Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Futuro do Football Manager (detalhes sobre o FM24 e FM25)

Posts Recomendados

Postado

The Future of Football Manager

Basicamente, a SI anuncia que o FM24 vai ser o último na engine atual, vamos poder transferir saves do 23 para o 24 e que o FM25 vai mudar para uma nova engine, mudando totalmente o jogo, também adicionando finalmente o futebol feminino.

Postado

By this point that I’m sure that most of you are asking the same question – when can we see what this all looks like? Well, as mentioned earlier, we've had resource on FM25 for some time now, building towards a key milestone at the end of 2023. So, this means we're aiming for the first major FM25 reveal in Q2 of 2024. Until then, the updates from the studio will be informing you all about Football Manager 2024 - and you'll be hearing more about that very soon.

Essa mudança do motor de jogo e a possibilidade de transferir carreiras entre versões são sugeridas há tempos, mas ainda é uma surpresa. Pena que só vamos ver algo sobre esse novo visual daqui a ~1 ano...

• Douglas. fixou e Destacou este tópico
Postado

Ou seja, o 24 só vai ser uma pequena atualização do 23, assim como tem sido recentemente.

Postado

Vou passar longe de pegar o FM24. Talvez quando implementarem essas novas mudanças, mas até lá, me manterei firme em continuar no FM23.

• Diretor Geral
Postado
1 hora atrás, PsychoShow disse:

Vou passar longe de pegar o FM24. Talvez quando implementarem essas novas mudanças, mas até lá, me manterei firme em continuar no FM23.

Tô nessa também... inclusive porque tô achando o 23 divertidíssimo de se jogar, um dos melhores dos últimos anos sem dúvida.

Quanto a essas inovações divulgadas pela SI (só pro FM25 obviamente), eu tenho pouco pra avaliar. Desconheço essa engine da Unity p. ex, e sem maiores informações além disso fica difícil a gente imaginar como será. Fizeram isso só pra deixar a comunidade ouriçada, certeza.

Postado

Pow, eu vi um vídeo ontem do ytber dizendo que queria o FM24 no formato 3D da ptda. mais próximo ao do DLS do que Fifa ou PES.

Bebeu pinga, e é da braba.

Dream League Soccer não deveria servir como referência nem pra versão touch, que é do Switch ou a de iPad, que dirá pra de pc ou Xbox.

Só quem já jogou aquilo, sabe o quanto é robotizado, com uma fluidez bem da esquisita. Que dirá pra ficar dez minutos assistindo uma partida extendida no FM.

Postado

Será que o FM25 irá ter editor de base de dados com essa nova implementação do jogo?

Será q vai vir igual ao mesmo sistema de jogo dos antigos?

Postado

A tendência é de jogar a próxima versão pelo fato de estar na Gamepass, e espero já poder testar essa continuidade do save entre as versões.

Postado
15 horas atrás, PsychoShow disse:

é o que mais faz sentido. Inclusive pode ter sido um tiro no pé da SI anunciar dessa forma.

Postado
13 horas atrás, Leho. disse:

Desconheço essa engine da Unity p. ex, e sem maiores informações além disso fica difícil a gente imaginar como será. Fizeram isso só pra deixar a comunidade ouriçada, certeza.

A princípio os modders ganham muito mais possibilidades (imagino que junto a uma nova curva de aprendizado), principalmente porque falam em mudar também a renderização das telas entre os jogos, então ficaria menos restrito.

• Diretor Geral
Postado
2 horas atrás, Ibarra disse:

Será que o FM25 irá ter editor de base de dados com essa nova implementação do jogo?

Será q vai vir igual ao mesmo sistema de jogo dos antigos?

Acho que ainda é mt, mt cedo pra tirarmos conclusões, até porque pouco ou quase nada se sabe do FM25 né? Pelo que eu vi foi só essa publicação oficial da SI mesmo e pronto, não adiantaram mais novidades e/ou mudanças. Vamos ter de aguardar.

