Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eleição do Save do Mês

Posts Recomendados

Postado

Votos para o Save do Mês:

OUR - SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI - Danut

PRA - Um clube, um troféu e outras histórias - ggpofm

BRO - São Caetano - O retorno do Azulão - edutrindade

Voto para o Leitor do Mês:

Jio Freed

Postado

OUR - SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI - Danut

PRA - O Herdeiro do Leste Europeu - Master Darthz

BRO - São Caetano - O retorno do Azulão - edutrindade

• GG. mudou o título para Eleição do Save do Mês - Agosto/16 - Votação encerrada
Postado

HN03gydlthwWsSzOFULL2w7wJApkD8huXDC1MKTW87uKfWyfnZ_kjpp5CpbKCuyRIZEzuNPb_fBPvgDNU9ByNUg0SI62wrhUbmMX0jiea4FFuL9n3IeIKsNVVTSdZ5XgWJy-5L9WFRCs6Z5tNBlz4TpfAOrXfZ7ouAeGhmuIsrLb3CHYKMyrhIxfSoPaTZOQu7lAajhmRreaFWYI6abVDWMkl1PJ0_cXX2Me0cUZ0DD87wbVHIYxBwdxYAJL5NDCa5QtYEurwQTdM8hP4uR7qMCkwq2u9z_FhsunqqI8LqOOER1ReUTYGrIi8xVfiHnycEHgpAjL3qds5eG5a9vbVYcbBK5qJtSCjGzLfLLo8ZZ3rmIx2g6KVuz6DNSGaBowW5zkhaBLJv-TKT76PVZ33oB3XvMgVJKNBSNdDImVUSklD_Uk4Vlk2vhq2Ewk6l6cpMwAHU-af5ERO-FFm1Dvv83_mwCfDd5ZIYaAWSkw-Q5F_IjY_jVCZ3loGTlLtbXDL_xv0hTJhMyJbsT9vx9ZXHo7b5oHd-hqiGfM5Bhleee31AAh4HqeqoFPZad_Z9FsRvn5vXKyVZxeoUgUyihN-_EDXSewtWZwkOjLqv7UnuWmAYUwer3Wr7Cgz1fOE3GcZouTZWDCIT9w59W0WMLbqdolffWhNx8UidJhywIzM8aR=w600-h100-no

Olá, 

Sejam bem-vindos a mais uma apuração das eleições do Save e Leitor do Mês.

SAVE DO MÊS

Continuamos com a boa participação de meses anteriores, dessa vez com o aumento no número de votantes (18, comparado aos 11 e 14 dos meses anteriores) e a manutenção da quantidade de saves (18).

OURO: SV Darmstadt 98: Chegando ao século XXI - @Danut - 37 pontos
(10 ouros, 3 pratas e 1 bronze)

PRATA: Um clube, um troféu e outras histórias - @ggpofm - 26 pontos 
(4 ouros, 6 pratas e 2 bronzes)

BRONZE: Um Gigante Renascido - @Bigode. - 10 pontos
(1 ouro, 2 pratas e 3 bronzes)

4º - O Diário de Álvaro - Jio Freed - 6 pontos (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)

5º - Um mar de histórias - vinny_dp - 6 pontos (1 ouro, 1 prata e 1 bronze) 

6º - Método Bilbau - guigasparotto - 5 pontos (0 ouros, 1 prata e 3 bronzes)

7º - O Viajante Inquieto - Danut - 4 pontos (0 ouros, 1 prata e 2 bronzes)

8º - O verde da esperança, a quem pertence, a quem pertence, ao Moreirense! - Luchín - 3 pontos (1 ouro, 0 pratas e 0 bronzes)

9º - O Recomeço - Yan Perisse - 3 pontos (0 ouros, 1 prata e 1 bronze)

10º - O Herdeiro do Leste Europeu - Master Darthz - 3 pontos - (0 ouros, 1 prata e 1 bronze)

11º - Projeto Pentágono - Johann Duwe - 2 pontos - (0 ouros, 1 prata e 0 bronzes)

12º - São Caetano: O retorno do Azulão - 2 pontos - (0 ouros, 0 pratas e 2 bronzes)

13º - Memórias de um Manager: Um Basco na França - LC - 1 ponto - (0 ouros, 0 pratas e 1 bronze)

Pela 3ª vez desde seu início, o save SV Darmstadt 98: Chegando ao século XXI se coloca entre os três melhores do mês. E dessa vez, alcançando 37 pontos, uma pontuação expressiva não vista desde Julho/2015, quando o save "A base do sucesso - Workingtion A.F.C.", de Baltazar foi o vencedor do Save do Mês.

Além disso, o save caminha para entrar na lista dos mais longevos da história do fórum. Atualmente com 271 dias de duração, precisa de mais 10 dias para entrar no Top 10 desta categoria. 

E falando nisso, o segundo lugar vai para um save que terminou recentemente e entrou na lista dos mais longevos. "Um clube, um troféu e outras histórias", é o 8º save mais longo da área e entrou pela 7ª vez no Top 3, ficando de fora do pódio em apenas 3 meses em que o save esteve ativo.

Completando o pódio, temos uma novidade: "Um Gigante Renascido", que fica pela primeira vez entre os três melhores, desde seu início em Março deste ano.

