Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Carlos Magno22

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Acho que na atual Copa do Brasil, uma semifinal com Paysandu e Coritiba é algo extremamente difícil de ocorrer, mas foi um confronto equilibrado e disputado, com o Papão passando nos pênaltis. Ainda faz uma boa campanha no Brasileiro, o que deve levar o time indubitavelmente para as competições continentais na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2024 em 14:33, Henrique M. disse:

Acho que na atual Copa do Brasil, uma semifinal com Paysandu e Coritiba é algo extremamente difícil de ocorrer, mas foi um confronto equilibrado e disputado, com o Papão passando nos pênaltis. Ainda faz uma boa campanha no Brasileiro, o que deve levar o time indubitavelmente para as competições continentais na próxima temporada.

Tomara mesmo. Acho que a permanência está cada vez mais perto e já podemos pensar em Sulamericana ou talvez Libertadores mesmo. A espinha dorsal mantida desde a Série C tem dado resultado mesmo felizmente. Quanto a Coxa e Paysandu, poisé estão sendo 2 bons trabalhos. Bem eu sou suspeito falar ne?! Hehe mas o Coxa está num grande ano também. Não olhei como foram no estadual mas estão indo bem no Brasileirão, Sulamericana e Copa do Brasil e não me eliminaram por detalhe...time chato de enfrenta-los nessa temporada. Vamos ver agora o que esperar de Papao e Flamengo na final. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 27 - >>> Voltar para o Índice - >>> Seguir adiante

 

CAPÍTULO 28: Mais um tombo na caminhada!

Vinte anos depois do último rebaixamento (2005) cá estava o Paysandu na Série A de 2025, e quem diria fazendo um bom ano para quem acabara de regressar. No primeiro semestre apesar de mais uma queda precoce na Copa Verde voltava a faturar o estadual. Enquanto que pelos torneios nacionais maiores estava prestes a garantir a permanência na liga além de ter cravado lugar na disputa pela conquista inédita da Copa do Brasil. Mas nem tudo são flores nessa temporada!

Focado em conquistar a Copa do Brasil, usamos equipe reserva em alguns confrontos  (Grêmio e Atlético Mineiro) e perdemos alguns valorosos pontos no Brasileirão. Todavia não vamos dar tanto spoiler ainda, antes faremos uma pausa aqui e voltaremos a falar mais adiante sobre a campanha do Brasileirão....e assim, no momento vamos ver como o Paysandu se saiu na grande final da Copa do Brasil.

 

COPA DO BRASIL AINDA ESTÁ DIFICIL

A grande final da Copa do Brasil estava a postas. De um lado o Flamengo, um dos maiores campeões da competição com 6 títulos ao lado do Cruzeiros, (sendo o Flamengo com 3 títulos seguidos nos últimos 3 anos até então) o qual faria a primeira partida decisiva no Maracanã. E do outro lado um Paysandu que outrora havia caído seis vezes nas oitavas-de-finais mas dessa vez chegava com sede de faturar seu primeiro título desse torneio.

Iq67T0z.png

O Maracanã não estava lotada em seus mais de 78 mil lugares disponíveis (78.838 a capacidade total) mas trouxe quase 76 mil torcedores para a decisão (75.650 o público recebido) dos quais menos de mil eram bicolores (740 bicolores foram ao Maracanã nos apoiar). E as torcidas faziam muita festa, cada um a sua maneira e capacidade para a ocasião.

trcCjf3.png

Z7FfOu7.png

Em campo outro espetáculo, pena que só por parte do Flamengo no primeiro tempo.

Com postura reativa (o que tem sido comum na temporada) por parte do Paysandu, o Flamengo não se intimidava...e pior, sufocava ainda mais fácil o Paysandu fazendo 2x0 com muita facilidade na primeira etapa. Vir logo o intervalo era tudo o que o Paysandu queria.

Na segunda etapa o treinador Bonfante mudou a postura do 4-1-2-3 para o 4-2-3-1 de modo ofensivo e a reação foi outra buscando muito rapidamente a igualdade no placar em apenas 2 minutos logo aos 5 e 6 minutos de etapa complementar.

DlBQB7x.jpeg

Porém com ambas equipes atacando mais, o Flamengo mostrou que não é superior a toa e voltou a ficar na frente do marcador por um gol de diferença.

mvTxo8C.png                            

Contudo a reação fora de casa serviria de combustível para se animar para o jogo da volta. Dessa vez na nossa casa, no Mangueirão...

ZKRbb0I.png

tlHJmMY.png

ZV81oTn.png
E diante da torcida o Paysandu pressionou, pressionou.....ou no mínimo igualava por vezes as oportunidades.

Contudo o Flamengo novamente saiu na frente na etapa final. E quando o Paysandu igualou o marcador o arbitro percebeu um correto impedimento. Uma pena não ter sido validado. Por que embora buscado tardiamente a igualdade talvez conseguíssemos a virada e uma disputa por penalidades. O relógio corria contra... o tempo se esgotava...o empate não veio e infelizmente tivemos que assistir a festa do lado de fora...caindo no nosso próprio estádio e sem ter uma vaga direta para a Libertadores assegurada.

cqNIzge.png

DCr4FC4.png

Com o troféu o Flamengo chegou a 7 conquistas superando o hexacampeão Cruzeiro. E quanto a nós, hora de recolher os cacos, virar a chave e se (re) motivar para o Brasileirão.

 

E NO BRASILEIRAO?
Pela liga nacional apelidada de Brasileirão enfrentamos o Grêmio (perdemos) e o Atlético Mineiro (empatamos) entre meio aos jogos da Copa. Eliminados da Copa se remotivamos para buscar uma vitória em luta direta contra o descenso na casa do Cuiabá onde Cavalini voltou a ter uma atuação de luxo.

q8NjoWn.png

Infelizmente nova derrota fora de casa diante do Palmeiras, mesmo tentando mudar o esquema para refletir a escalação palmeirense.
jiCVxuF.png

Grêmio (F) - Atlético Mineiro (C) - Cuiabá (F) - Palmeiras (C)


Mesmo assim diz o ditado que de grão em grão a galinha enche o papo não é mesmo? Desse modo fizemos mais 4 pontos dos últimos 12 disputados chegando assim aos 39 pontos (10 a mais que o último colocado).
NfQ9pXD.png


Temos mais 30 pontos em disputa nas 10 rodadas que restam nos próximos meses e se 45 pontos geralmente salvam da queda talvez precisamos de apenas mais 2 vitórias para garantir a permanência. Será que já podemos sonhar mais alto com uma vaga na Sulamericana ou quiça Libertadores?

 

Notícias relacionadas

<<< Voltar ao Capítulo 27 - >>> Voltar para o Índice>>> Seguir adiante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 mudou o título para Por um norte mais forte - Att 04/06/2024- Outro tombo na caminhada!

Vai enchendo bem o papo, com pontos importantes. Na Copa, que grandes jogos em atmosferas espectaculares. Infelizmente, deu para o Flamengo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cadete213 disse:

Vai enchendo bem o papo, com pontos importantes. Na Copa, que grandes jogos em atmosferas espectaculares. Infelizmente, deu para o Flamengo.

Bah eu tava animado, achei que conseguiriamos ainda mais quando buscamos o empate, mas o Fla é fortíssimo ainda....enfim, vida que segue, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 28 - <<< Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 30

CAPÍTULO 29: TEMPORADA HISTÓRICA

 

Nada melhor que uns dias de folga na vida para jogar bastante FM e fazer a história andar um pouco mais rápido. Foi assim que finalizamos essas últimas 10 rodadas num ritmo um pouco mais rápido que o normal

 

FORNADA

Entre meio essas últimas rodadas do Brasileirão nosso diretor da base informou que teríamos uma leva muito boa de novos talentos. Só se for na cabeça dele, pois afinal dos 16 escolhidos eu até escolhi os nove "melhorzinhos eu diria , mas me dizer que vieram cinco craques (talentos de topo) aí já está forçando muito diria.

i3EhHTf.png

João Antônio (GK)  - Murilo (MOD)  -  Jorge (PL)  -  Chicão (MOE)  -  Giancarlos (MOE)

bGlzjDW.png

João Vitor (ME)  -  Nícola (MD)  -  Jorge Eduardo (DC)  -  Dyonatas Dias (ME)

Para mim os que me pareceram de longe os melhores foram o goleiro João Antônio e o atacante Jorge, contudo nessa temporada e nas anteriores os olheiros tem encontrado talentos melhores fora de nossa fornada, ou seja, em outros clubes clubes do País como no caso dos defensores Bruno Otávio e Gustavo, ou mesmo dos atacantes Wallace ou de Regilson, 18 anos, todos sem custos, com esse último a estrear na próxima temporada. Mesmo assim alguns atletas da fornada tiveram oportunidades com relativo sucesso aqui conosco nessas temporadas como os zagueiros Lucas Marcos e o atacante Luiz Gustavo, motivo pelo qual não podemos crucificá-la com veemência. A tendência poderá ser voltarmos aos olhos ao mercado mais uma vez.

 

Brasileirão, últimas 10 rodadas

Rodadas finais, rodadas que definiram os rumos dos clubes nessa temporada. Começando por setembro onde tivemos 4 jogos diretos contra equipes de meio de tabela que além de buscar pontos contra o descenso faziam-nos lutar por uma vaga na próxima edição da Copa Sul-americana também.

cT0pjt2.png

Athlético Paranaense (F) Fluminense (C)  -  Corinthians (F)   São Paulo (C)

Contra equipes de maior porte, de pesadas camisas os jogos foram de marcação e desarme reforçados de nossa parte, mesmo que isso custasse muita luta e muitos cartões mas felizmente sem lesões e expulsões de algum atleta bicolor. Curiosamente não vencemos fora de casa nesse período mas por outro lado ninguém bateu a gente em casa. E na Geoquímica Arena fomos tomar um gol no último minuto de jogo por um infeliz passe errado do polivalente volante Adson. Entretanto diante do São Paulo o gol de Oscar Maritu (também perto do final da partida) garantiu a virtual permanência na Série A ao atingirmos o mágico número de 45 pontos, faltando 6 rodadas para o final da competição.

UebvDhU.png

Era hora de carimbar de vez a permanência ao recebermos em casa um desesperado América que também lutava para não cair.

FDrcLyk.png

Jogo violento, pegado...já era de se esperar quando 2 equipes lutam para não serem rebaixadas. Porém o América estava um tanto quanto desleal tirando 3 jogadores dos nossos de campo, um deles após as 5 substituições e foi assim com somente 10 em campo que precisamos lutar para manter a vitória e presença matemática para o próximo Brasileirão.

qT6EnU2.png

Diante do Internacional atuamos bem fora de casa e parecia que acabaríamos com essa maldição de não sabermos jogar fora de casa, contudo nova lesão após as 5 substituições nos fez ficar novamente com 10 em campo. Ao menos saímos de lá com empate, o que é melhor que nova derrota sempre. A tônica dos demais jogos não se alterou nesse mês com vitórias em casa e derrota fora de casa.

Inclusive no jogo seguinte, demoramos a abrir o marcador mas com muita pressão na reta final abrimos o marcador com Hércules e depois um gol contra do "Laion" cearense, vencemos por 2x0 o Fortaleza e carimbamos vaga na próxima Sul-americana.

HPVrf4D.png

Na rodada seguinte, fomos tentar um passo mais além (vaga na Pré-Libertadores) e tivemos uma desagradável surpresa. Levamos um chocolate de 4x0 do "Fogão" (me desculpem eu ter esquecido de printar essa vergonha rs,rs). Pós jogo, após um dia ruim de Wallace como atacante, voltaria a usar Wallace na ponta direita (devido a carência do setor) e tive uma conversa com Lucas Cavalini que não iniciou essa partida, para ver se melhoraria seu desempenho, que andava em baixa. Quem diria, a conversa surgiu efeito e no jogo seguinte diante do Bahia ele responderia com dois golos garantindo mais uma vitória em casa e assim voltamos a sonhar com a possível vaga na Pré-Libertadores embora eu acredite que esse ano o G-7 iria virar G-8 e garantir vaga para os 8 primeiros (devido o que dizem os regulamentos no caso dos campeões das copas estarem dentro do G-4 ou mesmo do G-6 que são o caso do Santos campeão da Sul-americana e do Flamengo campeão da Copa do Brasil e já campeão brasileiro antecipado).

