Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

The Red Devils of Gibraltar: "Mudando de patamar" (28.06)


mfeitosa

Posts Recomendados

red-devils2.png

Contexto do save

Imagine se um clube modesto de um dos menores territórios do futebol europeu pudesse ser transformado em um gigante continental. Um clube como o Manchester 62 Football Club, escondido nas sombras da rocha de Gibraltar. Imagine ainda que, ao longo dessa jornada, esse clube pudesse ser capaz de enfrentar o Manchester United, o titã que inspirou a fundação do clube. Um confronto épico, David contra Golias, onde o pequeno Manchester 62 desafiaria os Red Devils no cenário mais grandioso do futebol. 

Na vida real, isto seria praticamente impossível, tendo em vista o abismo financeiro, técnico e estrutural entre o futebol praticado em Gibraltar e os grandes clubes europeus. Mas quando se trata de Football Manager, não custa sonhar. Vamos ver até onde conseguiremos levar os The Red Devils of Gibraltar!

Sobre o clube

O Manchester 62 Football Club é um dos clubes de futebol mais antigos e tradicionais de Gibraltar, com uma história que remonta a 1962. Fundado originalmente como Manchester United F.C., em homenagem ao famoso clube inglês Manchester United (e com a devida "bênção" de Matt Busby, técnico do United entre 1945 e 1969), o clube teve seu nome alterado para Manchester 62 FC em 2013, após a UEFA ter concedido à Gibraltar Football League vagas nas pré-eliminatórias da Liga Europa e Liga dos Campeões. Logo, com a possibilidade das equipes se enfrentarem em algum momento, houve a mudança de nome para evitar confusões.

O Manchester 62 FC joga suas partidas no Victoria Stadium, um estádio multiuso com capacidade para aproximadamente 5.000 espectadores. Este é o principal estádio de Gibraltar e é utilizado por todos os clubes da Gibraltar Football League, bem como pela seleção nacional.

UNIFORMES3.png

Em sua trajetória, o clube conquistou sete vezes a Gibraltar Premier Division e foi campeão da Rock Cup em quatro oportunidades, o que não é muito quando se trata de uma liga com pouquíssimos times disputando e que já possui uma história de mais de um século. O último título relevante conquistado pelo Man 62 foi a Rock Cup de 2003. De lá para cá, seus rivais do Lincoln Red Imps têm mantido uma hegemonia no futebol local.

Após um período de crise financeira, o clube foi comprado em 2022 por Michael Anton Monsour, fundador do Pittsburgh City United FC, e com ele vieram algumas iniciativas, entre elas, a parceria firmada com a The Gibraltar Alzheimer’s and Dementia Society (GADS), grupo de apoio à Doença de Alzheimer e Demência.

Em janeiro de 2023, o Manchester 62 FC ficou conhecido após se tornar o primeiro clube de futebol europeu a ter todos os dez jogadores de linha usando capacete de proteção em uma partida profissional, em um esforço para promover a consciência sobre os perigos da concussão. O clube leva em sua camisa até hoje a marca da Concussion Legacy Foundation, organização sem fins lucrativos que apoia atletas afetados por concussões e ETC (encefalopatia traumática crônica).

Mais recentemente, o Man 62 FC vinha enfrentando um novo período de crise após seus principais investidores terem abandonado o projeto em plena disputa da temporada, deixando o clube em uma posição precária com a saída de vários jogadores em razão de atraso de salários. Semanas atrás, essa situação foi resolvida após um investimento de US$ 20 milhões do empresário Takashi Cheng, por meio de sua empresa Monstranamus. 

Base de dados

Apesar de estarmos falando de uma liga bastante "alternativa", não será necessário o uso de update para viabilizar o save, haja vista que a Gibraltar Football League, única divisão sênior existente no formato atual do futebol em Gibraltar, já está na base original do jogo.

No entanto, resolvi habilitar as ligas complementares existentes no "UEFA Leagues for FM24 by MasterIgor v24.3", de forma a ser possível ativar as ligas menores da Europa. Assim, caso o Man 62 FC enfrente equipes dessas ligas em fases preliminares da Europa Liga, por exemplo, os adversários não estarão enfraquecidos por ausência de calendário.

Premissas do save

Para este save, decidi não estabelecer objetivos específicos. Em vez disso, elencarei seis premissas. Algumas terão um caráter de objetivo, enquanto outras refletirão uma ambição e cultura de trabalho, com o intuito de transformar o Manchester 62 Football Club em uma potência tanto no cenário doméstico quanto no continental:

  1. Dominar o Futebol Doméstico: Tornar o Manchester 62 FC o clube dominante na liga doméstica. Estabelecer uma dinastia na Gibraltar Football League é crucial para aumentar a reputação do clube e garantir participação constante nas competições europeias.
  2. Rivalidade Local: O Lincoln Red Imps FC é um dos clubes mais bem-sucedidos de Gibraltar. Superar este rival em competições diretas, como a liga e a Rock Cup, pode solidificar a posição do Man 62 FC como o principal clube de Gibraltar.
  3. Desenvolver e Promover Jovens Talentos: Investir na infraestrutura da academia e estimular o foco no desenvolvimento de jovens talentos. Promover jogadores da academia não só é sustentável financeiramente, como também fortalece a identidade do clube.
  4. Competições Europeias: Alcançar a fase de grupos de qualquer uma das competições da UEFA seria um feito inédito para o Manchester 62 FC. No longo prazo, a ideia será tentar tornar o Man 62 FC uma equipe verdadeiramente candidata a conquistas continentais.
  5. Obsessão pelo Manchester United: Tentar ser percebido pelo titã que inspirou a fundação do clube, seja com confrontos diretos em competições europeias, em possíveis parcerias ou transferências de jogadores entre as equipes.
  6. Base da Seleção: Tornar o Manchester 62 FC a base de seleção de Gibraltar, superando o número de jogadores convocados pelo Lincoln Red Imps FC ou qualquer outro rival doméstico. Entre os convocados do Man 62 FC, fazer com que os jogadores formados no clube sejam maioria.

Perfil do treinador

O treinador do Man 62 FC no save será fictício, porém, seu nome será uma homenagem ao primeiro técnico da história do clube, Louis Ghio. O perfil de Ghio foi criado com qualificações e experiência anterior baseadas no Man 62 FC, e o foco de estilo de gestão que escolhi foi de "Desenvolvimento de formação", para fazer jus à cultura do clube em formar jogadores.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

red-devils2.png

Histórico de temporadas

TEMPORADA 2023-24

  • Gibraltar Football League: 2º colocado (Lincoln campeão)
  • Rock Cup: trophy.png Campeão! (vs. St Joseph's)

- 30/05/2024 - Primeiras impressões
- 31/05/2024 - Sangue Nacional
- 02/06/2024 - E a tradição prevaleceu...

kits.png Time base: Jamie Robba; Renan Bernardes, Brad Power, Federico Villar e Kenneth Chipolina; Lucas Reed, Jamie Bosio, Shaun De Los Santos, Emmanuel Ocran e Jonathan van der Pol; Aldair Ruiz.
estrela.png Destaque: Jonathan van der Pol (7.86, 20 gols e 12 assistências)
bola.png Artilheiro: Jonathan van der Pol (20 gols)
passe.png Mais assistências: Jonathan van der Pol (12 assistências)

TEMPORADA 2024-25

  • UEFA Europa Conference League: Eliminado na 2ª Pré-Eliminatória (vs. Viking-NOR)
  • Gibraltar Football League: trophy.png Campeão!
  • Rock Cup: Eliminado nas quartas de final (vs. Lincoln)
  • Pepe Reyes Cup: Vice (Lincoln campeão)

- 04/06/2024 - Ataque Viking!
- 08/06/2024 - Sabor de vingança
- 14/06/2024 - Triunfo Vermelho

kits.png Time base: Jamie Robba; Ethan Jolley, Iñaki León, Federico Villar e Ethan Britto; Joel de Marco, Ignacio Panzariello, Jayro Jean, Patrick Weah e Jamie Coombes; Björn Bogi Guðnason.
estrela.png Destaque: Patrick Weah (7.37, 10 gols e 11 assistências)
bola.png Artilheiro: Björn Bogi Guðnason (25 gols)
passe.png Mais assistências: Ethan Britto (15 assistências)