LEITOR DO MÊS

Neste mês tivemos uma ótima votação para o Leitor do Mês, com quase todos os membros lembrando de indicar o membro mais participativo nesse quesito. E o vencedor foi Danut, fazendo a dobradinha desta edição.

Leitor do Mês - @Danut - 11 votos

Bigode. - 2 votos

Nacho Libre, Jio Freed, pbreno, guigasparotto - 1 voto

PERGUNTAS

Realizado o anúncio dos resultados das eleições, o tópico ficará aberto até o dia 10 para comentários e perguntas, que devem ser postadas no tópico seguindo o modelo abaixo:

Pergunta ao Save do Mês: nome do membro

Pergunta elaborada para o membro que você escolheu.

Pergunta ao Leitor do Mês: nome do membro

Pergunta elaborada para o membro que você escolheu.

Qualquer membro da área pode enviar a suas perguntas para os autores das três histórias do pódio e para o leitor vencedor. Não há limite de perguntas por membro.

Queremos agradecer a todos os membros que colaboraram para a realização dessa edição e contamos com a participação de vocês para as próximas atividades.

Att
Moderação Profissão: Manager

• GG. mudou o título para Eleição do Save do Mês - Agosto/16 - Confira os vencedores e faça perguntas!
  • #Vini desbloqueou este tópico
Postado

Eita, agora com certeza meu save vai ficar mais dez dias aberto :p

De curiosidade, qual é o save mais longo da área e quanto tempo durou? (se tiverem as informações à mão ia gostar de saber do top3 na verdade, mas se for mais complicado deixa). Não que eu pretenda chegar lá, só curiosidade mesmo :p

No mais, agradeço a todos que votaram no meu save para save do mês. Fico muito feliz com a quantidade expressiva de pessoas que escolheram ele. Os que acompanham com mais atenção sabem que eu já havia pensado em parar com o save após o título conquistado, então é muito bom ver que muita gente gostou que ele está continuando.

Agradeço também pelos votos para leitor do mês. Tento me fazer presente aqui na área sempre que possível, também nos tópicos dos demais usuários. Tem sido muito interessante acompanhar as histórias de todos.

Por último, agradeço os votos que meu outro save na área recebeu. Não é segredo que aquele é meu save secundário, e por vezes ele acaba bem ofuscado pelo save principal. Mas é um save ao qual também dedico um bom tempo, e saber que tem leitores que o acharam suficientemente interessante para seu top 3 do mês me deixa muito feliz e aumenta bastante a motivação para continuar.

Terminando o post, quero parabenizar os demais vencedores, ambos saves que estiveram em minha lista de votos e que são (ou foram) excelentes de se acompanhar. Dois saves que estão a tempos na área e merecem reconhecimento. Já disse ao ggpofm que gostei demais do seu save - não há toa quase sempre presente no top3. Foi uma das minhas maiores inspirações para ver como postar no meu próprio save, já que nunca tive muita ideia disso. E o Bigode. também tem um save excelente, que tem dado gosto de acompanhar nesses meses todos. Espero que a história ainda vá longe, pois tá muito legal de acompanhar.

E obrigado a todos que participaram da votação e participam da área, postando saves e/ou lendo outros. FM é muito mais interessante de se jogar graças a todos aqui.

(acabou o discurso de político, tava inspirado hoje)

Postado
16 horas atrás, Danut disse:

Eita, agora com certeza meu save vai ficar mais dez dias aberto :p

De curiosidade, qual é o save mais longo da área e quanto tempo durou? (se tiverem as informações à mão ia gostar de saber do top3 na verdade, mas se for mais complicado deixa). Não que eu pretenda chegar lá, só curiosidade mesmo :p

No mais, agradeço a todos que votaram no meu save para save do mês. Fico muito feliz com a quantidade expressiva de pessoas que escolheram ele. Os que acompanham com mais atenção sabem que eu já havia pensado em parar com o save após o título conquistado, então é muito bom ver que muita gente gostou que ele está continuando.

Agradeço também pelos votos para leitor do mês. Tento me fazer presente aqui na área sempre que possível, também nos tópicos dos demais usuários. Tem sido muito interessante acompanhar as histórias de todos.

Por último, agradeço os votos que meu outro save na área recebeu. Não é segredo que aquele é meu save secundário, e por vezes ele acaba bem ofuscado pelo save principal. Mas é um save ao qual também dedico um bom tempo, e saber que tem leitores que o acharam suficientemente interessante para seu top 3 do mês me deixa muito feliz e aumenta bastante a motivação para continuar.

Terminando o post, quero parabenizar os demais vencedores, ambos saves que estiveram em minha lista de votos e que são (ou foram) excelentes de se acompanhar. Dois saves que estão a tempos na área e merecem reconhecimento. Já disse ao ggpofm que gostei demais do seu save - não há toa quase sempre presente no top3. Foi uma das minhas maiores inspirações para ver como postar no meu próprio save, já que nunca tive muita ideia disso. E o Bigode. também tem um save excelente, que tem dado gosto de acompanhar nesses meses todos. Espero que a história ainda vá longe, pois tá muito legal de acompanhar.

