Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eleição do Save do Mês

Posts Recomendados

Postado
On 10/3/2021 at 3:11 PM, div said:

No atual save, o autor tenta mostrar que a filosofia de São Celso também pode ser vitoriosa, tentando levar um time defensivo aos títulos

Rapaz, taí um conceito que há tempos eu queria ver alguém explorar no FM. Não tinha aberto o save do @Peepe ainda, mas ver que ele tá bem cotado aqui no Save do Mês e que tem essa proposta me deixou curioso. Vou iniciar a leitura aqui.

E já aproveito pra deixar uma pergunta pro autor @Peepe:

Uma discussão que eu vejo de vez em quando em relação aos FMs mais novos é o grande predomínio das táticas ofensivas (desde sempre na real, mas acho que ainda mais nos FMs mais novos). De um lado, tem quem defenda que o jogo acaba sendo irrealista ao priorizar os esquemas ofensivos. De outro, há quem aponte que no futebol real também há essa vantagem para os times mais ofensivos - que se for olhar, os times mais defensivos não se dão bem na vida real também, portanto o jogo só imita a realidade. Olhando a partir da tua experiência com uma proposta mais defensiva, o que tu acha disso tudo? O FM dá mesmo prioridade a esquemas mais ofensivos? E se der, acha que está fora do apresentado no futebol real ou é apenas reflexo do que se vê acontecer no mundo real, especialmente nas grandes ligas?

Postado

Parabéns @Marcolation @div @Peepe @Tsuru pela indicações no mês.

Pergunta ao Save do Mês: @Marcolation

Fico muito feliz de um save que indiquei nas Recomendações da Área de junho tenha sido escolhido como o SdM dessa vez. Quando dei uma olhada nele pela 1ª vez e vi a promoção do Munique 1860 na temporada de estreia, temi que a previsibilidade do FM fosse atacar mais um vez. Felizmente, a trajetória não tem sido assim, deixando tudo mais interessante na minha opinião. Espero que para você também esteja sendo desafiador. Levando-se em conta que você está postando o que tem jogado. Como tem sido compartilhar um save na área, onde acaba recebendo muitos elogios, incentivos, mas também críticas? 

O 1860 passou 8 temporadas na 2.Bundesliga. Diante das dificuldades para ser promovido, em algum momento pensou realmente que não conseguiria o acesso à Bundesliga? Imaginou realmente que pudesse ser demitido, inviabilizando o save com o Munique 1860? Ou tinha uma carta na manga?

Pergunta ao Save do Mês: @div @Peepe

Pergunta para ambos, vocês são duas excelentes aquisições para área. Participativos não apenas em seus respectivos saves, algo fundamental para manter a área viva. Vocês estão no 2º save na área, pouco tempo após o término do save de estreia. Curiosamente, ambos estão jogando um save de clube, diferentemente do anterior que foram saves de carreira. Vocês têm alguma preferência para jogar? Save de carreira ou de clube? 

Quando eu planejo um save, tento imaginar algumas possibilidades de qual seria o percurso dele. Logicamente, das várias possibilidades imaginadas, geralmente uma acaba se concretizando. Vocês fazem algo parecido ou preferem não pensar em nada e deixar o save seguir seu curso, trazendo-lhes surpresas?

Pergunta ao Leitor do Mês: @Tsuru

Diante de sua colaboração frequente nos posts da área, fiquei surpreso com a informação de que é apenas sua 2ª vez como LdM. Esperava que tivesse sido indicado mais vezes. Quando você decide acompanhar um save você está procurando algo específico ou é algo mais aleatório?

Postado

Pessoal, em primeiro lugar obrigado aos votos do leitor do mês, sabem que eu gosto muito de colaborar com a área e participar dos saves. 

E parabéns ao Marco, div e Peepe pelo pódio, os saves de vocês mereceram demais.

14 minutos atrás, ggpofm disse:

Pergunta ao Leitor do Mês: @Tsuru

Diante de sua colaboração frequente nos posts da área, fiquei surpreso com a informação de que é apenas sua 2ª vez como LdM. Esperava que tivesse sido indicado mais vezes. Quando você decide acompanhar um save você está procurando algo específico ou é algo mais aleatório?

Oi Gilson, obrigado pela pergunta.

Eu tenho fases mesmo em que comento mais e outras menos (acho que como todo mundo), o que senti de diferença nos últimos tempos é que entendo que passei a comentar mais diretamente buscando ajudar na parte tática por exemplo, em vez de fazer comentários mais genéricos, digamos assim. Não tenho nada contra comentários genéricos, às vezes eles são importantes porque o leitor sente que não tem muito o que dizer em si mas uma curtida talvez fosse pouco, então ele comenta pra dar uma força mesmo ao autor do tópico. O mais legal da fase atual é quando eu dou alguma sugestão que realmente ajuda o autor, algo que faz a diferença no save dele, e isso é muito gratificante.

Assim, eu gosto de propósitos, objetivos e desafios. Acho legal um save que se propõe a chegar a algum lugar, tem algum motivo especial em si (não vejo muita graça em jogar com o Real Madrid sem restrições) e tem algum grau de desafio também. Mas as três coisas são premissas, se eu entrar no tópico que não tenha nada disso e curtir o save, eu acompanho. É claro que imagens de boa qualidade e uma boa organização do texto ajudam bastante também.

Já teve uma fase em que eu adorava saves de ficção, hoje não vou muito por aí. Uma ficção mais leve, mais associada à narração do que acontece no jogo, até pode ser dependendo do caso, mas quando é mais ficção que FM não me anima muito.  

