Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criar sua própria liga


rodrigorrrocha

Posts Recomendados

Postado

Bom dia, Managers

 

Procurei por todo o fórum e no google, porém não encontrei nada muito atual. 

 

Gostaria de saber se é possível criar um liga (ou substituir por uma que já existe trocando o nome desta) e incluir times (todos fictícios) no FM23. 

 

Se sim, alguém pode me dar o caminho das pedras?

Postado

Possível é, mas a maioria do pessoal que conhece bem o editor você vai encontrar em fóruns/sites em inglês. Ex.:

https://diamondlobby.com/football-manager-2023/create-league-fm23/

https://www.youtube.com/watch?v=Whgk7G2CHEg&list=PLBRrkE9GGBxETel7pB2bVnuNdDhC_j--h&index=11

Criar uma liga em substituição a outra existente é a parte mais fácil, você só tem que adicionar novas regras e escolher criar um novo sistema ao invés de adicionar divisões a um que já existe (usado pra adicionar a Série D no Brasil, por exemplo).

No seu caso, o trabalho extra vai ser criar divisões e adicionar os novos clubes pra substituir. Depois de ter os X clubes criados e na divisão certa, tem que saber se vai ter rebaixamento ou não, se tiver vai precisar ter uma divisão abaixo com pelo menos a mesma quantidade de clubes rebaixados, e se não tiver rebaixamento acho que não precisa.

Ainda na janela de configuração do sistema, depois de ter as divisões configuradas pode escolher também as regras de jogo, limites de substituições, estrangeiros, etc.

Postado
5 horas atrás, Douglas. disse:

Possível é, mas a maioria do pessoal que conhece bem o editor você vai encontrar em fóruns/sites em inglês. Ex.:

https://diamondlobby.com/football-manager-2023/create-league-fm23/

https://www.youtube.com/watch?v=Whgk7G2CHEg&list=PLBRrkE9GGBxETel7pB2bVnuNdDhC_j--h&index=11

Criar uma liga em substituição a outra existente é a parte mais fácil, você só tem que adicionar novas regras e escolher criar um novo sistema ao invés de adicionar divisões a um que já existe (usado pra adicionar a Série D no Brasil, por exemplo).

No seu caso, o trabalho extra vai ser criar divisões e adicionar os novos clubes pra substituir. Depois de ter os X clubes criados e na divisão certa, tem que saber se vai ter rebaixamento ou não, se tiver vai precisar ter uma divisão abaixo com pelo menos a mesma quantidade de clubes rebaixados, e se não tiver rebaixamento acho que não precisa.

 
 

 

Ainda na janela de configuração do sistema, depois de ter as divisões configuradas pode escolher também as regras de jogo, limites de substituições, estrangeiros, etc.

Muito obrigado pela resposta, mas o plano é mais audácioso ainda.

 

Na verdade, desejo criar um novo país e nele criar essa liga. Pelo que andei pesquisando até dá, mas é preciso "renomear" um país desativado e fazer uma grande mudança.

Sigo estudando pra ver se consigo, mas meu péssimo inglês me prejudica um pouco

Postado
2 horas atrás, rodrigorrrocha disse:

Muito obrigado pela resposta, mas o plano é mais audácioso ainda.

 

Na verdade, desejo criar um novo país e nele criar essa liga. Pelo que andei pesquisando até dá, mas é preciso "renomear" um país desativado e fazer uma grande mudança.

Sigo estudando pra ver se consigo, mas meu péssimo inglês me prejudica um pouco

Quase toda versão, eventualmente alguém faz ligas como Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Yugoslavia, etc.

Alguns sites até têm seções especiais pra essas ligas: https://www.fmscout.com/c-fm23-scenarios.html

Por acaso achei um exemplo similar ao que você pretende: https://www.fmscout.com/a-antarctica-fictional-nation-fm23.html

 

Postado (editado)
Em 01/11/2023 em 21:55, Douglas. disse:

Quase toda versão, eventualmente alguém faz ligas como Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Yugoslavia, etc.