E obrigado a todos que participaram da votação e participam da área, postando saves e/ou lendo outros. FM é muito mais interessante de se jogar graças a todos aqui.

(acabou o discurso de político, tava inspirado hoje)

O Top 3 de longevidade é o seguinte:

1.Uma Aventura no Leste Europeu (Darknite)

Versão: FM 14

Período: 16 jul 2014 a 17 nov 2015

Duração: 489 dias ou 16,06 meses

2. El Gaucho del Pantanoso (guigasparotto)

Versão:FM 14

Período:  01 nov 2013 a 11 nov 2014

Duração: 375 dias ou 12,32

3. Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas (Andreh68)

Versão:FM 15

Período:  12 fev 2015 a 12 fev 2016

Duração: 365 dias ou 12,0 meses

Eu agradeço muito pelas palavras sobre o save do Cádiz e fico feliz que ele tenha lhe proporcionado um caminho para você compartilhar seu primeiro save na área. Eu acompanho seu save desde o início e fico feliz que você ainda o esteja jogando e espero que siga por mais um bom período e que você consiga superar as dificuldades que está enfrentando, mesmo tendo que aguentar minha cornetagem.

Postado

Como moderador, quero agradecer a todos que participaram da votação deste mês votando no SdM e no LdM. Valeu pela força, contamos com vocês nas outras votações que virão. Parabenizo também a todos que estão jogando e postando na área e nos ajudam a mantê-la como uma das mais ativas que existem.

Como participante da área, agradeço não só aos que lembraram do meu save na votação, mas também a todos que comentaram o save nesses mais de 10 meses em que ele esteve ativo. Muito obrigado a todos.

Pergunta ao Save do Mês: @Danut

Parabéns pelo 1º lugar no SdM. Pergunta para deixá-lo em uma enrascada. Claro, que é uma brincadeira. A ideia não é polemizar, mas se você tivesse que escolher entre ter votos no SdM ou ter leitores comentando em seu save o que você escolheria?

Sabendo que não há espaço para todos vencerem e às vezes até serem votados, o que dizer a eles como incentivo para continuarem levando o save adiante? 

Pergunta ao Save do Mês: @Bigode.

Depois de cinco meses postando, seu save entrou no TOP 3 pela 1ª vez. Parabéns pelo 3º lugar no SdM. Creio que esteja feliz, mas essa colocação no SdM lhe traz alguma motivação adicional para continuar jogando e postando ou os comentários de quem acompanha seu tópico já são suficientes para isso?

Sabendo que não há espaço para todos vencerem e às vezes até serem votados, o que dizer a eles como incentivo para continuarem levando o save adiante? 

Postado
1 hora atrás, ggpofm disse:

Pergunta para deixá-lo em uma enrascada. Claro, que é uma brincadeira. A ideia não é polemizar, mas se você tivesse que escolher entre ter votos no SdM ou ter leitores comentando em seu save o que você escolheria?

Essa é fácil. Comentários no save.

Saber que o pessoal gosta do meu save a ponto de votar nele aqui é muito legal, mas muito mais importante é a interação com os leitores no tópico. É uma das coisas que mais torna legal compartilhar a história. Saber que meu save foi considerado o mais interessante na área nesse mês por várias pessoas é ótimo, mas gosto mais de saber que as pessoas estão acompanhando, quais os pensamentos delas ao acompanhar e essas coisas que os comentários trazem.

Sobre o que dizer para os outros, acho que o mesmo de sempre: compartilhe a história pensando em você mesmo, na diversão que isso te traz. Aproveite os comentários, caso venham. E se fizer muita questão de aparecer no save do mês, não desista - meu save mesmo levou um tempo pra entrar, mas quando entrou foi com tudo. A gente nunca sabe bem como isso vai acontecer.

Postado
Em 02/09/2016 at 19:11, Danut disse:

Já tinha te agradecido no meu tópico, mas obrigado de novo, especialmente pelas palavras aí, @Danut! Dá ainda mais ânimo pra seguir em frente.

12 horas atrás, ggpofm disse:

Pergunta ao Save do Mês: @Bigode.

Depois de cinco meses postando, seu save entrou no TOP 3 pela 1ª vez. Parabéns pelo 3º lugar no SdM. Creio que esteja feliz, mas essa colocação no SdM lhe traz alguma motivação adicional para continuar jogando e postando ou os comentários de quem acompanha seu tópico já são suficientes para isso?

Só um adendo antes: daqui uma semana, na verdade, se completam seis meses de save (apesar de algumas "pausas"). haha

Bom... esse 3º lugar me deixou bem feliz sim, cara! Pra mim, é a prova maior de que, apesar de todos os problemas, as "pausas" que fiz e tal, venho fazendo um bom trabalho, seja dentro do save, seja para passar ele aqui no fórum pra vocês. E, pelo menos pra mim, dá muito orgulho e felicidade essa sensação de estar fazendo bem sua parte e tal. Vou ser sincero: ambos, seja a colocação, sejam os comentários, contam bastante. Os comentários são uma baita motivação e, confesso, quando tinha alguma atualização com menos comentários e tal, ficava menos feliz, menos animado, sabe? Não devia ser assim, mas acho que é algo natural do ser humano esperar pelo retorno. Mas eu tento não levar só isso em conta, mas também visualizações e positivos, porque sei que tem gente que acompanha mas nem sempre comenta (falo por experiência própria, mas sempre tento pelo menos deixar um positivo, até porque o cara passa a saber que tem gente lendo sim). E os votos mais a colocação aqui, poxa, valem demais também. Receber um voto aqui é uma confirmação mais clara de que você tá fazendo sua parte bem, além de motivar a seguir nesse mesmo nível pra fazer jus aos votos recebidos.

