Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eleição do Save do Mês

Posts Recomendados

Postado

Ouro: United we'll retake Manchester - Danut
Prata: Projeto Nacional - Tsuru
Bronze: O canto do Galo-Carijó: Tupi Football Club - marciof89

Postado

8wSAzf7NFKAY_5nmSxLT_cy7U6Q3966k24sr-8Zj

Olá,

Sejam bem-vindos a mais uma apuração das eleições do Save e Leitor do Mês.

SAVE DO MÊS

Nessa edição contamos com 14 votantes. Obrigado a todos que deixaram seu voto!

OURO - O canto do Galo-Carijó: Tupi Football Club - @marciof89 - 17 pontos
(2 ouros, 4 pratas, 3 bronzes)

PRATA - United we'll retake Manchester - @Danut -  16 pontos
(4 ouros, 1 prata, 2 bronzes)

BRONZE -  Ypiranga: em busca da glória inalcançada - @Leonardo Moreno - 11 pontos
(3 ouros, 1 prata, 0 bronze)

4º - Uma só Nação - Henrique M. - 6 pontos (0 ouro, 3 pratas, 0 bronze)
5º - Projeto Nacional - Tsuru - 5 pontos (1 ouro, 1 prata, 0 bronze)
6º -
Aleksey Romanoff: A ascensão do Viúva Negra - LC - 5 pontos (1 ouro, 1 prata, 0 bronze)
7º - Nous sommes corses - vinny_dp - 4 pontos (1 ouro, 0 prata, 1 bronze)
8º - O Céu é o Limite - MitoMitológico - 4 pontos (1 ouro, 0 prata, 1 bronze)
9º -
Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Damien Devereaux - Herr Jones - 4 pontos (0 ouro, 1 prata, 2 bronzes)
10º - SC Jaraguá - O rugir do Leão do Vale - Ari Cesar - 3 pontos (1 ouro, 0 prata, 0 bronze)
11º - Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - CCSantos - 3 pontos (0 ouro, 1 prata, 1 bronze)
12º - Alessandro Del Piero - Craque fora de campo - EduardoSofiate - 2 pontos (0 ouro, 1 prata, 0 bronze)
13º - Steve Park - Da Escócia para a eternidade - Vannces - 2 pontos (0 ouro, 0 prata, 2 bronzes)
14º - Projeto Pentágono v2 - Johann Duwe - 1 ponto (0 ouro, 0 prata, 1 bronze)
15º -
La ¡Cantera de Héroes! - Bruno Trink - 1 ponto (0 ouro, 0 prata, 1 bronze)

Após conseguir um segundo lugar em seu mês de estreia, o autor marciof89 agora leva sua história ao lugar mais alto do pódio. Apesar do pouco tempo de atividade na área, ele parece estar conquistando os leitores com o desenvolvimento de um clube menor de terras brasileiras. Em votação bastante apertada, a história do Tupi Football Club ficou na frente com 2 ouros, 4 pratas e 3 bronzes, somando 17 pontos.

Logo atrás, temos a história "United we'll retake Manchester". O sofrimento do clube inglês atraiu o maior número de medalhas de ouro, mas acabou ficando na segunda colocação ao somar 16 pontos - 4 ouros, 1 prata e 2 bronzes. É a terceira vez da história no pódio, já tendo vencido em junho de 2017 e ficado com a prata em janeiro de 2018. Para o autor Danut, este é o 9º pódio.

Completando o pódio, temos a estreia de Leonardo Moreno entre os premiados. A história "Ypiranga: em busca da glória inalcançada" apresenta semelhanças com os dois outros integrantes do pódio: assim como a história do Tupi, é a primeira do respectivo autor na área. Assim como a história do United, apresentou bastante sofrimento aos leitores. Mas o clube vem agora em um momento de crescimento, e a história também cresceu em nossa eleição, levando 3 ouros e 1 prata - totalizando, assim, 11 pontos.

LEITOR DO MÊS

O prêmio de Leitor do Mês contou com apenas um voto a menos do que o Save do Mês, um bom índice de participação. Agradecemos aos 13 membros que também deixaram seu voto nessa categoria. 

Leitor do mês - @MitoMitológico e @baltazar - 4 votos

2º - Vannces - 3 pontos
3º - Henrique M. e Tsuru - 1 ponto

Dois veteranos do fórum conquistaram o carinho da torcida nesse mês, dividindo entre si o prêmio de Leitor do Mês. Ambos passaram algum tempo menos ativos na área, mas já haviam vencido a eleição no passado. O leitor MitoMitológico foi vencedor em maio de 2015, enquanto que o leitor baltazar já conquistou a taça em três oportunidades - a primeira delas em dezembro de 2014. Logo atrás deles, temos o membro Vannces, que por pouco não levou seu primeiro prêmio.

PERGUNTAS

Realizado o anúncio dos resultados das eleições, o tópico ficará aberto até o dia 12 para comentários e perguntas, que devem ser postadas no tópico seguindo o modelo abaixo:

Pergunta ao Save do Mês: nome do membro

Qual a sensação de vencer o Save do Mês?

Pergunta ao Leitor do Mês: nome do membro

Como você se sente ao ser eleito o Leitor do Mês?

Qualquer membro da área pode enviar a suas perguntas para os autores das três histórias do pódio e para o leitor vencedor. Não há limite de perguntas por membro.

Agradecemos a todos os membros que colaboraram para a realização dessa edição e contamos com a participação de vocês para as próximas atividades da área.

Att
Moderação "Profissão: Manager"

Postado

Pergunta ao Leitor do Mês: @MitoMitológico

Parabéns pelo prêmio e pelo retorno à área. Quando você chegou ao fórum e ao PM, você passava a impressão de ser atabalhoado e até um pouco "sem noção". Contudo, esse tipo de comportamento parece ter ficado para trás. O que provocou essa mudança?

Pergunta ao Leitor do Mês: @baltazar

Parabéns pela indicação como LdM. Sua participação na área é bastante irregular. Quando está compartilhando um save faz questão de acompanhar muitos tópicos da área, mas quando não está compartilhando desaparece dela. Quais os motivos para participações tão díspares?

Postado
8 horas atrás, ggpofm disse:

Parabéns pela indicação como LdM. Sua participação na área é bastante irregular. Quando está compartilhando um save faz questão de acompanhar muitos tópicos da área, mas quando não está compartilhando desaparece dela. Quais os motivos para participações tão díspares?

Obrigado.

Verdade, infelizmente tenho esse problema de nem sempre estar ativo no fórum.

A explicação pra isso acho que já até cheguei a falar aqui. A vida fora do mundo virtual as vezes aperta e ai não tem como conciliar as horas de jogo e postagens com os afazeres que surgem. Além disso, eu tbm tenho outros hobbies, e apesar do FM ser um dos que mais gosto, ele exige mais tempo e dedicação do que os outros, principalmente se eu resolver postar, como ocorre em boa parte das vezes, pois eu até jogo sem fazer algum post no fórum, mas acabo jogando poucas temporadas, e postar aqui me anima jogar mais temporadas pois eu posso ver tudo que passei, tenho os comentários dos leitores, e tbm to sempre em contato com outros saves da PM, o que dá aquela motivação que a gente precisa pra levar o save adiante.

Daí que entra o pq de eu participar mais ou não do fórum. O que ocorre é que quando não estou podendo jogar muitas horas de FM, acabo evitando de entrar sempre no fórum, pois como já falei aqui, ler os saves da área me motiva a jogar FM e tbm querer postar. Tipo, começo a ler um save de alguém, vejo ele tendo sucesso ou até msm passando alguma dificuldade, e o "vício" começa a voltar, aquela vontade de jogar e postar surge de uma maneira que não conseguimos nem nos conter mais, os pensamentos começam a ficar na cabeça a ponto de vc só pensar nisso o dia todo, e ai que vem o problema, quando não estou podendo jogar muito esse jogo e ainda postar, é pq realmente n estou podendo pois tenho coisas mais importantes pra fazer, além de ter alguns hobbies ocasionais, e ai se eu deixar o "vicio" me vencer, vou acabar deixando de fazer algo que preciso ou goste e ai mais pra frente poderia me trazer problemas, daí acabo preferindo evitar um pouco de sempre estar ativo na área pra n ter esse problema de querer postar.

