AllMight Postado 25 de Junho 2017 Denunciar Postado 25 de Junho 2017 OUR - United we'll retake Manchester - Danut PRA - Os doze trabalhos de Hércules - Jirimias BRO - Uma só Nação - Henrique M. Leitor do Mês: @Danut Citar
--------- Postado 25 de Junho 2017 Denunciar Postado 25 de Junho 2017 Votos para o Save do Mês: OUR - United we'll retake Manchester - DanutPRA - Nous sommes corses - vinny_dpBRO - Projeto Nacional - Tsuru Voto para o Leitor do Mês: Danut Citar
LC Postado 25 de Junho 2017 Denunciar Postado 25 de Junho 2017 Ouro - Nous sommes corses - @vinny_dp Prata - Uma só Nação - @Henrique M. Bronze - Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - @CCSantos Citar
#Vini Postado 25 de Junho 2017 Denunciar Postado 25 de Junho 2017 OUR - That's all about soccer - ggpofm PRA - United we'll retake Manchester - Danut BRO - Projeto Nacional - Tsuru Leitor do mês - ggpofm Citar
Tsuru Postado 26 de Junho 2017 Denunciar Postado 26 de Junho 2017 OUR - United we'll retake Manchester - @Danut PRA - That's all about soccer - @ggpofm BRO - A pequenez do gigante nórdico - @guigasparotto Leitor do mês - @Danut Citar
boblk Postado 26 de Junho 2017 Denunciar Postado 26 de Junho 2017 OUR - United we'll retake Manchester -@Danut PRA - That's all about soccer - @ggpofmBRO - Uma só Nação - @Henrique M. Leitor do Mês: @Danut Citar
Lucas Matías Postado 26 de Junho 2017 Denunciar Postado 26 de Junho 2017 OUR - That's all about soccer - ggpofmPRA - United we'll retake Manchester - DanutBRO - Uma só Nação - Henrique M. Leitor do Mês: ggpofm Citar
Iagotta Postado 27 de Junho 2017 Denunciar Postado 27 de Junho 2017 OUR - That's all about soccer - @ggpofmPRA - Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - @CCSantosBRO - Uma só Nação - @Henrique M. Citar
bruno introvertido Postado 27 de Junho 2017 Denunciar Postado 27 de Junho 2017 Save Do Mês: OUR - United we'll retake Manchester - Danut PRA - Nous sommes corses - vinny_dp BRO - That's all about soccer - ggpofm Leitor Do Mês: Danut Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 27 de Junho 2017 Vice-Presidente Denunciar Postado 27 de Junho 2017 OURO: A Base, A Liga - @thyagocda PRATA: Nous sommes corses - @vinny_dp BRONZE: Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - @CCSantos Leitor: @Lucas Matías Citar
GG. Postado 30 de Junho 2017 Denunciar Postado 30 de Junho 2017 Votos para o Save do Mês: OUR - United we'll retake Manchester - Danut PRA - Os doze trabalhos de Hércules - Jirimias BRO - Uma só Nação - Henrique M. Voto para o Leitor do Mês: Lucas Matías Citar
thyagocda Postado 1 de Julho 2017 Denunciar Postado 1 de Julho 2017 OUR - Uma só Nação - @Henrique M. PRA - Nous sommes corses - @vinny_dp BRO - Os doze trabalhos de Hércules - Jirimias Leitor do Mês: @Henrique M. Citar
Danut Postado 2 de Julho 2017 Denunciar Postado 2 de Julho 2017 Votos para o Save do Mês: OUR - Uma só Nação - Henrique M. PRA - Los Caballeros de la Noche – Johann Duwe BRO - That's all about soccer - ggpofm Voto para o Leitor do Mês: Lucas Matías Citar
Danut Postado 4 de Julho 2017 Denunciar Postado 4 de Julho 2017 Olá, Sejam bem-vindos a mais uma apuração das eleições do Save e Leitor do Mês. SAVE DO MÊS Nessa edição, contamos com a participação de 14 membros, um número bastante semelhante ao mês anterior. OURO - United we'll retake Manchester - @Danut - 22 pontos (6 ouros, 2 pratas, 0 bronze) PRATA - That's all about Soccer - @ggpofm - 15 pontos (3 ouros, 2 pratas, 2 bronzes) BRONZE - Uma só nação - @Henrique M. - 15 pontos (2 ouros, 2 pratas, 5 bronzes) 4º - Nous sommes corses - vinny_dp - 12 pontos (1 ouro, 4 pratas, 1 bronze) 5º - Cerro Corá: El Retorno del Potro de Luque - CCSantos - 7 pontos (1 ouro, 1 prata, 2 bronzes) 6º - Os doze trabalhos de Hércules - Jirimias - 5 pontos (0 ouro, 2 prata, 1 bronze) 7º - A Base, A Liga - thyagocda - 3 pontos (1 ouro, 0 prata, 0 bronze) 8º - Los Caballeros de la Noche - 2 pontos (0 ouro, 1 prata, 0 bronze) 9º - Projeto Nacional - Tsuru - 2 pontos (0 ouro, 0 prata, 2 bronzes) 10º - A pequenez do gigante nórdico - guigasparotto - 1 ponto (0 ouro, 0 prata, 1 bronze) Esta edição do Save do Mês teve como grande vencedor o membro Danut, com o save "United we'll retake Manchester". Embora o autor já tenha vencido a eleição do mês em quatro outras ocasiões, esta é a primeira vez que este save chega ao pódio. E a estreia entre os três primeiros se deu na liderança, com quatro ouros e duas pratas. Em segundo lugar, temos uma figurinha repetida. O save "That's all about Soccer" já havia sido segundo colocado no mês anterior. Agora o resultado se repete. Somando três ouros, duas pratas e dois bronzes, o autor ggpofm coloca seu save no pódio pelo terceiro mês seguido. Fechando