Em relação a segunda pergunta, acho que eu diria: faça com amor, com prazer. E isso vale para TUDO na vida, na verdade. Nós, seres humanos, somos muito calcados nesse sentido de procurar afirmação em tudo, procurar sempre a aprovação dos outros. É algo intrínseco (inato) a nossa natureza. Mas se fizermos algo que queremos, algo que amamos, o caminho natural das coisas é a gente se divertir fazendo, consequentemente fazer com mais qualidade e, no fim, transmitir isso para quem está a nossa volta. A gente tem que entender que esse lance de "fulano é ouro, ciclano é bronze", é relativo. Será que não há espaço mesmo para todos vencerem? Aqui eu pego muito da influência da minha área, mas cara... todos vencem. O 5º lugar do brasileiro no levantamento de peso ou o 4º na Marcha Atlética nos Jogos Olímpicos, por exemplo, foram resultados espetaculares. Nenhum dos dois levou ouro. Sequer medalha. Mas ambos tiveram um DESEMPENHO ótimo e se superaram. Eu trago um pouco disso pra cá: você não estar ali entre os três primeiros votados no save não quer dizer nada. Ninguém é mais ou menos vencedor que o outro. Tem história que acompanho aqui e que gosto pra caramba, mas acabei não votando. Por quê? Porque tem muita coisa de alto nível aqui.

Então, o que posso dizer é: faça o seu melhor e o que você gostar. Quando você decide trazer uma saga com algum ponto que te agrada, a tendência é você gostar mais de fazer e isso vai elevar a qualidade. Sinta-se bem com o que você posta, o resto é consequência. Tenho meus momentos de desânimo com meu save, mas ele aborda uma premissa que me agrada e, no fim, sempre vejo que estou feliz. Quando recebo comentários e interajo com a galera, isso só se intensifica, talvez até mais do que recebendo um voto aqui. O segredo é o amor que você bota no que você faz. Pode parecer clichê, mas ao menos pra mim funciona um pouco assim.

(acho que me alonguei demais e filosofei/viajei MUITO, mas tá aí! hahaha)

• GG. mudou o título para Eleição do Save do Mês - Agosto/16 - Colabore, faça perguntas aos vencedores!
Postado

Pergunta ao Save e Leitor do Mês: @Danut

Antes da pergunta, quero te parabenizar pelas duas vitórias, mas principalmente pelo Leitor do Mês, pois não é todo dia que um membro recebe 11 votos nessa categoria. E isso mostra que é possível fazer um bom tópico e ainda acompanhar outras histórias com comentários de qualidade. Parabéns!

Como é o teu processo de atualizações das duas histórias? Primeiro recorta as imagens? Primeiro faz os textos? Prepara os textos com base nas imagens ou seleciona as imagens com base no texto? Entra nas telas das partidas para ajudar a lembrar o que aconteceu em cada partida? Faz anotações em algum lugar conforme os fatos vão acontecendo no save? E você gosta de todas as etapas do processo de atualização ou alguma delas te incomoda um pouco?

• Vice-Presidente
Postado

Parabéns aos vencedores e mais parabéns ainda a todos que foram votados e narram suas histórias aqui. Não ando tendo tempo de comentar, mas venho olhando todas as histórias. Tanto é que não deixei de participar das atividades da área (só nas recomendações desse mês, mas é porque não achei nenhuma e não queria recomendar histórias já consolidadas).

Postado
20 horas atrás, guigasparotto disse:

Pergunta ao Save e Leitor do Mês: @Danut

Antes da pergunta, quero te parabenizar pelas duas vitórias, mas principalmente pelo Leitor do Mês, pois não é todo dia que um membro recebe 11 votos nessa categoria. E isso mostra que é possível fazer um bom tópico e ainda acompanhar outras histórias com comentários de qualidade. Parabéns!

Como é o teu processo de atualizações das duas histórias? Primeiro recorta as imagens? Primeiro faz os textos? Prepara os textos com base nas imagens ou seleciona as imagens com base no texto? Entra nas telas das partidas para ajudar a lembrar o que aconteceu em cada partida? Faz anotações em algum lugar conforme os fatos vão acontecendo no save? E você gosta de todas as etapas do processo de atualização ou alguma delas te incomoda um pouco?

Obrigado :)

Sobre as perguntas, eu tinha respondido de forma bem longa, mas na hora de postar o site do fórum não foi :/ Vou tentar escrever de forma um pouco mais breve agora:

No save do Darmstadt, escrevo sobre os jogos na hora que acontecem já. Assim que acaba o jogo ou durante o jogo mesmo. Acho que isso tem algumas vantagens: diminui o tempo que eu levo pra postar depois (dividindo a tarefa de escrever um post em tarefas pequenas e rápidas), captura melhor o que eu senti na hora em que joguei, deixando o relato mais emocional e permite que eu poste mesmo que tenha me empolgado e jogado mais - em alguns casos já postei coisas sabendo o que aconteceu depois, que alteraria como eu vejo aquele jogo, mas assim consegui colocar exatamente o que pensei na hora. Por isso tudo, é minha forma favorita de escrever.

