Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Detalhes que colocam tudo a perder (05/11)

Posts Recomendados

Postado
Em 12/10/2024 em 19:22, #Vini disse:

Para um time recém-rebaixado a pressão pelo retorno é grande e pode atrapalhar nessas fases mais decisivas. Acredito que foi o que aconteceu aqui. 

Outro fator relevante foi o financeiro. Precisou se desfazer de muitos jogadores qualificados e talvez a substituição não tenha sido à altura, sem contar a necessidade de entrosar essa turma toda. 

Foi de tudo um pouco, a pressão, o nível alto dos adversários, a falta de entrosamento, várias coisas que contribuíram para o não acesso.

A instabilidade financeira do clube também é um ponto que nos atrapalha demais, enquanto equipes como o CEAC, o Volta Redonda e a Cabofriense pagam 40k brincando pra qualquer jogador, nosso jogador mais bem pago ganha somente metade disso. A gente não tem uma fonte de renda fixa considerável, a bilheteria é baixa e eu não sei quando poderemos mudar nosso patamar financeiro. Até lá, será recorrente os episódios em que teremos que cortar gastos e talvez desfazer de jogadores de qualidade que não queríamos e trazer jogadores que levem consigo um melhor custo-benefício. Ainda assim, acho que conseguimos melhorar o time em relação ao ano passado.

No mais, valeu Vini! Seja Bem-Vindo por aqui. 

Em 13/10/2024 em 06:35, Cadete213 disse:

Sou só eu que não consigo ver as imagens?

Vou tentar upar a nova atualização pelo Imgbb, talvez. Fmshots tem suas instabilidades algumas vezes.

Mas espero que tenha conseguido resolver

Valeu Cadete!

Em 13/10/2024 em 07:03, ElPerroMG disse:

Foi uma jornada cheia de altos e baixos para o Itaguaí na fase final da Série A2 do Carioca. A vitória inicial contra o Paduano trouxe esperanças, mas a equipe não conseguiu manter a consistência. O empate com o Olaria e a derrota para o Volta Redonda complicaram a situação, culminando em uma dolorosa derrota contra o Paduano, que acabou sendo decisiva para perder o acesso. Faltou desempenho nos momentos cruciais, especialmente do goleiro Igor Martins. Agora, é hora de reavaliar o elenco, cortar custos e preparar-se para a Copa Rio e a próxima temporada.

Boa sorte no resto do ano, MM!

Aqui apareceu direitinho, Cadete.

A fase inicial foi o ponto alto, mas a final com certeza foi o ponto mais baixo, a partir do terceiro jogo tudo desandou. Olaria e Volta Redonda tão muito fortes aqui. Se eu não me engano eles terminaram a Primeira Fase da Copa Rio quase invictos agora. 

E tá impossível confiar nos goleiros kkkk agora é fazer ajustes na equipe para nossa sorte mudar na próxima temporada.

Valeu ElPerro!

Em 14/10/2024 em 14:33, Herr Jones disse:

O retorno do treinador que havia levado o Itaguaí ao cariocão não foi o suficiente para fazê-lo outra vez, mas o time conseguiu chegar às fases finais da A2 e uma hora volta. É um momento de reconstrução mesmo e avaliar as coisas, talvez jogadores que foram consagrados talvez não tenham tido grandes contribuições e no final isso tudo impactou para não ter conquistado o acesso.

Quanto aos goleiros, a não ser que tenha sido erros crassos deles daquelas entregadas mesmo, muitas vezes as más avaliações dos goleiros têm mais a ver com a defesa do que com eles propriamente ditos, digo isso porque pode não adiantar buscar novos goleiros se a defesa continuar cometendo os mesmos erros. Fica aí um ponto para se considerar nos reforços.

Boa sorte na sequência!

Estamos sempre chegando bem longe, ali na disputa do título. Para uma equipe quase sem recursos, vem sendo um feito e tanto. Tem horas que penso em manter a base mas nas outras penso em mudar tudo. As laterais por exemplo, demorei para achar bons nomes que me inspiram confiança como Felipe Galdino e Marcos Paulo. Trocá-los agora acho um tiro no escuro as vezes. Mas com certeza temos que mudar e trocar os nomes de alguns setores para termos sucesso nesse momentos decisivos, analisando jogador por jogador, posição por posição.

Pode ser problemas defensivos, mas acontece que Gabriel, Alex e as vezes Willian Santos são jogadores que sempre tem atuação muito boa, e raramente falham. Sinto que realmente os defensores são mais confiáveis, o próprio relatório da equipe me mostra que tem uma lacuna na posição de goleiro, realmente vou ter que ir atrás de um novo nome pra posição.

Valeu Herr Jones!

Em 14/10/2024 em 15:10, ABAIXINHO disse:

Demorei um pouco a ler o que tinha para trás para poder começar a seguir o save, até agora grande Itaguai e grande save mito estás mesmo de parabens.

Fazer um save com o clube da nossa terra é sempre algo especial,aqui em portugal os dois clubes da minha cidade apesar de terem reputação nacional tiveram os seus grandes momentos nos anos 60 e 70 com muitas temporadas na primeira divisao e até disputaram competiçoes europeias, hoje em dia jogam a quarta divisão.

Quanto ao atual momento do Itaguai é olhar para cima e acreditar num bom desempenho na copa rio para conseguir o acesso a serie D

Tranquilo, sei como é díficil encontrar um tempo e ter tantos capítulos escritos ao longo dos meses kkkk Mas que bom que chegou até aqui. Obrigado pelo teu apoio, porque as coisas não vem sendo fáceis.

Com certeza é muito especial jogar com o clube de nossa cidade. Fora do Fm o clube é praticamente amador, mas nada como o jogo pra colocar a possibilidade de fazer o profissionalismo se tornar um sonho real... é algo que pretendia fazer desde o FM16, e houveram muitas tentativas fracassadas de emplacar um save com eles no off.

Quais são os clubes da sua cidade?

Vamos tentar ser positivos quanto a perspectiva do clube. Vimos da quinta divisão carioca e chegamos tão longe a ponto de estar disputando todo ano uma vaga na elite estadual, acho que jogar a Série D ainda está longe pra gente e a façanha de vencer a Copa Rio de novo igual em 2025 está se tornando um feito cada vez mais inacessível. Mas não podemos deixar de tentar competir.

Valeu ABAIXINHO!

Em 15/10/2024 em 20:28, GG. disse:

Sabíamos que a fase final prometia dificuldades para o Itaguaí. A vitória sobre o Paduano deu animação para a torcida, mas depois da 3ª rodada, o time ainda estava bem vivo na competição. Infelizmente, os resultados do returno cobraram um preço alto e o Itaguaí ficou bem distante do título e até do vice-campeonato. Hora de aprender com os erros e tentar a promoção no próximo ano, mas antes ainda terá o que disputar.

Foi difícil nossa caminhada nessa reta final, esses resultados a partir do terceiro jogo atrapalharam a gente, e aí tivemos que se contentar com nosso 2º terceiro lugar em 5 anos. Vamos tentar mudar nossa sorte ano que vem, pena que o Voltaço, a Cabofriense e Gonçalense estão impossíveis e são adversários duríssimos que teremos de enfrentar agora em 2032.

Obrigado pelo apoio GG.

Postado
18 minutos atrás, MitoMitológico disse:

Foi de tudo um pouco, a pressão, o nível alto dos adversários, a falta de entrosamento, várias coisas que contribuíram para o não acesso.

A instabilidade financeira do clube também é um ponto que nos atrapalha demais, enquanto equipes como o CEAC, o Volta Redonda e a Cabofriense pagam 40k brincando pra qualquer jogador, nosso jogador mais bem pago ganha somente metade disso. A gente não tem uma fonte de renda fixa considerável, a bilheteria é baixa e eu não sei quando poderemos mudar nosso patamar financeiro. Até lá, será recorrente os episódios em que teremos que cortar gastos e talvez desfazer de jogadores de qualidade que não queríamos e trazer jogadores que levem consigo um melhor custo-benefício. Ainda assim, acho que conseguimos melhorar o time em relação ao ano passado.

No mais, valeu Vini! Seja Bem-Vindo por aqui. 

Vou tentar upar a nova atualização pelo Imgbb, talvez. Fmshots tem suas instabilidades algumas vezes.

Mas espero que tenha conseguido resolver

Valeu Cadete!