Postado
23 horas atrás, Danut disse:

Rapaz, taí um conceito que há tempos eu queria ver alguém explorar no FM. Não tinha aberto o save do @Peepe ainda, mas ver que ele tá bem cotado aqui no Save do Mês e que tem essa proposta me deixou curioso. Vou iniciar a leitura aqui.

E já aproveito pra deixar uma pergunta pro autor @Peepe:

Uma discussão que eu vejo de vez em quando em relação aos FMs mais novos é o grande predomínio das táticas ofensivas (desde sempre na real, mas acho que ainda mais nos FMs mais novos). De um lado, tem quem defenda que o jogo acaba sendo irrealista ao priorizar os esquemas ofensivos. De outro, há quem aponte que no futebol real também há essa vantagem para os times mais ofensivos - que se for olhar, os times mais defensivos não se dão bem na vida real também, portanto o jogo só imita a realidade. Olhando a partir da tua experiência com uma proposta mais defensiva, o que tu acha disso tudo? O FM dá mesmo prioridade a esquemas mais ofensivos? E se der, acha que está fora do apresentado no futebol real ou é apenas reflexo do que se vê acontecer no mundo real, especialmente nas grandes ligas?

Então, Danut, antes de mais nada, eu vejo que o predomínio ofensivo tático deriva muito mais do interesse dos jogadores, que aprendem a atacar e pouco a defender, do que necessariamente a qualidade das duas mentalidades (Defender e Atacar). Nesse sentido, os "cases" de sucesso para quem se propõe a ser ofensivo são mais numerosos e os resultados são estampados na nossa cara, com premiação no jogo pra artilheiro, melhor jogador e etc sempre envolvendo o sucesso ofensivo. 

Em praticamente 3 temporadas de save, eu conquistei um resultado bem acima da curva, a final de Libertadores com o time do padrão original do Once, e diria que o jogo não dá prioridade a esquemas mais ofensivos, eles só são mais utilizados por preferências de quem joga e naturalmente por uma questão matemática eles alcançam mais sucessos. A única coisa que eu percebi com relação a preferências é que o jogo tem uma estrutura tática mais comum para o time vingar, que passa por um bom controle de pressão (intensidade, altura da linha e contrapressionar) e isso independe da postura que você vai adotar.

De maneira geral, eu acho que o jogo consegue replicar bem os duelos táticos que a vida real impõe. Assim como no futebol real, a defesa não se sobrepõe ao ataque e nem vice-versa, no FM também não existe uma regra e é preciso fazer bem aquilo que se propõe para alcançar bons resultados. 

9 horas atrás, ggpofm disse:

Pergunta ao Save do Mês:  @Peepe

Pergunta para ambos, vocês são duas excelentes aquisições para área. Participativos não apenas em seus respectivos saves, algo fundamental para manter a área viva. Vocês estão no 2º save na área, pouco tempo após o término do save de estreia. Curiosamente, ambos estão jogando um save de clube, diferentemente do anterior que foram saves de carreira. Vocês têm alguma preferência para jogar? Save de carreira ou de clube? 

Quando eu planejo um save, tento imaginar algumas possibilidades de qual seria o percurso dele. Logicamente, das várias possibilidades imaginadas, geralmente uma acaba se concretizando. Vocês fazem algo parecido ou preferem não pensar em nada e deixar o save seguir seu curso, trazendo-lhes surpresas?

Obrigado, GG!

Quanto a primeira questão, eu gosto muito mais de um save carreira. A possibilidade de viver realidades bem alternativas e mudar o panorama de um ano para o outro é algo que me motiva a continuar jogando, inclusive, gosto muito de carreiras próximas a que foi a do Nandéz, isto é, bastante troca de times e de realidades, sem dar muita atenção a estruturação das equipes.  Tanto que escolhi o save atual com o objetivo de aprender mais sobre as diferentes formas de construir uma nova equipe.

Sobre a segunda pergunta, imaginar a trilha que o save vai tomar é quase que automático, gosto muito de pensar em possibilidades e caminhos, especialmente quando estou no save carreira e posso virar tudo com o botão de demissão. Para esse atual, com o Henao, mesmo com boa imaginação sobre as possibilidades, os sucessos internacionais e os insucessos nacionais são surpresas que eu não esperava acontecerem tão rapidamente.

Postado
Em 05/10/2021 em 23:01, Danut disse:

Já que o Peepe já te respondeu, eu vou entrar na discussão também.

Considerando o contexto do FM, eu acho defender muito mais difícil que atacar. Por quê? Pra jogar me defendendo (e considerando que eu entendi o que você quis dizer com isso) eu preciso seguir a estratégia de recuar as linhas, absorver corretamente a pressão e responder rapidamente. Mas pra isso eu preciso de jogadores com excelentes atributos de antecipação (pra conseguir fechar os espaços corretamente e conseguir neutralizar as jogadas adversárias), fantásticos em marcação e desarme (porque eu vou jogar basicamente "cedendo a bola" ao outro time mas preciso recuperá-la rapidamente antes que ela chegue perto do meu gol), incríveis em passe e visão de jogo (porque vão tocar pouco na bola e jogar no erro do adversário, ou seja, o ideal é que acertem as oportunidades que surgirem) e preciso de atacantes matadores, porque vão existir partidas onde eu vou criar uma, duas oportunidades talvez, e essa talvez seja a "bola do jogo". Se eles errarem demais, a estratégia vai toda abaixo.

