Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O Gringo e os meninos de Sabac - Aguardando avaliação


Tsuru

Posts Recomendados

A tática é totalmente voltada para o Jobe e não é a toa que ele é o artilheiro da equipe. Baita achado. 

A preocupação é quando ele for anulado. Quem será a alternativa? O Mezzala?

Uma coisa que eu não entendi até agora é que você criou um uruguaio chamado Carlos Petrovic e o tópico homenageia o Pet. Mas onde ele entra nessa história? 🤣

Desculpa pela ignorância. Talvez deixei algo passar batido na leitura. Achei que você criaria o próprio Pet.

Dito isso, boa sorte na primeira divisão. Achei maneiro colocar a moeda servia mas ao mesmo tempo fico me perguntando quanto seria em Euro os valores que você conseguiu na última atualização.

A Sérvia é talvez o maior epicentro de máquinas de esporte no mundo. Inacreditável a capacidade para revelar excelentes atletas. Só dessa metade do ano vimos Nikola Jokic na NBA e Novak Djokovic no Tênis sendo campeões. Chega ser bizarro.

É bem aquilo que o Pet falou na Ana Maria Braga. O incentivo ao esporte lá é muito foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é que a porca torce o rabo. Profissionalização ajuda imenso e reforço da equipa era obrigatório. Manutenção tem que ser o principal objetivo nesta nova realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manutenção com 9 contratações? Mas sério, é o que mais gosta de fazer né?

Ao contrario das desconfianças, acho que ira bem,não a toa ta almejando o top 8

No jogo me cansa essa inflexibilidade, porra preciso do adjunto, me da uma alternativa... demitir 2 pra contratar um? Esse negocio naovai epronto as vezes nao tem sentido

Marakanazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Marcolation disse:

A opção pela manutenção é a mais lógica quando se tem um time que vem jogando bem, mas numa subida de divisão, talvez acabe sendo perigosa.

Gostei muito de três dos jogadores que trouxe. O zagueiro, apesar da impulsão abaixo do ideal, é ótimo mesmo, tem todos os atributos importantes acima de 11, deve se destacar e acho que tirou a sorte grande nele. O lateral-esquerdo, fiquei surpreso de vir para a reserva - não lembro do perfil do titular, mas tem cara de que vai fazer um salcedo na hora de escalar o time, porque parece ter muita bola para jogar, ainda mais de Ala. O último foi o atacante reserva, que é o famoso jogador faz-tudo - gosto bastante, e ainda é versátil, mas nessa de fazer tudo, sempre pode acabar acontecendo o fazer tudo, mas fazer tudo mal-feito. Acredito que não vai ser o caso.

Vamos ver se consegue lutar pelo top-8, o técnico Pet já mostrou que consegue tirar o melhor desse elenco, mas numa liga com os times fortes bem fortes, pode ser complicado para um recém-promovido.

É, nesse caso a aposta vem por três fatores: o fato da equipe ter sobrado bastante na segunda divisão, o que para mim é um sinal de que tem condições de render na primeira; o entrosamento dos jogadores que já existe e é sempre importante; e o fato que não temos dinheiro para fazer uma reformulação no elenco. A grana daria pra trazer talvez um jogador realmente bom pro nível da Superliga, mas bem longe de conseguir trocar todas as peças. Fora que o FM é meio quadrado nessa parte de vender jogadores né, não costuma ser um processo muito simples.

Dentro dessa perspectiva por exemplo o lateral vem pra reserva, mas faz sombra ao titular e pode assumir mesmo a vaga se o Stevanovic não render. A prioridade fica sendo sempre de quem estava no clube, mas se o reserva entrar e render, fica ele com a vaga.

Seria incrível conseguir uma vaga no top 8 logo de cara, até para evitar um fim de temporada dramático, mas de qualquer forma a prioridade é conseguir se manter na divisão.

19 horas atrás, Danut disse:

Eu caí na risada nesse momento. É claro que sabia que não seria um valor comparável com 13 milhões de euros, mas tava esperando algo um pouco maior do que 39 mil...

(aliás, eu não curto muito isso de jogar na moeda local... talvez para quem está jogando faça mais sentido, para quem está acompanhando sempre acho que deixa a leitura mais confusa de graça, justamente porque a gente perde totalmente a noção do quanto valem aqueles números)

Se for pensar em termos de torcedor querendo a qualificação do elenco não sei se gostei tanto do movimento do treinador de optar pela manutenção da equipe. Mas pensando como leitor eu gostei, pois é mais interessante ver como o time se sai na elite sem tantas mudanças no onze principal.

Sobre o adjunto, me surpreende tu dizer que não faz falta. Eu não fico uma semana sem, acho horrível. 

Eu estava aqui todo tenso com a falta de um adjunto. Mas o preparador físico assumiu os treinos coletivos, agora não tenho mais aqueles conselhos idiotas e inúteis durante as partidas, e as palestras do jogo eu mesmo tenho feito, numa boa. Realmente não tenho sentido falta.

Foi o que comentei com o Marco né, tem a questão do rendimento, do entrosamento e da falta de dinheiro pra uma reformulação mais profunda. Então preferi apostar no time que subiu e reforçar principalmente o banco de reservas, tornando o elenco maior e mais completo.

Fiquei pensando no que você falou sobre a questão da moeda. Vou te responder junto com a resposta ao Banton, que é o comentário seguinte ao teu. :)

13 horas atrás, Banton disse:

A tática é totalmente voltada para o Jobe e não é a toa que ele é o artilheiro da equipe. Baita achado. 

A preocupação é quando ele for anulado. Quem será a alternativa? O Mezzala?

Uma coisa que eu não entendi até agora é que você criou um uruguaio chamado Carlos Petrovic e o tópico homenageia o Pet. Mas onde ele entra nessa história? 🤣

Desculpa pela ignorância. Talvez deixei algo passar batido na leitura. Achei que você criaria o próprio Pet.

Dito isso, boa sorte na primeira divisão. Achei maneiro colocar a moeda servia mas ao mesmo tempo fico me perguntando quanto seria em Euro os valores que você conseguiu na última atualização.