Porém sempre que surge algum tempo, por exemplo, um feriado ou um final de semana em que to sem nada pra fazer, acesso o fórum e leio todas as histórias pra não perder a vontade de jogar um save por mais tempo no FM sem postar. Só que acabo n comentando pois se n iria me acostumar a postar no fórum novamente,  e ai já viu né, ficaria com ainda mais vontade de jogar, e por consequência acabaria não conseguindo deixar de postar o save aqui pra galera, e se eu não tiver tempo pra fazer isso, ai acabo ficando com a vida corrida pra cumprir as atividades que tenho, jogar e ainda postar aqui.

Enfim, o maior problema de eu participar ativamente no fórum, é que eu sempre levo ao extremo, acompanho e comento todo os saves da PM, participo das atividades, e também acabo querendo fazer um tópico pro meu save, e assim vou precisar me dedicar mais ao FM, jogar regularmente e tal, pois quando não estou postando, as vezes fico dias sem tocar no jogo, mas quando tenho um tópico que precisa ser atualizado, tento jogar pelo menos um pouco todo dia pra não ficar muito atrasado com a postagem e ai acabar desanimando com o tópico e por consequência o save. Uma coisa é vc ficar 1-2 dias sem jogar, agora 1 semana sem encostar no jogo acaba fazendo com que a motivação com o save diminua drasticamente, não é atoa que quando não estou postando aqui, acaba acontecendo muito isso, jogo 1-2 dias várias horas sem parar, dou um intervalo de alguns dias, e as vezes animo e volto a jogar, mas tem vez que fico tanto tempo sem mexer no FM que não volto a jogar o save de novo.  E postar evita muito isso pois sempre me dedico ao máximo pra n deixar o topico parado muito tempo, e só quando surge algo que não tenho controle que acabo encerrando o tópico, e ai fico bem chateado quando isso acontece.

Eu só voltei agora pq até o fim do ano sei exatamente o que vai acontecer na minha vida, claro, imprevistos acontecem, mas ai eu já estou ciente disso e tbm entra pra conta das horas q posso me dedicar ao jogo. O problema é que a longo prazo eu não sei se a rotina irá se manter, por exemplo, ano que vem, será que dará pra me dedicar ao jogo e ao fórum como estou me dedicando agora, entende? Isso é complicado. Agora uma coisa é certa, deixar o fórum pra sempre vai ser difícil, pois sempre surgem períodos em que to com a "vida mansa" se é que me entende. ? Daí tenho tempo pra jogar e postar, e ainda fazer outras coisa que gosto. Se eu pudesse contar sempre com isso, ai sim, seria uma beleza. ^^

PS: Respondi a pergunta e acabei esquecendo de agradecer aos que votaram em mim para o leitor do mês. Muito obrigado.

Quanto ao @MitoMitológico que empatou comigo. Parabéns, vc tem sido bem ativo na PM, sempre que entro vejo vários tópicos com um comentário seu. Bem bacana, pois como autor tbm fico feliz de ver um comentário seu no meu save. 

Os que não ganharam o leito do mês, foi por detalhes, pois muitos votaram em pessoas diferentes, o que mostra como a área esta com vários membros ativos, e isso é bom.

Aos ganhadores do Save do mês, meus parabéns, com certeza mereceram esse titulo, pois realmente são saves no qual devemos nos inspirar.

Os que não ficaram no pódio tbm não deixam de ser inspiradores, pois cada save traz um conteúdo diferente que acaba agregando muito a área, e assim não deixam de ser importantes pra todos nós que jogamos FM.

Postado

Já comentei lá no meu save, mas gostaria de agradecer novamente os votos que meu save recebeu nesta votação do mês. É gratificante pra mim ter alcançado a posição máxima numa área que tem tantos saves ótimos de autores igualmente ótimos, muitos desses que me inspiraram a estar aqui. O que mais me surpreende é que o meu save não teve a maior quantidade de ouros, mas foi lembrado por quase todos que votaram. Obrigado galera! Que o Tupi continue divertindo a todos vocês! ?

Aproveitando o espaço, vou fazer minhas perguntas logo hahaha.

Pergunta ao Save do Mês: @Danut

Primeiramente, parabéns por estar no pódio dessa edição! Rapaz, a gente que acompanha o seu save já está acostumado ao termo "danutar", que já dominou toda a área e já tem até descrição filosófica feita pelo Leonardo. O uso dela deixa o seu save até mais leve quando retrata os tropeços da equipe. Mas você leva numa boa esse "termo", ou ele te irrita as vezes? E quanto ao seu save em si, tirando o "Meninos de Milão", acredito que seja um dos mais antigos daqui da área. Você já chegou a enjoar dele, daquele tipo que pega ranço de não querer nem olhar pro FM, ou você encara com naturalidade os percalços que encontra no caminho?

Pergunta ao Save do Mês: @Leonardo Moreno

Parabéns pelo pódio Leonardo, não vou cansar de dizer que sua saga foi uma das que me inspirou a escrever na área e não por menos, é uma das que eu mais curto seguir por aqui. Porém eu tenho sentido em ti um certo "cansaço" com o save, talvez por ter sido rebaixado para a Série C depois de ter chegado a Série A. Você sente que está empurrando com a barriga o save, ou você ainda tem se divertido bastante com ele?

Parabéns pelo título de leitor do mês! No mês passado ficou por um fio de ganhar e lembro de ter dito que tinha se esforçado para vencer (até senti um pouco de culpa por ter vencido ?), mas dessa vez tu conseguiu e imagino que você esteja muito feliz quanto a isso. Pra você, quais são as maiores dificuldades de se manter sempre relevante neste aspecto aqui na área? É muito difícil para você acompanhar os diversos saves da área? E quais os que mais te agradam por aqui?

Parabéns pelo título de leitor do mês balta! Comecei a frequentar a área na época que você tinha dado uma sumida daqui, e quando você voltou, rapidamente percebi que você é muito querido (e até famoso) na área. No entanto, te acho um cara "humildasso" e reparei que logo na sua volta, você fez questão de ler e comentar em praticamente todos os saves ativos da área, trazendo comentários relevantes para diversos deles, motivo qual me fez te indicar para o leitor do mês. Como você encara esse carinho da galera? E como você vê a área hoje, comparado com antes de você "sumir" daqui?

Postado
3 hours ago, marciof89 said:

Parabéns pelo pódio Leonardo, não vou cansar de dizer que sua saga foi uma das que me inspirou a escrever na área e não por menos, é uma das que eu mais curto seguir por aqui. Porém eu tenho sentido em ti um certo "cansaço" com o save, talvez por ter sido rebaixado para a Série C depois de ter chegado a Série A. Você sente que está empurrando com a barriga o save, ou você ainda tem se divertido bastante com ele?

É muito massa saber que uma saga pequena como a minha foi inspiração de um save massa como é o teu. Teu save é um dos que mais gosto de acompanhar aqui, por ser com time brasileiro, por estar bem emocionante nos acontecimentos e por ser bem contado.

Tem sido uma montanha russa de sentimentos com relação ao save; teve momentos em que estive muito animado (como na temporada que o time chegou às quartas da Copa do Brasil) e teve momentos de extrema frustração (como na queda pra Série C). Na última temporada que narrei - que o time ficou em 7º na Série B - me diverti bastante. Foi muito bacana jogar e contar aqui porque fiz coisas diferentes do que sempre fiz no jogo, graças às dicas de todo mundo (principalmente do @Tsuru). Não me senti nem um pouco frustrado mesmo tendo perdido a chance de ter subido de divisão. Mas às vezes acaba batendo a frustração no jogo, às vezes por causa do jogo mesmo, às vezes por causa de problemas pessoais e o jogo acaba sendo uma válvula de escape. Então, respondendo a pergunta, tenho me divertido às vezes e tenho empurrado com a barriga às vezes. Eu suponho que o que motivou tua pergunta foi o último post, mas esse post foi um erro honesto; eu pensei em tentar não entediar o leitor, não quis demonstrar que eu estava entediado com o save. 