A fase inicial foi o ponto alto, mas a final com certeza foi o ponto mais baixo, a partir do terceiro jogo tudo desandou. Olaria e Volta Redonda tão muito fortes aqui. Se eu não me engano eles terminaram a Primeira Fase da Copa Rio quase invictos agora. 

E tá impossível confiar nos goleiros kkkk agora é fazer ajustes na equipe para nossa sorte mudar na próxima temporada.

Valeu ElPerro!

Estamos sempre chegando bem longe, ali na disputa do título. Para uma equipe quase sem recursos, vem sendo um feito e tanto. Tem horas que penso em manter a base mas nas outras penso em mudar tudo. As laterais por exemplo, demorei para achar bons nomes que me inspiram confiança como Felipe Galdino e Marcos Paulo. Trocá-los agora acho um tiro no escuro as vezes. Mas com certeza temos que mudar e trocar os nomes de alguns setores para termos sucesso nesse momentos decisivos, analisando jogador por jogador, posição por posição.

Pode ser problemas defensivos, mas acontece que Gabriel, Alex e as vezes Willian Santos são jogadores que sempre tem atuação muito boa, e raramente falham. Sinto que realmente os defensores são mais confiáveis, o próprio relatório da equipe me mostra que tem uma lacuna na posição de goleiro, realmente vou ter que ir atrás de um novo nome pra posição.

Valeu Herr Jones!

Tranquilo, sei como é díficil encontrar um tempo e ter tantos capítulos escritos ao longo dos meses kkkk Mas que bom que chegou até aqui. Obrigado pelo teu apoio, porque as coisas não vem sendo fáceis.

Com certeza é muito especial jogar com o clube de nossa cidade. Fora do Fm o clube é praticamente amador, mas nada como o jogo pra colocar a possibilidade de fazer o profissionalismo se tornar um sonho real... é algo que pretendia fazer desde o FM16, e houveram muitas tentativas fracassadas de emplacar um save com eles no off.

Quais são os clubes da sua cidade?

Vamos tentar ser positivos quanto a perspectiva do clube. Vimos da quinta divisão carioca e chegamos tão longe a ponto de estar disputando todo ano uma vaga na elite estadual, acho que jogar a Série D ainda está longe pra gente e a façanha de vencer a Copa Rio de novo igual em 2025 está se tornando um feito cada vez mais inacessível. Mas não podemos deixar de tentar competir.

Valeu ABAIXINHO!

Foi difícil nossa caminhada nessa reta final, esses resultados a partir do terceiro jogo atrapalharam a gente, e aí tivemos que se contentar com nosso 2º terceiro lugar em 5 anos. Vamos tentar mudar nossa sorte ano que vem, pena que o Voltaço, a Cabofriense e Gonçalense estão impossíveis e são adversários duríssimos que teremos de enfrentar agora em 2032.

Obrigado pelo apoio GG.

Os clubes da minha cidade são o Fabril do Barreiro e o Barreirense

Postado

banner-itagua.png

A Arte da Azaração (19/10)

TRANSFERÊNCIAS

Entradas:

TRANSF-EN.png

No meio da temporada, fizemos algumas pequenas contratações para incrementar o elenco. Luiz Henrique foi um empréstimo mal sucedido que não vale a pena mencionar aqui. Fora ele, São os seguintes nomes contratados:

Gustavo - Encontramos um excelente reserva para Felipe Galdino. Se trata de Gustavo, lateral direito de 23 anos, revelado pelo América-mg, com passagens pelo futebol cearense e carioca, onde jogou no 7 de abril.

Vanderson - Outro jogador com passagem por essa equipe que se localiza em Paciência, Zona Oeste do Rio, Vanderson foi revelado pelo clube 7 de Abril. Jogador de bom passe, boa visão de jogo e inteligente, vem pra disputar posição no meio de campo.

Reginaldo - Nome mais experiente que chegou a equipe, Reginaldo jogou por muitos anos no futebol do Norte do país, no Amazonas, em Rondônia e no Amapá. Vem pra jogar e ajudar os mais jovens durante a Copa Rio.

Marcos Vinícius - Fora do print, Marcos veio para ter uma curta passagem por aqui. Chegou no fim do torneio mas provavelmente não vai ficar pro próximo ano.

Saídas:

TRANSF.png

Dentre nossas saídas, priorizamos a dos jogadores que estavam com pouco espaço, ou tinham feito uma A2 abaixo. O atacante Mazinho e o volante Matheus Pires são alguns desses casos. O lateral Uranga e o zagueiro Alvimar também foram liberados, além de Marcelo Ramos, que foi para o Belo Jardim por causa do pouco tempo de jogo. 

Também houveram os empréstimos de Alexandre e Lucas Conde para liberar um bom espaço na folha.

Porém nessa atualização a saída mais sentida será a de Guga Maia. Tendo chego em 2026, para jogar a B1 com a gente, Guga jogou por 5 anos e meio, de 2026 a 2031, com apenas uma pequena passagem por empréstimo para o CR Cascavel durante o primeiro semestre de 2030(onde estavamos na elite carioca). Apesar de não ser titular absoluto na maior parte desse tempo(algo que foi mais comum nas duas primeiras temporadas, 2026 e 2027), ele fez incríveis 113 partidas pelo clube, foram cerca de 26 assistências, o que o torna um excelente assistente, além de 11 gols marcados. Ele acabou indo embora pra uma equipe da mesma divisão, o Macaé, onde irá seguir sua carreira. Obrigado, Guga!

JOGOS

Copa Rio

copa-rio.png

Como podem ver, por mais um ano o Itaguaí Atlético Clube fez uma primeira fase incrível, com somente uma derrota: 5 a 2 para o Gonçalense, uma derrota pesada que foi bastante estranha, com péssima atuação da nossa defesa e do nosso goleiro, onde foi bizarro tomarmos 4 a 0 somente no primeiro tempo. Claro que um time que tem o atacante João Paulo ganha bastante força, mas os gols tomados não refletem o certo equilíbrio estatístico que foi a partida.

Fora esse jogo, vencemos bem jogos contra equipes importantes. Tigres do Brasil, Audax Rio e Nova Iguaçu. Também enfiamos grandes goleadas: contra o Barra Mansa, o Campo Grande, o Campos e o Pérolas Negras (alô, @ElPerroMG). Ainda teve o 4 a 0 sobre o Rio São Paulo que serviu como uma despedida oficial da lenda Pablo, que veio só pra jogar esse último jogo e marcou um hat-trick.

Claro que existiu jogos em que tivemos um pouco mais de dificuldade. Foi o caso do jogo contra o Belford Roxo, equipe da quarta divisão(B2). Foi uma fraquíssima atuação defensiva que só terminou contra um gol contra marcado nos acréscimos. Se investigar bem...

O Goytacaz mostrou ser um adversário complicado também, sorte nossa que Bautista estava inspirado no dia e marcou 3 gols, sempre desempatando o placar durante a partida.

classf.png

Fizemos praticamente a segunda/terceira melhor campanha, atrás de Volta Redonda e Olaria, justamente os dois rivais que estiveram acima da gente na Fase Final da última Série A2. Incrivelmente conseguimos terminar a frente do Gonçalense, que vacilou ao empatar com o Barra da Tijuca na última rodada. Mais uma vez classificados, chegou a ser tediante, e era chegada a hora do mata-mata começar.

Oitavas de Final

oitavas.png

1º Jogo | 2º Jogo

Fomos sorteados para jogar contra o Bela Vista, equipe de Niterói que se sagrou campeã da B2 da última temporada. Na partida de ida, apesar do susto levado com um gol sofrido no começo da partida, logo as coisas se acertaram. Durante o primeiro tempo, conseguimos virar o jogo e ainda ampliar, isso em menos de 5 minutos. Na etapa final, além do show de Bautista, vieram mais dois gols para encaminhar a classificação.

Na volta, Bautista dobrou o número de gols: foram 4 na vitória por 7 a 2. Foi uma chuva de gols, e apesar do adversário ter ensaiado algumas reações, não adiantou muita coisa. 12 a 3 no agregado.