A Sérvia é talvez o maior epicentro de máquinas de esporte no mundo. Inacreditável a capacidade para revelar excelentes atletas. Só dessa metade do ano vimos Nikola Jokic na NBA e Novak Djokovic no Tênis sendo campeões. Chega ser bizarro.

É bem aquilo que o Pet falou na Ana Maria Braga. O incentivo ao esporte lá é muito foda.

Na realidade nem foi de propósito. O Jobe foi contratado no início da temporada passada porque eu precisava de um reserva para o Radunovic e achava o Neskovic ainda muito "verde". Ainda assim o gambiano não era minha primeira escolha, estava avaliado em três estrelas e não era bem o que eu queria, mas era o que era possível.

Como o Radunovic começou a não render e o Neskovic também não, o Jobe entrou no time, começou a marcar gols e não saiu mais. E aí ajustei a função da tática para Ponta de Lança Fixo exatamente por ser a função que o gambiano faz melhor. Originalmente era um PL exatamente pelas características dos dois atacantes que estavam disponíveis na época.

Em geral quando o centroavante não rende temos como alternativa o Mezzala e o próprio Ai-Ap, que apesar de ser um atacante mais de suporte também faz gols importantes. 

Então, a homenagem ao Pet é um pano de fundo né. Eu não gosto de criar jogadores/treinadores reais no FM, prefiro um personagem mesmo, e ao mesmo tempo queria algo que, ainda que fosse uma homenagem, tivesse vida e história próprias. Daí peguei o gancho do Macva Sabac, chamado de "uruguai provincial", e fiz um treinador com nacionalidade uruguaia. 

Sobre a moeda, fiquei pensando no que você e o @Danutcomentaram e decidi adotar um outro modelo: reais quando jogar no Brasil, euros quando jogar na Europa (independente se o país adota ou não o Euro) e dólares quando for em qualquer outro país do globo, por ser uma moeda universal. Acho que assim não prejudica a minha imersão e facilita também a leitura.

O Pet já comentou várias vezes que na antiga Iugoslávia era um esporte a cada esquina. Os regimes comunistas sempre viram o esporte como parte fundamental da sociedade (e como ferramenta de propaganda) e sempre houve grande incentivo, e acho que essa cultura permaneceu mesmo após as mudanças no fim da década de 80 e início dos 90.

12 horas atrás, Cadete213 disse:

Agora é que a porca torce o rabo. Profissionalização ajuda imenso e reforço da equipa era obrigatório. Manutenção tem que ser o principal objetivo nesta nova realidade.

Agora é que vamos separar os meninos dos homens. Hehehehe. 

Vamos em busca dessa manutenção que é tão importante para o futuro do clube.

8 horas atrás, Andreh68 disse:

Manutenção com 9 contratações? Mas sério, é o que mais gosta de fazer né?

Ao contrario das desconfianças, acho que ira bem,não a toa ta almejando o top 8

No jogo me cansa essa inflexibilidade, porra preciso do adjunto, me da uma alternativa... demitir 2 pra contratar um? Esse negocio naovai epronto as vezes nao tem sentido

Marakanazo?

O time principal se manteve, a maioria das contratações foi pro banco de reservas mesmo. Formar elenco né, dar mais opções e tal.

Tomara mesmo que role um top 8, acima de tudo o mais importante é evitar o rebaixamento.

Sentido nenhum né, teve um funcionário do próprio Macva que se ofereceu pra subir de cargo e virar adjunto, qual o problema? Tem coisas que não dá pra entender.

Marakanazo só em final hahahahaha, se a gente conseguir empatar com eles lá já tá de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manteve o time titular e renovou o restante. O elenco deve estar mais forte para os desafios que enfrentará na elite do futebol sérvio. Felizmente está confiante. É o que se espero de um jogador experiente como você. Se você confia, eu confio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GG. disse:

Manteve o time titular e renovou o restante. O elenco deve estar mais forte para os desafios que enfrentará na elite do futebol sérvio. Felizmente está confiante. É o que se espero de um jogador experiente como você. Se você confia, eu confio.

Costumo dizer que toda tempestade dá sinais, mas da mesma maneira o dia ensolarado também dá. De qualquer forma, o que mais pesou na manutenção foi mesmo o desempenho na segundona. Como já conversamos algumas vezes, acredito naquela máxima que diz que o time que sobe no fio do bigode costuma ter dificuldades pra se manter; o time que sobe bem em geral dá pro gasto; e a equipe que sobra num escalão inferior muitas vezes já está pronta para encarar desafios um degrau acima. Vejamos se esse princípio se faz valer também nesse caso.

Por via das dúvidas dei ali uma qualificada no elenco, até porque a jornada será longa e de repente nem todos os atletas conseguem render bem da mesma maneira. E vamos em busca desse top 8 tão importante pro desenvolvimento do trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


Prazer, Superliga Sérvia
Atualizado em 12/11/2023

Desde a dissolução da Iugoslávia, que se iniciou em 1991, o campeonato da primeira divisão da Sérvia tem uma história dividida em duas etapas. A primeira vai de 1992 a 2006, quando era chamado de Primeira Liga da República Federal da Iugoslávia, e envolvia os clubes da Sérvia e de Montenegro. Três equipes levantaram o troféu: o Partizan, o Estrela Vermelha e o FK Obilic. Este último era propriedade de um gângster chamado Arkan, codinome de Željko Ražnatović, guerrilheiro comandante de forças paramilitares durante a Guerra Civil da Iugoslávia e acusado de inúmeros crimes de guerra. Dizem as más línguas que ele inclusive ameaçava de morte os adversários que fizessem gol na sua equipe, bem como juízes que tomassem decisões controversas contra o Obilic. Arkan foi assassinado em 2000 e o clube hoje está na última divisão do país.

A partir de 2006, quando Montenegro faz um referendo e se separa da Sérvia, a primeira divisão passa a se chamar Superliga Sérvia; desde então o domínio de Partizan e Estrela é absoluto, com os dois se revezando na conquista da taça ano após ano e tendo chegado a 2023 com números bastante parelhos, Estrela somando 9 canecos contra 8 do arquirrival. É um cenário bem mais duopolista que a Copa da Sérvia, por exemplo, que nesse período já teve outros campeões como Jagodina, Vojvodina e Cukaricki.