Postado

Pergunta ao Save do Mês: @marciof89

Parabéns pela vitória e também pelos agradecimentos que você fez no seu tópico. Vejo muitos agradecimentos às pessoas que votaram, mas poucos agradecendo aos que leem o save, que na realidade são, na minha opinião, os que dão sustentação a ele. Estamos em um momento com muitos saves sendo postados, mas também como muitos saves sendo criados e abandonados a seguir. Como novato, o que você pode dizer sobre o que aprendeu sobre a dinâmica de jogar e postar na área? O que você aprendeu sobre ela nesse pouco tempo de PM?

Parabéns por mais essa indicação ao pódio do SdM. Você já bateu seu recorde de temporadas jogadas, mas também manifestou desânimo em várias oportunidades por conta das dificuldades enfrentadas. Jogar apenas com a categoria de base do próprio clube não é moleza. Compartilhe conosco quais são as perspectivas do save para o futuro. Você ainda sonha com a ascensão do FCU até a Prmier League? Ou você acha que o destino dele será permancer nas divisões mais baixas do futebol profissional inglês? Você acha que o save está próximo do fim? Ou ainda acha que tem muito gás para romper as dificuldades da Football League e subir as divisões?  Quando começou o save esperava tantas dificuldades ou achava que teria uma caminhada longa, mas não tão atribulada? 

Postado
18 horas atrás, marciof89 disse:

Parabéns pelo título de leitor do mês balta! Comecei a frequentar a área na época que você tinha dado uma sumida daqui, e quando você voltou, rapidamente percebi que você é muito querido (e até famoso) na área. No entanto, te acho um cara "humildasso" e reparei que logo na sua volta, você fez questão de ler e comentar em praticamente todos os saves ativos da área, trazendo comentários relevantes para diversos deles, motivo qual me fez te indicar para o leitor do mês. Como você encara esse carinho da galera? E como você vê a área hoje, comparado com antes de você "sumir" daqui?

Obrigado.

Eu só tenho que agradecer a todos pelo apoio, pois eu nem me vejo um cara famoso, sou apenas um membro do fórum que ama o FM como vários outros, além de que existem membros que contribuem muito mais que eu, com conteúdos diversos, táticas, gráficos, enfim, como jogar melhor o FM e deixar o game ainda melhor. Eu normalmente comento mais na PM, pois como já falei antes, é o que me motiva a não parar de jogar e a postar aqui, pois as histórias contadas pelo usuários são sempre ótimos ingredientes para um save no FM.

Então eu encaro esse carinho do pessoal como uma forma de agradecimento, por eu sempre me dedicar nos saves que posto, além de também nunca deixar de acompanhar os saves de outros autores da PM, sempre fazendo um comentário quando possível ou pelo menos dando um positivo no post pra mostrar que eu estive ali. Acredito que esse seja o grande motivo de eu ser sempre lembrado, pois quando estou com um tópico ativo, não deixo de participar da área como um todo, fazendo de tudo para estar presente em todas as atividades como leitor e autor da PM.

Quanto a forma que vejo a área hoje comparada a antigamente. Bom, não da pra deixar de levar em consideração os vários fatores que fazem a PM ficar ou não movimentada. Primeiro que é normal ter períodos de muita movimentação e outros com pouca, normalmente lançamento de novas versões aumenta bastante o número de saves e acesso, tbm tem a época pós último patch/db de inverno. Outra coisa é que a cada ano que passa, os membros das antigas vai envelhecendo, tanto q quando fiz minha conta tinha apenas 18 anos, e já estou indo pra 25, daí chega uma idade que o pessoal precisa priorizar os compromissos na vida, deixando o tempo de FM cada vez menor e assim o acesso ao fórum, tanto que tem muitos membros antigos que não vejo mais aqui, inclusive já fizerem grandes saves que acompanhei e comentei.

Enfim, eu sinto falta de alguns autores da PM, sempre traziam ótimos saves, mas o tempo limitado acabou prejudicando a participação no fórum. Porém se eu for comparar o número de saves hoje, bem como a participação dos membros como leitores, fazendo comentários e tal, acredito que esteja na "média", pode não estar dentro das melhores épocas com mais movimentação, mas no minimo está melhor do que nas eṕocas que tem muito pouca movimentação, tanto de autores como leitores. Agora na questão de conteúdo e qualidade dos tópicos, está igual pra mim, pois apesar de um tópico com extrema qualidade gráfica, uma história fictícia muito legal, etc ser muito bacana de ver, eu foco mais no FM em si, daí não tem tópico ruim nesse sentido, desde claro, esteja legível e que todos no fim foquem no seu save, se é que me entende, porque como sempre falo, a motivação que procuro ao participar mais da área vem do fato de ao ver outras pessoas passando dificuldades ou conseguindo grande feitos no jogo, acabar tendo a mesma sensação do autor e com isso ficar mais feliz ao jogar FM.

Basicamente é isso que acho. E tbm quero lhe agredecer pelo voto como leitor do mês, fico feliz que minha participação está boa a ponto de conseguir conquistar/compartilhar esse título com outro membro.

Postado
18 horas atrás, marciof89 disse:

Primeiramente, parabéns por estar no pódio dessa edição! Rapaz, a gente que acompanha o seu save já está acostumado ao termo "danutar", que já dominou toda a área e já tem até descrição filosófica feita pelo Leonardo. O uso dela deixa o seu save até mais leve quando retrata os tropeços da equipe. Mas você leva numa boa esse "termo", ou ele te irrita as vezes? E quanto ao seu save em si, tirando o "Meninos de Milão", acredito que seja um dos mais antigos daqui da área. Você já chegou a enjoar dele, daquele tipo que pega ranço de não querer nem olhar pro FM, ou você encara com naturalidade os percalços que encontra no caminho?

Valeu ^^

Rapaz, ótima pergunta essa sobre o danutar. Eu levo na boa sim. Nunca nem me ocorreu que pudesse incomodar até tu perguntar, na verdade ? Nem lembro mais com certeza como ele surgiu, acho que foi o @Ademare que criou. Sei que achei muito engraçado, e acabei adotando ele pra mim. E pelo visto o resto do pessoal da área também gostou e adotou.

Enfim, como disse, nunca tinha nem ocorrido pra mim que pudesse ser motivo de irritação. Acho legal. O que me irrita só é quando eu faço dessas no FM, espero que um dia o termo passe a não fazer sentido dentro dos meus saves. Mas aí não tem nada a ver com o termo, e sim com o desempenho da minha equipe no FM só mesmo.

Sobre o save, tem vários saves com a mesma idade praticamente. O do @vinny_dp e o do @Henrique M. são um pouco mais antigos, o do @Tsuru e o do @CCSantos tem umas duas semanas a menos de vida. Acho até curioso que tenha tanto save criado entre fevereiro e abril do ano passado e que ainda estão ativos. Acho que ninguém quer ser o primeiro a encerrar o seu ?

Agora, quanto ao que tu perguntou... Olha, já enjoei sim, mais de uma vez. Tanto que passei um tempão longe do save ali por fevereiro ou março desse ano (se não me engano, não fui conferir certinho a data). Tem momentos onde eu sinto que não tô progredindo, e dá vontade de largar tudo. Mas aí tem outros onde eu vejo aquele jogador que eu venho cuidando desde o primeiro ano da base fazendo um jogo sensacional, ou aquele cara que eu achei que não ia dar em nada de repente virando titular e sendo importante na temporada do time, e daí dá vontade de continuar.

Sobre os percalços, é claro que a gente se incomoda quando as coisas não correm da maneira esperada. Em especial, me incomoda quando eu não consigo ver uma saída - as últimas temporadas tão sendo bem cansativas nesse aspecto, com a equipe tendo dificuldades pra achar forma de jogo e tal. Mas também sei que é normal que as coisas demorem, então tento não me incomodar muito com isso. Mas incomoda, sim.

