Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

KSP Polonia Warszawa – em busca da hegemonia polonesa (23/11)

Posts Recomendados

Postado

A temporada na Liga foi boa, mas essa "Gripe Empatite" lhe tirou pontos importantes.Ainda bem que tinha a Copa para compensar. Boa sorte na sequência.

Postado

Curioso para ver o desempenho da equipe na Europa League agora.

Postado
Em 21/10/2024 em 23:14, Fernandinhobol disse:

Caramba, muito interessante, o FM ainda consegue surpreender com detalhes assim 😅

Legal, eu nunca fiz isso, seria um experimento bacana pra ver até onde eles chegam

No mais, parabéns pelo título da Puchar Polski, e pela excelente campanha na liga, foi por um detalhe (e um oponente incorporado como foi o caso do Pogon). Mantendo a base do time dá pra ir atrás desse título na próxima temporada.

Eu costumo fazer bastante isso quando jogo em LLM. Os times de baixo eu deixo sem jogadores e sem staff porque acaba sendo um gasto desnecessário e à medida que vou estruturando tudo direitinho vou buscando estruturar as equipes inferiores também gerenciando treinamentos e tudo mais. Nesta temporada eu organizei os treinos do time II e minha ideia é quando começarmos a contratar jogadores mais jovens para render frutos no futuro iniciar o processo de organização no sub19 também.

Quanto à temporada, acho que fomos muito bem. Demoramos um pouquinho a mais do que esperávamos para encaixar 100% e isso acabou pesando bastante na corrida pelo título, já que o excesso de empates é justamente o reflexo dos ajustes que faltavam serem encontrados e os achamos durante a campanha. No final das contas deu tudo certo e conseguimos fazer uma temporada bastante exemplar, conquistando o primeiro título de grande valor no save.

Em 22/10/2024 em 11:26, Cadete213 disse:

Que época espetacular. Tão perto da conquista do título mas valeu pela qualificação para as competições europeias. E parabéns pela taça. 

Obrigado, Cadete! Foi realmente muito bom. Eu imaginei no começo da temporada que estávamos com um grupo forte e cheguei a pensar que o título não viria pela liga já que os times que estavam acima pareciam muito mais consistentes do que a gente, porém encontramos o caminho e terminamos a temporada de forma muito proveitosa e com um importantíssimo título que, com toda a certeza, é a pedra fundamental para a construção do Polonia Warszawa deste momento em diante.

Em 22/10/2024 em 11:51, Danut disse:

Meu Pogon Szczecin é gigante, rapaz. 

O Polonia Warszawa fez uma campanha muito positiva, e terminou o ano em alta. Mas aquele começo bem mequetrefe acabou cobrando seu preço. Eu confesso que esperava te ver tendo mais facilidades, mas fico feliz de ver que a disputa foi tão equilibrada. Muito mais legal jogar assim do que quando chega naquela parte em que se atropela todo mundo. 

Na próxima temporada vai ter dinheiro das competições europeias e deve conseguir estender o bom momento. Acho que esse foi o último ano de liga disputada. A ver.

No mais, parabéns pelo título da Copa. Quase caiu cedo naquela disputa com o Lechia (?), que foi decidida na prorrogação. Depois que passou esse sufoco fez uma campanha muito imponente, fechando com goleada na final. 

É gigante mesmo! A base do Pogon é muito boa e eles conseguiram segurar uma galera. Espero que com o título consigam manter mais gente por lá, porque o elenco deles é um dos melhores da Polônia, sem dúvidas, e ainda tem muito a se desenvolver. Eu também achei que seria mais fácil quando comecei o save, que poderíamos montar uma equipe bem competitiva já logo no acesso ou na temporada seguinte, mas as finanças e a reputação acabaram sendo dois empecilhos que deram uma dificuldade extra. Nós não conseguíamos tirar praticamente nenhum jogador de outras equipes, muitas vezes nem quando o cara tava listado aceitava vir. A única contratação que eu achei completamente fora da curva foi o Bieganski, que abordei só pra ver a porrada que viria e ele tava pedindo um valor razoável pro nível que tinha demonstrado. De resto boa parte dos jogadores foram peças que apresentaram números melhores dos que os que a gente tinha no elenco mas que tinham capacidades semelhantes, basicamente trocando seis por meia dúzia mesmo. Tanto é que nosso time, mesmo agora que já estamos bem estabilizados na liga e conseguindo brigar por títulos, nós temos a folha salarial mais baixa da Ekstraklasa, mas a tendência é melhorarmos bastante essa situação porque decidi segurar os jogadores e manter as finanças operando um pouco no vermelho pra tentar catapultar o time às competições europeias e, com elas, recuperar a situação financeira.

Teremos um bom orçamento na próxima temporada, já temos alguns nomes importantes fechados e agora competindo numa Liga Europa eu espero que seja um pouco mais fácil atrair bons jogadores. O lado bom, a meu ver, é que nós temos um bom elenco e competitivo, com uma possibilidade legal de rotacionar sem perder tanto a qualidade (pra mim só Rosiak, Widlarz, Kaminski e Bieganski são realmente jogadores fora da curva no elenco e não têm substitutos à altura).