Transferências

Ainda inseguro sobre o rendimento de Jobe na primeira divisão e sendo Katanic ainda uma incógnita, aproveitei uma oportunidade e trouxe mais um jovem jogador emprestado, com o Macva pagando uma pequena porcentagem de seu salário.
 

entrada---stevancevic539e2a0c2ec1b2f0.pn


Stevancevic é um ponta aberto natural pela direita e que também pode jogar como centroavante, onde a princípio atuará quando precisarmos. Tem atributos mentais e técnicos bastante interessantes e acredito que pode ser uma boa sombra aos atacantes que já estavam no clube.

Em relação às saídas de jogadores, emprestamos o jovem Krsmanovic para o Podunavac, recém-promovido para a segunda divisão da Sérvia; e o encostado zagueiro Basic foi emprestado para o Radnicki Nis com cláusula obrigatória de compra. É bem verdade que não é muito dinheiro, mas ele estava fora dos planos e é melhor assim do que sair de graça.
 

Superliga Sérvia

O formato é exatamente o mesmo que conhecemos na segunda divisão. Ao todo, 16 equipes jogam todas contra todas em ida e volta, em pontos corridos; ao fim dessas 30 rodadas, os oito melhores colocados disputam um octogonal com mais 7 jogos para definir vagas europeias e título, enquanto os oito piores jogam um outro octogonal, também com 7 jogos, para definir os rebaixados. 

Lembrando ainda que nos dois octogonais, superior e inferior, as equipes chegam com a mesma pontuação da fase anterior, portanto nada de zerar, dividir pela metade etc.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa: bola rolando.


vs. Cuckaricki (F)
O sorteio nos colocou logo diante do vice-campeão da temporada anterior, e fora de casa. O time entrou nervoso, com seis minutos Vrastanovic já tinha feito falta dura, levou cartão amarelo, cometeu um pênalti e foi expulso. Na cobrança eles abriram o placar e depois ampliaram, e com dez homens ficou difícil tentar qualquer reação: 0x2.

 

vs. Mladost (C)
Confronto direto contra um adversário da parte mais baixa da tabela, portanto vencer era fundamental. Começamos melhor e em jogada pela esquerda Stevanovic tocou para Ilic, que cruzou na cabeça de Novakovic; o ponta cabeceou na trave e ele mesmo pegou a sobra para completar para o gol. Ampliamos pouco depois em cobrança de falta de Stevanovic que Durdevic desviou de cabeça para as redes: 2x0.

 

vs. Vojvodina (C)
Dois dias depois desse jogo enfrentaríamos o Estrela Vermelha fora de casa. E agora, poupar titulares contra o Vojvodina, por ser um jogo teoricamente mais fácil, e entrar com força máxima contra o Estrela? Ou fazer o inverso - tentar ganhar pontos contra o Vojvodina e poupar titulares diante do Estrela, onde provavelmente não faria muita diferença? Fui pela opção 2. Bola rolando e com um minuto de jogo Stevanovic lançou Pejovic, que saiu nas costas da zaga deles e soltou uma bomba para abrir o placar...para o VAR entrar em ação. Felizmente nosso ponta estava em condição legal e o gol valeu. Durante o jogo tive de fazer uma série de substituições por cansaço e por lesão, mesmo assim o Macva cresceu no segundo tempo, controlou a partida e esteve mais próximo de fazer o segundo do que o adversário de empatar: 1x0.

 

vs. Estrela Vermelha (F)
Jogar no Marakana, o estádio do Estrela, é um enorme desafio, mas quem esperava um Macva encolhido e fechado na zaga se surpreendeu. A estratégia de aliviar a pressão na preleção funcionou e dominamos a partida até os 30 do primeiro tempo, quando o zagueirão Tana abriu o placar para nós de cabeça em cobrança de escanteio. E quem esperava uma reação do adversário se surpreendeu novamente quando o mesmo Tana aproveitou outra cobrança de escanteio e ampliou. Já no intervalo precisei fazer várias substituições, o Macva sentiu um pouco e o Estrela diminuiu - pensei "ih, agora lascou". Mas na saída de bola tocamos bem a pelota até Lainovic arrancar pela direita e cruzar com perfeição para Jobe, de cabeça, mandar para as redes. Eles ainda tiveram um pênalti a favor sendo que Srbijanac, o pai da criança, já tinha amarelo. Tremi, pensei que o jogador ia ser expulso, não foi, eles fizeram o gol mas seguramos até o fim: 3x2.

E nossos 79 torcedores presentes ainda saíram cantando "ahá, uhu, o Maraka é nosso, ahá, uhu". 

Mentira, não saíram, mas bem que poderiam.

 

liga---estrela52468edf8a2e8e51.png


vs. Napredak (C)

O adversário iniciou a toda velocidade e abriu o placar aos 4 minutos numa pane da nossa defesa: Lainovic perdeu a bola na direita, armou contragolpe, eles conseguiram um cruzamento para a área e Samurovic engoliu um frangaço no chute do adversário. Jobe chegou a empatar mas o VAR anulou; no intervalo pedi algo diferente, fiz algumas mexidas e voltamos em busca do empate. Aí aos 9 do segundo tempo Ilic fez um lançamento primoroso para Dimitric (na vaga de Vrastanovic) matar no peito, deixar a bola descair e emendar um chute de primeira, com estilo:
 1x1.
 

vs. Radnicki Surdulica (F)
Não fizemos um bom primeiro tempo, o jogo foi amarrado e o adversário chutou três vezes a gol contra nenhuma nossa. Mas quando o Macva acha espaço, é letal: após boa trama pela esquerda, Pejovic recebeu e tocou de primeira para Jobe sair na cara do gol e fuzilar. O VAR ainda entrou em ação mas o gol valeu, tudo certo. No segundo tempo voltamos melhor, criamos mais chances, no fim o time cansou e o Surdulica tentou uma "blitz" sem sucesso: 1x0.