Ultimamente tenho jogado bem menos do que em outras épocas. Parte disso é por um certo cansaço quando as coisas parecem não estar indo para a frente. Mas a maior parte acho que nem é pelo FM mesmo, é mais porque eu tenho dedicado bastante do meu tempo de jogo a jogar Path of Exile, que é um jogo que eu curto muito. Daí acho que mesmo se tivesse em outro save não ia jogar mais, não.

1 hora atrás, ggpofm disse:

Parabéns por mais essa indicação ao pódio do SdM. Você já bateu seu recorde de temporadas jogadas, mas também manifestou desânimo em várias oportunidades por conta das dificuldades enfrentadas. Jogar apenas com a categoria de base do próprio clube não é moleza. Compartilhe conosco quais são as perspectivas do save para o futuro. Você ainda sonha com a ascensão do FCU até a Prmier League? Ou você acha que o destino dele será permancer nas divisões mais baixas do futebol profissional inglês? Você acha que o save está próximo do fim? Ou ainda acha que tem muito gás para romper as dificuldades da Football League e subir as divisões?  Quando começou o save esperava tantas dificuldades ou achava que teria uma caminhada longa, mas não tão atribulada? 

Obrigado ?

Acho que essa tua pergunta reflete uma preocupação que tu já tinha com o save lá atrás, né? Lembro de tu falar que dava a impressão de que eu jogaria até chegar em um nível intermediário e iria parar. E olha, pra ser sincero, eu não sei se tu não tem razão. Mas não exatamente pelos motivos que tu apontava anteriormente.

Uma questão fundamental em relação ao futuro do save é o avanço das categorias de base, e o possível bug do FM16. Acho que é possível estabelecer o time na terceira divisão com as categorias de base do jeito que estão. É difícil, mas possível. Acima disso, porém, não vejo como viável. A diferença de nível entre os meus melhores jogadores e qualquer perna de pau de uma equipe da parte superior da terceira divisão é grande demais, não acho que seja possível (ao menos com meu nível de conhecimento de FM) derrotar consistentemente essas equipes. Só mesmo com um aumento no nível dos meus jogadores.

Então esse é um fator. Não consegui chegar a uma conclusão definitiva sobre a situação, se meu save tá sendo afetado por esse tal bug ou não. Acho que a única forma de ver é levando o clube ao limite do que é possível com as estruturas atuais, e aí ver se o jogo permite melhorar essas estruturas ou não. Se não permitir, vai chegar o momento que eu vou ter que me dar por vencido.

Agora, imaginando que essa parte não tenha problemas, eu acho que o save ainda vai longe. Acho que vai demorar, tanto em tempo de jogo quanto em tempo real. Não tenho jogado no mesmo ritmo de outras épocas, e não acho que vá voltar a jogar. Então pode ser que leve muito tempo ainda. Mas também não tenho vontade de jogar outros saves no FM. Não é aquela coisa de "cansei desse save, deixa eu começar outro". É mais que minha relação com o FM tá mais lenta ultimamente. Mas acho que da forma como está ainda consigo levar ela por muito tempo.

Mas o principal é mesmo essa questão de saber se é possível avançar ainda. Acho que estamos bem perto do limite com as coisas do jeito que estão. Sei que dá pra subir de divisão - o desempenho da equipe sem encontrar uma tática que funcione mostra que encaixando o sistema dá para ir pra League One sim, e dá pra ficar por lá. Mas muito mais do que isso não vejo como possível com esse elenco atual. Se daqui a pouco eu jogar cinco ou seis temporadas e sentir que absolutamente não saímos do lugar e que já estou fazendo o máximo que eu posso, daí fica complicado continuar. Até agora acho que ainda não chegamos nisso, mas acredito que na League One esse ponto possa chegar.

Sobre as dificuldades, não esperava tantas não. Eu sabia que seria uma caminhada muito longa, mas errei em duas coisas. Primeiro, imaginava que seria uma caminhada mais linear. Achava que a equipe teria um avanço claro, indo um pouco melhor a cada ano, e não que seria essa confusão de subidas e descidas que tá sendo até agora. Claro, o fato de ter recomeçado com uma equipe com jogadores contratados e ter que ir substituindo eles com homens da base fez diferença. Mas mesmo depois que a equipe se tornou inteiramente da base, ainda sofremos revezes maiores do que eu esperava. A outra coisa é que achava que seria mais fácil evoluir a estrutura do clube. Pensei que conseguiria manter sempre a equipe no mesmo nível dos adversários, por conta dos avanços de estrutura, e não é isso que tá acontecendo. É preciso vencer com elencos abaixo dos adversários, para só depois vir a melhoria de estrutura que vai te colocar naquele nível. E daí pra avançar de novo é a mesma coisa. Isso eu subestimei mesmo.

Postado

Primeiro parabéns pelo prêmio de save do mês, o Tupi está fazendo história e só o FM para possibilitar isso. Gostaria de saber, com os objetivos traçados com o time mineiro, se considera estar concretizando os objetivos no tempo ou se algo muito rápido ou lento está acontecendo nesse processo até o momento, ou seja, era isso que esperava ou está achando mais complicado ou demorado do que imaginava?

Parabéns pela saga histórica na inglaterra, sua luta é muito interessante de acompanhar, pois tem todos os ingredientes que envolve um clube menor em sua luta por lugar mais alto no país, principalmente em se tratando de objetivos que levam em consideração o desempenho contra os arqui rivais.
Conhecendo os objetivos que você traçou e as dificuldades enfrentadas, o que te motivou a se manter no clube até o momento?

Parabéns por nos presentear com uma saga na qual o clube tenta a todo custo sair das "garras" dos grandes do estado e se firmar como um grande no país. Acha que pode atingir lugar mais alto do que o traçado no objetivo do save? Ou no caso de atingir o que planejou, pretende continuar na luta por crescimento ou terminará somente o que planejou inicialmente?

Parabéns pelo prêmio de Leitor do mês. Que tipo de história você mais gosta de acompanhar na área? Ou depende do desenvolvimento de cada um durante as postagens?

Pergunta ao Leitor do Mês: @baltazar Como o prêmio foi dividido em primeiro, vou usar a mesma redação (e pergunta) feita ao MitoMitológico.
Parabéns pelo prêmio de Leitor do mês. Que tipo de história você mais gosta de acompanhar na área? Ou depende do desenvolvimento de cada um durante as postagens?

Postado
4 minutos atrás, Vannces disse:

Parabéns pela saga histórica na inglaterra, sua luta é muito interessante de acompanhar, pois tem todos os ingredientes que envolve um clube menor em sua luta por lugar mais alto no país, principalmente em se tratando de objetivos que levam em consideração o desempenho contra os arqui rivais.
Conhecendo os objetivos que você traçou e as dificuldades enfrentadas, o que te motivou a se manter no clube até o momento?

Antes de responder a pergunta, só um detalhe: postagens inteiramente em negrito são desagradáveis de ler, e proibidas pelas regras do fórum, conforme o item 2.10. Editei o post tirando o negrito, mas cuida da próxima vez, tá?

Sobre a pergunta, olha, acho que minha maior motivação é a cabeça-dura e teimosia, mesmo ? Minha última história na área antes dessa é uma que eu tenho uma certa dor no coração até hoje, porque me dediquei demais a ela, passei horas e horas procurando materiais para cada um dos posts, mas acabou que dentro de campo as coisas não correram tão bem e fui demitido na quinta temporada. E isso acabou fazendo com que ela fosse menos valorizada do que poderia ser. Então quando comecei a história do FC United eu não queria acabar da mesma forma novamente. Acabou que enfrentei muitas dificuldades - e ainda enfrento -, bem mais do que imaginava. Mas eu não quero que a história tenha o mesmo fim daquela outra, de ser algo que eu sinta que me dediquei muito, que acho que ficou bem legal, mas que o peso do "ficou pelo caminho" acabou ofuscando o resto.

Claro que só disso não se vive, porém. Eu me motivo também porque jogar com a base é legal. Porque tu vê os jogadores ficando muito tempo no clube, e isso é legal. Recentemente deixei sair um jogador que passou dos 16 aos 32 anos no clube. Tenho jogador que tá batendo nos 500 jogos de liga pela equipe. Em outros saves é muito difícil ver uma coisa dessas. E é muito legal acompanhar toda essa trajetória do jogador. Também acho legal quando tem algum jogador que eu acho que não vai dar em nada, e de repente o cara entra no time principal por falta de opções, vai bem, e acaba assumindo um papel importante. Ver esse crescimento dos jogadores é muito legal.