489fY5l.png

Jogos de novembro nesse link

E embora o oitava possa se classificar pelo que entendíamos do regulamento, essa vaga ainda estava ameaçada por São Paulo e Fluminense. Mas como acreditar que uma equipe que sofria fora de casa pudesse se classificar jogando fora de casa? Parece que de algum modo a vitória sobre o Bahia animou o elenco. E assim acho que fizeram a melhor partida do ano, disparadamente a melhor eu acredito. Ou será que estão com medo que eu não renove algum contrato?

GFhsjHZ.png

Seja lá o que aconteceu com os atletas fato é que bastou os 2 primeiros lances do jogo para em menos de 3 minutos abrir um 2x0 relâmpago no placar. O Cruzeiro talvez não muito motivado por já estar garantido no g-4 (vaga direta para a Libertadores) se abateu até demais, visivelmente sentiu muito os gols cedo e eu percebendo a facilidade com que trocávamos passe, roubávamos a bola e mentíamos pressão falei para os atletas sufocarem de vez a bola. Virou um histórico chocolate para a vaia dos cruzeirenses que não pouparam vaias mesmo com a boa campanha geral deles. Os poucos bicolores que se dirigiram ao Mineirão fizeram festas e calaram os torcedores azulinos, carimbando a melhor campanha da história do Paysandu no Brasileirão.

XZcH2Si.png

Em 2002 o Paysandu se classificou para a Libertadores por ter vencido a extinta Copa dos Campeões.

cUtO7xK.png

Vinte e dois anos depois, voltamos a estar classificados para a Copa Libertadores 2026...mesmo que seja na fase preliminar.

 

Extracampo

Fora das quatro linhas conseguimos outras duas vitórias. A primeira delas, foi que agora além das obras de expansão do centro de treinos onde já investimos 8 milhões de reais nessa temporada, o presidente agora aceitou também o meu pedido ainda em outubro para melhorar as condições do centro de treinos do clube as quais até Janeiro deverão estar concluídas.

mN45Fhm.png

Mas a melhor e mais inesperada notícia foi que me comunicaram também sobre o estádio o qual estão se mexendo para fazer uma ampliação de pouco mais de 6 mil lugares o qual devera custar 28 milhões de reais.

m575yaO.png

A julgar pelo pequena expansão anunciada e sem anunciar que será em novo local imagino que deva ser uma pequena expansão nos cantos e talvez ampliando um pouco a altura das arquibancadas.

xGZyGyr.png

vfeBhoE.png

fWzz3at.png

1oJNHET.png

e6MDbB0.png

62X9BGx.png

Contudo já é um progresso para o pequeno estádio de então 16 mil lugares até o momento.

 

SOBRE CONTRATOS FUTUROS COM ATLETAS COM CONTRATO ACABANDO

Quanto ao futuro dos atletas que vencem contrato agora no final de 2025 nenhum deles será renovado ou contratado.

CrnJmZQ.png

Entre os emprestados gostaria de ter Neto Moura para grupo mas o mesmo já está negociado pelo seu clube de origem e os demais não me convenceram a ponto de tentar investir neles até por estarem já na casa dos 30 anos. Os demais são atletas da base que não me convenceram, exceção apenas para o zagueiro Lucas que venceu contrato e acho que ainda serve para o grupo.

E assim sem nenhum destaque individual mas um grande trabalho coletivo, todos entramos de férias enquanto a Direção e eu treinador tentamos qualificar a equipe de alguma forma para a futura temporada. E isso é tudo por enquanto pessoal.

 

Notícias relacionadas.

 

<<< Voltar ao Capítulo 28 - <<< Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 mudou o título para Por um norte mais forte - Att 07/06/2024- Temporada histórica!

A campanha no Brasileirão foi fantástica, merece todos os louros. E de lambuja, conseguiu uma vaguinha na Pré-Libertadores, que um ponto de evolução muito importante para qualquer clube no Brasil. Quero ver o Papão assombrar novamente o Boca Juniors dentro da Bombonera, caso surja a oportunidade! Hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi feita história após uma excelente época. Agora, é aproveitar bem os melhoramentos das condições do clube, incluindo essa bela renovação no estádio. Odeio quando surgem dois talentos de topo na mesma posição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2024 em 06:30, Cadete213 disse:

Foi feita história após uma excelente época. Agora, é aproveitar bem os melhoramentos das condições do clube, incluindo essa bela renovação no estádio. Odeio quando surgem dois talentos de topo na mesma posição.

Poisé....as vezes surgem várias na mesma e ai nada nas demais. Dá uma certa agonia mesmo. Quero ver se começo a trabalhar mais com a base pro futuro. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2024 em 15:30, mfeitosa disse:

A campanha no Brasileirão foi fantástica, merece todos os louros. E de lambuja, conseguiu uma vaguinha na Pré-Libertadores, que um ponto de evolução muito importante para qualquer clube no Brasil. Quero ver o Papão assombrar novamente o Boca Juniors dentro da Bombonera, caso surja a oportunidade! Hahahaha!

Já pensou....bombonera. Ia ser lindo. Vamos torcer e ver o que se sucederá. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 29 - >>> Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 31

CAPÍTULO 30: CALENDÁRIO INSANO

 

Olá, amigos!

Depois da histórica campanha no Brasileirão da edição passada e todo o lucro que tivemos devido às boas atuações da temporada, a gente sabia que teria calendário cheio para a temporada de 2026. E com a vaga para a Libertadores, depois de 22 anos (apenas a sua segunda participação na história do clube) a gente queria tentar fazer bonito. O calendário seria bem prensado com as competições nacionais, as vezes chegando a ter um jogo a cada 48 horas, ainda mais por entrar na fase preliminar da competição continental. E a hora de revolucionar o clube parecia ser essa!

 

K8zuI8S.pngmy0OnKg.png

UM NOVO PAYSANDU

Na História desse mundo sempre houveram resistências as mudanças, ainda mais quando se tenta forçar algo. No entanto eu sentia que precisava aproveitar a boa fase do clube e tentar forçar algumas saídas de jogadores que estavam em alta, porém com idade avançada na casa dos trinta anos em busca de opções mais jovens e de próxima, igual ou melhor qualidade se possível, mesmo que por vezes pudessem ser caras a curto prazo. Afinal eu sou gestor desse clube e por mais que a gente se apegue aos ídolos do presente, tenho que pensar na sobrevivência do clube ($$$) mesmo que possa significar a saída de pilares do clube para que ali na frente esses ídolos não pareçam para$itas do clube.

 

A)  Primeiras saídas pós-temporada 2025

E assim fizemos os primeiros movimentos com idas e vindas (de jogadores que não aceitavam sair no momento, conversávamos e noooovamente forçávamos para achar interessados, até que entenderam de uma vez por todas (eu ouvi um amém? rs, rs) e resolveram colaborar no mercado). E eis que então, surgem propostas relativamente boas a todas as partes interessadas (clubes, jogador, empresários) e os primeiros negócios finalmente são selados ainda no final da temporada de 2025.

Yidwsi8.png

                Mateus Pasinato (GK)                                                               Marcos Vinicius (MOD) e Gleisson (MOE)                                                                         Lucão (ZC)

 

 

Somente as negociações do goleiro Pasinato, do zagueiro Lucão e dos pontas Marcos Vinicius e Gleisson renderam quase 55 milhões de reais ao “papão”. Todos fechados com clubes do mundo árabe: o goleiro foi para o Qatar SC enquanto o zagueiro foi para o Umm-Salal; enquanto que curiosamente os pontas fecharam ambos com o Al-Markhiya, todos clubes cataris.

Assim fechamos o ano trazendo 28 atletas a um custo de apenas 27 milhões de reais enquanto a venda e empréstimos de 29 atletas nos trouxeram 112 milhões ao caixa. Um lucro de 85 milhões de reais brutos, mas ainda assim um lucro recorde de 75 milhões para o clube.

O5AWMEk.png

Sim, afinal nesse meio sempre tem agentes e outras partes envolvidas que abocanham uma parte desse lucro.

Por fim Neto Moura encerrou o empréstimo junto a nós por já estar negociado pelo Cruzeiro a outro clube árabe e dos demais que cá estavam emprestados como por exemplo Douglas Baggio e Ademir, decidimos não contratar em definitivo. Assim todos emprestados retornaram a seus clubes. Outros da base como Marcelo Vacaria, entre outros liberamos ao vencer o contrato, por motivo de insuficiência técnica.

 

B)  Mais saídas em 2026...e outros negócios

Começamos o ano fazendo mais negociações agora com a saída do meio-campista Adson para o Damac por 1 milhão de reais, e do goleiro Gabriel para o Al-Nasr, por apenas 4 mil reais, ambos para clubes sauditas.

qeNd7RX.png

                           Adson (MC)                                                              Gabriel (GK)                                                    Bruno Gomes (PL)                                                Maycon Cleiton (GK)

 

Bruno Gomes foi vendido para a Aparecidense por outros 700 mil reais, e o goleiro Maycon Cleiton foi parar na Tombense por apenas 145 mil reais, totalizando mais 1,850 milhões em negociações. Pouco mas ainda assim lucrativas haja visto que os atletas custaram nem metade disso quando contratamos, e sem contar que alguns conseguimos ainda por clausulas de revenda futura. E por falar em cláusula o Talleres quis comprar nossa cláusula de 50% de uma futura revenda de Emerson Vidal. Vendemos e lucramos outros 1,9 milhões com isso.

Para finalizar as primeiras negociações do ano, veio uma negociação que me deixou muito em dúvida se aceitaria que era a proposta pelo polivalente Yoell Van Nieff, um veterano coringa capaz de jogar em qualquer posição do meio campo para atrás, exceto as do lado direito de defesa. Contudo resolvemos aceitar já que o atleta também superava os 30 anos, custou apenas 180 mil reais e nos dá algum lucro no fim das contas.

R6yu2DD.png

Yoell Van Nieff

Curiosamente tivemos que pagar quase o mesmo valor de aquisição ao Groningen, seu clube formador.

Saíram ainda o lateral esquerdo Kevin por apenas 80 mil reais para o Brasil de Pelotas, e o lateral direito Douglas Borel por apenas 250 mil reais para o ASA de Arapiraca, enquanto o zagueiro da base Marcos fechou por 200 mil reais com o CSA (AL) e o meia Danny, também da base se transferiu para o Figueirense por apenas 250 mil reais. É, nem sempre conseguimos fazer negócios tão lucrativos mas alguns destes ao menos nos deram algum lucro imediato ou nos permitiram negociar uma futura cláusula de revenda, o que pode ser bom se vierem a valorizar no futuro. Ainda assim o principal motivo de revenda foi a pouca utilização destes e seus contratos a vencer.

 

C) Repor é necessário!

Com tanta saída repor seria inevitável e nós já estávamos com negócios avançados, em andamento desde que os atletas acima começaram a se movimentar para sair, senão até mesmo antes disso. Se goleiros foram os primeiros a sair, novos goleiros também foram os primeiros a chegar.

Assim as saídas de Pasinato, Gabriel e Maycon Cleiton foram repostas com as bombásticas contratações do goleiro Jhon, do Santos que pediu para ser negociado e chega sem custos para nosso clube (sim, eu sei, ele já tem 30 anos, mas era uma oportunidade sem custos) ser suplente. E a mais bombástica de todas, a contração do goleiro Gabriel Brazão que embora não tenha ido muito bem na Internazionale e Cruzeiro, estava em alta no Cosenza, nas divisões inferiores da Itália. Recebia 440 mil reais na Itália e não abriu mão de receber pelo menos 565 mil para fechar com o Papão. A negociação foi difícil mas a idade baixa de apenas 25 anos me animou a contrata-lo e pagar a multa de 12 milhões sendo assim a contratação mais cara da história do Paysandu até aquele momento. Para fechar esse primeiro pacote de contratações seniores chegaram a jovem promessa Regilson para o ataque de apenas 18 anos ao término do seu contrato com o Porto (PE), sem custos portanto e o ponta direita sul africano, Wayne Zungu, de também 18 anos, a um custo inicial de 1,5 milhões de reais e mais 30% de uma futura negociação.

nUXCqpj.png

                    Jhon (GK)                                 Gabriel Brazão (GK)                               Regilson (PL)                              Wayne Zungu (MOD)

 

E não parou por aí, no mesmo dia Jhair Castillo, 29 anos resolveu fechar conosco. Esse pesava contra a idade, mas o fato de estarmos em dificuldades em encontrar um substituto à altura de Nieff, fez com que eu levasse a qualidade e a polivalência do atleta em conta. Sem contar que eu já vinha sondando e tentando ele há mais de um ano. O atleta estava interessado, o contrato se aproximava do fim e o clube colombiano pouco se mexeu. O resultado disso? Assim com Mbapee foi para o Real “de graça” na vida real, Castillo veio para nós também sem custos.

bYhhQCi.png

                                                Jhair Castillo (MC)

 

Exceto zagueiro, função que Nieff também fazia, o colombiano Castillo é ainda mais completo fazendo todas funções defensivas com a vantagem de atuar dos dois lados. Para fechar essa leva de sênior no dia seguinte nosso sexto reforço, Klebinho, lateral de 27 anos trocou o Grêmio (rebaixado na temporada) por apenas 320 mil reais.