Alguns sites até têm seções especiais pra essas ligas: https://www.fmscout.com/c-fm23-scenarios.html

Por acaso achei um exemplo similar ao que você pretende: https://www.fmscout.com/a-antarctica-fictional-nation-fm23.html

 

Rapaz, vou ler esse da Antártica e retorno para das o feedback 

 

Edit 1: já tá pronto né? Sensacional. Achei que ele ensinava a fazer 

Editado por rodrigorrrocha
Postado
49 minutos atrás, rodrigorrrocha disse:

Rapaz, vou ler esse da Antártica e retorno para das o feedback 

 

Edit 1: já tá pronto né? Sensacional. Achei que ele ensinava a fazer 

Isso. Aí você pode tanto apenas observar pra ver o que precisa reproduzir no seu, ou então pode tentar editar por cima com os clubes que você pretende ter, ainda mais se as quantidades de divisões e clubes for próxima do que você quer. Sendo uma base já feita facilita pra testar também.

Postado (editado)
1 hora atrás, Douglas. disse:

Isso. Aí você pode tanto apenas observar pra ver o que precisa reproduzir no seu, ou então pode tentar editar por cima com os clubes que você pretende ter, ainda mais se as quantidades de divisões e clubes for próxima do que você quer. Sendo uma base já feita facilita pra testar também.

Rapaz, assisti a alguns vídeos gringos e o troço dá um PUTA trabalho! Deu até preguiça kkkk

 

Pensei em pegar essa da Antártica e editar por cima, deve ser mais fácil

 

Achei esse gringo ensinando 

 

Editado por rodrigorrrocha
  • 1 mês depois...
Postado (editado)
Em 01/11/2023 em 11:53, rodrigorrrocha disse:

Bom dia, Managers

 

Procurei por todo o fórum e no google, porém não encontrei nada muito atual. 

 

Gostaria de saber se é possível criar um liga (ou substituir por uma que já existe trocando o nome desta) e incluir times (todos fictícios) no FM23. 

 

Se sim, alguém pode me dar o caminho das pedras?

Pode sim. Existem alguns métodos: o mais fácil é substituir um país qualquer (de um continente à sua escolha) e criar o conjunto que você pretende adicionar para, depois, criar as regras das competições. O problema com os dois métodos são os nomes dos newgens, que serão relacionados com o país editado, então é interessante levar isso em consideração na hora de escolher o país pra modificar. No segundo método, até aqui, tô tentando descobrir qual arquivo tenho que mexer pra modificar a população de um país extinto modificado e como eu posso criar um treinador com a nacionalidade deste país.

O mais difícil (na verdade nem é tão difícil, mas trabalhoso mesmo) é um que você pode usar um país extinto no jogo e torná-lo ativo (Reino Unido, Irlanda pré-1922, Iugoslávia, União Soviética e Zaire são os mais tranquilos pra fazer a edição e criar um país no lugar deles). Só que, pra isso, você vai precisar do Resource Archiver e extrair o arquivo "comp editor.fmf" da pasta (steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data) para um lugar qualquer do seu PC, que você se recorde onde salvou, depois abrir a pasta que você extraiu os arquivos e ir para (pasta/comp editor/format/database/nation.xml) e abrir esse arquivo com um editor de texto (o melhor é o Notepad++, mas Bloco de Notas serve também). 

Uma vez aberto o arquivo com o editor de texto, localize pelo texto "<boolean id="is_read_only" value="true" />". Depois basta substituir o true por false,  sem mexer em mais nada nem tirar as aspas, e salvar. ANTES DE PROSSEGUIR é importante você fazer backup do "comp editor.fmf"  pra não ter problema com eventual erro cometido antes. Na sequência volte pro Resource Archiver, clique em Criar Arquivo, vá até a pasta "comp editor" de onde você fez a extração inicial e é a matriz do arquivo que acabou de mexer, selecione ela e clique em carregar. Assim que você fizer isso a tela vai mudar e pedir pra você indicar o local do arquivo que você quer substituir (aquele de onde a gente extraiu pra modificar o texto). Ele fica na pasta <steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data>, depois selecione o  "comp editor.xml" e salve.