Fora que assim, quando jogo me defendendo eu entro buscando não sofrer gol, "chamando o adversário" pra cima e buscando atuar nos espaços que ele deixa. Mas se ele fizer um gol - ou dois - a minha estratégia vai por água abaixo, porque a tendência é ele recuar as linhas e se dar por satisfeito com a vitória, e aí a minha forma de jogo defensiva fica sem efeito. É por isso que geralmente quem atua no contragolpe ou de forma defensiva faz bem em criar um "plano B", uma alternativa ofensiva para jogar atacando quando estiver perdendo. Mas me fala, qual time no FM tem capacidade técnica e jogadores de nível bom o suficiente para conseguir "saltar" de uma estratégia para a outra sem prejuízo em campo? E me fala, se já é difícil pra caramba encaixar uma estratégia no FM, imagina duas muito diferentes entre si?

Agora, pensa num time agressivo, ofensivo e atacante. Ele joga mesmo com linha e pressão mais altas, ele busca fazer gols. Se ele toma um gol, a estratégia dele não muda, porque fazer gols é a estratégia básica e portanto ele continua atacando. Se ele perder, faz parte, porque ele sabe (ou deveria saber) dos riscos de jogar atacando e pressionando o adversário. É a velha ideia de "marcar três gols e sofrer dois", e é por isso que muitas vezes atacar no FM é bem mais fácil que defender - exige menos adaptação e menos em termos de atributos de jogadores, é uma estratégia mais simples de executar do que uma proposta defensiva/reativa.

Existe aqui talvez um "ponto de confusão" com a vida real, onde muitas vezes equipes jogam se defendendo e levam a melhor (vide Celso Roth, Felipão, Cuca no Palmeiras, e afins). Não tem como comparar, na verdade, porque na vida real não existem "funções", "tarefas" e "instruções", não existem "atributos" de jogadores, até onde sei na vida real um treinador é capaz de fazer treinamento específico onde ele bota um comportamento muito definido em cada atleta dentro de campo e treina-os de uma maneira única, de forma a atingirem um objetivo específico (evitar gols antes de marcar). Por limitações de motor de jogo, não tem como a gente fazer isso no FM - recentemente eu até tentei jogar com uma tática sem instruções de equipe, usando apenas instruções individuais e foi um completo desastre, o motor atual do 21 claramente privilegia uma estratégia de jogo (mesmo que seja simples e objetiva).

Pra resumir minha opinião: é perfeitamente possível jogar num estilo defensivo/reativo no FM, desde que você tenha as ferramentas para isso (jogadores adequados). Como eu tenho comentado, eu observo o jogo extremamente chato com isso - não adianta, se você quiser "impor" um estilo de jogo direto a jogadores ruins nisso, a chance de não funcionar é bastante grande, acho que nunca antes na história do FM essa adequação entre o time que você tem e a forma como você joga foi tão exigida.

Agora, se a gente quiser alargar a discussão: o que é futebol defensivo? Tem quem considere que o do Guardiola é (ou foi), porque buscava/busca se defender "com a bola" e não deixava o adversário jogar (ou tentava). Futebol defensivo é só na linha do Mourinho e Simeone? Futebol defensivo é "jogar por uma bola" ou também inclui aquela estratégia de poucos toques na bola, apertando as linhas para reduzir o espaço que o adversário tem à disposição, e respondendo em velocidade? O Leicester jogava um futebol defensivo, um futebol de contra-ataque ou um futebol de transições rápidas? 

Cartas para a redação.

Postado

Então, @Tsuru, suas observações são pertinentes e eu concordo bastante com a ideia de que a estratégia de ser defensivo te obriga a estar atento em 100% do tempo, diferente de quando você joga para golear e tende a relaxar quando abre 2 ou 3 gols de vantagem. 

Só preciso pontuar sobre a necessidade de atributos praticamente perfeitos. Para se montar um carrossel, é preciso jogadores de ótimo passe, finta, imprevisibilidade e etc na mesma medida que um ferrolho precisa de marcação, desarme e afins. O FM é um jogo de atributos e eles serão influentes em todos os desenhos táticos imaginados, embora eu veja no FM 20 uma vantagem do entrosamento em cima dos atributos, mas isso é conversa para outra história. 

Claro que ter jogadores adequados impulsiona teu time e certamente é pouco agradável ver partidas inteiras passando em 3 minutos porque seu time neutraliza tanto o adversário que não há lances de destaque para serem vistos, mas jogar de maneira defensiva é tão complexo quanto de forma ofensiva e os resultados aparecem a partir das mesmas coisas: instruções coerentes com a função dos jogadores e com a mentalidade da equipe, basta se acostumar a acompanhar um estilo de jogo diferente e que tem as suas frustrações, como ver seu atacante perder a única chance de gol que seu time consegue criar na partida, porém ela acontece proporcionalmente na mesma quantidade que o gol sofrido no único contra-ataque quando você está sobrecarregando seu adversário.

Por fim, sobre o futebol defensivo, todo tipo de "etiqueta" quando se trata de futebol corre riscos de cair em enganos pois essas alcunhas são incapazes de responder tudo, a relação defesa-ataque são dependentes um do outro e mesmo o time que prioriza o ataque faz observando a defesa. No entanto, isso fica mais fácil de ser definido pelo jogo através da mentalidade, que é algo bem influente nas decisões individuais de cada jogador.

Postado
21 minutos atrás, Peepe disse:

Então, @Tsuru, suas observações são pertinentes e eu concordo bastante com a ideia de que a estratégia de ser defensivo te obriga a estar atento em 100% do tempo, diferente de quando você joga para golear e tende a relaxar quando abre 2 ou 3 gols de vantagem. 