o pódio, e com uma diferença mínima no critério de desempate em relação ao segundo colocado, temos o membro Henrique M., com o save "Uma só nação". O autor já frequentou o pódio do save do mês em diversas ocasiões, mas não o fazia desde julho de 2015. Agora, Henrique M. não apenas pode comemorar a volta ao pódio, como pode dizer que seu save foi o mais lembrado entre todos os participantes da votação - com dois ouros, duas pratas e cinco bronzes, o save recebeu nove votos no total. LEITOR DO MÊS O prêmio de Leitor do Mês contou com a participação de 12 membros. Leitor do Mês - @Danut - 5 2º - Lucas Matías - 3 votos3º - ggpofm - 2 votos4º - Messias Götze - 1 voto4º - Henrique M. - 1 voto Um dos dois vencedores do prêmio na edição passada, Danut agora ocupa sozinho o topo do pódio, com um voto a mais do que na última edição. Em segundo lugar, aparece o membro Lucas Matías, em sua primeira aparição entre os nomeados. Completando o pódio, o outro vencedor do mês passado, ggpofm. PERGUNTAS Realizado o anúncio dos resultados das eleições, o tópico ficará aberto até o dia 10 para comentários e perguntas, que devem ser postadas no tópico seguindo o modelo abaixo: Pergunta ao Save do Mês: nome do membro Qual a sensação de vencer o Save do Mês? Pergunta ao Leitor do Mês: nome do membro Como você se sente ao ser eleito o Leitor do Mês? Qualquer membro da área pode enviar a suas perguntas para os autores das três histórias do pódio e para o leitor vencedor. Não há limite de perguntas por membro. Agradecemos a todos os membros que colaboraram para a realização dessa edição e contamos com a participação de vocês para as próximas atividades da área. Att Moderação "Profissão: Manager" Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 4 de Julho 2017 Vice-Presidente Denunciar Postado 4 de Julho 2017 Fico feliz em ver o reconhecimento à minha história e ela ter sido a mais lembrada dentre as 3 primeiras. Parabéns ao Danut e ao ggpofm, que também tem excelentes histórias e fico honrado em dividir o pódio com eles. Parabéns também a todos os autores que tiveram suas histórias lembradas por aqui. Citar
Tsuru Postado 4 de Julho 2017 Denunciar Postado 4 de Julho 2017 Parabéns a todos os vencedores e ao Danut pelo prêmio de leitor do mês. Foi super merecido! Quero agradecer também a todos os que lembraram da minha história. Valeu gente! Citar
Danut Postado 4 de Julho 2017 Denunciar Postado 4 de Julho 2017 Bem, em primeiro lugar, como moderador, quero agradecer a todos que participaram da votação. Falando agora como autor e leitor, muito obrigado a todos que colocaram minha história entre as três primeiras do mês, ou que acharam que eu merecia a indicação como leitor. Fiquei muito feliz com ambos os prêmios. Tenho feito um esforço para acompanhar quase todos os saves da área frequentemente, e acho legal ver que as pessoas gostaram disso. No mais, tenho uma pergunta: Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Pelo que andei vendo, desde tua última indicação ao save do mês tu teve ao menos um ou dois outros saves. Agora volta ao pódio. A que atribui que tua história tenha sido nomeada agora? Acha que está fazendo algo diferente do que fez nos saves que não atingiram o pódio? Citar
GG. Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 Parabéns a todos que participaram do SdM deste mês, seja com saves e/ou votando. A participação é o mais importante. ;) Parabéns ao @Danut e ao @Henrique M. pelo reconhecimento no SdM. Pergunta ao Save do Mês: @Danut Recentemente, você disse que seu save bateu seu recorde pessoal de temporadas jogadas. Imagine que por algum problema ele fosse encerrado hoje, que auto-avaliação você faria a respeito dele? Você acha que ele mereceria um lugar nas "Histórias Memoráveis" ou no momento, o "Recanto das Histórias" está de bom tamanho? Além de ter um save participando da votação, você também faz questão de escolher seus indicados para o SdM. Como é seu processo de escolha dos três saves que receberão seus votos? Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Você não tinha um save indicado ao TOP 3 desde julho de 2015, mas sempre que pôde, compartilhou seus saves aqui na área durante esse período. Depois de tantos anos de PM, você dá muito valor ao ser indicado para o pódio ou tem outros motivos, que julga mais importantes, para continuar poistando seus saves na área? Além de ter um save participando da votação, você também faz questão de escolher seus indicados para o SdM. Como é seu processo de escolha dos três saves que receberão seus votos? Citar