TEMPORADA 2025-26

  • UEFA Champions League: Eliminado na 4ª Pré-Eliminatória (vs. Maccabi Tel-Aviv-ISR)
  • UEFA Europa League: Eliminado no Knock Out Playoff (vs. Wolfsburg-ALE)
  • Gibraltar Football League: trophy.png Campeão!
  • Rock Cup: Vice (Lincoln campeão)
  • Pepe Reyes Cup: trophy.png Campeão! (vs. Lincoln)

- 16/06/2024 - Sonhos continentais
- 20/06/2024 - A surpresa da UEL
- 28/06/2024 - Mudando de patamar

kits.png Time base: Jamie Robba; Ethan Jolley, Iñaki León, Mikel Garrido e Murilo; Joel de Marco, Hamidou Makalou, Marco Rosa, Patrick Weah e Carlos Richards; Björn Bogi Guðnason.
estrela.png Destaque: Carlos Richards (7.49, 17 gols e 17 assistências)
bola.png Artilheiro: Björn Bogi Guðnason (26 gols)
passe.png Mais assistências: Carlos Richards (17 assistências)

TEMPORADA 2026-27

  • UEFA Champions League: A iniciar.
  • Gibraltar Football League: A iniciar.
  • Rock Cup: A iniciar.
  • Pepe Reyes Cup: A iniciar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

red-devils2.png

Galeria de honra

Em breve.

Sala de Troféus

liga.pngrockcup.pngpepereyes.png

  • Gibraltar Football League: 2024-25, 2025-26
  • Rock Cup: 2023-24
  • Pepe Reyes Cup: 2025-26
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem em mãos um Save para vários meses. Boa sorte e que seja longo e duradouro.🖖

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LC disse:

Tem em mãos um Save para vários meses. Boa sorte e que seja longo e duradouro.🖖

Verdade, LC. Esse aqui não dá pra jogar no "modo turbo" como fiz com o Icasa! Rsrs! Valeu! 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde foste te meter. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Cadete213 disse:

Onde foste te meter. Boa sorte.

Sim, esta é a pergunta a se fazer! 😂😂

Talvez tenha me metido em um "buraco sem fundo", mas vai ser interessante ver o que seria possível fazer em um nível tão baixo do futebol europeu.

Valeu, cadete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de passar por vários saves encerrados prematuramente, você completou o save com o Icasa e agora já começou outro. É sempre louvável quando se completa um save. Torço para você encontre em Gibraltar o que está procurando e que o FM muitas vezes não nos traz mais com desafios comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GG. disse:

Depois de passar por vários saves encerrados prematuramente, você completou o save com o Icasa e agora já começou outro. É sempre louvável quando se completa um save. Torço para você encontre em Gibraltar o que está procurando e que o FM muitas vezes não nos traz mais com desafios comuns.

Obrigado, GG! Bom vê-lo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2023-24.png

Primeiras impressões

Agora que assumimos o comando do Man 62 FC, vamos passar rapidamente pelas informações do clube para entender as condições iniciais que este save nos apresenta. De imediato, ficou claro que estamos em um clube semi-profissional, com recursos financeiros limitados e instalações de treino precárias. No entanto, contamos com um excelente programa de recrutamento de jovens, o segundo melhor da liga, algo que poderá mostrar-se fundamental para a equipe ao longo da nossa trajetória.

Os Red Devils não possuem uma casa para chamar de sua, já que o Victoria Stadium nada mais é do que um estádio multiuso de propriedade da Gibraltar Football Association, o qual é utilizado por todas as equipes da Gibraltar Football League, além de abrigar diversos outros eventos como o Gibraltar Music Festival. Curiosamente, o estádio fica praticamente ao lado do Gibraltar International Airport

image.png

Ao abrir a visão do clube, nos deparamos com duas principais exigências da diretoria do Man 62: respeitar os orçamentos disponibilizados e terminar a temporada no meio da tabela da Gibraltar Football League. Em relação aos objetivos da torcida, eles esperam que a equipe tenha um desempenho superior ao do rival Glacis United FC e que seja competitiva contra o forte Lincoln Red Imps FC, a principal equipe de Gibraltar e também grande rival dos Red Devils. Observando a antevisão da temporada, parece-me que o primeiro objetivo é bastante plausível, enquanto o segundo será mais desafiador.

image.png

O futebol em Gibraltar

Outro tópico importante de abordarmos neste início é como funciona o futebol em Gibraltar, bem como quais são as competições a serem disputadas e os principais clubes da liga doméstica. Afinal, estamos lidando com uma liga não muito "comum", principalmente para mim.

O calendário futebolístico para as equipes gibraltarinas gira em torno de duas competições principais e uma supercopa. No formato atual da pirâmide do futebol em Gibraltar, existe uma única divisão sênior, a Gibraltar Football League, 114ª liga em termos de reputação na Europa, estando à frente apenas de Andorra, San Marino e Crimea.

image.png

A GFL possui apenas onze equipes em disputa e um regulamento um tanto estranho (pelo menos, para mim). Das onze equipes participantes, as seis melhores (ou seja, mais da metade) se classificam para o "Championship Group", onde serão decididos o título da competição e as qualificações para competições continentais. Se a liga no FM estiver configurada tal qual a realidade, o campeão da GFL garante vaga na Primeira Pré-Eliminatória da UEFA Champions League, enquanto os 2º e 3º colocados se classificam para a Primeira Pré-Eliminatória da UEFA Conference League.

O regulamento da Gibraltar Football League favorece bastante o uso de estrangeiros na liga, onde sua principal regra de convocatória apenas limita que deverão haver no mínimo quatro jogadores formados em Gibraltar no onze inicial, ou seja, desde que tenhamos quatro titulares oriundos da região, todo o resto poderia ser formado por jogadores de fora, o que é bem curioso. Em razão de sua localização geográfica, Gibraltar possui vários jogadores espanhóis e acaba que muitos argentinos também são atraído para a liga. 

image.png

A principal força da GFL chama-se Lincoln Red Imps FC, um dos grandes rivais domésticos dos Red Devils e campeão da liga em incríveis 18 de suas últimas 20 edições. Trata-se de um clube com estrutura bem superior a qualquer equipe de Gibraltar e que será difícil de ser batido. Além do Lincoln, em termos estruturais, outra equipe que chama atenção é o Europa FC, que atualmente é o único adversário capaz de incomodar o "The Imps". O clube mais antigo em atividade é o St Joseph's FC, fundado em 1912. A liga existe desde a temporada 1895-96.

image.png

A segunda competição do futebol gibraltarino é a tradicional Rock Cup, também disputada desde 1895. Trata-se de uma competição de tiro-curto, haja vista que só existem onze equipes na divisão profissional de Gibraltar. São apenas quatro fases, onde o campeão também se classifica para a Primeira Pré-Eliminatória da UEFA Conference League. Aqui, já temos uma variação maior entre os campeões, efeito de uma competição mata-mata. Ainda assim, o The Imps vem dominando a taça doméstica.

image.png

Por fim, a Supercopa de Gibraltar se chama Pepe Reyes Cup, a qual é disputada em jogo único entre os campeões da Gibraltar Football League e da Rock Cup.

Paralelamente a todas essas competições principais, existe uma segunda estrutura semi-profissional chamada Gibraltar Intermediate League. Ela foi criada em 2018, em substituição às antigas Gibraltar Reserves Division e Under 18 Division, como uma iniciativa de criar uma liga única com o objetivo de melhorar o nível técnico dos jovens jogadores de futebol de Gibraltar. Com isto, onze equipes participam dessa liga "alternativa" de Gibraltar, incluindo dez Sub-23 (inclusive, do Man 62 FC) e a equipe principal do FC Hound Dogs.

