Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Os europeus aprenderam que para ser bom em futebol, tem que mandar a molecada jogar tipo na rua ou futsal.

Postado

Lembro de termos falado disso num tópico sobre o Vinicius Jr. e o quanto ele evoluiu na Espanha, a transição no Castilla, etc.

A contraparte no caso de jogar na rua ou futsal é que parece que os clubes aqui se beneficiam mais por ser cultural, mas ainda usam isso pouco nas categorias oficiais, ao menos do sub-17 pra cima. Precisa afunilar na maioria dos campeonatos pra você ver 2 times com jogadores que têm mais que o jogo tático. Não falo nem de drible elaborado mas tem jogo que você custa a ver 1-1. Sempre fica a impressão que o pessoal até estuda, mas pega a moda atual e foca só nela, então agora todo mundo força saída com goleiro e passes curtos mas não prestam pra forçar jogadas individuais.

Postado
23 minutos atrás, Douglas. disse:

Lembro de termos falado disso num tópico sobre o Vinicius Jr. e o quanto ele evoluiu na Espanha, a transição no Castilla, etc.

A contraparte no caso de jogar na rua ou futsal é que parece que os clubes aqui se beneficiam mais por ser cultural, mas ainda usam isso pouco nas categorias oficiais, ao menos do sub-17 pra cima. Precisa afunilar na maioria dos campeonatos pra você ver 2 times com jogadores que têm mais que o jogo tático. Não falo nem de drible elaborado mas tem jogo que você custa a ver 1-1. Sempre fica a impressão que o pessoal até estuda, mas pega a moda atual e foca só nela, então agora todo mundo força saída com goleiro e passes curtos mas não prestam pra forçar jogadas individuais.

Isso tinha que chegar na mídia brasileira. Povo tem que se tocar que temos que voltar às raízes.

Postado

Na prática então, a coisa é quase igual aqui, onde a galera das categorias de base estão mais preocupados em ganhar títulos lá e manter o emprego do que em desenvolver os jogadores para o profissional?

Lá eu entendo, mas aqui acho que a busca do 1x1 não é problema não, e sim a tomada de decisão mesmo, que segundo o vídeo também é problema lá. As vezes somos deficientes tecnicamente também, parece que a molecada não treina alguns fundamentos. Esses dias eu tava vendo a Copa do Brasil sub-20 e um que me chamou atenção foi um tal de Arthur do Fluminense, o garoto faz quase tudo certinho tecnicamente (falta só calibrar o último passe) e taticamente e fisicamente ele é muito bom.

Postado
Em 25/09/2023 em 19:47, Sunday disse:

Os europeus aprenderam que para ser bom em futebol, tem que mandar a molecada jogar tipo na rua ou futsal.

Ao compasso que na geração alemã atual se vê pontas com bom drible perderam na força coletiva comparado a campeã de uma década, e isso que até pouco tempo atrás tinha o Bayern ganhando a Champions e podendo ajudar na força que tinham antes.

Hoje em dia apanham até do Japão em amistoso, para Coreia em copa. Enfim.

Postado
32 minutos atrás, Sunday disse:

Isso tinha que chegar na mídia brasileira. Povo tem que se tocar que temos que voltar às raízes.

Só lembro que logo depois do 7x1 que houve alguma movimentação, mas de lá pra cá também só lembro de ter mudado algo com esses cursos da CBF, não sei nem se eles têm alguma ligação ou facilitam algo pro pessoal que decide estudar fora depois, que alguns já faziam de todo modo. Acho que a maioria dos dirigentes se acomoda porque ainda temos isso dos garotos já jogarem desde cedo mas a gente vê tanto jogador com potencial bruto e que ou não vira nada ou fica aquém porque perdeu tempo na formação.

Agora, EduFernandes disse:

Na prática então, a coisa é quase igual aqui, onde a galera das categorias de base estão mais preocupados em ganhar títulos lá e manter o emprego do que em desenvolver os jogadores para o profissional?

Lá eu entendo, mas aqui acho que a busca do 1x1 não é problema não, e sim a tomada de decisão mesmo, que segundo o vídeo também é problema lá. As vezes somos deficientes tecnicamente também, parece que a molecada não treina alguns fundamentos. Esses dias eu tava vendo a Copa do Brasil sub-20 e um que me chamou atenção foi um tal de Arthur do Fluminense, o garoto faz quase tudo certinho tecnicamente (falta só calibrar o último passe) e taticamente e fisicamente ele é muito bom.