Danut Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 3 horas atrás, ggpofm disse: Pergunta ao Save do Mês: @Danut Recentemente, você disse que seu save bateu seu recorde pessoal de temporadas jogadas. Imagine que por algum problema ele fosse encerrado hoje, que auto-avaliação você faria a respeito dele? Você acha que ele mereceria um lugar nas "Histórias Memoráveis" ou no momento, o "Recanto das Histórias" está de bom tamanho? Além de ter um save participando da votação, você também faz questão de escolher seus indicados para o SdM. Como é seu processo de escolha dos três saves que receberão seus votos? Bem, se o save se encerrasse por agora ele certamente não mereceria estar nas Histórias Memoráveis. Afinal, embora ele já tenha mostrado bastante coisa em termos de jogo, ele pouco mostrou em relação às propostas iniciais - tanto pelas propostas iniciais serem pensadas em um prazo bem maior quanto pelos insucessos do treinador. Eu acho que para um save ser considerado memorável é muito mais importante a sua ligação com a proposta e/ou os objetivos delimitados ao início do save do que o tempo de jogo em si. Para mim, pessoalmente, esse save já vai ficar marcado na memória como uma experiência bem legal, já que me fez passar por situações que não imaginava, e estou jogando ele a muito tempo. Mas pensando no que está postado, além de estar muito longe de seus objetivos, o save não segue um formato que valorize tanto assim cada jogo - então mesmo sendo uma saga já bastante longa, ela não tem nem perto o que teve o save do Darmstadt, por exemplo (que foi meu segundo save mais longo). Aliás, pensando nessas questões, eu acho que meu save em Berlim, por exemplo, estava muito mais perto de se tornar memorável, mesmo sendo bem menor. Afinal lá havia cumprido com a proposta do save (tornar o time 100% de jogadores de Berlim/da base), e o formato era muito mais pensado nessa questão do dia a dia do que pensando em um plano de longo prazo. Mesmo assim, a votação foi quase unânime para dizer que não é memorável, imagino eu que em razão do tempo de save. Não digo isso como reclamação, mas como indicação do que são os critérios utilizados pelo pessoal. Seguindo o critério, o save atual está muito mais longe desse ponto. Sobre os saves escolhidos, quando abre a votação eu começo a pensar nisso. No geral vou considerando cada save na hora que faço um comentário nele. Aí eu penso "esse save poderia entrar na minha lista?". Depois passo nos saves que não foram atualizados mais recentemente, para ver se há mais algum que faria parte da minha lista. Com essa lista na cabeça, eu vou pensando em quem eu estou gostando mais. A ordem definitiva segue a mesma lógica. Também levo em consideração alguns outros fatores: quanto tempo o save já tem, se o save já foi escolhido no mês anterior, se eu votei nele no mês anterior, se ele já foi mencionado aqui nos outros votos. O primeiro desses critérios costuma ser exclusivo - pessoalmente, não voto em saves muito novos, pois acho que é preciso que o autor mostre que o save tem alguma perspectiva de continuidade. Temos muitos casos, infelizmente, de pessoas que iniciam com tudo e depois percebem que aquilo toma um tempo que elas não estão dispostas a dedicar. Eu prefiro mencionar saves mais novos nas recomendações da área. Se continuarem bem, voto neles em outra ocasião. O save do @Tsuru é um exemplo, eu indiquei ele na última recomendação da área já pensando que para agora ele ainda não entraria em minha votação. No futuro, pode entrar. Os outros três critérios são pensando em uma diversidade maior. Tento evitar votar sempre nos mesmos, assim como tento evitar que sempre apenas os mesmos recebam menções por aqui. Claro que se estiver gostando significativamente mais de um save do que de outro, ele vai levar vantagem de qualquer maneira. Outro ponto que acho importante destacar é que minha escolha não leva em conta apenas aquilo que está nos posts do save, mas também a maneira como o autor interage com os comentários. Se estou comentando no save, gosto que o autor responda de uma forma completa, que demonstre que ele está interessado. Eu sempre respondo as pessoas com muito mais do que elas pediram - acho que exagero nessa parte, mas gosto quando as respostas dos outros são completas também. Se a resposta me der a sensação de que a pessoa não está realmente se importando com os comentários que são feitos, isso tira parte da graça da coisa para mim. E isso influencia no quanto eu gosto do save. Ah, e por fim: eu costumo ver quais saves já foram mencionados pelas outras pessoas, e com isso tenho uma ideia de quem está com bastante votos e quem está com poucos. Mas evito contar os votos antes de deixar o meu, para não deixar isso influenciar. Esse mês, por exemplo, fiquei um bom tempo pensando se colocava teu save entre os três primeiros ou se colocava outro. Se tivesse decidido o contrário, teria alterado o pódio da votação. Mas não sabia disso na hora que votei - prefiro votar assim. Citar