10 minutos atrás, Douglas. disse:

A princípio os modders ganham muito mais possibilidades (imagino que junto a uma nova curva de aprendizado), principalmente porque falam em mudar também a renderização das telas entre os jogos, então ficaria menos restrito.

O que seriam esses modders? Hahahaha tô velho porra, fala a minha língua.

Postado
26 minutos atrás, Leho. disse:

O que seriam esses modders? Hahahaha tô velho porra, fala a minha língua.

O pessoal que faz mod po! 😅

A Unity é mais maleável pra mexerem com estádio, faixa, de repente até animações de torcedores e jogadores... E nas telas entre jogos talvez tenha mais possibilidades pras skins.

• Diretor Geral
Postado
26 minutos atrás, Douglas. disse:

O pessoal que faz mod po! 😅

A Unity é mais maleável pra mexerem com estádio, faixa, de repente até animações de torcedores e jogadores... E nas telas entre jogos talvez tenha mais possibilidades pras skins.

Ah sim, hahahahaha... é mt termo novo pra minha cabecinha anos 90.

Postado

A minha maior chateação é que agora que eu comecei a aprender a mexer nas skins, eles possivelmente vão mudar tudo - ou, pelo menos, os códigos vão ser diferentes por causa da nova engine visual. A última chance de entender melhor o que eu tô fazendo é no FM24 que eu, honestamente, não sei se compro ou não porque tá muito com cara de que vai ser uma versão de correção de bugs do 23 (e tem um único que me incomoda bastante, que é o das bolas paradas). Aí não acho que valha a pena pagar esse dinheiro todo num jogo que vai corrigir algumas coisas e fica por isso mesmo.

Mas eu tô animado pro FM25, sim. Tô na torcida que desde o anúncio original do futebol feminino (em 2021, se não me engano) até o lançamento eles estejam trabalhando na base de dados pra deixar bem completinha. Aí eu quero ver como o jogo vai lidar com clubes que tenham futebol masculino e feminino na gestão financeira e de estrutura de treinos (porque muitos times tiram do balanço final do futebol masculino pra investir no feminino) e como vai lidar com clubes que só tenham futebol feminino (ou que a mulherada esteja em condições competitivas melhores do que o time masculino). A parte dos gráficos acho ok, mas nunca me incomodou os do jogo atual; só precisava, na minha opinião, de um pouco mais de polimento pra entender melhor a jogada.

Postado

Vou aguardar pra comprar o FM 25, mas espero que com essas alterações e possíveis mudanças gráficas, não pesem muito na base de dados do jogo.

A propósito, espero que o FM 24 permita que possamos exportar os saves de versões mais antigas, eu, por exemplo, estou jogando o FM 20 até hoje com o mesmo save

Postado

Vamos ver como vem essas implementações no 24. Falaram em datas para começar a divulgar as novidades ?

Aproveitando o ensejo, queria tirar uma dúvida e talvez aproveitar a janela para uma sugestão;

Pessoal, não seria a hora de começar a pensar num ajuste mais fino da liga brasileira? Levanto a hipótese pq achei que no 23 a Liga ficou meio "esquecida", digamos. Valores de jogadores irreais, pouca realidade com as transferências e competitividade que o Brasil tem, até mesmo as condições financeiras dos clubes ficaram um pouco irreais (vi que melhoraram ao longo dos patches, mas inicialmente era meio desanimador). Você não vê, por exemplo, acontecer uma transferência de valores como um Vítor Roque, por exemplo. Já passei temporadas que um Flamengo ou um Palmeiras passavam 4 ou 5 anos contratando 3 jogadores por todos esses anos, por exemplo. Transferências entre clubes brasileiros quase nulas, muitos buscam jogadores de ligas alternativas (clubes da Ásia, jogadores de segundo ou terceiro escalão da Europa). Não sei até que ponto esse desinteresse da SI com o Brasil afetou a nossa pesquisa/nossa base, mas sinto que antigamente tínhamos mais realismo e relevância. 