Mas aqui tem muito jogador que jogou salão ou mesmo na rua antes, muitas vezes você procura nome de jogador iniciando carreira esportiva num clube e acha súmula de campeonato de futsal. Aí a gente ainda tem jogador que sabe fazer isso mas acaba sendo traço individual e não algo cultivado.

Fundamentos mais básicos até entram um pouco nisso, porque têm essas formas diferentes de montar treinamentos que também força a treinar domínio de bola, passe, etc.

• Diretor Geral
Postado
19 horas atrás, EduFernandes disse:

Na base do Palmeiras, a molecada tem 1 dia na semana com treinos no Futsal e também em "campinho de rua", pra justamente incluir essa vivência dentro da rotina de treinamentos das categorias (parece que isso ocorre a partir do Sub-15). Acho a ideia interessante pra caralho, não é o que vai transformar os jogadores em novos craques de uma hora pra outra mas claramente pode ajudar mt na lapidação e construção de jovens mais inventivos e com uma melhor capacidade adaptativa, melhorando inclusive as tomadas de decisão como você citou bem aí.

Postado
Em 25/09/2023 em 19:47, Sunday disse:

Baita vídeo. Obrigado por compartilhar.

Postado
2 horas atrás, Leho. disse:

Na base do Palmeiras, a molecada tem 1 dia na semana com treinos no Futsal e também em "campinho de rua", pra justamente incluir essa vivência dentro da rotina de treinamentos das categorias (parece que isso ocorre a partir do Sub-15). Acho a ideia interessante pra caralho, não é o que vai transformar os jogadores em novos craques de uma hora pra outra mas claramente pode ajudar mt na lapidação e construção de jovens mais inventivos e com uma melhor capacidade adaptativa, melhorando inclusive as tomadas de decisão como você citou bem aí.

Por isso tem a melhor base do Brasil hoje. Eu acho que o esquema é fazer parecido com os espanhóis e os franceses mesmo.

Postado

Outra coisa que lembrei, a maioria dos clubes ainda têm escolinhas de futsal próprias? Lembro que há uns tempos tinha por aí, e jogadores dessas escolinhas eram observados pra fazerem teste no futebol de campo. Ultimamente só lembro de ver esses modelos de parcerias, que também existem há tempos mas a relação não é tão estreita e também acabam sendo majoritariamente de futebol society.

• Diretor Geral
Postado
Em 27/09/2023 em 18:35, Sunday disse:

Por isso tem a melhor base do Brasil hoje. [...]

Exatamente... aliás recomendo mt assistirem as entrevistas do "homem forte" da base dos caras, João Paulo Sampaio. Não é à toa que o Palmeiras elevou significativamente o nível das suas categorias de base pra algo próximo da excelência.

• Vice-Presidente
Postado
Em 25/09/2023 em 23:47, Sunday disse:

O problema é que não se joga mais bola na rua na maior parte dos países do mundo.

• 4 semanas atrás...
Postado

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2023/10/23/fortuna-para-todos-clube-alemao-enche-estadio-com-ingressos-gratis.ghtml

@Danut tinha comentado sobre isso há mais tempo. Eu acabei vendo grande parte do jogo por acaso mas não sabia que era a primeira experiência, até porque como a matéria fala a média deles já era boa. Já tinha sido um jogo emocionante por si só, uma virada dessas contra outro time importante da divisão...

Postado
On 10/23/2023 at 4:08 PM, Douglas. said:

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2023/10/23/fortuna-para-todos-clube-alemao-enche-estadio-com-ingressos-gratis.ghtml

@Danut tinha comentado sobre isso há mais tempo. Eu acabei vendo grande parte do jogo por acaso mas não sabia que era a primeira experiência, até porque como a matéria fala a média deles já era boa. Já tinha sido um jogo emocionante por si só, uma virada dessas contra outro time importante da divisão...

Não tinha visto. Que loucura, saíram perdendo de 3 a 0 e ganharam. Baita jogo pra ser o primeiro dessa época.

• Diretor Geral
Postado
Em 24/09/2023 em 08:10, Leho. disse:

SETE A ZERO pro Bayern ontem. Primeiro hattrick do Hurricane em solo alemão. Viva a competitividade!

Aaaaaaah, a competitividade da Bundesliga é algo bonito de se ver...

image.png.563fae4cbe67b4793b072a058e1c124d.png

E com direito a essa pintura do Hurricane:

Postado

O mundo espera o título da Kane.