Agora, você pode estar se perguntando o porquê do Hound Dogs não participar da liga principal. Bom, após a inclusão da Gibraltar Football League nas competições organizadas pela UEFA, os clubes locais passaram a investir bem mais em suas equipes e o Hound Dogs não conseguiu acompanhar essa evolução, fazendo com que a diretoria do clube optasse por tirar o time da GFL. Em compensação, a federação concedeu ao clube o direito de participar da Gibraltar Intermediate League junto às demais equipes Sub-23. Também existe uma taça nessa estrutura, a Gibraltar Intermediate League Cup.

Seleção de Gibraltar

Uma das premissas que seguirei no save será tornar os Red Devils a base da seleção de Gibraltar, logo, faz-se necessário entendermos como ela inicia o save para então seguirmos adiante. Atualmente, a seleção gibraltina reside na 202ª posição do ranking da FIFA, algo que está muito bem alinhado com a situação da vida real.

image.png

A seleção é treinada desde 2018 pelo uruguaio Julio Ribas, que foi técnico do Lincoln Red Imps FC entre 2016 e 2018. Diferentemente das equipes da Gibraltar Football League que utilizam o Victoria Stadium para realizar suas partidas, a seleção de Gibraltar tem utilizado temporariamente o Estádio do Algarve, localizado em Portugal, propriedade dos municípios de Faro e Loulé. O Victoria Stadium deixou de ser utilizado pela seleção pois não se adequa às exigências da UEFA. Existem planos para a construção de um novo estádio em Gibraltar, mas até onde vi ele nunca foi concluído.

Entre os convocados atuais da seleção, os jogadores do Lincoln Red Imps FC são maioria com 7 atletas convocados, seguido do St Joseph's FC com 5 jogadores selecionados. Para nossa infelicidade, nenhum jogador do Man 62 FC está na seleção de Gibraltar, o que nos dá mais um forte indicativo do longo trabalho que estar por vir.

Untitled-1-01.png
Untitled-1-02.png

Como podem perceber, existem alguns jogadores da seleção que estão sem clube, os quais enxergo com potencial para reforçar o Man 62 FC na primeira temporada. Mas isto será um assunto para outra postagem.

O elenco inicial

Voltando para dentro dos Red Devils, agora que sabemos aonde precisaremos chegar nesta primeira temporada, precisamos entender o que temos a disposição para alcançar as metas estipuladas. O plantel principal do Man 62 FC possui apenas 11 jogadores reais, com salários que variam de £325 p/m até £1.300 p/m, havendo ainda jogadores com contrato a tempo parcial que recebem apenas premiações por presença e coisas do gênero.

O ponto principal a se destacar aqui são os jogadores com o ícone azul flp.png, que são aqueles que se adequam ao perfil de "jogador formado em Gibraltar". Como já comentei na parte das regras da Gibraltar Football League, preciso ter quatro jogadores com esse perfil no onze inicial, obrigatoriamente. Logo, o problema que temos aqui é que a maioria dos jogadores que se adequam nisto no Man 62 FC são "jogadores cinza".

image.png

O clube ainda possui um segundo plantel Sub-23 (com outros 30 jogadores) que é utilizado para disputar a Gibraltar Intermediate League. O problema é a qualidade técnica desses jogadores, que estão bem abaixo daqueles que hoje seriam os titulares do plantel principal. Mas ainda aproveitarei alguns deles.

O grande nome do elenco atual do Man 62 FC, segundo a equipe técnica, é o ponta-direita holandês Jonathan van der Pol (21 anos), jogador com bons atributos físicos e boa habilidade, que realmente poderá ser útil aos Red Devils.

image.png

Outro nome destacado é o do ganês Emmanuel Ocran (27 anos), que atua na mesma posição de Jonathan, mas provavelmente será utilizado na ponta-esquerda. Ocran possui características bem parecidas com as de Jonathan, mas sua propensão a lesões me preocupa.

image.png

Para o comando do ataque, provavelmente precisarei recorrer ao cubano Aldair Ruiz (25 anos), pois é o que mais se adequa a posição, embora o próprio Ocran possa ser improvisado, caso necessário.

image.png

No setor defensivo, temos dois jogadores sul-americanos, o brasileiro Renan Bernardes (31 anos), um verdadeiro "coringa" para a defesa nesse plantel, e o argentino veterano Federico Villar (37 anos), que pode ser utilizado na zaga ou na lateral-esquerda. 

image.png

image.png

Foco das transferências

Como puderam perceber, nenhum desses destaques dos Red Devils se encaixa no perfil de flp.png, o que é um problema, afinal, temos um onze inicial que simplesmente não pode ser escalado para a GFL. Com base nisto, meu foco inicial no mercado de transferências será tentar trazer jogadores formados em Gibraltar, de forma a compor esse elenco de forma mais equilibrada e ter a possibilidade de escalar o Man 62 FC sem surpresas desagradáveis na hora de cumprir as quatro vagas obrigatórias de flp.png entre os titulares.

Para que não haja "conflito técnico" com os jogadores que já estão no clube, esses novos jogadores serão contratados prioritariamente para as posições mais carentes do plantel, as quais consequentemente não possuem grande concorrência.

image.png

Sendo assim, as posições que serão reforçadas nesta primeira temporada exclusivamente por jogadores flp.png serão o gol (GR), a lateral-esquerda (DE) e o meio-campo ofensivo (MOC). As opções que temos para o centro do ataque (PLC) também não agradam muito. De resto, poderemos trazer mais alguns estrangeiros para dar profundidade ao plantel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mfeitosa mudou o título para The Red Devils of Gibraltar: "Primeiras impressões" (30.05)

Desses jogadores do elenco, eu gostei desse holandês. Tem um bom potencial. Na Cantera(base) tem alguém que possa subir ao time principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lincoln é o bicho papão, numa liga com poucos recursos. A selecção, conhecemos bem e até fez vários jogos no Algarve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dos uniformes da Joma, principalmente da imagem de fundo das camisas.
Acho muito legal do nome da competição Rock Cup, ainda mais levando em conta o marco geográfico que caracteriza o país.
Tem muita coisa para você construir com o save com as premissas que você estabeleceu. 
Pensei que você promoveria alguns jovens do Sub-23 para ocupar o espaço dos cinzentados, mas a qualidade ruim falou mais alto. Vamos ver quem virá contratado para o clube na próxima atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

É uma liga que youtubers ingleses adoram fazer vídeos sobre a evolução de uma liga. Você algum plano para ajudar a liga do país a se desenvolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2024 em 13:10, LC disse:

Desses jogadores do elenco, eu gostei desse holandês. Tem um bom potencial. Na Cantera(base) tem alguém que possa subir ao time principal?

O holandês é realmente bom para esse nível de liga. Na base, infelizmente não tem ninguém em nível aceitável para subir. Subi alguns jogadores que já não são tão jovens, mas todos são muito limitados ainda. 

Em 30/05/2024 em 15:07, Cadete213 disse:

Lincoln é o bicho papão, numa liga com poucos recursos. A selecção, conhecemos bem e até fez vários jogos no Algarve. 

Legal, imaginei que deveriam conhecer mesmo a seleção por jogadem no Algarve! Em relação ao Lincoln, é de fato o bicho papão da liga doméstica, a primeira meta acaba sendo superá-los de alguma forma no curto prazo.

20 horas atrás, GG. disse:

Gostei dos uniformes da Joma, principalmente da imagem de fundo das camisas.
Acho muito legal do nome da competição Rock Cup, ainda mais levando em conta o marco geográfico que caracteriza o país.
Tem muita coisa para você construir com o save com as premissas que você estabeleceu. 
Pensei que você promoveria alguns jovens do Sub-23 para ocupar o espaço dos cinzentados, mas a qualidade ruim falou mais alto. Vamos ver quem virá contratado para o clube na próxima atualização.

Obrigado! Acabei não explicando alguns detalhes da "concepção" dos kits, mas o pattern seria uma referência ao mar Mediterrâneo e terceiro uniforme uma referência ao The Gibraltar Alzheimer’s and Dementia Society (GADS). Em uma segunda versão, pensaria em usar a referência à Rock of Gibraltar, que é de fato o marco geográfico do território. 