Só preciso pontuar sobre a necessidade de atributos praticamente perfeitos. Para se montar um carrossel, é preciso jogadores de ótimo passe, finta, imprevisibilidade e etc na mesma medida que um ferrolho precisa de marcação, desarme e afins. O FM é um jogo de atributos e eles serão influentes em todos os desenhos táticos imaginados, embora eu veja no FM 20 uma vantagem do entrosamento em cima dos atributos, mas isso é conversa para outra história. 

Claro que ter jogadores adequados impulsiona teu time e certamente é pouco agradável ver partidas inteiras passando em 3 minutos porque seu time neutraliza tanto o adversário que não há lances de destaque para serem vistos, mas jogar de maneira defensiva é tão complexo quanto de forma ofensiva e os resultados aparecem a partir das mesmas coisas: instruções coerentes com a função dos jogadores e com a mentalidade da equipe, basta se acostumar a acompanhar um estilo de jogo diferente e que tem as suas frustrações, como ver seu atacante perder a única chance de gol que seu time consegue criar na partida, porém ela acontece proporcionalmente na mesma quantidade que o gol sofrido no único contra-ataque quando você está sobrecarregando seu adversário.

Por fim, sobre o futebol defensivo, todo tipo de "etiqueta" quando se trata de futebol corre riscos de cair em enganos pois essas alcunhas são incapazes de responder tudo, a relação defesa-ataque são dependentes um do outro e mesmo o time que prioriza o ataque faz observando a defesa. No entanto, isso fica mais fácil de ser definido pelo jogo através da mentalidade, que é algo bem influente nas decisões individuais de cada jogador.

Eu concordo - em partes. Quando eu jogo ofensivamente e aceito os riscos de sofrer gols pelas minhas linhas estarem mais altas, ou pelo fato de não ter uma defesa tão boa, a minha estratégia está clara: vou fazer mais gols que sofrer. Eu não preciso que meus zagueiros estejam atentos o tempo inteiro porque um gol sofrido arruina minha estratégia; não preciso que meu meio seja extremamente preciso nas roubadas de bola porque eu não cedo a posse ao adversário; e meus atacantes certamente terão mais chances de marcar do que se eu jogasse de forma mais reativa. Fora que é no ponto que concordamos, se sou mais reativo e sofro um gol eu preciso mudar tudo, se jogo de forma proativa eu em teoria não preciso mudar nada. Pra mim o estilo "defensivo" é mais exigente com os atributos porque um errinho desmonta totalmente a estratégia e me obriga a mudar, enquanto se eu errar no "ofensivo" vou basicamente insistir na mesma estratégia independente do placar. É como se quando jogasse atacando eu tivesse pouco ou nada a perder porque não me importa se sofra gols, desde que eu faça mais. Mas se jogo defendendo, tenho muito a perder se sofro um gol, entende?

O que pode ser separado, talvez: jogar ofensivamente não é necessariamente um tiki-taka ou um controle de posse. Você pode ser ofensivo com um 4-2-3-1 bem básico e mentalidade Positiva, e nesse sentido não precisar de atributos tão específicos (além da adequação dos jogadores às posições/funções/tarefas), porque não está pedindo aos jogadores que se comportem de determinada maneira. Mas concordo que pra um estilo mais específico é necessário atributos que se encaixem com o que se busca, seja ele proativo ou reativo. Ou não - se pensar bem, você pode definir certo estilo, aceitar que seu time em alguns momentos vai oscilar por não ter capacidade para aquilo, mas que talvez ele oscilasse de qualquer maneira mesmo que fosse adequado porque no fundo ninguém joga bem sempre. É questão de aceitar os riscos.

A própria ideia de "ofensivo" e "defensivo", e "proativo" e "reativo" podem ser meio nebulosas por si só. Uma equipe que se fecha esperando uma brecha e ataca em velocidade é de certa forma reativa (porque cede a posse) mas ao mesmo tempo é proativa (porque tem uma estratégia que tenta executar e tem objetivo de vencer o jogo). Da mesma maneira uma equipe que mantém a posse de bola o máximo possível esperando uma oportunidade pode ser considerada "defensiva" porque não deixa o adversário jogar e busca o mínimo de risco, e ao mesmo tempo "ofensiva" porque "acampa" no campo do adversário. E isso dependendo da interpretação de cada um, que pode ser por exemplo diferente da minha.

Postado

Muito interessante a pergunta do @Danut e o debate com @Peepe e @Tsuru

Eu também observo que o FM privilegia as táticas ofensivas, como disse o Tsuru. Essa questão já foi observada por muitos aqui e em outros lugares fóruns e espaços. Talvez, o caso mais gritante seja o Gegenpress, o estilo preferido no FM20 e FM21 e capaz de transformar qualquer time da 9ª divisão em uma versão do Liverpool do Klopp sofrerá uma domesticação no FM22, ficando mais realista. Veremos...

Por outro lado, o que foi levantado pelo Peepe também faz bastante sentido. Existem pouquíssimos exemplos daqueles que jogam com a proposta principal de não sofrer gols, se isso for o conceito oposto das táticas ofensivas que pretendem marcar gols, independentemente de quantos sofram. E como existem poucos exemplos, fica até difícil avaliar quais os requisitos para a defensividade funcionar adequadamente. 

Particularmente, por conta da baixa frequência de saves com propostas "defensivas" tenho dificuldades para chegar a uma conclusão, mas como foi dito também, a questão é complexa e envolve atributos, funções, tarefas, instruções coletivas e individuais.  Nesse sentido, a experiência do Peepe com save do Once Caldas vem para nos ajudar, inclusive com uma parte do jogo muitas vezes desprestigiada nas táticas defensivas: como marcar mais gols e não ficar jogando apenas por uma bola. 