 

vs. Zeleznicar (C)
Nosso primeiro reencontro desde o 6 a 1 da temporada passada, agora em situações opostas: o Macva no alto da tabela e eles na vice-lanterna. Entraram com a mesma retranca da última vez, só se defendendo, e nosso gol saiu aos 30 do primeiro tempo: Novakovic aproveitou cruzamento da esquerda para marcar de cabeça. Seguimos melhor e ampliamos no segundo tempo, também de cabeça, com o zagueirão Tana desviando cobrança de escanteio: 2x0.

 

vs. Vozdovac (C)
Fizemos uma primeira etapa melhor, embora o adversário também levasse perigo de vez em quando, só faltava mais capricho para abrirmos o placar. A bola parada ajudou: cobrança de lateral de Abrego para Jobe, o gambiano rolou para Vrastanovic cruzar na cabeça de Pejovic e nosso ponta testou para o fundo do barbante. Na segunda etapa seguimos melhor mas o placar não se mexeu mais: 1x0.

 

liga---jogos79f25bbfde557deb.png


Oito jogos, seis vitórias, um empate e uma derrota, com 19 pontos somados em 24 possíveis e um excelente aproveitamento de 79%. Marcamos 11 gols (média de 1,3 por partida) e sofremos 5 (cerca de 0,4 por jogo), números esses de um time que briga por título e topo de tabela. Não à toa somos neste momento os vice-líderes da competição, com um dos grandes de Belgrado liderando por pequena margem e o outro empatado com a gente em número de pontos, mas perdendo nos critérios de desempate.
 

liga---tabelacurtade347a3cc4c29562.png


Para uma equipe cuja diretoria sonha em não cair de volta, é um início excelente. E para o treinador que sonhava com o G-8 também, porque já abrimos uma boa margem de oito pontos para o Surdulica, oitavo colocado, e nove para o TSC, primeiro fora da zona de cima. 

É claro que agora todos já vão nos olhar com outros olhos e sei que as dificuldades vão aumentar. Por isso vamos seguir trabalhando para não deixar a peteca cair, manter o nível de exibição alto e cumprir os objetivos propostos no início da temporada.

E já na próxima sequência temos mais alguns grandes desafios.
 

proximosjogosd763fb02d714cf20.png


Após iniciar a jornada contra o Radnicki Nis, primeiro time profissional do Pet, pegaremos na sequência o Partizan na casa deles, o JNA Stadium. Depois emendamos com mais um confronto com o Estrela, agora em casa - é um jogo super antecipado do returno, por razões de...vá lá se saber. E fechamos setembro com dois confrontos em teoria mais acessíveis diante do Javor-Matis e do TSC.


Copa da Sérvia

vs. IMT (C)
Com poucos dias de intervalo deste jogo e o outro contra o Vozdovac, e apenas mais dois dias de descanso antes da partida contra o Radnicki Nis, optei por mandar a campo um time totalmente reserva contra o IMT, que é nosso velho conhecido da segunda divisão. Não me arrependo da decisão, mas não funcionou: eles abriram o placar numa lambança inexplicável em que o goleiro Samurovic, em vez de dar um chutão para a frente, ficou conversando com o zagueiro, com a bola parada na frente dele, e deixou concluírem para o gol (sério, foi bizarro, de tão feio parecia até bug). A partir daí o Macva desmontou, sofreu o segundo gol, ainda descontamos com Desansic em contra-ataque rápido mas não era nosso dia: 1x2. Derrota e mais uma eliminação precoce na Copa.

Mais até do que a derrota, o que me deixou mesmo irritado é o sujeito que fez esse calendário. Pra que espremer o jogo eliminatório com dois dias de intervalo entre dois confrontos da liga, sendo que tem vários outros espaços no calendário com um intervalo maior? É daquelas coisas que não fazem mesmo o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru mudou o título para O Gringo | Prazer, Superliga Sérvia (12/11)

Ui ui que já temos candidato ao título, e com vitória estrondosa contra o Estrela Vermelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse calendário aí com o jogo da copa espremido me lembra o calendário sul-africano. Queria saber se essas ligas tem esse calendário horrível na vida real ou se é só coisa do FM.

Curioso o apelido do estádio do Red Star. E belo começo de liga para o clube hein. Torcedor nem vai se incomodar com a eliminação na copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem esperava sofrimento, a, té teve, mas durou uma rodada só. Depois da derrota saiu atropelando e superou até mesmo o Estrela Vermelha fora de casa, e vai se consolidando muito bem nas posições de cima na Superliga.

Será que consegue manter, ou o fator surpresa vai acabar e as dificuldades vão aumentar? Espero que os demais times consigam fazer frente ao furacão rubro-negro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campannha muito melhor do que o esperado pelo treinador, o que pode surgerir que o título sérvio virá muito mais cedo do que parece, mas não dever ser nesta temporada ou será? Espero que o dois grandes sérvios me desmintam e consigam pressionar o Macva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2023 em 10:36, Cadete213 disse:

Ui ui que já temos candidato ao título, e com vitória estrondosa contra o Estrela Vermelha.

Calma rapaz...tá cedo ainda! Por enquanto temos um importante fator surpresa que ajudou demais a equipe nesse início. A prioridade continua sendo terminar no G-8, o que vier é lucro!

Mas que foi incrível o jogo com o Estrela Vermelha isso não posso negar. Hehehe

Em 12/11/2023 em 22:09, Danut disse:

Esse calendário aí com o jogo da copa espremido me lembra o calendário sul-africano. Queria saber se essas ligas tem esse calendário horrível na vida real ou se é só coisa do FM.

Curioso o apelido do estádio do Red Star. E belo começo de liga para o clube hein. Torcedor nem vai se incomodar com a eliminação na copa.

Horrível. Eu imagino que o calendário não seja lá essas coisas, mas tenho a impressão que o FM também calcula mal as datas. Desde a época do CM que isso é um problema, eu quando jogava o 99/00 cheguei a ter jogos calendarizados em dois dias seguidos por conta da loucura que é o futebol brasileiro. E na época tinha a opção de reclamar e pedir adiamento mas nunca funcionava (nem sei pra que puseram no jogo, na real).

De lá pra cá a coisa melhorou mas ainda aparecem essas questões de vez em quando, acho que é um problema que nunca resolveram de fato até porque o foco sempre foi o mercado inglês, onde o calendário meio que tem poucas dessas bizarrices né.