A Copa, pra mim, é um bom resumo da nossa campanha como um todo. Fizemos sempre boas partidas e soubemos brigar pelos resultados, mas mesmo caminhando bem tivemos algumas dificuldades que quase impactaram na corrida pelo título; na Ekstraklasa, justamente por ser um campeonato de pontos corridos, esses pequenos tropeços (os empates) acabaram sendo determinantes no resultado final. Acho que, em linhas gerais, foi uma grande temporada e ela deve ser fundamental pra consolidar o KSP na briga pelos títulos na Polonia.

Em 24/10/2024 em 17:12, Masca disse:

A Liga bateu na trave, mas a taça da Copa veio. 

Kaminski realmente tomou conta do time. 21 gols em 30 jogos, fantástico!

É isso, Masca. Os contratempos no começo/meio da temporada na Liga acabaram cobrando bastante no final dela por termos quase alcançado o título... Tudo bem que também tem a minha culpa nisso aí por ter meio que jogado a toalha um pouco mais atrás quando as coisas ainda não estavam decididas para apostar todas as minhas fichas numa campanha exemplar na Copa em busca do título, que aí era garantia de participar da Liga Europa - ainda mais vendo os desenhos que estavam começando a surgir nos mata-matas e a dificuldade que os times que brigavam pela ponta da tabela estavam enfrentando na competição e que caso caíssemos na Copa, teríamos que nos contentar com uma Conference League...

Kaminski fez mesmo uma ótima temporada, foi bastante prolífico, mas espero muito mais dele. Teve um índice relativamente alto de impedimentos e gols anulados por impedimento, porém, no final das contas ele justificou muito bem o alto investimento que fizemos em sua contratação e estou satisfeito com a contribuição dele na temporada. 

Em 24/10/2024 em 20:43, ABAIXINHO disse:

Grande titulo e grande temporada na liga, acredito que apartir da proxima época a hegemonia polaca irá ter inicio.

Obrigado, Abaixinho. Eu torço para que esta seja mesmo a história a ser contada na próxima temporada, acredito que temos em mãos um bom elenco com peças fundamentais e de alto nível em setores que podem ser bastante relevantes na história de um jogo, vamos buscar novas peças pra qualificar ainda mais o elenco e entrar com mais força na disputa pelos troféus poloneses.

Em 25/10/2024 em 08:30, ElPerroMG disse:

O Polonia Warszawa está mostrando que realmente vem ganhando corpo nesta temporada, especialmente com a impressionante sequência de 15 jogos sem derrotas na Ekstraklasa. Kaminski está certo em querer consolidar o projeto, segurando jogadores-chave e investindo em jovens promessas como Franco Caputo. A expectativa dos leitores é alta para o que vem pela frente haha, especialmente com atuações de destaque como a do Michal Rosiak, que tem sido fundamental tanto defensivamente quanto ofensivamente. 

Parabéns ao Warszawa pelo título da Puchar Polski! 🏆 Depois de tanto esforço e algumas frustrações, finalmente encontrou seu espaço nos palcos poloneses, e isso é motivo de comemoração. 

O trabalho de Kaminski vem sendo muito bem feito. Chegando sob desconfiança, ele transformou a equipe e levou o KSP a atuações impressionantes, especialmente na final contra o Zaglebie Lubin.

Agora é torcer para que o Polonia brilhe na UEFA Europa League na próxima temporada. O futuro parece promissor, e estamos ansiosos para ver o que vem por aí, e cobrando cada vez mais haha 😅

Esse é um ótimo resumo mesmo, Perro. Subimos, fizemos nosso trabalho com calma e sem pressão, batemos algumas vezes na trave em termos de qualificação continental, decidimos operar no negativo para não nos desfazermos de peças importantes do time para seguir na briga por uma renda sustentável vindo das premiações europeias e, finalmente, a alcançamos. Vamos ter que fazer bonito e mostrar uma grande disposição nessa Liga Europa, mas acho que a forma orgânica que tratamos a caminhada do clube tem tudo para render bons frutos, afinal não chegaremos numa competição europeia com um time que só tem o 11 titular e sem reservas, temos um plantel coeso e eficiente. Nada de muito brilho, mas alguns jovens muito dispostos a mostrar seu valor.

Eu não digo que o Rosiak chegou a me surpreender, porque eu já vi boas atuações dele desde quando chegou, mas dessa vez ele encaixou como uma luva no novo esquema e foi extremamente dominante no meio campo. Construía muito bem as jogadas, ocupava bem os espaços em situações defensivas e, de quebra, ainda colaborou com uns golzinhos de falta. Não tinha muito mais o que pedir dele. A ideia é realmente segurar todo mundo na próxima temporada e só liberar mesmo se causar uma ruptura muito forte no vestiário, do contrário esse elenco é a base da próxima temporada e os titulares são quase inegociáveis, mesmo que chegue alguém para ocupar seus lugares.