D4acpxQ.png

Klebinho (LD)

O atleta é cria do Flamengo, mas já passou por outros clubes desde então. Além destes, o meio campista Xavier, 26 anos,  vinculado ao Vasco, fechou empréstimo conosco por 40% de seus vencimentos. E assim fechamos nossas contratações seniores para a temporada inicial. Muitas outras aconteceram ainda durante a temporada, como por exemplo a contratação sem custos do meio campista paraguaio Matias Galarza, 24 anos, um polivalente que ficou livre no Vasco, e do empréstimo do experiente lateral esquerdo Murillo, de 30 anos junto ao Bahia; ou mesmo do promissor lateral esquerdo Felipe Droguet, um chileno de 18 anos, que custou-nos pagar sua cara multa de 19 milhões para o Deportes Iquique, ou ainda do atacante Kaio Jorge, 24 anos nossa maior contratação da temporada até então em qualidade (já que Droguet custou 19M, Brazão 12M e Kaio menos de 2,5M por estar em má fase na Europa). Um trabalho surpreendente de nossos olheiros Epi AlbertusEdson Só, Natan e de nosso diretor desportivo Amarildo Ribeiro. E olhe que nosso staff sênior nem é lá grande coisa, devendo muito ainda em qualidade de observação..

OrWqyRz.png

Kaio Jorge (PL)

Nesse último caso a equipe de observação disse que ele estava com preço abaixo do mercado, pesquisei, observei e resolvi fazer a aposta, até mesmo por que àquela altura já estávamos tendo muitos estrangeiros no plantel. Entretanto, se um chega outro sai, e assim então sobrou para o prolífico Lucas Cavalini, 33 anos, que vinha muito bem na temporada diga-se de passagem com 21 gols em 23 jogos mesmo atuando bem menos dessa temporada, mas resolvemos vender devido à queda de desempenho físico, idade e desvalorização conseguindo quase repor os 5 milhões investidos nele. Ele transferiu-se novamente ao Tijuana por 4,5 milhões eventualmente podendo chegar a 5 milhões.

 

D) E mais gente saiu durante a temporada...

Com a chegada de Droguet durante a temporada para ser dono da lateral esquerda, eu resolvi forçar a saída do então titular Nicolas, 28 anos, que acabou fechando negócio para sair ao final da temporada. Os sauditas do al-Wedha queriam saída imediata e até topavam pagar os 30 milhões que eu pedia por ele mas como fiz jogo duro dizendo que só sairia se fosse ao final desta temporada, os árabes ofereceram somente 23 milhões de reais podendo chegar a 28 milhões de reais. Foi um negocio melhor tecnicamente do que financeiramente haja visto que eu paguei 6 milhões na compra e agora na venda terei de pagar 20% ao Goiás e mais 10% ao atleta, mas se me der uns 10 milhões de lucro ao final de tudo ainda me dá algum lucro.  Ainda na lateral esquerda negociamos o lateral esquerdo Matheus Bahia por 16 milhões de reais a vista para os sauditas do Al-Hazem (não recordo se consegui colocar cláusula de revenda) o que nos dá um lucro de 13 milhões de reais descontando o investido nele, talvez um pouco mais (foi gasto de 2 a 3 M nele). Para a posição Murillo fica como opção agora além de Nicolas para o restante da temporada.

 

Detalhes adicionais de como ficou montada a equipe sênior e as equipes da base, inclusive o staff e a campanha destas na temporada, estão disponíveis em grande detalhe na seção spoiler abaixo. Vale a pena conferir:

Spoiler

Aqui continuamos a fala da montagem do elenco, senão fechando essa seção...avançaremos direto para a temporada de fato...contudo segue interessante e importante material abaixo para o entendimento detalhado de todo o plantel e a temporada.

 

ENTÃO, SEGUINDO SOBRE PLANTEIS, AGORA VEJAMOS O DESENHO TÁTICO DO PLANTEL SÊNIOR:

Assim ficou definido o plantel sênior do Paysandu para a temporada no desenho tático, no final de agosto....

h0SGT6d.png

E no detalhe...

BtzJL1z.png

A esses ainda tínhamos como 3ª opção além dos atletas do sub-23 e outros subs, o acréscimo de Marco Antônio, Murillo e Jaén Pineda.

As demais contratações foram para formarmos o sub-23 e o sub-20 da temporada o que totalizariam cerca de 50 atletas contratados para o elenco até o fim de agosto, totalizando com os remanescentes um elenco superior a 70 atletas (entre sênior, sub-23, sub-20 e sub-17) ao custos de 44 milhões de reais, mas a seção está ficando grande e talvez cansativa, então abordarei estes abaixo (que também mostrarei como montei o plantel sub-23 e o plantel sub-20/sub17, vale a pena conferir), e passaremos depois a ver como foi a temporada de fato na sequencia em primeiro plano.

 

Plantel sub-23

Nesta seção abordarei as contratações e montagens do plantel sub-23 e sub20, começando pelo sub-23 (Reservas), que embora sub-23 conta praticamente com somente atletas sub-21.

byORkmS.png

Time titular padrão: Jandson (GK)Leandrinho (LE)Lucas (ZC)* – Branquinho (ZC)Gyimah (LD)Saleh (MC/VOL)Luis Murillo (MC/VOL)Carlos Henrique (MOE)Olusegun (MOC)Werneck (MOD) e Paulão (PL)

Suplentes: Paulinho (GK)Bruno Henrique (LE)Isaac Okopu (ZC)Gustavo (ZC)Wanderson (LD)Renan Ramos (MC/VOL)Ronaldo (MC/VOL)Ahmed (MOE) N’Diaye (MOC) -  Meniconi (MOD)* - Wallace (PL) e Jorge (PL)*

 

Completam o elenco ainda o lateral direito Tiago Tiburi, o armador Michel Limeira Prado (esses eventualmente escalados na equipe mas que podem ser negociados se surgir propostas; armador Aloísio (atualmente emprestado para o Coritiba); enquanto que o meias Nicola e Dyonatas  e o lateral direito Agenor podem ser negociados. Esse foi um plantel montado meio as pressas e com significativo desembolso financeiro, como veremos na sequência.

Vuwoh4t.png

Apenas o zagueiro Lucas, o ponta direito Meniconi, o atacante Jorge e o armador Prado que são pratas da casa(* (fornada)). Os demais foram contratados de outras equipes, a saber:

 

De onde vieram e quanto custaram?

Goleiros: Jandson, 19 anos, ex- Ituano, custou 620 mil reais; e Paulinho 19 anos, ex-Juventude, ao custo de 155 mil reais.

Laterais esquerdos: Leandrinho, 21 anosex-Vasco, veio livre, enquanto Bruno Henrique, 20 anos é mais rodado, tendo passado já por Vila Aurora, Ji-Parana e Chapecoense, tendo custado 320 mil reais.

Laterais direitos: Gyimah, ganês de 18 anos, custou 160 mil reais, e estava no ganes Hearts of Oak; enquanto Wanderson, 18 anos, custou 320 mil reais e estava no Goiás.

Zagueiros: Como titulares, Lucas, 19 anos é da casa; enquanto Amilcare Branquinho, 19 anos veio do Auto Esporte (PI) sem custos, mas muito disputado na época por diversas equipes inferiores. Já como opções no banco trouxemos Isaac Okopu, 19 anos, outro ganês que estava no clube local Bechem Utd e custou apenas 100 mil reais. Além dele Gustavo veio sem custos do Corinthians.

Meio campo/volancia: como titulares Saleh, veio do nigeriano local Kwara Utd a um elevado custo de 1,55 milhões de reais, e Luis Murillo, venezuelano, também foi salgado, custando 730 mil reais para tirá-lo do Caracas. Como opção, Renan Ramos veio livre do SKA Brasil, assim como Ronaldo veio livre do Poções da Bahia.

Armador: Para armar o jogo Olusegun também custou caros 1,7 milhões para sair do nigeriano Enyimba Aba, enquanto que o senegalês Babacar N’Dyiae foi bem mais tranquilo custando apenas 280 mil reais para tirá-lo do Dacar Sacre-Couer. O armador Aloisio da Silva que aparece nos prints, até há pouco no sub-20 veio e por estar sem espaço emprestamos. Ele veio livre do pequeno Caxias (SC).

Ponta esquerda: Carlos Henrique veio sem custos do CTE Colatina (ES); enquanto Ahmed também foi encontrado no Hearts of Oak, esse a um custo de 145 mil reais.

Ponta direita: o ponta direito Werneck, veio livre do Parintins, enquanto Meniconi é prata da casa.

Atacantes: Como titular, Paulão, veio livre do Noroeste, enquanto que Wallace veio livre do Caruaru City; e Jorge é prata da casa. 

 

Entre os negociáveis, Tiago Tiburi, veio livre do Tombense; e Agenor veio livre do Guarani. Prado é outro prata da casa; Nicola idem, e Dyonatas também.

Assim encontra-se atualmente o sub-23, que somado com a compra da clausula de Ahmed (+2,44 M) totalizou um investimento de 8,42 milhões de reais e que para os jogos oficiais também recebe reforços de atletas do sênior quando necessário e oportuno.

 

Staff do sub-23

Além de jogadores também investimos em equipe técnica trazendo uma equipe de preparação e fisioterapia. A saber chegaram o então técnico do São José-SP, Mario Henrique que já havia também treinado o Botafogo-PB; o treinador Victor Santana com passagem por algumas pequenas equipes veio para ser nosso adjunto; enquanto para preparadores trazemos Diego Coelho que já chegou a trabalhar na base do Corinthians no passado e Fabio Matias que chegou a trabalhar na base do Gremio, Internacional e Flamengo, mas ultimamente tanto ele como Diego estavam trabalhando em clubes menores. Para a preparação física de nossos atletas de transição trouxemos Alexandro Santana que chegou a ser preparador físico no Figueirense mas é outro a trabalhar mais em clubes pequenos até então; e ainda Renato Bessa, sem trabalho em clubes grandes. Ainda trouxemos 2 treinadores de goleiros, como Cesar del Roy, que já foi treinador de goleiros no Corinthians e atualmente estava no Vasco; e Edilon Flor com seu mais relevante trabalho até então a serviço do Criciuma.

Para a fisioterapia chegou Leandro Junior que foi fisioterapeuta apenas no Bandeirantes (SP) ate´ então, e Joilson Amorim que além de trabalhar com isso na Ponte Preta ultimamente já havia trabalhado nessa função em algumas medianas equipes do mundo árabe como o Ismaily por exemplo. Ainda chegou o cientista Rodolpho Souza, a ser esse seu primeiro trabalho, e ao que parece o primeiro relacionado ao esporte profissional.

giy1XdW.png

Isso também nos causou algumas multas a pagar aos clubes.

 

E quanto a campanha do sub-23?

O sub-23 fez uma incrível campanha na primeira fase do Brasileirão de Aspirantes, ou Brasileirão sub-23 como também é chamado perdendo a liderança apenas na reta final ainda assim se classificando na vice-liderança do Grupo B, junto ao líder Flamengo, Atlético Mineiro e Botafogo. Pelo Grupo A se classificaram Palmeiras, Santos, Internacional e Athlético Paranaense.

7rCqUy5.png

Pela segunda fase agora serão 6 jogos em ida em volta diante de Flamengo, Botafogo e Atlético Mineiro.

1xbqwxF.png

Os 2 melhores avançam para a semifinal contra os dois classificados do novo Grupo A que se formou.

 

 

Plantel sub-20 e plantel sub-17

Com a falta de qualidade dos atletas vindos das últimas fornadas também precisamos recorrer ao mercado embora menos do que ocorreu no plantel "sub-23". E então para essa temporada ainda não foi separado com muita organizado o plantel sub-20 e o sub-17, dando prioridade maior ao sub-20 de momento.