Quartas de Final

quartas.png

1º Jogo | 2º Jogo

Mas pro nosso azar, quem que a gente pega na fase seguinte? A melhor equipe do torneio, o Volta Redonda. Na partida de ida, na nossa casa, a torcida encheu o estádio, e o que parecia ser um sonho se tornou realidade pra gente. Aos 31 minutos da etapa inicial, Galdino cruzou pra cabeceio de Borges, abrindo o placar pros donos da casa. Mais de 10 minutos depois, Wallyson, revelado na base do clube, ampliou o placar. E seria um 2 a 0 convicente que não deixaria dúvidas, porém aos 35 do segundo tempo, Keven acerta um sem pulo no lado direito da área, diminuindo pra eles e dando ao Voltaço uma chance de volta novamente pro jogo e decidir tudo na volta. Dito e feito. No Raulino, uma exibição ofensiva nula, onde levamos o primeiro gol aos 16, em cobrança de pênalti, e em uma troca de passes, quase aos 30 da etapa final, Gustavo Henrique fez o gol da classificação em uma partida que o mandante controlou e dominou do início ao fim, deixando muito poucos espaços para o Itaguaí aproveitar.

E assim, a nossa sina de azar continua, com várias decepções acumuladas que vem tornando nossa jornada infinitamente árdua. Sobre a Copa Rio, o Voltaço parou na semifinal, perdendo para o Gonçalense/Petrópolis. Aconteceu com eles algo parecido com a gente, eles venceram por 2 a 1 a ida, mas na volta fora de casa o rival devolveu o placar mesmo vendo o agregado aumentar depois de tomarem o primeiro gol do jogo. E foi para os pênaltis, terminando 4 a 2 pro Gonçalense, que acabou sendo campeão no fim das contas, vencendo a Cabofriense com o gol do título saindo aos 45 do segundo tempo e deixando um 5 a 4 no agregado.

diagrama.png

FORNADA

Na última fornada, novamente só é possível destacar um nome apenas, mantendo a tradição de todo ano sair um único jogador com potencial. O desse ano é o lateral Carlos Oristanio. Além dele, resolvemos trazer os outros 3 nomes também.

FORNADA.png

ANÁLISE

Tenho em mente que precisamos contratar um novo goleiro, mas Luis Felipe fez uma boa Copa Rio e ainda planejo dar oportunidades pra ele ano que vem. Gabriel e Alex seguem fortes como dupla de zaga principal. Willian Santos teve uma queda de rendimento mas é bom jogador e Minatel é uma peça para o futuro. Pretendo contratar mais um zagueiro para compor o elenco.

Pelas laterais, em ambos os lados, Felipe Galdino e Marcos Paulo parecem ter alcançar seus auges, e com uma idade um pouco mais avançada. Porém como existem poucas opções confiáveis, vamos manter os dois, com Gustavo e Maninho sendo reservas imediatos.

Entre os volantes, Vanderson fez uma Copa Rio brilhante, enquanto Flávio vem melhorando... Marcos Pinto jogou bem também, e agora o plano é trazer só um reforço pra posição para deixar ta formação bem servida.

Reginaldo foi outro bom destaque na competição, mas acho que podemos investir o salário em jogadores mais talentosos. E com a saída de Guga, a função de meia-atacante tem três nomes: Douglas Mendes, que chega pra mais um ano após muita especulação. Raphael Pereira, que chegou com o posto de 'contratação do ano', acabou sofrendo uma perda no rendimento e Thierry Agbor, que vem desmontrando boas exibições mesmo sendo um reserva que pouco joga.

Pelos lados, Wallyson fez mais uma grande temporada e se estabeleceu de vez no clube. Rafael esteve num bom nível e Borges vem conquistando um espaço de titular, algo inimaginável a um tempo atrás. Já Marcus Vinícius será dispensado para que possamos investir melhor o dinheiro em outros reforços. 

No ataque, Bautista seguirá para um segundo ano de emprestimo. Após 27 gols em 26 jogos, fez excelente jogos e se saiu muito bem. Fabinho também fez alguns jogos ok, mas falta consistência pra ele se estabilizar logo na equipe. Porém ambos seguirão no time, exceto Caio Dias, que de forma irredutível quis sair ao fim do contrato. É a vida.

Portanto, o planejamento pro ano de 2032, seria a contratação de um goleiro, um zagueiro, um volante e talvez um ponta. O foco é principalmente no goleiro e no volante, para já chegarem jogando pelo clube.

elenco1.png

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - A Arte da Azaração (19/10)
Postado

Depois da primeira fase, estava à espera que chegasses mais longe na competição. Mas pronto, futebol é assim.

Postado

Excelente 1ª fase, mas eu já estava esquecendo que tem um outro grupo e infelizmente, pegou novamente o Voltaço e acabou eliminado. Um ano que pareceu, em vários momentos, que o Itaguaí conseguiria grandes coisas, mas ficou pelo caminho. Vida que segue e que tenha mais sucesso na próxima temporada.

Postado

O time conseguiu se consolidar no cenário carioca, mas a primeira divisão foi demais para o Itaguaí. Com certeza fico uma ótima experiência, apesar do desempenho ruim.

Continuidade e paciência são a chave do sucesso. Boa sorte na sequência.

Obs: o que o tal do Pablo meteu de gol nas primeiras temporadas foi sacanagem kkkk

Postado

Rapaz, eu achei que ia levantar tranquilamente o título da Copa Rio. A campanha foi impressionante mesmo, mas o Volta Redonda é um time com ótimas estruturas e aí a situação complicou um pouquinho... Mesmo assim, foi eliminado fazendo com que eles realmente suassem para avançar para a próxima fase. Acho que esse ano as transferências foram bem acertadas, o time tem conseguido se estabilizar para ser mais competitivo e aposto em uma boa virada de chave no Itaguaí para a próxima temporada. Boa sorte, Mito!

Postado

A equipe está evoluindo bem, mas infelizmente pegou o voltaço pela frente. Vida que segue.

Postado

Achei a preparação pra essa temporada bem melhor que das últimas. As contratações deixaram o Itaguaí bem mais forte. Deu azar no carioca, mas confesso que agora também achei que iria tranquilamente levantar essa taça, mas futebol é isso. Fez boas vitórias, mas acabou caindo para o Volta Redonda, time de renome do interior carioca. É verificar quais peças podem ser mantidas e quais devem ser substituídas para o ano seguinte, que deve ser o ano da retomada do Itaguaí e de afirmação; Fornada ainda pode melhorar, mas isso vem com tempo e investimentos, o investimento maior agora, já que pode contratar, é em reforços bons e que podem gerar lucros. Você olha a antevisão da época para ver os melhores de cada time e tentar trazer por preço accessível? É um olheiro "gratuito".

Postado

Tava bem demais na Copa Rio. Maldito Voltaço!

Postado
Em 20/10/2024 em 04:25, Cadete213 disse:

Depois da primeira fase, estava à espera que chegasses mais longe na competição. Mas pronto, futebol é assim.

Talvez se eu segurasse mais o time no segundo jogo pudesse ter uma sorte melhor, mas agora já foi. Vamos seguir em frente.

Valeu Cadete!

Em 20/10/2024 em 08:24, GG. disse:

Excelente 1ª fase, mas eu já estava esquecendo que tem um outro grupo e infelizmente, pegou novamente o Voltaço e acabou eliminado. Um ano que pareceu, em vários momentos, que o Itaguaí conseguiria grandes coisas, mas ficou pelo caminho. Vida que segue e que tenha mais sucesso na próxima temporada.

Mais um ano que passa, novamente tivemos que encarar uma equipe muito mais forte, apesar de sempre dominar as fases iniciais nos últimos anos(se eu não me engano em 8/9 temporadas na Copa Rio só ficamos de fora do mata-mata umas duas ou três vezes.

Vamos agora ver o que 2032 nos reserva.

Valeu GG!

Em 21/10/2024 em 12:33, PedroJr14 disse:

O time conseguiu se consolidar no cenário carioca, mas a primeira divisão foi demais para o Itaguaí. Com certeza fico uma ótima experiência, apesar do desempenho ruim.

Continuidade e paciência são a chave do sucesso. Boa sorte na sequência.

Obs: o que o tal do Pablo meteu de gol nas primeiras temporadas foi sacanagem kkkk

Hoje nós conseguimos ter um status bom na região da Baixada Fluminense, claro que Volta Redonda, CEAC, Madureira, Olaria, Maricá, Cabofriense são clubes que já criaram uma reputação muito boa e estão acima, mas nada muito distante, além das condições financeiras, claro.

Espero voltarmos pra elite algum dia e fazer bonito.

Vamos precisar de bastante calma e paciência, mas acho que quando as coisas se acertarem a satisfação vai ser grande.