A final da Copa foi realmente um belíssimo jogo, coroou bem o título e trouxe muita moral pra gente. Foi uma exibição completa e espero que façamos uma boa campanha na Liga Europa na próxima temporada. A torcida tem que cobrar mesmo, porque se o time acomodar vai ficar pra trás. Eu achei quando comecei o save que brigaríamos com Legia, Lech e Górnik Zabrze e as coisas no save têm se apresentado de forma diferente, com outros times mostrando capacidade de brigar pelo título, tanto que essa Ekstraklasa deu o primeiro título da liga na história do Pogon.

Em 26/10/2024 em 09:23, Leho. disse:

Terminar a temporada com um caneco nas mãos é sempre bom! Eu tenho pra mim que as copas domésticas são o caminho natural e relativamente mais curto quando o save tem essa premissa de elevar o tamanho de determinado clube. E esse passo pra você enfim foi dado.

A temporada na Liga foi ótima também, mas o excesso de empates acabou mesmo prejudicando na contagem final. Acho que o elenco ganhando mais corpo e com boas contratações futuras, a tendência é esses empates se tornarem vitórias. Oremos, hahaha!

Ótima a vaga na UEL também, financeiramente isso vai ajudar demais.

Opa, Leo. Eu também concordo com essa premissa, mas dessa vez acabou sendo meio que uma decisão no calor do momento quando estávamos ainda muito pra trás e os resultados positivos não estavam vindo com tanta facilidade na liga, acabei pensando que era melhor dedicar 100% na copa e garantir uma vaga na Liga Europa do que abrir mão dela para potencialmente conquistar o título da liga e a vaga na UCL, que parecia distante, ou até mesmo chegar numa Conference League. Agora teremos a oportunidade de apresentar nosso futebol nos palcos europeus e testar as águas sobre como as coisas se consolidaram em nossa trajetória até aqui.

Os empates definitivamente foram um obstáculo que tivemos por culpa minha mesmo, não estava conseguindo encontrar um meio-termo entre defesa e ataque e os resultados mostraram que esse limbo são justamente os empates, já que não jogávamos tão mal a ponto da derrota ser algo constante nem tão bem que a vitória estivesse sempre ao alcance. Mas conseguimos ajustar algumas coisas durante a temporada e aí o time embalou de vez. Minha ideia é buscar um esquema novo para a equipe, ainda mais agora que já conheço bem melhor o elenco.

Com certeza, a ideia por trás de tudo isso era alcançar a vaga na UEL pra consolidar nossas finanças. Estávamos precisando disso e agora vai vir uma graninha que, espero, possa ser uma nova constante em nossa história.

Em 26/10/2024 em 18:50, LC disse:

A temporada na Liga foi boa, mas essa "Gripe Empatite" lhe tirou pontos importantes.Ainda bem que tinha a Copa para compensar. Boa sorte na sequência.

Pois é, eu concordo que a quantidade de empates tirou pontos importantes, mas é complicado trazer algumas peças fundamentais como foi o caso de Kaminski e Widlarz e eles demorarem um pouquinho para se encontrarem no time. Também faltou um pouco mais de ímpeto da minha parte, porque o nosso setor defensivo já era razoavelmente bom e decidi manter minhas fichas nessa consolidação dele em nosso esquema, acabou prejudicando um pouco. Mas durante a temporada encontramos o caminho das boas atuações e das vitórias convincentes, passei a conhecer melhor nossas peças e agora acredito que precisaremos montar um bom esquema tático pra próxima temporada. Valeu, LC!

Em 28/10/2024 em 14:09, Carlos Magno22 disse:

Curioso para ver o desempenho da equipe na Europa League agora.

Eu também estou, ainda mais agora que encontramos a vocação de nossos principais jogadores. A tendência é buscar um novo esquema, um pouco mais coeso, pro time ficar bem equilibrado tanto defensiva quanto ofensivamente. Sem contar que teremos alguma graninha para investir em contratações, então vamos ver como as coisas acontecem.

• 2 semanas atrás...
Postado

Breve atualização: oi, pessoal. Estou em vias de fazer minha qualificação de mestrado e por isso estou sem muito tempo para passar por aqui e comentar nas histórias dos amigos e ainda menos para atualizar a nossa caminhada com o Polonia Warszawa. Aviso que ainda estou animado e sigo jogando enquanto faço meus preparativos, só falta mesmo as atualizações. Acredito que depois do dia 22 já estarei com tudo ok e devo trazer a atualização com o que fizemos na pré-temporada.

Um abraço a todos e até logo! :)

Postado

Como leitor, particularmente, gostei do Polonia Warszawa perdendo o título por pouco. Foi no detalhe. Contudo, seria injusto ficar no quase e acabou premiado, e merecidamente, com o título da Copa da Polônia contra um adversário forte. Parabéns pela conquista.