O Sub-23 infelizmente fica bem abaixo, não à toa eles criaram essa segunda liga "Intermediate" para comportá-los junto a vários jogadores reservas que não conseguem jogar no mesmo nível da liga principal.

6 horas atrás, Henrique M. disse:

É uma liga que youtubers ingleses adoram fazer vídeos sobre a evolução de uma liga. Você algum plano para ajudar a liga do país a se desenvolver?

Sim, depois que iniciei vi que existem esses saves lá fora. Hmm, minha ideia não é exatamente essa, inicialmente seria um save exclusivamente focado nos Red Devils, mas não posso descartar esse tipo de abordagem, pois as limitações da liga atrapalharão (ou até impedirão) a evolução do time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2023-24.png

Mercado de transferências

Algo que gosto de fazer antes de buscar qualquer nome no mercado é criar meu próprio planner, indicando quais jogadores do atual elenco teriam potencial para serem titulares, reservas ou, pelo menos, opções de emergência. O jogo oferece algo parecido, mas sempre optei por fazer o meu pessoal, pois consigo ter uma visão melhor das posições que necessitam de atenção. As posições marcadas com asteriscos são aquelas que precisarão ser reforçadas.

De cara, precisaríamos de um bom goleiro titular, algo que é essencial para qualquer boa equipe. Sendo assim, fui buscar Jamie Robba (31 anos), terceiro goleiro da seleção de Gibraltar que estava sem clube. Robba tem uma longa relação com o St Joseph's FC, equipe que defendeu pela maior parte de sua carreira, e chega aos Red Devils também com a função de Treinador de Goleiros.

image.png

Em seguida, fomos buscar dois nomes para a lateral-esquerda, sendo o principal deles Kenneth Chipolina (29 anos), jogador que já esteve no Man 62 FC na temporada 2022-23 e mais recentemente defendeu o Mons Calpe. Para ser seu reserva imediato, trouxemos Jesse Ballester (30 anos), que também jogou nos Red Devils, porém em 2020-21.

image.png

Para o meio-campo, trouxemos mais dois jogadores da seleção de Gibraltar, Jamie Coombes (27 anos), que jogou no Man 62 FC de 2014 a 2016, e Shaun De Los Santos (25 anos), figura ainda mais conhecida no clube e que agora terá sua quarta passagem como jogador dos Red Devils. Ainda vindo da seleção, também tivemos a oportunidade te trazer o experiente zagueiro Brad Power (30 anos), que curiosamente pode ser improviado como centroavante.

image.png

Por fim, trouxemos três jogadores veteranos para compor as posições restantes. Para o comando do ataque trouxemos Nathan Santos (34 anos), para a lateral-direita, Carl Thomas (35 anos), que possui várias passagens pelo clube, e para o setor de marcação, Rafael Bado Blanco (38 anos).

Em resumo, oito novos jogadores chegaram aos Red Devils, todos oriundos de Gibraltar flp.png, de forma que o plantel final no meu planner ficou com esses 25 jogadores, que é o limite que pode ser inscrito na Gibraltar Football League.

Esquema tático

Inicialmente, pretendo montar o Manchester 62 FC em um 4-2-3-1 com pontas jogando como "Avançado Interior", para terem liberdade de entrar na área e tentar marcar gols, ao mesmo tempo que os laterais tem a liberdade de buscar a linha de fundo para apoiar com assistências. Ultimamente, tenho gostado bastante de utilizar também um MOC, que acaba funcionando como um "segundo atacante" atrás do PLC. Tenho visto muitos gols saírem do jogador que fica nesta posição, principalmente oriundos de bolas rebatidas da defesa adversária.

Em compensação, opto por dois meias com características de marcação para tentar proteger um pouco mais a defesa, os quais sempre deixo com a orientação de "desarme agressivo" para servirem comos cães de guarda. Na defesa, busco sempre jogadores que tenham o mínimo de técnica para controlar a bolar sem fazer asneiras, o que não é o caso aqui (são jogadores bem limitados), mas iniciarei assim mesmo, utilizando os zagueiros como "Defesa com bola".

Untitled-1-01.png
Untitled-1-02.png

Pré-temporada

Mal começou a pré-temporada e já tivemos a notícia de quatro jogadores do elenco principal convocados pelas seleções de Gibraltar. De toda forma, seguimos com nosso curto calendário para amistosos, o qual iniciamos contra o modesto vitoria.png Atletico San Jorge CDF (4-1). Em seguida, fizemos dois amistosos contra equipes espanholas, passando pela fraca equipe do vitoria.png Ceuta 6 de Junio (13-1) e vencendo o vitoria.png Xerez (2-0), que é um time com nível muito parecido aos Red Devils. 

image.png

Gibraltar Football League

Nossa estreia na GFL ocorreu diante do vitoria.png Lions (4-0), equipe cotada para as últimas colocações da liga. Ainda assim, a expectativa da diretoria e torcedores era de que o Man 62 empatasse o confronto, embora com alguma chance de vencer. Quando a bola rolou, os Devils superaram os Lions sem qualquer dificuldade, em uma atuação brilhante de Jonathan van der Pol (10.0), com um hat-trick e uma assistência.

20240530134811-1.jpg

Contra o vitoria.png Europa Point (3-0), mesmo em desvantagem pela expulsão de Ocran aos 19', conseguimos mais uma vitória importantíssima nesse início de época. Passando adiante, tivemos um confronto mais complicado diante do vitoria.png College '75 (2-1), mas conseguimos assegurar mais três pontos, com gols de Jamie Coombes e Jonathan van der Pol. 

Foi então que o jogo mais esperado de todos chegou, o confronto contra o "bicho-papão" vitoria.png Lincoln (1-0), o maior clube de Gibraltar da atualidade. A previsão não era das melhores, mas minha esperança aqui era tentar tirar pelo menos um ponto dos "Imps" e impedí-los de nos ultrapassar na tabela. Mas conseguimos mais! Após um primeiro tempo sem gols, tivemos um segundo tempo de grande pressão do Lincoln, que chegou a ter um gol anulado. No entanto, aos 90', após cobrança de falta de Ocran em que a bola resvalou no travessão, Jamie Bosio (8.0) aproveitou o mau posicionamento do goleiro adversário para balançar as redes e garantir essa vitória importantíssima!

lincoln.png

Contra um vitoria.png St Joseph's (4-0) em péssima fase, aproveitamos muito bem e buscamos a quinta vitória dos Red Devils na competição. E mais uma vez o holandês Jonathan van der Pol (10.0) foi o grande ponto de desequilíbrio a nosso favor. Outra equipe que deveria estar brigando por melhores posições é o vitoria.png Europa FC (3-0), que também acabou sucumbindo ao momento de enorme motivação do Manchester 62. Aqui, o destaque foi o ganês Emmanuel Ocran (9.5), que marcou todos os gols da vitória dos Devils.

No clássico contra o vitoria.png Glacis Utd (4-0), a obrigação do Manchester 62 era vencer, independente da campanha que estamos fazendo. Trata-se de um jogo que chama bastante a atenção da torcida, em razão da rivalidade entre os times. A atuação de Emmanuel Ocran (10.0) só pode ser definida com uma palavra nessa partida: espetacular! O ganês que é conhecido por não ir bem em jogos grandes, calou a boca de todo mundo ao arrebentar com os "Clarets", que com certeza passarão algumas noites de pesadelo ao lembrar de Ocran.

glacis.png

Após uma pausa no calendário de três semanas, retornamos com uma vitória de virada para cima do vitoria.png Magpies (3-1), em uma ótima reviravolta no segundo tempo. Em seguida, mais uma longa pausa de três semanas até enfrentarmos o vitoria.png Lynx (3-1), equipe que curiosamente é treinada pelo próprio dono do clube, Albert Parody. E vencemos sem grandes dificuldades, para a fúria do Mr. Parody.