• 2 semanas atrás...
Postado

Toda vez que tiver um Bayern x Dortmund deveriam dar os 3 pontos pro Bayern e sortear o placar, sempre com pelo menos 3 gols de diferença.

• 1 mês depois...
  • Diretor Geral
Postado

O BAYER LEVERKUSEN DE XABI ALONSO
Líder da Bundesliga, o Leverkusen dirigido por Xabi Alonso é uma das sensações da temporada no futebol europeu

da90afcb-392b-49a2-be1e-a1afd59eb463.jpeg

por Vinícius Dutra (@ViniciusDutra49)
18/12/2023

O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso é uma das sensações desta primeira parte de temporada europeia. Líderes da Bundesliga com 39 pontos, os Aspirinas ainda estão invictos em 2023/24, somando 12 vitórias em 15 jogos no Campeonato Alemão, competição que na qual já marcaram 42 vezes (segundo melhor ataque) e sofreram 12 gols (segunda melhor defesa). Na Europa League, o time fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, vencendo o Grupo H com 18 pontos conquistados. No torneio continental, os Leões anotaram 19 gols (melhor ataque da UEL) e foram vazados apenas em três oportunidades (a melhor defesa da fase de grupos).

Em 2023, o Leverkusen segue com o bom momento iniciado em outubro de 2022, quando Xabi Alonso assumiu a equipe ainda na zona de rebaixamento e comandou uma reação que resultou na classificação do time para a Liga Europa.

Desde a chegada do treinador espanhol, o estilo da equipe já ficou definido: associativo, com muita posse de bola, saída de bola com passes curtos, presença de jogadores inteligentes entre linhas e forte utilização dos três corredores do campo. Depois de trazer alguns reforços para o time titular e com a realização de pré-temporada completa, o Leverkusen de Xabi Alonso deu o salto em 23/24.

Como joga o Bayer Leverkusen?

O time de Xabi Alonso parte de um 5-2-3 sem a bola que vira um 3-4-2-1 em fase ofensiva. A saída de bola é um ponto importante na equipe do treinador basco. É a partir de uma troca de passes em ritmo baixo e com muita aproximação entre jogadores que o Leverkusen começa construindo seus ataques. A iniciação de jogo varia entre um 3+1 (zagueiros mais um dos meio-campistas) ou 4+1, já que Odilon Kossounou, o zagueiro pela direita, regularmente avança e ocupa o espaço inicial do lateral do setor.

Com muita paciência e aproximação nos primeiros passes, o Bayer é um time muito inteligente identificando o homem livre desde os passes dos centrais e médios que quebram linhas e encontram Florian Wirtz e Jonas Hofmann na entrelinha. A partir disso, e sempre utilizando os três corredores do campo, o Leverkusen é uma equipe que sabe mover a bola e frequentemente inicia seus ataques em um dos flancos e finaliza no oposto.

image.png
Gráfico que mostra como o Leverkusen ataca de forma equilibrada em todos os corredores do campo. (Imagem: WhoScored)

Exequiel Palacios e Granit Xhaka, a dupla titular no meio, revezam entre quem fica mais próximo dos centrais e quem dinamiza no centro do campo para filtrar passes que encontrem algum jogador do trio de ataque entre linhas. A dupla é bastante complementar por juntar um grande organizador e distribuidor (Palacios) com um bom defensor que também vai bem na bola longa (Xhaka). Ambos são importantes dentro de um time que registra posses de bola longas durantes as partidas, juntando passes e conectando companheiros por dentro em espaços reduzidos.

toquespordentro-1200x1109.jpeg

Na frente, Florian Wirtz e Jonas Hofmann acompanham o centroavante nigeriano Victor Boniface. Os dois meias-atacantes possuem funções distintas no ataque do 3-4-2-1 do Leverkusen. Wirtz, realizando movimentos de dentro-fora para oferecer linhas de passe e também alargar o campo para as aparições por zonas interiores do ala-esquerdo Alejandro Grimaldo, é uma figura mais criativa, que tem uma boa relação com a bola a partir de recepções entre linhas para gerar jogo e chegar em zonas de remate. Com oito gols e 11 assistências na temporada, o camisa 10 vai completando mais uma grande temporada com a camisa do Bayer, algo importante considerando que sofreu uma lesão de ligamento no joelho há mais de um ano.