Que corra tudo bem com o eventos relativo ao mestrado.

• 2 semanas atrás...
Postado
Spoiler
Em 11/11/2024 em 19:31, GG. disse:

Como leitor, particularmente, gostei do Polonia Warszawa perdendo o título por pouco. Foi no detalhe. Contudo, seria injusto ficar no quase e acabou premiado, e merecidamente, com o título da Copa da Polônia contra um adversário forte. Parabéns pela conquista.

Que corra tudo bem com o eventos relativo ao mestrado.

É verdade, foi por pouco mesmo. Alguns engasgos que ocorreram no começo da temporada acabaram sendo determinantes pro título não ficar em nossas mãos. É um tanto quanto angustiante chegar tão perto e não conseguir, mas eu prefiro olhar pelo lado de que nós conseguimos uma arrancada impressionante para quase tirar um título garantido do Pogon, afinal reduzimos a vantagem deles de 8 pontos para apenas 2 no final. Foram escolhas que fizemos, sobretudo mandando um time misto contra o Kraków às vésperas da final da Puchar Polski. No final, a arrancada foi recompensada com uma vaga à Liga Europa e estou bastante satisfeito com isso, porque nos cálculos que fizemos era um único jogo que precisaríamos jogar bem para conquistar uma vaga na Liga Europa ou 9 jogos impecáveis para conquistar o título e a vaga na Champions League.

Felizmente deu tudo certo e vamos para a sequência do save :)

* * * * *

Eu tô um pouquinho adiantado na temporada porque joguei por um tempinho em off enquanto escrevia e preparava os trabalhos da minha vida acadêmica. Este post vai ficar um pouco longo porque são muitas coisas que aconteceram na virada da temporada que valem uma menção por aqui. Vou optar por dar uma ênfase maior apenas em algumas partidas, as demais vou colocar os links para o resultado apenas; mas mesmo assim, ainda vai ficar bem grande a atualização. Risos 

0---banner2c8409b43a7dab9e8.png
Polonia Warszawa: mais que um clube

20 de dezembro de 2027 – por redação

O principal reforço do Polonia Warszawa para a próxima temporada foi a renovação de Piotr Kaminski até 2030, em negociações tranquilas que rapidamente foram resolvidas. Junto da renovação, a Federação Polonesa de Futebol também divulgou os novos rankings de reputação e o KSP deu um belo salto no cenário doméstico, fruto do excelente trabalho realizado pela diretoria em conjunto com a comissão técnica da equipe; buscando dar as condições de trabalho adequadas para Kaminski seguir com seus afazeres no clube e visando retornar aos tempos áureos do Polonia Warszawa, a diretoria também anunciou a melhoria no setor de scouting juvenil visando captar bons jovens para as categorias de base da equipe. Uma boa notícia, mas que não é tão boa assim pelo momento em que chegou, é que a Polônia ganhou uma nova vaga para disputa da UEFA Champions League a partir da próxima temporada - fazendo com que a frustração da torcida do KSP pelo impressionante arranque na disputa pelo título que culminou com o vice-campeonato do clube acabasse por se alastrar na base de torcedores.

0c---expectativasc634866558beb3fd.jpeg

A diretoria do clube aproveitou o final do recesso entre as temporadas para divulgar as expectativas mínimas para a temporada, o que causou certo estranhamento na torcida do clube por considerarem que o time tem capacidade de superar confortavelmente elas. Porém, rapidamente, o presidente, Grégoire Nitot, decidiu apaziguar os ânimos e explicar as motivações por trás delas: "É natural que depois de ótimas campanhas que temos feito nos últimos anos a torcida tenha exigências maiores, o próprio Piotr comentou comigo sobre as expectativas serem abaixo do que ele esperava, mas elas estão assim dispostas sob a perspectiva de organização de caixa. Do nosso balanço financeiro. É o mínimo que precisamos fazer para fechar a temporada com as finanças em ordem, sobretudo porque operamos a temporada passada em déficit. Tenho certeza que Piotr fará novamente um bom trabalho e superará tranquilamente as expectativas propostas", disse.

1---transf2012a7eed1cd4ecbd.jpeg
Transferências (parte 1 - virada de janela)

Logo na abertura da janela de transferências, o Polonia Warszawa se despediu de dois nomes que tiveram sua importância no elenco. Juan Román Zarza irá atuar pelo Piast Gliwice por €5 milhões e Valentin Amoroso irá para o Podbeskidzie Bielsko-Biala por €200 mil, ambos chegaram como peças de reposição para a saída de Auzmendi e serviram com muita classe a equipe, que agradece seus serviços e deseja boa sorte em seus novos clubes. As saídas deles ocorrem pelo fato do Polonia Warszawa já ter a reposição encaminhada desde o começo da janela. Já anunciado anteriormente, o ponta David Widlarz, de 22 anos, que estava emprestado pelo Bayer Leverkusen ao KSP e fez uma grande temporada com as nossas cores optou por prosseguir como jogador do clube após o encerramento de seu contrato com o clube alemão. Para dar amplitude ao setor de construção de jogadas, o meia Ivan Saranic, de 24 anos, chega sem custos ao final de seu contrato com o Dinamo Zagreb; junto com ele vem o ponta Vilim Gec, de 22 anos, nos mesmos moldes. Kajetan Szmyt, antigo desejo de Kaminski para as pontas, assinou com o KSP após o encerramento de seu contrato com o Pogon Szeczecin. Encerrando as transferências capturas ao final de contrato com outros clubes, o experiente zagueiro Stratos Svarnas, de 29 anos, desembarcou em Varsóvia ao término de seu contrato com o Rakow Czestochowa.