No momento esses plantéis enfrentam um problemas com os regulamentos devido muitos atletas terem feito 20 anos e os regulamentos não estarem aceitando, contudo vou mostrar como a gente se encontra atualmente, 8 meses após o início da temporada

 olOwA7G.png

Equipe titular: Caicedo (GK)Alonso (LE)Samuel (ZC)Lima (ZC)Dinho (LD) – Marcelo (MC/VOL) - Geovane (MC/VOL)Edinho (MOE)Luiz Fernando (MOC, até pouco tempo era Aloísio) – Murilo (MOD)* – Hugo (PL)*

Equipe suplente: João Antônio (GK)* – Josué (LE)Felipe (ZC)Jorge Eduardo (ZC)*– Tiago Tiburi (LD) – João Vitor (MC/VOL)* – Caio Ferraz (MC/VOL)Luiz Gustavo (MOE)* – Chicão (MOC)* – Giancarlos (MOD)* – Mazinho (PL) e Juninho (PL).

 

E no detalhe...

C680xLG.png

Assim como no spoiler referente a montagem do sub-23, os setores que os atletas fazem estão destacados por cores. Os atletas em rosa atualmente precisaram servir o sub 17, o sub-23 ou mesmo o titular, seja por questão de limite de idade superado ou mesmo por necessidade de compor plantel.  E precisarei nos próximos dias verificar melhor a situação. Por exemplo Tiburi, considerado negociável, excedeu a idade e não figura mais ali para jogos oficiais. Contudo considerando o desenho tático que se manteve por boa parte da temporada assim foi montada na maioria das vezes a equipe, conforme o desenho e os links acima mostram, com exceção de um ou outro como Marcelo, que chegou na última janela de julho.

 

E de onde são oriundos?

Goleiros: o colombiano Caicedo, veio livre do Internacional, e João Antônio é do papão.

Lateral esquerdo: Alonso é um argentino que está emprestado pelo Tigre, da Argentina, sem custos e Josué veio livre, do São José-RS.

Lateral direito: Tiburi eu já comentei no spoiler do sub-23, enquanto que Dinho veio do São José-RS ao custo de mais de 50 mil reais (R$ 52,5 mil).

Zagueiros: Os titulares vieram sem custos. Samuel era do SKA Brasil enquanto Lima era do Goiânia. Dos suplentes, Felipe, também veio do São José-RS e sem custos, enquanto que Jorge Eduardo é outra cria da casa..

Meio campo/Volancia: o setor de meio campo foi sempre um problema no sub-20 e recentemente achamos Marcelo no Gama, por 310 mil reais, a maior contratação do sub-20 para nos dar chance ainda no torneio sub-17, enquanto que seu companheiro Geovâne achado no Juventude custou 100 mil reais. Como opção João Vitor é da casa, enquanto que Caio Ferraz buscamos sem custos no Serra-ES.

Armadores: Como armadores, com a saída de Aloísio a qualidade caiu muito, hoje a cargo de Chicão, cria da casa; ou então de Luiz Fernando, buscado sem custos no Avenida-RS.

Ponta-esquerda: Como cria da casa temos Luiz Gustavo e a outra opção é Edinho que veio sem custos da base do Vitória.

Ponta direita: Murilo é mais um prata da casa, e Giancarlos idem.

Atacantes: para o ataque Hugo é da casa também, enquanto que Mazinho custou 80 mil reais para sair do Mirassol e Juninho veio livre do SKA Brasil.

Percebe-se no sub-20 uma base bem mais brasileira com muitos atletas oriundos da própria base, ou então na maioria deles vindo do SKA Brasil ou do São José-RS e apenas 3 estrangeiros. Quanto as competições da base foram várias durante a temporada em que em quase todos já fomos eliminados, restando terminar de disputar o Brasileirão sub-17. E ao contrário do sub-23 o elenco sub-20 foi quase 17 vezes mais barato custando apenas 542.500 reais.

 

STAFF SUB20

A maior contratação do sub-20 acho que ainda foi a vinda do ídolo de Palmeiras e Gremio, o paraguaio, ex-lateral esquerdo Arce, que veio para ser treinador pedindo salgados 140 mil reais. Pagamos, afinal ele largou o Cerro Portenho, depois o Olimpia.... veio para se aventurar aqui e tem muita qualidade. Ao menos era o que parecia ser....Danilo fez carreira no Corinthians, e então após passagem sem atuar no Vila Nova pendurou as chuteiras e foi treinar a base corintiana. Por fim aceitou ser adjunto na nossa base.

Como preparador físico trouxemos Julio Cesar Sacramento que já trabalhou no Bahia e no Vitória e para o cargo de treinador de goleiros da base trouxemos Paraíba que já passou pelos grandes Sport, Naútico e Santa Cruz.

Para a fisioterapia Jorge Setter chegou a atuar no Juventude enquanto Brice nunca atuou em nada esportivo até então.

Izy2Lsv.png

Vamos ver se isso valerá a pena!

 

E quanto a campanha do sub-20 e sub-17?

Bem, começamos a temporada com o sub-20, mais uma vez na tradicional disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das mais tradicionais competições da categoria senão a principal. E por ainda estar em montagem a campanha dessa vez foi bem fraca.

7P947xw.png

 Tabela do nosso grupo.

Na sequência iniciamos mais um estadual da categoria e essa é a competição que mais lamentamos onde numa campanha incrível não ter vencido apenas o rival Remo nos custou mais um campeonato.

image.thumb.png.6b1dd8820409e54b82d53a3894e2615c.png

Classificação do estadual - Estatísticas gerais - Estatísticas individuais

 

Campanha tão absurda quanto a nossa! E ainda durante o estadual da categoria também começaram a disputa pelo Brasileirao sub-20 e sub-17 além da Copa do Brasil-sub 20. Sendo que na Copa novamente não fomos muito adiante.

ozd9q4u.png

Após passar com sobras sobre uma desconhecida equipe de Mato Grosso do Sul, o mais surpreendente foi eliminarmos o Goiás, então me animei e fiquei surpreso em também não passarmos pelo Botafogo paraibano. O atacante Hugo mais uma vez assim como na Copa São Paulo sendo desataque na competição.

Quanto aos Brasileirões da categoria iniciamos muito mas muito mal o Brasileirão sub-20....

sWBXnNk.png

Recentemente a equipe está se recuperando, ainda mais com a chegada do volante Marcelo, mas faltando apenas 5 rodadas para o final da primeira fase não sei se conseguirá ainda alcançar o G-8.

Já pelo sub-17 a campanha tem sido bem melhor e a equipe conseguiu avançar de fase, classificando-se para as quartas de finais onde enfrentará o Botafogo carioca.

cUHoAWS.png

Campanha inesperada até...

 

E COMO FOMOS NA TEMPORADA SÊNIOR?

A)  Pré-temporada

A nossa pré-temporada seria muito curta com o estadual começando mais cedo ainda em Janeiro, talvez devido a Copa do Mundo de seleções de 2026 imagino e também pela Pré-Libertadores. Assim conseguimos fazer apenas 4 jogos locais ou regionais que mais pareceram jogos-treinos para dar algum ritmo aos atletas e testar o possível time sênior, sub 23 e demais subs abaixo. Ainda assim foram bons testes.

BmqxR03.png

Alunorte (C) Sampaio Corrêa (F) Palmas (F)   Izabelense (C)

Diante do Alunorte (equipe paraense sem divisão) o resultado que ao final do primeiro tempo marcava 12x1 para nossos então titulares é o que menos nos importa, e diante do Izabelense (equipe paraense da 2ª divisão estadual) outro atropelo onde testamos nossa equipe sub-23 (que na verdade são todos menores de 20 anos, complementados por alguns seniores com menos espaço na equipe sênior). No Maranhão e em Tocantins foram enviadas equipes reservas ou mesmo mista com sub-23. Regilson e Cavalini foram quem mais se destacaram nos testes.

 Finalizados os testes entraríamos no estadual, libertadores e na sequencia Copa do Brasil, Copa Verde, Brasileirão ....com muitos jogos intercalando os torneios. Por isso a partir daqui vou comentar por torneio as competições senão vai se tornar uma loucura esse post ao abordar mais de 50 jogos oficiais.

 

 

5o3vTTl.png

B) Eliminação precoce na Copa Verde

Envolvido em outros torneios à época precisei enviar a equipe sub-23 para a disputa e só não enviei a equipe sub-20 por conflito de datas. O adversário era o Manaus, do Amazonas. Foi um bom jogo e um bom público (mais de 13 mil torcedores sendo apenas 26 do adversário) na Curuzu, pelas oitavas de finais da competição.

jzNmWSA.png

Entretanto o Paysandu não foi páreo para os manauaras que avançaram de fase, mesmo no melhor jogo de Regilson até aquele momento, que acabaria mesmo assim com o prêmio de revelação da competição. O título dessa edição ficou com o Goiás.

 

 

Q1vALHm.png

C) Cada vez mais hegemônico no Estado

Nossa ideia inicial era disputar o estadual somente com a equipe sub-23 mas logo adiante essa entraria na disputa do Brasileirão e então fomos revezando sempre que possível essa equipe com os reservas da equipe sênior.

4ZmTQLw.png

Primeira fase: Independiente (F)Caeté (F)Águia de Marabá (C)Castanhal (C)Remo (F)Bragantino-PA (C)Cametá(C)Tuna Luso (F)

 

Apenas diante do Bragantino-PA que usamos titulares, por um erro de planejamento, mas tudo certo. Nas demais Gabriel Brazão foi o único titular no clássico RE-PA, enquanto Jandson atuou outras 2 vezes e Jhon outras 4. Curiosamente nenhum deles saiu vazado nas oito partidas disputadas. Na frente Maritu aproveitou bem as oportunidades marcando 4 vezes.

No jogo diante da Tuna Luso, Kaio Jorge entrou e marcou no apagar das luzes o que garantiu ao Paysandu a melhor campanha geral da Primeira fase.

0sA4fyv.png

E como infelizmente os confrontos da fase seguinte são definidos por sorteio nossa única vantagem de ser líder geral é que toda decisão conforme avançasseos seria decidida na nossa casa. Contudo o sorteio foi malvado e nos colocou mais um RE-PA logo nas quartas de finais, em meio a outras decisões. Tudo bem, é preciso encarar e quem quer ser campeão não escolhe adversário não é mesmo?

E mesmo com equipe suplente outra vez diante do rival Remo, a gente sobrou e aplicou um 3x0 na ida. Com calendário mais folgado, usamos titulares e aplicamos nova vitória dessa vez com o gol solitário de Kaio Jorge. É o que acontece quando 2 equipes que estão em momentos tão opostos se enfrentam. Sim, o Remo este ano tinha somente o estadual para disputar e agora precisaria de uma companha na Copa Pará para voltar a disputar a Série D (isso se a Copa Pará permitir essa qualificação!).

 

IN4Tim3.png

Remo (C) Remo (F)

 

Fase seguinte um novo clássico local diante da Tuna Luso mas novamente passamos de fase sem maiores dificuldades devido a boa fase e pontaria em dia de Oscar Maritu ou mesmo de Cavalini, fossem titulares ou reservas usados.

jSW33fV.png

Tuna Luso ( F)Tuna Luso (C)

Alguns  momentos após a classificação a Direção anuncia o término de expansão do estádio agora com capacidade ampliada de 16 mil para 22 mil lugares.

el8UZHA.png

Na grande decisão a chata equipe de enfrentar do Águia de Marabá que mais uma vez suportava nosso bombardeio ofensivo, mesmo que de titulares dessa vez. Ainda assim, quase no final do jogo Nicolas conseguiu a vantagem mínima de 1 gol para o Paysandu. Na volta parecia que teríamos um repeteco de jogo com o Águia a tentar nos atingir no contra-ataque. Mas bastou o gol de Marco Antonio para a porteira abrir e maré virar a nosso favor. Seria outra impiedosa goleada do papão, dessa vez por 4x0 em mais um grande dia de Oscar Maritu.

58dv3L2.png

Águia de Marabá (F)Águia de Marabá (C)

 

4fNk1NO.png

coNI4vg.png

Nosso 53º título, o terceiro estadual seguido, deixando o rival Remo estacionado nos 49 e ganhando distância. E o público? Foram 21.139 pagantes sendo 639 do lado do Aguia. Obviamente um recorde de público para o estádio ampliado que quase lotou no seu primeiro jogo pós ampliação.

