Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - As vezes é necessário saber a hora de mudar (21/09)


MitoMitológico

Posts Recomendados

Em 14/09/2024 em 05:39, Cadete213 disse:

Virou mesmo gatinho no mata-mata. Futebol pode ser muito cruel. A primeira fase foi fantástica. 

Sim, o futebol tem dessas coisas, as vezes ele pode nos surpreender e imprevistos acontecerem.

Agora é foco pra disputar o Cariocão.

Valeu Cadete!

 

Em 15/09/2024 em 12:55, ElPerroMG disse:

Rapaz, e já tá nos anos 2030 e eu nem me toquei nisso. E que campanha na primeira fase, em? Quis o destino que o jogo contra o Madureira ficasse para última rodada, só para os dois chegarem invictos. No mata mata foi mal demais, em relação À campanha na primeira fase. Atribui a que esse declínio? 

Fornada não muito ruim pelo nível, mas as personalidades deixaram a desejar. Como tá a personalidade do Diretor Jovem? 

Ao menos tem uma noção do que precisa e não precisa, isso é conhecer o elenco e é essencial para uma temporada tão importante. Agora é colocar a mão na massa e ir à procura.

Sim, no total foram já 7 temporadas na história(apesar de eu ter começado a postar dentro do jogo a partir de 2025, 2026, algo assim. A campanha na primeira fase foi excelente, mas o nível dos adversários deu uma enganada também.

Olha, o CEAC é aquele tradicional time cascudo em nossos saves que sempre complica as coisas. O Brasileirinho anteriormente era assim também mas perdeu força. Porém o Araruama tem uma boa grana, estão na Primeira Divisão Carioca, seus jogadores são bem pagos(40k pra cima seus principais atletas), então acaba que eles não são qualquer coisa também, são uma equipe forte.

Nosso recrutamento ainda é básico, então não costumo esperar muita coisa. Nosso Diretor Jovem não é ruim não, assim que puder te falo qual a personalidade dele.

Joguei alguns jogos, e o que atrapalhou a gente é o pouco espaço na folha, a ideia é confiar nesses jogadores que já jogam com a gente a um tempo, pois estamos impossibilitados de fazer grandes contratações.

Valeu ElPerro!

 

Em 16/09/2024 em 09:42, GG. disse:

Que campanha do Itaguaí na 1ª fase, mas a perfeição só do Madureira, mesmo. Sem saber como foi o desempenho do CEAC/Araruama em seu grupo, ficou até difícil imaginar, como leitor, quem seria o favorito no confronto, mas você com certeza tinha mais noção disso. O Araruama passou com folga sobre o Itaguaí. Feliz mesmo ficou o Madureira que mostou que não estava para brincadeira. 

Madureira tá na elite, realmente estão num patamar superior. Fico até preocupado de enfrentar essas equipes agora.

Tem razão, eu acabei não me atentando em colocar a colocação do CEAC no grupo deles, mas acredito que tenha ficado em 3º no outro grupo. Eles chegaram a elite um ano antes da gente, e como falei, eles tem grana, pagam 45k de salários a vários jogadores numa boa(a efeito de comparação, meu jogador mais caro recebe 24k). Próximas atualizações vou tentar passar um pente fino nesses prognósticos e resultados dentro do jogo.

Agora é concentrar os esforços no Campeonato Carioca. A julgar pelo nível dos adversários e a nossa situação financeira, vai ser uma jornada complicada.

Valeu GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu não esperava que fosse eliminado pelo Araruama. Pela performance da primeira parte da competição, eu tinha certeza que ira a final com o Tricolor Suburbano. Vida que segue e esperar a próxima oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta ao nosso amigo @LC

Spoiler
6 horas atrás, LC disse:

Rapaz, eu não esperava que fosse eliminado pelo Araruama. Pela performance da primeira parte da competição, eu tinha certeza que ira a final com o Tricolor Suburbano. Vida que segue e esperar a próxima oportunidade.

Pois é, foi inesperada a eliminação repentina, mas vale ressaltar que eles tem um bom time, apesar de acreditar que é possível vencê-los.

Agora, seguimos para o próximo ano tentar fazer bonito no Carioca.

Valeu LC!

 

banner-itagua.png

 

As vezes é necessário saber a hora de mudar (21/09)

Depois do ano de 2029, onde o Itaguaí alcançou o acesso inédito para a Série A do carioca, o clube precisou lidar com os desafios da primeira divisão estadual. A tarefa porém, foi muito árdua, devido ao baixo orçamento e poucos recursos a disposição.