Visando o futuro da equipe, o Polonia Warszawa foi buscar o jovem goleiro Diego Duque, de 19 anos, junto ao Deportivo Cali (COL) por €110 mil; vindo do Górnik Zabrze, outro zagueiro desembarca na equipe após a saída de Matt Anderson para o Stal Mielec - trata-se de Dawid Szwiec, de 20 anos, que chega por €2,5 milhões mais cláusulas que podem ascender até €4 milhões. O jovem lateral esquerdo Gonzalo Valderrama, de 22 anos, que também pode atuar como zagueiro chegou do Racing Club (ARG) pelo valor de sua cláusula de rescisão estimada em €1,6 milhão. Além dele, a jovem promessa da defesa Calvin Barelli, que pertencia ao Vitória, desembarcou em Varsóvia por €350 mil - também o valor de sua cláusula de rescisão.

1k---milik9d06eb1333735f8b.jpeg

O grande nome contratado para esta temporada, que todos acreditavam ser o Widlarz, é ninguém menos do que o experiente centroavante Arkadiusz Milik, que perdeu espaço no Feyenoord e aceitou atuar pelo Polonia Warszawa com o maior salário do elenco e o clube holandês aceitou €500 mil para liberá-lo. Com o intuito de preencher uma lacuna na lateral direita, o setor de observações indicou Marko Bjekovic, de 26 anos, que estava sem contrato após não ter renovado com o Vojvodina (SRB). Por fim, o KSP decidiu buscar, por empréstimo, o jovem atacante brasileiro com nome de craque, Thierry Henry, de 20 anos, que pertence ao São Paulo até o final da temporada. O jovem possui cláusula de compra estipulada em €2,2 milhões, valor de sua cláusula de rescisão com o clube brasileiro, e será avaliado de perto por Kaminski. 

Uma das perdas mais consideráveis - e curiosas - da temporada foi a saída do jovem Jake Griffths, que havia sido sondado pelo Derby County. O departamento de futebol repassou o contato para o treinador, que decidiu enviar uma contraproposta muito elevada com o intuito de manter o jovem, que iria ganhar espaço nessa temporada, e o clube inglês acabou aceitando. Dessa vez nem chegou a passar pelo crivo do treinador, já que Nitot aceitou de uma vez a proposta, que se transformou na maior venda efetuada pelo KSP. Outro jogador que recebeu uma excelente proposta foi o volante Michal Rosiak, que é um dos pilares na equipe de Kaminski. Os €13 milhões por 70% de seu passe agradou ao presidente, que aceitou sem consultar o treinador. Contudo, Kaminski decidiu se reunir com Nitot para rejeitar a proposta por Rosiak ser um jogador fundamental para o funcionamento do sistema tático do Polonia Warszawa e da última vez que algo assim ocorreu, quando da venda de Auzmendi, o time sofreu bastante para se reencontrar com a boa forma e, assim, Rosiak permanecerá no Polonia Warszawa. Com uma saída recorde neste nível, o Polonia Warszawa conseguiu bater recorde também em transferências recebidas, com um montante total de €23,5 milhões.

1r---elenco75f5bcd49d3993bc.jpeg

Com as transferências realizadas pelo clube nesta temporada, assim ficou o elenco do Polonia Warszawa para 2027/2028. Um plantel bem sólido, com boas alternativas aos jogadores considerados titulares e a imprensa acredita que o KSP tem um ótimo potencial para alcançar coisas boas nesta temporada, colocando a equipe como 4º lugar em sua previsão.

2---jogos80c9f8df983175b3.jpeg

O começo da temporada não podia ser melhor para o Polonia Warszawa, que tem se mostrado uma equipe extremamente consistente e letal com uma defesa bastante sólida. A abertura da temporada foi o jogo da Superpuchar Polski contra o Pogon Szczecin em que o KSP dominou as ações e levantou o título pelo placar de 3x1. Na sequência começou a maratona continental na caminhada do clube tentando chegar à fase de liga da UEFA Europa League. O primeiro adversário já era complicadíssimo: os turcos do Besiktas e fora de casa ainda por cima. O jogo de ida acabou sendo bastante estudado, com o Polonia Warszawa buscando manter a posse de bola para evitar o perigo dos donos da casa, mas acabou que o empate em 0x0 foi algo que trouxe contentamento aos comandados de Kaminski.