Tinha ano que o Pablo fazia gol demais, você tá louco. Pelos atributos ele não era isso tudo, mas comigo ele rendeu horrores. Ele tem praticamente média geral de 1 gol por jogo pelo clube. Agora a tarefa é achar um homem-gol novo para o suceder. Nós trouxemos o Bautista, mas será que ele fica após o empréstimo? É o que precisamos descobrir.

Valeu, Pedro, seja bem-vindo cara!

Em 21/10/2024 em 16:48, Herr Jones disse:

Rapaz, eu achei que ia levantar tranquilamente o título da Copa Rio. A campanha foi impressionante mesmo, mas o Volta Redonda é um time com ótimas estruturas e aí a situação complicou um pouquinho... Mesmo assim, foi eliminado fazendo com que eles realmente suassem para avançar para a próxima fase. Acho que esse ano as transferências foram bem acertadas, o time tem conseguido se estabilizar para ser mais competitivo e aposto em uma boa virada de chave no Itaguaí para a próxima temporada. Boa sorte, Mito!

Simplesmente os caras venceram TODOS os jogos da primeira fase e tomaram somente 8 GOLS. Conseguiram ser bem mais dominantes que a gente. Vendo algumas equipes ainda sinto que estamos distantes de um título, ainda falta alguma coisa pra chegar no nível deles

Assim espero, precisamos de uma temporada melhor. Nas primeiras temporadas, foi evidente que tinhamos uma veia mais vencedora. Em 5 anos, foram cerca de três títulos. Nos outros 4 anos seguintes, somente um. O nível REALMENTE aumentou, e precisamos acompanhar. Mas só de não cair demais de produção já fico contente.

Valeu Herr!

Em 24/10/2024 em 13:43, LC disse:

A equipe está evoluindo bem, mas infelizmente pegou o voltaço pela frente. Vida que segue.

Evolução parecer estar a passos de tartaruga, mas estou gostando da forma que o elenco vem tomando. 2032 nos aguarda boas coisas.

Valeu LC!

Em 24/10/2024 em 13:54, ElPerroMG disse:

Achei a preparação pra essa temporada bem melhor que das últimas. As contratações deixaram o Itaguaí bem mais forte. Deu azar no carioca, mas confesso que agora também achei que iria tranquilamente levantar essa taça, mas futebol é isso. Fez boas vitórias, mas acabou caindo para o Volta Redonda, time de renome do interior carioca. É verificar quais peças podem ser mantidas e quais devem ser substituídas para o ano seguinte, que deve ser o ano da retomada do Itaguaí e de afirmação; Fornada ainda pode melhorar, mas isso vem com tempo e investimentos, o investimento maior agora, já que pode contratar, é em reforços bons e que podem gerar lucros. Você olha a antevisão da época para ver os melhores de cada time e tentar trazer por preço accessível? É um olheiro "gratuito".

A gente tenta se preparar, melhorar o elenco, não gastar muito(a última temporada foi excesão).  

Acho que os resultados da primeira fase enganaram muito, tanto na A2 quanto na Copa Rio. No estadual, falhamos na fase final de uma maneira boba, e na Copa Rio, nos outros grupos também tem equipes assim, quase invencíveis. Então fica essa sensação, acho que a A2, com o time em boa fase, era mais possível ser campeão. Só que em ambas tinha um Volta Redonda, as vezes um Olaria... até mesmo um Paduano. E eu pensava que o CEAC era o maior dos meus problemas kkkk

Vou manter boa parte do time, temos uma dupla de zaga muito boa e boas promessas. E vai chegar mais gente boa aí. Vendas por aqui é algo um pouco díficil. Teve a do Ibra, a do Kevin, do Cícero e recentemente recebi um valor da porcentagem do Sicoli, que foi jogar na Bélgica. Eu só queria ter grana, mecenas, sugar-mommy, fundo árabe, SEI LÁ, qualquer merda kkkkkk

No estadual aqui não me aparece a antevisão da época kkkkk sem falar que geralmente jogadores da minha divisão ainda não querem vir pra cá devido a reputação do clube. Isso também nos impede de trazer atletas de maior renome.

Valeu ElPerro, seguimos para o próximo ano.

Em 24/10/2024 em 17:17, Masca disse:

Tava bem demais na Copa Rio. Maldito Voltaço!

Já não bastava o CEAC complicando a nossa vida, surge agora o Volta Redonda haha

Valeu Masca!

Gente, tô com algumas dificuldades com questão de postagens devido a compromissos, estudos, trabalho... mas acho que domingo agora sai mais uma atualização. Tmj

Postado

A ironia nessa campanha nem foi a queda para o Voltaço, mas foi eles terem perdido para o único clube que derrotou você na fase regular. 

Campanhas com mata-mata tem dessas mas faz parte do jogo. No geral o time tá bem e ao longo dos anos terá mais oportunidades de levar a taça.

Postado

Resposta ao amigo @#Vini:

Spoiler
Em 27/10/2024 em 12:15, #Vini disse:

A ironia nessa campanha nem foi a queda para o Voltaço, mas foi eles terem perdido para o único clube que derrotou você na fase regular. 

Campanhas com mata-mata tem dessas mas faz parte do jogo. No geral o time tá bem e ao longo dos anos terá mais oportunidades de levar a taça.

Sim, mas o Gonçalense é uma equipe muito forte, o atacante deles é um monstro, as vezes faz falta de um desses no time. Enquanto que por aqui o meu Bautista em alguns jogos vira bagre kkk

No momento meu foco são mais os estaduais, não adianta ir jogar a Série D a passeio depois de ganhar a Copa Rio. 2026 provou isso. Jogamos uma vez a última divisão e desde então nunca mais voltamos.

Valeu Vini!

banner-itagua.png

Toda companhia precisa ter sua estrela (27/10)

Depois de mais uma temporada em que fomos eliminados no mata-mata por uma equipe mais fortes, apesar de termos dado mais trabalho, seguimos para a 10ª temporada de save, no ano de 2032, onde disputariamos pela quinta vez o Carioca da Série A2. A expectativa era, de novamente se classificar para a fase final e disputar a chance de retornar a elite. 

TRANSFERÊNCIAS

TRANSF.png

Além do nome do volante Renato, que veio no fim da temporada passada, após muitos anos no futebol português, onde vivia desde a adolescência, e de nomes para a base, resolvemos apostar nossas fichas e fazer um movimento mais ousado. Pagando um valor um pouco acima da média salarial do elenco, trouxemos o meia Davi para ser a estrela da nossa companhia. Podendo jogar pela direita e pelo meio, Davi vinha sendo um forte nome do Nova Iguaçu nos últimos anos. Com a queda da equipe, ele optou por seguir sua carreira por aqui, e conseguimos a aquisição de um dos grandes talentos da nossa região da Baixada Fluminense.

Chegando com menos pompa e fazendo a mesma função de Davi, trouxemos também José, mais pela oportunidade de mercado do que qualquer outra coisa. Disputado por grandes equipes do país, o jovem de apenas 19 anos estava escondido no futebol maranhaense e é um jogador, que se evoluir bem, tem tudo pra ser peça importante do time. Veio também, pra fazer sombra a Bautista, o nome de Alexi, atacante com passagens por CSA e Interporto. Pesa contra as poucas oportunidades profissionais, onde fez 2 gols na carreira toda, mas acho que vale a pena a oportunidade.

Com as falhas dos goleiros na última temporada, optamos por escolher novos nomes para a meta do Itaguaí: Marcelo Mocelin, revelado pelo Juventude e de apenas 20 anos de idade, do Santos do Amapá, e Edimar Cunha, outro jogador que já jogou na base do CSA e veio emprestado pelo Corinthians. Com isso, Luís Felipe foi repassado ao Botafogo e sairá no fim da A2, enquanto Igor Martins partiu rumo ao Goiânia.

E pra complementar o elenco, trouxemos outro jovem que veio do futebol do norte/nordeste, do Rio Negro do Amazonas, Silvio Souza. Lateral e zagueiro, tem muito potencial e veio com um ótimo custo-benefício. Com isso, liberamos espaço no time com a saída do lateral Maninho.

saidas.png

Outras duas saídas que ocorreram foram a do volante Flávio, que acabou emprestado no final da A2 pro futebol do Mato Grosso, e a do também volante Vanderson, que estava estabelecido em nossos planos, mas começou a forçar uma saída e desestabilizar o elenco. Com isso, foi para o 4 de julho do Piauí. O mesmo sairá após a A2, mas acredito que Marcos Pinto pode fazer muito bem a função dele.