TRANSFERÊNCIAS

Entradas:

entradas.png

entradas2.png

Um ponto que preocupava a gente era que tínhamos muito pouco espaço na folha para contratar novas peças. Claro que a gente já tinha enxugado bastante, mas a folha salarial estava operando poucos milhares acima do limite. Eu já estava satisfeito com alguns nomes que estão a vários anos(Pablo, Djú, Douglas) e não queria desfazer de muita gente. E com isso, tentamos nos virar com o que dava. Tentamos trazer o volante Gabriel Silveira em definitivo, porém o atleta quis assinar por outra equipe. Então basicamente apostávamos no entrosamento para podemos se manter na divisão.

Alvimar LopesNosso primeiro nome foi contratado no ano anterior e foi revelado no futebol carioca. Alvimar, que pode atuar como zagueiro e lateral-direito, começou a carreira em 2023, pelo Sampaio Corrêa de Saquarema. Seu bom futebol chamou a atenção do Sporting de Lisboa, onde permaneceu nas camadas juniores. Ao fim do contrato, continuou em Portugal, sendo contratado pelo Trofense, onde jogou pouco e chegou a ser emprestado ao Ipatinga. Ao término do contrato, ficou livre no mercado e veio para nossa equipe a um ótimo custo benefício.

Vitor dos SantosEstávamos atrás de jogadores que tinham feito carreira no futebol carioca e encontramos o nome de Vitor dos Santos para o gol. O mesmo fez parte da equipe do Gonçalense nos últimos anos(apesar de ter se tornado um reserva no último ano), cheia de jovens talentos. Vindo por empréstimo sem custos, vai disputar posição.

Marcus Vinicius, Lucas e Luiz AntônioCogitamos ir atrás das promessas dos gigantes cariocas, mas infelizmente eles não queriam liberar jogadores para a gente. A solução foi encontrar um outro clube com alguns jovens interessantes. E foi o caso do Boavista. Os meias Marcus Vinicius e Lucas e o lateral Luiz Antônio vieram de graça dar profundidade ao nosso plantel.

AndersonDe fato, Anderson foi um dos nossos melhores reforços. Revelado pelo Mirassol, Anderson pode jogar na zaga e na volância. Ele com certeza vai ser uma excelente opção para a nossa defesa.

Luís FelipeA adição de Vitor dos Santos não era suficiente para nossa meta. Foi preciso trazer mais um goleiro. E ai chegou o nome de Luis Felipe. Rebaixado com o Villa Nova no último campeonato Mineiro, foi um dos poucos nomes financeiramente viável para a gente. Mas eu creio que ele possa quebrar um galho por ali.

Samuel Callendo - E por fim, temos um reforço que pode se tornar um novo Douglas Mendes. Se trata de Samuel Callendo, meia de 23 anos. Com passagens pela base do Vitória e pelo time principal do São José EC, Callendo tem qualidade técnica e pode ser uma excelente opção para o meio-campo.

Saídas:

SAIDAS.png

Precisavamos de orçamento pra salários, e com isso liberamos alguns jogadores que não eram titulares absolutos, como Algarve e Marcelo, e Rodrigo acabou pedindo pra se transferir e eu decidi o vender com uma % do valor, pois o mesmo era um dos maiores salários da equipe e talvez só necessitaríamos dele no primeiro semestre, que é o período que duraria seu empréstimo.
Já Guga Maia foi uma importante oportunidade em que precisávamos de Valor, mas infelizmente eu penso que futuramente ele poderia ajudar bastante a gente. Enquanto o Jarró foi emprestado para assim como ocorreu com Sicoli e com Fabinho, voltar mais preparado para o elenco principal.


JOGOS

Equipes

O Campeonato Carioca no FM funciona de forma simples até, são 12 equipes que se enfrentam em turno único. As 4 primeiras avançam pra próxima fase, e apenas a última é rebaixada para a Série A2.
Brevemente eu pude analisar que somos, empatados com o Maricá, a pior equipe da competição. E Podemos definir as equipes dessa forma:

Protagonistas:
Flamengo - O clube rubro-negro dispensa apresentações. Comandado por Felipe Nunes, ex-Juventude, o Flamengo tem estrelas como Lyanco, Kaiky(ex-Santos), Gérson, Sandry, Malcom, Cebolinha, Pedro e Arthur Cabral, além das promessas Cleocir e Maurício. É o atual campeão Brasileiro.
Vasco - Enquanto o Flamengo aposta mais em medalhões, o Vasco investe mais na garotada. O time comandado por Alyson Dantas tem o jovem meia Júnior como principal referência do time, junto com o atacante Thiago. Outros nomes como João Gomes, Leonel Roldán e Martinelli são outros destaques da equipe.
Fluminense - Jhon Arias continua sendo a peça-chave do 4-3-3 de Coentrão, que também tem em seu elenco Caio Alexandre, o zagueiro Léo Andrade e a revelação Diego Tucho. No geral é uma equipe um pouco mais modesta que os outros grandes.
Botafogo - Botafogo costuma investir forte em talentos estrangeiros. São vários: o zagueiro português David Carmo, o zagueiro alemão Niklas Stark e o atacante austríaco Kalajdzic e o meia galês Harry Wilson. Também tem muito talento brazuca, sendo os meias Biel, Gabriel Sara e Lincoln ex-grêmio, além de outro Lincoln, esse revelado pelo Flamengo. Junto com o Flamengo tem o elenco mais forte do torneio, sendo o atual campeão da Libertadores, conquista que se tornou inédita em 2029.

Intermediários:
Bangu - Em 2024, o Bangu começou a pegar o elevador rumo a elite nacional. Em 2027, chegou a Série B, onde conseguiu se estabilizar. Com o volante Luís Felipe, o lateral Ataíde, o atacante Gabriel Conceição e o zagueiro Lucas Ribeiro, o alvirrubro quer surpreender.
Portuguesa da Ilha - Logo em 2023, a Lusa Carioca subiu pra C, e em 2024 foi logo para a B, e daqui até agora não saiu de lá, permanecendo na Série B a mais de 5 anos. O zagueiro Heron e o meia Liziero são as principais peças desse time.
Boavista - Bruno Pivetti comanda o time que tem Paulo Baya como grande destaque, além de bons nomes como o de Guillermo Balzi e o lateral Mayk. É uma equipe que disputará a Série D esse ano.
Madureira - Também participante da próxima Série D e atual campeão da Copa Rio, o Madureira tem os meias Lima, Negrucci e Fabrício Massoni, além de jovens como Lucão e Victor Hugo(esse é um new-gen descendente de poloneses), além do zagueiro Miranda(ex-Vasco) e do driblador Segovinha.

Azarões:
Resende - O meia Paulo Roberto e o meia Adílson unem experiência e juventude no elenco do Resende. Representante do Sul-Fluminense, o Resende vai voltar a jogar uma Série D após um ano fora do torneio. É um candidato a ser mero coadjuvante, pois se conteve com esse papel e conseguiu se manter durante todos esses anos.
Maricá - Com um elenco curto para a temporada, o Maricá quer se manter mais uma temporada na elite carioca. Já são 5 temporadas superando todos os prognósticos e conquistando a manutenção.
CEAC Araruama - Eliel comanda a equipe por meio de um 4-3-3, com o atacante Kennedy como o principal nome do time, que também tem outros destaques como os meias Wanderson Pádua e Stevanato. A equipe quer continuar mais ano na divisão, após conseguir a manutenção anteriormente em 2029, após vir da Série A2.
Itaguaí AC - Treinado por Victor Senna, o Itaguaí Atlético Clube é o mais novo membro da primeira divisão. Apesar de ter somente uma participação nacional em 2026, o clube ambiciona passos grandes no futuro. No ataque, vem com nomes como Pablo(que joga desde a quinta divisão carioca no clube) e um jogador com nome de craque: Ibrahimovic. Na defesa, tem caras como Rodrigo e Mané Pereira. Junto do Maricá, são os únicos oriundos da Baixada Fluminense.

Então basicamente iriamos levar um vareio contra as equipes da primeira prateleira, talvez beliscar algum ponto contra os medianos(em especial os dois últimos. E por fim, era preciso vencer as equipes do pelotão de trás, com a suposição que, se vencessémos 2 de 3, teríamos boas chances de ficar na elite. Sinceramente, acredito que somos inferiores a todas as outras equipes, mas estamos bem próximos ao Maricá e ao CEAC.

 

Campeonato Carioca

jogos.png

Desde cedo sabiamos que nossa caminhada seria extremamente árdua. Nosso adversário na estreia? Logo o Flamengo, o atual campeão brasileiro. Já vinhamos de uma derrota num amistoso para uma equipe do Carioca: o Resende. Mas em nossa estreia na elite carioca nos saímos bem, apesar do adversário jogar com um time alternativo, conseguimos segurar o rubro-negro durante todo o primeiro tempo, porém no segundo o time cansou e tomou os três gols da derrota.