O resto das coisas, sobre finanças e elenco e tal exigem uma preparação um pouco maior, então em geral eu escrevo depois. Mas não é uma regra absoluta, também. As vezes escrevo na hora e só arrumo depois.

No save asiático, eu comecei com a proposta de jogar ele em momentos mais curtos, no meu notebook. Então em geral jogava na cama, ou deitado no sofá, algo assim. Aí por isso só tiro print de todas as informações, escrevendo no máximo meia dúzia de palavras no editor de texto para ajudar a lembrar do que quero dizer com cada print. Depois sento no computador e edito tudo, escrevendo o post de uma vez e escolhendo quais prints efetivamente quero colocar no texto e quais são só informação para servir de base pro texto. Mas estou pensando em mudar isso, pois meu notebook estragou, então tenho jogado só no pc igual. E escrever todo o post de uma vez demora muito tempo, por ser uma tarefa grande para fazer de uma vez só e porque preciso ficar lembrando do que aconteceu (respondendo tua outra pergunta, nesse caso costumo voltar e olhar o que aconteceu na partida para lembrar).

Sobre escrever em torno das imagens ou escolher as imagens com base no texto, não sei te dizer. Tem horas que escrevo algo e aí vejo como ilustrar, tem horas que eu penso que uma imagem precisa aparecer e aí escrevo o texto correspondente. Não sei se algum tem prioridade sobre o outro, não.

Por fim, recortar as imagens é a última coisa que faço antes de postar. E é também a parte que não gosto. Acho um saco ficar recortando imagens, quase sempre que atraso atualizações é porque to sem saco de recortar imagens para elas. Se pudesse não fazer essa parte, não faria - mas acabo me obrigando a fazer para que o resultado final saia de acordo com o que eu quero.

PS: No fim não escrevi menos (que surpresa, escrevi um monte pra variar), mas ficou mais fluxo de pensamentos corrido dessa vez. Espero que dê para entender.

Postado

Pergunta ao Save do Mês: @ggpofm

Algo que me impressionou muito durante sua incrível história: a maneira de administrar o time e transformá-lo em uma das grandes potências financeiras do futebol. Minha pergunta vai nesse sentido, como vc planejava os gastos com Salários e Transferências pra equipe principal? Visava sempre manter seus jogadores a qualquer custo ou estipulava um teto informal, como mais ou menos fazia o @Bruno Trink? E em relação aos investimentos, qual conselho vc daria levando em consideração a ordem de desenvolvimento das instalações? Buscar aquilo que for mais barato primeiro?

Manter um Save por tantas temporadas é algo difícil. Pensando em incentivar alguns leitores que iniciaram Saves a pouco, o que vc sugere como dica para manter a longevidade e  evitar se deixar levar pelas frustrações que o FM nos traz?

Pergunta ao Leitor do Mês: @Danut

O que fazer quando vc já comentou em todos os Saves que acompanha e não há nenhuma atualização nova em vista? Ir jogar FM, escrever suas próprias histórias ou comentar em outros tópicos do fórum?

Postado
1 hora atrás, Bega Gomes disse:

Manter um Save por tantas temporadas é algo difícil. Pensando em incentivar alguns leitores que iniciaram Saves a pouco, o que vc sugere como dica para manter a longevidade e  evitar se deixar levar pelas frustrações que o FM nos traz?

O que fazer quando vc já comentou em todos os Saves que acompanha e não há nenhuma atualização nova em vista? Ir jogar FM, escrever suas próprias histórias ou comentar em outros tópicos do fórum?

Eu acho que o fundamental é encarar o desafio como uma jornada, que vai ter altos e baixos, e aproveitar cada momento. Sim, eu fiquei frustrado quando na segunda temporada quase fui rebaixado à terceira divisão, ou nas muitas temporadas que o clube começou bem e caiu no segundo semestre. É normal ficar frustrado com o jogo, acabar passando mais rápido um período ruim de jogos ou até ficar uns dias sem jogar de raiva disso. Mas perder é parte da graça. Acho que um dos motivos pelo qual as pessoas votaram no meu save é justamente porque eu perdi muitas vezes já, o que faz com que fique ainda mais legal quando se ganha depois. O fundamental é jogar pela graça da jornada, não por um resultado que se quer alcançar.

Além da frustração ao perder, pra mim o FM pode ser frustrante as vezes pela repetitividade, que por mais que obviamente seja parte da ideia, acaba chegando uma hora que fica grande demais. Aí acho que o jeito é sempre ter alguma coisa motivando naquele momento - explorar um lado do jogo que não se explorou ainda, desenvolver uma tática (é o que tô fazendo agora), enfim, algo que te motive a continuar. No fim das contas, também é encarar tudo como uma jornada (no momento agora, estou fazendo a jornada em busca de uma tática ideal).