Outro ponto polêmico é: entendo o critério mais realista que a pesquisa utiliza para qualificar os jogadores e liga brasileira. Mas acho que esse critério anda se tornando discrepante em relação ao próprio jogo/outras ligas. Acaba que a nossa liga/Brasil se torna enfraquecida perante o restante. E sim, eu sei que ainda somos, no jogo, um dos países com maiores potenciais jovens e um dos maiores celeiros de newgens (até pq reflete a nossa realidade como formador de jogadores). O que me refiro é a avaliação quanto ao "chão de fábrica", ou seja, quanto ao restante dos jogadores mais comuns. 

Enfim, não é uma crítica, mas sim uma sugestão/dúvida que venho observando como jogador regular de FM. 

Postado
Em 10/07/2023 em 20:32, Dan_Cunha disse:

Levanto a hipótese pq achei que no 23 a Liga ficou meio "esquecida"

A liga brasileira tá esquecida desde quando alguns jogadores brasileiros processaram a SI por direito de imagem, porque é praticamente impossível licenciar de forma minimamente adequada os times e jogadores daqui, já que tem que negociar individualmente (tanto com times quanto com jogadores). A decisão da empresa foi largar a liga brasileira às traças e limitar o comércio do jogo no país pra evitar processos, já que não é distribuído legalmente por aqui. É chato mesmo, mas foi a solução que eles encontraram pra escapar das minúcias jurídicas. 

Transferências entre clubes brasileiros quase nulas, muitos buscam jogadores de ligas alternativas (clubes da Ásia, jogadores de segundo ou terceiro escalão da Europa).

Aí com o país meramente apresentado no jogo com uma estrutura básica e elementar acaba limitando muito até a ação do pessoal que faz pesquisa, porque certamente eles devem ter algumas limitações entre o que sugerem e o que é, de fato, implementado na base de dados. Até porque é relativamente bem fácil tornar o país mais ativo nas transferências, só ir lá no editor e mexer em alguns números na aba de transferências dentro do país. A questão mesmo é acertar direito os números, porque senão fica um caos de transferências que fica até irrealista (com um mesmo jogador sendo vendido por anos em sequência).

Em todo caso, só acredito que a SI possa dar alguma atenção pro Brasil caso haja alguma entidade capaz de aglutinar e representar efetivamente os jogadores, os técnicos e os clubes (talvez até uma pra cada, é possível que eles tentem negociar porque a empresa sabe do potencial do jogo aqui no país). Caso fique essa bagunça, que nem o sindicato dos atletas é capaz de representá-los adequadamente, duvido muito que modifique alguma coisa.

Postado

Pessoal, não seria a hora de começar a pensar num ajuste mais fino da liga brasileira? Levanto a hipótese pq achei que no 23 a Liga ficou meio "esquecida", digamos. Valores de jogadores irreais, pouca realidade com as transferências e competitividade que o Brasil tem, até mesmo as condições financeiras dos clubes ficaram um pouco irreais (vi que melhoraram ao longo dos patches, mas inicialmente era meio desanimador). Você não vê, por exemplo, acontecer uma transferência de valores como um Vítor Roque, por exemplo. Já passei temporadas que um Flamengo ou um Palmeiras passavam 4 ou 5 anos contratando 3 jogadores por todos esses anos, por exemplo. Transferências entre clubes brasileiros quase nulas, muitos buscam jogadores de ligas alternativas (clubes da Ásia, jogadores de segundo ou terceiro escalão da Europa). Não sei até que ponto esse desinteresse da SI com o Brasil afetou a nossa pesquisa/nossa base, mas sinto que antigamente tínhamos mais realismo e relevância. 