Ademare Postado 5 de Julho 2017 Denunciar Postado 5 de Julho 2017 Parabéns aos saves vencedores do mês de Junho! Ótimas histórias com conteúdos de qualidade que servem de referência aos demais. Pergunta ao Save do Mês: @Danut Parabéns pelo primeiro lugar! A história do Brussig no FC United começou com um planejamento bem estruturado mas o decorrer do save te colocou em uma bela sinuca quando o técnico foi despedido. Antes desse Save, ainda no Union Berlim, você encerrou a história precocemente quando técnico foi despedido. Você julga que, se não tivesse passado recentemente pela experiência no Union de um encerramento precoce, você continuaria, como fez, com a história do FC Manchester? e, até o momento, 10 temporadas depois, qual tem sido seu maior aprendizado nessa história? Pergunta ao Save do Mês: @ggpofm Parabéns pela prata Gilson. No seu save, você já passou por vários níveis de clubes e competições pela América do Norte. Depois de tantos anos de FM, o que essa história/save está trazendo de novo ou diferente na sua experiência? se tiver trazendo algo é claro. E em relação a nossa comunidade, a PM, como você avalia a interação com a sua história? Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Parabéns pelo bronze! Você já teve uma história anteriormente com o Shamrock Rovers a algum tempo. Utilizando o time mas agora com um objetivo que vai muito além da gestão dele, como você avalia o atual momento do save em relação aos objetivos traçados e qual previsão tens (ou pensas que pode ser possível) realizar a conclusão do mesmo? E qual o teu nível de satisfação com o atual a história? Já teve algum momento que pensou e desistir? Pergunta ao Leitor do Mês: @Danut Bom, acho que com tua resposta acima deu pra ver toda a tua formulação metódica para exercer uma votação coerente mas, independente do mês e todos os motivos pontuados para a votação, qual (ou quais) tem sido teu save(s) preferidos de acompanhar atualmente e por que? Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 6 de Julho 2017 Vice-Presidente Denunciar Postado 6 de Julho 2017 Em 2017-7-4 at 19:23, Danut disse: Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Pelo que andei vendo, desde tua última indicação ao save do mês tu teve ao menos um ou dois outros saves. Agora volta ao pódio. A que atribui que tua história tenha sido nomeada agora? Acha que está fazendo algo diferente do que fez nos saves que não atingiram o pódio? Continuidade e postagem frequente. Desde a minha história com o Alessandria que eu não tinha continuidade com histórias escritas, todas paravam no meio do caminho. No FM 2016 entrei na vibe da FManager TV e minhas histórias passaram a ser em vídeo e sinceramente, é algo que eu não tenho habilidade ou know-how para fazer funcionar, então é normal ter tido essa entressafra entre 2015 e 2017. Comecei com o Projeto Líbero no FM 2017 e faltou continuidade e postagem frequente, coisas que vieram nessa nova história, por diversas razões. 14 horas atrás, ggpofm disse: Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Você não tinha um save indicado ao TOP 3 desde julho de 2015, mas sempre que pôde, compartilhou seus saves aqui na área durante esse período. Depois de tantos anos de PM, você dá muito valor ao ser indicado para o pódio ou tem outros motivos, que julga mais importantes, para continuar poistando seus saves na área? Além de ter um save participando da votação, você também faz questão de escolher seus indicados para o SdM. Como é seu processo de escolha dos três saves que receberão seus votos? Acho que o único motivo que me mantém postando na área é que eu não sei mais fazer uma coisa sem a outra. Eu posso até continuar jogando um save que comecei na área, mas eu não consigo levar para frente nenhum save que eu queria fazer offline, parece que não é a mesma coisa e as coisas não fluem para mim. Então é aquela coisa de o FM e o PM terem se tornado intrínsecos na minha vida. O 1º critério é tempo, olho sempre para as histórias mais velhas primeiros (e que tenham tido uma atividade decente durante o mês, não adianta ter postado uma vez) e o 2º é a fama da história e/ou autor. Acredito que uma história que se mantém por muito tempo é o primeiro fator de merecimento para um autor ser considerado, mas na hora de escolher entre as mais velhas, escolho a de quem é mais novo na área ou é uma história que é boa, mas o pessoal não acompanha por n razões e eu sei que a história é boa, essa é minha forma de tentar colocá-las em evidência. Não é que deixo de votar em histórias famosas e premiadas ou autores veteranos, é que entre uma e outra, eu vou preferir o outro lado, pois eu sei que muito mais gente irá lembrar dessas histórias que já tem seu devido reconhecimento, do que aquele autor que está ali na sua primeira ou segunda história longeva e ninguém dá bola, mas esse segundo critério é o desempate caso tenham ali 4 ou 5 histórias que se encaixam no 1º quesito. 