Então basicamente é isso: encarar o jogo como uma jornada, na qual se vai acertando e errando, aprendendo coisas, mas que sempre tem algo interessante para ser feito. Aí quando se vê, já passaram dez temporadas.

Quanto à outra pergunta: ler as historias no histórias memoráveis. Até terminar todas elas ainda vai um tempo :p

Em geral hoje em dia eu leio as atualizações do pessoal enquanto me enrolo no trabalho, então acabo indo comentar em outros tópicos do fórum, pra matar tempo. Se tiver em casa, vou jogar algo, mas estou evitando o FM por uns dias pra alcançar onde parei com a história (no momento, joguei um pouco mais do que onde a história tá), então jogo outras coisas.

E de vez em quando leio algo nas histórias memoráveis, porque tem coisa muito interessante lá. Só que não é a mesma coisa, prefiro acompanhar histórias que estão acontecendo ainda.

Postado
2 horas atrás, Bega Gomes disse:

Pergunta ao Save do Mês: @ggpofm

Algo que me impressionou muito durante sua incrível história: a maneira de administrar o time e transformá-lo em uma das grandes potências financeiras do futebol. Minha pergunta vai nesse sentido, como vc planejava os gastos com Salários e Transferências pra equipe principal? Visava sempre manter seus jogadores a qualquer custo ou estipulava um teto informal, como mais ou menos fazia o @Bruno Trink? E em relação aos investimentos, qual conselho vc daria levando em consideração a ordem de desenvolvimento das instalações? Buscar aquilo que for mais barato primeiro?

Eu acho que minha resposta será bastante frustrante. A coisa não foi nada sistematizada, talvez por isso mesmo tenha tido muito trabalho quando passei a lidar com quatro equipes (Cádiz, Sub-19, Cadiz B e Balón de Cádiz).

Tem aqui no fórum (ou tinha) um texto bastante interessante sobre administração de salários e vou procurar e depois passo o link se ele existir. Mas no meu caso, mesmo mantendo as finanças controladas, eu não faço nada além de tentar manter os salários dos jogadores em uma margem próxima uns dos outros, mas sabendo que a cada novo contratado e a cada renovação de um salário de um jogador eles provavelmente serão mais altos, assim como à medida que o clube eleva seu status é provável que o nível salarial suba. Eu não sou um manager que fica controlando as coisas nos mínimos detalhes. Por exemplo, o status do jogador no elenco (jogador chave, elenco principal, reserva, rotação e etc.), eu nunca me preocupei se tenho quatro de um, três do outro, seis daquele, oito desse e etc. O que sempre me interessou é se o que ele pede está na média do que estou pagando e o que ele poderá me devolver em campo. Se ele quiser muito mais da média do meu elenco, vou pensar muito se valerá a pena e isso no final das contas acaba limitando minhas contratações a nomes mais desconhecidos.

Sobre manter jogadores eu já joguei muito no esquema comprar-vender-comprar. Ou seja, você compra uma baciada de jogadores, melhora o nível do elenco, sobe um nível com sua equipe e na temporada seguinte vende mais uma porção de jogadores, contrata outra baciada de jogadores e assim sua equipe sobe de nível e vai fazendo assim até ser campeão da Champions, por exemplo. Se você não fizer nenhuma bobeira financeira e não tomar decisões táticas ruins, você será campeão fazendo isso. É assim que o jogo funciona.

Faz algum tempo que tento manter os jogadores por mais tempo, como se eles fossem jogadores de verdade, tivessem família e eu me preocupasse com eles além do nível dos atributos deles e de seus salários. Por isso você deve ter visto jogadores medianos ficando muitas temporadas no clube. Mas isso acontece porque cansei de jogar do outro jeito. É uma coisa pessoal que só mudei quando achei que seria interessante para mim, não porque alguém disse ou pediu. Só passei a usar atributos ocultos e pesquisa de jogadores apenas com olheiros quando achei que precisava disso para me motivar mais.

Essa é outra coisa que eu também não parei para pensar em como organizar melhor. Eu vou solicitando à medida que elas ficam disponíveis, mas se você não tem interesse em desenvolver jovens é melhor deixar as melhorias que afetam isso em 2º plano. Por outro lado, acho que se você quer desenvolver jovens, tem que levar em conta que em um momento eles vão subir e precisarão ter condições boas para continuar evoluindo na equipe principal. Até o FM15 não tem como saber os custos das melhorias que solicitarmos, no FM16 tem? Se tivesse, isso teria que entrar na questão de quantos recursos estão disponíveis.