Postado
43 minutos atrás, Danut disse:

Antes de responder a pergunta, só um detalhe: postagens inteiramente em negrito são desagradáveis de ler, e proibidas pelas regras do fórum, conforme o item 2.10. Editei o post tirando o negrito, mas cuida da próxima vez, tá?

Puxa, Danut, desculpe pelo ocorrido! Foi uma falha impensada. Antes de fazer as perguntas, eu as digitei no bloco notas para depois inserir cada pergunta direcionada a cada autor. Depois copiei o tópico "pergunta ao Save do mês" e colei, este estava em negrito e acabou virando uma miscelânea de frases em negrito e outras não. Optei por colocar tudo em negrito para manter um padrão. Padrão esse, sem me lembrar, totalmente desnecessário e desagradável como você disse. Por essa razão agradeço pela correção e por me alertar quanto a esse grande equívoco. Valeu mesmo!

Postado
7 minutos atrás, Vannces disse:

Puxa, Danut, desculpe pelo ocorrido! Foi uma falha impensada. Antes de fazer as perguntas, eu as digitei no bloco notas para depois inserir cada pergunta direcionada a cada autor. Depois copiei o tópico "pergunta ao Save do mês" e colei, este estava em negrito e acabou virando uma miscelânea de frases em negrito e outras não. Optei por colocar tudo em negrito para manter um padrão. Padrão esse, sem me lembrar, totalmente desnecessário e desagradável como você disse. Por essa razão agradeço pela correção e por me alertar quanto a esse grande equívoco. Valeu mesmo!

Sem estresse, só cuidar da próxima vez mesmo.

Uma coisa que pode ajudar quando tu for colar coisas é usar o colar sem formatação. Quando tu cola algo já aparece na parte de baixo aqui do espaço de resposta uma linha dizendo "você colou conteúdo com formatação ...", daí é só clicar ali na parte do limpar formatação que ele volta ao padrão do fórum.

Postado (editado)

Me perdoem pela demora para comentar por aqui, é que a vida é tão corrida e os saves se atualizam tão rapidamente que tive que tirar um tempo para comentar aqui.

Primeiramente, eu gostaria de agradecer á todos os votos que "O Céu é o Limite" recebeu na eleição do "Save do Mês". Estou surpreendido com os resultados, não esperava que fosse lembrado por aqui. Não deu pra pegar um pódio, porém a concorrência é assim mesmo. Um save comum como o meu não costuma atrair a atenção do leitores. Mas mesmo assim obrigado novamente ao @thyagocda, pelo Ouro, e ao @LC, pelo bronze, e não só á eles, mas á todos que comentam e acompanham o save. Que o save continue melhorando á cada mês!

Gostaria de agradecer também, imensamente, ao baltazar, ao thyagocda, @DiogoHernandes e ao @Vannces, que votaram em mim na eleição de "Leitor do Mês", com 4 votos, no qual fui um dos ganhadores, o que me deixa ainda mais agradecido pelo voto de vocês. Mesmo sendo um título dividido, com que tenho a honra de compartilhar com o balta, eu fico muito feliz. É muito gratificante ser lembrado como um bom leitor por aqui, pois é muito difícil dedicar um bom tempo para ler tantas histórias boas aqui na área, e é bom ver esse esforço sendo recompensado. Só quero dizer que da próxima vez quero receber meu prêmio sozinho kkkkk(com todo respeito ao Balta), pois já ganhei um em 2015 e ele foi dividido também. Brincadeiras á parte, eu deixo aqui o meu Muito Obrigado.

Mas claro, vou retribuir, e dar os meus parabéns também ao @baltazar, que empatou comigo. Você está sendo muito ativo na área, mal retornou por aqui, e já começou com tudo, sempre comentando em vários tópicos, seus comentários são muito bons e me inspiro muito neles para comentar também. E valeu pelos parabéns, agradeço pelos elogios, pois não é fácil comentar em vários tópicos em tão pouco tempo. É bom saber que você fica feliz de ver um comentário meu no seu save, fico muito feliz com isso, e digo o mesmo á você, fico feliz de ver que está comentando e acompanhando a minha saga. E como não poderia esquecer, parabéns também aos outros votados no "Leitor do Mês", como o Vannces, @Henrique M. e @Tsuru, espero que continuem comentando por aqui, quanto mais gente lendo e comentando, melhor. E olhe que estou sentindo falta de 2 ou 3 bons leitores aqui na área, e vocês sabem quem são...

Queria dar meus parabéns também aos ganhadores do "Save do Mês", que participaram do pódio. Especialmente ao @marciof89 que venceu, e mostrou que muitas das vezes não é a medalha de ouro que decide a eleição, e sim a prata, ao @Danut e ao @Leonardo Moreno, que completam o pódio. Merecem demais, pois vocês três estão com saves muito bons, realmente de qualidade, e certamente bons de se ler e inspiradores. Aos que não ficaram no pódio, tendo votos ou não, parabéns também. Não deixam de ser bons saves, pelo contrário. É que realmente a concorrência é grande e é difícil escolher "três" para vencer. Espero que continuem nessa pegada, quem sabe vocês conseguem algo melhor na eleição de Maio? Até porque aqui na área tem o costume do pódio do "SdM" mudar muito de mês para mês.

Que a área melhore a cada dia mais! Viva o Profissão:Manager!

Em 02/05/2018 at 20:49, Danut disse:

Dois veteranos do fórum conquistaram o carinho da torcida nesse mês, dividindo entre si o prêmio de Leitor do Mês. Ambos passaram algum tempo menos ativos na área, mas já haviam vencido a eleição no passado. O leitor MitoMitológico foi vencedor em maio de 2015

Legal essa curiosidade. Sou um "semi-veterano", estive aqui por um tempo em 2015, e em 2016 também. Em 2017 passei um tempo fora, creio que estava desanimado com o feedback do pessoal na época, pois tive dois saves aqui não consegui empacar, e sempre pelo fato de que eu quase sempre falava alguma m*rda aqui no fórum(mesmo que não-proposital), sem falar no fato de que em parte de 2017 eu fiquei sem PC, e lógico, sem FM. Mas ainda assim, no meu início por aqui, tinha conquistado um "LdM" uma vez. Lembro bem, e foi empatado de novo, se eu não me engano empatei com o LC e o @Andreh68, que na época tinha um bom save nas últimas divisões russas, com o Uralan, recomendo lerem(eu acho que ainda tem a saga no "Histórias Memoráveis" ou no "Recanto", se eu não me engano).

"Simbora" pras perguntas:

Em 03/05/2018 at 09:20, ggpofm disse:

Parabéns pelo prêmio e pelo retorno à área. Quando você chegou ao fórum e ao PM, você passava a impressão de ser atabalhoado e até um pouco "sem noção". Contudo, esse tipo de comportamento parece ter ficado para trás. O que provocou essa mudança?

Obrigado, Gilson. Sim, exato, quando cheguei por aqui, cheguei muito "empolgado" e quis fazer uma grande contribuição na área. Acabou que de vez em quando, eu parecia atrapalhado, desajeitado e precipitado, tanto pra comentar, quanto para postar meu save(que era com o Allejo de treinador, se eu não me engano kk). Volta e meia eu falava alguma m*rda, mesmo que não-propositalmente(até hoje as vezes kkk um dia desses eu comentei algo aqui na boa vontade e acabei levando negativo porque meu comentário acabou mal-interpretado, pois pelo jeito que escrevi dava a entender outra coisa). 