Para fechar o ano de 2023, ainda tivemos dois jogos. Vencemos de virada o vitoria.png Mons Calpe (3-1), com bela atuação de Shaun De Los Santos (10.0), encerrando o primeiro turno com 100% de aproveitamento, e na sequência tivemos um jogo cheio de reviravoltas contra o empate.png Europa Point (4-4), com direito a oito gols, três pênaltis, bolas na trave e expulsão. Definitivamente, o Europa Point entrou em campo disposto a tirar uma casquinha dos Devils, a qualquer custo. E conseguiu!

20240530173145-1.jpg

Com essa campanha, o Manchester 62 conseguiu fechar o ano de 2023 na liderança da Gibraltar Football League com 31 pontos conquistados e invicto, mas o Lincoln vem logo atrás e já não perde há bastante tempo. Outra equipe que vem em forte ascensão é o Europa FC, onde o prêmio recebido pelo técnico deles em dezembro simboliza bem essa retomada.

De toda forma, é importante lembrar como funciona a competição. Após a primeira fase, as seis melhores equipes passam para o Championship Group, mantendo 100% dos pontos ganhos até então. Nesta nova fase, essas seis equipes jogam novamente entre si em turno único, definindo o campeão da liga e as demais vagas continentais.

image.png

image.png

Holandês Voador

Fazendo jus às expectativas de pré-época, o grande nome do Manchester 62 até aqui tem sido o "camisa 11" Jonathan van der Pol. Com 12 gols marcados, 4 assistências e classificação média 8.01, o holandês lidera todas as estatísticas do elenco dos Devils, além de ser o atual artilheiro da Gibraltar Football League, tendo ultrapassado o búlgaro Kun Temenuzhkov, que é tido como o principal jogador da liga.

Outros dois jogadores que merecem destaque são o ganês Emmanuel Ocran (7.44, 6 gols e 3 assistências) e o goleiro Jamie Robba (7.27), que até assistência já conseguiu fazer na temporada. Ganhando espaço no elenco, temos o meia Shaun De Los Santos (7.68, 2 gols e 3 assistências), destaque das últimas rodadas pelos Devils.

Untitled-4-01.png
Untitled-4-02.png

Um ponto que não podemos deixar passar é que hoje o Manchester 62 é o time da liga com mais jogadores de Gibraltar no plantel principal, totalizando 13 atletas, quando a maioria dos adversários não possui mais do que 5 ou 6 gibraltinos, em média.

Finanças em declínio

Apesar de estarmos seguindo rigorosamente o orçamento disponibilizado pela diretoria, as receitas recebidas não têm sido suficientes para manter as finanças do clube em dia. Curiosamente, o grande vilão das despesas dos Devils têm sido os salários da equipe técnica, que hoje custam o dobro dos salários dos jogadores. Analisando a formação da equipe técnica, percebe-se que existem mais preparadores e membros do departamento médico do que o limite estipulado pela diretoria. Geralmente, eu deixo essa parte de formação do staff 100% com a diretoria, mas precisarei intervir nesse sentido, tão logo seja possível.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mfeitosa mudou o título para The Red Devils of Gibraltar: "Sangue nacional" (31.05)

Bem interessante esse planejamento inicial, fez contratações pontuais e certeiras. Encaixou bem o time e mostrou um começo forte na liga com uma boa invencibilidade. As finanças mesmo só se acertarão quando começar a disputar as competições continentais ou na próxima temporada, a depender de como se dão os aportes financeiros no país. Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal essas finanças assim. Como esperava, luta pelo título com o Lincoln. Contratar jogadores nestas ligas nunca é fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tá bem interessante acompanhar esse desafio! Acho que está surpreso do fato que você tá invicto na liga ou já esperava por isso?
Em relação as finanças, é curioso que teu staff dá mais despesa que os jogadores, faz pouco que jogo FM mas sempre peguei clubes em que a equipe técnica nunca foi principal fonte das despesas, tô passando por isso no meu save do Pedreira da ilha de Mosqueiro, clube até que tradicional no futebol paraense.

Vou estar acompanhando! sucesso meu mano!

Editado por Freyi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2024 em 00:20, Herr Jones disse:

Bem interessante esse planejamento inicial, fez contratações pontuais e certeiras. Encaixou bem o time e mostrou um começo forte na liga com uma boa invencibilidade. As finanças mesmo só se acertarão quando começar a disputar as competições continentais ou na próxima temporada, a depender de como se dão os aportes financeiros no país. Boa sorte na sequência!

Valeu, Herr Jones!

Essa é a minha expectatida (o dinheiro da UEFA 🤑), só espero que as cotas para Gibraltar sejam suficientes pelo menos para equilibrar as despesas do clube, caso contrário, é ladeira abaixo. Sem contar que tendência é que o Manchester 62 não consiga ir muito longe nas primeira competições continentais.

Em 01/06/2024 em 03:57, Cadete213 disse:

Normal essas finanças assim. Como esperava, luta pelo título com o Lincoln. Contratar jogadores nestas ligas nunca é fácil. 

Muito da liga de Gibraltar de resume ao Lincoln, infelizmente, mas ainda assim tem sido muito interessante jogar por aqui. 

Sim, contratar é uma missão bem complicada, ainda mais oferecendo salários na média de £1m para os melhores jogadores.

22 horas atrás, Freyi disse:

Cara, tá bem interessante acompanhar esse desafio! Acho que está surpreso do fato que você tá invicto na liga ou já esperava por isso?
Em relação as finanças, é curioso que teu staff dá mais despesa que os jogadores, faz pouco que jogo FM mas sempre peguei clubes em que a equipe técnica nunca foi principal fonte das despesas, tô passando por isso no meu save do Pedreira da ilha de Mosqueiro, clube até que tradicional no futebol paraense.

Vou estar acompanhando! sucesso meu mano!

Opa Freyi, obrigado!

Como de vez em quando costumo colocar o pé em algumas ligas malucas, até que não me surpreendi muito. Infelizmente o FM tem dificuldades para simular esse nível d competição. Mas admito que esperava mais do Lincoln nessa primeira temporada e que pelo menos o Europa FC pudesse também causar grandes dificuldades, o que até aqui não aconteceu.

Bem esquisito esse lance do staff. Já vi em outras ligas menores ocorrer da folha do staff ser superior à do time, mas nunca o dobro como tem sido aqui. O sinal maior disso é que consigo ofertar £3.6m para um adjunto, por exemplo, mas para jogadores não passa de £1.3m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2023-24.png

Transferências de inverno

Com a chegada da janela de transferências de meia temporada, tivemos a chance de nos desfazer de mais alguns jogadores que não vinham sendo úteis, mas que recebiam salários razoáveis, como Scott Frase, Samu Benítez e Viktor Horban. Além deles, optei por dispensar outros 10 jogadores, que apenas estavam inchando o Plantel B do Manchester 62. Isto nos deu um fôlego na folha salarial para buscar pelo menos um nome no mercado para reforçar o centro do ataque dos Red Devils, algo que chegou a ser motivo de reclamação de alguns jogadores pela falta de profundidade.

Tentando seguir o mesmo padrão do início da temporada, priorizei a busca por um jogador de Gibraltar flp.png, embora os Red Devils já sejam o clube com mais jogadores nacionais em toda a liga, como já havia mencionado na última atualização. Mas não consegui. Nem mesmo na seleção existem boas opções de PLC, o que parece ser uma carência geral, por isto recorrem tanto a estrangeiros principalmente para essa posição. Seguindo essa linha, fiz propostas por três jogadores e ao final fechamos com o mais jovem deles, o islandês Björn Bogi Guðnason (20 anos), jogador que teve passagem pela base do Heerenveen e é torcedor do United.

image.png

Já pensando na temporada 2024-25, trouxemos o selecionável flp.png Graeme Torrilla (26 anos), que pode atuar no meio-campo ou improvisado na lateral-direita (é canhoto). Como ele chegou após o fechamento da janela de transferências, infelizmente não conseguirei utilizá-lo de imediato na liga. No entanto, Torrilla esteve à disposição dos Red Devils para a Rock Cup e Gibraltar Intermediate League.

image.png

Rock Cup

Na primeira fase da taça doméstica de Gibraltar, o Manchester 62 foi sorteado para enfrentar o vitoria.png Lynx (5-0), que não vinha fazendo boa campanha na GFL, além de dias antes ter sofrido uma pesada goleada para o Europa Point. Em confronto único, foi notável o esforço do Lynx em tentar quebrar sua sequência negativa, o que fez o time dos Yellows se expôr bastante no campo de jogo, dando espaço para Jonathan van der Pol e cia aproveitarem os espaços oferecidos a toda hora por sua defesa. Esse jogo marcou a estreia do islandês Guðnason, responsável pelos dois primeiros gols da vitória dos Red Devils.