2b---vBesiktas2ELa41d7affa854638a.jpeg

O jogo de volta, contudo, foi inexplicável. Uma partida extremamente parada no tempo regulamentar, com o domínio de posse de bola por parte do Polonia Warszawa tentando cozinhar o adversário, poucas finalizações no gol. O tempo regulamentar encerrou com um novo 0x0 e na volta para a prorrogação ficou evidente que o Besiktas entrou em desespero e começou a atacar de forma frenética, com Kaminski buscando reagir às mudanças e trabalhar transições rápidas. Eis que aos 101 minutos, os turcos se lançam ao ataque com quase todos os 11 jogadores e Szmyt consegue interceptar a bola. Rapidamente, fez um lançamento para Goodrum, que estava antes da linha do meio de campo, o americano recebeu, na intermediária, driblou o goleiro (!!!) que lá estava e finalizou de longe para abrir o placar. Daí em diante o KSP buscava manter o controle da posse de bola, sempre tentando contra-ataques rápidos já que o Besiktas se lançava inteiro ao ataque. Aos 112 minutos, Goodrum devolve o favor a Szmyt após cobrança de escanteio do Besiktas que o goleiro adversário foi para a área. O ponta conseguiu avançar e tranquilamente finalizar para a meta que não tinha goleiro para ampliar o placar. No lance seguinte, o Besiktas sai de vez pro tudo ou nada, Rosiak rouba a bola no meio de campo, avança com ela e, na saída do goleiro, passa para a entrada da área, de onde vinha Pila que, com o goleiro deslocado, só teve o trabalho de empurrar para o gol. Dois minutos depois, Söyüncu tenta sair jogando mas perde a bola para Szmyt que ajeita e bate colocado na gaveta para fazer 4x0. Novamente, mais dois minutos depois, o mesmo zagueiro erra - desta vez quem se aproveita é Pila - que faz exatamente o mesmo gol.

Spoiler

Este foi o jogo mais bizarro que eu já vi em todos esses anos jogando FM. Absolutamente tudo que eles podiam errar, eles erraram!

Classificados - e com moral - o sorteio colocou o Polonia Warszawa frente-a-frente com o Beitar Jerusalém e o primeiro jogo foi no Konwiktorska, transparecendo toda a elevadíssima motivação que o KSP tinha após a goleada contra o Besiktas. O time de Israel* não viu a cor da bola e contou com uma noite inspirada de seu goleiro para não sair com uma goleada nas costas. Ao final os 2x0 do Polonia Warszawa ficaram muito pouco para quem teve 27 finalizações com 10 no alvo e uma xG de 4.02. No jogo de volta os adversários até tentaram participar do jogo, mas Widlarz, aos 20 minutos, jogou um balde de água fria e Kaminski, aos 27, terminou com a graça da partida. Eles ainda chegaram a descontar, mas nada que causasse perigo à classificação. Final de jogo: Beitar 1 x 2 KSP.

Enfim, chegaram os play-offs para a fase de liga e o adversário seria complicado: o Olympiakos. A motivação, porém, estava em alta pois o KSP já havia batido o Besiktas, que é um adversário de nível semelhante, de forma contundente; no entanto os gregos decidiram não dar sopa para o azar e, em casa, conseguiram um bom resultado por 2x1 com o gol da vitória saindo aos 93 minutos de partida, em um escanteio. A derrota acabou colocando uma incógnita na cabeça de Kaminski, que teria a abertura da Ekstraklasa no final de semana e não poderia atuar com a força total contra o LKS Lodz - contudo, quando a torcida viu a folha de jogo, entrou em desespero. O Polonia Warszawa jogaria a abertura do campeonato com o time completo, apenas dois reservas foram escalados. O desespero foi aumentando quando o empate persistia no placar e vários titulares iam sendo sacados da partida para descansar. Mas Kaminski mostrou que suas cartas na manga renderiam frutos quando decidiu colocar Goodrum, que estava no banco, no lugar de Widlarz e deslocou Saranic para a ponta direita. O americano abriu o placar aos 82 minutos após bela jogada do croata pela direita. Na sequência, o croata ampliou, aos 93, com boa assistência de Bjekovic com um passe de infiltração furando as linhas defensivas do adversário e selou a vitória por 2x0.

2f---vOlympiakosEL2dee3f0189939e657.jpeg

Eis que era o momento do jogo de volta dos play-offs da Liga Europa. Time completo em campo e o jogo inicia com o KSP tomando o controle da posse de bola, como bem gosta de fazer. Aos 25 minutos Widlarz faz grande jogada pela ponta direita e efetua um cruzamento longo, que parecia sem destinação, mas encontra Lukowski do outro lado, à entrada da área, que, de primeira, pega na veia e marca um golaço para abrir o placar e aliviar o peso do Polonia Warszawa no jogo. O jogo que ia se aproximando da prorrogação precisava de uma nova cara, então Kaminski decide chamar seu novo amuleto - o croata Saranic - para substituir Goodrum. O meia croata mostra que tem estrela e em boa jogada pelo meio, percebe a infiltração de Lukowski e dá um passe na medida para o ponta bater firme no ângulo do goleiro adversário. Porém, momentos depois o KSP tomou um banho de água fria quando, em um escanteio, Vezo diminuiu e igualou o placar agregado. Mas ao melhor estilo de vingança possível, Saranic cobrou escanteio aos 90 minutos e o jovem Tumaszyk guardou para colocar o Polonia Warszawa na fase de liga da UEFA Europa League!