Tivemos jogadores históricos da saga saindo ao fim do contrato também, como Caio Dias, que foi simplesmente um dos maiores jogadores já revelados pelo clube, junto com Wallyson e Fábio Sicoli e Lucas Conde, que não evoluiu tanto quanto imaginávamos.

JOGOS

Campeonato Carioca - Série A2

jogos.png

O nível dessa edição da A2 estava insano. Voltaço, Cabofriense, Gonçalense, Duque de Caxias, Paduano, Tigres, todas equipes que tinham condições de ir longe. Nosso primeiro jogo foi logo contra um conhecido carrasco: o Volta Redonda. Jogo pouco movimentado, mas que o adversário aproveitou as chances para vencer. Mas logo as vitórias nossas vieram. Uma sobre o Serra Macaense, mero coadjuvante na divisão, e outra sobre o Friburguense, ambas com boa atuação e dois gols de Bautista.

Mas a partida seguinte era contra o forte Gonçalense, que ainda tinha o grande artilheiro João Paulo. E o mesmo abriu o placar pra eles, fazendo a diferença e vencendo por 2 a 0. Porém conseguimos uma recuperação contra o Tigres do Brasil, onde voltamos pra zona de classificação. Davi fez um baita jogo.

Só que depois chegou o mês de fevereiro, e aí começou a aparecer os jogos mais desafiadores. E em uma fraca atuação ofensiva, perdemos o primeiro jogo do mês por 1 a 0 para o Duque de Caxias, de Baby, ex-artilheiro do Pérolas Negras(alô, @ElPerroMG!). Após o jogo, despencamos para sétimo, fora da classificação. Mas a partida mais lazarenta de todos sem dúvida alguma foi frente ao Goytacaz. Uma equipe da parte de baixo da tabela, que do nada, virou uma máquina. Em 35 minutos, abriram 3 a 0 no placar, um passeio. Antes do intervalo chegamos a diminuir mas eles fizeram o quarto pouco depois. Essa derrota praticamente complicou nossa vida na competição, onde corriamos o risco de ficarmos de fora da Primeira Fase pela primeira vez em 6 anos.

E o empate contra o Paduano só colaborou pra isso. Foi um jogo equilibrado, mas foi esquisito notar a queda de produção do atacante Bautista Andrade, que uma temporada atrás destruiu. No geral, estávamos irreconhecíveis. Chegamos a ensaiar uma possível reação contra o Macaé, onde vencemos de virada, mas tivemos nossas chances quase que exterminadas após derrota pra Cabofriense, precisando de um milagre para passar no G-4 da A2.

Com a classificação perdida, resolvi montar um time misto, devolver Bautista Andrade(que depois do final do empréstimo provavelmente não continuaria), e vencemos o Angra Audax, que já não vinha mais tão forte, e demos fim a nossa jornada vexatória na A2 de 2032. 

classifica-o.png

Nos últimos 5 anos, essa foi uma das A2 mais disputadas(disputa com a temporada de 2029, do acesso e título). Ficamos a absurdos 6 pontos de distância da Cabofriense, que tinha 22 pontos. Quinto pior ataque, sexta pior defesa. Fomos mediocres, em especial lá no ataque. Foi nossa pior campanha na Série A2 em nossa história, apenas 16 pontos. Perdemos para todas as equipes classificadas, e para o fraco Goytacaz. Não podemos esquecer que depois daquele milagre da última temporada, o Paduano voltou a normalidade e bateu na trave de novo.

ANÁLISE DA EQUIPE

ELENCO1.png

Entre os goleiros, começamos revezando entre Mocelin e Igor Martins. Nenhum dos dois convenceram. Após o empate contra o Paduano, Edimar assumiu a meta novamente(já havia jogado dois jogos contra Friburguense e Serra) e larga na frente na posição de goleiro. Porém sinto a necessidade de trazer um novo nome em definitivo.

Na lateral-direita, apesar de já ter atingido o seu auge, a opção foi manter Felipe Galdino de titular, e o mesmo manteve média muito boa, deixando Gustavo no banco. Por enquanto os dois ficam. Na esquerda, Marcos Paulo não teve a mesma eficiência, jogando somente algumas partidas e revezando posição ou com Silvio Souza ou Alex, jogando improvisado. Se ninguém convencer até lá, a tendência é no ano que vem já chegar peça nova pro time.

No centro da defesa, Gabriel e Alex são meus nomes preferidos. Jogaram quase todos os jogos. Willian Santos perdeu espaço, devido ao mal momento, e Minatel foi outro nome do elenco que ficou como reserva. Talvez nós precisamos de maior profundidade na posição.

Na posição de volante, Vanderson jogou muito pouco e terminou mal sua passagem pelo clube. Seu substituto, Marcos Pinto, fez um campeonato bem estável. O mesmo não se diz de Renato, que veio para solucionar os problemas da posição e acabou sendo um dos destaques negativos da equipe. Paulo Roberto jogou muito pouco, Flávio seguiu jogando mal e acabou sendo emprestado e Douglas Mendes fez uma grande minutagem, e fez um campeonato interessante, com 5 participações em gols em 10 jogos. Porém, venho sentindo que o seu ciclo no clube está se encerrando. Vão ser 6 temporadas e meia de Itaguaí AC. O cara chegou quando tinhamos jogado nossa única Série D. Nesse momento, a prioridade é seguir procurando algum jogador que resolva nossos problemas na posição.

Além de Douglas, Davi foi outro destaque. Mesmo que não tenha sido nada muito excepcional, ele fez um bom papel, com 7 participações em gol por 11 partidas. Na reserva, Agbor não conseguiu se destacar, e Raphael Pereira perdeu espaço, não vivendo um bom momento. Bem distante daquele jogador que veio do São Paulo com bastante pompa. José e Wallyson tiveram poucas chances e não conseguiram explodir, o primeiro por questão de adaptação e o segundo por falta de minutos mesmo, mesmo com a tentativa do técnico de valorizar a base.

Mas um dos maiores destaques da equipe até então é o meia Borges. 8 jogos e 4 participações em gols. Vem crescendo a cada mês e vem sendo peça importante do esquema. Seu reserva, Rafael, não vem conseguindo ter muitas chances para ser o substituto do Ibra tão esperado. Porém, estou tranquilo com a situação dos nossos pontas.

Para alguém que fez 11 gols temporada passada, Fabinho decaiu de forma vertiginosa. Depois de 2 temporadas muito boas, ele foi mal em todas as escassas oportunidades que teve. Foram 3 partidas e nenhum gol marcado. Por outro lado, Alexi foi um excelente reserva, marcando 3 gols em 9 jogos. Se continuar assim, tem tudo para crescer por aqui. E por fim, Bautista Andrade não manteve o bom ritmo do primeiro ano, marcando 5 gols em 10 partidas. Talvez ele fosse muito jovem para ter a responsabilidade de comandar o ataque, mas ele tinha nível para fazer isso por aqui, e faltou mais dele em diversos jogos em que perdemos. Frustrado por não ter extraído o melhor dele, resolvi encerrar seu empréstimo, já sabendo que seria muito díficil uma renovação. E agora é a hora de encontrar um possível substituto.

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Toda companhia precisa ter sua estrela (27/10)
Postado

Quem não precisa de estrelas na equipa...o caminho a percorrer é longo, mas com calma vamos lá chegar.

Postado

Eu sou um cara bem otimista, vejo o mundo sempre por essa perspectiva. E o que eu consigo enxergar no Itaguaí é um clube que está montando um elenco e se preparando para quando subir, não cair mais, já que é um elenco muito jovem e que vai dar frutos ainda por muitos anos, sejam esportivos ou financeiros.

Postado

Por pouco não subiu. Na próxima consegue.

Postado

Dessa vez não deu e ficou bem distante da classificação. Ainda terá a Copa Rio pela frente, que promete ser difícil também, mas é uma oportunidade para mostrar melhor futebol, até mesmo pensando na próxima temporada.

Postado

Fez bons jogos contra Friburguense e Macaé, mas perder pontos para a equipe Gonçalense/Petrópolis(who?) mostra como a equipe anda oscilando muito. Boa sorte na sequência.