20240601072613-1.jpg

E vejam só o que aconteceu com o Lincoln, já na primeira fase da Rock Cup! Foram derrotados pelo Mons Calpe, com o espanhol Antonio Sánchez marcando três gols na partida. Sem o grande favorito no páreo, as chances do Manchester 62 na busca pelo título aumentariam consideravelmente.

image.png

Na fase de quartas de final, enfrentamos o vitoria.png Magpies (3-0), atual campeão da Rock Cup (nem só de Lincoln vive Gibraltar). A expectativa da diretoria era de derrota, enquanto os adeptos esperavam a classificação dos Red Devils. Tivemos alguns desfalques para o jogo, principalmente no gol (dois goleiros lesionados). Mas não teve surpresas. Vencemos bem, com gols do capitão Jamie Bosio, Jonathan van der Pol e Jamie Coombes.

20240601084753-1.jpg

Na semifinal, fui obrigado a escalar um time reserva contra o vitoria.png College 75' (2-1pr), pois a partida ocorreu na véspera de um jogo decisivo contra o Lincoln, pela liga. E foi dramático! Abrimos o placar aos 22' com Jesse Ballester, mas acabamos marcando um gol contra com Brad Power aos 40', o que nos deixou em uma situação delicada. O jogo permaneceu empatado e avançamos à prorrogação. Aos 117', no sofrimento, Coombes foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti! Mohamed Badr foi para cobrança e converteu, levando o Man 62 à decisão da Rock Cup!

20240601172742-1.jpg

Na grande final da Rock Cup, nosso adversário foi o vitoria.png St Joseph's (4-0), contra quem tínhamos um bom retrospecto. No entanto, agora era decisão e de nada adiantaria todas as estatísticas se não fizéssemos o nosso melhor em campo. E acabou que nossa missão foi facilitada com a expulsão do ganês Koumas aos 4'. Os Saints tentaram se fechar e até conseguiram por um tempo, até que no segundo tempo a estrela de Jonathan van der Pol voltou a brilhar para abrir o placar aos 58'. Com a porteira aberta, acabamos conseguindo uma goleada para cima do St Joseph's, garantindo o título da Rock Cup para o Manchester 62! trophy.png

20240601180427-1.jpg

titulorockcup.png

Essa acabou sendo uma conquista marcante para o Manchester 62 FC, pois se trata de um título que os Red Devils não conquistavam a mais de duas décadas. Por outro lado, esse título rendeu apenas £30m para os cofres do clube. O holandês Jonathan van der Pol encerrou a competição na artilharia com 4 gols, além da melhor classificação média, enquanto Shaun De Los Santos se destacou com suas 3 assistências. Louis Ghio entrou para a Galeria de Honra de Gibraltar.

image.png

Gibraltar Football League

Retornando aos jogos do início de janeiro, enfrentamos o vitoria.png Lions (1-0) e por muito pouco não tropeçamos. O gol chorado de Mohamed Badr aos 84' acabou por salvar os Devils de um resultado ruim. Na rodada seguinte, enfrentamos o lanterninha vitoria.png College 75' (4-0), que vinha sendo o saco de pancadas da liga 2023-24. Como temos pouquísismos jogos na temporada, resolvi escolher esse para rodar um pouco o plantel, levando todos os reservas disponíveis no onze inicial, e o resultado acabou sendo surpreendente. 

Na sequência, enfrentamos um empate.png Lincoln (2-2) mordido pela eliminação prematura na primeira fase da Rock Cup. Além disso, os Imps obviamente estavam motivados a devolver a derrota no primeiro turno para os Red Devils e reduzir a desvantagem na tabela, então todos os ingredientes indicavam um grande jogo.

E mais pareceu uma final de campeonato! Abrimos o placar aos 18' com Jonathan van der Pol cobrando pênalti e o Lincoln foi buscar uma virada já na reta final do segundo tempo, com dois gols de Kun Temenuzhkov, que brigava pela artilharia com o nosso "Holandês Voador". Na raça, conseguimos o empate nos acréscimos com Aldair Ruiz aos 90+1'. E ainda deu tempo de Lucas Reed ser expulso, mas foi por um bom motivo. O garoto parou uma jogada que possivelmente acarretaria em uma vitória para o Lincoln. Jogaço!

lincoln.png

Contra o empate.png St Joseph's (1-1), acabamos fazendo um jogo bem esquisito, onde o goleiro Jamie Robba saiu lesionado já nos minutos iniciais. Saímos de campo com um empate amargo, sofrendo um gol na única oportunidade que o adversário teve em toda a partida. 

Para a rodada seguinte, tivemos uma surpresa com a assinatura do FM: Nando, nosso substituito imediato de Robba se lesionou em um treino. Com isto, fui obrigado a recorrer ao rechonchudo Ben Maidens. Diante de um adversário qualificado como o vitoria.png Europa FC (5-0), a primeira derrota dos Red Devils na temporada parecia começar a se desenhar. Mas nada disso aconteceu. O gordinho Maidens (7.5) foi muitísismo bem nas poucas vezes em que foi acionado e o ataque nem se fala. Shaun De Los Santos (10.0) comandou essa goleada para o Manchester 62!

20240601083022-1.jpg

No clássico contra o vitoria.png Glacis Utd (3-0), optei por mandar a campo mais uma vez os reservas, pois os titulares já começavam a apresentar sinais de desgaste físico. No gol do Man 62, tivemos a volta de Nando (2º goleiro) que foi escalado no onze inicial ainda sem estar 100%. E foi o suficiente. Vencemos bem, sem grandes sustos.

Diante do vitoria.png Magpies (3-0), tivemos uma pressão extra em razão do Lincoln ter encostado nos Red Devils na tabela de classificação. Sabendo disso, levei o que tinha de melhor a campo, sem poupar ninguém, e fomos buscar mais uma importante vitória na GFL com gols de Guðnason, Federico Villar e Jonathan van der Pol.

20240601091801-1.jpg

Para encerrar a fase regulamentar, ainda teríamos outras duas partidas no mês de abril, a iniciar pelo confronto contra o derrota.png Lynx (3-4), onde os Red Devils encontraram sua primeira derrota sob o comando de Ghio da forma mas bizarra possível. Após abrirmos o placar com Lucas Reed aos 8', sofremos quatro gols em sequência, sendo três deles de pênalti! Sim, foram três pênaltis marcados para o Lynx! Três! Tentamos uma reação, mas só conseguimos diminuir o prejuízo com gols de Aldair Ruiz e Emmanual Ocran. 

Por fim, enfrentamos o vitoria.png Mons Calpe (3-0) com a missão de vencer para não sermos ultrapassados pelo Lincoln. E cumprimos o nosso papel, vencendo os Calpeans com gols de Jonathan van der Pol e Guðnason, além de um gol contra de Rodriguez. Essa vitória garantiu a liderança para o Manchester 62 na fase regulamentar com 51 pontos conquistados, seguido do Lincoln com 49 pontos. As demais vagas para o Championship Group foram ocupadas por Magpies, Europa Point, Europa FC e Lynx.

image.png

Championship Group

Como expliquei em postagens anteriores, os seis melhores colocados na fase regulamentar da GFL passam para o Championship Group, que é onde o campeão e demais vagas continentais serão definidas. Lembrando que 100% dos pontos conquistados na fase regulamentar são transferidos para esse grupo, ou seja, iniciamos com uma pequena vantagem diante do Lincoln.

image.png

Nosso primeiro jogo no Championship Group foi justamente contra o empate.png Lynx (1-1), única equipe que conseguiu vencer os Red Devils na fase regulamentar, então todo cuidado era pouco. E já entramos com a pressão de saber que o Lincoln havia vencido a sua partida. E mais uma vez os Yellows conseguiram complicar as coisas para o Manchester 62, que não conseguiu quebrar a retranca adversária. Empate péssimo para os Red Devils, que deixaram o Lincoln na liderança.