Com isso você pode editar nações extintas e dar-lhes um continente no Editor, o que permite você jogar com elas. Aqui, no caso, eu escolhi a União Soviética que se você não tivesse feito os passos anterior não conseguiria destinar um continente para eles se fixarem. Mas agora que tudo ficou certinho é possível

LP2Vypu.png

Spoiler

No meu caso eu estou tentando recriar a nação da Iugoslávia, o grosso de tudo já foi. Agora é questão de arrumar as regras avançadas e deixar do jeito que pretendo jogar, que é a parte final e mais demorada:
YPy63pk.png

Com isso tudo feito, basta você escolher qual das nações inativas você pretende ativar (novamente, sugiro Irlanda pré-1922, Reino Unido, Iugoslávia, União Soviética ou Zaire por serem mais fáceis, mas você pode ativar o País Basco, por exemplo, e fazer uma database com eles como se tivessem se separado que não traria tantos problemas assim no jogo desde que você reponha os times tirados de determinadas competições para evitar problemas; se forem poucos times o próprio jogo faz isso automaticamente, mas é mais recomendável você fazer manualmente).

Uma vez que você escolheu o país, renomeie pro que você quiser e dê o continente que você pretende jogar. Caso você tenha escolhido a Europa como continente para seu país criado e queira que eles participem de torneios continentais, vá na aba de Informação do país ali e atribua um (ou vários) coeficiente(s) EURO de 0-50 nos anos que têm ali. Quanto maior for a média dos coeficientes, mais vagas continentais o país terá para competições. A média de países que fazem grandes campanhas continentais é em torno de 19~23, que dá várias vagas. Não sei se isso funciona em outros continentes, porque não costumo jogar fora da Europa.

Se fez isso tudo, o país já está criado. Agora é só você criar as ligas, times e tudo mais que pretende jogar no país e depois criar as regras para ele. Salvar e testar as regras. Escrevendo parece ser bem confuso, mas na verdade é bem tranquilo, só que é um processo chatíssimo porque tem que mexer em algumas coisas e testar, mexer e testar que fica cansativo. Só que pra fazer uma coisa bem simples é rapidinho até. Querer maior imersão e outras coisas já complica um pouco mais porque você pode precisar mexer em pontos conflitantes e aí é só dor de cabeça pra ajeitar.

Editado por Herr Jones
  • 4 semanas atrás...
Postado
Em 26/12/2023 em 23:48, Herr Jones disse:

Pode sim. Existem alguns métodos: o mais fácil é substituir um país qualquer (de um continente à sua escolha) e criar o conjunto que você pretende adicionar para, depois, criar as regras das competições. O problema com os dois métodos são os nomes dos newgens, que serão relacionados com o país editado, então é interessante levar isso em consideração na hora de escolher o país pra modificar. No segundo método, até aqui, tô tentando descobrir qual arquivo tenho que mexer pra modificar a população de um país extinto modificado e como eu posso criar um treinador com a nacionalidade deste país.

O mais difícil (na verdade nem é tão difícil, mas trabalhoso mesmo) é um que você pode usar um país extinto no jogo e torná-lo ativo (Reino Unido, Irlanda pré-1922, Iugoslávia, União Soviética e Zaire são os mais tranquilos pra fazer a edição e criar um país no lugar deles). Só que, pra isso, você vai precisar do Resource Archiver e extrair o arquivo "comp editor.fmf" da pasta (steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data) para um lugar qualquer do seu PC, que você se recorde onde salvou, depois abrir a pasta que você extraiu os arquivos e ir para (pasta/comp editor/format/database/nation.xml) e abrir esse arquivo com um editor de texto (o melhor é o Notepad++, mas Bloco de Notas serve também). 

Uma vez aberto o arquivo com o editor de texto, localize pelo texto "<boolean id="is_read_only" value="true" />". Depois basta substituir o true por false,  sem mexer em mais nada nem tirar as aspas, e salvar. ANTES DE PROSSEGUIR é importante você fazer backup do "comp editor.fmf"  pra não ter problema com eventual erro cometido antes. Na sequência volte pro Resource Archiver, clique em Criar Arquivo, vá até a pasta "comp editor" de onde você fez a extração inicial e é a matriz do arquivo que acabou de mexer, selecione ela e clique em carregar. Assim que você fizer isso a tela vai mudar e pedir pra você indicar o local do arquivo que você quer substituir (aquele de onde a gente extraiu pra modificar o texto). Ele fica na pasta <steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data>, depois selecione o  "comp editor.xml" e salve.