Já o veterano Hofmann, de boas temporadas em Dortmund e Gladbach, é mais uma ameaça em profundidade ao lado do ala-destro Jeremie Frimpong. O camisa 7 é importante em transições conduzindo a bola, atacando os espaços intermédios adversários entre zagueiros e laterais com desmarques de rupturas ou chegando na linha de fundo para cruzar. Por mais que não seja uma estrela, é um jogador que complementa muito bem um ataque que conta com uma máquina como Boniface.

O centroavante nigeriano, vindo do Union Saint-Gilloise, tem se destacando pela versatilidade de movimentos sem a bola ao oferecer bons apoios e perigosas rupturas. Muito forte fisicamente, possui boa habilidade para jogadas de efeito e recursos em situações complexas fora da área. O bom desempenho na temporada pode ser visto através dos números: já são 15 gols e oito assistências por todas as competições.

A precisão no mercado de transferências

Os reforços buscados pelo Bayer Leverkusen estão sendo essenciais pela boa fase da equipe em 23/24. Como o B04 possui um time titular bem definido, é mais fácil perceber como as quatro principais contratações elevaram muito o nível coletivo do time em cada um dos setores. Alejandro Grimaldo, Granit Xhaka, Jonas Hofmann e Victor Boniface chegaram na mesma janela e rapidamente se tornaram importante dentro do funcionamento coletivo do Leverkusen, que gastou apenas 70 milhões entre eles somados – um valor considerado baixo se consideramos o cenário de transferências europeu como um todo.

Com bons reforços realizados e o bom trabalho que Xabi Alonso vai fazendo como treinador, o Leverkusen é o time do momento no futebol europeu e busca coroar a temporada com um inédito título da Bundesliga ou quem sabe conquistar sua primeira Copa da Alemanha desde 1993.

— @Footure

---

Ainda não vi nenhuma partida, mas os resultados até aqui impressionam bastante, especialmente porque o time parece ser bem inteligente pra jogar. Outro ponto são os reforços: pontuais, buscando aperfeiçoar o sistema já escolhido. Até aqui o trabalho é mt bem feito, agora vamos ver se conseguem bater o bicho papão do campeonato né? Ainda é cedo pra dizer.

Postado

Eu tenho medo do futuro Real Madrid de Xabi Alonso

• Diretor Geral
Postado
5 horas atrás, EduFernandes disse:

Eu tenho medo do futuro Real Madrid de Xabi Alonso

Já pensou? Seria foda de segurar mesmo, a se confirmar essa boa imagem que ele tem construído no Bayer.

Postado

image.thumb.png.b627883c5a00c92c1c6e5af2bb57e3fb.png

Nas últimas cinco partidas foram quatro empates, entrei em Dezembro no modo "estão deixando a gente sonhar", para chegarmos no returno com uma dura realidade.

Espero ao menos que o Hamburg continue seu calvário.

• Diretor Geral
Postado
5 horas atrás, Johann Duwe disse:

image.thumb.png.b627883c5a00c92c1c6e5af2bb57e3fb.png

Nas últimas cinco partidas foram quatro empates, entrei em Dezembro no modo "estão deixando a gente sonhar", para chegarmos no returno com uma dura realidade.

Espero ao menos que o Hamburg continue seu calvário.

Eu olhei pra posição do Hertha ali e já pensei: "putz, olha os caras...", mas aí desci o olho e vi o Schalke. MEU PAI AMADO!

Essa Série B do Alemão tá bizarra. Sdds dos resumos do querido @Danut pra gente.

Postado
23 hours ago, Leho. said:

Eu olhei pra posição do Hertha ali e já pensei: "putz, olha os caras...", mas aí desci o olho e vi o Schalke. MEU PAI AMADO!

Essa Série B do Alemão tá bizarra. Sdds dos resumos do querido @Danut pra gente.

Pior que ando tão despilhado de futebol que eu tive a mesma reação que tu esses dias. Não fazia ideia nem sequer de como tava a tabela. 

Triste pois essa segundona aí pela tabela tá bem legal de acompanhar, mas eu tô desligado total. Assisti uns dois jogos do Hertha na temporada e só. 

• 2 semanas atrás...
Postado

Sancho mal entrou em campo já deu assistência. Foi contra o lanterna do campeonato, ok, mas já EMPOLGUEI. 

E o Manchester United precisa ser estudado. Maior cemitério de atletas de alto nível do futebol mundial. 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...