Sei que você está em estudo profundo do jogo para conhecê-lo mais e assim jogar melhor, evitando frustrações, mas se eu pudesse lhe dar um conselho e diria para você não fazer isso. Esse início do FM, quando tudo é enigmático e você conhece pouco do jogo e cada coisa que descobre e aplica faz uma diferença enorme é uma das coisas que mais sinto falta no FM. Isso você só tem durante um certo período. Depois esse encanto sobre o desconhecido desaparece. Sei que todo esse estudo visa diminuir a frustração durante o jogo, mas se eu fosse você cairia de cabeça no FM com o que você sabe hoje e iria ajustando as coisas no decorrer de um save com o conhecimento que fosse adquirindo na trajetória dele, como o @Danut disse acima. Muitas vezes a trajetória com suas vitórias e derrotas, tristezas e alegrias, sofrimentos e superações é muito mais legal do que apenas conquistar os títulos e completar os objetivos que tantos acham essenciais a um save, mesmo quando eles são conquistados de forma fácil e muitas sem qualquer desafio e emoção. Se eu pudesse estar no seu lugar, pegava um equipe bastante pequena, sei lá, da 6ª divisão inglesa, ou de uma divisão regional do Brasil e ia ralar com ela, enquanto fazia leituras para me aprimorar, e compartilhava essa aventura na área. Tenho certeza que ela seria super legal desde que contada de forma organizada e receberia apoio de muitos e mesmo se não recebesse, você se envolveria de uma forma tão intensa que valeria a pena para você e nada como agradar a si próprio e depois poder ler seu save daqui a alguns anos e ver tudo o que fez ganhando ou perdendo, caindo e levantando-se. Pense isso porque esse momento é irrepetível.

Postado

Mais uma perguntinha :1f600:

Você acompanha muitas histórias na área. Quando você vai atualizar a leitura, costuma lembrar o que aconteceu recentemente na história ou precisa voltar pelo menos uma atualização para dar uma lida por cima? Eu não tenho uma memória muito boa, por isso costumo ler o meu último comentário no tópico para lembrar como anda o save - em alguns comentários eu tento citar o que aconteceu na última atualização justamente para facilitar a minha vida hahaha. Você tem algum truque ou a memória é boa?

Postado
30 minutos atrás, guigasparotto disse:

Mais uma perguntinha :1f600:

Você acompanha muitas histórias na área. Quando você vai atualizar a leitura, costuma lembrar o que aconteceu recentemente na história ou precisa voltar pelo menos uma atualização para dar uma lida por cima? Eu não tenho uma memória muito boa, por isso costumo ler o meu último comentário no tópico para lembrar como anda o save - em alguns comentários eu tento citar o que aconteceu na última atualização justamente para facilitar a minha vida hahaha. Você tem algum truque ou a memória é boa?

Algumas histórias eu lembro, se estão me prendendo bastante no momento ou se foram atualizadas a pouco. Mas em geral eu preciso de algo pra relembrar sim. Também utilizo o truque de olhar comentários anteriores - geralmente olho no post de resposta a meu último comentário, por vezes meu próprio comentário/a resposta a ele me faz lembrar, por vezes olho os comentários dos outros no mesmo post.

Em raros casos volto até a atualização anterior, mas poucas vezes faço isso porque demandaria muito tempo. Aliás, se alguém incorporar algum jeito legal de retomar rapidamente o que vinha acontecendo a suas atualizações, ganharia pontos comigo.

Postado
7 minutos atrás, Danut disse:

Algumas histórias eu lembro, se estão me prendendo bastante no momento ou se foram atualizadas a pouco. Mas em geral eu preciso de algo pra relembrar sim. Também utilizo o truque de olhar comentários anteriores - geralmente olho no post de resposta a meu último comentário, por vezes meu próprio comentário/a resposta a ele me faz lembrar, por vezes olho os comentários dos outros no mesmo post.

Em raros casos volto até a atualização anterior, mas poucas vezes faço isso porque demandaria muito tempo. Aliás, se alguém incorporar algum jeito legal de retomar rapidamente o que vinha acontecendo a suas atualizações, ganharia pontos comigo.

Boa ideia :1f600:

• 2 semanas atrás...
Postado

HN03gydlthwWsSzOFULL2w7wJApkD8huXDC1MKTW87uKfWyfnZ_kjpp5CpbKCuyRIZEzuNPb_fBPvgDNU9ByNUg0SI62wrhUbmMX0jiea4FFuL9n3IeIKsNVVTSdZ5XgWJy-5L9WFRCs6Z5tNBlz4TpfAOrXfZ7ouAeGhmuIsrLb3CHYKMyrhIxfSoPaTZOQu7lAajhmRreaFWYI6abVDWMkl1PJ0_cXX2Me0cUZ0DD87wbVHIYxBwdxYAJL5NDCa5QtYEurwQTdM8hP4uR7qMCkwq2u9z_FhsunqqI8LqOOER1ReUTYGrIi8xVfiHnycEHgpAjL3qds5eG5a9vbVYcbBK5qJtSCjGzLfLLo8ZZ3rmIx2g6KVuz6DNSGaBowW5zkhaBLJv-TKT76PVZ33oB3XvMgVJKNBSNdDImVUSklD_Uk4Vlk2vhq2Ewk6l6cpMwAHU-af5ERO-FFm1Dvv83_mwCfDd5ZIYaAWSkw-Q5F_IjY_jVCZ3loGTlLtbXDL_xv0hTJhMyJbsT9vx9ZXHo7b5oHd-hqiGfM5Bhleee31AAh4HqeqoFPZad_Z9FsRvn5vXKyVZxeoUgUyihN-_EDXSewtWZwkOjLqv7UnuWmAYUwer3Wr7Cgz1fOE3GcZouTZWDCIT9w59W0WMLbqdolffWhNx8UidJhywIzM8aR=w600-h100-no

Eleição do Save do Mês - Setembro/16

Esta é a votação referente ao mês de setembro de 2016. Vale lembrar que para participar um save precisa:

• Ter sido criado até o dia 01/09/2016
  • Estar aberto no início da votação;
  • Estar atualizado nos 15 dias anteriores ao dia do início da votação.