Postado
58 minutos atrás, ggpofm disse:

Muito interessante a pergunta do @Danut e o debate com @Peepe e @Tsuru

Eu também observo que o FM privilegia as táticas ofensivas, como disse o Tsuru. Essa questão já foi observada por muitos aqui e em outros lugares fóruns e espaços. Talvez, o caso mais gritante seja o Gegenpress, o estilo preferido no FM20 e FM21 e capaz de transformar qualquer time da 9ª divisão em uma versão do Liverpool do Klopp sofrerá uma domesticação no FM22, ficando mais realista. Veremos...

Por outro lado, o que foi levantado pelo Peepe também faz bastante sentido. Existem pouquíssimos exemplos daqueles que jogam com a proposta principal de não sofrer gols, se isso for o conceito oposto das táticas ofensivas que pretendem marcar gols, independentemente de quantos sofram. E como existem poucos exemplos, fica até difícil avaliar quais os requisitos para a defensividade funcionar adequadamente. 

Particularmente, por conta da baixa frequência de saves com propostas "defensivas" tenho dificuldades para chegar a uma conclusão, mas como foi dito também, a questão é complexa e envolve atributos, funções, tarefas, instruções coletivas e individuais.  Nesse sentido, a experiência do Peepe com save do Once Caldas vem para nos ajudar, inclusive com uma parte do jogo muitas vezes desprestigiada nas táticas defensivas: como marcar mais gols e não ficar jogando apenas por uma bola. 

Oi Gilson.

Sobre essa questão de jogar um futebol defensivo mas que marque gols e consiga agredir o adversário, um dos materiais mais interessantes que já li foi um antigo do Cleon, ainda na época do FM 17, onde ele constrói um 4-4-2 diamante com esse objetivo. Ainda que a versão seja anterior - e em quatro anos mudou bastante coisa no jogo e no futebol - é interessante pela forma como ele raciocina e constrói a tática pra atingir esse objetivo. Se quiser dar uma olhada, tem aqui: https://www.fmscout.com/a-how-to-set-up-a-defensive-442-diamond-narrow.html

Além de eu achar mais fácil construir um jogo ofensivo no FM, pelas razões que já comentei, eu suspeito que esse "privilégio" tenha também outras duas razões. Uma delas é a inspiração no contexto atual do futebol, onde as "grandes equipes" (assim mesmo, entre aspas) tendem a ser mais focadas em ataque, pressão e controle de bola. Eu lembro que no início da década de 10 eu participava de debates inversos ao que estamos tendo agora, ou seja, jogadores de FM reclamavam que perdiam por jogar de forma muito ofensiva/agressiva, enquanto outros alegavam sucesso ao jogar no contra-ataque (e diziam que era a "única forma"). Então é possivel que o jogo tente espelhar esse contexto real, ou seja, "vamos seguir o que funciona melhor no futebol hoje, para que de alguma forma tenha uma pegada contextual realista" e "times defensivos poucas vezes ganham títulos, então vamos favorecer os ofensivos para que equipes assim ganhem, como ocorre na vida real".

Se for isso mesmo eu não concordo, acho que existem formas e formas de vencer e o FM deveria nos permitir construir todas elas com equilibrada taxa de sucesso - como dizem que era no 15, que eu joguei relativamente pouco. Isso pra mim seria "realismo de verdade", vide o Chelsea que venceu uma Liga dos Campeões com "jogo defensivo" (assim mesmo, entre aspas) em plena Era Gegenpress. Ou o Palmeiras que chegou na final da Libertadores essencialmente apostando em não sofrer gols e se expor o mínimo possível.

A outra suspeita minha é que seja uma questão de posicionamento de mercado e foco no cliente. Como sabemos, o público-alvo do FM tendem a ser jogadores que pegam times médios da Europa, montam um esquadrão com muito dinheiro e vencem tudo em algumas temporadas - e que trocam de versão todo ano. E acho sinceramente que esse público-alvo não está muito interessado nem em saves longos, nem em criar um estilo de jogo defensivo, querem é atacar, fazer gols e ganhar tudo logo de uma vez. Daí a predileção por sistemas ofensivos, para ir ao encontro dessa demanda - que entendo que também envolve "contratar os melhores jogadores" e privilegiar jovens em vez de veteranos, por exemplo.

Vamos ver se o 22 realmente vai corrigir essa questão do gegen e ajustar como eles dizem que vai. Tenho um bocado de receio quando fazem esses "saltos", não raro vieram versões "cruas" e que geravam outros problemas em vez de resolver os que já existiam. Aguardemos.

Postado

Chegando aqui bem tarde e depois de muito tempo sem comentar nesse post. 

Obrigado aos que votaram no meu save, tanto nesse mês como no outro. Tem sido uma experiência muito divertida compartilhar meus avanços com alguma regularidade. 

23 minutos atrás, Tsuru disse:

Vamos ver se o 22 realmente vai corrigir essa questão do gegen e ajustar como eles dizem que vai. Tenho um bocado de receio quando fazem esses "saltos", não raro vieram versões "cruas" e que geravam outros problemas em vez de resolver os que já existiam. Aguardemos.

Acho que sempre existirá um "cheat" para vencer no FM, só variando qual é. Pelo menos nessas duas versões (20 e 21) eu sentia que era possível criar uma tática do zero e vencer sem ter que recorrer ao gegenpress, que foi a minha impressão no 19. Tanto é que acabei voltando ao 17 depois de roubarem o meu notebook. 