Com isso você pode editar nações extintas e dar-lhes um continente no Editor, o que permite você jogar com elas. Aqui, no caso, eu escolhi a União Soviética que se você não tivesse feito os passos anterior não conseguiria destinar um continente para eles se fixarem. Mas agora que tudo ficou certinho é possível

LP2Vypu.png

  Ocultar conteúdo

No meu caso eu estou tentando recriar a nação da Iugoslávia, o grosso de tudo já foi. Agora é questão de arrumar as regras avançadas e deixar do jeito que pretendo jogar, que é a parte final e mais demorada:
YPy63pk.png

Com isso tudo feito, basta você escolher qual das nações inativas você pretende ativar (novamente, sugiro Irlanda pré-1922, Reino Unido, Iugoslávia, União Soviética ou Zaire por serem mais fáceis, mas você pode ativar o País Basco, por exemplo, e fazer uma database com eles como se tivessem se separado que não traria tantos problemas assim no jogo desde que você reponha os times tirados de determinadas competições para evitar problemas; se forem poucos times o próprio jogo faz isso automaticamente, mas é mais recomendável você fazer manualmente).

Uma vez que você escolheu o país, renomeie pro que você quiser e dê o continente que você pretende jogar. Caso você tenha escolhido a Europa como continente para seu país criado e queira que eles participem de torneios continentais, vá na aba de Informação do país ali e atribua um (ou vários) coeficiente(s) EURO de 0-50 nos anos que têm ali. Quanto maior for a média dos coeficientes, mais vagas continentais o país terá para competições. A média de países que fazem grandes campanhas continentais é em torno de 19~23, que dá várias vagas. Não sei se isso funciona em outros continentes, porque não costumo jogar fora da Europa.

Se fez isso tudo, o país já está criado. Agora é só você criar as ligas, times e tudo mais que pretende jogar no país e depois criar as regras para ele. Salvar e testar as regras. Escrevendo parece ser bem confuso, mas na verdade é bem tranquilo, só que é um processo chatíssimo porque tem que mexer em algumas coisas e testar, mexer e testar que fica cansativo. Só que pra fazer uma coisa bem simples é rapidinho até. Querer maior imersão e outras coisas já complica um pouco mais porque você pode precisar mexer em pontos conflitantes e aí é só dor de cabeça pra ajeitar.

Obrigado pela aula, meu amigo, mas devido a compromissos mais urgentes tive de deixar o projeto de lado. 

  • Leho. mudou o título para Criar sua própria liga
Postado
Em 26/12/2023 em 23:48, Herr Jones disse:

Pode sim. Existem alguns métodos: o mais fácil é substituir um país qualquer (de um continente à sua escolha) e criar o conjunto que você pretende adicionar para, depois, criar as regras das competições. O problema com os dois métodos são os nomes dos newgens, que serão relacionados com o país editado, então é interessante levar isso em consideração na hora de escolher o país pra modificar. No segundo método, até aqui, tô tentando descobrir qual arquivo tenho que mexer pra modificar a população de um país extinto modificado e como eu posso criar um treinador com a nacionalidade deste país.

O mais difícil (na verdade nem é tão difícil, mas trabalhoso mesmo) é um que você pode usar um país extinto no jogo e torná-lo ativo (Reino Unido, Irlanda pré-1922, Iugoslávia, União Soviética e Zaire são os mais tranquilos pra fazer a edição e criar um país no lugar deles). Só que, pra isso, você vai precisar do Resource Archiver e extrair o arquivo "comp editor.fmf" da pasta (steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data) para um lugar qualquer do seu PC, que você se recorde onde salvou, depois abrir a pasta que você extraiu os arquivos e ir para (pasta/comp editor/format/database/nation.xml) e abrir esse arquivo com um editor de texto (o melhor é o Notepad++, mas Bloco de Notas serve também). 