Na festa de premiação recebemos diversos prêmios. Eu, Bonfante, mais uma vez o prêmio de melhor treinador estadual; ainda levamos o prêmio dos três melhores jogadores com Kaio Jorge, Oscar Maritu e Luan Dias; o vice-artilheiro Maritu com 9 gols que a meu ver deveria ser considerado o artilheiro já que fez o mesmo número de gols do artilheiro e até fez um jogo a menos que ele; o gol mais bonito e colocando sete atletas na seleção do campeonato, que dessa vez não contou com nenhum remista.

 

FeOotl8.png

D) Boa prestação na volta à Libertadores

Em meio ao estadual acontecia as rodadas da Libertadores, onde entramos na 2ª fase preliminar, sem muita sorte ao que parecia. Afinal o sorteio nos calhou para enfrentar um clube de altitude. No caso estrearíamos em Guayaquil, na Colômbia a 2300 metros acima do nível do mar.

uhfUdKI.png

Difícil para quem está acostumado praticamente ao nível do mar em Belém, PA.

E a equipe sentiu...bastante. Praticamente morta ao final do jogo a derrota de apenas 1x0 foi um bom resultado possível de reverter em casa, pensei. E no fim só prova o que eu penso: se a gente sofre na altitude, eles também parecem que sofrem quando vem enfrentar uma equipe ao nível do mar. Em casa não tomamos muito conhecimento e com 3x0 com propriedade avançamos de fase.

aXcY62c.png

Emelec (F)Emelec (C)

 

Nova fase...ah, não! De novo altitude. E lá vamos nós, dessa vez para o Perú, diante do Alianza Lima, ainda mais alto, agora 3400 metros acima do nível do mar.

wH8LCjI.png

Menos mal que o primeiro jogo calhou a ser em casa e aqui eles não tiveram chance com mais um 3X0 em torneio internacional. Aí la administramos e com um sofrível empate se qualificamos para a fase de grupos.

fAJSyED.png

Alianza Lima (C)Alianza Lima (F)

 

Será que vem Bombonera por aí @mfeitosa Haha!

Não, não foi dessa vez, afinal o Boca Juniores foi massacrado pelo Bolívar anda na segunda fase preliminar mas teríamos outro adversário argentino na fase de grupos, e dos grandes, no caso o San Lorenzo de Almagro; além de novamente termos que ir para a altitude enfrentar outra pedra no sapato dos brasileiros, o equatoriano Independiente del Valle novamente a quase 3 mil metros de altura (2.850 mt); e por fim um confronto mais ameno, na Colômbia há apenas pouco mais de 1000 metros diante do Deportivo Cali.

 

1.2)  Fase de grupos

Pela fase de grupos íamos então estrear fora de casa, em mais um retorno a Guayaquil,  Equador.

RUJ9yNZ.png

Estádio Banco Guayaquil, casa do Independiente del Valle, o carrasco de muitos brasileiros.

 

Não deu outra, pela 3ª vez saímos da altitude com um resultado ruim (0x1 dessa vez) e teríamos novamente de buscar pontos nos demais jogos. Na Argentina por sua vez havíamos largado bem mas no ultimo instante não seguramos a pressão dos hermanos e tomamos o empate quase no apagar das luzes.

8Hn5DMf.png

Estádio Nuevo Gasometro, casa do San Lorenzo de Almagro.

Menos mal que em casa nosso confronto mais difícil seria mesmo diante dos argentinos onde felizmente o zagueiro Mauro Brasil na bola parada nos garantiu 3 pontos. Enquanto que o Deportivo Cali não passou de um saco de pancada de todo mundo.

 

Sbtpbqb.png

Estádio Deportivo Cali, na Colômbia

Ainda assim o jogo na Colombia foi de baixa qualidade, menos mal que ao menos fomos nós a garantir os 3 pontos. Por fim, na última rodada diante do Independiente Kaio Jorge resolveu devolver a derrota que tivemos contra o Independiente “com juros” marcando 4 dos 5 gols da noite.

MoCj10Z.png

Independiente del Valle (F) - Deportivo Cali (C) - San Lorenzo (F) - San Lorenzo (C) - Deportivo Cali (F) - Independiente del Valle (C)

Que noite! E, que grande fase de Kaio Jorge!

Assim terminamos líder do grupo onde no sorteio enfrentaríamos algum segundo colocado, com boa chance de se livrar dos brasileiros Palmeiras e Cruzeiro e quem sabe se desse alguma sorte enfrentar algum Oriente Petrolero talvez....já que o River Plate e a maioria dos clubes brasileiros haviam passado em primeiro lugar de seus grupos. Ao San Lorenzo e demais terceiros colocados restava irem disputar a Sulamericana

7tkwfkP.png

Grupos A, B e C  –  Grupos D, E e F  –  Grupos G e H

Mas quem disse que o sorteio nos reservaria sorte? Tinha que ser logo o Palmeiras????? Vamos lá então rumo ao Allianz Parque onde perdemos de 3x0 e a coisa complicou de vez. Em casa um grande onde abrimos o marcador, o Palmeiras virou para 2x1 e viramos para 4x2 novamente. Bastava mais um gol e a decisão seria nas penalidades. Infelizmente o 5º gol não saiu e se despedimos da competição nas oitavas de finais.

xQEApVw.png

Palmeiras (F) - Palmeiras (C )

 Ao fim e ao cabo, creio que fizemos uma boa campanha e estamos no caminho certo para progredirmos.

 

5PjDAHq.png

E) Copa do Brasil terá revanche contra o Flamengo?

Além do estadual e Libertadores também entramos na 3ª fase da Copa do Brasil mais uma vez recebendo primeiramente o Vitória, uma equipe de Série C, atualmente onde evidentemente fomos superiores e goleamos eles por 5x2 na nossa casa. Confiantes poupamos titulares para a volta, administramos e saímos de Salvador, com um empate que nos classificava. Mesmo modus operandis aplicado no América mineiro onde avançamos de fase mais uma  vez. E se diantes dos baianos e mineiros Cavalini e Maritu foram os destaques diante do Santos teria lei do ex, com Kaio Jorge sendo fator decisivo para avançarmos de fase após 2 complicadas partidas, de alta tensão.

PTIvwgx.png

Vitória (C) – Vitória (F)América-MG (C) – América-MG (F)Santos (F)Santos (C)

Contudo agora, lá está ele, o temível Flamengo e a hora da verdade. Haverá revanche? Certamente! Passaremos? Estou temendo que não depois de termos sido goleados por eles por 4x0 no Brasileirão atual, mas jogo é jogo e tudo pode acontecer. Tentaremos avançar. Na outra semifinal Cruzeiro e Fortaleza brigam para ver quem chega a decisão.

 

FSkmLAC.png

F) O que esperar no Brasileirão?

Por falar em Brasileirão, estamos fazendo uma brilhante campanha até o momento em que algumas vezes chegamos a atuar de reservas, por vezes indo bem, por vezes mal, ainda assim uma boa campanha para quem dividia atenção com tantos torneios e tantos jogos até aqui.

VSDi0Iy.png

Primeiro Turno: Coritiba (C) – São Paulo (F) - Fortaleza (C)Palmeiras (F)Atlético Mineiro (C) – Ituano (F)Atlético Goianiense (C) - Tombense (F)Fluminense (C)Flamengo (F)Bahia (C)Goiás (F) - Red Bull Bragantino (C)Cruzeiro (F) - Corinthians (C)Botafogo (F)Santos (C)Internacional (F)Athlético Paranaense (F)

 

No fim a derrota para o Flamengo fez bem a equipe que extravasou pra cima do Bahia e emendou uma boa sequencia desde então.

TL5VWZk.png

Assim aí estamos nós, em boa situação financeira correndo por fora, se derraparem quem sabe a gente não surpreenda ainda mais?

 

G) Possibilidades

Ultimamente damos uma sondada em grandes astros do futebol mundial e um que pode estar pintando no Papão é Roberto Firmino.

1haii01.png

sbFy3Um.png

Mas será que seria um negócio interessante interessante para o Paysandu pagar um salário bem acima do teto (teto de 600 mil sendo que Coutinho aceitou reduzir seus vencimentos para no máximo 1,1 milhões mensais) para um atleta de 34 anos, em declinio físico, alto salário ainda mais com jovens promissores como Victor Diniz, além de Olusegun, N' Dyiae, Aloisio, Chicão e até mesmo com Marcon Antonio e Maritu em boa fase?

 

Notícias relacionadas:

 

<<< Voltar ao Capítulo 29 - >>> Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 31

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 mudou o título para Por um norte mais forte - Att 18/06/2024 - Calendário Insano!

Eu fico orgulhoso de ver que está começando um trabalho forte em montar a Base e o Sub23. Abraços, trabalho insano, PARABÉNS!!! Vamo Papão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trás o Bobby Firmino!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que não custa trazer o Firmino. Tá certo que a equipe está azeitada e entregando resultados, mas é um grande nome e faz parte da diversão de treinar no Brasil fazer esse tipo de contratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, mexidas necessárias no plantel para lidar com este calendário maluco. Mas estás respondendo muito bem a todos os desafios que têm aparecido pela frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mr. Campos disse:

Eu fico orgulhoso de ver que está começando um trabalho forte em montar a Base e o Sub23. Abraços, trabalho insano, PARABÉNS!!! Vamo Papão!!

Pior que é uma dificuldade que tenho (usar mais a base) mas agora com melhores condições e vendo o sucesso que foi Bruno Otávio quero ver se isso vira uma uma constante. Obrigado!

18 horas atrás, Orieomil666 disse:

Trás o Bobby Firmino!!!

Será? Tá caro (apesar que um cara assim sempre será né?!)  e indo contra o que estava pensando aqui....queria que ele viesse sem custos de contratação...vou aguardar mais acho. Obrigado!

16 horas atrás, Henrique M. disse:

Acho que não custa trazer o Firmino. Tá certo que a equipe está azeitada e entregando resultados, mas é um grande nome e faz parte da diversão de treinar no Brasil fazer esse tipo de contratação.

Poisé.É uma grande interrogação aqui...vou pensar. Obrigado!

10 horas atrás, Cadete213 disse:

Pronto, mexidas necessárias no plantel para lidar com este calendário maluco. Mas estás respondendo muito bem a todos os desafios que têm aparecido pela frente.

Até aqui muito bem mesmo, acho que aos poucos estamos evoluindo. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 30 - >>> Voltar para o índice - >>> Seguir adiante

CAPÍTULO 31 - Calmaria e Campanha Histórica!

 

O ano de 2026 por si só já seria histórico pelo nosso retorno para a Libertadores mas ficou ainda mais histórico depois da belíssima campanha no Brasileirão, e após mais uma boa prestação na Copa do Brasil.

 

NA COPA, DE NOVO O FLAMENGO...

Essa Copa que por anos muitos diziam ter a cara do Grêmio e do Cruzeiro pela raça e conquistas ultimamente parece que fede a Flamengo (no bom sentido) pela sua organização e força econômica (que advém de sua organização também). E outra vez calhamos nós a enfrentar o Flamengo decidindo a segunda partida em casa, porém dessa vez ainda nas fases de semifinais da competição.

E como se armamos pro jogo? Bem, para o Maracanâ pedi para individualmente marcar firme e pressionar duro todos os seis jogadores do meio campo para frente do Flamengo. Assim, sofremos muito, levando um bombardeio até mais do que o esperado nos primeiros trinta minutos. O Flamengo com muita qualidade tentava de tudo: pela direita, esquerda, centro, de perto, de longe, rasteira, por cima...até que não teve jeito e tomamos o gol aos aos 37 minutos, anotado por Pedro, depois de 18 ataques flamenguistas e nenhuma chance de o papão conseguir passar do meio campo até então. Tinha tudo para ser uma noite horrorosa. 

E tome mais pressão para cima de nós, suportamos e fomos para o intervalo perdendo de 1x0. Elogiei a dedicação da equipe mas pedi para tentar mais. Segundo tempo mais seis ataques flamenguistas e o Flamengo amplia no vigésimo quarto ataque contra nenhum ataque nosso: 2x0 para o Flamengo aos 56 minutos com Pedro, anotado de pênalti.