Com esse tropeço, a rodada seguinte virou uma verdadeira final, pois era justamente o confronto contra o derrota.png Lincoln (1-4). Quando a bola rolou, a camisa pesou para o lado adversário. Diante de um Manchester 62 completamente nervoso, que se esforçou ao máximo para tentar equilibrar a partida, os Imps jogaram de forma muito inteligente e garantiram uma vitória pesada para cima dos Red Devils, se isolando ainda mais na liderança do Championship Group.

20240601174128-1.jpg

Agora só um milagre nos colocaria novamente no topo da tabela, mas para isto precisaríamos fazer a nossa parte, que seria vencer todos os jogos restantes. Dando sequência, o jogo contra o vitoria.png Magpies (3-0) ocorreu na ressaca do título da Rock Cup, onde o time dos Red Devils saiu desgastado fisicamente, de forma que entramos em campo com alguns titulares no banco. Mas ainda assim, conseguimos finalmente a nossa primeira vitória no Championship Group.

Após uma pausa de 15 dias, enfrentamos o vitoria.png Europa Point (2-0) já mais descansados e conseguimos o resultado necessário para chegar à última rodada ainda com chances de título. Agora, só nos restava vencer o vitoria.png Europa FC (2-0) e torcer por mais um tropeço do Lincoln. E novamente cumprimos o nosso dever, assumindo temporariamente o topo do Championship Group. Mas não foi o suficiente. No dia seguinte, o Lincoln venceu a sua partida e faturou seu 26º título da liga.

image.png

image.png

Em compensação, conseguimos nossa vaga na UEFA Conference League 2024-25, o que marca o retorno do Manchester 62 a competições continentais após mais de uma década. Abaixo, segue as principais premiações da GFL:

  • Player Of The Year: Liam Walker (Lincoln) - 7.73
  • Top Goalscorer: Kun Temenuzhkov (Lincoln) - 22 gols
  • Young Player of the Year: Jonathan van der Pol (Man 62) - 7.65
  • Manager of the Year: Louis Ghio (Man 62)
  • League Team of the Year: Robba (M62); Falkeborn (EP), Power (M62), Bernardo Lopes (LNC) e Chipolina (MG); Villacañas (LNC), Walker (LNC), Mandi (LNC) e Juampe (LNC); Tronêt (EP) e Temenuzhkov (LNC).

Resumo da temporada

A temporada 2023-24 foi desportivamente muito positiva para o Manchester 62 FC, pois conseguimos conquistar o título da Rock Cup (algo que não acontecia desde 2003) e brigamos palmo a palmo com o Lincoln pelo título da Gibraltar Football League, embora infelizmente tenhamos falhado nisto. O Man 62 não era vice da liga desde 2013-14.

image.png

Em termos financeiros, até então a coisa não anima muito, algo que piorou com a chegada da fornada de garotos da base. Com os contratos oferecidos a eles, entre £120 e £200 por jogador, a folha salarial dos Red Devils estourou, fazendo com que o objetivo de "trabalhar de acordo com o orçamento" fosse frustrado também. Apesar disso, a situação de Louis Ghio com a diretoria não foi afetada e o técnico segue prestigiado.

image.png

image.png

Destaques individuais

Com duas campanhas muito fortes na liga e na taça, é normal que muitos jogadores ganhem destaque na equipe. Ainda assim, o holandês Jonathan van der Pol (7.86, 20 gols e 12 assistências) se manteve com o grande nome da temporada pelos Red Devils, sendo ainda artilheiro da Rock Cup, vice-artilheiro da GFL e considerado a revelação da liga. Outros dois que se mantiveram em grande destaque foram o meia Shaun De Los Santos (7.40, 6 gols e 7 assistências) e o goleiro Jamie Robba (7.28), que hoje é o único jogador do Manchester 62 com cadeira cativa na seleção de Gibraltar.

Alguns outros jogadores tiveram destaque momentâneo na temporada, como foram os casos do ganês Emmanuel Ocran (7.07, 8 gols e 3 assistências) e do meia Jamie Coombes (7.04, 7 gols e 2 assistências), que perderam a titularidade na segunda metade da GFL. Coombes chegou ao Man 62 com status de selecionável, mas já não é convocado há bastante tempo. Ele é um ponto de resistência dentro do plantel e será dispensado, apesar de ser um ótimo jogador.

Untitled-1-01.png
Untitled-1-02.png

Os dois últimos contratados (janela de inverno) deixaram boas impressões. O centroavante islandês Björn Bogi Guðnason (7.10) colaborou com 8 gols, embora tenha sumido em alguns jogos importantes (é jovem ainda), enquanto o lateral Graeme Torrilla (8.05) que só pôde jogar na Rock Cup (por não estar inscrito na GFL) foi essencial na conquista do título da taça. Torrilla costuma aparecer na seleção de Gibraltar em algumas convocações.

Camadas jovens

A primeira fornada dos Red Devils no save foi considerada "abaixo da média", mas ainda assim trouxe pelo menos dois nomes interessantes, que deverão ser úteis de imediato na Gibraltar Intermediate League (Plantel B) e, caso evoluam bem, podem um dia almejar subir para o time principal e jogar a Gibraltar Football League. São eles, o zagueiro Mitch Mealing (com atenção à sua personalidade acomodada) e o centroavante Mark Grant, que pode ser uma pequena esperança para a seleção de Gibraltar que não possui bons nomes para a posição.

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mfeitosa mudou o título para The Red Devils of Gibraltar: "E a tradição prevaleceu..." (02.06)

Tão perto da dobradinha. Após a 1a fase, ainda pensei que chegasses ao título. Mas vamos continuar a lutar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena não ter conquistado a doblete, mas o importante foi ter realizado uma excelente campanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2024 em 13:14, Cadete213 disse:

Tão perto da dobradinha. Após a 1a fase, ainda pensei que chegasses ao título. Mas vamos continuar a lutar.

Foi uma grande desilusão. Mesmo sabendo que o Lincoln tem um melhor time, chegamos a ter 7 pontos de diferença na tabela e ainda permitimos uma reação deles. Continuemos a lutar!

Em 02/06/2024 em 13:38, LC disse:

Uma pena não ter conquistado a doblete, mas o importante foi ter realizado uma excelente campanha.

Acaba servindo de consolação o título da Rock Cup, se bem, que lá não tivemos o Lincoln pela frente. Eles são realmente um time chato de ser vencido, impressionante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2024-25.png

Prévia da temporada

Em nossa segunda temporada com os Red Devils, enfrentaremos quatro competições. A grande novidade é a participação na UEFA Europa Conference League, que começa em julho. Em setembro, disputaremos a supercopa Pepe Reyes Cup contra o Lincoln, e logo após, iniciaremos as primeiras rodadas da Gibraltar Football League. No segundo semestre, competiremos na Rock Cup, onde buscaremos o bicampeonato.