No segundo jogo, pudemos ter uma esperança com o que estava por vir. Em casa, contra a Portuguesa da Ilha, que jogava a Série B do Brasileiro, fizemos nosso primeiro gol na competição, com Willian, aos 32 minutos da etapa final. Tinhamos tudo para segurarmos o empate e alcançarmos a vitória, estavámos jogando bem, só que João Vasco Djú passou a bola para NINGUÉM, e acabou que Caio Lopes estava próximo da bola, conseguiu interceptar a jogada e fazer o gol de empate. Um ponto não foi ruim para a gente, mas o fato de que perdemos 2 pontos exclusivamente por uma falha individual frusta um pouco.

Logo em seguida, veio outro grande carioca: o Botafogo. E foi um baile alvinegro, que marcou 3 a 0 sem muito esforço, se aproveitando de lances de bola parada. Mas o que importava era o quarto jogo. Contra um adversário direto na fuga do rebaixamento. O Maricá Futebol Clube, nosso adversário na Copa Rio de 2025, que estava a 6 anos na primeira divisão eu não sei como. E eu não sei mais ainda como que eles marcaram 3 a 0 sobre a gente. Nossa defesa estava irreconhecível. Nosso goleiro, Vitor, mais ainda. Sofremos gols bizarros, e todos os 3 só no primeiro tempo. Mas olhando as estatísticas, essa superioridade no placar não corresponde ao que realmente foi o jogo. E o que deixa a situação ainda pior é que foi a única vitória deles na competição.

Contra mais um dos grandes, o Vasco, conseguimos segurar muito mais. Só não tivemos êxito até o final porque o árbitro deu um pênalti mandrake no fim do primeiro tempo e porque o talentoso Júnior estava em campo e fez o segundo gol do jogo. Porém, o melhor da atualização, apesar dos pesares, ainda estava por vir. Na partida frente ao Fluminense, conseguimos segurar a partida e ser eficazes, se aproveitando que a equipe tricolor estava entrando em uma fase ruim. Aos 10 do segundo tempo, Ibra pegou de chapa um lindo cruzamento de Felipe Galdino para a área e abriu o placar. Mas aos 30, novamente veio um penal duvidoso pro adversário, que empatou com Silva Melo. Mas 4 minutos depois, num lance improvável, Ibrahimovic cruza para Pablo, que na pequena área faz o gol da nossa primeira vitória no Campeonato Carioca. 2 a 1 para o Itaguaí, contra uma das maiores equipes do país. Um resultado incrível levando em conta as circunstâncias. E o resultado mexeu tanto com o Flu que acabou o influenciando na Copa do Brasil, que perdeu para o Retrô de Pernambuco por 3 a 0 na segunda fase.

Com essa vitória inesperada, ganhariamos fôlego novo para outro duelo direto pela permanência, dessa vez contra o CEAC/Araruama. Só que eu não sei o que acontece, mas contra a gente, eles viram o Manchester City. No geral fizemos um jogo equilibrado. Apesar deles terem aberto o placar bem cedo, aos 4 minutos, no fim do primeiro tempo Pablo tratou de empatar o jogo. Tivemos até a esperança de tentar virar o jogo, mas aos 29 do segundo tempo veio um balde de água fria: Igor César aproveita de bobeada da zaga num lance de bola parada e marca o gol que sacramenta a vitória deles.

Bom, a partir dali, restavam ainda 4 jogos para alcançarmos uma pontuação segura(que seria a partir de 7 a 10 pontos, ou por aí. Contra o Boavista, a derrota foi merecida, com show de Guillermo Balzi. E frente ao Bangu, sofremos um gol logo aos 4 minutos. A partir dali, o Bangu quis administrar o resultado. Mas buscamos se recuperar no jogo. Só que nessas horas o jogo costuma te avacalhar. Pablo chegou a marcar 2 gols porém foram todos anulados. Contra os 11 adversários e o jogadores de amarelo jogando contra, o jogo ficou por 1 a 0 mesmo. Porém tentamos ter esse mesmo ímpeto contra o Madureira só que naquele dia o ataque funcionou muito mal e não saimos de um empate sem gols. Para nossa sorte, o Maricá tinha perdido e estavámos ainda com uma chance remota de continuar na elite carioca, então precisariamos fazer nosso papel no jogo contra o Resende.