Uma vez aberto o arquivo com o editor de texto, localize pelo texto "<boolean id="is_read_only" value="true" />". Depois basta substituir o true por false,  sem mexer em mais nada nem tirar as aspas, e salvar. ANTES DE PROSSEGUIR é importante você fazer backup do "comp editor.fmf"  pra não ter problema com eventual erro cometido antes. Na sequência volte pro Resource Archiver, clique em Criar Arquivo, vá até a pasta "comp editor" de onde você fez a extração inicial e é a matriz do arquivo que acabou de mexer, selecione ela e clique em carregar. Assim que você fizer isso a tela vai mudar e pedir pra você indicar o local do arquivo que você quer substituir (aquele de onde a gente extraiu pra modificar o texto). Ele fica na pasta <steam/steamapps/common/Football Manager 202X/data>, depois selecione o  "comp editor.xml" e salve.

Com isso você pode editar nações extintas e dar-lhes um continente no Editor, o que permite você jogar com elas. Aqui, no caso, eu escolhi a União Soviética que se você não tivesse feito os passos anterior não conseguiria destinar um continente para eles se fixarem. Mas agora que tudo ficou certinho é possível

LP2Vypu.png

  Mostrar conteúdo oculto

No meu caso eu estou tentando recriar a nação da Iugoslávia, o grosso de tudo já foi. Agora é questão de arrumar as regras avançadas e deixar do jeito que pretendo jogar, que é a parte final e mais demorada:
YPy63pk.png

Com isso tudo feito, basta você escolher qual das nações inativas você pretende ativar (novamente, sugiro Irlanda pré-1922, Reino Unido, Iugoslávia, União Soviética ou Zaire por serem mais fáceis, mas você pode ativar o País Basco, por exemplo, e fazer uma database com eles como se tivessem se separado que não traria tantos problemas assim no jogo desde que você reponha os times tirados de determinadas competições para evitar problemas; se forem poucos times o próprio jogo faz isso automaticamente, mas é mais recomendável você fazer manualmente).

Uma vez que você escolheu o país, renomeie pro que você quiser e dê o continente que você pretende jogar. Caso você tenha escolhido a Europa como continente para seu país criado e queira que eles participem de torneios continentais, vá na aba de Informação do país ali e atribua um (ou vários) coeficiente(s) EURO de 0-50 nos anos que têm ali. Quanto maior for a média dos coeficientes, mais vagas continentais o país terá para competições. A média de países que fazem grandes campanhas continentais é em torno de 19~23, que dá várias vagas. Não sei se isso funciona em outros continentes, porque não costumo jogar fora da Europa.

Se fez isso tudo, o país já está criado. Agora é só você criar as ligas, times e tudo mais que pretende jogar no país e depois criar as regras para ele. Salvar e testar as regras. Escrevendo parece ser bem confuso, mas na verdade é bem tranquilo, só que é um processo chatíssimo porque tem que mexer em algumas coisas e testar, mexer e testar que fica cansativo. Só que pra fazer uma coisa bem simples é rapidinho até. Querer maior imersão e outras coisas já complica um pouco mais porque você pode precisar mexer em pontos conflitantes e aí é só dor de cabeça pra ajeitar.

Olá pessoal ! Eu estou precisando de uma ajuda de vocês , eu criei 20 divisões no Brasil e cada divisão contém 64 times em 16 chaves cada um com 4 times e aí vai para play off e quando chega na final não aparece de jeito nenhum o campeão de cada divisão! Sempre sobe 4 e cai 4 de cada divisão, mata mata até a final , mas n aparece campeão ! Já fiz de tudo nas configurações avançadas do editor ! Alguém pode me ajudar ? Desde já agradeço 

  • 2 meses depois...
Postado
Em 24/01/2024 em 16:26, andremilani disse:

Olá pessoal ! Eu estou precisando de uma ajuda de vocês , eu criei 20 divisões no Brasil e cada divisão contém 64 times em 16 chaves cada um com 4 times e aí vai para play off e quando chega na final não aparece de jeito nenhum o campeão de cada divisão! Sempre sobe 4 e cai 4 de cada divisão, mata mata até a final , mas n aparece campeão ! Já fiz de tudo nas configurações avançadas do editor ! Alguém pode me ajudar ? Desde já agradeço 

Cara procure pela série de vídeos do D-Manager. Ele fez uma parada bem parecida com isso que vc fez tbm

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...