Postado

Uma má prestação no Carioca A2 mas ainda assim são coisas que aindam tornam o save mais interessante, agora o foco é a Copa Rio para quem sabe pintar uma vaga na Serie D

Postado

Começando a acompanhar o save por aqui, ainda tem material antigo pra ler kkk. Parabéns pela resiliência, tá aí a prova de que tirar um clube da base da pirâmide do futebol nacional é dureza, a Copa Rio só dar uma vaga para a Série D acho cruel. Não sei se eu teria paciência para um save assim 😅, quem sabe um dia...

Gostei também do Davi, apesar do Carioca A2 "sem sal" dá pra aproveitar pontos positivos do time.

Boa sorte pro restante da temporada!

Postado

A campanha na Série A2vem ficando cada vez mais difícil, ainda mais com o nível elevado das equipes adversárias. A busca por reforços, especialmente com a chegada de um jogador com o potencial de Davi, demonstra uma tentativa interessante de trazer uma "estrela" que dê mais qualidade ao elenco e traga estabilidade ao meio-campo. A escolha de José e Alexi parece um movimento tático com potencial de se desenvolver bem, especialmente ao proporcionar maior profundidade e renovação ao ataque, principalmente nessa era "pós-Pablo".

É compreensível a frustração com o desempenho do Bautista Andrade, também achei que iria melhor, considerando que a expectativa era de que ele assumisse a linha de frente. A falta de efetividade no ataque, junto com problemas de consistência em várias posições, acabou pesando na campanha. O uso de um time misto nos últimos jogos da temporada foi uma forma interessante de dar uma folga ao elenco principal e já começar a planejar a próxima temporada.

A busca por um novo goleiro e um substituto para o setor defensivo mostra que há planos em andamento para corrigir as falhas percebidas, e essa análise você sempre faz bem. A saída de jogadores como Vanderson e Bautista Andrade abre espaço para essa renovação, e a expectativa é que, com a continuidade de jovens promissores como Borges, o time possa ter uma base mais sólida para as próximas temporadas.

Boa sorte, MM!

Postado
Em 28/10/2024 em 07:58, Cadete213 disse:

Quem não precisa de estrelas na equipa...o caminho a percorrer é longo, mas com calma vamos lá chegar.

Sempre se torna necessário ter jogadores mais qualificados, ainda há muito caminho a percorrer.

Valeu Cadete!

Em 28/10/2024 em 12:16, PedroJr14 disse:

Eu sou um cara bem otimista, vejo o mundo sempre por essa perspectiva. E o que eu consigo enxergar no Itaguaí é um clube que está montando um elenco e se preparando para quando subir, não cair mais, já que é um elenco muito jovem e que vai dar frutos ainda por muitos anos, sejam esportivos ou financeiros.

As vezes eu fico meio pra baixo, só que tenho que levar em conta que o time não tem muita receita, então temos que apostar nos jovens e vibrar porque diferente do Brasileirinho, por exemplo, depois de alguns anos e algumas dívidas caiu de divisão.

Valeu Pedro!

Em 28/10/2024 em 14:12, Carlos Magno22 disse:

Por pouco não subiu. Na próxima consegue.

Dessa vez ficou distante, mais do que nas outras vezes. Quero ver no que eu errei para após isso sairmos melhor

Valeu Carlos Magno.

Em 28/10/2024 em 14:34, GG. disse:

Dessa vez não deu e ficou bem distante da classificação. Ainda terá a Copa Rio pela frente, que promete ser difícil também, mas é uma oportunidade para mostrar melhor futebol, até mesmo pensando na próxima temporada.

Sim, temos que pensar no próximo ano para termos um desempenho muito melhor, e tudo isso sem muito dinheiro e baixa reputação.

Valeu GG!

Em 29/10/2024 em 10:18, LC disse:

Fez bons jogos contra Friburguense e Macaé, mas perder pontos para a equipe Gonçalense/Petrópolis(who?) mostra como a equipe anda oscilando muito. Boa sorte na sequência.

Não se engane com o Gonçalense, eles tem atacantes de muita qualidade, só o João Paulo já é melhor que todos os meus atacantes junto.

É hora de tentar entender melhor essa oscilação.

Valeu LC!

Em 29/10/2024 em 12:26, ABAIXINHO disse:

Uma má prestação no Carioca A2 mas ainda assim são coisas que aindam tornam o save mais interessante, agora o foco é a Copa Rio para quem sabe pintar uma vaga na Serie D

Essa A2 ruim deixa as coisas mais desafiantes, agora o foco é se sair melhor na Copa Rio.

Valeu Abaixinho!

Em 30/10/2024 em 10:58, Fernandinhobol disse:

Começando a acompanhar o save por aqui, ainda tem material antigo pra ler kkk. Parabéns pela resiliência, tá aí a prova de que tirar um clube da base da pirâmide do futebol nacional é dureza, a Copa Rio só dar uma vaga para a Série D acho cruel. Não sei se eu teria paciência para um save assim 😅, quem sabe um dia...

Gostei também do Davi, apesar do Carioca A2 "sem sal" dá pra aproveitar pontos positivos do time.

Boa sorte pro restante da temporada!

Tem bastante coisa, foi uma jornada que vem sendo mais longa do que eu pensava, no mais, seja bem-vindo.

E haja resiliência, o clube saiu do limbo, as vezes acho que dei um passo maior que a perna e gastando mais do que devia, só que vejo uns CEAC da vida trazendo jogador estrangeiro sem esforço algum e bate um desânimo haha

Eu também só quero voltar pra D com um time competitivo, a gente ganhou a Copa Rio uma vez e quando fomos pra D foi puro caos. 

Tenta fazer sim, tenho certeza que já vai se sair melhor que eu.

Davi joga bem, foi um dos poucos que se salvou desse time.

Valeu Fernandinho!

Em 01/11/2024 em 09:59, ElPerroMG disse:

A campanha na Série A2vem ficando cada vez mais difícil, ainda mais com o nível elevado das equipes adversárias. A busca por reforços, especialmente com a chegada de um jogador com o potencial de Davi, demonstra uma tentativa interessante de trazer uma "estrela" que dê mais qualidade ao elenco e traga estabilidade ao meio-campo. A escolha de José e Alexi parece um movimento tático com potencial de se desenvolver bem, especialmente ao proporcionar maior profundidade e renovação ao ataque, principalmente nessa era "pós-Pablo".

É compreensível a frustração com o desempenho do Bautista Andrade, também achei que iria melhor, considerando que a expectativa era de que ele assumisse a linha de frente. A falta de efetividade no ataque, junto com problemas de consistência em várias posições, acabou pesando na campanha. O uso de um time misto nos últimos jogos da temporada foi uma forma interessante de dar uma folga ao elenco principal e já começar a planejar a próxima temporada.

A busca por um novo goleiro e um substituto para o setor defensivo mostra que há planos em andamento para corrigir as falhas percebidas, e essa análise você sempre faz bem. A saída de jogadores como Vanderson e Bautista Andrade abre espaço para essa renovação, e a expectativa é que, com a continuidade de jovens promissores como Borges, o time possa ter uma base mais sólida para as próximas temporadas.

Boa sorte, MM!

O nível tá alto, ninguém tá dando bobeira, e tô tentando melhorar o time de diversos jeitos, mas tem muito maluco que não quer jogar aqui. José e Alexi vem se desenvolvendo bem, são nomes para se ficar de olho.

Bautista fez um excelente primeiro ano, mas no segundo ele decaiu demais, e com isso colaborou para os nossos problemas ofensivos. Agora é planejar o próximo ano, trazer jogadores para incrementar e ajudar esse elenco.

A propósito, já achei um goleiro muito bom, questão de tempo para esse time desenvolver um 11 de qualidade para 2033. A zaga é muito boa também, só falta um bom lateral e um volante para melhorar de vez a defesa.

Valeu ElPerro!

Postado

banner-itagua.png

Detalhes que colocam tudo a perder (05/11)

Após termos feito uma A2 muito aquém do esperado, o Itaguaí foi se preparar para a Copa Rio, competição em que vem sempre tendo excelentes campanhas na Primeira Fase, porém acaba caindo no mata-mata ou pro CEAC ou pro Voltaço. Será que o desempenho nessa temporada foi diferente?

TRANSFERÊNCIAS

Após os resultados ruins no Estadual, chegaram inúmeros reforços, visando melhorar a equipe, que testou até algumas pequenas alterações táticas.