Como acabo jogando pouco o FM e ele é um jogo de progressão lenta, prefiro priorizar os aspectos das ligas e times que podem ser explorados. Por exemplo, a última vez que joguei na Alemanha foi no FM14, com o Leverkusen, então agora quando fui escolher uma liga que fosse bem estruturada e tivesse um desafio relevante, ela me saltou aos olhos. Entendo quem explore outros aspectos mais detalhistas do jogo e me divirto vendo a trajetória de cada um, mas realmente o FM é um jogo que vai dar menos atenção aos jogadores hardcore e é aí que a frustração vai aparecer através de bugs e limitações táticas, por exemplo. 

Postado

Parabéns aos demais saves escolhidos neste mês, @Marcolation e @Peepe e ao leitor do mês @Tsuru. E muito obrigado pelos votos no save e como leitos do mês!

Em 06/10/2021 em 09:33, ggpofm disse:

Pergunta ao Save do Mês: @div @Peepe

Obrigado, GG.

Vou na mesma linha do Peepe. Em termos de preferência gosto bastante da dinamicidade que um save de carreira proporciona, onde não é necessário ficar apegado a um time ou uma liga. Porém, curiosamente, joguei muito menos saves de carreira do que de clubes, porque foi algo que comecei a fazer mais recentemente.

Com certeza, acho muito difícil não ficar imaginando aonde o save vai e até traçando alguns objetivos de clubes ou ligas para se chegar. Por exemplo, meu save anterior correu mais ou menos como eu esperava, com uma mudança na ordem dos acontecimentos (imaginava chegar na Europa antes da Seleção, por exemplo). Acabou não ocorrendo naquele save, mas isso não quer dizer que uma proposta inesperada ou uma demissão não possa acabar mudando os rumos do save.

Postado

Obrigado mesmo a todos que votaram no save do 1860, não esperava tanto reconhecimento e fico feliz que estejam gostando do perrengue para sair da segundona alemã.

Dou os parabéns também para os demais vencedores @div e @Peepe, não tenho conseguido acompanhar muito os demais saves da área mas esses dois tenho certeza que são merecedores de seus postos nessa votação pelo que já consegui ler das histórias.

Parabéns também ao @Tsuru, reconhecido pelos autores e que sempre tem ânimo para uma discussão sadia sobre tática, como se pode ver aqui no tópico também 😆. Deixando minha contribuição a partir do pouco tempo que venho jogando esses novos FM (19 e 20): jogar na retranca é difícil e pouco recompensador, mas foi o que mais me deu satisfação até agora em conseguir fazer dar certo ainda no início do save com o 1860. Não era bem um ferrolho, mas tinha como estratégia linhas baixas e esperar o adversário para agredir na transição em velocidade, o que deu bons resultados por um tempo.

Acredito que dá para encontrar uma forma de jogar defensivamente ou em contra-ataque e ser bem sucedido, mas para isso é preciso ter um time adequado para isso e dedicar bastante tempo até acertar a mão na parte tática, e como o @Tsuru disse: se tomar um gol, já era, é preciso ter um plano B. Apenas a sensação que tenho até agora com o jogo, sem muito embasamento. 

Em 06/10/2021 em 09:33, ggpofm disse:

Pergunta ao Save do Mês: @Marcolation

Fico muito feliz de um save que indiquei nas Recomendações da Área de junho tenha sido escolhido como o SdM dessa vez. Quando dei uma olhada nele pela 1ª vez e vi a promoção do Munique 1860 na temporada de estreia, temi que a previsibilidade do FM fosse atacar mais um vez. Felizmente, a trajetória não tem sido assim, deixando tudo mais interessante na minha opinião. Espero que para você também esteja sendo desafiador. Levando-se em conta que você está postando o que tem jogado. Como tem sido compartilhar um save na área, onde acaba recebendo muitos elogios, incentivos, mas também críticas? 

O 1860 passou 8 temporadas na 2.Bundesliga. Diante das dificuldades para ser promovido, em algum momento pensou realmente que não conseguiria o acesso à Bundesliga? Imaginou realmente que pudesse ser demitido, inviabilizando o save com o Munique 1860? Ou tinha uma carta na manga?

Obrigado pela indicação e pelo incentivo e interesse no save até aqui, @ggpofm.

Cheguei a pensar também que poderia seguir um caminho muito fácil depois de conseguir a subida ainda na primeira temporada, ainda que apenas na última rodada. Felizmente (ao menos para os leitores 😅) não conseguimos a subida na terceira temporada quando cheguei ao Playoff e daí em diante foi só ladeira abaixo - não chegamos ao fim de temporada com chances de subir até a temporada 2026/27. Com certeza está sendo bem desafiador, e agora na Bundesliga o desafio já é bem maior, considerando o que já avancei na temporada até agora.

Sinceramente, tem sido muito legal compartilhar o save aqui. Não esperava que fosse receber muita atenção, uma vez que é um save relativamente simples - não tem regras, não começa de muito baixo, o time é bem organizado para a divisão inicial - e também por não ser um save de ficção, que pessoalmente prefiro para ler e achava que fosse o caso da maioria também. Além disso, conforme o save avançou tiveram mesmo muitos elogios e incentivos que me deram um gás para continuar a jogar e compartilhar mesmo quando o tempo ficou mais escasso. Sobre as críticas, acho que acabam sendo raras - ou pelos participantes do fórum serem muito cordiais, ou simplesmente porque deixo claro que conheço bem pouco do jogo.