📰 Confira também: ⚽ KSP bate confortavelmente Radomiak Radom por 2x1
📰 Confira também: ⚽ Mistão do KSP bate Stal por 2x1
📰 Confira também: ⚽ Piast dificulta, mas Milik garante a vitória do Polonia Warszawa
📰 Confira também: ⚽ Com show de Goodrum, KSP bate Rakow por 3x0

2j---vTrencinff006b86a65461a8.jpeg

A abertura da fase de liga veio no Konwiktorska contra um adversário relativamente tranquilo, o Trencin (SVK). O Polonia Warszawa fez um jogo sólido e deu azar com algumas oportunidades, mas conseguiu sair com os três pontos por conta do gol feito por Lukowski aos 29 minutos de jogo. Porém nem tudo são flores e o atacante Wiktor Kaminski acabou saindo lesionado após entrar no decorrer da partida. Uma perda e tanto para o KSP [eu não me recordo quanto tempo ele ficou de fora, mas perdeu alguns jogos]. O segundo jogo da Liga Europa seria contra o HJK (FIN) e Milik, substituindo o lesionado Kaminski, abriu o placar logo aos 17 minutos. Aos 48, os finlandeses empataram, mas foram corteses o suficiente para devolver a dianteira do marcador com um gol contra aos 64. Aos 79 Pila ampliou e decretou a vitória por 3x0.

📰 Confira também: ⚽ Em jogo apático, KSP empata com Górnik Zabrze em 1x1
📰 Confira também: ⚽ Após o empate com Górnik, KSP chega aos 19 jogos de invencibilidade na Ekstraklasa
📰 Confira também: 🔥 Diretoria aprova a compra do Konwiktorska - acordo deve sair até o final de 2028
📰 Confira também: 🔥 KSP irá gastar €700 mil para ampliar o Konwiktorska para 8200 lugares
📰 Confira também: 🗣️ Sem se adaptar à Polônia, Barelli é liberado para passar um mês no Brasil
📰 Confira também: 🗣️ Correm rumores de que Nitot pretende vender o Polonia Warszawa
📰 Confira também: 🖋️ KSP anuncia parceria com Bijelo Brdo (CRO)
📰 Confira também: 🗣️ Sondado pelo Athletic Bilbao, Kaminski rejeita investida do clube basco

2---jogos6a2582d92bf5867e.jpeg

No mês de outubro as coisas começaram de vento em popa com uma boa vitória contra o Jagiellonia por 2x0, com uma sequência ainda melhor goleando convincentemente o Lechia Gdansk por 6x1. Eis que era chegada a hora do clássico contra o Legia Warszawa e a motivação em alta rapidamente já baixou quando os rivais abriram o placar aos 18 minutos, porém Szmyt e Goodrum garantiram a virada por 2x1.

2d---vRheindorfUELba28851499c66013.jpeg

Para quem achou louco o jogo de volta contra o Besiktas no caminho para a fase de liga da UEL, o jogo contra o Rheindorf Altach (AUT) foi ainda mais movimentado. Aos 20 minutos de jogo a partida já estava 2x1 para o Polonia Warszawa, com os donos da casa abrindo o placar aos 2 minutos de jogo. Wiktor Kaminski teve o trabalho para empatar aos 7 minutos e virar aos 18. Aos 32 Goodrum ampliou e logo após, aos 36, Bjekovic foi expulso da partida, deixando o KSP com um jogador a menos e aí a bagunça começou. Ao apito final da partida o jogo se encerrou com o placar de 5x4 para o Polonia Warszawa que, com um a menos, mostrou combatividade e se manteve 100% na fase de liga. 