Entradas: 

contrata-oes.png

Guinei - Com a saída de Bautista, foi importante trazer um novo nome para o ataque, para disputar posição com Alexi. E assim foi contratado Guinei. O baiano de 24 anos, revelado pela base do Vitória nunca foi uma unanimidade, mas tem boa força e jogo áereo para nos dar a possibilidade de mudar nosso estilo de jogo.

Filipão - Com uma alcunha que não lembra em nada seus 1,69 de altura, Filipão, de 21 anos, é uma contratação pro futuro do clube, vindo para a equipe reserva de início.

José Martins - Revelado pelo Volta Redonda, o zagueiro José Martins foi reserva do time na temporada passada. Agora no Itaguaí, terá uma chance de disputar posição e ser uma boa alternativa a dupla bem estabelecida Gabriel e Alex

Igor Neves - Inteligente, habilidoso e completo. Assim se pode definir Igor Neves. Podendo jogar em todas as posições do centro do campo, o jogador vem para disputar uma vaga de titular na equipe.

Gustavo Neves - Depois do sucesso da dupla "Os Maias" formada por Caio Maia e Guga Maia em 2026, chegou agora a dupla "Os Neves". Se Igor é um volante/meia mais criativo, Gustavo é mais defensivo, podendo jogar como zagueiro. Ele vem para compor o nosso elenco.

Rodrigo Falcão - Após alguns anos de incertezas desde a saída de Vitor Roos(ou talvez de Cléber, que também se saiu bem), acredito que encontramos um goleiro titular ideal. E Rodrigo Falcão é bem carimbado para tal função. Revelado pela maravilhosa base santista, Rodrigo também teve duas temporadas pelo Paduano, onde conquistou até um vice da A2 em 2026, e esperamos que consiga solucionar nossos problemas na meta da equipe.

Romildo - Romildo veio como uma oportunidade de mercado, até por isso vai levar um bom tempo para conquistar seu espaço no elenco. Revelado pelo RB Bragantino. Veloz, Rápido e driblador, foi uma opção boa e muito barata que encontramos.

Jerffeson Caetano - Jogador conhecido por sua passagem pelo Fluminense, vem pra uma de nossas posições mais carentes: a de volante. De boa presença física e bom desarme, Jerffeson vem para disputar uma vaga na equipe titular.

Evandro Santos - Evandro Santos foi contratado para suprir a saída de Edimar Cunha, que teve seu empréstimo encerrado como uma forma de cortar a folha salarial. Vem pra nossa equipe sem custos, e como reserva.

Otávio - Jogador experiente com passagem pelo Duque de Caxias na última temporada, o volante Otávio chegou para adicionar experiência ao grupo.

Saídas:

saidas.png

Decidimos pelas saídas de vários volantes que vieram como tentativas de solucionar o problema do setor. Foram vendidos nomes como Paulo Rogério, que retorna ao futebol gaúcho, o volante Flávio, que infelizmente não conseguiu ter um desempenho que justificasse seu salário elevado, o volante Renato, que durou menos de um ano no clube, e fez uma passagem muito ruim e foi jogar no Amapá, e o volante da base Phillipe Goyiaz, que não atingiu um nível interessante para jogar no time principal.

Tivemos também alguns empréstimos, como a das promessas José Luiz e Naldo. Jogadores que ainda estão nos planos também sairam para aliviar a folha, como Douglas Mendes, que foi para o CRB, que hoje está sem divisão(a volta dele em particular ainda está em aberto, afinal, é um jogador com cerca de 134 partidas pelo clube), Marcos Pinto, que esteve insatisfeito com algumas propostas recusadas e foi para o Democrata de Sete Lagoas e o goleiro Marcelo Mocelin, que apesar de ainda ter potencial, é caro e não atuou bem na última A2.

JOGOS

Copa Rio

jogos.png

As partidas em que fizemos pode ser resumida em: Somos fregueses crassos do Olaria. Perdemos para eles, que acabavam de ter sido rebaixados no Cariocão, num amistoso, e numa partida da Copa Rio, mais de 2 meses depois. Fora isso, praticamente ganhamos tudo, como sempre. O Nível da fase inicial da Copa é baixo demais, e começamos vencendo o Canto do Rio, com Guinei marcando na estreia, e o CEAC Araruama, onde exorcizamos os fantasmas e finalmente saimos vitoriosos sobre eles.

O mês de junho trouxe bons momentos, como a vitória por 4 a 0 sobre a boa equipe do Maricá, time da elite e uma goleada sobre o Nova Cidade, com direito a 5 gols de Alexi, apesar de também ter acontecido a nossa única derrota nessa fase.

Já julho foi um mês de menos partidas. Houve um pequeno tropeço contra o Rio-São Paulo, onde um gol de Filipão aos 43 do segundo tempo salvou a gente, mas depois houve uma vitória tranquila sobre o São Cristovão.

Agosto trouxe uma bela vitória sobre o Audax, onde Alexi marcou um hat-trick, e um triunfo sobre o Angra, no clássico da Costa Verde.

Por fim, novas vitórias fecharam o mês de Setembro e a primeira fase. Com direito a goleada sobre o Barra da Tijuca por 6 a 0 e sobre o Belford Roxo por 4 a 2.

No final das contas, ficamos a Primeira Fase inteira tentando correr atrás do Olaria, que de forma bizarra não perdeu nenhum jogo. E acabou que o confronto direto decidiu a ordem das posições, e acabamos terminando na segunda colocação.

classifica.png

E a partir dali se seguiu o mata-mata e uma tensão sobre qual seria nossa jornada nessa temporada. Acabou que pegamos o Bela Vista nas Oitavas de final, equipe que ficou a um ponto do acesso para a A2 do ano que vem e foi terceiro colocada do grupo B. Fomos superiores no primeiro jogo, mas só definimos o placar mínimo de 1 a 0, com gol de Felipe Galdino, e no jogo de volta fomos ainda melhores, com Alexi marcando 3 vezes ainda no primeiro tempo. Seria um novo artilheiro surgindo por aqui?

oitavas.png

1º Jogo | 2º Jogo

As quartas de final nos colocaram frente a frente com o CEAC Araruama pela terceira vez. Eu já não suporto mais. Um primeiro jogo sem inspiração, onde basicamente tivemos que segurar o impeto do adversário para manter o 0 a 0 no placar, se constrastou com o jogo de volta, onde até abrimos o 1 a 0, com Thierry Agbor, mas no segundo tempo sofremos o empate com Fernando da Rosa, e estavamos num duelo equilibrado, até que no fim da partida, Wallyson se lesionou com todas as alterações feitas, e com 1 a menos, aos 45 da etapa final, Gabriel intercepta um lançamento, mas ao dominar, acaba sendo desarmado por José Elito, que marca o gol da vitória adversária. 

quartas.png

1º Jogo | 2º Jogo

Pois é, um detalhe, um vacilo no final de um jogo pôs tudo a perder, uma pena. Mereciamos ganhar algo daquele jogo, e compensar a torcida, que não tão fiel, costuma comparecer pouco, e quase lotou nosso acanhado estádio.

Sobre o restante do torneio, não tenho muito o que dizer, somente que seguiu sendo dominado por um seleto grupo de equipes. O CEAC acabou sendo eliminado pelo Olaria, que fez uma final contra o Volta Redonda(duas equipes que prejudicaram nossa tentativa de retorno á primeira divisão ano passado), ganhando o torneio nos pênaltis. O Olaria, apesar de ter caído para a A2 novamente esse ano, vem desenvolvendo uma veia muito vencedora. Copa Rio vencida em 2028 e 2032, B1 em 2030, A2 em 2031. É muito papa-títulos, tá maluco.

mata-mata.png

FORNADA

Impressionante que em meio ao caos, SEMPRE conseguimos revelar alguém de um nível razoável, mesmo com um recrutamento básico. Não sei se é a região em que o clube se localiza(perto da Capital do Rio), o nível do treino do Sub-20, eu não sei. Só sei que o meia Bruno é o talento a se destacar esse ano, com boa técnica e visão de jogo. Surgiram também uns laterais que talvez seja bom ficar de olho, como Alberto Rocha.

fornada.png

ANÁLISE DA TEMPORADA

elenco.png

Começo destacando aqui que Rodrigo Falcão realmente foi uma contratação acertada. Seguro, foi muito bem, e não deixou espaço para Edimar Cunha, que teve seu empréstimo rescindido antes do fim da competição, e Evandro Santos. Ainda assim, pretendo trazer um novo reserva temporada que vem, Mário César ainda precisa evoluir.