A segunda pergunta, acho que já respondi uma parte no próprio save. Pensei sim que não conseguiria o acesso, ali pela 4ª ou 5ª temporada seguida na 2.Bundesliga, quando parecia que as temporadas sempre se repetiam: 1º turno bom ou razoável, manutenção na briga e depois da parada de fim de ano uma queda vertiginosa que parecia não ter como evitar. Inevitavelmente, na temporada que a diretoria nos exigiu chegar ao menos no Playoff e na metade da temporada isso parecia impossível eu não só imaginei, como tinha CERTEZA que seria demitido ao final da temporada. Cheguei a salvar separadamente o save antes de começar novamente os jogos da liga para quem retomar o save desse ponto após finalizá-lo aqui com a demissão. Foram a sorte e o tempo gasto mudando a parte tática que salvaram a história.

Postado
4 hours ago, Marcolation said:

e também por não ser um save de ficção, que pessoalmente prefiro para ler e achava que fosse o caso da maioria também

Tem gostos de todos os tipos por aqui, mas a minha impressão é que tem mais gente que prefere saves sem ficção do que o contrário.

Postado
2 horas atrás, Danut disse:

Tem gostos de todos os tipos por aqui, mas a minha impressão é que tem mais gente que prefere saves sem ficção do que o contrário.

Quando comecei a ler alguns saves da área busquei muito os de ficção e eles eram bastante acompanhados e comentados, então tinha essa percepção.

Mas agora, já mais tempo no fórum tenho a mesma impressão que os que preferem jogo e texto são maioria.

Mas continuo gostando de historinha 😆

• 3 semanas atrás...
Postado

ACtC-3eXmXJhmOPC64SrBY5T5QVMsCW0ftzVFqBZ

Eleição do Save do Mês - Outubro/2021

Esta é a votação referente ao mês de outubro de 2021. Vale lembrar que para participar um save precisa:

• Ter sido criado até o dia 01/10/2021;
  • Ter sido atualizado entre os dias 10 e 24 (incluindo estes) do mês da votação.

Final da votação: 01/11/2021, às 23h59. 

O período de votação só será prorrogado se houver algum problema técnico no fórum confirmado pela Administração e que tenha impedido algum usuário de votar.

REGRAS GERAIS

Como toda e qualquer votação, temos algumas regras e padrões para que ela funcione da melhor forma possível, evitando futuros desentendimentos e discussões desnecessárias:

Cada membro poderá escolher até três saves entre os candidatos aqui listados que mais lhe tenham agradado. Você deverá ordenar estes saves de acordo com o seu gosto, dividindo-os em OURO, PRATA e BRONZE.

Em suma, o seu voto deverá conter a seguinte estrutura:

Votos para o Save do Mês:

OUR - Título do save - Nome do autor
PRA - Título do save - Nome do autor
BRO - Título do save - Nome do autor

Não é permitido votar no próprio save em nenhuma das categorias (OUR, PRA e BRO). Caso isso ocorra, o voto será parcialmente anulado.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

Cada voto recebido como OUR valerá três (3) pontos;

Cada voto recebido como PRA valerá dois (2) pontos;

Cada voto recebido como BRO valerá um (1) ponto.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Quantidade de ouros que um save receber;

Quantidade de pratas que um save receber;

Tópico mais antigo.

OS VENCEDORES

O vencedor do mês será o save que obtiver a maior pontuação na contagem dos pontos;

Serão adicionadas as tags "ouro - save do mês", "prata - save do mês" e "bronze - save do mês" aos três saves melhores colocados na votação;

Todos os saves que estiverem encerrados no momento da apuração dos votos manterão seus prêmios.

OS CANDIDATOS

Brescia: Faça seu rugido ser ouvido em todo o mundo - Guilhererme
Do lixo ao luxo - Diário de uma aventura pelo futebol na Ásia - tricolor de coracao
Huracan Buceo: Los Tricoplayeros - CCSantos
Juiz de Fora: A capital do futebol - ElPerroMG
Livorno - Semplice Torsione Del Destino - arecibo8
O Bancário - Cadete213
O Diário de José Silva, um brasileiro - Megalodonte
O Jacaré do Piauí - Uma história com começo, meio e fim - PedroJr14
O Madeirense - Cadete213
O primo pobre de Eindhoven. -  Johann Duwe
Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! - Peepe
Os outros Aspirinas - #Vini
Real Sociedad Gimnástica de Torrelavega - ¡Tu has de vencer! - CCSantos
RFC Liège - Le Matricule 4 - CCSantos
The Mighty Wrexham - Tsuru
TSV 1860 München - De volta ao topo - Marcolation
Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - div

Lembre-se que a premiação do Save do Mês é um momento de confraternização dos participantes da área, por isso, esperamos que todos votem com consciência e não por amizade. Qualquer suspeita de manipulação e/ou adulteração poderá anular os votos dos usuários envolvidos. Qualquer erro, entre em contato com a moderação da área antes de votar. Nesta fase da atividade, para mantermos a organização, quaisquer comentários (seja no post do voto ou em post separado) serão editados e/ou ocultados; os comentários só serão permitidos após a apuração dos vencedores.

LEITOR DO MÊS

O prêmio "Leitor do Mês" é uma forma de reconhecer a importância de membros que não se limitam ao seu próprio tópico - algumas vezes nem possuem um - e buscam participar de uma forma ativa em outros tópicos da área, valorizando as histórias de outros autores.