Ainda bem que esse comportamento mudou. Mas enfim, o que provocou essa mudança, defino simplesmente em uma palavra: "amadurecimento", meu caro. Eu entrei aqui muito jovem(com se de 2015 pra hoje fosse muito tempo kkk), e eu era muito imaturo. Devo ser um dos caras mais jovens dessa área, então eu meio que sou quase um "pivete"(mas claro, sou bem mais que um pivete.) diante de todos aqui, que já são "pais de família" e etc. Em 2015 eu era um adolescente. Com certeza devo ter idade até pra ser seu filho kkk

Então é mais ou menos isso, a diferença de 2015, pra hoje, é que sou um cara bem mais velho, e bem mais maduro, e isso reflete em minhas atitudes. Valeu!

Em 04/05/2018 at 18:49, marciof89 disse:

Parabéns pelo título de leitor do mês! No mês passado ficou por um fio de ganhar e lembro de ter dito que tinha se esforçado para vencer (até senti um pouco de culpa por ter vencido ?), mas dessa vez tu conseguiu e imagino que você esteja muito feliz quanto a isso. Pra você, quais são as maiores dificuldades de se manter sempre relevante neste aspecto aqui na área? É muito difícil para você acompanhar os diversos saves da área? E quais os que mais te agradam por aqui?

Valeu, Marcio! Pois é, dessa vez conseguir te vencer kkk Brincadeiras á parte, nem precisa se culpar, aquele era seu mês mesmo. Finalmente veio a 2ª conquista e estou muito feliz com isso.

As maiores dificuldades de se manter comentando é que os saves se atualizam muito rápido. A cada 3, 4, 5 dias, vem atualização nova. E muitas vezes são vários saves att no mesmo dia! Então separo alguns pra ler, e tal, escolho os com att mais antiga, etc.. acho que essa é grande dificuldades. E comentar com gosto também, comentar por "rotina" fica chato e você se desanima. Enfim, é sim, muito difícil acompanhar tantos saves ao mesmo tempo. Ainda considero uma chance de separar 8, 9, 10 saves pra acompanhar e eliminar o resto, mas não me decidi ainda. Agradam-me bastante o do Jaraguá, da Base do Sucesso, do Uma só nação, do Tupi da Massa(que é o seu, sou mt puxa-saco né huahua) e o do Cannes. Ainda tem mais, mas lembrando de cara, gosto mais desses. A concorrência é gigante, peço desculpa aos outros que não citei kkk 

É só isso mesmo então, é nóis, man!

19 horas atrás, Vannces disse:

Valeu, Vannces! Olha cara, o tipo de história que eu mais gosto de acompanhar é o de "jogar e postar", aquele que relata o FM em si, e somente o necessário, apesar de antigamente preferir as fictícias(lembrei do @Jirimias agora, que sdds). Mas enfim, não tenho uma grande preferência, realmente vai depender muito de como cada um desenvolve o seu post. Gosto muito do save do Jaraguá, da Base do Sucesso, do Uma só nação, do Tupi da Massa e o do Cannes(e do Steve Park, que em partes parece com o save do @Herr Jones). Mas isso não significa que eu não goste dos demais, pois eles são muito bons tambem. Tmj!

Depois irei fazer umas perguntinhas aos outros jogadores... Pois eu comentei um textão... fiquei 1 hora escrevendo kkk

Editado por MitoMitológico
Postado

Parabéns novamente pelo 1º lugar no "Save do Mês"! Seu save existe á cerca de 3 meses e está numa ascensão muito rápida? Esperava isso? O save com o Tupi está num momento de crescimento, com o time começando a se estabilizar na Série A. Quais são suas expectativas para a sequência do save? Quais objetivos já foram atingindos e quais ainda faltam atingir?

Parabéns novamente pelo 2º lugar no "Save do Mês"! Seu save com o FC United passou por várias dificuldades, com um possível bug e várias "Danutadas". E isso em algumas vezes parece que te desmotivou e desanimou um pouco, especialmente no mês de março. É possível afirmar que se não fosse o fato de postar e compartilhar o save aqui, vendo várias pessoas comentando e elogiando o seu save, você teria abandonado o save? Será que se ele fosse em off, você tentaria manter ele por tanto tempo assim?

Parabéns novamente pelo 3º lugar no "Save do Mês"! Seu save com o simpático Ypiranga teve altos e baixos, mas finalmente as coisas estão voltando a se acertar. Enfim, não podemos esquecer que você aprendeu muitas coisas do FM durante a saga. O que esse save significou na sua evolução como treinador no FM? Em que aspectos você sente que evoluiu? O que você acha sobre os leitores darem dicas e sugestões táticas para quem está com um save ativo na área? Você acha que esses leitores poderiam fazer isso mais vezes?

Parabéns novamente pelo prêmio de "Leitor do Mês"! Eu sei que você curte ler praticamente todos os saves aqui, mas e aí, o que mais te chama a atenção num save? Quais saves aqui te dão a vontade de tentar fazer algo parecido no FM?

Postado
Em 05/05/2018 at 12:18, ggpofm disse:

Parabéns pela vitória e também pelos agradecimentos que você fez no seu tópico. Vejo muitos agradecimentos às pessoas que votaram, mas poucos agradecendo aos que leem o save, que na realidade são, na minha opinião, os que dão sustentação a ele. Estamos em um momento com muitos saves sendo postados, mas também como muitos saves sendo criados e abandonados a seguir. Como novato, o que você pode dizer sobre o que aprendeu sobre a dinâmica de jogar e postar na área? O que você aprendeu sobre ela nesse pouco tempo de PM?

Obrigado Gilson! É importante agradecer pelos votos recebidos, mas mais ainda a quem acompanha, já que o voto do mês só pode ser dado a 3 pessoas, muitos vão ter suas preferências e isso é natural e saudável. O importante é que elas marcam presença, seja comentando ou até só lendo. Tem pessoas que votaram em mim que raramente comentam no meu post e isso foi surpreendente.

Mas respondendo a sua pergunta, acho que a dinâmica é muito interessante. Eu nunca fui um jogador muito longevo no FM, geralmente 5, 6 temporadas e eu já abandonava o save e partia pra outro, mas muito disso por conta de jogar saves com o Vasco ou com outra equipe já mais consolidada, então a graça sumia rapidamente. Ao pegar um desafio mais consistente e postar aqui, reparei que fico bastante empolgado com ambos os processos. Eu acho divertido criar os textos e gráficos, e logo após postar, já quero jogar novamente pra ver as mudanças respectivas à última atualização. Além disso, muitos usuários fazem comentários interessantes que me forçam a pensar diferente e praticar algo novo, seja no save, seja na forma de contar a história. Hoje posso dizer que já tenho um padrão de postagem definido, assim como me considero um jogador de FM muito melhor por conta das dicas (tanto na minha história, quanto na dos outros). É legal ver tutoriais, alguns geralmente são sempre bem feitos ( @Henrique M. que o diga), mas eu acho o aprendizado aqui na área bem mais orgânico.

23 horas atrás, Vannces disse:

Primeiro parabéns pelo prêmio de save do mês, o Tupi está fazendo história e só o FM para possibilitar isso. Gostaria de saber, com os objetivos traçados com o time mineiro, se considera estar concretizando os objetivos no tempo ou se algo muito rápido ou lento está acontecendo nesse processo até o momento, ou seja, era isso que esperava ou está achando mais complicado ou demorado do que imaginava?

Obrigado Vannces!

Acredito que um objetivo do save tenha vindo até antes do tempo, o Campeonato Mineiro não era esperado na temporada em que eu o venci, mas foi gratificante riscar um objetivo da lista hahaha, quanto ao resto, considero natural a evolução do Tupi. Apesar dos resultados as vezes me irritarem, o resultado no fim das contas tem sido o esperado. A dificuldade é a mesma que eu imaginava no início do save, e até agradeço por isso, pois se fosse fácil demais, provavelmente eu enjoaria do save. As minhas projeções são de começar a disputar títulos de Copa do Brasil e/ou Brasileiro só pra daqui 3~4 temporadas. Atualmente o elenco ainda tem deficiências, hoje considero o Tupi um time bom demais para a Série B, mas razoável demais para a Série A.

2 horas atrás, MitoMitológico disse:

Parabéns novamente pelo 1º lugar no "Save do Mês"! Seu save existe á cerca de 3 meses e está numa ascensão muito rápida? Esperava isso? O save com o Tupi está num momento de crescimento, com o time começando a se estabilizar na Série A. Quais são suas expectativas para a sequência do save? Quais objetivos já foram atingindos e quais ainda faltam atingir?