📰 Confira também: ⚽ KSP perde muitas chances mas bate Pogon por 1x0
📰 Confira também: ⚽ KSP não sente dificuldades contra adversário frágil e avança na Puchar Polski
📰 Confira também: ⚽ KSP não toma conhecimento do Slask Wroclaw e vence por 3x0
📰 Confira também: ⚽ Um atropelo do Polonia Warszawa para bater Bielsko-Biala por 4x0
📰 Confira também: ⚽ KSP bate confortavelmente Maccabi Tel-Aviv por 5x2 fora de casa e segue 100% na UEL
📰 Confira também: ⚽ Salvo por um erro de pênalti do Lech, KSP empata em 1x1
📰 Confira também: ⚽ Após empate com Lech Poznan, KSP alcança a marca dos 26 jogos imbatível na Ekstraklasa

2l---vSportingUEL00e32f60764a676a.jpeg

Tudo parecia muito bonito na Liga Europa com o Polonia Warszawa levando todos os pontos em seus jogos até chegar um adversário complicado. O Sporting veio visitar o KSP e fez uma exibição de gala sem dar nenhuma chance aos donos da casa e quebraram a sequência invicta polonesa na competição. Após a derrota para o Sporting na Liga Europa, o Polonia Warszawa viu sua invencibilidade de 26 jogos cair após ser derrotado pelo Zaglebie Lubin por 2x1, numa exibição de gala de Cyprian Popielec, que foi um dos principais alvos do KSP na janela de transferências de julho. Mas não deu nem tempo de sofrer com a perda da invencibilidade porque logo na sequência o KSP se reencontrou com a vitória ao bater o Chrobry por 2x0 na Puchar Polski. Porém, na sequência, visando preservar os jogadores para o duelo da Liga Europa, o Polonia Warszawa foi enfrentar o Kraków fora de casa com um time recheado de reservas e teve uma atuação irreconhecível, com apenas 3 finalizações (1 no alvo), mas acabou dando sorte ao empatar por 0x0.

2q---vWolfsburgCP5c3c47a5c9ba851c.jpeg

A torcida do Polonia Warszawa foi para o duelo contra o Wolfsburg bastante apreensiva, já que a última vez que o clube enfrentou uma equipe deste nível sofreu uma derrota incontestável. Porém, desta vez, as coisas acabaram sendo facilitadas após a expulsão de Maximilian Arnold aos 25 minutos do primeiro tempo e com uma bela atuação de Milik, o KSP venceu os alemães por 2x1. O último jogo do ano foi contra o Widzew Lodz, no Konwiktorska, em que o Polonia Warszawa comandado por Milik não tomou conhecimento do adversário e o goleou por 4x1.

3---classificacao360251cfe7046e20.jpeg
Classificação Completa | Estatísticas de Jogadores

Com a coletividade sendo um dos principais fatores do Polonia Warszawa nesta temporada, o time vem sendo liderado por Bryce Goodrum e suas ótimas atuações no terço ofensivo de campo. Desta vez, ao contrário dos anos anteriores, o clube conseguiu uma excelente arrancada no campeonato e soma 39 pontos após 16 partidas, tendo 5 pontos a frente do Zaglebie Lubin, que vem em segundo lugar. Fechando a conta das vagas continentais vemos Legia Warszawa, Lech Poznan e Pogon Szczecin ganhando distância dos demais adversários, enquanto Górnik Zabrze e Kraków fazem campanhas muito abaixo do esperado na Ekstraklasa.

4---clas-UEL2ca73c51af3ddc2f.jpeg
Classificação Completa

Já na Liga Europa, que é o grande foco da temporada, o Polonia Warszawa segue muito bem entre os oito primeiros lugares, já assegurando pelo menos os play-offs e com chances de alcançar diretamente uma vaga nas oitavas. Outro grande destaque é o Hajduk Split, que lidera invicto a tabela e o Feyenoord que apesar de estar em 7º lugar, também segue invicto. Quem está muito mal na competição é a Atalanta que ocupa a 24ª posição, a última que leva aos playoffs e corre o risco de perder a vaga.

5---elenco036d590abafc81a7.jpeg

O grande destaque da temporada até aqui, para a surpresa de muitos, é o lateral Marko Bjekovic, que veio para compor o elenco e acabou assumindo o posto de titular. Junto dele, Kajetan Szmyt é outro nome que chegou recentemente para brigar por vaga no time titular e sempre que acionado representa muito bem o time em campo. Por fim, outro jogador que chegou - este já mais badalado - acabou se destacando por aproveitar bem as oportunidades já que seu titular tem perdido alguns jogos em consequência de algumas lesões. Arkadiusz Milik tem feito uma grande temporada substituindo Wiktor Kaminski quando necessário e tem recebido algumas oportunidades, também, na vaga de Goodrum.

7---proximos-jogosed7a8cf49315a0d7.jpeg

O Polonia Warszawa voltará aos gramados oficialmente no dia 20 de janeiro quando visitará o Estádio do Dragão para enfrentar o Porto. Fechará o mês recebendo o Slavia Praga para decidir se conseguirá a vaga direta nas oitavas de final da Liga Europa ou terá que passar pelos play-offs. Na Puchar Polski o Polonia Warszawa terá pela frente um adversário que vem querendo elevar a disputa ao nível de rivalidade - o Zaglebie Lubin já eliminou o KSP em oportunidades anteriores, perdeu o título da Puchar para o KSP na última temporada e nessa vem disputando o título da Ekstraklasa. Tem tudo para ser um grande duelo na Zaglebie Arena.

• Herr Jones mudou o título para KSP Polonia Warszawa – em busca da hegemonia polonesa (23/11)

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...