O estádio do Estrela Vermelha é chamado assim porque os iugoslavos voltaram da Copa de 50 fascinados com o Brasil e o futebol brasileiro. Então eles decidiram apelidar o estádio, que estava em construção, em homenagem ao "Maracanã" original, nome que em sérvio-croata soa como "Marakána". O mesmo aconteceu com um grupo de torcedores do Hajduk Split, da Croácia, que voltou pra casa da Copa encantado com o jeito brasileiro de torcer, de forma organizada, com cânticos, tambores etc. Aí eles fundaram a primeira torcida organizada da Europa, a que deram o nome de..."Torcida", assim mesmo, em português, em homenagem aos torcedores brasileiros. Pouco depois, em fins dos anos 50 e fins dos 60, por conta de episódios de violência o regime do Tito considerou que eles eram "baderneiros", apertou a repressão e a "Torcida" teve que baixar a bola.

Aí nos anos 80, com o enfraquecimento do regime após a morte do Tito, a "Torcida Split" voltou com força, cresceu e começou a influenciar a criação de um monte de outros grupos de torcedores organizados na Iugoslávia, como os Bad Blue Boys do Dinamo Zagreb e os Delije do Estrela Vermelha, ambos envolvidos no famoso episódio do Maksimir em 1991 quando o Boban chutou um policial (até porque o jogo era Zagreb x Estrela).

Essas torcidas eram uma forma de expressão dos nacionalismos reprimidos, tinham cânticos a favor dos países e contra outras nacionalidades (muitos deles xenófobos e racistas), até porque era uma multidão cantando e isso dificultava a repressão. Posteriormente muitos desses torcedores adeiriram a diferentes milícias, de diferentes lados e facções, durante a Guerra Civil Iugoslava. O Arkan que eu mencionei na atualização foi membro dos Delije, por exemplo.

Uma pena que eu esteja sem tempo pra formatar a pequisa e fazer posts históricos, porque tudo o que tenho lido sobre futebol iugoslavo renderia um material muito legal pra complementar o tópico.

 

Em 13/11/2023 em 02:38, Marcolation disse:

Pra quem esperava sofrimento, a, té teve, mas durou uma rodada só. Depois da derrota saiu atropelando e superou até mesmo o Estrela Vermelha fora de casa, e vai se consolidando muito bem nas posições de cima na Superliga.

Será que consegue manter, ou o fator surpresa vai acabar e as dificuldades vão aumentar? Espero que os demais times consigam fazer frente ao furacão rubro-negro.

Gilson, é você? Hahahah

O fator surpresa acabou né, agora vamos separar os meninos dos homens. Se o Macva estava rendendo só com base nisso, vai cair o rendimento e...menos mal, porque acho que o objetivo inicial está razoavelmente encaminhado. Mas eu venho tomando uma série de ações nos bastidores para tornar o time ainda mais forte e seguir brigando no topo.

Vai dar certo? Quem viver, verá. Hahahahah

22 horas atrás, GG. disse:

Campannha muito melhor do que o esperado pelo treinador, o que pode surgerir que o título sérvio virá muito mais cedo do que parece, mas não dever ser nesta temporada ou será? Espero que o dois grandes sérvios me desmintam e consigam pressionar o Macva.

Título não creio até porque fomos assim uma espécie de "fiel da balança" - com essa campanha afastamos os demais concorrentes e meio que deixamos o Partizan isolado na frente, o que num campeonato "duopolista" costuma fazer bastante diferença. E porque o fator surpresa, que ajudou bastante, agora não existe mais né. O que vai fazer diferença para o Macva é como vamos nos preparar para o período a seguir, vejamos o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Macva chegou com os pés no peito de todo mundo ali.

A campanha é ótima para um recém promovido e o time mostra não ter medo nem dos 2 gigantes locais. Creio que consegue chegar até no Grupo do Campeonato. Ao menos abriu uma gordura. Só não vai derreter igual um certo time brasileiro, hein...

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou a foto do Arkan com o leão/tigre. O cara era casca grossa, pra dizer o mínimo.

Bom, entendo a inquietude tática que você vinha comentando comigo, visto que agora você é um alvo. Mas ainda assim acho importante observar tudo com calma e ir trabalhando nessa segunda opção aos poucos. O time vai muito bem para um recém-promovido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Nismo disse:

E o Macva chegou com os pés no peito de todo mundo ali.

A campanha é ótima para um recém promovido e o time mostra não ter medo nem dos 2 gigantes locais. Creio que consegue chegar até no Grupo do Campeonato. Ao menos abriu uma gordura. Só não vai derreter igual um certo time brasileiro, hein...

Boa sorte para a continuação.

Eu diria que fomos mais comendo pelas beiradas. Não foram vitórias acachapantes, não goleamos, mas mantivemos a pegada do time na temporada anterior: solidez defensiva e muita velocidade no ataque. No fim a aposta no entrosamento e na manutenção vem funcionando bem.

Somos rubro-negros, derreter é com outra combinação de cores hahahaha

Obrigado Nismo!

9 horas atrás, #Vini disse:

Faltou a foto do Arkan com o leão/tigre. O cara era casca grossa, pra dizer o mínimo.

Bom, entendo a inquietude tática que você vinha comentando comigo, visto que agora você é um alvo. Mas ainda assim acho importante observar tudo com calma e ir trabalhando nessa segunda opção aos poucos. O time vai muito bem para um recém-promovido.

Era um facínora da pior espécie e achei que foto dele podia fazer mal pro tópico. Melhor evitar hahahaha

Nem é só questão de inquietude, é que eu já vi esse filme. O time começa bem, principalmente com muita força na bola parada, mas o ataque parece que não funciona muito bem (só observar quantos gols o Jobe fez) e decai naturalmente quando o estilo de jogo fica meio que decorado. E era isso que eu queria evitar.

Mas olhando o copo meio cheio, somos uma equipe recém-chegada e como você comentou estamos indo muito bem. Todo time que acabou de subir precisa pensar primeiro em não cair e isso nesse momento não parece uma ameaça, ou seja, mesmo que haja um eventual declínio, se o objetivo final se cumprir é o que conta ao fim da temporada.