Obrigado MM!

Respondi mais ou menos o mesmo para o Vannces, pois acredito que o crescimento do Tupi até então, tenha sido natural e o que eu imaginava quando comecei. O resultado em campo as vezes me irrita kkkk mas num contexto geral, chegamos onde chegamos nas previsões iniciais.

Os objetivos que já conquistei com o Tupi foram:

Subir para a Série B e depois para a Série A, conquistar pelo menos um Campeonato Mineiro e melhorar as finanças do clube (apesar deste último estar deixando a desejar).

Dentre os outros objetivos que faltam, acredito que "manter o time estável na Série A" e "classificar o time para a Libertadores" sejam os mais próximos, seguidos de "infraestruturas ao menos, de 3 estrelas", já que hoje ela está em 2,5 estrelas. Só o título nacional (Copa do Brasil e/ou Campeonato Brasileiro) que eu acho que vão demorar. Acho que eu preciso de mais umas 7 temporadas pra isso tudo se concretizar. Tenho pensado em criar alguns outros objetivos para o save, mas por ora vou me concentrar em conquistar os originais, pra depois pensar se aumento os objetivos ou se parto para um "spin-off" com esse save mesmo, uma ideia que me sugeriram anteriormente e que eu achei interessante.

Postado
7 hours ago, MitoMitológico said:

Parabéns novamente pelo 3º lugar no "Save do Mês"! Seu save com o simpático Ypiranga teve altos e baixos, mas finalmente as coisas estão voltando a se acertar. Enfim, não podemos esquecer que você aprendeu muitas coisas do FM durante a saga. O que esse save significou na sua evolução como treinador no FM? Em que aspectos você sente que evoluiu? O que você acha sobre os leitores darem dicas e sugestões táticas para quem está com um save ativo na área? Você acha que esses leitores poderiam fazer isso mais vezes?

Valeu!

Significou uma mudança tanto na forma de enxergar o jogo (FM) como na forma de enxergar o futebol em si. Como já falei em outras oportunidades, até alguns meses antes de começar o save, eu só fazia saves com o meu time do coração (o Inter). Essa era minha zona de conforto. Eu fiz um outro save com outros times antes de iniciar esse que estou contando aqui na área, mas ainda assim foi uma novidade muito grande pra mim nesse aspecto. Além disso, mais recentemente, passei a ver de forma diferente a construção do jogo em si. Antigamente eu jogava assim: olhava os atributos, as funções e as instruções táticas, decidia lá a meia dúzia de instruções que eu achava que daria certo basicamente no empirismo e mandava bala. Nos meus saves do Inter isso dava certo porque era basicamente um "meio" que eu já estava acostumado, já sabia o que ia dar certo. Essa abordagem não deu certo no save do Ypiranga, resultando em fracassos consecutivos. Por estímulo desses fracassos e principalmente do pessoal da área, passei a ler alguns guias, interpretar melhor a relação entre atributos e funções e principalmente pensar melhor a minha tomada de decisões no jogo baseada na lógica. Explicando melhor: passei a assistir de fatos as partidas com mais detalhes, vendo o que dava errado e a partir desse consumo de informações é que eu tomava as decisões sobre quais instruções e quais táticas se encaixariam melhor na equipe. Tudo isso usando como base o conhecimento do esporte e do jogo, adquirido através dos guias e do próprio fato de consumir o futebol com frequência fora do jogo. 

Como já está subentendido no parágrafo acima, acho que a interação dos leitores nos tópicos é a melhor coisa dessa área. Eu cresci tanto a partir das dicas e sugestões que todos deram no tópico, nas oficinas e até mesmo por mensagem privada... e também creio que a experiência que relatei no save certamente fez os leitores cresceram, ou pelo menos serviu de exemplo para seus próprios saves. Isso é muito massa e torço (e espero e estimulo todos) que continue dessa maneira, com muita troca de ideias. 

Postado
Em 05/05/2018 at 14:05, Vannces disse:

Pergunta ao Leitor do Mês: @baltazar Como o prêmio foi dividido em primeiro, vou usar a mesma redação (e pergunta) feita ao MitoMitológico.

8 horas atrás, MitoMitológico disse:

Parabéns novamente pelo prêmio de "Leitor do Mês"! Eu sei que você curte ler praticamente todos os saves aqui, mas e aí, o que mais te chama a atenção num save? Quais saves aqui te dão a vontade de tentar fazer algo parecido no FM?

Ambas as perguntas são bem parecidas, então vou responder as duas de uma vez.

Bom, eu não tenho um save ou tipo de história preferido, pois eu gosto de acompanhar todos pelo fato de serem diferentes mesmo, se todo save que eu entrasse fosse igual, não teria o porque de acompanhar todos. Daí cada um que eu leio me dá uma sensação nova durante a leitura, já que tem uns que ganham tudo, outros que passam aperto, uns que ganham aos poucos, tem o fato de uns trazerem algo além do jogo, como uma história, que tbm é legal de acompanhar, outros jogam de um maneira diferente, contratam diferente, jogam em países diferentes, enfim, são tantas maneiras de jogar que no fim juntando tudo acabo ficando muito motivado.

Quanto aos saves que me dão vontade de fazer algo parecido, eu diria que não tem como selecionar apenas 1, pois as vezes alguém trouxe algo diferente e fico interessado em tentar tbm, porém ai leio em outro save algo que daria pra fazer em conjunto, ou seja, poderia juntar as duas formas de jogar no meu save, entende? É por isso que eu gosto de ler todos os saves e não consigo definir qual é melhor ou pior, pois no fim acabo pegando um pouco de cada um pra poder criar um save no FM.

Só sei que a PM é uma fonte de inspiração para os meus futuros saves e justamente por isso que jamais deixarei de acompanhar todos os saves que passam por aqui.

Postado
23 horas atrás, MitoMitológico disse:

Legal essa curiosidade. Sou um "semi-veterano", estive aqui por um tempo em 2015, e em 2016 também. Em 2017 passei um tempo fora, creio que estava desanimado com o feedback do pessoal na época, pois tive dois saves aqui não consegui empacar, e sempre pelo fato de que eu quase sempre falava alguma m*rda aqui no fórum(mesmo que não-proposital), sem falar no fato de que em parte de 2017 eu fiquei sem PC, e lógico, sem FM. Mas ainda assim, no meu início por aqui, tinha conquistado um "LdM" uma vez. Lembro bem, e foi empatado de novo, se eu não me engano empatei com o LC e o @Andreh68, que na época tinha um bom save nas últimas divisões russas, com o Uralan, recomendo lerem(eu acho que ainda tem a saga no "Histórias Memoráveis" ou no "Recanto", se eu não me engano).

Tu empatou com eles dois mesmo.

Esse save do André acho que foi o que eu mais curti aqui na área quando comecei a frequentar. Achei ele muito legal, uma pena que acabou ficando pelo caminho. Por isso ficou no Recanto das Histórias mesmo, não foi para as Histórias Memoráveis.

10 horas atrás, MitoMitológico disse:

Parabéns novamente pelo 2º lugar no "Save do Mês"! Seu save com o FC United passou por várias dificuldades, com um possível bug e várias "Danutadas". E isso em algumas vezes parece que te desmotivou e desanimou um pouco, especialmente no mês de março. É possível afirmar que se não fosse o fato de postar e compartilhar o save aqui, vendo várias pessoas comentando e elogiando o seu save, você teria abandonado o save? Será que se ele fosse em off, você tentaria manter ele por tanto tempo assim?

Obrigado. Sobre a desmotivação, com toda a certeza. Acho que o mais longe que já fui jogando sem contar foram seis ou sete temporadas, coisa assim. Jamais teria saco de enfrentar um desafio como o que estou enfrentando se não estivesse contando aqui. Ter esse compromisso com os leitores - e a própria imersão a mais no jogo por estar contando o que acontece nele - ajuda muito na hora de manter o save firme e forte.