8 horas atrás, Ademare disse: Pergunta ao Save do Mês: @Henrique M. Parabéns pelo bronze! Você já teve uma história anteriormente com o Shamrock Rovers a algum tempo. Utilizando o time mas agora com um objetivo que vai muito além da gestão dele, como você avalia o atual momento do save em relação aos objetivos traçados e qual previsão tens (ou pensas que pode ser possível) realizar a conclusão do mesmo? E qual o teu nível de satisfação com o atual a história? Já teve algum momento que pensou e desistir? O save segue a curva que eu esperava, apesar de não esperar a tamanha dominância doméstica, nos mesmos 5 anos eu ganhei o campeonato 3 vezes no primeiro save, ao contrário do penta atual. Em termos de Europa, vou seguindo o mesmo desenvolvimento do anterior, 2 classificações para a fase de grupos em 5 anos. A diferença é que dessa vez eu estou segurando a evolução da equipe, buscando contratações dentro de um perfil e usando a base sempre que possível, hoje eu gasto 2 milhões anuais em salários, mas poderia estar gastando 6 milhões, pois é o orçamento máximo da equipe, e talvez com esse orçamento de 6 milhões. Meu orçamento é o mais baixo das equipes jogáveis da Champions e mesmo se eu gastasse 6 milhões (passaria só duas equipes), ainda assim, teria uma distância de 6 milhões para o próximo da lista, mas eu tenho certeza que essa distância eu tiraria dentro de campo e talvez tivesse até sendo menos saco de pancadas, mas o objetivo global não é só o Shamrock Rovers, prefiro segurar a equipe, manter uma certa competitividade na Irlanda e ir evoluindo de maneira gradual e saudável a minha equipe em conjunto com as outras que vão se beneficiando dos jogadores que eu importo. Em termos de conclusão, Lucky Charm teve 13 temporadas narradas aqui e durou mais 3 ou 4 que eu estava na frente da narração e até hoje me arrependo de ter encerrado o save e ter perdido ele dos meus PCs. Então, estou tranquilamente preparado para chegar nessa marca novamente e superá-la, mesmo que eu tenha que continuar jogando esse save no FM 2017 até o FM 2020. Estou bem satisfeito com a história, poderia estar atualizando ela mais rápido para os meus padrões de jogo, mas encontrei um balanço sadio para jogar FM e contar histórias e poder fazer outras coisas sem sentir o peso (tanto é que jogo tranquilamente mais dois saves no FM Touch e cuido dos vídeos da FManager TV e das minhas obrigações reais de maneira tranquila e sem pressão, tenho até mais tempo para produzir conteúdo destinado ao FM) e a obrigação de atualizar uma história, hoje atualizo quando quero (isso é algo difícil de alcançar na minha psique, pois tem vezes que jogar e postar pode se tornar um fardo e durante muito tempo, foi um fardo para mim), ao invés de atualizar quando posso ou a continuidade da história demanda que eu o faça. Raramente teve aquele dia que eu estava de saco cheio na hora que estou montando a história, o que era algo muito comum em outras histórias que contava e acabava infectando o jogo e tirando o prazer. Pelo tanto que eu falei deve ter percebido que hora alguma passou vontade de desistir, então, nem vou responder que não. hahaha Quanto a isso de desistir, geralmente a vontade de desistir só vem se as coisas não estiverem fluindo para mim, hoje percebo que minha vontade de continuar ou não com uma história tem muito menos haver com o FM e a PM do que comigo mesmo e a minha relação com as coisas que faço e gerencio. Citar
GG. Postado 6 de Julho 2017 Denunciar Postado 6 de Julho 2017 23 horas atrás, Ademare disse: Pergunta ao Save do Mês: @ggpofm Parabéns pela prata Gilson. No seu save, você já passou por vários níveis de clubes e competições pela América do Norte. Depois de tantos anos de FM, o que essa história/save está trazendo de novo ou diferente na sua experiência? se tiver trazendo algo é claro. E em relação a nossa comunidade, a PM, como você avalia a interação com a sua história? Obrigado, Ademar. Em cada país que jogamos já é diferente por si só, mas fora algumas mudanças pontuais das ligas inferiores dos EUA, acredito que as mudanças mais profundas para mim acontecerão apenas quando eu estiver na MLS. Lá terei o teto salarial, os drafts, os jogadores designados, o campeonato sem datas-fifa e outras coisas que eu sei que existem e que exigirão adaptação, pois as outras ligas do mundo não funcionam desse jeito. Eu comecei a postar no