Fora que assim, os gols que faltam ao Jobe o Pejovic e o Novakovic estão fazendo e eles também fazem parte do ataque, não é como se o nosso jogo tivesse sido pensado em torno de um jogador. Mas nunca foi, o objetivo sempre foi extrair o máximo de todos, o próprio Jobe usa uma função mais "goleadora" mas ele tem um papel tático importante. Vamos com calma trabalhando nessa segunda opção, deixa ela lá quietinha e a gente usa se precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Muito, muito legal essa parte dos comentários históricos sobre o futebol Iugoslavo, Tsuru. Tô aprendendo um pouco mais e me deliciando com as histórias, por favor traga mais se puder (e tiver tempo, é claro).

Ao contrário do que o pessoal aqui considerou, eu achei bem inteligente da sua parte a manutenção do time-base e da estratégia tática, por tudo o que você já argumentou aí respondendo os colegas, mas o mais importante: você não tinha mt a perder. E numa dessas, economizou um bom dinheiro e ainda tá aí, numa campanha ótima pra quem debuta na elite do futebol do país. O calendário te apertou bastante na Copa e achei meio ruim cair agora, mas faz parte.

Imagino que o TOP8 venha com até certa folga, e se conseguir beliscar uma vaguinha europeia aí vai fechar com chave de ouro esse debute. E por falar nisso, como é a distribuição dessas vagas? Conta pra nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2023 em 18:14, Leho. disse:

Muito, muito legal essa parte dos comentários históricos sobre o futebol Iugoslavo, Tsuru. Tô aprendendo um pouco mais e me deliciando com as histórias, por favor traga mais se puder (e tiver tempo, é claro).

Ao contrário do que o pessoal aqui considerou, eu achei bem inteligente da sua parte a manutenção do time-base e da estratégia tática, por tudo o que você já argumentou aí respondendo os colegas, mas o mais importante: você não tinha mt a perder. E numa dessas, economizou um bom dinheiro e ainda tá aí, numa campanha ótima pra quem debuta na elite do futebol do país. O calendário te apertou bastante na Copa e achei meio ruim cair agora, mas faz parte.

Imagino que o TOP8 venha com até certa folga, e se conseguir beliscar uma vaguinha europeia aí vai fechar com chave de ouro esse debute. E por falar nisso, como é a distribuição dessas vagas? Conta pra nós.

Rapaz, eu ia comentar isso da classificação continental e esqueci completamente de incluir no tópico. Aqui:

image.png.578bb23f73cb8625c851f5ddb749b872.png


Sendo assim a Sérvia tem direito a 5 vagas continentais, 4 delas são para os 4 primeiros colocados no octogonal superior e a outra é para o vencedor da Copa da Sérvia. Mas caso o vencedor da Copa da Sérvia termine entre os 4 primeiros do octogonal, então o quinto colocado herda essa vaga.

Por exemplo, na temporada passada o Cuckaricki venceu a Copa da Sérvia e foi vice-campeão nacional, portanto o quinto colocado no octogonal de cima, o Novi Pazar, foi quem herdou a vaga na Conferência.

É bastante comum no futebol sérvio que o vencedor da Copa esteja entre os 4 primeiros do octogonal final, portanto imagino eu que essa vaguinha para o quinto colocado deva se abrir com relativa frequência.

Rapaz, eu fiz uma aposta na continuidade né, entrosamento e manutenção da tática, deu certo. Achei que contratar demais seria caro - um dinheiro que não temos, inclusive - e que levaria muito tempo para encaixar as novas peças na equipe, tempo esse que pode ser fatal pra um recém promovido. A estratégia deu certo, até aqui só alegria, vamos mantendo hahaha

Sobre a questão dos posts históricos, cê me animou de pensar num formato. Provavelmente não será nada muito cronológico e a pesquisa também não vai ser tão extensa quanto a da época do Nacional, possivelmente a frequência também não (naquela época eu fazia um post histórico a cada três do FM), mas acho que de vez em quando dá pra encaixar sim. É sempre um material interessante e me ajuda a abrir margem para jogar as atualizações do save em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O título da Prva Liga veio absolutamente confortável, com uma margem fantástica de pontos diante do segundo colocado. O time foi incontestavelmente dominante no campeonato e fez questão de demonstrar isso, subindo pra SuperLiga com muita autoridade e uma missão que costuma ser complicada: a de manter a base do elenco para qualificar aos poucos. Felizmente conseguiu alcançar esse objetivo e, na minha opinião, apesar de ter feito contratações pontuais, elas foram certeiras de jogadores que, mesmo sem serem titulares, têm tudo para ajudar o time quando forem exigidos em campo.

A primeira partida na SuperLiga é o típico jogo que causa aquele frio na barriga do nervosismo natural de estrear em uma competição mais exigente e num momento em que a dúvida se "o time é bom o suficiente" ainda paira na cabeça. Estrear contra o vice-campeão da última temporada, e fora de casa ainda por cima, é pra jogar esse nervosismo na lua. A pá de cal mesmo veio com a expulsão logo aos 6 minutos de jogo que aí todo o planejamento para a partida já foi por ralo abaixo e acredito que a derrota por 2x0, nestas condições, não é um resultado inaceitável. Pelo menos essa tensão da estreia já ficou para trás, de uma forma que todos queriam corrigir, e as partidas seguintes foram dignas de lembrança daquele time aguerrido que foi campeão absoluto da Prva Liga na última temporada, com direito a uma vitória fantástica contra o Estrela Vermelha numa das atmosferas mais absurdas de estádio de futebol da Europa. Neste jogo, na minha opinião, já fica claro que o time se ambientou à elite nacional e vai almejar, de fato, uma vaga na metade de cima da tabela nesta temporada.