Outro ponto polêmico é: entendo o critério mais realista que a pesquisa utiliza para qualificar os jogadores e liga brasileira. Mas acho que esse critério anda se tornando discrepante em relação ao próprio jogo/outras ligas. Acaba que a nossa liga/Brasil se torna enfraquecida perante o restante. E sim, eu sei que ainda somos, no jogo, um dos países com maiores potenciais jovens e um dos maiores celeiros de newgens (até pq reflete a nossa realidade como formador de jogadores). O que me refiro é a avaliação quanto ao "chão de fábrica", ou seja, quanto ao restante dos jogadores mais comuns. 

Enfim, não é uma crítica, mas sim uma sugestão/dúvida que venho observando como jogador regular de FM. 

Aparentemente, apesar do ótimo trabalho e de todo esforço da equipe de pesquisa brasileira, a SI não parece estar muito preocupada em dar atenção as ligas onde o jogo nem é vendido de forma normal.

Postado

Uma coisa bem simples que falta ao FM é jogador emprestado que se destaca em outro time ser vendido, receber propostas.

• 1 mês depois...
Postado

Pessoal, tem algum site ou link que estão divulgando informações/ novidades do FM 24? Estou achando bem parado este ano, visto que o jogo deve ser lançado em 3 meses. 

Tudo bem que o 25 vem para ser revolucionário e tudo mais, mas nada do 24 até agora. Estranho. 

Postado
16 minutes ago, Dan_Cunha said:

Pessoal, tem algum site ou link que estão divulgando informações/ novidades do FM 24? Estou achando bem parado este ano, visto que o jogo deve ser lançado em 3 meses. 

Tudo bem que o 25 vem para ser revolucionário e tudo mais, mas nada do 24 até agora. Estranho. 

No ano passado o trailer do FM 23 foi lançado no dia 8 de setembro. Com base nisso, acho que ainda teremos que esperar umas duas ou três semanas.

• 3 semanas atrás...
Postado
Em 13/07/2023 em 12:43, Masca disse:

Uma coisa bem simples que falta ao FM é jogador emprestado que se destaca em outro time ser vendido, receber propostas.

bem isso Masca, uma coisa que poderiam corrigir, e é simples, é o fato de você poder contratar um jogador emprestado, e pagar um valor X para o time que o tem emprestado, para liberação antes do final do contrato desse empréstimo, pois na realidade isso é possível no cenário nacional, algo simples, que facilitaria em muito, pois as vezes você quer um jogador, mas tem q aguardar até o final desse empréstimo para apresentá-lo (claro, casos em que jogadores não tem valores fixados de compra com o time que o pegou emprestado).

Postado
40 minutos atrás, junior27 disse:

bem isso Masca, uma coisa que poderiam corrigir, e é simples, é o fato de você poder contratar um jogador emprestado, e pagar um valor X para o time que o tem emprestado, para liberação antes do final do contrato desse empréstimo, pois na realidade isso é possível no cenário nacional, algo simples, que facilitaria em muito, pois as vezes você quer um jogador, mas tem q aguardar até o final desse empréstimo para apresentá-lo (claro, casos em que jogadores não tem valores fixados de compra com o time que o pegou emprestado).

Sim! A tal taxa de vitrine, né? E nem deve ser algo difícil de implementar. 

E ainda não sei o porquê, mas alguns jogadores emprestados a gente consegue comprar, mesmo só chegando no final do empréstimo, enquanto outros nem propostas conseguimos fazer.

Postado
8 horas atrás, Masca disse:

Sim! A tal taxa de vitrine, né? E nem deve ser algo difícil de implementar. 

E ainda não sei o porquê, mas alguns jogadores emprestados a gente consegue comprar, mesmo só chegando no final do empréstimo, enquanto outros nem propostas conseguimos fazer.

Não sei se é o caso mas já vi que quando tem um valor futuro no contrato com alguma condição (número de jogos, classificar pra competição x, etc.), fica travado pra outras propostas mesmo.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...