mesmo dia em que comecei a jogar meu primeiro save. Na época, eu comecei a postar aqui e no CMPortugal. Lá, existia uma comunidade mais ativa do que aqui no início e aprendi duas coisas que julgo muito importantes, entre muitas outras: não pedir nos outros tópicos para as pessoas acompanharem o meu tópico e não reclamar da falta de comentários em meu tópico. Sendo assim, eu procuro jogar e postar sem focar nisso. Pode parecer estranho, mas é preciso lembrar que quem decide criar um tópico e postar o save não foi obrigado por ninguém a fazer isso, foi um ato voluntário e individual, então não faz sentido cobrar de outros por interação. A interação tem que acontecer de forma voluntária, livre. Por acreditar e defender isso, não faço avaliações quantitativas nem qualitativas de comentários no meu save. Considero toda e qualquer participação no meu tópico muito bem-vinda. Todos serão respondidos da forma mais espontânea possível por mim, mesmo que isso provoque alguns ruídos. ;) Citar
Vice-Presidente Henrique M. Postado 6 de Julho 2017 Vice-Presidente Denunciar Postado 6 de Julho 2017 Pergunta ao save do mês @ggpofm Você anda atualizando seus saves com certa frequência, tem semanas que chegam há 3 ou 4 atualizações. A estrutura do futebol americano lhe permite essa agilidade ou existem outros fatores em jogo? Pergunta ao leitor do mês @Danut Frequentemente você está concorrendo ao posto de leitor do mês, como escolhe as histórias que vai seguir e quando decide que é a hora de acompanhar uma história que não está lhe agradando ou mais ou não foi para o caminho que você esperava? Citar
GG. Postado 6 de Julho 2017 Denunciar Postado 6 de Julho 2017 1 hora atrás, Henrique M. disse: Pergunta ao save do mês @ggpofm Você anda atualizando seus saves com certa frequência, tem semanas que chegam há 3 ou 4 atualizações. A estrutura do futebol americano lhe permite essa agilidade ou existem outros fatores em jogo? A maior agilidade até agora se deve, principalmente, à estrutura do futebol norte-americano que tem menos menos partidas por temporada. Paralelamente a isso, decidi fazer atualizações menores, com isso consigo também atualizar o tópico do save mais vezes em uma semana, sem contar as atualizações históricas. Citar
Danut Postado 9 de Julho 2017 Denunciar Postado 9 de Julho 2017 Bom, antes de responder aqui eu queria dizer que o @Ademare fez umas perguntas que me fizeram pensar demais. Me enrolei um tempão pra responder aqui, vai fazer pergunta difícil assim lá longe... (ah, e fica o aviso: se a pergunta me fez pensar bastante, isso significa que a resposta ficou longa até para meus padrões. Leiam por própria conta e risco - o tempo perdido pra ler não volta mais) Em 05/07/2017 at 15:34, Ademare disse: Pergunta ao Save do Mês: @Danut Parabéns pelo primeiro lugar! A história do Brussig no FC United começou com um planejamento bem estruturado mas o decorrer do save te colocou em uma bela sinuca quando o técnico foi despedido. Antes desse Save, ainda no Union Berlim, você encerrou a história precocemente quando técnico foi despedido. Você julga que, se não tivesse passado recentemente pela experiência no Union de um encerramento precoce, você continuaria, como fez, com a história do FC Manchester? e, até o momento, 10 temporadas depois, qual tem sido seu maior aprendizado nessa história? Com toda certeza o fato de ter encerrado a história anterior por demissão influenciou. Eu já comentei, em ambas as histórias, sobre minha posição em relação a continuar como se nada tivesse acontecido quando se é demitido. Então isso nunca foi opção para mim. Até o momento da demissão no FC United, também não havia passado pela minha cabeça fazer qualquer coisa diferente de encerrar a história caso viesse a ser demitido. Tanto que anunciei isso no tópico. Mas aí comecei a pensar sobre a situação toda. Em primeiro lugar, é muito chato encerrar um save por demissão. O save do Union Berlin é um que acho que tinha muito potencial, com um desafio maior e com uma série de histórias, não só sobre o clube, mas sobre a cidade, as pessoas de lá e tal. Eu ainda tenho muito orgulho dele, acho que foi um save muito legal - mesmo com poucas temporadas jogadas, são 25 páginas de história, um volume muito considerável. Mas a questão da demissão acabou precipitando o final dele. No caso do Union Berlin, acho que não tinha outro caminho a seguir, já que a temática do save não combinaria com ficar dando voltas em outros clubes e tal. Mas acaba sendo um projeto abandonado sem a conclusão que eu queria né. Aí quando veio a demissão no FC United e eu tinha decidido encerrar o save, eu comecei a pensar nisso. Não queria abandonar outro projeto no FM assim, sem mais nem menos. Ter essa