Final da votação: 01/10/2016, às 23h59

O período de votação só será prorrogado se houver algum problema técnico no fórum confirmado pela Administração e que tenha impedido algum usuário de votar.

REGRAS GERAIS

Como toda e qualquer votação, temos algumas regras e padrões para que ela funcione da melhor forma possível, evitando futuros desentendimentos e discussões desnecessárias:

Cada membro poderá escolher até três saves entre os candidatos aqui listados que mais lhe tenham agradado. Você deverá ordenar estes saves de acordo com o seu gosto, dividindo-os em OURO, PRATA e BRONZE.

Em suma, a estrutura do seu voto deverá conter a seguinte estrutura:

• OUR - SAVE A
  • PRA - SAVE B
  • BRO - SAVE C

Não é permitido votar no próprio save em nenhuma das categorias (OUR, PRA e BRO). Caso isso ocorra, o voto será parcialmente anulado.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Cada voto recebido como OUR valerá três (3) pontos;

Cada voto recebido como PRA valerá dois (2) pontos;

Cada voto recebido como BRO valerá um (1) ponto.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Quantidade de ouros que um save receber;

Quantidade de pratas que um save receber;

Quantidade de bronzes que um save receber;

Tópico mais antigo.

OS VENCEDORES

O vencedor do mês será o save que obtiver a maior pontuação na contagem dos pontos;

Serão adicionadas as tags "ouro - save do mês", "prata - save do mês" e "bronze - save do mês" aos três saves melhores colocados na votação;

Todos os saves que estiverem encerrados no momento da apuração dos votos manterão seus prêmios.

OS CANDIDATOS

O diário de Álvaro - Jio Freed
FManager FC - Henrique M.
Projeto Pentágono - Johann Duwe
Desafio: Europa - CCSantos
O Herdeiro do Leste Europeu - Master Darthz
Boavista FC - O Recomeço - thyagocda
Memórias de um Manager - LC
O Libertador da América - Luchín
São Caetano - O retorno do Azulão - edutrindade
Método Bilbau - guigasparotto
O Viajante Inquieto - Danut
Villarreal Club de Fútbol - O Pequeno Gigante - lucasmb83
SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI - Danut
Um Gigante Renascido - Bigode.
Les Joyeaux de Concarneau - Henrique M.
O Recomeço - Yan Perisse
O Legado Klopp - Liverpool - Silveira.
A Grande História - bruno_araujo
Um mar de histórias - vinny_dp
Ryan Giggs Project - Uma vida fora de Old Trafford - Dead_Melkor

Lembre-se que a premiação do Save do Mês é um momento de confraternização dos participantes da área, por isso, esperamos que todos votem com consciência e não por amizade. Qualquer suspeita de manipulação e/ou adulteração poderá anular os votos dos usuários envolvidos. Qualquer erro, entre em contato com a moderação da área antes de votar.

LEITOR DO MÊS

O prêmio "Leitor do Mês" é uma forma de reconhecer a importância de membros que não se limitam ao seu próprio tópico - algumas vezes nem possuem um - e buscam participar de uma forma ativa em outros tópicos da área, valorizando as histórias de outros autores.

Qualquer membro pode participar da votação, não sendo necessário estar contando uma história na área. Em caso de empate, entre dois ou mais membros, eles serão declarados vencedores, já que o objetivo é reconhecer a importância de quem comenta os saves.

Para votar basta indicar o seu "Leitor do Mês" abaixo da votação para "Save do Mês", como o modelo abaixo:

Votos para o Save do Mês:

OUR - Título do save - Nome do autor
PRA - Título do save - Nome do autor
BRO - Título do save - Nome do autor

Voto para o Leitor do Mês:

Nome do indicado ao prêmio

Att
Moderação Profissão: Manager

Postado

Ouro: O Libertador da América - Luchín

Prata: O diário de Álvaro - Jio Freed
Bronze: Desafio: Europa - CCSantos

Leitor do mês: Luchín

Postado

Ouro:      O diário de Álvaro - Jio Freed

Prata:     SV Darmstadt 98 - Chegando ao século XXI - Danut

Bronze:   O Recomeço - Yan Perisse

Leitor do Mês: Jio Freed

Postado

OUR - O Recomeço - Yan Perisse
PRA - Um mar de histórias - vinny_dp
BRO - O Libertador da América - Luchín

Leitor do Mês: ggpofm

Postado

Método Bilbau - guigasparotto
Um Gigante Renascido - Bigode.
O Legado Klopp - Liverpool - Silveira.

Leitor: JGDuarte

Postado

OUR:  Projeto Pentágono - Johann Duwe
PRA:  Villarreal Club de Fútbol - O Pequeno Gigante - lucasmb83
BRO:  Método Bilbau - guigasparotto

Leitor do mês: Jio Freed

Postado

Ouro -  Boavista FC - O Recomeço - thyagocda

Prata -  O Libertador da América - Luchín

Bronze -  O Herdeiro do Leste Europeu - Master Darthz

Leitor do mês: LC

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...