Mas então como que num passe de mágica a bola parada treinada durante a semana se provaria muito eficaz nos dando um pingo de esperança aqui e ali. E eis então que aos 57 minutos, nosso primeiro contra-ataque é parado quase na marca penal do lado direito de ataque. O arbitro vai pro VAR e confirma falta fora da área, Galarza (camisa 23) cobrou uma daquelas faltas melhores que escanteio chuveirando a bola para a área, a zaga afasta, Castillo (12) passa para Luan Dias(13), que chuta de fora da área para descontar para 2x1 a na partida. Isso tudo no nosso primeiro ataque. E depois de 32 ataques sofridos com apenas mais um ataque nosso no segundo tempo, outra falta para nós no apagar das luzes, dessa vez das boas, daquelas frontal. E o jovem atacante Regilson de apenas 18 anos que havia entrado no jogo deixou tudo igual colocando a bola na gaveta direita do arco defendido pelo goleiro flamenguista.

4dFqZEK.png

YKddzOr.png

Sorte ou uma aula de eficiência e marcação? Não sei, talvez as duas coisas, mas o que importa é que conseguimos sair do Maracanã vivos para o jogo da volta. Na semana a pressão cairia toda encima do Flamengo. Nós? Quantos a nós, parece que ninguém queria nos levar  muito a sério mesmo, talvez agora levassem...

Então após uma derrota de equipe suplente para o Coritiba no recomeço de turno no Brasileirão lá estávamos nós para mais um Paysandu x Flamengo, jogo da volta. Torcida animada e confiante depois do primeiro jogo, apoiando a boa fase da equipe.

s3QxvGQ.png

E dessa vez não ficamos atrás esperando sofrer. Tentamos ir mais pra cima. E após um primeiro tempo mais pegado alguns importantes atletas nossos cansaram me obrigando a colocar atletas mais fracos tecnicamente como por exemplo Maritu, bom atleta mas não é do mesmo nível de Kaio Jorge. A qualidade foi caindo mais em campo até melhoramos na base da vontade. Ainda assim não conseguimos tirar o 0x0 do placar e fomos para as penalidades.

Nas penalidade infelizmente Victor Diniz errou a primeira penalidade batendo mal, mas muito mal...quase no meio do gol para a defesa do arqueiro flamenguista...

jxTQVd9.png

r7vPccT.png

Já Léo Santos até bateu bem, no cantinho mas o goleiro muito atento foi lá pegar e assim nem precisou o Flamengo cobrar a quinta batida.

qGYxJy1.png

Eliminados pro 4x2 nas penalidades mas caindo de pé, fiquei com sensação que vendemos caro a derrota e fosse em outros tempos que o gol fora contava como fator de desempate teríamos avançado de fase sem a necessidade das penalidades.

6WWSgPq.png

A entrevista de Tite em que parece querer fugir dos jornalista no pós-jogo só corrobora a tese. O Flamengo segui adiante e bateu o Fortaleza na final conquistando assim o quinto título seguida competição.

uIESWeJ.png

Estatísticas individuais - Estatísticas coletivas - Artilharia - Melhores treinadores - Melhor goleiro - Seleção da Copa - Craque da Copa - Revelação da Copa - Prêmio Fair Play

Nessa edição dominada pelo Flamengo, em que Pedro foi o grande destaque eu ainda levei o prêmio de terceiro melhor técnico dessa edição em que o Flamengo repete a conquista pela quinta vez consecutiva após na final bater o Fortaleza, enquanto Victor Diniz apesar de errar o pênalti decisivo fez parte da seleção dos 11 melhores. Todavia, hora de virar a chave e se concentrar no único objetivo que restava para o segundo semestre, tentar uma qualificação continental via Brasileirão agora.

 

NO BRASILEIRÃO, UM PALMEIRAS MUITO FORA DA CURVA

Como a equipe da temporada passada foi quase toda mantida e adicionado alguns poucos reforços como os goleiros Brazão e Jhon, os meio campistas Castillo e Galarza e os atacantes Regilson e Jhon, a equipe estava muito entrosada e conseguiu melhorar sua campanha no Brasileirão de 2026.

8n639ky.png

Segundo turno: Coritiba (F) - São Paulo (C) - Fortaleza (F) - Palmeiras (C) - Atlético Mineiro (F) - Ituano (C) - Atlético Goianiense (F) - Flamengo (C) - Bahia (F) - Goiás (C) - Red Bull Bragantino (F) - Cruzeiro (C) - Corinthians (F) - Botafogo (C) - Santos (F) - Tombense (C) - Internacional (C) - Fluminense (F) - Atlhético Paranaense (C)

Apesar da incrível campanha com 12 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas no returno, o Palmeiras disparou na liderança quase nunca ameaçado nesse turno, e então nos restou  de consolação conseguir uma vaga direta (dessa vez) para a Libertadores e o histórico vice-campeonato do clube, melhor marca de sua história, após bater o sétimo lugar obtido na temporada anterior.

7rTYjH2.png

Estatísticas individuais - Estatísticas coletivas - Artilharia - Seleção do Ano - Revelação do Ano - Atacante do Ano - Técnico do Ano

Boa campanha, com o 4º melhor ataque com destaque para Oscar Maritu nosso artilheiro com 13 gols anotados em 16 jogos, e a 4ª melhor defesa, que nos permitirá um início de pré-temporada um pouco mais calmo sem a necessidade de passar pelas fases preliminares da competição continental. Ainda assim o artilheiro foi Gustavo do Fluminense com 22 gols em 35 jogos, e Phelipe Megiolaro, do Palmeiras, o melhor goleiro. Levamos apenas o prêmio de melhor atacante para Kaio Jorge e figurou na seleção do campeonato. Porém o já selecionável jovem sul-africano Wayne Zungu foi a 2ª melhor revelação da temporada. Ah, eu também levei o prêmio de melhor treinador dessa vez. A boa campanha ainda nos rendeu um prêmio de 42,5 milhões de reais para as nossa finanças.

 

E FORA DAS QUATRO LINHAS?

Extracampo os resultados do campo se refletiram com nosso presidente - depois de umas acaloradas discussões - resolver aumentar os orçamentos para a equipe técnica o que nos permitiu trazer melhores observadores e ampliar nossa rede de observação para procurar futuros jovens talentos. E ainda teve casos que a Direção anunciou por conta melhorias, como no caso de novamente ampliar o estádio da Curuzu, dessa vez dos atuais 22 mil lugares passando para 33 mil lugares - o que faz sentido já que para o Mangueirão estamos levando mais de 31 torcedores de média, um novo recorde - a um custo de cerca de 60 milhões de reais. O ponto ruim que levara o ano todo de 2027 e até um pouco mais para concluírem e custará uma quantia bem expressiva.

vB68vRY.png

Menos mal que temos o grande Mangueirão para usar nesse momento. Também pagaremos mais de 40 milhões de reais em impostos sobre os rendimentos dessa temporada. ÊÊÊ BRASIL, SIL SIL!

 

A FORNADA DE 2026

Não me agradou quase nada a fornada de 2026. Creio que uma das piores dos últimos quatro anos, por isso de eu ter brigado com o presidente por melhorias nesse departamento. De bom mesmo um ou dois atletas, talvez nenhum bom mesmo, mas trouxe sete que se destacaram um pouco mais a meu ver pelo menos para formarem time.

E9ynkNl.png

Felipe (defensor/meio-campista) - Divonzir (meia-atacante/meio-campista) - Flavio Ortega (meio-campista) - Gildásio (meio-atacante-atacante) - Udson (meio-campista) - Pedrinho (meio-atacante/atacante) - Cassio Fernando(meio-atacante-atacante)

Como se vê praticamente só vieram meias e um defensor de interessante para o clube. Todos irão completar a formação do sub-17 de 2027.

 

JUNIORES EM DESTAQUE

Por falar em sub-17 eu quero falar em destaque da reta final da equipe que participou do Brasilerirão sub-17 dessa temporada. Uma campanha tão boa que quase lotou a ampliada Curuzu (22 mil lugares) trazendo mais de 21 mil torcedores em cada jogo pós quartas de finais. Antes na primeira fase, mal passavam de 100 a 300 pagantes.

7r15Frz.png

Botafogo sub-17 (F) - Botafogo sub-17 (C) - Red Bull Bragantino sub-17 (F)Red Bull Bragantino sub-17 (C) - Athlético Paranaense (F)Athlético Paranaense (C)

Um plantel que mostrou-se bastante guerreiro na competição passando 2 vezes nas penalidades mas caindo na última decisão também apenas nas penalidades, no gol perdido pelo lateral Agenor. Porém boa campanha haja visto que o sub-17 foi a categoria mais desleixada na montagem dessa temporada, sofreu desmanches com atletas passando da idade e ainda assim leva o vice-campeonato da categoria com destaque para o vice-artilheiro Mazinho com 7 gos anotados.

O sub23- não foi tão bem na segunda fase do Brasileirão de Aspitantes por sua vez mas teve interessantes destaques individuais. Irei deixar a campanha do Sub-23 e Sub-20 no spoiler abaixo:

Spoiler

O sub20 por sua vez precisava vencer todas ou quase todas para entrar no G-8 na reta final mas acabou não conseguindo:

UR0x69Y.png

Como consequência acabou em 13º lugar com a 6ª melhor defesa da competição e o 12º melhor ataque (ou 8º pior ataque).

clku1Sv.png

Ainda assim tivemos um dos vice-artilheiros da competição aqui também. com 6 gos anotados: Juninho é a fera.

 

Já pelo BR Sub-23 mesmo reforçado por alguns poucos suplentes da equipe principal fizemos campanha bastante fraca na segunda fase.

VC2JtMn.png

As 3 derrotas pesaram e acabamos desclassificados ainda no jogo contra o Flamengo.

l1iAxkA.png

Artilharia - Melhor jogador - Seleção do sub-23

Se não fomos para as semifinais ao menos tivemos alguns destaque individuais com Wellington Werneck sendo o melhor jogador e artilheiro dessa edição com 12 gols e 1 assistência em 16 jogos. Ainda tivemos a dupla de zaga Lucas e Amilcare Branquinho como os outros dois melhores jogadores do campeonato enquanto na seleção do campeonato escolheram apenas Wallace, um ponta que não conseguiu se firmar nos seniores mas jogou muito pelas categorias inferiores.

 

 

 

Também irei deixar em spoiler dessa vez a campanha dos clubes satélites onde dessa vez o Nacional após mau estadual conseguiu chegar muito perto do acesso, mas...

Spoiler

image

Começando pelo Palmas que todo ano é uma decepção no estadual tocantinense...

9ilh8JO.png

PpuZlGR.png

 

...pois quanto mais se tenta melhorá-lo piro fica. Eu já não sei mais o que fazer com o Palmas, talvez só enviando atletas diferenciados para lá assim que puder. Espero que ao menos não caiam de divisão.

 

image

Rio Branco voltou a perder o estadual para o rival Humaitá...

Y6nDJze.png

UbLoMwi.png

...levando nem sequer o vice-campeonato dessa vez. A campanha na Série D foi muito fraca...

5U7p2Gb.png

...terminando a campanha na lanterna do grupo D.

ahvVTq6.png

Grupo esse que contou com outro satélite nosso, o Real Ariquemes

EpNU2h8.png

Ainda se deu mal para o Real em outro torneio, a Copa do Brasil

 

image

Outro que não se deu bem foi o Nacional que fez seu pior estadual até aqui.

v6ukDrM.png

Yf245Ng.png

Com campanha ruim o estadual todo cairam ainda nas quartas de finais. Porém se recuperaram bem para o restante da temporada.

Fm0Phnb.png

X7LtG66.png

YikxYnl.png

E apesar da eliminação precoce na Copa do Brasil fizeram boa fase de grupos da Série D e surpreenderam na Copa Verde ao chegarem na semifinal eliminados por aquele que viria a ser campeão depois, o Goiás.

EdJNAgL.png

A Chape viria a ser campeã, subindo juntamente com o vice- Brasil de Pelotas, além de União Rondonópolis e Cruzeiro (AL).

 

image.png.1029d094269d5779c3dfcc9f4fa0f941.png

Outro que domina no estado e nas fases de grupo da Série D (como ja mostrado acima essa fase) é o Real rondoniense.L6scOdh.png

h4DAtdB.png

Pela Série D, o então lider Real quase conseguiu alcançar as oitavas de finais, eliminado pelo Cruzeiro (AL) que viria a subir na fase seguinte.

G9GZJWY.png

M3iAqnX.png

Nos demais jogos nada a comemorar.

 

image

Já o São Raimundo é aquilo, uma maquina, um leão em Roraima...