Só foi uma pena a eliminação precoce na Copa da Sérvia, mas ao mesmo tempo dá espaço para o time se focar plenamente no campeonato e extrair o seu máximo para cumprir as expectativas - e agora, até superá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Herr Jones disse:

O título da Prva Liga veio absolutamente confortável, com uma margem fantástica de pontos diante do segundo colocado. O time foi incontestavelmente dominante no campeonato e fez questão de demonstrar isso, subindo pra SuperLiga com muita autoridade e uma missão que costuma ser complicada: a de manter a base do elenco para qualificar aos poucos. Felizmente conseguiu alcançar esse objetivo e, na minha opinião, apesar de ter feito contratações pontuais, elas foram certeiras de jogadores que, mesmo sem serem titulares, têm tudo para ajudar o time quando forem exigidos em campo.

A primeira partida na SuperLiga é o típico jogo que causa aquele frio na barriga do nervosismo natural de estrear em uma competição mais exigente e num momento em que a dúvida se "o time é bom o suficiente" ainda paira na cabeça. Estrear contra o vice-campeão da última temporada, e fora de casa ainda por cima, é pra jogar esse nervosismo na lua. A pá de cal mesmo veio com a expulsão logo aos 6 minutos de jogo que aí todo o planejamento para a partida já foi por ralo abaixo e acredito que a derrota por 2x0, nestas condições, não é um resultado inaceitável. Pelo menos essa tensão da estreia já ficou para trás, de uma forma que todos queriam corrigir, e as partidas seguintes foram dignas de lembrança daquele time aguerrido que foi campeão absoluto da Prva Liga na última temporada, com direito a uma vitória fantástica contra o Estrela Vermelha numa das atmosferas mais absurdas de estádio de futebol da Europa. Neste jogo, na minha opinião, já fica claro que o time se ambientou à elite nacional e vai almejar, de fato, uma vaga na metade de cima da tabela nesta temporada.

Só foi uma pena a eliminação precoce na Copa da Sérvia, mas ao mesmo tempo dá espaço para o time se focar plenamente no campeonato e extrair o seu máximo para cumprir as expectativas - e agora, até superá-las.

Resumiu muito bem esse período atual do Macva, de transição de uma equipe - forte - da segunda divisão para um time que busca se consolidar na primeira. Driblando ali o nervosismo de uma estreia difícil, pegar logo um gigante do país nas primeiras rodadas, apostar na manutenção e renovar o elenco aos poucos, enfim, tudo o que estamos vivendo nessa segunda época que tem tudo para ser tão incrível quanto a primeira.

O jogo com o Estrela Vermelha foi daquelas coisas mesmo inesquecíveis, especialmente os 2x0 no primeiro tempo. A forma como a gente dominou o jogo na etapa inicial e foi superior diante de um Marakana lotado, com essa atmosfera que você citou - um verdadeiro inferno vermelho e branco - deixou um gostinho de que, sim, a manutenção é perfeitamente possível.

Talvez ainda seja cedo pra falar em vaga europeia, o campeonato tá bem embolado, mas ganhei confiança pra buscar ali a quarta ou quinta vaga: ir pra uma Conferência seria excelente pro time nesse momento, em todos os sentidos. E já que não temos mais a Copa da Sérvia, aproveitar o calendário mais folgado pra chegar lá é uma boa estratégia pra sequência do campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
14 horas atrás, Tsuru disse:

[...]

Sobre a questão dos posts históricos, cê me animou de pensar num formato. Provavelmente não será nada muito cronológico e a pesquisa também não vai ser tão extensa quanto a da época do Nacional, possivelmente a frequência também não (naquela época eu fazia um post histórico a cada três do FM), mas acho que de vez em quando dá pra encaixar sim. É sempre um material interessante e me ajuda a abrir margem para jogar as atualizações do save em si.

Aguardarei ansioso então, hehe. 🥰

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Prva Liga está a 3 do Partizan, mas é totalmente possível ultrapassa-los. Apesar da eliminação precoce na Copa isso poderá te beneficiar, pois poderá trabalhar com calma e deverá ter menos contusões. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2023 em 19:25, LC disse:

Na Prva Liga está a 3 do Partizan, mas é totalmente possível ultrapassa-los. Apesar da eliminação precoce na Copa isso poderá te beneficiar, pois poderá trabalhar com calma e deverá ter menos contusões. Boa sorte na sequência.

Na realidade é a Superliga né. Prva Liga é a segunda divisão hehehehe

É chato perder na copa mas ela nesse momento mais atrapalha que ajuda. Só acho difícil ultrapassarmos o Partizan agora, eles são tipo um PSG local, é muito difícil perderem algum jogo e ainda vamos enfrentá-los fora de casa. Se ficarmos no G8 já tá ótimo.

Obrigado LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


A Europa também não é assim tão longe, é logo ali
Atualizado em 22/11/2023

A diretoria e os torcedores queriam escapar do rebaixamento, a imprensa esperava uma briga renhida na parte de baixo da tabela, e o treinador sonhava com um G8. Para a surpresa de todos, o Macva Sabac se adaptou rapidamente à vida na elite do futebol sérvio e após oito jogos ocupava a vice-liderança da competição, a três do Partizan e empatado com o Estrela Vermelha.

Agora que não era mais propriamente uma surpresa, a equipe de Sabac conseguiria manter o mesmo nível ou cairia na tabela? É o que vamos descobrir a seguir.
 

Primeira Liga - Fase Preliminar

vs. Radnicki Nis (F)
Primeiro confronto do "técnico Pet" contra o "time que revelou Pet" e ainda por cima em Nis, cidade onde Dejan Petkovic iniciou a carreira. Insatisfeito com o rendimento do ataque nas partidas anteriores - muitos chutes, poucos no alvo - experimentei Stevancevic como um PL comum na frente, deixando Jobe no banco. No meio, Vrastanovic voltou a ser o CJ Apoiar e Ilic foi testado como MC Atacar. Também saiu a instrução "Manter Formação" a fim de deixar as transições menos cadenciadas. Mal o jogo começou e a mudança fez efeito: Vrastanovic cruzou para Ilic desviar para as redes. Com 12 minutos ampliamos em jogada pela direita: Abrego cruzou, a bola bateu em Novakovic e sobrou para Ilic chutar cruzado sem chances para o goleiro.
 O Radnicki descontou em cobrança de escanteio, em péssima saída de Samurovic, mas o Macva estava imparável: Pejovic puxou contragolpe e lançou Stevancevic, que dominou e tocou com categoria para marcar o terceiro. No intervalo disse aos jogadores para não relaxarem e uma das mudanças que fiz foi Srbijanac na vaga de um cansado Stevanovic. E foi de Srbij o lançamento primoroso para Pejovic sair nas costas da zaga e tocar na saída do goleiro, com direito a VAR pra confirmar a posição legal. O adversário ainda diminuiu numa bobeada e bola nas costas da nossa defesa, mas saímos com mais uma ótima vitória: 4x2.

