pecou demais em vencer por placares mínimos.

finn.png

Simplesmente 5 top-3 na Série A2 em 6 temporadas. O Itaguaí está por todo canto, se olhar a tabela dos primeiros colocados. Olhando por esse lado, são resultados bons. Uma pena que só o campeão sobe, isso poderia facilitar mais a situação do clube.

vencedores.png

Uma pena que parte dessa equipe não vai estar mais aqui no próximo ano. Os goleiros, Musco e Falcão, a principio seguem no time. Agora, para substituir Felipe Galdino, ainda existem opções, e o sucessor provavelmente é Gustavo, pois Filipão quer sair, mesmo que o técnico quisesse o manter. No momento, a reserva ficaria a cargo do jovem Diego. Na defesa, Alex e Silvio Souza são os nomes fortes que devem seguir no time. Minatel se manterá como reserva, e com a saída de Gabriel no meio do ano será preciso ou improvisar Diego como opção ou contratar outro nome. Na lateral-esquerda, a situação consegue ser pior, pois Marcos Paulo não deve ficar, e a posição deve ficar a cargo de um dos zagueiros.

Na volância,vemos que nomes como Igor Neves não deve seguir no resto do ano. Douglas Mendes, apesar do status de veterano da equipe, também tem sua vaga no ano que vem em risco. A tendência é que Marcos Pinto seja o nome da posição na próxima A2, junto de Jerffeson Caetano, que deve suceder Willian Santos jogando mais recuado. No meio, Guilherme é um dos jovens que tem mais chance de ficar, mas a renovação será complicada. Azedo ainda pode ter mais chances nessa Copa Rio mas não ficará em definitivo. Sorte que Alexi faz essa função e Betinho chegou para disputar a posição. 

Pela direita, o clube seguirá dando moral ao jovem da base Wallyson, simplesmente a nossa maior cria que Itaguaí produziu desde seu retorno ao futebol profissional. E Romildo também continua sendo uma baita opção boa e barata, com potencial para crescer. E no lado oposto, o nome da posição é o de Borges, que tem os emprestados Toninho e Thiago Henrique com a possibilidade de disputar posição como reservas e talvez assinarem em definitivo. É uma possibilidade. No ataque, a referência segue sendo Alexi, que agora terá justamente a sombra de Gilson Rio para disputar posição. Caso surjam problemas, é possível que mais jogadores cheguem para a posição.

Principalmente na posição de zagueiro, de lateral-esquerdo, de meia e de centroavante, será preciso reforçar. Talvez para a Copa Rio ou para a A2 de 2034. Será interessante a utilização do torneio para testar alguns nomes que estão no clube, e terminar de fazer os cortes necessários na equipe. A expectativa do futebol do clube é chegar em julho com apenas 50 mil a mais que o orçamento salarial definido mensalmente.

elenco1.png

As Finanças seguem sendo um problema, e o desafio de Victor Senna pro próximo ano é manter uma equipe forte para seguir disputando o acesso, que agora ganha a adição do Boavista, que foi o rebaixado na elite desse ano.

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Firme apesar de qualquer crise (15/11)
Postado

Estiveste bem na primeira fase, mas logo surgiram as grandes dificuldades na fase final. É olhar para o positivo e corrigir o negativo.

Postado

Essa situação do Itaguaí Atlético Clube reflete bem os desafios que clubes de menor orçamento enfrentam quando crises financeiras se agravam. A saída de jogadores de peso, como Raphael Pereira e José, evidencia o impacto direto nas expectativas de desempenho. Em reconstrução e sem muita verba a saída parece essa, apostar em empréstimos e contratações de menor custo. No entanto, a saída de nomes tão simbólicos e experientes, como Gabriel e Galdino, pode afetar tanto a liderança em campo quanto a identidade da equipe. É um cenário que coloca muita pressão sobre o técnico Victor Senna para encontrar soluções rápidas e eficazes em meio a um plantel mais limitado. A aposta em novos talentos e jogadores menos conhecidos poderá até trazer uma surpresa, mas as incertezas são grandes, especialmente sem uma base financeira sólida para dar suporte à recuperação.

Enredo excelente para uma história no Brasil, por isso foi o save do mês. Quero ver como sairá desse limbo, terá que usar a criatividade. Boa sorte e mais uma vez parabéns pelo ouro!!

Postado

Parabéns mais uma vez pelo SdM. Tem feito um save bem legal e que segue sendo atualizado, algum muito importante, para conquistar o SdM na minha opinião.

As dificuldades na A2 permanecem e não vejo perspectivas para escapar do problema por conta própria, no que diz respeito ao dinheiro. Contudo, em uma outra versão do FM na qual joguei, chegará um ponto em que a diretoria venderá as instalações e o clube terá por um período uma boa quantidade de recursos. E se não acontecer isso, o mais comum será a diretoria fazer um empréstimo ou aportes financeiros. A questão é se terá resistência até lá. Espero que siga tendo! Muitos desistem quando as coisas apertam no saves. Você até agora persistiu e isso é algo que você deveria valorizar bastante. Pode parecer que tudo está ruim, mas a dificuldades em ter sucesso com o Itaguaí também se relaciona à sua compreensão do FM. Não veja como um problema, mas uma chance de aprender mais sobre o jogo e se desenvolver.

A campanha da A2 foi novamente boa. Ficou entre os quatro, mas já sabemos que o quadrangular é dureza. Apenas o campeão sobe e não há espaço para erros nas seis partidas. Cada jogo é uma final. Nesse aspecto é preciso não fazer terra arrasada toda vez que não é promovido. Eu acredito no Itaguaí.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...