7U0lhM4.png

sSRkRos.png

...e seus 11 títulos seguidos...

Agora basta sair do estado e....

VTVsUPu.png

ZfFHI38.png

...que é "problema puxando problema".

 

image

Enfim, o Santos, que repetiu mais um bom estadual....

YlVOcY4.png

YbTGI0E.png

wsKixkz.png

com direito a clássico "San-São" amapaense e mais uma título pra cima do Trem.

Porém é mais um que basta sair do estado...

dqFY04a.png

zVETS9b.png

Ainda assim eu gostei do Santos pela sua afirmação maior no Amapá estreando agora na D depois de tanto tempo fora, ao contrário do "Mundão" que eu esperava mais ou até mesmo do Rio Branco, Real e Nacional. Enquanto isso muito decepcionante as campanhas de Nacional, Rio Branco e principalmente o Palmas nos seus estados.

 

NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO

Em Dezembro estivemos "on fire" no mercado tentando negócios, muito por que eu mudei de ideia ainda algumas semanas anteriores até, resolvendo se livrar de estrangeiros, afinal haviam 8 nos seniores e outros dez ou mais nos juniores. E aí foi aquela correria procurando mercado para eles. Porém não conseguimos mercado e quando conseguimos querem pagar muito abaixo,as vezes 2 vezes até 5 vezes menos que valem, mesmo que nos dessem lucro. Então por enquanto concluímos apenas a venda do armador Marco Antonio por um bom valor eu diria, de 15 milhões de reais haja visto que ele estava meio escanteado do plantel já. E eu já to amando esse Al-Markyiha que seguidamente está levando umas naba daqui rs rs. De compras nada a mais se realizou mas estamos avançando por Roberto Firmino.

HrfONl2.png

Parece que as coisas estão esquentando. Será que vem?

 

<<< Voltar ao Capítulo 30 - >>> Voltar para o índice - >>> Seguir adiante

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 mudou o título para Por um norte mais forte - Att 21/06/2024 - Calmaria e campanha histórica!

Juniores em grande e tinha que ser o Flamengo na Copa e nos penalties. Mas na Série A, só mesmo um super Palmeiras impediu o Paysandu de chegar ao título. Agora, que venha a expansão do estádio e o Firmino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Cadete213 disse:

Juniores em grande e tinha que ser o Flamengo na Copa e nos penalties. Mas na Série A, só mesmo um super Palmeiras impediu o Paysandu de chegar ao título. Agora, que venha a expansão do estádio e o Firmino.

Esse Palmeiras e Flamengo nos irritando sempre rs, rs. Cair nos penais e lá por 1 gol...triste mas é futebol, vamos em frente. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a evolução com o Paysandu, mas me preocupa a ausência de avanços nos satélites, tendo em vista que o save é focado na região, e não em apenas um clube. Quais os planos pra conseguir colocar outros clubes do Norte nas divisões de cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Papão já deve estar engasgada com o Flamengo, já que é a segunda eliminação consecutiva do clube para o Urubu em duas temporadas.

Mas, mesmo assim, foi uma grande temporada, com a equipe se solidificando cada vez mais no topo do futebol nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 14:29, managersergipano disse:

Muito boa a evolução com o Paysandu, mas me preocupa a ausência de avanços nos satélites, tendo em vista que o save é focado na região, e não em apenas um clube. Quais os planos pra conseguir colocar outros clubes do Norte nas divisões de cima?

Verdade, bem lembrado...de fato estou a me preocupar com a falta de avanço dos satélites. O Nacional que é o que mais se destaca anda todo ano empacando nas quartas de finais, e esse ano teve um terrível azar de calhar contra a Chapecoense que terminou campeã. Eu ainda não sei responder tua pergunta. A principio seria empréstimos de jogadores, mas como tenho editor estou pensando em transferir os lucros do Paysandu para esses satélites, vamos supor que o Paysandu consiga ter 200M no balanço em dado momento então pensei destinar 10% ou 20% ou mais dividir aos satélites....o que reduziria nosso saldo para 180M, 160, 140M por exemplo....

De momento as medidas continuam as mesmas, emprestar atletas e  para quem joga apenas estadual "fechar os clubes" (emprestar todos atletas ou encerrar contratos) para fazer economia e ver se o clube fica mais forte, simulando um clube que joga estadual, fecha as atividades e volta no ano seguinte, que é o caso de poucos como o Palmas por exemplo. Mas acompanhe-me aqui que eu trarei novidades boas nesse sentido no próximo post com as finanças desses satélites aí teremos uma noção melhor. Qualquer coisa eu te marco no próximo post para debatermos melhor. Grande abraço, muito obrigado por acompanhar.

Em 27/06/2024 em 16:51, Henrique M. disse:

Papão já deve estar engasgada com o Flamengo, já que é a segunda eliminação consecutiva do clube para o Urubu em duas temporadas.

Mas, mesmo assim, foi uma grande temporada, com a equipe se solidificando cada vez mais no topo do futebol nacional.

Bah, nem me fale hehe que time chaaaato aqui kkkk mas uma hora a gente chega lá eu acredito. Sim, vamos seguir o plano, creio que uma hora deverá dar certo. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 31 - >>> Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 32

 

CAPÍTULO 32: Lêêê Leleooo! Lêêê Leleooo! FIRMINOOOOOOOOOO!

E ai estava ele. Depois de uma pequena “novelinha” um astro internacional aceita fechar com o Paysandu por valores aceitáveis, por menos de 1 milhão mensal (menos de 700 mil mensais) sendo que recebia mais de 2 milhões mensais no saudita Al-Ahly.

Fh25JjV.jpeg

Atributos de Roberto Firmino

Firmino assinou por apenas 2,5 milhões de reais e com salário de 670 mil reais, o maior do Paysandu. Com premio de assinatura e algumas clausulas podendo chegar aos 7 milhões no máximo. Pelo jeito Firmino estava muito a fim mesmo de retornar para casa! Que diria, a fera estava mesmo com saudades do Brasil. Feita a abertura do capítulo vamos abordar a continuação do post em 3 atos: contratações, campanha e vendas

 

ATO I: a (contínua) montagem de elenco (s)

OUTRAS COMPRAS

Embora Firmino seja nosso carro chefe da temporada muitos outros negócios aconteceram na temporada a começar por alguns negócios fechados ainda no final da temporada 2026 em uma tentativa de renacionalizar o time a essa altura com 18 estrangeiros no plantel. E claro, como o Brasileirão valorizou vários atletas principalmente do sub23 eu aproveitei para vende-los já que nem todos teriam espaço no time de cima mesmo que eu tenha insistido em oferecer uns no mercado até alguém se interessar e levar. Começando pelo armador Marco Antônio que no final de 2026 aceitou fechar com o Al-Markiyha por apenas 15 milhões mas que equilibrou nossas transferências no ano com 44 milhões de reais gastos em compras e 42 milhões obtidos em vendas, isso contando entre base e sênior. Para 2027 foram contratados 46 atletas (15 para o sênior, 12 para o sub23 e outros 19 para o plantel sub20) totalizando entre 293 milhões de reais a 295milhões de reais investido, dos quais quase 293 milhões apenas no elenco sênior. Abaixo os investimentos seniores e os demais deixarei em spoiler.

gGUhec4.png

Como se vê na tabela acima ainda em Dezembro estivemos forte no mercado e já no começo de Janeiro anunciamos o lateral esquerdo Riquelme, 24 anos; o armador Jhon Jhon escanteado na equipe B do Palmeiras; repatriamos Samuel Granada e claro a galáctica contratação de Roberto Firmino. Assim aliado a algumas vendas de jogadores da base entre outras durante o ano, o time estava mais "abrasileirado" outra vez. Contudo entre marco e abril a Direção nos informou que havia jovens sul-americanos muito talentosos entre os 50 melhores jovens promessas mundiais que embora caros àquela altura valeriam a pena o investimento e resolvemos investir pesado para trazer o atacante uruguaio Fernando Techera, o meia-atacante colombiano Jorge Colorado e o zagueiro colombiano Kliver Camelo, jovens com menos de 19 anos, até por que aquela altura também já estava bem inflacionado os valores de atletas brasileiros para as posições tentadas. Lá se ia nossa ideia de abrasileirar o time... Por fim chegaram na janela de meio de ano outros pesados investimentos já mais afirmados onde precisamos bancar uma multas caríssimas nos casos de Zortea, 20 anos; Gomes, 20 anos; Emerson, 23 anos; Marlon Gomes, 24; e Andrey Santos, 23 (idades atuais). Somente Adriano que chegaria livre após término de contrato em Portugal.

Spoiler

Nesse tópico abordaremos como foram as contratações para a base, onde numa tentativa de no futuro termos atletas já melhores preparados para suprir carências e reposições a curto/médio prazo investimos bem pesado no mercado (pesado para a atual situação do Paysandu quando das contratações). Abaixo o sub23, ou o Reservas como o FM denomina, os quais aqui atuaram no Brasileirão sub23 na temporada.

2YigVBF.png

Assim há que se considerar o elevado investimento feitas nas laterais e goleiros dos times quando das aquisições do goleiro Otávio e dos laterais Vitor Manoel, Nakabayashi e Aal principalmente. Alguns acabaram por serem negociados até o fim da temporada mas a grande maioria permaneceu com alguns servindo bastante os seniores no primeiro semestre e esporadicamente no segundo semestre. O mesmo sistema com a equipe sub-20:

EgdFXgX.png

O sub-20 por ser a categoria mais carente e a que normalmente tem mais perdas pela idade e consequente promoção destes ao sub-23 teve maiores reposições em numero que valores mas cabe destacar as mais caras e talvez de maior qualidade como o jogador Laessio que pode fazer todo o lado direito e o ponta Osvaldinho a um custo de quase 1,5 milhões de reais cada.

 

ATO II: A CAMPANHA DE 2027

zXDCuf2.png

Não irei me ater aos cinco amistosos de pré-temporada pois foram feitos contra equipes de segunda divisão local apenas para dar ritmo e todos foram com grandes goleadas, o que já era de se esperar. Na continuidade entramos em mais um estadual bastante favoritos até por ser a única equipe do estado na elite nacional, onde estreamos se piedade fazendo 7x0 no então vice-campeão Gavião com 5 gols de Kaio Jorge. Na sequencia Fevereiro trouxe mais 5 jogos apenas com mais gols de Kaio Jorge, Victor Diniz entre outros e até mesmo 2 gols de Roberto Firmino, onde estreou vindo do banco no segundo tempo e abrindo o placar na segunda rodada diante da Tuna Luso com um rebote de escanteio após o goleiro espalmar.....

0r11EaQ.png

e o segundo gol na 4ª rodada diante do San Francisco, onde atuou de centroavante, cabeceando outro escanteio, e fazendo o gol no rebote...

8jKnics.png

Nas demais rodadas atuou de armador, devido a sua maior lerdeza nesse momento da carreira digamos assim.

Nos meses seguintes como Março, Abril e Maio com o Paysandu avançando na Libertadores, Copa Verde e Copa do Brasil passamos a ter uma maratona de jogos intercalados com 10 dez jogos em Março, 10 em abril e outros 10 em maio e assim por vezes até mesmo se obrigamos a escalar todo o sub23 em algumas rodadas dando "aquela quebrada de cabeça" para planejar a equipe.

7qSqOHe.png

Tuna Luso (F) - São Francisco (C) - Castanhal (F) - Castanhal (C)

Nos links acima as 2 partidas em que Firmino marcou gol e as finais em destaque, onde mais uma vez o Paysandu sobrou...

arCEKth.jpeg

Prêmios: Artilheiro - Melhor técnico -Revelação do estadual - Seleção do campeonato

Pela 4ª vez seguida o Paysandu leva o estadual e pela 4ª vez seguida sou eleito melhor treinador, que alegria! Kaio Jorge fez 12 gols em 8 jogos ficando com a artilharia, enquanto que Wayne Zungu e Bruno Otávio foram as revelações do campeonato. E por fim colocamos 7 atletas na seleção do campeonato. Não tivemos nenhum atleta escolhido como craque da competição embora Diniz e Granada tenham escolhidos como 2º e 3º melhores.

 

308zKGw.png

Ainda nesse período finalmente conquistamos a Copa Verde, onde nossa única grande complicação foi superar o Cuiabá, porém num ano em que o São Raimundo roraimense, um de nossos satélites surpreenderia a região Norte ao chegar na final da competição.