experiência anterior de não conseguir levar as coisas até onde eu gostaria me influenciou muito a decidir que dessa vez tentaria fazer algo diferente. Embora tenha saído um pouco do tema inicial do save (jogar com a base), acho que isso não foi tão prejudicial - e aqui não havia um enfoque temático tão grande fora do FM, de modo que dava para fazer algo diferente do que havia feito antes. Para responder a pergunta em si: acho que não teria continuado, não. Ia abandonar o projeto e partir para outro. Mas fazer isso duas vezes seguidas é mais chato. Quanto à segunda pergunta, olha, eu aprendi um monte sobre as limitações e os erros do FM. Acho que a SI podia me contratar pra dizer o que precisa melhorar no jogo deles, inclusive. Mas tirando essa parte, acho que o maior aprendizado é que a maneira como a gente encara o jogo faz toda a diferença do mundo. Em mais de um momento pensei em desistir do save, por vezes pensava que estava tudo uma bela porcaria e dando errado, que já tinha jogado eternamente e não chegava a lugar algum. Depois fui ver e nem foi tanto tempo assim - foram 6 temporadas inteiras e 2 partes de temporada fora do FC United. Quando decidi abraçar a ideia de continuar, não imaginava mesmo voltar ao clube antes, mas de alguma forma perdi no meio do caminho essa postura e aí parecia que já era uma eternidade. Da mesma forma tive vários momentos em que achei que estava em uma série absurda de derrotas e fracassos, mas quando parei para encarar o calendário na real estava bem dentro do esperado (ou pouco abaixo, em vez de muito abaixo). Mudar a forma como eu mesmo estava encarando o save ajudou bastante. Claro, os últimos resultados do FC United também animaram, mas acho que o principal é encarar o save de outra forma mesmo. Ele não é uma tarefa, é algo que é para divertir. Então preciso encarar ele de uma forma que faça eu me divertir. Tropeços acontecem, mas não dá para deixar eles tomarem uma proporção maior do que tem. Acho que essa mudança de atitude inclusive se refletiu positivamente no save. Mesmo que inconscientemente, acho que acabei transmitindo aos leitores essa mudança de postura, tanto que o save levou o prêmio do mês agora - sendo que antes nunca tinha nem chegado no pódio. Em termos de jogo, por outro lado, acho que aprendi muito menos do que esperava nesse tempo todo. Gostaria de dizer que aprendi a montar táticas para os níveis inferiores, que sei dizer o que é que deu errado antes, mas realmente não sinto que tenha aprendido muito nesse sentido. Aliás, se tu me perguntasse qual minha maior frustração com o save no momento, é essa. Citar Bom, acho que com tua resposta acima deu pra ver toda a tua formulação metódica para exercer uma votação coerente mas, independente do mês e todos os motivos pontuados para a votação, qual (ou quais) tem sido teu save(s) preferidos de acompanhar atualmente e por que? Rapaz, tem um save na área que eu acho fantástico. O autor é muito bom, os textos bem escritos, a proposta é bem legal. É um tal de save com o United of Manchester. Curto muito ele. Brincadeiras à parte, essa tua pergunta foi foda, hein. Vou cometer injustiças de qualquer maneira, porque na real pra ser justo mesmo eu ia ter que falar de todo mundo quase. Mas esse tipo de resposta não tem graça nenhuma, então vamos entrar na brincadeira e tentar destacar um ou outro save. Destacando que aqui estou considerando o save como um todo, não o momento atual - a minha lista do mês vocês já sabem. Depois de pensar bastante sobre o tema, acho que os dois saves que eu mais estou curtindo acompanhar no momento são o do ggpofm e o do Tsuru (queria marcar eles, mas não consegui). @ggpofm e @Tsuru - (editei aqui e agora foi). As razões para isso acho que já dá para entender a partir das escolhas. Eu diria que os dois são os autores com o estilo de história mais próximo daquele que eu fiz em minhas histórias anteriores (no caso do ggpofm, até porque eu fui lá e basicamente copiei as ideias dele :P). A questão de misturar o FM com história real é algo que eu gosto muito. Me atrai para a história do jogo com muito mais força, ela parece que ganha significância. Por exemplo: para mim, o Nacional da Madeira sempre foi só um nome. Se lesse em um jornal que o time acabou, não ia me ocupar a mente por mais de dois segundos. Então se alguém começa a contar uma história sobre o clube no FM eu vou acompanhar e tal, porque gosto de ver o que as pessoas fazem no jogo. Mas não consigo ter essa ligação narrativa com a equipe, só assim. Agora, com o autor escrevendo sobre a história do futebol na ilha, sobre a história do clube e tal, isso cria uma ligação. Deixa de ser só mais um nome para ser uma equipe definida. Isso faz muita diferença