Qualquer membro pode participar da votação, não sendo necessário estar contando uma história na área. Em caso de empate, entre dois ou mais membros, eles serão declarados vencedores, já que o objetivo é reconhecer a importância de quem comenta os saves.

Para votar basta indicar o seu "Leitor do Mês" abaixo da votação para "Save do Mês", como no modelo abaixo:

OUR - Título do save - Nome do autor
PRA - Título do save - Nome do autor
BRO - Título do save - Nome do autor

Voto para o Leitor do Mês:

Nome do indicado ao prêmio

Att.,
Moderação Profissão: Manager

Postado

OUR - Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! - @Peepe
PRA - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation
BRO - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - @div

Voto para o Leitor do Mês:

@Tsuru

Postado

OUR - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - @div

PRA - The Mighty Wrexham - @Tsuru

BRO - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation

Leitor do mês - @div

Postado

OUR - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation
PRA - Brescia: Faça seu rugido ser ouvido em todo o mundo - @Guilhererme
BRO - Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! - @Peepe

Leitor do Mês: @Danut

Postado

OUR - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - @div
PRA - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation
BRO -  Os outros Aspirinas - @#Vini

Voto para o Leitor do Mês: @Cadete213

Postado

Ouro - Livorno - Semplice Torsione Del Destino - arecibo8

Prata - Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! - Peepe

Bronze - Brescia: Faça seu rugido ser ouvido em todo o mundo - Guilhererme

Postado

OUR - Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! - @Peepe
PRA - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation
BRO - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - @div

Leitor do mês: @Danut

Postado

OUR - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - div
PRA - The Mighty Wrexham - Tsuru
BRO - TSV 1860 München - De volta ao topo - Marcolation

Leitor do mês: Tsuru

Postado

OURO: TSV 1860 München - De volta ao topo - Marcolation

PRATA: Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - div

BRONZE: The Mighty Wrexham - Tsuru

Leitor do mês: Tsuru

Postado

ACtC-3eXmXJhmOPC64SrBY5T5QVMsCW0ftzVFqBZ

Fala galera, sejam todos bem-vindos a mais uma apuração das eleições do Save e Leitor do Mês.

SAVE DO MÊS

Na edição atual contamos com 9 votantes. Agradecemos a todos que deixaram seu voto!

OURO - TSV 1860 München - De volta ao topo - @Marcolation - 17 pontos (3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes)

PRATA - Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - @div - 13 pontos (3 ouros, 1 prata e 2 bronzes)

BRONZE - Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! -  @Peepe - 9 pontos (2 ouros, 1 prata e 1 bronze)

4º -  The Mighty Wrexham - Tsuru - 6 pontos (2 pratas e 2 bronzes)
5º - 
Brescia: Faça seu rugido ser ouvido em todo o mundo - Guilhererme - 5 pontos (2 pratas e 1 bronze)
6º - 
Livorno - Semplice Torsione Del Destino - arecibo8 - 3 pontos - (1 ouro)
7º - 
Os outros Aspirinas - #Vini - 1 ponto (1 bronze)

E o pódio de Outubro é o mesmo do de setembro, com a curiosidade de todos os saves do Top-3 terem feito 2 pontos a mais que na atividade passada.

Em primeiro lugar, @Marcolation segue o projeto de reconstrução do 1860 München em TSV 1860 München - De volta ao topo. Já a algumas temporadas na Bundesliga, mas ainda longe dos grandes resultados futebolísticos, vê uma nova época a se adentrar, ficando a expectativa se a linha da água sobe e os muniquenses dão mais um passo rumo as glórias. Com 3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes, esse é o terceiro pódio (seguido) do autor, e seu segundo ouro.

No segundo lugar claro, Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra. @div já está na Premier League peitando alguns dos grandes do país e frequentando torneios continentais. O simpático time, criado no modo de edição in-game, segue em busca de coletar tesouros, batalhando com deuses para evitar o temido Ragnarok. Com 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes, esse é o sexto pódio do autor.

Finalizando nosso top-3 repetido, temos Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! do tricolor sofredor @Peepe que aqui, por acaso, treina também um tricolor. O Once está em boa fase atualmente, presente na semi da Libertadores e disputando aperturas e clausuras emocionantes dentro do país. Será que pinta algum título essa temporada para Henao? Com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze, é, assim como para Div, o seu sexto pódio na atividade.

LEITOR DO MÊS

8 eleitores também deixaram seu voto para o prêmio de Leitor do Mês. Obrigado a todos pela participação!

Leitores do mês - @Tsuru e @Danut - 3 votos

2º - cadete213 e div - 1 voto

E tivemos um empate! Esta é a terceira vez, a segunda seguida, que Tsuru leva o prêmio de leitor do mês, e a nona vez do Danut, que não levava este prêmio para casa desde a edição de fevereiro deste ano.

Parabéns aos Leitores do Mês e também aos demais mencionados.

PERGUNTAS

Realizado o anúncio dos resultados das eleições, o tópico ficará aberto até o dia 10 para comentários e perguntas, que devem ser postadas no tópico seguindo o modelo abaixo:

Pergunta ao Save do Mês: nome do membro

Qual a sensação de vencer o Save do Mês?

Pergunta ao Leitor do Mês: nome do membro

Como você se sente ao ser eleito o Leitor do Mês?

Qualquer membro da área pode enviar a suas perguntas para os autores das três histórias do pódio e para o leitor vencedor. Não há limite de perguntas por membro.

Agradecemos a todos os membros que colaboraram para a realização dessa edição e contamos com a participação de vocês para as próximas atividades da área.

Att.,
Moderação "Profissão: Manager"

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...