RTGBYFF.png

São Raimundo (C) - São Raimundo (F)

Como a equipe sub-23 fez uma fraca estreia diante do Humaitá e vinha oscilando nas competições seniores quando atuou, temos priorizado mais o uso de titulares e reservas seniores esse ano ainda e assim com força máxima diante da equipe satélite sobramos em campo com Firmino fechando o placar após passe de Colorado.

3FLhstj.png

Com o jogo encaminhado para a volta uma equipe mista de suplentes e poucos titulares foi a campo e administrou o resultado.

8wKDYMJ.jpeg

Prêmios: Revelações - Seleçao da Copa Verde

A artilharia ficou com Sávio do São Raimundo com 6 gols e 7 partidas mas cabe mencionar que o 3º colocado foi Fernando Techera, nosso melhor marcados com 3 gols em sua única atuação na competição. Enquanto a seleção ficou bem democrática com 5 clubes representados, sendo Jhon Jhon, Lucas e Kaio Jorge os do Paysandu por outro lado tivemos três revelações na competição, a saber Jorge Colorado, Wayne Zungu e Felipe Droguet.

E Firmino que semanas antes veio falar comigo querendo pendurar as botas entrou na metade do segundo tempo apenas para se despedir do futebol como jogador.

TKe9e0y.jpeg

Assim Firmino se despediu com apenas 8 jogos ou mais como titulares e 4 gols marcados. Uma passagem curta mas marcantes lotando estádios e colaborando com nosso crescimento.

 

 

4yl43Mb.png

Pela Copa do Brasil começamos a competição com o sub23 mas conforme avançamos precisamos recorrer aos titulares. Foi assim que passamos pelo Vila Nova de suplentes e depois com a equipe sub-23 e tombamos diante do Palmeiras com os titulares inclusive Firmino que mostrou não estar mais a altura de um adversário de Série A infelizmente.

8jV9ldo.png

Finalizamos essa edição precocemente caindo ainda nas oitavas de finais diante de um sempre fortíssimo Palmeiras. Quando não é o Flamengo é o Palmeiras que nos atrapalha...ou um Santos. O campeão? Outra vez o Flamengo ao bater o Fluminense de virada.

 

ebyBap6.png

Pela Libertadores aconteceu finalmente o que nosso amigo @mfeitosa queria: íamos pegar o Boca Juniors na lendária Bombonera! Completavam o grupo o tradicional Atlético Nacional, da Colômbia  e a fraca equipe do Boston River, do Uruguai.

RSJaAfZ.png

Boston River(C)

Já mais preservado nessa competição por questões físicas Firmino fora titular apenas diante do Atlético Nacional em casa, mas diante do Boston ele entrou na etapa complementar e guardou o seu marcando o sétimo gol quando Galarza cruzou e ele marcou seu quarto gol pelo papão, o terceiro de cabeça.

dWRCE2r.png

E assim nesse entremeio ocorreram outras competições e após o termino dessa fase e a final da Copa Verde Firmino anunciou a aposentadoria como já mencionado acima. E assim retornamos em agosto enfrentando equipes argentinas como o Rosário Central e o fortíssimo New Old Boys e caindo mais uma vez, agora diante do Santos na semifinal...

i3n6uGD.png 

 E nas penalidades....

Na premiação do ano Miguel Figueira e Kliver Camelo foram para a equipe do ano na Libertadores, enquanto que Kaio Jorge foi o segundo melhor jogador.

 

YTGZa6i.png

Pelo Brasileirão uma grande campanha e parecia que o título viria após bater o Londrina na última rodada.

mZJo4a7.png

Turno

Xp8JAob.png

Tabela final do Brasilerão - Prêmios: Melhor goleiro - Melhor lateral esquerdo - Melhor zagueiro - Revelação do ano - Melhor estrangeiro

Só parecia, pois com uma rodada em atraso devido o Fluminense estar em disputa da Libertadores aquela semana, o classíco Fla-Flu atrasaria. E o Flu que já havia perdido a final de Copa do Brasil para o Flamengo voltaria a perderia a final de Libertadores para o Santos e voltaria a perder para o Flamengo no Brasileirão agora. Ah, que tristeza, mais um vice-campeonato brasileiro, dessa vez aos pés do Flamengo. Mas nem tudo é tristeza.

A premiação do ano com Riquelme e Droguet eleitos melhores laterais esquerdos, Brazão como melhor goleiro, Camelo como melhor zagueiro, revelação e estrangeiro, além de três atletas na seleção do campeonato, no caso os próprios Brazão, Riquelme e Camelo mostra que estamos no caminho certo talvez. Ainda eu, Bonfante, fui eleito segundo melhor treinador do campeonato, atrás do Tite; Miguel Figueira foi o 2º melhor volante e Victor Diniz foi o 2º melhor meio campista. O artilheiro foi Pedro, do Flamengo, mas Techera foi o terceiro maior artilheiro do campeonato com 17 gols em 27 partidas e também o 3º melhor atacante. Techera também foi o 2º melhor estrangeiro do campeonato.

Vou deixar em spoiler a campanha da base que finalmente conseguiu alguns titulos como o estadual sub20, 

Spoiler

a4ZNogm.png

Começando pelo Sub-23 tivemos somente a disputa do Brasileirão da categoria. OIscilando pouco na competição a equipe passou em 3º lugar de seu grupo classificando-se para as quartas de finais.

fizyE3t.png

Kn024Iq.png

eYk6s22.png

Na segunda fase voltaria a enfrentar os mesmos adversários que se classificaram no G4 em um quadrangular de ida e volta.

buIdtYm.png

Com uma campanha mais regular classificou-se em primeira de seu grupo o que faria enfrentar o Goiás na semifinal.

sfnq7bP.png

E após uma passagem tranquila sobre o Goiás foi para  a final onde largou mal no primeiro jogo na casa do "Furacão" precisando de alguns reforços seniores para em casa buscar a virada.

eaXzAvt.png

z5IuC9z.png

E aí está, ao menos a base vencendo o Brasileirão de aspirantes pela primeira vez na história do clube. E o grande destaque do campeonato foi o artilheiro Marcio Andrade com seus 10 gols anotados, sendo eleito também o craque da competição e eleito entre os 11 melhores do torneio juntamente com o lateral esquerdo Aal e os defensores Lucas e Carlos Henrique.

 

tvyweGY.png

O sub-20 também tem ido bem com a base sendo eliminada apenas nas Quartas de final da copinha, pelo São Paulo que terminaria campeão depois, mas revelando Alexandre como craque e artilheiro da copinha com 7 gols em 3 jogos, além de Mazinho ter sido o vice artilheiro com outros 5 anotados e com Alexandre sendo o único do Paysandu na seleção da Copinha.

WHvIIwK.png

Uma pena!

 

e5TyXcM.png

Na sequencia uma campanha avassaladora no estadual voltou a nos dar o bicampeonato estadual da categoria frente ao tricampeonato atual do rival Remo.

InlYJGR.png

izFWBi6.png

Finalmente voltou o estadual da base.

 

O6l6cKQ.png

A boa fase foi levada adiante para o Brasileirão sub20 onde se classificamos bem para as oitavas de final ...

Ii8eZnX.png

...e assim fomos indo até chegar na final aonde caimos aos pes do Botafogo.

7kDlmVy.png

Assim apenas o lateral esquerdo Nakabayashi eleito 3º melhor jogador do torneio figurou entre os 11 melhores da competição.

 

 

4x4mT5F.png

Pelo Brasileirão sub17 ali praticamente fomos apenas com atletas da fornada e não passamos nem da 1a fase dessa vez, mesmo assim fizemos boa campanha ficando a frente de bases consagradas como o Athlético Paranaense.

s8SxsW6.png

Foi isso, um bom ano até que na base.

ATO III: Saídas

Mas nem tudo são flores e vendas seriam inevitáveis ou até mesmo incentivadas nessa temporada, e o que chamou destaque foi o Al-Tawoon que devia estar com um sheik rico por trás para vir tanto atrás de nossos atletas sendo nosso maior comprador. Os sheiks estavam sedentos por nossos destaques.

YtBfCE5.png

Por algum motivo Luan Dias contou para 2027 nas finanças mas de todo modo não renovamos contrato por não estar mais em nossos planos e ele assinou pré-contrato ainda no meio do ano com o Muaither, do Catar. 

Spoiler

No sub-23 fizemos um bom lucro puxado principalmente pelo maior talento do plantel, no caso o meia armador Olesugen. E embora nem todos tenham dado lucro como por exemplo Babacar que custou 280 mil reais e saiu por 160 mil reais, no fim das contas esse plantel nos deu um bom lucro de quase 43 milhões de reais em 7 atletas.

OumZS1j.png

Já no sub20 quase 20 atletas saíram (o Dinho que aparece na tabela é um só jogador) a maioria livre por término de contrato ou por ter assinado pré-contrato afinal eram fracos aqui e não fizemos força para segurar-los mas ainda assim fizemos 2,5 milhões em negociações nessa categoria em 2027.

OaCrfyk.png

 

 

PARA FINALIZAR

Para finalizar já avançamos um pouco o calendário de 2028 no primeiro mês como podem perceber quem acabou abrindo os hiperlinks e links e já ocorreram algumas entradas e saídas em 2028 também. E já começamos com o pé no acelerador mais uma vez trazendo 7 reforços e outras 17 saídas. Mas dessa vez com a base melhor estruturada os reforços que chegaram são apenas para a equipe principal.

OiDZY7T.png

Tomas Lopez (LD) - Wélder Cayres (DC) - Luiz Junior (GK) - Vinicio Arroyo (GK) - Cleber (LD) - Jonathas (LD) - Brenner

Ah perdão, no caso Cleber e Jonathas são para o sub20 mesmo, e Brenner para armador do Sub-23, enquanto que os demais para a defesa do elenco principal. Do meio para frente acreditamos que estamos bem servidos. Cayres foi uma oportunidade de mercado onde ativou uma multa reduzida pelo rebaixamento do tricolor e aproveitamos para trazê-lo pois apesar do rebaixamento acredito ter qualidade para ao menos ser suplente. Já Luiz Junior vem pela necessidade de colocar uma sombra sobre o goleiro Brazão para que não se acomode. Lopez pareceu absurdamente craque para a lateral enquanto Arroyo vem para ser suplente e assim como Cayres brigar pela posição de zagueiro titular. 

A6YwwWy.png

Se uns chegam outros saem e assim a maioria das vendar foram de defensores que ajudaram a superar mais de 100 milhões outra vez enquanto a base ajudou arrecadar outros cerca de 15 milhões somente em janeiro, conforme exposto no spoiler abaixo

Spoiler

No sub 23 ocorreram 4 vendas a destacar a de maior qualidade, Aloisio da Silva comprado pelo Grêmio por 11 milhões de reais. E o melhor de tudo é que havíamos conseguido ele de graça alguns meses antes.

9yXqit9.png

Enquanto que no sub 20 as vendas mais significativas foram para o Ituano que veio forte encima de nossos melhores atletas, no caso Andre Luiz e Constantino ajudando a arrecadar mais alguns milhões de reais

XefrQnv.png

 

E assim chegamos em 19 de janeiro com quase 400 milhões em conta embora estejamos com 116 milhões em divida pois alguns contratados estão vindo parcelados. E quanto aos satélites como mostrado em alguns prints de spoiler voltamos a ajudar com algumas promessas o Palmas mas nem por isso o Palmas sequer melhorou sua campanha estadual. Os demais clubes satélites não mudou muito a suas campanhas e ninguém subiu para a Série C então não irei focar neles nesse post. Fica para um próximo.

 

Mas temos novidade

Será que o menino Ney vem também?

SNrji1S.png

A ver...

 

Curtinhas:

 

<<< Voltar ao Capítulo 31 - >>> Voltar ao Índice - >>> Seguir para o Capítulo 32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 mudou o título para Por um norte mais forte - Att 16/07/2024 - Roberto Firmino chega ao Paysandu!

Que contratação a do Firmino e será que teremos mesmo Neymar? Equipa continua a crescer e a conquistar troféus, o que dá cada vez mais confiança. De resto, uma bela prestação na Libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cadete213 disse:

Que contratação a do Firmino e será que teremos mesmo Neymar? Equipa continua a crescer e a conquistar troféus, o que dá cada vez mais confiança. De resto, uma bela prestação na Libertadores.

O que mais gostei foi que Firmino trouxe mais torcida. Tomara que seja o começo de uma era gloriosa! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...