vs. Partizan (F)
As mudanças do jogo anterior deixaram o ataque mais eficiente mas expuseram a defesa; até comecei do mesmo jeito contra o Partizan, mas o primeiro tempo foi bem ruim e no segundo voltei ao que vínhamos fazendo até então (Stjepanovic como PD, Ilic como CJ Apoiar e Vrastanovic como Mezzala Atacar, com a instrução Manter Formação). Eu imaginava que não iria fazer grande diferença e não fez. Jogando em casa diante de sua torcida, o Partizan nos amassou do início ao fim e a derrota saiu até barata: 0x1.

vs. Javor-Matis (C)
Lutando na parte de baixo da tabela, o adversário entrou em campo satisfeito em se defender e deixar o jogo correr. Depois de muito pressionar abrimos o placar aos 26 do primeiro tempo: lançamento de Vrastanovic para Ilic que foi derrubado dentro da área, a bola sobrou limpa e Pejovic emendou direto para o gol. Apesar do adversário quase ter empatado em seguida, seguimos melhor e ampliamos com o zagueirão Tana desviando escanteio no primeiro pau. No segundo tempo eles diminuíram em cobrança de falta, mas continuamos jogando melhor e saímos com mais uma importante vitória: 2x1.

vs. Estrela Vermelha (C)
Se no confronto anterior contra o Estrela conhecemos o inferno do Marakana e saímos de lá com uma vitória, agora era a vez deles sentirem a força do Macva Stadium, sendo que Abrego e Novakovic estavam suspensos. Tudo bem: aos 5 minutos, Popovic, que substituía Abrego, recebeu de Vrastanovic e lançou para o bruxo Jobe trombar com os zagueiros, dominar no peito e na raça e chutar rasteiro para abrir o placar. O jogo seguiu equilibrado e o Estrela empatou no fim do primeiro tempo, aproveitando contragolpe após cobrança de falta. No intervalo fiz algumas trocas: Vrastanovic e Ilic saindo para a entrada de Dimitric e Desansic, e Srbijanac no lugar de Stevanovic. Aí, em boa trama pela esquerda, Srbij achou Pejovic, que inverteu para Lainovic, que rolou para Desansic chutar e fazer nosso segundo gol na partida. Seguimos melhor, criamos inúmeras chances, mas foi o Estrela quem mexeu outra vez no placar, de novo em um contragolpe rápido. Nada mau né, empate com um dos dois gigantes do país. Só que o árbitro decidiu levar o jogo até os 50 do segundo tempo e já estávamos por conta dele quando teve cobrança de falta para a área e... pênalti claríssimo que o VAR confirmou. Na cobrança teve bola para um lado, goleiro para o outro, Jobe correndo para o abraço e confirmando mais uma vitória para nós.

 

liga---estrelace4659d36e7fea06.png


vs. TSC (F)
Insatisfeito com as últimas partidas de Ilic decidi colocar ele na volância e testar Stjepanovic no centro do meio-campo. E o primeiro gol saiu exatamente num chute de Stjepanovic, aproveitando lambança da zaga adversária: o zagueiro deles foi desarmar Vrastanovic, chutou a bola em cima do goleiro e ela sobrou para o nosso meia completar para as redes. O gol acordou o TSC, que cresceu no jogo e ainda teve uma ajudinha do VAR: anulou um gol de Pejovic (estava mesmo impedido) e deu um pênalti a favor do TSC (bem duvidoso, por sinal). Eles converteram e depois estiveram mais próximos do segundo que nós, por isso o empate foi um bom resultado: 1x1.

 

jogosdisputados8719f2d463aae850.png


O Macva parece não ter sentido a passagem do efeito surpresa: o time continuou jogando muito bem em setembro, encarou o Estrela Vermelha de igual para igual e só perdeu mesmo diante do Partizan que está em um nível um pouco acima. Até aqui foram apenas duas derrotas com 21 gols marcados e 12 sofridos (levamos menos tentos que o Estrela, por exemplo) e 29 pontos somados em 39 possíveis, um aproveitamento de cerca de 75%.

Seguimos portanto no alto da tabela, já abrindo uma margem de três pontos para Vojvodina, Cuckaricki e Napredak. Até aqui tudo indica um fim de temporada muito bom, na briga direta por uma vaga nas competições europeias.
 

tabelacurtaaa19d8c1e1c94dbd.png
(Clique na imagem para visualizar a tabela completa)

A próxima sequência tem poucos jogos por mês: depois da partida contra o Subotica há uma Data Fifa e ficaremos aí quase duas semanas sem jogar. O mesmo acontece em novembro, com uma pausa de 14 dias depois da partida contra o Mladost, e em dezembro, com um intervalo semelhante entre os confrontos com Surdulica e Zeleznicar. Em seguida o campeonato faz a tradicional pausa de inverno e só retorna em fevereiro, ideal para fazermos ali uma intertemporada. 
 

proximosjogos02403b6bd70bc6c3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru mudou o título para O Gringo | A Europa também não é assim tão longe, é logo ali (22/11)

No final das contas,acabou por perder para o Partizan. Chato mesmo foi o empate contra o TSC, que tirou a possibilidade do teu clube ficar em segundo. Pior ainda foi ver o Partizan abrir 8 pontos de vantagem. Vamos ver se você consegue se recuperar nos próximos jogos. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita continuação, ainda que tenha perdudo uma posição, foi um mês de ótimos resultados, inclusive a segunda vitória contra o Estrela Vermelha - curioso por dois motivos: primeiro, você reparou que as duas únicas derrotas deles foram para o Macva? Segundo, por que diabos você já jogou duas vezes contra eles na rodada 12?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...