No jogo contra o Resende, estávamos com 5 pontos, mas ainda atrás do Maricá que também tinha 5. Nessa última rodada, parecia que tudo estava bem encaminhado para um sucesso. Willian abriu o placar aos 5 minutos, mas em menos de 20 minutos eles conseguiram virar o jogo e nos devolver para a zona da degola. No segundo tempo eles conseguiram ampliar e concretizar nossa queda de volta para a Série A2.

 

Classificação

classifica.png

Sei que a tarefa não era das mais fáceis, mas me decepcionei muito com o desempenho de boa parte do time. Talvez realmente era necessário ter feito uma mudança um pouco mais bruta, porém é preciso tomar decisões, e acabei pagando com o rebaixamento. A vitória sobre o Fluminense, o empate com a Lusa, foram pontos positivos. Porém sinto que poderiamos jogar muito melhor, principalmente contra equipes mais parecidos com nosso nível(CEAC, Resende e Maricá). Se ganhassemos do Maricá pelo menos daria para nos manter na Série A do Carioca.

No mais, foi legal ter tido a oportunidade de partir desse palco e tenho certeza que poderemos voltar. Agora Praticamente todo o trabalho para subir terá que ser dobrado e refeito para dar certo. Que venha mais uma Copa Rio... vamos tentar cortar gastos, botar a casa no lugar para não virarmos um Quissamã FC da vida.

Após o rebaixamento concretizado, acabei sendo despedido do clube de forma sumária. Fiquei chateado, porque era óbvio que eramos a pior equipe do campeonato disparada e a direção não quis nem saber.

de-metido.png

Mas ainda assim não queria desistir do save. Resolvi criar um novo treinador para a sequência da Copa Rio. Acabei optando por um dos citados ex-jogadores que nasceu na cidade.


ANÁLISES

elenco1.png

Como falei anteriormente, fiquei muitíssimo decepcionado com o desempenho dos jogadores. Mantive boa parte do time acreditando que os jogadores bem entrosados dariam um bom resultado e se saíriam bem. E a verdade é que nada disso ocorreu. No gol, Vitor do Santos foi prejudicado pelo calendário díficil, mas foi mal demais e perdeu espaço no início do campeonato. Com isso, Luís Felipe se tornou o titular.

Na zaga, tivemos Rodrigo e Mané comandando a zaga. Me arrisco a dizer que ele até foram bem(principalmente Rodrigo). Tentaram segurar as pontas, com Anderson e Gabriel como opções que não renderam. Pela lateral, Marcos Paulo foi razoável, mas Felipe Galdino foi com certeza um dos destaques que se salvam dessa campanha desastrosa.

No meio é que conseguimos comprovar o desastre. João Vasco Djú, Victor Hugo e Douglas Mendes jogaram muito mal e não conseguiram mostrar seu futebol de antes. Henrique(apesar do gol contra o Boavista) e Callendo não entraram bem. Os emprestados do Boavista, não mostraram muita coisa, falta amadurecimento talvez. Sicoli foi outro que não conseguiu jogar, e Fabinho até agora nunca me mostrou muita coisa, tendo várias oportunidades e não ter aproveitado nenhuma. Nem Pablo escapou. Foram 2 gols apenas em 10 jogos. 

Outro ponto positivo que podemos citar além de Galdino e Rodrigo, podemos definir Ibrahimovic como a principal referência ofensiva. Foi 1 gol e 2 assistências em 10 jogos, ou seja, mesmo indo bem aquém do esperado, acredito que ele conseguiu se destacar perante um Carioca tão decepcionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MitoMitológico mudou o título para Um só clube, um só coração - Itaguaí Atlético Clube - As vezes é necessário saber a hora de mudar (21/09)

Ui ui, isso foi mesmo uma tragédia. O despedimento acaba sendo justificado...quando os jogadores não querem ajudar o Mister, é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita! Eu não sei o que foi mais impressionante: Fluminense e Botafogo de fora do G4 ou o Itaguaí conseguir bater o Fluminense. Mas em todo o caso, realmente, a campanha no cariocão foi bem abaixo do esperado e a diretoria optou pela demissão do treinador. Meio sacanagem por tudo que fez desde o começo, saindo lá do obscuro futebol praticamente amador das divisões inferiores do Rio até chegar na elite do campeonato, com o time conseguindo avançar nacionalmente também, mas ao mesmo tempo é compreensível.

Agora o novo treinador, já sabendo da paciência da diretoria com resultados abaixo, vai ter que se provar bastante. Minha dúvida é: esse novo treinador começou sem licenças ou de onde o antigo tinha parado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...