Hoje em dia nem consigo jogar uma temporada que seja em off, mas mesmo nos meus tempos de jogador offline não ia passar de três temporadas não (que é quando fui demitido do FC United, ia largar o save ali no máximo).

Postado
10 horas atrás, Danut disse:

Achei ele muito legal, uma pena que acabou ficando pelo caminho. Por isso ficou no Recanto das Histórias mesmo, não foi para as Histórias Memoráveis.

Não só por isso, né? Afinal, existem saves "completos" que não se tornam memoráveis e outros "incompletos" que se tornam memoráveis.

Postado
29 minutos atrás, ggpofm disse:

Não só por isso, né? Afinal, existem saves "completos" que não se tornam memoráveis e outros "incompletos" que se tornam memoráveis.

Hmm, verdade. Não quis dizer que esse é o único critério, mas acabou parecendo assim. Era no sentido de lembrar que essa questão pesou bastante no relatório feito sobre o save.

Postado
14 minutos atrás, Danut disse:

Hmm, verdade. Não quis dizer que esse é o único critério, mas acabou parecendo assim. Era no sentido de lembrar que essa questão pesou bastante no relatório feito sobre o save.

O relatório é só a visão do relator, que pode ou não coincidir em parte ou integralmente com as demais opiniões dos comissários. Como não sabemos como os demais comissários avaliaram o save, pois só sabemos os votos deles, não há como determinar que a questão do save "incompleto" "pesou bastante". Pode ser que sim, pode ser que não. Sendo assim, nesse caso, eu penso que a única coisa que é possível afirmar é que tanto o relator, como os demais comissários (não lembro se foram todos) concordaram que o save deveria permanecer no Recanto. ?

Postado
13 minutos atrás, ggpofm disse:

O relatório é só a visão do relator, que pode ou não coincidir em parte ou integralmente com as demais opiniões dos comissários. Como não sabemos como os demais comissários avaliaram o save, pois só sabemos os votos deles, não há como determinar que a questão do save "incompleto" "pesou bastante". Pode ser que sim, pode ser que não. Sendo assim, nesse caso, eu penso que a única coisa que é possível afirmar é que tanto o relator, como os demais comissários (não lembro se foram todos) concordaram que o save deveria permanecer no Recanto. ?

Bom, foi o que falei no post que tu citou, que pesou bastante no relatório feito. Já disse que tu tá certo quanto ao jeito que falei no post anterior.

• 3 semanas atrás...
Postado

dimT5L6f5PnpBs9KRcpaViKqcRU9v8UCnR9gQ__wGJKi9MHD_C0vgK1uAHBJX1GfcD7kaHY2gtceFw4tmwLY1-C1Jykg3OyyQJex2DveU3C1i_oCeM6tB4epZdldQxEkAIQYbbfuK5Y01XWZRtL3ddvX4X3KiOmbTormCMtQlPzwO84r3AZCYaYen5FseuZ5vNwgg6N8Uyt2_YM0GMMpm-606tQLqk3zxDk4018XqGbF-V5O0QfeIUVSBMpPXuEjkk5o74IuC64Nesihd9HGhaPgfmaa_COvZ9Ht2UB5G-kXHGcORERQtqgwE6B2wf3dLE4g0XzzOBS9RKqRxg0kOh34rG-tkBSB9LSiveQw-b06lbpRtsQQr9hwPuUex_bsMaVttx_s26-8dlbxVXBfqCtIZYfBc7FtW70uJOFPf-TjzSLHGxmyHeBoCGWBiVlm8MvbH_KKATaYJub1O_7c8ibIHjYjP5IOWHCzhmGr_5ocnUFglyvKV5IiTis65p8X_V67b98DfsLD7t0lpywPo52j0xVx3cnsSKX_T5-qwwxvbYPojUySj1KNr7gmjKQAScdSrN27RdRgFwZngdQSBaUcVWAuR6s-unINcZycIYzyL8d5uGBJI9I4Wx4FShcIwkUakWlj4ZWRJ_aeew4nNDoXRW9X6Ek=w600-h100-no

Eleição do Save do Mês - Maio/18

Esta é a votação referente ao mês de maio de 2018. Vale lembrar que para participar um save precisa:

• Ter sido criado até o dia 01/05/2018;
  • Estar aberto no início da votação;
  • Estar atualizado nos 15 dias anteriores ao dia do início da votação.

Final da votação: 01/06/2018, às 23h59. 

O período de votação só será prorrogado se houver algum problema técnico no fórum confirmado pela Administração e que tenha impedido algum usuário de votar.

REGRAS GERAIS

Como toda e qualquer votação, temos algumas regras e padrões para que ela funcione da melhor forma possível, evitando futuros desentendimentos e discussões desnecessárias:

Cada membro poderá escolher até três saves entre os candidatos aqui listados que mais lhe tenham agradado. Você deverá ordenar estes saves de acordo com o seu gosto, dividindo-os em OURO, PRATA e BRONZE.

Em suma, o seu voto deverá conter a seguinte estrutura:

Votos para o Save do Mês:

OUR - Título do save - Nome do autor
PRA - Título do save - Nome do autor
BRO - Título do save - Nome do autor

Não é permitido votar no próprio save em nenhuma das categorias (OUR, PRA e BRO). Caso isso ocorra, o voto será parcialmente anulado.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Cada voto recebido como OUR valerá três (3) pontos;

Cada voto recebido como PRA valerá dois (2) pontos;

Cada voto recebido como BRO valerá um (1) ponto.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Quantidade de ouros que um save receber;

Quantidade de pratas que um save receber;

Quantidade de bronzes que um save receber;

Tópico mais antigo.

OS VENCEDORES

O vencedor do mês será o save que obtiver a maior pontuação na contagem dos pontos;

Serão adicionadas as tags "ouro - save do mês", "prata - save do mês" e "bronze - save do mês" aos três saves melhores colocados na votação;

Todos os saves que estiverem encerrados no momento da apuração dos votos manterão seus prêmios.

OS CANDIDATOS

Ypiranga: em busca da glória inalcançada - Leonardo Moreno
O Céu é o Limite - MitoMitológico
Desenvolvendo uma Seleção - Henrique M.
Nous sommes corses - vinny_dp
United we'll retake Manchester - Danut
Projeto Nacional - Tsuru
O canto do Galo-Carijó: Tupi Football Club - marciof89
Steve Park - Da Escócia para a eternidade - Vannces
Projeto Pentágono v2. - Johann Duwe
Aleksey Romanoff: A ascensão do Viúva Negra - LC
Uma só Nação - Henrique M.
La ¡Cantera de Héroes! - Bruno Trink
Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - CCSantos
O Desafio Real - thyagocda
SC Jaraguá - O rugir do Leão do Vale - Ari Cesar
I Leoni Alati – DiogoHernandes
Desafio da Copa – jakofrildo
A Base do Sucesso - Araban Belediyespor Kulübü
Trójkolorowi - Reescrevendo a sua história

Lembre-se que a premiação do Save do Mês é um momento de confraternização dos participantes da área, por isso, esperamos que todos votem com consciência e não por amizade. Qualquer suspeita de manipulação e/ou adulteração poderá anular os votos dos usuários envolvidos. Qualquer erro, entre em contato com a moderação da área antes de votar.

LEITOR DO MÊS

O prêmio "Leitor do Mês" é uma forma de reconhecer a importância de membros que não se limitam ao seu próprio tópico - algumas vezes nem possuem um - e buscam participar de uma forma ativa em outros tópicos da área, valorizando as histórias de outros autores.

Qualquer membro pode participar da votação, não sendo necessário estar contando uma história na área. Em caso de empate, entre dois ou mais membros, eles serão declarados vencedores, já que o objetivo é reconhecer a importância de quem comenta os saves.

Para votar basta indicar o seu "Leitor do Mês" abaixo da votação para "Save do Mês", como no modelo abaixo:

Votos para o Save do Mês:

OUR - Título do save - Nome do autor
PRA - Título do save - Nome do autor
BRO - Título do save - Nome do autor

Voto para o Leitor do Mês:

Nome do indicado ao prêmio

Att.,
Moderação Profissão: Manager

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...