no meu interesse na história. Se antes não me importava com o Nacional, agora ao menos olho com algum interesse para o que já aconteceu por lá e tal. Se antes não gostava do futebol nos EUA, agora continuo achando um saco e posso fundamentar melhor essa opinião ao menos aprendi algumas histórias interessantes sobre o esporte por lá e tal, que criam uma ligação maior do que acontece no FM com o mundo real. Claro, é importante que a história seja bem escrita, tenha imagens bem recortadas e tal. Sem isso, qualquer save perde bastante da graça. Mas essas questões várias outras histórias conseguem fazer bem. Não chega a ser algo que destaque uma história acima das demais. Gosto também que as histórias sejam atualizadas com certa frequência - aquelas que são atualizadas a cada duas semanas ou menos só eu acompanho também, mas acaba sendo um pouco menos interessante, porque se perde um pouco a ligação com o que foi lido tanto tempo antes. Por fim, outro fator que acho importante é que o autor demonstre interesse em responder aos leitores. Que eu sinta que meu comentário foi algo legal para quem está escrevendo a história, e que aquela pessoa está respondendo com prazer. Não que o ggpofm e o Tsuru sejam os únicos a fazer isso - a maior parte dos saves aqui também preenche esse requisito (talvez até mesmo todos no momento - sei que já houveram saves que a falta dessa sensação de interesse do autor pelo comentário me incomodou, mas não parei para pensar se algum atualmente sendo contado está nesse grupo). Mas assim como a questão da edição das imagens e texto bem escrito, é algo que, se não ocorre, tira muito da graça do save, independentemente de quão bem executado seja o restante. Como eu disse já no começo, tem muitos saves na área que eu gosto muito de acompanhar. Espero sinceramente que ninguém leve essa resposta a mal. Não estou dizendo que os dois saves mencionados sejam melhores que os demais. Não acho que os demais não cumpram bem com os requisitos que eu apontei como coisas que acho necessárias para gostar de um save. Mas por conta do estilo escolhido pelos dois, por ser um estilo que eu gosto tanto, acho que são os saves que eu, pessoalmente, mais gosto de acompanhar. Em 06/07/2017 at 15:55, Henrique M. disse: Pergunta ao leitor do mês @Danut Frequentemente você está concorrendo ao posto de leitor do mês, como escolhe as histórias que vai seguir e quando decide que é a hora de acompanhar uma história que não está lhe agradando ou mais ou não foi para o caminho que você esperava? Em relação a escolher quais seguir, não tem muito segredo. Como regra geral, eu procuro acompanhar todas as histórias no momento em que são criadas. Especialmente se o autor é novo na área, é algo que eu com toda certeza irei fazer. Posso até levar umas semanas para entrar no save, mas eu vou sempre dar uma chance aos novatos e ler o que eles estão escrevendo, ver se me interessa ou não. Se me interessar, eu continuo acompanhando. No geral, quase toda história bem escrita e organizada, onde o autor também demonstre interesse nos comentários dos leitores, me interessa o suficiente para acompanhar. E algumas que não cumprem bem esses requisitos também - embora talvez com uma dedicação um pouco menor. Quando o autor já teve outras histórias, eu já tenho uma ideia melhor do que esperar. Aí por vezes eu não acompanho a história no primeiro momento, seja por saber que não é meu estilo preferido ou por ter dúvidas quanto à continuidade da história. Essas eu geralmente dou uma olhada mais por cima depois de um tempo, se a história me atrair eu passo a acompanhar com mais detalhes. Se não, volto a dar uma olhada mais adiante. Pode ser que em algum momento a história consiga me prender. Ou então chega o momento que eu digo "é, realmente, não me prendeu" e aí desisto de vez de acompanhar. Em relação a parar de acompanhar histórias, eu acho que só paro de acompanhar mesmo histórias que já iniciei com um pé atrás. É muito difícil que um autor que tenha começado algo interessante acabe saindo muito disso. Acho que a única situação em que deixo de acompanhar histórias que me interessaram bastante anteriormente é quando os resultados da equipe se tornam completamente previsíveis. Se a equipe já ganhou tudo atropelando todo mundo, eu acho chato ficar acompanhando como a equipe está indo lá e ganhando de novo e de novo. De resto, eu paro de acompanhar as histórias que iniciei já pensando "não tá legal isso aqui, não tô curtindo a organização/não gostei de como o autor reagiu aos comentários/não me empolgou por qualquer razão que seja". Aí é mais desistir de dar uma chance à história do que propriamente deixar de acompanhar. Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.