Lateral-Direita continua com o interminável Felipe Galdino, mas agora tenho a adição de 2 nomes pro futuro da posição: Gustavo e Filipão. Tanto o titular quanto o Reserva(no caso, Gustavo), fizeram um bom ano, e a promessa que é a terceira opção vem mostrando ter muito talento, já tendo marcado gol e assistência em poucas partidas.

Já a lateral-esquerda em sua maioria revezamos entre Silvio Souza e Marcos Paulo mesmo. Nenhum dos dois se sobressaiu de forma extraordinária. Marcos Paulo provavelmente vai continuar devido a falta de opções mais seguras e tenho expectativas para a evolução de Silvio.

Na posição de zagueiro, a dupla Gabriel e Alex é um dos pontos altos da equipe. José Martins, Wellington Minatel e Gustavo Neves foram meros reservas, porém Wellington foi dentre as alternativas o que mais se destacou. Pretendo manter todos, exceto Gustavo Neves. Creio que existam opções melhores para a posição.

Vocês não estranhem, mas nessa segunda metade da temporada acabei enxergando a possibilidade de encaixar Willian Santos na posição de volante, até para lhe dar maior minutagem. E o mesmo se saiu muito bem, praticamente renascendo no elenco. Claro, Jerffeson Caetano se saiu muito bem entrando em algumas partidas e Otávio também conseguiu segurar as pontas. Logo, dá pra se dizer que essa posição teve uma clara melhora, até porque agora ela está atuando mais próxima da defesa, e não do ataque. Otávio não vai continuar, mas me arrisco a cogitar não fazer muitas mudanças no setor por agora.

Igor Neves conseguiu assumir um bom papel no time com a saída de Douglas Mendes e Marcos Pinto. Acabou que se tornou titular, deixando nomes mais fortes como o de Raphael Pereira no banco de reservas. Raphael inclusive fez um bom início, 2030 e 2031 ele se saiu bem, porém houve uma queda de produção e um aumento da concorrência, o que o deixa sem espaço para o ano que vem.

Davi foi simplesmente um dos principais destaques do Itaguaí no ano. 25 jogos, 12 assistências. Se a situação financeira não aperta, farei de tudo para manter ele aqui, o cara simplesmente foi um belo achado. E José não fica muito atrás não, evoluindo de forma absurda durante a temporada, e já sendo sondado por grandes equipes do Brasil. Ele Pode ser uma baita fonte de lucro. Rafael foi um bom reserva na temporada, teve seus momentos, mas acho que é hora dele mudar de ares, o mesmo tem um salário significativo e podemos trazer alguém mais barato. Wallyson encontrou altos e baixos porém segue valorizado por ter vindo da nossa escassa base. Após uma A2 sem brilho, fez uma Copa Rio razoável, chegando a marcar até um gol de falta.

Nomes como Romildo, que chegou na reta final da competição, e Robson Jarró, cria da base, tiveram pouco tempo de mostrar serviço. Porém acredito que Jarró não tem muito pra onde evoluir, e pretendo o dispensar no final do ano, uma pena. Já Romildo terá mais tempo no ano de 2033 para poder evoluir e crescer por aqui. Já Agbor fez uma Copa Rio bem Ok, conseguiu aparecer marcando o gol que quase nos deixou na semifinal, mas basicamente foi só isso mesmo, eu acredito que esse cara pode entregar muito mais. É uma questão a se ver um melhor aproveitamento do atleta.

Outro destaque nosso foi o meia-esquerda Borges. 15 participações pra gol em 23 jogos no ano. 7,33 de média. São números interessantes e muito bons. Não chega aos pés do Leonardo, é claro, ainda falta um bocado para ele chegar a esse patamar, mas com certeza ele está no caminho certo. No momento, acredito que as pontas estão bem servidas.

No ataque, tivemos Fabinho fazendo um 2032 muito ruim, que praticamente torna-se impensável sua permanência. Nenhum gol marcado em 10 jogos(maioria vindo do banco, é verdade, mas ainda assim não justifica). O jogador, revelado pelo Botafogo, se mostrou bastante promissor e nos primeiros anos de clube começou bem devagar, em 2028 e 2029, onde após um empréstimo pro Araucária, se tornou outro jogador em 2030, se destacando na Copa Rio daquele ano. Em 2030 e 2031, foram 24 gols em 50 jogos. 1 gol a cada 2 partidas, praticamente. Eu até poderia dar outras chances, mas seu salário começou a se tornar alto pra nossa realidade. Pois já vai ser um sacríficio tentar manter Alexi e Guinei com bons salários. Os dois atacantes foram gratas surpresas da Copa Rio e me fizeram esquecer Bautista muito rapidamente. Alexi marcou 18 gols em 15 jogos da Copa Rio. 21 gols na temporada. Guinei fez 11 tentos em 12 partidas. Tinha horas que não sabia quem escalar. Uma hora Alexi marcava 3, outra hora Guinei. Até pensei em utilizar os dois juntos, mas achei melhor não fazer isso agora. Porém, entre os dois, a disputa seguirá firme pra ver quem terá o papel principal na função de homem-gol do time.

No momento quero evitar contratar demais pra endividar ainda mais o clube. A prioridade é um goleiro e quem sabe um lateral-esquerdo, talvez. O resto a gente verifica e vai trazendo conforme as necessidades e ajustes para a folha do próximo ano, sendo mais contidos.

NOTÍCIAS GERAIS

A política de montar uma equipe mais modesta para 2033 tem uma explicação: de 340 mil disponível de orçamento para salários, a diretoria teve a brilhante ideia de estabelecer uma folha salarial 3x menor pra próxima temporada: agora serão 132 mil mensais de orçamento. Sei que a equipe se endividou e acredito que eu poderia ter sido mais cauteloso nesse sentido, mas sempre gastei entre 200 e 300 mil mensais. Mas somente nesses últimos 2 anos resolvi investir mais, até para competir com forças como Olaria, CEAC, Voltaço, Gonçalense... poderia ter tido mais cautela? Poderia. Só que olhando por um lado, nunca quis gastar mais de 25 mil de salário num atleta só. 

Agora será necessário cogitar uma nova abordagem. A de abaixar ainda mais os salários do elenco, apostar em atletas talvez ainda mais jovens(logo quando começo a desenvolver jogadores em fase de maturação) e em bons empréstimos. Porém, é difícil. Como vou sonhar em voltar pra elite se a diretoria me dá esse troco de pinga para pagar os salários? Se bobear nem o pior time da A2 paga isso.

As finanças do clube podem te dar uma ideia sobre nossa situação.

• MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - Detalhes que colocam tudo a perder (05/11)
Postado

Eu senti que o Itaguaí mostrou uma significativa evolução, mesmo sem conquistar o título. Após uma A2 decepcionante, o clube realizou uma reformulação no elenco com a chegada de reforços estratégicos para a Copa Rio, e os resultados logo apareceram. Na primeira fase, o time se destacou com vitórias importantes, consolidando-se como um dos melhores ataques e uma das defesas mais sólidas da competição. Contudo, o histórico de dificuldades em jogos eliminatórios voltou a aparecer, sendo eliminado nas quartas de final em um confronto acirrado contra o CEAC Araruama. Esse confrontos eliminatórios são algo que te preocupam para o futuro? Talvez colocar uma tática diferente fora de casa e outra dentro de casa. 

O time teve melhorias visíveis em várias posições, como no gol, com a chegada de Rodrigo Falcão, e no meio-campo, onde Igor Neves e Davi foram fundamentais. Mesmo com limitações no plantel, a equipe conseguiu manter o desempenho e demonstrou potencial para competir em alto nível.

As revelações das categorias de base também trouxeram esperança para o futuro, uma das melhores fornadas desde o começo do save, com Bruno e jovens laterais como Alberto Rocha se destacando. A expectativa para a próxima temporada é de continuidade da evolução e busca por posições ainda mais altas, impulsionados pela base sólida formada e pelo bom trabalho tático que fez, principalmente, durante a Copa Rio.

Pelo menos o Volta Redonda perdeu 😅

Postado

Os pequenos pormenores são sempre muito importantes. Pensei que só mesmo Olaria para derrubar esta caminhada...mas há sempre que esperar mais e melhor.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...