As expectativas da diretoria para a temporada são mais exigentes, especialmente na Gibraltar Football League. Agora, estar no meio da tabela não é suficiente; o objetivo é ficar entre os três primeiros para garantir uma vaga continental. Para a Pepe Reyes Cup e a UEFA Europa Conference League, a meta é apenas ser competitivo.

image.png

No planejamento do plantel, enfrentamos desafios inesperados. Dispensamos 14 jogadores em final de contrato, incluindo reservas como Mohamed Badr e Kieron Garcia, o que estava dentro do planejado. No entanto, a pré-temporada trouxe surpresas indesejadas. Jonathan van der Pol, destaque da última temporada, assinou com o De Graafschap, e Emmanuel Ocran foi para o Bechem Utd, em Gana. Além disso, Ahmed Salam transferiu-se para o ZEG, no Egito, e Renan Bernardes foi para o Ferroviário-CE, no Brasil. Com tantas saídas, tive que aumentar o número de contratações planejadas de 6 ou 7 para 10.

Mercado de transferências

Iniciei minhas movimentações no elenco com a promoção de dois garotos da base ao elenco principal, o zagueiro Mitch Mealing e o atacante Mark Grant, os quais estarão entre os 25 inscritos da temporada como alternativas aos reservas imediatos, mas obviamente podendo ser utilizados no Plantel B que disputa a Gibraltar Intermediate League.

Passando para as contratações, a defesa foi reforçada com quatro jogadores de Gibraltar, incluindo o goleiro veterano Alan Martin (35 anos), que havia saído recentemente dos Red Devils e possui um longo currículo no futebol escocês e inglês, o lateral-direito Ethan Jolley (27 anos), ex-St Joseph's, bem como o lateral-esquerdo Ethan Britto (23 anos, cedido por empréstimo pelo Lincoln, que pagará seus salários) e o meia Dan Bent (28 anos, ex-Lincoln também). Além deles, vieram dois jogadoes sul-americanos, passando pelo argentino Joel de Marco (21 anos), que hoje é considerado o jogador-chave do plantel, e uruguaio Ignacio Panzariello (33 anos).

image.png

image.png

Com o objetivo de cobrir as lacunas deixadas por Jonathan van der Pol, Emmanuel Ocran, Ahmed Salam e Mohamed Badr, iniciamos trazendo Patrick Weah (20 anos), ponta liberiano que é sobrinho do lendário George Weah, e o irlandês Seamas Keogh (22 anos), recém-dispesado do Finn Harps. Já com a pré-temporada em andamento, trouxemos o haitiano Jayro Jean (26 anos), dispensado pelo Always Ready-BOL, e o francês Thibaut Ehling (23 anos), cria do Olympique Lyonnais com passagem pelo Farense-POR.

image.png

image.png

Pré-temporada

Em mais uma curta pré-temporada, tivemos apenas três amistosos antes da estreia na Conference League. Vencemos o já conhecido vitoria.png Europa Point (2-0) com gols de Guðnason e do recém-contratado Seamas Keogh, e na sequência conseguimos uma vitória histórica contra o vitoria.png Sporting B (2-0) com gols de Emmanuel Ocran (que saiu para Gana, dias depois) e Shaun De Los Santos. Um resultado inesperado diante de um time bem mais qualificado, ainda que tenha sido apenas um mero amistoso.

Pouco depois, fizemos uma partida contra o vitoria.png Cádiz B (3-1), que também possui um time superior aos Red Devils e conseguimos outro resultado bastante positivo, uma vitória de virada. O haitiano Jayro Jean marcou o primeiro gol do Manchester 62 nesse jogo.

image.png

UEFA Europa Conference League

O sorteio da primeira eliminatória de qualificação da UEFA Europa Conference League colocou diante do Manchester 62 o atual líder da Faroe Islands Premier League, o Bóltfelagið 1936 (ou simplesmente B36). A equipe, que também é conhecida como White Tigers, havia sido a 3ª colocada na edição anterior do campeonato faroês e possui nível técnico semelhante aos Red Devils.

A prévia para o primeiro confronto contra o vitoria.png Bóltfelagið 1936 (4-2) indicava um grande equilíbrio entre as equipes, onde teríamos a vantagem de jogar no Victoria Stadium. No início da partida, o B36 fez prevalecer o seu ritmo de jogo, considerando que eles estão no meio de sua temporada, enquanto os Red Devils mal saíram da pré-época. Sofremos um gol de pênalti aos 8', o qual serviu para que o time acordasse em campo para buscar uma virada comandada pelo estreante Jayro Jean (9.9), que marcou um hat-trick na partida!

20240602165754-1.jpg

Com a vitória na primeira mão, agora só restava manter o empate.png Bóltfelagið 1936 (1-1) sob controle dentro de seu terreno. E foi o que fizemos. Com muitas dificuldades, conseguimos arrancar um empate contra os White Tigers e avançamos de fase na competição! O gol dos Red Devils foi marcado pelo recém-contratado Thibaut Ehling, saindo do banco.

20240602171850-1.jpg

O adversário do Manchester 62 na segunda fase qualificatória foi o derrota.png Viking FK (1-3), da Noruega, 3º colocado da Eliteserien, equipe que possui qualidade técnica muito superior aos Red Devils. Jogadores como Zlatko Tripic, Patrik Sigurður Gunnarsson e Sander Svendsen são muito melhores tecnicamente do que qualquer jogador de Gibraltar, incluindo a seleção nacional. 

Na primeira mão, fora de casa, conseguimos abrir o placar com Ignacio Panzariello aos 11', mas a coisa começou a desandar após a falha pitoresca de Jamie Robba aos 23', marcando um gol contra. O goleirão dos Red Devils se atrapalhou sozinho e literalmente soltou a bola dentro do gol. A partir daí, o Viking soube jogar com inteligência e aproveitou os espaços que demos, conseguindo uma folgada vitória.

20240602174711-1.jpg

Com toda essa desvantagem, agora precisaríamos de uma atuação perfeita no Victoria Stadium para eliminar o empate.png Viking FK (0-0). E ela não aconteceu. Criamos várias oportunidades, mas não estávamos no nosso melhor. A péssima mira dos atacantes do Red Devils, aliada à grande atuação do goleiro adversário, impediram qualquer chance de reação do Manchester 62. Um frustante adeus, mas que pelo menos nos rendeu prêmiações suficientes para colocar nosso saldo bancário em dia.

20240602180220-1.jpg

Pepe Reyes Cup

Se existe algo com cara de início de temporada são as disputas de supercopas. Times ainda em formação, muitas vezes sem o ritmo de jogo ideal, precisando dar conta da disputa de um título. E a disputa aqui não era qualquer uma, pois enfrentaríamos o Lincoln. A expectativa não era nada boa, como sempre, mas fomos para a batalha com o objetivo claro de trazer mais uma taça para dentro do Manchester 62.

A decisão da Pepe Reyes Cup ocorreu em jogo único, o que tornou o confronto contra o derrota.png Lincoln (2-3) ainda mais cercado de nervosismo. E aqui tivemos uma partida cheia de reviravoltas. Sofremos um gol aos 28', mas conseguimos o empate já próximo ao intervalo, aos 43' com Patrick Weah. Na volta do segundo tempo, conseguimos a virada com um gol de pênalti, mas o Lincoln conseguiu buscar o empate logo em seguida. Já nos acréscimos da partida, aos 90+4', o búlgaro Kun Temenuzhkov (nosso carrasco) arriscou um chute de longe e o goleirão Jamie Rooba aceitou. Já não dava tempo para mais nada. Lincoln campeão.

20240603202514-1.jpg

Elenco principal

A temporada não começou tão bem quando alguns poderia esperar. Com praticamente meio-time modificado em comparação à época passada, os Red Devils ainda não conseguiram encaixar o seu jogo. É inegável que o plantel ganhou mais qualidade para 2024-25, mas isso ainda não se reflete tanto dentro de campo. Jogadores como o zagueiro/volante Joel de Marco, que chegou com status de estrela, e o meia Dan Bent (ex-Lincoln) não conseguiram fazer uma boa atuação sequer até aqui. 

Por outro lado, dois jogadores já deram indícios de que poderão ser muito importantes para o Manchester 62, que são o haitiano Jayro Jean e o uruguaio Ignacio Panzariello. De resto, muita oscilação e várias decepções. Mas ainda é cedo e penso que quando esse time encaixar, possa dar ótimos frutos ao Devils.

Untitled-1-01.png
Untitled-1-02.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...